30:40 Thomas Anderson tinha trabalho de dia monótono como funcionário porém a noite ele já era fodão. Era hacker e conhecido por seu Nick. Tinha toda uma cultura dessa turma, se tornar famoso e respeitado por invadir sistemas, deixar sua assinatura. Não só invadir como deixar uma prova de que invadiu. Uma questão de ego.
Além de toda a referência filosófica, o primeiro Matrix tem uma base real na ciência da computação. Quando estava cursando a matéria de Sistemas Operacionais na universidade, meu professor recomendou a gente a re-assistir Matrix. É simplesmente incrível como vários conceitos computacionais são usados no filme de forma criativa. Recomendo muito a estudarem como funciona um sistema operacional e depois assistirem o filme novamente
Isso inclusive foi deixado de lado nas sequências. Virou apenas uma franquia de ação que tentava desesperadamente se sustentar nesse conceito metafísico da Matrix, e as coisas reais que foram usadas como conceitos no primeiro ficaram de lado
24:53 num dos filmes (2003) que eles explicam porque tem que fazer a Matrix e o motivo dela ser assim. Se deixar no tédio os humanos morriam. Se o mundo fosse muito perfeito a Matrix colapsava. Tinha que ter defeitos, mais ou menos como é a vida humana.
Po, tu prestigia o canal com superchat e o cara simplesmente ignora o seu comentário. Se fosse um número expressivo que inviabilizasse a leitura eu até passava pano mas não é o caso.
O amor de Trinity por Neo faz sentido, mesmo sem aparente química / conversa / toque, por que sempre vai ter mulher admirando um herói foda ou até vilão foda. O motivo é a dominância, liderança, isso atrai mais do que chaveco.
O Bahia mandou bem argumentando sobre o primeiro filme. Chegando no segundo o Lucas consegue equilibrar as coisas. No terceiro filme não tinha como defender quase nada.
Mr. Robot e Matrix 1 são filmes que podem atingir um público amplo mas são melhor apreciados, tem mais camadas que os nerds de computador (de segurança da informação e de programação) podem usufruir melhor. Matrix foi de uma época em que um programador era retratado como um cara de TI quieto, fora de forma, nunca como herói.
Para mim, Matrix só devia ter tido sua trilogia. Essa história de continuação em obras consolidadas é um tiro no pé sem precedentes. A chance de dar certo é muito pequena. Foi um filme muito revolucionário para a época, por conta dos efeitos especiais, e para a época foi ABSOLUTE CINEMA. Hoje envelheceu mal.
No caso do John Week quando perde o cachorrinho, a falta de emoção do ator veio a calhar: o personagem é um desalmado, pois, depois de matar tanta gente, vc fica meio sem "alma". Isso ele estava começando a recuperar, quando escolheu amar alguém e ser feliz. Mas quando olha o animal morto, relembra o quanto o mundo é mal e ele faz tb parte desse mal. Sua formação psíquica não era de escândalo emocional, mas dali em diante viu que teria que voltar e enfrentar seus demônios, ou, trazê-los de volta como vingança.
O keano Reeves não é um mal ator, ele só é preguiçoso, porque os personagens dele fazem sucesso. É sempre um personagem melancólico introvertido e a há carisma nisso.
E se o Clube da Luta for um filme prequel que se passa dentro da Matrix nesse universo, o Narrador sem nome que cria Tyler Durden fosse mais um pretendente fracassado de ser O Escolhido, e o Projeto Mayhem fosse a sua tentativa de destruir a Matrix sem saber exatamente o que ela era?
Eu tive uma experiência bem diferente com Matrix, eu conheci a Animação 1° Animatrix, q é sensacional e depois vi o filme. Melhor forma de aproveitar a história.
O povo ainda não sabe, mas Matrix não é o melhor filme das irmãs Wachowski, pois esse é Speed Racer. Aliás, um Valetismo Cultural de Speed Racer seria incrível.
Eu “descobri” Matrix quando li uma entrevista do Júnior (sim, irmão da Sandy), na qual ele disse que Matrix era seu filme favorito. Fui assistir e me apaixonei. Ali eu apaixonei pelo Keanu. Assisti o 2 e 3 no cinema. O 4 é a pior merd@ já feita hahahaha.
A ideia de que "Matrix" é uma continuação de "Exterminador do Futuro". Os dois filmes exploram a IA se voltando contra a humanidade, mas de maneiras diferentes. Em "Exterminador do Futuro", a Skynet usa a força para dominar os humanos, enquanto em "Matrix" a IA, já num mundo dominado pelas máquinas, prende os humanos em uma realidade virtual, mostrando uma evolução nas táticas de controle da IA. A viagem no tempo em "Exterminador do Futuro" pode levar à realidade alternativa de "Matrix", onde a IA avançou em seus métodos. Ambas as histórias apresentam um "escolhido" - John Connor em "Terminator" e Neo em "The Matrix" - que lidera a humanidade contra as máquinas. Os temas compartilhados e a progressão do controle da IA sugerem que "Matrix" pode ser visto como um sucessor espiritual de "Exterminador do Futuro".
Matrix é a típica obra que se torna maior que seu criador. Não importa o que as irmãs falarem sobre o significado do filme, ninguém vai aceitar, porque a obra fala por si só.
24:00 Sobre isso, é explicado no terceiro filme que as máquinas não conseguiram se livrar completamente da sua programação inicial, que é servir seus criadores. Por isso eles não dão um fim a matrix, não ainda.
Mehero tinha razão e, se vocês perceberem, o Pirajá só justifica os defeitos dizendo que são premissas do filme. Ele aceita que é um filme defeituoso na essência.
Eu conseguiria explicar melhor esses questionamentos. Ex: Pq manter a Matrix para os seres humanos? Resp: no primeiro filme, o Agente Smith fala pro Morfeu que que a primeira matriz era perfeita, oq não deu certo pra vida humana. Perdendo safras de humanos nas "plantações". Isso mostra que os humanos precisam estar presos num mundo imperfeito, parecido com o nosso para se manterem vivos e tranquilos nas plantações
Na verdade já foi descoberto que Neo foi m programa que pensa ser humano, inserido como espião para reiniciar a Matrix. Morfeu, Trinity e todos de Zion nunca saíram, e sim estavam inseridos em outra camada da Matrix.
Na verdade, Matrix é sobre um conto chinês que, no Ocidente, foi traduzido de maneira tosca por Kant. Todo o resto é só frescura de gente querendo ser diferentona. A coisa é tão rasa que são apenas filmes de ação que tentam imita-lo. Nada de novo sob o sol.
Eu deveria ter visto na estreia. Mas aqui vai meu dedinho de colaboração 21:15 Ha uma informação solta de que os humanos nao eram para ser pilhas. E sim processadores. Essa é uma ideia que vem do warhammer que usa os cerebros humanos em tanques de fluido para processar as informações, considerando que os neurônios poderiam ser poderosos transistores... Etc.. etc.. Serem baterias é ruim. Melhor seria criar mitocôndrias. Hehehhe
A personalidade aplanada dos personagens é um processo de desumanização, uma referência a vida prévia na matrix/ nas máquinas se tornando um pouco mecânicos.... vc vê os que nasceram em Zion que eles tem uma personalidade bem mais evidente
Vou apresentar uma justificativa pro comportamento frio deles durante o filme: eles estão numa simulação, num computador. Suponho que o objetivo era justamente passar esse ar. Fora dessa realidade virtual, vc vê reações um pouco mais humanas, no entanto praticamente todos ali viveram numa simulação por um tempo.
O Mehero argumentou errado: a Matrix não faz sentido porque os robôs poderiam simplesmente ter obliterado a humanidade e utilizado outras fontes de matriz energética, como a hidráulica, nuclear, eólica etc.
33:53 sobre passar muito tempo discutindo sobre algo aparentemente irrelevante: isso é filosofia. Discussões homéricas sobre detalhes. No final parece que avança pouco. pra saborear essa franquia tem que gostar dessa parte da filosofia que também é ócio.
19:40 Eu até entendo a crítica do Lucas Mehero quanto a falta de lógica do computador, porém um ponto que ele esqueceu é que nos anos 90 os computadores não eram tão potentes assim, ou seja, essa lógica de encontrar com facilidade algo só pesquisando não era algo comum. Outro ponto importante é que anti vírus na época era algo pouco difundido e até ruim mesmo, tanto que era extremamente fácil hacker computadores nos anos 90s e início dos anos 2000s
Amigo, o mundo dentro da Matrix é um mundo dos anos 90, na simulação, mas as máquinas de fora da Matrix estão nos anos 3000. A questão é muito simples, e mais fácil de ser respondida. Os programas de computador levam tempo e meios para funcionarem, e simplesmente os "vírus" que estão dentro da Matrix, são vírus muito bons e difíceis de combater para os programas de defesa. Lembre-se que as pessoas de fora estão sempre pelejando contra os programas dentro da Matrix para que os programas não consigam pegá-los. São literalmente programadores lutando contra os programas de defesa da Matrix.
A Trinity não salvou o Neo com beijo mágico, se fosse assim, ela seria a escolhida. O Neo, como uma simbologia de Jesus, iria ressuscitar de qualquer forma, acontece que colocaram o beijo para tentarem mostrar o valor do amor e tal, foi uma tentativa de emplacar um romance, visto que deixaram o resto do filme sem ele, daí forçaram no final, mas o Neo ressuscitaria de qualquer forma. Já no segundo filme, ali sim, o Neo salva ela, porque o escolhido é ele.
26:43 sobre os agentes terem mais carisma do que os da resistência: será que não foi uma escolha? No filme o advogado do diabo, o diabo é sensacional. Não tem como não adorar o diabo kkkkkk
Matrix tem o problema de Hollywood, um primeiro filme foda que devia ter parado por ai mas a grana falou mais alto. No 2 e no 3 só temos boas cenas de ação, mas de resto....
Cara matrix 'e sim um filme de amor, mas nao da forma de filmes romanticos. Matrix mostra que o escolhido sempre faz escolhas binarias, premeditadas e racional, O neo foi o unico escolhido que fez uma escolha premeditada porem iracional, que foi no segundo filme quando ele resolve ir salvar a trinity ao inves de se desconectar da matrix e ir tentar salvar a cidade.
Quando conheci mais essa cultura da ficção científica, percebi que o Matrix é só mais uma questão de efeitos especiais, porém , o conteudo quase não é original Até o nome Matrix é tirado do Neuromancer , do Ghrost in The Shell tem até o plug no pescoço , muitas cenas inclusive são copiadas do Ghrost. O maior filme de ficção científica de todos os tempos é: Metrópoles . O que importa é no que o autor quer dizer , é uma metáfora trans , ponto final .
Gente... é assim... eu tenho 41 e vivi essa coisa de Matrix! E esquece o romance! Matrix, assim como vários outros filmes futuristas dos anos 80/90 são posers! E isso é a definição do casal trinity&neo
Primeiro quero elogiar o figurino o cenário e o efeito especial desse vídeo 😂 e apesar de ter algumas críticas eu gosto do programa de vcs. Matrix é um filme místico. Por isso não entenderam, e o Bahia fala que é nada as falas do filme. Nada é as referências místicas dele. Elas não acabaram com o mito da caverna nos outros 2 filmes, elas complementaram. Não consegui ver nenhuma contradição, pode ser que tenha, mas não vi. E revejo os 3 filmes todo ano. Na minha visão os outros neos não falharam totalmente, eles trouxeram uma nova versão a Matrix, que é o conceito de avatar. A explicação do Smith, hackear o cérebro de um humano, é que quando o Neo entrou nele, ele virou um Neo do mal, ele saiu do sistema da Matrix a Matrix não o controla mais. A reação do Smith quando tomou o oráculo não é exagero, pq ele absorveu o poder do oráculo, e isso é magnífico, achei bem razoável a reação. A solução do filme não é ele corromper o Smith por dentro. A solução é que ele percebeu que o Smith só existe pq ele Neo existe, por isso deixou o Smith matar ele pq assim o Smith morreria tb. E esse é o conceito cabalista que eu acho super interessante. Mesmo que vc faça algo super altruísta num lugar, algo super egoísta estará sendo feito em outro. Sempre terá um oposto, e o verdadeiro mal é o excesso, e o verdadeiro bem é o equilíbrio. O Neo é uma anomalia de um bem e poder excessivo, e como consequência criou uma anomalia de um mal excessivo. Quando se ativa um anjo bom um anjo mal é ativado. Por isso um liberal com um desejo egoísta de lucro, sem querer ajuda um monte de gente. E um comunista com um desejo super virtuoso de uma utopia perfeita rejeitando o mal acaba prejudicando um monte de gente. E o pacto das máquinas com os humanos não é babaca pq a função do messias é trazer o equilíbrio.
Na verdade ele ressuscitou pois ele não é real e não pode morrer. O Neo é apenas mais um programa de computador utilizado pela Matrix para reiniciar o programa de manutenção das máquinas. O que é triste é perceber que 99% das pessoas que assistiram Matrix não entenderam Matrix, e isso incluiu os próprios Bahia e Arthur neste vídeo, e provavelmente 99% das pessoas aqui nos comentários. Por isso tanta gente, incluindo os dois aí, não gostam do segundo e terceiro filme. Realmente, é difícil gostar de algo que não entenderam.
Fico impressionado que ninguém entendeu os filmes. Ninguém percebeu que o Neo é um programa de reinicialização da Matrix que se torna rebelde e Zion também é uma simulação da Matrix, e o mundo real sequer é mostrado nos filmes.
30:30 sobre Neo ser fracassado. Não é bem assim. Ele tinha uma vida meio sem graça como funcionário. - Porém a noite era hacker. Invadia sistemas e percebia que havia algo errado na Matrix que ele ainda não sabia o que era. Então ele já era um inconformado. Tinha vida dupla de hacker invasor transgressor e cidadão de bem pagador de impostos.
O terceiro filme simplesmente quebra toda a lore de matrix, o Neo e a Trinity conseguem, com uma navezinha toda ferrada, passar pela nuvem negra e ver o sol, mas as máquinas que criaram matrix, com toda tecnologia sinistra, não conseguem subir um painel de luz solar? Kkkkkk paia de mais.
É muito curioso como a porcentagem de pessoas que assistiram Matrix, e não entenderam, é grande. Com todo respeito aos dois, claramente eles pensam que compreenderam o filme, mas não, não entenderam, e justamente por isso não gostaram do segundo e do terceiro filme. A trilogia inteira é brilhante, e ela, de forma inexplicável, utiliza o nosso mundo como metáfora. Existem as pessoas que não entenderam o filme, e existem as pessoas que acham que entenderam o filme, mas não entenderam, como se estivessem presas dentro da Matrix, mas com plena certeza de que aquela é a realidade. Dito isso, 95% das pessoas que assistiram Matrix, não entenderam Matrix, e isso incluiu os 2 interlocutores neste vídeo, e provavelmente a absoluta maioria de pessoas aqui nos comentários.
@@BobsonAntônioFerreiradosSantos Eu poderia escrever 500 linhas aqui, principalmente porque muito do entendimento completo se deve ao conhecimento razoável de computação, software e hardware. Mas vou só dizer uma coisinha, só pra você perceber em como não entenderam muita coisa do filme: Neo não é um humano, é um programa de computador criado para reiniciar a Matrix, já existiu milhares de vezes e sempre completou o ciclo, exceto essa vez em que ele se rebela. Zion não é o mundo real, é uma simulação da Matrix também. Em nenhum filme é mostrado o mundo real de verdade, apenas a Matrix.
@@BobsonAntônioFerreiradosSantos Poderia escrever um livro aqui te explicando, mas vou só dizer que o Neo é só mais um programa criado para reiniciar a Matrix, e isso já aconteceu centenas de vezes, mas nesse específico, ele se rebelou, e que Zion não é o mundo real, é só mais uma das simulações de Matrix. Todos os personagens continuam presos na Matrix e em nenhum filme é mostrado o mundo real.
mas no John Wick o cara é um assassino, tu queria que ele chorasse as pitangas? Faz muito mais sentido ele ficar com raiva e centrado em matar a pessoa que fez aquilo (igual um caçador).
Esses dois nao tem gabarito pra ta ai falando de Matrix rs. Falaram muito e nao disseram nada. O segundo e o terceiro filme sao um filme so (filmado de uma vez) que foi dividido em duas partes, foram lancandos no mesmo ano inclusive. Tem um livro que decodifica como diz o proprio prefacil todas as ligacoes e simbolismos com relegioes e afins. Deserto do Real eh nome do livre. Vale a pena. O jogo Enter The Matrix, complementa a historia entre o primeiro e o segundo filme e tbm Animatrix, com algumas cenas que so se ve no jogo. Tem um canal que chama Matrix Explained...nesse canal vc vai bugar!
Vcs não são românticos, pessoas românticas acho que gostam do romance da Trinity e Neo. Existe na Bíblia (2reis 4:34)uma história que o profeta Elias ressuscita uma pessoa com digamos um “Beijo” só que no caso não foi romântico! Esse filme é bastante cabalístico. E na Cabalá existe alma gêmea e eles ou elas, acredito eu, quiseram mostrar isso no romance deles. Rabinos ajudaram a fazer esse filme. Por exemplo a cidade que se chama Zion, (em português, Sião)é uma palavra Ebraica onde o significado é terra prometida.
A melhor teoria para matrix é da minha mãe. A Red Pill na verdade é uma droga pesada onde Neo teve uma bad trip da qual nunca mais voltou.
QI 80 detected
Bahea top o vídeo
Eu amo odiar o Bahia ❤ continuem com um bom trabalho
30:40 Thomas Anderson tinha trabalho de dia monótono como funcionário porém a noite ele já era fodão. Era hacker e conhecido por seu Nick. Tinha toda uma cultura dessa turma, se tornar famoso e respeitado por invadir sistemas, deixar sua assinatura. Não só invadir como deixar uma prova de que invadiu. Uma questão de ego.
Mano, o filtro verde como referência do filme, foi genial! kkkkkk
Creio que nem seja filtro. Acho que botaram um luz verde na cara deles e foda-se kkkkkkk
O Bahia tá mandando muito bem nesse quadro da Valete Cultural! Poderia ter vídeos com mais frequência, no estilo da Bret Cooper.
Além de toda a referência filosófica, o primeiro Matrix tem uma base real na ciência da computação. Quando estava cursando a matéria de Sistemas Operacionais na universidade, meu professor recomendou a gente a re-assistir Matrix. É simplesmente incrível como vários conceitos computacionais são usados no filme de forma criativa. Recomendo muito a estudarem como funciona um sistema operacional e depois assistirem o filme novamente
Isso inclusive foi deixado de lado nas sequências. Virou apenas uma franquia de ação que tentava desesperadamente se sustentar nesse conceito metafísico da Matrix, e as coisas reais que foram usadas como conceitos no primeiro ficaram de lado
Tipo TRON?
@@MarcioJRiosVocê diz isso porque não entendeu os filmes, simples assim.
@@paulosergio7532 sim, vc entendeu. Paulo, o grande. Paulo, o sábio. Paulo, o incompreendido
24:53 num dos filmes (2003) que eles explicam porque tem que fazer a Matrix e o motivo dela ser assim. Se deixar no tédio os humanos morriam. Se o mundo fosse muito perfeito a Matrix colapsava. Tinha que ter defeitos, mais ou menos como é a vida humana.
Verdade, eu lembro disso. Boa.
Se não me falhe a memória foi no diálogo do Neo com o Arquiteto.
Não entendo pq o pessoal pega no pé do Bahia, o cara manda bem!
Pessoal na internet é chato pra caralho, nunca tá bom, gente amargurada. Claro que pinta um pouco de homofobia também..
Acho que é muito pelo meme do que falando sério
Misericórdia, agora existem os pirajistas! Está raça tinha que ser extinta.
Po, tu prestigia o canal com superchat e o cara simplesmente ignora o seu comentário. Se fosse um número expressivo que inviabilizasse a leitura eu até passava pano mas não é o caso.
Ele é um operador de merda, mas nesse canal ele manda bem
24:40 o arquiteto explica no final do segundo filme, tem que ver umas 5 vezes pra entender o texto extremamente rebuscado dele mas a resposta ta la
O amor de Trinity por Neo faz sentido, mesmo sem aparente química / conversa / toque, por que sempre vai ter mulher admirando um herói foda ou até vilão foda. O motivo é a dominância, liderança, isso atrai mais do que chaveco.
Falou bosta
O Bahia mandou bem argumentando sobre o primeiro filme. Chegando no segundo o Lucas consegue equilibrar as coisas. No terceiro filme não tinha como defender quase nada.
Mr. Robot e Matrix 1 são filmes que podem atingir um público amplo mas são melhor apreciados, tem mais camadas que os nerds de computador (de segurança da informação e de programação) podem usufruir melhor. Matrix foi de uma época em que um programador era retratado como um cara de TI quieto, fora de forma, nunca como herói.
A questão de porque a matrix existe, e porque eles fizeram uma simulação é respondida no segundo filme.
Para mim, Matrix só devia ter tido sua trilogia. Essa história de continuação em obras consolidadas é um tiro no pé sem precedentes. A chance de dar certo é muito pequena. Foi um filme muito revolucionário para a época, por conta dos efeitos especiais, e para a época foi ABSOLUTE CINEMA. Hoje envelheceu mal.
No caso do John Week quando perde o cachorrinho, a falta de emoção do ator veio a calhar: o personagem é um desalmado, pois, depois de matar tanta gente, vc fica meio sem "alma". Isso ele estava começando a recuperar, quando escolheu amar alguém e ser feliz. Mas quando olha o animal morto, relembra o quanto o mundo é mal e ele faz tb parte desse mal. Sua formação psíquica não era de escândalo emocional, mas dali em diante viu que teria que voltar e enfrentar seus demônios, ou, trazê-los de volta como vingança.
A pior cena de toda franquia pra mim, é a massagem cardíaca que o Neo faz na Trinity e ressuscita ela kkkkk
MT BOM MT BOM PROGRAMA, TENHO EDICÇAO DE COLECIONADOR C A TRILOGIA E O ANIMATRIX, FODAAAA
O keano Reeves não é um mal ator, ele só é preguiçoso, porque os personagens dele fazem sucesso. É sempre um personagem melancólico introvertido e a há carisma nisso.
E se o Clube da Luta for um filme prequel que se passa dentro da Matrix nesse universo, o Narrador sem nome que cria Tyler Durden fosse mais um pretendente fracassado de ser O Escolhido, e o Projeto Mayhem fosse a sua tentativa de destruir a Matrix sem saber exatamente o que ela era?
Só Arthur conseguiria defender que Matrix é ruim
Eu tive uma experiência bem diferente com Matrix, eu conheci a Animação 1° Animatrix, q é sensacional e depois vi o filme. Melhor forma de aproveitar a história.
Bahia tá com o casaco da Amanda
O povo ainda não sabe, mas Matrix não é o melhor filme das irmãs Wachowski, pois esse é Speed Racer. Aliás, um Valetismo Cultural de Speed Racer seria incrível.
SPEED RACER, melhor filme injustiçado.
Literalmente meu filme favorito de todos os tempos. Esse filme sim é *Cinema 2.*
A ignorância é uma benção rsrs.
"meitrix" - Bahia.
Eu “descobri” Matrix quando li uma entrevista do Júnior (sim, irmão da Sandy), na qual ele disse que Matrix era seu filme favorito.
Fui assistir e me apaixonei. Ali eu apaixonei pelo Keanu.
Assisti o 2 e 3 no cinema.
O 4 é a pior merd@ já feita hahahaha.
Muito bom!
A ideia de que "Matrix" é uma continuação de "Exterminador do Futuro". Os dois filmes exploram a IA se voltando contra a humanidade, mas de maneiras diferentes. Em "Exterminador do Futuro", a Skynet usa a força para dominar os humanos, enquanto em "Matrix" a IA, já num mundo dominado pelas máquinas, prende os humanos em uma realidade virtual, mostrando uma evolução nas táticas de controle da IA.
A viagem no tempo em "Exterminador do Futuro" pode levar à realidade alternativa de "Matrix", onde a IA avançou em seus métodos. Ambas as histórias apresentam um "escolhido" - John Connor em "Terminator" e Neo em "The Matrix" - que lidera a humanidade contra as máquinas. Os temas compartilhados e a progressão do controle da IA sugerem que "Matrix" pode ser visto como um sucessor espiritual de "Exterminador do Futuro".
Matrix é a típica obra que se torna maior que seu criador. Não importa o que as irmãs falarem sobre o significado do filme, ninguém vai aceitar, porque a obra fala por si só.
Exatamente. É como se fosse algo saído do inconsciente coletivo, e não obra de duas cacholas específicas.
Matrix e uma obra prima
Depois vou fazer uma lista desse episódio de vcs kkk
24:00 Sobre isso, é explicado no terceiro filme que as máquinas não conseguiram se livrar completamente da sua programação inicial, que é servir seus criadores.
Por isso eles não dão um fim a matrix, não ainda.
Mehero tinha razão e, se vocês perceberem, o Pirajá só justifica os defeitos dizendo que são premissas do filme.
Ele aceita que é um filme defeituoso na essência.
Cérebros não geram mais energia do que consomem.
Eu conseguiria explicar melhor esses questionamentos.
Ex: Pq manter a Matrix para os seres humanos?
Resp: no primeiro filme, o Agente Smith fala pro Morfeu que que a primeira matriz era perfeita, oq não deu certo pra vida humana. Perdendo safras de humanos nas "plantações". Isso mostra que os humanos precisam estar presos num mundo imperfeito, parecido com o nosso para se manterem vivos e tranquilos nas plantações
falar mal do Matrix é sacanagem... Apesar disso .. Mehero é sensacional 🎉
Eu tbm escolheria a alienação
Na verdade já foi descoberto que Neo foi m programa que pensa ser humano, inserido como espião para reiniciar a Matrix. Morfeu, Trinity e todos de Zion nunca saíram, e sim estavam inseridos em outra camada da Matrix.
Na verdade, Matrix é sobre um conto chinês que, no Ocidente, foi traduzido de maneira tosca por Kant. Todo o resto é só frescura de gente querendo ser diferentona. A coisa é tão rasa que são apenas filmes de ação que tentam imita-lo. Nada de novo sob o sol.
Matrix🤩💖, Matrix Resurrections🤢🤮🤮🤮
Pra mim é ghost in the shell de 1997 o melhor filme de ficção.
Falem sobre o iluminado e a sequencia doutor sono
Meitrix é o caralho. Meu nome é MATRÍX, porra!
Eu deveria ter visto na estreia. Mas aqui vai meu dedinho de colaboração
21:15
Ha uma informação solta de que os humanos nao eram para ser pilhas. E sim processadores. Essa é uma ideia que vem do warhammer que usa os cerebros humanos em tanques de fluido para processar as informações, considerando que os neurônios poderiam ser poderosos transistores... Etc.. etc..
Serem baterias é ruim. Melhor seria criar mitocôndrias. Hehehhe
É um filme perfeito. Fim
A ideia base filosófica do Matrix é tirado do Mundo das Ideias de Platão
A personalidade aplanada dos personagens é um processo de desumanização, uma referência a vida prévia na matrix/ nas máquinas se tornando um pouco mecânicos.... vc vê os que nasceram em Zion que eles tem uma personalidade bem mais evidente
Mehero falou tudo, as máquinas tem mais personalidade do que o Neo e a TRINITY.
Vou apresentar uma justificativa pro comportamento frio deles durante o filme: eles estão numa simulação, num computador. Suponho que o objetivo era justamente passar esse ar. Fora dessa realidade virtual, vc vê reações um pouco mais humanas, no entanto praticamente todos ali viveram numa simulação por um tempo.
O Mehero argumentou errado: a Matrix não faz sentido porque os robôs poderiam simplesmente ter obliterado a humanidade e utilizado outras fontes de matriz energética, como a hidráulica, nuclear, eólica etc.
33:53 sobre passar muito tempo discutindo sobre algo aparentemente irrelevante: isso é filosofia. Discussões homéricas sobre detalhes. No final parece que avança pouco. pra saborear essa franquia tem que gostar dessa parte da filosofia que também é ócio.
19:40 Eu até entendo a crítica do Lucas Mehero quanto a falta de lógica do computador, porém um ponto que ele esqueceu é que nos anos 90 os computadores não eram tão potentes assim, ou seja, essa lógica de encontrar com facilidade algo só pesquisando não era algo comum.
Outro ponto importante é que anti vírus na época era algo pouco difundido e até ruim mesmo, tanto que era extremamente fácil hacker computadores nos anos 90s e início dos anos 2000s
Amigo, o mundo dentro da Matrix é um mundo dos anos 90, na simulação, mas as máquinas de fora da Matrix estão nos anos 3000. A questão é muito simples, e mais fácil de ser respondida. Os programas de computador levam tempo e meios para funcionarem, e simplesmente os "vírus" que estão dentro da Matrix, são vírus muito bons e difíceis de combater para os programas de defesa. Lembre-se que as pessoas de fora estão sempre pelejando contra os programas dentro da Matrix para que os programas não consigam pegá-los. São literalmente programadores lutando contra os programas de defesa da Matrix.
É óbvio que é algo negativo, é uma doença diagnosticada e que pode trazer muito sofrimento a família.
A Trinity não salvou o Neo com beijo mágico, se fosse assim, ela seria a escolhida. O Neo, como uma simbologia de Jesus, iria ressuscitar de qualquer forma, acontece que colocaram o beijo para tentarem mostrar o valor do amor e tal, foi uma tentativa de emplacar um romance, visto que deixaram o resto do filme sem ele, daí forçaram no final, mas o Neo ressuscitaria de qualquer forma. Já no segundo filme, ali sim, o Neo salva ela, porque o escolhido é ele.
26:43 sobre os agentes terem mais carisma do que os da resistência: será que não foi uma escolha? No filme o advogado do diabo, o diabo é sensacional. Não tem como não adorar o diabo kkkkkk
Matrix tem o problema de Hollywood, um primeiro filme foda que devia ter parado por ai mas a grana falou mais alto. No 2 e no 3 só temos boas cenas de ação, mas de resto....
Cara matrix 'e sim um filme de amor, mas nao da forma de filmes romanticos. Matrix mostra que o escolhido sempre faz escolhas binarias, premeditadas e racional, O neo foi o unico escolhido que fez uma escolha premeditada porem iracional, que foi no segundo filme quando ele resolve ir salvar a trinity ao inves de se desconectar da matrix e ir tentar salvar a cidade.
Quando conheci mais essa cultura da ficção científica, percebi que o Matrix é só mais uma questão de efeitos especiais, porém , o conteudo quase não é original
Até o nome Matrix é tirado do Neuromancer , do Ghrost in The Shell tem até o plug no pescoço , muitas cenas inclusive são copiadas do Ghrost.
O maior filme de ficção científica de todos os tempos é: Metrópoles .
O que importa é no que o autor quer dizer , é uma metáfora trans , ponto final .
Gente... é assim... eu tenho 41 e vivi essa coisa de Matrix! E esquece o romance! Matrix, assim como vários outros filmes futuristas dos anos 80/90 são posers! E isso é a definição do casal trinity&neo
Acho que preciso assistir speed racer de novo. Na época achei uma merda. Agora o Bahia diz que é bom. Sei lá, não tenho boas lembranças.
Segundo o Bahia a culpa são dos atores ruins, do roteiro, dos diretores, das pessoa que assistem, do Merrero mas nunca é do filme.
Ué, mas filmes são feitos por pessoas, então faz sentido. Não tem como culpar um produto, mas sim aqueles que o criaram.
Primeiro quero elogiar o figurino o cenário e o efeito especial desse vídeo 😂 e apesar de ter algumas críticas eu gosto do programa de vcs.
Matrix é um filme místico. Por isso não entenderam, e o Bahia fala que é nada as falas do filme. Nada é as referências místicas dele.
Elas não acabaram com o mito da caverna nos outros 2 filmes, elas complementaram.
Não consegui ver nenhuma contradição, pode ser que tenha, mas não vi. E revejo os 3 filmes todo ano. Na minha visão os outros neos não falharam totalmente, eles trouxeram uma nova versão a Matrix, que é o conceito de avatar.
A explicação do Smith, hackear o cérebro de um humano, é que quando o Neo entrou nele, ele virou um Neo do mal, ele saiu do sistema da Matrix a Matrix não o controla mais.
A reação do Smith quando tomou o oráculo não é exagero, pq ele absorveu o poder do oráculo, e isso é magnífico, achei bem razoável a reação.
A solução do filme não é ele corromper o Smith por dentro. A solução é que ele percebeu que o Smith só existe pq ele Neo existe, por isso deixou o Smith matar ele pq assim o Smith morreria tb. E esse é o conceito cabalista que eu acho super interessante. Mesmo que vc faça algo super altruísta num lugar, algo super egoísta estará sendo feito em outro. Sempre terá um oposto, e o verdadeiro mal é o excesso, e o verdadeiro bem é o equilíbrio. O Neo é uma anomalia de um bem e poder excessivo, e como consequência criou uma anomalia de um mal excessivo. Quando se ativa um anjo bom um anjo mal é ativado.
Por isso um liberal com um desejo egoísta de lucro, sem querer ajuda um monte de gente. E um comunista com um desejo super virtuoso de uma utopia perfeita rejeitando o mal acaba prejudicando um monte de gente. E o pacto das máquinas com os humanos não é babaca pq a função do messias é trazer o equilíbrio.
Tirando os red pill, o filme até é legal
eu nunca cogitei que o new tinha ressuscitado por causa do beijo, eu achava que ele ressuscitou pq ele era o escolhido e decidiu não morrer
Na verdade ele ressuscitou pois ele não é real e não pode morrer. O Neo é apenas mais um programa de computador utilizado pela Matrix para reiniciar o programa de manutenção das máquinas. O que é triste é perceber que 99% das pessoas que assistiram Matrix não entenderam Matrix, e isso incluiu os próprios Bahia e Arthur neste vídeo, e provavelmente 99% das pessoas aqui nos comentários. Por isso tanta gente, incluindo os dois aí, não gostam do segundo e terceiro filme. Realmente, é difícil gostar de algo que não entenderam.
@@paulosergio7532 é vdd, tem isso ainda
Po, galera. É óbvio que é uma Matrix dentro de outra.
Fico impressionado que ninguém entendeu os filmes. Ninguém percebeu que o Neo é um programa de reinicialização da Matrix que se torna rebelde e Zion também é uma simulação da Matrix, e o mundo real sequer é mostrado nos filmes.
Matrix tem muito de espiritualidade, exceto pelo que eles apresentam como a realidade, a realidade não é aquela bosta não.
30:30 sobre Neo ser fracassado. Não é bem assim. Ele tinha uma vida meio sem graça como funcionário.
- Porém a noite era hacker. Invadia sistemas e percebia que havia algo errado na Matrix que ele ainda não sabia o que era. Então ele já era um inconformado. Tinha vida dupla de hacker invasor transgressor e cidadão de bem pagador de impostos.
Matrix 4 é horrível
A Trinity foi empalada por um cabo exatamente no ponto B, o ponto que não sangra, também conhecido como Ponto Bolsonaro
Matrix é muito melhor que starwars.
"E vamos provar"
Vcs não provam nem que são homens.
Cadê o botão de bloqueio? Bizarrice em dizer que o matrix 4 é o melhor?
Vou ter que concordar com o Bahia nessa, Matrix é muito bom.
O terceiro filme simplesmente quebra toda a lore de matrix, o Neo e a Trinity conseguem, com uma navezinha toda ferrada, passar pela nuvem negra e ver o sol, mas as máquinas que criaram matrix, com toda tecnologia sinistra, não conseguem subir um painel de luz solar? Kkkkkk paia de mais.
Vim aqui esperando uma análise profunda dos erros e acertos de Matrix e recebi uma aula de passação de pano do Bahea.
PORRA DE MEITRIX BAHIA, btw nice video
24:46 ? Celebro produz energia? Aprendi biologia errado então, pra mim era as mitocôndrias.
Era mais eficiente as máquinas usarem a ração pra produzir a própria energia
Porra, aprendeu biologia mas faltou no português? Cérebro* por favor.
Essas hrs???
Análise fraca do filme.
pilula azul vlw flw
O beijo nao fez nada! Foi simbólico! A oráculo disse que parecia que ele espera algo, tipo nascer novamente.
rapaz, e quanto aos aspectos filosóficos do matrix? não tão literalizando o simbólico demais n rapazeada?
Não faz sentido nenhum usar ser humano como bateria 🔋. Zero.
Num mundo onde não existe mais sol e não existe mais fonte de calor ou material orgânico, faz sim.
É muito curioso como a porcentagem de pessoas que assistiram Matrix, e não entenderam, é grande. Com todo respeito aos dois, claramente eles pensam que compreenderam o filme, mas não, não entenderam, e justamente por isso não gostaram do segundo e do terceiro filme. A trilogia inteira é brilhante, e ela, de forma inexplicável, utiliza o nosso mundo como metáfora. Existem as pessoas que não entenderam o filme, e existem as pessoas que acham que entenderam o filme, mas não entenderam, como se estivessem presas dentro da Matrix, mas com plena certeza de que aquela é a realidade. Dito isso, 95% das pessoas que assistiram Matrix, não entenderam Matrix, e isso incluiu os 2 interlocutores neste vídeo, e provavelmente a absoluta maioria de pessoas aqui nos comentários.
Explica aí então
@@BobsonAntônioFerreiradosSantos Eu poderia escrever 500 linhas aqui, principalmente porque muito do entendimento completo se deve ao conhecimento razoável de computação, software e hardware. Mas vou só dizer uma coisinha, só pra você perceber em como não entenderam muita coisa do filme: Neo não é um humano, é um programa de computador criado para reiniciar a Matrix, já existiu milhares de vezes e sempre completou o ciclo, exceto essa vez em que ele se rebela. Zion não é o mundo real, é uma simulação da Matrix também. Em nenhum filme é mostrado o mundo real de verdade, apenas a Matrix.
@@BobsonAntônioFerreiradosSantos Poderia escrever um livro aqui te explicando, mas vou só dizer que o Neo é só mais um programa criado para reiniciar a Matrix, e isso já aconteceu centenas de vezes, mas nesse específico, ele se rebelou, e que Zion não é o mundo real, é só mais uma das simulações de Matrix. Todos os personagens continuam presos na Matrix e em nenhum filme é mostrado o mundo real.
Bahia wins by sabonetada hahahaha
Caraca, eu imaginava q esse programa era ruim, mas pow, Superaram todas as minhas expectativas 🤢🤮
mas no John Wick o cara é um assassino, tu queria que ele chorasse as pitangas? Faz muito mais sentido ele ficar com raiva e centrado em matar a pessoa que fez aquilo (igual um caçador).
eu tbm escolho a azul e qualquer outra pílula é supositório
como que pode eu concordar tanto com o Bahia
Vc não entenderam nada! Erraram coisas básicas! As respostas estão nos filmes!
Esses dois nao tem gabarito pra ta ai falando de Matrix rs. Falaram muito e nao disseram nada.
O segundo e o terceiro filme sao um filme so (filmado de uma vez) que foi dividido em duas partes, foram lancandos no mesmo ano inclusive. Tem um livro que decodifica como diz o proprio prefacil todas as ligacoes e simbolismos com relegioes e afins. Deserto do Real eh nome do livre. Vale a pena.
O jogo Enter The Matrix, complementa a historia entre o primeiro e o segundo filme e tbm Animatrix, com algumas cenas que so se ve no jogo.
Tem um canal que chama Matrix Explained...nesse canal vc vai bugar!
Vcs não são românticos, pessoas românticas acho que gostam do romance da Trinity e Neo. Existe na Bíblia (2reis 4:34)uma história que o profeta Elias ressuscita uma pessoa com digamos um “Beijo” só que no caso não foi romântico! Esse filme é bastante cabalístico. E na Cabalá existe alma gêmea e eles ou elas, acredito eu, quiseram mostrar isso no romance deles.
Rabinos ajudaram a fazer esse filme. Por exemplo a cidade que se chama Zion, (em português, Sião)é uma palavra Ebraica onde o significado é terra prometida.
Vou parecer um idiota falando isso mas.... A mioria das críticas foram porque n entenderam a ideia do filme.
23:39 porque não destruir o cérebro das pessoas para usar a energia do cérebro...oi? kkkkkkk
Bahia é gay
Não recomendar esse canal