O problema não é nem esse, o problema é ficar financiando a mais-valia através do consumismo, é simplesmente falta de coerência. Não é ser franciscano, é conscientemente financiar o que você é contra. O que tem que ser feito é lutar pelo opensource, pra que ter IOS se pode ter Android?
não estou dando um fato que tenho certeza que pode ser, mas mts comunistas, ou socialistas foram e eram cristãos, mts escritores e artistas eram um e outro, um dos mais famosos sobre o modo simples de ser, não era católico, pois era russo, foi o Tolstoy. Acho que tem mt erro nisso de pensar que ser comunista é abrir mão de uma vida na sociedade, mas não quer dizer que não houve comunistas/socialistas que pregaram quase um franciscanismo...
É mesmo, parece que estão tentando se explicar...Querem aliviar a culpa de ter iphone? Ninguém fala do comunista de android da sansung, comprado usado, do carinha que mora logo ali...Nossa! Não tem iphone??? Que pequeno burguês...Não tem nem três mil reais para pagar em um telefone...Não se "esforçou" o suficiente??? Kkkkk
Vocês falam pra bolha de vocês , se achando o inteligente , oferta sempre vai ser menor que a demanda existe de bens e serviços que acabaram de serem introduzidos no mercado , todo que e novo inovador causa um interesse maior nas pessoas, prova disso que só no capitalismo e possível o sistema real de preços, sobre os bens e os SERVIÇOS também, obedecendo a escassez desde o começo da cadeia produtiva , lá na extração da commodities , até a transformação do produto final, passando por uma cooperação, de milhares agentes econômicos , trabalhadores e empreendedores.
Pra min quem usa desses argumentos fracos, da mesma forma que um Socialista tem desejo nos bens e serviços inovadores, a sim o capitalista que defende antes de mais nada e defensor da propriedade privada.
Outra falacia interessante que o Jones derruba é a ideia de que esses ícones capitalistas são os criadores de suas ideias, quando na verdade são apenas usurpadores do talento dos trabalhadores e exploram como se fossem os gênios.
o exemplo mais claro disso é sobre o invento do avião, para os norte-americanos, o antro do liberalismo, foram os Irmãos Wright, que patentearam suas "criações" mas por medo de outros copiaram e pra fundamentar que foram os pioneiros eles proibiram o público de ver seus invetos e testes por isso que não há provas deles voando primeiro. Já Santos Dummont sempre foi visto por multidões, está na parte mais glorioso do sonho de voar, basta ver o apelo humanista dele, ele não patenteou o avião porque acreditava que aquilo era um bem pra humanidade, e iria unir pessoas, iria encurtar as distâsncias e ele como inventor e com o espírito humanista que tinha criou para a humanidade usufruir, para o bem-estar, assim como muitos que ficaram na história. No fim de sua vida, cogita-se, e muito provavelmente, que Santos Dummont ao ver usarem aviões para bombarderem outras pessoas e para uso bélico, ele disiludido, se matou de desgosto.
@@vini6391 Senso comum é marxista com slogan clichê na cabeça que se acha grande analista do mundo. Retrato médio do esquerdista. Coloca uma coisa na sua cabeça doutrinada: esquerdolóide banhado em hábitos, luxos, conveniências e tecnologias que só existem na crosta terrestre devido aos processos históricos da ascensão da classe burguesa, e da conexão de mercados, é piada, e só serve para ser humilhado e colocado em seu devido lugar. Socialista de iPhone é patético.
Nem sou comunista e concordo pra um caralho com isso! É assustador ver pessoas se endividando por querer comprar um iPhone novo só pq talvez der mais atenção nas redes sociais....
Na Itália, após a crise de 2008, muitas fábricas faliram. Em algumas, os funcionários decidiram trocar o acerto recisorio, coisa que não receberiam pois a fábrica quebrou, por participação na propriedade. Isto é, tocaram o patrão e transformaram a empresa em cooperativa. O resultado foi que mantiveram os empregos, salvaram a fábrica, a renda mensal aumentou, salvaram também, indiretamente, a economia da cidade. Se tirar o empresário, a empresa sobrevive. Se tirar os trabalhadores, não.
@@davifrost Da onde vocês tiram essas coisas, sério? Eu tenho acompanhado varios criadores comunistas e mais a esquerda a um bom tempo e eu só escuto esse papo de que "todos recebem o mesmo salário" da boca de critico liberal e seus papagaios de plantão.
@@davifrost Eu vi em um documentário, eles não abordaram todas as questões. E a sua realmente é uma questão relevante. Sei que cooperativas têm regras próprias, inclusive de divisão de renda, mas não vou saber responder para você.
Perguntas de um trabalhador que lê Quem construiu Tebas, a cidade das sete portas? Nos livros estão nomes de reis; Os reis carregaram as pedras? E Babilônia, tantas vezes destruída, Quem a reconstruía sempre? Em que casas da dourada Lima viviam aqueles que a construíram? No dia em que a Muralha da China ficou pronta, Para onde foram os pedreiros? A grande Roma está cheia de arcos-do-triunfo: Quem os erigiu? Quem eram aqueles que foram vencidos pelos césares? Bizâncio, tão famosa, tinha somente palácios para seus moradores? Na legendária Atlântida, quando o mar a engoliu, os afogados continuaram a dar ordens a seus escravos. O jovem Alexandre conquistou a Índia. Sozinho? César ocupou a Gália. Não estava com ele nem mesmo um cozinheiro? Felipe da Espanha chorou quando sua armada naufragou. Foi o único a chorar? Frederico 2º venceu a Guerra dos Sete Anos. Quem partilhou da vitória? A cada página uma vitória. Quem preparava os banquetes? A cada dez anos um grande homem. Quem pagava as despesas? Tantas histórias, Tantas questões (Berthold Brecht, 1935)
@@b3stafer4 Vc está certíssimo, Jesus em momento nenhum tirou de ninguem, pra dar aos necessitados, já vc defende que pessoas tirem de outras pessoas, para darem à outras pessoas...
@@paulopinheirosc Exato. A Inglaterra foi um demônio para os indianos, mesmo. Assim como o sistema capitalista é um demônio para os milhares que morrem de fome todo ano.
@@PedroHenrique-ok4iy Pois é, o problema com os comunistas é que o sistema que propõem é ainda pior, porque promove a fome por MEDIDAS de Estado e não por descaso. O que torna todo esse discurso de "humanismo" uma falácia hipócrita.
@@moneytron4143 na verdade o liberalismo defende a diminuição do Estado, que podemos ver que não é eficiente. Quanto maior é o Estado, mais impostos pagamos, e mais liberdade os políticos tem para roubar esse dinheiro que DEVERIA ir para escolas, hospitais e polícia, porém não é isso que acontece! E com isso, os pobres pagam mais impostos do que os ricos! Não seria melhor pegar esse dinheiro que pagamos de imposto para colocarmos em hospitais e escolas particulares onde sabemos que o dinheiro será usado corretamente, do que depender da honestidade dos políticos, que sabemos que é bem rara?
Chega a ser engraçado o esforço que nós temos que fazer para explicar o óbvio. As disputas de interesse pela nossa consciências é totalmente desigual. Enquanto os monopólios de mídia bombardeiam as pessoas de ideologias liberais. Temos que nos esforçar muito para conseguir mostrar o contrário.
E ainda sendo perseguidos politicamente em uma sala de aula se quisermos explicar o óbvio. Perseguidos pela gestão, perseguidos pelas secretarias, perseguidos pelas igrejas que envenenam as mentes dos pais e dos alunos, perseguidos pelas grandes mídias e perseguidos por aqueles que usam da máquina pública para fins particulares. Descobri a realidade das coisas quando eu tinha 5 anos e vi um menino preto, praticamente da minha idade na época, quase ser morto na minha frente por um segurança, que ia atirar em via pública na cabeça da criança. Isso só não aconteceu porque meus pais interviram. Desde então, guardei aquele episódio dentro de mim e nunca me permiti me enganar quanto a qualquer falácia liberal.
Sensacional. Já tinha visto outros vídeos sobre o assunto, mas esse é de longe o mais esclarecedor e nos dá argumentos para refutar as acusações mesquinhas feitas pelos liberais.
O povo não sabe a diferença de propriedade pessoal e propriedade privada dos meios de produção. Haja MUITO trabalho de base e paciência revolucionária...
@@melanciafeliz Sabe de mais valia, mas vc sabe algo de livre comércio? Sabe algo de livre mercado? Sabe alguma coisa de trocas voluntárias?, acho que não sabe nada disso que eu disse.
Como Edir Macedo, RR Soares, Silvio Malacheia, Marcus Feliciano, Waldemiro Santiago? Se for colocar os nomes de todos que fizeram "voto de pobreza" os caracteres não darão para isto!
Jones, já pensou em incluir intérprete de Libras em seus vídeos? Assim, seus vídeos poderão atingir mais pessoas. Caso cogite, estou à disposição. Um grande abraço!
Se vc contratou o serviço do operário , é do operário o valor justo de seu trabalho , e é seu , o valor justo como empresa e ou empreendedor ... AGORA é um povinho preocupado com quem é bilionário , rico ... ué pq vcs não fazem uma manifestação exigindo que o LULA divida toda sua riqueza com vcs ... ?
Setor privado não se sustenta sem financiamento estatal, uma excelente informação. Ela veio no dia que eu tava lendo que 30% do orçamento federal com saúde vai pro setor privado, pros planos de saúde privados. Ainda consegui ficar em choque mesmo sabendo como funciona a sociedade de classes que a gente vive rs
@@brunoamorim1514 nem que não sejam grandes corporações, minha mãe tem um negócio de vender roupas e não conseguiu se sustentar até hoje sem usar dinheiro do governo (bolsa família, aposentadoria) que não é bem financiamento estatal, mas é dinheiro vindo do governo, então né
@@hominideoconsciente5523 um exemplo não quer dizer que seja a média... e não existe essa de dinheiro do governo, o dinheiro do governo é dinheiro das pessoas
@@brunoamorim1514 eu sei, mas falo isso porque maioria da minha família depende de dinheiro público mesmo se esforçando ao máximo ao ponto de ter dores de cabeça toda semana no mínimo, e olha que eu não faço parte nem de uma família que se classificaria pobre, além de morar no que consideram a melhor cidade de todo o Brasil para se viver atualmente. A média, dito isso, tende a ser muito pior que o exemplo da minha mãe, e eu entendo porque já conheci muitos catadores de latinha, lixeiros e etc. que só estão vivos por causa do dinheiro das pessoas (chamo do que você preferir já que pra mim tanto faz se estamos falando da mesma coisa) que foi direcionado, querendo ou não, pelo governo, mas é claro que isso não significa que eu apoio ele ou o Estado em geral, muito pelo contrário
@@hominideoconsciente5523 entendo muito seu ponto e concordo, infelizmente a maoria das pessoas no Brasil é muito pobre Mas o ponto é que o motivo maior da pobreza ser tão grande é justamente a grande intervenção do estado em quase tudo, distribuição de dinheiro acaba sendo paliativo Mas a galera não tá preparada pra isso
Quem produz mercadorias são os trabalhadores e devem ser valorizados. O problema é a exploração de seu trabalho e o acesso aos serviços públicos. Em muitos países com melhores qualidade de vida, o filho do industrial ou banqueiro estuda na mesma escola do filho do pintor ou pedreiro. Isso é inconcebível pra nossa preconceituosa e egoísta sociedade. Por isso ainda somos uma republiqueta de bananas. Todos que tentam mostrar a necessidade desse tipo de igualdade entre as pessoas é logo taxado de comunista e são combatidos política e religiosamente. Parece bem conveniente pra quem quer lucrar e desviar dinheiro público.
@@lendasmoveis1912 Que reducionismo sem noção. Então devolve tua casa, tua cama, teu liquidificador, tua energia elétrica. Sem o trabalho do braço, vc estaria na idade da pedra.
10:18 consigo ver totalmente isso enquanto trabalho, trabalho com logística, e sempre vejo patrões questionado a gente sobre novas maneiras de realizar nosso trabalho
Excelente vídeo! Parabéns, Jones Manoel! Você é um jovem idealista muito inteligente. Onde se ouve “obsolência” programada (3:30), ouça-se obsolescência programada.
Excelente analise, Jones. O livro Estado Empreendedor, da Mariana Mazucato discute a participação do Estado nos processos de inovações tecnologicas do mundo, mostrando através de diversos casos e argumentos que o dinheiro público correu muitos riscos em P&D para criação de diversas tecnologias hoje nas mãos da iniciativa privada. Inclusive a tecnologia de touch screen e do iphone.
@@rodwadouski, corre lá e muda a nomenclatura das arrecadações do Estado na Administração financeira orçamentária, jovem. Depois volta aqui e explica o nome dado ao pagamento de impostos por toda a sociedade.
Jones, seu trabalho, sua didática está cada dia melhor, quanta qualidade e capacidade de argumentação acessível e que busca alcançar uma linguagem mais popular, parabéns, camarada! Tô sempre colada junto, aconpanhando e participando no engajamento. Abraços.
@@leandrosavio1054 só pesquisar o relatório da CIA de 1983 sobre a dieta soviética, que fala com todas as letras que a disponibilidade de alimentos era igual ou até melhor na URSS do que nos EUA.
Muito bom. Cada vez mais você tá se aprimorando em trazer um conteúdo de uma forma mais acessível, com possibilidade de mais alcance e aceitação. Do caralho, camarada!
Infelizmente companheiro o discurso dominante no mundo induz muita gente a crer nessa falácia. Inclusive em outras, como o Dia D na Normandia e tanto outros.
Essa associação que costumam fazer diz muito a respeito de quem está julgando, pois reflete a vontade que eles têm de que o esquerdista seja miserável.
Jones, ótima fala, vc ajuda a rebater as críticas infelizes do pessoal da direita. Mas uma dica: a propaganda que aparece lincada no seu site é do Brasil Paralelo! Veja se dá para tirá-los do seu programa
SERÁ QUE ALGUM MILITANTE COMUNISTA VAI ME NEGAR: CAPÍTULO 01 -HOLODOMOR( Um dos maiores genocídios do século 20 ocorridos em tempos de paz, que provocou a morte de 6 milhões de pessoas na Ucrânia, 2 milhões no Casaquistão e 1 milhão no norte do Cáucaso) -A fome de 1921-1922(que provocou a morte de mais de 5 milhões de pessoas) -O massacres de Astrakhan -O massacre de Kronstadt -O assassinato de centenas de milhares de trabalhadores e camponeses rebeldes de 1918 a 1922 -A Deskulakização - A grande fome da China: a pior fome da história da humanidade, quando morreram 40 milhões de chineses de fome, e levou chineses famelicos a praticaram canibalismo, chegando a devorar os seus próprios filhos.
-A grande fome da Coreia do Norte(1994-1998), mais conhecida como a "Marcha árdua", quando milhões de norte-coreanos morreram de inanição graças às políticas desastrosas associadas à “Ideologia Juche" -Os ataques cibernéticos executados por um exército de hackers atuando a serviço da Coreia do Norte -O sequestro de milhares de japoneses e sul-coreanos pelo regime norte-coreano, para serem usados para treinar agentes Norte-coreanos para aprender o idioma, aprender os costumes e conseguirem se socializaren, para poderem atuar em ações de espionagem tanto no Japão quanto na Coreia do Sul -o genocídio tibetano -o genocídio cambojano, -o terror vermelho, - o grande terror Stalinista, - o terror vermelho da Etiópia -O terror vermelho da Espanha -O terror vermelho da Hungria -O terror vermelho da Grécia.
O debate não deveria ser sobre o que os socialistas possuem, mas sim sobre como o capitalismo concentra riqueza e poder nas mãos de poucos. Ser socialista é entender a importância da redistribuição de riquezas. Isso não impede de ter bens, mas ensina a valorizar o coletivo acima do individual. Precisamos lutar contra a desigualdade e ter bens materiais não contradiz esses ideais.
Basicamente a maior parte do conhecimento tecnológico utilizado por essas grandes corporações para desenvolver seus "produtos inovadores", são produzidos através de pesquisas públicas.
E os custos das pesquisas públicas em centros de pesquisas, universidades, são mantidos como? O grande líder camarada pega um ganso mágico que bota ovos de ouro e então usa esse ouro para pagar o bilhões investidos nesses centros de pesquisa? Ou esses recursos vêm de impostos? E se vem de impostos, como intervir na produção querendo dizer o que deve e o que não deve ser produzido? Como incentivar nesse regime utópico que pessoas comprem cada vez mais e assim sejam arrecadados muito em impostos para pagar aqueles centros de pesquisas? E os cientistas nos centros de pesquisas se empenharao em seus estudos, invenções, se souberem que farão parte da classe operária, proletariada? Tudo assim só no amor?
10:25 O elemento imprescindível para produzir as tais câmeras não são somente as pessoas para construi-las, mas, ao mesmo tempo, alguém para idealiza-las. Dizer que o Steve Jobs, por exemplo, não é importante para produzir os iphones, ipads e Macintoshs me parece um erro, visto que a ideia surgiu da cabeça dele. Sozinho ele não produziria um iphone ao mesmo tempo que os trabalhadores não produziriam sem a ideia. Não ligo para o Steve Jobs, só estou falando isso porque acho que contribui para o debate.
costumo falar algo idêntico em produções cinematográficas (trazendo pra minha área), o roteirista e o diretor, não são nada sem a equipe técnica, de produção e os atores. por isto é injusto dizerem que o diretor é foda quando o filme é considerado bom, e culparem a produção quando consideram o filme ruim. roteirista e diretor sem técnicos, produtores e atores, são só roteirista e diretor, nada mais. ninguém produz nada sozinho, só a ideia mesmo e ainda assim acho questionável, pois, ideias geralmente surgem de necessidades externas, ou seja, nem ideia é gerada sozinha, é sempre através de compartilhamentos, inspirada em algo. e o cinema deve muito à URSS, que revolucionou as ferramentas visuais e desenvolveu tecnologia para a captação de imagem junto ao áudio, ao som. aproveitando, um ViVa pra Vertov! muito bom e esclarecedor como sempre camarada Jones, um ViVa pra tu também! =]
Camarada Jonas, não sou franciscana nem miserável, mas aos 85 anos vejo-me sem poder apoiar financeiramente o brilhante trabalho informativo que vários brasileiros - a começar por você - que resulta em uma mídia progressista com responsabilidade ética de verdadeiras escolas porque a Previdência que era de responsabilidade de Temer reduziu a minha aposentadoria a 1/4 de salário mínimo. Com esta merreca fui viver em Portugal onde trabalhei 20 anos e eles também dão 1/4 do salário mínimo. Então, vivendo fora do Brasil, o governo de “Fora“Temer decidiu descontar 25% da minha aposentadoria. Sou comunista e consigo sobreviver com as “merrecas” que me pagam, mas não consigo mandar um merecido pagamento aos trabalhos geniais de vários canais. Tento corresponder ao que recebo divulgando para muitos amigos o vosso trabalho. Abraços e obrigada.
Eu sonho com um tempo onde expectativas de vida não se baseam em aquisições ou luxos, onde ninguém vai querer trocar de carro todo ano nem comprar todas as roupas de novo só porque acredita que tempo desagrega valor...
O povo confunde igualdade formal com igualdade material. O povo confunde propriedade privada dos meios de produção com propriedade pessoal. E o povo confunde inovação de ruptura e tecnológica de massivo PD de desenvolvimento estatal com oportunismo de empresário que se aproveita dessas tecnologias já maduras o suficiente para o mercado.
Os iPhones são produzidos na China por uma empresa terceirizada, onde o regime de trabalho é rigorossíssimo, semelhante a um regime fechado. O que os socialistas brasileiros podem fazer para mudar a realidade da exploração de chineses em fábricas de iPhone?
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Cara, vc é genial! Alguns errinhos de portuga, mas és um gênio e muito didático! E tem um sotaque 💯‼️É muito bom te ouvir! Me inscrevi!
Os capitalistas não tomam os riscos. Eles colocam os trabalhadores em risco. Com a responsabilidade (e o poder) concentrada de forma individualizada, os riscos para toda a produção são maiores. Com os trabalhadores no poder e a coletivização dos meios de produção e reprodução da vida, a responsabilidade é compartilhada. E ainda podemos eliminar os fatores mais importantes: a exploração do homem pelo homem, e as opressões, em todos os seus níveis de abstração.
@@Bully12339 vdd, Australia e NZ escravizaram muita gente mesmo, Singapura, Estônia... até Botsuana que 30 anos atras era ridiculamente mais pobre que o Brasil e hj tem um salário medio maior.... oq vale é a narrativa né
Excelente vídeo Jones! Essa ainda é uma questão muito perguntada, e que ainda ouvimos muito... Vou já encaminhar esse vídeo pra uma galera. E comprar essas camisas kkkk
Exato! E parece que só existe ESSE canal em específico como conteúdo de política e história😐. Eu só ponho no mudo e deixo que essas criaturas monetizem esse querido. Nanovinganças de cada dia.
Vídeo e conteúdo excelentes Jones. Parabéns pelo trabalho! P.S. É recomendável ler Para além do Capital, de Mészaros, antes de ter terminado os 3 volumes de o Capital?
Concordo bastante, muito bom. Qual sua opinião sobre a teoria de Harari que alerta sobre a substituição da classe trabalhadora por tecnologia nas próximas décadas deixando uma enorme massa de desempregados no planeta?
Aula maravilhosa, fiz esse debate em Geografia política e sociologia do trabalho nas turmas do terceiro ano. Sempre acompanhando o canal. Parabéns pelo excelente trabalho 👏🏾👏🏾
Trazendo o exemplo para a indústria de entretenimento: a figura do Showrunner é o Steve Jobs que recebe os louros e a sala de roteiristas fazem a pesquisa e criam as falas e dão coerência ao argumento enquanto os técnicos (câmeras, iluminadores, sonoplastas e etc) produzem a "boa ideia" do realizador...
E se considerarmos que o iPhone não é o suprassumo da tecnologia, e sim do marketing/propaganda, a "contradição" do comunista de iPhone faria mais sentido? Digo isso porque ao meu ver, o desperdício e o consumo de produtos de luxo, ou "de marca" deveriam ser desincentivados. As pessoas deveriam pagar somente pelo uso que o produto oferece.
@@lucaspereira4949 a URSS provou que você está completamente equivocado. Um país que saiu literalmente do feudalismo com meia dúzia de indústrias estrangeiras e se tornou a segunda maior potência industrial do mundo em trinta anos, isso sob o cerco de 14 nações, entre guerras civil e mundial, provou que o comunismo é uma potência ainda maior do que a que Marx imaginou.
@@koba8627 Realmente, teve um PIB que era próximo ao dos USA. Mas a que preço? Enquanto o governo de planejamento central, altamente centralizado focava na indústria bélica, a população passava fome e degustava da ineficiência estatal em todos os ramos possíveis, fora que é um modelo sem sistema de preços (com congelamento de preços em diversos setores inclusive) e foge totalmente do verdadeiro significado de valor de um produto, desestimulando totalmente o agente produtor. No papel é lindo, mas foge da natureza humana, ignora a liberdade do ser humano e os desejos individuais. Ademais, e principalmente, fere a ética argumentativa, ignorando a propriedade privada. Sobretudo, mesmo se fosse um modelo economicamente viável (utopicamente), depender-se-ia constantemente de um governo com governantes dotados das qualidades mais nobres dos seres humanos pra zelar em prol de toda humanidade, mas atente-se que mesmo nesta hipótese estou pedindo ética de um modelo que não a possui em suas regras fundamentais.
Vou citar Alysson Mascaro: "o socialismo não é quantos pratos de comida tem a classe trabalhadora, mas o MODO como esta tem acesso a comida, a terra, a tecnologia e a todas as riquezas produzidas socialmente". Enquanto o capitalismo tem coisas mediante exploração, o socialismo tem coisas porque foi deliberado coletivamente o que precisamos e distribuímos a todos, tá correto?
@@witcx2261 Até onde entendo, as formas do capitalismo não puderam ser superadas nesses países, por razões internas e externas, cada país a seu modo. Forma mercadoria, núcleo elementar do capital, forma política Estado, derivada da anterior e forma direito, tb derivada, são apenas três dessas formas não superadas nesses países. Autodeclaração não faz algo ser ou não ser, mas as práticas concretas do modo de produção da vida são as bases a serem transformadas
@@Gabriel-jb5ni Claro, meu caro. Recomendo claro a leitura do Capital de Marx e de Isaac Rubin, A Teoria Marxista do Valor. Dos contemporâneos meu amigo Rômulo Cassi de Melo publicou pela LavraPalavra o Dinheiro e Formas Sociais
Gosto bastante dessa área de ciência tecnologia e sociedade. Inclusive meu companheiro é pesquisador nessa área e queria muito q ele fosse TH-camr pra gravar vídeo sobre isso. Enquanto isso não ocorre, esse vídeo ficou bom demais
Gostei muito. A ideia de que há grandes avanços tecnológicos sem investimento público é mesmo uma grande mentira. Mas acho que não podemos negar que o sistema capitalista e sua lógica de consumo estimulou o aumento e a difusão de parte desses avanços. Não digo isso para defender o capitalismo, apenas tento entender como as coisas se dão.
Comunista não é ser Franciscano. Voto de pobreza é outra coisa...
Exatamente
Realmente kkk
@@DNRJ461BSB pior que eu não sou comunista nem socialista, mas eu sempre pensava nisso também kkk eu acredito que vai contra mesmo kkk
O problema não é nem esse, o problema é ficar financiando a mais-valia através do consumismo, é simplesmente falta de coerência. Não é ser franciscano, é conscientemente financiar o que você é contra. O que tem que ser feito é lutar pelo opensource, pra que ter IOS se pode ter Android?
não estou dando um fato que tenho certeza que pode ser, mas mts comunistas, ou socialistas foram e eram cristãos, mts escritores e artistas eram um e outro, um dos mais famosos sobre o modo simples de ser, não era católico, pois era russo, foi o Tolstoy. Acho que tem mt erro nisso de pensar que ser comunista é abrir mão de uma vida na sociedade, mas não quer dizer que não houve comunistas/socialistas que pregaram quase um franciscanismo...
Ninguém fala do "capitalista" sem iphone, cadê seu iphone 13 amigão? O que aconteceu? Não se esforçou o suficiente? Kkkkkk
É mesmo, parece que estão tentando se explicar...Querem aliviar a culpa de ter iphone? Ninguém fala do comunista de android da sansung, comprado usado, do carinha que mora logo ali...Nossa! Não tem iphone??? Que pequeno burguês...Não tem nem três mil reais para pagar em um telefone...Não se "esforçou" o suficiente??? Kkkkk
Vocês falam pra bolha de vocês , se achando o inteligente , oferta sempre vai ser menor que a demanda existe de bens e serviços que acabaram de serem introduzidos no mercado , todo que e novo inovador causa um interesse maior nas pessoas, prova disso que só no capitalismo e possível o sistema real de preços, sobre os bens e os SERVIÇOS também, obedecendo a escassez desde o começo da cadeia produtiva , lá na extração da commodities , até a transformação do produto final, passando por uma cooperação, de milhares agentes econômicos , trabalhadores e empreendedores.
@@matheusnepomuceno8694 É impressão minha ou você é um "capitalista sem capital"?
@@pelaaharmoniaentretodososp1280 impressão minha ou vx se diz Socialista e não está no estado, por que comunista e igual acredita no unicórni.
Pra min quem usa desses argumentos fracos, da mesma forma que um Socialista tem desejo nos bens e serviços inovadores, a sim o capitalista que defende antes de mais nada e defensor da propriedade privada.
Outra falacia interessante que o Jones derruba é a ideia de que esses ícones capitalistas são os criadores de suas ideias, quando na verdade são apenas usurpadores do talento dos trabalhadores e exploram como se fossem os gênios.
Verdade mano!
o exemplo mais claro disso é sobre o invento do avião, para os norte-americanos, o antro do liberalismo, foram os Irmãos Wright, que patentearam suas "criações" mas por medo de outros copiaram e pra fundamentar que foram os pioneiros eles proibiram o público de ver seus invetos e testes por isso que não há provas deles voando primeiro.
Já Santos Dummont sempre foi visto por multidões, está na parte mais glorioso do sonho de voar, basta ver o apelo humanista dele, ele não patenteou o avião porque acreditava que aquilo era um bem pra humanidade, e iria unir pessoas, iria encurtar as distâsncias e ele como inventor e com o espírito humanista que tinha criou para a humanidade usufruir, para o bem-estar, assim como muitos que ficaram na história.
No fim de sua vida, cogita-se, e muito provavelmente, que Santos Dummont ao ver usarem aviões para bombarderem outras pessoas e para uso bélico, ele disiludido, se matou de desgosto.
Esquerdista não tem que se beneficiar dos produtos da ascensão da burguesia e da conexão de mercados. Comunista não tem que ter PORRA nenhuma.
@@Fidelio116 Não assistiu o vídeo e usa senso comum achando que está arrasando: o retrato do brasileiro médio.
@@vini6391 Senso comum é marxista com slogan clichê na cabeça que se acha grande analista do mundo. Retrato médio do esquerdista.
Coloca uma coisa na sua cabeça doutrinada: esquerdolóide banhado em hábitos, luxos, conveniências e tecnologias que só existem na crosta terrestre devido aos processos históricos da ascensão da classe burguesa, e da conexão de mercados, é piada, e só serve para ser humilhado e colocado em seu devido lugar. Socialista de iPhone é patético.
Ter coisas não é problema, o problema é as coisas terem você
Exatamente. A crítica comunista é ao consumismo exacerbado, que empobrece a cultura, a sociedade e a natureza, não tem nada a ver com voto de pobreza.
Nem sou comunista e concordo pra um caralho com isso! É assustador ver pessoas se endividando por querer comprar um iPhone novo só pq talvez der mais atenção nas redes sociais....
@@Donzk2 eu vejo isso em todos os lugares da minha vivência
@@Donzk2 verdade
@@adamiadamiadami isso aí
Na Itália, após a crise de 2008, muitas fábricas faliram. Em algumas, os funcionários decidiram trocar o acerto recisorio, coisa que não receberiam pois a fábrica quebrou, por participação na propriedade. Isto é, tocaram o patrão e transformaram a empresa em cooperativa. O resultado foi que mantiveram os empregos, salvaram a fábrica, a renda mensal aumentou, salvaram também, indiretamente, a economia da cidade. Se tirar o empresário, a empresa sobrevive. Se tirar os trabalhadores, não.
Eles passaram a possuir o mesmo salário e ser valorizados de forma igualitária independente das suas diferentes capacidades e aptidões?
@@davifrost Da onde vocês tiram essas coisas, sério? Eu tenho acompanhado varios criadores comunistas e mais a esquerda a um bom tempo e eu só escuto esse papo de que "todos recebem o mesmo salário" da boca de critico liberal e seus papagaios de plantão.
@@IvanFernandes94 Opa Ivan, acho que você não viu o ponto de interrogação ali, foi uma pergunta, só quero entender.
@@davifrost Eu vi em um documentário, eles não abordaram todas as questões. E a sua realmente é uma questão relevante. Sei que cooperativas têm regras próprias, inclusive de divisão de renda, mas não vou saber responder para você.
se você tacar um monte de capital em cima de um pedaço de metal, ele n vira um carro... [insira a conclusão do seu comentário]
Perguntas de um trabalhador que lê
Quem construiu Tebas, a cidade das sete portas?
Nos livros estão nomes de reis;
Os reis carregaram as pedras?
E Babilônia, tantas vezes destruída,
Quem a reconstruía sempre?
Em que casas da dourada Lima viviam aqueles que a construíram?
No dia em que a Muralha da China ficou pronta,
Para onde foram os pedreiros?
A grande Roma está cheia de arcos-do-triunfo:
Quem os erigiu? Quem eram aqueles que foram vencidos pelos césares?
Bizâncio, tão famosa, tinha somente palácios para seus moradores?
Na legendária Atlântida, quando o mar a engoliu, os afogados continuaram a dar ordens a seus escravos.
O jovem Alexandre conquistou a Índia.
Sozinho?
César ocupou a Gália.
Não estava com ele nem mesmo um cozinheiro?
Felipe da Espanha chorou quando sua armada naufragou. Foi o único a chorar?
Frederico 2º venceu a Guerra dos Sete Anos.
Quem partilhou da vitória?
A cada página uma vitória.
Quem preparava os banquetes?
A cada dez anos um grande homem.
Quem pagava as despesas?
Tantas histórias,
Tantas questões
(Berthold Brecht, 1935)
Curtia muito ele na Escolinha do Professor Raimundo.
Quem falou pra vender tudo que tem foi Jesus, e não Marx
Vdd, Marx que pediu pra tomar as coisas dos outros...
"Jesus faz milagres e dá. O homem não faz milagres, e vende." Kkkkkkkkkkkkk
@@b3stafer4 Vc está certíssimo, Jesus em momento nenhum tirou de ninguem, pra dar aos necessitados, já vc defende que pessoas tirem de outras pessoas, para darem à outras pessoas...
Não quem toma que a classe trabalhadora produz é o patrão
@@rec-z8x esquece que ele quebrou as vendas na parábola dos vendilhões do templo?
"Capitalismo é quando muito IPHONE
Socialismo é quando pouco IPHONE
Comunismo é quando não IPHONE"
- Joseph Lenin (1984)
"Quem não quer que você tenha coisas são os liberais." Simples e claro, não sei porque a maioria não enxerga. Muito legal o vídeo, Jones.
É... o holodomor mostrou que realmente o comunismo quer que as pessoas tenham posses...
@@paulopinheirosc É.... a grande fome da Índia mostrou que realmente o capitalismo quer que as pessoas tenham poses....
@@PedroHenrique-ok4iy Fome é feio. Provocada deliberadamente por um Estado demônio desumano fica mais feio ainda.
@@paulopinheirosc Exato. A Inglaterra foi um demônio para os indianos, mesmo.
Assim como o sistema capitalista é um demônio para os milhares que morrem de fome todo ano.
@@PedroHenrique-ok4iy Pois é, o problema com os comunistas é que o sistema que propõem é ainda pior, porque promove a fome por MEDIDAS de Estado e não por descaso.
O que torna todo esse discurso de "humanismo" uma falácia hipócrita.
Quem não quer que vc tenha as coisas são os LIBERAIS! 👏👏👏💥
Muito isso
Pq?
@@nicolasryan432 Porque as políticas liberais aumentam as desigualdades sociais, deixam os ricos mais ricos e os pobres mais pobres.
É irônico mas é verdade. Foi como o caso do Paulo Guedes reclamando que tem muita empregada doméstica indo para a Disney.
@@moneytron4143 na verdade o liberalismo defende a diminuição do Estado, que podemos ver que não é eficiente. Quanto maior é o Estado, mais impostos pagamos, e mais liberdade os políticos tem para roubar esse dinheiro que DEVERIA ir para escolas, hospitais e polícia, porém não é isso que acontece! E com isso, os pobres pagam mais impostos do que os ricos! Não seria melhor pegar esse dinheiro que pagamos de imposto para colocarmos em hospitais e escolas particulares onde sabemos que o dinheiro será usado corretamente, do que depender da honestidade dos políticos, que sabemos que é bem rara?
Chega a ser engraçado o esforço que nós temos que fazer para explicar o óbvio.
As disputas de interesse pela nossa consciências é totalmente desigual. Enquanto os monopólios de mídia bombardeiam as pessoas de ideologias liberais. Temos que nos esforçar muito para conseguir mostrar o contrário.
Que tempos são esses que temos que explicar o obvio? Bertold Brecht
E ainda sendo perseguidos politicamente em uma sala de aula se quisermos explicar o óbvio. Perseguidos pela gestão, perseguidos pelas secretarias, perseguidos pelas igrejas que envenenam as mentes dos pais e dos alunos, perseguidos pelas grandes mídias e perseguidos por aqueles que usam da máquina pública para fins particulares. Descobri a realidade das coisas quando eu tinha 5 anos e vi um menino preto, praticamente da minha idade na época, quase ser morto na minha frente por um segurança, que ia atirar em via pública na cabeça da criança. Isso só não aconteceu porque meus pais interviram. Desde então, guardei aquele episódio dentro de mim e nunca me permiti me enganar quanto a qualquer falácia liberal.
Sensacional. Já tinha visto outros vídeos sobre o assunto, mas esse é de longe o mais esclarecedor e nos dá argumentos para refutar as acusações mesquinhas feitas pelos liberais.
O povo não sabe a diferença de propriedade pessoal e propriedade privada dos meios de produção. Haja MUITO trabalho de base e paciência revolucionária...
Vdd, por isso temos que roubar o que é dos outros
@@rec-z8x nem viu a porcaria do vídeo do Jones. Só quis digitar bosta mesmo
@@melanciafeliz Eu sempre assisto os vídeos do começo ao fim, duvido vc ter assistido tudo....
@@rec-z8x assisti, sim. Inclusive, eu conheço o básico do conceito de mais valia
@@melanciafeliz Sabe de mais valia, mas vc sabe algo de livre comércio? Sabe algo de livre mercado? Sabe alguma coisa de trocas voluntárias?, acho que não sabe nada disso que eu disse.
Engraçado confundir comunista com voto de pobreza. Alguns religiosos fazem voto de pobreza. Comunista não.
Como Edir Macedo, RR Soares, Silvio Malacheia, Marcus Feliciano, Waldemiro Santiago? Se for colocar os nomes de todos que fizeram "voto de pobreza" os caracteres não darão para isto!
Excelente.
Vdd, comunismo é a igualdade da pobreza
@@rec-z8x desculpa. Vc entendeu tudo errrado.
@@2002reginabernardo Você que entendeu tudo errado
Jones, já pensou em incluir intérprete de Libras em seus vídeos? Assim, seus vídeos poderão atingir mais pessoas. Caso cogite, estou à disposição. Um grande abraço!
Up!
Ótimo!
Up
up !
Up
"Tudo o que a classe operária produz, a ela por direito pertence" - Karl Marx
Pelo que sei essa frase não é dele.
Se vc contratou o serviço do operário , é do operário o valor justo de seu trabalho , e é seu , o valor justo como empresa e ou empreendedor ... AGORA é um povinho preocupado com quem é bilionário , rico ... ué pq vcs não fazem uma manifestação exigindo que o LULA divida toda sua riqueza com vcs ... ?
Setor privado não se sustenta sem financiamento estatal, uma excelente informação. Ela veio no dia que eu tava lendo que 30% do orçamento federal com saúde vai pro setor privado, pros planos de saúde privados. Ainda consegui ficar em choque mesmo sabendo como funciona a sociedade de classes que a gente vive rs
Setor privado não, as grandes corporações
@@brunoamorim1514 nem que não sejam grandes corporações, minha mãe tem um negócio de vender roupas e não conseguiu se sustentar até hoje sem usar dinheiro do governo (bolsa família, aposentadoria) que não é bem financiamento estatal, mas é dinheiro vindo do governo, então né
@@hominideoconsciente5523 um exemplo não quer dizer que seja a média... e não existe essa de dinheiro do governo, o dinheiro do governo é dinheiro das pessoas
@@brunoamorim1514 eu sei, mas falo isso porque maioria da minha família depende de dinheiro público mesmo se esforçando ao máximo ao ponto de ter dores de cabeça toda semana no mínimo, e olha que eu não faço parte nem de uma família que se classificaria pobre, além de morar no que consideram a melhor cidade de todo o Brasil para se viver atualmente. A média, dito isso, tende a ser muito pior que o exemplo da minha mãe, e eu entendo porque já conheci muitos catadores de latinha, lixeiros e etc. que só estão vivos por causa do dinheiro das pessoas (chamo do que você preferir já que pra mim tanto faz se estamos falando da mesma coisa) que foi direcionado, querendo ou não, pelo governo, mas é claro que isso não significa que eu apoio ele ou o Estado em geral, muito pelo contrário
@@hominideoconsciente5523 entendo muito seu ponto e concordo, infelizmente a maoria das pessoas no Brasil é muito pobre
Mas o ponto é que o motivo maior da pobreza ser tão grande é justamente a grande intervenção do estado em quase tudo, distribuição de dinheiro acaba sendo paliativo
Mas a galera não tá preparada pra isso
é aquela história né, se a classe trabalhadora tudo produz, a ela tudo pertence.
Quem produz mercadorias são os trabalhadores e devem ser valorizados. O problema é a exploração de seu trabalho e o acesso aos serviços públicos. Em muitos países com melhores qualidade de vida, o filho do industrial ou banqueiro estuda na mesma escola do filho do pintor ou pedreiro. Isso é inconcebível pra nossa preconceituosa e egoísta sociedade. Por isso ainda somos uma republiqueta de bananas. Todos que tentam mostrar a necessidade desse tipo de igualdade entre as pessoas é logo taxado de comunista e são combatidos política e religiosamente. Parece bem conveniente pra quem quer lucrar e desviar dinheiro público.
Bonito e inteligente
Então devolve seu boné....roupas e demais acessórios..já que não te pertence
@@lendasmoveis1912 Que reducionismo sem noção. Então devolve tua casa, tua cama, teu liquidificador, tua energia elétrica. Sem o trabalho do braço, vc estaria na idade da pedra.
@@GEOG828 por acaso me referi ao seu argumento? Não, me refiro ao argumento "se a classe tudo produz, tudo a ela pertence"
10:18 consigo ver totalmente isso enquanto trabalho, trabalho com logística, e sempre vejo patrões questionado a gente sobre novas maneiras de realizar nosso trabalho
Excelente vídeo! Parabéns, Jones Manoel! Você é um jovem idealista muito inteligente.
Onde se ouve “obsolência” programada (3:30), ouça-se obsolescência programada.
Bacana demais, Jones!
Conteúdo embasado robusto e adaptado aos questionamentos atuais.
Parabéns!
"A gente defende que a riqueza socialmente produzida, seja apropriada pela sociedade."
Também indico a tradução do texto "Socialize o Laboratório", publicado recentemente no Le Monde Diplomatique Brasil
Esse é um dos maiores medos das elites financeiras, a abolição das classes sociais hierárquicas.
Excelente analise, Jones. O livro Estado Empreendedor, da Mariana Mazucato discute a participação do Estado nos processos de inovações tecnologicas do mundo, mostrando através de diversos casos e argumentos que o dinheiro público correu muitos riscos em P&D para criação de diversas tecnologias hoje nas mãos da iniciativa privada. Inclusive a tecnologia de touch screen e do iphone.
Não existe dinheiro público, existe o dinheiro de quem paga impostos
@@rodwadouski, corre lá e muda a nomenclatura das arrecadações do Estado na Administração financeira orçamentária, jovem. Depois volta aqui e explica o nome dado ao pagamento de impostos por toda a sociedade.
Jones, seu trabalho, sua didática está cada dia melhor, quanta qualidade e capacidade de argumentação acessível e que busca alcançar uma linguagem mais popular, parabéns, camarada! Tô sempre colada junto, aconpanhando e participando no engajamento. Abraços.
acompanhando*
Quem botou o primeiro homem no Espaço foi os soviéticos(ou seja us cuminista).
poise. enquanto a populacao passava fome com impostos abusivos e falta de comida nos mercados estatais
@@leandrosavio1054 na cara não 06
@@leandrosavio1054 sua fonte:Centro de pesquisa tirei doku
@@darioferreira4089 Ta, vc pesquisou pra me refutar ou só tirou do cu?
Como vc pode dizer q eu tô errado se tu fez a mesma coisa q eu?
@@leandrosavio1054 só pesquisar o relatório da CIA de 1983 sobre a dieta soviética, que fala com todas as letras que a disponibilidade de alimentos era igual ou até melhor na URSS do que nos EUA.
Muito bom. Cada vez mais você tá se aprimorando em trazer um conteúdo de uma forma mais acessível, com possibilidade de mais alcance e aceitação. Do caralho, camarada!
Coisa boa de se ter é esse homem lindo falando coisas mais lindas ainda na telinha do celular.
Que canal diferente. Muito obrigado por compartilhar o que você aprendeu Jones!
Este homem é brabo
Falar que os Estados Unidos ganharam a corrida espacial é como dizer que o Brasil ganhou da Alemanha porque fez o último gol no 7 a 1
Infelizmente companheiro o discurso dominante no mundo induz muita gente a crer nessa falácia. Inclusive em outras, como o Dia D na Normandia e tanto outros.
Verdade mano
Bela analogia!
Mas foi o gol mais marcante (e inútil), então ganhamos pô! (Troque gol por ida a Lua)
russos são foda, ganharam a segunda guerra mundial e a corrida espacial
Essa associação que costumam fazer diz muito a respeito de quem está julgando, pois reflete a vontade que eles têm de que o esquerdista seja miserável.
Jones, ótima fala, vc ajuda a rebater as críticas infelizes do pessoal da direita. Mas uma dica: a propaganda que aparece lincada no seu site é do Brasil Paralelo! Veja se dá para tirá-los do seu programa
Infeliz é esquerdista com hábito burguês que quer ser levado a sério. :)
SERÁ QUE ALGUM MILITANTE COMUNISTA VAI ME NEGAR:
CAPÍTULO 01
-HOLODOMOR( Um dos maiores genocídios do século 20 ocorridos em tempos de paz, que
provocou a morte de 6 milhões de pessoas na Ucrânia, 2 milhões no Casaquistão e 1 milhão no norte do Cáucaso)
-A fome de 1921-1922(que provocou a morte de mais de 5 milhões de pessoas)
-O massacres
de Astrakhan
-O massacre de Kronstadt
-O assassinato de centenas de milhares de trabalhadores e camponeses rebeldes de 1918 a 1922
-A Deskulakização
- A grande fome da China: a pior fome da história da humanidade, quando morreram 40 milhões de chineses de fome, e levou chineses famelicos a praticaram canibalismo, chegando a devorar os seus próprios filhos.
-A grande fome da Coreia do Norte(1994-1998), mais conhecida como a "Marcha árdua", quando milhões de norte-coreanos morreram de inanição graças
às políticas desastrosas associadas à “Ideologia Juche"
-Os ataques cibernéticos executados por um exército de hackers atuando a serviço da Coreia do Norte
-O sequestro de milhares de japoneses e sul-coreanos pelo regime norte-coreano, para serem usados para treinar agentes Norte-coreanos para aprender o idioma, aprender os costumes e conseguirem se socializaren, para poderem atuar em ações de espionagem tanto no Japão quanto na Coreia do Sul
-o genocídio tibetano
-o genocídio cambojano,
-o terror vermelho,
- o grande terror Stalinista,
- o terror vermelho da Etiópia
-O terror vermelho da Espanha
-O terror vermelho da Hungria
-O terror vermelho da Grécia.
quais críticas ?
Me identifiquei com vc, não tenho a menor intenção de ficar rica, até mesmo pq, sei que é impossível.
Desejo pra mim à todos, uma vida confortável.
O debate não deveria ser sobre o que os socialistas possuem, mas sim sobre como o capitalismo concentra riqueza e poder nas mãos de poucos. Ser socialista é entender a importância da redistribuição de riquezas. Isso não impede de ter bens, mas ensina a valorizar o coletivo acima do individual. Precisamos lutar contra a desigualdade e ter bens materiais não contradiz esses ideais.
Basicamente a maior parte do conhecimento tecnológico utilizado por essas grandes corporações para desenvolver seus "produtos inovadores", são produzidos através de pesquisas públicas.
E os custos das pesquisas públicas em centros de pesquisas, universidades, são mantidos como? O grande líder camarada pega um ganso mágico que bota ovos de ouro e então usa esse ouro para pagar o bilhões investidos nesses centros de pesquisa? Ou esses recursos vêm de impostos? E se vem de impostos, como intervir na produção querendo dizer o que deve e o que não deve ser produzido? Como incentivar nesse regime utópico que pessoas comprem cada vez mais e assim sejam arrecadados muito em impostos para pagar aqueles centros de pesquisas? E os cientistas nos centros de pesquisas se empenharao em seus estudos, invenções, se souberem que farão parte da classe operária, proletariada? Tudo assim só no amor?
@@gaucho69gaucho71 cria vergonha nessa tua cara rapaz.
Que aula, irmão! Impossível ser mais didático que isso, obrigado professor.
Muitas desinformação
Os vídeos do Jones sempre certeiros. Obrigada camarada
10:25
O elemento imprescindível para produzir as tais câmeras não são somente as pessoas para construi-las, mas, ao mesmo tempo, alguém para idealiza-las.
Dizer que o Steve Jobs, por exemplo, não é importante para produzir os iphones, ipads e Macintoshs me parece um erro, visto que a ideia surgiu da cabeça dele. Sozinho ele não produziria um iphone ao mesmo tempo que os trabalhadores não produziriam sem a ideia.
Não ligo para o Steve Jobs, só estou falando isso porque acho que contribui para o debate.
Como se o capital fizesse uma invocação e os objetos caíssem do céu.
costumo falar algo idêntico em produções cinematográficas (trazendo pra minha área), o roteirista e o diretor, não são nada sem a equipe técnica, de produção e os atores. por isto é injusto dizerem que o diretor é foda quando o filme é considerado bom, e culparem a produção quando consideram o filme ruim. roteirista e diretor sem técnicos, produtores e atores, são só roteirista e diretor, nada mais. ninguém produz nada sozinho, só a ideia mesmo e ainda assim acho questionável, pois, ideias geralmente surgem de necessidades externas, ou seja, nem ideia é gerada sozinha, é sempre através de compartilhamentos, inspirada em algo.
e o cinema deve muito à URSS, que revolucionou as ferramentas visuais e desenvolveu tecnologia para a captação de imagem junto ao áudio, ao som. aproveitando, um ViVa pra Vertov!
muito bom e esclarecedor como sempre camarada Jones, um ViVa pra tu também! =]
falou tudo e mais um pouco.
Camarada Jonas, não sou franciscana nem miserável, mas aos 85 anos vejo-me sem poder apoiar financeiramente o brilhante trabalho informativo que vários brasileiros - a começar por você - que resulta em uma mídia progressista com responsabilidade ética de verdadeiras escolas porque a Previdência que era de responsabilidade de Temer reduziu a minha aposentadoria a 1/4 de salário mínimo. Com esta merreca fui viver em Portugal onde trabalhei 20 anos e eles também dão 1/4 do salário mínimo. Então, vivendo fora do Brasil, o governo de “Fora“Temer decidiu descontar 25% da minha aposentadoria. Sou comunista e consigo sobreviver com as “merrecas” que me pagam, mas não consigo mandar um merecido pagamento aos trabalhos geniais de vários canais. Tento corresponder ao que recebo divulgando para muitos amigos o vosso trabalho. Abraços e obrigada.
Se a classe trabalhadora tudo produz a ela tudo pertence
Eu sonho com um tempo onde expectativas de vida não se baseam em aquisições ou luxos, onde ninguém vai querer trocar de carro todo ano nem comprar todas as roupas de novo só porque acredita que tempo desagrega valor...
Encaminhar esse vídeo e o da Sabrina nos grupos da família quando vierem com estereótipos
ÓTIMA EXPLANAÇÃO! 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
O povo confunde igualdade formal com igualdade material. O povo confunde propriedade privada dos meios de produção com propriedade pessoal. E o povo confunde inovação de ruptura e tecnológica de massivo PD de desenvolvimento estatal com oportunismo de empresário que se aproveita dessas tecnologias já maduras o suficiente para o mercado.
Os iPhones são produzidos na China por uma empresa terceirizada, onde o regime de trabalho é rigorossíssimo, semelhante a um regime fechado. O que os socialistas brasileiros podem fazer para mudar a realidade da exploração de chineses em fábricas de iPhone?
caralho, que vídeo foda velho. Só falando uma palavrão mesmo pra expressar o quanto foi esclarecedor e didático, muito obrigado @Jones Manoel
Didático é: esquerdista com hábitos burgueses tem que se foder. E comunismo não funciona nem vai funcionar.
Jones, esse vídeo sanou a minha maior dúvida até agora. Muito obrigado, Camarada.
Todo engenheiro deveria fazer terapia pra entender que de fato ele faz parte da base trabalhadora. Falta consciência aos colegas de profissão.
Eu sou comunista, trabalho , recebo o meu salário com o qual eu posso comprar o que estiver nas lojas.
Como sempre impecável, Jones!
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Cara, vc é genial! Alguns errinhos de portuga, mas és um gênio e muito didático! E tem um sotaque 💯‼️É muito bom te ouvir! Me inscrevi!
Um dos melhores vídeos do canal, parabéns!
O vídeo mais esperado do domingo,fecha com chave de ouro o fim de semana, parabéns camarada Jones Manoel
Bora engajar. Salve Jones!
É ótimo ver a desconstrução acontecendo intimamente. Reaprendendo a existir aqui c/ essa temática!! ✊🏿✊🏿✊🏿
Poder de síntese excepcional camarada. Esse vídeo ficou bom demais!
Linda fala Jones. Como é bom ouvir falar de dignidade para todos. Ahh!! meu sonho de consumo namorar um cara inteligente assim como você. ☺️
Saravá meus camaradas!
Não me canso de me surpreender com a bagagem de conhecimento de Jones Manoel. E de seu poder de explicar de forma simples assuntos tão complexos.
Os capitalistas não tomam os riscos. Eles colocam os trabalhadores em risco.
Com a responsabilidade (e o poder) concentrada de forma individualizada, os riscos para toda a produção são maiores.
Com os trabalhadores no poder e a coletivização dos meios de produção e reprodução da vida, a responsabilidade é compartilhada. E ainda podemos eliminar os fatores mais importantes: a exploração do homem pelo homem, e as opressões, em todos os seus níveis de abstração.
Vai dar certo sim, confia
@@brunoamorim1514 O que vai "dar certo" é o seu liberalismo que destruiu a Europa e o resto do mundo
@@Bully12339 não sou liberal... mas imagina se o Brasil estivesse destruído igual a Europa ein
@@brunoamorim1514 Pra manter aquele padrão só precisou escravizar meio mundo
@@Bully12339 vdd, Australia e NZ escravizaram muita gente mesmo, Singapura, Estônia... até Botsuana que 30 anos atras era ridiculamente mais pobre que o Brasil e hj tem um salário medio maior.... oq vale é a narrativa né
Excelente vídeo Jones! Essa ainda é uma questão muito perguntada, e que ainda ouvimos muito... Vou já encaminhar esse vídeo pra uma galera. E comprar essas camisas kkkk
Por que sempre que vou assistir seus vídeos o TH-cam coloca propaganda dos vídeos do Brasil Paralelo? Sacanagem deles.
É o algoritmo , não tem como escolher
Exato! E parece que só existe ESSE canal em específico como conteúdo de política e história😐. Eu só ponho no mudo e deixo que essas criaturas monetizem esse querido. Nanovinganças de cada dia.
Só ir nas configurações de ad, da uma mexida lá. Ou até denuncia. Enfim, mexi tanto que deu certo
O melhor vídeo que vc já fez!!!!
Parabéns!!!👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
excelente como sempre, camarada! seu trabalho é de uma importância absurda.
Salve Jones
Não somos Franciscanos, somos Comunistas ...
Abraços
Vídeo e conteúdo excelentes Jones. Parabéns pelo trabalho!
P.S. É recomendável ler Para além do Capital, de Mészaros, antes de ter terminado os 3 volumes de o Capital?
Essa ideia de socialista de iPhone me mata kkkkkk excelente vídeo!
Venho do futuro dizer que até hoje falam isso, e escuto isso faz 15 anos
Excelente camarada. Canso de fazer essa discussão com meio mundo de gente a partir do momento que falo que sou comunista.
Concordo bastante, muito bom. Qual sua opinião sobre a teoria de Harari que alerta sobre a substituição da classe trabalhadora por tecnologia nas próximas décadas deixando uma enorme massa de desempregados no planeta?
Jones, adoraria um vídeo bem didático e minucioso sobre o porquê do fim da União Soviética, por favor!
É para um leigo!
tem um episódio ótimo sobre união soviética no podcast revolushow com o Jones! recomendo dar uma conferida enquanto não rola o vídeo
minto, não tem o Jones nesse kkk mas é ótimo o episódio. o título é “100 anos da revolução russa”
os episódios sobre a obra de stálin e sobre a série chernobyl também são bem interessantes sobre o tema da urss
Revolushow tem um episódio sobre
Porque comunismo não funciona.
Parabéns pelo vídeo, professor! Não esqueça da minha sugestão de vídeo! Abração!
video mais completo sobre o tema! bom d+++
Aula maravilhosa, fiz esse debate em Geografia política e sociologia do trabalho nas turmas do terceiro ano. Sempre acompanhando o canal. Parabéns pelo excelente trabalho 👏🏾👏🏾
Genial Jones. Como sempre.
Comentando para ajudar no engajamento.
Ótimo vídeo. Chorei de rir com a parte sobre "o que é o mercado". 🤣🤣🤣
Trazendo o exemplo para a indústria de entretenimento: a figura do Showrunner é o Steve Jobs que recebe os louros e a sala de roteiristas fazem a pesquisa e criam as falas e dão coerência ao argumento enquanto os técnicos (câmeras, iluminadores, sonoplastas e etc) produzem a "boa ideia" do realizador...
aquela coisa, ninguém aplaude o contra regra
Obrigado por esse vídeo e sua definição de mercado no final foi maravilhosa. Obrigado por tanto.
E se considerarmos que o iPhone não é o suprassumo da tecnologia, e sim do marketing/propaganda, a "contradição" do comunista de iPhone faria mais sentido? Digo isso porque ao meu ver, o desperdício e o consumo de produtos de luxo, ou "de marca" deveriam ser desincentivados. As pessoas deveriam pagar somente pelo uso que o produto oferece.
Vídeo fantástico. Muito esclarecedor - principalmente quando tu falou sobre a inovação tecnológica.
Husahusahusahusa
A inovação tecnologia em um regime comunista vai tender a zero.
Ele tirou esses argumentos do livro da MAriana MAzzucato "O Estado empreendedor" Leitura OBRIGATÓRIA
@@lucaspereira4949 a URSS provou que você está completamente equivocado. Um país que saiu literalmente do feudalismo com meia dúzia de indústrias estrangeiras e se tornou a segunda maior potência industrial do mundo em trinta anos, isso sob o cerco de 14 nações, entre guerras civil e mundial, provou que o comunismo é uma potência ainda maior do que a que Marx imaginou.
@@koba8627 Realmente, teve um PIB que era próximo ao dos USA. Mas a que preço? Enquanto o governo de planejamento central, altamente centralizado focava na indústria bélica, a população passava fome e degustava da ineficiência estatal em todos os ramos possíveis, fora que é um modelo sem sistema de preços (com congelamento de preços em diversos setores inclusive) e foge totalmente do verdadeiro significado de valor de um produto, desestimulando totalmente o agente produtor. No papel é lindo, mas foge da natureza humana, ignora a liberdade do ser humano e os desejos individuais. Ademais, e principalmente, fere a ética argumentativa, ignorando a propriedade privada. Sobretudo, mesmo se fosse um modelo economicamente viável (utopicamente), depender-se-ia constantemente de um governo com governantes dotados das qualidades mais nobres dos seres humanos pra zelar em prol de toda humanidade, mas atente-se que mesmo nesta hipótese estou pedindo ética de um modelo que não a possui em suas regras fundamentais.
Jonas, você anda estudando muito. Continuei assim. Parabéns e obrigado por compartilhar o conhecimento. Vlw irmão!
Esse livro da Mazucatto é bom, pq ela traz várias estatísticas e desmonta completamente esse mito do empreendedor craidor de tecnologia!
Imaginando que os trabalhadores tomassem a Apple, o que fariam: continuariam a produção dos iPhones ou fechariam a empresa?
Vou citar Alysson Mascaro: "o socialismo não é quantos pratos de comida tem a classe trabalhadora, mas o MODO como esta tem acesso a comida, a terra, a tecnologia e a todas as riquezas produzidas socialmente". Enquanto o capitalismo tem coisas mediante exploração, o socialismo tem coisas porque foi deliberado coletivamente o que precisamos e distribuímos a todos, tá correto?
Por que nunca foi possível isso na prática? Quais fatores falharam no socialismo que conhecemos principalmente em países próximos?
@@witcx2261 Até onde entendo, as formas do capitalismo não puderam ser superadas nesses países, por razões internas e externas, cada país a seu modo. Forma mercadoria, núcleo elementar do capital, forma política Estado, derivada da anterior e forma direito, tb derivada, são apenas três dessas formas não superadas nesses países. Autodeclaração não faz algo ser ou não ser, mas as práticas concretas do modo de produção da vida são as bases a serem transformadas
Você poderia me indicar livros que abordem sobre o tema no campo da economia em específico?? 🙏
@@Gabriel-jb5ni Claro, meu caro. Recomendo claro a leitura do Capital de Marx e de Isaac Rubin, A Teoria Marxista do Valor. Dos contemporâneos meu amigo Rômulo Cassi de Melo publicou pela LavraPalavra o Dinheiro e Formas Sociais
@@psictor Muito obrigado!
Dúvida: A liderança familiar da Coréia Popular não se caracteriza como desigualdade de classes?
Jones Manoel o destruidor de liberal
E menininho do lado de um libertário.
@@rec-z8x KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@@rec-z8x O Jones levanta teus youtubers ancaps com um braço só rapaz hahahahahahahahah
@@adamiadamiadami mais fraco que uma formiga em argumento
@@rec-z8x Por que que vocês continuam vindo aqui no canal do Jones pra comentar? são inscritos dele pra chegar tão rápido assim?
Excelente Jones! Mais didático impossível! Parabéns, camarada!
Obrigado, camarada. Já posso ter minha janta de domingo.
Que vídeo satisfatório!!!! Parabéns pelo trabalho Jones
Gosto bastante dessa área de ciência tecnologia e sociedade. Inclusive meu companheiro é pesquisador nessa área e queria muito q ele fosse TH-camr pra gravar vídeo sobre isso. Enquanto isso não ocorre, esse vídeo ficou bom demais
Jones! Genial! Estou sorrindo, passei o vídeo todo sorrindo! Tudo tão bem posto. Estou compartilhando a milhão! Vida longa pra você, camarada!
Gostei muito. A ideia de que há grandes avanços tecnológicos sem investimento público é mesmo uma grande mentira. Mas acho que não podemos negar que o sistema capitalista e sua lógica de consumo estimulou o aumento e a difusão de parte desses avanços. Não digo isso para defender o capitalismo, apenas tento entender como as coisas se dão.
a questão é o investimento, não necessariamente precisa ser público
Uai Google vem investindo a décadas em I.A e nego vem com esse papo furado
Ué, mas vc não disse que setor privado não investe em alta tecnologia?
"Vamo dividir esse fiat uno aiiii camaradinha".. kkkkk
Até a vitória sempre!
Assisti pelo camarada Luide, mas passando aq pra dar um view + like. Grande abraço
Excelente vídeo, camarada.
Grande Prof. Jones. 🙏🤗😍👍🙌👏‼️