Já solicitei da banca a atual classificação geral, pois essa já está pronta, tendo em vista que seria divulgada dia 21, me baseei na lei de acesso à informação e princípio da transparência, quero saber em que colocação estou ara me basear se algum sem bolinha irá passar de mim
Os principais problemas do CNU foram: Falta de divulgação do espelho das questões discursivas, Falta de resposta aos recursos das questões objetivas, Questões muito mal elaboradas (possivelmente por IA) pois apresentaram respostas erradas ou mais de uma resposta correta e ainda assim a banca se recusou a anulá-las. E a pior de todas as falhas foi a reintegração dos candidatos que descumpriram o item 8.12.1 do Edital e dessa forma assassinaram os princípios da isonomia e da segurança jurídica. Por fim, se o judiciário fosse menos suscetível às pressões políticas e mais comprometido com a defesa da legalidade esse CNU seria anulado pelas incontáveis ilegalidades ocorridas ao longo do certame.
Absurdo o que fizeram com o cargo de atps, retificar o edital com uma nova fase 11 meses depois das inscrições, justamente no dia do resultado final eu nunca vi isso na minha vida, uma total injustiça com quem escolheu o cargo de atps justamente pq não tinha títulos.
@reicavera2235 era melhor ter feito no tempo certo, que foi quando a banca abriu o prazo para impugnar o edital. Fazer 11 meses no dia do resultado final deixa essa retificação ilegal do mesmo jeito.
Não esqueçamos de pontuar também que a Banca escolhida demonstrou que não está à altura da missão. Precisamos olhar "com carinho" pra essas empresas...
aí entregar para FGV? que quando erra, não têm humildade de reconhecer. E olha que ela está tendo erros bizarros. A FCC não tá mais afim de fazer concurso gigante como do CNU.
O CNU prometeu tudo e entregou nada 😂 Que decepção. Essa mudança do edital no dia do resultado final... q mierda... Falta de respeito e transparencia com quem ficou um ano se preparando...
Infelizmente essas ultimas alterações abrem brechas para pensamentos sobre um concurso utilizado para agraciar pessoas ligadas ao governo. Nada contra os sem bolinhas, mas estava escrito no edital que caberia a eliminação de quem nao marcasse a cor da prova. Outra coisa, a questão do cargo de ATPS, inserir sem nenhum pedido judicial significativo a etapa de títulos, da entender que "alguem" que deveria estar dentro das vagas e nao conseguiu pontos suficientes, vai ser beneficiado por esta etapa. Só lembrando que o cargo de ATPS possui muuuuuuuitos contratados devido ao tempo que nao tem concurso. Na minha opinião para dar maior lisura as medidas tomadas com esse acordo judicial, no mínimo, deveriam aumentar exponencialmente o numero de vagas.
Exatamente. Até vestibulinho para Etec que estudantes do 9o. ano fazem elimina candidato que não marca gabarito, está no edital e na capa da prova, quem não marca é eliminado, não tem conversa. Enem é da mesma forma. Mas o MGI quis incluir os sem bolinha, se não quisesse teria brigado forte.
Além disso incluir títulos vai de encontro a ideia de democratização. O MGI com o CNU pode ter democratizado a realização da prova, não as chances de sucesso. Do jeito que foi para quem seguiu a receita de bolo dos cursos preparatórios melhor sortear as vagas.
Importante ponto que eu ele falou. CNU foi feito pra democratizar e não elitizar o serviço publico. Pois bem, fiz minha inscricso no Bloco 5 - Cargo ATPS, pela não previsão de titulos. Eu e alguns milhares fomos surpreendidos quando pelo MGI pela inclusão da prova de títulos, que vai tornar mais difícil a chance de quem não teve acesso a um mestrado e doutorado, ou anos de experiência. Fomos absolutamente prejudicados pela desorganização do MGI.
Até hj não entendi o critério que adotei, sou libra e sou igual aos filhos dele. Além disso, tenho Tdah. Sou do RJ e escolhi cargos sem possibilidade de lotação no RJ🙄
Uma prova daquelas para um cargo de auditor (AFT) que paga quase 23 mil reais... Não dá, gente! Foram 7 meses de estudos para não cair quase nada do que se estudou.
Concordo. Com editais cada vez mais extensos(universo) tem que aumentar a amostra, no caso o número de questões. Isso é básico em estatística. O CNU ainda agravou a situação porque a parte básica foi comum para n cargos. Se isso não fosse o bastante questões dúbias ou absurdas como a do tubarão nas especificas não mediram absolutamente nada.
Além de não cair nada as questões ridículas com gabarito errado ou duas respostas possíveis. Impossível acertar, só acerta quem não sabe nada e chuta...
Sim, a iniciativa foi ótima. A execução pode melhorar, pois a banca examinadora é extremamente obscura sobre seus a motivação (fundamentos de fato e de direito) dos seus atos: ignora recursos, não justifica questões alteradas/anuladas (conforme previsão do edital), não apresenta espelhos idôneos de correção de discursiva, não apresenta as notas e lista de habilitados para próximas etapas. Para além disso, a banca falhou também na elaboração dos itens. Péssima a formulação, fontes minoritárias, etc.
O cara falar que o CNU tem só pequenas falhas e vai dar certo no futuro é pq não chegou até aqui no concurso ou nem fez. Pode perguntar pra qualquer um que está habilitado atualmente pro CNU se faria um próximo CNU e vc tomara um sonoro : NUNCA MAIS
Discordo do Aragonê, o que o MGI fez foi temerário, implementar uma operação extremamente complexa sem piloto, sem experiência. Foi falta de responsabilidade e nenhuma consideração com os candidatos que dedicaram meses de estudo, abriram mão de fazer outros concursos, de qualidade de vida, investiram dinheiro na preparação e foram usados como cobaia. Boas intenções, mas muita irresponsabilidade, parece que não houve avaliação de riscos séria no planejamento.
Parece que alguém pensou:vamos acabar com o psicológico dos concurseiros.cnu nunca mais.não posso mais ver tubarão nem pirata. Infelicidade retornar aos estudos se virando pra esse.tenho um nome monárquico. Se for todo ele,vai demorar.
O maior concurso da história contratou fiscais que autorizaram candidatos com relógio de pulso e boné na minha sala. Hahaha... imagina o que um fraudador profissional conseguiu?, Já imaginou??
Mas isso anda acontecendo desde a pandemia. Antes da pandemia vc não ouvia relatos de pessoas com lápis, borracha, garrafas de água e alimentos com embalagem dentro da sala que conseguiram fazer a prova normalmente. Ao contrário, você via pessoas sendo eliminadas diretamente. Hoje em dia, o celular toca e eles deixam a pessoa abrir o saco, desligar o alarme e fecha novamente o saco. A verdade é que as bancas deram uma abertura enorme nos concursos desde a pandemia. O que não pode no edital é ignorado e qualquer eliminação prevista no edital já dá judicialização. O pior é que se vc falar para o fiscal ou criticar nas redes sociais vai ouvir o: "não tem problema", "tenha empatia, e se fosse você", "o erro dele te incomoda por quê? Quem está preparado não se importa com a concorrência". Mas, o caso é que é errado eu cumprir todas as regras e alguém (alguns até já fizeram concursos antes) simplesmente dar uma de adolescente e esquecer e achar que o mundo é injusto. Enfim.
O MGI confundiu descentralização com unificação. O risco também foi unificado e quando dá errado, dá muito errado, como aconteceu. Não importa se na concepção ou na execução porque o resultado é o mesmo: insatisfatório para candidatos e órgãos.
A iniciativa pode ter sido ótima, mas faltou é muito muito preparo. A impressão que deu é que tentaram fazer tudo de forma mais célere do que o possível. Hoje, vemos o resultado.
O CNU é uma perda de oportunidades. Se você juntar 10 Agências Reguladoras num bloco só, o concurseiro perde a chance de outros 09 concursos. Se juntar-se todos os cargos de Auditores Federais, restringe-se a possibilidade de candidato competir em carreiras "similares". Acerca do conteúdo das provas, quem dita as regras é a base ideológica do Governo, e muitos órgãos fugiram dessa empreitada por isso. Imagine que a Coordenadora-Geral do CNU disse que não precisaria cobrar a matéria de Português, porque "o português aeria cobrado nas questões". E, sobre o número de cidades onde se realizaram as provas, se o concurso for federal (Anvisa), nada impede do Edital exigir que as avaliações sejam feitas nas Capitais e nas Cidades Regionais de cada Estado. Por fim, concluo repetindo: o CNU configura-se numa perda de oportunidades...
Como o CNU representa uma perda de oportunidades se esta forma de avaliação permite que um candidato dispute vários cargos e vagas ao mesmo tempo? Não é todo mundo que tem condições financeiras e tempo para estudar e fazer provas de vários concursos diferentes num curto ou médio espaço de tempo.
@gigiomg1983 Vários cargos num mesmo bloco. Você não poderia fazer provas de blocos diferentes. Agora, pense comigo: é melhor ter a prova de 10 agências reguladoras no mesmo dia ou ter essas provas diluídas ao longo do ano? Claro, você teria mais chances com a segunda opção. Outra coisa, todos os concurseiros sabem que é fazendo provas que você se aprimora até chegar a aprovação. Logo, todas as provas concentradas em um único dia tenderia a prejudicar na lapidação do candidato. Por fim, e com razão, o CNU trouxe à baila a necessidade do Governo Federal descentralizar/pulverizar a realização dos certames federais (independentemente da existência de CNU). Isso, para mim, é o único legado do CNU.
Exatamente!! O mesmo com o TSE agora, antes vc tinha chance de fazer concurso em 26 tribunais, 26 chances, poderia ficar em várias listas, agora é só uma chance!!! Ideia péssima
Pois é, e tem uma coisa que eu não curti nesse modelo unificado. Imagina se o cara vai mal na prova, fica com uma classificação muito ruim ou é eliminado, enfim, perde a chance em vários órgãos numa tacada só. Complicado. Se tiverem outros editais pelo menos tem a chance de tentar de novo em outros concursos. CNU acaba sendo tudo ou nada, não pode errar ou já era.
E eu? Que nem dente tenho mais?😬🙃. Esse fera aí sem os "atacantes" estava era bem👏👏👏😅😂🇧🇷. Enfim, a hora é chegada para o POPULAR e nobre professor Aragonê QUEBRAR mesmo o SILÊNCIO ⏰🧠⚖✍🇧🇷👏👏👏🧠💃🇧🇷.
O CNU é uma iniciativa ousada e absolutamente necessária. Como tal, enfrentaria, como está enfrentando, diversos "obstáculos"... Mas veio pra ficar e prevalecerá. Há SIM uma elitização do serviço público estadual e federal, e querem manter e aumentar isso. Basta olhar pro perfil étnico e social dos primeiros colocados nas propagandas dos cursões online, e nas próprias repartições dos órgãos e universidades. Chegou a hora de acabarmos com isso.
A ideia é ótima, mas a execução foi péssima. Não adianta de nada ser um concurso inclusivo e ferir a isonomia e ter muitas brechas para fraude. E mais: não ter autocrítica pra melhorar o que precisa melhorar!! É necessário olhar para os erros, assumí-los e saná-los. E discordo do professor: não, não foram erros pontuais.
@@alua123 , processo de tentativa e erro. O importante é a iniciativa, deflagrar o processo. Como você disse, erros cometidos devem e podem ser corrigidos. Aqui pra nós, a Cesgranrio é muito menos capaz do que vende . Há sérios problemas também com a executante, não exatamente com o contratante.
@@oliveira2227 , você já se perguntou porque existem miseráveis? Pergunta-te também como alguém fica melhor nos estudos do que outros! Aproveita e pesquisa quantos desses melhores precisam também trabalhar o dia inteiro, e se tem alguns desses "melhores" que só vivem para se preparar pra concursos, tendo pais de classe média alta pra pagarem os melhores cursinhos! Falemos um pouco de história, nossa história, que formou as famílias brasileiras: tem gente hoje cujos tataravós ou mais além vieram para o Brasil como donos de capitanias hereditárias, e foram elite desde sempre. E teve gente que veio para o Brasil nos porões de navios negreiros. E aí, meu amigo, mantém tua visão do que é ser os melhores?
@@etiehnenavarro7622 Quando o povo parar de votar em bandidø que arrecada trilhão e da bilhão de esmola via bolsa família, quem sabe nosso país muda e os miseráveis tenham melhor acesso à educação e emprego decente! Não acredito que esmolas e cotas acabarão com a desigualdade social de um país que só tem políticos corruptos! Mas parece que o povão venera esse tipo, mesmo quase passando fome 👍
O problema não foi o CNU foi a banca escolhida. O CNU em si foi uma boa ! Eu estava anos sem estudar voltei por conta do CNU . Todos os meus amigos que eu encontrava estavam estudando pro CnU
Cara, não há como não baixar a crista perante a elegância, sabedoria e ponderação do Aragonê. Simplesmente FANTÁSTICO !!!!!
Já solicitei da banca a atual classificação geral, pois essa já está pronta, tendo em vista que seria divulgada dia 21, me baseei na lei de acesso à informação e princípio da transparência, quero saber em que colocação estou ara me basear se algum sem bolinha irá passar de mim
Caso consiga, informe aqui! Mais pessoas podem entrar com pedido
@ mando modelo se quiser, envia teu e-mail, aí você envia para o e-mail da Cesgranrio
@MatheusLima-cl4eb, ótima iniciativa. Parabéns!
Também gostaria de fazer o mesmo.
Como faço para obter o seu modelo de petição?
@@cesar-estoico-br manda teu e-mail aqui
Também gostaria
Os principais problemas do CNU foram: Falta de divulgação do espelho das questões discursivas, Falta de resposta aos recursos das questões objetivas, Questões muito mal elaboradas (possivelmente por IA) pois apresentaram respostas erradas ou mais de uma resposta correta e ainda assim a banca se recusou a anulá-las.
E a pior de todas as falhas foi a reintegração dos candidatos que descumpriram o item 8.12.1 do Edital e dessa forma assassinaram os princípios da isonomia e da segurança jurídica.
Por fim, se o judiciário fosse menos suscetível às pressões políticas e mais comprometido com a defesa da legalidade esse CNU seria anulado pelas incontáveis ilegalidades ocorridas ao longo do certame.
Absurdo o que fizeram com o cargo de atps, retificar o edital com uma nova fase 11 meses depois das inscrições, justamente no dia do resultado final eu nunca vi isso na minha vida, uma total injustiça com quem escolheu o cargo de atps justamente pq não tinha títulos.
Daí já denota má intenção
Fraude. São as cartas marcadas
É melhor retificar o edital agora ou ser aprovado e não poder assumir pq o edital é ilegal?
@reicavera2235 era melhor ter feito no tempo certo, que foi quando a banca abriu o prazo para impugnar o edital. Fazer 11 meses no dia do resultado final deixa essa retificação ilegal do mesmo jeito.
Não esqueçamos de pontuar também que a Banca escolhida demonstrou que não está à altura da missão.
Precisamos olhar "com carinho" pra essas empresas...
aí entregar para FGV? que quando erra, não têm humildade de reconhecer. E olha que ela está tendo erros bizarros. A FCC não tá mais afim de fazer concurso gigante como do CNU.
O CNU prometeu tudo e entregou nada 😂
Que decepção. Essa mudança do edital no dia do resultado final... q mierda... Falta de respeito e transparencia com quem ficou um ano se preparando...
Infelizmente essas ultimas alterações abrem brechas para pensamentos sobre um concurso utilizado para agraciar pessoas ligadas ao governo. Nada contra os sem bolinhas, mas estava escrito no edital que caberia a eliminação de quem nao marcasse a cor da prova. Outra coisa, a questão do cargo de ATPS, inserir sem nenhum pedido judicial significativo a etapa de títulos, da entender que "alguem" que deveria estar dentro das vagas e nao conseguiu pontos suficientes, vai ser beneficiado por esta etapa. Só lembrando que o cargo de ATPS possui muuuuuuuitos contratados devido ao tempo que nao tem concurso. Na minha opinião para dar maior lisura as medidas tomadas com esse acordo judicial, no mínimo, deveriam aumentar exponencialmente o numero de vagas.
Exatamente. Até vestibulinho para Etec que estudantes do 9o. ano fazem elimina candidato que não marca gabarito, está no edital e na capa da prova, quem não marca é eliminado, não tem conversa. Enem é da mesma forma. Mas o MGI quis incluir os sem bolinha, se não quisesse teria brigado forte.
Essa inclusão dos títulos p ATPS a essa altura do campeonato foi um roubo que nunca vi igual.
Além disso incluir títulos vai de encontro a ideia de democratização. O MGI com o CNU pode ter democratizado a realização da prova, não as chances de sucesso. Do jeito que foi para quem seguiu a receita de bolo dos cursos preparatórios melhor sortear as vagas.
Quando foi incluída essa prova de títulos pra esse cargo? Não fiz o cnu
Há um dia do resultado final @@Fabio45673thur
Professor Aragonê, você tem a minha admiração. Que Deus continue abençoando a sua vida hoje e sempre em nome de Jesus Cristo 🙏🏾 Amém 🙏🏾
Esse é Mestre Demais 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Importante ponto que eu ele falou. CNU foi feito pra democratizar e não elitizar o serviço publico.
Pois bem, fiz minha inscricso no Bloco 5 - Cargo ATPS, pela não previsão de titulos.
Eu e alguns milhares fomos surpreendidos quando pelo MGI pela inclusão da prova de títulos, que vai tornar mais difícil a chance de quem não teve acesso a um mestrado e doutorado, ou anos de experiência.
Fomos absolutamente prejudicados pela desorganização do MGI.
Inaceitável isso
Professor Aragonê é muito TOP 🔝🔝🔝🔝 Maravilhosooooo👏👏👏👏👏
Ele é ótimo
Meu maior arrependimento é ter decidido estudar para o CNU.
Dr Aragone, sempre muito sensato e pragmático.
Esse professor merece toda a minha admiração! Quanta elegância ❤️
Excelente explicação, excelentes pontos levantados e excelentes exemplos. Só não entendeu quem está preso em pensamentos odiosos.
Muito desorganizado esse CNU.
CNU pra começar a ficar ruim vai ter que melhor muito ainda...😢😢😢
O edital do CNU foi horrível 🫣😭
O CNU é uma ideia maravilhosa, mas realmente faltou uma execução perfeita e os órgão entrarem no barco. Dá pra isso ficar redondinho
É a realidade.
kkkk Eu sou de libra. Meu critério para ranquear os cargos no CNU foi o salário... não teve jeito, tive de escolher...rsrsr
Até hj não entendi o critério que adotei, sou libra e sou igual aos filhos dele. Além disso, tenho Tdah. Sou do RJ e escolhi cargos sem possibilidade de lotação no RJ🙄
Uma prova daquelas para um cargo de auditor (AFT) que paga quase 23 mil reais... Não dá, gente! Foram 7 meses de estudos para não cair quase nada do que se estudou.
Concordo. Com editais cada vez mais extensos(universo) tem que aumentar a amostra, no caso o número de questões. Isso é básico em estatística. O CNU ainda agravou a situação porque a parte básica foi comum para n cargos. Se isso não fosse o bastante questões dúbias ou absurdas como a do tubarão nas especificas não mediram absolutamente nada.
Além de não cair nada as questões ridículas com gabarito errado ou duas respostas possíveis. Impossível acertar, só acerta quem não sabe nada e chuta...
Sim, a iniciativa foi ótima. A execução pode melhorar, pois a banca examinadora é extremamente obscura sobre seus a motivação (fundamentos de fato e de direito) dos seus atos: ignora recursos, não justifica questões alteradas/anuladas (conforme previsão do edital), não apresenta espelhos idôneos de correção de discursiva, não apresenta as notas e lista de habilitados para próximas etapas.
Para além disso, a banca falhou também na elaboração dos itens. Péssima a formulação, fontes minoritárias, etc.
Os sem bolinhas é um absurdo demais nesse CNU.
O cara falar que o CNU tem só pequenas falhas e vai dar certo no futuro é pq não chegou até aqui no concurso ou nem fez. Pode perguntar pra qualquer um que está habilitado atualmente pro CNU se faria um próximo CNU e vc tomara um sonoro : NUNCA MAIS
Exatamente
Pois é, não faço essa falcatrua novamente nem pagando!! A ideia realmente é muito boa, mas o problema é que eles abrem espaço para decisões políticas
Concordo plenamente contigo 🤝
Ouvir a opinião de quem realmente entende é outro nível.
Um concurso muito grande e com muita brecha para dar m3rd4 😢
Grande Aragonê. Professor top. Cnu fora suas palavras de democratização, foi uma bosta. Digo em especial bloco 4. Questões totalmente descabidas
Discordo do Aragonê, o que o MGI fez foi temerário, implementar uma operação extremamente complexa sem piloto, sem experiência. Foi falta de responsabilidade e nenhuma consideração com os candidatos que dedicaram meses de estudo, abriram mão de fazer outros concursos, de qualidade de vida, investiram dinheiro na preparação e foram usados como cobaia. Boas intenções, mas muita irresponsabilidade, parece que não houve avaliação de riscos séria no planejamento.
A ideia do cnu é ótima. As cagadas da cesgranrio é que nao precisava.
Parece que alguém pensou:vamos acabar com o psicológico dos concurseiros.cnu nunca mais.não posso mais ver tubarão nem pirata. Infelicidade retornar aos estudos se virando pra esse.tenho um nome monárquico. Se for todo ele,vai demorar.
O maior concurso da história contratou fiscais que autorizaram candidatos com relógio de pulso e boné na minha sala. Hahaha... imagina o que um fraudador profissional conseguiu?, Já imaginou??
Mas isso anda acontecendo desde a pandemia. Antes da pandemia vc não ouvia relatos de pessoas com lápis, borracha, garrafas de água e alimentos com embalagem dentro da sala que conseguiram fazer a prova normalmente. Ao contrário, você via pessoas sendo eliminadas diretamente. Hoje em dia, o celular toca e eles deixam a pessoa abrir o saco, desligar o alarme e fecha novamente o saco. A verdade é que as bancas deram uma abertura enorme nos concursos desde a pandemia. O que não pode no edital é ignorado e qualquer eliminação prevista no edital já dá judicialização. O pior é que se vc falar para o fiscal ou criticar nas redes sociais vai ouvir o: "não tem problema", "tenha empatia, e se fosse você", "o erro dele te incomoda por quê? Quem está preparado não se importa com a concorrência". Mas, o caso é que é errado eu cumprir todas as regras e alguém (alguns até já fizeram concursos antes) simplesmente dar uma de adolescente e esquecer e achar que o mundo é injusto. Enfim.
Essa questão pra mim foi a mais absurda...
As OPORTUNIDADES devem mesmo SER AMPLIADAS para a POPULAÇÃO 🇧🇷🤝👏👏👏🇧🇷🧠✍⚖.
O MGI confundiu descentralização com unificação. O risco também foi unificado e quando dá errado, dá muito errado, como aconteceu. Não importa se na concepção ou na execução porque o resultado é o mesmo: insatisfatório para candidatos e órgãos.
Prefiro concurso separado. Esse negócio de fazer mínimo em todas as matérias causa muita confusão.
essa parte nao, vários concursos sao assim. Inclusive não tinha mínimo pra redação
Já que virou bagunça mesmo, melhor corrigirem todas as provas de redação dos candidatos que atingiram a média dos 30% do total da prova.
Falou e disse nada sobre as falhas. Foram pontuais ou generalizadas?
A iniciativa pode ter sido ótima, mas faltou é muito muito preparo. A impressão que deu é que tentaram fazer tudo de forma mais célere do que o possível. Hoje, vemos o resultado.
O CNU é uma perda de oportunidades. Se você juntar 10 Agências Reguladoras num bloco só, o concurseiro perde a chance de outros 09 concursos. Se juntar-se todos os cargos de Auditores Federais, restringe-se a possibilidade de candidato competir em carreiras "similares". Acerca do conteúdo das provas, quem dita as regras é a base ideológica do Governo, e muitos órgãos fugiram dessa empreitada por isso. Imagine que a Coordenadora-Geral do CNU disse que não precisaria cobrar a matéria de Português, porque "o português aeria cobrado nas questões". E, sobre o número de cidades onde se realizaram as provas, se o concurso for federal (Anvisa), nada impede do Edital exigir que as avaliações sejam feitas nas Capitais e nas Cidades Regionais de cada Estado. Por fim, concluo repetindo: o CNU configura-se numa perda de oportunidades...
Como o CNU representa uma perda de oportunidades se esta forma de avaliação permite que um candidato dispute vários cargos e vagas ao mesmo tempo? Não é todo mundo que tem condições financeiras e tempo para estudar e fazer provas de vários concursos diferentes num curto ou médio espaço de tempo.
@gigiomg1983 Vários cargos num mesmo bloco. Você não poderia fazer provas de blocos diferentes. Agora, pense comigo: é melhor ter a prova de 10 agências reguladoras no mesmo dia ou ter essas provas diluídas ao longo do ano? Claro, você teria mais chances com a segunda opção. Outra coisa, todos os concurseiros sabem que é fazendo provas que você se aprimora até chegar a aprovação. Logo, todas as provas concentradas em um único dia tenderia a prejudicar na lapidação do candidato. Por fim, e com razão, o CNU trouxe à baila a necessidade do Governo Federal descentralizar/pulverizar a realização dos certames federais (independentemente da existência de CNU). Isso, para mim, é o único legado do CNU.
essa parte vc tem razao, se fosse cada concurso separado com prova em pelo menos 2 cidades de cada estado seria perfeito
Exatamente!! O mesmo com o TSE agora, antes vc tinha chance de fazer concurso em 26 tribunais, 26 chances, poderia ficar em várias listas, agora é só uma chance!!! Ideia péssima
Pois é, e tem uma coisa que eu não curti nesse modelo unificado. Imagina se o cara vai mal na prova, fica com uma classificação muito ruim ou é eliminado, enfim, perde a chance em vários órgãos numa tacada só. Complicado. Se tiverem outros editais pelo menos tem a chance de tentar de novo em outros concursos. CNU acaba sendo tudo ou nada, não pode errar ou já era.
Fuso Horário. Acre. Norte do Brasil .oiapoque. Macapá .Amapá. fronteira Guiana Francesa..Concurso público Regionalizado.
E eu?
Que nem dente tenho mais?😬🙃.
Esse fera aí sem os "atacantes" estava era bem👏👏👏😅😂🇧🇷.
Enfim, a hora é chegada para o POPULAR e nobre professor Aragonê QUEBRAR mesmo o SILÊNCIO ⏰🧠⚖✍🇧🇷👏👏👏🧠💃🇧🇷.
Cadê a lista?
Pontuais, do ponto inicial ao ponto final.
Falha absurda colocar AFT nesse concurso...
Qual foi a solução para a dança das cadeiras?
Concurso com zero transparência
Gol de PLACA:
Eu NÃO posso desejar que os outros se LASQUEM para EU ou os MEUS se darem bem.
Esse é o nobre professor ARAGONÊ🧠✍⚖🤝👏👏👏
O CNU é uma iniciativa ousada e absolutamente necessária.
Como tal, enfrentaria, como está enfrentando, diversos "obstáculos"...
Mas veio pra ficar e prevalecerá. Há SIM uma elitização do serviço público estadual e federal, e querem manter e aumentar isso. Basta olhar pro perfil étnico e social dos primeiros colocados nas propagandas dos cursões online, e nas próprias repartições dos órgãos e universidades. Chegou a hora de acabarmos com isso.
A ideia é ótima, mas a execução foi péssima. Não adianta de nada ser um concurso inclusivo e ferir a isonomia e ter muitas brechas para fraude. E mais: não ter autocrítica pra melhorar o que precisa melhorar!! É necessário olhar para os erros, assumí-los e saná-los. E discordo do professor: não, não foram erros pontuais.
@@alua123 , processo de tentativa e erro. O importante é a iniciativa, deflagrar o processo. Como você disse, erros cometidos devem e podem ser corrigidos. Aqui pra nós, a Cesgranrio é muito menos capaz do que vende . Há sérios problemas também com a executante, não exatamente com o contratante.
Concurso público não pode ser cabide de emprego para miserável! Tem que entrar os melhores, independente de sexo, raça , cor e etc!
@@oliveira2227 , você já se perguntou porque existem miseráveis? Pergunta-te também como alguém fica melhor nos estudos do que outros! Aproveita e pesquisa quantos desses melhores precisam também trabalhar o dia inteiro, e se tem alguns desses "melhores" que só vivem para se preparar pra concursos, tendo pais de classe média alta pra pagarem os melhores cursinhos! Falemos um pouco de história, nossa história, que formou as famílias brasileiras: tem gente hoje cujos tataravós ou mais além vieram para o Brasil como donos de capitanias hereditárias, e foram elite desde sempre. E teve gente que veio para o Brasil nos porões de navios negreiros. E aí, meu amigo, mantém tua visão do que é ser os melhores?
@@etiehnenavarro7622 Quando o povo parar de votar em bandidø que arrecada trilhão e da bilhão de esmola via bolsa família, quem sabe nosso país muda e os miseráveis tenham melhor acesso à educação e emprego decente! Não acredito que esmolas e cotas acabarão com a desigualdade social de um país que só tem políticos corruptos! Mas parece que o povão venera esse tipo, mesmo quase passando fome 👍
Eu ainda vou conhecer Dr. Aragonê!!!
Tentaram dar uma lacrada com esse péssimo concurso do CNU. É claro que ia dar merd@!
Se tu fala "lacrada" tuas chances de passar em concurso diminuem.
@matheusgabriel9610 Cotista querendo explanar sobre "chances"🤫
O problema não foi o CNU foi a banca escolhida. O CNU em si foi uma boa ! Eu estava anos sem estudar voltei por conta do CNU . Todos os meus amigos que eu encontrava estavam estudando pro CnU
@@oliveira2227pelo menos ele mostra o rosto
@@julianaduraes5278 Tem que mostrar, senão não entra nas cotas