tio, com todo o respeito, meus olhos enchem de lágrimas vendo esta aula. qualidade demais, ainda mais quando você tem uma boa base e tudo flui tranquilamente! estava estudando por conta própria e tô agora rindo que nem bobo, parece que esta aula foi feita pra mim. obrigado pelo trabalho e pela oportunidade!
Não só na Unicamp mas em todas as universidades públicas seja UERJ,UFRJ,UNICAMP.. é difícil ter aulas com professores bons que nem esse! Ele sim é Professor!
são muito boas as aulas^^, mas fiquei confusa sobre alguns conceitos: O que é um sistema ligado e um sistema livre? Em um sistema livre, a energia potencial elétrica é positiva, isso caracteriza qual distribuição de cargas? Sinais iguais ou sinais diferentes? E em um sistema ligado onde a energia potencial elétrica é negativa?
Caro Pedro: O que eu uso como apontador não é um taco de sinuca, não. É um pedaço de vara de pescar (de carbono) que eu quebrei em uma pescaria, pisando em cima dela...
É um formidável professor e um grande mestre, mas permita-me fazer uma pequena Obs: Em 25:50 min ... o professor inverte o sentido da integração com a finalidade de mudar o sinal, porém, não havia necessidade porque o ângulo de inclinação entre o campo elétrico (E) e a linha (ds) era 180º ... sabemos que cosseno de 180º é (-1) o que mudaria o sinal da integral de qualquer jeito. Não é uma critica mas sim uma leve observação, a aula do professor foi excelente.
Vilson, pelo que eu entendi, ele mudou o sentido da integração não para auxiliar a eliminação do sinal só nessa hora, mas no final da integração. Perceba que se ele mantém, o sentido da integração, no final ficaria: kq [-1/r^-1] Infinito -> r Sendo assim, a resposta final ficaria: -kq/r Como ele mudou o sentindo ficou: kq [-1/r^-1] r -> Infinito Permitindo que a resposta no final fosse positiva.
Caro Vilson: O Vinicius matou a charada. Se eu não invertesse a integração, eu teria de conviver com três sinais de menos: um da integral, um do cosseno e um da relação entre dl e dr (dr =-dl, pois enquanto dr é um acréscimo para a direita, dl é um acréscimo para a esquerda). Com a inversão, ficamos apenas com o sinal de menos da integração. Grato pelo interesse.
Marco Brescansin: O Vinicius é o cara, ele mostrou minha falha. Sua observação foi ainda mais clara e agora percebo que o quão imprescindivel é inverter essa soma (integração). Grato pela atenção. Estou assistindo todas suas aulas e fazendo o curso de fisica 3 me baseando nelas, portanto, pode aguardar mais comentários e sugestões equivocadas ^^ kkk. Abraços.
Não cara, dividir por dois só se você usar a forma da somatória. Como ele fez caso a caso, então ele não somou duas vezes. Por exemplo, somar duas vezes seria: Analisar q1q2,q2q1,q1q3,q3q1,q2q3,q3q2. Ele só analisou q1q2, q1q3 e q2q3.
tio, com todo o respeito, meus olhos enchem de lágrimas vendo esta aula. qualidade demais, ainda mais quando você tem uma boa base e tudo flui tranquilamente! estava estudando por conta própria e tô agora rindo que nem bobo, parece que esta aula foi feita pra mim. obrigado pelo trabalho e pela oportunidade!
Aula perfeita! Agradeço ao professor e toda a equipe da Univesp TV. O Brasil está precisando muito de iniciativas como essa.
Não só na Unicamp mas em todas as universidades públicas seja UERJ,UFRJ,UNICAMP.. é difícil ter aulas com professores bons que nem esse!
Ele sim é Professor!
Tenho orgulho de fazer parte da sua última turma de F 328, já que vai se aposentar, professor. Parabéns pelas excelentes aulas! Algo raro na Unicamp.
Obrigado pelo treinamento mestre, agora eu me sinto eu. Thanks.
Quem me dera ter tido acesso a estas aulas mais cedo!
Excelente professor! Vem me ajudando muito!
Excelente professor. Tudo muito claro, excelentes analogias, meus parabéns pela aula!
Muito interessante essa interpretação de sistema ligado e livre. Nunca tinha visto em livro algum.
Perfeito! Obrigada professor!
Topíssima aula, parabéns mestre!!!!!
Aulas sensacionais, professor é fera! Estou rindo da vara de pescar até agora kkkkkk
Muito bom!
Excelente aula!! agora aprendi!!
Moises na mesa do professor *-*
Obrigado mestre!!!
Muito boa aula, obrigado professor!
Ótimas aulas!
Saudações, da UFABC o/ hahah
Ótima aula!!!
27:46 giz quebrando
muito bom esse vídeo!
As aulas de cálculo e especialmente de física são ótimas.
A Unicamp irá disponibilizar curso de álgebra linear?
E a Física 4?
Parabéns pela iniciativa!!!
quando irá começar o curso de Física geral IV?
são muito boas as aulas^^, mas fiquei confusa sobre alguns conceitos:
O que é um sistema ligado e um sistema livre?
Em um sistema livre, a energia potencial elétrica é positiva, isso caracteriza qual distribuição de cargas? Sinais iguais ou sinais diferentes?
E em um sistema ligado onde a energia potencial elétrica é negativa?
Que aula boa!
PS. Ele dá aula com um taco de sinuca? É isso mesmo?
kkkkkkkkkkkkkkk acho que é isso sim. O cara é monstro!!!
Caro Pedro:
O que eu uso como apontador não é um taco de sinuca, não. É um pedaço de vara de pescar (de carbono) que eu quebrei em uma pescaria, pisando em cima dela...
Luiz Marco Brescansin Obrigado pelas aulas professor!
É um formidável professor e um grande mestre, mas permita-me fazer uma pequena Obs: Em 25:50 min ... o professor inverte o sentido da integração com a finalidade de mudar o sinal, porém, não havia necessidade porque o ângulo de inclinação entre o campo elétrico (E) e a linha (ds) era 180º ... sabemos que cosseno de 180º é (-1) o que mudaria o sinal da integral de qualquer jeito. Não é uma critica mas sim uma leve observação, a aula do professor foi excelente.
Vilson, pelo que eu entendi, ele mudou o sentido da integração não para auxiliar a eliminação do sinal só nessa hora, mas no final da integração. Perceba que se ele mantém, o sentido da integração, no final ficaria:
kq [-1/r^-1] Infinito -> r
Sendo assim, a resposta final ficaria: -kq/r
Como ele mudou o sentindo ficou:
kq [-1/r^-1] r -> Infinito
Permitindo que a resposta no final fosse positiva.
Vinicíus, vejo que estas certo, fiz uma equivocada observação matemática, obrigado pela orientação, só agora percebi meu erro.
Caro Vilson:
O Vinicius matou a charada. Se eu não invertesse a integração, eu teria de conviver com três sinais de menos: um da integral, um do cosseno e um da relação entre dl e dr (dr =-dl, pois enquanto dr é um acréscimo para a direita, dl é um acréscimo para a esquerda). Com a inversão, ficamos apenas com o sinal de menos da integração. Grato pelo interesse.
Marco Brescansin:
O Vinicius é o cara, ele mostrou minha falha.
Sua observação foi ainda mais clara e agora percebo que o quão imprescindivel é inverter essa soma (integração). Grato pela atenção.
Estou assistindo todas suas aulas e fazendo o curso de fisica 3 me baseando nelas, portanto, pode aguardar mais comentários e sugestões equivocadas ^^ kkk. Abraços.
Tenho prova disso daqui a 2 semanas. Será que até lá chegam as de capacitância?
muito bom, mas podia ter aula de resolucao de exercicios dificeis
Halliday e Moyses =)
Excelente Aula, porém tive uma dúvida, em 40:03 , ele não teria que dividir a Energia Potencial por 2....pois ele somou elas (as cargas) duas vezes
Não cara, dividir por dois só se você usar a forma da somatória. Como ele fez caso a caso, então ele não somou duas vezes. Por exemplo, somar duas vezes seria:
Analisar q1q2,q2q1,q1q3,q3q1,q2q3,q3q2. Ele só analisou q1q2, q1q3 e q2q3.
Caro Gabriel:
A explicação do Vinicius está correta. Devemos contar cada par de cargas uma só vez. Obrigado pelo interesse.
caramba gente o giz, o giz caiu 28 min , olhem ae o giz, poxa o giz caiu, quebrou e caiu e ele deixou no chão que pecado.
kkl não entendi pq tanta preocupação
kkkk
Tira esse abajur da frente!
ABAJUR??? KKKKKK'S
ARTHUR4 pois é, fora o abajur e o sotaque dele, foi mt boa a aula hahahauhauha
+ARTHUR4
:O ...
é um gerador eletrostatico de Van der Graaf amigo