Documentário emocionante! Sou filha de fumicultor que perdeu a sua saúde e a sua liberdade de poder produzir seu alimento em sua própria terra para empresas que enriquecem cada vez mais explorando e destruindo seres humanos e a natureza.
Gostaria de ter visto este documentário antes. Eu e minha família cuidamos de nossa terra a muito tempo, e a literalmente a 10 metros da casa, se passa o agrotóxico. Na minha cabeça nunca foi muito preocupante, isso mudou hoje. Eu estou estudando geografia e pretendo focar meus aprendizados no meio rural, e confesso que agora estou mais motivado. É importante pensar nas diferentes camadas que envolvem a agricultura além da economia. Parabéns a todos os envolvidos, conteúdo de altíssima qualidade.
andrea zortea entendo que sim, só que os professores não irão usar este recurso didático porque eles pertencem ao mesmo sistema criminoso, são todos COMUNISTAS canalhas e assassinos.
@@domjuandeperon IMBECIL! Sou professor de geografia e ANARQUISTA, isso sempre é passado nas minhas aulas, até porque é uma demanda da direita capitalista.
amei o documentário!!!, estou no 7º ano e tive que vê-lo para fazer um texto sobre os agrotóxicos, fiquei muito triste por que várias pessoas morreram, porém também fiquei muito feliz por causa do aumento da agroecologia que não utiliza "venenos" para cultivar alimentos!!!!
Parabéns a você, Rute por ter essa consciência! Creio que as mudanças pela educação podem e devem ser feitas a partir da atitude e tomada de ação desde baixo até se tornar uma cultura adotada a nível de toda sociedade.
Que o Brasil abrace a reforma agrária em breve (amém), assim seremos salvos pelos povos nativos e por homens como seu Edson, que respeitam a natureza, seu tempo e sua condições.
várias pessoas não se importam com sua qualidade de vida e sim com o dinheiro, para elas o que importa é o que é chique, lindo e encantador; mas, tem alguns alimentos que são bem bonitos e são esses que têm mais agrotóxicos!!! (por exemplo: os morangos).
Muito bom esse documentário. Comer alimentos orgânicos é preservar o meio ambiente e cuidar da vida. fiz um estágio em alguns assentamentos aqui em Sergipe. todos são orientados e acompanhados por técnicos do INCRA para que as famílias produzam alimentos orgânicos para seu próprio sustento e sustento de várias famílias que compram os alimentos nas feiras da agricultura familiar semanal nas cidades sergipanas. Amo a agricultura familiar. alimentos orgânicos saúde garantida.
Documentário extremamente importante! Todos os que prezam por qualidade de vida deveriam assistir e compreender que precisamos mudar essa realidade. Professores devem passar aos seus alunos esse conhecimento. O que fico a pensar é como comprar o produto e ter certeza que foi cultivado sem agrotóxicos?
Muito bom o documentário! Sou Adventista do Sétimo Dia e acredito que a solução para a grande crise que nosso mundo dentro em breve irá passar (Apocalipse 13) , está em obedecer a Deus e ir morar no campo. Uma Agricultura sustentável será a única economia que poderemos usufruir. Pense nisso! Deus te abençoe!
Parabéns pelo documentário, muito valoroso. Por isso; faz-se necessário alertar a sociedade e enfrentar as empresas de agrotóxicos e mostrar outra alternativa de produção. A Agroecologaia.
Que material bom. Este tipo de vídeo precisa ser visto por todas as pessoas, mas, infelizmente não é divulgado. É necessário alguma consciência para que todos busquem esse tipo de matéria e tomem atitudes: mudem os hábitos / o jeito de viver. Não é tarefa fácil, precisa do apoio de grandes movimentos políticos para apoiar as lutas sociais neste sentido...
Se o Marcos Palmeiras tropeçar na rua e for filmado, o mundo/Globo, vai saber e também comentar; mas...saber sobre esse maravilhoso e consciente ser humano, não dá muita audiência, não é? Parabéns!
Em que mundo quero viver?! Um mundo em que meu filho possa se nutrir plenamente, que a natureza seja respeitada, que a terra seja direito de todos. A agricultura familiar é a luta de todos!!
Fantástico, esclarecedor e esperançoso. Acho bom que fique claro o efetivo apoio do governo federal à agricultura familar, à agroecologia: a força que vem do povo do campo: lindo, lindo! A realidade dos venenos seguido da esperança trazida de projetos positivos: foi catártico! Viva o povo da terra!
"Acho bom que fique claro o efetivo apoio do governo federal à agricultura familar" ?? Esqueceram de mencionar q o pequeno agricultor precisa apresentar notas fiscais das compras das sementes hibridas e dos agrotoxicos correspondentes na hora de pegar emprestimo no banco. Sem isto, o pequeno é obrigado a devolver o $$$ ou nem mesmo é aprovado o emprestimo! APOIO DO GOVERNO FEDERAL é ao conglomerado do agronegocio. Tudo o mais q falarem sobre isto eh para enganar a população!!! Como já dizia Katia Abreu: Organico eh pra rico. Pobre tem de comer comida com defensivo mesmo pq eh mais barata. Estes sao os nossos governantes...
Muito bom! Mas senti falta da participação da Cooperafloresta, a maior cooperativa de agricultores agroflorestais do Brasil, que fica aqui na cidade onde moro, Barra do Turvo - SP. Vale á pena conhecer e divulgar esse lindo trabalho!
Nesse documentário mostra que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo,e junto com isso a ignorância da população em relação a esse assunto tão delicado, que provoca a morta e intoxicação de pessoas inocentes. “ De 50 agrotóxicos utilizados no Brasil, 22 são proibidos na União européia (CARNEIRO et al, 2012, pag. 20)” e isso faz do Brasil o maior consumidor de agrotóxicos já proibidos, devido à sua toxicidade, na maioria dos países. Os produtores aproveitam a falta de informação da população e a falta de fiscalização da ANVISA para utilizar esses produtos em seu benefício, nas produções, visando apenas os fins lucrativos que irão gerar na sua propriedade, e esquecendo das consequências desse mau uso dos venenos. Um cálculo feito no Brasil mostra que há um consumo de veneno de 5,2 L por pessoa (anual). Essa enorme quantidade de veneno utilizada nas produções agrícolas não prejudicam apenas as pessoas que estão ao redor, trabalhando e morando nas redondezas, atinge o meio ambiente, as plantas, as águas e os animais, e ainda não se sabe a imensidão dos prejuízos causados ao meio ambiente. A Rio+20 foi um evento que aconteceu por inúmeros motivos, mas um deles foi denunciar essa poluição ambiental causada pelo uso descontrolado de agrotóxicos, não só no Brasil, mas no mundo como um todo. Já existem vários casos relatados no Brasil de problemas devido à utilização de agrotóxicos, como o caso de Capão Bonito, que teve contaminação das vias aéreas e respiratórias da população devido à pulverização aérea de agrotóxicos. O agrotóxico, no meio dos produtores, é apenas uma janela para os negócios, onde não se analisa o potencial mortífero do veneno, apenas se utiliza, sem uma fiscalização adequada, e prejudica a saúde de milhões de pessoas, direta e indiretamente, pois prejudica o meio ambiente também. Segundo o Ministério do Meio Ambiente: Segundo a Lei 7.802/89, artigo 3º, parágrafo 6º, no Brasil, é proibido o registro de agrotóxicos: a) Para os quais o Brasil não disponha de métodos para desativação de seus componentes, de modo a impedir que os seus resíduos remanescentes provoquem riscos ao meio ambiente e à saúde pública; b) para os quais não haja antídoto ou tratamento eficaz no Brasil; c) que revelem características teratogênicas, carcinogênicas ou mutagênicas, de acordo com os resultados atualizados de experiências da comunidade científica; d) que provoquem distúrbios hormonais, danos ao aparelho reprodutor, de acordo com procedimentos e experiências atualizadas na comunidade científica; e) que se revelem mais perigosos para o homem do que os testes de laboratório, com animais, tenham podido demonstrar, segundo critérios técnicos e científicos atualizados; f) cujas características causem danos ao meio ambiente Mas será que isso está sendo mesmo seguido? Não é o que observamos nos relatos de pessoas intoxicadas. Vamos acordar antes que o veneno te mate, pois ele já está na sua mesa.
VAMOS NOS MOBILIZAR E CRIAR GRANDES COMUNIDADES AGROECOLÓGICAS, ONDE TODOS COOPERAM DE VERDADE COM EXPERIENCIAS E AJUDA, COM MANEJO 100% INTEGRADA AO MEIO AMBIENTE DE MANEIRA SUSTENTADA E ORGÂNICA.
Eu acredito no ser humano bom juntos podemos reverter produzido seu próprio alimento eu sempre tive vontade de produzir na minha região uma orta orgânica comunitária cidade Tiradentes S P sep 08473-030
Pessoal só tenho a falar meus parabéns por esse excelente projeto, não faço ideia mas deve ser muito difícil executar uma obra prima dessa e pena que isso não é tão conhecido e divulgado pelos nossos patrícios !😮😢
muito bom minha professora de geografia ma mandou assistir achei otimo maravilhio amei obrigado por me ensinarem isso vou mandar no grupo da familia gostei muito de filme/documentario
É aliviante perceber que com o passar do tempo as atividades podem tornar-se menos danosas ao meio ambiente. E que iniciativas alternativas que busquem uma melhor qualidade do alimento existem. É importante desenvolver meios de evitar danos à natureza e benefícios à saúde humana. O modelo ideal de agricultura seria a existência de um equilíbrio entre a boa produção e a qualidade do produto. Onde não haja a necessidade de causar males à natureza através de produtos químicos, que mais prejudicam do que ajuda.
com certeza todos temos que se conscientizar e fazer o melhor para a qualidade de vida, e acabar com o agronegocio, dando mais espaço para o produtor de orgânicos, mas vai demorar até isso vir a se expandir, infelizmente... sou aluno do colégio João goular RJ.
Documentário obrigatório! Já se passaram 9 anos e não vi o governo se movimentar em prol dessas pessoas e da agroecologia! Gostaria de saber como estão essas pessoas hj
Além da contaminação do solo por defensivos químicos, outro problema importante para ressaltar é o manejo inadequado do solo, por parte de cultivo intensivo, promovendo o fracionamento dos agregados do solo e consequente aumenta a quantidade de microporos e diminui a quantidade de macroporos. Os solos que passam por cultivos intensivos são mais susceptíveis a erosão por conta do fracionamento do solo deixando-o exposto a um maior impacto promovido pelas chuvas. Uma solução viável para mitigar os impactos causados pelo cultivo intensivo está na agroecologia. O decreto 6.323/2007 foi implantado pelo governo para aumentar o incentivo a agroecologia, regulamentando e certificando os alimentos orgânicos. Porém, esse incentivo ainda não é suficiente. Se houvesse um maior repasse de verba para o incentivo da agroecologia estimularia mais produtores a migrar para este sistema, o que diminuiria o impacto causado no ciclo biogeoquímico, hidrológico e consequentemente na saúde humana e ambiental.
A agricultura, principalmente o agronegócio é um dos responsáveis pelo crescimento do PIB, mas junto a isso as doenças vêm crescendo de forma alarmante. O Brasil aumenta seus desertos verdes e o uso de agrotóxicos com potencial cancerígeno e isso vem elevando o crescimento de casos de câncer em comunidades agrícolas. Isso ainda é agravado pelo uso incorreto de EPI’s pelo agricultor que não recebe o treinamento adequado, e por populações vizinhas que diretamente afetadas pelo uso dos insumos nas plantações. A cada 90 minutos 1 pessoa é intoxicada por agrotóxico de acordo com a FIOCRUZ. Apenas 1% do veneno aplicado nas plantações o 99% fica no ar, água e solo. Pouco vem se fazendo em relação a isso e muito se deve a política. A bancada de deputados federais tem grande maioria de ruralistas e quando há um entrave entre saúde e agronegócio, o lado econômico leva vantagem sacrificando a saúde. Há soluções para esses problemas e um deles é a agroecologia, mas antes se deve mostrar a população os problemas para conscientizar e depois agir na solução. O uso de biofertilizantes, agroflorestas, Cooperativas agroecológicas, o uso de sementes crioulas são possíveis saídas para sanar os malefícios que o agronegócio traz onde só desertificam áreas que eram férteis e continuam expandindo e devastando cada vez mais.
Se no 1 obtive conhecimento, nesse então!!O que mais nos deixa indignado é que estamos em 2021 e o problema persiste e ainda mais agrotóxicos são autorizados!!!. Sigamos, de alguma forma, mínima que seja , mudando essa história!!!
Assista, pense, procure conhecer mais sobre agrotóxicos e suas consequências. Depois disso, participe verificando quais produtores de produtos isentos de agrotóxicos existem na sua região; comprando orgânicos e participando de debates nos Fóruns Municipais e Estaduais de Combate aos Agrotóxicos. Leve suas demandas à Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa; aos Conselhos Municipais e Estadual de meio Ambiente. A solução depende da participação de cada um.
Os agrotóxicos são considerados relevantes no desenvolvimento da agricultura do país, sendo assim o Brasil se tornou o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Com o uso desses produtos em demasia, não se considera a complexidade da avaliação do comportamento de um agrotóxico, depois da aplicação é necessário considerar influência de outros agentes, podendo sofrer transformação, química, física e biológica influenciando no seu comportamento e até mesmo formando um subproduto completamente distinto do inicial, provocando danos à saúde e ao meio ambiente diferenciados, desequilibrando os ecossistemas naturais. Estudos recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam que os agrotóxicos podem causar além dos sintomas comuns de intoxicação levam ao mal de Parkinson e câncer. Recentemente, no dia 03 de dezembro foi comemorado o dia mundial da luta contra os agrotóxicos, sendo um dia de extrema importância para os brasileiros que consomem 7,3 litros de agrotóxicos por ano segundo dados da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Esses venenos consumidos dia a dia vão se acumulando no organismo e ainda pouco sabemos da verdadeira capacidade de danos dessas substâncias.
Aqui na minha cidade tem feira . Como saber se eles usam ou não agrotóxico? Esse assunto de agrotóxico é complicado porque muitos podem não ter consciência do mal achando que é só um veneno pra não consumir a planta dele. Eu tô montando uma horta em casa. Vou ter que pesquisar como cultivar uma horta
Muito revoltante a irresponsabilidade das autoridades. Só visam o lucro. Pessoas cada vez mais jovens morrem de câncer. De que adianta tornar os alimentos mais acessíveis se nos envenenamos a cada dia? O valor dos orgânicos poderia ser mais acessível a população. Saudades de minha infância onde comia frutas, verduras, ovos, leite de cabra produzidos no meu quintal, sinto pena de minha filha que não tem acesso a essas coisas :(
11:00 Cara o problema que eu noa consegui não consigo fugir disso... Estou indo para uma terra mas ao redor so tem fazendo do Agro+Negócio/agrotóxicos.
Olha o vídeo é muito interessante, emocionante... expõe bem os fatos, apresenta críticas construtivas e soluções. Na prática, será que é tão fácil conduzir uma fazenda com muitos hectares? Não. Não é fácil. Existem vários métodos de controle que ajudam diminuir ou até msm erradicar as plantas daninhas, pragas e doenças. Essas, presentes em várias áreas agrícolas. Pq a mídia em geral, só fala do uso dos químicos e ñ cita os outros métodos de controle (estes feitos pelas msm empresas citadas no vídeo). Por falta de conhecimento ou para polemizar o tema? Outro fator importante, pq eles ñ expõe a parte técnica na produção do então chamado agrotóxico? Ou até msm o significado de DL (dose letal). Ou até msm nos IPIs utilizados na aplicação. Garanto que se expor todas (absolutamente todas) as informações ñ teria tantas críticas da população leiga.
sim verdade, eu fiz um trabalho baseado em vídeos e documentos que expõe apenas o lado ruim do agrotóxico e me arrependi pois geralmente a maioria dos conteúdos na internet não explica o lado técnico do porque é ruim, que no caso seria o manejo inadequado o agrotóxico, é igual Qboa, todos usa, funciona, só faz mal se beber ou passar na pele, jogar no ambiente de forma incorreta, obviamente, tem que saber usar.
Se você assistiu o documentário até o fim, você viu que tem como produzir de forma sustentável e levando qualidade de vida para a população e para a sua própria.
Quer ajudar? Quer se ajudar? Compre orgânicos! Lei de mercado, se tiver gente pra comprar, vai ter gente pra vender! A nossa grande responsabilidade desses tempos tão consumistas, é a pratica do consumo consciente! E muito mais que as leis de um país essas grandes empresas estão sujeitas as leis de mercado!
Cecília Monte Acredito que o "Poder do Mercado" ainda é muito superior ! espero que você entenda o que quero dizer ! Existem muito mais poderes envolvidos e infelizmente vão usar suas forças contra essa iniciativa, se faz necessário para o resolver esse problema pessoas realmente inteligentes e com conhecimentos em todas as áreas principalmente na politica na sociologia na filosofia para que seja possível não só uma transformação no campo e na alimentação mais em todos os setores, eu estou absolutamente convencido que a mídia e o governo formam uma cumplicidade devasta para todos nós, desonerar a mídia e o governo é o primeiro passo, o segundo passo é tomar a iniciativa que esses produtores estão tomando o terceiro passo são as nossas crianças que serão o futuro ! não da para transformar apenas um pequeno espaço isolado do todo é preciso mexer em tudo uma mudança radical no nosso país ! estamos perdendo as nossas riquezas a rodo, pra consegui-las de volta só uma guerra, o momento é esse ! infelizmente não é o atual cenário, as pessoas saem de suas casas para fazerem protestos, elas não compreendem que deve-se lutar contra o sistema e não por intermédio do mesmo, deve-se lutar contra o Governo e a favor da população o governo atua contra a população sempre desde os primórdios ! é necessária uma mudança no ensino na forma de ensinar eu vejo na UNESP aqui em São Paulo por onde anda a cabeça dos alunos completamente alienados passam 10 anos frequentando salas de aula e o resultado são pesquisas e profissionais da maior falta de inteligência e capacidade poucos são os que realmente entendem o que deve ser feito, a maioria é completamente dominada e regida cegamente pelos interesses Governamentais isto é os interesses das grandes empresas internacionais, digo com propriedade que qualquer um que não entender ou se opor a essas palavras realmente ou é muito inocente ou perdido. O BRASIL é o país mais rico do mundo e tem que ser para nós Brasileiros, o governo é justamente o problema do Brasil deve ser completamente destruído ! todos os tratados e acordos internacionais que submetam nosso país a condição inferior devem ser quebrados, pois são assinados pelo governo justamente para esse fim, o preço de nossas valiosas riquezas para exportação deve ser no mesmo nível dos países desenvolvidos sendo a prioridade para nosso próprio consumo, a produção tecnológica deve ser alavancada porem usada a fins de evolução sem danos a nós mesmo, a escola deve deixar de ser unicamente uma fabrica de mão de obra para o mercado e sim formar cidadãos, pessoas fortes capazes de lidar com a vida, em relação a mídia não vejo com bons olhos deve ser completamente destruída e reconstruída da forma correta, devemos todos nós Brasileiros nos unirmos como uma família que somos jamais contra nós mesmos mais sim nos defendendo constantemente dos poderes governamentais de fora, fortalecer o estado Brasileiro não sei como anda o exército porem acredito eu que esta completamente dominado e a favor dos interesses exteriores se assim for deve ser reconstruído para defender a nós mesmo ! Essas atuações resolveriam o Brasil para um lugar muito melhor ! e o objeto de desenvolvimento não deve ser o capital mais sim o Conhecimento e a evolução de todos os saberes, que vai nos dar grandes gênios, Dinheiro Dinheiro Dinheiro Casas Terrenos Capital Consumo Desenfreado deve ser trocado por conhecimento aperfeiçoamento do que já existe a serviço da convivência !
+Frank Alan PARABÉNS FRANK, PRECISAMOS NOS UNIR ; SOMOS OU NÃO BRASILEIROS. FALOU BEM, É ASSIM QUE DEVEREMOS AGIR, SE ESSA VACA NÃO FOR PRO BREJO, O BRASIL IRÁ...VENTURA!!!.
Eu vim saber que a folha do alface é adocicada um dia desses! Nunca havia comido um alface orgânico, e por isso não gostava do sabor da industrializada (achava muito amargo) ... Hoje se eu puder só compro alimentos naturais, embora ainda seja muito difícil a venda.
A praga que deveria ser combatida è a maldade e a ganância do ser humano que em nome de lucrar a qualquer custo não respeita nem a si mesmo, ao seu semelhante e à natureza.
Também queria saber porque eles não baniram as sementes transgênicas do Brasil como a França fez e porque não proíbem a fabricação e a utilização de agrotóxicos no país.
Sou estudante do eja e agradeço muito o meu professor Daniel por ter reapresentado esse filme
Documentário emocionante! Sou filha de fumicultor que perdeu a sua saúde e a sua liberdade de poder produzir seu alimento em sua própria terra para empresas que enriquecem cada vez mais explorando e destruindo seres humanos e a natureza.
Sou de Venâncio Aires... continua assim até hoje.
Veja este Filme também th-cam.com/video/6t_HN95-Urs/w-d-xo.htmlsi=A1t7zfHtkvlczJXp
@@evertonsimon9829 internet !8.8. I/5’kv 0:38 /‘ a a com 7v 0:40 a t com a a vo? 0:43 &v😅 essa i
Gostaria de ter visto este documentário antes. Eu e minha família cuidamos de nossa terra a muito tempo, e a literalmente a 10 metros da casa, se passa o agrotóxico. Na minha cabeça nunca foi muito preocupante, isso mudou hoje. Eu estou estudando geografia e pretendo focar meus aprendizados no meio rural, e confesso que agora estou mais motivado. É importante pensar nas diferentes camadas que envolvem a agricultura além da economia. Parabéns a todos os envolvidos, conteúdo de altíssima qualidade.
Vamos lá colegas professores!!! Este é assunto indispensável nas formações de profes. e excelente recurso didático em sala de aula.
andrea zortea entendo que sim, só que os professores não irão usar este recurso didático porque eles pertencem ao mesmo sistema criminoso, são todos COMUNISTAS canalhas e assassinos.
@@domjuandeperon IMBECIL! Sou professor de geografia e ANARQUISTA, isso sempre é passado nas minhas aulas, até porque é uma demanda da direita capitalista.
Dou maior valor ao povo do campo, são verdadeiros e valorosos guerreiros na luta por mudanças positivas em prol de vida saudável.
amei o documentário!!!, estou no 7º ano e tive que vê-lo para fazer um texto sobre os agrotóxicos, fiquei muito triste por que várias pessoas morreram, porém também fiquei muito feliz por causa do aumento da agroecologia que não utiliza "venenos" para cultivar alimentos!!!!
Parabéns a você, Rute por ter essa consciência! Creio que as mudanças pela educação podem e devem ser feitas a partir da atitude e tomada de ação desde baixo até se tornar uma cultura adotada a nível de toda sociedade.
Que o Brasil abrace a reforma agrária em breve (amém), assim seremos salvos pelos povos nativos e por homens como seu Edson, que respeitam a natureza, seu tempo e sua condições.
A agricultura dos pequenos agricultores não pode parar jamais...
Não poderia ter vindo em melhor hora !! Muito bom !
Assistam também O futuro Roubado , e O mundo segundo a Monsanto .
Obg pela indicação vou pesquisar pra ver.
Sem palavras! Muito bom saber que existem muitas pessoas lutando por uma vida melhor, com qualidade! Obrigada à todos!
várias pessoas não se importam com sua qualidade de vida e sim com o dinheiro, para elas o que importa é o que é chique, lindo e encantador; mas, tem alguns alimentos que são bem bonitos e são esses que têm mais agrotóxicos!!! (por exemplo: os morangos).
Existem, e nós também precisamos nos somar a eles.
parabéns a caliban e a silvio tendler por produzir e divulgar esse documentário fantástico.
todo mundo deveria assistir esse documentário...
Ambos os filmes são sensacionais. Um grande Debate sobre a política do agronegócio. Parabéns.
Muito bom esse documentário. Comer alimentos orgânicos é preservar o meio ambiente e cuidar da vida.
fiz um estágio em alguns assentamentos aqui em Sergipe. todos são orientados e acompanhados por técnicos do INCRA para que as famílias produzam alimentos orgânicos para seu próprio sustento e sustento de várias famílias que compram os alimentos nas feiras da agricultura familiar semanal nas cidades sergipanas. Amo a agricultura familiar.
alimentos orgânicos saúde garantida.
Documentário extremamente importante! Todos os que prezam por qualidade de vida deveriam assistir e compreender que precisamos mudar essa realidade. Professores devem passar aos seus alunos esse conhecimento. O que fico a pensar é como comprar o produto e ter certeza que foi cultivado sem agrotóxicos?
Marcos Palmeira você é 10. Já o admirava, passei a admirá-lo mais! Deus abençoe você e familiares!
Que maravilha esse video. Tem mesmo que ser visto por todos!!
E continuar lutando pela Agroecologia, e pela saúde do planeta! :)
Maravilhoso documentário para quem ter uma vida e alimentação saudável. Tem muita gente empenhada nisso!
Adorei e fiquei muito impressionada!! Vou procurar feiras que vendam produtos sem agrotóxicos na minha cidade.
Excelente!!! Muito bom ver a expansão de atividades agroecológicas!
Marcos palmeira sempre fui fã desse cara e agora ainda mais!
Muito bom o documentário! Sou Adventista do Sétimo Dia e acredito que a solução para a grande crise que nosso mundo dentro em breve irá passar (Apocalipse 13) , está em obedecer a Deus e ir morar no campo. Uma Agricultura sustentável será a única economia que poderemos usufruir. Pense nisso! Deus te abençoe!
Pode mudar de planeta também querido, com essa mentalidade você está perdendo tempo na terra!
Parabéns pelo documentário, muito valoroso. Por isso; faz-se necessário alertar a sociedade e enfrentar as empresas de agrotóxicos e mostrar outra alternativa de produção. A Agroecologaia.
Que material bom. Este tipo de vídeo precisa ser visto por todas as pessoas, mas, infelizmente não é divulgado. É necessário alguma consciência para que todos busquem esse tipo de matéria e tomem atitudes: mudem os hábitos / o jeito de viver. Não é tarefa fácil, precisa do apoio de grandes movimentos políticos para apoiar as lutas sociais neste sentido...
Se o Marcos Palmeiras tropeçar na rua e for filmado, o mundo/Globo, vai saber e também comentar; mas...saber sobre esse maravilhoso e consciente ser humano, não dá muita audiência, não é? Parabéns!
Muito bem construído e explorado esse documentário
Parabéns aos envolvidos
Mais uma vez, parabéns Silvio Tendler!
Maravilha, faço Agroecologia e vamos a luta....
Excelente....ainda dá pra ter esperanças!!!
Em que mundo quero viver?! Um mundo em que meu filho possa se nutrir plenamente, que a natureza seja respeitada, que a terra seja direito de todos. A agricultura familiar é a luta de todos!!
Documentário de grandíssima importância.
Pessoal vamos incentivar a exibição do filme em espaços públicos, os comitês estaduais da campanha estão programando lançamento nos estados.
Fantástico, esclarecedor e esperançoso. Acho bom que fique claro o efetivo apoio do governo federal à agricultura familar, à agroecologia: a força que vem do povo do campo: lindo, lindo! A realidade dos venenos seguido da esperança trazida de projetos positivos: foi catártico! Viva o povo da terra!
Muito bom, Bel !
"Acho bom que fique claro o efetivo apoio do governo federal à agricultura familar" ?? Esqueceram de mencionar q o pequeno agricultor precisa apresentar notas fiscais das compras das sementes hibridas e dos agrotoxicos correspondentes na hora de pegar emprestimo no banco. Sem isto, o pequeno é obrigado a devolver o $$$ ou nem mesmo é aprovado o emprestimo! APOIO DO GOVERNO FEDERAL é ao conglomerado do agronegocio. Tudo o mais q falarem sobre isto eh para enganar a população!!! Como já dizia Katia Abreu: Organico eh pra rico. Pobre tem de comer comida com defensivo mesmo pq eh mais barata. Estes sao os nossos governantes...
Isabela Campoi muito lindo, falou muito mais falou bonito!
O melhor video que eu vi foi do doutor invandéliosanctus alertando as pessoas sobre
agrotóxicos. e como se alimentar.
e sobre a saudeee..
Onde posso achar esse vídeo ou o link vc sabe pfv? Grata
Muito bom! Mas senti falta da participação da Cooperafloresta, a maior cooperativa de agricultores agroflorestais do Brasil, que fica aqui na cidade onde moro, Barra do Turvo - SP. Vale á pena conhecer e divulgar esse lindo trabalho!
Bom demais esse dois! Gostei do primeiro, mas nesse, vcs se superaram mesmo! Agora é divulgar!!!
ótimo documentário, parabéns aos produtores!
Muito comovente, lindo e triste ao mesmo tempo... E principalmente real
Muito bom, já é a terceira vez que assisto!
excelente documentário!
Estou desenvolvendo uma pesquisa na minha cidade, esse doc é uma referência muito boa sobre esse assunto.
Parabéns, documentário incrível!!
Documentário Maravilhoso!!
Fogo na Monsanto... Boicote já!!
Obrigado por compartilhar!!
vai plantar, Otário. Gado manipulável
Todos deveriam assistir.
Incrível e necessário documentário!
vídeo super interessante parabéns
Muito bom Documentário adorei mesmo
Nesse documentário mostra que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo,e junto com isso a ignorância da população em relação a esse assunto tão delicado, que provoca a morta e intoxicação de pessoas inocentes. “ De 50 agrotóxicos utilizados no Brasil, 22 são proibidos na União européia (CARNEIRO et al, 2012, pag. 20)” e isso faz do Brasil o maior consumidor de agrotóxicos já proibidos, devido à sua toxicidade, na maioria dos países. Os produtores aproveitam a falta de informação da população e a falta de fiscalização da ANVISA para utilizar esses produtos em seu benefício, nas produções, visando apenas os fins lucrativos que irão gerar na sua propriedade, e esquecendo das consequências desse mau uso dos venenos. Um cálculo feito no Brasil mostra que há um consumo de veneno de 5,2 L por pessoa (anual).
Essa enorme quantidade de veneno utilizada nas produções agrícolas não prejudicam apenas as pessoas que estão ao redor, trabalhando e morando nas redondezas, atinge o meio ambiente, as plantas, as águas e os animais, e ainda não se sabe a imensidão dos prejuízos causados ao meio ambiente. A Rio+20 foi um evento que aconteceu por inúmeros motivos, mas um deles foi denunciar essa poluição ambiental causada pelo uso descontrolado de agrotóxicos, não só no Brasil, mas no mundo como um todo.
Já existem vários casos relatados no Brasil de problemas devido à utilização de agrotóxicos, como o caso de Capão Bonito, que teve contaminação das vias aéreas e respiratórias da população devido à pulverização aérea de agrotóxicos.
O agrotóxico, no meio dos produtores, é apenas uma janela para os negócios, onde não se analisa o potencial mortífero do veneno, apenas se utiliza, sem uma fiscalização adequada, e prejudica a saúde de milhões de pessoas, direta e indiretamente, pois prejudica o meio ambiente também.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente:
Segundo a Lei 7.802/89, artigo 3º, parágrafo 6º, no Brasil, é proibido o registro de agrotóxicos:
a) Para os quais o Brasil não disponha de métodos para desativação de seus componentes, de modo a impedir que os seus resíduos remanescentes provoquem riscos ao meio ambiente e à saúde pública;
b) para os quais não haja antídoto ou tratamento eficaz no Brasil;
c) que revelem características teratogênicas, carcinogênicas ou mutagênicas, de acordo com os resultados atualizados de experiências da comunidade científica;
d) que provoquem distúrbios hormonais, danos ao aparelho reprodutor, de acordo com procedimentos e experiências atualizadas na comunidade científica;
e) que se revelem mais perigosos para o homem do que os testes de laboratório, com animais, tenham podido demonstrar, segundo critérios técnicos e científicos atualizados;
f) cujas características causem danos ao meio ambiente
Mas será que isso está sendo mesmo seguido? Não é o que observamos nos relatos de pessoas intoxicadas.
Vamos acordar antes que o veneno te mate, pois ele já está na sua mesa.
Sou estudante do progressão 6ano estou amando o filme
É algo que Todos deveriam ver.
Gente, só eu que estou chorando desde o inicio do documentário ??? Que tristeza, vontade de mudar isso é muito grande
Excelente vídeo.
Importante ter conhecimento e utilizar esse conhecimento para mudar o modo de vida. Em nossa comunidade, evitamos o uso de veneno.
VAMOS NOS MOBILIZAR E CRIAR GRANDES COMUNIDADES AGROECOLÓGICAS, ONDE TODOS COOPERAM DE VERDADE COM EXPERIENCIAS E AJUDA, COM MANEJO 100% INTEGRADA AO MEIO AMBIENTE DE MANEIRA SUSTENTADA E ORGÂNICA.
kkk q piada. Não sabem nada de agricultura. pensam ser simples
Eu acredito no ser humano bom juntos podemos reverter produzido seu próprio alimento eu sempre tive vontade de produzir na minha região uma orta orgânica comunitária cidade Tiradentes S P sep 08473-030
Pessoal só tenho a falar meus parabéns por esse excelente projeto, não faço ideia mas deve ser muito difícil executar uma obra prima dessa e pena que isso não é tão conhecido e divulgado pelos nossos patrícios !😮😢
muito bom minha professora de geografia ma mandou assistir achei otimo maravilhio amei obrigado por me ensinarem isso vou mandar no grupo da familia gostei muito de filme/documentario
É aliviante perceber que com o passar do tempo as atividades podem tornar-se menos danosas ao meio ambiente. E que iniciativas alternativas que busquem uma melhor qualidade do alimento existem. É importante desenvolver meios de evitar danos à natureza e benefícios à saúde humana.
O modelo ideal de agricultura seria a existência de um equilíbrio entre a boa produção e a qualidade do produto. Onde não haja a necessidade de causar males à natureza através de produtos químicos, que mais prejudicam do que ajuda.
OI SILVIO TENDLER!
BOA NOITE!
PARABÉNS PELO EXCELENTE DOCUMENTÁRIO, ASSISTI OS DOIS, ESSES DOCUMENTÁRIOS DEVERIAM SER
com certeza todos temos que se conscientizar e fazer o melhor para a qualidade de vida, e acabar com o agronegocio, dando mais espaço para o produtor de orgânicos, mas vai demorar até isso vir a se expandir, infelizmente...
sou aluno do colégio João goular RJ.
Muito bom o documentário
Vídeo que faz uma análise consistente sobre os agrotóxicos.
Excelente!
Eu queria saber qual é o lugar do Brasil que não está contaminado por agrotóxicos.
Documentário obrigatório! Já se passaram 9 anos e não vi o governo se movimentar em prol dessas pessoas e da agroecologia! Gostaria de saber como estão essas pessoas hj
Além da contaminação do solo por defensivos químicos, outro problema importante para ressaltar é o manejo inadequado do solo, por parte de cultivo intensivo, promovendo o fracionamento dos agregados do solo e consequente aumenta a quantidade de microporos e diminui a quantidade de macroporos. Os solos que passam por cultivos intensivos são mais susceptíveis a erosão por conta do fracionamento do solo deixando-o exposto a um maior impacto promovido pelas chuvas. Uma solução viável para mitigar os impactos causados pelo cultivo intensivo está na agroecologia. O decreto 6.323/2007 foi implantado pelo governo para aumentar o incentivo a agroecologia, regulamentando e certificando os alimentos orgânicos. Porém, esse incentivo ainda não é suficiente. Se houvesse um maior repasse de verba para o incentivo da agroecologia estimularia mais produtores a migrar para este sistema, o que diminuiria o impacto causado no ciclo biogeoquímico, hidrológico e consequentemente na saúde humana e ambiental.
Não dá para assitir um documentário como esse e não ter uma mudança de vida.
A agricultura, principalmente o agronegócio é um dos responsáveis pelo crescimento do PIB, mas junto a isso as doenças vêm crescendo de forma alarmante. O Brasil aumenta seus desertos verdes e o uso de agrotóxicos com potencial cancerígeno e isso vem elevando o crescimento de casos de câncer em comunidades agrícolas. Isso ainda é agravado pelo uso incorreto de EPI’s pelo agricultor que não recebe o treinamento adequado, e por populações vizinhas que diretamente afetadas pelo uso dos insumos nas plantações. A cada 90 minutos 1 pessoa é intoxicada por agrotóxico de acordo com a FIOCRUZ. Apenas 1% do veneno aplicado nas plantações o 99% fica no ar, água e solo. Pouco vem se fazendo em relação a isso e muito se deve a política. A bancada de deputados federais tem grande maioria de ruralistas e quando há um entrave entre saúde e agronegócio, o lado econômico leva vantagem sacrificando a saúde. Há soluções para esses problemas e um deles é a agroecologia, mas antes se deve mostrar a população os problemas para conscientizar e depois agir na solução. O uso de biofertilizantes, agroflorestas, Cooperativas agroecológicas, o uso de sementes crioulas são possíveis saídas para sanar os malefícios que o agronegócio traz onde só desertificam áreas que eram férteis e continuam expandindo e devastando cada vez mais.
... muito bom !!
Esse video tem 10 anos e nada mudou só piorou
ótimo video.
Se no 1 obtive conhecimento, nesse então!!O que mais nos deixa indignado é que estamos em 2021 e o problema persiste e ainda mais agrotóxicos são autorizados!!!. Sigamos, de alguma forma, mínima que seja , mudando essa história!!!
Assista, pense, procure conhecer mais sobre agrotóxicos e suas consequências. Depois disso, participe verificando quais produtores de produtos isentos de agrotóxicos existem na sua região; comprando orgânicos e participando de debates nos Fóruns Municipais e Estaduais de Combate aos Agrotóxicos. Leve suas demandas à Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa; aos Conselhos Municipais e Estadual de meio Ambiente. A solução depende da participação de cada um.
Eu amei 🤓
é o que poki que tu ta aqui
@@robertoaraujo201 uai, quer tomar um chá amigo?
@@robertoaraujo201 tava aqui refletindo
Precisamos resistir, resistir e resistir!!!
Muito triste essa situação.😢
Os agrotóxicos são considerados relevantes no desenvolvimento da agricultura do país, sendo assim o Brasil se tornou o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Com o uso desses produtos em demasia, não se considera a complexidade da avaliação do comportamento de um agrotóxico, depois da aplicação é necessário considerar influência de outros agentes, podendo sofrer transformação, química, física e biológica influenciando no seu comportamento e até mesmo formando um subproduto completamente distinto do inicial, provocando danos à saúde e ao meio ambiente diferenciados, desequilibrando os ecossistemas naturais. Estudos recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam que os agrotóxicos podem causar além dos sintomas comuns de intoxicação levam ao mal de Parkinson e câncer. Recentemente, no dia 03 de dezembro foi comemorado o dia mundial da luta contra os agrotóxicos, sendo um dia de extrema importância para os brasileiros que consomem 7,3 litros de agrotóxicos por ano segundo dados da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Esses venenos consumidos dia a dia vão se acumulando no organismo e ainda pouco sabemos da verdadeira capacidade de danos dessas substâncias.
Nós temos a solução e ela é viável! Façamos a luta, viremos essa esquina de injustiça!
a ganancia, a soberba e a avareza destrói o homem aos poucos, levando-o a sua decadência permanente.
Aqui na minha cidade tem feira . Como saber se eles usam ou não agrotóxico? Esse assunto de agrotóxico é complicado porque muitos podem não ter consciência do mal achando que é só um veneno pra não consumir a planta dele. Eu tô montando uma horta em casa. Vou ter que pesquisar como cultivar uma horta
Todos pela AgoecologiaFamiliar!!!!!!
Qual a faixa etária de recomendação?
Alguem pode me dizer qual o tipo de agricultura citada no video??????
Muito revoltante a irresponsabilidade das autoridades. Só visam o lucro. Pessoas cada vez mais jovens morrem de câncer. De que adianta tornar os alimentos mais acessíveis se nos envenenamos a cada dia? O valor dos orgânicos poderia ser mais acessível a população. Saudades de minha infância onde comia frutas, verduras, ovos, leite de cabra produzidos no meu quintal, sinto pena de minha filha que não tem acesso a essas coisas :(
os creditos chegaram mais cedo do que o esperado
ótimo documentário
#Mito
muito bom o video
11:00 Cara o problema que eu noa consegui não consigo fugir disso... Estou indo para uma terra mas ao redor so tem fazendo do Agro+Negócio/agrotóxicos.
excelente!!! Vamos botar a boca no trombone...a agroecologia é a saída....
É possível haver agroecologia dentro do atual modo de produção?
Onde é que eu tô?
consumo somente organicos, frutas não imaginava que também fossem contaminadas, fiquei muito triste e preocupada.
"A natureza põe, o homem decompõe"
Documentário necessário, infelizmente em 2020 a situação está muito pior.
Olha o vídeo é muito interessante, emocionante... expõe bem os fatos, apresenta críticas construtivas e soluções. Na prática, será que é tão fácil conduzir uma fazenda com muitos hectares?
Não. Não é fácil.
Existem vários métodos de controle que ajudam diminuir ou até msm erradicar as plantas daninhas, pragas e doenças. Essas, presentes em várias áreas agrícolas.
Pq a mídia em geral, só fala do uso dos químicos e ñ cita os outros métodos de controle (estes feitos pelas msm empresas citadas no vídeo). Por falta de conhecimento ou para polemizar o tema?
Outro fator importante, pq eles ñ expõe a parte técnica na produção do então chamado agrotóxico? Ou até msm o significado de DL (dose letal).
Ou até msm nos IPIs utilizados na aplicação.
Garanto que se expor todas (absolutamente todas) as informações ñ teria tantas críticas da população leiga.
sim verdade, eu fiz um trabalho baseado em vídeos e documentos que expõe apenas o lado ruim do agrotóxico e me arrependi pois geralmente a maioria dos conteúdos na internet não explica o lado técnico do porque é ruim, que no caso seria o manejo inadequado o agrotóxico, é igual Qboa, todos usa, funciona, só faz mal se beber ou passar na pele, jogar no ambiente de forma incorreta, obviamente, tem que saber usar.
Quem veio por conta do professor ?
🖐
Sou produtor.nao gosto de aplicar defensivo.entao eu pergunto senhores.qual a outra alternativa.????
Se você assistiu o documentário até o fim, você viu que tem como produzir de forma sustentável e levando qualidade de vida para a população e para a sua própria.
Quer ajudar? Quer se ajudar? Compre orgânicos! Lei de mercado, se tiver gente pra comprar, vai ter gente pra vender!
A nossa grande responsabilidade desses tempos tão consumistas, é a pratica do consumo consciente! E muito mais que as leis de um país essas grandes empresas estão sujeitas as leis de mercado!
Cecília Monte PERFEITO É ISSO MESMO !!! A UNICA COISA QUE OS TOCA É A PRESSÃO DAS LEIS DE MERCADO !!!!
Cecília Monte Acredito que o "Poder do Mercado" ainda é muito superior ! espero que você entenda o que quero dizer ! Existem muito mais poderes envolvidos e infelizmente vão usar suas forças contra essa iniciativa, se faz necessário para o resolver esse problema pessoas realmente inteligentes e com conhecimentos em todas as áreas principalmente na politica na sociologia na filosofia para que seja possível não só uma transformação no campo e na alimentação mais em todos os setores, eu estou absolutamente convencido que a mídia e o governo formam uma cumplicidade devasta para todos nós, desonerar a mídia e o governo é o primeiro passo, o segundo passo é tomar a iniciativa que esses produtores estão tomando o terceiro passo são as nossas crianças que serão o futuro ! não da para transformar apenas um pequeno espaço isolado do todo é preciso mexer em tudo uma mudança radical no nosso país ! estamos perdendo as nossas riquezas a rodo, pra consegui-las de volta só uma guerra, o momento é esse ! infelizmente não é o atual cenário, as pessoas saem de suas casas para fazerem protestos, elas não compreendem que deve-se lutar contra o sistema e não por intermédio do mesmo, deve-se lutar contra o Governo e a favor da população o governo atua contra a população sempre desde os primórdios ! é necessária uma mudança no ensino na forma de ensinar eu vejo na UNESP aqui em São Paulo por onde anda a cabeça dos alunos completamente alienados passam 10 anos frequentando salas de aula e o resultado são pesquisas e profissionais da maior falta de inteligência e capacidade poucos são os que realmente entendem o que deve ser feito, a maioria é completamente dominada e regida cegamente pelos interesses Governamentais isto é os interesses das grandes empresas internacionais, digo com propriedade que qualquer um que não entender ou se opor a essas palavras realmente ou é muito inocente ou perdido. O BRASIL é o país mais rico do mundo e tem que ser para nós Brasileiros, o governo é justamente o problema do Brasil deve ser completamente destruído ! todos os tratados e acordos internacionais que submetam nosso país a condição inferior devem ser quebrados, pois são assinados pelo governo justamente para esse fim, o preço de nossas valiosas riquezas para exportação deve ser no mesmo nível dos países desenvolvidos sendo a prioridade para nosso próprio consumo, a produção tecnológica deve ser alavancada porem usada a fins de evolução sem danos a nós mesmo, a escola deve deixar de ser unicamente uma fabrica de mão de obra para o mercado e sim formar cidadãos, pessoas fortes capazes de lidar com a vida, em relação a mídia não vejo com bons olhos deve ser completamente destruída e reconstruída da forma correta, devemos todos nós Brasileiros nos unirmos como uma família que somos jamais contra nós mesmos mais sim nos defendendo constantemente dos poderes governamentais de fora, fortalecer o estado Brasileiro não sei como anda o exército porem acredito eu que esta completamente dominado e a favor dos interesses exteriores se assim for deve ser reconstruído para defender a nós mesmo ! Essas atuações resolveriam o Brasil para um lugar muito melhor ! e o objeto de desenvolvimento não deve ser o capital mais sim o Conhecimento e a evolução de todos os saberes, que vai nos dar grandes gênios, Dinheiro Dinheiro Dinheiro Casas Terrenos Capital Consumo Desenfreado deve ser trocado por conhecimento aperfeiçoamento do que já existe a serviço da convivência !
+Frank Alan PARABÉNS FRANK, PRECISAMOS NOS UNIR ; SOMOS OU NÃO BRASILEIROS. FALOU BEM, É ASSIM QUE DEVEREMOS AGIR, SE ESSA VACA NÃO FOR PRO BREJO, O BRASIL IRÁ...VENTURA!!!.
o problema é que mair parte da população tem renda baixa
e o alimento orgânico é caro para essa população..
Belas palavras! Sanidade. Mantemos um 'sistema' que transforma a população, lenta e gradativamente, em dementes, inicialmente.
Eu vim saber que a folha do alface é adocicada um dia desses! Nunca havia comido um alface orgânico, e por isso não gostava do sabor da industrializada (achava muito amargo) ... Hoje se eu puder só compro alimentos naturais, embora ainda seja muito difícil a venda.
um salve pra turma da professora Isaura
A praga que deveria ser combatida è a maldade e a ganância do ser humano que em nome de lucrar a qualquer custo não respeita nem a si mesmo, ao seu semelhante e à natureza.
Também queria saber porque eles não baniram as sementes transgênicas do Brasil como a França fez e porque não proíbem a fabricação e a utilização de agrotóxicos no país.
Porque tudo que importa pra eles é o dinheiro.