Regras básicas do basebol! 1) O pitcher (arremessador da bola) tem que fazer 3 strikes (acertar a bola no alvo) a TV mostra se a bola foi no alvo. 2)O batedor é tipo um goleiro que tem o dever de bloquear e rebater as bolas do arremessador cada vez que ele consegue é chamado Out (bola fora) 4 bolas fora o batedor tem o direito de ocupar uma base (quadradinho no chão) O batedor também perde se ele rebater a bola e um pegador com luvas conseguir pegar a bola (catcher) se isso acontece o batedor é substituído pelo próximo batedor em uma lista pré elaborada pelo técnico. O resto é só aproveitar os lances! Não se preocupe muito com as regras o narrador e a teve Explica tudo.
O mais interessante é que atualmente podemos ver a aplicação de técnicas de Big data para esportes, na qual tenta capturar variáveis explicativas para desempenho de atletas em diferentes funções. Atualmente existe uma linha de pesquisa de economia aplicada para esportes, que tenta encontrar esses efeitos
Assisti o filme na HBO sem nunca ter ouvido falar em Billy Beane ou Oakland, e achei tão fascinante que comprei o livro (e na época não existia em português, mandei vir da Amazon americana mesmo), volta e meia assisto novamente e hoje ainda aprendi mais alguma coisa com teu vídeo. Obrigado.
Eu estava esperando você falar sobre Moneyball. Eu li o livro e gostei muito, o único senão é que alguns termos não deveriam (na minha opinião) ser traduzidos porque é basicamente um livro pra quem já conhece baseball e fica meio estranho, mas é um livro excelente!
a ideia é exatamente o oposto. Pegar as pessoas que estão começando a acompanhar o esporte por causa do filme, que fez sucesso muito além dos fãs do esporte. Então você não pode traduzir o livro só pra quem já entende.
@@AndreLuis-pn1gi Discordo respeitosamente. Você leu o livro? Se sim, há de concordar que ler "recrutamento", "interbases", "andada", "receptor" e outros termos n vezes é irritante. Bastava uma nota de rodapé explicativa na primeira vez que um termo surgisse. O que durante o livro aparece muito pouco também. Não tenho estatísticas de quem comprou o livro, mas para mim parece mais lógico que esteja relacionado com uma base de fãs do baseball do que com gente que viu o filme e pensou: "Ah vou ler o livro!", ainda mais no Brasil, onde se lê pouquíssimo e onde muita gente prefere ver o filme do que ler. Mas entendo sua proposta, só não concordo. Abraço e obrigado pelo debate educado!
@@denismarquesdasilva5555 Desculpa entra no debate! Mas no seu caso é algo irritante, mas você já sabe os termos. Mas quem não sabe, é complicado ter que ir buscar (tradução/indentificar o termo, é correlacionar com o esporte/ buscar algum vídeo ou matéria). É a tradução acaba sendo mais fácil pra interpretação do leigo! Mas entendo seu ponto de vista, mas, se é pra espalhar o conhecimento do esporte, é útil ✌️
Assisti o filme, achei muito bom e irei assistir novamente. O conceito de estáticas é excelente, ficou meio que fixado na minha memória um cartaz que um torcedor mostra após uma série invicta escrito algo parecido com "Nunca mais iremos perder". Excelente filme!
5 ปีที่แล้ว +1
Bira tô sendo sincero você tem uma visão muito a frente de muitos comentaristas, já pensou em dar uns cursos e palestras para os dirigentes brasileiros de futebol, você ficaria rico fácil
Passei a curtir mais o beisebol quando assisti o filme,alem de outros tbm,mas nunca tinha pensado na importância dessa história para outros esportes.Mas é interessante do ponto de vista de aproveitar melhor os jogadores q tem.
Ubira, você vai fazer vídeo comentando o final da primeira metade da temporada de F1? Gostaria de ver. Entendo que não dá pra fazer vídeo todo semana, mas sei que você faz alguns e seria legal ouvir oq vc achou da temporada até aqui e o que prevê pra segunda metade da temporada. Abraços.
Ubiratan!! Faz vídeo "BONS LIVROS SOBRE ESPORTES", ou "MEUS LIVROS FAVORITOS SOBRE ESPORTES", ou posta algum texto sobre isso em algum lugar (Instagram, por exemplo). Me impressiona a amplitude do que tu conhece de esportes, sabe um bocado de diferentes esportes e modalidades!!!
Sr. Bira, obrigado por trazer luz e sapiência sobre a importância da avaliação de stats aos esportes e também sobre esse filme divertido que é Moneyball. Aguardo ansiosamente pelo seu vídeo recomendando livros sobre esportes (uma literatura que deve ser rica, porém não muito conhecida, talvez?)
Dunga criou duas ou mais jogadas incríveis e assistências incríveis na copa de 94. Jogadas que saíram dos pés do "Burucutu" Dunga! Obrigado pelo Tetra Dunga !
Fala Bira,faz um vídeo depois se puder sobre qual dos esportes americanos é o mais democrático. Muita gente debate entre o futebol americano e o beisebol mas n sei ao certo.
Ubira vc poderia explicar como o baseball tem a liga mais rica do mundo mesmo não sendo tão popular no resto do mundo, sendo que tem esportes americanos com muito mais potencial e mais fãs no resto do mundo como a NBA que tem muito mais pessoas que gostam que o baseball a nível mundial.
Excelente vídeo Ubira, Mas, se me permite, gostaria apenas de complementar que a história é baseada em uma história real, e não que é real, pois houve algumas adaptações para romantizar o filme (o que não é nenhum demérito). Acredito que a principal diferença da realidade para o filme, é o período em que se passa, enquanto no filme todo o processo se dá em uma temporada (1 ano), na realidade a implementação começou em temporadas anteriores (não me lembro se 2 ou mais anos antes). E o personagem do bradd Pitt já estudava estatísticas de baseball antes da chegada do analista (que está com nome fictício) que veio do indians ocorreu qdo os Oakland já estava implementando a metodologia do uso de estatística (no filme dá a entender que o analista é que revoluciona, mas já era um método implementado ao qual ele ajudou a melhorar). Espero que meu texto não tenha ficado em tom de crítica, pois o vídeo já está excelente, e o fica eu entendo que não é em contar a história do ocorrido, mas sim como o "pensar fora da caixa" pode revolucionar um esporte.
Douglas, larga mão de ser preciosista. 😉 Eu falei que o vídeo não era sobre o filme é falei de forma resumida. Eu sei MUITO BEM toda a história, desde o Bill James lendo box scorecard como vigia noturno.
@@ubiraleal , como falei no texto, não falei em tom crítico, e ressaltei que entendia que seu vídeo não tinha o foco histórico, mas talvez pelo texto ter ficado longo, essa parte não tenha ficado claro. Como mencionei, queria apenas complementar a informação, e não corrigir, pois quando tomei conhecimento das diferenças entre filme e realidade, o mesmo fez diferença para mim, e pensei que pudesse fazer a mesma diferença para alguém que assistisse o filme pela primeira vez. Mas enfim... lamento por não conseguir ser claro no que queria transmitir, continuo gostando de seus vídeos e fico no aguardo de outros sobre esportes americanos, pois aprendo, e muito, com seus videos.
@@douglastrombini3800 tranquilo, Douglas. Recebi na boa. Só respondi que não foi minha ideia ser tão detalhista pq isso faria muita gente que não é o beisebol parar de ver o vídeo e não chegaria à parte importante 😉
@@ubiraleal , peço desculpas pq reli meu primeiro comentário, e percebi que eu deveria ter revisado. O meio ficou confuso, e o final não saiu a palavra "foco", explicando que eu entendia que não era seu foco. Enfim... agradeço a atenção, e peço desculpas por qlquer mal entendido ou transtorno que eu possa ter gerado.
A idéia é ótimo e eu acredito que alguém já deve ter pensado em possibilidades como estas lá dentro da CBF. Mas a verdade é que os dirigentes da CBF tão pouco se importando com o interior do Brasil e só querem saber de dinheiro entrando nos seus cofres. Eles só criaram essa copa verde pra "mostrar" pra sociedade que se importam, como se fosse uma ação social. O que os times desses estados que tem pouca tradição no futebol deveriam fazer é criar uma Liga independente e adotar esse modelo apresentado nesse vídeo. Não há dúvidas que essa sugestão beneficiaria muito esses times e faria o futebol nestes estados crescer com as rivalidades locais.
Uma estatística que eu acho que deveria contar é "gols contra causados". Acho injusto, o cara faz a jogada, finaliza, e um pé acidental de um zagueiro tira o mérito dele.
Regras básicas do basebol!
1) O pitcher (arremessador da bola) tem que fazer 3 strikes (acertar a bola no alvo) a TV mostra se a bola foi no alvo.
2)O batedor é tipo um goleiro que tem o dever de bloquear e rebater as bolas do arremessador cada vez que ele consegue é chamado Out (bola fora) 4 bolas fora o batedor tem o direito de ocupar uma base (quadradinho no chão)
O batedor também perde se ele rebater a bola e um pegador com luvas conseguir pegar a bola (catcher) se isso acontece o batedor é substituído pelo próximo batedor em uma lista pré elaborada pelo técnico. O resto é só aproveitar os lances! Não se preocupe muito com as regras o narrador e a teve Explica tudo.
O mais interessante é que atualmente podemos ver a aplicação de técnicas de Big data para esportes, na qual tenta capturar variáveis explicativas para desempenho de atletas em diferentes funções. Atualmente existe uma linha de pesquisa de economia aplicada para esportes, que tenta encontrar esses efeitos
Assisti o filme na HBO sem nunca ter ouvido falar em Billy Beane ou Oakland, e achei tão fascinante que comprei o livro (e na época não existia em português, mandei vir da Amazon americana mesmo), volta e meia assisto novamente e hoje ainda aprendi mais alguma coisa com teu vídeo. Obrigado.
Vc sabe onde o encontro dublado? Faz tempo que quero assitir e não o acho.
Falando em Boston Red Sox, fale, se possível, da final da Liga Americana de 2004, em que eles viraram a serie quando estavam perdendo de 3 a 0.
E diga-se de passagem que o Boston foi campeao naquela temporada usando a tatica do moneyball. Eles inclusive tentaram contratar o billy beane.
História fantástica!
Ótimo filme, e o livro é viciante.
Você ta falando do Livro ou do livro?
Eu estava esperando você falar sobre Moneyball. Eu li o livro e gostei muito, o único senão é que alguns termos não deveriam (na minha opinião) ser traduzidos porque é basicamente um livro pra quem já conhece baseball e fica meio estranho, mas é um livro excelente!
a ideia é exatamente o oposto. Pegar as pessoas que estão começando a acompanhar o esporte por causa do filme, que fez sucesso muito além dos fãs do esporte.
Então você não pode traduzir o livro só pra quem já entende.
@@AndreLuis-pn1gi Discordo respeitosamente. Você leu o livro? Se sim, há de concordar que ler "recrutamento", "interbases", "andada", "receptor" e outros termos n vezes é irritante. Bastava uma nota de rodapé explicativa na primeira vez que um termo surgisse. O que durante o livro aparece muito pouco também. Não tenho estatísticas de quem comprou o livro, mas para mim parece mais lógico que esteja relacionado com uma base de fãs do baseball do que com gente que viu o filme e pensou: "Ah vou ler o livro!", ainda mais no Brasil, onde se lê pouquíssimo e onde muita gente prefere ver o filme do que ler. Mas entendo sua proposta, só não concordo. Abraço e obrigado pelo debate educado!
@@denismarquesdasilva5555 Desculpa entra no debate! Mas no seu caso é algo irritante, mas você já sabe os termos. Mas quem não sabe, é complicado ter que ir buscar (tradução/indentificar o termo, é correlacionar com o esporte/ buscar algum vídeo ou matéria). É a tradução acaba sendo mais fácil pra interpretação do leigo! Mas entendo seu ponto de vista, mas, se é pra espalhar o conhecimento do esporte, é útil ✌️
Assisti o filme, achei muito bom e irei assistir novamente. O conceito de estáticas é excelente, ficou meio que fixado na minha memória um cartaz que um torcedor mostra após uma série invicta escrito algo parecido com "Nunca mais iremos perder". Excelente filme!
Bira tô sendo sincero você tem uma visão muito a frente de muitos comentaristas, já pensou em dar uns cursos e palestras para os dirigentes brasileiros de futebol, você ficaria rico fácil
Passei a curtir mais o beisebol quando assisti o filme,alem de outros tbm,mas nunca tinha pensado na importância dessa história para outros esportes.Mas é interessante do ponto de vista de aproveitar melhor os jogadores q tem.
Jaqueta linda dos Red Soxs!
Excelente comentário muito bom gostei demais
Otima ideia de video sr. Bira...e olha q naum curto beisebol, mas assisti moneyball...✌
Fico confuso quando ubira fala livro, não se ele tá falando dele ou de outra coisa huehue
Ubira, você vai fazer vídeo comentando o final da primeira metade da temporada de F1? Gostaria de ver. Entendo que não dá pra fazer vídeo todo semana, mas sei que você faz alguns e seria legal ouvir oq vc achou da temporada até aqui e o que prevê pra segunda metade da temporada. Abraços.
Obrigado pelo vídeo Ubira, li o livro mesmo não entendendo muita coisa da regra de beisebol, mas foi como vc disse, o conceito é o mais importante.
Ubiratan!! Faz vídeo "BONS LIVROS SOBRE ESPORTES", ou "MEUS LIVROS FAVORITOS SOBRE ESPORTES", ou posta algum texto sobre isso em algum lugar (Instagram, por exemplo). Me impressiona a amplitude do que tu conhece de esportes, sabe um bocado de diferentes esportes e modalidades!!!
O livro é sensacional. Já li duas vezes
Não manjo nada de basebol, mas não deixo passar nenhum vídeo do Ubira 👏👏
Sr. Bira, obrigado por trazer luz e sapiência sobre a importância da avaliação de stats aos esportes e também sobre esse filme divertido que é Moneyball. Aguardo ansiosamente pelo seu vídeo recomendando livros sobre esportes (uma literatura que deve ser rica, porém não muito conhecida, talvez?)
Dunga criou duas ou mais jogadas incríveis e assistências incríveis na copa de 94. Jogadas que saíram dos pés do "Burucutu" Dunga! Obrigado pelo Tetra Dunga !
Filmaco não canso de ver
Moneyball me faz refletir sobre meu trabalho e como posso melhorar com uma visão diferente da rotineira.
Um dos melhores filmes que assisti !
Fala Bira,faz um vídeo depois se puder sobre qual dos esportes americanos é o mais democrático. Muita gente debate entre o futebol americano e o beisebol mas n sei ao certo.
Até q enfim baseball, Birinha.
O sr. só tem falado de futebol hj em dia
Ué, comento 3 ou 4 jogos na ESPN por semana. São mais de 10 horas de Ubira falando de beisebol 😉
@@ubiraleal Mas lá vc comenta os jogos, aqui vc mais a fundo. Não deixe o basebal morrer, Birinha.
@@felipelandim6775 jamais!!!
@@ubiraleal Vc é show!! Sou seu fã
Ubira vc poderia explicar como o baseball tem a liga mais rica do mundo mesmo não sendo tão popular no resto do mundo, sendo que tem esportes americanos com muito mais potencial e mais fãs no resto do mundo como a NBA que tem muito mais pessoas que gostam que o baseball a nível mundial.
Esse filme é um dos melhores
Baita filme e baita vídeo, parabéns, livro
Legal, Bira! Vou atrás dessa leitura com certeza. O filme é bem dahora!
Gostei muito do filme!
Mais um ótimo vídeo do canal!!
Excelente vídeo Ubira,
Mas, se me permite, gostaria apenas de complementar que a história é baseada em uma história real, e não que é real, pois houve algumas adaptações para romantizar o filme (o que não é nenhum demérito).
Acredito que a principal diferença da realidade para o filme, é o período em que se passa, enquanto no filme todo o processo se dá em uma temporada (1 ano), na realidade a implementação começou em temporadas anteriores (não me lembro se 2 ou mais anos antes).
E o personagem do bradd Pitt já estudava estatísticas de baseball antes da chegada do analista (que está com nome fictício) que veio do indians ocorreu qdo os Oakland já estava implementando a metodologia do uso de estatística (no filme dá a entender que o analista é que revoluciona, mas já era um método implementado ao qual ele ajudou a melhorar).
Espero que meu texto não tenha ficado em tom de crítica, pois o vídeo já está excelente, e o fica eu entendo que não é em contar a história do ocorrido, mas sim como o "pensar fora da caixa" pode revolucionar um esporte.
Douglas, larga mão de ser preciosista. 😉
Eu falei que o vídeo não era sobre o filme é falei de forma resumida. Eu sei MUITO BEM toda a história, desde o Bill James lendo box scorecard como vigia noturno.
@@ubiraleal , como falei no texto, não falei em tom crítico, e ressaltei que entendia que seu vídeo não tinha o foco histórico, mas talvez pelo texto ter ficado longo, essa parte não tenha ficado claro.
Como mencionei, queria apenas complementar a informação, e não corrigir, pois quando tomei conhecimento das diferenças entre filme e realidade, o mesmo fez diferença para mim, e pensei que pudesse fazer a mesma diferença para alguém que assistisse o filme pela primeira vez.
Mas enfim... lamento por não conseguir ser claro no que queria transmitir, continuo gostando de seus vídeos e fico no aguardo de outros sobre esportes americanos, pois aprendo, e muito, com seus videos.
@@douglastrombini3800 tranquilo, Douglas. Recebi na boa. Só respondi que não foi minha ideia ser tão detalhista pq isso faria muita gente que não é o beisebol parar de ver o vídeo e não chegaria à parte importante 😉
@@ubiraleal , peço desculpas pq reli meu primeiro comentário, e percebi que eu deveria ter revisado.
O meio ficou confuso, e o final não saiu a palavra "foco", explicando que eu entendia que não era seu foco.
Enfim... agradeço a atenção, e peço desculpas por qlquer mal entendido ou transtorno que eu possa ter gerado.
@@douglastrombini3800 para de pedir desculpas, não precisa. Tá tudo bem 👊👊👊
Ótimo vídeo!
E sensacional o filme
LIVRO!!!
Gostei muito desse filme
Vendo sua estante você podia fazer um video de melhores livros de futebol
Aê, eu sugeri esse tema, valeu bira.
A idéia é ótimo e eu acredito que alguém já deve ter pensado em possibilidades como estas lá dentro da CBF. Mas a verdade é que os dirigentes da CBF tão pouco se importando com o interior do Brasil e só querem saber de dinheiro entrando nos seus cofres. Eles só criaram essa copa verde pra "mostrar" pra sociedade que se importam, como se fosse uma ação social. O que os times desses estados que tem pouca tradição no futebol deveriam fazer é criar uma Liga independente e adotar esse modelo apresentado nesse vídeo. Não há dúvidas que essa sugestão beneficiaria muito esses times e faria o futebol nestes estados crescer com as rivalidades locais.
Nossa, que daora. Não sabia que teve tantas obras ao redor do Moneyball, uma pena que esses times dos A's não conquistaram títulos
Nos esportes, muitas vezes as melhores histórias não tem final feliz.
Moneyball é o maior filme de esporte da historia.
Deve ser legal entender esses esportes
Eu não entendo é nada
grande ubira
Fala da possivel vinda do balotelli pro Mengão
Quem puder ler o livro é melhor ainda.
Em 30 segundos deu spoiler de duas horas de filme rsrsrs
Já leu Astroball Bira? Se tiver faz um vídeo comentando ai
Uma estatística que eu acho que deveria contar é "gols contra causados". Acho injusto, o cara faz a jogada, finaliza, e um pé acidental de um zagueiro tira o mérito dele.
Seria bem rara e muito específica no contexto do futebol, mas por quê não?
Concordo
esse filme é pika!
Sou BostonRedSox desde criancinha, baseball é mto bom
Mets
Você conhece o Ginac do Tigres do México? Ele é bom? Será que ele vem pro Flamengo esse ano?
Ele é um bom atacante, atualmente está um pouco lento por ser velho mas ele é um exímio finalizador aconselho vc a procurar um vídeo de gols dele.
O Livro já parece o carinha dos números kkkkkkkkkk
A contratação do Natanael do Inter só pode ser por conta dessas coisas que ninguém vê
Agasalho do red sox meu time
Oh Bira se vc não colocar imagens vc ñ vai alcançar muito os públicos vamos melhor mais roteiro é dimais mas falta imagens por favor .
#goCubs
Só assisto Basebol, Futebol Americano e Basquete NBA em fase de mata-mata, fora isso é perda de tempo.
Francisco Douglas que time você torce nos esportes americanos?
Sou LA Angels, um time que lembra minha tradição Católica! Go Angels!