"Como vai reagir uma criança adotada, quando chegar à idade da adolescência? Como lidar com os fatores sociais e pessoais nesta fase?" Reagirá com a inteligência, a honestidade, a aceitaçao e a naturalidade com que uma pessoa que não está contaminada por nenhum preconceito homofóbico pode reagir. Para essa criança o que contará certamente será a felicidade conjugal dos pais e mães que a criam e a forma como essa estabilidade se traduz harmoniosamente no amor, atençao e cuidado que lhe entregam.
eu fui criado sem pai mas pk ele escolheu o caminho da droga. neste meu caso é diferente pk a minha mae e a minha tia n andavam aos beijos nem de maos dadas,etc,etc. com o meu tio por perto vi ali um pai e é importante muito mesmo.
Já o Bastonário, um exemplo de pessoa calma, respeitadora, que se contém nos insultos e que fala apenas do que sabe, é o orgulho do Direito. Certo, estamos conversados.
Parabéns e bem-haja por esse último gesto de dignidade moral ofendida e valentia intelectual. Assim se retiram sempre de todos os campos de batalha, reais ou simbólicos, das ideias ou das acçoes, todos aqueles que no fundo são os verdadeiros democratas. Fique bem.
gostava muito de ver este debate completo estava a trabalhar não pude acompanhar será que podem também por a primeira parte completa? desde já obrigada!
só gostava de perceber o que vai na cabeça destas pessoas que são fortemente contra, não só a coadoção, mas em toda esta idea dos direitos dos homossexuais. É que nem depois de assistir a um debate como este eu percebi. Para mim, em relação à adoção de uma criança por um casal homossexual, não percebo a oposição. Digam-me por favor, sendo contra ou a favor dos homossexuais, se não é preferível uma criança ser adotada por um casal gay do que andar de orfanato em orfanato, em casas cheias de crianças onde não recebem a atenção e o amor que os opositores a este tipo de adoção tanto desejam que a criança tenha direito? Digam-me, afinal, quem realmente está a pensar nos direitos das crianças.
submundo18 Ai sim? E o acontece aos filhos de pais biológicos abusadores e pedófilos? Ser gay é ser pedófilo? Há mais casos de pedofilia heterossexual do que homossexual. Ponto dois: quantos casos existem de filhos que são abusados pelos pais, biológicos ou adoptantes? Que são sempre (!) hetero, ora porque são os biológicos ora porque são elegíveis a adoptar, precisamente porque são heterossexuais...Esse argumento não é procedente de tão limitado que é. Muito menos é aspecto fulcral prévio (pode, eventualmente ser consequente) mas é um argumento aplicável, na mesmíssima medida, a um casal heterossexual em que um dos adoptantes é pedófilo. Filipa Oliveira Não podemos impor aos outros ideias que não entram nas suas cabeças. Contudo as mentes são tão fechadas que perdem de vista-face à não compreensão, medo ou ódio sobre o assunto - o verdadeiro interesse em causa que são os direitos das crianças ORFÃS (ou com pais mas que lhes foram retiradas, nomeadamente, por já sofrerem abusos) que estão a cargo do Estado e a carecer de adopção.
eu não sou contra os gays,nem lesbicas ate gosto de ver duas mulheres na marmelada,cada um faz da sua vida o que quer ,mas envolver crianças nessas relaçoens não concordo,só se as crianças forem de origem dos gays ó lesbicas ai está bem são seus filhos,mas adotar crianças saudaveis e inocentes para envolver nessas relaçoens considero um grande crime contra a natureza e DEUS,e os legisladores são os culpados,não se pode alterar as regras da natureza
+submundo18 Disse estas duas coisas practicamente uma a seguir à outra: "vese mesmo que não és intelegente menina mimada ateu" " eu não estou a descriminar ningem o importante é que as pessoas se respeitem" Você tem noção das barbaridades que lhe saem da cabeça? Está a acusar outra pessoa de não ser inteligente e nem sabe escrever inteligente. Depois diz que o importante é que as pessoas se respeitem no seguimento de insultar alguém. Tenha noção de si mesmo.
Fiquei com dúvidas...se adoptar uma criança,ela não é do meu espermatozoide nem do óvulo da minha mulher...será que estou a negar os "pais" ao meu filho adoptado?? Se ele foi abandonado? Se ele foi abusado,quem são os verdadeiros pais?? Quem dá amor ou quem os fez e depois os abandonou?!?!??
Sinceramente, pensava que o Marinho e Pinto raciocinasse melhor ou fosse um bocadinho mais esclarecido. Essa história do direito forçado ao "pai e mãe" não lembra ao diabo. E as mães solteiras? Pai? Viste-o! E ainda bem. Na volta era algum tinhoso que não queria saber da companheira e do filho para nada. (Olha, o Eugénio de Andrade era filho de uma mãe solteira, e odiava o tal paizinho e nem sequer quis ser legitimado por ele mais tarde.) Agora obrigam a que uma mãe solteira vá à cata do tipo que a engravidou, mesmo que seja algum violador, para que o nome dele figure no assento de nascimento da criança. Mãe há só uma, pai pode ser qualquer um. E as mulheres solteiras que adoptam crianças? - onde está o pai? Ou vice-versa, um homem que adopte uma criança - onde está a mãe? (a biológica poderá ter morrido ou rejeitado o filho).
A argumentação das pessoas pró coadoção: "Ai e os filhos que são violentados por pais heterossexuais e etc. ..." Como se só apenas os casais heterossexuais maltratassem as crianças... Sinceramente!
Um dador????? O que é isso ???? Desculpe-me a ignorância , eu já tenho uma certa idade, será que é um tipo que bate uma ??? e para onde é que ele a bate??? Isto é tudo muito estranho .
Como tento ser uma pessoa intelectualmente honesta, faço normalmente o trabalho de casa antes de mandar postas de pescada e, por isso mesmo, fui re-confirmar o que são figuras de estilo: "... são recursos não convencionais que o escritor ou falante cria para dar maior expressividade à sua mensagem." Entre elas encontram-se a ironia, a hipérbole, a imagem, a metáfora, etc, nas quais poderia encaixar perfeitamente o nosso "estamos conversados". (cf sítio web recantodasletras)
Concordo com o ponto de vista de Marinho Pinto e todos os opositores deste projecto lei. As crianças não tem escolha, os adultos sim... Aí não está o superior interesse das crianças, mas os superiores interesses de um projecto pessoal homossexual...(e nada tem a ver com a adoção)...
Quando aquele idiota que começou a falar aos 25:50 e disse que o filho dele tinha dito que isto era uma estupidez se eu estivesse lá dizia "Obrigado por mostrar que tipo de educação que vc dá aos seus filhos em casa."
E já agora, insultar é alegar que os outros "não sabem debater", o que vai em linha com a ideia de que os outros não se referem "ao superior interesse da criança"; Sem sequer falar no reparo "as vozes que não chegam ao céu". Isto sim é insultuoso, e demonstra o desrespeito pelas opiniões diferentes.
é fato que o normal é ter como país um homem e uma mulher, fora disso uma criança pode passar por constrangimento e preconceito na escola e em qualquer outro meio.
"Estamos conversados" é uma força de expressão, uma figura de estilo que se usa em Português coloquial e corrente com sentido metafórico e muitas vezes irónico para significar algo como "ficámos todos a perceber..." ou "estamos todos elucidados..." em relação ao facto de que a realidade é bem o contrário daquilo que o nosso contricante afirma ou pretende fazer crer. No seu caso, através do exagero glorificador da figura de Marinho Pinto (ups, esqueci-me do "Sr. Dr."!!) na resposta que recebeu.
Essas são questões pertinentes. Certamente que a reacção da criança não depende exclusivamente da própria nem dos pais. Depende também, em grande medida, de como a sociedade olha para os casais homossexuais, da aceitação e equidade com que os trata. Ora, se a sociedade não aceita, exclui, e trata de forma desigual o casal homossexual, é possível, mas não líquido, que essa criança reaja negativamente. É por isso que temos que dar o exemplo, tratar com equidade e respeito quem é diferente de nós.
Este debate no final tornou-se cansativo, este Marinho Pinto é uma espécie de vírus na sociedade, não diz nada de jeito, repete-se com o mesmo discurso q toda a gente já ultrapassou, mas tira a palavra a toda a gente!
41:00 "Crianças com mãe incógnita é muito difícil", diz o Marinho. Não é tão difícil assim. Tivemos o caso do Camilo Castelo Branco e do Eça de Queiroz, entre tantos outros menos conhecidos, que tinham isso no registo...
e dizia MP que era necessário ter, e consequentemente, conhecer e conviver, com uma mãe e um pai para alguém se tornar uma pessoa decente... o que isto diz sobre MP? ele acha que alguém com dois pais ou duas mães vai ser alguém que, na sua opinião, "não presta" para a sociedade. É preciso respeito
Filipa Oliveira para mim gays e lesbicas e como eu fazer sexo com a minha mae e aminha tia . se têm problemas de sexualidade é problema vosso, agora depois quererem direitos como os outros ? quando a ordem da vida não é assim . isso vai contra qualquer relegiao e depois querem o apoio da mesma relegiao.
o senhor paulo silva é que realmente tem problemas mentais para comparar homossexualidade com fazer sexo com a propria mae ou tia... E a lei da minha vida sou eu que a faço paulinho.
Agora querem substituir a palavra pai por dador.. Digam o que disserem, uma criança nasce de um pai e de uma mâe, e os verdadeiros pais seram sempre aqueles que os geraram. independentemente se os pais sao bons ao maus pais, pois isso já é outra questão.
"Sem comentários", mas não deixou de comentar... Enfim, passando à frente, explique lá o seu "repto", de alguém que "nada tem contra a homossexualidade". O que é isso de "assumam-se nos locais públicos"? Acha que a luta por esta lei não tem sido pública o suficiente?
Como disse o antropólogo, adoptar vai além dos da biologia e são valores incriveis e actos de amor em adoptar! Estas leis ja deveriam estar implementadas em portugal ha muitos anos...Aquilo q chamas de interesses, chamo de pessoas inteligentes e com algum ou muito medo em querer mudar as coisas para melhor!
isso do lobby nunca pensei mas na realidade se juntarmos as peçinhas do puzzle... o Marinho deixou aqui um alerta muito interessante... estejam atentos...
Esta agora... Porventura insultei-o? Não o respeitei? Ironizei? As minhas perguntas foram sinceras, e aguardava uma resposta sincera da sua parte. De resto, o meu perfil anónimo aqui é uma opção pessoal, pois não creio que isto seja um espaço tão público quanto virtual, mas isto seria outra discussão.
Quando falamos de pais, falamos sempre de nós, dos nossos pais, e das crianças que fomos e que gostaríamos ser. O Dr. Marinho não "argumentou", como o Marco diz. O Dr. Marinho Pinto, detentor de uma posição de grande poder, porque tem voz na comunicação social, iniciou inclusivamente o debate com uma intervenção absolutamente intimidatória e invasiva, num misto de bajulação e de ataque, ao "felicitar" a Dra. Isabel Moreira pelos "maravilhosos pais". Lamentável.
isso envergonha qualquer cidadão LGBT consciente educado que depois por causa de umas pessoas que pensam irracionalmente levam "por tabela"! obrigada Cumprimentos
Portugal realmente é um pais onde as pessoas se consideram pelos títulos que têm. O sr. bastonário, deverá ser "considerado", mas a outra já é "considerada a vergonha do direito em portugal. O tema é sério e deve ser debatido à luz da ciência de estudos credíveis revistos e publicados. Outra coisa que me mete confusão, no tema em si é a questão dos direitos. Acho que os direitos não se devem sobrepor nem anulam a validade um do outro, cada caso é um caso e deve ser entendido como tal.
procure no youtube "Depoimento do pediatra Mario Cordeiro" ... costuma-se dizer em bom portugues... "Contra factos, nao existem argumentos. Ao receber informaçao cientifica costumo ter a capacidade de alterar a minha prespetiva... voce tera a mesma? Boa noite. ;)
Não é só pelo facto de ser contribuinte neste país que vc tem direito à sua opinião. Do meu ponto de vista vc tem direito a ela "tout court", quer seja contribuinte, ex-patriado, reformado ou inválido, e mesmo que falte ao respeito a determinadas pessoas, se isso significar que nao o perde por si próprio. Mas quanto à sua concepção cabal dos seus direitos - e do que signifique a verdadeira consideração pelo próximo - tb me parece que "estamos conversados".
...querem "Casar" ....querem adoptar .....para fazer de conta que são um Casal . Serão infelizes por serem o que são (?) . Sou obrigado a concordar com o Sr. Marinho Pinto ... Conforme compram uns sapatinhos ...querem comprar uma criança ? ....para satisfazer mais uma gula .
Falam da opinião de uma criança e batem palmas! Fala um psicólogo acerca da psicologia, psicanálise, psiquiatria, sociologia, medicina pediátrica em estudos americanos e palmas foi 0!
Senhor por detrás deste perfil do youtube, queira-me desculpar a minha intromissão sei que vai levar como ofensa porque é realmente uma ofensa construtiva mas pedia-lhe que não envergonhasse mais a classe LGBT de portugal com o seu discurso de ódio pautado apenas por ataques constantes ad hominem e desprovidos de lógica e conteúdo, peço-lhe que para a proxima antes de dar a sua opinião ou utilizar algum argumento para sustenta-la evite usar o insulto e o ataque pessoal porque isso envergonha...
Como é possivel uma criança entender de homosexualidade, adoção e coadoção e naturalmente está habituado a um pai e uma mãe, caso tivesse 2 pais ou 2 mães certamente iria achar estranho secalhar pais heteros. Foi o discurso mais manipulador do debate e mais estúpido possivel, e mais grave, é q houve palmas de adultos q acharam bonito o que uma criança acha acerca de um assunto tão delicado como este! Isto sobre o homem q falou aos 25:44 um discurso surpreendente segundo o senhor do lado!
De resto, o "superior interesse da criança" é ser pessoa, integrar-se na sociedade. É por isso que precisam de uma família, pessoas, independentemente do sexo, que a suportem, que a ajudem a crescer. O que o Dr. Marinho Pinto invoca é a sua própria projeção de pais, não admitindo a diferença e a inclusão de quem é, diferente (e não seremos todos?), mas ainda assim, pessoa.
O Marinho Pinto para advogado deve ser péssimo... que falta de argumentação, que falta de moderação, o pobre homem parecia um gravador a repetir sempre o mesmo, enfim é triste, parecia estar numa discussão de café
aerrhh Claro, toda a gente sabe que em Portugal só tem grandes cargos quem tem capacidades intelectuais superiores e quem desenvolveu o trabalho de uma vida
aerrhh Do que me lembro, pelo menos em países nórdicos e em algumas ilhas asiáticas as pessoas recebem os cargos consoante as suas habilitações e capacidades... mas quando se tem o Dr. Marinho como bastonário e candidato a primeiro ministro é normal que não entenda.
Como o caro johannes saberá, Agacinski é feminista, ideologia, que defende muitas vezes à diferenciação extremada, logo, essa linha de pensamento não surpreende. Para quem se preocupa tanto em diferenciar, gostava de perceber o que significará uma "desigualdade institucional entre as crianças". Parece-me o tipo de preocupação que só um adulto, porque necessariamente menos flexível, teria, logo, o problema é sempre a forma como a sociedade olha para quem é diferente.
eu falo por mim, jamais eu queria viver sem saber quem foi o meu pai, ver uma foto, uma roupa sua, saber uma historia sua, acho que a pessoa fica incompleta, morrer sem saber quem foi o homem ?como ele seria?viver tao distante ou tao proximo sem saber, sem o conhecer...enfim a natureza escolheu um pai e uma mae, mas o homem como sempre tenta mudar as leis da natureza
Tou de acordo!Ele não quer negar um pai e uma mãe a uma criança, ele recusa-se a ouvir os psicólogos e antropólagos etc, ignora o instinto dos homossexuais serem pais porque tudo se resume a um ovulo e um esperma! Ele tá-se a lixar para as crianças,ele apenas quer uma sociedade conservadora e retrógada, mas pronto ainda há quem respeite esse homem, é absurdo!Ele acha q tem o direito de negar crianças aos homos, e sabemos q as crianças filhos de homos sao felizes! Ele nao ouve, incrivel e absurdo
nada contra essas coadocoes, mas devia ser obrigatorio saber o nome do pai ou da mae e a crianca ter acesso a essa informacao SEMPRE, nao so apos os 18 anos, ela devia ter acesso SEMPRE
Eu sinto-me envergonhado e revoltado da forma como o sr. Bastonário se dirigiu aquela família. Sinto-me profundamente ofendido. Quando se maltrata e rebaixam pessoas a este nível isto deixa de ser um debate para ser um ataque. Eu entendo a ideia que muitas pessoas têm de família ser 1 pai e 1 mãe, mas o conceito de familia não é estático. Existem famílias só com 1 pai, só com 1 mãe, sem pai e sem mãe, 1 avó, etc. A ideia que as crianças têm que ter 1 pai e 1 mãe é retrograda.
Uma criança q tenha uma familia, q vá à escola ao medico volte pra casa, a sua casa,viage com os pais,conheça o mundo, passe o natal em familia tenha prendas, receba amor,tenha um quarto tenha pequenas coisas e mil e uma coisa!Penso ser isto o interesse de uma criança!A criança irá distinguir os géneros?!Ter um pai e uma mãe um esperma e um ovulo soa-me a interesse de adultos apologistas de sociedade conservadora!Mto triste estar ali 1 psicologo opositor q tem crianças com maus tratos d heteros!
... De resto, quanto "ao apoio na interpretação" que diz que me faz falta, aqui ficam as suas próprias palavras, bem elucidativas quanto à sua reverência dos títulos e das formas protocolares de tratamento: "O Dr. Marinho, pessoa por si desconsiderada ao trata-lo por "o"..." Por último, essa do "assumam-se nos locais públicos" faz-me sempre lembrar os judeus com a estrela da David ao peito, durante o nazismo. Porque vc seguramente tb anda por aí a apregoar em publico a sua intimidade e outras.
"o senhor acha que tem o direito a nos negar a possibilidade de alargar a nossa família?" ahahahah querem poder fazer o que lhes apetece sem respeitar os outros
Discutir a adoção já é estúpido, mas querer proibir a coadoção é apenas animalesco. Tudo fica mais nojento quando escondem a sua homofobia com "é pelo interessa da criança"!
Este Marinho Pinto é um verdadeiro crápula. Basta dizer que quando foi bastonário da Ordem, se destacou por procurar cortar as pernas aos advogados estagiários na medida do possível, submetendo-os, designadamente, a provas que ele quando foi estagiário nunca prestou e com um grau de exigência que nunca lhe fora imposto.Mas não ficou por aqui: enquanto a sua filha foi estagiária deu algumas tréguas aos estagiários, para voltar à carga logo que ela terminou o estágio.
« Deux personnes se mariaient en raison de leur volonté de lier leurs familles et de procréer. En ce domaine, les deux sexes ne sont pas interchangeables. L'égalité n'est pas l'identité... Le mariage gay ne peut pas construire la filiation, et il faut dissocier les deux. » Sylviane Agacinski
« La différence sexuelle, ou asymétrie, reste fondamentale dans la construction de la filiation. L'adoption elle-même garde une structure asymétrique, avec deux parents possibles, non identiques - père et mère. Sinon, pourquoi deux, plutôt que trois ou plus ? » « Etre père ou mère dépend du sexe, non de l'orientation sexuelle... » « En excluant a priori de la filiation soit le père, soit la mère, l'homoparentalité créerait une inégalité institutionnelle entre les enfants. »
Você injecta-se com lixívia? Esse animal do Marinho não faz nada de jeito, apenas gosta é de sacar dinheiro e viver à custa dos outros. É uma aberração jurídica e um nojo de pessoa.
A quem vem aqui deixar recados de ódio: não serão tolerados. Têm o direito de ter a vossa opinião mas nunca de a impôr às nossas famílias. Todos os comentários de ódio serão denunciados e retirados.
« Ne méprisons pas ces questions au nom d'une bonne conscience soi-disant progressiste et forcément de gauche. Ne courons pas derrière le système californien de fabrication d'enfants à la demande selon une tarification précise. Un discours ultralibéral et cynique prétend que tout se vend dans le monde, y compris les ventres et les enfants. Ce n'est pas ma conception du socialisme.» Sylviane Agacinski
eu nao tenho estudo ,mas tenho etica e valores, bom senso, deus criou o homem e a mulher pra terem filhos e nao duas mulheres e dois homens. se eles querem ser gays é problemas deles e eu respeito desde que nao venham para o meu lado. qual é o interesse da criança quando na escola perguntarem quem é a tua mae e o teu pai ? essa criança na escola vai ser ridicularizada e gozada, é esse o interesse supremo da criança ? o pai dá força e valores e autoridade e a mae dá o afecto e proteçao e carinho, a criança precisa das duas facetas. precisa de equilibrio. qualquer dia aparece um maluco que quer adoptar uma cobra ou um gato como filho! qual é o limite do ser humano ? todo vale ? já basta na politica e no trabalho. é cinismo e egoismo proprio . quantos as leis de adoptaçao natural , facilitem as coisas e as crianças vao para familias normais. eu sei que esses gays e lesbicas vao dar carinho porque querem ter crianças, e se por acaso nao acontecer? terem crianças e nao gostarem delas depois ? já pensaram nisso tambem ? o ser humano nada faz a favor da natureza, estraga tudo. á materias que devem ser universais e nao contenpporarias da altura . são as regras da vida, tal como nos animais, á macho e femea. se a soceidade nao criar regras e valores , tudo vale na soceidade. já agora que tal eu me casar com um cao, gato, formiga ? o que ´torna diferente esse pensamento deste ? assim a soceidade só se destroi, e marinho pinto é um grande homem á antiga, pois hoje só á intrigas,bufos, sacanas, só pensam neles, querem todo para eles sem olhar a meios. eu posso mando e quero como costumas dizer os patroes aos empregados que sao pessoas como eles. a lei devia ser universal e nao andar aqui em palhaçadas sem saber depois qual vai ser o prejuijo daqui a vinte ou trinta anos.
O que está errado socialmente não é uma criança ter dois pais ou duas mães. É o gozo na escola, fomentado pela falta de educação e transmissão de valores em casa. Que é uma das grandes falhas deste país atualmente. Os meninos e as meninas são entregues na escola para ser educados e não ensinados. A educação é um papel maioritariamente familiar e cabe à família precaver a criança para a existência de diferença e diversidade nos outros seres humanos, em termos culturais, sexuais, etc. Portanto nem percebo o argumento "não pode ser, coitadinhos, vão ser gozados na escola".
Comparar cabelos a adopção de crianças é no mínimo grave e infeliz! Este debate perdeu qualquer credibilidade , as familias "arco-iris" mereciam ter sido melhor representadas, quem estava do lado a favor da coadoçao tinha uma postura demasiado exaltada e levavam para o campo pessoal e nao conseguem disfarçar isso, já para não falar que tbm eram intolerantes perante a própria diversidade (de opinioes), quando são eles a apelarem a tolerância e à diversidade a vida é mesmo irónica!
Já ouviste falar na "Ironia"? Foi definida pela filósofo Sócrates como uns dos patamares da discussão racional. Alguém que, como dirás certamente, era a vergonha da Filosofia grega. Não sabias. Já aprendeste alguma coisa hoje. Pena que tenhas ainda tanto mais para aprender...
Meter-te ali no lugar dela a defender um dos temas mais delicados da humanidade porque vai pralém do que é natural, o q faz de nós seres humanos secalhar(até nos animais existe, n sei bem se é humano até) E queria ver-te se fazias figura melhor do que a dela, falar aqui no youtube é fácil, e chamar a Dra q teve bem e pertence a uma elite pioneira, de vergonha? Tiveste mal!
Dr Marinho Pinto, esta de parabéns, e um grande homem, e um homem mais realista de sempre
"Como vai reagir uma criança adotada, quando chegar à idade da adolescência? Como lidar com os fatores sociais e pessoais nesta fase?" Reagirá com a inteligência, a honestidade, a aceitaçao e a naturalidade com que uma pessoa que não está contaminada por nenhum preconceito homofóbico pode reagir. Para essa criança o que contará certamente será a felicidade conjugal dos pais e mães que a criam e a forma como essa estabilidade se traduz harmoniosamente no amor, atençao e cuidado que lhe entregam.
eu fui criado sem pai mas pk ele escolheu o caminho da droga. neste meu caso é diferente pk a minha mae e a minha tia n andavam aos beijos nem de maos dadas,etc,etc. com o meu tio por perto vi ali um pai e é importante muito mesmo.
O Marinho Pinto é um SENHOR, força com isso
Já o Bastonário, um exemplo de pessoa calma, respeitadora, que se contém nos insultos e que fala apenas do que sabe, é o orgulho do Direito. Certo, estamos conversados.
É IMPRESSIONANTE a primitividade e ingenuidade dos Bastonários e Magistrados deste País... IMPRESSIONANTE!
lorenzo and pedro não generalize... há muito bons profissionais
Não há argumentos, para a tua falta de argumentos !
Parabéns e bem-haja por esse último gesto de dignidade moral ofendida e valentia intelectual. Assim se retiram sempre de todos os campos de batalha, reais ou simbólicos, das ideias ou das acçoes, todos aqueles que no fundo são os verdadeiros democratas. Fique bem.
Este debate devia chamar-se Show de Marinho Pinto
Eu sempre tive e tenho pai e mae!
E nao digo mais nada....!
Um assunto de decisões dificeis... o debate vai por certo continuar.
Grande Marinho Pinto! Luta pelo direito das crianças a terem um pai e uma mãe.
gostava muito de ver este debate completo estava a trabalhar não pude acompanhar será que podem também por a primeira parte completa? desde já obrigada!
só gostava de perceber o que vai na cabeça destas pessoas que são fortemente contra, não só a coadoção, mas em toda esta idea dos direitos dos homossexuais. É que nem depois de assistir a um debate como este eu percebi.
Para mim, em relação à adoção de uma criança por um casal homossexual, não percebo a oposição. Digam-me por favor, sendo contra ou a favor dos homossexuais, se não é preferível uma criança ser adotada por um casal gay do que andar de orfanato em orfanato, em casas cheias de crianças onde não recebem a atenção e o amor que os opositores a este tipo de adoção tanto desejam que a criança tenha direito? Digam-me, afinal, quem realmente está a pensar nos direitos das crianças.
acho bem que essas crianças sejam adotadas,sejam duas maes ou dois pais.pena que estes senhores e as,não olhem que ha crianças com fomea
submundo18 Ai sim? E o acontece aos filhos de pais biológicos abusadores e pedófilos? Ser gay é ser pedófilo? Há mais casos de pedofilia heterossexual do que homossexual. Ponto dois: quantos casos existem de filhos que são abusados pelos pais, biológicos ou adoptantes? Que são sempre (!) hetero, ora porque são os biológicos ora porque são elegíveis a adoptar, precisamente porque são heterossexuais...Esse argumento não é procedente de tão limitado que é. Muito menos é aspecto fulcral prévio (pode, eventualmente ser consequente) mas é um argumento aplicável, na mesmíssima medida, a um casal heterossexual em que um dos adoptantes é pedófilo. Filipa Oliveira Não podemos impor aos outros ideias que não entram nas suas cabeças. Contudo as mentes são tão fechadas que perdem de vista-face à não compreensão, medo ou ódio sobre o assunto - o verdadeiro interesse em causa que são os direitos das crianças ORFÃS (ou com pais mas que lhes foram retiradas, nomeadamente, por já sofrerem abusos) que estão a cargo do Estado e a carecer de adopção.
eu não sou contra os gays,nem lesbicas ate gosto de ver duas mulheres na marmelada,cada um faz da sua vida o que quer ,mas envolver crianças nessas relaçoens não concordo,só se as crianças forem de origem dos gays ó lesbicas ai está bem são seus filhos,mas adotar crianças saudaveis e inocentes para envolver nessas relaçoens considero um grande crime contra a natureza e DEUS,e os legisladores são os culpados,não se pode alterar as regras da natureza
felicidades eu não estou a descriminar ningem o importante é que as pessoas se respeitem
+submundo18
Disse estas duas coisas practicamente uma a seguir à outra:
"vese mesmo que não és intelegente menina mimada ateu"
" eu não estou a descriminar ningem o importante é que as pessoas se respeitem"
Você tem noção das barbaridades que lhe saem da cabeça? Está a acusar outra pessoa de não ser inteligente e nem sabe escrever inteligente. Depois diz que o importante é que as pessoas se respeitem no seguimento de insultar alguém. Tenha noção de si mesmo.
Fiquei com dúvidas...se adoptar uma criança,ela não é do meu espermatozoide nem do óvulo da minha mulher...será que estou a negar os "pais" ao meu filho adoptado?? Se ele foi abandonado? Se ele foi abusado,quem são os verdadeiros pais?? Quem dá amor ou quem os fez e depois os abandonou?!?!??
Sinceramente, pensava que o Marinho e Pinto raciocinasse melhor ou fosse um bocadinho mais esclarecido. Essa história do direito forçado ao "pai e mãe" não lembra ao diabo. E as mães solteiras? Pai? Viste-o! E ainda bem. Na volta era algum tinhoso que não queria saber da companheira e do filho para nada. (Olha, o Eugénio de Andrade era filho de uma mãe solteira, e odiava o tal paizinho e nem sequer quis ser legitimado por ele mais tarde.) Agora obrigam a que uma mãe solteira vá à cata do tipo que a engravidou, mesmo que seja algum violador, para que o nome dele figure no assento de nascimento da criança. Mãe há só uma, pai pode ser qualquer um. E as mulheres solteiras que adoptam crianças? - onde está o pai? Ou vice-versa, um homem que adopte uma criança - onde está a mãe? (a biológica poderá ter morrido ou rejeitado o filho).
A argumentação das pessoas pró coadoção: "Ai e os filhos que são violentados por pais heterossexuais e etc. ..." Como se só apenas os casais heterossexuais maltratassem as crianças... Sinceramente!
onde posso encontrar a primeira parte?
Um dador????? O que é isso ???? Desculpe-me a ignorância , eu já tenho uma certa idade, será que é um tipo que bate uma ??? e para onde é que ele a bate??? Isto é tudo muito estranho .
Como tento ser uma pessoa intelectualmente honesta, faço normalmente o trabalho de casa antes de mandar postas de pescada e, por isso mesmo, fui re-confirmar o que são figuras de estilo: "... são recursos não convencionais que o escritor ou falante cria para dar maior expressividade à sua mensagem." Entre elas encontram-se a ironia, a hipérbole, a imagem, a metáfora, etc, nas quais poderia encaixar perfeitamente o nosso "estamos conversados". (cf sítio web recantodasletras)
Concordo com o ponto de vista de Marinho Pinto e todos os opositores deste projecto lei. As crianças não tem escolha, os adultos sim... Aí não está o superior interesse das crianças, mas os superiores interesses de um projecto pessoal homossexual...(e nada tem a ver com a adoção)...
Quando aquele idiota que começou a falar aos 25:50 e disse que o filho dele tinha dito que isto era uma estupidez se eu estivesse lá dizia "Obrigado por mostrar que tipo de educação que vc dá aos seus filhos em casa."
Resposta a esse idiota aos 31:45
Portanto, o caro johannes é um arauto da verdade, descofortável para quem discorda. Fantástica retórica.
28:35 até 29:40
Ficou tudo dito. Esse minuto retirou toda a necessidade de existir um debate.
E já agora, insultar é alegar que os outros "não sabem debater", o que vai em linha com a ideia de que os outros não se referem "ao superior interesse da criança"; Sem sequer falar no reparo "as vozes que não chegam ao céu". Isto sim é insultuoso, e demonstra o desrespeito pelas opiniões diferentes.
é fato que o normal é ter como país um homem e uma mulher, fora disso uma criança pode passar por constrangimento e preconceito na escola e em qualquer outro meio.
Quando chamas o teu futuro filho de projecto ... Demonstra todo o carácter dos envolvidos e a idoneidade da bancada
"Estamos conversados" é uma força de expressão, uma figura de estilo que se usa em Português coloquial e corrente com sentido metafórico e muitas vezes irónico para significar algo como "ficámos todos a perceber..." ou "estamos todos elucidados..." em relação ao facto de que a realidade é bem o contrário daquilo que o nosso contricante afirma ou pretende fazer crer. No seu caso, através do exagero glorificador da figura de Marinho Pinto (ups, esqueci-me do "Sr. Dr."!!) na resposta que recebeu.
Essas são questões pertinentes. Certamente que a reacção da criança não depende exclusivamente da própria nem dos pais. Depende também, em grande medida, de como a sociedade olha para os casais homossexuais, da aceitação e equidade com que os trata. Ora, se a sociedade não aceita, exclui, e trata de forma desigual o casal homossexual, é possível, mas não líquido, que essa criança reaja negativamente. É por isso que temos que dar o exemplo, tratar com equidade e respeito quem é diferente de nós.
Este debate no final tornou-se cansativo, este Marinho Pinto é uma espécie de vírus na sociedade, não diz nada de jeito, repete-se com o mesmo discurso q toda a gente já ultrapassou, mas tira a palavra a toda a gente!
A tua opinião, transformou-se num ataque simplista, a partir do insulto e falta de argumento !
Quando as crianças quiserem saber quem é o pai, elas têm o direito de saber quem é o pai. Hoje estão consagrados estes direitos.
DESCUTIR O QUE NAO TRM DESCUÇAO
41:00 "Crianças com mãe incógnita é muito difícil", diz o Marinho. Não é tão difícil assim. Tivemos o caso do Camilo Castelo Branco e do Eça de Queiroz, entre tantos outros menos conhecidos, que tinham isso no registo...
e dizia MP que era necessário ter, e consequentemente, conhecer e conviver, com uma mãe e um pai para alguém se tornar uma pessoa decente... o que isto diz sobre MP? ele acha que alguém com dois pais ou duas mães vai ser alguém que, na sua opinião, "não presta" para a sociedade.
É preciso respeito
Filipa Oliveira para mim gays e lesbicas e como eu fazer sexo com a minha mae e aminha tia . se têm problemas de sexualidade é problema vosso, agora depois quererem direitos como os outros ? quando a ordem da vida não é assim . isso vai contra qualquer relegiao e depois querem o apoio da mesma relegiao.
o senhor paulo silva é que realmente tem problemas mentais para comparar homossexualidade com fazer sexo com a propria mae ou tia... E a lei da minha vida sou eu que a faço paulinho.
Então e a 1º parte?
Isto esta demais.
Agora querem substituir a palavra pai por dador.. Digam o que disserem, uma criança nasce de um pai e de uma mâe, e os verdadeiros pais seram sempre aqueles que os geraram. independentemente se os pais sao bons ao maus pais, pois isso já é outra questão.
"Sem comentários", mas não deixou de comentar... Enfim, passando à frente, explique lá o seu "repto", de alguém que "nada tem contra a homossexualidade". O que é isso de "assumam-se nos locais públicos"? Acha que a luta por esta lei não tem sido pública o suficiente?
Como disse o antropólogo, adoptar vai além dos da biologia e são valores incriveis e actos de amor em adoptar! Estas leis ja deveriam estar implementadas em portugal ha muitos anos...Aquilo q chamas de interesses, chamo de pessoas inteligentes e com algum ou muito medo em querer mudar as coisas para melhor!
isso do lobby nunca pensei mas na realidade se juntarmos as peçinhas do puzzle... o Marinho deixou aqui um alerta muito interessante... estejam atentos...
O episódio referido pelo Dr. Marinho Pinto é entre Diogenes e Alexandre o Grande, não Carlos Magno.
Esta agora... Porventura insultei-o? Não o respeitei? Ironizei? As minhas perguntas foram sinceras, e aguardava uma resposta sincera da sua parte. De resto, o meu perfil anónimo aqui é uma opção pessoal, pois não creio que isto seja um espaço tão público quanto virtual, mas isto seria outra discussão.
Concordo, esse minuto foi o único que se falou do que se devia falar. O resto é discutir o sexo dos anjos.
O Marinho, certo ou errado, merecia melhor oposição do que a Isabel.
obrigada !
Quando falamos de pais, falamos sempre de nós, dos nossos pais, e das crianças que fomos e que gostaríamos ser. O Dr. Marinho não "argumentou", como o Marco diz. O Dr. Marinho Pinto, detentor de uma posição de grande poder, porque tem voz na comunicação social, iniciou inclusivamente o debate com uma intervenção absolutamente intimidatória e invasiva, num misto de bajulação e de ataque, ao "felicitar" a Dra. Isabel Moreira pelos "maravilhosos pais". Lamentável.
isso envergonha qualquer cidadão LGBT consciente educado que depois por causa de umas pessoas que pensam irracionalmente levam "por tabela"! obrigada Cumprimentos
Portugal realmente é um pais onde as pessoas se consideram pelos títulos que têm. O sr. bastonário, deverá ser "considerado", mas a outra já é "considerada a vergonha do direito em portugal. O tema é sério e deve ser debatido à luz da ciência de estudos credíveis revistos e publicados. Outra coisa que me mete confusão, no tema em si é a questão dos direitos. Acho que os direitos não se devem sobrepor nem anulam a validade um do outro, cada caso é um caso e deve ser entendido como tal.
Parabéns Isabel Moreira ! Diria que se isto fosse um jogo de futebol, a Isabel Moreira tinha dada uma goleada
procure no youtube "Depoimento do pediatra Mario Cordeiro" ...
costuma-se dizer em bom portugues... "Contra factos, nao existem argumentos. Ao receber informaçao cientifica costumo ter a capacidade de alterar a minha prespetiva... voce tera a mesma? Boa noite. ;)
Não é só pelo facto de ser contribuinte neste país que vc tem direito à sua opinião. Do meu ponto de vista vc tem direito a ela "tout court", quer seja contribuinte, ex-patriado, reformado ou inválido, e mesmo que falte ao respeito a determinadas pessoas, se isso significar que nao o perde por si próprio. Mas quanto à sua concepção cabal dos seus direitos - e do que signifique a verdadeira consideração pelo próximo - tb me parece que "estamos conversados".
...querem "Casar" ....querem adoptar .....para fazer de conta que são um Casal . Serão infelizes por serem o que são (?) .
Sou obrigado a concordar com o Sr. Marinho Pinto ...
Conforme compram uns sapatinhos ...querem comprar uma criança ? ....para satisfazer mais uma gula .
Perdão, mas que tem o Marinho Pinto a ver com as filhas/família das duas senhoras? Se fosse filho delas, ficava bastante ofendido.
Ricardo Costa se as pessoas nao ficassem ofendidas por tudo e por nada o mundo era bem melhor...
Se as pessoas não se metessem na vida dos outros e se preocupassem em ser felizes à sua maneira, também.
34:53 argumentum ad antiquitatem (apelo à tradição) - nunca imaginei que o senhor Marinho Pinto um dia iria recorrer a estas falácias básicas.
Tanto que eu gostaria de estar presente
O marinho faz-me lembrar o Diácono Remédios! É cómico!
Falam da opinião de uma criança e batem palmas! Fala um psicólogo acerca da psicologia, psicanálise, psiquiatria, sociologia, medicina pediátrica em estudos americanos e palmas foi 0!
Senhor por detrás deste perfil do youtube, queira-me desculpar a minha intromissão sei que vai levar como ofensa porque é realmente uma ofensa construtiva mas pedia-lhe que não envergonhasse mais a classe LGBT de portugal com o seu discurso de ódio pautado apenas por ataques constantes ad hominem e desprovidos de lógica e conteúdo, peço-lhe que para a proxima antes de dar a sua opinião ou utilizar algum argumento para sustenta-la evite usar o insulto e o ataque pessoal porque isso envergonha...
aquele homem é magistrado, e percebe menos de direito que eu...
E sabes o significado de direito ?
Peloteu comentário, não !
num debate quer se goste quer não se goste há sempre dois lados, perguntas dessas geralmente limitam o sentido da palavra democracia!
Como é possivel uma criança entender de homosexualidade, adoção e coadoção e naturalmente está habituado a um pai e uma mãe, caso tivesse 2 pais ou 2 mães certamente iria achar estranho secalhar pais heteros. Foi o discurso mais manipulador do debate e mais estúpido possivel, e mais grave, é q houve palmas de adultos q acharam bonito o que uma criança acha acerca de um assunto tão delicado como este! Isto sobre o homem q falou aos 25:44 um discurso surpreendente segundo o senhor do lado!
Toma, Marco Pinto, já almoçaste!
No hate speech - only the uncomfortable truth ...
Subscrevo na integra o seu comentário!
Estas crianças, de duas mães ou de dois pais, vão sofrer imenso na sua infância, na sua vida.
De resto, o "superior interesse da criança" é ser pessoa, integrar-se na sociedade. É por isso que precisam de uma família, pessoas, independentemente do sexo, que a suportem, que a ajudem a crescer. O que o Dr. Marinho Pinto invoca é a sua própria projeção de pais, não admitindo a diferença e a inclusão de quem é, diferente (e não seremos todos?), mas ainda assim, pessoa.
O Marinho Pinto para advogado deve ser péssimo... que falta de argumentação, que falta de moderação, o pobre homem parecia um gravador a repetir sempre o mesmo, enfim é triste, parecia estar numa discussão de café
+Hugo Abreu Ele tinha de repetir. Já que dizia e as pessoas não conseguiam entender... Se fosse mau advogado não tinha chegado onde chegou!
aerrhh Claro, toda a gente sabe que em Portugal só tem grandes cargos quem tem capacidades intelectuais superiores e quem desenvolveu o trabalho de uma vida
Hugo Abreu em Portugal e em qualquer sítio deste Mundo!
aerrhh Do que me lembro, pelo menos em países nórdicos e em algumas ilhas asiáticas as pessoas recebem os cargos consoante as suas habilitações e capacidades... mas quando se tem o Dr. Marinho como bastonário e candidato a primeiro ministro é normal que não entenda.
Hugo Abreu E vai dizer que o Dr. Marinho Pinto não o tem... Sinceramente!
mas o MP está ali a representar o Direito, com que direito?
Então como é que se chama o seu pai?? e a sua mãe?? O meu pai é o Dador e a minha mãe é a Barriga de Aluguer
Como o caro johannes saberá, Agacinski é feminista, ideologia, que defende muitas vezes à diferenciação extremada, logo, essa linha de pensamento não surpreende. Para quem se preocupa tanto em diferenciar, gostava de perceber o que significará uma "desigualdade institucional entre as crianças". Parece-me o tipo de preocupação que só um adulto, porque necessariamente menos flexível, teria, logo, o problema é sempre a forma como a sociedade olha para quem é diferente.
as crianças recebem esses preconceitos homofobicos através dos adultos,que passam depois para a escola.
eu falo por mim, jamais eu queria viver sem saber quem foi o meu pai, ver uma foto, uma roupa sua, saber uma historia sua, acho que a pessoa fica incompleta, morrer sem saber quem foi o homem ?como ele seria?viver tao distante ou tao proximo sem saber, sem o conhecer...enfim a natureza escolheu um pai e uma mae, mas o homem como sempre tenta mudar as leis da natureza
Tou de acordo!Ele não quer negar um pai e uma mãe a uma criança, ele recusa-se a ouvir os psicólogos e antropólagos etc, ignora o instinto dos homossexuais serem pais porque tudo se resume a um ovulo e um esperma! Ele tá-se a lixar para as crianças,ele apenas quer uma sociedade conservadora e retrógada, mas pronto ainda há quem respeite esse homem, é absurdo!Ele acha q tem o direito de negar crianças aos homos, e sabemos q as crianças filhos de homos sao felizes! Ele nao ouve, incrivel e absurdo
nada contra essas coadocoes, mas devia ser obrigatorio saber o nome do pai ou da mae e a crianca ter acesso a essa informacao SEMPRE, nao so apos os 18 anos, ela devia ter acesso SEMPRE
Eu sinto-me envergonhado e revoltado da forma como o sr. Bastonário se dirigiu aquela família. Sinto-me profundamente ofendido. Quando se maltrata e rebaixam pessoas a este nível isto deixa de ser um debate para ser um ataque. Eu entendo a ideia que muitas pessoas têm de família ser 1 pai e 1 mãe, mas o conceito de familia não é estático. Existem famílias só com 1 pai, só com 1 mãe, sem pai e sem mãe, 1 avó, etc. A ideia que as crianças têm que ter 1 pai e 1 mãe é retrograda.
Em linguagem "futebolística" Isabel Moreira deu uma verdadeira goleada !
tiago neves Acha?! Eu não.
Uma criança q tenha uma familia, q vá à escola ao medico volte pra casa, a sua casa,viage com os pais,conheça o mundo, passe o natal em familia tenha prendas, receba amor,tenha um quarto tenha pequenas coisas e mil e uma coisa!Penso ser isto o interesse de uma criança!A criança irá distinguir os géneros?!Ter um pai e uma mãe um esperma e um ovulo soa-me a interesse de adultos apologistas de sociedade conservadora!Mto triste estar ali 1 psicologo opositor q tem crianças com maus tratos d heteros!
Oh Marinho vai dizer isso ao Ronaldo...
... De resto, quanto "ao apoio na interpretação" que diz que me faz falta, aqui ficam as suas próprias palavras, bem elucidativas quanto à sua reverência dos títulos e das formas protocolares de tratamento: "O Dr. Marinho, pessoa por si desconsiderada ao trata-lo por "o"..." Por último, essa do "assumam-se nos locais públicos" faz-me sempre lembrar os judeus com a estrela da David ao peito, durante o nazismo. Porque vc seguramente tb anda por aí a apregoar em publico a sua intimidade e outras.
"o senhor acha que tem o direito a nos negar a possibilidade de alargar a nossa família?" ahahahah querem poder fazer o que lhes apetece sem respeitar os outros
Discutir a adoção já é estúpido, mas querer proibir a coadoção é apenas animalesco. Tudo fica mais nojento quando escondem a sua homofobia com "é pelo interessa da criança"!
Sem dúvida, fogo. Este debate é caricato...
Avó sim ..mas uma avó tôla !..
O Pedro Madeira Rodrigues devia ver isto
/watch?v=8TJxnYgP6D8
Este Marinho Pinto é um verdadeiro crápula. Basta dizer que quando foi bastonário da Ordem, se destacou por procurar cortar as pernas aos advogados estagiários na medida do possível, submetendo-os, designadamente, a provas que ele quando foi estagiário nunca prestou e com um grau de exigência que nunca lhe fora imposto.Mas não ficou por aqui: enquanto a sua filha foi estagiária deu algumas tréguas aos estagiários, para voltar à carga logo que ela terminou o estágio.
« Deux personnes se mariaient en raison de leur volonté de lier leurs familles et de procréer. En ce domaine, les deux sexes ne sont pas interchangeables. L'égalité n'est pas l'identité... Le mariage gay ne peut pas construire la filiation, et il faut dissocier les deux. »
Sylviane Agacinski
O que vale é que nem todos os miudos têm pais como o Pedro Madeira Rodrigues. Alguem lhe mostre isto sff
TH-cam--> /watch?v=8TJxnYgP6D8
Leis , feitas por loucos, apoiadas por otopicos.
"A discussão não é de ontem, não é um Acto Administrativo, tem pelo menos 30 anos. Estava distraída! Olhe, não tenho culpa."
hahahahahahaha :-D
« La différence sexuelle, ou asymétrie, reste fondamentale dans la construction de la filiation. L'adoption elle-même garde une structure asymétrique, avec deux parents possibles, non identiques - père et mère. Sinon, pourquoi deux, plutôt que trois ou plus ? »
« Etre père ou mère dépend du sexe, non de l'orientation sexuelle... »
« En excluant a priori de la filiation soit le père, soit la mère, l'homoparentalité créerait une inégalité institutionnelle entre les enfants. »
marinho pinto é um homem que fala recto......marinho devia ocupar o lugar do cavaco
submundo18 e vai acontecer, não tenha duvidas algumas
Acreditar que um homem sério, pode chegar a líder de um país, é o cúmulo da inocência !
Você injecta-se com lixívia? Esse animal do Marinho não faz nada de jeito, apenas gosta é de sacar dinheiro e viver à custa dos outros. É uma aberração jurídica e um nojo de pessoa.
oi oi daqui a uns anos estaremos aqui a debater a co-adoçao para casais zooofilicos para não haver descriminaçao.
agora teve piada...
A quem vem aqui deixar recados de ódio: não serão tolerados. Têm o direito de ter a vossa opinião mas nunca de a impôr às nossas famílias. Todos os comentários de ódio serão denunciados e retirados.
« Ne méprisons pas ces questions au nom d'une bonne conscience soi-disant progressiste et forcément de gauche. Ne courons pas derrière le système californien de fabrication d'enfants à la demande selon une tarification précise. Un discours ultralibéral et cynique prétend que tout se vend dans le monde, y compris les ventres et les enfants. Ce n'est pas ma conception du socialisme.»
Sylviane Agacinski
eu nao tenho estudo ,mas tenho etica e valores, bom senso, deus criou o homem e a mulher pra terem filhos e nao duas mulheres e dois homens. se eles querem ser gays é problemas deles e eu respeito desde que nao venham para o meu lado. qual é o interesse da criança quando na escola perguntarem quem é a tua mae e o teu pai ? essa criança na escola vai ser ridicularizada e gozada, é esse o interesse supremo da criança ? o pai dá força e valores e autoridade e a mae dá o afecto e proteçao e carinho, a criança precisa das duas facetas. precisa de equilibrio. qualquer dia aparece um maluco que quer adoptar uma cobra ou um gato como filho! qual é o limite do ser humano ? todo vale ? já basta na politica e no trabalho. é cinismo e egoismo proprio . quantos as leis de adoptaçao natural , facilitem as coisas e as crianças vao para familias normais. eu sei que esses gays e lesbicas vao dar carinho porque querem ter crianças, e se por acaso nao acontecer? terem crianças e nao gostarem delas depois ? já pensaram nisso tambem ? o ser humano nada faz a favor da natureza, estraga tudo. á materias que devem ser universais e nao contenpporarias da altura . são as regras da vida, tal como nos animais, á macho e femea. se a soceidade nao criar regras e valores , tudo vale na soceidade. já agora que tal eu me casar com um cao, gato, formiga ? o que ´torna diferente esse pensamento deste ? assim a soceidade só se destroi, e marinho pinto é um grande homem á antiga, pois hoje só á intrigas,bufos, sacanas, só pensam neles, querem todo para eles sem olhar a meios. eu posso mando e quero como costumas dizer os patroes aos empregados que sao pessoas como eles. a lei devia ser universal e nao andar aqui em palhaçadas sem saber depois qual vai ser o prejuijo daqui a vinte ou trinta anos.
O que está errado socialmente não é uma criança ter dois pais ou duas mães. É o gozo na escola, fomentado pela falta de educação e transmissão de valores em casa. Que é uma das grandes falhas deste país atualmente. Os meninos e as meninas são entregues na escola para ser educados e não ensinados. A educação é um papel maioritariamente familiar e cabe à família precaver a criança para a existência de diferença e diversidade nos outros seres humanos, em termos culturais, sexuais, etc. Portanto nem percebo o argumento "não pode ser, coitadinhos, vão ser gozados na escola".
Já para não falar do tom odiento como se expressam! Parece que têm odio do mundo, conheço muitas pessoas que representariam melhor a causa!
Comparar cabelos a adopção de crianças é no mínimo grave e infeliz! Este debate perdeu qualquer credibilidade , as familias "arco-iris" mereciam ter sido melhor representadas, quem estava do lado a favor da coadoçao tinha uma postura demasiado exaltada e levavam para o campo pessoal e nao conseguem disfarçar isso, já para não falar que tbm eram intolerantes perante a própria diversidade (de opinioes), quando são eles a apelarem a tolerância e à diversidade a vida é mesmo irónica!
Já ouviste falar na "Ironia"? Foi definida pela filósofo Sócrates como uns dos patamares da discussão racional. Alguém que, como dirás certamente, era a vergonha da Filosofia grega. Não sabias. Já aprendeste alguma coisa hoje. Pena que tenhas ainda tanto mais para aprender...
Este bastonário parece o Diacono Remédios! Que aflição termos alguem assim no direito! Este país tá podre isto vai com os porcos este país...
Concordo com o Marinho Pinto em muitos assuntos, mas aqui está a ser estritamente preconceituoso e homofóbico.
Gosto do Marinho Pinto mas neste assunto nao concordo com ele.
Nao sao os direitos das crianças que os homosexuais defendem....Defendem os seus prazeres as suas taras..
Meter-te ali no lugar dela a defender um dos temas mais delicados da humanidade porque vai pralém do que é natural, o q faz de nós seres humanos secalhar(até nos animais existe, n sei bem se é humano até) E queria ver-te se fazias figura melhor do que a dela, falar aqui no youtube é fácil, e chamar a Dra q teve bem e pertence a uma elite pioneira, de vergonha? Tiveste mal!