INTERNET E EXCESSO DE INFORMAÇÃO SABOTAM SUA VIAGEM! DICAS DE VIAGEM com MUNDO POR TERRA

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 26 ส.ค. 2024
  • Aplicativos de internet entregam de graça rota de viagem, pontos de parada e até avisam sobre locais para tirar fotos... Será que isso é saudável para a viagem e para o viajante? Ou melhor, será que isso é saudável para a comunidade de viajantes como um todo?
    LIVRO MUNDO POR TERRA 2: www.catarse.me...
    INSCREVA-SE NO CANAL: goo.gl/25ZKUQ
    INSTAGRAM: / serial_trippers
    FACEBOOK: / serialtrippersoficial
    Este é um canal dedicado ao OVERLAND, com dicas de manutenção e upgrades em Land Rover Defender, VLOGS e dicas de viagens, REVIEWS de equipamentos e veículos de overland, além de ENTREVISTAS com viajantes.
    VÍDEOS NOVOS TODA SEMANA.
    Seja bem-vindo e viaje com a gente! #appoverland #viagem #turismo

ความคิดเห็น • 220

  • @danbaumann84
    @danbaumann84 4 ปีที่แล้ว +32

    Já diz o Amyr Klink: Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว +3

      Isso é uma baita lição de vida!

  • @phjss789
    @phjss789 4 ปีที่แล้ว +11

    Acho fundamental a utilização de recursos tecnológicos para a segurança das viagens, como plataforma de apoio no planejamento. É interessante assistir videos, ler livros e buscar maiores informações acerca dos lugares e caminhos a serem seguidos e pontos de abastecimento por exemplo. Eu planejo bastante as viagens, isso me motiva ainda mais a realizá-la, mas sempre permitindo e de forma natural, os ajustes que o dia a dia oferece.

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว

      A twcnologia é muito boa! Basta ter equilibrio no uso. Como tudo na vida, né? Eheheh! Abração, Carlos!

    • @phjss789
      @phjss789 4 ปีที่แล้ว

      @@SerialTrippers Exatamente! Equilíbrio
      Abraço Ricardo

  • @Guaraexpedicoes
    @Guaraexpedicoes 4 ปีที่แล้ว +7

    Muitas vezes também somos procurados com pedidos de tracks, lista de campings e waypoints. A emoção de uma viagem está na descoberta e na surpresa... Nunca foi tão fácil fazer algo diferente e estão todos percorrendo os mêsmos caminhos. Ótima reflexão.

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว

      Bela observação! Com tanta facilidade de fazer algo diferente, tem tanta gente fazendo tudo igual. Muito boa!

  • @GustavoAmaral74
    @GustavoAmaral74 4 ปีที่แล้ว +26

    Eu penso que equilíbrio é fundamental. Ainda bem que a Michele fez o contra-ponto. Esse assunto é paradoxal… Tecnologia bem usada liberta, não te prende a nada…

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว +7

      Sim!!! O ponto crucial é o equilíbrio, por isso, deixei para o final! Eheheheheehh! Abração, Gustavo!

    • @GustavoAmaral74
      @GustavoAmaral74 4 ปีที่แล้ว +2

      Sem dúvida! Tmj. abs!

  • @jacksonbudke
    @jacksonbudke 4 ปีที่แล้ว +4

    Gosto da frase: "desconectar para realmente conectar". Claro que com equilíbrio. Teus vídeos são diferenciados e tuas reflexões e visão desse mundo de viajem é espetacular.

  • @joseerazevedo
    @joseerazevedo 4 ปีที่แล้ว +7

    Concordo. As pessoas têm medo da liberdade, querem viver num faz de conta seguro. Como as crianças que assistem ao mesmo filme 359 vezes pois ali não há surpresas, o desconhecido. Tecnologia, por si só, não é um problema. O que passa a ser é não saber usá-la ou a dependência dela.
    Hoje, o cara não volta dizendo que ele acho uma praia escondidinha sensacional, sem uma alma. As descobertas de hoje são uma cervejaria incrível no meio do mato perto de Bariloche, um restaurante de comida mongol na África do Sul esse tipo de coisa. Trocaram os lugares por empreendimentos.
    Mas, cada um faz a sua viagem, buscando o que precisa. Quem se conhece e se dá em consigo mesmo faz um tipo de viagem. Quem precisa de aplauso para o que está fazendo, para se sentir seguro de que escolheu oroteiro de "aventura" certo, faz outra completamente diferente.
    Eu acho que o desconhecido nos reserva mais emoções novas e genuínas do que os "parques temáticos" de "aventura".
    Gosto muito dos questionamentos que você propõe, espero que ele atinja o maior número de pessoas possível e que elas repensem suas vidas. Aliá, isso me leva a uma conclusão a que cheguei outro dia: as pessoas buscam a coisa errada em suas vidas: felicidade. Para tentar chegar a isso elas se prendem a várias coisas que odeiam, mas que as "ajuda" a chegar à felicidade. Empregos de merda que pagam bem, chefes escrotos, "amigos" falsos e por aí vai, Daí a frustração geral atual, a preferência pelo não pensar na sua vida para não cair na real e sofrer com isto.
    O que as pessoas deveriam buscar é justamente a sua LIBERDADE. Só LIVRES elas poderão ser felizes. Tá ruim aqui? Um araço, vou pra lá! E assim sucessivamente, vivendo uma vida do jeito que acham correto e que lhes traz mais prazer do que angústias.
    Grande abraço!

  • @carlosschuler4060
    @carlosschuler4060 4 ปีที่แล้ว +10

    Sou do tempo em que se tinha que perguntar onde ficava cada lugar!! Vivia se perdendo mas valia a pena!!kkkkk
    Abraço
    Carlos Augusto

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว +1

      Pedir informação é o melhor! heheheeh! Abração, Carlos!

    • @pgivisiez
      @pgivisiez 4 ปีที่แล้ว +2

      Eu não gosto de pedir informação, só em último caso (minha esposa fica doida com isso rsrsrsr).
      Sempre que me perco aprendo mais sobre o lugar.

    • @carlosschuler4060
      @carlosschuler4060 4 ปีที่แล้ว

      @@pgivisiez então vc aprende a se perder!!kkmnmnnnnnnn

    • @pgivisiez
      @pgivisiez 4 ปีที่แล้ว

      @@carlosschuler4060 hahaha isso ae! melhor coisa!

  • @jyotibioterapia5259
    @jyotibioterapia5259 4 ปีที่แล้ว +1

    Ricardo, maravilha de entrevista com o Roy e a Michelle. Sou Guia de Turismo (Embratur) e organizo viagens nacionais e internacionais, em 4x4 e fly and drive, fora da mesmice "turística", além de consultoria, justamente com o propósito de proporcionar às pessoas essa experiência de VIAJAR e VIVENCIAR... No início, quando não se tem experiência (e isso se obtém fazendo, claro) é conveniente pedir "ajuda" a guias (GPS, internet, aplicativos...) e grupos...Normal... O que mais acho estranho é justamente o que vc falou: as pessoas querem o "pronto", o que vc fez, onde vc foi... não querem ter a oportunidade de pesquisar, explorar, ... estudar, simplesmente não querem e têm preguiça de ler e ir ver, conhecer, se aventurar... medo do desconhecido ? ... conforto ?... menor esforço ?... Também continuo nas indagações. Mas o importante não é o objetivo, é a jornada... cada um a seu tempo e à sua maneira.... Abraço e parabéns pelo seu jeitão, sempre no caminho do meio, do equilíbrio, do Tao.

  • @leopoldokaswiner4057
    @leopoldokaswiner4057 4 ปีที่แล้ว

    VIVA A SUA PRÓPRIA HISTORIA !
    Faço 60 nesta 6a feira e gracas a vocês estou consertando minha 90tinha 1997, lentamente, é verdade, mas sei que ela me dara novamente minhas asas de volta para que possa viver minha propria história.
    Agradeço a vida o bendito dia que abri o TH-cam e cliquei em um de seus videos postados, ele mudou a minha vida e a forma de encarar o mundo. De certa forma vocês fazem uma terapia que nos faz despertar a viver novamente. Tenho muito a dizer, mas paro por aqui.
    Obrigado por todo empenho em nos dar dicas de como melhorar nossos adoraveis Defenders.

  • @sandro40693
    @sandro40693 4 ปีที่แล้ว +4

    Quando diz que o "equilíbrio" seria a melhor forma de levar a vida em todas as circunstâncias.
    Gostei muito do ponto de vista colocado neste video, porém a informação pela rede social é tão grande que as outras formas estão desaparecendo.
    Quando eu começar minha viagem espero poder conversar muito com pessoas locais porque acredito que surgirão muiyos lugares que só os locais conhecem.

  • @fabiocavalcante3488
    @fabiocavalcante3488 4 ปีที่แล้ว +1

    Concordo plenamente, pensei que só eu pensava assim. Foi muito boa a viagem que fiz de João Pessoa para Belém do Pará, uma viagem "do nada" de carro com minha mãe, sem programação, cronogramas nem nada, só pegar a estrada olhando minimamente o GPS, olhando o GPS procurando lugares para desviar caminho e conhecer kkkkk mas nessa "linha" de não pesquisar muito para não estragar a surpresa na "próxima esquina". Foi muuuito bom, melhor viagem da minha vida, um dia vou repetir com mas calma, aproveitando e apreciando melhor os detalhes e paisagens, pois estava com compromisso e não poderia demorar.

  • @eubiz10
    @eubiz10 4 ปีที่แล้ว +3

    Equilíbrio é tudo! Apesar de programar as viagens com consultas a internet, livros e revistas., ainda prefiro consultar o mapa de papel, parar para perguntar. Acho mais fácil olhar o mapa aberto na mesa do que ficar procurando no celular, tablet, pc que é um saco. Com o mapa na mesa, temos a visão do todo e, para mim, fica mais fácil planejar a viajem.

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว

      Eu uso os dois tipos de informação tbm, mas confesso que o mapa de papel me dá uma noção melhor da realidade. Provavelmente, por causa da diferença no modo que é feita a compensação da curvatura da terra no Google e no papel. Abração, Paulo!

  • @niltonduarte3531
    @niltonduarte3531 ปีที่แล้ว +2

    Concordo, isso aí. Parabéns pelo vídeo, irmão! Sucesso!

  • @pvkretly
    @pvkretly 4 ปีที่แล้ว +1

    Faz todo sentido isso Ricardo... lógico que segurança tem que vir em primeiro lugar! Temos que estar prevenidos também.

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว

      Exato! Segurança é importantíssimo! Abração, Paulo!

  • @marcusdt180
    @marcusdt180 4 ปีที่แล้ว +2

    Essa "série" de conteúdos com o Roy e a Michele está 10! Nada como ouvir quem já viajou sem a obrigação de compartilhar, dar satisfação e seguir um roteiro totalmente pre definido. Quanto mais inóspito e pouco explorado, maiores são as surpresas do caminho!

  • @carlaobomfim5375
    @carlaobomfim5375 2 ปีที่แล้ว +1

    Verdade pura, a maioria das pessoas querem ser mostrar para alguém e esquecem de curtir a viagem, a impressão que tenho é que estão cumprindo com os outros.

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  2 ปีที่แล้ว

      Muitas vezes é isso que acontece mesmo. Abração!

  • @loboguara.floripa7983
    @loboguara.floripa7983 4 ปีที่แล้ว +1

    Na essência concordo plenamente. Claro que tem situações e situações ... Penso que o equilíbrio é o que norteia tudo ... Parabéns pelo vídeo.

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว

      ´O segredo está no equilíbrio mesmo! Abração!

  • @marcoskloeppel3680
    @marcoskloeppel3680 4 ปีที่แล้ว +1

    A tecnologia nos dias atuais é necessário... Mas poder não se prender e desapegar dela, principalmente quando se esta na natureza, é muito melhor... Muito bom esse video!!! Obrigado

  • @homdrigues
    @homdrigues 4 ปีที่แล้ว +1

    Poucas vezes vi tanta sabedoria em um vídeo de viagem. Estou planejando uma viagem para a Patagônia (agora sei lá quando isso vai acontecer) e esse vídeo, que chegou misteriosamente até mim, fará com que eu repense muitas coisas. Muito obrigado

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว +1

      Que legal que o video fez vc pensar também por um outro lado! É um assunto polêmico, mas que precisa ser tratado no meio overlander. Abração e boa viagem!

  • @marcelodominguez2199
    @marcelodominguez2199 4 ปีที่แล้ว +2

    Muito bom, adoro parar para perguntar e conversar, prefiro descobrir assim ! grato !!

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว +1

      Também gosto! heheheeheh! Aprende várias coisas numa paradinha dessas.... Abração!

  • @zepelimzepelim
    @zepelimzepelim 3 ปีที่แล้ว +1

    Oi Ricardo,
    Parabéns, seus videos, ou melhor, você, é ótimo !
    Adoro as introduções filmadas da cabine, à noite, com chuva, qualquer uma. São o elã vital da coisa.
    Aguardando a entrega atrasada de um trailer novo, tenho acompanhado tudo seu e lamentado que só seja sobre o tal Defender, que não deixa de ser uma seleção de classes A e B e os monarquistas.
    Lembrei de sua defesa do turismo privado, pago mas limpinho e cheio de gente, nos videos do Jalapão (última moda dos paulistanos ? quando ferrar o lugar mudam pra outra 'descoberta', como foi com Itacaré e muitos outros - sempre com aquela sensibilidade de abrir restaurante chic thay num povoadinho interiorano simples - sempre erguendo (ainda?) e destruindo coisas belas). Nesse video aqui, dos incríveis Roy e Michelle, eles fazem um discurso belo e sensível do anti-turismo de massa.
    Lá pelos anos 70, meus primeiros anos de trabalho foram em companhias de aviação internacional e agências de turismo. Naquele tempo se dizia que o turismo era a "indústria sem chaminés", ora, ora.
    Ricardo, nunca te pedi nada, então vou sugerir dois temas:
    - Um sobre os trailistas, talvez também sobre os outros modos de RVs. Todos eles carecem do talento do cineasta Ricardo Pacholo.
    - Outro sobre o espelho que o 'campismo' é da sociedade, desde as pessoas que só têm imaginação para buscar encontros de encher a cara e jogar conversa rala fora, grudando as kombis, os motorhomes, os trailers uns nos outros, em indiscutível promiscuidade, até os cabeça como o Roy e a Michelle.
    Parabéns por tudo, Ricardo.

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  3 ปีที่แล้ว

      Tudo bem? Que bom que você está curtindo o canal. Fico muito contente!! Essas questões que você levantou são muito interessantes mesmo, mas gerariam uma polêmica danada! eheheheh! De pouquinho em pouquinho eu vou colocando meus pontos de vista, sem impor nada pra galera. Abração e segura a ansiedade esperando o trailer aí!

  • @danbaumann84
    @danbaumann84 4 ปีที่แล้ว +7

    Desculpe fazer mais um comentário, deveria condensar tudo em um. Mas o Roy está confundindo um pouco a terminologia. Usar bússola é usar tecnologia, usar celular é usar tecnologia, se orientar pelas estrelas é usar tecnologia então o problema não está no uso de tecnologia e sim se tornar refém de tecnologias que não requerem do viajante conhecimento técnico, lógico e senso de localização. O problema não está na tecnologia em si mas que naquelas tecnologias especificas que tiram nossa autonomia. Parabéns pelo vídeo, minha formação é em Ciências da Computação me preocupo muito com esse tema, pois as novas tecnologias estão tornando o ser humano refém sem se dar conta.

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว +1

      Acho aue pode não ter ficado claro, mas ele se referiu ao mapa de papel como tecnologia tbm. E disse que, na opinião dele, bastaria estar menos conectado a internet para estar num equili rio entre os dois mundos. Vcs dois acredtiam na mesma coisa. Eu tbm! Ehehheeh! Abração, Daniel!

    • @danbaumann84
      @danbaumann84 4 ปีที่แล้ว +1

      @@SerialTrippers um abração, curto demais seu canal!

  • @paulofax3417
    @paulofax3417 4 ปีที่แล้ว

    Caraca, não tinha visto esse, apareceu na timeline do TH-cam. Sem dúvida o Roy definiu qual deveria ser o espírito overlander. Eu evito ao máximo ver fotos dos lugares, realmente perde um pouco do encanto. E sempre procuramos vias vicinais e de terra por onde quer que andemos. Parabéns Ricardo 👏🏼👏🏼😃

  • @alexisrodrigo5868
    @alexisrodrigo5868 4 ปีที่แล้ว +1

    muito boa essa conversa, nos faz pensar muito sobre o nossa jeito de viver a vida.

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว +1

      É isso aí, Alexis. Fico contente que o vídeo cause essa reflexão. Abração!

  • @nicojr4867
    @nicojr4867 4 ปีที่แล้ว

    Não é a toa que esse é meu canal preferido!! Sou taxista tô sofrendo com a tecnologia. Meu ponto é na porta de um shopping e às vezes vejo pessoas ficarem mais de 30 min com o celular na mão esperando por um carro e eu alí na frente 30 min esperando uma corrida. Depois a pessoa reclama que não tem tempo. Na maioria das vezes pra economizar muito pouco. Hoje temos aparelhos pra tudo e tudo pra facilitar nossas vidas, mas se compararmos nossas vidas com a de pessoas que vivem sem tecnologia iremos constatar que elas têm mais tempo do que nós e consequentemente vivem mais. Ricardo um abraço e parabéns!!!

  • @azaraid
    @azaraid 4 ปีที่แล้ว

    Olá Ricardo, sou do tempo do mapa, do Guia 4Rodas, hahahahaha, em 98 ou 99 fomos para Santiago de carro, já tínhamos celular, mas, este somente recebia e fazia ligações, para o Brasil tínhamos o Guia 4Rodas, Uruguai nada, mas tranquilo, Argentina, assim que entramos, ainda na barca comprei um excelente guia da ACA, Automóvel Clube Argentino, quando chegamos em Uspallata, adquiri o guia da Sernatur para o Chile.
    Posso dizer que serviram basicamente para localizar os postos de combustível com mais recursos, descobrimos que o ideal era chegar nas cidades para pernoitar por volta das 16,30 ou 17,00 horas, pois mais tarde, pelo cansaço, acabávamos ficando em qualquer hotel, chegando antes dava tempo de procurar um acomodação e circular pela cidade.
    Mais um ótimo relato do casal Roy e Michele, fico pensando nos pais deles, os filhos lá na p.q.p., e nem uma noticiazinha, hahahahahahah, tenho um filho que mora em Toronto há seis anos, quando ele fica treis semanas sem dar notícia, minha mulher já encaminha mensagem pelo Whats, hahahahahahahah.
    Concordo plenamente, temos excesso de informações para tudo, era viciado em política, acompanhava tudo, jornal, noticiários, comentaristas, estava me fazendo mal, muito mal, meu geriatra que é amigo do casal, me emprestou o livro da primeira viagem, tem dedicatória, comprei outro para poder devolver, voltando a vaca fria, recomendou-me ficar longe de todo este noticiário, ainda mantenho duas assinaturas digitais de jornais, de vez em qdo abro para ver manchetes, somente.
    Muito obrigado, abração.

  • @LiiiiiRA
    @LiiiiiRA 11 หลายเดือนก่อน +1

    Cara, que incrível! Este vídeo abriu muito a minha mente!

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  11 หลายเดือนก่อน +1

      Que bom que curtiu, cara! 😉👊🏼

  • @jordaomagalhaes9237
    @jordaomagalhaes9237 4 ปีที่แล้ว +1

    A questão é o propósito, quando temos conhecimento do motivo pelo qual fazemos ou usamos algo em função de onde queremos chegar.

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว

      É isso aí, Jordão! Abração!

  • @paulorenato3950
    @paulorenato3950 4 ปีที่แล้ว +3

    Ricardo tenho 58anos,acampo desde criança, cheguei a pouco da chapada dos veadeiros e este ano vou para o jalapao eu e minha esposa,só ligo o gps em último caso,o bom de tudo é a surpresa. Abraço meu amigo.

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว +1

      É isso aí, Paulo! A surpresa é essencial ao se deparar com o novo. Abração!!!

  • @BibiRocha
    @BibiRocha 2 ปีที่แล้ว

    Fantástico o depoimento do casal. Não sou avessa às tecnologias e até precisamos delas, mas não devemos ser totalmente dependentes. Temos também que saber andar pelas estradas ao modo antigo, com mapa impresso em mãos.
    Como eles bem disseram, e o que acontece atualmente é que, boa parte das pessoas viajam já pensando em chegar no local e postar a foto imediatamente, sem antes apreciar ou descobrir ,de fato, o que há em seu entorno.
    Diz pra mim se tem coisa mais gostosa do que visitar os vilarejos, conversar com os locais mais antigos para descobrir histórias do lugar, do próprio morador, suas vivencias, seus costumes, seus causos.
    É isso o que faz valer a pena viajar.
    Visitar um determinado lugar e não saber sobre a sua história ou não interagir com os locais, faz a sua bagagem cultural ser de um mero turista e não de um real viajante.

  • @marceloromualdorosa6289
    @marceloromualdorosa6289 4 ปีที่แล้ว +2

    Obrigado por manter a chama da aventura viva.

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว

      Se depender de mim, essa chama não se apagará jamais! heheheh! TMJ, Marcelo! Abração!

  • @RenanGuicho
    @RenanGuicho 4 ปีที่แล้ว +1

    Em 2017 fiz minha primeira viagem solo de moto pelo sul do Brasil, e confesso que foi libertador!
    No dia da saída, me lembro que acordei as 5 am, ainda com sono, voltei a dormir um pouco mais, depois levantei fiz um café, um beijo na esposa e sai, celular em modo avião, apenas uma playlist rolando...me perdi, encontrei outros caminhos, sem previsão do tempo, sem caminho mais rápido...
    O que penso é que tentamos trazer conosco para as viagens, muito do nosso dia-a-dia, nossa bolha, a zona de conforto.
    E ai queremos tudo pronto, planejado, simplificado, detalhado, foto aqui, conheça lá...
    Uma espécie de "GUIA de VIAGEM" que se vc não seguir está errado...e não é por ai, planejamento é bom, tecnologia é bom, mas precisa saber está te aprisionando ou te libertando.
    De qualquer maneira, planeje e parta...e com o tempo se arrume, aprenda e se reinvente.
    Bons caminhos sempre! Abração

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว +1

      Você acertou na mosca!
      "O que penso é que tentamos trazer conosco para as viagens, muito do nosso dia-a-dia, nossa bolha, a zona de conforto. E ai queremos tudo pronto, planejado, simplificado, detalhado, foto aqui, conheça lá...
      Uma espécie de "GUIA de VIAGEM" que se vc não seguir está errado" Perfeito! Abração, Renan!

  • @Mauricio5610
    @Mauricio5610 4 ปีที่แล้ว +3

    Ahhh da hora, excelente reflexão, sou do tempo do mapa... kkkkk. Parabéns pelo vídeo. Abs

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว

      Valeu, Mauricio!! Até a semana que vem! eheheheh! Abração!

  • @andresalis6551
    @andresalis6551 4 ปีที่แล้ว +1

    Tenho 45 e tbém, sou da fase pré-internet. Concordo com muita coisa do que foi dito, mas acho que o principal não é a tecnologia, mas o uso (mal uso) que dão a ela. Em 2006, fizemos de carro eu e minha esposa a patagônia de montana, sem gps, sem celular...e eu não posso ver uma estradinha de terra desconhecida ou uma paisagem ao fundo que vou atrás. Hj viajo com celular (e o gps dele) mas continuo pegando as estradinhas que ninguém pega, perseguindo uma montanha, ou lago que aparece ao fundo. Fizemos algumas viagens (menos do que eu gostaria, mas mais do que muita gente) tenho a fotografia como hobby....e temos MUITA pouca foto nossa...teve viagem que nem tem nenhuma nossa...só dos lugares (e alguns como o Parque Lauca que ninguém vai) . A selfie, o querer mostrar que esteve em determinado lugar (por isso todos copiam os outros) é que me parecem um mal uso. Usar um GPS e/ou celular para te ajudar a trilhar o seu caminho, ok. O narcismo /vaidade/insegurança e status da selfies e de locais 'famosos" é que são de lascar e empobrecedores...é viajar pelo outro...pelo que o outro irá achar.

  • @jotapecm
    @jotapecm 4 ปีที่แล้ว +1

    Para variar, mais um vídeo espetacular! Muito obrigado!!!

  • @mmcl2009
    @mmcl2009 4 ปีที่แล้ว +1

    Já usei muito guia rex. Chegou um ponto de estar tao treinado, que uma olhadela rápida na página já me bastava. Realmente a tecnologia facilita de um lado, e nos torna dependentes de outro.

  • @felipecosta2349
    @felipecosta2349 4 ปีที่แล้ว +1

    Eu concordo com vocês. Isso me fez sair de todas as redes sociais há mais de dois anos. Cansei da mesmice, mesmas fotos, buscas por like. É uma vida muito superficial.

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว

      Cansa bastante mesmo! Abração!

  • @JoaoSantos-zs4lh
    @JoaoSantos-zs4lh 4 ปีที่แล้ว

    É isso mesmo Pacholo, estás aí dando a sua opinião, a sua experiência, o seu ideal. E esse é o recado, que cada um experimente a vida da sua própria maneira, que imponha sobre as situações que se apresentam, a sua própria visão. Aquela mesma paisagem que todos "veem", com certeza nem todos "enxergam" da mesma maneira. Registre o que VOCÊ enxerga, conte o que VOCÊ sente, construa a SUA história!!! Acredito que é esta a diversidade que enriquece os relacionamentos humanos, que contribui para experiências engrandecedoras, e nos faz evoluir de verdade. A tecnologia, inegavelmente necessária para nossa vida "moderna", deve simplesmente ajudar. Acredito que ela faz jus sim a importância que um dia foi do fogo, da roda, da escrita, do carro, e assim por diante. Sem ela, possivelmente não teria conhecido as maravilhosas história suas, do Mundo por Terra e de tantos outros. Mas, de maneira nenhuma ela deve substituir a experiência do momento, o friozinho na barriga do desconhecido, a ansiedade do "será que estou certo?", a necessidade do contato humano na busca de informações. Como disse o poeta Mário Quintana, "São os passos que fazem os caminhos". Portanto, dê os seus passos e construa o seu próprio caminho. Podem questionar: Mas e se der passos errados? Que bom!!! Aproveite-os, aprenda com eles, vão com toda certeza enriquecer sua caminhada!!! Parabéns pelo vídeo que nos leva a tal reflexão!!!

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว

      Que mensagem legal, João! É isso aí mesmo, cara! Abração!

  • @cezarmiranda3063
    @cezarmiranda3063 4 ปีที่แล้ว +1

    Que aula... Meus parabéns ao trio

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว

      Muito obrigado, Cezar! Abração!

  • @MaueRenan
    @MaueRenan 4 ปีที่แล้ว

    A tecnologia mal usada de fato pode te deixar preguiçoso e pode te levar apenas aos lugares que outros já foram. O importante é descobrir por si mesmo as coisas e curtir o momento sem compromisso de comparar o que que viu com as fotos dos outros. Deixa pra comentar nos momentos de confraternização com outros viajantes. Importante mesmo é saber a distância aproximada entre os pontos pra não faltar combustível e já era. O Roy e a Michelle são muito sensatos e lúcidos, o que os torna diferenciados.
    Aliás, estou aguardando ansiosamente o MPT2.

  • @marcoalves1101
    @marcoalves1101 4 ปีที่แล้ว +2

    Diz na canção de Frejat: "Eu desejo que você ganhe dinheiro, pois é preciso viver também. E que você diga a ele, pelo menos uma vez, quem é mesmo o dono de quem"... Acredito que o mesmo pensamento sirva para a tecnologia. Ela é uma realidade e nos deu a possibilidade de descobrir o mundo muito além. Mas seu uso equivocado acaba por nos tirar a liberdade. Saber que há um lugar bacana e qual forma posso chegar lá com segurança não é o problema. Chegar no destino sem viver o caminho é o que nos tira a essência de viver as experiências com novos olhos. A tecnologia é uma grande parceira, mas é necessário deixá-la a margem e viver o momento. A verdadeira alma do compartilhamento é poder contar a história a partir daquilo que se contemplou de verdade. A culpa não é da tecnologia, é minha, quando deixo que ela seja dona de mim.

  • @pgivisiez
    @pgivisiez 4 ปีที่แล้ว +1

    Excelente abordagem! Fim do ano passado resolvi usar o mapa para navegar no interior da bahia e te falar que senti dificuldade até reacostumar, isso pq já tinha rodado os mesmos locais anos antes sem usar nada de gps rsrs
    Tecnologia é bom, mas nos deixa mais ansiosos por sermos imediatos.

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว

      Essa ansiedade que é complicada! heheheh! Abração!

  • @expedicaonatureza
    @expedicaonatureza 4 ปีที่แล้ว

    Ricardo muito dez este video. Lembro quando vi o Gunther com vários mapas, na mesinha e até no chão. Traçando a rota para a argentina. Aquele é realmente Rutis...Hehehe abs Jair

  • @AlexandreRossiBarcellos
    @AlexandreRossiBarcellos 4 ปีที่แล้ว

    A partir do momento que tirei o celular do guidão e a câmera do capacete, os passeios e trilhas nunca mais foram os mesmos, ficaram muito melhores. Você fica mais presente, mais atento ao momento. É uma questão de opção, cada um deve seguir seu estilo, saindo de casa, já tá valendo!!!!
    Parabéns e obrigado por mais um excelente vídeo.
    Forte abraço.

  • @ALExANDREBaRREto
    @ALExANDREBaRREto 4 ปีที่แล้ว +1

    Acho que a chave é equilíbrio. Passei um sufoco na Bahia quando saí de Caraíva e peguei um caminho onde só se via barro, plantações de eucaliptos e bois. Não fosse a sorte de ter encontrado alguém pra me guiar até a saída, depois de incontáveis bifurcações não sinalizadas.
    Hoje, faço minhas fotos, instalei o Osmand Off-line e vou partir pra minha próxima viagem para ver o que rola.

  • @chewbacca1263
    @chewbacca1263 2 ปีที่แล้ว +1

    Pois é... 1:10 Há alguns anos fui conhecer a usina hidrelétrica de Itaipu com o grupo da faculdade. Chegando lá tivemos a sorte de ver as comportas abertas! O detalhe é que tivemos a ideia de tirar uma foto com todo o grupo nos primeiros 2 minutos que chegamos... Até aí ok. Depois da foto, eu e mais um colega saímos e encostamos os braços num guarda-corpo e ficamos observando aquela obra de arte da engenharia. Depois de mais uns 2 ou 3 minutos olhei para trás e percebi que praticamente todos ficaram querendo ver a foto na tela do celular... Isso durou uns cinco minutos, com pessoal amontoado querendo ver a foto!!!!

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  2 ปีที่แล้ว

      É complicado, cara. E é fácil se deixar levar por essas coisas, principalmente, porque os app são projetados para nos viciar. 😬

  • @CarlosGoncalves-zt1ov
    @CarlosGoncalves-zt1ov 4 ปีที่แล้ว +1

    Eu sou partidário do menor esforço, do maior conforto, da menor margem de erro, e da maior comodidade, e que venha a chuva, o vento e o sol.

  • @mnsouza69
    @mnsouza69 4 ปีที่แล้ว +1

    As ferramentas estão aí para facilitar. Basta saber usar.

  • @flavioelston6060
    @flavioelston6060 4 ปีที่แล้ว +1

    Dia...
    Viajo faz tempo. Já fiz argentina com mapa e GPS. Mapa não está. GPS já me largou na mão. Imagina se USA e Rússia resolvem não liberar mais os satelites de GPS para uso civil?
    Ferrou. Saber navegação com mapa é importante ainda.
    Excelente vídeo parabéns.

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว +1

      Concordo! Saber usar um mapa continua sendo muito importante. Sempre será. Abração!

  • @Apolosemdestino
    @Apolosemdestino 4 ปีที่แล้ว +1

    De fato, esbanjar no uso das "tecnologias" e te-las como base primordial de sua jornada é de fato algo falível, mas em todas as minhas viagens eu sempre faço uso de todas as informações possiveis, mas o que mais é prazeroso, é a própria estrada, ter fotografias nos aplicativos não tem nada a ver como o VER PESSOALMENTE... observar a paisagem é o alimento da alma, nao tem fotografia que substitua o estar presente no local, respirar aquele ar, sentir tudo que ali lhe proporciona... eu sempre recomendo USE AS TECNOLOGIAS SIM, só não tenha aquelas informações como roteiros engessados de sua jornada... o importante é VIAJAR... parabens pelo VIDEOLOG

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว

      Viajar com calma para observar as coisas com a atenção que merecem é o segredo. hehehehe! Abração e obrigado pela mensagem, Clayton!

  • @jeanedercasagrande1491
    @jeanedercasagrande1491 3 ปีที่แล้ว +1

    Show de vídeo. Poderia falar mais sobre que tipo de músicas vc gosta de ouvir quando esta viajando ou acampando. Valeu, grande abraço

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  3 ปีที่แล้ว

      Essa é uma ideia antiga que tenho! Vou fazer um vídeo sobre isso e organizar as playlists no Spotfy. Abração, Jean!

  • @rubenslinhalis6499
    @rubenslinhalis6499 4 ปีที่แล้ว

    Vídeo fenomenal Ricardo! Mais uma vez, parabéns. Outra coisa, pra mim, muitos lugares não devem ser marcados em Ioverlander, ou wickloc.. afim de preservar. Preservar de "multidões" , preservar de pessoas sem consciência alguma, entre outras. Viajar virou modinha nós últimos anos, e tem levado a estrada pessoas sem real ligação com aquele estilo de vida. Muitos perdidos, infelizes na sua vida, assistem um canal de TH-cam onde o cara diz que viajar e bom, só felicidades, e pronto..

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว

      Fala, Rubens! Tudo bem? Concordo 100% com o que vc disse! Eu não marco waypoints, nem salvo rotas. Assim não tenho que mentir para as pessoas ao negar as informações. heheheh! Abração!

  • @opitzjr
    @opitzjr 4 ปีที่แล้ว

    Meio termo, isso sempre funciona, nem demais nem de menos. Mas independente de usar ou não, o importante da viagem não é o destino e sim a caminhada. Ela que nos mostra como chegar, quais dificuldades e facilidades. Equalizar isso tudo nas viagens é o desafio. PS, gostei da trilha na parte final. Abraço

  • @NaEstradaComCristini
    @NaEstradaComCristini 4 ปีที่แล้ว +1

    baita video.. curti muito e ja compartilhei

  • @marcusdias5379
    @marcusdias5379 2 ปีที่แล้ว +1

    O homem se coloca sempre na linha tênue que separa a segurança e o risco. Mas estamos vivendo um período em que esse "risco" está sendo calculado e aí é que está o conflito, já que o viajante por si só coloca esse risco como variável necessária para uma boa viagem, um encontro autêntico com o caminho.

  • @alvarosilvaferrari
    @alvarosilvaferrari 4 ปีที่แล้ว +2

    Top, como sempre. Quando vi o título logo fiquei curioso pra ver a abordagem e a surpresa foi mais uma entrevista com o mundo por terra. Esse vídeo veio num momento muito oportuno, estou prestes a começar uma nova fase na vida. Vou viver na estrada. Obrigado Ricardo.

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว +1

      Caramba, vai viver na estrada??!! Que legal! Desejo toda felicidade do mundo nessa nova fase. Abração!

    • @alvarosilvaferrari
      @alvarosilvaferrari 4 ปีที่แล้ว +2

      @@SerialTrippers obrigado. 👍🏻

  • @rafaelr6309
    @rafaelr6309 4 ปีที่แล้ว +1

    Concordo q seguir uma rota seria chato. Aoenas indicar o local ja e top dmais. Ai vai la e descobre sua aventura.

  • @diogenesabduch3337
    @diogenesabduch3337 4 ปีที่แล้ว

    Show, concordo plenamente a tecnologia deve ser um aliado não um DITADOR do seu destino.
    Viajo sempre com este espírito de aventura, surpresa e paradas simplesmente acontecem.
    Parabéns foi muito feliz no tema. Abraços e sucesso

  • @mozartnery7736
    @mozartnery7736 4 ปีที่แล้ว +1

    Bacana a dica Ricardo !!!

  • @alexandrediniz6951
    @alexandrediniz6951 4 ปีที่แล้ว +1

    Show de vídeo ! Parabéns !

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว

      Muito obrigado, Alexandre! Abração!

  • @alexandreferreira8665
    @alexandreferreira8665 2 ปีที่แล้ว +1

    Por isso antes de passear por aí pesquiso e faço a impressão de pontos do mapa

  • @claudiagoulart7883
    @claudiagoulart7883 4 ปีที่แล้ว

    Tenho amigos jovens, que não sabem nada sobre ventos, nuvens, luas e relação com o clima, chuvas, calor etc. Pessoas com alto nível de instrução. Mudamos e nos acomodamos.
    1980, aos 20 anos, peguei mochila e viajei 3 meses de carona, trem (transpantaneira e ttem da morte), à pé, pela América do Sul. Perceber, contemplar e fazer amigos. Inesquecível.
    O trem, com seu baixo custo, conectava a América do Sul.

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว +1

      Tenho amigos com quase 40 anos que nunca viram uma estrela cadente. Já pensou o que isso significa e o quão triste é isso?

  • @pliman2007
    @pliman2007 4 ปีที่แล้ว +1

    Cara sobre isso que vocês falam nesse vídeo, eu concordo em grande parte. Um exemplo que eu queria dar era o Deserto do Atacama (principalmente São Pedro) e Ushuaia. Cara, arece que tá todo mundo indo pra lá, será que tem graça agora eu ir? Eu mesmo respondo: perdi o tesão de ir conhecer. A coisa de 20 anos atrás mais ou menos quando eu ouvia alguém falar que conhecia alguém que foi pro deserto do Atacama, eu pirava e achava o máximo e pra mim era um sonho distante. Agora com tanta informação, mão do deserto, geiser de el tatio, não tenho mais o que conhecer e explorar por lá.

    • @rog2550
      @rog2550 4 ปีที่แล้ว

      paulo, não deixe de ir para ushuaia ou para o deserto do atacama, fotos e videos nunca vai demostra a verdadeira energia de esta naquele lugar maravilhoso, e talves no seu caminho traçado vc seja preseteado com alguma supresa. vá conheça. amigo, patagonia argentina eu fui e antes tinha visto varias fotos, mas aquela paisagem pessoalmente e surreal.

    • @fabiojoner
      @fabiojoner 4 ปีที่แล้ว +1

      Uma dica Paulo, sai do instagram, deixa de seguir perfis de viagem, isso é uma masturbação mental, por isso vc perdeu o tesão! Eu estou com o mesmo problema!

  • @joeldeoliveirajunior6809
    @joeldeoliveirajunior6809 4 ปีที่แล้ว +4

    Ricardo concordo plenamente com vc .

  • @renatochedid7538
    @renatochedid7538 4 ปีที่แล้ว

    Ricardo, também sou da turma que busco, sempre que posso, me desconectar um pouco. Por exemplo, odeio o tal do Waze...rss (já minha esposa, não vive sem ele...rs). Desde o surgimento do GPS, afirmo que utilizei muito, muito pouco este recurso. Sou do tempo do bom e velho mapa físico (curto demais cartografia, mas isso é papo para outra hora). Abração! Ps.: a soundtrack do finalzinho do vídeo - Hit the Road Jack - é do "carvalho"!!

  • @misaellima8863
    @misaellima8863 4 ปีที่แล้ว

    O equilíbrio é fundamental para tudo nesta vida. A base para uma qualidade de vida melhor, ou de qualquer outra coisa, está na busca pelo equilíbrio, e encontrar esse " ponto de equilíbrio " talvez seja começando por simplificar ou se abster de métodos já programados.

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว +1

      É exatamente isso, Misael! Abração!

  • @PedroQua
    @PedroQua 4 ปีที่แล้ว +1

    É um bom ponto de vista.
    O equilíbrio é importante.

  • @carlosalfredomuller8703
    @carlosalfredomuller8703 4 ปีที่แล้ว +1

    Também concordo plenamente, só que precisamos mostrar, antes, uma imagem linda do lugar no qual queremos nos "embretar" para a nossa companheira(o). Eu não tenho e nem conheço um "Pinheiro" para estas parceireadas. Já viajei por mais de quatro horas em estradas remotas da Argentina para chegar em uma ponte caída e quase sem combustível. Aí aquela companheira de quase 35 anos me xinga porque não previ aquilo...........

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว

      Pelo que vc contou nessa mensagem, vc tem uma baita companheira! Eheheheheeh! Abração!

  • @dlsb1234
    @dlsb1234 4 ปีที่แล้ว +1

    Ricardo, faz um vídeo mostrando para a gente como vc faz para fazer seus vídeos no carro....como prende a câmara embaixo do carro, na lateral, em cima....Esta é uma dúvida que tenho e não consigo fazer estes belos vídeos que vc faz tão brilhantemente.

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว

      Leu meu pensamento! Eheheheh! Um dos próximos videos será sobre os ewuipamentos de filmagem. 😉🤙🏼

    • @EltonSevero
      @EltonSevero 4 ปีที่แล้ว

      Vários vídeos no TH-cam do exterior mostram isso. Basta procurar.

  • @sergiodamascenosoares1920
    @sergiodamascenosoares1920 หลายเดือนก่อน +1

    Excelente debate! Quais tecnologias devem/podem ser utilizadas? Alguém questiona o uso de um óculos? Porque ir de carro? Posso ir de cavalo, bicicleta ou a pé? Essa conversa, se quiser, vai longe!

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  หลายเดือนก่อน

      O importante é não levar para extremos. Os extremos tendem a se afastar da realidade e do bom senso.

    • @sergiodamascenosoares1920
      @sergiodamascenosoares1920 หลายเดือนก่อน

      @@SerialTrippers O extremo as vezes é necessário para dar uma sacudida! Mas, o equilíbrio é fundamental.

  • @prsc741
    @prsc741 4 ปีที่แล้ว +1

    Não acredito que a tecnologia seja um empecilho, depende muito do ponto de vista, ela pode tanto ajudar, quanto atrapalhar, sempre existem os iniciantes, os pontos e tracks podem auxiliar estes, também gosto muito de desbravar, mas por vezes em um passeio rápido compensa seguir uma rota traçada, inclusive gosto de deixar minhas rotas para aqueles que ousarem segui-la. Rsrs.
    O que não pode é permitir que a tecnologia nos tire o tempo precioso e como dito pelo casal, permitir que a vontade de postar, gravar e etc... tire de nós o momento da conecção com a natureza, a rota, o passeio, a familia e os amigos.
    Equilíbrio é tudo.

  • @jadson_cr
    @jadson_cr 3 ปีที่แล้ว

    Concordo. O excesso tira o “uau” do ao vivo.

  • @luizcarlosvanci9801
    @luizcarlosvanci9801 4 ปีที่แล้ว +1

    Show!!! Bela reflexão.
    E chegamos ao essencial.... Equilíbrio.
    Parabéns pelo vídeo.
    Forte abraço.

  • @Kleybom
    @Kleybom 4 ปีที่แล้ว +1

    Dica para quem quer ir ao Ushuaia de moto ... Quando avistar os pinguins..siga mais 1.500 km na direção Sul.

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว

      Akakaakakakakak! Dei muita risada aqui! Abração, Kley!

  • @jaisoncarvalho86
    @jaisoncarvalho86 4 ปีที่แล้ว +2

    Boa visão,é isso mesmo tem de haver equilíbrio.PARABÉNS pelo video!!!

  • @paulozeferino7546
    @paulozeferino7546 4 ปีที่แล้ว +1

    Maravilha, bela entrevista e trazer o assunto a tona é super legal para refletirmos o que realmente buscamos. Parabéns

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว

      A ideia foi gerar discussão/reflexação sobre o assunto mesmo. Vc acertou! Heeheheh! Abração, Paulo!

  • @Simaoedson.
    @Simaoedson. 4 ปีที่แล้ว

    Cara, acho bem pertinente o assunto, e como já falado aqui, o equilíbrio é fundamental, mas quando está começando nesse mundo overland, a segurança de saber o q vai encontrar, as fotos que alguém fez e te motivar a fazer o mesmo, e que te motiva a se aventurar, assim como andar de bicicleta precisamos das rodinhas pra começar, esse aplicativo são essa "rodinhas". Depois que tira a rodinha, outras coisa virão..hehehe . Parabéns , excelente temática.

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว

      Tudo bem, Simão? O problema é que cada vez mais vejo rodinhas definitivas. eheheheeh! Mas concordo com tudo que vc disse. Abração, cara!

    • @Simaoedson.
      @Simaoedson. 4 ปีที่แล้ว +1

      @@SerialTrippers haha.verdade, tem gente que nunca largará as rodinhas.hahaha.

  • @expedicaobuscape6089
    @expedicaobuscape6089 4 ปีที่แล้ว

    Cara que otimo assunto para reflexão dos viajantes. Sair das rotas e lugares predeterminados faz parte da essência overland. Ainda vai rolar muito do assunto. Abraços Eliézer.

  •  4 ปีที่แล้ว +1

    Rapaz que vídeo foda, puxa para a reflexão e enriquece a vida. Parabéns amigo, ouvimos com sucesso.

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว

      Que bom que curtiram! Fico muito contente! Bjão pra vcs!

  • @brunobarbosa630
    @brunobarbosa630 4 ปีที่แล้ว +1

    Excelente vídeo!!!!

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว

      Muito obrigado, Bruno! Abração!

  • @bonnabmb
    @bonnabmb 4 ปีที่แล้ว +1

    Sobre esse lance de não saber se localizar eu vivi algo em São Paulo. Desci do trem na marginal Pinheiros e ia encontrar um amigo num bar. Liguei p ele, disse onde estava e perguntei se deveria subir ou descer o rio? Ninguém q estava com ele sequer entendeu a pergunta.

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว

      Akakaakakkakaoak! Mas aí vc foi sacana com a galera. O rio Pinheiros corre para os dois lados, dependendo da vontade/necessidade da prefeitura. Tem um sistema de controle. Abração!

  • @KleitonNascimentoPanfietti
    @KleitonNascimentoPanfietti 4 ปีที่แล้ว +1

    Mano entrevistas com eles é bom demais

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว +1

      O tom de voz deles é agradável demais! Falam com a calma típica de quem tem muita experiência sobre o que estão falando. Abração, Kleiton!

  • @vitorbenda1245
    @vitorbenda1245 4 ปีที่แล้ว +1

    os jovens não sabem mais o que é viver sem tecnologia. Os mais velhos sentem saudade dos mapas, guias , do improviso e das conversas com nativos. Os mais jovens encontram tudo pronto, sem esforço nenhum, e aos mais velhos cabia criar, elaborar e construir. Aristóteles diria "A virtude consiste em saber encontrar o meio-termo entre dois extremos.”

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว

      Realmente os mais jovens estão dependentes demais de aplicativos. Há que se buscar um equilíbrio. Abração!

  • @marcelomilanezi2596
    @marcelomilanezi2596 4 ปีที่แล้ว +1

    Mais uma vez concordando muito com vc! Pessoal tá fazendo carteirinha de sócio no shell, Ipiranga, ypf...... com tanta natureza

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว +1

      Difícil entender essa "mania de posto". Eheheheeh! Abração!

  • @mithurion
    @mithurion 4 ปีที่แล้ว +1

    Show o video! Viajar é sempre bom, com ou sem tech, manter o espirito livre e aventureiro é em minha opinião o mais importante. Agora as imagens da suspensão do Jipe são muito legais ;) Parabéns pelos videos! Sempre muito bons!

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว

      Que bom que curtiu, Rodrigo! É legal ver a suspensão trabalhando, né? Ehehheheh!

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว

      Abração!

  • @AlexandreMCrocci
    @AlexandreMCrocci 4 ปีที่แล้ว +1

    Hoje assisti uma entrevista, o Regis Tadeu entrevistou o ex vj da MTV Gastão Moreira e eles falaram justamemte sobre a tecnologia na música tb, antes tinhamos que descobrir bandas novas para escutar e era gostoso as capas dos discos e tals, agora o Spotify vc percorre o mundo da música em um só aplicativo, perde a graça da descoberta sobre o mundo da música, não rola mais aquele frio na barriga que se tinha e hoje eu vejo esse video falando o mesmo sobre viajar...que coisa não.

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว +1

      Belíssima comparação, cara!! Matou a pau! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Abração!

  • @RubensMateusPadovezeArquimago
    @RubensMateusPadovezeArquimago 4 ปีที่แล้ว +1

    visão interessante

  • @orleijunior
    @orleijunior 4 ปีที่แล้ว +1

    Excelente!!!!
    Penso que o melhor é vivenciar a experiência no espaço entre o excesso de informação (capaz de tornar qq trip sem graça) e a aventura (que não saberemos como vai terminar).
    Neste cenário o trabalho de qq guia deveria ser o de enriquecer a atividade, promovendo a exploração e garantindo a volta com segurança. E não obrigando o cliente / leitor / usuário a andar "no trilho" o tempo todo.

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว +1

      Muito obrigado, Orlei! Abração!

    • @orleijunior
      @orleijunior 4 ปีที่แล้ว

      E parabéns pelo canal @@SerialTrippers!

  • @telmopoersch6609
    @telmopoersch6609 4 ปีที่แล้ว +1

    Bah,que maravilha de aula!!!💪

  • @Lucio_74
    @Lucio_74 4 ปีที่แล้ว +1

    Fantástico Ricardo! 👏👏👏👏👏👏

  • @FABIOSENNAsp
    @FABIOSENNAsp 4 ปีที่แล้ว +1

    Penso da mesma forma. Parabéns, Pocholo!

  • @arlindomartins6430
    @arlindomartins6430 4 ปีที่แล้ว

    Eu sou do tempo que se olhava o mapa da cidade no Guia de Ruas ou na Lista Telefônica que continha os mapas da cidade.
    Tem pessoas hj em dia que se perdem dentro da própria cidade

  • @pamp
    @pamp ปีที่แล้ว +1

    Sim... O excesso de informações atrapalha a imersão na natureza, parece que não existe nada novo... O mundo fica "pisado". Isso é ruim... Perde-se o "encanto" da viagem...

  • @jeffersonmagalhaes66
    @jeffersonmagalhaes66 4 ปีที่แล้ว

    Minha geração (1971) ainda curtiu a vida com pouca tecnologia. Em muitas viagens tive que pedir informações pra taxistas, guardas, frentistas, etc... Como no meu dia a dia a tecnologia está presente, nos meus momentos de lazer procuro não usar. Abraço

  • @divanilpiresdepaiva9668
    @divanilpiresdepaiva9668 2 ปีที่แล้ว

    A tecnologia está para o nos trazer conforto e segurança. Mas também ela nos prende. Cabe a cada um saber medir a sua necessidade. E quem somos nós para apontar o dedo e julgar aquela pessoa. É muito simples... Não quer usar , desconecte se. Nem todo mundo tem dinheiro pra ter uma Defender e tempo de sobra pra sair explorando novas rotas depois do asfalto.
    Cada um tem seu estilo.
    Quem vai julgar ?

  • @leandrocavalcantesilva6930
    @leandrocavalcantesilva6930 4 ปีที่แล้ว +1

    Top de mas eim...

  • @gleniokanaan6973
    @gleniokanaan6973 4 ปีที่แล้ว +1

    Olha verdade. Fiz 8500 km de moto sem gps sem bolha e sem velocímetro. Fez falta? Nenhuma . Hotel ? Não reservei nenhum antecipadamente. Combustível ? Não fiquei na mão. Há detalhe . Vá sozinho e sem pressa .

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว +1

      Deve ter sido legal demais essa viagem, hein? ehehehehe! Abração, Glenio!

    • @gleniokanaan6973
      @gleniokanaan6973 4 ปีที่แล้ว

      Serial Trippers foi sim viajante, 12 dias de muita história, muitos pensamentos, saudade de casa, medo, conversas, comidas, mas realizando sonhos e tomando vinhos pela América latina. Parabéns pela sua escolha viajar...

  • @dlsb1234
    @dlsb1234 4 ปีที่แล้ว +2

    Se me permite minha humilde opinião, é uma questão bem polêmica....tem todo tipo de viajante....imagine alguém viajando sozinho.....seguramente ele há de querer viajar por rotas mais planejadas, evitando surpresas, do que um viajante viajando em grupo. Em grupo um poderá ajudar o outro....Já o viajante solitário, ele fica mais fragilizado....Eu não critico ninguém neste sentido....Abração a todos...

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว +1

      O importante é o equilíbrio entre os dois mundos, conforme falamos no final do video. Eu viajo 90% das vezes sozinho e não ando por rotas mais movimentadas por causa disso. O Roy e a Michelle fazem o mesmo. Mas isso não é uma regra, é só um modo de viajar. Abração!!!

    • @dlsb1234
      @dlsb1234 4 ปีที่แล้ว

      @@SerialTrippers valeu...

  • @eduardoluedy851
    @eduardoluedy851 4 ปีที่แล้ว +1

    Muito bom vídeo, parabéns!

    • @SerialTrippers
      @SerialTrippers  4 ปีที่แล้ว +1

      Muito obrigado, Eduardo! Abração!!!

  • @eduardomenezesrodrigues1648
    @eduardomenezesrodrigues1648 4 ปีที่แล้ว +1

    Good