O motivo de muitas pessoas terem dificuldades de entender a forma que o nietzshe se expressava . É que ele estava em um nível de consciência além do intelecto. Oque é além do intelecto? É algo que não dar pra explicar e que só pode ser sentida. Então ele tentava explicar aquilo que não podia ter explicação, pois estava além da compressão humana. E pra entender isso casa individua tem que ir a origem da mente, ir além do intelecto pra sentir
porra esse maluco é brabo demais, assisti metade do vídeo e pensei comigo: eu gosto de filosofia, mas esse maluco é tarado. Agora que vi que ele é professor, manda bem mesmo.
Esse é um dos melhores podcasts que existe no Brasil, traz pessoas inteligentes, pessoas que sabem do que tão falando e não fica fazendo perguntas idiotas igual outros podcasts
Eu me identifico TANTO com esse professor KKKKKKKKKK me enxergo nele, o entusiasmo que as vezes é difícil controlar, tomar um assunto e dentro de segundos terminar em outro
Nietzsche pelo contrário do que a maioria pensa não é pessimista! Muitos o confundem com o pensamento niilista de Schopenhauer, Nietzsche foi o primeiro a dar a idéia do niilismo ativo, onde você encara a vida como um objetivo de viver o máximo o possível em quanto você ainda está vivo, nem sempre a falta de sentido maior na vida é algo deprimente, mas sim, pensando que em algum momento sua vida irá acabar para sempre pode ser um motivo para viver melhor e com mais intensidade!
Concordo e nessa perspectiva ele propõe um exercício imaginário do eterno retorno , onde vc passaria a amar essa possibilidade como um incentivo de agora em diante fazer por onde suas ações sejam valorizar a vida que se repetirá , amando todas as suas ações com virtudes e protagonismo da sua vida ao invés de apenas um expectador .
@@gabrielantonio2163 vc não leu livros de Nietzsche , vc foi bem superficial ( não é fácil mesmo os aforismos literários ) , pessimismo dele era em relação a nossa cultura e valores se degradando com as pessoas que não valorizam a vida o corpo e só valorizavam o pós vida e o sobrenatural , ou seja o que está fora de nós e da realidade do viver .
@@fernandoreis5909 Nilismo é voce se desprender e rejeitar os valores que foram impostos a voce e VOCE mesmo CRIAR do zero os seus proprios valores, nisso tem o processo de 3 etapas da metamorfose do homem, aonde ele é ainda preso a matrix( valores gerais) depois ele se revolta contra isso e fica sem rumo, e por ultimo ele encontra os seus proprios valores e vivem em virtudes deles, ai ele se torna o superman la zubsmbermechnz sei la o que. Isso é o Nilismo sem lenga-lenga.
Quando o nível de inteligência é elevado, a gente fica encantado. Esse lance de meditação é uma viagem demais, você possivelmente nota diferenças parte do seu físico e mental em rotatividade de sentimentos.
Existem jeitos muito simples de afrontar o ego e te causar sensações de morte/raiva/fuga/espanto/medo/terror . Não é nem necessário saber o alfabeto para causar esses sentimentos. A inteligência e conhecimento só em potencial não é tão bonito do que qdo sendo posto em prática com muito amor e paciência, não paixão/ansiedade/inquietude/estupidez/grosseiria, mas com amor/paciência/calma pois o conhecimento não sendo original/novo, e sim sendo antigo, tendo surtido seus efeitos por décadas, séculos e talvez milhares de anos, por centenas de pessoas diferentes e pra mim então a inteligência e o conhecimento são velhos e dai se vê que nosso mundo é limitado, muito limitado, a inteligência é limitada, muito limitada e mesmo depois de milhares de anos de acúmulo, o conhecimento também é limitado. Vivemos ao mesmo tempo em múltiplas prisões: a prisão da vida, do corpo, do sexo, da inteligência, do conhecimento, do planeta terra e ainda em outras mais inventadas pelo homem. E facilmente as pessoas esbarram nas paredes dessas prisões, mas por não saberem no que esbarraram, não sabem que no fundo estão presos ... Porém o que é pior ainda é saber que no fundo não estamos sentados nos ombros de gigantes, é só gente com medo da vida, tentando deixar o tempo passar da melhor maneira possível, sem temer tanto a morte e o fim derradeiro de cada um de nós. Talvez tenham descoberto coisas fantásticas no fim da vida, que um indiano de 12 anos de idade poderia ter descoberto por acidente, mas então um monumento foi erguido em nome de um senhor que levou a vida inteira pra descobrir uma bactéria que ninguém mais sabe o nome a não ser pelo parentesco que este senhor tem com a bactéria que ele descobriu , pois leva seu nome. O fim derradeiro vem até mesmo para o cross-fitero virjão que não toma anabólicos e construiu seu físico desde os 14 anos de idade, talvez ele morra super em forma aos 22, talvez não... É a vida criando novos paradoxos humilhantes para o ser humano, desde seu bootstrap ! Oh joy !
Posso confirmar, fui tentar ler "Além do bem e mal" do Nietzsche e quase enlouqueci. 10/10 ótima semana experiência de crise existencial provocada pela completa e irrestrita critica de todas as interpretações da realidade feitas pelos filosófos nos últimos 2.000 anos. 👍
@@amandapark9884 Entendo vc ..rstou estydando, buscando.e vi o curso " a verdadeira historia da humanidade" com maria pereda ...meuuu, acordei de vez , essa realisade q vivemos é uma falacia ..
Uso muito a filosofia do Friedrich Nietzsche. E parabéns para esse maluco aí, porque muitos falam muito de um assunto, porém é só enrolando, ele não ! Ele tome-le assunto até o talo !
O lance do Nietzsche a brutíssimo modo é integrar á vida das pessoas o elemento da tragédia, e todo aquele que abdica/sacrifica sua vida e dessa forma busca barganhar com o "divino" uma posição melhor no além, isso aos olhos dele empobrece o espírito humano.
@@ricardoalmeida1654 A realidade, é tudo aquilo que vemos sem máscara, pois muitos tem uma visão distorcida da realidade, e acabam fazendo da ilusão uma verdade, perante o significado da realidade, que muitas das vezes não é maravilhosa, dai criamos algo para deixar ela melhor. A realidade é viver sem ilusões sem máscaras, é só olharmos as coisas que vem acontecendo, as tragédias, as mortes, não estou falando que perante o caos não há nada bom, pois há e as coisas boas acontecem em pequenas doses, já as ruins em maiores doses, mas voltado para a realidade, essa mesma consiste em viver a vida real e péssima na maioria das vezes, bem e não criar ilusões que mascare a realidade da vida para viver bem, ou seja, a realidade é viver bem parante uma vida péssima, e não criar ilusões para viver bem perante ela, devemos extrair algo de bom na vida péssima, fazer dela o nosso combustível para viver bem e não criar ilusões para mascarar a realidade dela para viver bem.
Nesta questão sobre ter ou não mestre espiritual , despertar , etc… falem sobre krishnamurti! Ele alega não ser mestre e que nao se deve seguir mestre qualquer que seja! Acho muito valido discussão sobre essa figura indiana que me parece muito inteligente e leva a grandes reflexões e também me parece que não é muito conhecida do grande publico. Ele tem vários livros muito bons.
Nietzsche é genial ! Sim, realmente desperta uma vida heróica... e nos leva para uma percepção mais ampla de nossa existência... nos tirando da Zona de Conforto... sou devoto e estou achando excelente a explanação do cavalheiro!
@luiz henrique leal na a ver, o que aconteceu no ocidente não foi culpa dele, foi a irmã dele que pegou as ideias dele e as distorceu, e nem isso faz ela ser culpada pelo o que aconteceu da i pra frente, os únicos culpados foram vc sabe quem. Os europeus fizeram a mesma coisa com a teoria da seleção natural de Charles Darwin, pra justificar o imperialismo nos países africanos, e ninguém culpa ele por isso. Culpar uma pessoa por coisas que terceiros fizeram é de uma pobreza intelectual imensa.
@luiz henrique leal Na verdade Hitler não chegou a ler o Nietzsche dos livros lançados antes de sua morte. Leu o Vontade de Potência, obra póstuma EDITADA e lançada pela sua irmã, Elizabeth Forster-Nietzsche, que era casada com um indivíduo próximo ao nazismo, no início do século XX. O livro vontade de potência, inclusive, é dito pelos maiores pesquisadores do filósofo, como a Scarlett Marton, como sendo livro não canônico, já que já diversas modificações feitas por sua irmã justamente para fazer com que Nietzsche se alguma forma fosse ideólogo nazista - o que, para os que leram sua filosofia e são bem informados quanto aos assuntos da academia, como eu, que sou pesquisador na área de ontologia e imanência nietzschiana-spinozana, é uma bobagem sem tamanho, já que ele nunca foi. Muito me admira vc, que dá carteirada dizendo que fez o TCC em Nietzschiana, o que acho praticamente impossível, dizer o que diz nos seus comentários. Ignorância sem tamanho.
Essa frase por si só, não diz muito. Li uma esses dias que dá um "versus" legal com essa aí: Nenhum homem é velho demais, cansado demais e fraco demais, quando coloca a sua causa (ideal) como algo maior do que si.
Não cara, não da um versus legal não. Um traz a mente a ideia da criação do homem para fugir da realidade. A outra traz uma visão de criar um ideal pra viver se dedicando a ele. Perceba as diferenças, um traz da ilusão a realidade o outro traz da realidade a ilusão.
Eu experimentei a morte do ego quando tomei chá de cogumelo, foi desesperador, parecia que eu estava desaparecendo, eu estava ofegante e não ouvia mais ninguém ao meu redor, só os os sons dos meus pensamentos e o questionamentos que meu eu superior fazia, eu fui no inferno e voltei.
Amigo, passei mais ou menos o mesmo.. o chá de cogumelo trás um momento muito reflexivo e aflitivo no inicio, mas confesso que nunca mais fui o mesmo depois de ter usado, nunca mais mesmo.. nunca mesmo, é um tanto até estranho.
Vou contar mais... Eu tenho meio copo de chá bem concentrado, depois de 6 horas de muitos sentimentos bons e sensações maravilhosas além do visual incrível começou... A minha mente ficou a milhão de repente, comecei a me questionar, coisas como... "Porque tô me vestindo assim? Porque nunca gostei de criança" coisas assim só que aos milhares e em milésimos de segundo, foi aí que o desespero começou e eu comecei a morrer, o meu ego no caso, foi muito desesperador, eu achei que nunca mais ia voltar ao normal, mas aí passou e isso foi uma aprendizagem inimaginável pra mim, eu mudei completamente depois disso.
Adoro diálogos assim... Muita informação que só é possível absorver ser for assistido 3x no mínimo ... Esse professor ein ?uma aula d Essa aula eu não faltaria uma !!
Anos se passaram, e as pessoas ainda não compreendem a frase “Deus está morto”, expressa por nietzsche. Essa frase não afirma a morte de Deus como uma conclusão unilateral, mas sim uma morte ocasionada pela substituição dos serviços divinos, feita pela ciência. “Por séculos uma sombra apavorou e cobriu a Europa”... essa sombra seria Deus, e por tornar-se obsoleto e ultrapassado, teve sua “morte” decretada. Ótimo vídeo, é aliviador ter pessoas tão bem centradas na filosofia!
Reformulando uma expressão burra: A Europa teve a esperança de dias melhores por séculos, por causa da presença marcante de Deus. Mas, a partir do momento que a Europa passou a rejeitar Deus, veio essa Europa fria, sórdida, ateísta e satanista.
Acho que ele apresentou a filosofia de Nietzsche em certos aspectos bem coerente, sobre a valorização do corpo e os instintos por exemplo, mas ele pecou em outros pontos que é bem relevante para entender Nietzsche. Por exemplo, é imprescindível saber que Nietzsche não era niilista, ao contrário, a filosofia de Nietzsche tem justamente como um dos objetivos principais lutar contra o niilismo, ou de certa forma apresentar um horizonte, uma opção ao niilismo. A morte de Deus significa exatamente o advento do niilismo. Outra coisa também é que Nietzsche não era materialista, a vertente filosófica na qual ele se encontra é conhecido como perspectivismo, Marx era materialista e Nietzsche na verdade criticava os materialistas. Nietzsche desde suas primeiras produções já apontavam uma completa oposição ao platonismo, em A Origem da Tragédia ele já mostra uma completa subversão da concepção metafísica tradicional, talvez ele queira ter se referido ao romantismo presente em Nietzsche no início, mas que ele rompe depois, se afastando de Wagner. Por último só queria colocar também sobre a questão de comparar Nietzsche com Osho, honestamente acho que foi forçar a mão demais, acredito que Nietzsche meio que teria desprezo por figuras como Osho, pelo menos ao que as ideias mostradas em seus livros apontam.
@@Darthzero11 Parei de ler Nietzsche pq eu percebi que tinha que ler alguns filosofos antes dele kakakka. Só li o crepusculo dos ídolos e vi 500 vídeos pra entender aquele livro kkaka
@@henriquefigueiredo4077 eu acho impossível entender Nietzsche sem recorrer a outras referências, o primeiro que eu li foi Além de Bem e Mal e quando achava que estava entendendo percebi que tinha entendido tudo errado kkkkkk. Eu acho Scarlett Marton, Osvaldo Giacoia e a Viviane Mosse boas referências para começar, existem alguns vídeos e palestras deles no TH-cam.
Não tem umas interpretações de ver um Nietzsche mais puxado pro materialismo/vitalismo? Principalmente aquelas que pegam a Vontade de Potência como uma força real do Ser. Acho que o materialismo de Nietzsche seria obviamente diferente do marxista, porque o último supõe uma dialética, enquanto Nietzsche não parece pra mim ser muito chegado à dialética não kkk
Existe um poema pouco conhecido do Nietzsche chamado: Oração ao Deus desconhecido. Nele Nietzsche diz querer conhecer e servir a este desconhecido, apesar de o conhecerem pelos sacrilégios
Eu procurei agora, mas não achei em qual época foi escrito esse poema. Digo isso, pois é sabido que ao final da vida, Nietzsche teve uma doença mental. Não estou falando que isso seria um delírio, só gostaria de saber mesmo em qual época de vida foi escrito
''Vencedor quando viu a arvore que em em suas folhas diferentes teve a genialidade do arquiteto divino em torná las diferentes, pois tudo que nasce é diferente, a diferença se faz igual e se faz lindo ao os olhos de quem ver a sutileza da VIDA, e toda vez que passa por essa arvore ele ver O BELO, sendo diferente pórem igual.''
Melhor canal do TH-cam, parece que está pesquisando no meu consciente coisas que me fazem se sentir bem, adoro esses temas que são banais atualmente para aquelas pessoas que vivem dentro de uma caixa.
Há quem diga que a visão filosófica do Nietzsche era utópica, pois jamais a humanidade conseguirá atingir tal nível de consciência existencial sobre o Eu... Esquecem que a filosofia Nietzscheana não é algo palpável para todos, mas sim ao "Super Homem".
Mas eles estão tentando, só que a elite é luciferianista. Eles querem criar um mundo sem o Deus cristão, mas nunca vão deixar de lado sua adoração a Baphomet
O grande problema do Nietzsche foi q ele não entendeu a natureza humana , por isso ele viveu confuso cheio de contradições por não ter um sistema de pensamento, hora pensava de um jeito outra hora de outro .
Primeiramente, parabéns ao professor e ao apresentador por não ficar atrapalhando o convidado! Deixou ele bem a vontade. E o que ele quis dizer como: voce precisa morrer pra morrer, foi algo do tipo?
ele quis dizer com a frase "voce precisa morrer, antes de morrer" é que a partir do momento que voce "morre" em um aspecto social voce consegue começar a viver, a grande parada de Nietzche é que a mente dele é tão brilhante que existem milhares de análises validas e pertinentes sobre, mas te explicando de maneira resumida o que ele quis dizer é como se voce so começasse a viver quando a morte antes da morte ocorre ja que agora, voce seria voce e assim seria um super homem.
@@alecostayt Eu sei quem é esse cara que citou! Mas eu entendi um pouquinho do que disse! Eu sou novo nesses assuntos, mano. Mas de qualquer forma, muito obrigado por tirar um tempo pra responder! Sucesso sempre!
Eu acho que o povo mais nietzchiano do mundo deve ser o brasileiro...vivemos com a miséria, violência, desigualdade, corrupção e ainda conseguimos ser "felizes".
@@ProfVilar-pm5mn Caralho, esses dois comentarios de vocês foram tão bons que vou me aprofundar no assunto e escrever sobre. Caso consiga coletar assuntos e fazer uma boa coletânea vou dar créditos para vocês kkkkkkkk
amigo eu hoje tenho dificuldade de trabalhar, paguei minhas dividas e to só em casa, claro que minha vida não está boa, to em colapso e preciso mudar minha realidade mesmo que seja pra viver uma mentira
Até o momento a filosofia só confirmou o que eu já havia deduzido na infância sobre o ser humano. Friedrich Nietzsche foi aquele que mais realisticamente mais perto deduziu que somos e Deus.
Cara adoro ver vídeos sobre filosofia, química, física, arte e comparar com coisas que aprendi desde criança na Bíblia. E o cara falou um pouco disso no vídeo, foda demais.
Essa ideia de que Nietzsche era depressivo é o maior mal entendido da filosofia inteira. O cara era pura paixão, vontade de potência significa justamente ser criador de valores
Também não entendo como um cara que é pura potência, pura imanência com um discurso contra os ideais ascéticos (ideais esses que diminuem e negam a vida) é considerado depressivo ou pessimista kkkkkkkkkk não faz sentido algum, as pessoas leem errado, não entendem e vira essa bagunça teórica.
Ele ficou depressivo depois de já começar a escrever e ter escrito obras, por tomar um fora de uma mulher, e estar doente constantemente. Pelo que sei né.
@@marcossilva1435 então vc não sabe nada. Falar que o nietzsche ficou depressivo, ainda mais por causa de uma mulher só prova que vc não entendeu nada do que ele escreveu, se é que chegou a ler
@@Matheus-mr4tl Não li muito mesmo, vi um vídeo de um professor que explicava a vida e trajetória dele. To começando a ler ele agora, achava ele arrogante, agora to entendendo melhor a escrita dele kkkk
@@marcossilva1435 ele era arrogante mesmo, mas com razão pq o cara tinha uma inteligência muito acima da média. Mas ele era assim só na hora de filosofar, na vida real ele era amável com as pessoas segundo relatos. Tem uma biografia dele que vale a pena ler chamada "Nietzsche vai a Itália".
Em que pese o fato de eu não ser eu, e que minha mente não é controlada por mim, e que eu tenho que lidar comigo o dia todo, em que pese o fato de que eu não seja eu mesmo, gostei muito do vídeo. Obrigado!
Corroboro do pensamento de Nietzsche que a felicidade não depende de fatores externos ou de alguém, comparo com a motivação, vem de dentro pra fora, vc pode ser feliz sozinho ou solteiro TB.
eu entendo tudo, ele vai falando e claramente tudo vai se escrevendo na minha cabeça, mas concordo que é um linguagem de dificíl compreeensão, e as vezes não existe muita gente pra escutar essas vozes, quando nos achamos encontrados, nos entregamos sem medida
A parte quando ele fala do ego para os indianos ser diferente talvez na empolgação ele tenha se equivocado, pois o ego de Fred se baseia muito na vontade de potência do Nietzsche e me lembra muito a ideia grega do Eros, o que tb Freud chama de libido, que é o que te motiva a viver, que é o que te dá essa paixão com que ele tanto fala , o que Platão explica como esse amor que mal traduzimos do grego só para a pare sexual, como amor erótico, no grego não há essa distinção. Tanto que na Teogonia, história grega da formação mitológica do mundo primeiro veio o Caos, depois Gaia(mãe terra) Para por ordem , literalmente um chão e em terceiro lugar foi criado o Eros, essa paixão que nos move e que precisa ser constantemente alimentada como sentido, motivação, impulsão pra viver. Não sei nesse caso a ideia oriental sobre isso
A iluminação é um reflexo do incosnciênte coletivo. O eterno retorno é um simples estado de sono coletívo, nós vivemos a maior parte da nossa vida sonhando e, em geral acreditamos estar isolado de tudo que nós cerca.
Muitos só conhecem de Friedrich Nietzsche a frase “Deus está morto”. Não se trata do Deus vivo que é imortal. Mas do Deus da metafísica, das representações religiosas e culturais, feitas apenas para acalmar as pessoas e impedir que se confrontem com os desafios da condição humana. Esse Deus é somente uma representação e uma imagem. É bom que morra para liberar o Deus vivo. Mas não devemos confundir imagem de Deus com Deus como realidade essencial. Sou teísta e cristão que, talvez como Nietzsche, não aceite viver sob as amarras de doutrinas humanas que nos aprisionam e não nos permite crescer. Claramente se percebe esta verdade na "Oração do Deus desconhecido" "Antes de prosseguir no meu caminho E lançar o meu olhar para frente Uma vez mais elevo, só, minhas mãos a Ti, Na direção de quem eu fujo. A Ti, das profundezas do meu coração, Tenho dedicado altares festivos, Para que em cada momento Tua voz me possa chamar. Sobre esses altares está gravada em fogo Esta palavra: “ao Deus desconhecido” Eu sou teu, embora até o presente Me tenha associado aos sacrílegos. Eu sou teu, não obstante os laços Me puxarem para o abismo. Mesmo querendo fugir Sinto-me forçado a servir-Te. Eu quero Te conhecer, ó Desconhecido! Tu que que me penetras a alma E qual turbilhão invades minha vida. Tu, o Incompreensível, meu Semelhante. Quero Te conhecer e a Ti servir."
Essa ''oração'', (Pq nao é uma orção em si, mas um poema que ele retrata de forma enigmatica sua critica), ele fez na sua juventude. Todo mundo sabe que Nietzsche era filho de cristãos, e por isso ele usa uma liguagem religiosa pra criticar a propria religião. Isso é o que o torna tão conhecedor do cristianismo a ponto de fazer a maior critica ao cristianismo que o mundo ja viu.
@@zielmoraes123 Acho que você se equivoca, em rotula-lo como "conhecedor do cristianismo", essa expressão tem uma semântica muito forte; não o li, mas com certeza não tinha autoridade nos assuntos cristãos, o mais provável é de que conhecia a superfície na qual a maioria das pessoas ficam, pois é aquele efeito placebo de afeto seguindo a lei dos homens nas suas regras e divisões fantasiando uma intimidade com o divino. E o escopo filosófico desse pensador, pelo que eu entendi, é destituir essa zona de conforto delirante.
O niti nao falava que a arte dava sentido a vida, ele falava que a vida nao tem sentido e que o ser humano cria muletas existenciais para dar sentido a vida e fazendo isso nega a vida, porque buscando um ideal de sentido (seja no cristianismo, na busca pela iluminação, na arte, no marxismo, na democracia ou qualquer outro ideal) se nega a vida real por um ideal imaginário e pra ele os niilistas são todos aqueles que buscando tais ideais negam a vida como ela é. Ele afirma radicalmente a vida, a vida como ela é, sem buscas, sem idealizações, sem utopias, amor fati é amor a vida como ela é, nua e crua, amor a todos os aspectos da existência humana. Como isso pode ser pessimista ?
Nietzsche não conheceu Marx. Ele criticou o socialismo utópico. Teve contato com um autor que citou o Marx e ao que tudo indica teria se interessado( grifou o nome do Marx em uma referência), porém adoeceu e não pode se aprofundar em leituras Marxistas.
@@marc4735 A existência está condicionada à nossa finitude, nossa condição material, àquilo que podemos conceber. Ser ultrapassa essa barreira, chega à eternidade e não pode ou prescisa de explicação.
Nietzsche se livrou de deus muito rapidamente quando conheceu a filosofia, sua família era religiosa e por isso ele quase virou pastor...O meio social é o único modo de se chegar à uma religião, não existe outro porque não há deus algum em lugar nenhum.
@@elsonpontes6773 nem sempre. A humanidade teve períodos de crenças bem diferentes sobre o "sobrenatural"... divindade é um conceito relativamente rescente quando se esmiuça a questão e o que exatamente é uma força inteligente além da materialidade é ainda mais específico e ligado à definições de instituições políticas de cerca de sete mil anos. Nós na antropologia podemos rastrear claras comparações com a visão de fé em que algo controla a natureza de forma sempre muito similar aos modos de vida de cada povo. Não necessariamente todas culturas e povos na gênese humana criam que essas forças eram deuses.
Esse professor é todo elétrico, a gente sente quando a pessoa tem paixão pelo que faz no modo em que ele fala.
As melhores aulas são com professores assim!!!!
@@alef3356 Simmm!
É cocaína amigo
um "quê" de Clovis de Barros.
Só desacelerar o video
“Você precisa morrer antes de morrer”
Uma frase tão simples, mas tão complexa…
Prova o cogumelo 🍄
“ Morrer para renascer “
O sopro….
Estoicismo?
@@luska992 Nihiliismo. Morrer em vida.
Nascer de novo, Cristo simplificou isso.
O motivo de muitas pessoas terem dificuldades de entender a forma que o nietzshe se expressava . É que ele estava em um nível de consciência além do intelecto. Oque é além do intelecto? É algo que não dar pra explicar e que só pode ser sentida. Então ele tentava explicar aquilo que não podia ter explicação, pois estava além da compressão humana. E pra entender isso casa individua tem que ir a origem da mente, ir além do intelecto pra sentir
Consciência e intelecto são a mesma coisa pra ele. Ele fala sobre isso no livro a Gaia Ciência.
O cara engata a 5ª e vai embora kkkk, mto bom
Me identifiquei
Dale sinapes cerebrais
KKKKKKKKLL maluco tá no 1,5x
Kkkkkkkkkkk o cara é muito bom
AK 47 de informação
porra esse maluco é brabo demais, assisti metade do vídeo e pensei comigo: eu gosto de filosofia, mas esse maluco é tarado. Agora que vi que ele é professor, manda bem mesmo.
KKKkkKKKKKKk realmente mano o maluco é bom
Kkjkkkkkkkkk
Curti também
Que corte meus amigos!! Isso que é podcast com qualidade.
Arthur é massa
Esse é um dos melhores podcasts que existe no Brasil, traz pessoas inteligentes, pessoas que sabem do que tão falando e não fica fazendo perguntas idiotas igual outros podcasts
Eu me identifico TANTO com esse professor KKKKKKKKKK me enxergo nele, o entusiasmo que as vezes é difícil controlar, tomar um assunto e dentro de segundos terminar em outro
KKKKK, melhores pessoas!
Eu também kkkkkkkkkkk
Nietzsche pelo contrário do que a maioria pensa não é pessimista! Muitos o confundem com o pensamento niilista de Schopenhauer, Nietzsche foi o primeiro a dar a idéia do niilismo ativo, onde você encara a vida como um objetivo de viver o máximo o possível em quanto você ainda está vivo, nem sempre a falta de sentido maior na vida é algo deprimente, mas sim, pensando que em algum momento sua vida irá acabar para sempre pode ser um motivo para viver melhor e com mais intensidade!
👏👏👏👏👏👏👏👏isso ai
Nietzsche é pessimista sim cara
Concordo e nessa perspectiva ele propõe um exercício imaginário do eterno retorno , onde vc passaria a amar essa possibilidade como um incentivo de agora em diante fazer por onde suas ações sejam valorizar a vida que se repetirá , amando todas as suas ações com virtudes e protagonismo da sua vida ao invés de apenas um expectador .
@@gabrielantonio2163 vc não leu livros de Nietzsche , vc foi bem superficial ( não é fácil mesmo os aforismos literários ) , pessimismo dele era em relação a nossa cultura e valores se degradando com as pessoas que não valorizam a vida o corpo e só valorizavam o pós vida e o sobrenatural , ou seja o que está fora de nós e da realidade do viver .
@@fernandoreis5909 Nilismo é voce se desprender e rejeitar os valores que foram impostos a voce e VOCE mesmo CRIAR do zero os seus proprios valores, nisso tem o processo de 3 etapas da metamorfose do homem, aonde ele é ainda preso a matrix( valores gerais) depois ele se revolta contra isso e fica sem rumo, e por ultimo ele encontra os seus proprios valores e vivem em virtudes deles, ai ele se torna o superman la zubsmbermechnz sei la o que. Isso é o Nilismo sem lenga-lenga.
Quando o nível de inteligência é elevado, a gente fica encantado. Esse lance de meditação é uma viagem demais, você possivelmente nota diferenças parte do seu físico e mental em rotatividade de sentimentos.
Existem jeitos muito simples de afrontar o ego e te causar sensações de morte/raiva/fuga/espanto/medo/terror . Não é nem necessário saber o alfabeto para causar esses sentimentos. A inteligência e conhecimento só em potencial não é tão bonito do que qdo sendo posto em prática com muito amor e paciência, não paixão/ansiedade/inquietude/estupidez/grosseiria, mas com amor/paciência/calma pois o conhecimento não sendo original/novo, e sim sendo antigo, tendo surtido seus efeitos por décadas, séculos e talvez milhares de anos, por centenas de pessoas diferentes e pra mim então a inteligência e o conhecimento são velhos e dai se vê que nosso mundo é limitado, muito limitado, a inteligência é limitada, muito limitada e mesmo depois de milhares de anos de acúmulo, o conhecimento também é limitado. Vivemos ao mesmo tempo em múltiplas prisões: a prisão da vida, do corpo, do sexo, da inteligência, do conhecimento, do planeta terra e ainda em outras mais inventadas pelo homem. E facilmente as pessoas esbarram nas paredes dessas prisões, mas por não saberem no que esbarraram, não sabem que no fundo estão presos ... Porém o que é pior ainda é saber que no fundo não estamos sentados nos ombros de gigantes, é só gente com medo da vida, tentando deixar o tempo passar da melhor maneira possível, sem temer tanto a morte e o fim derradeiro de cada um de nós. Talvez tenham descoberto coisas fantásticas no fim da vida, que um indiano de 12 anos de idade poderia ter descoberto por acidente, mas então um monumento foi erguido em nome de um senhor que levou a vida inteira pra descobrir uma bactéria que ninguém mais sabe o nome a não ser pelo parentesco que este senhor tem com a bactéria que ele descobriu , pois leva seu nome. O fim derradeiro vem até mesmo para o cross-fitero virjão que não toma anabólicos e construiu seu físico desde os 14 anos de idade, talvez ele morra super em forma aos 22, talvez não... É a vida criando novos paradoxos humilhantes para o ser humano, desde seu bootstrap ! Oh joy !
Amo esse assunto
Meditação melhora processos químicos no seu cérebro.
8:07 isso foi o que Freud identificou como princípio de homeostase, para além do princípio do prazer. Tremenda aula e tremendo convidado!
Que ser humano sensacional! Que inteligência. Só me fez admirar ainda mais a Filosofia.❣
Posso confirmar, fui tentar ler "Além do bem e mal" do Nietzsche e quase enlouqueci.
10/10 ótima semana experiência de crise existencial provocada pela completa e irrestrita critica de todas as interpretações da realidade feitas pelos filosófos nos últimos 2.000 anos. 👍
Ontem eu li genealogia da moral e tive um sonho mó louco como se eu estivesse enlouquecendo por entender a verdade ;-;
@@amandapark9884 Entendo vc ..rstou estydando, buscando.e vi o curso " a verdadeira historia da humanidade" com maria pereda ...meuuu, acordei de vez , essa realisade q vivemos é uma falacia ..
Conversa boa essa hem! Assim vale muito a pena esse podcast.
Uso muito a filosofia do Friedrich Nietzsche. E parabéns para esse maluco aí, porque muitos falam muito de um assunto, porém é só enrolando, ele não ! Ele tome-le assunto até o talo !
A filosófia nietzchiana é como um mar aberto, fascinante por fora, obscura por dentro...
QUE CARA INTELIGENTE !!!!!!!!!
Sem dúvidas um dos melhores cortes!!!!
O cara é fera no assunto!!!!
O lance do Nietzsche a brutíssimo modo é integrar á vida das pessoas o elemento da tragédia, e todo aquele que abdica/sacrifica sua vida e dessa forma busca barganhar com o "divino" uma posição melhor no além, isso aos olhos dele empobrece o espírito humano.
Segundo Nietzsche isso é negar a realidade em busca de algo que não existe, estou certo?
@@henriquefigueiredo4077 sim essa pessoa quê acredita num deus e religião e um bundão quê não aceita a realidade .
Curto Nietzsche, porém me aproximei muito de Camus.
O absurdismo dele é muito bom.
O Estrangeiro é um livro maravilhoso.
@@luizFernando-rr6lw mas e o que é realidade?
@@ricardoalmeida1654 A realidade, é tudo aquilo que vemos sem máscara, pois muitos tem uma visão distorcida da realidade, e acabam fazendo da ilusão uma verdade, perante o significado da realidade, que muitas das vezes não é maravilhosa, dai criamos algo para deixar ela melhor. A realidade é viver sem ilusões sem máscaras, é só olharmos as coisas que vem acontecendo, as tragédias, as mortes, não estou falando que perante o caos não há nada bom, pois há e as coisas boas acontecem em pequenas doses, já as ruins em maiores doses, mas voltado para a realidade, essa mesma consiste em viver a vida real e péssima na maioria das vezes, bem e não criar ilusões que mascare a realidade da vida para viver bem, ou seja, a realidade é viver bem parante uma vida péssima, e não criar ilusões para viver bem perante ela, devemos extrair algo de bom na vida péssima, fazer dela o nosso combustível para viver bem e não criar ilusões para mascarar a realidade dela para viver bem.
Esse é fora da curva! Inteligencia absurda!☀️👏
Muito bom esse podcast , outro patamar de conversa . Assistam " Quando Nietzsche chorou " . Simplesmente foda .
Nesta questão sobre ter ou não mestre espiritual , despertar , etc… falem sobre krishnamurti! Ele alega não ser mestre e que nao se deve seguir mestre qualquer que seja! Acho muito valido discussão sobre essa figura indiana que me parece muito inteligente e leva a grandes reflexões e também me parece que não é muito conhecida do grande publico. Ele tem vários livros muito bons.
Nietzsche é genial ! Sim, realmente desperta uma vida heróica... e nos leva para uma percepção mais ampla de nossa existência... nos tirando da Zona de Conforto... sou devoto e estou achando excelente a explanação do cavalheiro!
É muito conhecimento e pensamento rápido, isso aí vem da meditação e auto controle da mente, muito bom.
Até mesmo compreender a filosofia por dentro é bem mais fácil do que explicar. Excelente vídeo!!!!!
Nietzsche tem razão (viva tua vida do jeito que dá pra viver) isso é libertador.
@luiz henrique leal Não entendi o seu comentário.
@luiz henrique leal tu nunca deve ter lido Nietzsche na vida kkkkk nem sabe da historia real. Deve ta repetindo os bostejos que viu por ai
@luiz henrique leal na a ver, o que aconteceu no ocidente não foi culpa dele, foi a irmã dele que pegou as ideias dele e as distorceu, e nem isso faz ela ser culpada pelo o que aconteceu da i pra frente, os únicos culpados foram vc sabe quem.
Os europeus fizeram a mesma coisa com a teoria da seleção natural de Charles Darwin, pra justificar o imperialismo nos países africanos, e ninguém culpa ele por isso. Culpar uma pessoa por coisas que terceiros fizeram é de uma pobreza intelectual imensa.
@luiz henrique leal gostaria de saber porque nietzsche é culpado pela tragedia que ocidente está se tornando ou já se tornou!!
@luiz henrique leal Na verdade Hitler não chegou a ler o Nietzsche dos livros lançados antes de sua morte. Leu o Vontade de Potência, obra póstuma EDITADA e lançada pela sua irmã, Elizabeth Forster-Nietzsche, que era casada com um indivíduo próximo ao nazismo, no início do século XX. O livro vontade de potência, inclusive, é dito pelos maiores pesquisadores do filósofo, como a Scarlett Marton, como sendo livro não canônico, já que já diversas modificações feitas por sua irmã justamente para fazer com que Nietzsche se alguma forma fosse ideólogo nazista - o que, para os que leram sua filosofia e são bem informados quanto aos assuntos da academia, como eu, que sou pesquisador na área de ontologia e imanência nietzschiana-spinozana, é uma bobagem sem tamanho, já que ele nunca foi.
Muito me admira vc, que dá carteirada dizendo que fez o TCC em Nietzschiana, o que acho praticamente impossível, dizer o que diz nos seus comentários. Ignorância sem tamanho.
O Homem inventou o ideal para negar o real - Nietzsche
Gênio, uma das minhas maiores influências
🇵🇹🇵🇹🇵🇹
Essa frase por si só, não diz muito. Li uma esses dias que dá um "versus" legal com essa aí: Nenhum homem é velho demais, cansado demais e fraco demais, quando coloca a sua causa (ideal) como algo maior do que si.
Não cara, não da um versus legal não. Um traz a mente a ideia da criação do homem para fugir da realidade. A outra traz uma visão de criar um ideal pra viver se dedicando a ele. Perceba as diferenças, um traz da ilusão a realidade o outro traz da realidade a ilusão.
@@viniciusdejesus11 Mas você acabou de definir o quê é um versus k k
@@atleta_gnostico A definição pode estar aí, não significa que é legal para contrapor
@@atleta_gnostico Supondo que a frase dele fosse um versus, se tornaria uma dicotômia patética. Não teria interesse na frase
A forma como ela fala dessa quantidade de assuntos super complexos e abstratos, sem dar uma engasgada sequer, é incrível
Nós não somos o que pensamos que somos.
Eu experimentei a morte do ego quando tomei chá de cogumelo, foi desesperador, parecia que eu estava desaparecendo, eu estava ofegante e não ouvia mais ninguém ao meu redor, só os os sons dos meus pensamentos e o questionamentos que meu eu superior fazia, eu fui no inferno e voltei.
interessante
Amigo, passei mais ou menos o mesmo.. o chá de cogumelo trás um momento muito reflexivo e aflitivo no inicio, mas confesso que nunca mais fui o mesmo depois de ter usado, nunca mais mesmo.. nunca mesmo, é um tanto até estranho.
Vou contar mais... Eu tenho meio copo de chá bem concentrado, depois de 6 horas de muitos sentimentos bons e sensações maravilhosas além do visual incrível começou... A minha mente ficou a milhão de repente, comecei a me questionar, coisas como... "Porque tô me vestindo assim? Porque nunca gostei de criança" coisas assim só que aos milhares e em milésimos de segundo, foi aí que o desespero começou e eu comecei a morrer, o meu ego no caso, foi muito desesperador, eu achei que nunca mais ia voltar ao normal, mas aí passou e isso foi uma aprendizagem inimaginável pra mim, eu mudei completamente depois disso.
cara, é impossível esse vídeo não tá em 1.25x por padrão 😂😂😂
Adoro diálogos assim... Muita informação que só é possível absorver ser for assistido 3x no mínimo ... Esse professor ein ?uma aula d Essa aula eu não faltaria uma !!
Anos se passaram, e as pessoas ainda não compreendem a frase “Deus está morto”, expressa por nietzsche. Essa frase não afirma a morte de Deus como uma conclusão unilateral, mas sim uma morte ocasionada pela substituição dos serviços divinos, feita pela ciência. “Por séculos uma sombra apavorou e cobriu a Europa”... essa sombra seria Deus, e por tornar-se obsoleto e ultrapassado, teve sua “morte” decretada. Ótimo vídeo, é aliviador ter pessoas tão bem centradas na filosofia!
Não tem como Deus morrer se ele nunca existiu, partindo desse ponto fica fácil entender, ele foi sacana também na afirmação
@@brunomagalhaes4175 sim se ele dissese deus morreu séria outra história mais ele diz deus está morto .
Deus existe sim.
Reformulando uma expressão burra:
A Europa teve a esperança de dias melhores por séculos, por causa da presença marcante de Deus. Mas, a partir do momento que a Europa passou a rejeitar Deus, veio essa Europa fria, sórdida, ateísta e satanista.
@antonio neto E o campeonato inglês .
"Não existem fenômenos morais, apenas interpretação moral dos fenômenos." NIETZSCHE
Não há quase nada de útil que se possa aproveitar de Nietzsche...
@@Daniel35639 kkkkkkkkkk
@@Daniel35639 Exato.
@@Daniel35639 exatamente, se seguirmos Nietzsche seremos ainda mais sádicos e Vis uns com os outros kkkkkkkkkkn
@luiz henrique lealkkkkkkkkkk
Cara, esse podcast é até bem equilibrado, tem um certo caldo cultural.
Quando eu escuto o Guilherme falar eu sinto um relaxamento como eu estivesse num lugar calmo tranquilo tomando chá gelado
Que entrevistado interessado! Adoro filosofia!
Segue tua angústia, pois ela é caminho rumo a ti mesmo
perfeito
Acho que ele apresentou a filosofia de Nietzsche em certos aspectos bem coerente, sobre a valorização do corpo e os instintos por exemplo, mas ele pecou em outros pontos que é bem relevante para entender Nietzsche. Por exemplo, é imprescindível saber que Nietzsche não era niilista, ao contrário, a filosofia de Nietzsche tem justamente como um dos objetivos principais lutar contra o niilismo, ou de certa forma apresentar um horizonte, uma opção ao niilismo. A morte de Deus significa exatamente o advento do niilismo. Outra coisa também é que Nietzsche não era materialista, a vertente filosófica na qual ele se encontra é conhecido como perspectivismo, Marx era materialista e Nietzsche na verdade criticava os materialistas. Nietzsche desde suas primeiras produções já apontavam uma completa oposição ao platonismo, em A Origem da Tragédia ele já mostra uma completa subversão da concepção metafísica tradicional, talvez ele queira ter se referido ao romantismo presente em Nietzsche no início, mas que ele rompe depois, se afastando de Wagner. Por último só queria colocar também sobre a questão de comparar Nietzsche com Osho, honestamente acho que foi forçar a mão demais, acredito que Nietzsche meio que teria desprezo por figuras como Osho, pelo menos ao que as ideias mostradas em seus livros apontam.
Segundo o que eu vi, acredito que sua resposta é bem precisa
@@henriquefigueiredo4077 eu estudo Nietzsche há alguns anos, devo saber pelo menos o básico pra não falar besteira por aí kkkkk
@@Darthzero11 Parei de ler Nietzsche pq eu percebi que tinha que ler alguns filosofos antes dele kakakka. Só li o crepusculo dos ídolos e vi 500 vídeos pra entender aquele livro kkaka
@@henriquefigueiredo4077 eu acho impossível entender Nietzsche sem recorrer a outras referências, o primeiro que eu li foi Além de Bem e Mal e quando achava que estava entendendo percebi que tinha entendido tudo errado kkkkkk. Eu acho Scarlett Marton, Osvaldo Giacoia e a Viviane Mosse boas referências para começar, existem alguns vídeos e palestras deles no TH-cam.
Não tem umas interpretações de ver um Nietzsche mais puxado pro materialismo/vitalismo? Principalmente aquelas que pegam a Vontade de Potência como uma força real do Ser. Acho que o materialismo de Nietzsche seria obviamente diferente do marxista, porque o último supõe uma dialética, enquanto Nietzsche não parece pra mim ser muito chegado à dialética não kkk
Existe um poema pouco conhecido do Nietzsche chamado: Oração ao Deus desconhecido. Nele Nietzsche diz querer conhecer e servir a este desconhecido, apesar de o conhecerem pelos sacrilégios
Eu procurei agora, mas não achei em qual época foi escrito esse poema. Digo isso, pois é sabido que ao final da vida, Nietzsche teve uma doença mental. Não estou falando que isso seria um delírio, só gostaria de saber mesmo em qual época de vida foi escrito
@@lucasplaszewski2076 Eu também nunca encontrei quando ele escreveu o poema
Um poema apócrifo atribuído a Nietzsche. Nunca se comprovou a autoria do mesmo.
@@SrCarlos1844 onde vc encontrou essa informação?
@@lucasplaszewski2076 Dei uma pesquisada em inglês e pelo o que vi ele escreveu em 1864, quando tinha 20 anos
''Vencedor quando viu a arvore que em em suas folhas diferentes teve a genialidade do arquiteto divino em torná las diferentes, pois tudo que nasce é diferente, a diferença se faz igual e se faz lindo ao os olhos de quem ver a sutileza da VIDA, e toda vez que passa por essa arvore ele ver O BELO, sendo diferente pórem igual.''
Melhor canal do TH-cam, parece que está pesquisando no meu consciente coisas que me fazem se sentir bem, adoro esses temas que são banais atualmente para aquelas pessoas que vivem dentro de uma caixa.
Viva aos algoritmos kk
@@matheuslimacosta3354 Vamos fingir que eles não existem, ok? haahahh
Realmente! É preciso trazer cada vez mais os temas filósofos, para diminuir um pouco o empobrecimento de ideias da gente.
@@mariaantoniabrito6781 Simmm!
O cara falou muito mais do que só a respeito de Nietzsche!
O título poderia ser outro, inclusive!
Difícil tarefa!
Tão bom ver que alguém tem uma leitura positiva de Nietzsche .
Há quem diga que a visão filosófica do Nietzsche era utópica, pois jamais a humanidade conseguirá atingir tal nível de consciência existencial sobre o Eu...
Esquecem que a filosofia Nietzscheana não é algo palpável para todos, mas sim ao "Super Homem".
@sevensevenseven. Você leu Nietzsche pra dizer isso?
@sevensevenseven. aparentemente, "filósofo" assíduo és tu.
Mas eles estão tentando, só que a elite é luciferianista. Eles querem criar um mundo sem o Deus cristão, mas nunca vão deixar de lado sua adoração a Baphomet
Excelente! Enfim alguém fazendo um contraste com a vasta e profundo filosofia oriental com a filosofia ocidental muitas vezes confusa.
Mds q podcast bom
O grande problema do Nietzsche foi q ele não entendeu a natureza humana , por isso ele viveu confuso cheio de contradições por não ter um sistema de pensamento, hora pensava de um jeito outra hora de outro .
Primeiramente, parabéns ao professor e ao apresentador por não ficar atrapalhando o convidado! Deixou ele bem a vontade. E o que ele quis dizer como: voce precisa morrer pra morrer, foi algo do tipo?
ele quis dizer com a frase "voce precisa morrer, antes de morrer" é que a partir do momento que voce "morre" em um aspecto social voce consegue começar a viver, a grande parada de Nietzche é que a mente dele é tão brilhante que existem milhares de análises validas e pertinentes sobre, mas te explicando de maneira resumida o que ele quis dizer é como se voce so começasse a viver quando a morte antes da morte ocorre ja que agora, voce seria voce e assim seria um super homem.
@@alecostayt Eu sei quem é esse cara que citou! Mas eu entendi um pouquinho do que disse! Eu sou novo nesses assuntos, mano. Mas de qualquer forma, muito obrigado por tirar um tempo pra responder! Sucesso sempre!
SENSACIONAAAAAAAAL!!!! Que didatico!!
Leiam Quando Nietzche Chorou, livro fantástico
O filme então voce chora junto . Sensacional !
Eu acho que o povo mais nietzchiano do mundo deve ser o brasileiro...vivemos com a miséria, violência, desigualdade, corrupção e ainda conseguimos ser "felizes".
O Carnaval me parece, inclusive, uma demonstração clara de Amor Fati
@@ProfVilar-pm5mn Caralho, esses dois comentarios de vocês foram tão bons que vou me aprofundar no assunto e escrever sobre. Caso consiga coletar assuntos e fazer uma boa coletânea vou dar créditos para vocês kkkkkkkk
Guilherme é um professor com grande bagagem. Vou ler os livros dele.
É PRECISO TER O CAOS dentro de si ,para gerar uma estrela dançante. ( assim falava Zaratustra)
Uma das minhas frases favoritas
Gente, não estava reconhecendo, sempre que revejo o Romano , ele está bem diferente mas a sede se saber é a mesma😃
Nosso corpo é espírito moldando a matéria e a animando… anima… alma
Até que enfim um podcast com conteúdo que presta
Como assim até que enfim? Foi um dos primeiros Podcasts mainstream com conteúdo aprofundado.
Fazia tempo que não via um bate papo tão agradável
O cara morreu louco de pedra!!!! Descarto qualquer coisa que vem dele só pra não terminar como ele(ou como o professor do desenho Rick e Morty)
não querer nada e não desejar nada é o segredo da felicidade!
amigo eu hoje tenho dificuldade de trabalhar, paguei minhas dividas e to só em casa, claro que minha vida não está boa, to em colapso e preciso mudar minha realidade mesmo que seja pra viver uma mentira
O ego é a identificação com a carne. Quando vc se identifica com a carne, o corpo vc sofre.. abandonar o ego é morrer na carne.
Até o momento a filosofia só confirmou o que eu já havia deduzido na infância sobre o ser humano. Friedrich Nietzsche foi aquele que mais realisticamente mais perto deduziu que somos e Deus.
Que legal o Guilherme Romano no A deriva. Realmente confirmando que é o podcast de melhor qualidade.
"Ler é um bagulho da hora" . ( Saulo botelho)
Cara adoro ver vídeos sobre filosofia, química, física, arte e comparar com coisas que aprendi desde criança na Bíblia. E o cara falou um pouco disso no vídeo, foda demais.
Não conhecia esse mano, surreal, avançado
Essa ideia de que Nietzsche era depressivo é o maior mal entendido da filosofia inteira. O cara era pura paixão, vontade de potência significa justamente ser criador de valores
Também não entendo como um cara que é pura potência, pura imanência com um discurso contra os ideais ascéticos (ideais esses que diminuem e negam a vida) é considerado depressivo ou pessimista kkkkkkkkkk não faz sentido algum, as pessoas leem errado, não entendem e vira essa bagunça teórica.
Ele ficou depressivo depois de já começar a escrever e ter escrito obras, por tomar um fora de uma mulher, e estar doente constantemente. Pelo que sei né.
@@marcossilva1435 então vc não sabe nada. Falar que o nietzsche ficou depressivo, ainda mais por causa de uma mulher só prova que vc não entendeu nada do que ele escreveu, se é que chegou a ler
@@Matheus-mr4tl Não li muito mesmo, vi um vídeo de um professor que explicava a vida e trajetória dele. To começando a ler ele agora, achava ele arrogante, agora to entendendo melhor a escrita dele kkkk
@@marcossilva1435 ele era arrogante mesmo, mas com razão pq o cara tinha uma inteligência muito acima da média. Mas ele era assim só na hora de filosofar, na vida real ele era amável com as pessoas segundo relatos. Tem uma biografia dele que vale a pena ler chamada "Nietzsche vai a Itália".
Em que pese o fato de eu não ser eu, e que minha mente não é controlada por mim, e que eu tenho que lidar comigo o dia todo, em que pese o fato de que eu não seja eu mesmo, gostei muito do vídeo. Obrigado!
Corroboro do pensamento de Nietzsche que a felicidade não depende de fatores externos ou de alguém, comparo com a motivação, vem de dentro pra fora, vc pode ser feliz sozinho ou solteiro TB.
Professor parece ter problema com ansiedade kkk, eu também já fui muito assim, ele é um ótimo professor!
Encontrar algo que nunca existiu só nas nossas cabeças.
Tipo vc tem cabeça mais n tem cérebro né 😃
@@danielfilho8050 Só falta aprender português básico "mais" é quantidade, falto até vírgula.
@Eduardo Gomes Se isso for verdade, então talvez esse dia nunca chegue, pq quem garante que a humanidade vai existir até lá?
Cara, que exemplo fantástico.
eu tô apaixonada pela paixão dele! 😯
E eu por vc
@@dsb007 gado
@@9oburin kk
@@dsb007 gadissimo
@@dsb007 gadônico
Nossa que da hora ver o cara falando do que gosta. Eu entendi? não, eu me perdi? sim, mas fiquei interessado no tema, muito bacana.
Gostei da definição que deu para o EGO. Foi uma definição completa e descritiva.
Que corte foda pqp!!
É incrível como n sabem fazer as pessoas entenderem a filosofia, de exemplos mais concretos, nos faça entender
Ele mesmo não sabe do que tá falando.
eu entendo tudo, ele vai falando e claramente tudo vai se escrevendo na minha cabeça, mas concordo que é um linguagem de dificíl compreeensão, e as vezes não existe muita gente pra escutar essas vozes, quando nos achamos encontrados, nos entregamos sem medida
A parte quando ele fala do ego para os indianos ser diferente talvez na empolgação ele tenha se equivocado, pois o ego de Fred se baseia muito na vontade de potência do Nietzsche e me lembra muito a ideia grega do Eros, o que tb Freud chama de libido, que é o que te motiva a viver, que é o que te dá essa paixão com que ele tanto fala , o que Platão explica como esse amor que mal traduzimos do grego só para a pare sexual, como amor erótico, no grego não há essa distinção. Tanto que na Teogonia, história grega da formação mitológica do mundo primeiro veio o Caos, depois Gaia(mãe terra) Para por ordem , literalmente um chão e em terceiro lugar foi criado o Eros, essa paixão que nos move e que precisa ser constantemente alimentada como sentido, motivação, impulsão pra viver. Não sei nesse caso a ideia oriental sobre isso
Pra mim é mais fácil resolver uma equação diferencial
A iluminação é um reflexo do incosnciênte coletivo. O eterno retorno é um simples estado de sono coletívo, nós vivemos a maior parte da nossa vida sonhando e, em geral acreditamos estar isolado de tudo que nós cerca.
Petry:
- Mas e o Nietzsche?
Nietzsche o confuso que ficou louco no final.....
Nunca vi esse professor mas já gostei…Que energia, e vontade de falar. Me lembra o Clovis hahaha
Estou relendo a vontade de potência de Nietzche.
Livro fantástico.
Chorume, vai ler os clássicos mlk
@@agorapodcast8859 Deixa o cara seguir o caminho filosófico dele
Esse professor me lembra o Benjamin da novela Apocalipse..
6:25 ouça tudo
que dahora, muito bacana
A nossa existência é a humana, miseravelmente e maravilhosamente humana
Se levar o professor na Rádio 📻 ele domina tudo.
Quando acaba, você reconecta com você mesmo e, num alívio danado, pensa em Nietzsche, ufa!
Muitos só conhecem de Friedrich Nietzsche a frase “Deus está morto”. Não se trata do Deus vivo que é imortal. Mas do Deus da metafísica, das representações religiosas e culturais, feitas apenas para acalmar as pessoas e impedir que se confrontem com os desafios da condição humana. Esse Deus é somente uma representação e uma imagem. É bom que morra para liberar o Deus vivo. Mas não devemos confundir imagem de Deus com Deus como realidade essencial. Sou teísta e cristão que, talvez como Nietzsche, não aceite viver sob as amarras de doutrinas humanas que nos aprisionam e não nos permite crescer.
Claramente se percebe esta verdade na "Oração do Deus desconhecido"
"Antes de prosseguir no meu caminho
E lançar o meu olhar para frente
Uma vez mais elevo, só, minhas mãos a Ti,
Na direção de quem eu fujo.
A Ti, das profundezas do meu coração,
Tenho dedicado altares festivos,
Para que em cada momento
Tua voz me possa chamar.
Sobre esses altares está gravada em fogo
Esta palavra: “ao Deus desconhecido”
Eu sou teu, embora até o presente
Me tenha associado aos sacrílegos.
Eu sou teu, não obstante os laços
Me puxarem para o abismo.
Mesmo querendo fugir
Sinto-me forçado a servir-Te.
Eu quero Te conhecer, ó Desconhecido!
Tu que que me penetras a alma
E qual turbilhão invades minha vida.
Tu, o Incompreensível, meu Semelhante.
Quero Te conhecer e a Ti servir."
Essa ''oração'', (Pq nao é uma orção em si, mas um poema que ele retrata de forma enigmatica sua critica), ele fez na sua juventude.
Todo mundo sabe que Nietzsche era filho de cristãos, e por isso ele usa uma liguagem religiosa pra criticar a propria religião.
Isso é o que o torna tão conhecedor do cristianismo a ponto de fazer a maior critica ao cristianismo que o mundo ja viu.
@@zielmoraes123 Acho que você se equivoca, em rotula-lo como "conhecedor do cristianismo", essa expressão tem uma semântica muito forte; não o li, mas com certeza não tinha autoridade nos assuntos cristãos, o mais provável é de que conhecia a superfície na qual a maioria das pessoas ficam, pois é aquele efeito placebo de afeto seguindo a lei dos homens nas suas regras e divisões fantasiando uma intimidade com o divino. E o escopo filosófico desse pensador, pelo que eu entendi, é destituir essa zona de conforto delirante.
Guilherme romano é incrível
O niti nao falava que a arte dava sentido a vida, ele falava que a vida nao tem sentido e que o ser humano cria muletas existenciais para dar sentido a vida e fazendo isso nega a vida, porque buscando um ideal de sentido (seja no cristianismo, na busca pela iluminação, na arte, no marxismo, na democracia ou qualquer outro ideal) se nega a vida real por um ideal imaginário e pra ele os niilistas são todos aqueles que buscando tais ideais negam a vida como ela é. Ele afirma radicalmente a vida, a vida como ela é, sem buscas, sem idealizações, sem utopias, amor fati é amor a vida como ela é, nua e crua, amor a todos os aspectos da existência humana. Como isso pode ser pessimista ?
Nietzsche não conheceu Marx. Ele criticou o socialismo utópico. Teve contato com um autor que citou o Marx e ao que tudo indica teria se interessado( grifou o nome do Marx em uma referência), porém adoeceu e não pode se aprofundar em leituras Marxistas.
Schopenhauer que falava que a arte da sentido a vida, como ele tava falando dos dois filósofos ficou meio confuso, ou ele só se confundiu mesmo
Ele nunca foi pessimista! Schopenhauer que era um tremendo de um pessimista!
Ótima live. Parabéns.
Conhecimento e conteúdo! Parabéns
Qual seria a postura platônica que Nietzsche tinha "no começo"?
Deus não pode acabar (morrer) se Ele nunca existiu (nasceu). Deus é.
Deus é. Uma mentira!!!
@@-LexLuthOr vai com calma ferido na alma
Qual a diferença de existir e ser?
@@marc4735 A existência está condicionada à nossa finitude, nossa condição material, àquilo que podemos conceber. Ser ultrapassa essa barreira, chega à eternidade e não pode ou prescisa de explicação.
@@bguitarra7 como algo pode nao nascer , nao morrer , e simplesmente ser ?
O professor foi no automático na velocidade 1,5x
Arthur sensacional,o entrevistador se perde fala até de Fred Mercury e ele na linha de raciocínio: "mas e o Nietzsche?"
Esse corte ta muito bem feito
Tô começando a gostar do Nietzsche.
Até aprendi q o "Assim falou Zaratustra" N tem nada haver com o Zaratustra (e sua doutrina).
Nietzsche se livrou de deus muito rapidamente quando conheceu a filosofia, sua família era religiosa e por isso ele quase virou pastor...O meio social é o único modo de se chegar à uma religião, não existe outro porque não há deus algum em lugar nenhum.
Desde os Primórdios da Humanidade se Acreditava em Dividindades..
@@elsonpontes6773 nem sempre. A humanidade teve períodos de crenças bem diferentes sobre o "sobrenatural"... divindade é um conceito relativamente rescente quando se esmiuça a questão e o que exatamente é uma força inteligente além da materialidade é ainda mais específico e ligado à definições de instituições políticas de cerca de sete mil anos.
Nós na antropologia podemos rastrear claras comparações com a visão de fé em que algo controla a natureza de forma sempre muito similar aos modos de vida de cada povo. Não necessariamente todas culturas e povos na gênese humana criam que essas forças eram deuses.
@@glauciogonzales Desde a época dos povos pagãos (gregos) se acreditava em Deuses
@@elsonpontes6773 E?