Nicodemus ja tinha explicado essa questão: a violência é o ápice do abandono do outro. Agressão não é assunto para pastor ou conselho resolver, mas de polícia.
Que bom que ele mudou. Certo video do "Em poucas palavras" ele respondeu que a mulher deveria pedir graça para suportar a violência. Na época achei de extrema falta de sensibilidade
Exato! Mas tem um porém a citar: violência doméstica muitas vzs está relacionada a traição; a mulher qdo trai o marido ela comete duas 'penalidades': adultério e induz o outro a agredi-la(alguns homens partem para isso), o q é crime. Ou vice-versa, o homem adultera, a mulher agredi(joga água quente, quebra garrafa na cabeça do cara, o arranho todo, enfim). Para um casal cristão amadurecido e mais raro a traição acontecer, mas casais problemáticos que ainda bebem leite na caminhada, é mais comum. É cada pepino terrível para resolver, que só a graça mesmo.
Vi essa pregacao e essa foi uma opiniao pessoal dele no versiculo que fala sobre abandono, pq abandono ali e literalmente o fisico, nao da pra ficar resignificando isso, como fazem, que foi o que ele fez tambem, isso tambem esta errado. Daqui a pouco vao surgir N visoes de cada um para o que e abandono ali tratado por Paulo e pessoas querendo se divorciar pelo que bem entendem. Sem contar que nem pode ser clausula para divorcio, para alguns estudiosos da palavra de Deus, o proprio abandono fisico tratado ali, ou seja, ainda e uma questao de debate tambem, o que dira entao ficar reesignificando isso . Tem que procurar argumentos e textos biblicos que dao mais base para falar da questao da agressao dentro da biblia.
Cara, pra que esse malabarismo retórico todo pra defender algo tão simples? O casamento é uma aliança e no ato cerimonial é feito um juramento, agressão é por si só uma quebra desse juramento. Fim.
O narcisista do meu ex marido sempre assiste o Yago, espero que veja esse também! Ter me colocado pra fora de casa foi o melhor que você fez. Estou liberta das suas grosserias, abusos e sua violência psicológica ❤🙏🏽 Melhor ficar sozinha a vida toda do que morrer aos poucos ao seu lado!
Parabéns irmã. Fico feliz demais quando vejo comentários como o seu. Sua vida está em primeiro lugar ❤ Não consigo entender esse povo que prefere morrer tentando salvar o casamento do que salvar sua própria vida e honra. Eu também estou solteiro e graças a Deus me amando acima de tudo.
@@handersonholanda5958 o maior mandamento é amar a Deus acima de tudo, não a você mesmo. Tem mesmo que resguardar sua vida, mas com o cuidado de não adotar um discurso idólatra e egocêntrico. Salvar a própria "honra" está muito distante de preservar a vida.
Parabéns Yago! Tenho muito respeito por você. Fiquei casada por 30 anos, traições, mentiras, violência psicológica, patrimonial, gaslighting, Fazia o espelhamento dizendo que eu era a culpada de tudo. Graças ao meu bom Senhor meus olhos foram abertos e com a ajuda de Deus e muitos irmãos e amigos consegui me divorciar. Continuo acreditando no casamento e em relacionamentos saudáveis. A cada dia estou ressignificando a minha vida, não penso em um novo casamento, estou bem assim. Gosto da minha companhia e não tem problemas com a solitude. Com 58 anos, voltei a estudar, já li mais de 90 livros, penso em cursar uma faculdade curtir meus filhos que são parte da minha alegria. Vou conhecer meu netinho que tem 10 meses e mora fora do país, serei avó novamente e tenho por perto minha filha que me ama, minha igreja e a esperança de ver o meu Senhor um dia.
Que Deus te abençoe irmã, e espero que ele te dê muitos anos de felicidade e amor, para compensar toda crueldade que você sofreu. Também sou vítima de um lar com um pai abusivo. Eu, minha mãe e meus irmãos sofremos horrores na mão de um "homem de deus".
Parabéns Yago! Que vídeo hein! Queria ter assistir esse vídeo há uns 11 anos atrás, quando eu estava no meu primeiro casamento. Minha ex-esposa era uma pessoa muito desequilibrada. E eventualmente(pelo menos 2x por semana) ela pegava uma faca, me ameaçava de morte, às vezes me agredia e até me xingava provocando pra que eu revidasse(coisa que nunca o fiz). Na época procurei ajuda em algumas igrejas, mas todos tinham o mesmo discurso: casamento é pra sempre e uma vez só! A não ser que haja adultério. Eu estava exausto daquilo tudo e pensava até em tirar minha vida muitas vezes. A gota dágua foi quando ela disse um dia que eu estava traindo ela, e me perseguiu até meu trabalho escondida. Passou o dia me monitorando como detetive. Quando sai do trabalho, surpreso, me deparei com ela furiosa porque não havia encontrado nada. Disse que eu estava escondendo e que eu sabia que ela estava lá, por isso que não fiquei com a amante. Chegamos em casa e com toda discussão ela pegou uma faca, me prendi no quarto e ela começou a destruir a porta. Tive que fugir de casa porque se não eu seria morto naquele dia. E pra variar, ela me seguiu, foi até a casa da minha irmã(onde eu estava). E na cara de pau mentiu não lembrar de nada do que eu estava falando. Não quis arriscar e dormi na minha irmã. Depois disso, fui me aconcelhar com um amigo que era pastor e ele me apoiou. Finalmente aquele inferno ia terminar. Ela ficou com a casa mobilhada e eu com o PC que era da empresa que eu trabalhava. Nunca havia sido tão feliz nos anos que estava com ela como naquele dia da separação. E antes que alguém diga que eu sabia como ela era antes de casar: NÃO! Eu não sabia. Ela mentiu sobre muitas coisas. Inclusive acusou a mãe dela de coisas criminais muitos sérias, que depois descobri que eram mentira. E isso tudo porque ela tinha ciumes de mim com sua própria mãe. Depois disso fiquei 2 anos divolciado e me culpando por muitas coisas que alguns irmãos me julgaram e condenaram. Até que o Senhor me deu o mesmo entendimento desse vídeo. Hoje, estou casado há 8 anos, com uma mulher de Deus maravilhosa, temente ao Senhor e que é o grande amor da minha vida. Posso dizer que é uma companheira pra todas as horas! Temos uma linda filhilinha, a Rebeca, de 6 meses. E posso dizer: eu e minha casa servimos ao Senhor!
Minha posição quanto ao divórcio nestes casos está relacionada a minha própria história. Senti na pele a violência doméstica, o cativeiro privado, a submissão de alguém autoritário que não me deixava ir à igreja. Na separação, Deus me deu a chance de escrever uma nova história. E também que minha filha possa escrever uma linda história quando se casar, não repetindo os mesmos erros. Hoje além de uma família linda e uma paz que só Jesus proporciona, eu trabalho no judiciário e lido diariamente com pedidos de Medidas Protetivas contra agressores.
O Dr. Augustus Nicodemus tem essa mesma posição teológica. Ele argumenta que, uma vez acontecendo a agressão física, não havendo arrependimento, a igreja considera o agressor como um descrente por ter abandonado a aliança feita com seu cônjuge de protege-la. Logo, a outra parte está livre para se divorciar.
Ninguém deve se sentir medo estando dentro de sua própria casa. Pior ainda, sentir medo daquela pessoa que deveria lhe proteger e dar a vida por você. Já pensou você passar o dia sentindo medo, de assaltos, de abusos etc… e ao chegar em casa continuar sentindo medo? Sentir medo 24h por dia? Isso destrói o psicológico de qualquer um!
Queridas e queridos também Se sofrer agressão , corra ! Se divorcie ! Consiga ordem restritiva ! Quem bate em seu cônjuge seja homem ou mulher pode vir a fazer coisa pior e te deixar no caixão.
Excelente argumento, o vídeo do pastor falou apenas em um lado, sendo que o número de homens agredidos é muito maior, mas os caras aguentam calado. Eu já fui agredido pela minha esposa 4 vezes, tenho até uma lesão no dedo indicador até hoje devido a uma agressão.
@@handersonholanda5958Não ri disso. Isso é nojento rir de homens que foram abusados. Homens também são pessoas e merecem respeito assim como as mulheres. Deus ama a ambos homem e mulher.
Abandono nem sempre é afastamento físico. A negligência também é abandono. O abuso físico ou psicológico também é abandono. E o abuso psicológico não acontece somente contra a mulher, pois os filhos de uma mulher abusada sofrem tanto quanto a mãe.
@@maironbrendo na verdade ta mais que ampliacao, ta mudando o sgnificado, abandono e abandono, o texto nao traz margem pra outra interpretacao. Agressao e errado e e logico isso, mas recorrer a esse texto pra tentar falar sobre agressao ta tao errado quanto, e cada um dando sua interpretacao pra abandono, sendo que abandono e abandono literal tratado no texto ali que o apostolo Paulo cita.
Abusador e agressor tem que apodrecer atrás das grades!!! Não só a esposa deve se divorciar mas o marido deve ser encaminhado as autoridades policiais para que seja indiciado.
Meu pai pastor presbiteriano sempre me ensinou que violência domestica é um "abandono de corpo presente", então sempre tive convicção sobre o assunto, pra mim sempre foi normal pensar em divórcio em casos assim.
NUNCA permita ser agredida física ou emocionalmente por seu marido. Se acontecer, proteja a si mesma, aos seus filhos e vá embora imediatamente. Repito: NUNCA permita abusos. Paz.
@lufeal287 de certo modo você está correto. Imediatamente nem sempre é possível. Mas a decisão de ajustar a vida para sair de um relacionamento abusivo precisa ser imediata. Se a pessoa, seja mulher ou homem, continua num relacionamento abusivo sem ter em mente que DEVE se organizar para ir embora, que DEVE formar uma rede de apoio e que DEVE procurar ajuda, nunca irá, e será escravo(a) financeiro(a) e sentimental do(a) abusador(a) até o fim de uma dessas vidas. Minha mãe decidiu se divorciar do meu pai antes de eu nascer. Ela disse: “Assim que o maior filho, tiver condições de cuidar dos demais pra eu trabalhar, eu te largo.” Meu pai não creu nela. Antes ameaçava a todos de morte todo santo dia. Mas a minha mãe assim o fez: Em 89 ela passou num concurso, conseguiu seu lote e se divorciou do meu pai. Ela deixou o lar um pouco antes, em 88 e foi pra casa da minha avó. Meu irmão mais velho ajudava nas despesas. Foi um tempo difícil, mas ela num retrocedeu. É dessa mentalidade que estou falando. Obrigada por seu ponto de vista.
A violência emocional está em outro patamar, essa violência está presente em várias relações. Respeito sua opinião mas Deus cura as nossas emoções e nos dá uma paz que o marido não consegue mais nos atingir. Deus abençoe!
Muito bom Yago! Nossa, é inacreditável que existam pastores sérios (como Jay Adams que foi citado) ainda defendendo uma posição tão absurda e besta como essa de que a mulher deve suportar violência física, e ainda manipular textos bíblicos pra justificar essa sandice. O pior é que ainda geram culpa e peso naquela que é a vítima do abuso! Violência é o ápice do abandono! Gente que defende isso provavelmente já é um cavalo dentro de casa, e tenta justificar suas próprias atitudes. Ou nunca presenciou o inferno que é o lar que possui violência. Triste. Esses pastores deveriam sair de seus gabinetes com ar condicionado e visitar o campo.
@@mateusgabriel1022uai, manipulam no sentido de forçar o texto para tentar trazer uma conclusão (ou até ordenança) que nada tem a ver com a intenção do autor. Por exemplo quando tentam traçar uma comparação entre os sofrimentos de missionário no campo hostil e o sofrimento da violência doméstica. Absolutamente infeliz e sem fundamento essa comparação, como o Yago trata no final do vídeo.
Tema super pertinente. Leiam o livro "O Grito De Eva", de Marília De Camargo César. Ele trata justamente sobre esse tema, partindo da perspectiva da mulher e o quanto o aconselhamento de pastores são responsáveis pela manutenção da violência doméstica em lares """cristãos""".
Que vídeo precioso e necessário. Parabéns Yago! Quantas mulheres tem sofrido caladas por conta da ignorância de muitos cristãos. E os filhos? Imagine as sequelas e traumas de crianças que vivem num lar assim.
A partir do momento que a sua vida ou do seus filhos corre risco, pelas atitudes do seu mstido ou mulher, ela te a força a abandonar aquele relacionamento e ela já cometeu abandono a muito tempo.
Sem falar que a palavra diz para os homens amarem suas mulheres como Cristo amou a igreja e Jesus não bateu ou humilhou a igreja, mas se humilhou até morte de cruz por ela
Minha esposa foi agredida por anos pelo ex marido. Se não tivesse se divorciado teria morrido. O cara era um crápula, morreu assassinado. Como Deus ia querer que ela morresse nessa situação?
Isso é orientação machista. Nada haver com missionário. Os missionário foram pra uma missão em terreno inimigo, o casamento é um relacionamento amigo de amor e afeto e não se espera reação agreciva, isso é muito diferente do caso missionário.
Difícil né..a palavra sendo usada, a séculos, para a manutenção dos abusos cometidos contra a mulher..... é muito bom, ver homens de Deus, acordando 👏👏👏👏👏👏👏
Lembrando se sua mulher te agredir também vale. Não fique com alguem que te agrida não é porque tu é homem que tem que se sujeitar a violência porque eu já sofri violência no meu antigo relacionamento.
Tem um vídeo do pastor Nicodemos de anos atrás com uma posição bem parecida que a sua hoje. E realmente faz muito sentido. A mulher ter que viver humilhada, não parece ser nada cristão, por um homem que mal a trata como sua esposa.
Me divorciei após uma discussão de 10 minutos sem ninguém se exaltar nem o tom de voz levar a pessoa a ficar 1 mês morando de volta com os pais e decidir por conta se divorciar. Conversando com pastores foi um claro caso de abandono. Hoje estou casado com outra pessoa, anos luz à frente em amor a Deus.
Eu fui traída, depois de 11 anos juntos um casamento de 3 anos e 3 filhos nossos. E ele só admitiu pq eu descobri, pq ele afirmou que ia preferir ir embora do que admitir o erro e se redimir pela nossa família. Mas o que mais me doeu, foram as mentiras, a pessoa se tornou sínica e mentiu olhando nos meus olhos, isso machucou muito mais, é difícil voltar a confiar. Depois de uma enorme discussão, ele pediu perdão e pediu para voltar (mas antes estava decidido a "ficar um tempo sozinho") pois, segundo o mesmo, estava saturado de tudo. Mas, nós estávamos tão bem, inclusive tudo aconteceu no mês de maio, mês que nossa caçula completou 1 aninho. Eu aceitei, pq, venho de uma família com pais divorciados, e não quero o mesmo para os meus filhos. E também por amá-lo, eu perdoei. Mas a pessoa simplesmente não mostra atitudes de uma pessoa genuinamente arrependida. Trocou a senha do celular, não quer me falar, continua com o contato da pessoa com quem me traiu e tá achando certo. Isso está magoando e me sinto uma grande otária. Ele não é cristão. Eu quero permanecer, mas, como que permanece em um casamento assim? Eu tô muito confusa, buscando resposta em Deus. Se alguém puder me aconselhar 😢
Pr Yago martins , sinceramente vc faz parte de em vento de esperança para o evangelho no Brasil , no sentido de Deus ter te usado poderosamente e de uma maneira que nem vc faz ideia da dimensão e alcançabilidade. .Deus continue te usando. Pr Getúlio Alves Salvador Bahia
Gloria a Deus!!!🙌🏻 Que vídeo pertinente e oportuno!!! Por favor pessoal compartilhem o máximo que puderem!!!!🙏🏻 Muitas pessoas e muuuitas crianças estão sofrendo!!! 😢 COMPARTILHEM!!! COMPARTILHEM!!! Por favor! 🙏🏻
Quanto aos que comparam missionários perseguidos a essas mulheres que sofrem violência fica o questionamento: eles não fogem da perseguição, mas prosseguem entregando panfletos ou pregando em praça pública? Certamente não. Eles se escondem, se protegem e se importam sim com sua integridade física.
Exatamente. Essa fala é de quem não tem noção sobre o contexto de perseguição. O próprio Cristo, em um contexto de fim dos tempos, fala sobre fugir das ameaças. A igreja primitiva fugiu da perseguição. Não faz o menor sentido esse tipo de comparação. Ou eles não tem proximidade ou real acompanhamento com campo missionário (e são pastores!), ou são cruéis em manipular argumentos pra preservar a "boa imagem" da igreja em que estão.
E também lembrei da parte que Jesus falam se os discípulos não fossem bem recebidos, "sacuda a poeira dos pés " quando sair daquela cidade, ou seja, se não foi bem recebido mesmo você levando a palavra, paciência e segue pra outro caminho.
Esse novo entendimento do Yago está muito mais próximo daquilo que Jesus ensinou. Parabéns, Yago pela sua humildade e inteligência de rever seu posicionamento diante de um novo entendimento bíblico sustentável! Cuidar do corpo é uma forma de adoração. 1 Coríntios 6:19-20 Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
Conheço uma mulher que apanhava constantemente do marido e ambos eram da mesma igreja. Ele pregava na igreja e ela era do grupo de louvor. Depois de muitos anos eles se separaram e ela está viva. Agora ela é mãe solteira e cuida de uma filha com síndrome de Down. Uma pena que ela sofreu por muitos anos
Abuso e violência são crimes, e o agressor e abusador tem que ser preso em primeiro lugar porque crimes precisam ser tratados em primeira instância no ámbito legal depois no âmbito eclesiástico.
Gostei, Iago. Tornar a convivência impossível é uma forma (covarde) de expulsão. É aquela história de botar o bode fedorento na sala. Concordo que em casos extremos, dá razão para o divórcio, sim. Mas, como você mesmo disse, tem que ser um caso extremo. Se não vira bagunça.
No primeiro Encontro de Casais com Cristo que eu participei tinha uma moça que apanhava do marido, às vezes sendo até hospitalizada. Eu tava bem de boas quando ouvi a conversa de umas irmãs da igreja dizendo que ela tinha que suportar, que era uma serva e tal e coisa...Que tinha que evitar o escândalo para o evangelho, que os pais dele eram diáconos, e um monte de bobagens assim. Fiquei muito brava e falei um monte , que ela tinha é que procurar a polícia e inclusive que se ela continuasse expondo o filhinho deles a esse tipo de cena ele poderia crescer e reproduzir esse comportamento. Que possivelmente o marido dela tinha visto isso na casa dele....enfim, os "pais diáconos" não quer dizer nada e que o marido dela tinha que se converter. Ficou todo mundo me olhando espantada, mas eu fiz a minha parte. Violência é caso de polícia e ponto final.
A minha ex esposa foi embora de casa a mais de 1 ano, fomos casados 12 anos e um dia ela decidiu "ser livre". Tem uma parcela da "igreja" que me disse: "Você não pode casar novamente, espere ela se arrepender ou morrer"... Reparei uma coisa bem interessante, todas as pessoas que defendem tal posição SÃO CASADAS! Ou seja PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS É REFRESCO! Assim também dou certeza que quem defende o casamento com um agressor NÃO APANHA OU NUNCA VIU A MÃE APANHAR! Grande abraço a todos e não desejo o divórcio para ninguém!
Exatamente isso, Max; Vejo o Paulo Jr. gritando sobre divórcio e fico pensando: quero ver vc sustentar isso quando sua esposa for embora! É fácil ser contra divórcio tendo um casamento equilibrado; divorciei porque minha ex é desequilibrada; vou casar de novo; ponto. Quem quiser me condenar, calce meus sapatos e ande pelos meus caminhos; e pra quem gosta de condenar quem se casa novamente, senhor santarrão/senhora santarrona, vc segue 100% DA BÍBLIA? VC É PERFEITO/PERFEITA? Não né! então, TIRE PRIMEIRO O ARGUEIRO DO SEU OLHO, depois vc vem tirar a trave do meu!
Max, nunca vi minha mãe apanhar, mas defendo que nós cristãos somos a favor da vida! Não há relacionamento evangelístico, o casamento não foi feito pra evangelizar. Quer converter o marido abusivo, volta pra casa da sua mãe e evangeliza ele pelo Celular...
Valeu! Acompanho a alguns anos Iago Martins e mais alguns outros que são também muito bons. Digo que este garoto é bom! Mas com o respeito devido a esse homem de Deus, Pastor Iago Martins. Dentro deste assunto, há também a violência doméstica contra o homem, deixo a dica para uma análise futura, que mesmo secularmente esse é um vespeiro, que vi a muito tempo uma psicóloga falando sobre este tema em favor dos homens.
comentei sobre isso no seu primeiro video, que bom que mudou de ideia, pq não se trata apenas de um ponto de vista teológico e sim de preservação da vida. sejam felizes e casem novamente, larguem esses psicopatas .
@@anapaulagarciasaraujo4250 sim , assisti até o final , não me refiro ao 𝗬𝗮𝗴𝗼 , sim à esse pastor que ele cita no vídeo , que compara esse sofrimento com o de missionários no campo. Triste !!
25 anos e me separei de meu ex. Narcisista que fez sofrer muito e por causa de medo de pecar contra Deus fiquei por tanto tempo. Agora livre e com minhas filhas….🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Não sei nem o que dizer desses caras que você citou ai, que confundem abuso no relacionamento com ''suportar as dores do evangelho''! Meu Deus, se dizem inteligentes e homens de Deus mas são uns calhordas de marca maior. Queria ver se eles estivessem no lugar dessas mulheres!
É esse tipo de coisa que me faz duvidar da religião às vezes. Eu sinto que é feito um esforço intelectual para adequar os textos bíblicos às diversas realidades da vida, e isso é meio contraditório, levando em conta que a palavra de Deus é inequívoca.
Eu sofri um abandono emocional. Nós estávamos em crise e ele não queria conversar pra resolver e nem mudar de atitude. Assim, ele achou conveniente que “fingir que eu não existia” resolveria o problema. Ele ficou meses sem me dirigir a palavra. Literalmente passava por mim como se eu não estivesse ali. Eu sofri profundamente e me senti abandonada. Tudo isso aconteceu ao mesmo tempo q recebi o diagnóstico de autismo do meu filho mais novo. Eu entrei em depressão profunda! Sofri e ainda sofro (isso faz quase 4 anos). Decidi perdoar pq sempre q busca a conselho bíblico me diziam que eu não poderia me separar. Hj estamos tentando ser um casal novamente mas no fundo do coração não tenho certeza que ele quer realmente mudar. Tem comportamento narcisista e eu continuo sofrendo esse dilema. Obs: ele nunca foi “crente” e eu não frequento mais nenhuma congregação 😢
Parabéns pela mudança Yago, isso é sinal de amadurecimento, honestidade intelectual e, principalmente, temor a Deus. Que Ele possa estar abençoando teu ministério meu irmão.
Sempre fui simpático a esta posição de que violência = abandono. Tenho dúvidas sobre outras situações, por exemplo: a rejeição da fecundidade (quando um dos cônjuges NÃO QUER ter filhos mesmo podendo ter, e omitiu esta informação durante o noivado, só falando sobre isso no casamento); ou quando um dos cônjuges continua tendo "vida de solteiro" sem adultério (larga a mulher com os filhos em casa e vai jogar vídeo game / sinuca / etc com os amigos constantemente, de forma que a esposa vive mais dias como "mãe solteira" do que como casada)... não seriam também casos onde uma espécie de abandono está ocorrendo?
Yago, eu louco a Deus pela sua vida! Pela coragem de discernir , ouvir e propagar a voz de Deus! Que estes ensinamentos sejam não apenas fonte de consciência para a humanidade, mas chave de libertação para tantas vidas aprisionadas em casamentos doentios e doloridos no corpo e na alma! Permaneça no caminho! Obrigada, obrigada e obrigada!
O reverendo Ronaldo Vasconcelos aborda esse tema de forma sucinta e cirúrgica em um vídeo curto para o canal Perguntar Não Ofende ("Qual o posicionamento bíblico para a agressão entre casados?"). Vale a pena assistir.
Sai da igreja porque meu pastor não aceitou minha separação, tinha uma culpa horrível, me achava adúltera e pecadora . A igreja me olhava de cara feia. Essa explicação me libertou de toda a culpa. 😊 Amo jesus e não queria ser vista como pecadora depois de sofrer tanto em um relacionamento abusivo.😢
Acho que algo que dá para aprender com isso é, a pessoa que não teme a Deus, faz de tudo para acabar o casamento, mesmo com o outro insistindo! Tenho uma filha de 1 ano, casado a 2 anos, no aniversário de casamento eu fui expulso do meu lar, não foi por adultério, agressão ou algo assim, apenas estava dando uma comida pra minha filha que deixou a mãe dela fora de si. Certas expulsões parecidas aconteram 3 vezes, mas em todas elas eu voltava e tentava reconciliar, pois a vontade de Deus sobre o casamento tem que prevalecer, porém a última vez eu recebi um “Você é um Babaca, moleque, sai da casa, some da minha vida!” Imagina um chefe de família escutar algo assim, meu mundo acabou ali por tamanha humilhação.
Cresci com os princípios Cristãos sobre o casamento, e isso é o que me Dói mais, pois sabemos a vontade de Deus e não queremos de jeito nenhum descumprir, graças a Deus nunca partiu de mim as atitudes de abandono ou agressivas, mas mesmo assim é algo terrível! Espero que Deus me perdoe pelo processo que irei passar.
Estava assistindo "A lição" e é como a vida real, ou a mulher morre, ou chega a um nivel em que procura da cabo do seu agressor. Apesar que homem tb apanham, uma minoria incomparável com a situação da mulher. Sou praticante de artes Marcial, conheci a historia de uma das professoras, em que o marido lhe batia, ela passou a praticar escondida o taekwondo, um certo dia, ela ja estava bem avançada na arte, ele tentou agredi-la, ela deu um pau tao grande nele e foi pra casa da mae, que o cara ficou desnorteado e pediu separação da vergonha que passou na rua.
Nossa, doeu meu coração quando vi a comparação com os missionários que estão ali PORQUE QUEREM, para pregar a Palavra de Deus à mulheres que estão sofrendo não porque querem, muito pelo contrário. E sem contar o trauma que é gerado até mesmo para as crianças que veem essas cenas! Mds
Lembrando que agressão não é somente física. Se ele não te respeita considere a separação antes do primeiro tapa. Agressão psicológica é tão grave quanto
Isso abre um leque infindável de motivos para separação, duvido que essa seja a visão bíblica. E violência psicológica não se compara com violência física.
@@burajirusan4146pode ter certeza que esse vídeo deu margem pra isso. Principalmente para um novo casamento. Eu acho que a mulher ou o homem devem se separar de um agressor, mas isso vai levá-lo a casar novamente? Provavelmente... E esse novo casamento vai estar amparados pelos textos bíblicos? Acho que não.
@@juniormattos2448 Concordo, vai ter muita gente se separando por que teve algumas discussões acaloradas com o cônjuge, achando que está amparada biblicamente por conta desse vídeo. Em partes, vejo isso como uma inserção da ética torpe dos tempos de hoje na exegese bíblica, apesar de não acreditar que esse tenha sido o objetivo do Yago.
“Eu odeio o divórcio”, diz o SENHOR, o Deus de Israel, “e também odeio o homem que se cobre de violência como se cobre de roupas”, diz o SENHOR dos Exércitos. (Malaquias 2:16)
Deus seja louvado!!! Como alguém que passou por agressões dos tipos mais variado no lar, desde minha infância até aproximadamente meus 27 anos. Também como alguém que presenciou muitos casos e esteve combativo ao lado, acompanhando e aconselhando em diversas situações similares as minhas. Eu realmente não concordava com esses pontos em específicos que você pontuou neste vídeo, isso em relação aos anteriores, justamente pelo risco que em praticamente todas as pessoas que tivemos que intervir se colocariam! Em nosso contexto, tivemos situações intensas e muito acirradas contra esposos que deixam sua esposa e filhos com fome, trancados em casas praticamente no meio do nada, sem acesso a nada e nem ninguém, em cárcere! Mulheres e filhos espancados por marido alcoólatra e etc. Infelizmente, nada específico da nossa comunidade, mas extremamente "comum" no nosso país. E prender uma família, crianças e mulheres, ou em muitos casos também, homens (como caso em que um membro do nosso campo era quase que semestralmente esfaqueado pela esposa a ponto de ter sido hospitalizado duas vezes com risco de vida), em casamentos assim. É no mínimo uma crueldade baseada em uma possível má leitura do texto. Na dúvida, que se preserve a vida! Em nenhum dos casos extremos que presenciei jamais houve arrependimento. O que nos remete que apenas haveriam, ainda hoje, irmãos encarcerados em um casamento antibíblico e isso, claro, se não tivesse se acometido o pior. Mas parabéns por sua coragem em se retratar! Tenho plena convicção que isso se deu pelas mãos de Deus e que muitas vidas que te seguem poderão se ver livres dessa cadeia! Graça e Paz meu irmão!
Não mudou tanto! Eu entendiiii e acredito que seja isso mesmo, faz sentido. Mas, é complicado de fixar tantas informações na cabeça rs já vi algumas pessoas falando tanto mal do Yago, porém desde que acompanho ele eu fico pensando “cadê o erro?” tenho aprendido muito aqui.
Não posso julgar a ninguém, e nem vou fazê-lo, mas sempre desconfio da integridade do homem casado que defende a permanência de esposas agredidas no casamento.
Parabéns pela sinceridade, humildade e defesa do verdadeiro evangelho. O senhor não está banalizando o casamento e sim defendendo lados da bíblia e da vida das pessoas que muitos não olham.
Muito bom, parabéns. A humildade é o caminho. Sou pastor batista, tenho 55 anos e já repensei e mudei algumas posições, diante do que a Bíblia diz à partir de uma boa exegese e hermenêutica.. Deus abençoe, esse é o caminho!!
@@suzanafaria1476 Muitas vezes mulheres sofrem violência doméstica justamente por causa de Cristo Mt 19.29, e até nesses casos o divórcio não só é permitido como , muitas vezes, aconselhado e o segundo casamento também é permitido.
Porque esses - perdoem o termo - "bostas" são homens que nunca chegaram perto de sofrere qualquer violência, provalvmente nem sequer passou uma experiência de missionário de campo
É de lascar, saber que existem igrejas que aconselham que a mulher agredida não denuncie seu agressor, mas antes tenha um aconselhamento pastoral, que muitas vezes faz com que ela continue em um lar violento. Não dá pra aceitar violência.
Eu to chocada em saber que o amor por uma forma de pensamento, o conservadorismo, seja maior que o amor por pessoas, qualquer que seja o tipo de vulnerabilidade a que elas estam expostas. Mais, que isso seja ensinado a igreja com status de ensino vindo de Deus e, por tanto, nao pode ser contestado.
Anos atrás o Pr. Renato Vargens defendeu esta mesma posição, de que violência se configura uma forma de abandono. No tempo discordei com veemência, hoje sou defensor da vida da pessoa vulnerável, principalmente mulheres, custe o que custar
Estava lendo Romanos 7 e pensei nesse vídeo do Pastor Iago, entendi o que o pastor disse que um dos lados já abandonou no casamento, e ninguém abandona ninguém para ficar sozinho. Fiquei refletindo quando Paulo diz claramente que a aliança do casamento os dois estão ligados, e a única coisa que pode separar essa aliança ( lei) é a morte, o pastor pode argumentar, mas o foco de Paulo não é sobre casamento e sim a aliança do pecado etc, mas ele deu como exemplo o casamento, e isso está claro que é uma aliança, se acontecer de um divórcio, será que os dois estão livres para recasar mesmo?
Instone-Brewer já escrevia sobre esta terceira possibilidade há muito tempo (citando, inclusive, a lei sobre a negligência para com as escravas em Êxodo). De qualquer forma, é muito gratificante ver um irmão sendo corajoso em mudar de posição sobre um assunto tão cercado por tabus.
Parabéns Pastor eu estou tendo problemas com a igreja que eu estava porque faço acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica e descobri que meu ex Pastor claro defende o agressor
Parabéns pela mudança de posicionamento. Deus odeia o homem violento. Oséias, 2:16: - “Eu odeio o divórcio”, diz o SENHOR, o Deus de Israel, “e também odeio o homem que se cobre de violência como se cobre de roupas”, diz o SENHOR dos Exércitos. Por isso, tenham cuidado; não sejam infiéis.
Sem mencionar o fato de que a Escritura diz em Efésios 5:21-33 "Maridos, amem cada um a sua esposa como Cristou amou a igreja". E fazer o oposto disso é ir literalmente contra a Palavra.
Em relação ao segundo casamento, vale lembrar que Jesus reconheceu os casamentos da samaritana, fazendo distinção com o atual relacionamento dela; no caso, algo extraconjugal.
Trabalho em uma câmara de conciliação onde acontecem divórcios. Uma irmã APANHAVA do marido, certa vez levou um soco de marido diácono que teve sair correndo com o sangue pingando na boca. Quando procurou o Pastor da igreja ele disse que o amor é dolorido. Graças a Deus ela divorciou do canalha!
Eu estou em clamores a Deus, pra que ele me liberte, estou em casamento de mais de 30 anos , de abuso emocional, exploração financeira, ameaças e dissimulação cruel em que ele faz de tudo de firma fingida e velada pra colocar os nossos filhos contra mim, não quer o divórcio e trasferir toda culpa de todas as traições em mim, Creio em Jesus que ele operara um milagre e quebrará essas correntes, obg pastor, por tanta coerência ❤
Yago, você poderia falar sobre o caso em que um dos cônjuges tem Transtorno de Personalidade Narcisista ? É importante se aprofundar no assunto, pois há muitos detalhes nesse transtorno. Há casos em que o cônjuge comete suicídio por não suportar mais esse tipo de relacionamento.
Os homens tbm ..mulheres sao maldosas fazem muita violência psicolocica e torturas emocionais e. A tendencia é aumentar com essas leis contra os homens
posicionamento brilhante. Esse rapaz é inteligentíssimo, me parece honesto em suas palavras e cheio do espírito santo. Existe apenas um pequeno ponto que me pareceu perigoso lá no finalzinho do vídeo: Associar vício drogas ao abandono. Corremos o risco ali de invalidar o amor e a entrega e dar legalidade ao abandono do parceiro adoecido. Não consigo ver respaldo nas passagens citadas para isso, e sim um salto lógico totalmente humano. Sugiro fazer um vídeo apenas sobre isso, me parece um tema realmente interessante.
Nicodemus ja tinha explicado essa questão: a violência é o ápice do abandono do outro. Agressão não é assunto para pastor ou conselho resolver, mas de polícia.
Tb vi. Acabei de comentar isso. Não sei mais em qual vídeo, pois já vi vários, fiz curso dele e o acompanho no Insta, então não tem como lembrar.
Que bom que ele mudou. Certo video do "Em poucas palavras" ele respondeu que a mulher deveria pedir graça para suportar a violência. Na época achei de extrema falta de sensibilidade
Exato! Mas tem um porém a citar: violência doméstica muitas vzs está relacionada a traição; a mulher qdo trai o marido ela comete duas 'penalidades': adultério e induz o outro a agredi-la(alguns homens partem para isso), o q é crime. Ou vice-versa, o homem adultera, a mulher agredi(joga água quente, quebra garrafa na cabeça do cara, o arranho todo, enfim).
Para um casal cristão amadurecido e mais raro a traição acontecer, mas casais problemáticos que ainda bebem leite na caminhada, é mais comum.
É cada pepino terrível para resolver, que só a graça mesmo.
Vi essa pregacao e essa foi uma opiniao pessoal dele no versiculo que fala sobre abandono, pq abandono ali e literalmente o fisico, nao da pra ficar resignificando isso, como fazem, que foi o que ele fez tambem, isso tambem esta errado. Daqui a pouco vao surgir N visoes de cada um para o que e abandono ali tratado por Paulo e pessoas querendo se divorciar pelo que bem entendem. Sem contar que nem pode ser clausula para divorcio, para alguns estudiosos da palavra de Deus, o proprio abandono fisico tratado ali, ou seja, ainda e uma questao de debate tambem, o que dira entao ficar reesignificando isso . Tem que procurar argumentos e textos biblicos que dao mais base para falar da questao da agressao dentro da biblia.
Cara, pra que esse malabarismo retórico todo pra defender algo tão simples? O casamento é uma aliança e no ato cerimonial é feito um juramento, agressão é por si só uma quebra desse juramento. Fim.
O narcisista do meu ex marido sempre assiste o Yago, espero que veja esse também! Ter me colocado pra fora de casa foi o melhor que você fez. Estou liberta das suas grosserias, abusos e sua violência psicológica ❤🙏🏽 Melhor ficar sozinha a vida toda do que morrer aos poucos ao seu lado!
Parabéns irmã. Fico feliz demais quando vejo comentários como o seu. Sua vida está em primeiro lugar ❤
Não consigo entender esse povo que prefere morrer tentando salvar o casamento do que salvar sua própria vida e honra.
Eu também estou solteiro e graças a Deus me amando acima de tudo.
@@handersonholanda5958 o maior mandamento é amar a Deus acima de tudo, não a você mesmo. Tem mesmo que resguardar sua vida, mas com o cuidado de não adotar um discurso idólatra e egocêntrico. Salvar a própria "honra" está muito distante de preservar a vida.
@@alcantaraadler bom, nesse caso eu não tenho culpa de vc tirar de contexto o meu texto. Honra é quase tudo na vida de uma pessoa.
@@alcantaraadler interpretação de texto mandou lembranças
Verdade
Queridas irmãs, se vocês estão sendo agredidas por seus maridos, DIVÓRCIO JÁ E DENUNCIEM!!!!!!!
🤦🏼
Isto mesmo!!!
🤦
Ué, só homem agride agora? Rapaz...
Certamente
Parabéns Yago! Tenho muito respeito por você. Fiquei casada por 30 anos, traições, mentiras, violência psicológica, patrimonial, gaslighting, Fazia o espelhamento dizendo que eu era a culpada de tudo. Graças ao meu bom Senhor meus olhos foram abertos e com a ajuda de Deus e muitos irmãos e amigos consegui me divorciar. Continuo acreditando no casamento e em relacionamentos saudáveis. A cada dia estou ressignificando a minha vida, não penso em um novo casamento, estou bem assim. Gosto da minha companhia e não tem problemas com a solitude. Com 58 anos, voltei a estudar, já li mais de 90 livros, penso em cursar uma faculdade curtir meus filhos que são parte da minha alegria. Vou conhecer meu netinho que tem 10 meses e mora fora do país, serei avó novamente e tenho por perto minha filha que me ama, minha igreja e a esperança de ver o meu Senhor um dia.
Que Deus te abençoe irmã, e espero que ele te dê muitos anos de felicidade e amor, para compensar toda crueldade que você sofreu. Também sou vítima de um lar com um pai abusivo. Eu, minha mãe e meus irmãos sofremos horrores na mão de um "homem de deus".
Deus abençoe grandemente a sua vida ❤😊
Que bencao tudo isso, irma. Deus continue a abencoar.
Eita glória!
É forte, sábias palavras
Amém!!
Admiro líderes convictos. E admiro ainda mais os que têm coragem de repensar e de expor as suas mudanças de posição. Parabéns, Yago!
Parabéns Yago! Que vídeo hein!
Queria ter assistir esse vídeo há uns 11 anos atrás, quando eu estava no meu primeiro casamento. Minha ex-esposa era uma pessoa muito desequilibrada. E eventualmente(pelo menos 2x por semana) ela pegava uma faca, me ameaçava de morte, às vezes me agredia e até me xingava provocando pra que eu revidasse(coisa que nunca o fiz).
Na época procurei ajuda em algumas igrejas, mas todos tinham o mesmo discurso: casamento é pra sempre e uma vez só! A não ser que haja adultério.
Eu estava exausto daquilo tudo e pensava até em tirar minha vida muitas vezes.
A gota dágua foi quando ela disse um dia que eu estava traindo ela, e me perseguiu até meu trabalho escondida. Passou o dia me monitorando como detetive.
Quando sai do trabalho, surpreso, me deparei com ela furiosa porque não havia encontrado nada. Disse que eu estava escondendo e que eu sabia que ela estava lá, por isso que não fiquei com a amante.
Chegamos em casa e com toda discussão ela pegou uma faca, me prendi no quarto e ela começou a destruir a porta. Tive que fugir de casa porque se não eu seria morto naquele dia.
E pra variar, ela me seguiu, foi até a casa da minha irmã(onde eu estava). E na cara de pau mentiu não lembrar de nada do que eu estava falando. Não quis arriscar e dormi na minha irmã.
Depois disso, fui me aconcelhar com um amigo que era pastor e ele me apoiou. Finalmente aquele inferno ia terminar.
Ela ficou com a casa mobilhada e eu com o PC que era da empresa que eu trabalhava. Nunca havia sido tão feliz nos anos que estava com ela como naquele dia da separação.
E antes que alguém diga que eu sabia como ela era antes de casar: NÃO! Eu não sabia. Ela mentiu sobre muitas coisas. Inclusive acusou a mãe dela de coisas criminais muitos sérias, que depois descobri que eram mentira. E isso tudo porque ela tinha ciumes de mim com sua própria mãe.
Depois disso fiquei 2 anos divolciado e me culpando por muitas coisas que alguns irmãos me julgaram e condenaram. Até que o Senhor me deu o mesmo entendimento desse vídeo.
Hoje, estou casado há 8 anos, com uma mulher de Deus maravilhosa, temente ao Senhor e que é o grande amor da minha vida. Posso dizer que é uma companheira pra todas as horas!
Temos uma linda filhilinha, a Rebeca, de 6 meses. E posso dizer: eu e minha casa servimos ao Senhor!
@@fabiano_sulmatogrossense sinceramente, não sei.
@@fabiano_sulmatogrossense a última coisa que soube sobre ela foi que tinha mudado de cidade. Mas de resto, mais nada.
Que bom saber de libertações assim. Glória somente a Deus.
Que depoimento triste, irmão... Glória a Deus pela libertação!! Que Deus abençoe você e sua família cada vez mais!
Glória a Deus pela sua vida, que testemunho forte! Deus é maravilhoso 🥺❤️🔥
Minha mãe ficou 20 anos no casamento abusivo por medo de perder a salvação , obrigada por esse vídeo
Minha posição quanto ao divórcio nestes casos está relacionada a minha própria história. Senti na pele a violência doméstica, o cativeiro privado, a submissão de alguém autoritário que não me deixava ir à igreja. Na separação, Deus me deu a chance de escrever uma nova história. E também que minha filha possa escrever uma linda história quando se casar, não repetindo os mesmos erros. Hoje além de uma família linda e uma paz que só Jesus proporciona, eu trabalho no judiciário e lido diariamente com pedidos de Medidas Protetivas contra agressores.
O Dr. Augustus Nicodemus tem essa mesma posição teológica. Ele argumenta que, uma vez acontecendo a agressão física, não havendo arrependimento, a igreja considera o agressor como um descrente por ter abandonado a aliança feita com seu cônjuge de protege-la. Logo, a outra parte está livre para se divorciar.
Ninguém deve se sentir medo estando dentro de sua própria casa. Pior ainda, sentir medo daquela pessoa que deveria lhe proteger e dar a vida por você. Já pensou você passar o dia sentindo medo, de assaltos, de abusos etc… e ao chegar em casa continuar sentindo medo? Sentir medo 24h por dia? Isso destrói o psicológico de qualquer um!
Queridas e queridos também
Se sofrer agressão , corra ! Se divorcie ! Consiga ordem restritiva !
Quem bate em seu cônjuge seja homem ou mulher pode vir a fazer coisa pior e te deixar no caixão.
Excelente argumento, o vídeo do pastor falou apenas em um lado, sendo que o número de homens agredidos é muito maior, mas os caras aguentam calado. Eu já fui agredido pela minha esposa 4 vezes, tenho até uma lesão no dedo indicador até hoje devido a uma agressão.
@@nilolima5401o número de homens agredidos e muito maior?????Fontes????
( Não desfazendo do seu caso)
@@nilolima5401 tenho visto isso tbm e os homens nao tem defesa ..ai acaba aumentando os feminicidios
@@nilolima5401kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@handersonholanda5958Não ri disso. Isso é nojento rir de homens que foram abusados. Homens também são pessoas e merecem respeito assim como as mulheres.
Deus ama a ambos homem e mulher.
Abandono nem sempre é afastamento físico. A negligência também é abandono. O abuso físico ou psicológico também é abandono. E o abuso psicológico não acontece somente contra a mulher, pois os filhos de uma mulher abusada sofrem tanto quanto a mãe.
Tem que tomar cuidado com ampliações pra não abarcar casos de pessoas que simplesmente não querem lutar pelos seus casamentos.
@@maironbrendo na verdade ta mais que ampliacao, ta mudando o sgnificado, abandono e abandono, o texto nao traz margem pra outra interpretacao. Agressao e errado e e logico isso, mas recorrer a esse texto pra tentar falar sobre agressao ta tao errado quanto, e cada um dando sua interpretacao pra abandono, sendo que abandono e abandono literal tratado no texto ali que o apostolo Paulo cita.
@@maironbrendoacho estranho lutar por alguém que abandona em qualquer sentido. Se até o próprio D'us nos dá livre arbítrio e não nos força para nada.
Abusador e agressor tem que apodrecer atrás das grades!!! Não só a esposa deve se divorciar mas o marido deve ser encaminhado as autoridades policiais para que seja indiciado.
As mulheres sao as que mais agridem mas o homens nao tem como se defender.
@@maktubecarpediem9942 qual a fonte dessa sua informação? Possui dados que comprovem?
Meu pai pastor presbiteriano sempre me ensinou que violência domestica é um "abandono de corpo presente", então sempre tive convicção sobre o assunto, pra mim sempre foi normal pensar em divórcio em casos assim.
NUNCA permita ser agredida física ou emocionalmente por seu marido. Se acontecer, proteja a si mesma, aos seus filhos e vá embora imediatamente. Repito: NUNCA permita abusos. Paz.
A agressão demonstra a falta de respeito, a falta de respeito demonstra o fim de um relacionamento, parceira e união... fim do casamento
@@evertonlsousa exatamente.
@lufeal287 de certo modo você está correto. Imediatamente nem sempre é possível. Mas a decisão de ajustar a vida para sair de um relacionamento abusivo precisa ser imediata. Se a pessoa, seja mulher ou homem, continua num relacionamento abusivo sem ter em mente que DEVE se organizar para ir embora, que DEVE formar uma rede de apoio e que DEVE procurar ajuda, nunca irá, e será escravo(a) financeiro(a) e sentimental do(a) abusador(a) até o fim de uma dessas vidas. Minha mãe decidiu se divorciar do meu pai antes de eu nascer. Ela disse: “Assim que o maior filho, tiver condições de cuidar dos demais pra eu trabalhar, eu te largo.” Meu pai não creu nela. Antes ameaçava a todos de morte todo santo dia. Mas a minha mãe assim o fez: Em 89 ela passou num concurso, conseguiu seu lote e se divorciou do meu pai. Ela deixou o lar um pouco antes, em 88 e foi pra casa da minha avó. Meu irmão mais velho ajudava nas despesas. Foi um tempo difícil, mas ela num retrocedeu. É dessa mentalidade que estou falando. Obrigada por seu ponto de vista.
A violência emocional está em outro patamar, essa violência está presente em várias relações. Respeito sua opinião mas Deus cura as nossas emoções e nos dá uma paz que o marido não consegue mais nos atingir. Deus abençoe!
Eu sempre pensei assim, porém agora tenho uma base mais profunda. O vídeo foi extraordinário. 👏🏻👏🏻👏🏻
Muito bom Yago! Nossa, é inacreditável que existam pastores sérios (como Jay Adams que foi citado) ainda defendendo uma posição tão absurda e besta como essa de que a mulher deve suportar violência física, e ainda manipular textos bíblicos pra justificar essa sandice. O pior é que ainda geram culpa e peso naquela que é a vítima do abuso! Violência é o ápice do abandono! Gente que defende isso provavelmente já é um cavalo dentro de casa, e tenta justificar suas próprias atitudes. Ou nunca presenciou o inferno que é o lar que possui violência. Triste. Esses pastores deveriam sair de seus gabinetes com ar condicionado e visitar o campo.
Esses canalhas tem suas mãos manchadas de sangue em muitos casos.
Digo com conhecimento de causa (como conselheira) que a maioria dos pastores que apoia essa loucura é praticante da violência doméstica.
Todos se baseiam no mesmo texto, como há manipulação? Você pode até argumentar uma má compreensão, mas argumentar manipulação do texto é injusto.
@@mateusgabriel1022 é possível manipular sim, pinçando versículos fora de contexto, apresentando meias verdades, misturando bíblia com opinião....
@@mateusgabriel1022uai, manipulam no sentido de forçar o texto para tentar trazer uma conclusão (ou até ordenança) que nada tem a ver com a intenção do autor. Por exemplo quando tentam traçar uma comparação entre os sofrimentos de missionário no campo hostil e o sofrimento da violência doméstica. Absolutamente infeliz e sem fundamento essa comparação, como o Yago trata no final do vídeo.
Tema super pertinente. Leiam o livro "O Grito De Eva", de Marília De Camargo César. Ele trata justamente sobre esse tema, partindo da perspectiva da mulher e o quanto o aconselhamento de pastores são responsáveis pela manutenção da violência doméstica em lares """cristãos""".
Que vídeo precioso e necessário. Parabéns Yago! Quantas mulheres tem sofrido caladas por conta da ignorância de muitos cristãos. E os filhos? Imagine as sequelas e traumas de crianças que vivem num lar assim.
Por isso que tem filhos(as) que se tornam ateus pela ignorância dos pais e da sociedade. E pela falta de ajudar a mulher sofrida e o homem sofrido.
A bíblia diz que Deus odeia o divórcio. Mas Ele também não ouve a oração de homem violento.
A partir do momento que a sua vida ou do seus filhos corre risco, pelas atitudes do seu mstido ou mulher, ela te a força a abandonar aquele relacionamento e ela já cometeu abandono a muito tempo.
Sem falar que a palavra diz para os homens amarem suas mulheres como Cristo amou a igreja e Jesus não bateu ou humilhou a igreja, mas se humilhou até morte de cruz por ela
Minha esposa foi agredida por anos pelo ex marido. Se não tivesse se divorciado teria morrido. O cara era um crápula, morreu assassinado. Como Deus ia querer que ela morresse nessa situação?
Vejo o divórcio até como legítima defesa. Jesus mesmo alertou os discípulos a ficarem espertos para não serem pegos.
Ouvir alguns pastores defender o fato da pessoa ficar na casa do abusador me deu um embrulho no estômago. Sério, foi difícil terminar o vídeo...
Eu tive que pausar, irmã. Tava almoçando, inclusive e tive dificuldade de lidar em saber sobre tamanha covardia.
Certeza que esses supostos pastores que apoia esse absurdo, estão abusando das suas esposas
Foi mesmo, deu vontade de desligar. Que absurdo
Isso é orientação machista. Nada haver com missionário. Os missionário foram pra uma missão em terreno inimigo, o casamento é um relacionamento amigo de amor e afeto e não se espera reação agreciva, isso é muito diferente do caso missionário.
Aqui tbm. To ruminando essas coisas aqui. Eu to triste com o odio a figura feminina que existe e eh estimulado nas igrejas.
Provérbios 27:12
A pessoa sensata vê o perigo e se esconde, mas a insensata vai em frente e acaba mal.
Difícil né..a palavra sendo usada, a séculos, para a manutenção dos abusos cometidos contra a mulher..... é muito bom, ver homens de Deus, acordando 👏👏👏👏👏👏👏
Lembrando se sua mulher te agredir também vale. Não fique com alguem que te agrida não é porque tu é homem que tem que se sujeitar a violência porque eu já sofri violência no meu antigo relacionamento.
Pena o pastor não ter dito isso no vídeo.
Eu ainda sofro no meu, minha esposa me bate constantemente.
@@nilolima5401 amigo vai na delegacia e sai desse lugar antes que o pior aconteça.
@@nilolima5401kkkkkkkkkkkkkkkk
@@handersonholanda5958minha mãe costumava dizer: perdeu a chance de ficar calado.
Sobre isso, eu diria: perdeu a chance de nada ter digitado.
Parabéns pela mudança de opinião, que vc consiga influenciar outros pastores a mudarem tb e que a mulher passe a ser protegida contra a violência.
Tem um vídeo do pastor Nicodemos de anos atrás com uma posição bem parecida que a sua hoje. E realmente faz muito sentido. A mulher ter que viver humilhada, não parece ser nada cristão, por um homem que mal a trata como sua esposa.
Me divorciei após uma discussão de 10 minutos sem ninguém se exaltar nem o tom de voz levar a pessoa a ficar 1 mês morando de volta com os pais e decidir por conta se divorciar. Conversando com pastores foi um claro caso de abandono.
Hoje estou casado com outra pessoa, anos luz à frente em amor a Deus.
Eu fui traída, depois de 11 anos juntos um casamento de 3 anos e 3 filhos nossos. E ele só admitiu pq eu descobri, pq ele afirmou que ia preferir ir embora do que admitir o erro e se redimir pela nossa família. Mas o que mais me doeu, foram as mentiras, a pessoa se tornou sínica e mentiu olhando nos meus olhos, isso machucou muito mais, é difícil voltar a confiar. Depois de uma enorme discussão, ele pediu perdão e pediu para voltar (mas antes estava decidido a "ficar um tempo sozinho") pois, segundo o mesmo, estava saturado de tudo. Mas, nós estávamos tão bem, inclusive tudo aconteceu no mês de maio, mês que nossa caçula completou 1 aninho. Eu aceitei, pq, venho de uma família com pais divorciados, e não quero o mesmo para os meus filhos. E também por amá-lo, eu perdoei. Mas a pessoa simplesmente não mostra atitudes de uma pessoa genuinamente arrependida. Trocou a senha do celular, não quer me falar, continua com o contato da pessoa com quem me traiu e tá achando certo. Isso está magoando e me sinto uma grande otária. Ele não é cristão. Eu quero permanecer, mas, como que permanece em um casamento assim? Eu tô muito confusa, buscando resposta em Deus. Se alguém puder me aconselhar 😢
Pr Yago martins , sinceramente vc faz parte de em vento de esperança para o evangelho no Brasil , no sentido de Deus ter te usado poderosamente e de uma maneira que nem vc faz ideia da dimensão e alcançabilidade. .Deus continue te usando. Pr Getúlio Alves Salvador Bahia
Gloria a Deus!!!🙌🏻
Que vídeo pertinente e oportuno!!!
Por favor pessoal compartilhem o máximo que puderem!!!!🙏🏻
Muitas pessoas e muuuitas crianças estão sofrendo!!! 😢
COMPARTILHEM!!!
COMPARTILHEM!!! Por favor!
🙏🏻
"Enganados" desde que o mundo é mundo,né...
@@ibekoprovedorprovedor9937 vc viu o vídeo ou so a thumb?
Quanto aos que comparam missionários perseguidos a essas mulheres que sofrem violência fica o questionamento: eles não fogem da perseguição, mas prosseguem entregando panfletos ou pregando em praça pública? Certamente não. Eles se escondem, se protegem e se importam sim com sua integridade física.
Exatamente. Essa fala é de quem não tem noção sobre o contexto de perseguição. O próprio Cristo, em um contexto de fim dos tempos, fala sobre fugir das ameaças. A igreja primitiva fugiu da perseguição. Não faz o menor sentido esse tipo de comparação. Ou eles não tem proximidade ou real acompanhamento com campo missionário (e são pastores!), ou são cruéis em manipular argumentos pra preservar a "boa imagem" da igreja em que estão.
E também lembrei da parte que Jesus falam se os discípulos não fossem bem recebidos, "sacuda a poeira dos pés " quando sair daquela cidade, ou seja, se não foi bem recebido mesmo você levando a palavra, paciência e segue pra outro caminho.
Esse novo entendimento do Yago está muito mais próximo daquilo que Jesus ensinou.
Parabéns, Yago pela sua humildade e inteligência de rever seu posicionamento diante de um novo entendimento bíblico sustentável!
Cuidar do corpo é uma forma de adoração.
1 Coríntios 6:19-20
Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
Conheço uma mulher que apanhava constantemente do marido e ambos eram da mesma igreja. Ele pregava na igreja e ela era do grupo de louvor. Depois de muitos anos eles se separaram e ela está viva. Agora ela é mãe solteira e cuida de uma filha com síndrome de Down. Uma pena que ela sofreu por muitos anos
Que vida triste dessa mulher!!!
triste demais
Abuso e violência são crimes, e o agressor e abusador tem que ser preso em primeiro lugar porque crimes precisam ser tratados em primeira instância no ámbito legal depois no âmbito eclesiástico.
Gostei, Iago. Tornar a convivência impossível é uma forma (covarde) de expulsão. É aquela história de botar o bode fedorento na sala. Concordo que em casos extremos, dá razão para o divórcio, sim. Mas, como você mesmo disse, tem que ser um caso extremo. Se não vira bagunça.
No primeiro Encontro de Casais com Cristo que eu participei tinha uma moça que apanhava do marido, às vezes sendo até hospitalizada. Eu tava bem de boas quando ouvi a conversa de umas irmãs da igreja dizendo que ela tinha que suportar, que era uma serva e tal e coisa...Que tinha que evitar o escândalo para o evangelho, que os pais dele eram diáconos, e um monte de bobagens assim. Fiquei muito brava e falei um monte , que ela tinha é que procurar a polícia e inclusive que se ela continuasse expondo o filhinho deles a esse tipo de cena ele poderia crescer e reproduzir esse comportamento. Que possivelmente o marido dela tinha visto isso na casa dele....enfim, os "pais diáconos" não quer dizer nada e que o marido dela tinha que se converter. Ficou todo mundo me olhando espantada, mas eu fiz a minha parte. Violência é caso de polícia e ponto final.
A minha ex esposa foi embora de casa a mais de 1 ano, fomos casados 12 anos e um dia ela decidiu "ser livre". Tem uma parcela da "igreja" que me disse: "Você não pode casar novamente, espere ela se arrepender ou morrer"... Reparei uma coisa bem interessante, todas as pessoas que defendem tal posição SÃO CASADAS! Ou seja PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS É REFRESCO! Assim também dou certeza que quem defende o casamento com um agressor NÃO APANHA OU NUNCA VIU A MÃE APANHAR! Grande abraço a todos e não desejo o divórcio para ninguém!
Exatamente isso, Max; Vejo o Paulo Jr. gritando sobre divórcio e fico pensando: quero ver vc sustentar isso quando sua esposa for embora! É fácil ser contra divórcio tendo um casamento equilibrado; divorciei porque minha ex é desequilibrada; vou casar de novo; ponto. Quem quiser me condenar, calce meus sapatos e ande pelos meus caminhos; e pra quem gosta de condenar quem se casa novamente, senhor santarrão/senhora santarrona, vc segue 100% DA BÍBLIA? VC É PERFEITO/PERFEITA? Não né! então, TIRE PRIMEIRO O ARGUEIRO DO SEU OLHO, depois vc vem tirar a trave do meu!
Max, nunca vi minha mãe apanhar, mas defendo que nós cristãos somos a favor da vida! Não há relacionamento evangelístico, o casamento não foi feito pra evangelizar. Quer converter o marido abusivo, volta pra casa da sua mãe e evangeliza ele pelo Celular...
Valeu!
Acompanho a alguns anos Iago Martins e mais alguns outros que são também muito bons.
Digo que este garoto é bom!
Mas com o respeito devido a esse homem de Deus, Pastor Iago Martins.
Dentro deste assunto, há também a violência doméstica contra o homem, deixo a dica para uma análise futura, que mesmo secularmente esse é um vespeiro, que vi a muito tempo uma psicóloga falando sobre este tema em favor dos homens.
comentei sobre isso no seu primeiro video, que bom que mudou de ideia, pq não se trata apenas de um ponto de vista teológico e sim de preservação da vida. sejam felizes e casem novamente, larguem esses psicopatas .
Essa explicação exegetica do texto me deu um nova compreensão do estudo de 1°corintios 7 . obrigada pastor Deus abençoe sempre sua vida e família 🙏
É de embrulhar o estômago gente defendendo abuso e agressão
Você assistiu até o final? Ele falou a opinião de várias pessoas e depois a dele.
@@anapaulagarciasaraujo4250 sim , assisti até o final , não me refiro ao 𝗬𝗮𝗴𝗼 , sim à esse pastor que ele cita no vídeo , que compara esse sofrimento com o de missionários no campo. Triste !!
@@nathalianoemi8878 Ah sim. Me desculpe.
Minha sogra "passa pano" para as agressões da minha esposa sobre mim. Até minha mãe já passou pano pra isso uma vez.
25 anos e me separei de meu ex. Narcisista que fez sofrer muito e por causa de medo de pecar contra Deus fiquei por tanto tempo. Agora livre e com minhas filhas….🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Não sei nem o que dizer desses caras que você citou ai, que confundem abuso no relacionamento com ''suportar as dores do evangelho''! Meu Deus, se dizem inteligentes e homens de Deus mas são uns calhordas de marca maior. Queria ver se eles estivessem no lugar dessas mulheres!
É esse tipo de coisa que me faz duvidar da religião às vezes. Eu sinto que é feito um esforço intelectual para adequar os textos bíblicos às diversas realidades da vida, e isso é meio contraditório, levando em conta que a palavra de Deus é inequívoca.
Eu sofri um abandono emocional. Nós estávamos em crise e ele não queria conversar pra resolver e nem mudar de atitude. Assim, ele achou conveniente que “fingir que eu não existia” resolveria o problema.
Ele ficou meses sem me dirigir a palavra. Literalmente passava por mim como se eu não estivesse ali.
Eu sofri profundamente e me senti abandonada. Tudo isso aconteceu ao mesmo tempo q recebi o diagnóstico de autismo do meu filho mais novo.
Eu entrei em depressão profunda! Sofri e ainda sofro (isso faz quase 4 anos).
Decidi perdoar pq sempre q busca a conselho bíblico me diziam que eu não poderia me separar.
Hj estamos tentando ser um casal novamente mas no fundo do coração não tenho certeza que ele quer realmente mudar. Tem comportamento narcisista e eu continuo sofrendo esse dilema. Obs: ele nunca foi “crente” e eu não frequento mais nenhuma congregação 😢
Parabéns pela mudança Yago, isso é sinal de amadurecimento, honestidade intelectual e, principalmente, temor a Deus. Que Ele possa estar abençoando teu ministério meu irmão.
Ouvir isso é um bálsamo para mulheres que sofreram violência e ao optar pelo divórcio foram massacradas dentro de suas comunidades de fé!
Sempre fui simpático a esta posição de que violência = abandono. Tenho dúvidas sobre outras situações, por exemplo: a rejeição da fecundidade (quando um dos cônjuges NÃO QUER ter filhos mesmo podendo ter, e omitiu esta informação durante o noivado, só falando sobre isso no casamento); ou quando um dos cônjuges continua tendo "vida de solteiro" sem adultério (larga a mulher com os filhos em casa e vai jogar vídeo game / sinuca / etc com os amigos constantemente, de forma que a esposa vive mais dias como "mãe solteira" do que como casada)... não seriam também casos onde uma espécie de abandono está ocorrendo?
Yago, eu louco a Deus pela sua vida! Pela coragem de discernir , ouvir e propagar a voz de Deus! Que estes ensinamentos sejam não apenas fonte de consciência para a humanidade, mas chave de libertação para tantas vidas aprisionadas em casamentos doentios e doloridos no corpo e na alma!
Permaneça no caminho! Obrigada, obrigada e obrigada!
O reverendo Ronaldo Vasconcelos aborda esse tema de forma sucinta e cirúrgica em um vídeo curto para o canal Perguntar Não Ofende ("Qual o posicionamento bíblico para a agressão entre casados?").
Vale a pena assistir.
¡Excelente contenido! Muchas gracias, hermano. Saludos y abrazos en Cristo.
Cara, parabéns … Só cristão põem a cara assim reconsiderando um ponto .
Sai da igreja porque meu pastor não aceitou minha separação, tinha uma culpa horrível, me achava adúltera e pecadora . A igreja me olhava de cara feia. Essa explicação me libertou de toda a culpa. 😊 Amo jesus e não queria ser vista como pecadora depois de sofrer tanto em um relacionamento abusivo.😢
Acho que algo que dá para aprender com isso é, a pessoa que não teme a Deus, faz de tudo para acabar o casamento, mesmo com o outro insistindo!
Tenho uma filha de 1 ano, casado a 2 anos, no aniversário de casamento eu fui expulso do meu lar, não foi por adultério, agressão ou algo assim, apenas estava dando uma comida pra minha filha que deixou a mãe dela fora de si. Certas expulsões parecidas aconteram 3 vezes, mas em todas elas eu voltava e tentava reconciliar, pois a vontade de Deus sobre o casamento tem que prevalecer, porém a última vez eu recebi um “Você é um Babaca, moleque, sai da casa, some da minha vida!” Imagina um chefe de família escutar algo assim, meu mundo acabou ali por tamanha humilhação.
Cresci com os princípios Cristãos sobre o casamento, e isso é o que me Dói mais, pois sabemos a vontade de Deus e não queremos de jeito nenhum descumprir, graças a Deus nunca partiu de mim as atitudes de abandono ou agressivas, mas mesmo assim é algo terrível! Espero que Deus me perdoe pelo processo que irei passar.
Irmão, busque respostas na palavra, ore muito. Não se baseie no que homens falam, de forma rápida e cheia de argumentos humanos.
Nós vamos amadurecendo na proporção que o tempo vai passando e a Bíblia diz que Quem não cuida dos seus, Negou a Fé e é Pior do que o Incrédulo.
Estava assistindo "A lição" e é como a vida real, ou a mulher morre, ou chega a um nivel em que procura da cabo do seu agressor. Apesar que homem tb apanham, uma minoria incomparável com a situação da mulher. Sou praticante de artes Marcial, conheci a historia de uma das professoras, em que o marido lhe batia, ela passou a praticar escondida o taekwondo, um certo dia, ela ja estava bem avançada na arte, ele tentou agredi-la, ela deu um pau tao grande nele e foi pra casa da mae, que o cara ficou desnorteado e pediu separação da vergonha que passou na rua.
Ué, e porque ele não continuou casado com ela, suportando como um missionário suporta a perseguição? 😂
Nem todo homem que trai bate. Mas quase todo homem que bate trai.
Parabéns pela sua evolução, pastor Yago. Isso é muito importante principalmente para as irmãs que acompanham seu canal.
Nossa, doeu meu coração quando vi a comparação com os missionários que estão ali PORQUE QUEREM, para pregar a Palavra de Deus à mulheres que estão sofrendo não porque querem, muito pelo contrário. E sem contar o trauma que é gerado até mesmo para as crianças que veem essas cenas! Mds
Lembrando que agressão não é somente física. Se ele não te respeita considere a separação antes do primeiro tapa. Agressão psicológica é tão grave quanto
Sim, é o que o Yago fala em 20:47 “Crueldade verbal e relacional extrema e prolongada”
Isso abre um leque infindável de motivos para separação, duvido que essa seja a visão bíblica. E violência psicológica não se compara com violência física.
@@burajirusan4146Pois é
@@burajirusan4146pode ter certeza que esse vídeo deu margem pra isso. Principalmente para um novo casamento.
Eu acho que a mulher ou o homem devem se separar de um agressor, mas isso vai levá-lo a casar novamente? Provavelmente... E esse novo casamento vai estar amparados pelos textos bíblicos? Acho que não.
@@juniormattos2448 Concordo, vai ter muita gente se separando por que teve algumas discussões acaloradas com o cônjuge, achando que está amparada biblicamente por conta desse vídeo. Em partes, vejo isso como uma inserção da ética torpe dos tempos de hoje na exegese bíblica, apesar de não acreditar que esse tenha sido o objetivo do Yago.
“Eu odeio o divórcio”, diz o SENHOR, o Deus de Israel, “e também odeio o homem que se cobre de violência como se cobre de roupas”, diz o SENHOR dos Exércitos. (Malaquias 2:16)
Deus seja louvado!!! Como alguém que passou por agressões dos tipos mais variado no lar, desde minha infância até aproximadamente meus 27 anos. Também como alguém que presenciou muitos casos e esteve combativo ao lado, acompanhando e aconselhando em diversas situações similares as minhas. Eu realmente não concordava com esses pontos em específicos que você pontuou neste vídeo, isso em relação aos anteriores, justamente pelo risco que em praticamente todas as pessoas que tivemos que intervir se colocariam! Em nosso contexto, tivemos situações intensas e muito acirradas contra esposos que deixam sua esposa e filhos com fome, trancados em casas praticamente no meio do nada, sem acesso a nada e nem ninguém, em cárcere! Mulheres e filhos espancados por marido alcoólatra e etc. Infelizmente, nada específico da nossa comunidade, mas extremamente "comum" no nosso país. E prender uma família, crianças e mulheres, ou em muitos casos também, homens (como caso em que um membro do nosso campo era quase que semestralmente esfaqueado pela esposa a ponto de ter sido hospitalizado duas vezes com risco de vida), em casamentos assim. É no mínimo uma crueldade baseada em uma possível má leitura do texto. Na dúvida, que se preserve a vida! Em nenhum dos casos extremos que presenciei jamais houve arrependimento. O que nos remete que apenas haveriam, ainda hoje, irmãos encarcerados em um casamento antibíblico e isso, claro, se não tivesse se acometido o pior. Mas parabéns por sua coragem em se retratar! Tenho plena convicção que isso se deu pelas mãos de Deus e que muitas vidas que te seguem poderão se ver livres dessa cadeia! Graça e Paz meu irmão!
Não mudou tanto! Eu entendiiii e acredito que seja isso mesmo, faz sentido. Mas, é complicado de fixar tantas informações na cabeça rs já vi algumas pessoas falando tanto mal do Yago, porém desde que acompanho ele eu fico pensando “cadê o erro?” tenho aprendido muito aqui.
Muito sábio o pr. Yago, queria poder conhecer pessoalmente um dia 👏
Quantas vidas poderiam ter sido salvas...
Não posso julgar a ninguém, e nem vou fazê-lo, mas sempre desconfio da integridade do homem casado que defende a permanência de esposas agredidas no casamento.
Meu pai do céu, eu não consigo nem me imaginar passando por esses casos relatados. Que Deus tenha misericórdia.
Violência doméstica é CASO DE POLÍCIA! Obrigar esposa/esposo suportar agressões é insano … não há nada que justifique uma ação violenta !
Parabéns pela sinceridade, humildade e defesa do verdadeiro evangelho. O senhor não está banalizando o casamento e sim defendendo lados da bíblia e da vida das pessoas que muitos não olham.
Muito bom, parabéns. A humildade é o caminho. Sou pastor batista, tenho 55 anos e já repensei e mudei algumas posições, diante do que a Bíblia diz à partir de uma boa exegese e hermenêutica..
Deus abençoe, esse é o caminho!!
Malaquias 2:16:Deus odeia o divórcio,mas tbm ODEIA o homem que se cobre de violência...A maioria dos pastores fala apenas a primeira parte.
Sua resposta foi Cirúrgica!
Provérbios 29:22:O homem irado provoca contendas,o homem violento multiplica suas transgressões...
Comparar a mulher que sofre violência com os missionários conscientes chega a ser crueldade.
Exato. Até porque é completamente diferente ser perseguido por causa de Cristo do que por causa nenhuma, e a Bíblia faz essa diferenciação.
Pensei o mesmo seja a ser nojento.
@@suzanafaria1476 Muitas vezes mulheres sofrem violência doméstica justamente por causa de Cristo Mt 19.29, e até nesses casos o divórcio não só é permitido como , muitas vezes, aconselhado e o segundo casamento também é permitido.
Comparação nada a ver.
Porque esses - perdoem o termo - "bostas" são homens que nunca chegaram perto de sofrere qualquer violência, provalvmente nem sequer passou uma experiência de missionário de campo
É de lascar, saber que existem igrejas que aconselham que a mulher agredida não denuncie seu agressor, mas antes tenha um aconselhamento pastoral, que muitas vezes faz com que ela continue em um lar violento. Não dá pra aceitar violência.
Eu to chocada em saber que o amor por uma forma de pensamento, o conservadorismo, seja maior que o amor por pessoas, qualquer que seja o tipo de vulnerabilidade a que elas estam expostas. Mais, que isso seja ensinado a igreja com status de ensino vindo de Deus e, por tanto, nao pode ser contestado.
Anos atrás o Pr. Renato Vargens defendeu esta mesma posição, de que violência se configura uma forma de abandono. No tempo discordei com veemência, hoje sou defensor da vida da pessoa vulnerável, principalmente mulheres, custe o que custar
Parabens por trazer esse assunto a tona, Yago. Voce e a Norma Braga estao de parabens, inclusive.
Estava lendo Romanos 7 e pensei nesse vídeo do Pastor Iago, entendi o que o pastor disse que um dos lados já abandonou no casamento, e ninguém abandona ninguém para ficar sozinho. Fiquei refletindo quando Paulo diz claramente que a aliança do casamento os dois estão ligados, e a única coisa que pode separar essa aliança ( lei) é a morte, o pastor pode argumentar, mas o foco de Paulo não é sobre casamento e sim a aliança do pecado etc, mas ele deu como exemplo o casamento, e isso está claro que é uma aliança, se acontecer de um divórcio, será que os dois estão livres para recasar mesmo?
Gloria a Deus pela lucidez!
13:28 O pastor fala, em casos como esses.. pronto liberou pra quase todos os casos....
Instone-Brewer já escrevia sobre esta terceira possibilidade há muito tempo (citando, inclusive, a lei sobre a negligência para com as escravas em Êxodo). De qualquer forma, é muito gratificante ver um irmão sendo corajoso em mudar de posição sobre um assunto tão cercado por tabus.
Parabéns Pastor eu estou tendo problemas com a igreja que eu estava porque faço acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica e descobri que meu ex Pastor claro defende o agressor
Cara é um grande prazer poder ouvir pessoas inteligentes como você!
Que Deus abençoe você e sua família grandemente ♥️♥️♥️
Parabéns pela mudança de posicionamento. Deus odeia o homem violento.
Oséias, 2:16: - “Eu odeio o divórcio”, diz o SENHOR, o Deus de Israel, “e também odeio o homem que se cobre de violência como se cobre de roupas”, diz o SENHOR dos Exércitos. Por isso, tenham cuidado; não sejam infiéis.
nao tem como pensar diferente disso nao
Sem mencionar o fato de que a Escritura diz em Efésios 5:21-33 "Maridos, amem cada um a sua esposa como Cristou amou a igreja". E fazer o oposto disso é ir literalmente contra a Palavra.
Vim mais rápido que porta na cara de testemunha de Jeová
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 pesado!
Em relação ao segundo casamento, vale lembrar que Jesus reconheceu os casamentos da samaritana, fazendo distinção com o atual relacionamento dela; no caso, algo extraconjugal.
Colocação perfeita! Pra mim ficou bem claro em que circunstâncias cabe um divórcio ou não ! 👏👏👏
Trabalho em uma câmara de conciliação onde acontecem divórcios. Uma irmã APANHAVA do marido, certa vez levou um soco de marido diácono que teve sair correndo com o sangue pingando na boca. Quando procurou o Pastor da igreja ele disse que o amor é dolorido. Graças a Deus ela divorciou do canalha!
que horror
o pastor deveria ser preso tb
Esse video era um dos mais necessários desse canal
Parabéns, Yago. Concordo totalmente com essa posição. Deus o abençoe!
É sério que um monte de gente NÃO entendeu que ele é contra a violência doméstica?
Eu estou em clamores a Deus, pra que ele me liberte, estou em casamento de mais de 30 anos , de abuso emocional, exploração financeira, ameaças e dissimulação cruel em que ele faz de tudo de firma fingida e velada pra colocar os nossos filhos contra mim, não quer o divórcio e trasferir toda culpa de todas as traições em mim, Creio em Jesus que ele operara um milagre e quebrará essas correntes, obg pastor, por tanta coerência ❤
Poderia fazer um video ensinando a estruturar sermões
Principalmente expositivo
❤
Yago, você poderia falar sobre o caso em que um dos cônjuges tem Transtorno de Personalidade Narcisista ?
É importante se aprofundar no assunto, pois há muitos detalhes nesse transtorno. Há casos em que o cônjuge comete suicídio por não suportar mais esse tipo de relacionamento.
Mulher sofrer violência do próprio marido é mais comum do que muita gente pode enviar. É triste de mais
Os homens tbm ..mulheres sao maldosas fazem muita violência psicolocica e torturas emocionais e. A tendencia é aumentar com essas leis contra os homens
posicionamento brilhante. Esse rapaz é inteligentíssimo, me parece honesto em suas palavras e cheio do espírito santo. Existe apenas um pequeno ponto que me pareceu perigoso lá no finalzinho do vídeo: Associar vício drogas ao abandono. Corremos o risco ali de invalidar o amor e a entrega e dar legalidade ao abandono do parceiro adoecido. Não consigo ver respaldo nas passagens citadas para isso, e sim um salto lógico totalmente humano. Sugiro fazer um vídeo apenas sobre isso, me parece um tema realmente interessante.
Que susto! O perigo de ver apenas o título do vídeo e já tomar conclusões precipitadas 😂😂😂
Vixe pastor, vai tomar muita pedrada por conta desse vídeo.