Um profissional, aqui no Brasil, que funciona até melhor que o agente literário (de acordo com minha experiência) é o parecerista. Eles cobram para ler e orientar onde o original pode ser melhorado. A partir de então, pode haver ou não uma recomendação para a editora. Esse é um trabalho que eu acho bacana. :)
Muito esclarecedor. Sempre quis saber como funcionava essa questão de agente literário. Somos tão influenciados pela cultura norte americana que cheguei a pensar que no Brasil também existia algo semelhante.
Gostaria de ouvir o depoimento de algum autor iniciante que tivesse enviado sua obra para uma editora e que esta tivesse aceitado, ao menos, examinar o trabalho. Seria uma experiência a ser compartilhada, pois os relatos que ouço são de respostas negativas.
Concetta, mandei um original para para Editora Companhia das Letras, eles passaram nove meses com meu original, um belo dia ao abrir o meu email recebi um enorme texto dizendo que o livro tinha potencial, mas que infelizmente não se encaixava na linha editorial. Com esse feedback acabei autopublicando. Vidas que se encontram, livro drama.
@@immersiveambience. , estou sim tendo uma experiencia fantástica, indico sim. As plataformas digitais é a melhor vitrine hoje para divulgação, tendo em vista, que são poucas as editoras que apostam em autores iniciantes, mas isso não é impossível @Murdochella.
Excelente. Obrigado pelos esclarecimentos. Coloquei na amazon à 2 anos com pífios resultados. Mas também não tenho $$$ para investir na mídia digital. Meus planos: editar o livro e vendê-lo em feiras, eventos, festas, na rua, no metrô... e pelo site (meu). Tenho 4 livros escritos (romance). Eu, Paulinha! é o primeiro e é o que está na amazon. É a história da vida de uma mulher. Os demais são: O Príncipe; As Princesas; e Amor, Eterno Amor. Os 4 livros dão quase 1000 páginas. Por editora ou agente é praticamente impossível.
Vc é ótima. Gostei muito desse espaço e valorizei muito as informações. Obrigado. Eu gostaria de sugerir ( talvez vc já tenha pq cheguei agora) que vc falasse sobre a correção geral e crítica para quem escreve e não se sente seguro no confronto.
Boa tarde eu sou felisberta goncalves Sanches cidadão cabo verdiana nacionalidade portugaise vivo em Paris.. Tive à ver vossa pagina como escrever um livro chamou mi atenção porque sempre sonhei escrever um livro sobre à historia da minha vida..
bom dia. Tenho escritos e prontos 40 unidades, e mais 10 montado, faltando o acabamento final e além disso, mais ainda 28 sinopses de livros que ainda escreverei, apenas o tempo me é escasso. Se aqui no Brasil encontramos dificuldades, seria caso de buscar o agente no mercado internacional? certo é que há muitas outras formas, mas... Então, tenho livros animais, insetos e moveis como figuras humanas e o conjunto homem e animal numa sintonia em prol de algo, também romance, policial, mistérios e contos de imaginários em diversos. Abordo também livros em temas atuais que visa os fatores preponderantes da sociedade.
Ótimo vídeo! Na minha opinião ser um agente literário aqui no Brasil é um tiro no escuro haha. Porque há poucos leitores no país e o retorno para eles seria baixíssimo tão quanto para alguns escritores que estão começando. Então acho que seria um pouco desnecessário procurar um agente literário. Que compensaria nós mesmos irmos até um editora e apresentar nossos originais.
Olá! Você poderia me indicar uma Editora que publique temas relacionados a comportamento humano, psicologia? Escrevi um livro, enviei para a CBL e BN. Enviei também para 3 leitoras beta: duas psicólogas e uma enfermeira. É algo que faz parte da vida de todos os seres humanos e interessa a todas as pessoas. É algo que descobri e é inédito no mundo. Preciso de ajuda para publica - lo.
Estou em busca de agente literário para entrar no mercado norte americano. Publiquei o romance FOGO E CHUVA pela Multifoco e tem vendido bem aqui no Brasil e quero colocá-lo no mercado norte americano. Pode me ajudar com isso?
Para os livros impresos, geralmente se envia para as editoras o original em formáto físico ou eletrónico? e qual seguraça que o escritor tem para que seu material não venha a ser cronado ou copiado?
Sou autora-roteirista de teledramaturgia, agora querendo publicar um livro físico. Todas as editoras que tenho procurado para a publicação do meu livro avisam de antemão, no site, que não estão aceitando mais originais, e como não tenho conhecimento na área ainda não submeti meu original a nenhum editor. Como fazer para encontrar, no Brasil, um profissional que aceite que eu pague uma quantia (por ele determinada) para que meu original seja ao menos avaliado pelas editoras? Muito obrigada. Gloria Barreto
oi Natália, vc está confundindo dois serviços. As editoras estão em crise por conta do chapéu dado pelas livrarias Saraiva e Cultura, mas algumas ainda aceitam analisar materiais. É questão de procurar, dando chance inclusive às pequenas. Editoras de verdade não cobram para analisar obras, mas tampouco explicam, elas aceitam ou não publicar. Já uma leitura comentada se chama leitura crítica e é praticada por alguns profissionais do mercado, eu inclusive. Veja aqui, por favor: www.escrevaseulivro.com.br/leitura-critica-para-que-serve/
Olá Laura: Gostaria de lhe perguntar as suas sugestões de editoras que publicam livros infanto-juvenis (mas mais para o público no fim da adolescência) e com um viés ecológico. Ficaria muito grata pela vossa ajuda.
olá A. DeMelo, é questão de pesquisar. Vá a uma livraria e xerete bastante, as editoras variam muito o tipo de obra, de abordagem, de autor, de tudo. Vc tem que sentir qual está na frequência de sua obra, não dá para dizer a priori.
TUDO É DIFÍCIL,MESMO MEU LIVRO ESTANDO PRONTO,AS GRANDES EDITORAS NÃO PAGAM OU ENTÃO JÁ FECHARAM EM ALGUNS LOCAIS DE SÃO PAULO. MESMO INTRIGANTES JÁ ESTANDO PRONTO VEJO DIFICULDADES PARA AS EDITORAS PROCURAR OU CONHECER O AUTOR É O CONTRÁRIO NÃO É,NÓS QUE TEMOS QUE IR ATRÁS, O COMPRADOR ,AS VEZES NEM SE INTERESSA EM CONHECER SUA OBRA,O BRASIL É UM PAÍS DE DEBOCHE E CRIMINALIZA O AUTOR JULGA ANTES DE VER A CAPA.
Oi tudo bem? Conversei com diversas editoras e todas me informaram que não conversam com autores, e penas conversam com esses agentes literários. Estou pensando em publicar no clube de autores, o que você acha?
Procure editoras menores, independentes. As que só aceitam obras via agente são as grandes e muito comerciais, sem abertura para autores nacionais desconhecidos. O clube de autores é meio problemático, eu acho, porque a obra fica presa lá na plataforma, você não tem exemplares para divulgar, fazer um evento, mostrar para amigos, nada. Só se você comprar o seu próprio livro, o que acaba sendo o mesmo que fazer de forma independente. Se vc vai gastar, sugiro que analise todas as opções com cuidado.
Olá Laura, muito esclarecedor o seu vídeo. Agradeço as informações, fiquei até com vontade de traduzir meu livro para o mercado americano, eh eh. Uma pergunta? Não temos agentes literários aqui no Brasil por meio de pagamentos percentuais, mas podemos ter através de acordos pagos antecipadamente elo autor correto? Dessa forma, se o autor dispõe de recursos financeiros, poderia contratar um agente literário mediante um valor acordado, correto?
olá Irapuan, há algumas pessoas que prestam serviços variados, confira com cuidado a reputação de cada um. Tenho colegas que resolveram se tornar agentes porque conhecem muito o mercado, mas depois desistiram por conta do retorno baixo. Tem gente que pode ajudar vc a procurar uma editora, mas não é garantia de nada. Um agente não significa que vc será publicado. Se vc for de olhos abertos então claro que pode contratar ajuda.
Lá vamos nós de novo: agente literário precisa comer, pagar luz, etc. Se um escritor não tiver um mínimo contato com ele , o agente vai terminar catando latinha. Adoro seu trabalho (você nem lembra de mim), mas se você não apresentar uma pista para entrar em contato com, por exemplo, a agente Mariana Teixeira, nem o escritor iniciante terá contato com ela, nem ela terá clientes. Os agentes que não estão na lista das duas grandes agentes brasileiras não podem adotar o modus operandi dessas grandes. É necessário criar um elo - ainda que suave e não invasivo - entre os iniciantes: agentes e escritores, ou vamos passar todo o séc XXI considerando best seller uma venda de 3 mil livros (num período de uns 4 anos). Infelizmente esse universo de agentes e editores mais parecem celtas que pensam que são mercedes. Fiscalizo empresários do setor produtivo e só quem investe para a próxima geração é digno do nome de empresário os outros são meros merdeiros ou desavisados.
A Mariana Teixeira não disponibiliza os contatos dela. A Alessandra Pires pediu para eu tirar o email dela do meu site. Creio que isso indique a verdade do que digo, agentes não querem representar escritores desconhecidos porque isso dá muito trabalho e quase nenhum retorno.
Eu acho que o mais problemático é esse complexo de "serei um autor famoso". Gente, apenas escrevam. Em primeiro lugar tem que vir o desejo de se expressar, criar algo que não existia, exorcizar demônios, qualquer que seja sua motivação para produzir. Escrever para o sucesso é fracassar
ah esse problema existe em muitos países, a Noruega por exemplo tampouco sustenta agentes via mercado, lá só com apoio do ministério da cultura local. O país é de leitores mas a população é pequena, acaba não sustentando uma pujança editorial. Isso vale para montes de países, não se sinta especialmente atingido ;-)
Um profissional, aqui no Brasil, que funciona até melhor que o agente literário (de acordo com minha experiência) é o parecerista. Eles cobram para ler e orientar onde o original pode ser melhorado. A partir de então, pode haver ou não uma recomendação para a editora. Esse é um trabalho que eu acho bacana. :)
Opa blz? Sobre esse profissional que você citou, conhece algum?
Pode indicar alguns pareceristas?
Eu gostaria de uma indicação.
Eita tercero mundão!!!
Muito esclarecedor Laura, obrigada por compartilhar com a gente o seu conhecimento!
Já dando o like antes de ver o vídeo. Sei que vem conteúdo bom aí
Vc tem muita propriedade! Gosto dos seus videos! Parabéns!!!
Muito esclarecedor. Sempre quis saber como funcionava essa questão de agente literário. Somos tão influenciados pela cultura norte americana que cheguei a pensar que no Brasil também existia algo semelhante.
Não rola muito por aqui.
Tenho que ir para os EUA ou Japão minhas histórias levam mais pro lado hollywoodiano e mangás tô lascado
Somos dois kkkk vamos sofrer, mas se lutarmos vamos conseguir kkkk
#fé
@@hasguardluiz3147 mandem os insta de voces . eu com um amigo tbm fazemos
Muito útil seu video parabéns, me ajudou bastante, e com certeza me incentivou a não desistir. Obrigada!!
Gostaria de ouvir o depoimento de algum autor iniciante que tivesse enviado sua obra para uma editora e que esta tivesse aceitado, ao menos, examinar o trabalho. Seria uma experiência a ser compartilhada, pois os relatos que ouço são de respostas negativas.
Ah Concetta são tantos que nem pensamos em colocar aqui. Mas vamos sim caçar depoimentos, pode deixar.
Concetta, mandei um original para para Editora Companhia das Letras, eles passaram nove meses com meu original, um belo dia ao abrir o meu email recebi um enorme texto dizendo que o livro tinha potencial, mas que infelizmente não se encaixava na linha editorial. Com esse feedback acabei autopublicando. Vidas que se encontram, livro drama.
@@immersiveambience. , estou sim tendo uma experiencia fantástica, indico sim. As plataformas digitais é a melhor vitrine hoje para divulgação, tendo em vista, que são poucas as editoras que apostam em autores iniciantes, mas isso não é impossível @Murdochella.
@@immersiveambience. , busque os dois caminhos, seja persistente e não desanime, pois todo esforço tem sua recompensa.
@@immersiveambience. , me add no Instagram @emivaldoescritor
Excelente como sempre Laura Bacelar.
Sempre amando seus vídeos, Obrigado.
Excelente. Obrigado pelos esclarecimentos. Coloquei na amazon à 2 anos com pífios resultados. Mas também não tenho $$$ para investir na mídia digital. Meus planos: editar o livro e vendê-lo em feiras, eventos, festas, na rua, no metrô... e pelo site (meu). Tenho 4 livros escritos (romance). Eu, Paulinha! é o primeiro e é o que está na amazon. É a história da vida de uma mulher. Os demais são: O Príncipe; As Princesas; e Amor, Eterno Amor. Os 4 livros dão quase 1000 páginas. Por editora ou agente é praticamente impossível.
Muito obrigada!!!!
Obrigado pelos esclarecimentos, Laura :)
Rummenigge Silva Boa sorte!
Adorei! Obrigada pelos esclarecimentos...❤
Boa sorte!
Tenho vários textos espaços que já venho escrevendo alguns anos, não imagina que seria tão difícil conseguir alguém para analise.
Vc é ótima. Gostei muito desse espaço e valorizei muito as informações. Obrigado. Eu gostaria de sugerir ( talvez vc já tenha pq cheguei agora) que vc falasse sobre a correção geral e crítica para quem escreve e não se sente seguro no confronto.
ok, Bezerra, falarei disso, obrigada.
Boa tarde eu sou felisberta goncalves Sanches cidadão cabo verdiana nacionalidade portugaise vivo em Paris..
Tive à ver vossa pagina como escrever um livro chamou mi atenção porque sempre sonhei escrever um livro sobre à historia da minha vida..
Esclarecedor seu vídeo. Estou finalizando um livro. Inclusive já estou digitando enquanto assisto o vídeo. Muito obrigado.
boa sorte, Gera. Saia em busca de editoras vc mesmo...
Escrevo por prazer. Nos últimos 4 anos, quantos escritores ficaram ricos e quantas pessoas ganharam na loteria? Na loteria foram vários.
bom dia. Tenho escritos e prontos 40 unidades, e mais 10 montado, faltando o acabamento final e além disso, mais ainda 28 sinopses de livros que ainda escreverei, apenas o tempo me é escasso. Se aqui no Brasil encontramos dificuldades, seria caso de buscar o agente no mercado internacional? certo é que há muitas outras formas, mas... Então, tenho livros animais, insetos e moveis como figuras humanas e o conjunto homem e animal numa sintonia em prol de algo, também romance, policial, mistérios e contos de imaginários em diversos. Abordo também livros em temas atuais que visa os fatores preponderantes da sociedade.
Comece sua carreira pelo Brasil. Fora daqui o mercado é infinitamente mais concorrido e especialmente difícil para estrangeiros.
Se voce quer publicar um livro voce tem que ir pra outro pais(estados unidos de preferencia) pq aqui no brasil nao da
É por isso que estou traduzindo minha saga de livros para o inglês, irei investir em agentes norte americanos.
Como está sendo esse processo?
@@anaclarafreitas8974 não tá indo muito bem. Estou focando em terminar a saga toda pra depois traduzir.
No caso aí os escritores novatos, esqueçam o agente literário?
Ótimo vídeo! Na minha opinião ser um agente literário aqui no Brasil é um tiro no escuro haha. Porque há poucos leitores no país e o retorno para eles seria baixíssimo tão quanto para alguns escritores que estão começando. Então acho que seria um pouco desnecessário procurar um agente literário. Que compensaria nós mesmos irmos até um editora e apresentar nossos originais.
Oi Lucas é isso mesmo. Até há escritores que ganham dinheiro no Brasil mas o mercado aqui sem dúvida é menor que nos EUA. Temos que nos virar mais.
Triste país de iletrados.
O problema é que quando vc entra em contato com as editoras eles falam que só recebem por indicação de agente literário kkk
Olá!
Você poderia me indicar uma Editora que publique temas relacionados a comportamento humano, psicologia?
Escrevi um livro, enviei para a CBL e BN. Enviei também para 3 leitoras beta: duas psicólogas e uma enfermeira.
É algo que faz parte da vida de todos os seres humanos e interessa a todas as pessoas.
É algo que descobri e é inédito no mundo. Preciso de ajuda para publica - lo.
Veja o www.editorasdelivros.com.br
Boas dicas.
Estou em busca de agente literário para entrar no mercado norte americano. Publiquei o romance FOGO E CHUVA pela Multifoco e tem vendido bem aqui no Brasil e quero colocá-lo no mercado norte americano. Pode me ajudar com isso?
Prescila, vc precisa procurar um agente norte-americano. Eles são muitos... www.pw.org/literary_agents
Obrigada Laura. Estou buscando.
Para os livros impresos, geralmente se envia para as editoras o original em formáto físico ou eletrónico? e qual seguraça que o escritor tem para que seu material não venha a ser cronado ou copiado?
vc envia como a editora pedir. Veja aqui a postagem que fiz sobre registro www.escrevaseulivro.com.br/registro-na-biblioteca-nacional/
Excelente video. Triste cenario ai no Brasil.
O mercado aqui é bem limitado
Então ,disseram pra mim que minhas obras é meio estilo americano e disseram que no Brasil é difícil tenho que brasileirar
O defunto que quando passa tropeça já ressuscitou????
Tenho excelente resposta no wattpad, e gostaria de publicar meus originais mas nao tenho nem uma noção de como srsr
se há muitos milhares de leitores, envie seu original para editoras e mencione esse detalhe na sua carta de apresentação
Sou autora-roteirista de teledramaturgia, agora querendo publicar um livro físico. Todas as editoras que tenho procurado para a publicação do meu livro avisam de antemão, no site, que não estão aceitando mais originais, e como não tenho conhecimento na área ainda não submeti meu original a nenhum editor. Como fazer para encontrar, no Brasil, um profissional que aceite que eu pague uma quantia (por ele determinada) para que meu original seja ao menos avaliado pelas editoras? Muito obrigada. Gloria Barreto
oi Natália, vc está confundindo dois serviços. As editoras estão em crise por conta do chapéu dado pelas livrarias Saraiva e Cultura, mas algumas ainda aceitam analisar materiais. É questão de procurar, dando chance inclusive às pequenas. Editoras de verdade não cobram para analisar obras, mas tampouco explicam, elas aceitam ou não publicar.
Já uma leitura comentada se chama leitura crítica e é praticada por alguns profissionais do mercado, eu inclusive. Veja aqui, por favor: www.escrevaseulivro.com.br/leitura-critica-para-que-serve/
Algumas editoras como por exemplo a Intrínseca só aceitam livros enviados por agentes.
O significado disso é que não se interessam por autores desconhecidos, em início de carreira. Só apostam nos que já vendem muito.
Olá Laura: Gostaria de lhe perguntar as suas sugestões de editoras que publicam livros infanto-juvenis (mas mais para o público no fim da adolescência) e com um viés ecológico. Ficaria muito grata pela vossa ajuda.
olá A. DeMelo,
é questão de pesquisar. Vá a uma livraria e xerete bastante, as editoras variam muito o tipo de obra, de abordagem, de autor, de tudo. Vc tem que sentir qual está na frequência de sua obra, não dá para dizer a priori.
Por que um autor renomado precisaria de um agente literário??
Da mesma forma que os artistas famosos precisam e tem empresários! também pode ser por status, resolver as burocracias entre outras necessidades.
TUDO É DIFÍCIL,MESMO MEU LIVRO ESTANDO PRONTO,AS GRANDES EDITORAS NÃO PAGAM OU ENTÃO JÁ FECHARAM EM ALGUNS LOCAIS DE SÃO PAULO. MESMO INTRIGANTES JÁ ESTANDO PRONTO VEJO DIFICULDADES PARA AS EDITORAS PROCURAR OU CONHECER O AUTOR É O CONTRÁRIO NÃO É,NÓS QUE TEMOS QUE IR ATRÁS, O COMPRADOR ,AS VEZES NEM SE INTERESSA EM CONHECER SUA OBRA,O BRASIL É UM PAÍS DE DEBOCHE E CRIMINALIZA O AUTOR JULGA ANTES DE VER A CAPA.
Eu vou publicar nos estados unidos quando eu tiver morarndo la mesmo
Oi tudo bem? Conversei com diversas editoras e todas me informaram que não conversam com autores, e penas conversam com esses agentes literários. Estou pensando em publicar no clube de autores, o que você acha?
Procure editoras menores, independentes. As que só aceitam obras via agente são as grandes e muito comerciais, sem abertura para autores nacionais desconhecidos.
O clube de autores é meio problemático, eu acho, porque a obra fica presa lá na plataforma, você não tem exemplares para divulgar, fazer um evento, mostrar para amigos, nada. Só se você comprar o seu próprio livro, o que acaba sendo o mesmo que fazer de forma independente.
Se vc vai gastar, sugiro que analise todas as opções com cuidado.
Olá Laura, muito esclarecedor o seu vídeo. Agradeço as informações, fiquei até com vontade de traduzir meu livro para o mercado americano, eh eh. Uma pergunta? Não temos agentes literários aqui no Brasil por meio de pagamentos percentuais, mas podemos ter através de acordos pagos antecipadamente elo autor correto? Dessa forma, se o autor dispõe de recursos financeiros, poderia contratar um agente literário mediante um valor acordado, correto?
olá Irapuan, há algumas pessoas que prestam serviços variados, confira com cuidado a reputação de cada um. Tenho colegas que resolveram se tornar agentes porque conhecem muito o mercado, mas depois desistiram por conta do retorno baixo.
Tem gente que pode ajudar vc a procurar uma editora, mas não é garantia de nada. Um agente não significa que vc será publicado. Se vc for de olhos abertos então claro que pode contratar ajuda.
resumindo: Melhor agente literario para um autor desconhecido eh ele proprio =)
iampedro perfeito resumo!
Brasil: o incrível país que tem mais escritores que leitores 🤔 todo mundo escreve nesta terra, inclusive eu 😁
Sem palavras...
Clube do choro, chore comigo!
Olá! :D
Bem que eu gostaria de receber 300 mil reais como adiantamento.
Ótimo vídeo!
seria bom, não? eu adoraria ter esse poder de fogo, poder oferecer algo assim para um autor de que eu gostasse...
Mais fácil um pinguim comprar gelo na Antártida do que um brasileiro comprar livros, portanto adeus adiantamento.
Faça uma tradução para o Inglês e tente a sorte.
Presíso de um produtor como encontrar
Excelente explicação, Laura. Tirou todas minhas dúvidas. Divulguei o link de seu video aqui: plus.google.com/collection/oW02KE
Jackson Rubem muito obrigada! Sucesso para sua carreira!
Lá vamos nós de novo: agente literário precisa comer, pagar luz, etc. Se um escritor não tiver um mínimo contato com ele , o agente vai terminar catando latinha. Adoro seu trabalho (você nem lembra de mim), mas se você não apresentar uma pista para entrar em contato com, por exemplo, a agente Mariana Teixeira, nem o escritor iniciante terá contato com ela, nem ela terá clientes. Os agentes que não estão na lista das duas grandes agentes brasileiras não podem adotar o modus operandi dessas grandes. É necessário criar um elo - ainda que suave e não invasivo - entre os iniciantes: agentes e escritores, ou vamos passar todo o séc XXI considerando best seller uma venda de 3 mil livros (num período de uns 4 anos). Infelizmente esse universo de agentes e editores mais parecem celtas que pensam que são mercedes. Fiscalizo empresários do setor produtivo e só quem investe para a próxima geração é digno do nome de empresário os outros são meros merdeiros ou desavisados.
A Mariana Teixeira não disponibiliza os contatos dela. A Alessandra Pires pediu para eu tirar o email dela do meu site. Creio que isso indique a verdade do que digo, agentes não querem representar escritores desconhecidos porque isso dá muito trabalho e quase nenhum retorno.
Procuro um agente literário para mandar uma ideia para netifix
Eu acho que o mais problemático é esse complexo de "serei um autor famoso". Gente, apenas escrevam. Em primeiro lugar tem que vir o desejo de se expressar, criar algo que não existia, exorcizar demônios, qualquer que seja sua motivação para produzir. Escrever para o sucesso é fracassar
Ou seja... Não compensa ser brasileiro... Por que Pedro A. C. não passou reto!!!!
ah esse problema existe em muitos países, a Noruega por exemplo tampouco sustenta agentes via mercado, lá só com apoio do ministério da cultura local. O país é de leitores mas a população é pequena, acaba não sustentando uma pujança editorial. Isso vale para montes de países, não se sinta especialmente atingido ;-)
Ou seja: O escritor já nasce morto no Brasil !
oi?