Nietzsche entende que o ser humano deveria se enteder, aceitar suas limitações e transcende-las. A vida é muito curta para ficarmos sentindo dó de nós mesmos.
Nietzsche acredita q o homem esta limitado por causa dos valores morais supostamente impostas pela religião, e que para transcender seria através da criação do seus próprios valores com o objetivo moral SUPERIOR ..
Julgo que Nietzsche defende uma vida cujos valores somos nós que os definimos, embora sem esquecer que Nietzsche era profundamente anti-burguês e anti-cristão. A filosofia Nietzsche baseia-se muito no corpo/físico e num sentido estético (acção heróica como uma acção bela). A filosofia de Nietzsche é possível,mas conduz à solidão.
Gente Nietzsche não ditou regras, sua filosofia é incrível, dela pode-se retirar diversas críticas e insights interessantes, mas o mais foda é você apenas retirar o que é válido para a sua realidade. Cês tão muito estressado idolatrando e demonizando alguém que quando em vida nem se importava com isso.
Sem mencionar o contexto da época. O problema dessa galera é q eles tem preguiça de ler e pesquisar antes, nem ao menos se dão ao trabalho de ver o dia a dia até de aprender com pessoas mais velhas, geral anda no piloto automático e só porque leu algumas coisas já se acham os experts, uns 70% dos comentários cheios de redundâncias e coisas nada a ver. O teu foi o mais próximo da realidade que li até agora.... 🤧
@@wallytr1804 sim, muito real, as pessoas tem preguiça, como ex traficante, ex depressivo por 5 anos e 2 tentativas de suicídio, quando vou falar de quem me salvou e eles vem com um papo torto e conturbado sem ter ido atrás e lido sobre, isso me frusta.
Um filósofo apaixonado pela vida! Onde a dualidade não se faz necessária! Nele, a vida deve ser vivida plenamente! Eu sou desprendida...nao me importo se a vida tem ou não sentido..Eu quero o sussurrar da vida me dizendo "outra vez" . Amo todos os meus sentidos!
Nieztche é viver o "aqui e agora", não projetar o ideal e viver o real. Ele diz que em nome de Deus e de tantas outras coisas renegamos o mundo real, o aqui e agora.
Ultimamente eu tenho vivido com base nisso, o aqui e agora. Estou em uma fase das mais complicadas pra mim até agora. Terminei o ensino médio e simplesmente tenho que arranjar algo pra fazer na vida. Tenho estudado esse ano inteiro pra entrar em uma universidade, mas, em nenhum momento eu consegui planejar algo ideal, eu simplesmente não tenho aquele “sonho bonitinho” com uma profissão ou carreira em específico. A questão é que se eu for tentar planejar algo e buscar o que eu gosto, eu simplesmente paro no tempo. Já tentei isso várias vezes esse ano, e quando eu tento achar esse “ideal”, eu basicamente entro em pânico e me desanimo mais ainda, porque eu não consigo achar nada. O que me move ultimamente é estar vivendo o agora. Uma coisa de cada vez. E sabe de uma coisa? Eu estou até me sentindo bem com isso, é incrível. Não sei se isso vai ser bom a longo prazo, não sei se estou certo ou errado, mas é o que me faz ter atitude hoje.
@@thelegend3163 eu tbm estou na mesma de vc , vivo o agora é deixo a vida me levar , sem muitos planos gigantes para um futuro utópico meu , sempre mantendo o pé no chão e deixando a vida me levar , vou bem e a vida vai bem
@@gabrielmauricio1475 Pois é, mano, é bem libertador e desestressante. Antes eu vivia em uma angústia e ansiedade absurdas com o futuro. Enfim, espero que dê tudo certo pra gente, um abraço!!
@@gabrielmauricio1475 O problema desse deixa vida me levar é acabar indo pro caminho das drogas, ou virar bandido... Não tô dizendo que têm que imaginar um futuro exatamente completo porém minimamente confortável pra você... Assim sei que pode parecer meio errado más na minha opinião se você não sabe o que fazer procure algo que te faça rico o suficiente para ter conforto... Porque o tempo não espera você se encontrar... O tempo é um fluxo continuo que nunca para logo não vai esperar até que você se encontre... Por isso digo na via das dúvidas fique rico o suficiente pra não ter problemas... Agora como fica rico aí depende de você né meu caro... Corra atrás não fique esperando por ninguém ok Bom desejo boa sorte na sua jornada aí... Felicidades pra você...
Foi o meu livro de cabeceira e os pensamentos de Nietzche me fertilizaram a vida permitiram dar os passos ,ação moral (pensamentos ) que permitiram começar a resolver stress insónias e depressão ...meu querido pensador
Eu leio e analiso a obra de Nietzsche com temperança, equilíbrio e percepção aguçada, lembrando sempre a corda bamba entre o homem e o além do homem. Posso aprender com o filósofo alemão o que eu posso e o que eu não posso. Alguns perdem o tempero da vida e mergulham em ideias e ideais sem chão para pisar.
só de estár vivo já é monumental é definitivamente positivo ... só de estár aqui pisando no solo , respirando ar , água para beber , colhendo o alimento da terra , colhendo as frutas das árvores , admirando o sol contemplando a lua e as estrelas, toda a singularidade de vida existente no orbi-terráqueo ... nós todos vivemos nesta conjuntura biológica tudo é tão profundamente estupendo e imaginar que nascemos , vivermos, morreremos ... aproveite o prêmio máximo que lhe foi concedido a " vida "
@@olocoquemaneiro9903 sabe, às vezes o sentido de algo não precisa ser escrito ou explicado pra você, o sentido é subjetivo, cada um formula os próprios objetivos de vida e esse é o sentido. Todo ser humano tem aspirações próprias
@@olocoquemaneiro9903 de um tempo de redes sociais, caso você as utilize com frequência. Principalmente Instagram. Nós temos o péssimo hábito de comparar nossa vida com a dos outros, e aí fica difícil encontrar um sentido quando só se vê a vida “maquiada” das redes sociais.
A "realidade" bate na porta. Incrível momento em que o filosofo demonstra que todo o saber acumulado não é mais do que um retumbante ornamento que ele amarra como um grande turbante para dar uma voltinha e ser reconhecido pelo mundo. Essa é a expressão verdadeira do que mobiliza o Pondé. Confusão entre "realidade" e "valores morais e obrigações sociais", que de fato, são reais, mais apenas uma das diversas dimensões da realidade. A arte é atropelada pela rotina, e o filosofo se torna palestrante.
Nietzsche eu conheci ele no ensino médio por um professor de filosofia e desde então venho estudando suas obras, um homem muito além do seu tempo um gênio completo, ele cutuca coisas que estão no seu subconsciente e se você não tomar conta disso você pode ficar louco.
@@gustavocarvalho2272Gustavo, será que poderia elaborar um pouquinho mais? Fiquei especialmente curioso a partir da última vírgula até ao fim do comentário 😅
@@brunosantiago4849 é prq ele morreu por conta de um colapso mental, de tanto pensar em suas ideias e ele era mau incompreendido em sua época, quando ele lançou o livro zaratustra ele sabia que não iria vender nada e que ele era um autor fora de sua época e que suas obras só iriam ficar famosas no futuro.
@@gustavocarvalho2272 Obrigado pela resposta. O que queria dizer era elaborar um pouco no sentido de especificar que "coisas" são essas, segunda a sua interpretação. De qualquer das formas, tenho conhecimento de que ele próprio enlouqueceu. A história do cavalo, e tal... Mas na verdade nunca li obra nenhuma dele. O único ensaio filosófico que comprei foi o Mito de Sísifo, de Camus. ///// Eu nunca tive filosofia na escola, e considerando que por vezes pode não ser uma leitura simples e acessível, no sentido em que já é suposto um indivíduo ter variadíssimas bases fundamentadas, relativamente ao que é o eu, consciência, ética e moral, etc etc... Já agora aproveito, baseado no seu conhecimento e experiência na área (seja um "expert" ou não 😅), tem algum conselho/recomendação no sentido de poder encaixar mais facilmente todas essa bases de que falo? Bem sei que vários filósofos concebem todos esses conceitos de formas distintas... Mas é precisamente aí que tenho dificuldades em perceber como tudo se interliga. Como é que o Gustavo concebe este "puzzle" que é o ramo da filosofia? As variadas correntes filosóficas e respectivos filósofos? Por onde recomendaria começar, por exemplo?
6:00 Concordo totalmente. Finalmente ouvi alguem falar sobre essa questão de não ser tao dependente a artigos de fé. Nao é todo mundo que consegue viver assim.
Sinto que estou bem perto desse estado de desapego que ele diz, Na verdade experienciamos a realidade de forma totalmente subjetiva e diferente, pessoas se apegam a crenças pré definidas culturalmente para compensar a incerteza esmagadora, mas quando você aceita que não existe um sentido universal e o acaso é inevitavel ou vc enlouquece ou vc mesmo da o sentido que quiser(seja ele qual for)o melhor é surfar nesse vazio mas sabendo que um dia chegara ao fim sem ao menos nem nós percebermos, por isso pra mim é experiência indescritível depende como você da significado ao nada.
Esta síntese que o Pondé faz da filosofia de Nietzsche e a explanação dos seus pensamentos com relação a base da visão nietzschiana do comportamento do homem é um convite para a refletir sempre em qual é o fim último do homem.
Não é possível porque a essência do além do homem é inumana. Estamos sempre em busca de mais, nunca satisfeitos; buscando inconscientemente significados para coisas pequenas no desejo de nos sentirmos especiais, preencher a lacuna de sentido. Acredito que esse tipo de filosofia daria certo para alguém que não tem sentimentos e acho que nem isso já que a "graça" é você gostar de ter esse objeto de luta e lutar, viver como se fosse um videogame e apreciar a vida e suas mazelas. Mas como diz Schopenhauer: somente a dor é real. A dor não é ignorável, e quem gosta de sofrer é um louco. A questão é que não controlamos como nos sentimos com relação aos nossos fracassos e nossos obstáculos. É inclusive irrisório pensar sobre isso em um momento de dificuldade. Preciso até reler pq sinto que posso estar distorcendo algumas coisas.
No final da vida muitos chegarão a conclusão que foi tudo em vão e que tudo isso é pura ilusão. Não faz sentido criar sentido para algo que não tem sentido. Não existe saída, mas a loucura pode amenizar a dor existencial. O meu concelho é aproveitar o intervalo e aguardar o final naturalmente, pois o fim é apenas o começo de novo ciclo. Acredito que a morte não tem consciência, mas posso estar errado 😉
Enquanto isso, outros chegarão ao fim da vida com uma sensação de vida bem vivida, ao ponto de aceitarem a morte. Para descobrir o sentido da vida é preciso viver, isso que tu falou só acontece com aqueles que levam a vida toda buscando dar outro sentido pra vida, enquanto ela passa e no fim morrem sem conseguir. Somos todos diferentes, então, nossas vidas possuem sentidos diferentes. Só a morte é igual pra todos.
Muito boa esta análise. contradições à parte , idealizar o super homem admitindo que ele é parte do caos é mesmo uma utopia. Buda é o super homem nietzshiniano, ou seja uma idealização da perfeição humana, até porque cada um deve viver o seu caos, viver é uma experiência muito individual.
Acho infelizes as colocações "quando a realidade bate na porta" ou "você pode viver a ideia nietzcheniana até uns 20 anos". A filosofia dele prega exatamente contra qualquer fuga de realidade, e se necessário, aposta no seu enfrentamento imediato. Talvez seja de fato difícil vivenciá-la em sua plenitude, mas isso também de forma alguma é um problema. Acho que o mais interessante a ser notado em suas ideias, é o potencial disruptivo e salutar que elas oferecem para cada indivíduo, no sentido de descontrução e construção de paradigmas humanos, como no caso, a moral.
Várias colocações do Pondé são infelizes aí, na minha interpretação. Aliás, é um praxe dele, que lê absolutamente tudo à luz da visão kierkegaardiana de mundo dele. Isso leva na melhor das hipóteses a interpretações muito idiossincráticas, e na pior, a interpretações completamente desatadas do texto.
Foi exatamente isso que pensei, Niet fala que a árvore mais alta é a que tem mais profundas raízes, eu nao tive uma mae que me amasse muito como ele descreve no video, nem um pai que não fosse fudido, muito pelo contrário minha vida sempre foi bem ruim em alguns aspectos, principalmente familiares, mas dps que eu descobri Niet eu passei a olhar isso tudo de outra forma, de certo modo encarei esse caos, continuo encarando, afinal tudo isso foi um modo de poder me superar mais, e passar por isso da melhor forma, com a mais elevada potência possível, isso é o que faz sentido pra mim...
Me balizo e vejo a vida como Nietzche porém com ressalvas, como Pondè disse a respeito dos limites temporais, contextos subjetivos das pessoas, eis que vivemos a era do pós-positivismo. Observando os limites do pós positivismo, entendo que é sim possível qualquer pessoa pensar e viver na linha de pensamento do Nietzche com toda certeza. Os fracos não conseguem mesmo.
O desejo tem duas formas de humilhar o ser humano. Primeiro é quando o realizamos e segundo é não o realizamos. Acredito que a grande maioria vai demorar muito pra perceber que por mais que se tenha vários desejos e os realizemos, nunca vamos descobrir o real poder e felicidade que reside "por trás deles". A felicidade não é produto do desejo, mas ela vem quando de fato não depositamos expectativas neles, quando percebemos os buracos que eles nos deixam quenado achamos que só seremos felizes se alcançarmos algo externo a nós, que na maioria das vezes não temos controle algum. Schoupenhauer e Nietzsch são filhos da mesma dor, mas entenderam a coisa de forma diferente. Um acreditava que o desejo era o problema, enquanto o outro apostava no desejo não intencional, ou seja, não condicionado pela cultura e pela religião com seus temores, promessas de recompensa e castigo, que para mim dá no mesmo. Vai levar a esse grande cansaço como entendia Deleuze. Na verdade para entendermos essa vontade de poder do "Ubermensch" temos que ficar nesse vazio, mas esse vazio não pode ser parte de um desejo intencional, vamos assim dizer um desejo consciente que parte do próprio vazio, da falta, mas algo que ocorre como resultado de um profundo conhecimento da falta e dos mecanismo de ação de fuga pelo prazer e pelo desejo. Ou seja, aprendendo como funciona todo o processo do pensar que é inseparável da compreensão do mecanismo inconsciente pelo qual funcionamos e herdamos de uma cultura que tenha domesticar o ser humano a ser uma cópia mau feita de um Deus imperfeito, que é o que somos. Só podemos lidar e viver com aquilo que reconhecemos e nunca o contrário, negando-o de acordo com os meios da cultura a vivermos valores fúteis e hipócritas que só serve pra mascarar esse profundo vazio que carregamos e buscamos preencher com as mais variadas forma de prazer e seguranças ilusórias. Talvez esse "gosto" que Nietzsch aponta como caminho de volta a um estado mais puro e original seja esse estado onde individuo depois de transcender a cultura, tendo cobrado suas forças vitais, orgânicas apreende a realidade dentro de uma outra atmosfera de experimentação dos sabores que não estão mais fixados nas estrelas de um horizonte fantasioso, mas agora num sentido terreno e mais próximo dessa ordem que emerge e vive dentro do caos, nesse eterno retorno que nasce a cada nova percepção e apreciação desse imenso poder criativo e benigno, sem o moralismo barato condescendente com a miséria humana e sem contemporizar nossa própria fraqueza e covardia. Encontrar a própria capacidade de ser a própria luz e sair dessas salas vaidades e mascaras.
@@Micheloo4 Potência para criar significados significa potência para criar ilusões convincentes; no fundo, você sabe que é uma mentira e se vê num "tanto faz". Não adianta florear.....essa é a consequência.
@@saulobibiano7884 Olá Saulo. O ponto é que , partindo da ideia de que não há Verdade etc, a própria noção de amor é uma ilusão, ou seja, o amor seria tbm uma espécie de farsa para evitar olharmos para a realidade da ausência de sentido. E Saulo, só para esclarecer, eu pessoalmente não concordo com essa visão de Nietzsche, pelo contrário...sou cristão 😀. Só estou pontuando que do pensamento dele (Nietzsche) decorrem certas consequências que as pessoas não querem assumir.👍
@@mzpaula11 ent seria uma ilusão necessária pra se manter a vida, visto que no fundo não somos Nada, temos que colocar algo pra viver.. Pq se não o ser humano surtar ou vegeta dms.
@@suelysandriellyferreirados7255 é uma provocação? não entendi, Nietzsche é um dos autores mais práticos que tem, eterno retorno, valorização do corpo, à crítica a moral cristã e ao dualismo platônico alma corpo. Todos são conceitos atuais pros dias de hoje. Agora sobre kierkegaard não vou me atrever a comentar pq conheço muito pouco
“Estou convencido de que Schopenhauer é o homem mais genial de todos. (…) Ao lê-lo não posso compreender como o seu nome pôde permanecer desconhecido. A única explicação possível é a que ele mesmo repete tantas vezes: há quase só idiotas no mundo.” Leo Tolstoy
Acho que todos, ou a maioria, dos pensamentos filosóficos são validos, mesmo sendo cristão posso ver sentido no pensamento ateu, é simples, eu tenho fé, ele não, e nenhum está de fato errado. É inegável que temos livre arbtrio, tanto no pensamento cristão quanto no atéu também, então, acho eu que ponto de vista sobre a vida é uma tautologia.
Atualmente, eu, nesta minha metamorfose estou vivendo ou acredito que sim, a filosofia de Nietzsche (Talvez, seja pq eu seja um jovem ingênuo)! Sou admirador da filosofia de Nietzsche, acho muito interessante muito mesmo. Sobre o Super Homem de Nietzsche e a "vibe" de viver uma vida levada ao acaso e neste "caminho" da sentido aos acontecimentos, bom, acho qu seja possível sim…pois tudo acontece por uma "razão" e esta "razão" é vc quem cria, ou seja, isto te faz sair da passividade e coloca na ação totalmente ativa. (Enfim....apenas um admirador tentando entender.)
@@Ouroboros-vc5tf Não, não quero acreditar, pois não acredito em nada porque Deus está morto. Agora sou um niilista ativo, um super homem, crio minhas próprias razões e vivo a filosofia de Nietzsche 😎.
Concordo com você Patrícia, sou muito contrário a simplesmente não tentarmos entender estes pensadores porque são complexos. Se já agimos como agimos, imagina o que seria de nós sem eles?
@@marcelofontes6310 E isso importa ? Kkkkkkkk, vocês que se dizem niilistas são uma piada, pregam a ausência de significado na vida, mas não querem morrer. Kkkkkkkkkkk.
@@marcelofontes6310 Ah, entendi, então você quer morrer né ? Que bom, vai lá então, neste exato momento, pode ir. Kkkkkkkkkk. Se não se matou neste exato momento, é um hipócrita de fato.
Grande filósofo alemão inspiração pra muito movimentos e indivíduos! Há muita coisa interessante na filosofia de Nietzsche, gosto do super homen! Apesar de suas limitações terrenas... 👆🇩🇪
cresci em berço cristão e tinha aquela idéia de um Deus a qual os relógios dizem , começei a fazer uma leitura um pouco mais precisa com calma e tenho uma idéia diferente daquela versão aprendida na igreja....Quem é Deus ? de onde ele se formou ? acho que vale super pararmos pra pensar de forma recional e deixar a fé um pouco de lado só pra reflexão
Você tem a força ativa e com ela a força reativa. O que entendo é isso, você pode fazer tudo o que quiser, mas saiba que você terá que ter peito pra colher uma baita força reativa.
Acredito que seja preciso bem mais que loucura para fugir desse vazio existencial que abriga em nós, cometer as insanidades das paixões trazem tanto prazer como dor e o tesão por alegrias efêmeras algum dia você também perde assim como a energia jovial com a chegada de mais idade, insanidade é pensar que essa sede dura pra sempre... é preciso apostar em relações mais fortes, nunca esquecer de fazer o que se ama e colocar em prática o que acredita que é certo pq o mundo tá cada vez mais sujo
Só gente trouxa sente vazio existencial. Eu não preciso de Deuses e nem sentido de vida. Só viver e conquistar o máximo que puder e ter as melhores e intensas experiências. O mundo e gigantesco cheio de coisas para fazer e conhecer, muitas oportunidades e possibilidades esperando para serem agarradas e aproveitadas. E clara para quem consegue vê-las.
Excelente conteúdo! No entanto, não concordo com o Pondé quando diz que o Ubermensch (além-homem) seja utópico, mas concordo que são necessários certos pré-requisitos. Na perspectiva Nietzschiana, Platão ao dividir o cosmos entre mundo físico e mundo espiritual, criou o sentimento de culpa na sociedade, uma vez que teríamos que provar à Deus porque merecemos ascender ao céu. Quando Nietzsche "mata Deus", ele quer dizer que este Deus que julga, que castiga, que é próximo de nós no modelo judaico-cristão não existe, portanto, não temos que provar nada à ninguém. Ou seja, não somos mais importantes no sentido cósmico do que qualquer outro animal ou inseto. Ao assimilar este conceito, diminui-se a necessidade de cumprir certos padrões impostos pela sociedade, fazendo com que este indivíduo viva de maneira mais livre e autêntica, uma vez que este entende que não há para onde ir, apenas sua consciência.
Um comentário digno de ser lido! O (além do homem) é a superação de si. Na filosofia de Nietzsche ele está no imanente nao no transcendente/ substancial como Pondé afirmou
Só não esquece que o ser humano tem raciocínio, e animal não, e sem leio não a mundo, aliás se não houvesse leis ou algo do tipo já estaria tudo acabado
@@i_love_filosofia mas Nietzsche não defendia um mundo sem ordem ou sem lei. O problema foi elevar a lei a um grau superior a propria vida. Pra Nietzsche não há verdades absolutas, tudo diz respeito a um campo de forças (vontade de potência) a lei existe, mas ela deve sempre estar associada a vida, ao movimento, a transgressão. Hoje a "verdade" existe, mas amanhã ela não existe mais. A linguagem é apenas um acordo entre cavalheiros.
@@gabrielmenezes601 sim eu sei, mas digamos que não a como viver como ele dizia, aliás a verdade absoluta existe muitos dizem que não mas sim ela existe
@@gabrielmenezes601 ordem e lei são pensamentos abstratos no pensamento de Nietzsche. Se eu entrar na sua casa hoje e matar sua família toda não faz sentido nenhum. Se leis morais objetivas não existem então tudo é permitido. Não tem sentido criticar o nazismo por exemplo.
Acho que ter uma missão divina vai além de nascer... Acho que você ganha a missão quando desperta em vida, e só terá êxito se acreditar em si. Mas por puro achismo, a fé causa menos dano colateral quando direcionamos para nós mesmos e não para o externo. Para o externo, basta o que ele perceber em nós e não ao contrário.
Eu vejo uma certa beleza no que Nietzsche fala, na premissa que não há sentido prévio na vida, mas você vai pra cima, você cria seu sentido. Um pouco melancólico, um flerte sedutor com a depressão em certo grau, mas ainda vejo beleza nisso.
Luan, desculpe discordar, o Nietzsche não diz que você cria sentido, ele afirma que a vida não tem sentido e o super-homem consegue superar esta falta de sentido, aí a utopia, pois todos, nesse ponto, mergulhamos na melancolia, vivemos toda a vida em busca de um sentido, por mais que neguemos.
Viver ao acaso fazia sentido na época de Nietzsche e aos olhos dele, pois outros filósofos e pensadores que viveram antes dele e tiveram vidas mais difíceis e simples defendiam a visão de vida estruturada e planejada.. Ainda sim, nos dias de hoje, nada mudou. Há quem busque constantemente o vazio.
Arthur Shoppenhauer foi um filósofo irracionalista (romântico) assim como Nietzsche. Para os irracionalistas, o fundamento da vida ética são os instintos ( paixões) e não a razão.
Nunca senti simpatia por esse Sr., essa é a primeira vez. Concordei com ele, embora eu não tenha competência para concordar ou discordar de qualquer desses estudiosos, seja Pondé, Carnal, Clóvis de Barros, Cortella...etc... enfim. Extremamente lúcida e simpática essa fala, pelo menos para mim. Gostei muito.
É impressão minha ou a presença do Pondé deixou o Monark mais inteligente? Apesar de ficar claro na entrevista que o Monark pensa que o Übermensch (super-homem) do Nietsche é o Superman dos quadrinhos. kkkkkkk
Show, gosto demais do Pondé. Me parece baixou o espírito do Clóvis de Barros nele por causa de algumas expressões, mas nada que tire sua capacidade e nada contra o Clóvis que também é outro monstro.
Todos sim tem um propósito, mas esse propósito as vezes não chega nessa vida, talvez chegue só na próxima é que também depende exclusivamente do próprio indivíduo buscar por ele. Nós crescemos em uma sociedade onde a disseminação de informações errôneas é completamente normal, então crescemos acreditando em crenças e pensamentos que nada tem a ver com a realidade e que por muito criam barreiras que enraizadas no nosso inconsciente, nos impedem de enxergar além desse plano físico. Tudo a nossa volta tem um criador, os celulares que utilizamos, as paredes que nos cercam, a luz que sai do teto, o concreto em que caminhamos. Se pararmos pra analisar exatamente TUDO tem um criador. Se pararmos pra pensar ainda mais, os animais, as florestas, rios e lagos, mar, céu, sol… quem é seu criador? É de fácil compreensão de que existe um criador maior sobre nós e que nos ama muito e quer que sejamos felizes, nós enquanto seres humanos é que complicamos as coisas e agimos de forma egoica. A partir do momento que despertamos e percebemos que essa realidade é falsa e o plano espiritual o verdadeiro, é a partir daí que podemos vislumbrar o nosso propósito nessa vida térrea.
Mano eu tive um ótima mãe e um pai razoável como Pondé falou, eu realmente sou menos dependente de artigos de fé! não acho que a vida tem que ter propósito e nem acho que ela tem, mas ela faz sentido pra mim.
Há trinta e seis anos que eu sem querer vivo a filosofia Nietzsche . Preciso ler mais dele . Vi só zaratustra sair de sua caverna e falar para quem não sabe ouvir . Gostei da leitura mas reconheci que o livro ainda é muito para meu nível iniciante de leitura .
É claro,po. A língua portuguesa tem 5 mil significados pra uma só palavra....e nesse livro traduzem sempre pro significado mais difícil. Mesmo que entendemos, fica uma leitura mais pesada que o normal. Na versão em inglês não é tão difícil e é recomendado até em escolas. Aqui no Brasil nem universitário da conta
@@henriqueaurelio8117 não, filosofia não é religião. São duas coisas totalmente diferentes. Recomendo você assistir as aulas da casa do saber, além de um livro básico de filosofia, do ensino médio mesmo, para você saber e entender as diferenças. Grande abraço
@Fabricio Costa amigo, com todo respeito, não sei se possui formação filosófica ou se já aprofundou no estudo da filosofia, mas há muitas incoerências no seu discurso, que reflete muito senso comum, da ingenuidade do "mais ou menos" à crítica rasa do "academicismo inócuo", que inclusive é uma crítica oriunda de quem nunca se dedicou a academia, o que é de fato uma falácia. Sugiro começar do começo, com um bom livro de Introdução a Filosofia. Eu recomendo o do Celito Meier para ensino médio ou Convite Filosofia da Marilena Chaui, mais detalhado nessa função. Bons Estudos.
@Fabricio Costa oh meu querido, te recomendo leituras e puxo sua orelha com conhecimento de causa, e sou arrogante? Se você realmente acha que explicar estes aspectos aqui é possível, sinto muito, não aprendeu nada com filosofia. Gostar de algo não te faz conhecedor, apenas admirador. Um último conselho deste "acadêmico inócuo" que vos fala: filosofia não é "assunto", é estudo, dedicação e reflexão. Se tiver humildade de absorver isso, progredirá. Desejo-lhe sorte e menos fúria em rede social.
Em termos bíblicos antes de Adão e a Eva cometerem o primeiro pecado , a vida era exatamente como nietzsche descrevia .Mas depois desse pecado veio a morte , então as pessoas teriam que lutar(trabalhar) pelos recursos para se manterem , e ae a vida muda totalmente, já não é mais o paraíso que Deus havia planejado e se transforma no que é essa loucura que vivemos .
O engraçado é que Nietzsche viveu uma vida muito infeliz e ressentida. Não conseguiu viver a própria vida como ele idealizava e ainda era controlado pela própria mãe e irmã.
Nietzscheedamente (nitidamente) neste vídeo está a diferença de quem buscou conhecimento e adquiriu experiência para quem ainda é ou sempre será jovem e tolo.
Eu vejo esse modelo de vida nietzscheano como utópico, imaginemos uma vida sem valores morais e éticos, sem os valores cristãos, com seres humanos egoísta, e competitivo por natureza seria um caos, e o medo está altamente ligado com evolução cognitiva do ser humanos esse foi um dos fatores que levaram o homem ao topo da cadeia, quando você tem medo, receio você planeja, monta uma estratégia, usa a racionalidade para se sobressair, aqueles que usam a vontade de potência, a coragem a loucura se precipitam, além do mais o medo se faz presente na vida de todos. Todo mundo sente medo de algo, medo da morte, medo perder o emprego, medo da lei, medo do inferno, medo do escuro, medo de amar, medo de não ser amado, até os poderes tem medo de que não tenhamos medo, enfim o medo é algo natural, que equilibra nossas vidas, a natureza da vida é sentir medo, e se tomarmos por exemplo a própria vida de Nietzsche, veremos que esse modelo de vida não deu muito certo, tentanto por em prática esse modelo ele se tornou pouco sociável, rabugento, não teve sucesso na vida amorosa, vivia loucamente uma vida buscando os prazeres do agora frequentando bordéis, contraiu sífilis que posteriormente o levou a demência mental e a morte, então eu não acho que esse seja um modelo de vida viável, Nietzsche foi um grande filósofo e tem outras linhagens de pensamento interessantes, más esse em questão eu acho bem utópico. Lembrando que esse é meu ponto de vista, e não uma afirmação, pois não há verdades que não hão de ser questionadas, e porventura lembrando de Hegel, a vida também é uma dialética , toda tese gera uma antítese que se funde em uma síntese e posteriormente da origem a uma nova tese e assim por diante...
Finalmente um comentário sensato. Só vejo o pessoal idolatrando Nietzsche, e você deu um belo exemplo que essa filosofia de vida dele não dá certo, só pegar a própria vida do cara pra perceber isso.
Sim. Não à toa Nietzsche é associado com nazismo, que também tinha como grande ideal a "beleza". Se sua filosofia fosse tomada ao pé da letra por todos, as consequências seriam nefastas
A paixão, a fúria “criativa”, de um serial killer ao matar, de um genocida ou corrupto ao ver a humanidade sofrer, pode, então, ser justificada em Nietzsche, mesmo porque a moral, nesse caso, não deve ser considerada? Viver Nietzsche seria o hedonismo do super-homem?
@@alanaalmeida6749 valores de vida são as características que moldam nosso caráter. Alguém que é psicopata (sem empatia pelos outros) não compartilha dos mesmos ideais do povo que preza o que é certo e errado, apenas camuflam com suas máscaras sociais. (Opinião de um ninguém)
Acho que Pondé simplificou demais a filosofia de nietzch. A filosofia de nietzch era contestadora sobre as crenças humanas e bastante discursiva. Nietzch não fez sua filosofia só para seu tempo, ele propôs um pensamento evolutivo do ser
Ate onde eu sei ele tinha doenças mentais e ficava trancado no próprio quarto. A vida de Nietzsche é q vida quê ele "idealizava", não a vida que ele realmente vivia
Pensar no viver como um fim em si mesmo, sem a expectativa de um além morte ... e definir seus ideais morais sem hipocrisia (e sem esperar daí aquela recompensa maravilhosa do paraíso)... Já é um bom (ótimo) começo.
Já é um bom começo ? Kkkkkkkk, Ah sim, já é um bom começo para tacar o fod**** para tudo ao seu redor e se afundar nós prazeres dessa vida, morrendo aos poucos.
@@ryplay2554 Não exatamente amigo, se você não afunda nos prazeres da vida e mete o foda-se para tudo ao seu redor só porque espera uma recompensa na vida após a morte (paraíso) é problema seu, eu não cairia nesses prazeres porque sei que faz mal para mim enquanto estou vivo. O pensamento não é: "Se não existe nada depois da morte e não tem sentido, então foda-se tudo e bora pra putaria", pois isso é uma "filosofia" extremamente burra, se temos ciência de que não existe depois, de que só vivemos uma vez e é a nossa única oportunidade para isso, temos de aproveitar e prezar por ela ao máximo, pois cair nos prazeres da vida não é ter cuidado com a vida. Vivemos em ordem, seguindo as regras e normas morais e sociológicas mesmo não acreditando que um ser todo poderoso nos criou e que, só por temos nos desenvolvido mais racionalmente do que os demais animais, somos o centro do universo.
o super-homem deve ser alguém que pode ser muito mais alto do que o homem comum. Algo semelhante ao que os macacos significam para nós. Acho que é possível de alguma forma, só temos que ter esse objetivo como sociedade. A sociedade de hoje ainda não tem uma meta e, se a tem, não é o máximo que as aspirações humanas podem desejar.
Quem tem o privilégio de despertar a consciência profunda, o que é raro, seguirá por um longo caminho de descobrimento interno, e só assim descobrem o seu propósito aqui.
@Correa eu enxergo o jim como se fosse uma pessoa formada a partir do Nietzsche e do Aleister Crowley (tirando a parte religiosa, digo a respeito do hedonismo)
Schopenhauer foi o cara... Existem duas realidades, a socioeconômica e a sócio-histórica-cultural Uma diz respeito ao todo e a nosso papel como individuo e a outra sobre nos mesmos e nossas representações.. Acho que não tem essa dicotomia de ser até os 20 anos ou não, acho que de tempos em tempos vivemos a pelo dinheiro e em outros tempos pelas paixões.. A utopia (ou o centro do pendulo) seria ganhar dinheiro com suas paixões.. mas qualquer estabilidade é efêmera. É a infinita insatisfação que nos move.
@@carcarasilvestre8526 sem querer criticar a sua opinião (ate pq nem tenho conhecimento o suficiente pra isso) Mas qual seria o problema (e se n tiver diga pelo menos o motivo da sua preferência a Nietzsche) de ter Jesus como referência?
Para se tornar o super homem, primeiro ele tem que ser ou se tornar rico. Depois usar e abusar das coisas da vida. Nietsche tambem era muito mais inteligente que a media e isso tb vai definir suas próprias expectativas, além disso ele imagina a vida sendo uma constante superação da própria vida. Mas isso necessita coragem e muita autonomia. Por isso acho que para viver dessa forma a pessoa alem dessa ansia pelo desfrute do prazer e da coragem perante a vida tem que ter necessariamente uma boa ou grande independência financeira…
Olha uma Grande alma! Finalmente acho uma pessoa muito mais inteligente q eu! Sabe oq isto significa? isto é, VC é o meu guia aqui. meu querido tenho umas dúvidas; E acho q VC pode mim responder. Responda se for capaz; diga -me; VC quis dizer q Ninguém tem ou só alguns (ou nem ou todo mundo) tem propósito? "Tem gente q só existe" , VC n disse? mim explica uma coisinha; Então o fato de "só existir" afeta o futuro sem a vontade de fazer um belo,no agora? Isto é; construir uma bela vida com bases intelectuais,cm a vontade no filosofar. E outra coisa q VC tem q explicar; o propósito é feito da nossa vontade à realização? Ou simplesmente Não precisa de vontade pq as coisas já acontecem sen sentidos (prévios)?
Gosto de Nietzsche , não pelo seu legado , mais sim porque me mostrou que posso ser quem eu quiser ser , e que posso sim mudar de opinião se caso desejar , quantas vezes eu quiser , me mostrou também a importância da liberdade de pensamento , ser liberto para escolher . Agora existe um abismo em gostar dele e segui lo como um guru kkkk Hahaha e mesmo simpatizante de sua filosofia acredito na força criadora ,. Deus ! Espero ser aceita em algum grupo de filosofia 😜 Grata pelo papo agradável pessoal 😘
@@leopg1093 não sou não , faço apenas junções de fractais na minha mente , de acordo com algumas questões que absorvi com o passar dos anos . Não sou religiosa fanática , nem praticante . Na verdade sou o que chamamos de médium , de acordo com minhas experiências tenho minhas crenças ❤️
Eu suponho que os “filhos da mamãe” não teriam coragem pra fazer essa mudança toda. Rola a questão do apego, né? A não ser que a mamãe também seja da área da filosofia e uma pessoa mais acadêmica. Ai, de repente, pode rolar. Mas se a gente pensa no “amor da família comum”, acontece muita zona de conforto. Que é um prazer aprisionador. Aposto mais que os renegados, rejeitados, abandonados pela família, mas que por acaso do destino chegam a ter contato com esse conhecimento vindo de Nietzsche ou de alguma outra fonte que igualmente propõe libertação, tipo um Osho, até tem mais chance ser os que encarnam o Super-homem. Afinal, o que tu tem a perder? Nunca teve amor de ninguém, tua família te maltratou, a sociedade não faz nada muito diferente disso com as pessoas também 🙈😆 o que é se jogar no sentir da vida sem sentido quando você não tem nada? Bem mais fácil.
Nossa irmãozão, mas aí tu foi pro ad hominem feio, uma coisa são as ideias que Nietzsche tinha e os conceitos que ele ofereceu, outra totalmente diferente é a sífilis que deixou ele piradinho de pedra.
O melhor nessa entrevista de Pondé: ... a realidade bate a porta (e bate mesmo) ... super homem não existe é uma utopia, nem o homem que transcende. Quem assim pensa, começa se achando um super homem que não precisa de nada, que não precisa acreditar em nada (DEUS) e acaba em anti depressivos ... Deus não tem como você pegar !
Nietzsche entende que o ser humano deveria se enteder, aceitar suas limitações e transcende-las. A vida é muito curta para ficarmos sentindo dó de nós mesmos.
Sim.
Psicanálise do Freud ajuda mais nesse sentido hauahuaua
"Sou onde não penso, penso onde não sou".
Nietzsche acredita q o homem esta limitado por causa dos valores morais supostamente impostas pela religião, e que para transcender seria através da criação do seus próprios valores com o objetivo moral SUPERIOR ..
Éeee. Acho que a “religiao” de nietzsche é a realidade
Julgo que Nietzsche defende uma vida cujos valores somos nós que os definimos, embora sem esquecer que Nietzsche era profundamente anti-burguês e anti-cristão. A filosofia Nietzsche baseia-se muito no corpo/físico e num sentido estético (acção heróica como uma acção bela). A filosofia de Nietzsche é possível,mas conduz à solidão.
Te conduz a prisão também!
@@HeliusGabriel sim, poderá ser o preço a pagar para quem deseja ser livre
Exatamente,sintetizou bem.
Mandou bem.
@@HeliusGabriel e porque?
Gente Nietzsche não ditou regras, sua filosofia é incrível, dela pode-se retirar diversas críticas e insights interessantes, mas o mais foda é você apenas retirar o que é válido para a sua realidade. Cês tão muito estressado idolatrando e demonizando alguém que quando em vida nem se importava com isso.
Sem mencionar o contexto da época. O problema dessa galera é q eles tem preguiça de ler e pesquisar antes, nem ao menos se dão ao trabalho de ver o dia a dia até de aprender com pessoas mais velhas, geral anda no piloto automático e só porque leu algumas coisas já se acham os experts, uns 70% dos comentários cheios de redundâncias e coisas nada a ver. O teu foi o mais próximo da realidade que li até agora.... 🤧
@@wallytr1804 sim, muito real, as pessoas tem preguiça, como ex traficante, ex depressivo por 5 anos e 2 tentativas de suicídio, quando vou falar de quem me salvou e eles vem com um papo torto e conturbado sem ter ido atrás e lido sobre, isso me frusta.
Poderia falar o mesmo que você disse, mas ai seriam duas pessoas dizendo merda.
@@felipeReisfelipereis exato, agora é só uma dizendo M
Um filósofo apaixonado pela vida! Onde a dualidade não se faz necessária! Nele, a vida deve ser vivida plenamente! Eu sou desprendida...nao me importo se a vida tem ou não sentido..Eu quero o sussurrar da vida me dizendo "outra vez" .
Amo todos os meus sentidos!
Uma das melhores performances do Pondé. Dá pra sentir honestidade, limpidez, empolgação, sinceridade.
Perfeito. Tive a exata mesma impressão.
Nunca gostei deste Sr., mas, pela primeira vez, senti simpatia e concordei com ele. Senti o mesmo que Vc. Valeu.
E estupidez
Nieztche é viver o "aqui e agora", não projetar o ideal e viver o real. Ele diz que em nome de Deus e de tantas outras coisas renegamos o mundo real, o aqui e agora.
Na verdade, Nietzsche critica as próprias categorias de "mundo real". O que existe é apenas nossa perspectiva imediata.
Ultimamente eu tenho vivido com base nisso, o aqui e agora. Estou em uma fase das mais complicadas pra mim até agora. Terminei o ensino médio e simplesmente tenho que arranjar algo pra fazer na vida. Tenho estudado esse ano inteiro pra entrar em uma universidade, mas, em nenhum momento eu consegui planejar algo ideal, eu simplesmente não tenho aquele “sonho bonitinho” com uma profissão ou carreira em específico.
A questão é que se eu for tentar planejar algo e buscar o que eu gosto, eu simplesmente paro no tempo. Já tentei isso várias vezes esse ano, e quando eu tento achar esse “ideal”, eu basicamente entro em pânico e me desanimo mais ainda, porque eu não consigo achar nada. O que me move ultimamente é estar vivendo o agora. Uma coisa de cada vez. E sabe de uma coisa? Eu estou até me sentindo bem com isso, é incrível. Não sei se isso vai ser bom a longo prazo, não sei se estou certo ou errado, mas é o que me faz ter atitude hoje.
@@thelegend3163 eu tbm estou na mesma de vc , vivo o agora é deixo a vida me levar , sem muitos planos gigantes para um futuro utópico meu , sempre mantendo o pé no chão e deixando a vida me levar , vou bem e a vida vai bem
@@gabrielmauricio1475 Pois é, mano, é bem libertador e desestressante. Antes eu vivia em uma angústia e ansiedade absurdas com o futuro. Enfim, espero que dê tudo certo pra gente, um abraço!!
@@gabrielmauricio1475 O problema desse deixa vida me levar é acabar indo pro caminho das drogas, ou virar bandido... Não tô dizendo que têm que imaginar um futuro exatamente completo porém minimamente confortável pra você... Assim sei que pode parecer meio errado más na minha opinião se você não sabe o que fazer procure algo que te faça rico o suficiente para ter conforto... Porque o tempo não espera você se encontrar... O tempo é um fluxo continuo que nunca para logo não vai esperar até que você se encontre... Por isso digo na via das dúvidas fique rico o suficiente pra não ter problemas... Agora como fica rico aí depende de você né meu caro... Corra atrás não fique esperando por ninguém ok
Bom desejo boa sorte na sua jornada aí...
Felicidades pra você...
Foi o meu livro de cabeceira e os pensamentos de Nietzche me fertilizaram a vida permitiram dar os passos ,ação moral (pensamentos ) que permitiram começar a resolver stress insónias e depressão ...meu querido pensador
Eu leio e analiso a obra de Nietzsche com temperança, equilíbrio e percepção aguçada, lembrando sempre a corda bamba entre o homem e o além do homem. Posso aprender com o filósofo alemão o que eu posso e o que eu não posso. Alguns perdem o tempero da vida e mergulham em ideias e ideais sem chão para pisar.
Perfeito, é isso mesm
Nietzsche é incrivelmente interessante e enlouquecedor.
Ouvir o Pondé é (quase) sempre uma satisfação e um aprendizado útil. 👍👍
O sentido da vida sempre pode render boas conversas, um bom papo, troca de ideias e opiniões como essas.
só de estár vivo já é monumental é definitivamente positivo ... só de estár aqui pisando no solo , respirando ar , água para beber , colhendo o alimento da terra , colhendo as frutas das árvores , admirando o sol contemplando a lua e as estrelas, toda a singularidade de vida existente no orbi-terráqueo ... nós todos vivemos nesta conjuntura biológica tudo é tão profundamente estupendo e imaginar que nascemos , vivermos, morreremos ... aproveite o prêmio máximo que lhe foi concedido a " vida "
Exatamente, você resumiu o sentido da vida, que é simplesmente viver, mas aparentemente isso não é mais suficiente para as pessoas
Mas pq tudo tão "perfeito" mas ao msm tempo sem sentido....🤔
@@olocoquemaneiro9903 sabe, às vezes o sentido de algo não precisa ser escrito ou explicado pra você, o sentido é subjetivo, cada um formula os próprios objetivos de vida e esse é o sentido. Todo ser humano tem aspirações próprias
@@olocoquemaneiro9903 de um tempo de redes sociais, caso você as utilize com frequência. Principalmente Instagram. Nós temos o péssimo hábito de comparar nossa vida com a dos outros, e aí fica difícil encontrar um sentido quando só se vê a vida “maquiada” das redes sociais.
@@olocoquemaneiro9903 cultive as coisas boas no seu dia a dia e como so e ocorrer , levará um tempo ,mas tudo fará sentido
Sempre bom ouvir um grande filósofo e pensador moderno. Que oportunidade para o Pondé.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A "realidade" bate na porta. Incrível momento em que o filosofo demonstra que todo o saber acumulado não é mais do que um retumbante ornamento que ele amarra como um grande turbante para dar uma voltinha e ser reconhecido pelo mundo. Essa é a expressão verdadeira do que mobiliza o Pondé. Confusão entre "realidade" e "valores morais e obrigações sociais", que de fato, são reais, mais apenas uma das diversas dimensões da realidade. A arte é atropelada pela rotina, e o filosofo se torna palestrante.
Estamos por aqui de passagem, e sou grata por ter o Bom Pastor me guiando qdo me disperso, confundo e fraquejo.
A filosofia de Nietzsche é fascinante.
Meu filosofo preferido
Nietzsche eu conheci ele no ensino médio por um professor de filosofia e desde então venho estudando suas obras, um homem muito além do seu tempo um gênio completo, ele cutuca coisas que estão no seu subconsciente e se você não tomar conta disso você pode ficar louco.
@@gustavocarvalho2272Gustavo, será que poderia elaborar um pouquinho mais?
Fiquei especialmente curioso a partir da última vírgula até ao fim do comentário 😅
@@brunosantiago4849 é prq ele morreu por conta de um colapso mental, de tanto pensar em suas ideias e ele era mau incompreendido em sua época, quando ele lançou o livro zaratustra ele sabia que não iria vender nada e que ele era um autor fora de sua época e que suas obras só iriam ficar famosas no futuro.
@@gustavocarvalho2272 Obrigado pela resposta.
O que queria dizer era elaborar um pouco no sentido de especificar que "coisas" são essas, segunda a sua interpretação.
De qualquer das formas, tenho conhecimento de que ele próprio enlouqueceu. A história do cavalo, e tal...
Mas na verdade nunca li obra nenhuma dele.
O único ensaio filosófico que comprei foi o Mito de Sísifo, de Camus.
/////
Eu nunca tive filosofia na escola, e considerando que por vezes pode não ser uma leitura simples e acessível, no sentido em que já é suposto um indivíduo ter variadíssimas bases fundamentadas, relativamente ao que é o eu, consciência, ética e moral, etc etc...
Já agora aproveito, baseado no seu conhecimento e experiência na área (seja um "expert" ou não 😅), tem algum conselho/recomendação no sentido de poder encaixar mais facilmente todas essa bases de que falo? Bem sei que vários filósofos concebem todos esses conceitos de formas distintas... Mas é precisamente aí que tenho dificuldades em perceber como tudo se interliga.
Como é que o Gustavo concebe este "puzzle" que é o ramo da filosofia? As variadas correntes filosóficas e respectivos filósofos? Por onde recomendaria começar, por exemplo?
6:00
Concordo totalmente. Finalmente ouvi alguem falar sobre essa questão de não ser tao dependente a artigos de fé. Nao é todo mundo que consegue viver assim.
Sinto que estou bem perto desse estado de desapego que ele diz, Na verdade experienciamos a realidade de forma totalmente subjetiva e diferente, pessoas se apegam a crenças pré definidas culturalmente para compensar a incerteza esmagadora, mas quando você aceita que não existe um sentido universal e o acaso é inevitavel ou vc enlouquece ou vc mesmo da o sentido que quiser(seja ele qual for)o melhor é surfar nesse vazio mas sabendo que um dia chegara ao fim sem ao menos nem nós percebermos, por isso pra mim é experiência indescritível depende como você da significado ao nada.
Resumo:" vá até o fim no que escolher fazer da vida e viva cada dia como se fosse único."
Esta síntese que o Pondé faz da filosofia de Nietzsche e a explanação dos seus pensamentos com relação a base da visão nietzschiana do comportamento do homem é um convite para a refletir sempre em qual é o fim último do homem.
Não é possível porque a essência do além do homem é inumana. Estamos sempre em busca de mais, nunca satisfeitos; buscando inconscientemente significados para coisas pequenas no desejo de nos sentirmos especiais, preencher a lacuna de sentido. Acredito que esse tipo de filosofia daria certo para alguém que não tem sentimentos e acho que nem isso já que a "graça" é você gostar de ter esse objeto de luta e lutar, viver como se fosse um videogame e apreciar a vida e suas mazelas. Mas como diz Schopenhauer: somente a dor é real. A dor não é ignorável, e quem gosta de sofrer é um louco. A questão é que não controlamos como nos sentimos com relação aos nossos fracassos e nossos obstáculos. É inclusive irrisório pensar sobre isso em um momento de dificuldade. Preciso até reler pq sinto que posso estar distorcendo algumas coisas.
Deus é sim o grande criador de tudo, e concordo com Pondé, grande Luiz Felipe.
No final da vida muitos chegarão a conclusão que foi tudo em vão e que tudo isso é pura ilusão. Não faz sentido criar sentido para algo que não tem sentido. Não existe saída, mas a loucura pode amenizar a dor existencial. O meu concelho é aproveitar o intervalo e aguardar o final naturalmente, pois o fim é apenas o começo de novo ciclo. Acredito que a morte não tem consciência, mas posso estar errado 😉
Emil Cioran lhe aplaudiria por isso, rapaz! Bravo.
É o fim. Vou até abrir uma breja...
Enquanto isso, outros chegarão ao fim da vida com uma sensação de vida bem vivida, ao ponto de aceitarem a morte. Para descobrir o sentido da vida é preciso viver, isso que tu falou só acontece com aqueles que levam a vida toda buscando dar outro sentido pra vida, enquanto ela passa e no fim morrem sem conseguir. Somos todos diferentes, então, nossas vidas possuem sentidos diferentes. Só a morte é igual pra todos.
faz sentido torcer pro mengão
@@borgesdaltro4284 , tem sido a minha motivação de existir, as vezes eu passo raiva, mas faz parte
Muito boa esta análise. contradições à parte , idealizar o super homem admitindo que ele é parte do caos é mesmo uma utopia. Buda é o super homem nietzshiniano, ou seja uma idealização da perfeição humana, até porque cada um deve viver o seu caos, viver é uma experiência muito individual.
Acho infelizes as colocações "quando a realidade bate na porta" ou "você pode viver a ideia nietzcheniana até uns 20 anos". A filosofia dele prega exatamente contra qualquer fuga de realidade, e se necessário, aposta no seu enfrentamento imediato. Talvez seja de fato difícil vivenciá-la em sua plenitude, mas isso também de forma alguma é um problema. Acho que o mais interessante a ser notado em suas ideias, é o potencial disruptivo e salutar que elas oferecem para cada indivíduo, no sentido de descontrução e construção de paradigmas humanos, como no caso, a moral.
Várias colocações do Pondé são infelizes aí, na minha interpretação. Aliás, é um praxe dele, que lê absolutamente tudo à luz da visão kierkegaardiana de mundo dele. Isso leva na melhor das hipóteses a interpretações muito idiossincráticas, e na pior, a interpretações completamente desatadas do texto.
Tenho amigos que praticam essas filosofias sem nem saber
Incrível essa colocação!
Foi exatamente isso que pensei, Niet fala que a árvore mais alta é a que tem mais profundas raízes, eu nao tive uma mae que me amasse muito como ele descreve no video, nem um pai que não fosse fudido, muito pelo contrário minha vida sempre foi bem ruim em alguns aspectos, principalmente familiares, mas dps que eu descobri Niet eu passei a olhar isso tudo de outra forma, de certo modo encarei esse caos, continuo encarando, afinal tudo isso foi um modo de poder me superar mais, e passar por isso da melhor forma, com a mais elevada potência possível, isso é o que faz sentido pra mim...
@@rebecasilva2838 que relato incrível, pessoas como você são a prova que a filosofia de Nietzsche é possível 👏🏻👏🏻♥️
Amo a sinceridade de Pondé!!
O Pondé é um filósofo “com pegada” psicanalítica ‼️💟🌸🤍🌸💟
Luiz , por isso que ele é fantástico
Me balizo e vejo a vida como Nietzche porém com ressalvas, como Pondè disse a respeito dos limites temporais, contextos subjetivos das pessoas, eis que vivemos a era do pós-positivismo. Observando os limites do pós positivismo, entendo que é sim possível qualquer pessoa pensar e viver na linha de pensamento do Nietzche com toda certeza. Os fracos não conseguem mesmo.
O desejo tem duas formas de humilhar o ser humano. Primeiro é quando o realizamos e segundo é não o realizamos. Acredito que a grande maioria vai demorar muito pra perceber que por mais que se tenha vários desejos e os realizemos, nunca vamos descobrir o real poder e felicidade que reside "por trás deles". A felicidade não é produto do desejo, mas ela vem quando de fato não depositamos expectativas neles, quando percebemos os buracos que eles nos deixam quenado achamos que só seremos felizes se alcançarmos algo externo a nós, que na maioria das vezes não temos controle algum. Schoupenhauer e Nietzsch são filhos da mesma dor, mas entenderam a coisa de forma diferente. Um acreditava que o desejo era o problema, enquanto o outro apostava no desejo não intencional, ou seja, não condicionado pela cultura e pela religião com seus temores, promessas de recompensa e castigo, que para mim dá no mesmo. Vai levar a esse grande cansaço como entendia Deleuze. Na verdade para entendermos essa vontade de poder do "Ubermensch" temos que ficar nesse vazio, mas esse vazio não pode ser parte de um desejo intencional, vamos assim dizer um desejo consciente que parte do próprio vazio, da falta, mas algo que ocorre como resultado de um profundo conhecimento da falta e dos mecanismo de ação de fuga pelo prazer e pelo desejo. Ou seja, aprendendo como funciona todo o processo do pensar que é inseparável da compreensão do mecanismo inconsciente pelo qual funcionamos e herdamos de uma cultura que tenha domesticar o ser humano a ser uma cópia mau feita de um Deus imperfeito, que é o que somos. Só podemos lidar e viver com aquilo que reconhecemos e nunca o contrário, negando-o de acordo com os meios da cultura a vivermos valores fúteis e hipócritas que só serve pra mascarar esse profundo vazio que carregamos e buscamos preencher com as mais variadas forma de prazer e seguranças ilusórias. Talvez esse "gosto" que Nietzsch aponta como caminho de volta a um estado mais puro e original seja esse estado onde individuo depois de transcender a cultura, tendo cobrado suas forças vitais, orgânicas apreende a realidade dentro de uma outra atmosfera de experimentação dos sabores que não estão mais fixados nas estrelas de um horizonte fantasioso, mas agora num sentido terreno e mais próximo dessa ordem que emerge e vive dentro do caos, nesse eterno retorno que nasce a cada nova percepção e apreciação desse imenso poder criativo e benigno, sem o moralismo barato condescendente com a miséria humana e sem contemporizar nossa própria fraqueza e covardia. Encontrar a própria capacidade de ser a própria luz e sair dessas salas vaidades e mascaras.
No final das contas, se a vida não tem sentido e não há Verdade, tudo é um grande tanto faz.
Se é esse sentindo q tu atribui a tua vida 🤷♂️ É tbm sobre vc ter potência de criar significados pra tua vida
@@Micheloo4 Potência para criar significados significa potência para criar ilusões convincentes; no fundo, você sabe que é uma mentira e se vê num "tanto faz".
Não adianta florear.....essa é a consequência.
@@mzpaula11 acredito que vivemos e criamos essas ilusões por amor...
Porque é uma dor existêncial fudida pra suportar sozinho.
@@saulobibiano7884 Olá Saulo. O ponto é que , partindo da ideia de que não há Verdade etc, a própria noção de amor é uma ilusão, ou seja, o amor seria tbm uma espécie de farsa para evitar olharmos para a realidade da ausência de sentido.
E Saulo, só para esclarecer, eu pessoalmente não concordo com essa visão de Nietzsche, pelo contrário...sou cristão 😀. Só estou pontuando que do pensamento dele (Nietzsche) decorrem certas consequências que as pessoas não querem assumir.👍
@@mzpaula11 ent seria uma ilusão necessária pra se manter a vida, visto que no fundo não somos Nada, temos que colocar algo pra viver..
Pq se não o ser humano surtar ou vegeta dms.
pra quem realmente quer assimilar Nietzsche na atualidade, recomendo conhecer as obras do Michel Onfray
Vlw pela dica
@@suelysandriellyferreirados7255 é uma provocação? não entendi, Nietzsche é um dos autores mais práticos que tem, eterno retorno, valorização do corpo, à crítica a moral cristã e ao dualismo platônico alma corpo. Todos são conceitos atuais pros dias de hoje. Agora sobre kierkegaard não vou me atrever a comentar pq conheço muito pouco
@@tower5221onde vc viu como crítica amigo?
“Estou convencido de que Schopenhauer é o homem mais genial de todos. (…) Ao lê-lo não posso compreender como o seu nome pôde permanecer desconhecido. A única explicação possível é a que ele mesmo repete tantas vezes: há quase só idiotas no mundo.” Leo Tolstoy
Acho que todos, ou a maioria, dos pensamentos filosóficos são validos, mesmo sendo cristão posso ver sentido no pensamento ateu, é simples, eu tenho fé, ele não, e nenhum está de fato errado.
É inegável que temos livre arbtrio, tanto no pensamento cristão quanto no atéu também, então, acho eu que ponto de vista sobre a vida é uma tautologia.
Atualmente, eu, nesta minha metamorfose estou vivendo ou acredito que sim, a filosofia de Nietzsche (Talvez, seja pq eu seja um jovem ingênuo)! Sou admirador da filosofia de Nietzsche, acho muito interessante muito mesmo. Sobre o Super Homem de Nietzsche e a "vibe" de viver uma vida levada ao acaso e neste "caminho" da sentido aos acontecimentos, bom, acho qu seja possível sim…pois tudo acontece por uma "razão" e esta "razão" é vc quem cria, ou seja, isto te faz sair da passividade e coloca na ação totalmente ativa.
(Enfim....apenas um admirador tentando entender.)
É, acho que você é só um jovem ingênuo 🤣
@@joaovictorbraga8157 seu humor é bem elevado, acredite se quiser não consigo parar de rir.
@@Ouroboros-vc5tf
Não, não quero acreditar, pois não acredito em nada porque Deus está morto.
Agora sou um niilista ativo, um super homem, crio minhas próprias razões e vivo a filosofia de Nietzsche 😎.
@@joaovictorbraga8157 ksksksk
@@joaovictorbraga8157 Ironias
Você só vai viver realmente quando aceitar a sua realidade. Saiba viver de acordo com suas condições e seja grato por tudo que você tem.
Verdade guerreiro
Não, porque é uma utopia, n da para viver sem moral, ah N ser que o ser humano se isole e vive isolado da sociedade ou comunidade👍
O homem além do homem é real e alcançável. Entretanto, como a própria filosofia de Nietzsche, não é para todos.
Um mundo utópico, mas eu sou fã desse maluco beleza. E no meio dessas utopias encontramos coisas muito interessantes.
Sonhos impossíveis e egoísmo exacerbado
Concordo com você Patrícia, sou muito contrário a simplesmente não tentarmos entender estes pensadores porque são complexos. Se já agimos como agimos, imagina o que seria de nós sem eles?
@@marcelofontes6310 E isso importa ? Kkkkkkkk, vocês que se dizem niilistas são uma piada, pregam a ausência de significado na vida, mas não querem morrer. Kkkkkkkkkkk.
@@ryplay2554 Minha primeira pergunta é, quem disse que sou niilista? A segunda é, quem disse que não quero morrer?
@@marcelofontes6310 Ah, entendi, então você quer morrer né ? Que bom, vai lá então, neste exato momento, pode ir. Kkkkkkkkkk. Se não se matou neste exato momento, é um hipócrita de fato.
É o tesao,o sentido da vida!
Grande filósofo alemão inspiração pra muito movimentos e indivíduos! Há muita coisa interessante na filosofia de Nietzsche, gosto do super homen! Apesar de suas limitações terrenas... 👆🇩🇪
cresci em berço cristão e tinha aquela idéia de um Deus a qual os relógios dizem , começei a fazer uma leitura um pouco mais precisa com calma e tenho uma idéia diferente daquela versão aprendida na igreja....Quem é Deus ? de onde ele se formou ? acho que vale super pararmos pra pensar de forma recional e deixar a fé um pouco de lado só pra reflexão
O sentido da vida é viver !
Acho que a grande questão não seria responder qual o sentido da vida, mas sim responder o que é viver!
Viver uma vida supérflua de prazeres momentâneos submetido aos jugos dos meus impulsos.
Você tem a força ativa e com ela a força reativa. O que entendo é isso, você pode fazer tudo o que quiser, mas saiba que você terá que ter peito pra colher uma baita força reativa.
Acredito que seja preciso bem mais que loucura para fugir desse vazio existencial que abriga em nós, cometer as insanidades das paixões trazem tanto prazer como dor e o tesão por alegrias efêmeras algum dia você também perde assim como a energia jovial com a chegada de mais idade, insanidade é pensar que essa sede dura pra sempre... é preciso apostar em relações mais fortes, nunca esquecer de fazer o que se ama e colocar em prática o que acredita que é certo pq o mundo tá cada vez mais sujo
Belíssimo, obrigada por suas palavras
@@mirellymedeiros8298 ; )
Só gente trouxa sente vazio existencial. Eu não preciso de Deuses e nem sentido de vida. Só viver e conquistar o máximo que puder e ter as melhores e intensas experiências. O mundo e gigantesco cheio de coisas para fazer e conhecer, muitas oportunidades e possibilidades esperando para serem agarradas e aproveitadas. E clara para quem consegue vê-las.
Quanta sabedoria em um comentário, que seu entendimento continue multiplicando e agregando a outras pessoas.
Rayron François teu comentário contem tanta ignorância que prefiro não levar adiante mas que bom que sente-se melhor que os outros dessa forma
O Nietzsche. Mostrou a insignificância humana mas também a pujança humana de viver seu agora. Sem se esquecer de sua realidade. Que e dura e bela
Gosto muito do Nietzsche...mas confesso que dos filósofos ñ racionalistas Schopenhauer é o mais lúcido e que melhor explicou a vida.
Que legal a discussão sobre Nietzsche :D
Excelente conteúdo! No entanto, não concordo com o Pondé quando diz que o Ubermensch (além-homem) seja utópico, mas concordo que são necessários certos pré-requisitos. Na perspectiva Nietzschiana, Platão ao dividir o cosmos entre mundo físico e mundo espiritual, criou o sentimento de culpa na sociedade, uma vez que teríamos que provar à Deus porque merecemos ascender ao céu. Quando Nietzsche "mata Deus", ele quer dizer que este Deus que julga, que castiga, que é próximo de nós no modelo judaico-cristão não existe, portanto, não temos que provar nada à ninguém. Ou seja, não somos mais importantes no sentido cósmico do que qualquer outro animal ou inseto. Ao assimilar este conceito, diminui-se a necessidade de cumprir certos padrões impostos pela sociedade, fazendo com que este indivíduo viva de maneira mais livre e autêntica, uma vez que este entende que não há para onde ir, apenas sua consciência.
Um comentário digno de ser lido! O (além do homem) é a superação de si. Na filosofia de Nietzsche ele está no imanente nao no transcendente/ substancial como Pondé afirmou
Só não esquece que o ser humano tem raciocínio, e animal não, e sem leio não a mundo, aliás se não houvesse leis ou algo do tipo já estaria tudo acabado
@@i_love_filosofia mas Nietzsche não defendia um mundo sem ordem ou sem lei. O problema foi elevar a lei a um grau superior a propria vida. Pra Nietzsche não há verdades absolutas, tudo diz respeito a um campo de forças (vontade de potência) a lei existe, mas ela deve sempre estar associada a vida, ao movimento, a transgressão. Hoje a "verdade" existe, mas amanhã ela não existe mais. A linguagem é apenas um acordo entre cavalheiros.
@@gabrielmenezes601 sim eu sei, mas digamos que não a como viver como ele dizia, aliás a verdade absoluta existe muitos dizem que não mas sim ela existe
@@gabrielmenezes601 ordem e lei são pensamentos abstratos no pensamento de Nietzsche. Se eu entrar na sua casa hoje e matar sua família toda não faz sentido nenhum. Se leis morais objetivas não existem então tudo é permitido. Não tem sentido criticar o nazismo por exemplo.
Acho que ter uma missão divina vai além de nascer... Acho que você ganha a missão quando desperta em vida, e só terá êxito se acreditar em si. Mas por puro achismo, a fé causa menos dano colateral quando direcionamos para nós mesmos e não para o externo. Para o externo, basta o que ele perceber em nós e não ao contrário.
A senhora Scarlett Marton fala com propriedade sobre Nietzsche, o conhecimento dela é absurdo, vale a pena conferir.
Up!
Eu vejo uma certa beleza no que Nietzsche fala, na premissa que não há sentido prévio na vida, mas você vai pra cima, você cria seu sentido. Um pouco melancólico, um flerte sedutor com a depressão em certo grau, mas ainda vejo beleza nisso.
Não há beleza proveniente da inexistência de um significado, restando apenas o vazio e só.
@@ryplay2554 Bom que você pensa assim. Por isso eu disse EU, e não NÓS
@@luanrockNroll1 Não penso assim porque quero, é porque é a verdade, não se tem como extrair algo bom vindo de algo ruim.
@@ryplay2554 Tá bom.
Luan, desculpe discordar, o Nietzsche não diz que você cria sentido, ele afirma que a vida não tem sentido e o super-homem consegue superar esta falta de sentido, aí a utopia, pois todos, nesse ponto, mergulhamos na melancolia, vivemos toda a vida em busca de um sentido, por mais que neguemos.
Viver ao acaso fazia sentido na época de Nietzsche e aos olhos dele, pois outros filósofos e pensadores que viveram antes dele e tiveram vidas mais difíceis e simples defendiam a visão de vida estruturada e planejada.. Ainda sim, nos dias de hoje, nada mudou. Há quem busque constantemente o vazio.
Muito bom o Pondé!!
Arthur Shoppenhauer foi um filósofo irracionalista (romântico) assim como Nietzsche.
Para os irracionalistas, o fundamento da vida ética são os instintos ( paixões) e não a razão.
e não são? sabamos o certo, mas nem sempre o seguimos..
Nunca senti simpatia por esse Sr., essa é a primeira vez. Concordei com ele, embora eu não tenha competência para concordar ou discordar de qualquer desses estudiosos, seja Pondé, Carnal, Clóvis de Barros, Cortella...etc... enfim.
Extremamente lúcida e simpática essa fala, pelo menos para mim. Gostei muito.
É impressão minha ou a presença do Pondé deixou o Monark mais inteligente?
Apesar de ficar claro na entrevista que o Monark pensa que o Übermensch (super-homem) do Nietsche é o Superman dos quadrinhos. kkkkkkk
Não. Acho que ele só falou menos.
@@Orcotico kkkkkkk boa!
ele só se conteve em falar tudo oq pensava pq tinha medo de falar merda como faz com a maioria dos convidados
@@otaviomarques5395 Deve ser isso mesmo. kkkkkkk
Não, com certeza não.
Vejo que aqui o papo é outro nível.
Show, gosto demais do Pondé. Me parece baixou o espírito do Clóvis de Barros nele por causa de algumas expressões, mas nada que tire sua capacidade e nada contra o Clóvis que também é outro monstro.
as filosofias se cruzam, se completam, se transformam. nao há nada de errado nisso.
Todos sim tem um propósito, mas esse propósito as vezes não chega nessa vida, talvez chegue só na próxima é que também depende exclusivamente do próprio indivíduo buscar por ele. Nós crescemos em uma sociedade onde a disseminação de informações errôneas é completamente normal, então crescemos acreditando em crenças e pensamentos que nada tem a ver com a realidade e que por muito criam barreiras que enraizadas no nosso inconsciente, nos impedem de enxergar além desse plano físico.
Tudo a nossa volta tem um criador, os celulares que utilizamos, as paredes que nos cercam, a luz que sai do teto, o concreto em que caminhamos. Se pararmos pra analisar exatamente TUDO tem um criador. Se pararmos pra pensar ainda mais, os animais, as florestas, rios e lagos, mar, céu, sol… quem é seu criador? É de fácil compreensão de que existe um criador maior sobre nós e que nos ama muito e quer que sejamos felizes, nós enquanto seres humanos é que complicamos as coisas e agimos de forma egoica. A partir do momento que despertamos e percebemos que essa realidade é falsa e o plano espiritual o verdadeiro, é a partir daí que podemos vislumbrar o nosso propósito nessa vida térrea.
Nascemos sem propósito. O propósito é construído por nós mesmos...
Mano eu tive um ótima mãe e um pai razoável como Pondé falou, eu realmente sou menos dependente de artigos de fé! não acho que a vida tem que ter propósito e nem acho que ela tem, mas ela faz sentido pra mim.
a religião é fruto de uma falta de figura paterna.
Nietzsche se identificaria com o face book. Gratidão pela explanação perfeita! [rindo aqui do super homem, depois tomar remédio]
Grande Ponde.
Há trinta e seis anos que eu sem querer vivo a filosofia Nietzsche . Preciso ler mais dele . Vi só zaratustra sair de sua caverna e falar para quem não sabe ouvir . Gostei da leitura mas reconheci que o livro ainda é muito para meu nível iniciante de leitura .
É claro,po. A língua portuguesa tem 5 mil significados pra uma só palavra....e nesse livro traduzem sempre pro significado mais difícil. Mesmo que entendemos, fica uma leitura mais pesada que o normal. Na versão em inglês não é tão difícil e é recomendado até em escolas. Aqui no Brasil nem universitário da conta
@@lucasbellini7243 assim q é bom pow, quanto mais rebuscado melhor
@@Melosales33 não deveria ser assim mas td bem ksksks
você definitivamente deveria ler e tirar suas próprios conclusões ou tudo que vc vai saber sobre Nietzche é o que os outros acham dele
Leiam crepúsculo dos idolos.
Muito top esse assunto.
Cara, a pessoa que quer viver alguma filosofia, não entendeu nada da função da filosofia...pelo contrário, se tornou um religioso.
E não seria, a filosofia, uma religião?
@@henriqueaurelio8117 não, filosofia não é religião. São duas coisas totalmente diferentes. Recomendo você assistir as aulas da casa do saber, além de um livro básico de filosofia, do ensino médio mesmo, para você saber e entender as diferenças. Grande abraço
@Fabricio Costa amigo, com todo respeito, não sei se possui formação filosófica ou se já aprofundou no estudo da filosofia, mas há muitas incoerências no seu discurso, que reflete muito senso comum, da ingenuidade do "mais ou menos" à crítica rasa do "academicismo inócuo", que inclusive é uma crítica oriunda de quem nunca se dedicou a academia, o que é de fato uma falácia. Sugiro começar do começo, com um bom livro de Introdução a Filosofia. Eu recomendo o do Celito Meier para ensino médio ou Convite Filosofia da Marilena Chaui, mais detalhado nessa função. Bons Estudos.
@Fabricio Costa oh meu querido, te recomendo leituras e puxo sua orelha com conhecimento de causa, e sou arrogante? Se você realmente acha que explicar estes aspectos aqui é possível, sinto muito, não aprendeu nada com filosofia. Gostar de algo não te faz conhecedor, apenas admirador. Um último conselho deste "acadêmico inócuo" que vos fala: filosofia não é "assunto", é estudo, dedicação e reflexão. Se tiver humildade de absorver isso, progredirá. Desejo-lhe sorte e menos fúria em rede social.
Em termos bíblicos antes de Adão e a Eva cometerem o primeiro pecado , a vida era exatamente como nietzsche descrevia .Mas depois desse pecado veio a morte , então as pessoas teriam que lutar(trabalhar) pelos recursos para se manterem , e ae a vida muda totalmente, já não é mais o paraíso que Deus havia planejado e se transforma no que é essa loucura que vivemos .
Sério que estás vivendo com esses pensamentos de Adão e Eva?? Vixe.
Eu sigo a filosofia de Nietzsche, levo ela para a vida, ele é meu filosofo preferido pois ele pensava do mesmo jeito que eu.
Não é você que pensa do mesmo jeito que ele pensava?
Gratidão 💕😊
O engraçado é que Nietzsche viveu uma vida muito infeliz e ressentida. Não conseguiu viver a própria vida como ele idealizava e ainda era controlado pela própria mãe e irmã.
Devemos nos inspirar não em sua vida, mas em sua escrita, só assim pra fazer sentido rs
A diferença entre o entrevistado e entrevistador é gritante.
Nietzsche viveu delirando entre o pico de sua inteligência e o abismo de sua imaginação.
Ótimo comentário
Nietzscheedamente (nitidamente) neste vídeo está a diferença de quem buscou conhecimento e adquiriu experiência para quem ainda é ou sempre será jovem e tolo.
Eu vejo esse modelo de vida nietzscheano como utópico, imaginemos uma vida sem valores morais e éticos, sem os valores cristãos, com seres humanos egoísta, e competitivo por natureza seria um caos, e o medo está altamente ligado com evolução cognitiva do ser humanos esse foi um dos fatores que levaram o homem ao topo da cadeia, quando você tem medo, receio você planeja, monta uma estratégia, usa a racionalidade para se sobressair, aqueles que usam a vontade de potência, a coragem a loucura se precipitam, além do mais o medo se faz presente na vida de todos. Todo mundo sente medo de algo, medo da morte, medo perder o emprego, medo da lei, medo do inferno, medo do escuro, medo de amar, medo de não ser amado, até os poderes tem medo de que não tenhamos medo, enfim o medo é algo natural, que equilibra nossas vidas, a natureza da vida é sentir medo, e se tomarmos por exemplo a própria vida de Nietzsche, veremos que esse modelo de vida não deu muito certo, tentanto por em prática esse modelo ele se tornou pouco sociável, rabugento, não teve sucesso na vida amorosa, vivia loucamente uma vida buscando os prazeres do agora frequentando bordéis, contraiu sífilis que posteriormente o levou a demência mental e a morte, então eu não acho que esse seja um modelo de vida viável, Nietzsche foi um grande filósofo e tem outras linhagens de pensamento interessantes, más esse em questão eu acho bem utópico. Lembrando que esse é meu ponto de vista, e não uma afirmação, pois não há verdades que não hão de ser questionadas, e porventura lembrando de Hegel, a vida também é uma dialética , toda tese gera uma antítese que se funde em uma síntese e posteriormente da origem a uma nova tese e assim por diante...
Finalmente um comentário sensato. Só vejo o pessoal idolatrando Nietzsche, e você deu um belo exemplo que essa filosofia de vida dele não dá certo, só pegar a própria vida do cara pra perceber isso.
Sem os valores cristãos foi de foder, mas eu concordo com vc
@@Mikebrooding E tá errado? Sem os valores cristãos a sociedade já teria se tornado um completo caos.
@@Mikebrooding Tira os valores cristãos enraizados na sociedade e tu ia saber o que é caos
Sim. Não à toa Nietzsche é associado com nazismo, que também tinha como grande ideal a "beleza". Se sua filosofia fosse tomada ao pé da letra por todos, as consequências seriam nefastas
Acreditar que não acreditamos em nada, é crer na crença do descrer.
A paixão, a fúria “criativa”, de um serial killer ao matar, de um genocida ou corrupto ao ver a humanidade sofrer, pode, então, ser justificada em Nietzsche, mesmo porque a moral, nesse caso, não deve ser considerada? Viver Nietzsche seria o hedonismo do super-homem?
Seria ele um anarquista? Rsrs
@@alanaalmeida6749 Como utopia sim, mas o anarquismo defende a ajuda mútua, a cooperação.
A moral é uma ilusão. Essa construção se deve por valores de vida e pessoas sem valores não se importam.
O que é uma pessoa sem valores? Além de fútil
@@alanaalmeida6749 valores de vida são as características que moldam nosso caráter. Alguém que é psicopata (sem empatia pelos outros) não compartilha dos mesmos ideais do povo que preza o que é certo e errado, apenas camuflam com suas máscaras sociais. (Opinião de um ninguém)
Acho que Pondé simplificou demais a filosofia de nietzch. A filosofia de nietzch era contestadora sobre as crenças humanas e bastante discursiva. Nietzch não fez sua filosofia só para seu tempo, ele propôs um pensamento evolutivo do ser
É um podcast. Não tinha como aprofundar muito né.
Nietzsche era do rolê, entendi, eu fui um Nietzsche até meus 22 anos, bons tempos, pena que depois veio vários boletos e responsas.
Não necessariamente mano, o sentido que a gente daria pra vida é completamente subjetivo
Amor fati meu caro amigo, tente reler suas obras mas agora com mais calma.
Vc leu meio errado ksks
Se você precisar da ajuda de Deus para pagar boletos, então de fato Nietzsche não era para ti.
Ate onde eu sei ele tinha doenças mentais e ficava trancado no próprio quarto. A vida de Nietzsche é q vida quê ele "idealizava", não a vida que ele realmente vivia
Parabéns Professor
Pensar no viver como um fim em si mesmo, sem a expectativa de um além morte ... e definir seus ideais morais sem hipocrisia (e sem esperar daí aquela recompensa maravilhosa do paraíso)...
Já é um bom (ótimo) começo.
Já é um bom começo ? Kkkkkkkk, Ah sim, já é um bom começo para tacar o fod**** para tudo ao seu redor e se afundar nós prazeres dessa vida, morrendo aos poucos.
@@ryplay2554 kkkkk psr
@@ryplay2554 Não exatamente amigo, se você não afunda nos prazeres da vida e mete o foda-se para tudo ao seu redor só porque espera uma recompensa na vida após a morte (paraíso) é problema seu, eu não cairia nesses prazeres porque sei que faz mal para mim enquanto estou vivo. O pensamento não é: "Se não existe nada depois da morte e não tem sentido, então foda-se tudo e bora pra putaria", pois isso é uma "filosofia" extremamente burra, se temos ciência de que não existe depois, de que só vivemos uma vez e é a nossa única oportunidade para isso, temos de aproveitar e prezar por ela ao máximo, pois cair nos prazeres da vida não é ter cuidado com a vida. Vivemos em ordem, seguindo as regras e normas morais e sociológicas mesmo não acreditando que um ser todo poderoso nos criou e que, só por temos nos desenvolvido mais racionalmente do que os demais animais, somos o centro do universo.
Fora a moda lamentável dos palavrões, Pondé é maravilhoso !
Ain
A não religião é o que há de mais sublime em Nietzsche.
ai é que está a demência de Nietzsche,ai que mora o perigo, o abismo desejado da mente doentia do filosofo .
A ideia de criação do Universo por deus é uma ideia que não pode ser provada mas também não pode ser negada. É uma ideia muito bem concedida.
Mas a realidade, em grande parte, é trágica, então faz todo sentido a maneira como Nietzsche via a vida.
o super-homem deve ser alguém que pode ser muito mais alto do que o homem comum. Algo semelhante ao que os macacos significam para nós. Acho que é possível de alguma forma, só temos que ter esse objetivo como sociedade. A sociedade de hoje ainda não tem uma meta e, se a tem, não é o máximo que as aspirações humanas podem desejar.
Ponde um vez disse: " a vida é um jogo que vc sabe que vc irá perder no final " ...
Kiegard também angústia
Pois é....só um tapado não sabe disso. É preciso um filósofo com papel pintado pra dizer pros outros.
Quem tem o privilégio de despertar a consciência profunda, o que é raro, seguirá por um longo caminho de descobrimento interno, e só assim descobrem o seu propósito aqui.
Teve uma figura famosa que dissecou e viveu Nietzsche... Jim Morrison!
exatamente
lendário, jim!
@Correa por qual motivo você acha que "não deu certo" só porque ele morreu?
@Correa eu enxergo o jim como se fosse uma pessoa formada a partir do Nietzsche e do Aleister Crowley (tirando a parte religiosa, digo a respeito do hedonismo)
Jin Morisson, Homen Animal? Jin Morrison das HQs?
Schopenhauer foi o cara...
Existem duas realidades, a socioeconômica e a sócio-histórica-cultural
Uma diz respeito ao todo e a nosso papel como individuo e a outra sobre nos mesmos e nossas representações..
Acho que não tem essa dicotomia de ser até os 20 anos ou não, acho que de tempos em tempos vivemos a pelo dinheiro e em outros tempos pelas paixões..
A utopia (ou o centro do pendulo) seria ganhar dinheiro com suas paixões.. mas qualquer estabilidade é efêmera. É a infinita insatisfação que nos move.
Nietzsche é meu coach de vida!
S
Meu também! Li todos seus livros
Sinto muito!
@@Alixim225 quem é sua fonte ou referência na vida?
É Jesus Cristo?
@@carcarasilvestre8526 sem querer criticar a sua opinião (ate pq nem tenho conhecimento o suficiente pra isso)
Mas qual seria o problema (e se n tiver diga pelo menos o motivo da sua preferência a Nietzsche) de ter Jesus como referência?
Para se tornar o super homem, primeiro ele tem que ser ou se tornar rico. Depois usar e abusar das coisas da vida. Nietsche tambem era muito mais inteligente que a media e isso tb vai definir suas próprias expectativas, além disso ele imagina a vida sendo uma constante superação da própria vida. Mas isso necessita coragem e muita autonomia. Por isso acho que para viver dessa forma a pessoa alem dessa ansia pelo desfrute do prazer e da coragem perante a vida tem que ter necessariamente uma boa ou grande independência financeira…
Eu não acho q todos nascemos com um propósito do caralho kkkk, tem gente q só existe
Olha uma Grande alma! Finalmente acho uma pessoa muito mais inteligente q eu! Sabe oq isto significa? isto é, VC é o meu guia aqui. meu querido tenho umas dúvidas; E acho q VC pode mim responder. Responda se for capaz; diga -me; VC quis dizer q Ninguém tem ou só alguns (ou nem ou todo mundo) tem propósito? "Tem gente q só existe" , VC n disse? mim explica uma coisinha; Então o fato de "só existir" afeta o futuro sem a vontade de fazer um belo,no agora? Isto é; construir uma bela vida com bases intelectuais,cm a vontade no filosofar. E outra coisa q VC tem q explicar; o propósito é feito da nossa vontade à realização? Ou simplesmente Não precisa de vontade pq as coisas já acontecem sen sentidos (prévios)?
Gosto de Nietzsche , não pelo seu legado , mais sim porque me mostrou que posso ser quem eu quiser ser , e que posso sim mudar de opinião se caso desejar , quantas vezes eu quiser , me mostrou também a importância da liberdade de pensamento , ser liberto para escolher .
Agora existe um abismo em gostar dele e segui lo como um guru kkkk
Hahaha e mesmo simpatizante de sua filosofia acredito na força criadora ,. Deus !
Espero ser aceita em algum grupo de filosofia 😜
Grata pelo papo agradável pessoal 😘
Você é cristã?
@@leopg1093 não sou não , faço apenas junções de fractais na minha mente , de acordo com algumas questões que absorvi com o passar dos anos .
Não sou religiosa fanática , nem praticante .
Na verdade sou o que chamamos de médium , de acordo com minhas experiências tenho minhas crenças ❤️
Eu suponho que os “filhos da mamãe” não teriam coragem pra fazer essa mudança toda. Rola a questão do apego, né? A não ser que a mamãe também seja da área da filosofia e uma pessoa mais acadêmica. Ai, de repente, pode rolar. Mas se a gente pensa no “amor da família comum”, acontece muita zona de conforto. Que é um prazer aprisionador.
Aposto mais que os renegados, rejeitados, abandonados pela família, mas que por acaso do destino chegam a ter contato com esse conhecimento vindo de Nietzsche ou de alguma outra fonte que igualmente propõe libertação, tipo um Osho, até tem mais chance ser os que encarnam o Super-homem. Afinal, o que tu tem a perder? Nunca teve amor de ninguém, tua família te maltratou, a sociedade não faz nada muito diferente disso com as pessoas também 🙈😆 o que é se jogar no sentir da vida sem sentido quando você não tem nada? Bem mais fácil.
Nietzsche era um fanfarrão.
"A fé precede, o intelecto segue" Santo Agostinho de Hipona
o ser humano cria limites para que possa viver em sociedade e mentalmente estável por isso
Nietzsche não é um exemplo a ser seguido, a menos que você queira acabar a vida igual a ele, num manicômio.
Nossa irmãozão, mas aí tu foi pro ad hominem feio, uma coisa são as ideias que Nietzsche tinha e os conceitos que ele ofereceu, outra totalmente diferente é a sífilis que deixou ele piradinho de pedra.
Teve um mais famoso que acabou na cruz.
O melhor nessa entrevista de Pondé: ... a realidade bate a porta (e bate mesmo) ... super homem não existe é uma utopia, nem o homem que transcende. Quem assim pensa, começa se achando um super homem que não precisa de nada, que não precisa acreditar em nada (DEUS) e acaba em anti depressivos ... Deus não tem como você pegar !
acertei uma questão do enem so por ver esse podcast kkkkkk
Paro tudo pra ouvir o Pondé!!