Olá meu colega, diria colega duas vezes, colega por ser Psicólogo e colega por seguirmos a ampla abordagem humanista. Dentre a abordagem humanista fiz opção por seguir a “Logoterapia e Análise Existencial”. Gostei muito da maneira como você apresentou o assunto da Psicologia humanista. Exatamente a abordagem humanista se caracteriza precisamente pelo antropologia, isto é qual a visão de ser humano que nós psicólogos temos. Por exemplo a visão da Logoterapia é que o ser humano é único e irrepetível, o ser humano é livre e responsável, o ser humano não está preso só passado, mas sim, ao presente, como seja: “o importante não é o que fizeram comigo no passado, mas sim, o que faço hoje com o que fizeram comigo no passado”. O ser humano é alguém que pode sempre decidir que caminho deve seguir aqui é agora...
@@leosilva2744 Bom dia! Parabéns pelo vídeo. Excelente esclarecimento. Sou estudante do 5º semestre de Psicologia. Vou apresentar um trabalho sobre a Esquizofrenia na Psicologia Humanista. Vc pode me ajudar? Sugerindo textos, vídeos...
Não desconsiderando os demais, mas os psicólogos humanistas são os melhores! 💖👏 Sou estudante de psicologia estou no 7° período e desde do 4° me apaixonei pela psicoterapia humanista. Grata por esse vídeo!
ontem, pela primeira vez, comecei terapia. e a psicóloga, após "minha introdução" aos motivos de ali estar, me disse seguir a linha humanista. por isso caí no seu vídeo, para entender um pouquinho do processo. e, digo: mesmo sendo apenas a primeira vez, saí bem melhor do que entrei.
Coisa mais linda essa sua explicação sobre essa abordagem💛 estou no 7 período da faculdade, e hoje com seu vídeo, meu último grão de dúvida foi embora... o humanismo me escolheu e eu vou abraçar! Engraçado que muito antes de eu iniciar na faculdade, eu sempre tive esse otimismo em relação ao ser humano, na capacidade que temos de evoluir! Grande abraço 🤩
Eu me encantei pela Psicologia Humanista no meu estágio, e foi um boom em mim. Foi encontrar meu lugar. E vendo esse vídeo prestes a entrar pra turma de psicólogos formados e atuantes, senti de novo esse pertencer.
Estou finalizando a faculdade de Psicologia, e após transitar entre as abordagens me encontrei com a ACP, pois gosto desse olhar mais humano à pessoa. Pretendo aprender mais sobre ela e ser um bom terapeuta. Vídeo bem explicativo. Obrigado!
Muito interessante sua explanação, e vi muitas similaridade com a Terapia Familiar Sistêmica., PNL e outras abordagens e escolas que você já mencionou, como paciente/cliente e estudante da fenomenologia entendo que é uma somatória, e que não há rigidez de uma única escola e sim um apanhado de muitas.
Que lindo!! Essa última fala de gratidão, esse gesto de humildade e ao mesmo tempo de sabedoria, que emociona! Adorei o vídeo, estou no 8º semestre de psicologia e a terapia humanista sempre me fez identificar como sendo dela, não sou eu quem a escolheu, foi ela que escolheu a mim! Gratidão pelo belo e esclarecedor vídeo. /\
Essa linha de abordagem parece ser muito mais coerente. Respeito ao ser humano e a individualidade. TCC parece treinamento/adestramento para cachorros.
Maravilhosa explicação sobre a abordagem Humanista. Assim fica muito fácil de entender e amar essa abordagem. A sua forma de expor o conteúdo não deixa dúvidas a respeito de sua escolha. Tinha mesmo que ser Humanista!!! rs
Estou terminando minha formação em psicologia e quando comecei a pesquisar sobre à abordagem humanista.., me indentifiquei! Suas explicações irão me ajudar grandemente. Muito obrigada!
Eu faço psicoterapia, a abordagem da minha psicóloga é a TCC, porém, quero mudar para uma abordagem analítica comportamental ou até mesmo uma abordagem humanista numa linha mais voltada para o ser. Bom seria se todos pudessem ter ao menos 3/6 meses de psicoterapia gratuita, acho que teríamos uma população menos doentia mentalmente. Amei a explanação que tu fez sobre abordagem humanista, foi muito esclarecedor. Obrigada Dr. Léo!
Muito bom o vídeo Léo! A tua fala é clara sobre os fundamentos da abordagem humanista e dá uma boa ideia de como funciona a prática no consultório. Parabéns!
Me formo em dezembro e irei seguir a linha Humanista. Para mim, essa perspectiva de ser humano autônomo e dono da própria história é algo muito sóbrio. Não foi difícil para mim escolher uma linha, já que mesmo antes da faculdade já gostava da filosofia humanista. Ótimo vídeo, obrigado por trazer esse conteúdo.
Muito interessante seu vídeo, assisti ele a primeira vez enquanto estava no P4 do curso de Psicologia, lembro que ainda não tínhamos visto sobre as abordagens e foi pedido em uma atividade que utilizassemos alguma para um estudo de caso, eu vaguei pelos vídeos aqui no TH-cam e achei o seu, me identifiquei com a visão de ser humano apresentada em apenas 11 minutos de vídeo hahaha, mas até então não dei tanta importância, até que hoje estou no p6, fiquei apaixonada pela teoria humanista após a matéria de fenomenologia no P5 e desde então pesquiso muito sobre, hoje vim pesquisar como se dava a atuação dos psicólogos na clínica infantil a partir da abordagem humanista e me deparei com seu vídeo novamente, vi que já tinha assistido e aí lembrei da minha atividade no p4, incrível como hoje já tenho outra mentalidade e arcabouço teórico em relação a essa abordagem, mas o que me chamou atenção foi que mesmo naquela época, de todos os vídeos sobre abordagens, a humanista foi a que mais me identifiquei, após essa lembrança e após reasistir seu vídeo, agora tenho certeza que é isso, é essa abordagem e é essa visão que quero ter do ser humano. Fiquei muito feliz após ir atrás do meu estudo de caso e ver que utilizei a abordagem humanista, quem imaginaria que seria justamente essa que ganharia meu coração um período depois hahah.
Olá Íris! Estou retornando ao YT agora e não poderia deixar de te agradecer. Sua msg foi muito linda e eu fiquei muito grato pelas palavras, especialmente em saber que o vídeo continuou sendo significativo com o passar do tempo. Fico à disposição pro que precisar. Forte abraço!
Maravilhosa explicação, muito obrigado por ter postado este video, extremamente grato! Sou estudante de psicologia , estou no decimo semestre e a minha abordagem clinica também é Humanista! Grato!!!
Gostei muito do seu vídeo, me identifico com esse conteúdo e postura. Como é incrível a maneira que somos "escolhidos" pela abordagem! Parabéns e obrigada!
Eu desde que estava fazendo a faculdade já vinha questionando o que me admirava mais, li desde Frued, Lacan, Carl Rogers, mas o divisor d'águas foi Fritz Pers, todos maravilhosos pois comecei a compreensão da psicologia, mas O existencialismo e femenologia me trocaram espiritualmente, pois percebe o ser humano com todas suas subjetividade levando em conta, corpo, mente e espírito, sendo assim podemos ampliar nossa compreensão também, a boa pragnancia, ou seja, somos assim figura, ora existência, ora fundo, e tudo isso nos ajuda a sermos únicos em nossa existência, enfim me apaixonei pela humanista existencialista porque ela abre espaço para continuar crescendo e se modificado como o ser humano em suas subjetividade.
Maravilhoso ..... me apaixonei , ou melhor acho q sempre fui ... minha psi é humanista e hoje faço facu de psi, essa é a abordagem q irei adotar pra vida . Obg!!!
Oi! Leonardo mto interessante, vendo seus vídeos e agora ouvindo a suas explicações de como é atuação do psicólogo humanista. Faz mto sentido no meu caso. Uma abordagem serena, acolhedora. Tem mto mais haver comigo e com a minha essência. Mto obrigada. Abraço.
Leonardo, pena que vc mora tão longe se não eu seria sua paciente com certeza, faço terapia com um terapeuta TCC, aqui na minha região não tem psicólogo humanistas.
Olá Leonardo, estou no primeiro semestre de psicologia. Amando o curso é muito interessada. Tenho estudado em grupo a psicanálise e outras abordagens da psicologia; Gostei muito do que tenho pesquisado sobre psicologia humanista e também deste vídeo. Gratidão
Obrigado por fazer essas colocações pertinentes a prática humanista...tinha muitas dúvidas. Estou na 5 fase ...gostaria de entrar para essa abordagem! Gratidão!
amei o vídeo! acabei de concluir minha graduação e sempre senti um apego maior pelo humanismo, porém, gosto muito da psicologia Social e gostaria de saber como conciliar os dois.
Olá Tarcy! Eu acredito que a psicologia social e a humanista tem raízes parecidas, várias conexões e um paradigma que respeita/resgata o sujeito. Como a humanista tem um foco maior no indivíduo, nos fornece um formato interessante de entendimento, embora seja deficiente na compreenssão da subjetivação, por exemplo. É nesse sentido que eu acredito na complementação, já que a social possibilita um conhecimento relativo ao coletivo, que ajuda a relativizar e redimensionar o que influencia o indivídio (e o torna sujeito). Pessoalmente, cada vez mais a social veio fazendo parte do meu entendimento de mundo e de sujeito, o que foi/é fundamental para minha atuação profissional. É um casamento importante pra mim! Abraço.
Anariel, obrigado pelo comentário. Estou fora de produção nesse momento, não sei quando voltarei e se os conteúdos serão com o tema do humanismo... Veremos na volta! Abraço
Gostei muito de te ouvir pq falou muito parecido com meu pensamento e minha abordagem terapêutica, porém não falou o seu nome. Estou interessada sim em te ouvir mais. on-line. Também sou psicóloga e atuo bem parecido com vc. obrigada. Adorei!
olá leo, estou quase me formando em psicologia, estou no ultimo semestre, tenho muita vontade de me especializar na teoria humanista... mas me sinto um pouco perdido com relação ao que estudar. Poderia me dar uma instrução de como posso começar?
Estou em duvida entre a TCC e Humanismo, tenho uma insegurança relacionada ao humanismo por conta de material e forma de como trabalhar. Isso relacionado a crianças fica mais difícil ainda. Já na TCC vejo uma um ambiente com mais material de apoio e suporte pra quem esta começando. Qual a dica você me daria para escolher a minha abordagem ?
Olá Rafael, obrigado pela pergunta. Creio que parte da sua resposta já está na pergunta... A TCC talvez te passe mais segurança justamente pela estrutura, embora com as crianças tanto a ACP quanto a Gestalt possuem princípios bem definidos. Como a TCC é mais comum e o material mais direto a aplicável, te sugiro tentar experimentar mais o humanismo, ouvindo terapeutas e lendo casos clínicos pra sentir mais a abordagem. Abraço
Muito bom sua explicação! Mas a tcc aborda exatamente isso: reverter os pensamentos e crenças disfuncionais! A tcc sempre foca na capacidade da pessoa, mas sempre queremos retirar as crenças disfuncionais! Para que a pessoa venha optar pelas crenças corretas; ela é um ser capaz! Seus trauma e seus medos não ditam o que ela é! Uma terapia que realmente trabalha na maneira de pensar! E sim, somos únicos. Voltamos atenção depois de um tempo para que a pessoa encontre recursos para se salvar. A pessoa sabe sim o que é melhor pra ela, de acordo com a moral e ética, costumes! Eu acho humanismo muito: faça o que quiser! Faça o que que te faz feliz. Quando na verdade, muitas coisas não fazem aquela pessoa feliz de verdade. E eu trato pessoas com minha terapia: e não um doente, ou um ansioso! Mas sim uma pessoa com um quadro ansioso.
Olá Hamilton! Não sei te dizer, devem ter artigos sobre isso. Pra mim, o mais importante pra escolha de uma teoria é o profissional se identificar a visão de ser humano que a teoria oferece. Mas entendo que, enquanto cliente, talvez fosse interessante saber sobre e efetividade terapêutica. Abraço
Olá Leonardo, obrigado pela pergunta. Não trabalho com crianças, mas um bom exemplo é o trabalho da Violet Oaklander, se quiseres dar uma olhada. Pelo que sei, os conceitos são a mesma base, mas ao invés da fala, o terapeuta utiliza o brincar, com alguns princípios adaptados para essa faixa etária. Abraço
Olá irei iniciar o meu estágio na gestalt terapia e gostaria de me aprofundar nesse conteúdo , gostei muito do modo como vc apresenta as temáticas e estou aprendendo muito, você poderia falar sobre a gestalt?! os pontos principais, como surgiu, como o terapeuta trabalha. Obrigado
Oi Agostinho, tudo bem? Eu vejo bastante gente da TCC utilizando esse termo, eu não tenho clareza total do que ele significa. Mas respondendo do que eu acredito que seja, com as técnicas da gestalt e com minha formação em Experiência Somática, que utiliza muito o corpo. Espero que tenha feito sentido. Abraço
A primeira vez que ouvi falar da Humanista fiquei apaixonada e não sei te explicar o motivo, rs. Eu gostaria de saber se você me indicaria um curso ou uma pós em Psicologia humanista no RJ.
Leonardo, sou estudante de psicologia estou no 5° semestre e ainda não sei qual abordagem devo seguir. Estou pensando na abordagem Humanista e a TCC, mas ainda não tenho certeza e isso me preocupa muito 😔
Normal Leila, vai tocando. Talvez tu possa fazer uma pergunta diferente e esperar a abordagem te achar! Entendo uma certa pressão social pela escolha, mas lembra que tu estás em formação, quanto mais tu postergar essa "escolha", mais aberta ao aprendizado tu vai estar. Abraço
Oi @Leila Lopes! Minha situação parece com a sua....rs. Eu vou começar o 6° período e ainda não consegui chegar em uma conclusão. Tenho que fazer minha inscrição para os estágios no final do 6° período e isso causa um desespero, já que não sei qual abordagem eu quero. Na minha faculdade as abordagens vistas realmente é a tcc, psicanálise e fenomenologia; para mim todas fazem sentindo, sempre fui muito "aberta" para tentar compreender todas. Você já conseguiu, atualmente, qual abordagem quer?
Oi Léo. Qual seria a diferença entre psicologia humanista e a TCC? Ao estudar um pouco sobre a TCC encontrei vários pensamentos que ja tinha lido nas obras de Carl Rogers.
Fala querido! Tem mais diferenças do que semelhanças. A relação é parecida, toda tríade e relação terapêutica do Rogers se assemelha ao empirismo colaborativo da TCC. No entanto, a TCC trabalha com um modelo biomédico, baseado em uma proposta de cura (eliminação dos sintomas). Já o humanismo, em geral, além de não ficar somente no diagnóstico, também olha para os aspectos saudáveis, acreditando e confiando nesse modelo de ser humano. Abraço
Paty, sei que existem muitas psicanálises e que isso deve variar de acordo com a formação. Geralmente o sistema psicanalítico é mais fechado, embora eu tenha colegas que aliam várias formas com a psicanálise. Cada vez mais eu me dou conta que precisamos trabalhar o alinhamento do SER do terapeuta com a sua prática. Ao meu ver, isso se torna mais importante pra relação, independente da teoria. Abraço
@@leosilva2744 Oiee Léo! Muito obrigada pela atenção e retorno a minha msg. Eu tenho Especialização em Psicanálise. Amo Freud!💖rsrs Acredito e muito em sua teoria e técnica e sempre será uma base para mim nos atendimentos aos pacientes. Estou pensando em fazer uma Pós-graduação em Psicologia Humanista, mas estou na dúvida desse alinhamento. Penso que com a Psicanálise posso ir mais além e mais profundo na questão do inconsciente e com a Humanista posso ver "superficialmente" como um todo esse sujeito... Então consigo trabalhar o interior e o exterior da pessoa. Mas eu não sei se essas duas abordagens podem se complementar na hora H ou se será uma confusão só, rsrs. Ah! Li sobre a Psicologia Positiva e não tive afinidade. Aí realmente seria totalmente diferente o manejo. Não gostei muito, rs. Mas então, o que vc acha dentro desse aspecto que te falei agora? E qual Faculdade vc me indicaria para fazer a Pós à distância, pois moro no interior de SP. Grande abraço, Paty.
Oi Andressa! Eu considero o humanismo como um parafigma, ou visão de mundo e ser humano que norteiam as minhas práticas. Se tu tens isso claro em ti, mais fácil de entender os recursos que poderá utilizar. Dentro das próprias linhas humanistas, a Gestalt-terapia propõe muitas técnicas, assim como a Logoterapia algumas. A Psicologia Positiva é uma possibilidade que continua e amplia, de certa forma o olhar humanista. Por outro lado, se tu gostares do Rogers, não fará sentido buscar ferramentas e técnicas, mas entender que o processo terapêutico é muito mais voltado ao cliente e somos apenas facilitadores. E por aí vai....
Uma dúvida: a psicologia humanista possui algum tipo de relação com as ideias de Erich Fromm, pensador que ficou conhecido pela chamada "psicanálise humanista"? Fromm aparentemente tinha uma visão bem menos ortodoxa da psicanálise e um pouco voltada também para questões sociais do ser humano. Desde já agradeço se puder me responder. Um abraço e sucesso ao canal.
Oi Roger, obrigado pela pergunta. Minha resposta é limitada porque de fato nunca li Erich Fromm. Perguntei a alguns colegas humanistas e eles dizem que há uma aproximação do olhar humanista, embora eles também tenham dito que não o consideram um humanista. Te ajudei?
Claro que sim. Acredito que a resposta dos seus colegas se deva ao fato dele ser um autor que "flerta“ com as ideias humanistas, porém, ainda encontra-se na abordagem da psicanálise. Obrigado pela resposta 😉
@@bruxodaren talvez seja parecido com outro caso, o do Jung. Ao meu ver, após ler uns 5 livros e ser analisado por uma psicóloga junguiana, te digo que ele era um humanista.
Olá meu colega, diria colega duas vezes, colega por ser Psicólogo e colega por seguirmos a ampla abordagem humanista. Dentre a abordagem humanista fiz opção por seguir a “Logoterapia e Análise Existencial”. Gostei muito da maneira como você apresentou o assunto da Psicologia humanista. Exatamente a abordagem humanista se caracteriza precisamente pelo antropologia, isto é qual a visão de ser humano que nós psicólogos temos. Por exemplo a visão da Logoterapia é que o ser humano é único e irrepetível, o ser humano é livre e responsável, o ser humano não está preso só passado, mas sim, ao presente, como seja: “o importante não é o que fizeram comigo no passado, mas sim, o que faço hoje com o que fizeram comigo no passado”. O ser humano é alguém que pode sempre decidir que caminho deve seguir aqui é agora...
Isso aí Paulo, obrigado pelo complemento! Abraço
@@leosilva2744 Bom dia!
Parabéns pelo vídeo.
Excelente esclarecimento.
Sou estudante do 5º semestre de Psicologia. Vou apresentar um trabalho sobre a Esquizofrenia na Psicologia Humanista.
Vc pode me ajudar?
Sugerindo textos, vídeos...
Uma abordagem menos conhecida que foi muito bem explicada, e você fala tão calminho! Parabéns pelo canal e obrigada!
Não desconsiderando os demais, mas os psicólogos humanistas são os melhores! 💖👏
Sou estudante de psicologia estou no 7° período e desde do 4° me apaixonei pela psicoterapia humanista. Grata por esse vídeo!
ontem, pela primeira vez, comecei terapia. e a psicóloga, após "minha introdução" aos motivos de ali estar, me disse seguir a linha humanista. por isso caí no seu vídeo, para entender um pouquinho do processo. e, digo: mesmo sendo apenas a primeira vez, saí bem melhor do que entrei.
Que bom Henry! Bom processo pra ti! Abraço
Coisa mais linda essa sua explicação sobre essa abordagem💛 estou no 7 período da faculdade, e hoje com seu vídeo, meu último grão de dúvida foi embora... o humanismo me escolheu e eu vou abraçar! Engraçado que muito antes de eu iniciar na faculdade, eu sempre tive esse otimismo em relação ao ser humano, na capacidade que temos de evoluir! Grande abraço 🤩
Que bom Thay, fico feliz com o teu relato. E obrigado pelo feedback! Abraço
Eu me encantei pela Psicologia Humanista no meu estágio, e foi um boom em mim. Foi encontrar meu lugar. E vendo esse vídeo prestes a entrar pra turma de psicólogos formados e atuantes, senti de novo esse pertencer.
Obrigado pelo relato, Tayane!
Estou finalizando a faculdade de Psicologia, e após transitar entre as abordagens me encontrei com a ACP, pois gosto desse olhar mais humano à pessoa. Pretendo aprender mais sobre ela e ser um bom terapeuta. Vídeo bem explicativo. Obrigado!
Estou encantada com a explicação. E ainda mais encantada com o Humanismo.
Muito interessante sua explanação, e vi muitas similaridade com a Terapia Familiar Sistêmica., PNL e outras abordagens e escolas que você já mencionou, como paciente/cliente e estudante da fenomenologia entendo que é uma somatória, e que não há rigidez de uma única escola e sim um apanhado de muitas.
Que lindo!! Essa última fala de gratidão, esse gesto de humildade e ao mesmo tempo de sabedoria, que emociona! Adorei o vídeo, estou no 8º semestre de psicologia e a terapia humanista sempre me fez identificar como sendo dela, não sou eu quem a escolheu, foi ela que escolheu a mim! Gratidão pelo belo e esclarecedor vídeo. /\
Obrigado Rosi! Fico feliz com a tua congruência! Abraço
Muito bom. Também sou Psicologa Humanista ACP de Carl Rogers. É uma abordagem maravilhosa. Gratidão.
Essa linha de abordagem parece ser muito mais coerente. Respeito ao ser humano e a individualidade. TCC parece treinamento/adestramento para cachorros.
Maravilhosa explicação sobre a abordagem Humanista. Assim fica muito fácil de entender e amar essa abordagem. A sua forma de expor o conteúdo não deixa dúvidas a respeito de sua escolha. Tinha mesmo que ser Humanista!!! rs
Estou terminando minha formação em psicologia e quando comecei a pesquisar sobre à abordagem humanista.., me indentifiquei! Suas explicações irão me ajudar grandemente. Muito obrigada!
Conheci essa abordagem quando fiz voluntariado bo CVV Rogers é a base...
Eu faço psicoterapia, a abordagem da minha psicóloga é a TCC, porém, quero mudar para uma abordagem analítica comportamental ou até mesmo uma abordagem humanista numa linha mais voltada para o ser. Bom seria se todos pudessem ter ao menos 3/6 meses de psicoterapia gratuita, acho que teríamos uma população menos doentia mentalmente.
Amei a explanação que tu fez sobre abordagem humanista, foi muito esclarecedor. Obrigada Dr. Léo!
Verdade, Shirley, a psicoterapia é ainda muito elitista. Bom processo, independente da abordagem que tu for escolher . Abraço!
Muito bom o vídeo Léo!
A tua fala é clara sobre os fundamentos da abordagem humanista e dá uma boa ideia de como funciona a prática no consultório.
Parabéns!
Me formo em dezembro e irei seguir a linha Humanista. Para mim, essa perspectiva de ser humano autônomo e dono da própria história é algo muito sóbrio. Não foi difícil para mim escolher uma linha, já que mesmo antes da faculdade já gostava da filosofia humanista. Ótimo vídeo, obrigado por trazer esse conteúdo.
eu quero essa serenidade também! se sua explicação da abordagem já transmite esse cuidado, imagino seus atendimentos... sensacional!
No Humanismo, indicam-se que vc seja leal a quem vc é . Se vc é menos serena que isso, tá ok.
Parabéns Deus abençoe você pelo trabalho ❤
Explicação maravilhosa.❤
Sua explicação é fenomenal, da para entender perfeitamente 😊. Sua voz e forma de falar já passam calmaria e tranquilidade, ameiii👏👏👏🎉🎉🥰
Parabéns pelo seu trabalho. Vc e ser humano incrível
Muito Obrigado pel explicação.
Muito interessante seu vídeo, assisti ele a primeira vez enquanto estava no P4 do curso de Psicologia, lembro que ainda não tínhamos visto sobre as abordagens e foi pedido em uma atividade que utilizassemos alguma para um estudo de caso, eu vaguei pelos vídeos aqui no TH-cam e achei o seu, me identifiquei com a visão de ser humano apresentada em apenas 11 minutos de vídeo hahaha, mas até então não dei tanta importância, até que hoje estou no p6, fiquei apaixonada pela teoria humanista após a matéria de fenomenologia no P5 e desde então pesquiso muito sobre, hoje vim pesquisar como se dava a atuação dos psicólogos na clínica infantil a partir da abordagem humanista e me deparei com seu vídeo novamente, vi que já tinha assistido e aí lembrei da minha atividade no p4, incrível como hoje já tenho outra mentalidade e arcabouço teórico em relação a essa abordagem, mas o que me chamou atenção foi que mesmo naquela época, de todos os vídeos sobre abordagens, a humanista foi a que mais me identifiquei, após essa lembrança e após reasistir seu vídeo, agora tenho certeza que é isso, é essa abordagem e é essa visão que quero ter do ser humano. Fiquei muito feliz após ir atrás do meu estudo de caso e ver que utilizei a abordagem humanista, quem imaginaria que seria justamente essa que ganharia meu coração um período depois hahah.
Olá Íris! Estou retornando ao YT agora e não poderia deixar de te agradecer. Sua msg foi muito linda e eu fiquei muito grato pelas palavras, especialmente em saber que o vídeo continuou sendo significativo com o passar do tempo. Fico à disposição pro que precisar. Forte abraço!
Maravilhosa explicação, muito obrigado por ter postado este video, extremamente grato! Sou estudante de psicologia , estou no decimo semestre e a minha abordagem clinica também é Humanista! Grato!!!
Legal
Gostei muito do seu vídeo, me identifico com esse conteúdo e postura. Como é incrível a maneira que somos "escolhidos" pela abordagem! Parabéns e obrigada!
Que bom que fez sentido, obrigado!
Adorei. Obrigada.
Sensacional! 👏👏
Eu desde que estava fazendo a faculdade já vinha questionando o que me admirava mais, li desde Frued, Lacan, Carl Rogers, mas o divisor d'águas foi Fritz Pers, todos maravilhosos pois comecei a compreensão da psicologia, mas O existencialismo e femenologia me trocaram espiritualmente, pois percebe o ser humano com todas suas subjetividade levando em conta, corpo, mente e espírito, sendo assim podemos ampliar nossa compreensão também, a boa pragnancia, ou seja, somos assim figura, ora existência, ora fundo, e tudo isso nos ajuda a sermos únicos em nossa existência, enfim me apaixonei pela humanista existencialista porque ela abre espaço para continuar crescendo e se modificado como o ser humano em suas subjetividade.
Estava achando a matéria de fenomenologia muito complicada até conhecer seu canal, ótima explicação, bem esclarecedor 🙏🙏🙏🙏👏👏👏👏👏
Gostei muito. Professor faz um vídeo de psicoterapia sartreana. Um grande abraço.
Muito obrigado pelo vídeo
Maravilhoso ..... me apaixonei , ou melhor acho q sempre fui ... minha psi é humanista e hoje faço facu de psi, essa é a abordagem q irei adotar pra vida . Obg!!!
Muita leveza em um conteúdo bem importante
Obrigado por nós ensaiar tanto
Adorei a explicação. Me parece ser um ótimo profissional. 👏👏👏👏👏👏👏
Parabéns pela Farma como explicou! Muito obrigada
Obrigado!
Oi! Leonardo mto interessante, vendo seus vídeos e agora ouvindo a suas explicações de como é atuação do psicólogo humanista. Faz mto sentido no meu caso. Uma abordagem serena, acolhedora. Tem mto mais haver comigo e com a minha essência. Mto obrigada. Abraço.
Ana, fico feliz em poder ajudar de alguma maneira. Abraço
Amei sua explicação, gostaria de saber mais algumas técnicas. Como vc fala bem , muito tranquilo, muito bem explicado...gratidão
Perfeito.Diferença dos atendimentos de Rogers e o atendimento humanista fenomenologico?Pode dar uma explicaçao do seu jeito?Grata
Estou no décimo período de psicologia, ainda não consegui escolher uma abordagem, gosto da humanista, mas não entendi como decidir sobre, tá confuso
Léo, muito obrigada por esse vídeo maravilhoso. Fez muito sentido e a sua forma de explicar, foi magnífica. Muita gratidão 🙏🏽
Obrigado, Thais! Vou produzir cada vez mais conteúdo voltado pra terapeutas, se puder, no Instagram já tem mais coisa. Abraço
Leonardo, pena que vc mora tão longe se não eu seria sua paciente com certeza, faço terapia com um terapeuta TCC, aqui na minha região não tem psicólogo humanistas.
Obrigado Eunice! Um dia quem sabe nos falamos online? Abraço
Leonardo como faço para entrar em contato? evangelistarenesantos@hotmail.com
Mas quando a pessoa precisa falar do passado p deixar vcs escutam ou não importa o passado
Escutam sim!!! @@lucianagindre3842
Obrigada!🌟
Amei essa abordagem, estou querendo segui-la
Adorei o vídeo!
Leo que maravilha encontrar você !!!
Perfeito
Adorei o vídeo e a fala 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado 🌻
❤ parabéns pela clareza. Eu sou psicólogo humanista/logoterapeuta.
Obrigado, colega!
Excelente canal para fundamentar e "encorpar" a formação de um estudante de psicologia. Obrigada.
Maravilhosa a sua explicação!
Gostei muito do vídeo. Vc é muito claro e coerente...Fala mais sobre a fenomenologia por favor. Abraço
Obrigado Adriana! Fenomenologia é um assunto bem específico, vou pensar no assunto... Abraço
Excelente!
Olá Leonardo, estou no primeiro semestre de psicologia. Amando o curso é muito interessada. Tenho estudado em grupo a psicanálise e outras abordagens da psicologia; Gostei muito do que tenho pesquisado sobre psicologia humanista e também deste vídeo. Gratidão
Que bom, Mary, obrigado!
Leonardo parabéns, adorei!
Oba! Obrigado!
Obrigado por fazer essas colocações pertinentes a prática humanista...tinha muitas dúvidas. Estou na 5 fase ...gostaria de entrar para essa abordagem! Gratidão!
Obrigado pelo feedback 🙏
amei o vídeo! acabei de concluir minha graduação e sempre senti um apego maior pelo humanismo, porém, gosto muito da psicologia Social e gostaria de saber como conciliar os dois.
Olá Tarcy! Eu acredito que a psicologia social e a humanista tem raízes parecidas, várias conexões e um paradigma que respeita/resgata o sujeito. Como a humanista tem um foco maior no indivíduo, nos fornece um formato interessante de entendimento, embora seja deficiente na compreenssão da subjetivação, por exemplo. É nesse sentido que eu acredito na complementação, já que a social possibilita um conhecimento relativo ao coletivo, que ajuda a relativizar e redimensionar o que influencia o indivídio (e o torna sujeito). Pessoalmente, cada vez mais a social veio fazendo parte do meu entendimento de mundo e de sujeito, o que foi/é fundamental para minha atuação profissional. É um casamento importante pra mim! Abraço.
Obrigada, obrigada, mil vezes obrigada por essa explicação incrível!
Gostei muito desse vídeo, fale mais sobre psicologia com o humanismo
Anariel, obrigado pelo comentário. Estou fora de produção nesse momento, não sei quando voltarei e se os conteúdos serão com o tema do humanismo... Veremos na volta! Abraço
Parabéns. Excelente vídeo! Você traz muita tranquilidade e passa bem o assunto.
leo, gratidão por tudo, ameia sua explicação, so queria saber mais sobre *psicologia positiva*
Obrigado Ana! Além dos vídeos do canal, confere a página do NPP no Instagram ou Facebook! @ nucleopsicopositiva
Gostei muito de te ouvir pq falou muito parecido com meu pensamento e minha abordagem terapêutica, porém não falou o seu nome. Estou interessada sim em te ouvir mais. on-line. Também sou psicóloga e atuo bem parecido com vc. obrigada. Adorei!
Obrigado, Maria de Fátima. Não sei se vou seguir com o canal, mas já tem bastante coisa pra assistir. Abraço, colega!
Amei o vídeo, dia entonação e dicção, fala absurdamente mto bem! Parabéns!
Obrigado Alice, ser professor ajuda nessas horas! Abraço e obrigado pelo feedback!
Melhor terapeuta. 💛
Obrigado, Ellen!
Excelente vídeo! Adoraria fazer terapia humanista.
Olá Ester, atendo online sob a abordagem humanista, se ainda tiver interesse, podemos nos conhecer... mande email para moniquelimapsico@gmail.com
Parabéns pelo vídeo! Gostei muito. Gostaria saber também qual a marca do microfone você usa?
Parabéns pelo vídeo muito bom
Ótimo estudo , Maravilha sua explicação. Gostei .
Parabéns pelo vídeo. Estou na reta final da formação e achei o conteúdo muito útil, claro e bem abordado.
Obrigado Rick, fico feliz em contribuir. Abraço
Amei o vídeo!
mto esclarecedor!!
Gostei da abordagem! Curioso que é quase que 100% contrário à psicanálise
Vídeo muito esclarecedor.
Obrigado Bianca 🙏
Sensacional 🥰🥰😍
Adorei! Parabéns pelo canal!! ;)
Por onde devo começar a estudar a psicologia humanista?
Estou procurando conhecer as 4 forças da psicologia, já pesquisei sobre psicologia transpessoal e achei também bem interessante
Obrigado! São forças, todas tem muito valor! Abraço
Muito Bom o Vídeo Leonardo! Obrigada!
Que bom Andreia, obrigado!
olá leo, estou quase me formando em psicologia, estou no ultimo semestre, tenho muita vontade de me especializar na teoria humanista... mas me sinto um pouco perdido com relação ao que estudar. Poderia me dar uma instrução de como posso começar?
Estou em duvida entre a TCC e Humanismo, tenho uma insegurança relacionada ao humanismo por conta de material e forma de como trabalhar. Isso relacionado a crianças fica mais difícil ainda. Já na TCC vejo uma um ambiente com mais material de apoio e suporte pra quem esta começando. Qual a dica você me daria para escolher a minha abordagem ?
Olá Rafael, obrigado pela pergunta. Creio que parte da sua resposta já está na pergunta... A TCC talvez te passe mais segurança justamente pela estrutura, embora com as crianças tanto a ACP quanto a Gestalt possuem princípios bem definidos. Como a TCC é mais comum e o material mais direto a aplicável, te sugiro tentar experimentar mais o humanismo, ouvindo terapeutas e lendo casos clínicos pra sentir mais a abordagem. Abraço
Muito bom o vídeo!! Sua forma de explicar é super clara!!
Que bom Glaucia, e obrigado 😍
Muito bom sua explicação! Mas a tcc aborda exatamente isso: reverter os pensamentos e crenças disfuncionais! A tcc sempre foca na capacidade da pessoa, mas sempre queremos retirar as crenças disfuncionais! Para que a pessoa venha optar pelas crenças corretas; ela é um ser capaz! Seus trauma e seus medos não ditam o que ela é!
Uma terapia que realmente trabalha na maneira de pensar! E sim, somos únicos. Voltamos atenção depois de um tempo para que a pessoa encontre recursos para se salvar. A pessoa sabe sim o que é melhor pra ela, de acordo com a moral e ética, costumes!
Eu acho humanismo muito: faça o que quiser! Faça o que que te faz feliz. Quando na verdade, muitas coisas não fazem aquela pessoa feliz de verdade. E eu trato pessoas com minha terapia: e não um doente, ou um ansioso! Mas sim uma pessoa com um quadro ansioso.
Dr sobre a eficácia da abordagem humanista para casos de doenças psiquiátricas tem a mesma taxa de sucesso que o TCC por exemplo?
Olá Hamilton! Não sei te dizer, devem ter artigos sobre isso. Pra mim, o mais importante pra escolha de uma teoria é o profissional se identificar a visão de ser humano que a teoria oferece. Mas entendo que, enquanto cliente, talvez fosse interessante saber sobre e efetividade terapêutica. Abraço
Como é trabalhar todos esses conceitos com crianças ? Tem algum vídeo no seu canal que fala sobre esse tema voltado para terapia infantil ?
Olá Leonardo, obrigado pela pergunta. Não trabalho com crianças, mas um bom exemplo é o trabalho da Violet Oaklander, se quiseres dar uma olhada. Pelo que sei, os conceitos são a mesma base, mas ao invés da fala, o terapeuta utiliza o brincar, com alguns princípios adaptados para essa faixa etária. Abraço
Olá irei iniciar o meu estágio na gestalt terapia e gostaria de me aprofundar nesse conteúdo , gostei muito do modo como vc apresenta as temáticas e estou aprendendo muito, você poderia falar sobre a gestalt?! os pontos principais, como surgiu, como o terapeuta trabalha. Obrigado
Não sei, Maria Alice, no momento não estou fazendo vídeos... Quem sabe em outro momento? Obrigado, abraço
Bom vídeo, parabéns. Como vc trabalha a regulação emocional?
Oi Agostinho, tudo bem? Eu vejo bastante gente da TCC utilizando esse termo, eu não tenho clareza total do que ele significa. Mas respondendo do que eu acredito que seja, com as técnicas da gestalt e com minha formação em Experiência Somática, que utiliza muito o corpo. Espero que tenha feito sentido. Abraço
A primeira vez que ouvi falar da Humanista fiquei apaixonada e não sei te explicar o motivo, rs. Eu gostaria de saber se você me indicaria um curso ou uma pós em Psicologia humanista no RJ.
Olá Sil, tudo bem? Infelizmente estou por fora do que acontece no RJ... Me desculpe! Ab
foi show....Como estou vendo isso na faculdade, gostaria de saber como o senhor trabalha na sua cínica com os indivíduos no dia dia
Qual a diferença do humanismo na clínica pra fenomenologia?
Leonardo, sou estudante de psicologia estou no 5° semestre e ainda não sei qual abordagem devo seguir.
Estou pensando na abordagem Humanista e a TCC, mas ainda não tenho certeza e isso me preocupa muito 😔
Normal Leila, vai tocando. Talvez tu possa fazer uma pergunta diferente e esperar a abordagem te achar! Entendo uma certa pressão social pela escolha, mas lembra que tu estás em formação, quanto mais tu postergar essa "escolha", mais aberta ao aprendizado tu vai estar. Abraço
Oi @Leila Lopes! Minha situação parece com a sua....rs. Eu vou começar o 6° período e ainda não consegui chegar em uma conclusão. Tenho que fazer minha inscrição para os estágios no final do 6° período e isso causa um desespero, já que não sei qual abordagem eu quero. Na minha faculdade as abordagens vistas realmente é a tcc, psicanálise e fenomenologia; para mim todas fazem sentindo, sempre fui muito "aberta" para tentar compreender todas. Você já conseguiu, atualmente, qual abordagem quer?
otimo video!!!!
Oi Léo. Qual seria a diferença entre psicologia humanista e a TCC? Ao estudar um pouco sobre a TCC encontrei vários pensamentos que ja tinha lido nas obras de Carl Rogers.
Fala querido! Tem mais diferenças do que semelhanças. A relação é parecida, toda tríade e relação terapêutica do Rogers se assemelha ao empirismo colaborativo da TCC. No entanto, a TCC trabalha com um modelo biomédico, baseado em uma proposta de cura (eliminação dos sintomas). Já o humanismo, em geral, além de não ficar somente no diagnóstico, também olha para os aspectos saudáveis, acreditando e confiando nesse modelo de ser humano. Abraço
Pode detalhar melhor quais as escolas humanistas?!
Uauu ❤
Excelente vídeo Leonardo! O áudio também ficou ótimo. Qual é o microfone que vc usa? Obrigado.
Olá Daniel, obrigado. É um bem simples e barato, sem marca, ligado direto na minha Canon. Abraço
Bom dia!
Olá! Um psicanalista pode utilizar algumas ferramentas da psicologia humanista? Ou não dá pra fazer esse alinhamento?
Paty, sei que existem muitas psicanálises e que isso deve variar de acordo com a formação. Geralmente o sistema psicanalítico é mais fechado, embora eu tenha colegas que aliam várias formas com a psicanálise. Cada vez mais eu me dou conta que precisamos trabalhar o alinhamento do SER do terapeuta com a sua prática. Ao meu ver, isso se torna mais importante pra relação, independente da teoria. Abraço
@@leosilva2744 Oiee Léo! Muito obrigada pela atenção e retorno a minha msg. Eu tenho Especialização em Psicanálise. Amo Freud!💖rsrs
Acredito e muito em sua teoria e técnica e sempre será uma base para mim nos atendimentos aos pacientes.
Estou pensando em fazer uma Pós-graduação em Psicologia Humanista, mas estou na dúvida desse alinhamento.
Penso que com a Psicanálise posso ir mais além e mais profundo na questão do inconsciente e com a Humanista posso ver "superficialmente" como um todo esse sujeito... Então consigo trabalhar o interior e o exterior da pessoa. Mas eu não sei se essas duas abordagens podem se complementar na hora H ou se será uma confusão só, rsrs.
Ah! Li sobre a Psicologia Positiva e não tive afinidade. Aí realmente seria totalmente diferente o manejo. Não gostei muito, rs.
Mas então, o que vc acha dentro desse aspecto que te falei agora?
E qual Faculdade vc me indicaria para fazer a Pós à distância, pois moro no interior de SP.
Grande abraço, Paty.
Fora a psicologia positiva, quais outras ferramentas existem?
Oi Andressa! Eu considero o humanismo como um parafigma, ou visão de mundo e ser humano que norteiam as minhas práticas. Se tu tens isso claro em ti, mais fácil de entender os recursos que poderá utilizar. Dentro das próprias linhas humanistas, a Gestalt-terapia propõe muitas técnicas, assim como a Logoterapia algumas. A Psicologia Positiva é uma possibilidade que continua e amplia, de certa forma o olhar humanista. Por outro lado, se tu gostares do Rogers, não fará sentido buscar ferramentas e técnicas, mas entender que o processo terapêutico é muito mais voltado ao cliente e somos apenas facilitadores. E por aí vai....
Uma dúvida: a psicologia humanista possui algum tipo de relação com as ideias de Erich Fromm, pensador que ficou conhecido pela chamada "psicanálise humanista"? Fromm aparentemente tinha uma visão bem menos ortodoxa da psicanálise e um pouco voltada também para questões sociais do ser humano. Desde já agradeço se puder me responder. Um abraço e sucesso ao canal.
Oi Roger, obrigado pela pergunta. Minha resposta é limitada porque de fato nunca li Erich Fromm. Perguntei a alguns colegas humanistas e eles dizem que há uma aproximação do olhar humanista, embora eles também tenham dito que não o consideram um humanista. Te ajudei?
Claro que sim. Acredito que a resposta dos seus colegas se deva ao fato dele ser um autor que "flerta“ com as ideias humanistas, porém, ainda encontra-se na abordagem da psicanálise. Obrigado pela resposta 😉
@@bruxodaren talvez seja parecido com outro caso, o do Jung. Ao meu ver, após ler uns 5 livros e ser analisado por uma psicóloga junguiana, te digo que ele era um humanista.
@@leosilva2744 Nunca o vi assim, mas seu ponto de vista é interessante, peculiar e parece fazer sentido.
Como trabalharia os atipicos com autismo leve . Comportamento, etc.?
Difícil te dizer, já que a abordagem não trabalha com técnicas e visões prévias de sujeito.