Análise Opinativa: A Mediocridade do Linux Desktop

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 16 ก.ย. 2024
  • Por quê o Linux Desktop não vinga e o Ano do Linux nunca chega?
    ERRATA:
    Menciono que o Fedora Kinoite quebrou comigo.
    Na verdade foi o Fedora Spin KDE. Mas eu não me adaptei ao estilo OSTREE de sistemas imutáveis, prefiro poder quebrar meu sistema se eu quiser.

ความคิดเห็น • 158

  • @unnam16
    @unnam16 หลายเดือนก่อน +43

    Se tem uma coisa que me entristece no cenário Linux comumente observado na internet comum, é a facilidade e a tendência em se formar seitas em volta de alguma distro ou tecnologia, atrapalhando e atrasando a adosão ao mundo linux por parte dos usuários, que, inocentemente, pedem conselhos na internet. Infelizmente, tive a frustração de ver pessoas recomendando Arch Linux (note que não menciono forks, mas a própria base) para completos novatos que quiseram se expressar num Reddit da vida, sob o argumento de que "é muito fácil de entender a wiki do arch, então qualquer um instala". Sabe... eu gosto de linux, mas odeio a comunidade em geral. É preconceituoso e infantil declarar isso desta maneira, mas eu sinto nojo quando um user, ao invés de oferecer alternativas viáveis a um iniciante, lança-lhe uma ordem cega, dizendo que deve usar apenas a sua distro favorita, com pipewire e wayland. Navegador? Qutebrowser; DE? Bobagem! i3wm ou Awesome e não se fala mais nisso.

    • @FodaseGoogreorio-h7v
      @FodaseGoogreorio-h7v หลายเดือนก่อน +3

      É adoção, com ç.

    • @user-ze2si1en4k
      @user-ze2si1en4k หลายเดือนก่อน +4

      Mas instalar o arch hoje em dia é tão fácil como qualquer outra por conta do archinstall.
      Foi uma das primeiras distros que eu usei, qnd entrei no linux eu decidi passar pelas bases mais famosas (debian, fedora, suse e arch) pra ter a experiência.
      O arch foi um dos mais fáceis de usar, chato msm pra iniciante é o Debian

    • @draftofspasiba2
      @draftofspasiba2 29 วันที่ผ่านมา +4

      Errado não está, pena do leigo que cai nesse papo de instalar distros pra entusiastas ao terminal.

    • @lisanalghaib
      @lisanalghaib 29 วันที่ผ่านมา

      Come foward​ @@user-ze2si1en4k, se é que me entende 😂

    • @noob_br1609
      @noob_br1609 22 วันที่ผ่านมา +3

      Kkkkkkkkk o m@luco nem pesquisou sobre distros e já iniciou com uma que até usuários mais experientes têm dificuldade 😂😂😂.

  • @LeandroNakamura-k8m
    @LeandroNakamura-k8m 4 วันที่ผ่านมา +3

    Sou usuario Linux desde 2007 , começei na epoca usando o saudoso Kurumin 5.1. Após passar anos testando o Linux a fundo usando diversas interfaces, diversas bases diferentes posso falar com muita segurança que o Linux não é apenas para combater o Windows. Hoje eu uso o Linux em meu computador de trabalho, presto serviço para diversos bancos e posso ficar tranqulo quanto a segurança e estabilidade. No meu caso que usa muitos atalhos a interface Gnome me atende bem para usar multiplas areas de trabalho. Meu computador é modesto mais mesmo assim o Linux não me deixa na mão. O Gnome por exemplo tem como filosofia esconder coisas inuteis em uma area de trabalho trazendo mais foco ao usuario. O windows é muito bom para o que se propoe, o Linux tambem , não existe o sistema operacional perfeito ou melhor sistema operacional. Sim existe o sistema que mais se adequa em sua rotina diaria, seja de trabalho, estudo ou jogos. Abraços pessoal.

  • @spiderrodrigo1983
    @spiderrodrigo1983 12 วันที่ผ่านมา +5

    É o que eu digo também.
    "O sistema operacional e a máquina devem servir a nós, e não o contrário."
    "É imperativo que o sistema operacional e a máquina estejam a nosso serviço e não o inverso."

  • @djgrilomt
    @djgrilomt 27 วันที่ผ่านมา +7

    Caros usuários, não há um sistema perfeito, mas sim aquele que se adapta às suas necessidades.

  • @ChristoferLv
    @ChristoferLv หลายเดือนก่อน +27

    Eu acho incrível que o pessoal não consegue conceber isso que você falou, é tão simples. O ano do Linux nunca vai chegar, os caras nunca vão salvar a humanidade do grande "maware que é o windows" se quando o cara vai usar o pc ele não consegue. Maluco, eu já peguei pc Linux pra usar que não da pra criar um txt dando botão direito, tem que abrir o console e dar touch, isso é ridículo, o usuário final quer um pc pra ele usar, não pra ficar brigando com ele.

    • @linuxuniverseofficial
      @linuxuniverseofficial  หลายเดือนก่อน +15

      Falei disso no grupo do telegram, um serviço pequeno como smb4k pra trazer uma interface gráfica de configuração do SAMBA CLIENTE no linux, que consome uns 20 mb no máximo em disco, é considerado bloatware e não vem em nenhuma distro por padrão. Pelo amor de Linus Torvalds se os caras querem um sistema que derrube o Windows, esse sistema precisa vir completo como uma solução, não algo tão enxugado e que demanda mil comandos pra algo basico e simples.

    • @desanta5413
      @desanta5413 หลายเดือนก่อน +6

      Isso é o que sempre falei(e eu uso linux pra jogar), linux NUNCA vai ser o sistema operacional principal. Por mais que tenham formas de não usar o terminal para a maioria das coisas básicas, quando precisar de algo mais "avançado" vai ter que usar terminal até enjoar. Sobre criar pastas/arquivos de texto, isso é palhaçada muitas distros ainda nao terem incluido isso com um simples clique direito

    • @lawlieti
      @lawlieti 21 วันที่ผ่านมา +2

      O problema é q tem gente q quer usar linux da mesma forma que usa o windows. Eu entendo a frustação de alguém bem iniciante ter problemas com linux e voltar pro windows, mas n da pra esperar q o linux se comporte igual o windows pq as propostas são bem diferentes, apesar q um linux mint hj em dia é uma boa forma de migrar do windows pro linux.

    • @gustavobrtt
      @gustavobrtt 10 วันที่ผ่านมา

      O problema é o pessoal que acha que linux tem que ser exclusivo de nerd; porra eu sou nerd e acho um porre ter que parar serviço, achar o bendito arquivo de configuração, editar o arquivo de configuração, depois reiniciar o serviço, sendo que poderia haver uma janela autoexplicativa e que fizesse o processo ela mesma. Se expelhem na Apple com o sistema totalmente voltado ao usuário ou mesmo windows. Larguem mão dessa coisa horrorosa que se tornou o linux. Nunca melhora, nunca funciona direito.

  • @luiz_paulo_kenny
    @luiz_paulo_kenny หลายเดือนก่อน +11

    👉 eu uso Linux desde 1985 quando a Microsoft lançou o Xenix (que era pra processador motorola zilog assim como o sistema da Apple) a Microsoft desistiu do xenix porque ele era apenas uma distro baseada no Unix, e varios outros concorrentes também usavam distros baseadas no unix: a Apple, a Xerox, o Tin Paterson, a HP, a Motorola , Sun, o MiT, Berkeley, SanJose, columbia, Harvard, a Sony, a Toshiba, a MSX/ comodore, então a Microsoft não quis ser só mais uma usando distro baseada em Unix, então a Microsoft liberou o código fonte do xenix para todas as outras em troca de ninguém piratear os futuros sistemas da Microsoft, sendo que na época o Brasil a Índia,o Japão e a china ja pirateavam, o Brasil tinha reserva de mercado e proibia as importações porém tinha fabricantes brasileiras como A Gradiente fabricando Clones dos computadores da Apple e da Microsoft/IBM cujo tanto o hardware quanto do software eram pirateados, minha Microsoft sabia que as próprias empresas tipo HP é que prestavam serviço pra outros países piratear as coisas, nisso a sun micro system pegou esse código fonte do xenix e criou o melhor sistema de todos pra aeroportos, só que usando Framework, Linus torvalds pirateou esse sistema da sun mas compilou tudo pra intel pentium 100 , ou seja, a grande sacada é que até ali não existia sistemas unix nenhum pra intel, os sistemas unix e seus derivados como o irix, xenix, macOS, BSD eram todos pra processador zilog da mororola ou então pra hardware de Framework, só o CPM e o DOs/MS DOS que eram pra processador intel, a coisa que ninguém fala é que o grande trabalho do torvalds foi justamente piratear o sistema operacional da Sun convertendo de processador de Framework pra processador intel, o cara que tinha feito o mini já tinha saído de inspiração por ele ter transformado o sistema Framework (mais completo) em sistema que rodava na máquina zilog da Motorola, algo que já nem era normal pois os sistemas para zilog até então eram super simples, Resumindo o cara que criou o menino que se copiou Framework e portanto agora pessoa tinha um sistema completo rodando no PC fraco, torvalds fez o mesmo ao converter tudo pra intel

  • @raulgrangeiro
    @raulgrangeiro 3 วันที่ผ่านมา +2

    Pra mim a melhor interface é o Gnome Shell no Ubuntu. Moderna, versátil, clean e modular. Mas claro, respeito e apoio quem gosta do KDE, deve ser ótima.

  • @djgrilomt
    @djgrilomt หลายเดือนก่อน +11

    Interessante é que usuários usam o Windows vem para o Linux, mas a reclamação é só voltado para o Linux. Na minha humilde concepção não existe um sistema operacional perfeito que agrade a todos os usuários. Sistema é aquele que te atende em suas tarefas diárias. Se o Windows é compatível com seus jogos favoritos, fique nele e vice-versa e vida que segue. Cada sistema tem suas particularidades e limitações, e é natural que os usuários se sintam mais confortáveis em um ambiente que já conhecem. O Linux, com sua flexibilidade e personalização, atrai muitos que buscam uma alternativa, mas isso não significa que a migração seja sempre tranquila ou sem desafios. Às vezes, a falta de compatibilidade com certos programas ou a curva de aprendizado podem ser barreiras que afastam usuários menos experientes.
    Por outro lado, há uma comunidade vibrante no mundo do Linux, repleta de recursos e ajuda para quem está disposto a aprender. O suporte da comunidade pode ser um grande trunfo, mas nem todo mundo está disposto a investir tempo e esforço nessa transição. Portanto, é compreensível que muitos prefiram ficar com o que já conhecem, mesmo que isso signifique abrir mão das vantagens oferecidas por outras plataformas.
    O importante é encontrar o sistema que melhor se adapta às suas necessidades, sem se deixar levar por modismos ou pressões. Cada um tem suas prioridades e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. A diversidade de sistemas operacionais é uma riqueza, e o ideal é que cada usuário faça escolhas que melhorem sua produtividade e satisfação no dia a dia. E assim, cada um segue seu caminho, respeitando as preferências e decisões alheias.

    • @vforvendetta9129
      @vforvendetta9129 29 วันที่ผ่านมา +2

      Problema é que acontece uns bugs no linux muito bobo e é uma lenda pra vc resolver enquanto no Windows n tem esses bugs bobos e resolver com alguns clicks

    • @kinshyyy568
      @kinshyyy568 29 วันที่ผ่านมา +3

      @@vforvendetta9129 nao tem? kkkk eu nao sou um hater do windows nao mais, oq mais o windows tem e bug kkkkk, todo sistema tem seus Bugs e considero os do Windows na minha opiniao os mais prejudiciais, mas reconheço tbm q linux tem seus problemas tbm

    • @janux-16
      @janux-16 28 วันที่ผ่านมา +2

      @@vforvendetta9129 tela azul e o que meu caro? Congelamento por drives, ou erros de update de 15 a 30 minutos, etc...

    • @igorgiuseppe1862
      @igorgiuseppe1862 28 วันที่ผ่านมา +3

      cara, existe uma diferença entre alguém recém chegado no linux, sair reclamando como se tudo tivesse que ser igual ao windows e alguém usar linux por anos e reconhecer que tem determinados problemas no mesmo que o impedem de se popularizar e recomendar que corrijam isso pelo bem do sistema.
      me pareceu mais uma critica construtiva.

    • @djgrilomt
      @djgrilomt 27 วันที่ผ่านมา +3

      @@vforvendetta9129 As atualizações do Windows matam o sistema, trabalham em segundo plano e afetam o desempenho do PC, gerando lentidão e travamentos que frustram os usuários. Muitas vezes, esses processos automáticos ocorrem exatamente quando mais precisamos do computador, como durante uma videochamada importante ou ao executar um programa pesado. A falta de otimização em algumas atualizações faz com que até mesmo máquinas mais potentemente configuradas possam sofrer, resultando em um desempenho abaixo do esperado.
      Esse problema se agrava quando o usuário não tem controle total sobre quando essas atualizações são aplicadas. Apesar de serem essenciais para a segurança e estabilidade do sistema, a Microsoft poderia melhorar a comunicação sobre o que cada atualização que traz e, principalmente, dar mais opções aos usuários para escolher horários em que desejam reiniciar o PC. Assim, o balanceamento entre a manutenção do sistema e a usabilidade poderia ser mais equilibrado, garantindo que o usuário não precise sacrificar sua produtividade em nome da manutenção. Portanto, é fundamental que os desenvolvedores considerem essas necessidades ao projetar futuras atualizações, garantindo que a experiência do usuário não seja comprometida.

  • @rogersantosreis7277
    @rogersantosreis7277 3 วันที่ผ่านมา +2

    Pessoal usa o que quiser. Tem distros fáceis, médias e difíceis. Concordo que ainda possuem pessoas que usam Linux com a mentalidade de gente das cavernas. Mas recomendo para principiantes Big Linux, Ubuntu, Linux Mint, enfim. Mas se quiserem partir para o difícil: Slackware Linux (nem sei se existe ainda), Arch Linux, entre outras.

  • @VolpeJosesk
    @VolpeJosesk 5 วันที่ผ่านมา +1

    MATE é uma interface conservadora, ela foi feita pra ser tipo o GNOME 2 e não mudar sua funcionalidade, é parte dela ser "ultrapassada", claro que ela não tem que ficar presa no X11 (inclusive estão trabalhando no suporte ao Wayland), mas ela não tem que mudar porque é parte dela ser bastante tradicional. Eu não sou muito conservador com tecnologia, apenas em parte (inclusive fiquei muito tempo usando HDD por isso), então prefiro ficar no Plasma pra receber recursos modernos e customizar minha interface de uma forma que tenha uma experiência meio 2012

  • @WilianSamuel
    @WilianSamuel 23 วันที่ผ่านมา +4

    Quando cheguei no Linux acompanhava muito o DioLinux e via ele reclamando que KDE tinha coisas demais etc e desenvolvi resistência até pra testar kkkk

    • @Igorrodrigo_
      @Igorrodrigo_ 13 วันที่ผ่านมา

      mano isso é fanboyzismo, o kde hoje é de longe a melhor DE do linux, tanto em recursos quanto em customizaçao. Claro que ainda falta muita coisa, mas os devs do projeto kde estao fazendo um excelente trabalho.

  • @diegoduck
    @diegoduck หลายเดือนก่อน +8

    Eu gosto do conceito do Gnome, mas na prática o Plasma fica muito melhor, o kwin ta anos luz a frente do mutter.
    O papo de consumo de memória é coisa do passado, hoje qualquer página web que vc abre já vai consumir mais que isso, é a maior bobagem ficar discutindo consumo de memória da interface.
    Plasma 6 é a melhor interface DESKTOP hoje, sem comparação. (não é atoa que até o SteamOS migrou também)

    • @lawlieti
      @lawlieti 21 วันที่ผ่านมา

      Apesar de ser muito fã do Plasma, isso do kwin está a anos luz do mutter, sei n hem ... Eu acho q os 2 estão sempre pau a pau ali, pode ser até q pra um caso algum seja mais performático, mas anos luz foi forte kkk. E sobre isso de uso de memória, virou coisa de passado mesmo. Pelo q vejo no desenvolvimento atual do plasma e gnome, está cada melhor no gerenciamento de RAM.

  • @brunocorreasilva1534
    @brunocorreasilva1534 หลายเดือนก่อน +2

    Curti, obrigado e continue esse trabalho, assim facilita escolher o melhor Linux!

  • @MMSTREAMINGIPTV
    @MMSTREAMINGIPTV 11 วันที่ผ่านมา +1

    Graças a Deus, cliquei para assistir esse vídeo. Além de tirar várias dúvidas, ajudou em definitivo na minha escolha por qual distro eu baixaria para substituir mais de 30 anos de utilização do Windows. Muito obrigado.

  • @MatsuDeveloper
    @MatsuDeveloper หลายเดือนก่อน +17

    se tem alguem nesses comentários que quer um PC linux pra ter coisas que o windows não tem e ter literalmente tudo na sua cara de mão beijada, Linux Mint e Zorin OS são as melhores opções

  • @Gustavo054
    @Gustavo054 29 วันที่ผ่านมา +5

    Acho que o big Linux utilizando o KDE de UI, tem feito um trabalho em direção a isso. É o único Linux que não tive trabalho pra utilizar. Instalei e utilizei...

    • @paulosergio6763
      @paulosergio6763 8 วันที่ผ่านมา

      Gustavo, eu comecei no Linux em 2002 com o Conectiva. Mas em ambiente empresarial , portanto ambiente terminal. Mas era para servidores. De lá para cá fomos passando por várias outras distro como servidores. Passamos por Slackware e finalmente Debian. Mas de um ano e meio prá cá resolvi brincar com o Linux em casa no ambiente gráfico KDE. Experimentei o Linux Mint, Zorin OS e descobri o Big Linux com KDE. Foi um casamento maravilhoso. Mas ainda tem alguns detalhes no mundo Linux que precisa ser melhorado. Não é questão da distro mais parecida com o Windows. A melhor distro é aquela que a gente se sente melhor. Mas, para qualquer iniciante no Linux, oriundo do Windows, vai se assustar com tarefas que precisam utilizar o ambiente terminal. O incrível é que no ambiente Windows tem o Prompt de Comando que é o similar no Linux. Mas o usuário Windows desconhece isso. Ou seja, deveria haver tarefas no ambiente gráfico do Linux que não fosse necessário o uso do ambiente terminal. Que o ambiente terminal do Linux fosse algo mais específico, mais para usuários avançados.

  • @julio4225
    @julio4225 หลายเดือนก่อน +5

    Cara, aquilo do que você reclama de falta de interface gráfica para gerenciamento do sistema, o YAST do openSuSE, faz quase tudo sem precisar de linha de comando. Ele é essencialmente um painel de controle do Windows melhor do que o painel de controle do Windows. Você pode configurar via interface gráfica a REDE, DNS, SAMBA, NFS, RAID, SQUID, Firewall, scanner, impressoras, usuários, grupos, relógio, idiomas, serviços dos sistema, kernel, bootloader, repositórios, softwares, etc.Uma coisa que nunca entendi é o motivo das outras distribuições não terem adotado algo semelhante.

    • @linuxuniverseofficial
      @linuxuniverseofficial  หลายเดือนก่อน +3

      Fiquei sabendo mesmo, infelizmente OpenSUSE assim com o proprio SUSE é algo um pouco mais nichado e justamente na minha área não vi ele como uma solução. Piada pronta. TOdas deveriam ter algo assim, mudaria completamente a visão de como o Linux é visto e usado.

    • @alisonoliveira898
      @alisonoliveira898 หลายเดือนก่อน +2

      O MX Linux também tem muitas ferramentas em interface gráfica, inclusive algumas com clara inspiração no YaST. Mas o YaST é mais completo. Acho que o Big Linux também, nunca testei a fundo.

    • @draftofspasiba2
      @draftofspasiba2 29 วันที่ผ่านมา +3

      Eu uso system-monitor-center pra ter uma alternativa real ao task manager do win10 e também pra gerenciar serviços do systemd.
      Pra configurar o bootloader, eu posso usar o grub-customizer.
      Pra tudo o resto, o KDE Plasma systemsettings já tem configuração gráfica.
      Não sei o quão bom o kde settings e dolphin é bom pra administrar SAMBA, Rede e RAID pq não mexo com isso, porém pro end-user isso não é relevante mesmo.

  • @pobre.vencedor
    @pobre.vencedor 26 วันที่ผ่านมา +4

    Sistema bom é sistema que te atende! Esse negocio de preconceito é coisa do passado, tanto na humanidade quanto na tecnologia, não há porque fechar os olhos para outro sistema so porque você gosto do que usa atualmente, ele é bom pra você pra sua necessidade, mas pode não ser para o proximo ao seu lado. Video top irmão! Ja ganhou mais um inscrito.

  • @salgadosp
    @salgadosp 13 วันที่ผ่านมา +1

    Gosto muito do Fedora, mas ja tive problemas com o Kinoite também. Com o GNOME, KDE e Cinnamon normais (mutáveis) não tive problemas.
    Um dos meus erros com o Kinoite (Bazzite) foi usá-lo como se fosse um SO de base mutável. As distros imutáveis não podem ser usadas de forma flexível, o que deixa o workflow meio capado.

    • @linuxuniverseofficial
      @linuxuniverseofficial  13 วันที่ผ่านมา +1

      Um dos motivos que eu nao curti o SteamOS do SteamDeck se fosse usar ele no dia a dia. Essas bases "imutaveis" dão uma travada pro usuario avançado mas entendo que pode ser interessante pro usuario final que só quer ligar e usar, mexer quase nada.

  • @RyuzakiPragmatico
    @RyuzakiPragmatico หลายเดือนก่อน +4

    eu me adaptei bem ao OpenSuSe, caso o sistema quebre ele tem uma otima integração com sistema de arquivos BTRFS, consigo dar boot em um snapshot anterior, checar se ta tudo ok, e fazer um rollback pra voltar ao ultimo estado no qual o sistema funcionava.

    • @fabiovelloso1199
      @fabiovelloso1199 หลายเดือนก่อน +1

      O rollback já me salvou varias vezes das cagadas que eu mesmo fazia no começo. Só o openSUSE conseguiu me tirar do ciclo de distrohopping. Robusto, Rolling release muito estável e simples de usar (ambiente Gnome). Perfeito para trabalho, estudo e jogos. Muito satisfeito e sem um pingo de necessidade de dualboot com Windows. Rodo o Windows 10/11 no Docker só para estudar e mexer mesmo.

    • @RyuzakiPragmatico
      @RyuzakiPragmatico หลายเดือนก่อน +1

      @@fabiovelloso1199 recentemente tive um problema com o kernel mais atual do Leap, o audio não funciona em processador Intel de 10ª e de 13ª geração que tenho (aparece "saida ficticia", porém consegui fazer funcionar dando boot no kernel anterior, até o momento foi meu unico problema.

    • @alisonoliveira898
      @alisonoliveira898 หลายเดือนก่อน +1

      E o opensuse tem os repositórios Slowroll que reduzem as atualizações do Tumbleweed. São atualizações mensais ou atualizações de segurança. Você continua com o tumbleweed mas atualizado com menos frequência. Para mim é perfeito.

  • @brunofernandes2479
    @brunofernandes2479 วันที่ผ่านมา +1

    É impossível para mim usar Linux, mesmo trabalhando como Engenheiro de Softwares. Minhas lojas de assistênicas técnicas precisam de softwares para gravar eproms, Nand, etc... Tem q ser Windows.

  • @helderam
    @helderam หลายเดือนก่อน +5

    KDE é muito bom mesmo. Uso a mais de 10 anos.

  • @anderson-campos
    @anderson-campos 13 วันที่ผ่านมา +2

    Parabéns por ter coragem de fazer um vídeo desse, vc é muito sincero e conciso nos argumentos. No início achei que vc seria só mais um fanboy linux que ao usar o sistema se acha esnobe e acima dos usuários de windows, galera que se acha "hackudo" e fora da caixa só por ter um linux instalado haha, o que não é verdade. Você pode notar que o linux para ganhar mais adeptos como usuários desktop precisa se adequar dando "conforto" ao usuário, ou seja, caminha pra ter recursos e comodidades gráficas mais amigáveis e customizáveis assim como o windows possui. O consumo de memória do windows é o preço desse conforto, e isso é normal, memória é feita pra ser usado, com responsabilidade, mas usada. Não usar hardware só pra dizer que tem consumo baixo é o mesmo que não querer usar um lápis pq ele está bem apontado ou não usar o banheiro pq acabou de ser lavado. Sucesso com seu canal!

  • @TALCOHOME
    @TALCOHOME 8 วันที่ผ่านมา +1

    "Screen tearing é bloatware" comunidade linux as vezes é muito doida kkk

  • @igorgiuseppe1862
    @igorgiuseppe1862 28 วันที่ผ่านมา +1

    uma das vantagens de fazer as coisas pelo terminal, é que se tu quiser "formatar" o computador, ou configurar outro computador pra ter as mesmas configurações, tu pode simplesmente copiar o .bash_history, apagar todos comandos que tu não precisa mais (no meu caso o histórico de downloads do youtube que fiz via cli) e mandar executar o script noutro computador (ou no mesmo recém formatado)
    e pronto o computador já se configura pra tu automaticamente.
    tenha em mente que pra isso dar certo tu não pode abrir mais de uma janela ou aba de terminal pra essas configurações pois o .bash_history só salva o histórico de uma sessão de terminal (pelo menos no ubuntu) e mesmo que tenha log dos outros, tu não vai saber a ordem dos comandos e isso pode influenciar o funcionamento do sistema.

  • @carlosrfs99
    @carlosrfs99 29 วันที่ผ่านมา +4

    Com todo o respeito, mas essa ideia de substituir o windows... ao meu ver é o real problema, esse Sistemas Operacionais não tem a mesma proposta.
    O DOS era um sistema mínimo emcima da BIOS da IBM cujo foco era simplesmente rodar aplicações, maior prova disso é o eXoDOS que coletou quase 8mil jogos e aplicações pro DOS.
    Hj o windows é um sistema bloated que vem cheio de aplicações que pagam pra vir nele; ninguém sabe fazer nada no sistema e pouca gente sabe usar algo além do navegador; maioria não sabe fazer um batch file pra automatizar algo. O Windows tem o WinGet pra gerenciar pacotes e tu poder baixar suas aplicações sem pegar algum vírus e ninguém usa.
    A real é que as coisas mudaram tão rápido que ta igual educação brasileira. Ninguém sabe usar porra nenhuma. Windows não é intuitivo, não é porque você estava familiarizado com a forma de se fazer as coisas nele que ele passa a ser intuitivo e nenhum sistema operacional ou software é intuitivo sem algum repertório.

    • @lawlieti
      @lawlieti 21 วันที่ผ่านมา +1

      Isso ai. Como eu falei em outros comentários, as pessoas querem ir pro linux com o pensamento de usabilidade do windows. Eles n entendem q a proposta é bem diferente e exige um pouco mais de estudo e vontade de se desligar de como era a vida no windows. Pq pra mim faz 0 sentido a pessoa sair do windows e querer q o linux seja igual o windows kkk

  • @venonnegru
    @venonnegru 13 วันที่ผ่านมา +2

    Linux eu só curto o sistema de arquivos, do resto, é um porre. Fiquei anos usando para desenvolvimento, passava cada perrengue por causa de problemas de drivers pra video, pra som que parava de funcionar, configurar um 5.1 era um parto, usar 2 telas ... cansei.
    Voltei pro Windows depois do windows 10, usando o sistema de elevações e controle de updates e digo o seguinte: Não quero mais voltar pro linux, eu quero ligar minha máquina e fazer o que quero e não ficar toda hora tomando surra por alguma coisa que parou de funcionar do nada.
    Fora que estou acostumado a unix e a tranqüilidade da interface do windows e osx é a melhor coisa que tem, deixo o linux pros entusiastas, com quase 50 anos não quero perder tempo da minha vida apanhando de driver

  • @ulissesdecastro
    @ulissesdecastro 16 วันที่ผ่านมา +1

    Eu concordo com você. Já esta na hora das interfaces do linux serem mais orientadas para os usuários, o Plasma é bem completo quanto a isso.

  • @lisanalghaib
    @lisanalghaib 29 วันที่ผ่านมา +2

    Amo o Arco Linux com kde. Rápido, prático, estável e a durabilidade da bateria com todas as opções de controle de energias ofertados no momento da instalação do arco ajudam muito. O nobara e cachyos são otimas distros, mas sugam muita bateria. O Arco não.

  • @rodrigoaraujo7323
    @rodrigoaraujo7323 15 วันที่ผ่านมา +1

    Mac e Windows vão investir forte em IA no próprio SO, acredito que ainda em 2024 já virá grandes novidades com o Windows 12 e com os novos MAC's com processadores M4. Penso que isso é um caminho sem volta e não tenho idéia de como as distro Linux entrarão nesse páreo de propor um "Jarvis"

    • @linuxuniverseofficial
      @linuxuniverseofficial  14 วันที่ผ่านมา +1

      Estão criando várias IAs pra terminal e talz, o problema é manter uma IA no ar "gratuitamente" como o linux costuma fazer com a maioria dos softwares. Mas temos soluções que se voce tiver a chave da API como o ChatGPT 4, pode usar dentro de um terminal como um Copilot.
      Inclusive um projeto interessante é que a IA pode gerar comandos e voce decide se vai roda-los direto no terminal.
      No fim, tudo é terminal kkkkkkkk

  • @maliganha1644
    @maliganha1644 22 วันที่ผ่านมา +1

    Concordo plenamente contigo, é o que falta para usuários como eu que não ainda sou iniciante na tecnologia, e imagine só mexer códigos!

  • @tiagosilva-go8ww
    @tiagosilva-go8ww 29 วันที่ผ่านมา +3

    gostei da camera, bem retro

  • @douglasgasparotto2343
    @douglasgasparotto2343 7 วันที่ผ่านมา +1

    Tenho o Zorin OS em Dual Boot com W10 a quase 1 ano. Curti muito todo o "pacote"... MAS.... Linux ainda é um Sisop para usuarios avançados. Vejam esses pontos, do ponto de vista deum usuario convencional: 1-Ainda se faz muito em terminal. 2-Precisa abstrair a gestao de usuario (root = bla bla bla). Sempre que abro o Chrome, preciso digitar a senha de root (que ja digitei no login do PC), pois ele usa um gerenciador de key não sei o que....... 3-Instalar aplicativos, apesar das lojas, é mais dificil. Programas se repetem.. 4-Copia de arquivo pra pendrive: a barra de progresso de copia acaba, mas a cópia ainda esta em "background". "Ahh, mas ta no cash"... (quem se importa com cash ? = bla bla bla). Eu quero copiar meu filme pro pendrive e desconectar ele pra plugar na TV. 5-Jogos, Drivers etc.. os fabricantes não fazem pro Linux. Aqui não é culpa do Linux, mas é uma dificuldade... Talvez se as distros se atentassem mais aos itens 1 a 4, muito mais pessoas migrariam e por tabela os fabricantes se interessariam mais... Enfim....é isso

    • @linuxuniverseofficial
      @linuxuniverseofficial  7 วันที่ผ่านมา +1

      Pior que o Zorin focou na premissa de ser atrativo em aparencia mas ele ta longe de recursos. Muita coisa que apontou como "pedir senha de root pro chrome" é o tipo de absurdo que nao ocorre em distros "maiores".
      Um dos males do linux é ser tao fragmentado, existem +500 sistemas diferentes, cada um com sua proposta e problemas. O que funciona mesmo são as bases como Manjaro, Ubuntu, Debian, OpenSUSE e Fedora. O resto, até o LinuxMint, é cópia da cópia de alguma distro maior. É nelas que residem a menor porção de problemas.

  • @raulgrangeiro
    @raulgrangeiro 3 วันที่ผ่านมา +1

    Isso da formatação ser Lego é verdade Kkkk

  • @carlosgomespinho871
    @carlosgomespinho871 หลายเดือนก่อน +2

    Outra excelente opção é vocês criarem o próprio sistema operacional, bem ao bel-prazer... boa sorte!!!!

  • @carlos6116cs
    @carlos6116cs 13 วันที่ผ่านมา +2

    Cara pessoal do alguns linux parece memdigo do hardware, um chororo com memória ram. Meu hoje em dia se compra dois oendes de 8GB total 16 GB de ram por 250 reais, fica chorando por causa de 1 GB de RAM no aranque do sistema.

  • @WilianSamuel
    @WilianSamuel 23 วันที่ผ่านมา +2

    Essa má fama do "KDE ser pesado" é ainda herança do KDE4, que era realmente muito pesado, mas depois do KDE5 esse AMBIENTE GRÁFICO voltou a ser elegante e super leve. E o Gnome pesado e mais capado desde que saíram do Gnome2 ,do qual o AMBIENTE GRÁFICO Mate é um fork, pro Gnome3 e sua nova INTERFACE o Gnome-Shell.

    • @linuxuniverseofficial
      @linuxuniverseofficial  23 วันที่ผ่านมา +1

      Eu lembro, eu tambem detestava o KDE4. Foi mexendo mais no KDE5 por ser o padrão do SteamOS que eu fui abrindo a mente. Testei o Plasma 6 no EndeavourOS, adorei a DE, consome o mesmo que o MATE em idle, não tinha motivo pra não migrar já que o uso de hardware é o mesmo e a quantidade de recursos é bem maior.

    • @WilianSamuel
      @WilianSamuel 23 วันที่ผ่านมา +1

      @@linuxuniverseofficial cara isso aconteceu comigo com o Antergos RIP🥲. Instalei com o Cinnamon primeiro, e mano como aquele sistema deixava qualquer ambiente gráfico bonito, fluido, coeso e leve! AÍ resolvi instalar o KDE nele e foi absurdo, eu já tinha testado o KDE5 no Neon e no Kubuntu, mas além de entregar um KDE vanila ou default ou puro kkkk, não tinham estabilidade e o KDE quebrava muito... O Antergos era muito estável, KDE nele segurava as customizações desse cabaço (novato em kde), era infinitamente mais lindo e produtivo que o Cinnamon e no meu hardware ainda mais LEVE! Infelizmente um mês depois que eu eu consegui ajustar o Antergos a distro morreu (já tinha testado antes, quando não tinha o Pamac gráfico).
      O Manjaro, seu "concorrente", era ainda mais "quadradão", mais poluído, verde horroroso kkk e muito mais pesado.
      Atualmente acho que ninguém entrega um KDE como a galera do Big Linux.
      Não é perfeita, mas eles adianta adiantam muuuuuito meu trabalho na customização, deixam um sistema mais polido, o Dolphin coeso já, os efeitos de transparência tudo coeso, certinho, aí só faço uns ajustes nos temas, etc
      E no desktop pra deixar ele bem produtivo PRA MIM e melhor aproveitamento de tela.

    • @linuxuniverseofficial
      @linuxuniverseofficial  22 วันที่ผ่านมา +1

      @@WilianSamuel Interessante mesmo, tava lendo sobre o Big Linux, o que falei de "faltam interfaces de usuário" o BigLinux tenta trazer, com diversos atalhos e ferramentas extras que não achei em outras distros. Se CADA ajuste do sistema for numa UI, seja ela do grub, systemd-boot, fstab ou ainda sysctl.conf, então o Linux Desktop estará pronto pra enfrentar o Windows 11 em um pé de igualdade no quesito ser amigável.

    • @WilianSamuel
      @WilianSamuel 22 วันที่ผ่านมา +1

      @@linuxuniverseofficial eu entendi seu ponto, mas um detalhe que talvez pode soar um pouco confuso é que como você se refere à ambiente gráfico como "interface" e depois cita da vários exemplos de ambientes gráfico ("interfaces") durante o vídeo, ao mesmo tempo fala que no Linux "faltam interfaces". (como assim faltam mais, ele citou citou várias agora? Kkk)
      (só uma pontuação msm)
      Então eu acho isso de ter uma opção gráfica "para CADA" e para "TODA" configuração do sistema um tanto relativo pra definir como "agora o Linux" está pronto, sendo que ha mais de uma década atrás acho que acho que o Kurumin já fazia tudo isso, melhor que o Windows XP. O yast dá acesso gráfico à umas 50x mais configurações que o Windows. E tipo esses detalhes já exigem um nível de conhecimento intermediário pra avançado, e até onde precisa ter essas ferramentas gráficas, porquê Linux é tudo arquivo e em tese daria pra fazer umas milhares de opções ou janelas e botões dde ajustes, não?
      Olha acho que nenhuma distro chega faz trampo melhor que o Big atualmente, na intenção de ser oo mais user friendly e pronta pro usuário final, principalmente o usuário doméstico comum (que é a gigantesca maioria). Por exemplo já vem com o fstab pronto, eu nem sabia que tinha uma ferramenta gráfica pra alterar. Até ontem apenas o Deepin fazia isso (mas no caso de precisar alterar o arquivo pra reconhecer NTFS é uma exigência pra reconhecer um sistema de arquivos proprietário do Windows, em contrapartida o Windows não reconhece os sistemas abertos como EXT1, 2, 3, 4, nem BTFrs etc e ninguém diz que o Windows não está pronto pra enfrentar Linux...
      Valeu pela troca de ideias mano e parabéns pelo trabalho no canal!
      Sucesso maninho!

    • @linuxuniverseofficial
      @linuxuniverseofficial  22 วันที่ผ่านมา

      ​@@WilianSamuel De fato fui infeliz no uso do termo interface, a maior parte do vídeo foi pura e simples citação às inúmeras "interfaces" no sentido de janelas que o Windows tem e que no Linux são apenas .conf files xD
      Eu soube que o YAST é bem completo mesmo, vou dar uma mexida nele no aspecto enterprise se ele supre demandas de config via UI que o Windows Server já possui, só pra desencarno e ser justo.
      Mesmo o Windows Server é amigável de ser mexido por um leigo que quer brincar com Servidores, coisa que no Linux algo 100% headless é assustador!
      Eu quem agradeço a paciência, espero que goste dos futuros conteúdos do site e do canal!

  • @thaislanrodrigues8878
    @thaislanrodrigues8878 หลายเดือนก่อน +1

    Sobre os serviços do systemD, o Plasma tem o SystemdGenie, mas que, até onde sei, tá meio abandonado. E o Gnome tem o Mission Center, um monitor de sistema alternativo ao padrão da DE, entre cujas funções há a de gerenciar serviços do systemD.

  • @ryanfreitas1243
    @ryanfreitas1243 29 วันที่ผ่านมา +2

    Mano, se vc quer ter um sistema que não usa quase nada de memória, recomendo muito o ChromeOS Flex, consome na base de 100mb

    • @lawlieti
      @lawlieti 21 วันที่ผ่านมา +2

      Até vc abrir algumas abas do navegador e tudo ir por água a baixo ^^

  • @see-sharp
    @see-sharp 13 วันที่ผ่านมา +1

    Meu primeiro computador foi um Conectiva Linux (tô véio), hoje ainda estou no Linux e também uso Hackintosh pra algumas coisas e FreeBSD pra outras, verdade é que... Eu duvido muito que isso chegou a ser um objetivo real dos desenvolvedores (essa de "competir com o Windows"), talvez do Linus mas ele não se preocupa com esse tipo de coisa a ponto de botar a mão na massa.
    Eu creio que para ser algo próximo do que o Windows entrega, é KDE e Cinnamon, o Gnome já me enche o saco em um nível que eu acho mais cômodo fazer um arquivo de configuração do Xmonad do 0 do que ter que ficar brigando com extensão? Sacanagem.
    No caso do Mate, LxQT e diversas outras, são continuações ou forks de projetos de uma outra época, que não tem a menor pretensão de servir ao mesmo usuário do Windows, já vi muito servidor nessa vida usando Mate e muito laptop com Xubuntu, e IceWM ainda tem temas recém criados até hoje.
    Eu até entendo que certas coisas poderiam ser feitas em termos de interface (como um menu de configuração do pulseaudio assim como o Windows tem uma configuração de som), mas a verdade é que nem o usuário médio de Windows utiliza isso, quando você utiliza um script você altera as opções do seu contexto, MAS uma interface vai ter que dar suporte para cada variação, eu hoje em dia não vejo um Windows em que o explore fique 1 semana sem fazer um "hard reset", e sinceramente não quero isso pro Linux.
    Sabe qual sistema que tem menos coisa ainda que o KDE e é extremamente mais fácil? O MacOS!
    E aí eu discordo fortemente de você, embora entenda o seu ponto, eu creio que ser fácil para o usuário final não é fazer igual o Windows que ainda tem menu desde o Win3.5, é entregar um Finder, um Painel de configuração como o do KDE, deixar uma configuração inicial sã que o usuário final não precise mudar e tchau, seja sincero, quantas vezes um usuário final médio vai precisar reiniciar um serviço no Linux? As chances são que nunca.
    E eu vi um vídeo uma vez que resume bem essa conversa, de um youtuber que falava mais ou menos assim: "Eu achava que o ideal era ter um menu de instalação simplificado como o do Windows... Até ligar o Linux e perceber que a minha impressora de rede já estava reconhecida." Eu acho que é mais ou menos por aí, desktop aos poucos vai se tornar algo automatizado e simpificado, como se fosse o Android, e assim como no Android, quem precisa de algo mais avançado vai usar terminal e passar longe de interface.
    É meio aquela conversa do Steve Jobs sobre os alto falantes no iMac: Na frente os falantes tem melhor range, na parte inferior da tela deixa mais estético, coloca onde? Coloca na parte inferior pq o cara que quer qualidade de som MESMO nem vai usar porcaria de sistema stereo embutido.
    Parabéns pelo vídeo

    • @Igorrodrigo_
      @Igorrodrigo_ 13 วันที่ผ่านมา +1

      de longe o comentário mais lucido .

  • @NANDOVHA
    @NANDOVHA 18 วันที่ผ่านมา +1

    só larguei o windows eu nao posso mais largar meu computador ligado ele dispara a ventoinha pq tem algum processo que não pode parar nunca e ai eu lavanto só pra hibernar

  • @lwtechtecnologia
    @lwtechtecnologia 20 วันที่ผ่านมา +1

    Curti muito o video... Podiamos marcar uma Colab...😊

    • @linuxuniverseofficial
      @linuxuniverseofficial  20 วันที่ผ่านมา

      Opa, ja to inscrito no seu canal, quem sabe podemos sim combinar algo!

  • @lawlieti
    @lawlieti 21 วันที่ผ่านมา +1

    Então, a um bom tempo atrás eu tinha isso de querer usar DE mais leve por usar menos RAM e isso realmente era um fato. Mas já faz bastante tempo q Gnome e Plasma tem evoluído, não só pelo uso de RAM ser menor, a DE em si passou por muitas melhorias. Um MATE da vida tem muito pouco DEV comparado com gnome e plasma, então com o tempo essas DE foram sendo otimizadas com grandes empresas por trás contribuindo, coisa q n acontece com MATE, XFCE, LXDE por ex, e por isso, ao meu ver, n faz mais sentido usar essas DE's mais antigas.

  • @user-5gm2cs08js
    @user-5gm2cs08js 19 วันที่ผ่านมา +1

    A galera do KDE faz um trabalho incrível com o plasma, mas o GNOME encaixa-se melhor comigo.

  • @WilianSamuel
    @WilianSamuel 23 วันที่ผ่านมา +1

    A título de curiosidade
    KDE: Ambiente gráfico completo com um universo de ferramentas.
    Plasma Shell: É a interface do KDE seja é uma ferramenta do ambiente gráfico.
    Tal qual Gnome é ambiente gráfico e o Gnome-Shell sua interface.

  • @fernandoHRO
    @fernandoHRO 29 วันที่ผ่านมา +1

    Deixa o link desse Linux que você usa por favor, estou começando a usar Linux agora então não manjo muito. Inclusive se possível faça um video ensinando instalar esse que você usa porque realmente é muito bonito.

    • @linuxuniverseofficial
      @linuxuniverseofficial  29 วันที่ผ่านมา

      Pretendo fazer um video sim!

    • @WilianSamuel
      @WilianSamuel 23 วันที่ผ่านมา

      Ele tá usando o Manjaro com KDE default (padrão feio kkk) + as customização.
      Pra usuário novo acho o Manjaro um pouco complicado, pq costuma dar muito bug (usei por um tempo). Pra usuário novo e LEIGO recomendo muito mais o ZorinOS e o Mint Cinnamon esse usei por anos é dá um show no Mate, é bem mais amigável, permite mais customização e ficar mais moderno inclusive o Cinnamon tem um sistema de personalização que é "inspirado" no KDE.
      Atualmente uso o Big Linux já uns 2 anos e cara eles é muito bom, vem com uma enxurrada de facilidades e customizaçoes pensadas pro usuário doméstico final.
      Veja uns vídeos do Big e faça um teste é um sistema brasileiro, que já vem tudo protinho e já configurado.
      Ser escolher o Mint Cinnamon ou algum com KDE , veja no TH-cam "como customizar o KDE ou o Mint Cinnamon"
      Inclusive no Big tem uma opção pra vc resetar todo o ambiente gráfico (o KDE) caso você faça alguma cagada e não consiga consertar kkkk

  • @vforvendetta9129
    @vforvendetta9129 29 วันที่ผ่านมา +1

    Sou novo no linux a poucos dias atras decidi navegar em novos horizontes e fui logo de linux mint ultima atualização me deu uma puta dor de cabeça pois qnd desconectava a internet cabeada n conectava mais de jeito nenhum desisti e fui de Ubuntu ate agora ta uma maravilha.

  • @nilsonnogueira3817
    @nilsonnogueira3817 หลายเดือนก่อน +3

    interessante conhecer esse S.O.

  • @jrxruas2
    @jrxruas2 18 วันที่ผ่านมา +3

    Pior que o Linux só os fãs dele!

  • @Wkaelx
    @Wkaelx 27 วันที่ผ่านมา +4

    É so eu que acho o Gnome(E muitos app com GTK) HORROSOSO, não é feio è EHEROROSO até desaprendi a escrever, parece sistema de tablet não tem a imponencia de um desktop parece um ngc que eu usaria no tablet do enzo pra jogar free fire.

    • @linuxuniverseofficial
      @linuxuniverseofficial  27 วันที่ผ่านมา

      Pior que a ideia dele é ser voltado pra desktops touchscreen! Eles apostaram num futuro que não chegou para todos, nem todo mundo do PC usa touch, na verdade pouquissimas pessoas. E fica contraproducente com teclado e mouse

    • @Wkaelx
      @Wkaelx 27 วันที่ผ่านมา

      @@linuxuniverseofficial Foi tipo o que fizeram no Windows 8/8.1 A interface não é feia só não combina com a estética de PC, se fosse um Surface, Tablet até um notebook touch, o engraçado que o gnome do passado era muito mais parecido com o desktops tradicionais, realmente foi uma mudança de vista e na minha opnião não ficou muito bom.

    • @WilianSamuel
      @WilianSamuel 23 วันที่ผ่านมา

      Também acho a estética, o visual, cores e a textura do gtk muito feias e ultrapassadas. Principalmente os AMBIENTES GRÁFICOS revivel gtk2 como Mate, Cinnamon e XFCE (e olha que fiquei anos no Mint Cinnamon)

    • @lawlieti
      @lawlieti 21 วันที่ผ่านมา +1

      Gosto n se discute kkk, tem muita gente q acha GTK lindo e tá tudo certo, senão n teriam vários desenvolvedores criando apps em GTK e tals ...

    • @Wkaelx
      @Wkaelx 21 วันที่ผ่านมา

      @@lawlieti muitos são obrigados a produzir pro gnome por ser muito popular mesmo tendo decisões altamente questionais mas, sim gosto é que nem KOO klkkkkkkkkkk

  • @marcelo-gamer001
    @marcelo-gamer001 14 วันที่ผ่านมา +1

    prefiro o gnome a qualquer fork dele , comparare os projetos , o gnome 47 tá vindo com vulkan , enquanto os forks tão fazendo gambiarra com o mutter .

  • @vitalinoficial
    @vitalinoficial หลายเดือนก่อน +1

    Bons pontos!

  • @orivaldirdemourasantos2336
    @orivaldirdemourasantos2336 12 วันที่ผ่านมา +1

    Tem muito fanboy chato por aí. O SO te atende, independente de qual seja? Sim... então pronto.
    Só uso (produção) Linux desde 2008 e não sinto falta do Windows pra absolutamente nada. O Windows na empresa é por conta do sistema comercial.
    Já rodei por muitas distros nesses muitos anos. Atualmente é Arch Linux com Plasma montado na unha.

  • @ZAVOD_
    @ZAVOD_ หลายเดือนก่อน +2

    Estou num fedora xfce e vou sair exatamente por esses motivos.
    São interfaces completamente datadas.

    • @lawlieti
      @lawlieti 21 วันที่ผ่านมา

      Sim, maioria são forks do gnome. Com o tempo gnome e plasma foram evoluindo e com bastante investimento e gente desenvolvendo foi cada vez melhorando mais, já mate e xfce da vida, a equipe é bem pequena e as melhorias ficam cada vez mais distantes das DE mães.

  •  15 วันที่ผ่านมา +1

    Quando li o título do seu vídeo e nos 5min, pensei, "Lá vem um cara do Windows ou um usuário frustrado (Da Vida), falar besteira.... Mais quando ouvir todo o vídeo, vi ser a sua opinião e que você TEM RAÇÃO...kkk deveria ser assim mesmos...

  •  หลายเดือนก่อน +1

    Bom video! Eu uso o Kubuntu. Vc ja tentou? Eu desativo um monte de coisas pq nao uso muito widget e afins, mas pelo que vi, tudo isso que vc mostrou o Kubuntu entrega igualzinho, desta mesma forma.

    • @linuxuniverseofficial
      @linuxuniverseofficial  หลายเดือนก่อน

      De fato em questão de interface não há tanta discrepância. Há diferenças porque eu to no Plasma 6.1.3, Kubuntu ta no 5.27 ne, mas a essencia do Plasma ta ali. Na época a unica interface que me agradou foi MATE, então usei Ubuntu MATE muito tempo e basicamente só ela. Conheci o Plasma por influencia do SteamDeck. Mas não voltaria pro Ubuntu nem Kubuntu porque eu gostei de ter tudo novo, sempre nos pacotes mais novos possível e nessa a familia Ubuntu é mais conservadora. Não interesso em versões interim, prefiro LTS.

    • @WilianSamuel
      @WilianSamuel 23 วันที่ผ่านมา

      É igual porquê as duas distribuições entregam o KDE default default ou puro, com poucas modificações.
      Vc vai ter essa msm experiência em qualquer distribuição com o AMBIENTE GRÁFICO KDE, exceto no Big Linux que entrega o KDE com uma customização muito boa pro usuário doméstico final.

  • @ricardomoraes281
    @ricardomoraes281 หลายเดือนก่อน +1

    Eu uso Pop!_OS por padrão pq simplesmente não consegui me adaptar a nenhuma outra interface. Mesmo ele sendo base Ubuntu(por enquanto), eu não sou do tipo q fica personalizando cada coisa. Meu antigo W10 e 11 eram o padrão com tema escuro q era o máximo de personalização q eu fazia.

    • @_acylo1
      @_acylo1 28 วันที่ผ่านมา

      Pop!_OS vai migrar pra Debian?

    • @lawlieti
      @lawlieti 21 วันที่ผ่านมา +1

      Boa sorte com o cosmic. N desejo mal para o PopOS, mas n acho que reescrever o gnome em rust e custear isso tudo vai valer a pena a médio/longo prazo. Vide o q aconteceu com o ubuntu e sua DE Unity, muita grana gasta e n é feito pela comunidade.

  • @afranioladeia
    @afranioladeia หลายเดือนก่อน +2

    Não mentiu

  • @Conta_para_comentar
    @Conta_para_comentar หลายเดือนก่อน +4

    Uma coisa que ninguém comenta é o tempo.
    Esse vale mais do que qualquer coisa na vida.
    Agora apenas utilizo o Linux via WSL 2 no Windows para estudar comandos (para provas de concursos públicos).
    Não perco mais tempo com negócio de personalizar, quebrar cabeça pra instalar programa/driver, fazer funcionar isso e aquilo, etc.
    Não ganho dinheiro nenhum com isso.

    • @WilianSamuel
      @WilianSamuel 23 วันที่ผ่านมา +2

      Oxi aqui instalo o Big Linux KDE em 12 minutos no ssd da China e já tá prontinho, minha filha desde os 7 anos já preferia ligar pelo Linux kkk
      Customização é pessoal pois Gnome, Budgie, Deepin, ZorinOS, PopOS vem muito bonitos, modernos, finalizados e completos. Já o KDE vem mega completaço, mas meio cru. O Big Linux entrega um KDE já clean e bem pré customizado.
      "tudo é tempo"
      É uma questão de perspectiva, eu gasto da minutos fazendo uns ajustes finos na customização que fazem justamente aumentar a minha produtividade e consequentemente perder menos tempo, além de agilizar muuuuuuuuuuuito.. Eu mesmo só de pensar em usar um gerenciador de arquivos que ainda não tem NEM navegação por abas em pleno 2024! E olha que no Dolphin (KDE) eu raramente preciso usar abas por conta das features. Simplesmente ativo tela dividida e ativo a navegação com a tecla "Tab", manípulo vários arquivos em segundos sem encostar no mouse ou abrir novas janelas....
      Fora o desktop então...

    • @anakinpendragon
      @anakinpendragon 21 วันที่ผ่านมา

      E eu não perco tempo formatando windows quebrado, toda vez que instalo um Linux ele dura ao menos 4 anos, não fica lento, só eu que bugo os repositorios mesmo nesse meio tempo e prefiro limpar pra tirar coisas que esqueci por que instalei.

  • @rustglombadesouza8953
    @rustglombadesouza8953 26 วันที่ผ่านมา +1

    Vejo usuários que vivem de instalar, modificar e depois reinstalar novamente interfaces e distros. Como manter uma distribuição estável desse jeito? Coisa mais sem noção que já vi.

    • @noob_br1609
      @noob_br1609 22 วันที่ผ่านมา +1

      Também não entendo esses, pois no final das contas linux é tudo a mesma coisa, um sistema com seus repositórios padrões. Os caras ficam instalando distros diferentes pra depois usarem as mesmas coisas que usavam na distro passada. Meu lema é se tá te servindo, não tem pra que mudar.

  • @rianerick6510
    @rianerick6510 25 วันที่ผ่านมา +2

    To começando a gosta do Linux (tô usando o Mint e está muito bom), mas sinceramente, longe, muito longe de entregar a um usuário comum a facilidade.
    Linux nunca vai bater de frente com o Windows e Mac. Não por não ser capacitado, peo contrário, é muito capacitado, mas ele não entrega a facilidade e se torna improdutivo para um usuário comum, que deve ser uns 80% dos usuários do mundo, pessoas normais que so querem a praticidade e facilidade de executar as coisas.
    Unico Linux que de fato é pratico, tem gente que nem considera nem um Linux, é o Android. Somente o Android consegue entregar no linux tudo o que todos os usuários comuns sonham. O Android é tão estável que ser considerado um linux causa estranheza.
    Mas eu gosto dos 2, tanto Linux quando Windows, Dualboot resolve facilmente esse conflito, se algo não funciona no linux é só ir lá no Windows e executar.

    • @paulosergio6763
      @paulosergio6763 8 วันที่ผ่านมา

      Meu amigo, foi diretamente ao ponto. O Android é o Linux que o Linux precisa ter nos pc's e notebooks da vida. Simples e amigável. Se os desenvolvedores do Linux quiserem facilitar a vida do usuário comum pensem nisso. Soluções simples, para coisa simples.

  • @JarbasCosta
    @JarbasCosta 27 วันที่ผ่านมา +1

    Testa CachyOS basead Arch Linux, sensacional...

    • @linuxuniverseofficial
      @linuxuniverseofficial  27 วันที่ผ่านมา

      Opa, pessoal fala muito dele mesmo, vou dar uma olhada

  • @Francehelder
    @Francehelder 29 วันที่ผ่านมา +1

    13:39 tá com o pacote geoclue instalado?? Se não me engano, o redshift precisa dele pra saber sua localização.

    • @linuxuniverseofficial
      @linuxuniverseofficial  29 วันที่ผ่านมา

      Sim estou, mesmo assim o redshift da equipe MATE (applet da DE) tanto quanto o applet de Clima dão muito problema. No Ubuntu tambem eu via essas situações de não funcionar.

  • @cleber_barbosa
    @cleber_barbosa 24 วันที่ผ่านมา +1

    25:40 Três dias? Eu gastei foi 3 meses pra ajustar o Big Linux.

    • @WilianSamuel
      @WilianSamuel 23 วันที่ผ่านมา +1

      Oh loko
      Kkkkkk
      O Big já adianta MUUUUUITO o trampo no KDE, o que eu levaria um tempão pra customizar, nele já vem mais ou menos pronto aí só que ajusto exatamente como ele disse no vídeo rsrs

  • @azafeoliveirasilva
    @azafeoliveirasilva หลายเดือนก่อน +1

    Não gosto do kde, mas ele está mais otimizado que gnome. 😢
    Em comparação com o o Windows o kde ainda é levíssimo..

    • @WilianSamuel
      @WilianSamuel 23 วันที่ผ่านมา

      Só deixar o KDE com cara de Gnome/Mac
      Com alguns cliques eles fica com desktop daqueles jeito, só que mais leve, elegante e mais produtivo já que os widgets e features do KDE vem com muitas opções que o Gnome nem sonha.

  • @rodrigomtgi
    @rodrigomtgi 2 วันที่ผ่านมา

    Linux no desktop será o default no ano de 2435 😂

  • @FodaseGoogreorio-h7v
    @FodaseGoogreorio-h7v หลายเดือนก่อน +3

    Essas interfaces até existem, mas no final muito pouca gente usa porque quando você aprende a usar terminal é mais fácil do que ficar procurando onde colocaram o botão de reiniciar o computador na versão atual do software 😮‍💨

    • @kinshyyy568
      @kinshyyy568 หลายเดือนก่อน

      ate eu q sou empurrador de mouse acho mais rapido usar o terminal, mesmo minha distro tendo loja e afins kkkkkkkk

    • @draftofspasiba2
      @draftofspasiba2 29 วันที่ผ่านมา

      Disse tudo.

    • @kinshyyy568
      @kinshyyy568 29 วันที่ผ่านมา

      @@draftofspasiba2 e mais facil ja ir fazendo a funçao com um unico comando no terminal do que ir em 300 botoes diferentes pra fazer uma unica funçao kkkk

    • @draftofspasiba2
      @draftofspasiba2 29 วันที่ผ่านมา

      @@kinshyyy568 justamente kkkkkk. Além de ser prático é instantâneo tmb, jaq vc n tem q esperar carregar o GUI primeiro pra poder executar sua tarefa.

    • @WilianSamuel
      @WilianSamuel 23 วันที่ผ่านมา

      Será que essas poucas pessoas que usam não é justamente porque Linux ainda é nichado e quem já se aventura meter um Linux, já está pré disposto à mudar, aprender, matar curiosidade e ou já tem um pouco mais de conhecimento técnico...
      O usuário doméstico final não quer ter que aprender terminal, aprender comandos pra apt, comandos dnf, Pamac, yay e por aí vai... Aprender a lógica do zero, tudo de novo de algo que na cabeça dela remete ao DOS enquanto o mercado caminha na direção oposta inclusive com os mobile que tem tudo pronto literalmente na palma da mão, fácil e acessível.
      Eu por exemplo uso Linux como principal desde 2014, e já estava muito ambientado com os comandos Debian, fiquei anos com Mint Cinnamon. Depois que perdi o preconceito com o KDE, nunca mais consegui voltar pra um gtk capado, "feio" e mais pesado.
      Com um Linux amigável baseado em Arch ou seja com acesso ao AUR através do Pamac gráfico + KDE eu praticamente abandonei o terminal. Tendo inclusive esquecido vários comandos e paranaues no terminal.
      Aí pra desligar e of reiniciar é mais fácil apenas configurar um atalho que desliga em fração de segundos, enquanto vc ainda tá chamado o terminal o atalho já desligou a máquina kkkk

  • @gessegoncalves6493
    @gessegoncalves6493 หลายเดือนก่อน +8

    prefiro a simplicidade do linux do que as tranqueiras do windows

  • @ecclesia9539
    @ecclesia9539 หลายเดือนก่อน +1

    Eu comecei a usar linux pelo linux mint lá em 2016/2017, mas sempre fiquei pelo windows mesmo. Em junho decidi usar uma distribuição baseada em arch chamada CachyOS em um sdd separado, cara da até tristeza de usar o windows 11 e olha que eu adoro windows e é meu sistema principal. Cogitei usar archlinux vanilla, mas o sistema vem muito capado, entendo a proposta de construir o sistema da sua forma, mas é muito exagerado o quanto eles retiram do sistema sem a menor necessidade.

    • @linuxuniverseofficial
      @linuxuniverseofficial  หลายเดือนก่อน

      Essas distros que prezam substituir o Windows precisam vir com mais ferramentas nativamente, tipo loja de apps Discover ou mesmo aplicações pré instaladas como renomear em massa, montagem de redes samba, gestor de downloads, tudo conta. Windows é pesado porque é completo tambem, é o que o torna uma Solução

    • @ecclesia9539
      @ecclesia9539 หลายเดือนก่อน +1

      @@linuxuniverseofficial Sim, acho um absurdo uma distro independente de qual seja vir sem a loja de apps instalada, pelo menos é simples de resolver.

    • @draftofspasiba2
      @draftofspasiba2 29 วันที่ผ่านมา

      ​@@ecclesia9539porque vc instala arch Linux, uma distribuição com um único objetivo que é ser completamente minimalista e vc poder configurar do jeito que vc quiser, e vc dizer que é capado?
      Se quiser GUI ou uma coisa que seja mais "fácil" pra seu caso, instala outras distribuições como Manjaro, Fedora, Mint, OpenSUSE TW que então você vai ter o Linux do jeito que você deseja ter...
      Realmente não entendi o seu argumento quando vc só escolheu distros nicho e para usuários mais avançados. A menos que alguém te recomendeu isso e vc infelizmente projetou que seria do jeito que te falaram, porém não era.

    • @janux-16
      @janux-16 28 วันที่ผ่านมา

      @@ecclesia9539 kkkk windows xp, 7 não tinha loja de apps, eo pessoal não reclamava, so baixava e instalava, usava cmd para crackear etc, pura frescura, fora que hoje, temos appimage de varios programas, que e so dar permição e dois clicks e pronto!, tem outros truques mais ai você pesquisa!

  • @MaverickSF
    @MaverickSF หลายเดือนก่อน +3

    Gostei do vídeo. Acho que só ficou errado o título. Deveria ser a mediocridade de quem usa desktop Windows.

  • @opgrow
    @opgrow 23 วันที่ผ่านมา +2

    quando não rodar todos os programas que uso no windows, ai sem sim o linux vai ganhar do windows. por enquanto vai ser sistema operacional nichado.

    • @WilianSamuel
      @WilianSamuel 23 วันที่ผ่านมา +2

      Mercado já tem seu monopólio estabelecido amigo, exatamente como é no mobile que nem a Samsung, Nokia RIP e a própria Microsoft conseguiram ter o seu próprio "ano do Linux"

    • @opgrow
      @opgrow 22 วันที่ผ่านมา +1

      @@WilianSamuel Só com o tempo para melhorar.

    • @WilianSamuel
      @WilianSamuel 22 วันที่ผ่านมา +1

      @@opgrow olha sem querer bancar o pessimista, mas infelizmente o mercado tende ao monopólio e cada vez mais. No mercado de PC's por exemplo atualmente a única que talvez tenha condições de tirar o monopólio da Microsoft é a Google, mas aí sairia das mãos de um monopólio pra outro ainda maior.
      E a cada dia que passa nós (geral) integramos e sincronizamos cada vez mais serviços do Google ao desktop, mantendo a dependência (monopólio). A Apple vendeu/alugou o espaço do seu buscador padrão pra Google, com cláusula obrigando a Apple defender a Google de acusações etc
      Lembra muito a guerra de navegadores no início dos anos 2000.

  • @wanderluiz334
    @wanderluiz334 29 วันที่ผ่านมา +2

    Linux é sofrimento. estava pensando em migrar pois estou saturado do Windows só que desisti. prefiro qualidade de vida e saúde mental.

    • @janux-16
      @janux-16 28 วันที่ผ่านมา +2

      kkkk ja preparou seu pc para o windows 11 24h2? kkkk cara e aquilo linux tem muitos truques, assim como você usa cmd para altera o windows, nos requisitos, no linux voce tem o terminal, mas e aquilo cada um e cada um.

    • @WilianSamuel
      @WilianSamuel 23 วันที่ผ่านมา +1

      Eu pensava assim com KDE, puro preconceito muito em função do DioLinux kkkk
      Aí aprendi a usar o KDE, e parei de passar raiva com Windows e Linux.

    • @lawlieti
      @lawlieti 21 วันที่ผ่านมา +2

      Linux n vou feito pra se acomodar, apesar q depois de pronto, usar o debian stable chega a dar sono. Mas se vc n quer ter estress e sair da zona de conforto, n tem pq usar linux mesmo.

    • @anakinpendragon
      @anakinpendragon 21 วันที่ผ่านมา +3

      Se você não tem tempo pra aprender outra ferramenta, por que não é o foco da sua vida, ok. Mas se uma pessoa aprendesse Linux primeiro, ter que aprender Windows seria um total sofrimento, sem ter vontade de aprender. Para pessoas dinamicas, que querem sempre aprender, tecnologias diferentes são alegria. Pra quem quer aprender uma coisa uma vez na vida e parar no tempo, aprender é sofrimento mesmo.

    • @wanderluiz334
      @wanderluiz334 21 วันที่ผ่านมา +2

      @@anakinpendragon sim, irei parar minha vida pra aprender linux kkkkk.
      os usuários de linux são brincadeira hahaha.
      parece uma seita mal organizada 😂

  • @pontotechinformatica
    @pontotechinformatica 14 วันที่ผ่านมา +2

    Quem usa Linux não é uma pessoa preguiçosa. Sempre procura aprender algo novo. Windows é para conformados.

  • @anakinpendragon
    @anakinpendragon 21 วันที่ผ่านมา

    O título devia ser a mediocridade de um usuário que estava usando a interface gráfica errada por que tinha pre conceito contra o kde plasma.