Sou psiquiatra e achei excelente iniciativa fazer essa entrevista. As pessoas costumam julgar moralmente psicóticos, como se houvesse culpa nesses delírios e alucinações. Dá pra ver que o cara é tranquilo, bem intencionado, mas está sujeito a forças que não vêm do "eu" dele. Há experiências psíquicas que não estão disponíveis pra todo mundo.
n creio q seja doença pura e simplesmente, creio q essas pessoas tem acesso a alguma coisa a mais, e deveriam serem melhores estudados, o mano falou q as vozes vem de fora, e n é criado na mente, pq se ele fosse o gerador dessas vozes teria o poder de parar,
Sou pastor e esquizofrênico. Hoje nao deliro mais, mas ainda ouço vozes e vejo coisas todos os dias, várias vezes por dia. Às vezes é bem difícil, não consigo dormir com as vozes falando ou cantando. Que bom que ele explicou que as vozes não são pensamentos, eu OUÇO, não é imaginação, pensamentos intrusivos, não é isso, eu OUÇO!! As pessoas não entendem isso, sempre acham que pensamos, mas nós ouvimos! É ruim que tenho alucinações visuais também, vejo criaturas, como ratos, vejo letras se mexendo, vejo coisas que não estão de verdade na tela ou no papel, inclusive na minha agenda, e isso me atrapalha bastante. Às vezes é difícil saber que estou alucinando, acho que é real, como anotações e detalhes de compromissos na agenda, que não estão realmente lá, são alucinações. Mesmo assim, me atrapalha muito pouco no meu trabalho e no meu ministério. As dores que sinto da Espondilite Anquilosante me atrapalham muito mais de trabalhar, mas trabalho normalmente, com algumas limitações físicas pela espondilite anquilosante, mas absolutamente nenhuma limitação mental, graças a Deus. Já tenho técnicas para ignorar as alucinações e, de novo, eu não deliro mais há muitos anos, os medicamentos evitam que eu surte ou delire. Meu último surto foi em 2017, nunca mais tive. Quando era criança e adolescente eu delirava, achava que vampiros e lobisomens me perseguiam, e um delírio bizarro que tive por muitos anos, achava que o PSDB (partido político) queria me matar e mandava agentes para me matar.. 😂😂 Hoje dou risada disso. Esquizofrenia é muito ruim, mas tem tratamento. Graças a Deus parei de delirar e passei a trabalhar normalmente a partir de 2007, tinha 24 anos quando as coisas melhoraram, hoje tenho 41 e já sei lidar com a doença que tenho desde criança. Desde então, trabalho normalmente e poucas pessoas sabem que sou esquizofrênico. O preconceito é muito grande, tem gente que fica muito assustada com a palavra "esquizofrenia" e até chama a polícia, melhor evitar. E, como teólogo e pastor luterano, posso dizer que isso é uma doença, não é possessão demoníaca, não é o diabo colocando vozes, dando visões, nada disso, é o cérebro que não funciona direito. O esquizofrênico NÃO PRECISA DE EXORCISMO, precisa de remédio e tratamento. O pastor, padre ou orientador religioso pode sim ajudar, eu recebi ajuda de pastores queridos, mas de forma multidisciplinar, atuando junto com os profissionais de saúde, não substituindo tratamento médico e psicológico. Ainda não terminei de assistir, mas já vi videos do Gustavo e é um jovem de ouro que ajuda a trazer informações relevantes sobre nosso mundo. Deus abençoe o Gustavo e o Vilela espaço dado à nossa realidade.
isso q eu achei absolutamente objeto de estudo, inclusive o mano falou q vem de fora, n seria algo espiritual, percebo q desconhecemos o mundo espiritual e tem certas ocorrências e carece dessa sabedoria para sana-las
se for um fenômeno gerado fora essas vozes, tapar os ouvidos abafaria certo ?? tem um senhor q aprendeu alemão japones e ingles ouvindo vozes em sua cabeça, e é fluente nesses idiomas, algo semelhante q carece de aprofundamento da ciência para estuda-los
Sou psicóloga e notei que a gentileza respeitosa do Vilela e a educação e doçura do entrevistado, deixou a entrevista além de extremamente informativa, tbm cativante, humanizando a esquizofrenia. E mais uma observação clara: incrível como família estruturada, Deus e terapia são o coquetel de remédios mais eficaz pra todos os males dessa vida!
Minha mãe foi diagnosticada com esquizofrenia á quase 12 anos. Eu nunca entendi e vivia um inferno todo esse tempo. Um sofrimento para ambas as partes. Eu já não via saída, brigava. Depois que eu vi um vídeo desse moço, a uns 2 meses atrás, eu passei a entender, e a relação com minha mãe mudou da água p vinho. mudou minha vida.
Vilela a gente que é seu fã de verdade não liga pra convidado famoso, eu já tinha visto o Gustavo no Petry. Você foi impecável na sensibilidade e carinho com ele, recomenda ele para o podpeople da Dra Ana Beatriz! Tudo de bom pro Gustavo ❤🙏🏻🙌🙌
Tive um irmão esquizofrênico, perdemos nossos pais e eu fiquei responsáv por ele, ele era incrível, um irmao maravilhoso! Sofremos muito com a doença dele, teve épocas de agressividade, tinha muita mania de perseguiçao, ouvia vozes, tiveram muitos momentos dificeis. Mas quando mais velho mais maduro ele acalmou. Perdi ele com uma parada cardiorespiratoria fulminante, faz 2 anos, nao ha um dia que eu nao lembre dele e chore meu irmao sempre sera meu amor!!! Faria tudo de novo por ele❤
Meu marido sofre de esquizofrenia somos casados há 10 anos. Ele com todas as crises, é o amor da minha vida colocado por Deus, meu companheiro de caminhada, aprendemos a convivermos juntos e somos muito❤❤❤❤❤ abençoados
@@modo.serio1 sou esquizofrenico paranoico a 6 anos, namoro a 2. com um pouco de propriedade pra falar, unico momento que fui agressivo foi pra pegar a chave do meu irmao para fugir de casa. joguei uma air fryer na cabeça dele, porém quando a gente aceita que ta doente que é a parte mais dificil . a gente sabe que é tudo falso entao nao tem pq ser agressivo, claro demanda tempo tratamento apoio familiar e muitas outras coisas
Sou enfermeira do Cândido! Que alegria ver pacientes compartilhando suas experiências e mostrando a sintomatologia e o processo da doença! Ele tem muita crítica da sua doença, ele reconhece os delírios e alucinações, e o principal de tudo: ele tem uma rede de cuidados que é a família! Tão tão importante!!!
Vilela, traz este rapaz novamente junto da Dra Ana Beatriz! Vemos ela falar muito sobre depressão, TDAH, ansiedade e até mesmo transtornos bipolares mas não muito sobre a esquizofrenia! Seria muito interessante um papo assim e finalmente ter uma explicação clara sobre esse assunto tão complexo com as explicações maravilhosas da Dra.
Ele fala sobre esquizofrenia sim no canal dela, mas nos podcasts ngm pergunta sobre (e mesmo assim ela já introduziu a questão várias vezes qnd surgia oportunidades), mas o preconceito e a invisibilidade do transtorno impede as pessoas de perguntar, se interessar ou ao menos prestar atenção qnd profissionais como a Ana Beatriz comentam sobre!
Corra dessa psiquiatra. Tem muita informação errada nas explicações dela, fora as recorrentes falhas éticas. Quem é da área da saúde mental abomina essa mulher. E nem vou entrar na área da pseudociência, que já é um absurdo por si só.
Ela tem um livro chamado mentes inquietas. Inclusive tem uma fala dela em que ela ia na “onda” dos pacientes esquizofrênicos durante os momentos de loucuras para ganhar confiança deles. Mas a sua ideia é muito boa. E realmente os entrevistadores não exploram outras transtornos além desses mais populares.
Sim medicamentos tem que ser de laboratório ne!!Ainda bem que existem Remédios para amenizar um pouco o sofrimento de quem e portador dessa patologia!Antes do advento dos remédios psiquiátricos,as pessoas eram trancafiadas a vida inteira em sanatórios,hoje eles podem conviver em sociedade….
Esse rapaz é um gênio. Ele desenvolveu uma técnica para lidar com seus delírios e consegue tb analisá-los. A religiosidade dele e o apoio familiar ajudam mt.
Que rapaz humilde, consciente, preocupa-se com os pais, com o próximo, tem medo de fazer algo de mal a alguém e enquanto pessoas “normais” não têm a mínima consideração pelo próximo, passam por cima como um trator. Eu desejo a este ser consciente mesmo passando por tantas adversidades SAÚDE, muita LUZ e PAZ🙏
Namorei um rapaz durante 5 meses , estava indo tudo bem, até que ele me traiu então terminei o namoro. A partir do momento do término ele começou a ter surtos e tentou de todas as maneiras que eu voltasse para ele, mas eu não quis mais, eu tinha medo dele porque ele começou a me perseguir. Então algumas semanas depois ele enfiou a tesoura no corac4o. Foi diagnosticado com esquizofrenia. A mãe dele começou a falar que eu era a culpada porque eu tinha feito algum tipo de trabalho. Por fim tive que mudar de bairro porque muitas pessoas passaram a me hostilizar e eu mesma me sentia culpada. Hoje entendo que não tive culpa. Então peço que não culpe a menina, ela não tem culpa! Obs. Sou de Campinas também. Desejo sucesso para o entrevistado 🙏
Com certeza você não teve, assim como essa moça que namorava com ele! A questão é que eles já tinham alguma coisinha, o términio só fez o negócio aflorar.
@@anaflavia6691A moça não namorava ele, eles ficaram uma vez e pronto, como acontece normalmente entre qq pessoa. Trata-se de um cérebro doente, que lida de forma diferente com as emoções.
Realmente não tem um apresentador de podcast com tamanho talento e sensibilidade para conseguir levar adiante o papo com esse convidado como o Vilella Ele realmente teve que puxar é completar assuntos sem pausa para ter uma constância e manter o convidado (que obviamente tem suas limitações e dificuldades) a vontade. Vilella, cada vez mais eu admiro o seu profissionalismo! 👏🏻👏🏻 Esse podcast é O MELHOR!
Minha esposa estava aqui ouvindo e chorando com dó do rapaz. Vamos orar por ele, pois somos CRISTÃOS precisamos orar por nossos irmãos. Ele é um exemplo de pessoa sirme em DEUS e sincero em seus relatos. Deus abençoe a todos. Que entrevista interessante.
Gente, sou psicóloga em psicopatologia e estou tão feliz e emocionada com essa entrevista. Que legal!!! Informativo, dismistifica ideas mirabolantes. Muito legal mesmo! Desejo todo melhor pra ele. Muito inteligente e querido demais.
Muito triste a falta de empatia de alguns profissionais da saúde! Como pode tratar mal uma pessoa que tentou suicídio? Não pensam que poderia ser alguém da família deles?
Minha irmã que é fisioterapeuta me contou que estavam cuidando de um paciente terminal e o médico disse para não dar tanta atenção a pacientes terminais 😢 fiquei chocada
Médicos, principalmente. Muitos desses são forçados a fazerem faculdade de medicina pelos pais para que eles possam esbanjar um certo tipo de status. Logo daí, muitas vezes, que vem profissionais ruins, sem nenhuma empatia.
@@kauandoffkauangomes9413eu acho que ainda há muita confusão nesta área, quem é muito religioso e olha tudo pelo âmbito espiritual vai achar que Saul era endemoniado e quem vê pelo prisma da Ciência tem certeza de que é químico cerebral portanto, esquizofrenia.
Vilela, queria te agradecer tanto por trazer esse rapaz! Meu pai tem esquizofrenia catatônica, ninguém entende, são tantos julgamentos. Essa entrevista humaniza o enfermo. Obrigada mesmo! E o Gustavo é muito corajoso!
Boa noite! Minha esposa tem faz 2 anos que ela teve o primeiro surto depois que a cachorrinha dela morreu! Daí levei no médico psiquiatra e receitou Risperidona 4mg, desvalexicina 100mg e mais 2 que não lembro! É difícil viver pois do nada muda o humor e fica com medo! Mas o que importa é que ela é minha esposa e sempre será!
Eu me emociono muito com esses depoimentos eu já tive surto psicótico mas não sou diagnosticado com esquizofrenia. Mas tive episódios isolados, quando acontece a maioria da família rejeita finge que nem existe.
É uma patologia que se dá por exemplo,por alteracoes geneticas da estrutura e químicas cerebrais, alterando seu funcionamento. Não tem cura, as relações,o meio ambiente em que vive, pode ocasionar os distúrbios, que devem ser tratados pelo psiquiatra. @@Thiagosantosnog
Talvez. Ia depender muito do médico. Era mais fácil a qualidade cair. Se tivesse um médico aí ele não estaria para informar, pois o entrevistado já dá seu relato sentido. Se tivesse um médico aí, ele provavelmente, algumas vezes, iria confrontar e poderia fazer o entrevistado se sentir constrangido (devido à sensibilidade dele e por ser algo gravado). Edit: ia esquecendo. É muito relevante esse rapaz ter ido sozinho porque assim ele acaba sendo o centro das atenções. Com um médico ao lado, talvez ele parece um experimento ou um coitado. É muito negativo pensar que um esquizofrênico precisa ter um médico ao lado para ter a oportunidade de explicar, sem interrupções ou confrontos, como ele se sente.
Eu tive um amigo de infância que surtou aos 22, depois de usar drogas e álcool juntos. Ele me contou que quando ele acordou, estava amarrado pelos “colegas”. Então ele pediu para o soltar pois já tinha passado, levaram ele e depois do remédio que deram a ele , foi que começou a ouvir vozes. Ele falava sozinho e quando eu falava com ele, assim como o Vilela falou com o Gustavo, ele acalmava e respondia minhas perguntas, que eram sobre as vozes e as visões. Quando ele tocava instrumentos ele sarava. Infelizmente ele morreu atropelado. É uma doença triste e não devemos ter preconceito, e sim compaixão. Que DEUS te abençoe grandemente e não pare de orar…
Gosto muito desse menino. Ele é uma pessoa consciente. Ele reconhece que tem a doença. E faz tudo o que ele pode para lidar com isso. Um paciente exemplar.
Conheci esse rapaz no podcast a deriva , ate me inscrevi no canal dele : "nao fiz faculdade ". Parabéns por terem convidado ele, pessoas "diferentes" merecem essa visibilidade e representam várias pessoas" invisíveis" na sociedade.❤😊
@@paulotalksoi Paulo, nao costumo comentar, mas achei "grosseiro" seu comentario. Ja estamos cheios de coisas ruins e eu penso muito antes de assumir essa realidade. Procuro ser gentil...
Vilela realmente é um excelente entrevistador. Uma pessoa sensível, empática e interessada pelo convidado. Que assunto necessário, tô bastante impactada e feliz por ter essa oportunidade de tentar entender os as pessoas com esquizofrenia passam.
Muito interessante essa entrevista. Ele é super consciente, sabe explicar muito bem, o que sente e o que passa. Ele tem um olhar fixo, quase nao pisca... Mas da pra ver um olhar de tristeza também😢
"me trataram muito mal no hospital" Meu irmão foi diagnosticado poico antes da pandemia, assistindo chorando essa entrevista 😭 como as pessoas são ruins com as outras, rejeição da sociedade e esse péssimo atendimento de agentes de saúde 😢 por favor, não façam isso, qqr um está sujeito a um surto mental, QUALQUER PESSOA, a grande maioria dos diagnosticados e principalmente com tratamento adequado são pessoas que "dão a roupa do corpo" se vêem outra com frio, vcs não tem ideia da empatia deles 😔
Descobrir a esquizofrenia aos 18 anos hoje tenho quase 22. As psicoses que tive, perca de memória, aumento de massa corporal, estresse, depressão, isolamento, preconceito, dentre outros... Me afundaram :l achei que todo o mal era causado por mim e que a minha morte sanaria todos os males existentes... esqueci meu nome, esqueci quem eu era, achava que tinha câncer, AIDS, que eu tinha engravidado e sofrido um aborto, que meus sobrinhos eram meus filhos (essa parte adoraria que fosse real ❤) hoje após vários medicamentos, muita leitura sobre a minha doença... estou tentando recomeçar/retomar minha vida, a sensação é que nestes 3 anos e meio eu estava "dormindo" skin bela adormecida sem a parte bela da história ksksksk obrigado pelo programa ♡ espero que alcance muitas pessoas. 😊
Que de tudo certo pra você, que consiga viver da melhor maneira possível Tente achar as coisas que te acalmam, praticar algum esporte Talvez ir mais afunda na religião Sua vida importa muito 🤍
Sou psicóloga e já conhecia um pouco da história do Gustavo, fiquei muito feliz dele ser convidado para o podcast. Infelizmente ainda existe muito preconceito em relação aos transtornos mentais, principalmente em relação a esquizofrenia, abrir esse espaço para o Gustavo falar foi muito importante. Queria apenas deixar uma sugestão de talvez a equipe pesquisar ou buscar algum profissional da saúde mental para entender um pouco mais sobre o transtorno, acho que isso traria clareza para o público leigo e ajudaria em relação a seleção das perguntas que o pessoal que acompanha o podcast faz. A esquizofrenia é um transtorno mental e os sintomas característicos são os sintomas chamados de negativos, que é a diminuição ou perda das funções normais e de afeto; também os sintomas positivos, que são as alucinações e delírios; os sintomas desorganizados, que são transtorno de pensamentos e comportamento bizarro e sintomas cognitivos, sendo déficits de memória, no processo de informações e resolução de problemas. Sendo assim, o tratamento acontece através de psicofármaco, psicoterapia e mudanças no estilo de vida, como inserir a atividade física, uma alimentação mais saudável, ajuste no sono e rede de apoio. Não existe uma causa especifica para o transtorno, todo transtorno mental é multifatorial, porém a esquizofrenia é um dos transtornos que tem um maior destaque em relação a fatores genéticos, mas também a fatores ambientais e do neurodesenvolvimento. É importante falar que quanto mais tarde iniciar o tratamento, maior a probabilidade de ocorrer episódios de surto, aumentando os prejuízos cognitivos e um pior prognóstico.
tenho tmb esquizofrenia, tenho 27 anos embreve 28 . convivo a uns 6 anos com a doença MALDITA but porém entretanto no começo é muito dificil mas com os medicamentos certos, médicos certos (SUS TA GALERINHA) e uma familia pra me apoiar depois todos os meus surtos to aqui ,me formei em um técnico e trabalho muito ! e claro namoro =) felizmente minha esquizofrenia foi até diagnosticada pós 5 anos como átipica pois parei de ouvir vozes... e isso é muito raro.Obs: continuo tomando 1 medicamento em dosagem minima e para sempre... Sem minha família eu nao seria nada.... Gratidão
@@LuarGameplayspsicose isoladamente pode ocorrer em diversos transtorno psiquiátricos, desde depressão, bipolaridade e a esquisofrenia, psicose não é sinônimo de esquisofrenia, pode sim ocorrer isoladamente, mas não significa algo que tu tenha eternamente, é facilmente tratável, eu tive início de psicose por uma bipolaridade/despersonalização e na vdd eu sou autista , fica bem ❤
Eu trato a esquizofrenia e sou totalmente lúcida, tive um surto aos 39 anos e foi horrível, agora graças à Deus estou bem, mas fico o tempo todo me policiando para ter controle da minha estabilidade psiquiátrica.
Gustavo, muito obrigado por aceitar o convite e vir explicar sobre a esquizofrenia. Obrigada a sua irmã que te trouxe ao podcast e a sua família por ser tão cuidadosa contigo.
Trabalho num pronto atendimento e digo são poucas pessoas que tem o preparo pra lidar com paciente psiquiátrico, sem contar os comentários, tá possuído, falta de Deus, fico muito incomodada, Uma vez disse pra colega terrivelmente evangélica:tá possuído vai lá e ora pra sair.. Deu um sorriso amarelo e desconversou. Por ter gente assim na família certos comentários me fere demais.
Meu irmão tinha esquizofrenia. No interior, em uma época onde isso era chamado apenas de “doideira”, “loucura”. Ele conseguia trabalhar, e viver de boa. Mas pelo menos duas vezes ao ano, ele tinha um surto, onde ele queria matar todos na casa. Ficava muito violento e chegou a derrubar sozinho, 5 policiais. Infelizmente ele veio a falecer devido à um acidente de trânsito. Era uma pessoa excelente. Nos dávamos muito bem!
Muito honesta e sensível essa entrevista ... e deu lugar de fala pra ele, da experiência dele, da perspectiva dele. Seria bom ter um psiquiatra junto para esclarecer pontos, mas tiraria a autenticidade da conversa. Muito bom!
Tipo de entrevista que é muito necessário. Gostaria de ver mais entrevistas nesta pegada de doenças ou transtornos psicológicos. Minha irmã tem esquizofrenia e digo é terrível lidar com isto.
Vilela, minha avó teve esquizofrenia com 25 anos ,eu tinha uns 7 anos quando ela faleceu. Só que a dela ela teve que ser internada no sanatório na época o tratamento era muito triste.Eles faziam choque elétrico na cabeça (o tratamento era esse na época) Quando tinha uma melhorada mandavam pra casa,mais ela quebrava tudo ai tinha que voltar para o sanatório.Muito triste nos ano 60. A VIDA TODA DELA FOI ESTAR INTERNADA , NÃO TINHA JEITO, HOJE EM DIA O TRATAMENTO É MELHOR,ACABARAM COM OS SANATÓRIO," GRAÇAS A DEUS"
Choque na cabeça é um absurdo de se pensar. Como pode fazer isso com uma pessoa que é tao vitima quanto qualquer outra. Que bom que o conhecimento nos trouxe luz a varias obscuridades
@@LaukRotmg ainda acontece os tratamentos com eletrochoque, obviamente mais "humanizados" mas ainda é utilizado e dizem que se bem feito ameniza os sintomas. Veja a psicóloga forense Dr. Rosângela Monteiro, o pai dela foi diagnosticado com esquizofrenia e ela relata que o eletrochoque (bem administrado, com um humanidade e consciência) melhorava bastante as crises dele
O entendimento da doença mental hoje também se deve aos medicamentos novos que permite que os pacientes convivam em sociedade e tenham uma melhor qualidade de vida. Torço para que a cura das doenças mentais seja alcançada
Eu conheci este rapaz há uns 2 anos no canal dele! Ele é um amor, até incentivei ele a continuar com o canal dele. Tenho um irmão esquizofrênico e ele me ajudou muito a entender como a mente do meu irmão funciona. Ele é ótimo!
Que rapaz consciente, incrível como entende o que tem e sabe dentro do possível como agir. Isso é muito raro em transtornos psiquiátricos. O Gustavo é ser iluminado, Deus continue te abençoando ! Você é muito forte.
Depende do grau, mas a maioria pensa normal porque essa doença se chama mente partida a pessoa normal e os delírios e paranóias isso não fica todo tempo assim, toma medicamento melhora
Excelente a entrevista. Gostaria de deixar um sugestão para o Gustavo: desligue a TV, não assista notícias e nem acompanhe politica. O NOSSO ORGANISMO NÃO DIGERE O MAL.
Gente! Preciso parabenizar o entrevistador. Quanta sensibilidade! Essa entrevista me tocou profundamente pq minha tia tem esquizofrenia e entendo bem tudo q ele passa. Minha tia assim como ele é um amor ❤.
Gustavo me parece uma pessoa tão boa um menino muito educado e do Bem Deus te abençoe meu amigo e continue sempre sendo esse cara humilde um abraço grande.
A imparcialidade desse podcast é incrível. O tema "saude mental" tem que ser maís explorado nos podcasts, sem julgamentos ou tabus. Excelente convidado. Recomendo convidar sobreviventes do autoextermínio que se arrependeram e que mostrem que a vida vale a pena.
@@rayanner.7267 vc deve ser bipolar tipo 1, que tem crises de mania que são parecidas com esquizofrenia, mas o bipolar tipo 2 (como eu) não tem psicose, tem mais só depressão
O vilela e incrível! Faz as perguntas que queremos fazer! Respeitosamente o entrevistado sente que é importante e que está nos ensinando algo! Parabéns! Deus ajude esse rapaz
Algo que me chamou muito atenção foi a memória de detalhes das situações que ele passou, coisas de mais de 10 anos. Parabéns por enfrentar com essa coragem. Minha mãe passa por essa doença e sei o quão dificil é. Mais vi nele uma força muito grande.
Eu acho que nunca fiquei tão emocionada em uma entrevista como esta. Senti compaixão, senti a dor desse rapaz. Não quero espiritualizar toda a situação do rapaz, mas acredito que há algo maligno envolvido na esquizofrenia sim. E quando ele diz que as vozes somem quando ele canta louvores, me fez lembrar da história do rei Saul que estava com espíritos malignos, e os espíritos iam embora quando Dani tocava música. Que Deus o ajude a manter a sanidade e que a medicina encontre uma maneira eficaz de ajudar a todos que sofrem com este problema.
Moça, ele foi criado na igreja os pais são evangélicos e ele frequenta a igreja. Existem várias doenças e por mais que seja ruim e mal(não quer dizer algo do maligno) com esse seu pensamento várias pessoas morreram e foram torturadas pra “exorcizar “ o enfermo. Mais empatia é que lhe peço.
Esse rapaz eh um livro aberto para que os médicos estudem e aprendam com a doença!!! Os relatos dele servem para aprimorar os conhecimento sobre a esquizofrenia, sintomas, o que pode melhorar, o que acontece ao tomar o medicamento…. Parabéns pelo programa!!
Minha irmã teve um surto aos 16 anos. Ficou igual ele. Tínhamos que esconder as facas da casa. Ela misturava coisas da igreja com polícia. Via pessoas na rua que não tinha. Foi terrível. Ficamos um mês lutando com ela. Levava no psiquiatra, psicóloga. Tomava remédio pra dormir e não dormia, ficava acordada olhando pro teto e pras paredes. Ficava andando em volta da gente olhando com olhar desconfiado, achando que estávamos tramando algo contra ela. Pedia pra ligar pro meu pai pra se despedir. Foi um pesadelo. Levávamos na igreja. Orávamos bastante, até que ela começou a dormir com os remédios que o psiquiatra aumentou muito. Ela engordou bastante. Voltou ao normal aos poucos mas até hj percebemos que ela meio que parou no tempo. Hoje ela tem 28 anos. Tem 3 filhos mas tem cabeça de criança. Não sabe conversar, fazer cálculos direito. Paga 2 vezes a mesma conta. Qualquer pessoa faz ela de boba. Ela só ficou bem atrasada mentalmente. Mas tirando isso é uma pessoa normal. Graças a Deus. Quando a Vanessa no BBB24 teve aquele surto dentro da casa, lembrei muito da minha irmã. Ficou bem parecida.
Meu tio tem esquizofrenia e começou na adolescência, ele foi medicado cedo e teve uma vida normal, era professor de história e geografia e hj esta aposentado, ele só é um pouco tímido, e nunca casou, mas foram raras as vezes q teve surto, hoje ele esta bem, ajudando a cuidar da minha vó acamada. Mas essa doença é genética na família do meu pai, pelo menos 3 tios e um sobrinho dele (além do irmão) são esquizofrênicos
Meu tio tem a esquizofrenia, ele surtou aos 30 anos. Mas ele não aceita o tratamento. Tem que internar a força, aplicar a vacina a força. Muito triste.
Eu ouvindo o relato desse rapaz, lembrei muito da minha irmã! Me deu uma vontade de orar por ele! É difícil eu sentir vontade de orar por alguém, até porque eu nem sei orar! Mas vendo esse relato, eu pensei em orar por ele! Vontade de ouvir que uma pessoa foi liberta de uma vez por todas disso🙏🙏🙏
me identifiquei completamente com gustavo, o cara é super gente boa... eu como bipolar já tive vários problemas durante a vida, mas hoje graças a Deus estou casado e bem feliz no meu relacionamento familiar... vou orar para que Deus conceda a ele uma esposa e amiga, isso ajuda bastante também... ótima iniciativa vilela, espero que você um dia convide um bipolar... gostaria de saber mais a respeito desse meu problema... um grande abraço e tudo de bom para vocês, eu desejo um excelente dia para todos!
Vilela: PARABÉNS! Utilidade pública! Você tem muito tato com a escuta e acolhimento. A arte de fazer falar. Dar voz a quem precisa. Fazer quem precisa ouvir. Gratidão 👏
O que mais me alegra é o respeito que ele conduz a entrevista, perguntas que todos nós gostaríamos de fazer para entender o caso, mas, sempre de uma forma impressionante com imenso respeito, seriedade e acolhimento ❤
Que convidado querido! Homem simples, mas de bom coração. Amei essa entrevista. Estamos acostumados com pessoas com boa oratória, termos técnicos e histórias impressionantes. Aí chega esse homem que simplesmente quer viver a vida da forma mais leve possível, lutando todos os dias contra uma condição que o limita, e sua entrevista cativa a todos nós. Fique bem ❤️ E Vilela, traga mai convidados assim! Foi um prazer assistir a esse podcast!
Um dos melhores programas que já pude assistir. Parabéns 👏🏻 Isso é utilidade pública! Sou coordenadora Pedagógica e tenho Três alunos adolescentes com esquizofrenia. Gustavo , muito obrigada pela sua participação. Você é incrível! Esse momento é valioso porque não está falando sobre. Temos o privilégio de ter Gustavo falando. Nos mostrando. Nos ensinando. ❤
Minha prima entrou em surto também quando um namorado terminou com ela ... foi gatilho. ela tem tio com esquizofrenia tipo paranoide. Só que ela entrou em embotamento afetivo: ficou calada por anos, ficava so em casa etc ... depois melhorou um pouco.
Muito bom trazer alguém que passa pelo diagnóstico, em vez de um especialista. Espero que posso trazer portadores de outros transtornos também. Bipolaridade, borderline, autismo, síndrome do pânico.
A designer da Luize voton tem esquizofrenia tmb ,os esquizofrênicos e os bipolares ,continuam ser pessoas super inteligentes e criativas . parabéns pelo seu vídeo muito bom.
Cheguei num momento da minha vida que estou usando remédio pra esquizofrenia. A família faz de conta que não é tipo... bem assim. Já eu, tô nem aí. Agora que compreendo minha condição estou tentando ajudar meu filho de 20 anos a compreender essa condição como algo que não é único. Já que o pai so me chama de louca. O casamento de 20 anos foi tão abusivo q foi disparando tudo quanto é gatilho em mim. Tentei suicídio pq achava q eu era inútil. Daí Deus mandou um psiquiatra anjo, que me ajudou com tudo
Empatia e disto que o mundo precisa sofro com depressão e ansiedade e sei o quanto e difícil minha família não entendi quando estou em crise como hoje penso que seria melhor .morrer viver assim e muito ruim
Minha prima morreu em decorrência de uma crise no hospital psiquiátrico. Era esquizofrenica, morreu aos 30 anos, dia antes foi a igreja que se congregava e segundo os amigos, ela parecia está se despedindo. Muito triste! Vilela, foste necessário demais trazendo esse rapaz.
Quem escuta vozes residuais, que não param com medicamentos: Ha o grupo de ouvidores, alguns CAPS têm, tem bastante conteúdo de ouvidores no TH-cam tb, de como manejar e lidar com elas. Cada pessoa tem uma estratégia 😊
Meu melhor amigo da adolescência era esquizofrênico, eles tem uma inteligência e um senso de humor incrível , infelizmente quando estão em crise o olhar vazio demonstra que estão em crise. Eu sinto muita saudade desse meu amigo . Pena que o apresentador e sério ,porque os esquizofrênicos gostam que brinquem com eles inclusive.sobre a própria esquizofrenia,mas mesmo assim foi muito bom a iniciativa de levar alguém com esse problema . Só desejo que ele e todos que tem esquizofrenia sejam muito feliz de coração.
@@ARMAMENTISTA_DO_SUL Já tentei de tudo e não o encontrei , Não sei se está vivo e se tiver deve estar internado em alguma clínica. Nome dele é Reginaldo de Oliveira Miranda.
Minha vó tem esquizofrenia.. É bem triste pq ela não reconhece que esta doente e precisa da medicação para melhorar.. Já foi internada mas nada adiantou. E ta só piorando. As vezes as pessoas criticam a família mas nem imaginam como é difícil tentar cuidar d uma pessoa que não se vê doente. Mais triste ainda é saber o quanto ela sente medo das coisas que ela vê e escuta e não poder fazer nada p ajudar.
Algo que sempre admiro é a sensibilidade do Vilela em conduzir os papos! Hora de rir, hora de ser sério, hora de fazer piada, a forma como respeita e se mostra interessado pelo assunto que o convidado tras. Uma entrevista com o Gustavo em outro podcast poderiar gerar resultados ruis, sem ter a sencibilidade de conduzir o papo.
Tenho uma filha de 14 anos esquizofrênica. Surtou aos 10. Foi um pesadelo pra mim. Ate hj tenho medo de que ela possa ter uma outra crise. Ela faz tratamento, toma medicamento. Não tem muitos amigos. De manhã esta fe um jeito a tarde de outro. Tem dias que sao terríveis. Tem dias que são maravilhosos Mas coloco Deus a frente de tudo. Só quem tem parente sabe. Mas não desisto da minha filha jamais 😢😢😢
Super real. O hospital, não está preparado humanamente para acolher a saúde mental. Em casos de tentativa de suicídio, fazem com pouco caso, como se a pessoa estivesse precisando ainda de mais um sofrimento.😢
Sou psiquiatra e achei excelente iniciativa fazer essa entrevista. As pessoas costumam julgar moralmente psicóticos, como se houvesse culpa nesses delírios e alucinações. Dá pra ver que o cara é tranquilo, bem intencionado, mas está sujeito a forças que não vêm do "eu" dele. Há experiências psíquicas que não estão disponíveis pra todo mundo.
temos q ouvir mais experiencias semelhantes para nos apresentar o oculto sobre a tal patologia, pq a ignorância nos faz menosprezar qm sofre
n creio q seja doença pura e simplesmente, creio q essas pessoas tem acesso a alguma coisa a mais, e deveriam serem melhores estudados, o mano falou q as vozes vem de fora, e n é criado na mente, pq se ele fosse o gerador dessas vozes teria o poder de parar,
Dá umas seções aí, na caridade
Mas qdo vem as crises a pessoa se transforma
“Daiti com pastel “
Sou pastor e esquizofrênico. Hoje nao deliro mais, mas ainda ouço vozes e vejo coisas todos os dias, várias vezes por dia. Às vezes é bem difícil, não consigo dormir com as vozes falando ou cantando. Que bom que ele explicou que as vozes não são pensamentos, eu OUÇO, não é imaginação, pensamentos intrusivos, não é isso, eu OUÇO!! As pessoas não entendem isso, sempre acham que pensamos, mas nós ouvimos! É ruim que tenho alucinações visuais também, vejo criaturas, como ratos, vejo letras se mexendo, vejo coisas que não estão de verdade na tela ou no papel, inclusive na minha agenda, e isso me atrapalha bastante. Às vezes é difícil saber que estou alucinando, acho que é real, como anotações e detalhes de compromissos na agenda, que não estão realmente lá, são alucinações.
Mesmo assim, me atrapalha muito pouco no meu trabalho e no meu ministério. As dores que sinto da Espondilite Anquilosante me atrapalham muito mais de trabalhar, mas trabalho normalmente, com algumas limitações físicas pela espondilite anquilosante, mas absolutamente nenhuma limitação mental, graças a Deus. Já tenho técnicas para ignorar as alucinações e, de novo, eu não deliro mais há muitos anos, os medicamentos evitam que eu surte ou delire. Meu último surto foi em 2017, nunca mais tive. Quando era criança e adolescente eu delirava, achava que vampiros e lobisomens me perseguiam, e um delírio bizarro que tive por muitos anos, achava que o PSDB (partido político) queria me matar e mandava agentes para me matar.. 😂😂 Hoje dou risada disso.
Esquizofrenia é muito ruim, mas tem tratamento. Graças a Deus parei de delirar e passei a trabalhar normalmente a partir de 2007, tinha 24 anos quando as coisas melhoraram, hoje tenho 41 e já sei lidar com a doença que tenho desde criança. Desde então, trabalho normalmente e poucas pessoas sabem que sou esquizofrênico. O preconceito é muito grande, tem gente que fica muito assustada com a palavra "esquizofrenia" e até chama a polícia, melhor evitar.
E, como teólogo e pastor luterano, posso dizer que isso é uma doença, não é possessão demoníaca, não é o diabo colocando vozes, dando visões, nada disso, é o cérebro que não funciona direito. O esquizofrênico NÃO PRECISA DE EXORCISMO, precisa de remédio e tratamento. O pastor, padre ou orientador religioso pode sim ajudar, eu recebi ajuda de pastores queridos, mas de forma multidisciplinar, atuando junto com os profissionais de saúde, não substituindo tratamento médico e psicológico.
Ainda não terminei de assistir, mas já vi videos do Gustavo e é um jovem de ouro que ajuda a trazer informações relevantes sobre nosso mundo. Deus abençoe o Gustavo e o Vilela espaço dado à nossa realidade.
Cara, Deus te abençoe, seu texto é valiosíssimo!
Que depoimento maravilhoso, obrigada por compartilhar!
isso q eu achei absolutamente objeto de estudo, inclusive o mano falou q vem de fora, n seria algo espiritual, percebo q desconhecemos o mundo espiritual e tem certas ocorrências e carece dessa sabedoria para sana-las
se for um fenômeno gerado fora essas vozes, tapar os ouvidos abafaria certo ?? tem um senhor q aprendeu alemão japones e ingles ouvindo vozes em sua cabeça, e é fluente nesses idiomas, algo semelhante q carece de aprofundamento da ciência para estuda-los
Nossa, pastor!
Eu imagino como deve ter sido complicado pq por ser alucinações bizarras, o pessoal da igreja já viu...
A Insider poderia dar uma camisa pra ele também né, dão para todos os famosos que vão. Além do que ele gosta de ir na academia 😊
Pois e…também fiquei com cara de cu esperando darem uma camiseta pro Gustavo 🤷🏻♀️
Nossa, poderia ter dado uma para ele… 😢
Queremos uma Insider pro Gustavo ❤
Verdade! Uma vergonha essa Insider
Só paparica os famosos
Ahh que é isso! A pessoa vem e dá uma aula e não ganha camiseta? Não compartilho 🤨
Sou psicóloga e notei que a gentileza respeitosa do Vilela e a educação e doçura do entrevistado, deixou a entrevista além de extremamente informativa, tbm cativante, humanizando a esquizofrenia.
E mais uma observação clara: incrível como família estruturada, Deus e terapia são o coquetel de remédios mais eficaz pra todos os males dessa vida!
Eu tbm acho. Achei ele muito respeitoso
Deu a ele um lugar de fala... Vilela foi mais clínica que muito profissional.
Concordo também.
Deus hahahahaha
Verdade, 👏👏👏👏
Minha mãe foi diagnosticada com esquizofrenia á quase 12 anos. Eu nunca entendi e vivia um inferno todo esse tempo. Um sofrimento para ambas as partes. Eu já não via saída, brigava. Depois que eu vi um vídeo desse moço, a uns 2 meses atrás, eu passei a entender, e a relação com minha mãe mudou da água p vinho. mudou minha vida.
Tenho 4 familiares proximos com isso: minha mãe, meu irmão, meu tio por parte de pai e minha prima
Deus abençoe a sua família 🙏🏻
Que bom que consertou, mas isso de certa forma é uma ignorância e displicência. Que Deus abençoe você e a sua mãe 👏🏻🙏🏻
Graças a Deus fico feliz a cura e o conhecimento salva a cura é o conhecimento
@@nihilneo1874com isso não pode falar o nome tá
Vilela a gente que é seu fã de verdade não liga pra convidado famoso, eu já tinha visto o Gustavo no Petry. Você foi impecável na sensibilidade e carinho com ele, recomenda ele para o podpeople da Dra Ana Beatriz! Tudo de bom pro Gustavo ❤🙏🏻🙌🙌
Verdade.
Verdade dita! Ia escrever quase a mesma coisa. Vilela foi excelente na condução, parabéns pra ele!
👏👏👏👏👏👏
👏👏👏!!! - Parabéns pela entrevista e sucesso!!! Vilela faça uma "ponte" para a Dra. Beatriz.
Concordo com vc Esposa ❤️👏🏻
Se todo esquizofrênico fosse tão amado como ele é pela família, muitos teriam mais paz pra viver.
Se fosse tão simples quanto pensas... há casos e casos.
@@alinerodrigues6141 sei que não é simples. Tenho casos de esquizofrenia paranóide na minha família.
Eles são frios emocionalmente.
@@IsaacEmanuel-ws2bcNão todos, existem perfis e fases da esquizofrenia.
@@IsaacEmanuel-ws2bc nem sempre, as vezes o esquizofrênico pode ter psicopatia também, mas nem sempre vai ter.
Tive um irmão esquizofrênico, perdemos nossos pais e eu fiquei responsáv por ele, ele era incrível, um irmao maravilhoso! Sofremos muito com a doença dele, teve épocas de agressividade, tinha muita mania de perseguiçao, ouvia vozes, tiveram muitos momentos dificeis. Mas quando mais velho mais maduro ele acalmou. Perdi ele com uma parada cardiorespiratoria fulminante, faz 2 anos, nao ha um dia que eu nao lembre dele e chore meu irmao sempre sera meu amor!!! Faria tudo de novo por ele❤
❤
❤❤
Seu depoimento me deixou muito emocionada, pois mesmo com todas as dificuldades no cuidado com seu irmão, o carinho e amor prevaleceram.
Também tenho uma irmã assim. Mas a amo muito. É uma pessoa muito boa. ❤
Com que idade ele faleceu?
Meu marido sofre de esquizofrenia somos casados há 10 anos. Ele com todas as crises, é o amor da minha vida colocado por Deus, meu companheiro de caminhada, aprendemos a convivermos juntos e somos muito❤❤❤❤❤ abençoados
desculpe a pergunta intrusiva mas um parceiro com esquizofrenia pode apresentar agressividade e comportamento violento?
@@modo.serio1 sou esquizofrenico paranoico a 6 anos, namoro a 2. com um pouco de propriedade pra falar, unico momento que fui agressivo foi pra pegar a chave do meu irmao para fugir de casa. joguei uma air fryer na cabeça dele, porém quando a gente aceita que ta doente que é a parte mais dificil . a gente sabe que é tudo falso entao nao tem pq ser agressivo, claro demanda tempo tratamento apoio familiar e muitas outras coisas
@@Kurono1996 kkkkk desculpa rir da air fryer, mano
@@thalisonrocha1240 tranquilo hoje a gente da família da risada, menos o meu irmao :D
@@Kurono1996tadinho do seu irmão 😂😂😂
Sou enfermeira do Cândido! Que alegria ver pacientes compartilhando suas experiências e mostrando a sintomatologia e o processo da doença! Ele tem muita crítica da sua doença, ele reconhece os delírios e alucinações, e o principal de tudo: ele tem uma rede de cuidados que é a família! Tão tão importante!!!
Vilela, traz este rapaz novamente junto da Dra Ana Beatriz! Vemos ela falar muito sobre depressão, TDAH, ansiedade e até mesmo transtornos bipolares mas não muito sobre a esquizofrenia! Seria muito interessante um papo assim e finalmente ter uma explicação clara sobre esse assunto tão complexo com as explicações maravilhosas da Dra.
Ele fala sobre esquizofrenia sim no canal dela, mas nos podcasts ngm pergunta sobre (e mesmo assim ela já introduziu a questão várias vezes qnd surgia oportunidades), mas o preconceito e a invisibilidade do transtorno impede as pessoas de perguntar, se interessar ou ao menos prestar atenção qnd profissionais como a Ana Beatriz comentam sobre!
Up
Corra dessa psiquiatra. Tem muita informação errada nas explicações dela, fora as recorrentes falhas éticas. Quem é da área da saúde mental abomina essa mulher. E nem vou entrar na área da pseudociência, que já é um absurdo por si só.
Essa é a especialista em plágio.
Melhor trazer o Eslen.
Ela tem um livro chamado mentes inquietas. Inclusive tem uma fala dela em que ela ia na “onda” dos pacientes esquizofrênicos durante os momentos de loucuras para ganhar confiança deles. Mas a sua ideia é muito boa. E realmente os entrevistadores não exploram outras transtornos além desses mais populares.
O olhar do Gustavo é típico de um esquizofrênico. Mas ele é tão consciente da sua situação!
Muitas coisas boas para ele ❤!
Verdade, conheço 2 esquizofrênicos que usam medicamento de laboratório com esse mesmo olhar.
Eu observei um olhar diferente mesmo dele!
@@ElaineCristina-jz3rqeles acabam se tornando apáticos, sem demonstrar mtos sentimentos
Sim medicamentos tem que ser de laboratório ne!!Ainda bem que existem
Remédios para amenizar um pouco o sofrimento de quem e portador dessa patologia!Antes do advento dos remédios psiquiátricos,as pessoas eram trancafiadas a vida inteira em sanatórios,hoje eles podem conviver em sociedade….
Também notei. É muito perceptível
Vilela com ctz é um dos apresentadores mais admiráveis dessa geração. Nem todos são feitos pra isso, mas ele sim.
Esse rapaz é um gênio. Ele desenvolveu uma técnica para lidar com seus delírios e consegue tb analisá-los. A religiosidade dele e o apoio familiar ajudam mt.
Que rapaz humilde, consciente, preocupa-se com os pais, com o próximo, tem medo de fazer algo de mal a alguém e enquanto pessoas “normais” não têm a mínima consideração pelo próximo, passam por cima como um trator. Eu desejo a este ser consciente mesmo passando por tantas adversidades SAÚDE, muita LUZ e PAZ🙏
😮
Namorei um rapaz durante 5 meses , estava indo tudo bem, até que ele me traiu então terminei o namoro. A partir do momento do término ele começou a ter surtos e tentou de todas as maneiras que eu voltasse para ele, mas eu não quis mais, eu tinha medo dele porque ele começou a me perseguir. Então algumas semanas depois ele enfiou a tesoura no corac4o. Foi diagnosticado com esquizofrenia. A mãe dele começou a falar que eu era a culpada porque eu tinha feito algum tipo de trabalho. Por fim tive que mudar de bairro porque muitas pessoas passaram a me hostilizar e eu mesma me sentia culpada. Hoje entendo que não tive culpa. Então peço que não culpe a menina, ela não tem culpa! Obs. Sou de Campinas também. Desejo sucesso para o entrevistado 🙏
Com certeza você não teve, assim como essa moça que namorava com ele!
A questão é que eles já tinham alguma coisinha, o términio só fez o negócio aflorar.
@@anaflavia6691 sim exatamente, obrigada
@@anaflavia6691A moça não namorava ele, eles ficaram uma vez e pronto, como acontece normalmente entre qq pessoa. Trata-se de um cérebro doente, que lida de forma diferente com as emoções.
A esquizofrenia não vem do nada, ela já está lá escondida esperando só o gatilho.
Desfuncao bioquímica no cérebro
Queremos uma INSIDER pro Gustavo já!! ❤️ 👕
Up @insider
Realmente não tem um apresentador de podcast com tamanho talento e sensibilidade para conseguir levar adiante o papo com esse convidado como o Vilella
Ele realmente teve que puxar é completar assuntos sem pausa para ter uma constância e manter o convidado (que obviamente tem suas limitações e dificuldades) a vontade.
Vilella, cada vez mais eu admiro o seu profissionalismo! 👏🏻👏🏻
Esse podcast é O MELHOR!
Minha esposa estava aqui ouvindo e chorando com dó do rapaz. Vamos orar por ele, pois somos CRISTÃOS precisamos orar por nossos irmãos. Ele é um exemplo de pessoa sirme em DEUS e sincero em seus relatos. Deus abençoe a todos. Que entrevista interessante.
Gente, sou psicóloga em psicopatologia e estou tão feliz e emocionada com essa entrevista. Que legal!!! Informativo, dismistifica ideas mirabolantes. Muito legal mesmo! Desejo todo melhor pra ele. Muito inteligente e querido demais.
Muito triste a falta de empatia de alguns profissionais da saúde! Como pode tratar mal uma pessoa que tentou suicídio? Não pensam que poderia ser alguém da família deles?
Tem muito profissional psicopata por aí... uma frieza.
Minha irmã que é fisioterapeuta me contou que estavam cuidando de um paciente terminal e o médico disse para não dar tanta atenção a pacientes terminais 😢 fiquei chocada
Médicos, principalmente. Muitos desses são forçados a fazerem faculdade de medicina pelos pais para que eles possam esbanjar um certo tipo de status. Logo daí, muitas vezes, que vem profissionais ruins, sem nenhuma empatia.
Sempre fui muito maltratada quando tentei suicidio, debocham e até me machucaram
@@Dicasdanaty7 😭😭😭😭 quantos anos você tem?
Nossa que pessoa transparente, simples, tentando achar uma saída tomara que consiga um bom tratamento que possa ter uma vida normal
eu acho que a pessoa com esquizofrenia não tem costume de mentir..tudo que pergunta fala a verdade
e sempre são bem educados sem o surto
Eu aqui lembrando do rei Saul e de Davi. Quando Saul estava em surto, Davi tocava sua arpa e o rei se acalmava. O louvor é libertador. ❤
Mais Saul estava endemoniado
@@kauandoffkauangomes9413acho que ela tá falando do poder da música que ela tem sobre nós.
@@kauandoffkauangomes9413eu acho que ainda há muita confusão nesta área, quem é muito religioso e olha tudo pelo âmbito espiritual vai achar que Saul era endemoniado e quem vê pelo prisma da Ciência tem certeza de que é químico cerebral portanto, esquizofrenia.
Foi louvando que Jesus me libertou da Depressão e da Síndrome do Pânico ❤❤
@@claudienesantos9994 na igreja irmã? E é duradouro mesmo? Ou se vc parar de louvar vc volta a se deprimir?
Vilela, queria te agradecer tanto por trazer esse rapaz!
Meu pai tem esquizofrenia catatônica, ninguém entende, são tantos julgamentos. Essa entrevista humaniza o enfermo. Obrigada mesmo!
E o Gustavo é muito corajoso!
Boa noite! Minha esposa tem faz 2 anos que ela teve o primeiro surto depois que a cachorrinha dela morreu! Daí levei no médico psiquiatra e receitou Risperidona 4mg, desvalexicina 100mg e mais 2 que não lembro! É difícil viver pois do nada muda o humor e fica com medo! Mas o que importa é que ela é minha esposa e sempre será!
Mta força p vc e sua esposa, moço! Deus abençoe vcs!
mas ela teve diagnóstico fechado na primeira consulta? qual foi?
Muita força para vocês dois. ❤
Eu me emociono muito com esses depoimentos eu já tive surto psicótico mas não sou diagnosticado com esquizofrenia. Mas tive episódios isolados, quando acontece a maioria da família rejeita finge que nem existe.
Parabéns!
Podcast importantíssimo. Meu filho tem uma alteração genética e tem chances de ter esquizofrenia. Essa entrevista tem um valor importantíssimo
Alteração genética e chances de ter esquizofrenia ? Como isso?
É uma patologia que se dá por exemplo,por alteracoes geneticas da estrutura e químicas cerebrais, alterando seu funcionamento. Não tem cura, as relações,o meio ambiente em que vive, pode ocasionar os distúrbios, que devem ser tratados pelo psiquiatra. @@Thiagosantosnog
Talvez ele possa ter psicoses, esquizofrenia não tem causas físicas.
Pede a Deus pra curá-lo. 😢
Mas a genetica influencia sim na esquizofrenia…existem mais de 200 genes comuns tanto à esquizofrenia a outras doenças psiquicas
Pelo que vejo ele é um homem bem forte, por suportar tudo isso dessa maneira e ainda se manter em Cristo. Tem meu respeito 💪
O rapaz parece ser gente boa, além de ser um guerreiro por suportar tudo isso, mas confesso que esse olhar fixo dele me assutou...
Que vontade de abraçar esse rapaz.
Que história e como ele é forte!!!
Ele seria um cara de sorte!
❤😊 beija eu
Eu ficaria horas conversando com ele 😊
Eu também fia...muito sensível...
Era legal se a entrevista fosse junto com um médico para esclarecer as dúvidas da galera. Pois a crise do Gustavo é forte. Desejo melhoras!
Verdade concordo
Show!!!!
Verdade... na verdade podia está participando junto um.medico e.um.pastor
Talvez. Ia depender muito do médico. Era mais fácil a qualidade cair. Se tivesse um médico aí ele não estaria para informar, pois o entrevistado já dá seu relato sentido. Se tivesse um médico aí, ele provavelmente, algumas vezes, iria confrontar e poderia fazer o entrevistado se sentir constrangido (devido à sensibilidade dele e por ser algo gravado).
Edit: ia esquecendo. É muito relevante esse rapaz ter ido sozinho porque assim ele acaba sendo o centro das atenções. Com um médico ao lado, talvez ele parece um experimento ou um coitado. É muito negativo pensar que um esquizofrênico precisa ter um médico ao lado para ter a oportunidade de explicar, sem interrupções ou confrontos, como ele se sente.
@@Antonio-nq5upconcordo
Eu tive um amigo de infância que surtou aos 22, depois de usar drogas e álcool juntos. Ele me contou que quando ele acordou, estava amarrado pelos “colegas”. Então ele pediu para o soltar pois já tinha passado, levaram ele e depois do remédio que deram a ele , foi que começou a ouvir vozes. Ele falava sozinho e quando eu falava com ele, assim como o Vilela falou com o Gustavo, ele acalmava e respondia minhas perguntas, que eram sobre as vozes e as visões. Quando ele tocava instrumentos ele sarava. Infelizmente ele morreu atropelado. É uma doença triste e não devemos ter preconceito, e sim compaixão. Que DEUS te abençoe grandemente e não pare de orar…
Gosto muito desse menino. Ele é uma pessoa consciente. Ele reconhece que tem a doença. E faz tudo o que ele pode para lidar com isso. Um paciente exemplar.
Boa tarde assistindo pela segunda vez, sou professora aposentada na área de Educação Física , não desista vc e capaz Deus e maior que tudo🙏🙋🌹
Conheci esse rapaz no podcast a deriva , ate me inscrevi no canal dele : "nao fiz faculdade ". Parabéns por terem convidado ele, pessoas "diferentes" merecem essa visibilidade e representam várias pessoas" invisíveis" na sociedade.❤😊
Amiga qual nome do canal do Gustavo
@@rosilenemarcal7062 "não fiz faculdade".
@@paulotalksoi Paulo, nao costumo comentar, mas achei "grosseiro" seu comentario. Ja estamos cheios de coisas ruins e eu penso muito antes de assumir essa realidade. Procuro ser gentil...
@@paulotalks sinto voce pensar assim, pois vivera muito para pensar sobre isso!
Caraca ele consegue ter um olhar fixo, e não perde o foco no Vilela um só minuto
acho que esse é o olhar que aquela dra. psiquiatra fala do olhar do esquiz...nico que atravessa.
Nem pisca muito, é característica do transtorno.
Vilela realmente é um excelente entrevistador. Uma pessoa sensível, empática e interessada pelo convidado. Que assunto necessário, tô bastante impactada e feliz por ter essa oportunidade de tentar entender os as pessoas com esquizofrenia passam.
Muito interessante essa entrevista. Ele é super consciente, sabe explicar muito bem, o que sente e o que passa. Ele tem um olhar fixo, quase nao pisca... Mas da pra ver um olhar de tristeza também😢
"me trataram muito mal no hospital" Meu irmão foi diagnosticado poico antes da pandemia, assistindo chorando essa entrevista 😭 como as pessoas são ruins com as outras, rejeição da sociedade e esse péssimo atendimento de agentes de saúde 😢 por favor, não façam isso, qqr um está sujeito a um surto mental, QUALQUER PESSOA, a grande maioria dos diagnosticados e principalmente com tratamento adequado são pessoas que "dão a roupa do corpo" se vêem outra com frio, vcs não tem ideia da empatia deles 😔
Descobrir a esquizofrenia aos 18 anos hoje tenho quase 22. As psicoses que tive, perca de memória, aumento de massa corporal, estresse, depressão, isolamento, preconceito, dentre outros... Me afundaram :l achei que todo o mal era causado por mim e que a minha morte sanaria todos os males existentes... esqueci meu nome, esqueci quem eu era, achava que tinha câncer, AIDS, que eu tinha engravidado e sofrido um aborto, que meus sobrinhos eram meus filhos (essa parte adoraria que fosse real ❤) hoje após vários medicamentos, muita leitura sobre a minha doença... estou tentando recomeçar/retomar minha vida, a sensação é que nestes 3 anos e meio eu estava "dormindo" skin bela adormecida sem a parte bela da história ksksksk obrigado pelo programa ♡ espero que alcance muitas pessoas. 😊
Q bom q melhorou! Muita paz pra vc!
tive uma experiencia mt parecida
Parabéns Nay , que Deus ilumine seus caminhos , no fundo, no fundo , no fim de tudo , vamos encontrar à luz beijosss e abraços pra você....
Que de tudo certo pra você, que consiga viver da melhor maneira possível
Tente achar as coisas que te acalmam, praticar algum esporte
Talvez ir mais afunda na religião
Sua vida importa muito 🤍
Desejo que vc fique cada dia melhor em nome de Jesus Cristo
Sou psicóloga e já conhecia um pouco da história do Gustavo, fiquei muito feliz dele ser convidado para o podcast. Infelizmente ainda existe muito preconceito em relação aos transtornos mentais, principalmente em relação a esquizofrenia, abrir esse espaço para o Gustavo falar foi muito importante. Queria apenas deixar uma sugestão de talvez a equipe pesquisar ou buscar algum profissional da saúde mental para entender um pouco mais sobre o transtorno, acho que isso traria clareza para o público leigo e ajudaria em relação a seleção das perguntas que o pessoal que acompanha o podcast faz.
A esquizofrenia é um transtorno mental e os sintomas característicos são os sintomas chamados de negativos, que é a diminuição ou perda das funções normais e de afeto; também os sintomas positivos, que são as alucinações e delírios; os sintomas desorganizados, que são transtorno de pensamentos e comportamento bizarro e sintomas cognitivos, sendo déficits de memória, no processo de informações e resolução de problemas. Sendo assim, o tratamento acontece através de psicofármaco, psicoterapia e mudanças no estilo de vida, como inserir a atividade física, uma alimentação mais saudável, ajuste no sono e rede de apoio. Não existe uma causa especifica para o transtorno, todo transtorno mental é multifatorial, porém a esquizofrenia é um dos transtornos que tem um maior destaque em relação a fatores genéticos, mas também a fatores ambientais e do neurodesenvolvimento. É importante falar que quanto mais tarde iniciar o tratamento, maior a probabilidade de ocorrer episódios de surto, aumentando os prejuízos cognitivos e um pior prognóstico.
vc pode me passar o canal dele.
👏👏🎯🎯
@@laudiriacastilhodonascimen97 o nome do canal dele é “Nao fiz faculdade “…🙏🏽
Assista o filme “ uma mente brilhante”. Baseado em um professor acadêmico com esquizofrenia. Muito bom .
tenho tmb esquizofrenia, tenho 27 anos embreve 28 . convivo a uns 6 anos com a doença MALDITA but porém entretanto no começo é muito dificil mas com os medicamentos certos, médicos certos (SUS TA GALERINHA) e uma familia pra me apoiar depois todos os meus surtos to aqui ,me formei em um técnico e trabalho muito ! e claro namoro =) felizmente minha esquizofrenia foi até diagnosticada pós 5 anos como átipica pois parei de ouvir vozes... e isso é muito raro.Obs: continuo tomando 1 medicamento em dosagem minima e para sempre... Sem minha família eu nao seria nada.... Gratidão
tenho 27 anos e tenho crises de Pânico e ja passei por episódios de psicose, vc sabe ate que idade posso desencadear essa doença?
@@LuarGameplays a maioria das vezes esquizofrenia é genético, mas infelizmente nao tem idade não amigo tudo depende quimicamente como anda seu cérebro
@@LuarGameplayspsicose isoladamente pode ocorrer em diversos transtorno psiquiátricos, desde depressão, bipolaridade e a esquisofrenia, psicose não é sinônimo de esquisofrenia, pode sim ocorrer isoladamente, mas não significa algo que tu tenha eternamente, é facilmente tratável, eu tive início de psicose por uma bipolaridade/despersonalização e na vdd eu sou autista , fica bem ❤
Eu trato a esquizofrenia e sou totalmente lúcida, tive um surto aos 39 anos e foi horrível, agora graças à Deus estou bem, mas fico o tempo todo me policiando para ter controle da minha estabilidade psiquiátrica.
Gustavo, muito obrigado por aceitar o convite e vir explicar sobre a esquizofrenia. Obrigada a sua irmã que te trouxe ao podcast e a sua família por ser tão cuidadosa contigo.
Trabalho num pronto atendimento e digo são poucas pessoas que tem o preparo pra lidar com paciente psiquiátrico, sem contar os comentários, tá possuído, falta de Deus, fico muito incomodada,
Uma vez disse pra colega terrivelmente evangélica:tá possuído vai lá e ora pra sair..
Deu um sorriso amarelo e desconversou.
Por ter gente assim na família certos comentários me fere demais.
E inacreditável que um “dito profissional d saude” tenha uma postura execrável dessa…e quanta ignorância ne
Meu irmão tinha esquizofrenia. No interior, em uma época onde isso era chamado apenas de “doideira”, “loucura”. Ele conseguia trabalhar, e viver de boa. Mas pelo menos duas vezes ao ano, ele tinha um surto, onde ele queria matar todos na casa. Ficava muito violento e chegou a derrubar sozinho, 5 policiais. Infelizmente ele veio a falecer devido à um acidente de trânsito. Era uma pessoa excelente. Nos dávamos muito bem!
uma prima minha tentou suici**, e ela foi mto maltratada pelas enfermeiras tmb na época… mto triste
Muito honesta e sensível essa entrevista ... e deu lugar de fala pra ele, da experiência dele, da perspectiva dele. Seria bom ter um psiquiatra junto para esclarecer pontos, mas tiraria a autenticidade da conversa. Muito bom!
Vilela está de parabéns, soube levar a conversa adequadamente.
Foi mesmo . 🎯
Tipo de entrevista que é muito necessário. Gostaria de ver mais entrevistas nesta pegada de doenças ou transtornos psicológicos. Minha irmã tem esquizofrenia e digo é terrível lidar com isto.
sim
Vilela, minha avó teve esquizofrenia com 25 anos ,eu tinha uns 7 anos quando ela faleceu. Só que a dela ela teve que ser internada no sanatório na época o tratamento era muito triste.Eles faziam choque elétrico na cabeça (o tratamento era esse na época) Quando tinha uma melhorada mandavam pra casa,mais ela quebrava tudo ai tinha que voltar para o sanatório.Muito triste nos ano 60. A VIDA TODA DELA FOI ESTAR INTERNADA , NÃO TINHA JEITO, HOJE EM DIA O TRATAMENTO É MELHOR,ACABARAM COM OS SANATÓRIO," GRAÇAS A DEUS"
Barbacena?
Choque na cabeça é um absurdo de se pensar. Como pode fazer isso com uma pessoa que é tao vitima quanto qualquer outra. Que bom que o conhecimento nos trouxe luz a varias obscuridades
Seu relato me lembrou o documentário HOLOCAUSTO BRASILEIRO. Ainda enfrentamos muita falta de respeito e empatia na medicina, mas já melhorou muito😊
@@LaukRotmg ainda acontece os tratamentos com eletrochoque, obviamente mais "humanizados" mas ainda é utilizado e dizem que se bem feito ameniza os sintomas. Veja a psicóloga forense Dr. Rosângela Monteiro, o pai dela foi diagnosticado com esquizofrenia e ela relata que o eletrochoque (bem administrado, com um humanidade e consciência) melhorava bastante as crises dele
O entendimento da doença mental hoje também se deve aos medicamentos novos que permite que os pacientes convivam em sociedade e tenham uma melhor qualidade de vida. Torço para que a cura das doenças mentais seja alcançada
Vilela é um exemplo de empatia e um ótimo entrevistador, conduziu muito bem a entrevista.
Eu conheci este rapaz há uns 2 anos no canal dele! Ele é um amor, até incentivei ele a continuar com o canal dele. Tenho um irmão esquizofrênico e ele me ajudou muito a entender como a mente do meu irmão funciona. Ele é ótimo!
Que rapaz consciente, incrível como entende o que tem e sabe dentro do possível como agir. Isso é muito raro em transtornos psiquiátricos. O Gustavo é ser iluminado, Deus continue te abençoando ! Você é muito forte.
Depende do grau, mas a maioria pensa normal porque essa doença se chama mente partida a pessoa normal e os delírios e paranóias isso não fica todo tempo assim, toma medicamento melhora
Sim e ele faz terapia e psicoeducação tbm o que ajuda muito
Excelente a entrevista. Gostaria de deixar um sugestão para o Gustavo: desligue a TV, não assista notícias e nem acompanhe politica. O NOSSO ORGANISMO NÃO DIGERE O MAL.
Os olhos são avenidas da alma
Verdade
Concordo plenamente, não só pessoas portadoras de esquizofrenia, mas todos os doentes mentais como bipolares.
Assistir a filmes mais leves!!! Ele gosta de filmes, seriados… Precisa procurar conteúdos mais tranquilos, mais alegres!!!
Concordo. Não assistir cenas pesadas vai ajudar.
Gente! Preciso parabenizar o entrevistador. Quanta sensibilidade! Essa entrevista me tocou profundamente pq minha tia tem esquizofrenia e entendo bem tudo q ele passa. Minha tia assim como ele é um amor ❤.
Gustavo me parece uma pessoa tão boa um menino muito educado e do Bem Deus te abençoe meu amigo e continue sempre sendo esse cara humilde um abraço grande.
Que bênção esse jovem mostrando que é possível viver com esse transtorno Jesus é maravilhoso
Esse tema é muito interessante. O Dr Rodrigo Bressan é excelente e expert no assunto.
A imparcialidade desse podcast é incrível. O tema "saude mental" tem que ser maís explorado nos podcasts, sem julgamentos ou tabus. Excelente convidado. Recomendo convidar sobreviventes do autoextermínio que se arrependeram e que mostrem que a vida vale a pena.
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Força Gustavo!!
esses crentes tem sempre uma resposta pronta que nao resolve m3rda nenhuma
GUSTAVO SANTOS vida longa e muita saude pra voce! Voce eh um exemplo para todos nos! Deus abencoe voce cada vez mais!
Puxa vida amei essa entrevista… Que rapaz lúcido e simpático…
A doutora Ana Beatriz poderia fazer um vídeo comentado da história dele.
Os poderiam fazer podcast juntos
Convida alguém que tem bipolaridade também. Adorei essa entrevista. Humaniza os que sofrem dos males mentais. Parabéns Inteligência😊
Eu tenho! Do tipo 2 e sou psicanalista também. Indico chamarem junto o doutor Rodrigo Silva, ele é top da área.
Eu sou bipolar queria ver uma. Entrevista com bipolar tambem
Eu também sou bipolar e até achei que tem muitos sintomas parecidos com os dele. Nossa mente é bem complexa
Bipolar tipo 1 é parecido com esquizofrenia, o tipo 2 (meu caso) é diferente
@@rayanner.7267 vc deve ser bipolar tipo 1, que tem crises de mania que são parecidas com esquizofrenia, mas o bipolar tipo 2 (como eu) não tem psicose, tem mais só depressão
O vilela e incrível! Faz as perguntas que queremos fazer! Respeitosamente o entrevistado sente que é importante e que está nos ensinando algo! Parabéns! Deus ajude esse rapaz
Algo que me chamou muito atenção foi a memória de detalhes das situações que ele passou, coisas de mais de 10 anos. Parabéns por enfrentar com essa coragem. Minha mãe passa por essa doença e sei o quão dificil é. Mais vi nele uma força muito grande.
Vilela traz uma pessoa com Fibromialgia! Poucas pessoas tem noção do dia a dia de uma pessoa com fibromialgia ativa. E muitos tem preconceito.
Eu acho que nunca fiquei tão emocionada em uma entrevista como esta. Senti compaixão, senti a dor desse rapaz. Não quero espiritualizar toda a situação do rapaz, mas acredito que há algo maligno envolvido na esquizofrenia sim. E quando ele diz que as vozes somem quando ele canta louvores, me fez lembrar da história do rei Saul que estava com espíritos malignos, e os espíritos iam embora quando Dani tocava música. Que Deus o ajude a manter a sanidade e que a medicina encontre uma maneira eficaz de ajudar a todos que sofrem com este problema.
Ele tem um cana aquilo no TH-cam se chama “Nao fiz Faculdade “🙏🏽
A cristina cairo diz que é mediunidade. Ela é autora de livros na área mísitca, espiritual, linguagem do corpo... Conhece?
Moça, ele foi criado na igreja os pais são evangélicos e ele frequenta a igreja. Existem várias doenças e por mais que seja ruim e mal(não quer dizer algo do maligno) com esse seu pensamento várias pessoas morreram e foram torturadas pra “exorcizar “ o enfermo. Mais empatia é que lhe peço.
TB acho...😮😢
@@marcusantonio8980 em que momento eu falei pra torturar? Se situa criatura. Sai daqui.
Esse rapaz eh um livro aberto para que os médicos estudem e aprendam com a doença!!! Os relatos dele servem para aprimorar os conhecimento sobre a esquizofrenia, sintomas, o que pode melhorar, o que acontece ao tomar o medicamento…. Parabéns pelo programa!!
Minha irmã teve um surto aos 16 anos. Ficou igual ele. Tínhamos que esconder as facas da casa. Ela misturava coisas da igreja com polícia. Via pessoas na rua que não tinha. Foi terrível. Ficamos um mês lutando com ela. Levava no psiquiatra, psicóloga. Tomava remédio pra dormir e não dormia, ficava acordada olhando pro teto e pras paredes. Ficava andando em volta da gente olhando com olhar desconfiado, achando que estávamos tramando algo contra ela. Pedia pra ligar pro meu pai pra se despedir. Foi um pesadelo. Levávamos na igreja. Orávamos bastante, até que ela começou a dormir com os remédios que o psiquiatra aumentou muito. Ela engordou bastante. Voltou ao normal aos poucos mas até hj percebemos que ela meio que parou no tempo. Hoje ela tem 28 anos. Tem 3 filhos mas tem cabeça de criança. Não sabe conversar, fazer cálculos direito. Paga 2 vezes a mesma conta. Qualquer pessoa faz ela de boba. Ela só ficou bem atrasada mentalmente. Mas tirando isso é uma pessoa normal. Graças a Deus. Quando a Vanessa no BBB24 teve aquele surto dentro da casa, lembrei muito da minha irmã. Ficou bem parecida.
Meu tio tem esquizofrenia e começou na adolescência, ele foi medicado cedo e teve uma vida normal, era professor de história e geografia e hj esta aposentado, ele só é um pouco tímido, e nunca casou, mas foram raras as vezes q teve surto, hoje ele esta bem, ajudando a cuidar da minha vó acamada.
Mas essa doença é genética na família do meu pai, pelo menos 3 tios e um sobrinho dele (além do irmão) são esquizofrênicos
Meu tio tem a esquizofrenia, ele surtou aos 30 anos. Mas ele não aceita o tratamento. Tem que internar a força, aplicar a vacina a força. Muito triste.
Eu já tive surto por causa de drogas, dou graças a Deus por não ter acontecido nada, mas foi pesado na hora.
Pior do que tudo isso que vc falou é a maldade humana ainda de quererem se aproveitar dela. Espero e rezo por todos vocês aí, forças!
Fizeram uma castração mental com sua irmã a base de remédio
Eu ouvindo o relato desse rapaz, lembrei muito da minha irmã! Me deu uma vontade de orar por ele!
É difícil eu sentir vontade de orar por alguém, até porque eu nem sei orar! Mas vendo esse relato, eu pensei em orar por ele!
Vontade de ouvir que uma pessoa foi liberta de uma vez por todas disso🙏🙏🙏
Sou psicóloga e trabalho com pacientes psiquiátricos! Precisam de muito da nossa empatia e compreensão! ❤
Excelente oportunidade para os estudantes de psicologia e afins aprenderem mais sobre a esquizofrenia. Valeu, Vilela.
Oi Thais, tá solteira morena?
Q triste 😢,a gente nota q a pessoa tenta lutar contra uma força maior q é a mente
me identifiquei completamente com gustavo, o cara é super gente boa... eu como bipolar já tive vários problemas durante a vida, mas hoje graças a Deus estou casado e bem feliz no meu relacionamento familiar... vou orar para que Deus conceda a ele uma esposa e amiga, isso ajuda bastante também... ótima iniciativa vilela, espero que você um dia convide um bipolar... gostaria de saber mais a respeito desse meu problema... um grande abraço e tudo de bom para vocês, eu desejo um excelente dia para todos!
Vilela: PARABÉNS! Utilidade pública! Você tem muito tato com a escuta e acolhimento. A arte de fazer falar. Dar voz a quem precisa. Fazer quem precisa ouvir. Gratidão 👏
O que mais me alegra é o respeito que ele conduz a entrevista, perguntas que todos nós gostaríamos de fazer para entender o caso, mas, sempre de uma forma impressionante com imenso respeito, seriedade e acolhimento ❤
Que convidado querido! Homem simples, mas de bom coração. Amei essa entrevista.
Estamos acostumados com pessoas com boa oratória, termos técnicos e histórias impressionantes.
Aí chega esse homem que simplesmente quer viver a vida da forma mais leve possível, lutando todos os dias contra uma condição que o limita, e sua entrevista cativa a todos nós.
Fique bem ❤️
E Vilela, traga mai convidados assim! Foi um prazer assistir a esse podcast!
Ah, e um date com pastel e garapa certamente é o melhor possível!
Vilela, marque um podcast com ele a dra Ana Beatriz. Ela pode ajudá-lo. Parabéns pela sua iniciativa! Você é um ser humano de excelentes qualidades.
Up
Um dos melhores programas que já pude assistir. Parabéns 👏🏻 Isso é utilidade pública! Sou coordenadora Pedagógica e tenho Três alunos adolescentes com esquizofrenia. Gustavo , muito obrigada pela sua participação. Você é incrível! Esse momento é valioso porque não está falando sobre. Temos o privilégio de ter Gustavo falando. Nos mostrando. Nos ensinando. ❤
força Gustavo, você é forte e merece tudo de bom, abraço!
Vilela é atualmente o melhor canal de PodCast do BR. Grande profissional!
Minha prima entrou em surto também quando um namorado terminou com ela ... foi gatilho. ela tem tio com esquizofrenia tipo paranoide. Só que ela entrou em embotamento afetivo: ficou calada por anos, ficava so em casa etc ... depois melhorou um pouco.
Obrigado Vilela, infelizmente perdi minha mãe para depressão e esquizofrenia. Muito boa a iniciativa.
Muito bom trazer alguém que passa pelo diagnóstico, em vez de um especialista. Espero que posso trazer portadores de outros transtornos também. Bipolaridade, borderline, autismo, síndrome do pânico.
Up
Up
Temos que hora por esse rapaz o cara é guerreiro tem o coração bom
A designer da Luize voton tem esquizofrenia tmb ,os esquizofrênicos e os bipolares ,continuam ser pessoas super inteligentes e criativas . parabéns pelo seu vídeo muito bom.
tadinho, como deve ser dificil conviver com isso, todos que passam por isso são fortes e nem imaginam, que todos fiquem bem🙌🙌
Cheguei num momento da minha vida que estou usando remédio pra esquizofrenia. A família faz de conta que não é tipo... bem assim. Já eu, tô nem aí. Agora que compreendo minha condição estou tentando ajudar meu filho de 20 anos a compreender essa condição como algo que não é único. Já que o pai so me chama de louca. O casamento de 20 anos foi tão abusivo q foi disparando tudo quanto é gatilho em mim. Tentei suicídio pq achava q eu era inútil. Daí Deus mandou um psiquiatra anjo, que me ajudou com tudo
COMPAIXÃO e disso que o Gustavo precisa das pessoas. Ele vai superar.
Empatia e disto que o mundo precisa sofro com depressão e ansiedade e sei o quanto e difícil minha família não entendi quando estou em crise como hoje penso que seria melhor .morrer viver assim e muito ruim
@@RosemarRosa-w8jnão cara morre não desisti nunca
Minha prima morreu em decorrência de uma crise no hospital psiquiátrico. Era esquizofrenica, morreu aos 30 anos, dia antes foi a igreja que se congregava e segundo os amigos, ela parecia está se despedindo. Muito triste! Vilela, foste necessário demais trazendo esse rapaz.
Quem escuta vozes residuais, que não param com medicamentos: Ha o grupo de ouvidores, alguns CAPS têm, tem bastante conteúdo de ouvidores no TH-cam tb, de como manejar e lidar com elas. Cada pessoa tem uma estratégia 😊
"Date com pastel"
Amei conhecer o Gustavo! Seja muito feliz! Deus abençoe a todos.
Meu melhor amigo da adolescência era esquizofrênico, eles tem uma inteligência e um senso de humor incrível , infelizmente quando estão em crise o olhar vazio demonstra que estão em crise. Eu sinto muita saudade desse meu amigo . Pena que o apresentador e sério ,porque os esquizofrênicos gostam que brinquem com eles inclusive.sobre a própria esquizofrenia,mas mesmo assim foi muito bom a iniciativa de levar alguém com esse problema . Só desejo que ele e todos que tem esquizofrenia sejam muito feliz de coração.
Se tem saudade, vai procurar ele e ter notícias, com certeza ele vai ficar muito feliz.
@@ARMAMENTISTA_DO_SUL Já tentei de tudo e não o encontrei , Não sei se está vivo e se tiver deve estar internado em alguma clínica. Nome dele é Reginaldo de Oliveira Miranda.
Muito legal seu comentário!
Entrevista bacana
Minha vó tem esquizofrenia.. É bem triste pq ela não reconhece que esta doente e precisa da medicação para melhorar.. Já foi internada mas nada adiantou. E ta só piorando. As vezes as pessoas criticam a família mas nem imaginam como é difícil tentar cuidar d uma pessoa que não se vê doente. Mais triste ainda é saber o quanto ela sente medo das coisas que ela vê e escuta e não poder fazer nada p ajudar.
Minha família tem vários casos de esquizofrenia. Muito esclarecedora essa entrevista.
Algo que sempre admiro é a sensibilidade do Vilela em conduzir os papos! Hora de rir, hora de ser sério, hora de fazer piada, a forma como respeita e se mostra interessado pelo assunto que o convidado tras. Uma entrevista com o Gustavo em outro podcast poderiar gerar resultados ruis, sem ter a sencibilidade de conduzir o papo.
Tenho uma filha de 14 anos esquizofrênica. Surtou aos 10. Foi um pesadelo pra mim. Ate hj tenho medo de que ela possa ter uma outra crise. Ela faz tratamento, toma medicamento. Não tem muitos amigos. De manhã esta fe um jeito a tarde de outro. Tem dias que sao terríveis. Tem dias que são maravilhosos
Mas coloco Deus a frente de tudo. Só quem tem parente sabe. Mas não desisto da minha filha jamais 😢😢😢
Super real. O hospital, não está preparado humanamente para acolher a saúde mental. Em casos de tentativa de suicídio, fazem com pouco caso, como se a pessoa estivesse precisando ainda de mais um sofrimento.😢
Sigo o Gustavo no canal " Não fiz faculdade "gosto muito, é um cara de um bom coração ❤. Deus ts abencõe poderosamente