Gostou? Ouça mais de 100 episódios do BBC Lê nessa playlist: th-cam.com/play/PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB.html Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/articles/cp6d3e6x29zo
Coisa de hétero cis branco (e europeu) ... é incrivelmente brochante viver numa sociedade tão quadrada e desigual, em todos sentidos. Faltou citar as "brotheragens"... essa sociedade já devia ter ido pro abismo há tempos. s2 É cansativo ouvir um "estudi" do qual, gerlamente, pessoas da comunidade Lgbtqiao+ já percebem intuitivamente desde a infância, por exemplo.
Estou cagando pra essa pesquisa, estou cagando para festas de aniversário cheia de amigos... Tenho amizade com 7 amigos que são como irmãos. Tenho outras amizades pela rua (condomínio, padaria, farmácia, açougue...) que são pessoas excelentes, mas não os chamariam só para encher minha casa de gente. Certeza que não vai faltar parceria para o dominó ou baralho quando me aposentar. 😅 Já viajei para Argentina, Paraguai, Bolívia, Chile e fiz amigos por lá. São tão bons quanto os brasileiros em fazer amizade fácil. Qualquer lugar que vou, já me oferecem uma bebida, seja um café ou um copo de cerveja. Nunca precisei de mulher para arrumar amizades para mim. Raramente vou às festas de aniversário de alguém, e todos aceitam isso bem (é quase 1x a cada 5 ano 😅). Amigo, se tem 48 e tem 3 amigos verdadeiros, você está no caminho certo. Se gosta de uma resposta científica para isso, há estudos que comprovam que as amizades mais sólidas não passam de poucos. A capacidade cognitiva de uma pessoa em gerenciar contatos é de "no máximo" 150, e no círculo íntimo 3 a 5 pessoas. Isso é chamado de número de Dunbar (nome do pesquisador). Brasileiro não se encaixa nessa pesquisa, pois somos um povo de país quente. Somos muito comunicativos, animados (festeiros) e hospitaleiros. Creio que isso mudou um pouco com a invasão das redes sociais, aumento da violência e "doenças mentais". Mas ainda somos um país de 'vida social extremamente ativa'. Melhor exemplo disso foi o covid, que uniu e reuniu muitos. Quantos casos de festas clandestinas houve por não aguentar isolamento?
@@kanamatrix4498 Reuniu muitos, mas afastou também. No meu caso, À época do isolamento, poucos e alguns outros amigos "aleatórios" do círculo se reuniram algumas vezes. Estranho que depois dessa fase, cada um foi pro seu canto e ficou nisso. Creio que o foco da pesquisa não é ser determinística em relação à quantidade de amigos que podemos ter; é mais sobre a capacidade pragmática que um homem tem de péssimamente gerenciar as suas amizades (em grande parte, essencialmente casuais), em oposição à amizade feminina, que apelam para o componente sentimental. É provável que elas gerenciem essa lista de maneira diferente de nós. Trabalho e constituição de família também são coisas naturais na fase adulta que implicam num potencial afastamento das amizades. Já tinha percebido, aos meus 18 anos (hoje com o dobro da idade), que a curva do "fazer amizades" piora, e a partir daí fica delimitado o que é amigo e o que é conhecido podendo, com o avanço do tempo, muitos amigos se deslocarem também para o grupo dos conhecidos. A internet e as redes sociais também tiveram o seu papel: criaram uma falsa sensação de proximidade que deixou muitos laços instáveis. Podemos selecionar com muitos mais critérios quem pode saber da nossa vida pública e privada. E aí entra aquela ideia de que as pessoas vão deixar sempre na aba privada tudo aquilo que vai expor suas fragilidades (sejam elas relacionadas ao trabalho ou aos relacionamentos).
@@stridergaara quando dei um exemplo do covid, apesar de aparentar ser algo positivo, foi negativo. Citei o exemplo para destacar a necessidade do ser humano, ainda maior nos brasileiros, de estar em grupo. Durante o covid não recebi visitas de ninguém e não fui visitar ninguém. Mas a necessidade de se socializar, em festas, mostrou que muitos não tem o psicológico adequando para repetir o processo. Os casos que houve afastamento, geralmente motivo por essa instabilidade emocional, ficou mais evidente com casais ou "amigos" teimosos em querer proximidade... Muita gente faleceu. À medida que envelheci, e ganhei maturidade e paz de espírito, adquiri um olhar crítico mais apurado, para selecionar melhor as amizades. Pesquisa comportamental nunca é determinista, apenas estatística. No máximo pode se considerar uma constatação.
Provavelmente você malha, estuda e surfa, mas não chama ninguém pra bater um papo e tomar uma no bar. Aliás, você conversa com as pessoas desses ambientes?
Com a destruição dos ambientes masculinos pelo nazifeminismo a sociabilidade masculina decai! Homens tendem a cooperar evolucionariamente em ambientes de caça, de guerra e construção! Assim os homens criaram a civilização! Com a feminização forçada da civilização ocidental os homens estão sendo marginalizados! Todo homem precisa de um império para defender e uma legião a qual pertencer!
Com a destruição dos ambientes masculinos pelo nazifeminismo a sociabilidade masculina decai! Homens tendem a cooperar evolucionariamente em ambientes de caça, de guerra e construção! Assim os homens criaram a civilização! Com a feminização forçada da civilização ocidental os homens estão sendo marginalizados! Todo homem precisa de um império para defender e uma legião a qual pertencer!
@@JoseR347 cara, tenho tentado sair da minha solidão. Mas acredite, não tem valido a pena. As relações sociais ainda estão permeadas por muito dessa mentalidade tóxica de se sobressair às custas das vicissitudes dos outros, dos mais próximos. Devemos sim gostar de nossas solidão (solitude), de nós mesmos, assim teremos melhores chances de atrair companhia verdadeira, mas se não atrair tá tudo bem tbm.
Quando era mais jovem isso era muito comum. Pessoal fica se depreciando e colocando uns aos outros para baixo dizendo que estão brincando. Pior que isso não muda na vida adulta. As coisas ficam apenas mais sutis e sofisticadas.
Hahaha. Amei. Eu sou um homem gay e posso atestar que isso é totalmente real. Se você for um ouvinte atento, eles vão adorar te procurar para te informar das angústias que carregam no peito. Em compensação, são completamente incapazes de te ouvir. É sempre unilateral.
Gente, achei que só acontecia em amizade entre sexos opostos isso de tu virar o muro de lamentação do amigo e ele não perguntar nem se vc quer uma bala. Amizades femininas neste sentido são de fato mais recíprocas, muito difícil uma amiga contar os perrengue dela e não querer genuinamente escutar os teus até p esquecer os dela. 😂
@@anapaulaoshida2745não é difícil não ! Algumas ouvem , outras não , outras fazem q ouvem e falam clichês ( não liga , relaxa ! , já passou ) qdo o q vc quer é conversar ou se.sentir acolhida e ela só te oferece esse "Band aid" emocional
Vendo a reportagem e lendo os comentários vejo que sou abençoado! Tenho amizades de mais de 30 anos. Quase todos constituíram família e ainda assim mantemos nossos laços!
Eu tinha vários amigos do peito, mas um morreu de cirrose, outro de ataque cardíaco, outro de câncer, sem contar no meu irmão que faleceu muito jovem e era meu melhor amigo. Parece história de pescador, mas é verdade rs. Tem uma foto da nossa galera que só eu estou vivo. É foda conviver com isso, mas mesmo assim ainda acredito na amizade, tenho amigas e amigos que ainda cultivo. Ouvi de um casal de amigos nesta semana "eu te amo" e isso não tem preço!
Triste, neh! De fato conforme vamos ficando mais velhos, nós vamos perdendo as pessoas, perdi mais uma esse fds (acidente de moto) e olha que ainda sou relativamente jovem.
Amizade boa é aquela em que vc cria um vínculo com a pessoa, compartilha notícias boas e ruins, ri e chora. Mas, pra isso acontecer, exige tempo, paciência e dedicação de ambos, e hoje em dia, nem todo mundo está disposto à isso, ou simplesmente não sobra tempo pra isso.
Concordo com você, Amizade é com uma planta, você tem que cultivar, doar tempo, quando não estiver indo bem, ter paciência e verificar o que está dando errado, tem que perdoar, ser perdoado, CD concessões, e só com o tempo vai virar uma grande amizade! Não acredito em amizades instantâneas! Isso não existe! Pelo menos pra mim não! E no tempo que a gente vive, de satisfações instantâneas, Acredito que vai ser cada vez mais difícil o surgimento de grandes amizades, as pessoas acham que não tem mais tempo pra isso.
@@201085PEDRO Tenho solidariedade com as pessoa de bem e, de fato, decididamente eu as socorro em suas dificuldades. Mas daí até à amizade vai uma boa distância. Tenho amizade com quem tenho afinidade ideológica.
Não são só os homens não. Nós, mulheres, atualmente também não temos mais amigos. Fui jovem na década de 1970/80 e tinha muitas amigas e colegas. Vizinhas, colegas da escola...hoje observo as crianças e jovens da minha família praticamente sem amigos e colegas. A vida sem amigos e colegas é muito pobre e triste. Faz falta. Deixa a pessoa sem traquejo social. Infelizmente, hoje parece que todos cobram perfeição de todos, como se alguém fosse perfeito. As pessoas, principalmente as mulheres, acha que tudo é inveja...como se também não invejasse...estamos ficando muito sós.
E a gente tende a colocar nosso lupa sempre nas pessoas, mas são os poderes que passam despercebidos que formam as pessoas. Redes sociais, empresas com fortunas ilimitadas que investem em propaganda, chamo de ditaduras corporativas. Então, você observa essa cultura de medo, principalmente em cidades grandes, jovens de classe média, principalmente, que não saem mais na rua para brincar, na nossa geração, isso já se tornava evidente, mas agora disparou. É medo do Sol, medo de vírus, medo de bactéria, medo de ser roubado, medo da própria sombra...Isso nos enjaula em nós mesmos.
Mas eu ainda acho que com a gente é pior, porque a gente é mais ativo socialmente, precisa mais sei la jogar bola, sair pra tomar uma, a gente é mais social, voces são mais independentes, até em relacionamento vocês são menos apegadas que nós, tipo depois que termina acaba o nosso mundo e pra vocês fica tranquilo Eu sempre achei vocês mais independentes do que a gente (Minha visão)
Sim. Sou mulher e nunca tive amigos. Tenho um único, que é meu amigo há 10 anos. Fora ele, não tenho outros amigos. Não faço questão de ter redes sociais. Eventualmente conheço outras meninas e elas demonstram uma reciprocidade, mas quando descobrem que não tenho redes sociais, por algum motivo se afastam.
@@OPittoresco é só tua visão mesmo, na prática não é bem assim... O que nós mulheres não toleramos mais, é relacionamento abusivo. Antigamente as mulheres não tinham esse direito, mulher separada era mal vista pela sociedade; inclusive os homens faziam questão de proibir que suas esposas, noivas, namoradas, tivessem amizade com mulheres separadas para não ficarem "mal vistas". O pai não aceitava a filha desquitada, divorciada de volta a casa em que nasceu e cresceu, elas eram obrigadas a viver todo tipo de abuso, de violência física e emocional. Até hoje em dia, quando uma mulher dá um basta, ela é ameaçada e assassinada ( feminicídio). Mulheres sofrem infinitamente mais do que os homens.
Tenho 35 anos e não vou negar: sinto que é bem mais difícil fazer novas amizades que antigamente. Tenho até conseguido, mas foi mais fácil quando eu era mais jovem.
Concordo. A sociedade virou uma grande rede social onde se trocar de amigos rapidamente. Tudo é fluxo, tudo passa e nada fica. Um dia vão descobrir que relações de longo prazo são mais saudáveis. Repare q a galera c mais de 30, mais de 35 tem amigos de longo prazo apesar das dificuldades da vida adulta (q reduz os amigos inevitávelmente). Essa geração de menos de 27 me preocupa. Não todos, claro.
Não existe amizade de verdade entre mulheres. Mulher é tudo falsa, são falsas umas com as outras quase o tempo todo. Pior ainda depois das redes sociais. Rs
Os homens vivem sobre a sombra de Saturno, onde ele matava seus filhos para não tomarem seu lugar, assim é a sociedade masculina. São poucos que não olham ao seu redor e enxergam os outros como iguais
no caso é só não fazer amizade com imaturos ou não fazer coisas absurdas a eles e respeitar sempre sabendo até que ponto cada pessoa gosta de brincadeiras etc.
Eu acho melhor ter inimigos porque esse é o natural da vida, conhecer pessoas e ir contra ou a favor a elas, do que viver sozinho e triste, estou falando isso porque me isolei durante um bom tempo e to tentando voltar ao normal e eu prefiro muito mais a minha vida de agora do que de uns anos atrás
Que podcast maravilhoso. Infelizmente muita gente nos comentários não compreendeu a mensagem. Clara que cada vez que ficamos mais velhos é mais difícil criar vínculos e amizade boas, mas a grande parte disso depende do quando aberto nós estamos para criar esses vínculos. Todos nós homem precisamos/queremos ter amigos de verdade, como disse a pesquisadora” isso é parte da nossa natureza”. Muito dos meus amigos não compartilham seus medos e inseguranças comigo. Isso torna amizade rasa, mas eu continuo aberto para compartilhas meus sentimentos bons e ruins. Espero que todos nós homens, possamos ver que precisamos de amigos e que é muito bom compartilhar momentos com eles. Tmj rapaziada
Isso aí é tudo conversa fiada do movimento Woke, meteu um branco, heteronormativ, rico já sei que a conversa de esquerdista. Irã que está em guerra é um dos lugares mais machistas que existem e os homens deitam um com os outros sem malícia na mesma cama. Não precisa virar negro, gay e pobre para ter amigos homens...
Então a internet nos salvou, pois se não fazemos mais isso (visitar os outros) é porque a atividade não era espontânea ou prazerosa. Agora é cada um no seu mundinho e os registros são apenas dos "bons" momentos.
@@ligadekartvirtualnos transformou em máquinas fera, a gente ainda vê essas pessoas vivendo no mundinho que vc citou, mas n com a mesma frequência, nem a mesma essência
Meu irmão é um cara mó legal, mas não tem melhor amigo, ele fala com os amigos dele só de vez enquanto e os assuntos se resumem em futebol, filmes e séries
Meu pai também é quase assim, até tem amigos, mas só fala de carro, futebol e de beber (sendo que ele nem bebe). Percebo que ele muitas só faz concordar com tudo o que dizem, com certeza por medo de perder esses "amigos".
Fiz um grupo no Zap com amigos das antigas. A maioria dos assuntos era sobre futebol. Zoeira entre torcedores de times rivais mas havia respeito e aceitação das zoeiras recebidas. Mas um deles tentou introduzir política atual na conversa. Todos lá já sabiam tanto das posições dele quanto das minhas, o que levaria à discussões desnecessárias pois ninguém mudaria a opinião de ninguém. Já tinha dito no início do grupo do zap que era melhor não falarmos de política ali por enquanto. Uma vez esse amigo tocou no assunto mas logo em seguida, num fingimento só de que havia "esquecido" do acordo, disse que eu não queria o assunto no grupo. Respondi que: se quer falar de política, pelo menos seja respeitoso e sem debochar de opiniões contrárias. Esse amigo e mais um começaram a falar de política nas entrelinhas de outras conversas. E quando conversava tocando em outros assuntos tentando aliviar a tensão que pairava, começaram a me ignorar. Um dia fiz um profundo questionamento com base em Heráclito: esses amigos não são mais os mesmos e nem eu Tb sou. Tava tentando resgatar aqueles amigos de outrora, mas eles não existem mais. Decidi dar a administração do grupo pro meu irmão e saí do grupo. Até hj quase um ano depois sem arrependimento. E perguntem se alguém veio me perguntar no privado do porquê de eu ter saído? Resposta: só meu irmão algum tempo depois.
No momento estou tentando para de beber bebida álcoolica, então, estou me afastando de muitos amigos. Mas ainda tenho minha familia e espero no futuro conhecer pessoas novas.
Não é isso não, quem fica do lado da sua cama quando vc está doente pode ser quem gosta de te ver na pior também Amigo de verdade é aquele que lembra de você quando ELE está bem, quando ELE está feliz 99% das pessoas tem dificuldade de entender isso e pensam como vc Imagina que algum conhecido seu consegue um emprego excelente hoje e começa a ganhar um salário altíssimo, num lugar muito bom para trabalhar. Se essa pessoa lembrar de vc e te ligar, pra falar pra vc tentar também, te explicar como rla fez pra entrar e falar oq vc tem que fazer etc, esse cara vc pode chamar de amigo. Vc seria capaz de fazer isso por alguém? Eu duvido? (No fundo somos pessoas piores do que pensamos que somos) Quando vc tá na pior, até o seu pior inimigo vai lá no hospital pra olhar dentro do seu olho e te ver prostrado na cama
@@99Gara99 Po exatamente! Quando vc curte as pessoas ao seu redor é comum estar vegetando, ver algo e pensar simplesmente: nossa, fulano e fulana adorariam ver isso! Amizade é o melhor medidor de “capacidade social” que temos. Se elas são saudáveis vc sente e provoca saudade.
@@99Gara99 na verdade o que você disse tem todo sentido, mas reintero o amigo verdadeiro é a soma dos dois, digo isso pq essa de qualquer um vai no momento difícil é mentira, o amigo falso ou inimigo mandam alguma mensagem quando ficam sabendo e no máximo vão fazer uma visita para não pegar mal socialmente, depois essa pessoa vai simplesmente se afastar pq doente você não oferece vantagens, o amigo verdadeiro vai lembrar de você, vai querer realmente sua melhora, vai tentar te animar ou distrair nos momentos difíceis. O inimigo ele só quer saber q você ta pra baixo e não conviver no ambiente que você está justamente por ser algo desgastante, mas sim também tem o outro lado da moeda o sucesso e felicidade também ditam muito sobre amizade verdadeira, se essa pessoa te esquece quando melhora de vida é sinal que não enxergava valor nenhum em você, pior que já vi até pessoas dando palestras sobre isso, trocar amizades mesmo que íntimas se essas não tiverem visão de sucesso e crescimento, pq segundo essa galera esses amigos te afundam, ou seja até nesse aspecto a lógica do consumo coloca as garras.
"O mineiro só é solidário no câncer", disse Otto Lara Resende. A frase ficou famosa no filme de Nelson Rodrigues. As pessoas em geral são fraternas e amigáveis na dor e no sofrimento, mas para além disso são invejosas e traiçoeiras.
Já me doei demais para muitos amigos, mas muitos (inclusive eu) não tem tempo (nem dinheiro) para marcar encontros casuais como os americanos conseguem fazer. Aqui no Brasil fica quase impossível com a escala 6x1 onde muitos amigos estão ocupados trabalhando, estudando e cuidando de seus relacionamentos românticos. Hoje me vejo sozinho, sem muita liberdade de fazer amigos
na verdade temos sim tempo, não é questão de tempo e sim de prioridades. quando não tinhamos redes sociais marcavamos mais encontro pq não nos ocupavamos com tempo de tela, e como a comunicação era dificil e cara, dávamos preferência a encontros pessoalmente. ja pensou quanto tempo passamos na tela de computador ou smartphone sem uma real necessidade? se usassemops esse tempo pra encontrar amigos ou fazer novos amigos na vizinhança, ou atividades em grupo? porém isso depende de ambas as pessoa,s a maioria não consegue se conectar mais, digo isso pois tive essa percepção ao ir em um bar da cidade com show ao vivo querendo conhecer pessoas novas, quando olhava para alguem sempre via a pessoa pegando o celular ou pra gravar o evento q não tinha nada de excepcional, ou pra tirar foto pra rede social, ou pra conversar com quem não foi a festa, raramente tinha uma pessoa desconectada da internet lá e de fato focada no ambiente que estava. muitas vezes eu mesmo me pego com esse comportamento compulsivo de usar o celular em ambiente que é mais favoravel a socialização.
Meu caso é diferente, sempre notei que meus amigos faziam pouco caso de mim,muitas vezes me deixam no vácuo no whatsapp, nunca me chamam pra nada, etc... Começei a ficar chateado com essas situações e fui me afastando. É melhor ser um cara "sozinho" do que ser amigo de pessoas que nao te valorizam, que só te procuram quando estão com algum problema...
Não é uma peculiaridade do Brasil, é uma realidade da vida adulta e eu diria até do estilo de vida atual das grandes cidades. É difícil quando vc trabalha 8 hs tem família e filhos, o único fim de semana que vc tem é para arrumar a casa da zona da semana e tentar olhar um filme p espairecer, e aí que muitos amigos com a mesma rotina também não conseguem se organizar p te encaixar e nem vc encaixar eles pq os dias de tempo livre não batem. Sorte de quem tem amigo perto e pode fazer uma visita ou outra p um café na semana. Eu se pudesse convidava os meus mas moramos muito longe 🥲
Tenho 3 verdadeiros amigos com quem sempre contei e confiei, colheci todos eles quando muito novo, vão lá mais de dez anos de amizade e é isso. Não imagino minha vida sem esses caras, são pra vida toda.
Vc não pode nem olhar pra uma pessoa que já é crime, não pode falar em quem vc votou, não pode falar nada do que vc pensa que já ofende meio mundo. Se danem esses mimizentos.
Só tenho dois amigos homens, e poucas mulheres que posso chamar de amigas de fato. Acho que qualidade é muito mais importante que quantidade. E é na hora que o " bicho pega" é que você descobre quem é quem , quem é amigo de verdade.
Tenho 43 anos, acordo às 4:10 de segunda a sábado, chego 15:30 , pego minhas 2 filhas na escola, faço lanche da tarde, coloco no chuveiro, limpo a casa, começo o jantar, quando minha esposa chega 18:30, conversamos, as vezes tomamos um vinho, terminamos o jantar, lavamos a louça, assistimos um filme , série e vamos dormir. Além disso tmbm pinto telas sobre encomendas, toco som acústico em barzinhos e nos finais de semana, vou visitar meus pais e cuidar deles, então, não tenho muito tempo p amizades, estou sempre cansado, com sono, evito ao máximo rolê, festas e eventos sociais, quando tenho tempo vago, quero ficar isolado, eu e minhas filhas, esposa e minhas telas. Gosto da solidão, estou a cada mês, perdendo a vontade de socializar, me sinto esgotado.
*neoliberalismo instalado com sucesso 😢 mano, torço para que de alguma forma vc fique melhor do que esta. vc tem sua esposa, filhos e pais, não deixe de pedir ajuda. ❤
Isso ai meu amigo quando não se tem vícios ativos, tenho 44 e esta difícil sair de bebida e falar de coisas fúteis... também estou passando por isso. Que vc encontre o caminho e eu também.
Pô, fiquei triste lendo isso, amizades podem ser feitas em qualquer momento da vida, nunca é tarde pra cultivar um bom ciclo de amizades. Espero que consiga mudar isso, se for da sua vontade é claro.
@@guilhermemenghini8581 realmente não é fundamental pra existência em sí, mas é um indicativo forte para uma vida saudável. "nenhum homem é uma ilha" A comunhão entre as pessoas é o que faz da humanidade humana. Quando nascemos precisamos de cuidados. Durante a vida é bom ter cuidados (no literal, isso aumenta nossa espectativa de vida) E certamente na velhice precisamos de cuidados. E dentro de um ambiente saudável, é muito gratificante quando cuidamos também. Poder ver as pessoas que amamos evoluindo não tem preço. Não discordo de todo da sua fala, da pra existir sem companhia, e a companhia mais importante é a nossa, mas a vida fica mais incompleta quando sempre estamos sós.
Na vida é preciso e necessário fazer amizades, ter amigos. Sabemos que algumas pessoas podem nos decepcionar, mas isso trata-se de qualquer tipo de relacionamento. Até porque, tanto relacionamento amoroso, quanto o relacionamento familiar, também ocorre decepções. Não podemos esquecer que precisamos uns dos outros. Se algum dia faltar alguém da família para estar ao seu lado em momentos ruins, tenha certeza que você vai poder contar com um amigo verdadeiro. Sempre haverá um amigo verdadeiro que te dará as mãos.
Ainda bem que tenho muitos amigos! Amizades de 30 anos atrás. Rimos, brigamos, choramos, comemoramos juntos tanta coisa. Me considero sortudo por sempre ter bons amigos por perto.
Hj só vejo "amigos" das antigas, aqueles que vc achava que carregaria essas amizades pra sempre, em enterros. No enterro do meu pai alguns foram. Mas Tb outros que gostaria que estivessem não. Era meu pai. E no discurso final eu disse que meu pai foi o 2° pai de todos ali. Muitos perderam pai cedo e meu pai tratava eles como filho. Foi um discurso espontâneo mas lembrando a eles o quanto éramos próximos, muitos encontros se dando na minha casa e com meu pai sempre presente.
Nada melhor do que gente. Com todos os seus defeitos e imperfeições. Amo livros, filmes...mas nada substitui trocar ideias sobre os livros, filmes com gente.
@@rodrigoguimaraes2823 e tu acha que tá todo mundo feliz com celular? A galera quer casa, saúde, propósito. De que adianta eu trabalhar 6x1 se eu dificilmente vou conseguir comprar a desgraça de uma casa?
Muito interessante este post.Tb acho verdadeiro que tanto homens tem dificuldade de ouvir ,enquanto que mulheres são mais habilidosas com isto!A música, a leitura e os documentários são as minhas companhias e meus filhos !
Meus amigos são minha esposa, meu filho, meus pais, minha irmã, meus cunhados e cunhadas, meus pais, tios, primos, minha avó e todos os tios e primos da minha esposa. Já é gente suficiente.
Engraçado que nas redes sociais as pessoas supostamente têm muitos "amigos".
6 หลายเดือนก่อน +39
Eu sei lá tenho graças a Deus muitos amigos, amigos mesmo, que estão comigo desde a infância e até hoje saímos juntos pelo menos uma vez por mês, mesmo os que estão fora do país quando retornam fazemos questão de marcar algo, idem as esposas e namoradas, que tentamos criar um ambiente para se conhecerem, assim como incentivo minha esposa ao mesmo, ter e cultivar suas amigas, e ainda no caminho conseguimos fazer novas amizades. Porém amizade, é algo trabalhoso, porque as vezes e preciso dar atenção, conversar, perguntar como está indo a vida, se precisa de algo, e assim por diante. Um dia eu escutei uma frase é ela para mim faz todo sentido: "Ser um bom amigo, dá trabalho, porque senão der trabalho, talvez signifique que você não é um bom amigo" Ou seja como qualquer relacionamento humano para dar certo, é necessário certa dose de paciência, amor e força de vontade, atributos raros hoje em dia. As pessoas não são coisas, as vezes acontece algo que você não queria, nem por isso devemos sempre jogar fora anos de amizade, porque com o tempo a vida vai parar de nos dar amigos e vai passar a tirar. Aprendi com meu pai que tinha muitos amigos e pessoas que até hoje lembram dele com saudades e carinho, isso não tem preço, como você quer ser lembrado?
6 หลายเดือนก่อน +5
@Bro34890 Cara eu te entendo de verdade, é faz parte realmente alguns deixarem de ser amigos, mas isso como eu disse faz parte da vida, as vezes o cara tava passando por algum problema, ou rolou alguma coisa na época, mil hipóteses, mas sabemos se nossos amigos tem ou não ma boa índole ou coração, imagino que ele não tivesse isso, ele não seria seu amigo. E ser amigo, e assim como ser pai, nem sempre o sim, é o melhor, já neguei favores a meus amigos e fui honesto sobre o porque, e nem por isso a amizade acabou, pelo contrario, amigo de verdade é aquele que tem a coragem de falar a verdade, doendo ou não. Mas se achar que vale a pena troca uma ideia honesta com ele e veja o porque ele não fez aquele favor que você considerou minimo, as vezes a resposta pode te surpreender, mas mesmo que não o faça e bobagem se apegar a isso, porque nos também temos nossas fases complicadas e será que sempre fomos amigos exemplares? Eu te falo que eu não, já tive fases que fui meio complicado, mas faz parte da vida.
Um dos poucos comentários saudáveis aqui, parabéns kkk Tenho amigos tbm, to trabalhando em ter uma profundidade maior com aqueles que respondem bem a isso. Tem sempre aqueles que não sabem reciprocar tbm e tudo bem, eu tbm fiquei mt tempo sem saber fazer isso. É sempre um equilíbrio
Também penso assim. Pra mim tudo é uma questão de reciprocidade e interesse. Se você vive ocupado, inventando desculpas, é porque não tem interesse. Aprendi a deixar essas pessoas irem.
Por ser uma pessoa muito empática e solidária as pessoas pensam que eu tenho milhares de amigos e acabam se decepcionando quando digo que NUNCA tive e não sinto absolutamente falta nenhuma. Me relaciono com colegas de faculdade e do trabalho somente em tais ambientes. Quando saio dali e tchau mesmo. Sem ir juntos para bares, baladas, frequentar casa uns dos outros. Não sinto falta alguma de estabelecer “laços mais profundos”, acho isso até uma chatice. Só penso que não devemos perder nosso senso de empatia e solidariedade, pois de ajuda algum dia todos nós precisamos.🔮
Eu era o contrário! Mesmo qdo saia dos locais tentava manter contato , aí com o tempo percebi q era taxada de chata , carente , ou me tratavam com frieza , mesmo qdo eu só queria conversar ao telefone ( antes da internet) então parei com tudo isso e fui taxada de indiferente!! Cansei ! Não sei o q as pessoas querem e acho q nem elas sabem
Sou assim tbm, antes eu tentava manter o contato mas nunca havia algo reciproco, fiz umas amigas no meu trabalho anterior e pro meu azar elas tiveram que mudar de cidade, então continuo fazendo tudo sozinha.
@@sibora461comigo tb acontecia o mesmo, fui percebendo q minhas colegas de faculdade só ligavam pra estar com namorado, eu tinha namorado, mas queria ter amigas... aí isso mudou um pouco qd sai dessa cidade q eu morava, conheci pessoas com outras prioridades
Mtas amigas vão se afastar gradualmente, pq são mtas demandas como : marido , casa , filhos , visitar a família dela , dele , reuniões e festas familiares , férias e com isso vc fica pra escanteio até chegar ao ponto de não ter mais nada em comum
Eu nasci e fui criado em uma comunidade do RJ, minha falecida avó passava roupa para uma família de classe média alta e sempre me levava com ela quando eu era criança e acabei ficando muito amigo do neto da patroa, fomos bom amigos até meus trinta e 35 anos, aí veio as esposas, trabalho e no fim não temos mais contato nenhum; infelizmente.
Acho q a maioria das pessoas nao está interessada em manter relações de amizade pq se relacionar dá trabalho Então, focam na familia , convivem com os colegas e se isso se mantiver , ta otimo , se nao, qdo as coisas ruirem o indivíduo vai perceber q esta só
Viva a minha solitude, já fui de ter muitos "amigos" e me sentia mais só do que agora. Hoje a seleção de qualquer tipo de relacionamento é muito importante, tanto por vc, e até para o próximo.
Mudar de cidade é difícil mesmo e se for cidade de interior pior. Vc é o "de fora". Um estranho. São socialmente mais fechados. Demorei 6 meses pra ter contato com 2 vizinhos colados à minha casa. Mas dê tempo ao tempo...
Eu tenho 27 anos e não tenho amigos. O trabalho excessivo no BR e estudos tornam isso difícil. Nessa idade já tenho extrema preocupação com meu futuro, o qual não tenho perspectivas concretas sobre, isso me faz filtrar pessoas, mantendo as melhores ao meu redor e excluindo sem dó aquelas que não querem nada com nada na vida. Tenho pouca paciência para assuntos superficiais. Eu espero muito encontrar bons amigos(a) futuramente.
Homens são obrigados a se manterem cada vez mais ocupados e com isso, se isolam. As mulheres, ainda que trabalhem fora de casa, a maioria das profissões exercidas por elas é coletiva e estão sempre cercadas por muitas pessoas. Se o homem não se centrar no que está fazendo, pode perder seu emprego e como ele na maioria das vezes é o provedor da casa, se distrair aumenta este risco. Cada ida ao bar ou a um estádio é uma quantia grande de tempo e recursos que podem ser aplicados em outras coisas, como mais capacitação e/ou um merecido descanso. Quando perdemos emprego e decidimos visitar um amigo, a sociedade nos estigmatiza como vagabundos.
Não sei se a maioria dos homens trabalha sozinho, e não acho eles tem mais medo de perder o emprego do que as mulheres. Os dados do Censo mostram que 53% das mulheres fazem parte da força de trabalho, o resto trabalha sozinha em casa cuidando da família e do lar. Então no mínimo metade das mulheres trabalha sozinha.
Pois o que eu vejo no povao é os homens saindo e se divertindo muito, da sexta feira não tem um pedreiro em casa. Já as esposas todas ficam em casa com os filhos, só socializam em contexto relacionado a família e crianças.
Pela minha preservação, é melhor ficar só. Sou casado e mesmo assim tenho ficado mais na minha. Tem apenas um amigo que falo um pouco mais de mim, no mais estou bem reservado e esse amigo está na mesma vibe.
Na minha humilde opinião, não acho que não ter amigos é algo especificamente dos homens. Acho que as mulheres também não devem ter verdadeiras amizades, mas sim coleguismo, isso é diferente.
Então mas o problema é que dependendo do homem, não tem nem colega, eu concordo com isso que tu falou mas eu ainda acho as mulheres mais independentes do que nós, elas conseguem viver mais sozinhas do que a gente, pelo menos é o que vejo olhando minha vida e o geral
Mulher se une muito em momentos difíceis, mas é difícil amizade verdadeira e confiável. E tem uma coisa que falam muito pouco: as diferenças sociais entre nós não permitem amizade, a menos que tenha consciência de classe e raça. A maioria das mulheres de classe média quer distância de mulheres de uma classe abaixo da delas, mulheres brancas não compreendem a experiência de mulheres negras, pardas, indígenas. As diferenças culturais afastam mais ainda. É tudo muito sutil no mundo feminino, mas a gente nota. Por isso, muitas de nós preferem a solidão, eu incluída.
Cara eu e a maioria das minhas primas e amigas temos sim amizades verdadeiras, plenas e de muitos anos. As mulheres por se abrirem mais em conversas acabam criando laços mais profundos sim, isso não quer dizer q não existam algumas que não tenham.
Eu acho que falta as pessoas observarem o que elas estão oferecendo numa relação se não tão recebendo o que querem. Será que não estão oferecendo exatamente a mesma coisa que criticam? Ou acham que as pessoas são obrigadas a dar afeto, amizade prova de lealdade antes de você também oferecer as mesmas coisas? As relações são construções e precisam de dedicação das duas partes.
Então mas se a pessoa não tá bem com ela mesmo, como ela vai proporcionar afeto ou carinho pelo outro? Ela vai querer buscar isso no outro e na maioria senão todas as vezes vai falhar, isso acontece comigo e apesar de tentar me mudar, não consigo e acabo ficando mais sozinho ainda
6 หลายเดือนก่อน +4
Por ai, to achando o pessoal dos comentários muito negativa, tratando relação humana como se fosse uma compra, ponderando custo e beneficio e ai vai, todos muito cheios de razão. Mas me pergunto, quantos dos que criticam os ex-amigos não fizeram, ou fazem pior, porém não querem enxergar e ficam se achando uns coitados. Fora que todo mundo tem fases, as vezes aquele seu amigo, estava em uma fase mais complicada, e se a pessoa desse tempo ao tempo, saberia talvez que ela melhorou, como todo mundo passa por isso na vida. Pessoal está amargo demais.
@@OPittoresco se isso acontece com você é porque você tem que ficar sozinho bem, quando aprender a ficar numa boa sozinho, aí pode ser que comece a ter vontade de compartilhar coisa com o outro
"Quem não ama a solidão, também não ama a liberdade: apenas quando se está só é que se está livre. Porque cada um fugirá, suportará ou amará a solidão na proporção exata do valor da sua personalidade. Pois, na solidão, o indivíduo mesquinho sente toda a sua mesquinhez, o grande espírito, toda a sua grandeza; numa palavra: cada um sente profundamente aquilo do que é feito." (Schopenhauer)
Parabéns BBC pelo trabalho desse video, é algo funcdamental pra muitos ouvirem e refletirem sobre... Naomi foi perfeita nos estudos de analise, somos consumidores ferrenhos da cultura americana e isso afeta os laços porque seguimos a vida comparada á filmes 🤦🏻♂️
E eu fico surpreso em saber que os gays têm essa dificuldade. Acho que o problema todo se resume ao fato de que papo de homem costuma ser um saco. Eu, particularmente, não consigo conversar mais do que 5 minutos com outro homem.
@@0891Eduardo como eu queria ter saco para ter amiga mulher, prefiro ter amigo homem mesmo, rsrs. Uma das minhas melhores amigas é uma mulher, mas eu diria que ela é uma exceção. Odeio julgar as pessoas por gênero, mas acho o papo das mulheres mais superficial. Os homens, mesmo que falem menos e rendam menos também, ou eles costumam ser mais "intelectuais", ou eles falam de bobeiras que homens geralmente curtem como: filmes, super-heróis e videogames 😅
Esse fato em que quanto mais envelhecemos a chance de amizades diminui ou desaparece é verdade .Quando eu era mais novo sempre tinha um amigo mais proximo , sendo que o número de amigos sempre foi muito menor mas sempre tinha um mais proximo .Agora nao resta nenhum , na minha igreja tinha um grupo de jovens muito ativo ou dinâmico mais que foi se perdendo com o tempo e hoje ja nem se sabe quem sao os jovens ou se existe .Eu tenho aquela amiga que a gente sempre troca mensagens de bom dia mas é so nisso nada presencial e so virtual pelo wattzapps .
Certa vez, a mais de 20 anos atrás, meu professor de anatomia disse que a coisa mais difícil que tinha era arrumar um cadáver feminino para se estudar. Sempre havia algum ente próximo para reivindicar o óbito. Quanto ao masculino, haviam diversos sem ninguém a procurar. Nesse momento, eu me dei conta da solidão que o homem vai ampliando ao longo de sua vida.
A tecnologia (especialmente redes sociais) mudaram muito a forma de se relacionar pessoalmente. Com tantas formas de socializar as pessoas querem tudo mais fácil. Um amigo que atenda as necessidades e se não o fizer é dispensado, na ideia de que a oferta está grande para ser substituido.
O probelma de ter amigos adultos é que invariavelmente eles vão te pedir dinheiro ou te chamar para abrir negocios esdruxulos, melhor mante los na atividade objeto de interação social e por ventura, se aproximar daquele que possivelmente te trara menor dor de cabeça possivel.
Mas aí é só expressar suas necessidades e limites. Quem é de boa entende e fica. Também não curto misturar amizade com vida financeira. Não to dizendo que não vou ajudar um cara passando fome, mas não curto esse lance de empreender com amigos. Para mim amigo é aquele cara que posso compartilhar alguns interesses e ele os dele, falar de uns problemas, ouvir uma resolução de problemas, ouvir os problemas dele, dá uma escuta e etc.
Homens não são incentivados a manter suas amizades depois que casam, ao contrário das mulheres. Fala-se em "igualdade", mas o homem sempre é o mais cobrado para sustentar o lar. Um amigo meu vai ser pai e, quando o encontrei com a esposa num evento, convidei-o para tomar cerveja na minha casa no domingo. Antes que ele pudesse abrir a boca, ela já pulou na frente dele respondendo que ele não podia pois já tinha "compromissos". Homens quando casam não deviam assinar certidão de casamento, e sim a de óbito. Tenho 34 anos e quase todos os meus amigos já estão no "cemitério".
Talvez seus amigos não tenham relacionamentos saudáveis . É patético gente que casa e vira outra pessoa, e passa a cortar amizades , mas também isso quer dizer que essas pessoas nunca foram bons amigos,cabe você avaliar. O casamento não é sentença de nada, é só uma outra fase na vida, só muda pro casal.
@@flavia3735ué ! Se ele tem compromisso ele tem. E ele podia ter lidado com a situação de outra forma e falar q naquele dia não dava mas q marcariam em outra data. Mas não é só com homens não , as mulheres tb somem depois q casam pq a elas recai a responsabilidade de cuidar da casa , do marido , dos filhos e em alguns casos , ai delas se pedirem pro marido ficar com os filhos pra tomar café com uma amiga !! Os maridos reclamam , brigam , discutem , proíbem , ou acham q ela tem um amante . Não é fácil não ..
O que falta nesses seus amigos é se impor com suas esposas, vê se pode, geração de homens fracos. Só avise pra sua mulher que vc vai sair com os amigos, eu falei Avisar e não pedir permissão.
Vou falar por mim sempre a pessoa que era o.melhor amigo e o cara legal para todo mundo,com tempo fui vendo que a consideração não era a mesma ,sempre excluído ou colocado de lado.....muitas pessoas que consideravam se juntando pra me prejudicar....hoje tenho poucos mas os melhores
@@nathaliafaria1177 não, os cães não dependem de nós para viver, eles sempre estiveram aqui na Terra junto a outros animais. Talvez você desconheça o peso da lealdade ou nunca tenha experimentado isso na vida, mas o cão é muito mais que "melhor amigo" do homem, é uma extensão do que somos. Há aqueles que não vivem sem eles, e há até quem não troca a lealdade de um cão pelo "amor" de mulher alguma.
Até por conta dos traços autistas e profundas dificuldades na sociabilidade, nunca tive muitos amigos. Na adolescência tive um só. Como eu sempre era o esquisito, o diferente, o louco, tive vários colegas, dos quais até frequentava a casa e vice-versa, mas depois que saí da escola nunca mais fiz amizades, só coleguismos que existiram enquanto estive nos trabalhos nos quais fiquei. Tive de aprender a conviver com a solidão, com poucas pessoas tirando alguns parentes (porque a maioria dos parentes pode ser pior que os colegas) sendo as minhas ligações sociais. Restou-me aceitar a situação para doer menos, porque essas coisas só surgem de uma profunda identificação e admiração, coisas que você não vai desenvolver com qualquer pessoa. Diz o poeta, "a amizade é o amor com asas". E é bem isso...
Realmente , os homens costumam ser amigos num nível superficial . Muito difícilmente conversam uns com os outros sobre suas aflições ou medos ou angústias . Não compartilham com os amigos , eventuais problemas no casamento/namoro , problemas familiares , ou mesmo eventuais problemas no trabalho . Não sei até que ponto isso se deve , exclusivamente , à cultura de que homens não devem se mostrar vulneráveis . Desconfio que eles próprios neguem para si mesmos os seus sentimentos , o seu mal-estar com o que for . Isso não é regra , mas é o mais comum . Já as mulheres , salvo exceções , rápidamente se tornam próximas e compartilham a intimidade com outras mulheres -- talvez porque o lado mais fraco sinta que precise unir forças contra o massacre da sociedade sobre as mulheres . Já que mulheres não podem isso ou aquilo , mulheres tem que fazer isso ou aquilo . Ninguém merece nascer mulher , mas fazer o quê ? Seguir na luta e , a cada vez que se encarnar como homem , buscar quebrar os paradigmas da sociedade patriarcal . Eu dei uma lida em uns 20 comentários e fiquei surpresa de ver que em todos , comentários tanto de homens quanto de mulheres , havia uma valorização da solidão , um pensamento de que conviver não está mais valendo a pena . Muito grave isso
Mas infelizmente não tá mesmo. Eu fui humilhada em público por alguém q se fez de amigo e só me usou pra resolver os BO dele. Depois disso joguei a toalha! Hj faço cursos , viajo e nem tenho a ilusão de fazer amigos. Convivo com as pessoas, converso, troco idéia, curto o momento, mas no fim do dia sei q estou só. Mas adotei a filosofia do "q seja eterno eqto dure" e tenho vivido com mais leveza. Por ex: se numa viagem de um dia , convivi e conversei com pessoas interessantes e receptivas a um bom papo , já tá ótimo !! Mas se em um curso, as pessoas estão cada uma na delas , fico na minha e foco no curso, mesmo achando q em curso presencial a interação é importante. Mas nem sempre isso acontece. Acho paradoxal q estamos cada vez mais parecidos com máquinas eqto as máquinas (robôs e IA) se assemelham cada vez mais a humanos !
@@NARRASSAFilmes Mas você deve estar se referindo à uma situação específica que são os muito comuns casos extra-conjugais -- mulheres que aceitam se relacionar sexualmente e/ou amorosamente com homens casados . Ou seja : muito difícilmente um homem faz um flerte com a namorada ou esposa de outro homem e há mulheres que aceitam flerte ou paquera dos namorados ou maridos de outras mulheres . De qualquer modo , considero que o respeito dos homens para com as parceiras de outros homens , se deva à intimidação pelo alto risco de ocorrer uma agressão física . Portanto , na verdade , não deve se tratar de espírito de lealdade entre eles
Homens são mais seletivos para fazer amizades, por isso quando conseguem as amizades costumam ser mais verdadeiras e duradouras. Já Mulheres são mais fáceis de fazer amizades, porém, são mais instáveis e de pouca confiança, salvo as exceções.
@@sibora461 Você deve procurar não guiar seu comportamento futuro por experiências ruins ou mesmo péssimas do passado . Apenas tire um aprendizado das situações em que sofreu uma ingratidão ou que sofreu maus-tratos em geral . Simplesmente busque ter uma retaguarda , sim , busque ser cautelosa nas relações com outras pessoas , de modo a fazer um passo-a-passo . Daí , vai conseguir perceber , em alguma medida , se aquela é uma pessoa confiável ou se é alguém apenas para um relacionamento superficial , um relacionamento limitado
Para que ter muitos amigos, não compensa. Maioria é talarico , eu sofri traição de uma mulher narcisista, separei, a gente morava junto, e ela não quis aceitar, foi um inferno tirar ela de casa, e uma semana depois descobri que minha ex ficou com meus "amigos". Hoje em dia sou um lobo solitário, até tenho amigos para sair para rolê, mas não confio em quase ninguém mais, aprendi na marra que amigo de rolê não é amigo. Ter alguém confiável do seu lado hoje em dia é raridade, ninguém é leal a ninguém. As pessoas trocam fácil relacionamentos de anos por uma noite de prazer.
Infelizmente eu criei uma preconceito quando vejo um grupo de amigos homens héteros. Não me agrada ficar próximo de pessoas que só falam as mesmas coisas (mulher, dinheiro, carro, moto, futebol). Desde a escola a maior parte das minhas amizades eram com mulheres, e isso perdurou por muito tempo. Hoje vejo um equilibrio, mas tenho uma enorme dificuldade de me relacionar com esses tipos de grupos já supondo que é só mais um bando de héteros falando das mesmas coisas (o último amigo que conheci já faz mais de 5 anos). Prezo pelo o conteúdo, e não onde aquela amizade vai me levar. Não quero ser mais um homem "coçando o saco" e falando as mesmas coisas para reafirmar minha masculinidade e nem quero amigos assim.
Amizade entre homens dificilmente se revelam problemas uns dos outros porque tem sempre a cultura de ser forte, além de frequentemente alguns fazerem zoação com isso, então se evita revelar fraqueza para o outro não usar isso contra você. Então as amizades ficam bem mais superficiais. Esse tipo de coisa só com terapeuta mesmo.... as vezes até com terapeuta ainda recebemos humilhação, passei por 4 que me deixaram ainda pior do que já era. Só na quinta vez depois de gastar muito dinheiro e tempo que finalmente encontrei um psi que me entendesse sem julgar, foi a primeira vez que me senti ouvido por alguém, que alguém realmente demonstrou que tentava me entender ao invés de ser para julgar. Muitos comentários de gente reclamando de futilidades, que os caras só querem festa... Eu até prefiro companhia para festa. Difícil é ter tempo com escala 6x1 desumana desse país, se fizer faculdade então nem se fala. Está comum gente querendo se isolar após ter relações ruins em amizades ou namoros, e acabam fazendo parte de grupos que só reforçam mais que o isolamento é o correto. Não reclamo da questão heteronormativa porque todo gay que eu tive amizade ficava dando em cima, mesmo falando não, a maioria não respeita. Hoje eu evito até ter interação mínima com algum. Minha cidade é cheia de bicha sem vergonha
Essa questão de gays é real, eu até gosto de conversar com gays porque são mais de boa, não ficam nessa cultura de machismo de ter medo de demonstrar qualquer tipo de fraqueza, isso é o chato de ter amizade com homem, é uma disputa, vc começa a namorar uma mulher bonita, ainda falam mal de vc pelas costas que vc não merece isso, e ainda são talaricos. Agora o problema de amigo gay é esse mesmo, tbm não tem respeito, é igual amizade com homem e mulher, só que invertido, eles querem dar pra gente, mesmo falando que vc é hétero, e ficam insistindo. blá... Já tive muitos amigos, hoje em dia até saio com bastantes pessoas, mas não boto fé em ninguém mais, no final a gente está sempre sozinho.
A verdade é que quando temos que focar nosso tempo e energia na nossa carreira, nos filhos e na esposa, as amizades ficam em segundo plano. É posssivel ainda ter amigos, mas não como na juventude...
Então e isso é bem triste, porque meu pai por exemplo ele era mais sociavel e feliz antes de casar e tempos atrás sem amigos ou poucos porque sai pouco, teve até aquela doença que começa com D e termina com ão, acho que para os homens, para as mulheres tambem mas mais pra gente, depois que casa é a pior época da vida
A verdade, verdade mesmo é que vc está usando sua carreira e filhos como desculpa pro seu fracasso social, mas se não tivesse que gastar energia com essas coisas, vc não teria amigos do mesmo jeito
Quando mudam da creche ou berçário para a escola fundamental ou de escola, perdem amigos. Ao mudar da fundamental para ensino médio novamente perdem os amigos. Idem ao sair do ensino médio para o ensino superior, haja vista que o tempo disponível para continuar cultivando esses amigos é limitado. Alguns até conseguem praticar um esporte coletivo semanalmente. Por incrível que possa parecer, positivamente as redes sociais às vezes fazem-nos encontrar uma parte significativa deles (de longa data), mas encontrar fisicamente é difícil, pois temos as distâncias (muitos trabalham longe). Supondo que consigamos nos reunir fisicamente com alguns desses amigos, hoje em dia se acabar saindo conversa sobre política é bastante complicado, haja vista que as opiniões andam muito sobre esquerda/direita, preto/branco e não sobre ideias e soluções (inexistem os "tons de cinza" nas opiniões). Mas ainda dá vontade de reencontrar algumas pessoas. E isso é bom.
Minha vulnerabilidade em relação aos meus problemas virou o nivelamento para meus amigos se sentirem bem com eles mesmos, nao querem me ver feliz e com sucesso, senao ele se sentiriam pra baixo. Vivemos o mundo da imagem, da vaidade, da inveja, da ostentação, da comparação. As pessoas ate podem querer te ver bem mas nunca melhor do que elas.
Infelizmente as pessoas nunca vão descobrir quem são realmente amigos pq esses só aparecem no momento da doença grave e da morte. Meu pai tinha tantos e só um amigo de infância estava lá no velório.
_''"Os maiores inimigos do homem serão pessoas da sua própria família." Ou seja, os parentes.''_ Fonte: Geração Z que não consegue sair e conquistar (e saber como é) o mundo real.
A verdade é que pessoas da família são pessoas como qualquer outra e óbviamente podem ser sim tóxicas, psicopatas, egoístas, invejosas etc... ser da família ou não, não faz a menor diferença
A parentela sempre acha que possui poder sobre você ou que você tem responsabilidades com eles por causa do vínculo sanguíneo. Utilizam esse vínculo como meio de te amarrar em compromissos e logo transformam em obrigações. Mesmo com pouco contato, ainda tentam te aferir demandas, e nunca aceitam um Não como resposta... Nada contribuem e Exigem Tudo...
Eu descobri que não tinha amigos, o dia que sofri um acidente de moto, fiquei na cama quase 2 anos e ninguém foi me ver, meu chefe mandava msg de vez em qdo para saber como estava.
Aceite as diferenças, e se desenvolva… o ser humano é uma máquina de adaptabilidade… mas nunca será um ser solitário, faz parte da nossa natureza essa interdependência entre nós
Nos dias atuais ter amigos parece uma imposição das redes sociais, vc pode viver sem redes sociais e sem amigos , a vida a sua e vc escolhe como viver , não a sociedade em que vive.
Tenho 39 anos e nunca fiz uma festa de aniversario pois sempre tive pouquíssimos amigos. Hoje penso em me casar e me pego pensando, além de parentes, quem eu convidaria para a cerimonia pois não tenho um amigo sequer, nem padrinhos eu conseguiria ter. Não é uma situação nada fácil de viver, hoje em dia ainda consigo levar, mas já tive muita ansiedade e depressão por isso.
Ter clareza sobre padrões de comportamento social é muito importante. É o padrão de comportamento que nos permite diferenciar, em cada colega, o potencial amigo de uma potencial ameaça à nossa família, interesses ou reputação - todos pontos que cabem a nós homens defender. É a pressão desta defesa e a erosão dos padrões de comportamento que cria a solidão.
Creio ser bem resolvido com minha solitude, mas não dispenso um bom papo que agregue algum conhecimento ou experiência de valor. Fujo das futilidades e dos encontros vazios.
Sou tímida, falo pouco e não sou uma pessoa energizada, falante, sorridente. Resultado: não ter amizade. É triste sim, mas tendo pelo menos um parceiro já ajuda a suportar a vida.
Então mas eu acho melhor frustrado e com amigos do que sem preocupação e sem amigos, eu gostaria de voltar no tempo que tinha amigos e vivia a vida, hoje trabalho e estudo e sem amigos, fico bem triste quase todo dia
@@OPittoresco dá para viver a vida sozinho, curtir se divertir e tal, claro que com amigo é diferente também é legal e vale a pena, acho que é melhor ter amigo, mas dá para viver sem
Acredito que em muitos casos há amizades. Vejo que na idade adulta para frente as amizades precisam se reconfigurar. É muito saudável manter as amizades. Tenho amigos que fazem de tudo para reunir os homens em torno de atividades. Isso é muito positivo.
Nossa, perfeita afirmação. E quem gasta energia demais com as aparências em rede social, não tem nem forças para se dedicar a relacionamentos legítimos.
Pra mim faz falta, tinha muitos amigos antes de mudar de cidade. Qnd mudei e fiquei sem amigos, entrei em depressão. É uma rede de apoio insubstituível
Gostou? Ouça mais de 100 episódios do BBC Lê nessa playlist: th-cam.com/play/PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB.html Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/articles/cp6d3e6x29zo
Coisa de hétero cis branco (e europeu) ... é incrivelmente brochante viver numa sociedade tão quadrada e desigual, em todos sentidos.
Faltou citar as "brotheragens"... essa sociedade já devia ter ido pro abismo há tempos. s2
É cansativo ouvir um "estudi" do qual, gerlamente, pessoas da comunidade Lgbtqiao+ já percebem intuitivamente desde a infância, por exemplo.
"Aprendam com as mulheres"
Nunca ao contrário, né?
@@paulobianconi318Você é o gay que odeia homens, mas curti homens, né?
O último amigo que eu tive queria me comer e tentou me transformar em Femboy
Aqui no Brasil é o inverso: homens não tem amigas, mas tem muitos amigos.
Tenho 48 anos e me encaixo nessa pesquisa, malho, estudo e surfo mas se tivesse que reunir pessoas para festejar meu aniversário, não teria 3 pessoas.
Estou cagando pra essa pesquisa, estou cagando para festas de aniversário cheia de amigos...
Tenho amizade com 7 amigos que são como irmãos. Tenho outras amizades pela rua (condomínio, padaria, farmácia, açougue...) que são pessoas excelentes, mas não os chamariam só para encher minha casa de gente. Certeza que não vai faltar parceria para o dominó ou baralho quando me aposentar. 😅
Já viajei para Argentina, Paraguai, Bolívia, Chile e fiz amigos por lá. São tão bons quanto os brasileiros em fazer amizade fácil.
Qualquer lugar que vou, já me oferecem uma bebida, seja um café ou um copo de cerveja. Nunca precisei de mulher para arrumar amizades para mim.
Raramente vou às festas de aniversário de alguém, e todos aceitam isso bem (é quase 1x a cada 5 ano 😅).
Amigo, se tem 48 e tem 3 amigos verdadeiros, você está no caminho certo.
Se gosta de uma resposta científica para isso, há estudos que comprovam que as amizades mais sólidas não passam de poucos.
A capacidade cognitiva de uma pessoa em gerenciar contatos é de "no máximo" 150, e no círculo íntimo 3 a 5 pessoas. Isso é chamado de número de Dunbar (nome do pesquisador).
Brasileiro não se encaixa nessa pesquisa, pois somos um povo de país quente. Somos muito comunicativos, animados (festeiros) e hospitaleiros. Creio que isso mudou um pouco com a invasão das redes sociais, aumento da violência e "doenças mentais". Mas ainda somos um país de 'vida social extremamente ativa'.
Melhor exemplo disso foi o covid, que uniu e reuniu muitos. Quantos casos de festas clandestinas houve por não aguentar isolamento?
@@kanamatrix4498 Reuniu muitos, mas afastou também. No meu caso, À época do isolamento, poucos e alguns outros amigos "aleatórios" do círculo se reuniram algumas vezes. Estranho que depois dessa fase, cada um foi pro seu canto e ficou nisso.
Creio que o foco da pesquisa não é ser determinística em relação à quantidade de amigos que podemos ter; é mais sobre a capacidade pragmática que um homem tem de péssimamente gerenciar as suas amizades (em grande parte, essencialmente casuais), em oposição à amizade feminina, que apelam para o componente sentimental. É provável que elas gerenciem essa lista de maneira diferente de nós.
Trabalho e constituição de família também são coisas naturais na fase adulta que implicam num potencial afastamento das amizades. Já tinha percebido, aos meus 18 anos (hoje com o dobro da idade), que a curva do "fazer amizades" piora, e a partir daí fica delimitado o que é amigo e o que é conhecido podendo, com o avanço do tempo, muitos amigos se deslocarem também para o grupo dos conhecidos.
A internet e as redes sociais também tiveram o seu papel: criaram uma falsa sensação de proximidade que deixou muitos laços instáveis. Podemos selecionar com muitos mais critérios quem pode saber da nossa vida pública e privada. E aí entra aquela ideia de que as pessoas vão deixar sempre na aba privada tudo aquilo que vai expor suas fragilidades (sejam elas relacionadas ao trabalho ou aos relacionamentos).
@@stridergaara quando dei um exemplo do covid, apesar de aparentar ser algo positivo, foi negativo. Citei o exemplo para destacar a necessidade do ser humano, ainda maior nos brasileiros, de estar em grupo.
Durante o covid não recebi visitas de ninguém e não fui visitar ninguém. Mas a necessidade de se socializar, em festas, mostrou que muitos não tem o psicológico adequando para repetir o processo.
Os casos que houve afastamento, geralmente motivo por essa instabilidade emocional, ficou mais evidente com casais ou "amigos" teimosos em querer proximidade... Muita gente faleceu.
À medida que envelheci, e ganhei maturidade e paz de espírito, adquiri um olhar crítico mais apurado, para selecionar melhor as amizades.
Pesquisa comportamental nunca é determinista, apenas estatística. No máximo pode se considerar uma constatação.
Provavelmente você malha, estuda e surfa, mas não chama ninguém pra bater um papo e tomar uma no bar.
Aliás, você conversa com as pessoas desses ambientes?
@@kanamatrix4498 muito legal o seu comentário! Não conhecia essa pesquisa, achei interessante. Muito obrigado 🎉
"Não me roube a solidão sem antes me oferecer a verdadeira companhia" Nietzsche.
Com a destruição dos ambientes masculinos pelo nazifeminismo a sociabilidade masculina decai!
Homens tendem a cooperar evolucionariamente em ambientes de caça, de guerra e construção! Assim os homens criaram a civilização!
Com a feminização forçada da civilização ocidental os homens estão sendo marginalizados!
Todo homem precisa de um império para defender e uma legião a qual pertencer!
Com a destruição dos ambientes masculinos pelo nazifeminismo a sociabilidade masculina decai!
Homens tendem a cooperar evolucionariamente em ambientes de caça, de guerra e construção! Assim os homens criaram a civilização!
Com a feminização forçada da civilização ocidental os homens estão sendo marginalizados!
Todo homem precisa de um império para defender e uma legião a qual pertencer!
Cara não se apoia nisso. Isso n significa nada
@@JoseR347 ta bom zé
@@JoseR347 cara, tenho tentado sair da minha solidão. Mas acredite, não tem valido a pena. As relações sociais ainda estão permeadas por muito dessa mentalidade tóxica de se sobressair às custas das vicissitudes dos outros, dos mais próximos. Devemos sim gostar de nossas solidão (solitude), de nós mesmos, assim teremos melhores chances de atrair companhia verdadeira, mas se não atrair tá tudo bem tbm.
Agente vai ficando venho e mais atento. A maioria dos "amigos" são falsos e usam da liberdade para dizer coisas horriveis no tom de brincadeira.
Até inventam mentiras.
@@andersonmelo5494 com certeza.
Quando era mais jovem isso era muito comum. Pessoal fica se depreciando e colocando uns aos outros para baixo dizendo que estão brincando. Pior que isso não muda na vida adulta. As coisas ficam apenas mais sutis e sofisticadas.
@@KlibanMorlock verdade, eu mesmo tô evitando contato. Eles querem saber da tua vida pra vê se tu tá na pior.
@@KlibanMorlock até piora na vida adulta que eles vivem de aparência, as pessoas acham que nunca serão capaz de fazer o mal.
Hahaha. Amei. Eu sou um homem gay e posso atestar que isso é totalmente real. Se você for um ouvinte atento, eles vão adorar te procurar para te informar das angústias que carregam no peito. Em compensação, são completamente incapazes de te ouvir. É sempre unilateral.
Gente, achei que só acontecia em amizade entre sexos opostos isso de tu virar o muro de lamentação do amigo e ele não perguntar nem se vc quer uma bala.
Amizades femininas neste sentido são de fato mais recíprocas, muito difícil uma amiga contar os perrengue dela e não querer genuinamente escutar os teus até p esquecer os dela. 😂
Quando o vídeo fala de homens, está implícito que está falando de héteros.
Sempre!! Cansei de ser assim.
@@anapaulaoshida2745não é difícil não ! Algumas ouvem , outras não , outras fazem q ouvem e falam clichês ( não liga , relaxa ! , já passou ) qdo o q vc quer é conversar ou se.sentir acolhida e ela só te oferece esse "Band aid" emocional
@@99Gara99 Esta, pq?
Vendo a reportagem e lendo os comentários vejo que sou abençoado!
Tenho amizades de mais de 30 anos. Quase todos constituíram família e ainda assim mantemos nossos laços!
Também tenho amigos de mais de 30 anos , mas o contato é on line, uma reunião de amigos seria difícil
Eu tinha vários amigos do peito, mas um morreu de cirrose, outro de ataque cardíaco, outro de câncer, sem contar no meu irmão que faleceu muito jovem e era meu melhor amigo. Parece história de pescador, mas é verdade rs. Tem uma foto da nossa galera que só eu estou vivo. É foda conviver com isso, mas mesmo assim ainda acredito na amizade, tenho amigas e amigos que ainda cultivo. Ouvi de um casal de amigos nesta semana "eu te amo" e isso não tem preço!
Basicamente seus amigos morreram porque tinham uma péssima alimentação e péssimos hábitos
Triste, neh! De fato conforme vamos ficando mais velhos, nós vamos perdendo as pessoas, perdi mais uma esse fds (acidente de moto) e olha que ainda sou relativamente jovem.
Keep walking.
You're the next.
Amizade boa é aquela em que vc cria um vínculo com a pessoa, compartilha notícias boas e ruins, ri e chora. Mas, pra isso acontecer, exige tempo, paciência e dedicação de ambos, e hoje em dia, nem todo mundo está disposto à isso, ou simplesmente não sobra tempo pra isso.
Eu tenho 1 amiga assim
Concordo com você, Amizade é com uma planta, você tem que cultivar, doar tempo, quando não estiver indo bem, ter paciência e verificar o que está dando errado, tem que perdoar, ser perdoado, CD concessões, e só com o tempo vai virar uma grande amizade! Não acredito em amizades instantâneas! Isso não existe! Pelo menos pra mim não! E no tempo que a gente vive, de satisfações instantâneas, Acredito que vai ser cada vez mais difícil o surgimento de grandes amizades, as pessoas acham que não tem mais tempo pra isso.
Verdade...o que mais vejo é isso...falta de tempo para ter amizade. A gente marca várias vezes e a pessoa nunca pode, não consegue reunir as "amigas".
Não tenho "amigos" desde a escola, isso uns 20 anos atrás 😅. Depois dos 30 é difícil achar um grupo onde se encaixar.
Exatamente.
Desde a escola eu sempre estive ciente de que o que eu tinha era colegas. Amigos são muito difíceis de se ter.
@@201085PEDRO Tenho solidariedade com as pessoa de bem e, de fato, decididamente eu as socorro em suas dificuldades. Mas daí até à amizade vai uma boa distância. Tenho amizade com quem tenho afinidade ideológica.
Amigos por zona, como marcação por zona no futebol.
E porque estamos cuidando de nossas próprias vidas.
Meus amigos são meus pais, livros, videogame e séries. Nunca me decepcionaram
Que triste deve ter como amigos Mario, Luiggi , DeSanta, Franklin ou Trevor
Eu tbm
@@samantafisio 😂
Que miserável
mas aí que tá mano, decepção faz parte de uma boa amizade, o lance é os dois estarem engajado em manter o alinhamento de valores.
Não são só os homens não. Nós, mulheres, atualmente também não temos mais amigos. Fui jovem na década de 1970/80 e tinha muitas amigas e colegas. Vizinhas, colegas da escola...hoje observo as crianças e jovens da minha família praticamente sem amigos e colegas. A vida sem amigos e colegas é muito pobre e triste. Faz falta. Deixa a pessoa sem traquejo social.
Infelizmente, hoje parece que todos cobram perfeição de todos, como se alguém fosse perfeito. As pessoas, principalmente as mulheres, acha que tudo é inveja...como se também não invejasse...estamos ficando muito sós.
E a gente tende a colocar nosso lupa sempre nas pessoas, mas são os poderes que passam despercebidos que formam as pessoas. Redes sociais, empresas com fortunas ilimitadas que investem em propaganda, chamo de ditaduras corporativas. Então, você observa essa cultura de medo, principalmente em cidades grandes, jovens de classe média, principalmente, que não saem mais na rua para brincar, na nossa geração, isso já se tornava evidente, mas agora disparou. É medo do Sol, medo de vírus, medo de bactéria, medo de ser roubado, medo da própria sombra...Isso nos enjaula em nós mesmos.
sós e doentes... cada vez mais doentes.
Mas eu ainda acho que com a gente é pior, porque a gente é mais ativo socialmente, precisa mais sei la jogar bola, sair pra tomar uma, a gente é mais social, voces são mais independentes, até em relacionamento vocês são menos apegadas que nós, tipo depois que termina acaba o nosso mundo e pra vocês fica tranquilo
Eu sempre achei vocês mais independentes do que a gente (Minha visão)
Sim. Sou mulher e nunca tive amigos. Tenho um único, que é meu amigo há 10 anos. Fora ele, não tenho outros amigos.
Não faço questão de ter redes sociais. Eventualmente conheço outras meninas e elas demonstram uma reciprocidade, mas quando descobrem que não tenho redes sociais, por algum motivo se afastam.
@@OPittoresco é só tua visão mesmo, na prática não é bem assim... O que nós mulheres não toleramos mais, é relacionamento abusivo. Antigamente as mulheres não tinham esse direito, mulher separada era mal vista pela sociedade; inclusive os homens faziam questão de proibir que suas esposas, noivas, namoradas, tivessem amizade com mulheres separadas para não ficarem "mal vistas". O pai não aceitava a filha desquitada, divorciada de volta a casa em que nasceu e cresceu, elas eram obrigadas a viver todo tipo de abuso, de violência física e emocional. Até hoje em dia, quando uma mulher dá um basta, ela é ameaçada e assassinada ( feminicídio). Mulheres sofrem infinitamente mais do que os homens.
Tenho 35 anos e não vou negar: sinto que é bem mais difícil fazer novas amizades que antigamente. Tenho até conseguido, mas foi mais fácil quando eu era mais jovem.
Hoje em dia existe mais individualismo e desconfiança. Antigamente havia mais fraternidade, hoje em dia as pessoas são mais frias e pragmáticas.
Eu tb. Se quiser a gente pode ser amigos
Acho q nem homem nem mulher tem muitos amigos hoje em dia
Concordo. A sociedade virou uma grande rede social onde se trocar de amigos rapidamente. Tudo é fluxo, tudo passa e nada fica. Um dia vão descobrir que relações de longo prazo são mais saudáveis.
Repare q a galera c mais de 30, mais de 35 tem amigos de longo prazo apesar das dificuldades da vida adulta (q reduz os amigos inevitávelmente).
Essa geração de menos de 27 me preocupa. Não todos, claro.
Nas redes sociais, milhares, na vida real, talvez um ou dois.
Não existe amizade de verdade entre mulheres. Mulher é tudo falsa, são falsas umas com as outras quase o tempo todo. Pior ainda depois das redes sociais. Rs
Nas redes as mulheres se defendem. Ja os homens tão sempre criticando tudo, e todos. Principalmente os polixos.
Nunca tiveram
Nossa sociedade ensina a competição e não a cooperação...
Amigos serão cada vez mais raros independentemente do gênero..
Os homens vivem sobre a sombra de Saturno, onde ele matava seus filhos para não tomarem seu lugar, assim é a sociedade masculina. São poucos que não olham ao seu redor e enxergam os outros como iguais
"Caso sejam contrariados ou magoados, os melhores amigos podem produzir os mais formidáveis inimigos". (SLQDI)
no caso é só não fazer amizade com imaturos ou não fazer coisas absurdas a eles e respeitar sempre sabendo até que ponto cada pessoa gosta de brincadeiras etc.
@@underline9858 Perfeito. É uma boa dica.
A mágoa entre amigos pode ser curada com uma boa conversa. Já tive a experiência de me expor a isso, e percebo o quanto cresci como pessoa
@@niselira2865 mas você é mulher.
Essa é maneira que nós mulheres resolvemos as coisas.
E não os homens.
Infelizmente.
Eu acho melhor ter inimigos porque esse é o natural da vida, conhecer pessoas e ir contra ou a favor a elas, do que viver sozinho e triste, estou falando isso porque me isolei durante um bom tempo e to tentando voltar ao normal e eu prefiro muito mais a minha vida de agora do que de uns anos atrás
Que podcast maravilhoso. Infelizmente muita gente nos comentários não compreendeu a mensagem. Clara que cada vez que ficamos mais velhos é mais difícil criar vínculos e amizade boas, mas a grande parte disso depende do quando aberto nós estamos para criar esses vínculos. Todos nós homem precisamos/queremos ter amigos de verdade, como disse a pesquisadora” isso é parte da nossa natureza”. Muito dos meus amigos não compartilham seus medos e inseguranças comigo. Isso torna amizade rasa, mas eu continuo aberto para compartilhas meus sentimentos bons e ruins. Espero que todos nós homens, possamos ver que precisamos de amigos e que é muito bom compartilhar momentos com eles.
Tmj rapaziada
Muito bacana seu jeito. É por ai mesmo, disponibilidade, muita gente não tem.
A internet phodeu tudo, antes a gente ia na casa das pessoas para conversar, agora é duas palavras no zap e pronto
Isso aí é tudo conversa fiada do movimento Woke, meteu um branco, heteronormativ, rico já sei que a conversa de esquerdista. Irã que está em guerra é um dos lugares mais machistas que existem e os homens deitam um com os outros sem malícia na mesma cama. Não precisa virar negro, gay e pobre para ter amigos homens...
Então a internet nos salvou, pois se não fazemos mais isso (visitar os outros) é porque a atividade não era espontânea ou prazerosa. Agora é cada um no seu mundinho e os registros são apenas dos "bons" momentos.
@@ligadekartvirtual é exatamente ao contrário do que você escreveu.
@@ligadekartvirtualnos transformou em máquinas fera, a gente ainda vê essas pessoas vivendo no mundinho que vc citou, mas n com a mesma frequência, nem a mesma essência
Vc só é amigo enquanto está sendo útil pras pessoas
Concordo. Passei por isso.
Verdade, passei por isso, várias vezes.... Não temos amigos, só pessoas que querem sua utilidade 😢
E fora que, já vi muito casal terminar, e os dito amigos irem pra cima pra tentarem se relacionar com a mulher do cara.
"Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais chegado que um irmão".
Melhor amigo é o 🐕
@@guardiao1240 E nada. Esses bicho so pensa em comida 24horas por dia.
O problema é justamente que está faltando ter esse amigo aí mais chegado q um irmão.
Prov 18:24 Alguns amigos estão prontos para acabar um com o outro, Mas há um amigo que se apega mais do que um irmão.
Vdd
Meu irmão é um cara mó legal, mas não tem melhor amigo, ele fala com os amigos dele só de vez enquanto e os assuntos se resumem em futebol, filmes e séries
Meu pai também é quase assim, até tem amigos, mas só fala de carro, futebol e de beber (sendo que ele nem bebe). Percebo que ele muitas só faz concordar com tudo o que dizem, com certeza por medo de perder esses "amigos".
Fiz um grupo no Zap com amigos das antigas. A maioria dos assuntos era sobre futebol. Zoeira entre torcedores de times rivais mas havia respeito e aceitação das zoeiras recebidas. Mas um deles tentou introduzir política atual na conversa. Todos lá já sabiam tanto das posições dele quanto das minhas, o que levaria à discussões desnecessárias pois ninguém mudaria a opinião de ninguém. Já tinha dito no início do grupo do zap que era melhor não falarmos de política ali por enquanto. Uma vez esse amigo tocou no assunto mas logo em seguida, num fingimento só de que havia "esquecido" do acordo, disse que eu não queria o assunto no grupo. Respondi que: se quer falar de política, pelo menos seja respeitoso e sem debochar de opiniões contrárias. Esse amigo e mais um começaram a falar de política nas entrelinhas de outras conversas. E quando conversava tocando em outros assuntos tentando aliviar a tensão que pairava, começaram a me ignorar. Um dia fiz um profundo questionamento com base em Heráclito: esses amigos não são mais os mesmos e nem eu Tb sou. Tava tentando resgatar aqueles amigos de outrora, mas eles não existem mais. Decidi dar a administração do grupo pro meu irmão e saí do grupo. Até hj quase um ano depois sem arrependimento. E perguntem se alguém veio me perguntar no privado do porquê de eu ter saído? Resposta: só meu irmão algum tempo depois.
No momento estou tentando para de beber bebida álcoolica, então, estou me afastando de muitos amigos. Mas ainda tenho minha familia e espero no futuro conhecer pessoas novas.
Esses amigos de gólo não são amizades verdadeiras, como falado no vídeo, não está perdendo nada
é bem melhor ficar sem beber e sem amigos. Estou há mais de 100 dias sem beber, gratificante demais.
Conhecer pessoas novas complicado as pessoas não querem conversar.
Amigo é quem fica do lado da sua cama quando você fica doente. O resto é conhecido
Não é isso não, quem fica do lado da sua cama quando vc está doente pode ser quem gosta de te ver na pior também
Amigo de verdade é aquele que lembra de você quando ELE está bem, quando ELE está feliz
99% das pessoas tem dificuldade de entender isso e pensam como vc
Imagina que algum conhecido seu consegue um emprego excelente hoje e começa a ganhar um salário altíssimo, num lugar muito bom para trabalhar. Se essa pessoa lembrar de vc e te ligar, pra falar pra vc tentar também, te explicar como rla fez pra entrar e falar oq vc tem que fazer etc, esse cara vc pode chamar de amigo. Vc seria capaz de fazer isso por alguém? Eu duvido? (No fundo somos pessoas piores do que pensamos que somos)
Quando vc tá na pior, até o seu pior inimigo vai lá no hospital pra olhar dentro do seu olho e te ver prostrado na cama
@@99Gara99 Po exatamente! Quando vc curte as pessoas ao seu redor é comum estar vegetando, ver algo e pensar simplesmente: nossa, fulano e fulana adorariam ver isso!
Amizade é o melhor medidor de “capacidade social” que temos. Se elas são saudáveis vc sente e provoca saudade.
Vdd...
Também quem te aproxima de Jesus, te arranja emprego e te incentiva a estudar. Sempre te puxando pra cima, mesmo que você fique melhor do que ele.
@@99Gara99 na verdade o que você disse tem todo sentido, mas reintero o amigo verdadeiro é a soma dos dois, digo isso pq essa de qualquer um vai no momento difícil é mentira, o amigo falso ou inimigo mandam alguma mensagem quando ficam sabendo e no máximo vão fazer uma visita para não pegar mal socialmente, depois essa pessoa vai simplesmente se afastar pq doente você não oferece vantagens, o amigo verdadeiro vai lembrar de você, vai querer realmente sua melhora, vai tentar te animar ou distrair nos momentos difíceis. O inimigo ele só quer saber q você ta pra baixo e não conviver no ambiente que você está justamente por ser algo desgastante, mas sim também tem o outro lado da moeda o sucesso e felicidade também ditam muito sobre amizade verdadeira, se essa pessoa te esquece quando melhora de vida é sinal que não enxergava valor nenhum em você, pior que já vi até pessoas dando palestras sobre isso, trocar amizades mesmo que íntimas se essas não tiverem visão de sucesso e crescimento, pq segundo essa galera esses amigos te afundam, ou seja até nesse aspecto a lógica do consumo coloca as garras.
"O mineiro só é solidário no câncer", disse Otto Lara Resende. A frase ficou famosa no filme de Nelson Rodrigues. As pessoas em geral são fraternas e amigáveis na dor e no sofrimento, mas para além disso são invejosas e traiçoeiras.
Já me doei demais para muitos amigos, mas muitos (inclusive eu) não tem tempo (nem dinheiro) para marcar encontros casuais como os americanos conseguem fazer.
Aqui no Brasil fica quase impossível com a escala 6x1 onde muitos amigos estão ocupados trabalhando, estudando e cuidando de seus relacionamentos românticos.
Hoje me vejo sozinho, sem muita liberdade de fazer amigos
Estamos ficando egoístas demais.
É vdd. Ninguém está com tempo para a convivência sadia, natural livre com os demais humanos.
na verdade temos sim tempo, não é questão de tempo e sim de prioridades.
quando não tinhamos redes sociais marcavamos mais encontro pq não nos ocupavamos com tempo de tela, e como a comunicação era dificil e cara, dávamos preferência a encontros pessoalmente.
ja pensou quanto tempo passamos na tela de computador ou smartphone sem uma real necessidade? se usassemops esse tempo pra encontrar amigos ou fazer novos amigos na vizinhança, ou atividades em grupo?
porém isso depende de ambas as pessoa,s a maioria não consegue se conectar mais, digo isso pois tive essa percepção ao ir em um bar da cidade com show ao vivo querendo conhecer pessoas novas, quando olhava para alguem sempre via a pessoa pegando o celular ou pra gravar o evento q não tinha nada de excepcional, ou pra tirar foto pra rede social, ou pra conversar com quem não foi a festa, raramente tinha uma pessoa desconectada da internet lá e de fato focada no ambiente que estava.
muitas vezes eu mesmo me pego com esse comportamento compulsivo de usar o celular em ambiente que é mais favoravel a socialização.
Meu caso é diferente, sempre notei que meus amigos faziam pouco caso de mim,muitas vezes me deixam no vácuo no whatsapp, nunca me chamam pra nada, etc... Começei a ficar chateado com essas situações e fui me afastando. É melhor ser um cara "sozinho" do que ser amigo de pessoas que nao te valorizam, que só te procuram quando estão com algum problema...
Não é uma peculiaridade do Brasil, é uma realidade da vida adulta e eu diria até do estilo de vida atual das grandes cidades. É difícil quando vc trabalha 8 hs tem família e filhos, o único fim de semana que vc tem é para arrumar a casa da zona da semana e tentar olhar um filme p espairecer, e aí que muitos amigos com a mesma rotina também não conseguem se organizar p te encaixar e nem vc encaixar eles pq os dias de tempo livre não batem. Sorte de quem tem amigo perto e pode fazer uma visita ou outra p um café na semana. Eu se pudesse convidava os meus mas moramos muito longe 🥲
Como assim sem liberdade?
Tenho 3 verdadeiros amigos com quem sempre contei e confiei, colheci todos eles quando muito novo, vão lá mais de dez anos de amizade e é isso. Não imagino minha vida sem esses caras, são pra vida toda.
A convivência humana no geral nos dias atuais é muito difícil,a intolerância está prevalecendo
Vc não pode nem olhar pra uma pessoa que já é crime, não pode falar em quem vc votou, não pode falar nada do que vc pensa que já ofende meio mundo. Se danem esses mimizentos.
@@rcrc1855difícil mesmo, resumindo cercado de "idiotas"!! só ler os comentários que isso se confirma.
@@rcrc1855isso é mesmo, a gente tem que ficar pisando em ovos quando vai falar com os outros
Só tenho dois amigos homens, e poucas mulheres que posso chamar de amigas de fato. Acho que qualidade é muito mais importante que quantidade. E é na hora que o " bicho pega" é que você descobre quem é quem , quem é amigo de verdade.
Amigos homens kkkk
Tenho 43 anos, acordo às 4:10 de segunda a sábado, chego 15:30 , pego minhas 2 filhas na escola, faço lanche da tarde, coloco no chuveiro, limpo a casa, começo o jantar, quando minha esposa chega 18:30, conversamos, as vezes tomamos um vinho, terminamos o jantar, lavamos a louça, assistimos um filme , série e vamos dormir. Além disso tmbm pinto telas sobre encomendas, toco som acústico em barzinhos e nos finais de semana, vou visitar meus pais e cuidar deles, então, não tenho muito tempo p amizades, estou sempre cansado, com sono, evito ao máximo rolê, festas e eventos sociais, quando tenho tempo vago, quero ficar isolado, eu e minhas filhas, esposa e minhas telas. Gosto da solidão, estou a cada mês, perdendo a vontade de socializar, me sinto esgotado.
Seu dia-a-dia não tá saudável. Está muito ocupado e sobrecarregado. Vc vai acabar adoecendo.
@@valeriarn6461ele já deve tá
*neoliberalismo instalado com sucesso 😢
mano, torço para que de alguma forma vc fique melhor do que esta. vc tem sua esposa, filhos e pais, não deixe de pedir ajuda. ❤
Eh isso
Isso ai meu amigo quando não se tem vícios ativos, tenho 44 e esta difícil sair de bebida e falar de coisas fúteis... também estou passando por isso. Que vc encontre o caminho e eu também.
Você conhece quem é amigo de fato em poucos momentos: na dificuldade e na doença principalmente.
Se depender de amigos para carregarem meu caixão, ficarei sem ser sepultado.
Pô, fiquei triste lendo isso, amizades podem ser feitas em qualquer momento da vida, nunca é tarde pra cultivar um bom ciclo de amizades.
Espero que consiga mudar isso, se for da sua vontade é claro.
@@BeatrizTantow obrigado. 👏
somos dois, saiba que vc nao precisa de amigos, apenas de vc mesmo.
@@BeatrizTantow Mas não qualquer pessoa que vai carregar seu caixão, não é só encontrar pessoas, mas aprofundar relações pessoais a esse ponto.
@@guilhermemenghini8581 realmente não é fundamental pra existência em sí, mas é um indicativo forte para uma vida saudável.
"nenhum homem é uma ilha"
A comunhão entre as pessoas é o que faz da humanidade humana.
Quando nascemos precisamos de cuidados.
Durante a vida é bom ter cuidados (no literal, isso aumenta nossa espectativa de vida)
E certamente na velhice precisamos de cuidados.
E dentro de um ambiente saudável, é muito gratificante quando cuidamos também.
Poder ver as pessoas que amamos evoluindo não tem preço.
Não discordo de todo da sua fala, da pra existir sem companhia, e a companhia mais importante é a nossa, mas a vida fica mais incompleta quando sempre estamos sós.
Na vida é preciso e necessário fazer amizades, ter amigos.
Sabemos que algumas pessoas podem nos decepcionar, mas isso trata-se de qualquer tipo de relacionamento.
Até porque, tanto relacionamento amoroso, quanto o relacionamento familiar, também ocorre decepções.
Não podemos esquecer que precisamos uns dos outros.
Se algum dia faltar alguém da família para estar ao seu lado em momentos ruins, tenha certeza que você vai poder contar com um amigo verdadeiro.
Sempre haverá um amigo verdadeiro que te dará as mãos.
Não tenho amigo nenhum, nao sinto falta, não gosto de sair, não gosto de aglomerações, gosto de ficar em casa, adoro o silêncio ☺️.
Você também é discípulo do Ralf Gomes?
Pode ser que você não tenha conseguido desenvolver a parte emocional e não consiga lidar con frustrações… por isso prefere sacrificar a vida social.
Também tenho as mesmas preferências. Fui até diagnosticado com autismo.
@@Ribeiro-q1u , Ralph Gomes é foda demais.
Eu mesmo. Vejo conhecidos na rua e logo dou um jeito de me esconder, só pra não perder tempo com papo furado sem sentido.
Quando a solitude é fruto da compreensão da realidade, a felicidade é inevitável.
Ainda bem que tenho muitos amigos! Amizades de 30 anos atrás. Rimos, brigamos, choramos, comemoramos juntos tanta coisa. Me considero sortudo por sempre ter bons amigos por perto.
Vc tem sorte !!
idem. e cada amizade eh de um jeito! nossa, somos dois sortudos entao 🖖
Hj só vejo "amigos" das antigas, aqueles que vc achava que carregaria essas amizades pra sempre, em enterros. No enterro do meu pai alguns foram. Mas Tb outros que gostaria que estivessem não. Era meu pai. E no discurso final eu disse que meu pai foi o 2° pai de todos ali. Muitos perderam pai cedo e meu pai tratava eles como filho. Foi um discurso espontâneo mas lembrando a eles o quanto éramos próximos, muitos encontros se dando na minha casa e com meu pai sempre presente.
Muito bom. Gosto de ouvir esses conteúdos da BBC tomando café da manhã.
Fazendo isso agorinha!
Tem uma vibe de rádio mesmo!
Como se amizade feminina fosse verdadeira. A sororidade é uma ilusão
Pq?
@@risenkun porque é cheio de falsidade. Vivem falando por trás, mas quando se reúne atua. Quando um cara não gosta do outro, nem conversa.
Basicamente.
@@jeanguimaraes5527 pois é, amigo de verdade é raridade pros dois lados
Exatamente
Eu escuto as mulheres e tenho alguns amigos, mas meus principais amigos são os livros, a natureza e a música.
Então vc ta bem acompanhado.
Dois.
Nada melhor do que gente. Com todos os seus defeitos e imperfeições.
Amo livros, filmes...mas nada substitui trocar ideias sobre os livros, filmes com gente.
Cê tá certa, às vezes é difícil encontrar quem saiba discutir, mas é melhor mesmo
Então está com problemas mentais. Isolamento é o primeiro sinal de problemas mentais.
Pq povo só trabalha e vai pra casa, só faz mais nada além disto…então como ter amigos?
Já dizia Thiaguinho, não tem seu cheiro no travesseiro, é só trabalho volto pra casa, não tem voce, me falta voceeee Kkkkkkk
Temos aqui mais uma culpa pro capitalismo?
Com certeza o sistema capitalista é a construção do tempo do trabalho são causas disso.
@@lucasspinosa8877cara esse papo furado não cola mais, se não fosse o capitalismo nem esse celular que permitiu vc fazer esse comentário vc teria
@@rodrigoguimaraes2823 e tu acha que tá todo mundo feliz com celular? A galera quer casa, saúde, propósito. De que adianta eu trabalhar 6x1 se eu dificilmente vou conseguir comprar a desgraça de uma casa?
Muito interessante este post.Tb acho verdadeiro que tanto homens tem dificuldade de ouvir ,enquanto que mulheres são mais habilidosas com isto!A música, a leitura e os documentários são as minhas companhias e meus filhos !
Meus amigos são minha esposa, meu filho, meus pais, minha irmã, meus cunhados e cunhadas, meus pais, tios, primos, minha avó e todos os tios e primos da minha esposa. Já é gente suficiente.
Se as pessoas voltarem a passar mais tempo físico juntas, as conexões vão voltar a ser mais fortes na maioria dos casos.
@Henrico_ლიმა
Sim, mas também não devem passar tempo vendo e TV e mídia doutrinadora e parcial
Engraçado que nas redes sociais as pessoas supostamente têm muitos "amigos".
Eu sei lá tenho graças a Deus muitos amigos, amigos mesmo, que estão comigo desde a infância e até hoje saímos juntos pelo menos uma vez por mês, mesmo os que estão fora do país quando retornam fazemos questão de marcar algo, idem as esposas e namoradas, que tentamos criar um ambiente para se conhecerem, assim como incentivo minha esposa ao mesmo, ter e cultivar suas amigas, e ainda no caminho conseguimos fazer novas amizades.
Porém amizade, é algo trabalhoso, porque as vezes e preciso dar atenção, conversar, perguntar como está indo a vida, se precisa de algo, e assim por diante.
Um dia eu escutei uma frase é ela para mim faz todo sentido:
"Ser um bom amigo, dá trabalho, porque senão der trabalho, talvez signifique que você não é um bom amigo"
Ou seja como qualquer relacionamento humano para dar certo, é necessário certa dose de paciência, amor e força de vontade, atributos raros hoje em dia.
As pessoas não são coisas, as vezes acontece algo que você não queria, nem por isso devemos sempre jogar fora anos de amizade, porque com o tempo a vida vai parar de nos dar amigos e vai passar a tirar.
Aprendi com meu pai que tinha muitos amigos e pessoas que até hoje lembram dele com saudades e carinho, isso não tem preço, como você quer ser lembrado?
@Bro34890 Cara eu te entendo de verdade, é faz parte realmente alguns deixarem de ser amigos, mas isso como eu disse faz parte da vida, as vezes o cara tava passando por algum problema, ou rolou alguma coisa na época, mil hipóteses, mas sabemos se nossos amigos tem ou não ma boa índole ou coração, imagino que ele não tivesse isso, ele não seria seu amigo.
E ser amigo, e assim como ser pai, nem sempre o sim, é o melhor, já neguei favores a meus amigos e fui honesto sobre o porque, e nem por isso a amizade acabou, pelo contrario, amigo de verdade é aquele que tem a coragem de falar a verdade, doendo ou não.
Mas se achar que vale a pena troca uma ideia honesta com ele e veja o porque ele não fez aquele favor que você considerou minimo, as vezes a resposta pode te surpreender, mas mesmo que não o faça e bobagem se apegar a isso, porque nos também temos nossas fases complicadas e será que sempre fomos amigos exemplares? Eu te falo que eu não, já tive fases que fui meio complicado, mas faz parte da vida.
Um dos poucos comentários saudáveis aqui, parabéns kkk
Tenho amigos tbm, to trabalhando em ter uma profundidade maior com aqueles que respondem bem a isso. Tem sempre aqueles que não sabem reciprocar tbm e tudo bem, eu tbm fiquei mt tempo sem saber fazer isso. É sempre um equilíbrio
Também penso assim. Pra mim tudo é uma questão de reciprocidade e interesse. Se você vive ocupado, inventando desculpas, é porque não tem interesse. Aprendi a deixar essas pessoas irem.
@Bro34890tô na mesma vibe. Se não existe reciprocidade e minha amizade só é válida qdo sou útil pro outro, então tchau.
No fundo nenhum desses seus vários amigos gosta de vc, até pq vc patece ser um cara bem mala
Por ser uma pessoa muito empática e solidária as pessoas pensam que eu tenho milhares de amigos e acabam se decepcionando quando digo que NUNCA tive e não sinto absolutamente falta nenhuma. Me relaciono com colegas de faculdade e do trabalho somente em tais ambientes. Quando saio dali e tchau mesmo. Sem ir juntos para bares, baladas, frequentar casa uns dos outros. Não sinto falta alguma de estabelecer “laços mais profundos”, acho isso até uma chatice. Só penso que não devemos perder nosso senso de empatia e solidariedade, pois de ajuda algum dia todos nós precisamos.🔮
Eu era o contrário! Mesmo qdo saia dos locais tentava manter contato , aí com o tempo percebi q era taxada de chata , carente , ou me tratavam com frieza , mesmo qdo eu só queria conversar ao telefone ( antes da internet) então parei com tudo isso e fui taxada de indiferente!! Cansei ! Não sei o q as pessoas querem e acho q nem elas sabem
Sou assim tbm, antes eu tentava manter o contato mas nunca havia algo reciproco, fiz umas amigas no meu trabalho anterior e pro meu azar elas tiveram que mudar de cidade, então continuo fazendo tudo sozinha.
@@sibora461comigo tb acontecia o mesmo, fui percebendo q minhas colegas de faculdade só ligavam pra estar com namorado, eu tinha namorado, mas queria ter amigas... aí isso mudou um pouco qd sai dessa cidade q eu morava, conheci pessoas com outras prioridades
Meu melhor amigo sou eu , pretendo ficar com ele até o fim da vida.
Seus amigos vão te abandonar quando se casarem, isso é um fato
Mtas amigas vão se afastar gradualmente, pq são mtas demandas como : marido , casa , filhos , visitar a família dela , dele , reuniões e festas familiares , férias e com isso vc fica pra escanteio até chegar ao ponto de não ter mais nada em comum
Nunca foram amigos, fato
Entre vc e o filho da sua amiga, óbvio que hj a prioridade será o filho. As prior mudam, mas não significa que vc nunca foi importante @@99Gara99
Prioridades*
@@cauesilva8398 pois é. por isso não devemos nos dedicar tanto a amigos
Eu nasci e fui criado em uma comunidade do RJ, minha falecida avó passava roupa para uma família de classe média alta e sempre me levava com ela quando eu era criança e acabei ficando muito amigo do neto da patroa, fomos bom amigos até meus trinta e 35 anos, aí veio as esposas, trabalho e no fim não temos mais contato nenhum; infelizmente.
Quem não consegue ser feliz na solitude não consegue ser feliz de forma alguma.
Existe uma diferença entre solitude e solidão…
Discurso manipulador pra manter as pessoas solitárias
O problema é achar que só existe felicidade na solitude.
Acho q a maioria das pessoas nao está interessada em manter relações de amizade pq se relacionar dá trabalho
Então, focam na familia , convivem com os colegas e se isso se mantiver , ta otimo , se nao, qdo as coisas ruirem o indivíduo vai perceber q esta só
Viva a minha solitude, já fui de ter muitos "amigos" e me sentia mais só do que agora. Hoje a seleção de qualquer tipo de relacionamento é muito importante, tanto por vc, e até para o próximo.
Aqui é o contrário. Zero amigas, mudança de cidade, longe da família, fica difícil, uma vez que amizade de verdade leva anos pra ser validada
Vc é criança ainda. Vai fazer várias amizades ao longo da vida, sendo mulher
Mudar de cidade é difícil mesmo e se for cidade de interior pior. Vc é o "de fora". Um estranho. São socialmente mais fechados. Demorei 6 meses pra ter contato com 2 vizinhos colados à minha casa. Mas dê tempo ao tempo...
@@99Gara99 eu tenho 27 e não tenho mais nenhuma kkk
@@leticiamvTambém fui assim, mas mulher quando quer faz amizade fácil em qualquer idade.
@@dion5804 mas não significa que vai ser duradoura
Eu tenho 27 anos e não tenho amigos. O trabalho excessivo no BR e estudos tornam isso difícil. Nessa idade já tenho extrema preocupação com meu futuro, o qual não tenho perspectivas concretas sobre, isso me faz filtrar pessoas, mantendo as melhores ao meu redor e excluindo sem dó aquelas que não querem nada com nada na vida. Tenho pouca paciência para assuntos superficiais. Eu espero muito encontrar bons amigos(a) futuramente.
Homens são obrigados a se manterem cada vez mais ocupados e com isso, se isolam. As mulheres, ainda que trabalhem fora de casa, a maioria das profissões exercidas por elas é coletiva e estão sempre cercadas por muitas pessoas. Se o homem não se centrar no que está fazendo, pode perder seu emprego e como ele na maioria das vezes é o provedor da casa, se distrair aumenta este risco. Cada ida ao bar ou a um estádio é uma quantia grande de tempo e recursos que podem ser aplicados em outras coisas, como mais capacitação e/ou um merecido descanso. Quando perdemos emprego e decidimos visitar um amigo, a sociedade nos estigmatiza como vagabundos.
Desemprego é complicado pra homem e pra mulher , principalmente se vc mora em uma grande cidade em q não se faz nada sem dinheiro
Eu ainda acho que precisa bem menos do que perder um emprego para a sociedade te ver com outros olhos, diferentemente do sexo oposto.
@@CarlosEduardo-iz1qgconcordo, mas qdo vc perde o emprego isso fica nítido, por conta do tanto de gente q se afasta de vc !
Não sei se a maioria dos homens trabalha sozinho, e não acho eles tem mais medo de perder o emprego do que as mulheres. Os dados do Censo mostram que 53% das mulheres fazem parte da força de trabalho, o resto trabalha sozinha em casa cuidando da família e do lar. Então no mínimo metade das mulheres trabalha sozinha.
Pois o que eu vejo no povao é os homens saindo e se divertindo muito, da sexta feira não tem um pedreiro em casa. Já as esposas todas ficam em casa com os filhos, só socializam em contexto relacionado a família e crianças.
Homens são mais difíceis de lidar do que mulheres, mulheres são mais simpáticas e gentis
Depende
É máscara social. Acredite, a maioria das mulheres são themônios umas com as outras. Eu sei porque sou mulher.
Pela frente são cheias de sorrisos, pelas costas...
Mulheres são falsas umas com as outras quase o tempo todo. E elas sabem disso. Rs
Mulheres são mais interesseiras do que os homens, logo, são mais falsas e articuladas ... !
Pela minha preservação, é melhor ficar só.
Sou casado e mesmo assim tenho ficado mais na minha.
Tem apenas um amigo que falo um pouco mais de mim, no mais estou bem reservado e esse amigo está na mesma vibe.
Na minha humilde opinião, não acho que não ter amigos é algo especificamente dos homens. Acho que as mulheres também não devem ter verdadeiras amizades, mas sim coleguismo, isso é diferente.
Então mas o problema é que dependendo do homem, não tem nem colega, eu concordo com isso que tu falou mas eu ainda acho as mulheres mais independentes do que nós, elas conseguem viver mais sozinhas do que a gente, pelo menos é o que vejo olhando minha vida e o geral
Mulher se une muito em momentos difíceis, mas é difícil amizade verdadeira e confiável. E tem uma coisa que falam muito pouco: as diferenças sociais entre nós não permitem amizade, a menos que tenha consciência de classe e raça. A maioria das mulheres de classe média quer distância de mulheres de uma classe abaixo da delas, mulheres brancas não compreendem a experiência de mulheres negras, pardas, indígenas. As diferenças culturais afastam mais ainda. É tudo muito sutil no mundo feminino, mas a gente nota. Por isso, muitas de nós preferem a solidão, eu incluída.
Cara eu e a maioria das minhas primas e amigas temos sim amizades verdadeiras, plenas e de muitos anos. As mulheres por se abrirem mais em conversas acabam criando laços mais profundos sim, isso não quer dizer q não existam algumas que não tenham.
@@carolpd20 eu mesma não tenho, só tive amizade íntima na infância, agora só tenho colegas
A verdade é que nenhum “amigo” quer ficar perto de você se for um cara relativamente triste ou com problemas. Vivi e vivo isso na pele.
Eu acho que falta as pessoas observarem o que elas estão oferecendo numa relação se não tão recebendo o que querem. Será que não estão oferecendo exatamente a mesma coisa que criticam? Ou acham que as pessoas são obrigadas a dar afeto, amizade prova de lealdade antes de você também oferecer as mesmas coisas? As relações são construções e precisam de dedicação das duas partes.
Então mas se a pessoa não tá bem com ela mesmo, como ela vai proporcionar afeto ou carinho pelo outro? Ela vai querer buscar isso no outro e na maioria senão todas as vezes vai falhar, isso acontece comigo e apesar de tentar me mudar, não consigo e acabo ficando mais sozinho ainda
Por ai, to achando o pessoal dos comentários muito negativa, tratando relação humana como se fosse uma compra, ponderando custo e beneficio e ai vai, todos muito cheios de razão.
Mas me pergunto, quantos dos que criticam os ex-amigos não fizeram, ou fazem pior, porém não querem enxergar e ficam se achando uns coitados.
Fora que todo mundo tem fases, as vezes aquele seu amigo, estava em uma fase mais complicada, e se a pessoa desse tempo ao tempo, saberia talvez que ela melhorou, como todo mundo passa por isso na vida.
Pessoal está amargo demais.
@@OPittoresco se isso acontece com você é porque você tem que ficar sozinho bem, quando aprender a ficar numa boa sozinho, aí pode ser que comece a ter vontade de compartilhar coisa com o outro
"Se quer ter amigos, seja.
Eles virão"
Poeta Sérgio Vaz
Faço de tudo pra manter a amizade, mas a amizade faz de tudo pra ficar longe.
"Quem não ama a solidão, também não ama a liberdade: apenas quando se está só é que se está livre. Porque cada um fugirá, suportará ou amará a solidão na proporção exata do valor da sua personalidade. Pois, na solidão, o indivíduo mesquinho sente toda a sua mesquinhez, o grande espírito, toda a sua grandeza; numa palavra: cada um sente profundamente aquilo do que é feito."
(Schopenhauer)
@@CarloQevedo isso concordo plenamente
@sheila-iw9xg Fato. Viram presas fáceis para aproveitadores e parasitas de plantão devido à sua carência gigantesca.
Parabéns BBC pelo trabalho desse video, é algo funcdamental pra muitos ouvirem e refletirem sobre...
Naomi foi perfeita nos estudos de analise, somos consumidores ferrenhos da cultura americana e isso afeta os laços porque seguimos a vida comparada á filmes 🤦🏻♂️
Achava que só os gays tinham dificuldades de fazer amigos homens. Estou surpreso em saber que os héteros também
E eu fico surpreso em saber que os gays têm essa dificuldade.
Acho que o problema todo se resume ao fato de que papo de homem costuma ser um saco.
Eu, particularmente, não consigo conversar mais do que 5 minutos com outro homem.
@@0891Eduardo Conversar com mulher é sempre melhor mesmo, o assunto rende mais e elas falam sobre todas as coisas
Sim , falar de macho e bbb o dia inteiro deve ser o máximo 😂😂😂😂@@wilquer2688
@@0891Eduardojá pensou que VC pode ser o chato da conversa?? Não ? Kkkkk
@@0891Eduardo como eu queria ter saco para ter amiga mulher, prefiro ter amigo homem mesmo, rsrs.
Uma das minhas melhores amigas é uma mulher, mas eu diria que ela é uma exceção.
Odeio julgar as pessoas por gênero, mas acho o papo das mulheres mais superficial.
Os homens, mesmo que falem menos e rendam menos também, ou eles costumam ser mais "intelectuais", ou eles falam de bobeiras que homens geralmente curtem como: filmes, super-heróis e videogames 😅
Parabéns, BBC News Brasil, essa matéria rendeu bastante comentários!
Esse fato em que quanto mais envelhecemos a chance de amizades diminui ou desaparece é verdade .Quando eu era mais novo sempre tinha um amigo mais proximo , sendo que o número de amigos sempre foi muito menor mas sempre tinha um mais proximo .Agora nao resta nenhum , na minha igreja tinha um grupo de jovens muito ativo ou dinâmico mais que foi se perdendo com o tempo e hoje ja nem se sabe quem sao os jovens ou se existe .Eu tenho aquela amiga que a gente sempre troca mensagens de bom dia mas é so nisso nada presencial e so virtual pelo wattzapps .
Certa vez, a mais de 20 anos atrás, meu professor de anatomia disse que a coisa mais difícil que tinha era arrumar um cadáver feminino para se estudar. Sempre havia algum ente próximo para reivindicar o óbito. Quanto ao masculino, haviam diversos sem ninguém a procurar.
Nesse momento, eu me dei conta da solidão que o homem vai ampliando ao longo de sua vida.
Interessante
A tecnologia (especialmente redes sociais) mudaram muito a forma de se relacionar pessoalmente. Com tantas formas de socializar as pessoas querem tudo mais fácil. Um amigo que atenda as necessidades e se não o fizer é dispensado, na ideia de que a oferta está grande para ser substituido.
O probelma de ter amigos adultos é que invariavelmente eles vão te pedir dinheiro ou te chamar para abrir negocios esdruxulos, melhor mante los na atividade objeto de interação social e por ventura, se aproximar daquele que possivelmente te trara menor dor de cabeça possivel.
Mas aí é só expressar suas necessidades e limites. Quem é de boa entende e fica. Também não curto misturar amizade com vida financeira. Não to dizendo que não vou ajudar um cara passando fome, mas não curto esse lance de empreender com amigos. Para mim amigo é aquele cara que posso compartilhar alguns interesses e ele os dele, falar de uns problemas, ouvir uma resolução de problemas, ouvir os problemas dele, dá uma escuta e etc.
Homens não são incentivados a manter suas amizades depois que casam, ao contrário das mulheres. Fala-se em "igualdade", mas o homem sempre é o mais cobrado para sustentar o lar. Um amigo meu vai ser pai e, quando o encontrei com a esposa num evento, convidei-o para tomar cerveja na minha casa no domingo. Antes que ele pudesse abrir a boca, ela já pulou na frente dele respondendo que ele não podia pois já tinha "compromissos". Homens quando casam não deviam assinar certidão de casamento, e sim a de óbito. Tenho 34 anos e quase todos os meus amigos já estão no "cemitério".
Talvez seus amigos não tenham relacionamentos saudáveis . É patético gente que casa e vira outra pessoa, e passa a cortar amizades , mas também isso quer dizer que essas pessoas nunca foram bons amigos,cabe você avaliar. O casamento não é sentença de nada, é só uma outra fase na vida, só muda pro casal.
@@flavia3735ué ! Se ele tem compromisso ele tem. E ele podia ter lidado com a situação de outra forma e falar q naquele dia não dava mas q marcariam em outra data. Mas não é só com homens não , as mulheres tb somem depois q casam pq a elas recai a responsabilidade de cuidar da casa , do marido , dos filhos e em alguns casos , ai delas se pedirem pro marido ficar com os filhos pra tomar café com uma amiga !! Os maridos reclamam , brigam , discutem , proíbem , ou acham q ela tem um amante . Não é fácil não ..
O que falta nesses seus amigos é se impor com suas esposas, vê se pode, geração de homens fracos.
Só avise pra sua mulher que vc vai sair com os amigos, eu falei Avisar e não pedir permissão.
Às vezes existe uma diferença entre ser presente e oferecer ajuda e chamar o amigo para curtir
@@victoriapires3854 Como posso oferecer ajuda se a mulher não desgruda do cara e não deixa ele abrir a boca? kkkk
Vou falar por mim sempre a pessoa que era o.melhor amigo e o cara legal para todo mundo,com tempo fui vendo que a consideração não era a mesma ,sempre excluído ou colocado de lado.....muitas pessoas que consideravam se juntando pra me prejudicar....hoje tenho poucos mas os melhores
O melhor amigo do homem sempre foi e sempre será o cachorro.
É muito fácil ser amigo de alguém que não pode falar não, não pode ir embora e depende de você pra viver.
@@nathaliafaria1177 não, os cães não dependem de nós para viver, eles sempre estiveram aqui na Terra junto a outros animais. Talvez você desconheça o peso da lealdade ou nunca tenha experimentado isso na vida, mas o cão é muito mais que "melhor amigo" do homem, é uma extensão do que somos. Há aqueles que não vivem sem eles, e há até quem não troca a lealdade de um cão pelo "amor" de mulher alguma.
@@LimaASF-o9g já se vê que só cachorro te aguenta né
@@LimaASF-o9g tu viajou heim kkkkkk
@@nathaliafaria1177veio aqui pra criticar e dar uma de superior
Até por conta dos traços autistas e profundas dificuldades na sociabilidade, nunca tive muitos amigos. Na adolescência tive um só. Como eu sempre era o esquisito, o diferente, o louco, tive vários colegas, dos quais até frequentava a casa e vice-versa, mas depois que saí da escola nunca mais fiz amizades, só coleguismos que existiram enquanto estive nos trabalhos nos quais fiquei. Tive de aprender a conviver com a solidão, com poucas pessoas tirando alguns parentes (porque a maioria dos parentes pode ser pior que os colegas) sendo as minhas ligações sociais. Restou-me aceitar a situação para doer menos, porque essas coisas só surgem de uma profunda identificação e admiração, coisas que você não vai desenvolver com qualquer pessoa.
Diz o poeta, "a amizade é o amor com asas". E é bem isso...
Realmente , os homens costumam ser amigos num nível superficial . Muito difícilmente conversam uns com os outros sobre suas aflições ou medos ou angústias . Não compartilham com os amigos , eventuais problemas no casamento/namoro , problemas familiares , ou mesmo eventuais problemas no trabalho . Não sei até que ponto isso se deve , exclusivamente , à cultura de que homens não devem se mostrar vulneráveis . Desconfio que eles próprios neguem para si mesmos os seus sentimentos , o seu mal-estar com o que for . Isso não é regra , mas é o mais comum . Já as mulheres , salvo exceções , rápidamente se tornam próximas e compartilham a intimidade com outras mulheres -- talvez porque o lado mais fraco sinta que precise unir forças contra o massacre da sociedade sobre as mulheres . Já que mulheres não podem isso ou aquilo , mulheres tem que fazer isso ou aquilo . Ninguém merece nascer mulher , mas fazer o quê ? Seguir na luta e , a cada vez que se encarnar como homem , buscar quebrar os paradigmas da sociedade patriarcal . Eu dei uma lida em uns 20 comentários e fiquei surpresa de ver que em todos , comentários tanto de homens quanto de mulheres , havia uma valorização da solidão , um pensamento de que conviver não está mais valendo a pena . Muito grave isso
Mas infelizmente não tá mesmo. Eu fui humilhada em público por alguém q se fez de amigo e só me usou pra resolver os BO dele. Depois disso joguei a toalha! Hj faço cursos , viajo e nem tenho a ilusão de fazer amigos. Convivo com as pessoas, converso, troco idéia, curto o momento, mas no fim do dia sei q estou só. Mas adotei a filosofia do "q seja eterno eqto dure" e tenho vivido com mais leveza. Por ex: se numa viagem de um dia , convivi e conversei com pessoas interessantes e receptivas a um bom papo , já tá ótimo !! Mas se em um curso, as pessoas estão cada uma na delas , fico na minha e foco no curso, mesmo achando q em curso presencial a interação é importante. Mas nem sempre isso acontece. Acho paradoxal q estamos cada vez mais parecidos com máquinas eqto as máquinas (robôs e IA) se assemelham cada vez mais a humanos !
Mas mulher não é fiel as amigas como homens são. Isso é muito triste.
@@NARRASSAFilmes Mas você deve estar se referindo à uma situação específica que são os muito comuns casos extra-conjugais -- mulheres que aceitam se relacionar sexualmente e/ou amorosamente com homens casados . Ou seja : muito difícilmente um homem faz um flerte com a namorada ou esposa de outro homem e há mulheres que aceitam flerte ou paquera dos namorados ou maridos de outras mulheres . De qualquer modo , considero que o respeito dos homens para com as parceiras de outros homens , se deva à intimidação pelo alto risco de ocorrer uma agressão física . Portanto , na verdade , não deve se tratar de espírito de lealdade entre eles
Homens são mais seletivos para fazer amizades, por isso quando conseguem as amizades costumam ser mais verdadeiras e duradouras. Já Mulheres são mais fáceis de fazer amizades, porém, são mais instáveis e de pouca confiança, salvo as exceções.
@@sibora461 Você deve procurar não guiar seu comportamento futuro por experiências ruins ou mesmo péssimas do passado . Apenas tire um aprendizado das situações em que sofreu uma ingratidão ou que sofreu maus-tratos em geral . Simplesmente busque ter uma retaguarda , sim , busque ser cautelosa nas relações com outras pessoas , de modo a fazer um passo-a-passo . Daí , vai conseguir perceber , em alguma medida , se aquela é uma pessoa confiável ou se é alguém apenas para um relacionamento superficial , um relacionamento limitado
Para que ter muitos amigos, não compensa. Maioria é talarico , eu sofri traição de uma mulher narcisista, separei, a gente morava junto, e ela não quis aceitar, foi um inferno tirar ela de casa, e uma semana depois descobri que minha ex ficou com meus "amigos". Hoje em dia sou um lobo solitário, até tenho amigos para sair para rolê, mas não confio em quase ninguém mais, aprendi na marra que amigo de rolê não é amigo. Ter alguém confiável do seu lado hoje em dia é raridade, ninguém é leal a ninguém. As pessoas trocam fácil relacionamentos de anos por uma noite de prazer.
Os homens são muito competitivos e a competição arruina qualquer amizade.
Infelizmente eu criei uma preconceito quando vejo um grupo de amigos homens héteros. Não me agrada ficar próximo de pessoas que só falam as mesmas coisas (mulher, dinheiro, carro, moto, futebol). Desde a escola a maior parte das minhas amizades eram com mulheres, e isso perdurou por muito tempo. Hoje vejo um equilibrio, mas tenho uma enorme dificuldade de me relacionar com esses tipos de grupos já supondo que é só mais um bando de héteros falando das mesmas coisas (o último amigo que conheci já faz mais de 5 anos). Prezo pelo o conteúdo, e não onde aquela amizade vai me levar. Não quero ser mais um homem "coçando o saco" e falando as mesmas coisas para reafirmar minha masculinidade e nem quero amigos assim.
Amizade entre homens dificilmente se revelam problemas uns dos outros porque tem sempre a cultura de ser forte, além de frequentemente alguns fazerem zoação com isso, então se evita revelar fraqueza para o outro não usar isso contra você. Então as amizades ficam bem mais superficiais.
Esse tipo de coisa só com terapeuta mesmo.... as vezes até com terapeuta ainda recebemos humilhação, passei por 4 que me deixaram ainda pior do que já era.
Só na quinta vez depois de gastar muito dinheiro e tempo que finalmente encontrei um psi que me entendesse sem julgar, foi a primeira vez que me senti ouvido por alguém, que alguém realmente demonstrou que tentava me entender ao invés de ser para julgar.
Muitos comentários de gente reclamando de futilidades, que os caras só querem festa...
Eu até prefiro companhia para festa. Difícil é ter tempo com escala 6x1 desumana desse país, se fizer faculdade então nem se fala.
Está comum gente querendo se isolar após ter relações ruins em amizades ou namoros, e acabam fazendo parte de grupos que só reforçam mais que o isolamento é o correto.
Não reclamo da questão heteronormativa porque todo gay que eu tive amizade ficava dando em cima, mesmo falando não, a maioria não respeita. Hoje eu evito até ter interação mínima com algum. Minha cidade é cheia de bicha sem vergonha
Essa questão de gays é real, eu até gosto de conversar com gays porque são mais de boa, não ficam nessa cultura de machismo de ter medo de demonstrar qualquer tipo de fraqueza, isso é o chato de ter amizade com homem, é uma disputa, vc começa a namorar uma mulher bonita, ainda falam mal de vc pelas costas que vc não merece isso, e ainda são talaricos. Agora o problema de amigo gay é esse mesmo, tbm não tem respeito, é igual amizade com homem e mulher, só que invertido, eles querem dar pra gente, mesmo falando que vc é hétero, e ficam insistindo. blá... Já tive muitos amigos, hoje em dia até saio com bastantes pessoas, mas não boto fé em ninguém mais, no final a gente está sempre sozinho.
Engraçado como todos comentam que não possuem amigos de verdade, devemos refletir se estamos sendo aquilo que nós buscamos nos outros
A verdade é que quando temos que focar nosso tempo e energia na nossa carreira, nos filhos e na esposa, as amizades ficam em segundo plano. É posssivel ainda ter amigos, mas não como na juventude...
Então e isso é bem triste, porque meu pai por exemplo ele era mais sociavel e feliz antes de casar e tempos atrás sem amigos ou poucos porque sai pouco, teve até aquela doença que começa com D e termina com ão, acho que para os homens, para as mulheres tambem mas mais pra gente, depois que casa é a pior época da vida
A verdade, verdade mesmo é que vc está usando sua carreira e filhos como desculpa pro seu fracasso social, mas se não tivesse que gastar energia com essas coisas, vc não teria amigos do mesmo jeito
Isso não é amizade. Amizade por incompleto não é amizade.
Pesquisa foi enviesada, a resposta estava no próprio corpo da pesquisa, os homens tem menos amigos pois a maioria das atividades agora se faz sozinho.
Quando mudam da creche ou berçário para a escola fundamental ou de escola, perdem amigos. Ao mudar da fundamental para ensino médio novamente perdem os amigos. Idem ao sair do ensino médio para o ensino superior, haja vista que o tempo disponível para continuar cultivando esses amigos é limitado. Alguns até conseguem praticar um esporte coletivo semanalmente. Por incrível que possa parecer, positivamente as redes sociais às vezes fazem-nos encontrar uma parte significativa deles (de longa data), mas encontrar fisicamente é difícil, pois temos as distâncias (muitos trabalham longe). Supondo que consigamos nos reunir fisicamente com alguns desses amigos, hoje em dia se acabar saindo conversa sobre política é bastante complicado, haja vista que as opiniões andam muito sobre esquerda/direita, preto/branco e não sobre ideias e soluções (inexistem os "tons de cinza" nas opiniões). Mas ainda dá vontade de reencontrar algumas pessoas. E isso é bom.
Minha vulnerabilidade em relação aos meus problemas virou o nivelamento para meus amigos se sentirem bem com eles mesmos, nao querem me ver feliz e com sucesso, senao ele se sentiriam pra baixo. Vivemos o mundo da imagem, da vaidade, da inveja, da ostentação, da comparação. As pessoas ate podem querer te ver bem mas nunca melhor do que elas.
Infelizmente as pessoas nunca vão descobrir quem são realmente amigos pq esses só aparecem no momento da doença grave e da morte. Meu pai tinha tantos e só um amigo de infância estava lá no velório.
E para emprestar dinheiro kkkkkk
Vc só conhece sua esposa quando divorcia, só conhece seus filhos quando fica idoso, e só conhece seus amigos quando ta no fundo do poço
"Os maiores inimigos do homem serão pessoas da sua própria família." Ou seja, os parentes.
_''"Os maiores inimigos do homem serão pessoas da sua própria família." Ou seja, os parentes.''_
Fonte: Geração Z que não consegue sair e conquistar (e saber como é) o mundo real.
As vezes é da família mesmo, as vezes é fora da família.
Não dá para resumir a vida de todos nisso.
A verdade é que pessoas da família são pessoas como qualquer outra e óbviamente podem ser sim tóxicas, psicopatas, egoístas, invejosas etc... ser da família ou não, não faz a menor diferença
@@thalis.pickedhoplite esses ditados só são válidos as vezes, outras vezes ou para outros não
A parentela sempre acha que possui poder sobre você ou que você tem responsabilidades com eles por causa do vínculo sanguíneo. Utilizam esse vínculo como meio de te amarrar em compromissos e logo transformam em obrigações.
Mesmo com pouco contato, ainda tentam te aferir demandas, e nunca aceitam um Não como resposta...
Nada contribuem e Exigem Tudo...
Eu descobri que não tinha amigos, o dia que sofri um acidente de moto, fiquei na cama quase 2 anos e ninguém foi me ver, meu chefe mandava msg de vez em qdo para saber como estava.
Acho que eu só não me afastei de mim porque não consigo
Dark
@@marcelopiano10 kkkkkkkk ai nao tem jeito eu ja tentei.
Isso é bem triste na real kkkkk
Aceite as diferenças, e se desenvolva… o ser humano é uma máquina de adaptabilidade… mas nunca será um ser solitário, faz parte da nossa natureza essa interdependência entre nós
É só pular da janela....
Tenho 33 anos e só tenho uns 2 amigos...e já fazem muitos anos isso.
Mal saiu de casa, só vou pro trabalho e academia...o destino é esse mesmo.
Nos dias atuais ter amigos parece uma imposição das redes sociais, vc pode viver sem redes sociais e sem amigos , a vida a sua e vc escolhe como viver , não a sociedade em que vive.
Tenho 39 anos e nunca fiz uma festa de aniversario pois sempre tive pouquíssimos amigos. Hoje penso em me casar e me pego pensando, além de parentes, quem eu convidaria para a cerimonia pois não tenho um amigo sequer, nem padrinhos eu conseguiria ter. Não é uma situação nada fácil de viver, hoje em dia ainda consigo levar, mas já tive muita ansiedade e depressão por isso.
Eu não tenho amigos há mais de 30 anos. E olha que tenho 48
Ter clareza sobre padrões de comportamento social é muito importante. É o padrão de comportamento que nos permite diferenciar, em cada colega, o potencial amigo de uma potencial ameaça à nossa família, interesses ou reputação - todos pontos que cabem a nós homens defender. É a pressão desta defesa e a erosão dos padrões de comportamento que cria a solidão.
Gosto de ouvir e tb desabafar com meus amigos. Brothers !!
Muiito bão para todas as postagens 👍🏽 históricas e culturais.
Creio ser bem resolvido com minha solitude, mas não dispenso um bom papo que agregue algum conhecimento ou experiência de valor. Fujo das futilidades e dos encontros vazios.
Sou tímida, falo pouco e não sou uma pessoa energizada, falante, sorridente. Resultado: não ter amizade. É triste sim, mas tendo pelo menos um parceiro já ajuda a suportar a vida.
Frustrações nós fazem ficar assim ..
Então mas eu acho melhor frustrado e com amigos do que sem preocupação e sem amigos, eu gostaria de voltar no tempo que tinha amigos e vivia a vida, hoje trabalho e estudo e sem amigos, fico bem triste quase todo dia
@sheila-iw9xg graças à Deus!
@@OPittoresco são escolhas e tenho certeza que opitar por você sempre vai ser a melhor escolha.
@@OPittoresco Cara eu posso ser seu amigo se a gente tiver valores como gentileza, curiosidade/autconhecimento alinhados
@@OPittoresco dá para viver a vida sozinho, curtir se divertir e tal, claro que com amigo é diferente também é legal e vale a pena, acho que é melhor ter amigo, mas dá para viver sem
Acredito que em muitos casos há amizades. Vejo que na idade adulta para frente as amizades precisam se reconfigurar. É muito saudável manter as amizades. Tenho amigos que fazem de tudo para reunir os homens em torno de atividades. Isso é muito positivo.
Porque hoje em dia as pessoas preferem ter seguidores do que amigos
Nossa, perfeita afirmação. E quem gasta energia demais com as aparências em rede social, não tem nem forças para se dedicar a relacionamentos legítimos.
Pra mim faz falta, tinha muitos amigos antes de mudar de cidade. Qnd mudei e fiquei sem amigos, entrei em depressão. É uma rede de apoio insubstituível