Primeiramente, o ministro da educação deveria dar graças a Deus por ainda ter pessoas que queiram cursar pedagogia e licenciaturas. Num país que não valoriza os professores de forma alguma, ter gente cursando licenciaturas já é algo louvável. Segundo, essa história de 50% presencial vai fazer muita gente desistir, porque, normalmente, quem faz EAD é porque tem a vida corrida e quer estudar no seu tempo livre, aí querem obrigar a pessoa a frequentar um Polo? Não sei se as faculdades ead vão concordar, porque a taxa de desistência vai ser muito alta. Concordo com você quando diz que é um retrocesso.
@@courajessicamais o ministro não obriga a ninguém fazer pedagogia e tanto que ele e um dos cursos mais procurado, e todos que fazem sabe muito bem a desvalorização e sabem que tem mais ofertas de outros cursos, mais pedagogia sempre estar em alta.
Eu trabalho desde 2022 a prática e diferente da teoria sim. Não e por que desvalorizado que tem que ser de qualque geito, trabalhe no que for mais por amor, e se não estar gostando faça em outra área que se sinta bem e valorizados.
@@margotnygaardAcabei de forma, fiz estágio renumerado e depois virei monitora que é muito mais desvalorizado. Eu sempre vejo pessoas me desmotivando e sei que é muito desvalorizado mais aprendi que essa área foi minha escolha então eu tenho que trabalha por amor. sabemos todas nos que realmente e desvalorizado e tem desafiado grandes mais se formos negativos e ver so o lado ruim não acha que vai ser desmotivador para nós mesmo?
Pra mim isso só é um pretexto para impedir as pessoas mais carentes de conseguir ter uma formação superior,e também para arrancar mais dinheiro dos acadêmicos,quanto ao conteúdo no meu caso que estudo na Unicesumar,achei excelente inclusive é difícil dar conta de tanto conteúdo,cursos palestras nivelamentos,textos , indicação de livros ,filmes é bastante conteúdo, isso sem contar os trabalhos de extenção que são presenciais e pra falar a verdade o que mais vamos utilizar em sala de aula são as didáticas de ensino , não um monte de teoria de gente morta que não mudou quase nada na sociedade que continua injusta,desigual,construíram um legado sim mas para eles mesmos ,enfim querem os jovens longe de uma formação superior para assim permanecerem na base do mercado de trabalho ,precisam de mais escravos.
E lembrando que quem mora no interior fica praticamente inviável conciliar a faculdade presencial com trabalho, já que os horários de ônibus são bem restritos
Eu fiz duas faculdades ao tempo Psicologia (presencial) e Pedagogia (ead em uma federal), ainda estou cursando Pedagogia e o que percebir é que a faculdade EAD exiguiu de mim, muito mais que a presencial, eu tinha o triplo de trabalho e textos para ler e as provas eram bem mais elaboradas, então assim, isso do EAD depende da instituição que ele é feito, e do aluno que está disposto a aprender!
Estou muito chateada, agora que resolvi a fazer pedagogia e já me matriculei,vai mudar pra 50% cada, não é questão de realmente querer é sim ter condições pra continuar, porque nós que somos mais carentes não temos condições de pagar quinhentos e lá vai caseta, porque é uma cacetada mesmo, faculdade vai voltar à ser só para os ricos.
@samyventura3043 Não há relação entre o meu comentário e a sua pergunta, mas vou responder mesmo assim. Não vejo problema em aulas teóricas de medicina serem online. Até porque o que os professores do presencial fazem normalmente é apresentar slides no computador mesmo, vídeos 3d feitos por universidades estrangeiras etc. E os alunos de medicina pagam cursinhos online por fora para aprender porque frequentemente os professores universitários têm péssima didática. Eu estudei e trabalho no presencial em universidade pública, vejo isso diariamente.
A aproximação do aluno com o professor é de extrema importância. A interação com o professor não necessariamente é uma relação de cima para baixo. Sou professora e faço uma segunda faculdade em regime ead. Estudo na UNIVESP, o material e as aulas gravadas são sensacionais, mas a interação com o professor não existe, os fóruns não funcionam. A ead definitivamente acabou com o papel do professor que é de auxiliar o aluno na busca pelo conhecimento, discussões entre alunos e professores é de extrema importância. Não sei onde você estudou, mas na minha faculdade presencial tive o prazer de conhecer e aprender muito com os meus professores com os quais tínhamos uma relação muito próxima. Valorizem o professor!!!
Concordo plenamente com você, a interação professor-aluno é fundamental para a construção do conhecimento, e a EAD precisa evoluir nesse sentido, mas não em todas as instituições e sim nas que não aplicam essa tão valiosa interação, na minha formação os fóruns eram uma troca extraordinária, meus professores sempre estiveram próximos e disponíveis para auxiliar e orientar não só mediar o conteúdo como em muitas instituições acontece. Acredito que cabe aos órgãos regulamentadores a adequação de instituições que distancia o professor do do aluno, mas a proposta que veio foi de protagonismo do docente não de melhoria na troca entre ele e o acadêmico! Esse é um ponto que cabe muita conversa e discussão, entretanto não trata-se de desvalorização do professor, e sim de mudanças que favorecem apenas alguns e não um todo!
Na minha opinião não é a Universidade que faz o profissional é o estudo a busca do conhecimento c/ etica e amor que faz o Graduando ser bom na sua area de bacharel ou licenciado /a
Quem se propoe a dar aulas, educar, precisa pelo menos em oarte cursar o curso presencialmente. Sem sombra de dúvida a mudança é positiva para a formação e engrandecimento do da carreira de professor. Se há muitos profissionais simplesmente despejados no mercado sem boa formação isso enfraquece aquela classe profissional e desvaloriza a carreira. Tal se deu com a classe dos advogados, foram tantos os cursos aprovados que hoje um estagiário tem baixíssima remuneração. Fazer faculdade nao é para qualquer um, a banalização do ensino superior simplesmente destruiu a valorização profissional em muitas áreas. Sobre o protagonismo do professor, sem sombra de dúvida o mestre conduz, o aluno é incentivado a desenvolver o conhecimento mas é conduzido.
O problema é que hoje mais pessoas tem acesso ao nível superior de ensino e isso não é interessante para o governo. Quanto a qualidade, tem caído total, inclusive acho que no presencial você aprende até menos do que no curso EAD. Eles querem frear o acesso das pessoas ao nível superior, só isso, para aumentar ainda mais a desigualdade social neste país. Ainda bem que a minha faculdade termino esse ano, em EAD, lógico. Não me vejo mais frequentando uma sala de aula e todos os meus próximos cursos vão ser em EAD. Acho que hoje com a Internet podemos fazer muito mais cursos, ter acesso a muito mais conteúdos do que antigamente. Isso não está sendo interessante para um governo que quer um povo alienado e burro.
O sistema nao quer que o pobre seja liberto" e a educação a distancia esta abrindo o caminho ou seja esta dando oportunidade para que pessoas pobres possam ter a mesma oportunidade de ter uma profissao. É CLARO QUE ELES VÃO DIFICULTAR UM POUCO MAIS.
Boa tarde! Posso dizer com experiência própria que não foi a minha formação totalmente presencial que fez com que hoje eu tivesse um maior conhecimento na área, apesar do curso ter sido excelente, só fui saber como lidar com crianças autistas e o que realmente era autismo na época na prática através de um concurso público na área e fui me especializando em vários cursos totalmente EAD e de boa qualidade como CBIOFMIAMI e outros, CEDERJ,... penso que atualmente precisamos estar atento muito mais nos anos iniciais do ensino fundamental, onde estamos vendo muitas crianças com questões emocionais e sociais que estão prejudicando o aprendizado. Precisam sim observar os cursos EAD de menos de um ano, isso sim pode estar gerando baixa qualidade.
Bom dia! Queria saber qual a probabilidade dessas mudanças ocorrerem ainda esse ano na sua opinião, sei que ninguém tem bola de cristal, mas estou pensando em começar uma graduação!
Fiz estágio no segundo semestre de 2024 e tuvemos que realizar o estágio por geolocalização, para comprovar que realmente esravamos na escola, bem como uma prova prática do enade.
Eita... Os valores subindo e o número de pessoas caindo. Lembrando: a anuidade também é cobrada; os valores a cada ano sobem. Infelizmente, a vida do acadêmico está sendo dificultada😢.
Particularmente, eu estudo na Uninter e os valores são baixos com bolsas. E a matéria é muito profunda. Temos aulas em vídeo, ao vivo, livros, slides dos professores, material complementar, pdf de aulas e materiais complementares; fora as práticas no polo de apoio presencial.
É minha primeira faculdade vou fazer EAD por causa do horário de trabalho e consilhiar com meus filhos pois moro em sp e o transporte de sp é complicado e levo duas horas pra ir trabalhar e depois chegar em casa, então pra mim o ead foi a única brecha,nao vou mentir tava com muito preconceito pq vejo muitos falando q nao aprendeu nada,ou muitos q nem se deu achance de aprender,e agora eu descidir arrancar isso da cabeça pq preciso de uma profissão😅 ,e pra mim o preço ser acessível é melhor pq recebemos menos q o salário mínimo (trabalho de telemarketing) e tem os jovens q não trabalha mais tem q fica em casa prós pais trabalhar q é os pais q pagam então fica um pouco difícil,eu hj vou fazer pela Unicesumar chorei pra baixar o preço pq era 289 e vou pagar 185 durante 1 ano e depois vai pro valor normal,e sem nota de Enem pq nunca fiz terminei meus estudos em 2009 e já fui trabalhar,pq em casa às condições nunca foi boa , então tem q se virar nos 30 kkkkk ah eu vou fazer rh
Na minha opinião, o ideal seria um modelo com 60% de ensino online e 40% presencial, com as atividades presenciais voltadas para estágios, práticas de extensão e provas. Embora o estágio e as práticas de extensão sejam obrigatórios, muitas universidades ainda realizam essas atividades de forma online. Além disso, tanto as aulas teóricas quanto as práticas podem ser conduzidas de maneira eficiente no formato online. Observação: Sou estudante do 8º ano do ensino fundamental e estudo sobre educação, mas não sou formado no assunto. Essa é apenas a minha opinião.
Em quanto a valores, é menester saber que existem cursos nobres e os outros Medicina e direito essfé o valor e pronto Já as licenciaturas, por exemplo a Pedagogia que é a mãe das profissões é plenamente desvalorizada
Eu iniciei a minha em julho de 2024, será que vou ser afetada em 2025? Eu faço Pedagogia pela Uninter e até agora tem sido 100% EAD, nenhuma previsão de mudança. Cogitei até trocar de faculdade...
Mi, concordo sobre os projetos, na Cruzeiro do Sul por exemplo, teve o projeto de extensão que vc deve realizar uma atividade com a comunidade, e por meio de registro de foto e vídeo vc comprova sua ação na atividade... E fora os outros projetos como o transdisciplinar que deve ser escrito mas não precisa ser presencial, mas é uma atividade que sempre é realizada em escola sobre assuntos pedagógicos... E realmente é um mega exagero essa questão dos 50% do presencial, pq sem contar o estágio que já é presencial e é super desgastante para muita gente que trabalha, tem filhos etc... Na minha sincera opinião, as provas serem presenciais Ok, mas acho muita frescura por parte deles mexer com as demais atividades, pois o que vale é o empenho do aluno em tudo que é realizado... Parece que querem mesmo prejudicar, pq tudo tem que ir ao polo, sendo que tem atividades que como você mesmo disse, dá super certo realizar de forma virtual em casa mesmo, sendo totalmente desnecessário se deslocar até lá, de forma presencial. Por fim, é muito desnecessário muitas dessas exigências, principalmente pq vai aumentar muito o valor das mensalidades, que para mim ajuda muito o EAD pelo custo benefício e não precisar de deslocar ao polo😢 E outra questão que você abordou, que eu concordo completamente... Muitas pessoas têm muito preconceito com o EAD, achando que é "super fácil", mas definitivamente não é! O ensino EAD exige tanto quanto o presencial, pois o aluno tem que se dedicar de verdade, e eles mexendo dificultando o EAD vai só aumentar as desistências infelizmente... Faço as suas palavras as minhas!❤ Amo assistir seus videos e saber seu ponto de vista, que na minha opinião, é muito sensato e inteligente! Bjos um feliz natal e um ano novo abençoado com muito conteúdo para nós estudantes!❤🎉🎉
Oi Ju, obrigada mais uma vez por compartilhar sua experiência, opinião e visão por aqui, grata por sua presença sempre aqui o canal, fico super feliz que goste dos conteúdos viu!
Estava refletindo sobre isso. Moro no fim do mundo. 😂 Não gostaria de ter que ir para a cidade vizinha, até porque minha primeira graduação foi assim, e era extremamente desgastante. Queria iniciar em Pedagogia ead no próximo ano, mas estou receosa das faculdades não conseguirem se adaptar nesses 2 anos e eu "perder" tempo e dinheiro.
Olá, tudo bem? Não tenha medo, se as mudanças existirem de fato nao deixe que isso te bloqueiei pode ser que as coisas mudem novamente até sua conclusão de curso, ou as novas adaptações nem sejam concluídas devida a proporção de tudo isso, enfim não sabemos ao certo, mas meu conselho não desista de sua formação siga firme, lhe desejo muito sucesso em sua jornada 🙏🏻🤎
Engraçado que eles pensaram só nas universidades privadas, e quem faz ead em pública como que fica essa questão? Pq assim, o governo terá que ofertar uma verba para isso!
Exatamente, existe uma grande chance de nada disso ser colocado em prática caso o governo entenda que precisará investir nos polos presenciais das públicas, como a univesp por exemplo, uma grande instituição pública que não tem estrutura para manter os polos presenciais da forma como estão querendo!
Os alunos estão passando de ano sem fazer nada na escola, minha filha falou ontem comigo que pediram para não reprovar os alunos, como eles vão aprender algo?
Mudanças necessárias! Curso Filosofia na Unicesumar. Há professores muito atenciosos, outros só respondem mensagem padrão. O professor precisa estar próximo, ser mediador não é ser omisso do processo de aprendizagem. Tem professor formado em EAD semianalfabeto, tenho colegas assim! Concordo que o problema da educação é estrutural, desde o Ensino Médio. Gosto da Unicesumar, mas tive uma formação anterior presencial.
Então você precisa mudar,os outros que não tem condições de ir à faculdade não podem pagar por outros,o custo pode içar mais caro, é nessa que pergunto: como fica os mais pobres? Nas aulas ao vivo vi pessoas estudando e morando em um lugar muito precário, não tem condições o que eles querem e muitos vão desistir, inclusive eu.
Me desculpa,mas comecei a estudar pedagogia e achei muito estranho tudo,mas quero continuar,o ensino antigo fazia o aluno aprender muito,eu estudei só até a 3ª série antiga,eu fiz provas e consegui passar para o ensino médio, hoje minha filha no 3º ano tem muitas dificuldades em aprender, claro tem teorias nesse ensino que vale a pena sim em sala de aula como a interação do professor com aluno,mas os professores não estão ensinando mais,passam atividades e o aluno que se vire para responder 😢
Acredito que não seja culpa do professor, essa atitude de culpabilizar o educador pelo que se é aprendido é um grande erro! A culpa da precarização da educação é do Estado, o professor faz o possível somente. Professor não é super homem, e portanto, não muda sozinho uma estrutura de ensino-aprendizagem.
@@I2i8w828wijw depende muito do professor, eu tenho uma grande interação com a escola dela, e da outras também, tive até que chamar a atenção de uma porque não quis responder uma dúvida, isso é individual de cada um.
@@I2i8w828wijw e claro você não está errado com respeito ao conteúdo, o que me preocupa é a falta de empatia para dar uma explicação clara a dúvida de um aluno.
A educação brasileira caminhando para trás com essas medida do PT . Isso está ocorrendo, pois os professores estão ficando desempregados, então , por serem incapazes de mudarem de emprego, estão chorando para o ministro da educação. Por exemplo, aqui em São Paulo, existem faculdades que demitiram muitos professores , entretanto, não é a EAD que tem que mudar para semipresencial, mas o professores que têm que se adequar ao atual momento tecnológico . Se não há vagas para lecionarem, em decorrência da EAD, eles têm que procurar outro emprego, mas não atrasarem o desenvolvimento educacional que está ocorrendo por meio da EAD , a qual está alcançando lugares que a educação nunca imaginaria chegar.
Concordo que tem viés político Veja a Bahia mais de vinte anos governada pelo mesmo partido e a educação não sai dos últimos lugares O Ideb não melhora É disso que o MEC tem que trabalhar
Quem busca EAD é aluno que NÁO tem tempo para ir ao polo. Tirando área da saúde, que precisa de aulas praticas, não vejo necessidade de ir ao polo alem do dia da prova. Quanto ao retorno do protagonismo do professor, eles não estão dando conta da revolução que ocorre nesta era, tentam recuperar o status quo de antigamente. Em breve a IA substituirá todod eles...
É vão substituir os professores por IA. Só quem trabalha em escola para ver o que a pandemia causou. A ead já foi implementada em todos os níveis, leia um pouco mais e veja os resultados.
O próximo passo é EAD no ensino médio com ajuda de inteligência artificial. O estado de São Paulo já colocou 5% das aulas EAD com IA e está planejando que até 2030 seja 50% até 2030. O MEC deviria deixa a formação de professores o mais EAD possível e colocar na grade curricular IA para professores. O governo vai poder gastar menos com professores.
Olá, tudo bem? Algumas coisas já estão vigorando, por exemplo está proibido a criação de novos cursos ead e 100% ead até 10 de março, cursos na área da saúde e direito estão suspensos também, entretanto o que ficou claro é que alunos que já estão cursando antes do decreto que saiu em 2024 não serão afetados
@@michellerussoeu gostaria de começar agora em fevereiro EAD, vi que ainda continuam vendendo 100% EAD, nesse caso não e certo? Preciso saber pq se não for não tenho como começar
@@pamguarino8790eu já iria fazer minha inscrição em Janeiro mais pelo jeito nem vai valer apena pois quero fazer pedagogia e pelo jeito vai ser obrigatório.. E a opção EAD seria o ideal pra mim pois não consigo ir no polo pois tenho filho pequeno
Fiz estágio no segundo semestre de 2024 e tuvemos que realizar o estágio por geolocalização, para comprovar que realmente esravamos na escola, bem como uma prova prática do enade.
Primeiramente, o ministro da educação deveria dar graças a Deus por ainda ter pessoas que queiram cursar pedagogia e licenciaturas. Num país que não valoriza os professores de forma alguma, ter gente cursando licenciaturas já é algo louvável. Segundo, essa história de 50% presencial vai fazer muita gente desistir, porque, normalmente, quem faz EAD é porque tem a vida corrida e quer estudar no seu tempo livre, aí querem obrigar a pessoa a frequentar um Polo? Não sei se as faculdades ead vão concordar, porque a taxa de desistência vai ser muito alta. Concordo com você quando diz que é um retrocesso.
@@courajessicamais o ministro não obriga a ninguém fazer pedagogia e tanto que ele e um dos cursos mais procurado, e todos que fazem sabe muito bem a desvalorização e sabem que tem mais ofertas de outros cursos, mais pedagogia sempre estar em alta.
Eu trabalho desde 2022 a prática e diferente da teoria sim. Não e por que desvalorizado que tem que ser de qualque geito, trabalhe no que for mais por amor, e se não estar gostando faça em outra área que se sinta bem e valorizados.
@@silvanarodrigues221 Trabalha em que, flor? Pedagogia?
@@margotnygaardAcabei de forma, fiz estágio renumerado e depois virei monitora que é muito mais desvalorizado. Eu sempre vejo pessoas me desmotivando e sei que é muito desvalorizado mais aprendi que essa área foi minha escolha então eu tenho que trabalha por amor. sabemos todas nos que realmente e desvalorizado e tem desafiado grandes mais se formos negativos e ver so o lado ruim não acha que vai ser desmotivador para nós mesmo?
Pra mim isso só é um pretexto para impedir as pessoas mais carentes de conseguir ter uma formação superior,e também para arrancar mais dinheiro dos acadêmicos,quanto ao conteúdo no meu caso que estudo na Unicesumar,achei excelente inclusive é difícil dar conta de tanto conteúdo,cursos palestras nivelamentos,textos , indicação de livros ,filmes é bastante conteúdo, isso sem contar os trabalhos de extenção que são presenciais e pra falar a verdade o que mais vamos utilizar em sala de aula são as didáticas de ensino , não um monte de teoria de gente morta que não mudou quase nada na sociedade que continua injusta,desigual,construíram um legado sim mas para eles mesmos ,enfim querem os jovens longe de uma formação superior para assim permanecerem na base do mercado de trabalho ,precisam de mais escravos.
Olá, concordo muito com tudo que trouxe em seu comentário, obrigada por compartilhar sua visão por aqui, certeira 🤎🙏🏻
Falo tudo
@@Yeshua-g4j concordo,a um mês comecei no EAD,agora estou preocupada, não posso ir a um polo porque morro distante , comecei na Microlins.
Tenho aluno que viaja para ir ao pelo, 80 % trabalho no comércio, significa que a opção deles é a EaD
É isso mesmo. O EAD precisa de muitos ajustes, principalmente na área da saúde. Tomara que essas novas mudanças não prejudiquem tanto a gente.
Olá, isso memso, vamos torcer para que se concluídas essas mudanças não afetem de forma tão negativa os acadêmicos 🙏🏻🤎
Infelizmente vai é já está prejudicando.
Eu não duvido que vai prejudicar.
Na área da Educação tbm.
E lembrando que quem mora no interior fica praticamente inviável conciliar a faculdade presencial com trabalho, já que os horários de ônibus são bem restritos
Eu fiz duas faculdades ao tempo Psicologia (presencial) e Pedagogia (ead em uma federal), ainda estou cursando Pedagogia e o que percebir é que a faculdade EAD exiguiu de mim, muito mais que a presencial, eu tinha o triplo de trabalho e textos para ler e as provas eram bem mais elaboradas, então assim, isso do EAD depende da instituição que ele é feito, e do aluno que está disposto a aprender!
Inclusive todos os estágios são presenciais e elas ainda bem um preenchimento de ficha de frequência de estágio
Concordo muito com você, obrigada por expor suas vivências por aqui!
@@fabionatan234 boa tarde! Em qual federal você faz pedagogia EAD?
@@fabionatan234 onde vc fez ead piscologia? Sou de sp capital.
Estou muito chateada, agora que resolvi a fazer pedagogia e já me matriculei,vai mudar pra 50% cada, não é questão de realmente querer é sim ter condições pra continuar, porque nós que somos mais carentes não temos condições de pagar quinhentos e lá vai caseta, porque é uma cacetada mesmo, faculdade vai voltar à ser só para os ricos.
Em um mundo em que até cirurgia já se faz à distância, o MEC ainda acha que aula teórica precisa ser presencial.
Você aceitaria ser operado por um médico que fez Medicina a distância?
@samyventura3043 Não há relação entre o meu comentário e a sua pergunta, mas vou responder mesmo assim. Não vejo problema em aulas teóricas de medicina serem online. Até porque o que os professores do presencial fazem normalmente é apresentar slides no computador mesmo, vídeos 3d feitos por universidades estrangeiras etc. E os alunos de medicina pagam cursinhos online por fora para aprender porque frequentemente os professores universitários têm péssima didática. Eu estudei e trabalho no presencial em universidade pública, vejo isso diariamente.
@@samyventura3043você realmente está comparando Medicina com Pedagogia/Letras???? Coragem (pq noção está em falta.
A aproximação do aluno com o professor é de extrema importância. A interação com o professor não necessariamente é uma relação de cima para baixo. Sou professora e faço uma segunda faculdade em regime ead. Estudo na UNIVESP, o material e as aulas gravadas são sensacionais, mas a interação com o professor não existe, os fóruns não funcionam. A ead definitivamente acabou com o papel do professor que é de auxiliar o aluno na busca pelo conhecimento, discussões entre alunos e professores é de extrema importância. Não sei onde você estudou, mas na minha faculdade presencial tive o prazer de conhecer e aprender muito com os meus professores com os quais tínhamos uma relação muito próxima. Valorizem o professor!!!
Concordo plenamente com você, a interação professor-aluno é fundamental para a construção do conhecimento, e a EAD precisa evoluir nesse sentido, mas não em todas as instituições e sim nas que não aplicam essa tão valiosa interação, na minha formação os fóruns eram uma troca extraordinária, meus professores sempre estiveram próximos e disponíveis para auxiliar e orientar não só mediar o conteúdo como em muitas instituições acontece. Acredito que cabe aos órgãos regulamentadores a adequação de instituições que distancia o professor do do aluno, mas a proposta que veio foi de protagonismo do docente não de melhoria na troca entre ele e o acadêmico! Esse é um ponto que cabe muita conversa e discussão, entretanto não trata-se de desvalorização do professor, e sim de mudanças que favorecem apenas alguns e não um todo!
Na minha opinião não é a Universidade que faz o profissional é o estudo a busca do conhecimento c/ etica e amor que faz o Graduando ser bom na sua area de bacharel ou licenciado /a
Quem se propoe a dar aulas, educar, precisa pelo menos em oarte cursar o curso presencialmente. Sem sombra de dúvida a mudança é positiva para a formação e engrandecimento do da carreira de professor. Se há muitos profissionais simplesmente despejados no mercado sem boa formação isso enfraquece aquela classe profissional e desvaloriza a carreira. Tal se deu com a classe dos advogados, foram tantos os cursos aprovados que hoje um estagiário tem baixíssima remuneração. Fazer faculdade nao é para qualquer um, a banalização do ensino superior simplesmente destruiu a valorização profissional em muitas áreas. Sobre o protagonismo do professor, sem sombra de dúvida o mestre conduz, o aluno é incentivado a desenvolver o conhecimento mas é conduzido.
@@samyventura3043 Concordo. Estava prestes a iniciar Letras EAD, serei afetada, mas concordo com seus pontos.
Legal, na minha vez de estudar eu pego pandemia, novo ensino médio e agora, mudanças no ead. Que delícia 💀
to pensando em fazer uma segunda licenciatura kkk o governo muda tudo k
O problema é que hoje mais pessoas tem acesso ao nível superior de ensino e isso não é interessante para o governo. Quanto a qualidade, tem caído total, inclusive acho que no presencial você aprende até menos do que no curso EAD. Eles querem frear o acesso das pessoas ao nível superior, só isso, para aumentar ainda mais a desigualdade social neste país. Ainda bem que a minha faculdade termino esse ano, em EAD, lógico. Não me vejo mais frequentando uma sala de aula e todos os meus próximos cursos vão ser em EAD. Acho que hoje com a Internet podemos fazer muito mais cursos, ter acesso a muito mais conteúdos do que antigamente. Isso não está sendo interessante para um governo que quer um povo alienado e burro.
Infelizmente é verdade 😔
@@lucianaalevato Exatamente!!!
Isso é fato! Pior aínda é se dizerem a favor da educação...É deprimente
Muitas pessoas gostam de suas lifes continue nessa explicações é bom...
O sistema nao quer que o pobre seja liberto" e a educação a distancia esta abrindo o caminho ou seja esta dando oportunidade para que pessoas pobres possam ter a mesma oportunidade de ter uma profissao. É CLARO QUE ELES VÃO DIFICULTAR UM POUCO MAIS.
Sistema esse que Lula não está fazendo absolutamente nada pra frear né?Meu voto ele não tem mais, pois tô de saco bem cheio de palavras ao vento!
Amo seus vídeos ❤
Boa tarde! Posso dizer com experiência própria que não foi a minha formação totalmente presencial que fez com que hoje eu tivesse um maior conhecimento na área, apesar do curso ter sido excelente, só fui saber como lidar com crianças autistas e o que realmente era autismo na época na prática através de um concurso público na área e fui me especializando em vários cursos totalmente EAD e de boa qualidade como CBIOFMIAMI e outros, CEDERJ,... penso que atualmente precisamos estar atento muito mais nos anos iniciais do ensino fundamental, onde estamos vendo muitas crianças com questões emocionais e sociais que estão prejudicando o aprendizado. Precisam sim observar os cursos EAD de menos de um ano, isso sim pode estar gerando baixa qualidade.
Eu vou continuar trabalhando como um docente mediador, Vygotsky já comprovou o desenvolvimento daquele que ensina e aprende
Estou pensando em fazer farmácia EAD. Agora estou na dúvida se farmácia entra nessa grade de nao aceitarem EAD
Bom dia! Queria saber qual a probabilidade dessas mudanças ocorrerem ainda esse ano na sua opinião, sei que ninguém tem bola de cristal, mas estou pensando em começar uma graduação!
50% realmente é um exagero. 20% estaria de bom tamanho, daria para fazer todos os estágios e todas as provas presencialmente.
Nem 20... EAD é EAD
Fiz estágio no segundo semestre de 2024 e tuvemos que realizar o estágio por geolocalização, para comprovar que realmente esravamos na escola, bem como uma prova prática do enade.
Eita... Os valores subindo e o número de pessoas caindo. Lembrando: a anuidade também é cobrada; os valores a cada ano sobem.
Infelizmente, a vida do acadêmico está sendo dificultada😢.
Particularmente, eu estudo na Uninter e os valores são baixos com bolsas. E a matéria é muito profunda. Temos aulas em vídeo, ao vivo, livros, slides dos professores, material complementar, pdf de aulas e materiais complementares; fora as práticas no polo de apoio presencial.
O EAD tem a capacidade que eles estão buscando. Apenas não há uma monitoração maior nas universidades EAD que ainda não tem uma metodologia ativa.
Aqui onde eu moro pode fica até 10 anos sem forma ninguém, tem ate briga nos edital para áreas remotas.
Investem no ensino médio porem e problema está no ensino fundamental onde não dá voto
Mais e em relação as 2° licencia
tura de 6 meses?
É minha primeira faculdade vou fazer EAD por causa do horário de trabalho e consilhiar com meus filhos pois moro em sp e o transporte de sp é complicado e levo duas horas pra ir trabalhar e depois chegar em casa, então pra mim o ead foi a única brecha,nao vou mentir tava com muito preconceito pq vejo muitos falando q nao aprendeu nada,ou muitos q nem se deu achance de aprender,e agora eu descidir arrancar isso da cabeça pq preciso de uma profissão😅 ,e pra mim o preço ser acessível é melhor pq recebemos menos q o salário mínimo (trabalho de telemarketing) e tem os jovens q não trabalha mais tem q fica em casa prós pais trabalhar q é os pais q pagam então fica um pouco difícil,eu hj vou fazer pela Unicesumar chorei pra baixar o preço pq era 289 e vou pagar 185 durante 1 ano e depois vai pro valor normal,e sem nota de Enem pq nunca fiz terminei meus estudos em 2009 e já fui trabalhar,pq em casa às condições nunca foi boa , então tem q se virar nos 30 kkkkk ah eu vou fazer rh
Que ótimo que você encontrou uma maneira de realizar seu sonho de estudar, parabéns e muito sucesso nessa nova etapa!
Na minha opinião, o ideal seria um modelo com 60% de ensino online e 40% presencial, com as atividades presenciais voltadas para estágios, práticas de extensão e provas. Embora o estágio e as práticas de extensão sejam obrigatórios, muitas universidades ainda realizam essas atividades de forma online. Além disso, tanto as aulas teóricas quanto as práticas podem ser conduzidas de maneira eficiente no formato online.
Observação: Sou estudante do 8º ano do ensino fundamental e estudo sobre educação, mas não sou formado no assunto. Essa é apenas a minha opinião.
Que interessante sua visão! A participação e a troca de ideias de alunos mais jovens como você são muito importantes para a evolução da educação.
Em quanto a valores, é menester saber que existem cursos nobres e os outros
Medicina e direito essfé o valor e pronto
Já as licenciaturas, por exemplo a Pedagogia que é a mãe das profissões é plenamente desvalorizada
Eu faço Pedagogia, eu os projetos que fiz, foi os planos de aulas, de vdd, com metologia e tudo!
Olá, sim o curso de pedagogia é um dos que mais exige os projetos, ou seja, eles estão ali já, na própria carga horária, obrigada pelo comentário!
Eu iniciei a minha em julho de 2024, será que vou ser afetada em 2025? Eu faço Pedagogia pela Uninter e até agora tem sido 100% EAD, nenhuma previsão de mudança. Cogitei até trocar de faculdade...
Estou na mesma situação. Resolveu?
Mi, concordo sobre os projetos, na Cruzeiro do Sul por exemplo, teve o projeto de extensão que vc deve realizar uma atividade com a comunidade, e por meio de registro de foto e vídeo vc comprova sua ação na atividade... E fora os outros projetos como o transdisciplinar que deve ser escrito mas não precisa ser presencial, mas é uma atividade que sempre é realizada em escola sobre assuntos pedagógicos... E realmente é um mega exagero essa questão dos 50% do presencial, pq sem contar o estágio que já é presencial e é super desgastante para muita gente que trabalha, tem filhos etc...
Na minha sincera opinião, as provas serem presenciais Ok, mas acho muita frescura por parte deles mexer com as demais atividades, pois o que vale é o empenho do aluno em tudo que é realizado... Parece que querem mesmo prejudicar, pq tudo tem que ir ao polo, sendo que tem atividades que como você mesmo disse, dá super certo realizar de forma virtual em casa mesmo, sendo totalmente desnecessário se deslocar até lá, de forma presencial.
Por fim, é muito desnecessário muitas dessas exigências, principalmente pq vai aumentar muito o valor das mensalidades, que para mim ajuda muito o EAD pelo custo benefício e não precisar de deslocar ao polo😢
E outra questão que você abordou, que eu concordo completamente... Muitas pessoas têm muito preconceito com o EAD, achando que é "super fácil", mas definitivamente não é! O ensino EAD exige tanto quanto o presencial, pois o aluno tem que se dedicar de verdade, e eles mexendo dificultando o EAD vai só aumentar as desistências infelizmente...
Faço as suas palavras as minhas!❤ Amo assistir seus videos e saber seu ponto de vista, que na minha opinião, é muito sensato e inteligente! Bjos um feliz natal e um ano novo abençoado com muito conteúdo para nós estudantes!❤🎉🎉
Oi Ju, obrigada mais uma vez por compartilhar sua experiência, opinião e visão por aqui, grata por sua presença sempre aqui o canal, fico super feliz que goste dos conteúdos viu!
@michellerusso eu amo seu conteúdo, aprendo muito com vc, vc é inteligentíssima ♥️
Os meus alunos rualizam sim e projeto de extensão, onde o aluno resolve uma situação num espaço formal
Iria me escrever na faculdade em janeiro pra modalidade EAD por conta do tempoais se houver midancas de fato vai ser difícil msm
Eu fiz muito trabalho pedagógico. Como eu estou no período de estágio, não tenho.
Estava refletindo sobre isso. Moro no fim do mundo. 😂 Não gostaria de ter que ir para a cidade vizinha, até porque minha primeira graduação foi assim, e era extremamente desgastante. Queria iniciar em Pedagogia ead no próximo ano, mas estou receosa das faculdades não conseguirem se adaptar nesses 2 anos e eu "perder" tempo e dinheiro.
Olá, tudo bem? Não tenha medo, se as mudanças existirem de fato nao deixe que isso te bloqueiei pode ser que as coisas mudem novamente até sua conclusão de curso, ou as novas adaptações nem sejam concluídas devida a proporção de tudo isso, enfim não sabemos ao certo, mas meu conselho não desista de sua formação siga firme, lhe desejo muito sucesso em sua jornada 🙏🏻🤎
@michellerusso Muito obrigada! Adoro seu canal. 💛
@@srta.n Fico muito feliz em saber que gosta! :)
Engraçado que eles pensaram só nas universidades privadas, e quem faz ead em pública como que fica essa questão? Pq assim, o governo terá que ofertar uma verba para isso!
Exatamente, existe uma grande chance de nada disso ser colocado em prática caso o governo entenda que precisará investir nos polos presenciais das públicas, como a univesp por exemplo, uma grande instituição pública que não tem estrutura para manter os polos presenciais da forma como estão querendo!
Os alunos estão passando de ano sem fazer nada na escola, minha filha falou ontem comigo que pediram para não reprovar os alunos, como eles vão aprender algo?
Quero fazer matemática bacharelado, mas a federal fica longe, pensando em cursar EAD na Uninter e não sei se consigo Iniciação Cientifica…
A Uninter é uma ótima opção, e sobre a iniciação científica, busque informações no polo da instituição!
Vc tem novas informações sobre esse assunto
O vídeo foi gravado com base nas informações mais recentes da ABED, vou pesquisar para te atualizar!
Tem faculdade ead de piscologia sp capital ?
Mudanças necessárias! Curso Filosofia na Unicesumar. Há professores muito atenciosos, outros só respondem mensagem padrão. O professor precisa estar próximo, ser mediador não é ser omisso do processo de aprendizagem. Tem professor formado em EAD semianalfabeto, tenho colegas assim! Concordo que o problema da educação é estrutural, desde o Ensino Médio. Gosto da Unicesumar, mas tive uma formação anterior presencial.
Então você precisa mudar,os outros que não tem condições de ir à faculdade não podem pagar por outros,o custo pode içar mais caro, é nessa que pergunto: como fica os mais pobres? Nas aulas ao vivo vi pessoas estudando e morando em um lugar muito precário, não tem condições o que eles querem e muitos vão desistir, inclusive eu.
Mas 50% é um exagero, não é necessário tudo isso de presencialidade para ter uma boa formação.
Existem várias funções para um letrólogo, então não são todos que almejam trabalhar em sala de aula. Eu mesma por exemplo…
Me desculpa,mas comecei a estudar pedagogia e achei muito estranho tudo,mas quero continuar,o ensino antigo fazia o aluno aprender muito,eu estudei só até a 3ª série antiga,eu fiz provas e consegui passar para o ensino médio, hoje minha filha no 3º ano tem muitas dificuldades em aprender, claro tem teorias nesse ensino que vale a pena sim em sala de aula como a interação do professor com aluno,mas os professores não estão ensinando mais,passam atividades e o aluno que se vire para responder 😢
Acredito que não seja culpa do professor, essa atitude de culpabilizar o educador pelo que se é aprendido é um grande erro! A culpa da precarização da educação é do Estado, o professor faz o possível somente. Professor não é super homem, e portanto, não muda sozinho uma estrutura de ensino-aprendizagem.
@@I2i8w828wijw depende muito do professor, eu tenho uma grande interação com a escola dela, e da outras também, tive até que chamar a atenção de uma porque não quis responder uma dúvida, isso é individual de cada um.
@@I2i8w828wijw e claro você não está errado com respeito ao conteúdo, o que me preocupa é a falta de empatia para dar uma explicação clara a dúvida de um aluno.
A educação brasileira caminhando para trás com essas medida do PT . Isso está ocorrendo, pois os professores estão ficando desempregados, então , por serem incapazes de mudarem de emprego, estão chorando para o ministro da educação. Por exemplo, aqui em São Paulo, existem faculdades que demitiram muitos professores , entretanto, não é a EAD que tem que mudar para semipresencial, mas o professores que têm que se adequar ao atual momento tecnológico . Se não há vagas para lecionarem, em decorrência da EAD, eles têm que procurar outro emprego, mas não atrasarem o desenvolvimento educacional que está ocorrendo por meio da EAD , a qual está alcançando lugares que a educação nunca imaginaria chegar.
ola, eu faço semi presencial, aulas 1x na semana, essas regras entram?
Concordo que tem viés político
Veja a Bahia mais de vinte anos governada pelo mesmo partido e a educação não sai dos últimos lugares
O Ideb não melhora
É disso que o MEC tem que trabalhar
Quem busca EAD é aluno que NÁO tem tempo para ir ao polo. Tirando área da saúde, que precisa de aulas praticas, não vejo necessidade de ir ao polo alem do dia da prova.
Quanto ao retorno do protagonismo do professor, eles não estão dando conta da revolução que ocorre nesta era, tentam recuperar o status quo de antigamente. Em breve a IA substituirá todod eles...
É vão substituir os professores por IA. Só quem trabalha em escola para ver o que a pandemia causou. A ead já foi implementada em todos os níveis, leia um pouco mais e veja os resultados.
Essas mudanças vem para novos ingresantes? Ou cursos em andamentos terão que passar por essas mudanças?
Olá, para novos ingressantes e para quem ingressou no ato da publicação do novo regulamento que ocorreu em agosto de 2024!
O próximo passo é EAD no ensino médio com ajuda de inteligência artificial. O estado de São Paulo já colocou 5% das aulas EAD com IA e está planejando que até 2030 seja 50% até 2030. O MEC deviria deixa a formação de professores o mais EAD possível e colocar na grade curricular IA para professores.
O governo vai poder gastar menos com professores.
MAS HJ EM DIA O MAIOR PROFESSOR E A IA ..TODO CONTEUDO E MUITO MAIS ESTA L.A.....
Michele, uma pergunta. Essas novas regras elas se forem impostas seria somente após 10 de março de 2025 ?
Olá, tudo bem? Algumas coisas já estão vigorando, por exemplo está proibido a criação de novos cursos ead e 100% ead até 10 de março, cursos na área da saúde e direito estão suspensos também, entretanto o que ficou claro é que alunos que já estão cursando antes do decreto que saiu em 2024 não serão afetados
@@michellerussoeu gostaria de começar agora em fevereiro EAD, vi que ainda continuam vendendo 100% EAD, nesse caso não e certo?
Preciso saber pq se não for não tenho como começar
@@pamguarino8790eu tbm já estou pra fazer a matrícula
@@pamguarino8790eu já iria fazer minha inscrição em Janeiro mais pelo jeito nem vai valer apena pois quero fazer pedagogia e pelo jeito vai ser obrigatório..
E a opção EAD seria o ideal pra mim pois não consigo ir no polo pois tenho filho pequeno
@@pamguarino8790qndo fui fazer a inscrição a faculdade falou que nem sabia sobre essas mudanças e queriam me vender o EAD 100%
Hi.Good Evening.Give my regards to your mum.
Her name is Neiry? If I am nor mistaken. Sorry but I miss her.
Fiz estágio no segundo semestre de 2024 e tuvemos que realizar o estágio por geolocalização, para comprovar que realmente esravamos na escola, bem como uma prova prática do enade.