Caramba gente.. Quase 12k de views e só 2mil likes????? Uma baita aula de graça, que provavelmente vai ajudar vcs a se tornar melhores profissionais e não deixam nem um simples like? Êta Brasil viu...
Muito bom, se o DR atuasse por desbalanceamento de fases eu estaria lascado, pois em minha casa eu uso um DR tetrapolar, mas meu fornecimento é bifásico, ou seja, um dos polos do DR está livre, apresentando o valor de 0A sempre.
Professor Adoniran! Isso é tão complicado para mim, que quando acabei de ver o vídeo, eu ja nem sabia se eu tava almoçando ou jantando! Se era dia, ou noite 😂🤣😂😂😂😂.... Mas vou ver umas 10 vezes, talvez eu volto pra terra!!!! Fique com Deus!! ( Eletricity) o canal supremo da elétrica!!!!!
video aula de altissimo nivel novamente, esse canal fez a revolucao na forma de disponibilizar o conhecimento, esse professor e mestre e merece todo respeito, muito obrigado por mais este video de grande valor !!!!!!!!!!!!!
Já fui aluno do Professor João Cunha !! No projeto Japão do Senai horto em BH em um seminário da Siemens 😁 um ano o seminário de uma vez por mês ....Espetacular o seminário! E o seu canal pra mim é o melhor canal de eletricidade muito bom mesmo!! Darjan Eletrotécnico Téc.automacão
E no caso de ser um IDR tripolar com cargas desequilibradas? Sendo a In diferente de zero, o IDR dispararia? Como se efetuaria a proteção contra contactos indirectos neste caso?
Adoniran,se puder discuta sobre dimensionamento de fusível e disjuntor,utilizando das tabelas da NBR etc. Seria bom pra quem estudou e esqueceu alguns detalhes e pra quem está estudando aprender melhor. Abraço
Parabéns pelo canal, excelente. Mas tenho uma dúvida. Considerando que cada fase seja de 127V, como o DR se comportaria se ligassemos uma lâmpada 220V entre duas fases ?
Tem vídeo explicando a soma vetorial das correntes? Olá Érlison, temos sim. É possível faze uma instalação de uma casa sem derivação nem emendas? Infelizmente não é possível.
Bom dia, no qdc trifásico com chave geral ,IDR, DPS, no circuito dos chuveiros ( 4 ), no circuito da cozinha e lavanderia, podemos usar um DDR para cada? Tadeu
Boa tarde, ocorreu algo em uma instalação elétrica que fiz que fiquei surpreso. Fiz a instalação nova utilizando o bep com três hastes de aterramento com distância 2,4metros uma da outra, trouxe o neutro do medidor e conectei ao bep e do bep levei o neutro para o QDC, no QDC instalei dois barramento um para o neutro e outro para o terra, ambos em condutores separados.Bem feito toda a instalação quando ligava o microondas ou um secador de cabelo 110v havia uma fuga de corrente para o terra e as tensão caía a ponto de não aquecer o alimento no microondas e as lâmpadas enfraquecida. Pergunta, será que que o aterramento do transformador da consecionaria estava inferior ao que fiz a ponto da corrente de retorno do neutro ir para as hastes de aterramento que fiz e não para o transformador da consecionaria e com isso cair a tensão dentro da residência?
Boa noite! Tenho uma pergunta em relação ao esquema de aterramento TN-S. Em um caso hipotético onde não temos um eletrodo de aterramento e temos somente um condutor PE interligado ao neutro no QDC, que diferença teríamos em seu funcionamento? Em relação ao DR, o mesmo funcionará corretamente, pois continuará sendo sensível a uma corrente de fuga que circule pelo condutor PE, visto que o mesmo está interligado ao neutro antes do dispositivo DR. Em relação ao seccionamento automático nos circuitos sem DR, o mesmo ocorrerá normalmente, devido a corrente com valor alto, pois de certa forma seria uma corrente de curto circuito. Acredito que o maior problema seria em relação ao DPS que não teria para onde “desviar” um possível surto.
Reparei que no final do vídeo, quando você desliga o IDR, os multimedidores não zeraram. Por que os multimedidores continuaram apresentando os valores das cargas?
sendo assim deixa eu fazer logo a minha pergunta\ pergunta : se ao mudar a frequência de 50 Hz p 60 Hz para o mesmo motor ,aumenta, diminui, ou se mantem ,o consumo de corrente ???
Uma duvida .em um conduite na laje caixinha de passagem no teto .existe dois circuitos de tomadas diferentes,com fios de 2.5mm .as fazes estão em cores vermelha e preta e os neutros azuis .para uma tomada em quedesejo em um determinado circuito ,como separar os neutros e pegar o neutro certo ,ja que terá 2 cabos de mesma bitola e mesma cor
Usando o termo popular, terá que "bater os cabos" ou pode usar um multímetro em escala de continuidade, mas nesse caso deve estar com os cabos desconectados do barramento de neutro e e circuitos desligados.
Para ficar mais claro e entendido faltou "apenas" resumir melhor o que seria "soma vetorial"!! Já estava ciente de que há uma defasagem de 120°de uma fase para outra e uma mesma frequência entre as mesmas. Caso possa repassar nos comentários alguma explicação acerca da tal soma vetorial ou indicar alguma fonte da qual se possa extrair um entendimento de mais facil entendimento agradeço. No mais o vídeo foi muito bem elaborado.
Ótimo vídeo como sempre! Adoniram, por favor, tire uma dúvida minha. Em livros, sempre vejo que a seção nominal de um cabo não corresponde à sua seção geométrica (apesar da unidade de mm^2), mas sim ao seu valor máximo de resistência. Entretanto, na internet, frequentemente encontramos pessoas afirmando o contrário. Afinal, qual definição está correta? Ficaria muito grata se me ajudasse.
Seção nominal está relacionada com resistência ôhmica em certa distância e a certa temperatura, além de outros fatores e nada tem a ver com seção geométrica.
Me foi dito por um colega do trabalho que a atuação do relé falta de fase e do dispositivo DR são similares. Com esse vídeo já se prova incorreto ou tem mais algo que eu não peguei? 😅🙏🏾
Então se medir com o alicate amperímetro junto as 3 fases e neutro o valor medido será zero? Outra pergunta qual livro vocês indicam para quem quer ser aprofundar mais em elétrica?
Olá Fábio, Não necessariamente. Isso só aconteceria de cargas monofásicas e trifásicas estivessem 100% equilibradas. O Livro do Professor Ademaro Cotrim é ótimo.
Com multímetro e uma chave de teste, duas fases diferentes dariam a soma dá tensão, exemplo 110 + 110 = 220, se as fazes são iguais o multímetro não mostra valor. Então use a chave de teste para ter certeza que há tensão depois use o multímetro combinando duas fazes. Mais ou menos assim. Me corrijam se eu estiver errado.
Não adianta que não tem pra mais ninguém! Eletricity é o melhor canal sobre elétrica no Brasil!
Valeu, Adoniran!
Bom dia
Suas explicações são ótimas.
Parabéns.
Abraços.
Caramba gente.. Quase 12k de views e só 2mil likes????? Uma baita aula de graça, que provavelmente vai ajudar vcs a se tornar melhores profissionais e não deixam nem um simples like? Êta Brasil viu...
"pergunta boba é aquela que não é feita"
Sensacional. Não nascemos sabendo de tudo.
Boa noite Adoniran, muito boa sua explicação, sou Engenheiro Eletricista, sempre acompanho seu trabalho.
Muito bom, se o DR atuasse por desbalanceamento de fases eu estaria lascado, pois em minha casa eu uso um DR tetrapolar, mas meu fornecimento é bifásico, ou seja, um dos polos do DR está livre, apresentando o valor de 0A sempre.
Excelente colocação Leonardo.
Professor Adoniran!
Isso é tão complicado para mim, que quando acabei de ver o vídeo, eu ja nem sabia se eu tava almoçando ou jantando!
Se era dia, ou noite 😂🤣😂😂😂😂....
Mas vou ver umas 10 vezes, talvez eu volto pra terra!!!!
Fique com Deus!!
( Eletricity) o canal supremo da elétrica!!!!!
Sinceramente a melhor explicação
Isso acontece pq é uma soma vetorial e não escalar. É sem dúvida o melhor canal mesmo. 👏👏👏
Excelente, nobre Adoniran! Abração.
Como sempre , eu tiro o chapéu diante das tuas aulas. Grande mestre.
Muito boa exposição. Parabéns..
Meu companheiro de profissão Deus abençoe grandemente sua vida
Q vídeos maravilhosos tô aprendendo bastante 👏
Show de bola... Parabéns 👍🏿👍🏿👍🏿👋🏿👋🏿👋🏿
Like para o melhor canal de elétrica que ensina de verdade sem um monte de comercial no video!
O melhor …Mestre 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Acompanhando
Aquele Canal do TH-cam, que você já pode chegando dando likes.
Muito bom,essa equipe é show na explicação
Saludos Felicidades amigo perfecto....como siempre....
video aula de altissimo nivel novamente, esse canal fez a revolucao na forma de disponibilizar o conhecimento, esse professor e mestre e merece todo respeito, muito obrigado por mais este video de grande valor !!!!!!!!!!!!!
Obrigado pelo elogio Ricardo!
Parabéns pela explicação e pela humildade na dinâmica!
Compartilhar o conhecimento é a nobreza de um sábio!
O melhor canal de elétrica!
Parabéns professor, agora a NASA vem.
Sempre um ótimo conteúdo.👏👏👏👏
Excelente vídeo Mestre Adoniran.
Top! É isso!
Excelente.
Demonstração prática da Lei de Kirchhoff. Muito bom.
justamente a lei dos nois.
N tenha dúvidas....às vezes é confundida a relação escalar c a vetorial....parabéns, bela exposição....
Já fui aluno do Professor João Cunha !! No projeto Japão do Senai horto em BH em um seminário da Siemens 😁 um ano o seminário de uma vez por mês ....Espetacular o seminário!
E o seu canal pra mim é o melhor canal de eletricidade muito bom mesmo!!
Darjan
Eletrotécnico
Téc.automacão
Muito obrigado Adoniram
Explicação simples, e altamente técnica. Parabéns professor.
Muito bom!! Obrigado pelo excelente conteúdo.
Muito top! 👏👏👏
Era uma dúvida que sempre tive. Muito obrigado!
Muito bom mais um conteúdo show do canal.
Excelente aula 👍
muito bom ótima explicação
Valeu! Ótima explicação, nunca é tarde para aprender, teoria e prática 👍
Yes....acertei! MUITO TOOOP!
Muito boa explicaçao parabens.
Capão da Canoa RS.
Excelente aula, parabéns!
Top de linha!
Até agora melhor canal de explicação sobre assuntos de eletricidade, na teoria e prática
Como sempre, arrebentando na explicação
Conhecimento é tudo
Boa noite professor muito bom este canal fique com deus amigo
Obrigado eletricity, esse assunto era uma dúvida que agora não é mas .
Parabéns professor sempre acompanho seus vídeos muito bom a noção de teoria e prática.
Mais um aprendizado. Obrigado Adoniran!
Fala messe da elétrica de que planeta você veio.eletricity melhor canal dê elétrica do TH-cam
Cada dia mais aprendendo com o canal 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Muito bom ser seu inscrito, parabéns pela aula
Muito bom 😃
aula maravilhosa valeu
Parabéns pela explicação, a melhor de todas!
E no caso de ser um IDR tripolar com cargas desequilibradas? Sendo a In diferente de zero, o IDR dispararia? Como se efetuaria a proteção contra contactos indirectos neste caso?
Boa noite Mestre Adoniram!
Com certeza irá aumenta o conhecimento de mtos, inclusive o meu.
Até ao próximo vídeo.
Fique com Deus 🙏🙏.
Como sempre, prático e objetivo. Perfeita a explicação. Parabéns.
Muito obrigado, eng. Por dia estou aprendendo com seus incríveis vídeos. Que Deus lhe recompense com o melhor.
Muito bom! Agradeço, professor.
Fortaleza o canal galera ,de grande valor seus conteúdos!!!
Canal igual não há, sensacional!!!
Excelente explicação sempre dando show eletricity 👊
Adoniran,se puder discuta sobre dimensionamento de fusível e disjuntor,utilizando das tabelas da NBR etc. Seria bom pra quem estudou e esqueceu alguns detalhes e pra quem está estudando aprender melhor.
Abraço
Rapaz uma aula presencial sua seria top em.
Esse eu consigo entender parabéns
Muito bom seus vídeos, objetivo direto. Apreendemos muito com eles.
Parabéns
Ótimo vídeo.
Maravilhoso
Muito top
Obrigado professor!
Gostaria de ver vídeo com esses instrumentos de medição para painéis elétrico.
Mais uma aula
Cada vídeo um aprendizado de alto nível, vlw Eletricity .
Excelente vídeo!!!!
Professor, aula magnífica!!!
Um like mais que merecido se eu pudesse dava uns mil
Obrigado
Top, top
Parabéns pelo canal, excelente.
Mas tenho uma dúvida.
Considerando que cada fase seja de 127V, como o DR se comportaria se ligassemos uma lâmpada 220V entre duas fases ?
Tem vídeo explicando a soma vetorial das correntes?
É possível fazer uma instalação de uma casa sem derivação nem emendas?
Tem vídeo explicando a soma vetorial das correntes?
Olá Érlison, temos sim.
É possível faze uma instalação de uma casa sem derivação nem emendas?
Infelizmente não é possível.
Bom dia, no qdc trifásico com chave geral ,IDR, DPS, no circuito dos chuveiros ( 4 ), no circuito da cozinha e lavanderia, podemos usar um DDR para cada?
Tadeu
Boa tarde, ocorreu algo em uma instalação elétrica que fiz que fiquei surpreso. Fiz a instalação nova utilizando o bep com três hastes de aterramento com distância 2,4metros uma da outra, trouxe o neutro do medidor e conectei ao bep e do bep levei o neutro para o QDC, no QDC instalei dois barramento um para o neutro e outro para o terra, ambos em condutores separados.Bem feito toda a instalação quando ligava o microondas ou um secador de cabelo 110v havia uma fuga de corrente para o terra e as tensão caía a ponto de não aquecer o alimento no microondas e as lâmpadas enfraquecida. Pergunta, será que que o aterramento do transformador da consecionaria estava inferior ao que fiz a ponto da corrente de retorno do neutro ir para as hastes de aterramento que fiz e não para o transformador da consecionaria e com isso cair a tensão dentro da residência?
Boa noite! Tenho uma pergunta em relação ao esquema de aterramento TN-S. Em um caso hipotético onde não temos um eletrodo de aterramento e temos somente um condutor PE interligado ao neutro no QDC, que diferença teríamos em seu funcionamento? Em relação ao DR, o mesmo funcionará corretamente, pois continuará sendo sensível a uma corrente de fuga que circule pelo condutor PE, visto que o mesmo está interligado ao neutro antes do dispositivo DR. Em relação ao seccionamento automático nos circuitos sem DR, o mesmo ocorrerá normalmente, devido a corrente com valor alto, pois de certa forma seria uma corrente de curto circuito. Acredito que o maior problema seria em relação ao DPS que não teria para onde “desviar” um possível surto.
Bom dia. Esses "multimedidores" são seguros para instalar e deixar no QD? Obeigado. @Eletricity ou quem puder informar.
Boa noite, gerador consegue ligar uma ducha mais simples?
Reparei que no final do vídeo, quando você desliga o IDR, os multimedidores não zeraram. Por que os multimedidores continuaram apresentando os valores das cargas?
Sugestão: vídeo mostrando em que nível de tensão CA e CC o ser humano começa a ter sensibilidade para a eletricidade. Nunca vi algo parecido. Abçs.
th-cam.com/video/9CTOODwdATM/w-d-xo.html
sendo assim deixa eu fazer logo a minha pergunta\ pergunta : se ao mudar a frequência de 50 Hz p 60 Hz
para o mesmo motor ,aumenta, diminui, ou se mantem ,o consumo de corrente ???
Uma duvida .em um conduite na laje caixinha de passagem no teto .existe dois circuitos de tomadas diferentes,com fios de 2.5mm .as fazes estão em cores vermelha e preta e os neutros azuis .para uma tomada em quedesejo em um determinado circuito ,como separar os neutros e pegar o neutro certo ,ja que terá 2 cabos de mesma bitola e mesma cor
Usando o termo popular, terá que "bater os cabos" ou pode usar um multímetro em escala de continuidade, mas nesse caso deve estar com os cabos desconectados do barramento de neutro e e circuitos desligados.
Para ficar mais claro e entendido faltou "apenas" resumir melhor o que seria "soma vetorial"!! Já estava ciente de que há uma defasagem de 120°de uma fase para outra e uma mesma frequência entre as mesmas. Caso possa repassar nos comentários alguma explicação acerca da tal soma vetorial ou indicar alguma fonte da qual se possa extrair um entendimento de mais facil entendimento agradeço. No mais o vídeo foi muito bem elaborado.
Temis vídeo sobre soma vetorial no canal.
Professor Adoniran!
Pode ou não pode?
Sair com o neutro do qdc, e passar por todo circuito?
Obsv( apenas um cabo)
Qual a diferença entre o DR e o IDR
Professor o que acontece se não ligar o fio terra do chuveiro aqui em casa não tem aterramento.
Ótimo vídeo como sempre! Adoniram, por favor, tire uma dúvida minha. Em livros, sempre vejo que a seção nominal de um cabo não corresponde à sua seção geométrica (apesar da unidade de mm^2), mas sim ao seu valor máximo de resistência. Entretanto, na internet, frequentemente encontramos pessoas afirmando o contrário. Afinal, qual definição está correta? Ficaria muito grata se me ajudasse.
Seção nominal está relacionada com resistência ôhmica em certa distância e a certa temperatura, além de outros fatores e nada tem a ver com seção geométrica.
Muitíssimo obrigada pela atenção e pelos esclarecimentos. Seus vídeos estão me ajudando muito. Agradeço por todo o conhecimento compartilhado!
Me foi dito por um colega do trabalho que a atuação do relé falta de fase e do dispositivo DR são similares. Com esse vídeo já se prova incorreto ou tem mais algo que eu não peguei?
😅🙏🏾
Aqui só não aprende quem não quer.
Então se medir com o alicate amperímetro junto as 3 fases e neutro o valor medido será zero?
Outra pergunta qual livro vocês indicam para quem quer ser aprofundar mais em elétrica?
Olá Fábio,
Não necessariamente.
Isso só aconteceria de cargas monofásicas e trifásicas estivessem 100% equilibradas.
O Livro do Professor Ademaro Cotrim é ótimo.
@@eletricityeletrica obrigado
Meu amigo. Me ajuda.....
Como identificar as fases RST, sem usar fasimetro?
Com multímetro e uma chave de teste, duas fases diferentes dariam a soma dá tensão, exemplo 110 + 110 = 220, se as fazes são iguais o multímetro não mostra valor. Então use a chave de teste para ter certeza que há tensão depois use o multímetro combinando duas fazes. Mais ou menos assim. Me corrijam se eu estiver errado.
Nem com fasímetro se identifica.