Pergunto: será que os filhos dos censores não andam por aí com seus celulares e redes sociais? Será que, ao invés de se preocupar em censurar livros, eles não deveriam e se preocupar com a educação digital que tomou conta das cabeças atualmente. Acho muita hipocrisia condenar livros de criança que estão tendo acesso a redes sociais. E está e só uma das contradições deste tipo de censura.
Há que se ler com senso crítico. O professsor está nesse contexto para mediar o processo, dirigir o processo. Não é só ler por diletantismo. É ler para entender, exercitar o pensamento, conhecer outras realidades e universos que a ficção é capaz de criar. O aluno não lê literatura para reproduzir comportamentos. Ele lê para refletir, se incomodar, concordar, discordar... E creio que valores bem sedimentados estarão acima de qualquer distorção social que o livro possa representar.
Ziraldo agressivo? Gente! No andar das cosas qualquer dia pintam uma burca na Monalisa! Pais e Professores querendo caminhos estreitos para formar mentes estreitas? Parabéns e grata Natuza Nery. Um prazer ouvir Sra. Marisa Lajolo.
Eu lamento mto a falta de compreensão da crítica q faz a letra da canção do Chico, q alerta para o machismo e a submissão das mulheres apaixonadas, e donas de casa dos anos 40 no Brasil. E lamento ainda mais q Chico forçado por esse identitarismo no feminismo, e não cantará mais essa linda canção.
Acho que devíamos proibir que as crianças leiam o velho testamento. Não acham que tem tanta violência que as crianças podem ser induzidas a fazer maldade?
Os pais desconfiam da inteligência ou do quanto seus filhos são influenciáveis. Nossas crianças e adolescentes são muito mais inteligentes do que pensamos. Acho que isso é um reflexo de controle, que na verdade não existe.
As crianças e adolescentes são muito influenciáveis. E justamente por isso que precisam aprender sobre tudo para formar um repertório que os ajudem a fazer as melhores escolhas de valores para suas vidas. Talvez as famílias estejam com medo das questões que podem surgir à mesa durante a refeição ou reunião de família. E desconhecem o que as crianças e adolescentes descobrem sozinhos navegando pela internet. E que formem uma opinião contrária àquilo a que são expostos no seio da família como opressão, radicalismo, intolerância, preconceito.
A hipocrisia dos extremistas: o livro é proibido, mas os vídeos games, conteúdos violentos e filmes estão valendo... sem mencionar o que eles próprios instigam em preconceito.
Se esses fundamentalistas religiosos tivessem o mínimo de coerência e fossem menos hipócritas, o primeiro livro que deveriam tirar de circulação é a bíblia deles. Levíticos 20 :13 (m4tar gay) 1Coríntios 6 :9 (gay) 1Samuel 15 :3 (M4tar mulheres e crianças de colo) Deuteronômio 22 :20-21(m4tar mulheres) Deuteronômios 2 :33-34 ( m4tar mulheres e crianças) Deuteronômio 13 :6-10 ( m4tar pessoas de outras crenças) Josué 6 :16-21( m4tar velhos, mulheres e crianças) 2reis 2 :23 ( Deus possuiu duas ursas para m4tar 40 jovens, por terem caçoados da careca do profeta Eliseu) Zacarias 14 ( 3stupros de mulheres) Juízes 11 :31 (sacrifício de filha) Etc... Etc... Etc...
As más influências já começam dentro da casa destes alunos e dentro da maioria das igrejas que frequentamos (incluindo aí muitas católicas). O desrespeito, o imediatismo, a ignorância, a soberba e o ódio já começam por aí praticamente no berço dessa gente!
Pois é, mas foram os progressistas q inventaram o politicamente correto, q hj é o movimento Woke- q censuram tudo. São os mesmos q dirão q o marrom do menino é ofensivo aos afro descendentes, assim como falam da palavra "mulato".
Será que foi os pais mesmo,pois tem muitos problemas como o bullying que nós pais quer se se resolva e ninguém da ouvidos para nós, isto é sem relevância.
Um dos problemas que existe tanto na censura quanto no ato de não censurar é que, muitas vezes, obras e autores ou são plenamente enaltecidos ou completamente rejeitados. Não há porque passar pano para o racismo de Monteiro Lobato e suas obras, assim como não há porque não usar esse escritor e seus trabalhos como referência positiva no conceito de se preocupar de que as crianças não sejam deixadas de lado na sociedade. Como existe tanto o mal quanto o bem na mente de qualquer ser humano, inclusive na dos artistas, é impossível que apenas um dos dois se manifeste na arte. É muito problemático colocar pessoas e suas obras em pedestais, como se fossem intocáveis e inquestionáveis e ainda por cima só deixar a admiração tóxica de lado se for pra alienar qualquer pessoa da chance de criticar os erros, além disso, também é preciso estar disposto a aprender com quem discordamos, o que não quer dizer apoiar racismo ou outros desvios de ética, mas sim ver o que se tem a dizer quando não se está promovendo atitudes ruins. Também vale a pena lembrar que todo ser humano que se faz presente e consciente perante suas atitudes ruins deve prestar contas e se responsabilizar pelos erros que cometeu.
Ao invés de se banir uma obra literária, não seria mais adequado usar trechos dos livros para criar reflexão e debates? Isso seria enriquecedor para todos, especialmente se as famílias fossem chamadas a participar com as crianças e adolescentes. Acho correto a seleção de livros de acordo com a faixa etária, em casos dos clássicos gregos. Não entendi se os tais livros são de leitura obrigatória nessas escolas, pois pelo que vejo, o hábito da leitura está sendo abandonado e sinto que a maioria das mães e dos pais ignoram a importância de se ler, compreender e ser capaz de se emocionar e formar uma opinião crítica sobre o que se lê. A leitura é um hábito diretamente relacionado com aquisição de conhecimento e estímulo para o desenvolvimento neurológico desde a mais tenra infância. Há tempos as sociedades de pediatria do mundo todo orientam que os profissionais prescrevam a “leitura” a partir de 4 meses de vida, até como forma de promover a interação individual com o bebê e crianças. Numa época que todos estamos sujeitos ao frenesi de notícias e entretenimento na palma da mão, ler é fundamental. E ter contato, conhecer, discutir a diversidade, racismo, machismo, através da leitura no ambiente escolar é uma oportunidade de a criança e adolescente que são cidadãos em formação ampliarem suas fronteiras para além do que seus tutores são capazes de ensinar. O livro que estiver sendo punido é o livro que merece ser discutido. Sugiro que as famílias também indiquem livros para as escolas em alguma consulta pública ou algo do gênero. Os livros que contêm passagens racistas, opressoras, nacionalistas, extremistas, rigidez moral, violência quando discutidos à luz do conhecimento e cultura diminuem os riscos aos quais crianças e jovens estão sendo bombardeados pelas redes sociais e vídeos de livre acesso na Internet. A sociedade deveria se preocupar em informar melhor todo mundo ao invés de se ocupar em proibir ou banir o que acha impróprio. Isso é uma ilusão de controle ou falso moralismo.
Existe uma preocupação ainda maior: Quantas crianças neste país entram nas bibliotecas das escolas para ler? Na realidade, a maioria nem deve saber o que tem nas prateleiras. Essas pessoas que se dizem preocupadas com o conteúdo dos livros, deveriam se preocupar, primeiramente, com o tempo de leitura dessas crianças. Que leiam qualquer coisa, desde que leiam. Mas deveriam começar pelos clássicos (incluindo a bíblia), Machado de Assis, Flaubert, Shakespeare e por aí vai.
Argh que então ✓ quantas centenas de vezes interagi com horror e nem por isso nunca fiz nada. Censurar é a pior coisa, as pessoas precisam reagir por capacidade própria. E palavras, quem não notar as próprias 😢.
Aqui em São José dos Campos SP foi proibido um livro que fala sobre mulheres cientistas. É interessante que a sociedade usufrui dos benefícios da ciência, mas quer negar esse estudo. Acho que estamos voltando p a idade da pedra, não a idade média. Socorro!
Uma coisa é o autor fazer uma revisão, outra coisa é reescrever a história através da obra dos outros. Monteiro Lobato era racista, não era apenas racista, mas retratava o pensamento racista da época, não deixa de ter seu valor até mesmo como crítica a uma época e ao próprio autor.
não fico desesperado! a censura é ótimo para divulgação! o sonho de todo artista é ter sua obra proibida - dos grandes artistas, é claro. Não ter na escola, não quer dizer que o livro vai sumir. Se proibir a venda, eu quero ver deletar todos os arquivos digitais. Vou comprar esses dias. Se essa cena é violenta, imagina os animes como Damon Slayer que eles assistem, ou o comentários dos pais sobre a realidade brasileira, isso é violência. Viva Ziraldo e indicio do documentário sobre ele, tem uns aqui no youtube. Um gênio respeitado no mundo inteiro.
Uai, os Pais e até mesmo os Professores, não são eles que deveriam guiar as crianças quanto ao que deveriam ou não ler?, não deveria haver realmente uma censura preservando a faixa etária? Engraçado ela citar a censura por parte da igreja na idade média, mas não cita a censura mortal da União Soviética que foi logo ali.
Então, esse povo nunca leu a Bíblia. Definitivamente, não é um livro para crianças. Meu Deus, quanta hipocrisia. Eu leio com o meu filho e trabalhamos temas variados dentro do entendimento dele. É preciso ler, minha gente, mas é preciso estudar o que se lê, por favor.
Como assim a pessoa que reclama de um conteúdo sexualizado não tem TV em casa? Na TV aberta o sistema de classificação etária muito eficiente. E quem tem streaming geralmente coloca as crianças para ver programação infantil
Eu acredito que os pais tem o direito de dizer o que os filhos devem ou não ler o que os filhos podem ou não assisti na internet ou tv. Ex.Jogos que são violentos meu filho não joga.
Pais e mães lgbtfóbicos e racistas não vão querer que os filhos leiam algo que valorize LGBTs e negros. A escola deve incluir e transmitir conhecimento científico e diverso.
Os pais tem autoridade sobre os filhos até que estes completem ao maioridade. Podem chorar à vontade, nenhuma escola ou instituição tem o direito de impor agenda identitária e ideológica para crianças. Parabéns aos pais!
Ser da educação é ter a sensação de perseguição constante , seja pela esquerda ou pela direita
Exatamente. A censura parte dos dois lados.
Pergunto: será que os filhos dos censores não andam por aí com seus celulares e redes sociais? Será que, ao invés de se preocupar em censurar livros, eles não deveriam e se preocupar com a educação digital que tomou conta das cabeças atualmente. Acho muita hipocrisia condenar livros de criança que estão tendo acesso a redes sociais. E está e só uma das contradições deste tipo de censura.
Esse pessoal acha que as pessoas não pensam, não refletem, não analisam o que leem. Parece que estamos numa nova idade das trevas.
Dentro de casa é pai batendo na mãe, xingamentos e agressões diversas. Mas o perigo mesmo é o livro...
aí se tentar regular a internet, acham que é censura lol
@@HatsuneMiku-hf6kh
*Mas a censura oficial no Brasil pode.*
Ainda bem que existe a Internet para achar as obras na íntegra. ❤
Há que se ler com senso crítico. O professsor está nesse contexto para mediar o processo, dirigir o processo. Não é só ler por diletantismo. É ler para entender, exercitar o pensamento, conhecer outras realidades e universos que a ficção é capaz de criar. O aluno não lê literatura para reproduzir comportamentos. Ele lê para refletir, se incomodar, concordar, discordar... E creio que valores bem sedimentados estarão acima de qualquer distorção social que o livro possa representar.
Distorção social...😮? 😔
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻...
Exatamente! 😍👍🏽👏🏽
@@niravagulabobeth3956
*Mas a censura oficial no Brasil pode.*
Ziraldo agressivo?
Gente!
No andar das cosas qualquer dia pintam uma burca na Monalisa!
Pais e Professores querendo caminhos estreitos para formar mentes estreitas?
Parabéns e grata Natuza Nery.
Um prazer ouvir Sra. Marisa Lajolo.
A arte tem outra condição, e é para reflexão, e fazer a comunicação, debates, saraus, q traga sempre a observação para alterações, se necessários!
Eu lamento mto a falta de compreensão da crítica q faz a letra da canção do Chico, q alerta para o machismo e a submissão das mulheres apaixonadas, e donas de casa dos anos 40 no Brasil.
E lamento ainda mais q Chico forçado por esse identitarismo no feminismo, e não cantará mais essa linda canção.
Parece que os pais precisam de aula de interpretação de textos...
Baita conversa! Adorei!
Acho que devíamos proibir que as crianças leiam o velho testamento. Não acham que tem tanta violência que as crianças podem ser induzidas a fazer maldade?
Concordo 👍
Boa. Aquilo ali é sadismo puro.
Todas as crianças fazem esses "pacto de sangue" é uma diversão e ninguém faz de fato isso
Os pais desconfiam da inteligência ou do quanto seus filhos são influenciáveis. Nossas crianças e adolescentes são muito mais inteligentes do que pensamos. Acho que isso é um reflexo de controle, que na verdade não existe.
As crianças e adolescentes são muito influenciáveis. E justamente por isso que precisam aprender sobre tudo para formar um repertório que os ajudem a fazer as melhores escolhas de valores para suas vidas. Talvez as famílias estejam com medo das questões que podem surgir à mesa durante a refeição ou reunião de família. E desconhecem o que as crianças e adolescentes descobrem sozinhos navegando pela internet. E que formem uma opinião contrária àquilo a que são expostos no seio da família como opressão, radicalismo, intolerância, preconceito.
Ah, esses conservadores... a proibição diz muito sobre essas "pessoas"
Estamos entrando na "nova" idade média
E o pior de tudo, com o conhecimento de todas as barbáries cometidas no passado…
A hipocrisia dos extremistas: o livro é proibido, mas os vídeos games, conteúdos violentos e filmes estão valendo... sem mencionar o que eles próprios instigam em preconceito.
80 anos de Chico Buarque, maravilhoso um gênio brasileiro!!! parabéns Chico 🎉👏🏼🎂🎈🎁
Ótima entrevista!! Parabéns!
Se esses fundamentalistas religiosos tivessem o mínimo de coerência e fossem menos hipócritas, o primeiro livro que deveriam tirar de circulação é a bíblia deles.
Levíticos 20 :13 (m4tar gay)
1Coríntios 6 :9 (gay)
1Samuel 15 :3 (M4tar mulheres e crianças de colo)
Deuteronômio 22 :20-21(m4tar mulheres)
Deuteronômios 2 :33-34 ( m4tar mulheres e crianças)
Deuteronômio 13 :6-10 ( m4tar pessoas de outras crenças)
Josué 6 :16-21( m4tar velhos, mulheres e crianças)
2reis 2 :23 ( Deus possuiu duas ursas para m4tar 40 jovens, por terem caçoados da careca do profeta Eliseu)
Zacarias 14 ( 3stupros de mulheres)
Juízes 11 :31 (sacrifício de filha)
Etc... Etc... Etc...
Essa censura dos pais só provou que analfabetismo vai muito além de não saber ler e escrever.
As más influências já começam dentro da casa destes alunos e dentro da maioria das igrejas que frequentamos (incluindo aí muitas católicas). O desrespeito, o imediatismo, a ignorância, a soberba e o ódio já começam por aí praticamente no berço dessa gente!
Excelente matéria, parabéns ❤🎉
Conservadores, o tempo é progressista: ele segue sempre pra frente, deixando o que vocês querem conservar no passado.
Todo progressista de hoje será o conservador de amanhã.
@@HenriqueRCA e @quesomquefaz : parabéns pelas temporalidades. Fico aqui grudado no chão, entre conservar e progredir
Pois é, mas foram os progressistas q inventaram o politicamente correto, q hj é o movimento Woke- q censuram tudo. São os mesmos q dirão q o marrom do menino é ofensivo aos afro descendentes, assim como falam da palavra "mulato".
O vídeo literalmente mostra os progressistas censurando livros antes dos 5 minutos
Será que foi os pais mesmo,pois tem muitos problemas como o bullying que nós pais quer se se resolva e ninguém da ouvidos para nós, isto é sem relevância.
É o q dá ter uma educação péssima
Um dos problemas que existe tanto na censura quanto no ato de não censurar é que, muitas vezes, obras e autores ou são plenamente enaltecidos ou completamente rejeitados. Não há porque passar pano para o racismo de Monteiro Lobato e suas obras, assim como não há porque não usar esse escritor e seus trabalhos como referência positiva no conceito de se preocupar de que as crianças não sejam deixadas de lado na sociedade.
Como existe tanto o mal quanto o bem na mente de qualquer ser humano, inclusive na dos artistas, é impossível que apenas um dos dois se manifeste na arte. É muito problemático colocar pessoas e suas obras em pedestais, como se fossem intocáveis e inquestionáveis e ainda por cima só deixar a admiração tóxica de lado se for pra alienar qualquer pessoa da chance de criticar os erros, além disso, também é preciso estar disposto a aprender com quem discordamos, o que não quer dizer apoiar racismo ou outros desvios de ética, mas sim ver o que se tem a dizer quando não se está promovendo atitudes ruins. Também vale a pena lembrar que todo ser humano que se faz presente e consciente perante suas atitudes ruins deve prestar contas e se responsabilizar pelos erros que cometeu.
Ao invés de se banir uma obra literária, não seria mais adequado usar trechos dos livros para criar reflexão e debates? Isso seria enriquecedor para todos, especialmente se as famílias fossem chamadas a participar com as crianças e adolescentes.
Acho correto a seleção de livros de acordo com a faixa etária, em casos dos clássicos gregos.
Não entendi se os tais livros são de leitura obrigatória nessas escolas, pois pelo que vejo, o hábito da leitura está sendo abandonado e sinto que a maioria das mães e dos pais ignoram a importância de se ler, compreender e ser capaz de se emocionar e formar uma opinião crítica sobre o que se lê. A leitura é um hábito diretamente relacionado com aquisição de conhecimento e estímulo para o desenvolvimento neurológico desde a mais tenra infância. Há tempos as sociedades de pediatria do mundo todo orientam que os profissionais prescrevam a “leitura” a partir de 4 meses de vida, até como forma de promover a interação individual com o bebê e crianças.
Numa época que todos estamos sujeitos ao frenesi de notícias e entretenimento na palma da mão, ler é fundamental. E ter contato, conhecer, discutir a diversidade, racismo, machismo, através da leitura no ambiente escolar é uma oportunidade de a criança e adolescente que são cidadãos em formação ampliarem suas fronteiras para além do que seus tutores são capazes de ensinar.
O livro que estiver sendo punido é o livro que merece ser discutido.
Sugiro que as famílias também indiquem livros para as escolas em alguma consulta pública ou algo do gênero. Os livros que contêm passagens racistas, opressoras, nacionalistas, extremistas, rigidez moral, violência quando
discutidos à luz do conhecimento e cultura diminuem os riscos aos quais crianças e jovens estão sendo bombardeados pelas redes sociais e vídeos de livre acesso na Internet.
A sociedade deveria se preocupar em informar melhor todo mundo ao invés de se ocupar em proibir ou banir o que acha impróprio. Isso é uma ilusão de controle ou falso moralismo.
A vida imita a arte e a arte imita a vida.
Livros são documentos históricos e cada um deve ter sua capacidade de interpretação desenvolvida. Revisionismo literário é RETROCESSO.
Quanta hipocrisia, depois de tanto tempo e por um motivo tão banal. CENSURA!
Existe uma preocupação ainda maior:
Quantas crianças neste país entram nas bibliotecas das escolas para ler?
Na realidade, a maioria nem deve saber o que tem nas prateleiras.
Essas pessoas que se dizem preocupadas com o conteúdo dos livros, deveriam se preocupar, primeiramente, com o tempo de leitura dessas crianças.
Que leiam qualquer coisa, desde que leiam. Mas deveriam começar pelos clássicos (incluindo a bíblia), Machado de Assis, Flaubert, Shakespeare e por aí vai.
Argh que então ✓ quantas centenas de vezes interagi com horror e nem por isso nunca fiz nada. Censurar é a pior coisa, as pessoas precisam reagir por capacidade própria. E palavras, quem não notar as próprias 😢.
E pensar que o mundo ia ficar pior do que na minha infância, quando se queimava gibi...
Que triste... "mediocrizamos"
Era melhor ter entrevistado um(a) psicólogo(a), que saberia melhor do que uma professora falar dos efeitos da leitura na cabeça das crianças.
Aqui em São José dos Campos SP foi proibido um livro que fala sobre mulheres cientistas. É interessante que a sociedade usufrui dos benefícios da ciência, mas quer negar esse estudo. Acho que estamos voltando p a idade da pedra, não a idade média. Socorro!
*Mas a censura oficial no Brasil pode.*
Uma coisa é o autor fazer uma revisão, outra coisa é reescrever a história através da obra dos outros. Monteiro Lobato era racista, não era apenas racista, mas retratava o pensamento racista da época, não deixa de ter seu valor até mesmo como crítica a uma época e ao próprio autor.
E serve para entender uma época, até para não repetir. Mas querem apagar a história e recontar do jeito deles
não fico desesperado! a censura é ótimo para divulgação! o sonho de todo artista é ter sua obra proibida - dos grandes artistas, é claro. Não ter na escola, não quer dizer que o livro vai sumir. Se proibir a venda, eu quero ver deletar todos os arquivos digitais. Vou comprar esses dias. Se essa cena é violenta, imagina os animes como Damon Slayer que eles assistem, ou o comentários dos pais sobre a realidade brasileira, isso é violência. Viva Ziraldo e indicio do documentário sobre ele, tem uns aqui no youtube. Um gênio respeitado no mundo inteiro.
Uai, os Pais e até mesmo os Professores, não são eles que deveriam guiar as crianças quanto ao que deveriam ou não ler?, não deveria haver realmente uma censura preservando a faixa etária? Engraçado ela citar a censura por parte da igreja na idade média, mas não cita a censura mortal da União Soviética que foi logo ali.
Bom… a gente já pode usar o que cavalos e burros usam
1984.
Então, esse povo nunca leu a Bíblia. Definitivamente, não é um livro para crianças. Meu Deus, quanta hipocrisia.
Eu leio com o meu filho e trabalhamos temas variados dentro do entendimento dele.
É preciso ler, minha gente, mas é preciso estudar o que se lê, por favor.
Como assim a pessoa que reclama de um conteúdo sexualizado não tem TV em casa? Na TV aberta o sistema de classificação etária muito eficiente. E quem tem streaming geralmente coloca as crianças para ver programação infantil
❤❤❤❤❤❤❤
Revisionismo literário é patético. Que colham os frutos dessa idiotice.
Esse tempo todo nenhuma criança fez isso
hipocrisia pura, sem sentido
...e a não publicação de obras como Minha Luta, de Hitler? Embora a deplore, acho que não deve ser censurada.
Eu acredito que os pais tem o direito de dizer o que os filhos devem ou não ler o que os filhos podem ou não assisti na internet ou tv. Ex.Jogos que são violentos meu filho não joga.
Pais e mães lgbtfóbicos e racistas não vão querer que os filhos leiam algo que valorize LGBTs e negros. A escola deve incluir e transmitir conhecimento científico e diverso.
Os pais tem autoridade sobre os filhos até que estes completem ao maioridade. Podem chorar à vontade, nenhuma escola ou instituição tem o direito de impor agenda identitária e ideológica para crianças. Parabéns aos pais!
A prefeitura já voltou atrás. Vamos ter que chorar pelo avesso.