Agora é só falar de cada um dos índices, as vezes ele leva outros nomes como “facilidade de fazer negócios”. Tem da OMC, da OCDE, da ONU e do banco mundial. Seria interessante fazer de cada um deles já que em todos essa mesma história se repete.
O que eu não entendi é o porque dos paises com maior facilidade para fazer negocios são os paises que enriquecem tremendamente. (que é uma coisa concreta e que qualquer um pode averiguar, e não depende do quao desenvolvido o pais é, ex: rapidez para abrir uma empresa, liberdade para negocios operarem sem burocracia e regulamentação. No brasil demoram meses para abrir uma empresa, na Singapura vc abre em um dia, em menos de 1h)
O problema não é estático. Não basta ver como o país está hoje. Tem que ver como ele enriqueceu e entender esse processo. É muito fácil para um país desenvolvido e rico ser extremamente liberal, pq eles já estão no topo. Agora, para um país emergentente ser totalmente liberal, ele não vai prosperar, pois vai ser aniquilado pelas empresas estrangeiras que já estão desenvolvidas. A competição é injusta nesse caso.
3 ปีที่แล้ว +10
Sobre Singapura: www.paulogala.com.br/estado-e-mercado-no-incrivel-sucesso-de-desenvolvimento-economico-de-cingapura/
O triste é ver que esse vídeo tem 52 comentários no momento em que estou postando. Qualquer vídeo superficial e que trata economia como solução mágica já teria centenas ou até milhares de “especialistas” interessados. Infelizmente a burrice sempre anda mais rápido.
N precisa ter doutorado em economia pra saber que no brasil é extremamente burocratico ter um negocio, enquanto em alguns paises se tem uma facilidade maior
Eu vi no crítiterios do índice são: eficiência jurídica, consolidação da lei e do governo, tributação, infraestrutura, liberdade de negócios, burocracia, salários, IDH, PIB percapita. Que não tem aver com negócio
Quando eles citam liberdade de fluxo trabalho, acredito que seja para os habitantes, os caras do vídeo entenderam como liberdade para estrangeiros trabalharem lá, isso ficou esquisito...
Parece que ainda não entenderam o que é um índice. As críticas são limitadas a questões pontuais, que até mesmo os criadores do índice sabem (tanto que nenhum país tem nota 100). O índice só vai ser bom quando "bater" com as convicções deles.
"Parece que ainda não entenderam o que é um índice." Quem n entende um índice é vc, que só papagueia o que os liberais de youtube falam e nem vê que se os caras falam tem sentido.
"As críticas são limitadas a questões pontuais, que até mesmo os criadores do índice sabem (tanto que nenhum país tem nota 100). " Essas "questões pontuais" conseguem naufragar essa mentira aí.
Antes tinha um tal de "Spotniks". Viviam citando esse índice de liberdade econômica. Também era recorrente citarem o "imposto é roubo". 99% dos seguidores gostavam de escrever que "primeiro eu curto e depois eu leio" (acho que só curtiam e depois ficavam com preguiça de ler). Curiosamente o site saiu do ar alguns meses depois da queda da Dilma.
Precisamos definir o que são "ideias radicais". Quando taxamos alguém de radical estamos sendo "preconceituosos", como diz a extrema esquerda brasileira, porém esses radicais não se consideram assim: são progressistas, intelectuais que tem excelentes ideias do que fazer com o dinheiro alheio. Estamos em uma época que tudo é radicalismo. Qualquer pessoa que discorda desses ideias pregados pelos "democratas e progressistas: é tido como radical. A esquerda condenou toda a América Latina à miséria.
Uma medida geral é justamente para disciplinar o debate. É fundamental criar um índice que considere um grande número de fatores, muitos países e que seja comparável no tempo. Senão os pesquisadores vão citando casos de países, momentos históricos conforme a conveniência. Se o caso de um país corrobora minha teoria eu cito, se não favorecê-la eu desprezo.
O nome desse método científico é materialismo histórico-dialético e é importante para mostrar se o discurso reflete a prática. Economia sem história é álgebra, e esse índice de liberdade econômica é só um conjunto de fórmulas matemáticas com critérios questionáveis.
Começou bem, mas concluiu o vídeo com uma afirmação sem dar explicações. "Não vamos conseguir isso dando as pessoas uma estrutura de incentivos de alta liberdade." Por quê não?
Só de existir um índice de uma fundação de bilionários libertários, já não é para se dar toda credibilidade, outra coisa, olha o Brasil dos 30 a 80, foi liberdade de empreender?
Na verdade esse ja foram usados em 700 estudos academicos entre eles world devevolment,european politique economic é world economic É mais de 60% dos trabalhos concordaram que liberdade economia está relacionado com Diminuição da guerra,aumento de empededorismo é inovação,crescimento econômico,aumento de renda é produtividade, é aumento da imigração é turismo Esse artigo de caso foi feito pelo Robert lawson ( professor da shouthen methodist university ex presidente da private entrepise association é ganhador do prêmio Adam Smith awards )
Tudo bem, estas métricas insternacionais não revelam a realidade dos países ranqueados. Então, como conquistar reputação na corrida por investimentos? Seria o caso de criar índices de medição locais? Qual a opinião dos professores? Ou investimento externo não importa? Obrigada.
Com crescimento econômico, geração de riqueza. É por isso que os investidores investem na China mesmo não sendo um país "livre". Investidores estrangeiros são ok, mas um país não pode depender de capital estrangeiro pra se desenvolver.
kkkkkkkk, vcs são fracos de maaaais, a parte mais idiota é : " eu gosto de liberdade, não quero ficar atrás das grades bla bla bla", não sabem naaaaada kkkkkkkkkkkkk, pq não debatem com outras pessoas que pensam o contrário como eu, bora fazer uma live???? o índice tem vários critérios, se ele perde em um critério, ele pode ter váaaarios outros critérios que o bonifica kkkkkkkkkkkkkkkk, muito fraco, pora fazer uma live galera.
Sabe qual é o problema tanto de vocês quanto dos liberais? Vocês pensam de forma binária. É difícil pra vocês fazer uma análise sem ideologia da ESQUERDA brasileira e mais difícil ainda é reconhecer que não é APENAS o estado o motor da geração de riqueza, que é como a esquerda no Brasil pensa mas nos países ricos não é assim que eles encaram as coisas. E é igualmente difícil pro liberal reconhecer a importância do estado na economia. Sendo assim, parem de ficar um criticando o outro e querendo “ganhar a discussão “ isso é cansativo demais. Façam igual os países ricos, apoiem um estado forte, que tenha eficiência, não seja corrupto, seja importante no papel social, não seja monopolista, porém que facilite o ambiente de negócios, deixe o setor privado enriquecer dando a ele o ambiente propício a isso, respeite o setor privado e faça do país um país com estado forte mas que deixa a iniciativa privada, ambiente jurídico e fiscal irem no caminho da riqueza e do progresso. Chega de análises binárias! Indo pra um lado ou outro. Os dois devem caminhar juntos para o país como Instituição ser forte e rico.
Argumentos sem embasamento algum. A China usou liberdade econômica para criar as ZEs, zonas econômicas com liberdade de mercado, por isso tirou mais de 800 milhões de pessoas da pobreza em menos de 50 anos. Sem problemas ter estatal e controle do Estado para alguns países de liberdade econômica. Continua sendo liberdade econômica com maior ou menor índice. Citar uma ou outra coisa não embasa ou desqualifica um estudo tão robusto. Está faltando estudar mais aí!. Está confundindo conceitos. Que desinformação. 🤦🏻♀️
Sem embasamento é considerar q a abertura comercial para o restante do mundo foi totalmente "livre". Essa abertura foi planejada pelo Estado, que definiu as diretrizes desse processo de modo a absorver tecnologias e dominar esses mercados no futuro. A abertura econômica sem critério deu errado na Argentina, então não é isso que explica o sucesso do modelo chinês.
Quanto menos Estado nos roubando através dos impostos e das regalias que somos obrigados a pagar para esses "homens do povo" melhor. Estado deve garantir a nossa segurança, o respeito aos contratos e a propriedade privada, como dizia o brilhante Adam Smith. ESTADO NÃO PRODUZ NADA, ENTÃO, QUANTO MENOR, MELHOR. Como nos ensina Mises, o Estado é necessário, mas deve se limitar ao básico: como ele não produz nada, quando distribui alguma coisa, é porque roubou de alguém que gera riqueza através do ser trabalho, seja braçal ou empresarial.
Kkkkkkk tem que rir do que você falou. PRIMEIRO: que todos os países são Capitalistas de estado não existe capitalismo sem estado. SEGUNDO: o estado Brasileiro não chega nem perto de ser grande é muito menor se comparado a países desenvolvidos da Europa e de potências como EUA, China, Japão, Alemanha etc...
Pouco incentivo ao mercado, não. Pouco investimento em infraestrutura e incentivo à produção industrial, que gera mais riqueza e gera melhores empregos.
Tenho todo respeito, por pessoas inteligentes como vcs, mas faço uma pergunta. Toda essa conversa desenvolvimentista, até hoje levou nosso país prá onde? Fim das linhas férreas, pro desenvolvimento da indústria de caminhões no país, zona franca de Manaus, proteção das indústrias, dinheiro do BNDES, prá grandes industria, no que desenvolveu nosso país? já se fud m o, pra car**" com essa história, de desenvolvimentista, porquê não dá um voto de liberdade economica pro Brasil? Hoje vi os fiscais da prefeitura tomando cocada caseira de um ambulante, chega todo mundo tem o direito de ganhar seu dinheiro de forma honesta, chega de contar com um estado corrupto, como o nosso prá resolver a economia!
O nosso país não vivenciou esse processo de maneira contínua o suficiente para se desenvolver. É bom lembrar que a nossa elite continua seguindo a lógica agricultura/extrativismo/rentismo. Não temos uma elite industrial considerável.
Essa série é sensacional! Munir as pessoas de argumentos contra esse viralatismo/charlatanismo é um serviço e tanto para o debate brasileiro!
Agora é só falar de cada um dos índices, as vezes ele leva outros nomes como “facilidade de fazer negócios”. Tem da OMC, da OCDE, da ONU e do banco mundial. Seria interessante fazer de cada um deles já que em todos essa mesma história se repete.
O que eu não entendi é o porque dos paises com maior facilidade para fazer negocios são os paises que enriquecem tremendamente. (que é uma coisa concreta e que qualquer um pode averiguar, e não depende do quao desenvolvido o pais é, ex: rapidez para abrir uma empresa, liberdade para negocios operarem sem burocracia e regulamentação. No brasil demoram meses para abrir uma empresa, na Singapura vc abre em um dia, em menos de 1h)
Eu abri minha empresa em 2 horas
O problema não é estático. Não basta ver como o país está hoje. Tem que ver como ele enriqueceu e entender esse processo. É muito fácil para um país desenvolvido e rico ser extremamente liberal, pq eles já estão no topo. Agora, para um país emergentente ser totalmente liberal, ele não vai prosperar, pois vai ser aniquilado pelas empresas estrangeiras que já estão desenvolvidas. A competição é injusta nesse caso.
Sobre Singapura: www.paulogala.com.br/estado-e-mercado-no-incrivel-sucesso-de-desenvolvimento-economico-de-cingapura/
O triste é ver que esse vídeo tem 52 comentários no momento em que estou postando.
Qualquer vídeo superficial e que trata economia como solução mágica já teria centenas ou até milhares de “especialistas” interessados.
Infelizmente a burrice sempre anda mais rápido.
Parabéns pessoal pelo trabalho!! Continuem a série que tá boa!
Uau! Ironizei isso ontem, valeu!
Vcs são excelentes!!!
N precisa ter doutorado em economia pra saber que no brasil é extremamente burocratico ter um negocio, enquanto em alguns paises se tem uma facilidade maior
Eu vi no crítiterios do índice são: eficiência jurídica, consolidação da lei e do governo, tributação, infraestrutura, liberdade de negócios, burocracia, salários, IDH, PIB percapita. Que não tem aver com negócio
Show a série! Teremos assunto por décadas!
Esses vídeos seguem atuais! Não canso de revisitar.
Obrigado por esse vídeo! Facilitou meu trabalho de apontar o nada que significa esse índice...
Não me canso de ver os vídeos dessa série incrível!!
Parabens por esses shorts
Quando eles citam liberdade de fluxo trabalho, acredito que seja para os habitantes, os caras do vídeo entenderam como liberdade para estrangeiros trabalharem lá, isso ficou esquisito...
Parece que ainda não entenderam o que é um índice. As críticas são limitadas a questões pontuais, que até mesmo os criadores do índice sabem (tanto que nenhum país tem nota 100). O índice só vai ser bom quando "bater" com as convicções deles.
@@ProfAlexNina é igual eu fazer um indice '' paises mais bonitos do mundo '''
"Parece que ainda não entenderam o que é um índice."
Quem n entende um índice é vc, que só papagueia o que os liberais de youtube falam e nem vê que se os caras falam tem sentido.
"As críticas são limitadas a questões pontuais, que até mesmo os criadores do índice sabem (tanto que nenhum país tem nota 100). "
Essas "questões pontuais" conseguem naufragar essa mentira aí.
"O índice só vai ser bom quando "bater" com as convicções deles."
Como se ele n batessem com as convicções de vcs msm que ele seja mentira.
Maravilhosos!
Pelo engajamento e pelo apelo que essa série dure anos huahauahiaa 🚀🚀🚀🤘🤘🤘 vcs são feras parabéns!!!
Excelente vídeo
Boa grandes Fausto e Paulo, esse trabalho de vcs é maravilhoso! Bora continuar a ajudar a sociedade nesse debate economico!
ta de parabéns demais vcs dois viu
E na Inglaterra se obrigava, salvo engano meu, a criação de ovelhas no campo também para a produção de lã.
Aí tu viajou mano, isso foi na revolução industrial porque aquelas terras eram consideradas do Senhor não do cidadão
Por favor colocar referências na descrição do vídeo. Para que seja mais relevante.
Fiquei até preocupado quando citaram "nosso amigo lá do twitter, o Zeidan". Sou eu não hein! Eu estudo pra não falar besteira kkkk
Economia de verdade é outra coisa. Parabéns pelo conteúdo.
Livres para os Suíços, óbvio!
Cade as fontes de tudo que foi falado sobre singapura?
Tá na descrição do vídeo
Quem são esses youtubernomics? Por que não citam os nomes? Medo?
Show
Antes tinha um tal de "Spotniks". Viviam citando esse índice de liberdade econômica. Também era recorrente citarem o "imposto é roubo". 99% dos seguidores gostavam de escrever que "primeiro eu curto e depois eu leio" (acho que só curtiam e depois ficavam com preguiça de ler). Curiosamente o site saiu do ar alguns meses depois da queda da Dilma.
Spotniks ainda existe, agora é um canal no TH-cam.
@@victormendes7139 Se fingem de isentos, mas não totalmente ideológicos e manipuladores. Enganam muitos.
Não se deve perguntar pra um economista se imposto é roubo, deve-se perguntar a um filófoso
@@viniciuslima5256 filósofo não consegue explicar os problemas da não existência do imposto
@@Residente.do.bananilNão muda o fato de ser um roubo levando em consideração de que é um indivíduo se apossando dos bens de outrem.
Faz video comentando ideias radicais.
Precisamos definir o que são "ideias radicais". Quando taxamos alguém de radical estamos sendo "preconceituosos", como diz a extrema esquerda brasileira, porém esses radicais não se consideram assim: são progressistas, intelectuais que tem excelentes ideias do que fazer com o dinheiro alheio. Estamos em uma época que tudo é radicalismo. Qualquer pessoa que discorda desses ideias pregados pelos "democratas e progressistas: é tido como radical. A esquerda condenou toda a América Latina à miséria.
Uma medida geral é justamente para disciplinar o debate. É fundamental criar um índice que considere um grande número de fatores, muitos países e que seja comparável no tempo. Senão os pesquisadores vão citando casos de países, momentos históricos conforme a conveniência. Se o caso de um país corrobora minha teoria eu cito, se não favorecê-la eu desprezo.
O nome desse método científico é materialismo histórico-dialético e é importante para mostrar se o discurso reflete a prática. Economia sem história é álgebra, e esse índice de liberdade econômica é só um conjunto de fórmulas matemáticas com critérios questionáveis.
Comenta as ideias do Milton Friedman, diretamente nos argumentos dele dos livros e videos dele falando.
Começou bem, mas concluiu o vídeo com uma afirmação sem dar explicações. "Não vamos conseguir isso dando as pessoas uma estrutura de incentivos de alta liberdade." Por quê não?
Pq o investimento estratégico é mais eficiente.
@@laismendes5274Esse investimento estratégico seria dar Bolsas Esmolas para alienar o povo?
Só de existir um índice de uma fundação de bilionários libertários, já não é para se dar toda credibilidade, outra coisa, olha o Brasil dos 30 a 80, foi liberdade de empreender?
Poxa, não falou do Singapure Post? Kkkk
Excelente!!
Na verdade esse ja foram usados em 700 estudos academicos entre eles world devevolment,european politique economic é world economic
É mais de 60% dos trabalhos concordaram que liberdade economia está relacionado com
Diminuição da guerra,aumento de empededorismo é inovação,crescimento econômico,aumento de renda é produtividade, é aumento da imigração é turismo
Esse artigo de caso foi feito pelo Robert lawson ( professor da shouthen methodist university ex presidente da private entrepise association é ganhador do prêmio Adam Smith awards )
Up
Tudo bem, estas métricas insternacionais não revelam a realidade dos países ranqueados. Então, como conquistar reputação na corrida por investimentos? Seria o caso de criar índices de medição locais? Qual a opinião dos professores? Ou investimento externo não importa? Obrigada.
Com crescimento econômico, geração de riqueza. É por isso que os investidores investem na China mesmo não sendo um país "livre". Investidores estrangeiros são ok, mas um país não pode depender de capital estrangeiro pra se desenvolver.
Grade vídeo, Fausto e Paulo
up
O chacote não é princípio da liberdade. Respeito, sim.
cingapura era "paraiso fiscal", então já nao vale de exemplo pra muita coisa
Só isso?
kkkkkkkk, vcs são fracos de maaaais, a parte mais idiota é : " eu gosto de liberdade, não quero ficar atrás das grades bla bla bla", não sabem naaaaada kkkkkkkkkkkkk, pq não debatem com outras pessoas que pensam o contrário como eu, bora fazer uma live????
o índice tem vários critérios, se ele perde em um critério, ele pode ter váaaarios outros critérios que o bonifica kkkkkkkkkkkkkkkk, muito fraco, pora fazer uma live galera.
Esse tema vale mais de um vídeo, eh a pedra angular do negacionismo liberalesco, MT bom!
por isso a China regula a internet, oras...
sou figurinha carimbada nas redes do Paulo e do Fausto, mas reitero: é ótimo o conteúdo de vcs
Gado do estado, sendo gado do estado...
@@bruxo483 🤣🤣🤣
Sabe qual é o problema tanto de vocês quanto dos liberais? Vocês pensam de forma binária.
É difícil pra vocês fazer uma análise sem ideologia da ESQUERDA brasileira e mais difícil ainda é reconhecer que não é APENAS o estado o motor da geração de riqueza, que é como a esquerda no Brasil pensa mas nos países ricos não é assim que eles encaram as coisas. E é igualmente difícil pro liberal reconhecer a importância do estado na economia.
Sendo assim, parem de ficar um criticando o outro e querendo “ganhar a discussão “ isso é cansativo demais.
Façam igual os países ricos, apoiem um estado forte, que tenha eficiência, não seja corrupto, seja importante no papel social, não seja monopolista, porém que facilite o ambiente de negócios, deixe o setor privado enriquecer dando a ele o ambiente propício a isso, respeite o setor privado e faça do país um país com estado forte mas que deixa a iniciativa privada, ambiente jurídico e fiscal irem no caminho da riqueza e do progresso.
Chega de análises binárias! Indo pra um lado ou outro. Os dois devem caminhar juntos para o país como Instituição ser forte e rico.
Esquece o índice, da uma olhada para os países de governo mais liberal e me fala como está a maioria dessas nações.
Argumentos sem embasamento algum. A China usou liberdade econômica para criar as ZEs, zonas econômicas com liberdade de mercado, por isso tirou mais de 800 milhões de pessoas da pobreza em menos de 50 anos.
Sem problemas ter estatal e controle do
Estado para alguns países de liberdade econômica. Continua sendo liberdade econômica com maior ou menor índice. Citar uma ou outra coisa não embasa ou desqualifica um estudo tão robusto. Está faltando estudar mais aí!. Está confundindo conceitos. Que desinformação. 🤦🏻♀️
Sem embasamento é considerar q a abertura comercial para o restante do mundo foi totalmente "livre". Essa abertura foi planejada pelo Estado, que definiu as diretrizes desse processo de modo a absorver tecnologias e dominar esses mercados no futuro. A abertura econômica sem critério deu errado na Argentina, então não é isso que explica o sucesso do modelo chinês.
Só da pra ter liberdade econômica se o estado for participativo.
Errado.
Quanto menos Estado nos roubando através dos impostos e das regalias que somos obrigados a pagar para esses "homens do povo" melhor. Estado deve garantir a nossa segurança, o respeito aos contratos e a propriedade privada, como dizia o brilhante Adam Smith. ESTADO NÃO PRODUZ NADA, ENTÃO, QUANTO MENOR, MELHOR. Como nos ensina Mises, o Estado é necessário, mas deve se limitar ao básico: como ele não produz nada, quando distribui alguma coisa, é porque roubou de alguém que gera riqueza através do ser trabalho, seja braçal ou empresarial.
Brasil é capitalista de Estado. Sempre teve Estado gigante e pouco incentivo ao mercado. Se não deu certo até agora. Para quê insistir no erro? 🤷🏻♀️
Brasil estado gigante é uma piada boa demais. Claro que eles estão defendendo pouco incentivo ao mercado kkkk Ah liberalóides, vcs tem que evoluir
Kkkkkkk tem que rir do que você falou.
PRIMEIRO: que todos os países são Capitalistas de estado não existe capitalismo sem estado.
SEGUNDO: o estado Brasileiro não chega nem perto de ser grande é muito menor se comparado a países desenvolvidos da Europa e de potências como EUA, China, Japão, Alemanha etc...
Pouco incentivo ao mercado, não. Pouco investimento em infraestrutura e incentivo à produção industrial, que gera mais riqueza e gera melhores empregos.
Vídeo proibido para capitalistas e anarcocapitalistas!
spotniks adora esse ìndice kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Faça o estudo e apresente. 🤷🏻♀️ citar uma coisa ou outra não fundamenta absolutamente nada!
Tenho todo respeito, por pessoas inteligentes como vcs, mas faço uma pergunta. Toda essa conversa desenvolvimentista, até hoje levou nosso país prá onde? Fim das linhas férreas, pro desenvolvimento da indústria de caminhões no país, zona franca de Manaus, proteção das indústrias, dinheiro do BNDES, prá grandes industria, no que desenvolveu nosso país? já se fud m o, pra car**" com essa história, de desenvolvimentista, porquê não dá um voto de liberdade economica pro Brasil? Hoje vi os fiscais da prefeitura tomando cocada caseira de um ambulante, chega todo mundo tem o direito de ganhar seu dinheiro de forma honesta, chega de contar com um estado corrupto, como o nosso prá resolver a economia!
O nosso país não vivenciou esse processo de maneira contínua o suficiente para se desenvolver. É bom lembrar que a nossa elite continua seguindo a lógica agricultura/extrativismo/rentismo. Não temos uma elite industrial considerável.