Será que o Bombeiro trabalha pouco? Uma análise da escala 24x72
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 5 ก.พ. 2025
- Em função de ter ouvido algumas pessoas dizerem que a escala 24x72 é "frouxa", resolvi fazer esta análise e verificar se realmente o bombeiro trabalha pouco (e folga muito).
......................................................................................
📚 COMPRE O NOSSO LIVRO E AJUDE O CANAL:
Livro: BEM-AVENTURADOS OS QUE ESTUDAM, PORQUE ELES SERÃO APROVADOS
📗 (E-book) No Google Play
play.google.co...
📗 (Kindle) No Amazon
www.amazon.com...
......................................................................................
Inscreva-se nos nossos Canais e curta nossos vídeos:
Coluna de Fogo (Assuntos Gerais; Canal do site colunadefogo.com)
/ colunadefogo
Jato Compacto (Assuntos de Bombeiros e Segurança em Geral)
/ @jatocompacto8398
Música de Fundo:
Jellyfish in Space de Kevin MacLeod está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (creativecommon...)
Origem: incompetech.com...
Artista: incompetech.com/
Me apaixonei por essa profissão de repente. Ainda vou ser uma, mesmo tendo a dificuldade que tiver. Essa profissão é linda. 😍❤
Conseguiu?
eu tambémmm
Passou no concurso??
Karen, atualmente vários concursos para bombeiro estão abertos, já conseguiu a sua meta? Muita sorte para você !
Está acontecendo isso comigo. Do nada eu fiquei com vontade de ser bombeiro, estou analisando e pensando em fazer concurso.
Amo a escala 24x72. Só de não frequentar o trânsito todos os dias e ter a oportunidade de passear em dias úteis já me conquistou de cara. Forte abraço!
Sou bombeiro de sp aqui e 24x48 vcs irmãos de farda são privilegiados por ter 72 horas de folga pois a minha primeira folga e sempre pra descansar já é segunda aí sim realmente é folga .
Mas o salário ai é maior também.
@@reidascapivaras6300 salário não é por hora é por estado, daí tem que ver quanto o RJ paga e quanto só paga
24x48 não é permitida mais
@@rheyderaredes6482 Agora é quanto?
@@Felipe_Levit12:36
Fico me perguntando como alguém passa trote para o corpo de bombeiros? Parabéns pela dedicação de vocês bombeiros!
Gostaria de ver agora um deputado ou um político desses.... , fazer um vídeo falando da jornada de trabalho deles e aposentadoria. Parabéns pelo vídeo.
Obrigado amigo... Bom, sua sugestão é bem difícil... rs. Abração e fique na Paz.
Muito bom esse vídeo,sou bombeiro da reserva BSB, quando eu incorporei, depois do curso a escala era 24x24 trabalhei uns 10 anos nessa escala,ser bombeiro militar é ir além de folga é doar seu tempo e vida pelas outras pessoas
Que Deus abençoe e proteja todos os Bombeiros do Brasil.
VÃO E VENÇAM.
Vocês são GUERREIROS.
Homens de honra.
Bombeiro uma profissão honrada, digna e necessita de muito carácter para ser um bombeiro!!! Por um Estado que honre os seus servidores!!! Excelente vídeo.
Se Deus quiser eu ainda fazerei parte desta instituição que é o bombeiro militar. porém em minas gerais. um dia ainda poderei salvar vidas como vocês. parabéns bombeiros Brasil!!!
Obrigado amigo! Fico na torcida por você. Grande abraço e sucesso.
"Fazerei" vai ser dificil viu.. primeiro vai ter q frequentar um cursinho forte de portugues
Pois é, em São Paulo o Corpo de Bombeiros trabalha 24x48, ou seja, 10 serviços no mês o que somados são 240 horas mensais trabalhadas. Muito se comenta que se ultrapassar as 220 horas mensais ou 44 horas semanais já enquadra em regime de trabalho escravista. A constituição federal de 88, a Carta Magna, protege o trabalhador (art. 7, Inc. XIII) de Abusos, porém, como é sabido, nada é feito ou alterado. Seguimos trabalhando em prol da sociedade. E quem deveria trabalhar em prol daqueles que lutam para salvar vidas nada o faz.
Olá, vcs continuam trabalhando 24x48 ou mudou?
Uau! Vídeo muito bem elaborado, totalmente esclarecido. Estou no caminho para ser Bombeiro Militar em SP. Aqui são 24x48. Com esse esclarecimento, dá pra ver que o bombeiro de SP trabalha muito!!!
Show.
Foco !
Hoje com essa diferença de 7000 horas trabalhadas, já ultrapassamos 5 anos de trabalho em relação ao cidadão, ou seja, nós BMs já trabalhamos mais de 35 anos em ralação à horas trabalhadas diante do cidadão.
Nós desempenhamos um serviço de alto risco, que deveríamos ser tratados como os trabalhadores de alto risco de acordo com Constituição Federal para reserva/aposentadoria que seria de 25 anos.
Verdade Sena. Isso dá mais de cinco anos na jornada comum. Obrigado pelo acréscimo. Lembre que cheguei a esse valor sem considerar os "extras". Na realidade é bem mais que isso. Valeu!!!
excelente explanação, parabéns Cap, temos que levar esses tipos de levantamento aos nossos representantes de classes para que os mesmos sensibilizem as autoridades políticas
Ok Edinho. Verdade. Mande para os seus contatos. Em algum momento vai chegar a quem precisa dessas informações. Obrigado. Tentarei fazer mais vídeos de alerta sobre a nossa profissão, sempre em clima de esclarecimento. Abração!
Grato pela explicação. Em breve vou ser convocado para o BM do Pará. (:
Excelente Explanação, parabéns Glauco. Gostaria de acrescentar uma observação, que acredito ser do conhecimento de toda comunidade onde o Bombeiro reside: "NINGUÉM DEIXA DE SER BOMBEIRO NA FOLGA". Nós não deixamos nossa profissão jamais, só mudamos de farda. Um abraço, que DEUS abençoe a todos.
Sinceramente essa escala e maravilhosa pra mim siguinifica qualidade de vida. 👏
Sr Capitão,muito bom, é difícil fazer os outros entenderem o quanto nós trabalhamos, SALVAR!!!
O trabalho de vocês é muito importante, eu reconheço isso e a sociedade e governo deveria fazer o mesmo.
Obrigado Carlos. Fico muito feliz com seu reconhecimento! Um grande abraço e fique na Paz amigo.
Instrutor, explanação muito sábia. Vamos divulgar esse vídeo pra mostrar pra todos que não temos regalias e sim estamos num momento de recuperação. E tomara que esse vídeo chegue até as autoridades.
Fala Junior. Bom te ver. Gostaria muito que este vídeo chegasse às autoridades. Na verdade eu ficaria um pouco envergonhado, rs, porque fiz às pressas, poderia ser melhor, rsrs. Bom, vamos divulgar. Seria uma boa que homens com poder de decisão conhecessem nossa realidade. Pretendo ainda fazer um vídeo destacando a parte operacional. Abração irmão e fique na Paz.
Boa Noite ! Sou condutor de ambulância em Minas Gerais. Minha escala é 24x48, sendo que faço 24hs de plantão e depois 48hs de sobreaviso e voltando para 24hs de plantão e ai depois desta jornada entro nas 48hs de folga.
Ótimo vídeo, escala de 24/72 é uma briga que demorou mas se concretizou no estado de Rondônia, mas em períodos de seca ,como este ano, teve que voltar a 24/48 mas vai voltar a 24/72. Mesmo assim está longe de alcançar a escala de nossa cor irmã a PM de RO que chega a ter uma escala de 12/24-12/72 que dá 24/96, bem são serviços distintos mas não custa sonhar!
Aqui no Rio, em caráter excepcional, é utilizada a 24x48, mas é muito raro e perfeitamente aceitável, em função de situações específicas e importantes que demandam um efetivo maior. Complicada é a situação dos nossos colegas de outros estados que permanecem na 24x48 como padrão. Realmente é muito desgastante.
Excelente Vídeo, no meu estado (PR) infelizmente ainda fazemos a escala 24x48 e concordo plenamente com o Sr. sobre cada aspecto que justifica a adoção da escala 24x72.
É amigo K Fire. A escala 24x72, por si só, é muito boa. Mas sabemos que há muita coisa entre um serviço e outro. Fui bem superficial na minha abordagem. Não quis ofender ninguém, nenhum trabalhador, apenas mostrar que nesta escala, que parece folgada, o bombeiro trabalha muito.
Ótimo vídeo Sr Capitão, parabéns e obrigado por defender nossa classe. 2° Sgt BM Faria, Minas Gerais.
gostei muito da explicaçao , e fico muito satisfeito em saber que tem alguem preocupado com horario de 24h , imagina aqui em sao paulo que sao 24 x 48 , calculo simples em 30 anos de serviço comparando com horario administrativo de 8h, trabalhamos 06 anos mais , sera que ninguem ve isso ,
Muito obrigado pelo conhecimento passado!
Parabens cap excelente explicacao
MUITO INTERESSANTE O VÍDEO!
Excelente vídeo capitão, tirou todas as minhas dúvidas, um abraço!
Realmente sua análise foi bem esclarecedora. Parabéns!
Espero que os governantes possam ser mais justos com os militares e competentes quando discutirem sobre a reforma previdenciária!
Obrigado Sara. Que bom que o principal objetivo, que é esclarecer, foi alcançado. Fiz o vídeo bem rápido e não sabia se me faria compreender. Um outro amigo me disse pelo zap que é uma pena que esse vídeo não será visto por políticos, porque não é do interesse deles. Eles entenderiam melhor nossa realidade. E olha que eu deixei de falar muita coisa para o vídeo não ficar muito longo. Abração e fique na Paz.
Bem complicado amigo Francisco. Mas creio que vá melhorar. Como eu disse em outros comentários, tentarei contribuir criando um vídeo com a escala 24x48 para esclarecer a situação. Abração.
antonio carlos ,você esqueceu que o serviço começa nos dias de semana(expediente) as 06:45 educação física ,na hora do almoço se "bradar" o bombeiro deixa de almoçar(larga o prato de comida) e vai para o evento podendo em alguns casos voltar ao quartel horas depois e ficando sem almoço e também muitas das vezes ficam em eventos depois do horário perdendo sua folga.
Parabéns pelo vídeo...muito explicativo...
Parabéns!!! excelente alerta!! já compartilhei com quase todos meus contatos! vamos alertar enquanto há tempo.
Valeu José Antônio. Muito obrigado. Estamos juntos nessa luta. Tentarei fazer mais vídeos assim. Grande abraço e fique na Paz.
Excelente explicação professor, por favor me ensina fazer esse calendário.
Muito bom e explicativo o seu video amigo. Obrigado por isso.
É capitão, sou BM do estado de SP e aqui ainda estamos em regime de 24x48, e eu já fiz uma continha básica sobre a nossa escala comparado a um expediente de 8h.
No 24x48 nós trabalhamos 10 serviços por mês, em um ano temos 120 serviços que dá um total de 2880 horas que dá para distribuir 8 horas em 360 dias, tendo 4 ou 5 folgas no ANO!!!!!
Pqp! Meu pai trabalhou na 24/ 48 por toda a vida aqui em MG, quando aposentou a escala mudou kkkk para 24/72.
Mas está bom, depois dos excelentes serviços prestado aposentou a cuida da saúde e vive tranquilo.
muito bom e esse vídeo , explica direitinho,tem muitos que não vai entender pq alguns não sabem fazer a matemática " *nao estudaram ou são aprovados automaticamente nesse governo Pt* " gostaria que mostrassem tbm a escala dos guarda vidas do Rio de Janeiro Pois ja ouvi diversas vezes que não fazemos nada. obrigado a todos e abraços abraços todos os guarda vidas do 3 do Rio de Janeiro
Rsrsrs... já ouvi isso dos Guarda-vidas amigo Washington. Servi no 2º GMar por quase 5 anos e conheço bem a realidade. Vou tentar fazer o vídeo. Um por um no verão e dois por um no restante do ano... fora a quantidade absurda de salvamentos, treinamentos, grandes ondas, crianças perdidas, brigas de banhistas, bêbados, intempéries, câncer de pele... E tem gente que consegue enxergar uma vida fácil... rsrs...
Pois é amigo, temos que conviver com isso infelizmente pois é, a realidade de como é o nosso trabalho so sabe quem está lá, só passando por para saber a realidade.
E infelizmente os heróis são outros, a atenção vai para outro lado. Abraços
é... sei disso... mas se depender de mim, muita gente vai saber que trabalhamos muito. Estamos juntos nesse propósito. Abraço.
Muito bom! Pura realidade que muitos desconhecem...
Orgulho de todos vocês 🥰🥰🥰😍
Na folga, pode ser convocado.
Pode sim
Seu trabalho é muito importante vc é um éroi 👏👏👏👏
Como foi dito no vídeo... Essa escala é em condições normais... Durante a tragédia em Nova Friburgo por exemplo, ela foi 24/72, sendo 3 dias de trabalho por um de folga durante mais de 60 dias. Em outras ocasiões 24/24 etc. O 24/72 é a escala mínima.
Verdade Alexsandro. Este vídeo foi só o resumo do resumo. Nossa situação é bem mais complexa. Eu não quis abordar outros pontos para o vídeo não ficar muito longo. Mas acho que o que está aí já dá pra ter uma boa noção da realidade. Mas você está certo, já trabalhei 87 horas em uma semana, em uma oportunidade que resolvi contabilizar as horas trabalhadas. Um grande abraço e obrigado pelos comentários.
Seu vídeo foi ótimo, a galera está compartilhando. Abração
Valeu!!!
Esses 3 dias de folga que caem no sábado e domingo, não são uma compensação adequada às 24 horas de trabalho, afinal, não se trabalha de graça. Assim como imagino que não fique de graça quando se trabalha 24x48. Então, há alguma compensação/adicional no salário no mês que acontece isso?
Olá Cap Glauco, excelente vídeo demonstrativo, parabéns. Meu nome é Claro Neto, sou praça no Corpo de Bombeiro da Policia Militar do Estado de São Paulo, e aqui como o Sr já viu nos muitos comentários sobre sua postagem, a escala do bombeiro é 24/48. Eu também sou estudante de Direito, e estou a desenvolver um trabalho, onde abordarei como assunto a inconstitucionalidade da escala 24 por 48, lógico que farei isso de forma discreta e sem afrontar a deontologia da nossa gloriosa instituição. Mostrarei apenas fatos que provam a inconstitucionalidade, ou seja, fora dos parâmetros determinado pela nossa CF/88. Seu vídeo será de grande avalia nos meus argumentos, no entanto estou encontrando algumas dificuldade, principalmente no que versa sobre doutrinas, tendo em vista se tratar de leis especiais e de jornada especial de trabalho (militar). Gostaria de saber se posso fazer um segundo contato (por e-mail ou por outro canal de comunicação de forma direta) com vossa senhoria, pra trocar umas ideia sobre o assunto e assim eu enriquecer meu trabalho com novas ideias, sugestões, dentre outras.... Deixo aqui meu muito obrigado, Att: clarocostaneto@gmail.com018-991697739 Whatsapp
OK amigo. Tô fazendo contato pelo zap. Verifique lá.
Sou Bombeiro também. Sinto falta da escala de 24x72. Reconheço seus argumentos, e sei que a rotina da profissão é muito dura. Mas ainda sim a escala 24x72 é a melhor jornada de trabalho que existe (inclusive em relação ao cidadão comum) pois no seu vídeo o Sr. mão levou em conta que na jornada de 24 horas os horários das refeições e descansos relativos também estão inclusos, ou seja, não são 24 horas de trabalho corrido (exceto em ocorrências de grande vulto). Já o trabalhador tem geralmente uma rotina de 8 horas com intervalo para o almoço e que não é como se estivesse trabalhando, como no caso dos Bombeiros. Mas é claro, a única desvantagem são os finais de semana e festas de fim de ano, mas ainda sim tem fila em qualquer quartel por esta escala.
Qual o seu estado?
A, meu amigo... Mas nem ouse o senhor dizer que o trabalho de um militar, principalmente o de um bombeiro militar, pode em alguma instancia se comparar com o trabalho de um cidadao comum. Vamos citar um exemplo: o trabalho de vendedor de loja. E serio que quer fazer algum tipo de comparacao? Ouso falar: se colocasse apenas 10 minutos do trabalho de um bombeiro militar, levando em consideracao o desgaste fisico, a exposicao a riscos e as questoes psicologicas envolvendo a profissao, so ai deveria contabilizar como 2 ou 3 horas a mais do que um trabalho comum. Se o senhor e bombeiro, entao por favor: nunca mais compare o exercicio da profissao que exerce um bombeiro em relacao a qualquer outro trabalho comum. Com todo respeito a todas as profissoes que tenho, mas nenhuma profissao se compara a de bombeiro. E por tudo o que se faz em exercicio a mesma, horas incontaveis existem a mais do que qualquer outra. Fora que em trabalho comum muito se folga, mesmo em exercicio da profissao. Exemplo o vendedor: o cara so fica parado, esperando um cliente entrar para vender-lhe algo. Enquanto isso, um bombeiro militar tem que entrar no mar, e as vezes nadar quilometros, encarando mar bravio. Nem mesmo em engenharia hoje em dia se faz tanto esforco, pois tudo e automatizado. Quer erguer uma viga? Aperte um botao. Salve a mao de obra, que e a que mais se exercita. Ainda assim, nem de longe se compara ao desgaste fisico e psicologico de um bombeiro ou de um soldado e policial em exercicio da profissao. Tanto e que, honra ao merito e medalhas nao sao dadas a um vendedor de legumes, com todo respeito que tenho por quem o faz. Mas medalhas so sao colocadas no peito de bravos homens, os quais abdicam de tudo para si, para viver para defender os patrimonios e compatriotas do seu pais, se expondo a perigos com coragem. Entao, nenhuma profissao pode se comparar a carga horaria, a exercicio fisico, psicologico e estressante como a rotina de trabalho de um militar.
@@aryyahha-kodesh1417 Existem muitas outras profissões estressantes comparadas aos militares ou aos bombeiros, por exemplo, os profissionais do Samu, pronto socorros, usina metalúrgicas. O trabalho de um motorista de ônibus de grandes cidades é muito estressante, guarda municipais também estão fazendo serviço de polícia, também tem os agentes penitenciários.
Sim, tem nem comparação, muito melhor fazer um plantão com intervalos para comer, descanso, alojamento, tudo certinho e depois folgar 3 dias seguidos do que bater cartão 8h da manhã, chegar em casa 18h estressado e cansado a noite. Você não consegue produzir praticamente nada, tem somente cerca de 4h disponíveis, dorme e daqui a pouco novamente a mesma rotina
@@stefanmachado10 concordo, todos.tem seu valor, e merecem que isso seja refletido na forma salarial justa!
Aqui em Brasília também são 24x72h e as vezes na 2 folga tem escala extra. O converno está querendo que a aposentadoria seja com 35 anos de serviço. Só a💀
Obrigado Alex. Pra nossa realidade, os 35 anos fica impraticável. Lembro que no meu vídeo eu não detalhei (apenas mencionei) os serviços extras, que aumentam em muito nossa jornada. Espero ter ao menos aberto as portas do esclarecimento e ter demonstrado que trabalhamos muito.
Entendi o raciocínio e vejo com trabalhoso é a profissão ! Mas eu trabalho em um mercado de segunda a sábado das 8 as 7 da noite que dá um total de 234 horas de serviço e a pessoas que trabalham bem mais que eu . Quem quer mais tem que fazer mais ! Abraço
Compara essa carga horária com um militar do exército, após o serviço segue expediente normal, sem folga e sem constância tbm, além das missões comuns e constantes
militar do exercito é bem pior
Excelente vídeo!
Esclareceu todas as minhas dúvidas 😉👍
Parabéns pelo vídeo Glauco. Imagino o tando que vocês ai do Rio de Janeiro trabalha dá meu abraço ai a todos do CBMRJ
Sgt CRISOSTOMO
CBMDF
Pode deixar Crisóstomo. Recebo e repasso o abraço a todos os meus companheiros do RJ. Um grande abraço ao colegas do DF também. Tenho muito carinho por vocês. Tive o prazer de cursar Produtos Perigosos aqui no RJ com a Ten Lorena, Cb Motta e Sgt Erivan, grandes profissionais do DF. Um grande abraço a todos!
abraço
Sou bombeiro aqui no Paraná. A nossa escala aqui ainda é 24x48. Trabalhando em dois no ABTR e em dois na ambulância, isso quando não trabalha em posto que é guarnição curinga.
Excelente vídeo!!! Parabéns
Obrigado Letícia.
Olá Cap Glauco Machado, meu nome é Claro Neto, Sd PM no Bombeiro Militar de SP. Gostaria de lhe dar os parabéns pelo vídeo demonstrativo. Ele veio a meu conhecimento através de um Grupo de Whatzapp. E como deve ser de conhecimento de vossa senhoria, aqui em São Paulo a escala ainda é 24/48.
Mas o motivo do meu contato não é só pra agradecer e elogiar se vídeo. Estou me formando no fim do ano em Bacharel Direito, e peguei este assunto como tema do meu TCC.
No entanto estou encontrando algumas dificuldades, principalmente no que versa sobre doutrinas, exceto conceito de Jornada de Trabalho. Seu vídeo vai me ajudar muito na minha tese, onde defenderei a inconstitucionalidade da Escala 24/48, lógico que farei tudo dentro da deontologia militar, sem afrontar a nossa gloriosa instituição.
É possível fazer um novo contato com você a respeito desse assunto?
Grande abraço
Att: Claro Alves Costa Neto
clarocostaneto@gmail.com
Boa capitão! Se puder, faça um vídeo igual a este mas com a escala de SP. 24 x48! Grande abraço
Boa ideia Thiago. Vou tentar. Certamente que a discrepância vai ser bem maior. Abração.
Esses 3 dias de folga que caem no sábado e domingo, não são uma compensação adequada às 24 horas de trabalho, afinal, não se trabalha de graça. Assim como imagino que não fique de graça quando se trabalha 24x48. Então, há alguma compensação/adicional no salário no mês que acontece isso?
Gostaria de entrar em contato com o Sr, sou Sargento do Bombeiro de SP e estou fazendo um trabalho de conclusão de curso e precisaria da norma que regulamenta a escala de 24X72
Oi amigo. Envia seu número por mensagem no direct do Instagram @glaucorochamachado
Parabéns Capitão!
Infelizmente não temos o costume de detalhar os bônus o ônus, o senhor foi muito feliz em sua colocação.
Deixo aqui minha continência!
Muito obrigado David. Vou tentar criar o hábito de produzir vídeos assim, para detalhar ao máximo o bônus e o ônus, rs. Retribuo seu comentário com a minha continência! Forte abraço e fique na Paz amigo.
Muito bom vídeo, acho q no final as 8 horas do dia 7 de setembro do cidadão voltaram... mas o vídeo ilustra perfeitamente o que é trabalhar 24x72! show
Cara, é verdade! Eu tirei o feriado e na continuação do vídeo coloquei de volta. Excelente observação. A diferença neste mês é ainda maior! Mas como o feriado não é regra, e este mês é só um exemplo, os valores finais continuam significativos. Muito obrigado mesmo, um detalhe que eu não lembrava da gravação.
Sou do tempo dos cascudos,79 nesse tempo 24 por 48 e instruções várias vezes na segunda folga rendição de serviço quase meio dia, mas 24por72 é a justa escala , só que o país é dos políticos qual é a escala deles e qual o salário.
@@baltasarbaia6519Graças a Deus melhorou. Sendo bem sincero se fosse 24x48 nem a prova eu teria feito, é uma escala muito injusta e prejudicial a saúde mental e física do militar, e pelo menos pra mim nao tem dinheiro no mundo que pague meu bem estar, e momentos com a família.
OO amigao, faz ai daqui do PARANÁ em que trabalhamos 24 x 48 !!!!!!!!!
show comando!!! esqueceu de citar os progs compulsórios rsrsrs
Obrigado pela lembrança Paulo. Deixei de citar muita coisa. O foco não foi criticar, rsrs, foi só mostrar que a escala 24x72 não é "frouxa", como alguns andam pensando. Valeu pelo comentário amigo. Grande abraço.
realmente o paisano acha que é uma escala frouxa
sem contar as escala extraordinário e expediente que são considerados serviço
Isso sem contar que o bombeiro do estado de São Paulo trabalha 24x48, um absurdo em relação a outros Estados, triste realidade na corporação Paulista.
Esses 3 dias de folga que caem no sábado e domingo, não são uma compensação adequada às 24 horas de trabalho, afinal, não se trabalha de graça. Então, há alguma compensação/adicional no salário de tal mês?
Então se eu for colocar a escala que eu trabalhei por muitos anos no serviço operacional, que era de 24 por 48 horas, vou ter trabalhado mais que o dobro das pessoas normais, e ainda tem uns engraçadinhos amigos meus, que falam que trabalhava pouco. Sem falar que tínhamos que cumprir umas 3 escalas extras por mês não remunerada, ainda bem que hoje esta escala acabou aqui no Estado de Goiás, atualmente nossa escala é de 24 por 72, igual ao do vídeo. mesmo com os problema, porém é muito melhor que a antiga. Valeu capitão pela bela explanação, vou usar ela pra divulgar nos meus grupos de zap, entre os colegas.
Realmente, a escala 24x48 é bem mais desgastante, com muito mais horas trabalhadas. Que bom que aí já mudou. Alguns estados ainda não. Divulgue sim. Tentarei fazer novos vídeos. Grande abraço.
IMAGINEM NÓS EM SANTA CATARINA QUE FAZEMOS 24 48, vergonha total e descaso das autoridades, efetivo super reduzido, acumulo de funções etc.... e ai??? é escravidão total....... MUITO BOM O VÍDEO PARABENS
Obrigado pelo comentário amigo. Creio que a mudança para a 24x72 é uma questão de tempo. É desgastante, mas é o mais justo que temos. Já a 24x48 é realmente exaustiva e precisa ser repensada.
Boa tarde, tenho dúvida quanto a essa escala. Quando estão nesse plantão 24h como fazem pra ficar as 24h acordado ? Ou pode tirar um cochilo pra repor as energias ?
Bombeiro trabalha 24 horas?, ele fica 24 horas a disposiçâo de alguma chamada, o que fazem durante esse tempo?
Aqui no DF e 24x72 mas eu prefiro trabalhar de seg a sext mesmo, pra quem mora perto do trabalho não é ruim, ainda mais que o dia passa logo, nas 24 horas se vc puder dormir a noite compensa, mas nem sempre dá
Que mundo é esse que o trabalhador n trabalha aos sábados? kkkkk
Isso ai é um mel...
No exercito vc trabalha o expediente normal e tira serviço 24h sem folga, tendo que cumprir o expediente mesmo saindo de serviço ou seja trabalhando 32h seguidas sem ir embora e no outro dia indo trabalhar novamente 7h da manha em forma.
Um calculo rapido:
trabalhava 8 horas por dia x 17 dias mensais = 136h
mais 5 seviços por mes x 24h = 120h
totalizando um total de: 256h mensais :)
vd mn.Vc quer comparar uma pessoa que estudou para passar com outra que só se alistou?Tem ser um mel msm pra quem estou.
Faz mais vídeos sobre a CBMERJ
Muito bom, faz as contas com nós, Bombeiros de São Paulo, onde ao invés de 24x72, trabalhamos 24x48, o que totaliza 240 horas num mês de 30 dias e 264 horas num mês de 31, fora escalas extras 😉
Em São Paulo não tem Escalas Extras, muuuuuuito raro. Pelo menos no 1GB não.
Vou tentar Ivan. Outros amigos de SP também pediram nos comentários. Estou meio sem tempo no momento, mas prometo que vou dar o meu melhor para ajudar vocês.
Ainda bem Renato... rsrs... 24x48 com extras é "inumano" como diz um instrutor meu.
Em São Paulo,
CB x Policiamento
Policiamento trabalha 12h x 36h
Ou seja, descansa 3x o período que trabalhou.
CB trabalha 24h x 48h,
descansa 2x o período que trabalhou.
Primeira e enorme diferença.
Agora vamos às horas.
O CB trabalha em média, 10 serviços de 24h por mês.
(24h x 10dias = 240h/mês)
O Policiamento em média de 15 serviços de 12h por mês.
(12h x 15dias = 180h/mês)
Então:
240h - 180h = 60h
(O CB trabalha 60h/mês à mais que o Policiamento)
No ano isso fica assim:
60h x 11meses = 660h (sem contar 1 mês de férias)
Transformando em dias:
660h ÷ 24h = 27.5
Quer dizer, o Corpo de Bombeiros trabalha quase um mês à mais que o Policiamento. E isso em 30 anos de serviço? Quase que 30 meses à mais. Com mesmo salário e mesma aposentadoria.
Por isso acho mais do que justo, a escala de 24h x 72h no Corpo de Bombeiros.
Quem falar que essa escala é pesada nunca serviu ao exército brasileiro...
E para bombeiro músico? Já ouvi dizer q é diferente, que o músico ñ tem folga, e é de segunda a domingo🤔. Eu gostaria muito dessa carreira, mas tenho família e assim não dá.
Como é a escala de quem é Guarda Vida (GMAR) ?
Boa noite Yuri. Em geral, os GVs concorrem a escala 1x1 (serviço de 12h) no verão, e 2x1 (serviço de 12h) no restante do ano.
sou bombeiro militar em sp , gostaria de saber o caminho para nos adequar na escala de 24x72. pois fazemos aqui uma escala escrava de 24x48 trabalhando em media 6 anos mais que o setor administrativo
Quando será q tem concurso de novo no rio de janeiro do corpo de bombeiros?
por aqui o comum é escala 24x48h mais ➕ expediente todos os dias de 6h (tfm,etc) ➕ escala extra de 6h que aparece toda semana
É Jader... situação difícil. Mas vamos ter paciência. Já trabalhamos no RJ na 24x48 e mudou, ajudando nossos militares. A mudança de vocês vai chegar. Abração e obrigado pelo comentário.
Em SP, o CBPMESP faz escala de 24x48.... aumenta mais ainda.
Verdade Eder. Como um outro companheiro de SP pediu nos comentários, tentarei arrumar um tempinho para fazer um vídeo com a escala 24x48, para termos uma noção da gravidade. Abraço.
Coluna de Fogo obrigado! Aqui temos infelizmente um efetivo bastante defasado, apesar de eu crer que isso é um problema geral, de todo o Brasil. Mas a nossa jornada de trabalho mensal pode ser de 240horas até 264horas!!! Algumas prontidões (equipes de serviço) tiram de 10 a 11 serviços mensais. Não há a menor previsão de mudança.
Agora coloca o tempo de arrumar, se deslocar ao serviço e de voltar para casa em todos os dias da semana para um trabalhador comum e verá a mágica. Pode colocar aí na média 30 minutos pra arrumar, 30 minutos pra ir e 30 minutos pra voltar. É 1:30 por dia de serviço. Então, sim, existe vantagem na questão do tempo dedicado ao trabalho
Faz o seguinte, estuda !! Nem precisa ser muito, a prova não é lá tão difícil, assim você vai ter esse grande benefício que você acha que é, tal folga, lembrando que dependendo do seu serviço no paisano, você com certeza nao tem nenhum fator emocional, nem físico no decorrer do serviço, mas se é mamata estuda e entra po !
@@todefolga2444 Já estudei, camarada. Fiquei na posição 36 do resultado preliminar da prova objetiva. Com a redação e o TAF acho que dá pra ficar entre os primeiros. Mas o meu foco mesmo é o CFO, que vai ter prova dia 13 agora. Chance grande de passar 💪🏽
Prova pro CFO dia 12*. Cbmmg
@@felipesales7457 parabens 👏👏👏👏
Realmente aqui no rio o tempo de deslocamento é muito grande principalmente na volta, pra muitos trabalhadores ultrapassa facilmente 2 horas de deslocamento
muito bom o vídeo! sou BM em SC e s nossa escala é 24x48...
Obrigado Richard. Fiquei sabendo da escala de vocês. Acredito que vá mudar pra a 24x72. É uma questão de tempo. Nossa mudança foi bem tranquila.
Eu sou apenas um adolescente, mas meu sonho e ser bombeiro militar, desde quando eu era pequeno, eu quero saber quando como faso pra fazer o curso?
Eu sou de Recife.
alguem sabe como é a escala para o mestre de lanchas? é a mesma dos guarda vidas?
excelente!!! 👏👏👏
Obrigado Tiaguinho. Sei que a filmagem não ficou das melhores, mas acho que o objetivo de esclarecer o assunto foi atingido. Por gentileza, se achar por bem, compartilhe com nossos amigos bombeiros. Abração.
Muito bem explicado!
Com respeito ao vídeo e ás opiniões de todos os colegas, deixo aqui alguns esclarecimentos sobre escalas de serviço de um cidadão comum. Praticamente todas as pessoas que folgam o sábado, já pagaram por ele durante a semana, incluindo 48 minutos a mais na sua jornada diária. A hora do almoço não está inclusa dentro das 8 horas trabalhadas. Então um cidadão que trabalha pagando o sábado, não trabalha 8 horas por dia, mas sim 09:48 (nove horas e quarenta e oito minutos). E o que normalmente acontece, é que em muitos casos além de trabalhar pagando o sábado, o funcionário é obrigado a trabalhar o mesmo em regime de hora extra. Então Capitão, se o senhor acrescentar em sua planilha mais 01:48 minutos de segunda a sexta e mais 08:48 minutos no sábado, verá que o resultado final irá saltar de 176:00 (cento e setenta e seis horas) para 242:48 (duzentos e quarenta e duas horas e quarenta e oito minutos) por mês. Em 1 ano descontando o mês de férias temos a soma de 2667:28 ( duas mil seiscentos e sessenta e sete horas e vinte e oito minutos). Em 35 anos: 93354 (noventa e tês mil trezentos e cinquenta e quatro horas). Não estou aqui para falar que o Bombeiro trabalha pouco, mas que ele trabalha menos que um cidadão comum, isso é fato. Forte Abraço!!!
Davidson Fernando obrigado pelo comentário, mas se você prestar bem atenção ao vídeo vai perceber que levamos em consideração somente a escala regulamentar (24x72). Se levarmos em conta todas as peculiaridades, como serviços extraordinários (escalas extras em grandes eventos e a famosa "necessidade de serviço) e os socorros extraordinários (deslizamentos de terra, fogo em vegetação, buscas... que empenham bombeiros por dias seguidos), formaturas, representações, reuniões e solenidades, fora dos horários regulamentares, além dos treinamentos, visitas técnicas, manobras, sobrevivência... etc, etc e etc... a carga horária se demonstra absurdamente alta. Mas não tivemos a intenção de apresentar todas as nuanças e particularidades da profissão, até porque somar toda essa carga extra é impossível, visto que não há controle em qualquer instituição militar e varia de unidade para unidade.
O intuito foi tão somente provar que ESTA ESCALA DE 24x72 não é o que alguns desinformados pensam, e por si só já contém uma carga horária considerável.
Espero que agora tenha ficado mais claro.
Ok! Abraço!
Olá! Estou prestes a participar do concurso para Bombeiro Militar aqui no Estado de Santa Catarina e a minha duvida é se escala de 24/72 varia de acordo com cada estado ou se é a mesma para todos, no caso aqui de SC seria essa escala?
Sou Bombeiro Militar aqui no Mato Grosso do Sul e aqui nossa escala é 24x48, vcs que teem a escala na 72 são privilegiados. O BM aqui do estado está em uma involução terrível! Infelizmente!
Moro em Belo Horizonte meu maior objetivo para a vida e me torna profissional do Corpo de Bombeiro Militar, não vizualizo esta profissão, por motivo que a carga horária de Bombeiro seja menor do que as outras "Profissões" ou então estabilidade que a profissão trás . Embora isso seja importante, maior motivação salvar vidas e o principal, creio que cada ser humano vem neste mundo para cumprir um proposito, não importa qual seja, considero que profissões como de Bombeiros Militares, Policiais,Guardas Municipais etc . São profissionais quem levantar e o proprio Deus, pois qualquer autoridade e constituidar por ele, não e para qualquer um exercer esse papel, muitas das vezes sacrificar a propria em prol do próxima . Portanto não e pra qualquer um é so para aqueles que realmente tem o preparo e a capacidade para isso .
Paulo César Nascimento Belas palavras amigo. Obrigado. Espero que consiga seu objetivo. Abraço e fique com Deus.
Só falto dizer que é para os corrupitos tambem...que pelomenos aqui ém sao paulo tém de sobra kkkkkk.
Imagina uma escala dessas pra motorista de ambulância!!! É pra se lascar !
Eu por exemplo trabalho mais.. Pq cumpro expediente, escala, e escala no mar. Onde vc está trabalhando até chegar no destino, e logo depois serviços de porto em escalas.. Por isso a vontade de trocar de força.
Vídeo Bom, mas vc esqueceu de mencionar o detalhe da hora noturna que é de apenas 52min30seg. Isso faz com que o resultado final seja bem maior na contagem das 24 horas
Tenho 16 anos e tô no último ano do ensino médio , ano q vem quero fazer um concurso para o corpo de bombeiros
Foda man, vc faz 17 ainda esse ano?
entao que dizer que posso ter 2 trabalho
Sabe quando vai ter concurso no RJ ?
Existe outro tipo de escala?
Caso um bombeiro queira fazer uma faculdade? Isso só seria possível com outro tipo de escala.
OBS: falo de um curso presencial.
to começando a repensar se eu realmente tentarei o concurso pra bombeiro agora kkkkkk,mas uma pergunta,quem e que tem que lidar com a burocracia,soldado ou oficial?????
Todos trabalham nessa escala ? Tanto Oficial como Praça ?
TB queria saber
Acredito que a melhor escala para bombeiros deveria ser 12x36 pois favorece a eficiência do trabalho. Imagina só você ter uma ocorrência faltando meia hora pro expediente acabar e ficar 30 , 40 horas ininterruptas? Sem contar que favorece a rotina saudável de ser humano. Não acho sensato usar uma desculpa como "mas bombeiro tem de estar pronto para tudo e fazer sacrifícios" se alterações podem ser feitas para deixar tudo mais eficiente.
Uma dúvida, na pratica, o que faz um tenente e o que faz um soldado? Leio só teorias , queria saber na pratica pois sei que é diferente..
Cara, hj em dia esse 24x72 ainda está valendo?
É possível dormir durante o plantão? Ou fazer atividades alheias ao serviço como ler livros diversos, assistir vídeos de interesse próprio no celular.. etc? Parabéns pelo vídeo.
3 por 1 e sem precisar cumprir expediente depois do serviço é uma uva.
No exército estou 2 por 1 e quando saio do serviço ainda vou cumprir expediente totalizando 32 horas de trabalho ininterrupto para apenas 40 horas de descanso.