"não era uma menina com um livro, era uma mulher com um amante". Nunca me esqueci desse final, em um texto de Clarice. E vc lendo a carta dela, esse amor pelos livros transborda. Obrigada bjs
Eu absolutamente adoro as edições de vídeo da Antofágica! Como professor, aprendo muito com a forma, as inflexões do jeito de falar da Lívia. Longa vida a esse canal!
Aí Livia eu não acredito que você trouxe esse livro maravilhoso pro canal *-* . Tem outro livro do mesmo organizador, "Cartas Brasileiras", A carta de Elis Regina me fez chorar.
Uma carta a gazeta antofagense Não é exatamente uma epístola que escrevo a essa editora que encanta a nós leitores, creio que não iram se surpreender ao ler essa humilde publicação. Acho incrível narração da senhorita Piccolo, simplesmente maravilhosa, é perceptível a entrega e o empréstimo pessoal. É incrível esse trabalho espetacular, que vocês editores da antofágica, fazem com tanto empenho. Me refiro aos livros e aos vídeos. O que me resta e simplesmente parabenizá-los por tudo isso.
Aiiiiii cartas, amo... Tava aguardando este vídeo! Sou apaixonada nas da Clarice Lispector e Fernando Sabino, e a correspondência de Karl Marx com a esposa, Jenny Marx
Vídeo maravilhoso! Li apenas 2 livros que traziam as cartas de Van Gogh para seu irmão Theo. Na minha opinião, o pensamento condenado do pintor está ali. Mas, muitos só conhecem por sua loucura. Realmente, as cartas que leu trazem em um algo a mais de seu autor ou autora que nem sempre encontramos em sua obra literária. Parabéns mais uma vez.
Amei o livro “Correspondências” do Dostoiévski que já indiquei aqui no Antofágica. São cartas para sua esposa, familiares e amigos! Tudo muito intenso...💕
acompanhei o blog do IMS na época em que ele ainda era ativo e adorei essa chance de retornar ao site para ler as cartas. obrigada pela preciosidades que aparecem aqui Lívia 💕
Grande sacada essa temática! Parabéns para toda equipe capaz de arquitetar tudo isso! A Carta de Henfil para sua mãe que está coletânea de título: "Cartas do coração: uma antologia do amor" de Elisabeth Orsini também é linda, dentre outras que são reunidas nesta obra!
Eu também adoro cartas e entre elas uma que sempre releio é a famosa e arrebatadora carta de 1947, que Clarice escreveu para a irmã. Carta simplesmente bela, contendo toda aquela capacidade que só Clarice tinha de dizer o indizível!
Que vídeo gostoso de assistir, Lívia. Sei lá, o que acha de fazer um parte dois dele, conteúdo não falta...rsrs. Ah, e vou adquirir esse belo livro agora... Parabéns pelo canal, é sensacional!
Ainda sobre cartas, A Life in Letters - Steinbeck . John Steinbeck, escritor americano. Amei ler este livro pela simplicidade e intimidade que as cartas nos deixam ver.
Bem interessante. Nas cartas se soltam e falam tudo. Eu penso....será que acharam que ninguém fosse ler? Amei o vídeo e sempre suas novidades. Linda e amada Antofagica.
Vídeo legal! Imaginem se a carta de Emily Dickinson fosse publicada na era vitoriana! Em breve será lançado o filme Ammonite, com Kate Winslet e Saorse Ronan interpretando um casal lésbico na era vitoriana. Lima Barreto e Machado de Assis, até onde sei, não eram amigos e Lima se ressentia com Machado pelo fato de este nunca se manifestar contra a escravidão nem mesmo abordá-la em seus romances. Há outro autor que tinha o costume de escrever cartas: Franz Kafka. Suas cartas em geral eram reflexões e também desabafos. Ha uma carta que chegou a ser publicada, porém, ainda não a li, chamada Cartas ao meu Pai. Kafka tinha muita mágoa de seu pai, que nunca foi bom para com ele.
Maravilha. Sinto falta de escrever e receber cartas! Mas o fato é que os meios eletrônicos são mais rápidos. Ganhamos com estes e perdemos com aquelas.
Esse livro é maravilhoso! Gostei muito das cartas que você escolheu. Gosto muito também da carta de despedida de Virginia Woolf para o marido, apesar de ser muito triste.
As cartas de Machado de Assis e de Clarice Lispector são maravilhosas. Inclusive foi lançado um livro com as cartas dela para grandes amigos escritores. Vou nesse site dá uma espiada.😂🥰😘
Duas cartas me comoveram e me marcaram bastante. Dois apelos que usam o melhor poder da palavra frente ao poder instituído, marcado por injustiças. A carta de Drummond escreveu ao Costa e Silva pela liberdade de Nara Leão. E a carta que Clarice escreve a Getúlio pelo direito de ser brasileira.
Sim, ajuda. Eu gosto de cartas de amor. As de Beethoven, em especial, quando a chama de meu outro eu, de amada imortal. As poesias de amor de Khalil Gilbran me soam como cartas. O Amor é erro; acerto e verdade; mas mesmo em pensamentos pouco se diferencia das palavras, por isto cartas de amor podem ser sussurros ao pé do ouvido encantados. O Amor tmbm é silêncio, um vazio de palavras-pensamentos e neste vazio atinge seu auge, mesmo que seja mentira. Aliás você poderia fazer um vídeo sobre cartas e poemas de amor.
@ , os vídeos do canal são sempre muito bacanas! Vejo e revejo diversas vezes e sempre aprendo muito ! Vida longa ao canal e já estou seguindo também no Instagram !
Nossa, adoro ler cartas! Uma que eu sempre me emociono é a da despedida da Virginia Woolf! Esse livro do Cartas Extraordinarias junto com Cartas Brasileiras são acho que meu namoro mais longo pra comprar e nunca con$igo
A Antofagica deveria fazer uma adaptação de alguma obra do Lovecraft. Aposto que independentemente do ilustrador, as artes serão lindas tão quanto a tradução bem feita
Tem um livro do Einstein chamado "como eu vejo o mundo" que nada mais é do que um compilado de cartas. Bem bacana ver q na verdade, ele era um grande pacifista! Além disso, tem um do Van Gogh só de cartas pro irmão.
Eu gosto de saber dessas coisas um coisa que me chamou a atenção foi em saber que machado de Assis só se assumiu escritor depois de bem resolvido financeiramente
Uma das cartas mais simbólicas e dramáticas de escritores, e que não foi citada neste vídeo, é a carta do Kafka ao seu pai: "Carta ao Pai". Nesta carta encontramos a relação conflituosa entre pai e filho, contextualizando cenários de algumas de suas obras, como "A Metamorfose".
Olá, Lívia. Quando vi o título do vídeo, pensei:"É, pelo menos uma dessas cartas eu conheço." Confesso que pasmei, por você não tê-la incluído; quer dizer, até entenderia, porque ela é prum vídeo só... "Carta A Meu Pai", do Kafka. Ele, que nunca teve relações "de bôa" com o pai (ó, tô escrevendo isso pro caso de cê não saber, não estou lhe avaliando por baixo, viu?), já morando sozinho, escreveu uma longa carta a seu pai, e deu-a à irmã, para que ela se desincumbisse da tarefa de entregá-la. Ela com certeza não precisou lê-la toda pra perceber que era um pepino, e dos grandes: e guardou a carta, onde, nela, Kafka exorciza todos os seus demônios envolvendo a figura paterna, dirigindo-se diretamente a ele, fazendo recordações amargas e críticas idem, guardados e remoídos desde a infância. Só sei que ele morreu - isto é, se matou - crente de que o pai recebera a carta. Olha, é um negócio de uma sinceridade medonha, e, se embora sempre em tom cavalheiresco, no entanto ele não deixou de soltar os cachorros. Não sei de tudo que ele disse, porque não consegui ler até o fim: acho Kafka um grande escritor, lógico, mas não me entra. Assim, simples: não me entra. É uma pena, pois faço ideia do quanto estou perdendo. Li "A Metamorfose", e, me arriscando a passar por parvo pra você, não vi graça alguma. Poderia dizer, também, que não consigo ler Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Dostoievski, entre outros - mas não quero correr o risco, como disse, de que me julgue um ignorante, haja visto eu ter começado a ter a sensação do contrário. Tchau; são umas 30 pgs, acho; faz tempo em que peguei.
Eu li as cartas entre Heidegger e Hannah Arendt. Vale o documento histórico, mas falta poesia ao falar de amor e vida. Depois de Platão, a filosofia perdeu a poesia e os filósofos nunca mais chegaram lá!
"não era uma menina com um livro, era uma mulher com um amante". Nunca me esqueci desse final, em um texto de Clarice. E vc lendo a carta dela, esse amor pelos livros transborda. Obrigada bjs
Quem já leu grande sertão veredas sabe que a sensação é exatamente essa aí que a Clarice descreve na carta
Com certeza!!!!
Clarice, com C
A carta de suicídio de Virgínia Woolf é a carta mais profunda e linda que eu já li, mesmo se tratando de algo tão triste e fúnebre...
As cartas do Guimarães Rosa aos tradutores são incríveis. Gênio e extremamente engraçado.
Eu absolutamente adoro as edições de vídeo da Antofágica! Como professor, aprendo muito com a forma, as inflexões do jeito de falar da Lívia. Longa vida a esse canal!
Essa do Lima Barreto fiquei impressionado! Eu vejo tanto de Machado nele, a ironia, o humor, os temas, a ambientação, tanta coisa.
As cartas de kafka são incríveis, reforçam na intimidade o que já se vê nas obras. Aliás, essa mulher é de uma beleza peculiar.
as de Schiller e Goethe também são uma coisa de outro mundo...
Poderia ser uma série do Antofágica, adorei essas cartas. Viva o Grande Sertão!
Já li as cartas que o Machado escreveu para sua esposa Carolina, elas são lindas! ^^
Se Machado escrevesse bula de remédio essas seriam preciosidades.
@@feg2216 sim, com certeza ♡
Aí Livia eu não acredito que você trouxe esse livro maravilhoso pro canal *-* . Tem outro livro do mesmo organizador, "Cartas Brasileiras", A carta de Elis Regina me fez chorar.
Uma carta a gazeta antofagense
Não é exatamente uma epístola que escrevo a essa editora que encanta a nós leitores, creio que não iram se surpreender ao ler essa humilde publicação. Acho incrível narração da senhorita Piccolo, simplesmente maravilhosa, é perceptível a entrega e o empréstimo pessoal. É incrível esse trabalho espetacular, que vocês editores da antofágica, fazem com tanto empenho. Me refiro aos livros e aos vídeos. O que me resta e simplesmente parabenizá-los por tudo isso.
Que fofo ❤
Deus, Emily Dickinson está batendo em todas as portas para entrar em Antofágica. Liberem a entrada dela, por favor? :*
Amei a carta de Lima Barreto!
Ele foi bem sincerocido! 😂😂
Caramba nunca ouvi falar dessa escritora Emily Dickinson, mas somente a carta dela tocou meu coração. Que maravilhosa!
Aiiiiii cartas, amo... Tava aguardando este vídeo! Sou apaixonada nas da Clarice Lispector e Fernando Sabino, e a correspondência de Karl Marx com a esposa, Jenny Marx
Vídeo maravilhoso!
Li apenas 2 livros que traziam as cartas de Van Gogh para seu irmão Theo. Na minha opinião, o pensamento condenado do pintor está ali. Mas, muitos só conhecem por sua loucura.
Realmente, as cartas que leu trazem em um algo a mais de seu autor ou autora que nem sempre encontramos em sua obra literária.
Parabéns mais uma vez.
Amei o livro “Correspondências” do Dostoiévski que já indiquei aqui no Antofágica. São cartas para sua esposa, familiares e amigos!
Tudo muito intenso...💕
Ah , eu adorei ! Faz uma parte 2 😍
Importantíssimo
Carta a Théo, que reúne as correspondências entre Vincent Van Gogh e seu irmão Théo ♥️
acompanhei o blog do IMS na época em que ele ainda era ativo e adorei essa chance de retornar ao site para ler as cartas. obrigada pela preciosidades que aparecem aqui Lívia 💕
Grande sacada essa temática! Parabéns para toda equipe capaz de arquitetar tudo isso! A Carta de Henfil para sua mãe que está coletânea de título: "Cartas do coração: uma antologia do amor" de Elisabeth Orsini também é linda, dentre outras que são reunidas nesta obra!
Nossa adorei muito esse vídeo!
Saber como os escritores "eram" por meio de suas cartas é um exercício de coragem, mas bastante prazeroso.
Acho muito gostoso esse exercício mesmo... :)
Eu também adoro cartas e entre elas uma que sempre releio é a famosa e arrebatadora carta de 1947, que Clarice escreveu para a irmã. Carta simplesmente bela, contendo toda aquela capacidade que só Clarice tinha de dizer o indizível!
Vc é muigo TOP nas explicações.
Melhor canal do youtube.
Lívia, você tá linda! 😘😘
Opa, obrigada Laura! Falar de livros me deixa tão feliz
Conheci há pouco e já amei o canal
Que vídeo gostoso de assistir, Lívia. Sei lá, o que acha de fazer um parte dois dele, conteúdo não falta...rsrs. Ah, e vou adquirir esse belo livro agora... Parabéns pelo canal, é sensacional!
É uma ótima ideia!
Excelente
Ainda sobre cartas, A Life in Letters - Steinbeck . John Steinbeck, escritor americano. Amei ler este livro pela simplicidade e intimidade que as cartas nos deixam ver.
Obrigada pela indicação ✨
Estou adorando o canal. Já passei para meus filhos.
Que legal!! 💛
O meu canal preferido. 💛
uau, que honra 💛
Bem interessante. Nas cartas se soltam e falam tudo. Eu penso....será que acharam que ninguém fosse ler? Amei o vídeo e sempre suas novidades. Linda e amada Antofagica.
Vídeo legal! Imaginem se a carta de Emily Dickinson fosse publicada na era vitoriana! Em breve será lançado o filme Ammonite, com Kate Winslet e Saorse Ronan interpretando um casal lésbico na era vitoriana. Lima Barreto e Machado de Assis, até onde sei, não eram amigos e Lima se ressentia com Machado pelo fato de este nunca se manifestar contra a escravidão nem mesmo abordá-la em seus romances. Há outro autor que tinha o costume de escrever cartas: Franz Kafka. Suas cartas em geral eram reflexões e também desabafos. Ha uma carta que chegou a ser publicada, porém, ainda não a li, chamada Cartas ao meu Pai. Kafka tinha muita mágoa de seu pai, que nunca foi bom para com ele.
As cartas de Freud são bem interessantes. Ele se desentendia de todos
Maravilha. Sinto falta de escrever e receber cartas! Mas o fato é que os meios eletrônicos são mais rápidos. Ganhamos com estes e perdemos com aquelas.
Adorei o vídeo 😍! Divertido, como sempre, e fiquei curiosa para ler o livro Cartas. Parabéns e obrigada. Fique bem.😘🌷
Um beijo, Melissa 💛🌷
Eu sou apaixonado pelos vídeos desse canal.
Fico muito feliz em saber que vc gosta da gente Fabio
Esse livro é maravilhoso! Gostei muito das cartas que você escolheu. Gosto muito também da carta de despedida de Virginia Woolf para o marido, apesar de ser muito triste.
Adorei !!!
Lívia Piccolo falando do meu gênero favorito (epistolar), usando uma camisa linda! 😍🙏🏻
As cartas de Henry Miller pra Anais Nin. Jesus! lindas, cheia de paixão. E há outras de relacionamento tóxico como do poeta Phillip Larkin e Mônica.
Quero muito ler essas cartas da Anais Nin e do Henry Miller! Eles foram amantes durante anos né?
É verdade! Já li também as cartas do Henry Miller para Anais...🔥☄️💫🌪💕❤️😊
@@LiviaPiccolo os diários de Anais Nin são muito bem escritos. Sim, eles foram amantes por muitos anos.
O cenário em que a Lívia apresenta os vídeos da Antofágica me passam uma tranquilidade.... Que delícia de lugar! Onde seria essa casa??? 🤔
Na cidade de Antofágica! 🤫😅
Muito bom.
As cartas de Machado de Assis e de Clarice Lispector são maravilhosas. Inclusive foi lançado um livro com as cartas dela para grandes amigos escritores. Vou nesse site dá uma espiada.😂🥰😘
Cabelo Grisalho??? e Porque não? Ficou Fantástico!!!
Adorei as cartas, muito bom, me lembrou a maneira como Drácula de Bram Stoker é em formato de cartas e isso é bem legal...🦇🧛🏻♂️🔥❣️👏♥️
Ah, isso é bem legal também! As cartas dentro das narrativas
@@LiviaPiccolo sim é muito legal...cada detalhe...🧛🏻♂️🤩
Duas cartas me comoveram e me marcaram bastante. Dois apelos que usam o melhor poder da palavra frente ao poder instituído, marcado por injustiças.
A carta de Drummond escreveu ao Costa e Silva pela liberdade de Nara Leão.
E a carta que Clarice escreve a Getúlio pelo direito de ser brasileira.
Nossa, que legal. Amo ler e escrever cartas, pena que tá em desuso.
Sim, ajuda. Eu gosto de cartas de amor. As de Beethoven, em especial, quando a chama de meu outro eu, de amada imortal. As poesias de amor de Khalil Gilbran me soam como cartas. O Amor é erro; acerto e verdade; mas mesmo em pensamentos pouco se diferencia das palavras, por isto cartas de amor podem ser sussurros ao pé do ouvido encantados. O Amor tmbm é silêncio, um vazio de palavras-pensamentos e neste vazio atinge seu auge, mesmo que seja mentira. Aliás você poderia fazer um vídeo sobre cartas e poemas de amor.
Olá Lívia. As correspondências que mais li foram as de Karl Marx com vários de seus amigos e camaradas de lutas.
Época boa em que a gente escrevia carta....
Amei
"Carta de amizade" kkkkk é rir pra não chorar
amei! parabéns
❤
Sou curiosa , rs
Vídeo muito legal! Adorei , muito criativo! Parabéns!!
Ah, que bom que você gostou
@ , os vídeos do canal são sempre muito bacanas! Vejo e revejo diversas vezes e sempre aprendo muito ! Vida longa ao canal e já estou seguindo também no Instagram !
Para quem gosta do tema, tem um livro chamado Cartas de Mário de Andrade a Luís da Câmara Cascudo. Baratinho e fácil de encontrar.
Obrigada pela sugestão ✨
Nossa, adoro ler cartas! Uma que eu sempre me emociono é a da despedida da Virginia Woolf!
Esse livro do Cartas Extraordinarias junto com Cartas Brasileiras são acho que meu namoro mais longo pra comprar e nunca con$igo
Sugestões para próximos lançamentos:
Odisseia - Homero
As três irmãs - Tchekov
Histórias extraordinárias - Edgar Allan Poe
De Profundis - Oscar Wilde
Obrigada pelas sugestões, encaminhamos para o nosso editorial 💖
TETE A TETE CARTAS DE SIMONE...LINDO
A do Charles Dinckens revela o quão humano ou além do homem, ele era.
Antofágica, seria muuuito legal um video sobre a biografia de Miguel de Cervantes, deem esse presente pra gente, por favooorr...
É uma ótima ideia! ✨
Quanta sabedoria?
Cartas a um Jovem poeta do Rainer Maria Rilke figura entre os meus favoritos😊
A Antofagica deveria fazer uma adaptação de alguma obra do Lovecraft. Aposto que independentemente do ilustrador, as artes serão lindas tão quanto a tradução bem feita
Tem um livro do Einstein chamado "como eu vejo o mundo" que nada mais é do que um compilado de cartas. Bem bacana ver q na verdade, ele era um grande pacifista!
Além disso, tem um do Van Gogh só de cartas pro irmão.
Eu gosto de saber dessas coisas um coisa que me chamou a atenção foi em saber que machado de Assis só se assumiu escritor depois de bem resolvido financeiramente
Você poderia fazer um vídeo sobre isso a condição financeira dos escritores
Q video legal.
Boa tarde 🖐️🌻
Boa tarde! 🌻
@ boa 😁
Qdo tinham o hábito de escrever , era bem melhor. Hj as pessoas não sabem escrever uma carta.
Uma das cartas mais simbólicas e dramáticas de escritores, e que não foi citada neste vídeo, é a carta do Kafka ao seu pai: "Carta ao Pai". Nesta carta encontramos a relação conflituosa entre pai e filho, contextualizando cenários de algumas de suas obras, como "A Metamorfose".
Começarei uma campanha pra vcs lançarem Os Miseráveis em uma edição digna 😅😅
Em francês, hue.
Olá, Lívia. Quando vi o título do vídeo, pensei:"É, pelo menos uma dessas cartas eu conheço." Confesso que pasmei, por você não tê-la incluído; quer dizer, até entenderia, porque ela é prum vídeo só... "Carta A Meu Pai", do Kafka. Ele, que nunca teve relações "de bôa" com o pai (ó, tô escrevendo isso pro caso de cê não saber, não estou lhe avaliando por baixo, viu?), já morando sozinho, escreveu uma longa carta a seu pai, e deu-a à irmã, para que ela se desincumbisse da tarefa de entregá-la. Ela com certeza não precisou lê-la toda pra perceber que era um pepino, e dos grandes: e guardou a carta, onde, nela, Kafka exorciza todos os seus demônios envolvendo a figura paterna, dirigindo-se diretamente a ele, fazendo recordações amargas e críticas idem, guardados e remoídos desde a infância. Só sei que ele morreu - isto é, se matou - crente de que o pai recebera a carta. Olha, é um negócio de uma sinceridade medonha, e, se embora sempre em tom cavalheiresco, no entanto ele não deixou de soltar os cachorros. Não sei de tudo que ele disse, porque não consegui ler até o fim: acho Kafka um grande escritor, lógico, mas não me entra. Assim, simples: não me entra. É uma pena, pois faço ideia do quanto estou perdendo. Li "A Metamorfose", e, me arriscando a passar por parvo pra você, não vi graça alguma. Poderia dizer, também, que não consigo ler Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Dostoievski, entre outros - mas não quero correr o risco, como disse, de que me julgue um ignorante, haja visto eu ter começado a ter a sensação do contrário. Tchau; são umas 30 pgs, acho; faz tempo em que peguei.
Ai babado, adoro um fuxico
Faltou falar do Carta ao Pai, do Kafka
Eu li as cartas entre Heidegger e Hannah Arendt. Vale o documento histórico, mas falta poesia ao falar de amor e vida. Depois de Platão, a filosofia perdeu a poesia e os filósofos nunca mais chegaram lá!
Já tem data para a publicação de Lima Barreto?
Lima Barreto chega em março!
@ Obrigada!
Opa peguei saindo do forno.
O canal possui podcast ?
Não temos, Danilo (pelo menos, AINDA não rs)
Podia, né?! - 🤩
Encaminha a solicitação para o prefeito. - 😬
😍💙
Um, adorei o vídeo, mas Emily Dickinson era americana.
Vc já leu as cartas de trotsky para a esposa quando eles estavam no México ?
Historiadores estudando cartas de casais homossexuais: "hmm belos amigos 🤩"
Exatamente! Isso sequer seria considerado se fosse um homem e uma mulher.
Eu acho que ela era bissexual , não ??! Em 1852 😁🙄