Experimenta sempre ir testando e criando projetos com a tecnologia que está aprendendo (por mais simples que seja), acredito que ajuda a fixar melhor o conhecimento.
Essa é uma característica de quando a gente tá vendo mais a sintaxe. Aprende e esquece rápido. A lógica de aplicações reais e úteis leva tempo pra entender, ao menos pra mim .
To começando na programação com 38 anos e difícil porque a muito tempo sem estudar nossa mente fica parada mais tô enfrentando esse desafio proposta da minha irmã que e da área sempre trabalhei em outro coisa que era serralheria mais mesmo com as dificuldade tenho tentado seguir e estudar o máximo que consigo me dedicando legal tenho o sonho de um dia me tornar um programador profissional
Eu enfrento esse problema de travar praticamente toda semana. Realmente dói, desanima, da vontade de desistir, você se questiona se está na área certa. Mas quando da certo, volta aquela alegria e aquela sensação maravilhosa. Minha relação com a programação é de amor e ódio. Haha
@@viniciusmendes7079 vixi cara, eu entendo como é passo a mesma coisa que tu, porém a gente não pode desistir pq programação é realmente um pouco complicado então devemos ter paciência e saber evoluir aos poucos. Não desista, não vamos desistir !
Por isso é que eu adoro esta área, já tive muitos problemas para resolver e parecia não haver solução, ai você vai deitar ou tomar banho e acende uma luz, e você fica, mas afinal isto é fácil 😊. Nunca desista, e a alegria que dá quando alguma coisa funciona e você vê a sua criação é pura magia. É isso que eu adoro na programação
Muitos começam cedo na programação ou tiveram facilidade para aprender por diversas razões, então, eles falam como se fosse algo simples de entender. Suas dicas, realmente, compreenderam os problemas e dúvidas que os iniciantes têm. Obrigado
"Muitos começam cedo na programação [...]", esse é um ponto interessante, principalmente pra mim. Tive meus primeiros contatos com informática (assistência técnica do meu tio) e, consequentemente, com programação aos 13~14 anos de idade. Infelizmente, apenas o contato precoce com a área não me ajudou a conseguir boas habilidades ou até mesmo me tornar um profissional, muito pelo contrário, estava tão frustrado que quase cheguei a desistir disso. Vivia mudando de linguagem e fazendo vários cursos variados. Pascal, Java, Python, C#, JavaScript, entre tantas outras, acho que, ao total, tentei aprender umas 10 linguagens, kkk. Quero deixar claro que, se você tem uma boa base e/ou já sabe uma determinada linguagem, isso não é um problema, na verdade considero até bom, pois lhe abre novos horizontes, o problema em si é quando se é iniciante (meu caso) e começa-se a atirar às cegas nas tantas opções. Hoje, aos 22 anos, estou estudando Dart/Flutter com o propósito de fazer meus próprios projetos e trabalhando com Laravel (framework de PHP), este último tive que "aprender" em um prazo de mais ou menos 2 meses e meio, desde então tenho trabalhado em um projeto sozinho aqui na empresa. Não sou dos melhores, espero melhorar bastante na verdade, mas, comparado ao garotinho sem rumo de uns tempos atrás, é uma evolução e tanta. P.S.: Nunca tinha tido contato com WEB antes, o máximo que sabia era mexer com MySQL, pois utilizava no meu antigo emprego, kk. Enfim, esse depoimento ficou enorme, então me desculpe, mas é isso, kkkkk. :D
Diego Brito olha, depende. Comprei alguns cursos, só que ainda não terminei nenhum, todavia até que acho Dart bastante agradável, bem como Flutter. Se você conhece algumas linhagens como JavaScript ou C#, vai se sentir em casa!
Diego Brito tem um “guia” bem amigável sobre Dart/Flutter. Procura por “flutterparainiciantes” e você o encontrará. Antes de instalar o ambiente de desenvolvimento, você pode testar os códigos online ou tirar suas dúvidas sobre se quer estudar a tecnologia.
Eu começando agora com 34 anos porque hoje é inegável que saber programação é como se fosse uma nova alfabetização extremamente necessária, quem não aprender ficará para trás.
Tô finalizando um curso de python. Um dia desses eu fiquei 12 horas direto (só parei pra comer) tentando solucionar um problema que parecia um bicho de sete cabeças. Fiz um código com dezenas de linhas e não importa o quanto eu modificava, nada dava certo. Aí decidi desistir e fui dormir. Quando tava pegando no sono me veio uma ideia, aí levantei e fui correndo codar. Deu certo e consegui resolver o problema com umas 8 linhas kkkkk
Aos 18 anos de idade me interessei pela informática, fiz um ano do curso técnico e travei. Inventei várias estórias e disse que não queria nem pensar na área de Ti... " É coisa para homem" "tenho que ter fluência em inglês" ...na verdade eu só estava com medo. Fiz tecnólogo em RH. Hoje aos 38, resolvi aprender programação e voltei a me apaixonar por 'máquinas'. Estou amando escrever códigos. Tentei inventar outra estória e dizer que meu computador não suporta os programas. Mas resolvi dar a volta por cima e estudar na CodeCademy (já que não preciso instalar nada)... Tenho aprendido muito e toda vez que erro, lembro que errar é humano. Estou terminando Java e JavaScript, já louca para fazer os outros cursos. meu foco atualmente está em finalizar os cursos e conseguir fazer 'coisas' que agreguem valor à vida dos outros. Gratidão pelas dicas! Edt: meu notebook estragou e está para a assistência, mas vou conseguir. Mesmo que leve mais tempo.
Que coincidência, também me formei em RH mas estou de saco cheio dessa área, sinto que escolhi o curso errado... Mas ao mesmo tempo me veio na cabeça a voltar estudar programação( também sou formado em T.i ) e tentar mudar de carreira.
idade não quer dizer nada , estou com 34 anos e estou cada vez mais fascinado pela progamação . acredito que já é o emprego do futuro onde vc tem varias possibilidades , otimos salarios , é e uma profissão que esta sempre te desafiando , vc não para nunca de aprender .
7 meses depois e eu assistindo aqui me emocionando com esse banho de compreensão e ânimo! Muito obrigado! Você não sabe o quanto ajuda as pessoas a não desistirem dos seus sonhos!
Sou iniciante tbm e passei pelo travamento junto com a síndrome do impostor e sendo sincero foi um dos piores sentimentos que senti, a solução mesmo foi não desistir ... escreva uma linha de código por dia mas não desista e quando menos perceber vc passou por aquilo.
Seu canal vem me dando uma força incrível pra continuar estudando. Quando se é iniciante, é muito fácil se perder por conta de tantas coisas. OBG IGOR!!!
Cara passei por tudo isso, principalmente na faculdade mas é exatamente como você falou. Hoje me sinto mais tranquilo até quando chega em um problema sem solução aparente, vc trava, consegue, depois ver que era mais simples, refatora e ok.
o melhor!!! queremos mais tutoriais!!! Gostaria de informar a todos que tem algum dúvida a respeito do programador BR (curso). Já estou em 80% do curso, e posso afirmar sem medo! é melhor curso pra iniciantes de Node, React, Html e CSS..... é impressioanante como ele torna tudo simples de entender....minha única observação é incluir mais projetos , não muitos com react e node....
Salve, meu nobre! Você acha que é necessário ter conhecimentos prévios pra começar o curso??? Tô querendo comprar ele, mas não sei se vai valer a pena, já que não sei de quase nada....
Dicas muito valiosas!! O negócio é sempre ta estudando mesmo, foque numa linguagem que te deixar mais a vontade e faça vários projetos próprios pra treinar. É assim que estou sempre praticando. Vez ou outra você acaba esquecendo alguma coisa, mas isso não é problema, pois não da pra guardar tudo, é só não desanimar no caminho! Grande abraço!
Um professor de matemática sempre disse : "que mais importante do que saber tudo ,é saber usar o que sabe " . Tô tentando usar essa filósofia para me motivar a estudar e praticar. E sobre essa vontade de desistir , como deixar ela de lado e continuar um projeto e quando vale a pena deixar de lado ?
Vou abrir o jogo. Meu maior problema é querer aprender três linguagens ao mesmo tempo. Tenho muita dificuldade em começar e terminar algo. Mas sigo na minha....devagar.....e sempre! Valeu!!!
Tudo fato. Principalmente do que falou de quando tem um problema chato e acaba aparecendo a solução na cabeça no banho. Esse foi bom pra ver o quanto já evolui.
Estou a quase vinte anos na area de TI, sempre mantive a chama de programador acesa mas nunca encarei de verdade a programação, no ano passado fui desligado da empresa onde trabalhava onde sempre trabalhei com suporte e consultoria em ERP. Depois que fui desligado da empresa a historia "do monje que mandou o aprendiz empurrar a vaquinha no desfiladeiro" venho para mim e ai eu tinha que correr atrás e decidi encarar pra valer a programação. Percebi então que sempre tive o jeito pra programar mas estava numa zona de conforto. Hoje estou com minha empresa aberta e um dos focos e investir em melhorar cada vez mais a arte de programar. Depois que assistir a Live organizada pelo pessoal do Codigo Fonte eu me identifiquiei com cada uma das historias e, como Igor não naci em berço explendedo e ai que decidi que esse é o meu caminho pois estou criando projetos que minimizam o stress de pessoas nas suas rotinas diarias na utilização de um ERP e esta sendo muito gratificante. Valeu Igor parabéns mesmo.
Igor o interessante é que tudo que vc falou não acontece só com o iniciante acho que o Pleno ou Senior passa pelas mesmas frustrações.....e complicado mas tudo que vc disse acontece e faz sentido.....o importante e perseverar ....... ter paciência e sempre estar estudando ficar antenado !!!! Sucesso !
Cara comecei a seguir esse cara por causa do vídeo daquela IA que programa sozinha, o fato é que ele fala algumas coisas que te ajudam a não desistir tipo parece que adivinha seu pensamento, bom só espero que esteja sendo sincero pq o canal é top.
Cara oq vc falou é mto vrd, as vezes estou tentando resolver alguns problemas e travo completamente, porém , eu paro, respiro, e as vezes deixo de lado até o dia seguinte e qnd volto a mexer nas linhas de códigos a solução vem divinamente na minha mente kkkkk as vezes até sonho com a solução de um problema q eu não estava conseguindo resolver, é mto louco kkkk e qnd acordo corr pro Pc e boto em prática a solução do sonho kk
Eu também não me lembro de tudo... Porém, tenho vários micro-projetos com aplicações específicas de lógicas onde sempre volto pra consultar como que faz uma coisa ou outra.
Sou novo na programação mas algo que já entendi logo de cara que programar não é apenas criar interfaces bonitinhas, nem viver estudando coisas hipsters da moda, é resolver problemas usando a tecnologia.
Mano, você fala de programação de um jeito simples, sem enrolação. De forma que é possível até imaginar inúmeras possibilidades de iniciar na programação, evoluir e e deslumbrar novos horizontes nesse mercado. Muito show seus vídeos.
Muito bom o vídeo! Quero segunda parte! Estou estudando Ciências da Computação e iniciando alguns projetos próprios para empregar os conhecimentos que já consegui e me forçar a aprender além do acadêmico. Sempre me pego colocando funcionalidades demais. Acabo dando passos maiores que minhas pernas, então volto um pouco e divido o problema/funcionalidade e vou resolvendo.
Agradeço pela instrução, eu gosto muito do estudo de TI, mas encontro várias dificuldades. Me senti consolada com isso de não existir um momento em que eu possa dizer que virei, ou que, a partir desse momento sou programadora. Valeu mesmo! :)
Show de bola, sou iniciante e moro no PY. Estou estudando java com orientação a objetos, o foco é desenvolver um sistema de gestão simples e fácil de usar para poder vender este produto. Estou indo, aprendendo e aprendendo, e acredito que um dia eu chego lá pq quem procura, acha!
O que eu mais gosto no Igor é o quão sensato ele é, a capacidade que ele tem de não romantizar as coisas e também não problematizar demais. As pessoas precisam de gente assim, a gente levaria uma vida melhor, perderia os medos e bloqueios pra começar ou mudar algo. O que mais sinto falta hoje nos formadores de opinião que sigo é justamente isso, as pessoas romantizam muito tudo. A gente precisa ser simples e direto. E ponto. Parabéns pelo trabalho Igor! PS: sou aluno do curso, to gostando!
"Quão longe devo ir nas funcionalidades?" Perfeita colocação!! to passando por isso iniciei um projeto com uma proposta de salvar os dados no próprio smartphone dai decidi colocar sistema de login, depois sincronismo com webservice um projeto q era de no máximo 3 meses tá indo pra 6 e não lancei a bagaça. Com certeza a gente aprende mt no processo, mas ficar em busca de lançar o 1º aplicativo perfeito é uma ilusão.
Eu tenho muito esse problema com app perfeito... agr estou fazendo um app de controle de estoque, a ideia era a pessoa registrar os produtos e dar a baixa em cada venda. Atualmente o app da com controle financeiro, controle de caixa, controle de clientes e até um gerador de sites com os produtos registrados.... e pra piorar depois do vídeo do bot do instagran do Higor ja to até pensando em colocar um robô pra gerenciar as redes sociais no app.... dps vou ta fazendo um sistema operacional novo apartir desse suposto app de controle de estoque 🤣🤣🤣🤣
Eu sou muito grato a vocês programadores que tem como objetivo ajudar nós iniciantes ou outros programadores mais experientes mesmo. Eu comecei tem pouco tempo a programar e tô trocando de área. Gosto muito do conteúdo de vocês e é um grande incentivo para eu continuar estudando e tentando cada vez mais trabalhar com programação e nessa área de T.I. no geral ;'). Muito obrigado !! Messsmoo ;')
Permita-me compartilhar rapidamente uma experiência que tive aprendendo flutter: Ainda to no começo, mas já tinha travado num erro que tava dando no meu projeto pessoal. Comecei um outro projeto diferente. Ao dar um erro parecido, consegui perceber o que era e isso me ajudou a voltar ao meu projeto principal e continuar avançando! às vezes a gente precisa "se afastar" um pouco da barreira que nos impede de avançar pra poder ver o que realmente tá acontecendo.
@@alitonoliveira1700 Pois é amigo... Na primeira vez que tentei estudar eu não tinha entendido a montagem da "árvore" de widgets que ele fazia... uns meses depois peguei com muita calma aí eu saquei a idéia! Agora to curtindo e tentando fazer alguma coisa... o que me falta é tempo, rsrsrs. Valeu, abraço!
obrigado min ajudou muiito logo logo vou começar nessa area pois é uma area que eu gosoto muito se puder faz a parte 2 desse video ficaria muito agradecido
Olá! Pegando o gancho de alguns, também fui programador em meados década de 80, MBasic e Cobol avançado, além do pacote DBase III, WordStar, Lotus 1-2-3, DOS entre outras. Agora aposentado, fiz minha nostalgia voltar. Cursando várias linguagens e graduando em Engenharia de Software. É bem assim como dito no vídeo, mas tudo dá certo nos finalmente. JP.
Boa discussão. Tem hora que a coisa empaca e concordo com a observação de que a solução vem quando vc está fazendo qualquer outra coisa diferente de programar, ou até durante o sonho, bem interessante se pensar na psicologia profunda(Jung, Freud ) e acrescentaria quando acabamos de acordar (talvez possa ser decorrente dos sonhos mas já estamos conscientes).
Todo curso que assisto eu faço o resumo no meu caderno, escrevo anotacoes do jeito que eu entenda depois. Depois sempre leio e as vezes eu refaço os resumos. As vezes tb eu baixo o curso todo e deixo salvo no pc pra depois rever. É chato e demorado mas sempre funciona, principalmente quando escrevo no caderno.
Igor essa série de vídeos para iniciantes está boa demais estão me ajudando pra caramba. Obrigado mesmo por compartilhar seus conhecimentos conosco. Valeu!
Esse seu vídeo foi muito esclarecedor, estou passando por esses problemas que vc citou. Suas dicas vão melhorar meu desempenho com certeza, agradecido.
Realmente esse foi o motivo que eu não tinha saído da área de suporte para de programação. Eu achava que tinha que saber tudo e ter todas as sintaxes memorizado. Agora desempregado e com tempo de sobra estou estudando muito pra correr atrás do prejuízo. Dicas preciosas obrigado!
Tenho me dedicado a alguns meses a aprender Java e me identifiquei muito com o que você disse. Na minha experiência, a curva de aprendizagem de início no Java estava indo bem rápido até que chegou no tópico de Orientação a Objetos...Ai o meu aprendizado começou a ficar mais lento, os conceitos mais complexos e de difícil assimilação. Mas mantendo o equilíbrio mental(aquele desejo de sair deletando a apostila kk) e a disciplina, consegui superar essa etapa e tem sido mais tranquilo avançar. Quando vejo os meus códigos inicias brincando com loops no bloco de notas e comparo com as minhas modestas classes no Eclipe , é de rir e sentir orgulho kkkkkkkk
Se o aprendizado da programação fosse fácil todo mundo seria sênior! O segredo do sucesso é abstrair o bagulho, sem prejudicar a aprendizagem, e testar, estudar, praticar, e ...
Obrigado! Seus vídeos são muito valiosos para quem está começando, como eu. Já vi vídeos de outros canais, inclusive canais famosos de programadores experientes que mais desestimulam iniciantes do que ajudam, muitas vezes "vomitando" dezenas de tecnologias e fazem a gente pensar que precisamos aprender isso tudo antes de começar, quando não é bem assim. Tenho estudado bastante e assistir videos como este no canal tem ajudado a ver coisas que não se ensina em cursos ou faculdades. Tem ajudado a tomar um rumo.
Esse vídeo veio na playlist na hora certa. Começando nesse mundo agora e cheio de dúvidas. Vim pela grande demanda de vagas e todo blabla que já sabemos, porém tô emperrado e num estresse que quase me fizeram desistir. Agora é focar na brincadeira e partir para a prática com os estudos sempre como rotina. Valeu, man!
Tô finalizando um curso de python. Um dia desses eu fiquei 12 horas direto (só parei pra comer) tentando solucionar um problema que parecia um bicho de sete cabeças (mas era algo até que simples). Fiz um código com dezenas de linhas e não importa o quanto eu modificava, nada dava certo. Aí decidi desistir e fui dormir. Quando tava pegando no sono me veio uma ideia, aí levantei e fui correndo codar. Deu certo e consegui resolver o problema com umas 8 linhas. É muito frustrante mesmo passar por isso, mas quando encontro a solução eu fico com a sensação que cada minuto de esforço valeu a pena. Já tô acostumado a passar por isso porque estudei física e o sofrimento nessa área é constante kk mas como programação ainda é novidade pra mim, me sinto do mesmo jeito que me sentia quando comecei a estudar física. Eu me pego pensando constantemente se eu vou conseguir chegar até o final. Mas é isso aí, pessoas, não desistam. Quando comecei na física eu pensava "se já estou morrendo assim no começo, será que ao menos vou chegar na metade do curso?" E no final consegui me formar. Agora passo pelo mesmo com programação, mas a resiliência que a física me proporcionou serve pra dar um gas e me motivar a não desistir quando fico preso em algum ponto.
No inicio da faculdade, nas primeiras aulas, alguns exercícios eram passados "para praticar em casa", e eu não tinha internet ainda, havia me mudado de outro estado para cursar e não conhecia nada da cidade ainda, mas por uma ou duas vezes eu acordei de madrugada com a resposta do "problema". Implementava e voltava a dormir. Saudosa época, mas foi tenso.
Eu estou terminando algoritmos e para aprender fico fazendo meus exemplos e toda vez que travo em algum que tento criar acabo sonhando e ainda algumas hora na cama sem levantar me sentindo angustiado mas ai é nessas horas que vem as idéias e a força para continuar só aumenta, dai quando eu resolve o que estava querendo criar a alegria é muito grande.
@programadorbr Cara, dá a impressão de que você, literalmente, hackeia a mente de quem tá no início dos estudos de desenvolvimento de software. Admiro muito a sua capacidade de ensinar. Me sinto extremamente feliz por ter assistido esse vídeo e por ser seu aluno. Quero agradecer.
Geralmente faço códigos grande e complicados para soluções simples, ai tempo depois olho e penso como podia ter sido simples, talvez pelo estudo e a exp adquirida com o tempo
Eu não tenho ideia de programação, mas acho muito maneiro alguém programar um coisa e vê funcionando, acho que isso me atrai, mas sou zero em conhecimento...
Salve irmão! Eu tô começando em programação usando o PHP (fiz um curso do básico e agora estou fazendo outro de OO) e existe sim todas essas questões que citaste nessa grande AULA... obrigado pelas dicas, a última foi DEMAIS 🎈
Fala time, tudo bem?? Se você que está lendo é um programador iniciante, então não pare. Sei e entendo todos sentimentos que passam em você quando está começando a estudar. Mas calma, sua disciplina nos estudos te tornará grande. Não coloque metas de "em 1 mês vou aprender POO", isso te faz ficar ansioso e se no final do período o resultado não for igual ao esperado, bate uma tristeza. Falo isso por que eu mesmo fiz assim, e quando percebi meu erro tirei um peso enorme da consciência. Se vou estudar X assunto, mesmo que leve Y tempo, tá tudo bem!! O importante no final é sair com esse conhecimento. Esse pensamento o Filipe Deschamps comentou em um vídeo e acho muito válido ser considerado por todos nós. Bom, simplesmente não desista!! (:
Eu demoro muito tempo pra resolver bugs, mas como você disse, no inicio e assim, isso me frustra, porque as vezes são com coisas bem simples, e dai percebo que é treino, mas felizmente, nos piores momentos, dou um tempo, faco outras coisas e dai volto pra poder estudar em como destrinchar aquele problema em vários. Tenho um pouquinho mais de um ano com idas e vindas de estudo, por causa da falta de tempo, nessa quarentena , estou tendo mais tempo de estudar. Muito obrigado pleo vídeo, Ótimo conteúdo para iniciantes!!!
Eu comecei recentemente estava com bastante medo dessas IAs que surgem programando por aí, mas seus vídeos tem me acalmado bastante. Brigadones pelo excelente conteúdo!
Muito bom Igor, como sempre. Não sou tão iniciante, mas já passei por tudo isso e, como você disse, quem não passou por isso ainda vai passar. Abraços.
Estou voltando para a área de programação, ultimo ano que programei foi em 1995. Me sinto agora um iniciante. Foi muito bom ouvir suas dicas. Obrigado, ajudou a quebrar uns paradigmas.
Boa noite, Igor! Gostei muito das suas dicas!!!! Fico muito feliz pelos seus comentários terem sentimentos que se equiparam com os meus, como por exemplo, as vezes realmente travamos em algum código e entendo que em alguns momentos se faz necessário dar um tempo "Break it down" para as vezes aqueles ideias venham a fluir em nossa cabeça!!!! Meus parabéns pelas dicas!!!
To comecando agora, faz duas semanas que to focada e to procurando aprender HTML, CSS e Java, porem eu to aprendendo as coisa basicas primeiro do html e do css por que sei que o java tem mais vertentes e quando eu pegar para estudar ele vai ser mais demorado, tudo que eu aprendo eu vou aplicando, vou me virando fazendo paginas bem simples mas cada vez evoluindo mais, tem um rapaz que ele faz paginas do zero com html e css puro e eu vou fazendo junto com ele, quero criar uma pagina web e finalizar e com isso vou treinando. As vezes e bem desanimador por que parece que tu nao aprendeu nada mas ai eu olho para o inicio nao sabia nada agr ta fluindo, to fazendo uns cursos tbm sobre isso e vou comecar a fazer sobre logica da programação e vamos ver no que da hahaha
Uma vez eu passei o dia (quase todo a parte da tarde até a hora de ir dormir) tentando resolver um problema e não consegui e fiquei muito frustrado, nesse dia eu acordei umas três vezes na madrugada pq eu tava sonhando que estava tentando resolver esse problema e não conseguia
Tenho achado que o mais importante é Saber quando usar os pilares do POO, design patterns, modelagem de dados. No fim linguagens de programação são fáceis, difícil é projetar algo com elas. Talvez UML...
Eu tô estudando programação a três anos e até agora nunca consegui um trabalho, mais com minha base sou capaz de aprender novas ferramentas mais rapidamente, espero ter sucesso na área!
eu estou passando por algo parecido neste momento! mas quero também aproveitar e elogiar a forma de como você passa uma informação tão bem clara que até deixa uma sensação de "alivio" pra quem esta programando, seja um iniciante ou mesmo um avançado. valeu
Eu me identifico com a questão de estudar e ter a impressão de não ter aprendido. E com isso eu acabo nesse ciclo de sempre estudar tudo de novo. Acredito que é um pouco de falta de confiança... Li em algum lugar alguém chamar isso de "tutorial hell". Meus projetos não saem nem da minha cabeça, travo na hora de passar pro papel...
Me formei em desenvolvimento de jogos digitais pela Estácio 😁. Mas não consegui absorver tanto o quanto eu queria .. Pôs travava como eletricista e não conseguir me desenvolver como programador 😞. Hoje estou em Portugal e não consegui iniciar programando .pôs conseguir já entrar no mercado de.rrabalho de elétrica novamente 🤦. Tempo e curto p praticar pôs programar exige prática .
AAAAEEEEEE 100K 🎉🤩👑😍🤝💪⭐️👍🥳
Uhullllllll
🤑🤑🤑🤑🤑🤑🤑
vejo sempre você respondendo os vídeos da galera filipe.. humilde demais..
ELE É UM FOFO!
eu percebi que consigo aprender rápido, porém esqueço mais rápido ainda! hehe
É dois kakakak
Experimenta sempre ir testando e criando projetos com a tecnologia que está aprendendo (por mais simples que seja), acredito que ajuda a fixar melhor o conhecimento.
Tamo junto kkk
Essa é uma característica de quando a gente tá vendo mais a sintaxe. Aprende e esquece rápido. A lógica de aplicações reais e úteis leva tempo pra entender, ao menos pra mim
.
Então você entende muito fácil, mas não aprende. Aprender tem que ter prática
Você não precisa saber tudo, só tem que saber como pesquisar
SAHUSAUHSAHUHSA
Ou seja, saber o que pesquisar e onde pesquisar :D
Vdd, eu faço isso.. as pessoas da minha facul ainda não percebeu isso, parece bando de patetas com todo respeito.
Tem algum forum bom para recomendar ?
@@lucasjacale4479 O maior de todos, até que o google... O maior amigo do programador... Stackoverflow
To começando na programação com 38 anos e difícil porque a muito tempo sem estudar nossa mente fica parada mais tô enfrentando esse desafio proposta da minha irmã que e da área sempre trabalhei em outro coisa que era serralheria mais mesmo com as dificuldade tenho tentado seguir e estudar o máximo que consigo me dedicando legal tenho o sonho de um dia me tornar um programador profissional
Iai, cara? Como vai os estudos? Meu pai também é serralheiro e eu tento fazer ele dar uma olhada em programação como um escape para o futuro.
Eu enfrento esse problema de travar praticamente toda semana. Realmente dói, desanima, da vontade de desistir, você se questiona se está na área certa. Mas quando da certo, volta aquela alegria e aquela sensação maravilhosa. Minha relação com a programação é de amor e ódio. Haha
Somos 2 kkkk
@@cledson8760 somos 3
Sinto a mesma coisa, às vezes vou um desafio fácil do hacker rank, e fico travado. Da vontade de desistir..
@@viniciusmendes7079 vixi cara, eu entendo como é passo a mesma coisa que tu, porém a gente não pode desistir pq programação é realmente um pouco complicado então devemos ter paciência e saber evoluir aos poucos. Não desista, não vamos desistir !
Por isso é que eu adoro esta área, já tive muitos problemas para resolver e parecia não haver solução, ai você vai deitar ou tomar banho e acende uma luz, e você fica, mas afinal isto é fácil 😊. Nunca desista, e a alegria que dá quando alguma coisa funciona e você vê a sua criação é pura magia. É isso que eu adoro na programação
Muitos começam cedo na programação ou tiveram facilidade para aprender por diversas razões, então, eles falam como se fosse algo simples de entender. Suas dicas, realmente, compreenderam os problemas e dúvidas que os iniciantes têm. Obrigado
"Muitos começam cedo na programação [...]", esse é um ponto interessante, principalmente pra mim. Tive meus primeiros contatos com informática (assistência técnica do meu tio) e, consequentemente, com programação aos 13~14 anos de idade. Infelizmente, apenas o contato precoce com a área não me ajudou a conseguir boas habilidades ou até mesmo me tornar um profissional, muito pelo contrário, estava tão frustrado que quase cheguei a desistir disso.
Vivia mudando de linguagem e fazendo vários cursos variados. Pascal, Java, Python, C#, JavaScript, entre tantas outras, acho que, ao total, tentei aprender umas 10 linguagens, kkk. Quero deixar claro que, se você tem uma boa base e/ou já sabe uma determinada linguagem, isso não é um problema, na verdade considero até bom, pois lhe abre novos horizontes, o problema em si é quando se é iniciante (meu caso) e começa-se a atirar às cegas nas tantas opções.
Hoje, aos 22 anos, estou estudando Dart/Flutter com o propósito de fazer meus próprios projetos e trabalhando com Laravel (framework de PHP), este último tive que "aprender" em um prazo de mais ou menos 2 meses e meio, desde então tenho trabalhado em um projeto sozinho aqui na empresa. Não sou dos melhores, espero melhorar bastante na verdade, mas, comparado ao garotinho sem rumo de uns tempos atrás, é uma evolução e tanta.
P.S.: Nunca tinha tido contato com WEB antes, o máximo que sabia era mexer com MySQL, pois utilizava no meu antigo emprego, kk. Enfim, esse depoimento ficou enorme, então me desculpe, mas é isso, kkkkk. :D
@@inv.anonimo dart e flutter me chama a atenção, poderia me falar mais sobre isso? Seria legal iniciar com ela?
Diego Brito olha, depende. Comprei alguns cursos, só que ainda não terminei nenhum, todavia até que acho Dart bastante agradável, bem como Flutter. Se você conhece algumas linhagens como JavaScript ou C#, vai se sentir em casa!
Diego Brito tem um “guia” bem amigável sobre Dart/Flutter. Procura por “flutterparainiciantes” e você o encontrará. Antes de instalar o ambiente de desenvolvimento, você pode testar os códigos online ou tirar suas dúvidas sobre se quer estudar a tecnologia.
@@inv.anonimo valeu obrigadão
Eu começando agora com 34 anos porque hoje é inegável que saber programação é como se fosse uma nova alfabetização extremamente necessária, quem não aprender ficará para trás.
Teve uma vez que eu tava fazendo um projeto e deu um bug, mano eu fiquei a semana toda pensando e até sonhei com o Pc!
KKKKKKKKKKK já me ocorreu
eu
Tô finalizando um curso de python. Um dia desses eu fiquei 12 horas direto (só parei pra comer) tentando solucionar um problema que parecia um bicho de sete cabeças. Fiz um código com dezenas de linhas e não importa o quanto eu modificava, nada dava certo. Aí decidi desistir e fui dormir. Quando tava pegando no sono me veio uma ideia, aí levantei e fui correndo codar. Deu certo e consegui resolver o problema com umas 8 linhas kkkkk
Aos 18 anos de idade me interessei pela informática, fiz um ano do curso técnico e travei. Inventei várias estórias e disse que não queria nem pensar na área de Ti... " É coisa para homem" "tenho que ter fluência em inglês" ...na verdade eu só estava com medo. Fiz tecnólogo em RH. Hoje aos 38, resolvi aprender programação e voltei a me apaixonar por 'máquinas'. Estou amando escrever códigos. Tentei inventar outra estória e dizer que meu computador não suporta os programas. Mas resolvi dar a volta por cima e estudar na CodeCademy (já que não preciso instalar nada)... Tenho aprendido muito e toda vez que erro, lembro que errar é humano. Estou terminando Java e JavaScript, já louca para fazer os outros cursos. meu foco atualmente está em finalizar os cursos e conseguir fazer 'coisas' que agreguem valor à vida dos outros. Gratidão pelas dicas!
Edt: meu notebook estragou e está para a assistência, mas vou conseguir. Mesmo que leve mais tempo.
E eu com 19 começando agora.
Só dá um golpe man, ai depois tu paga de volta.
Que coincidência, também me formei em RH mas estou de saco cheio dessa área, sinto que escolhi o curso errado... Mas ao mesmo tempo me veio na cabeça a voltar estudar programação( também sou formado em T.i ) e tentar mudar de carreira.
@@ramonvinicius4419 Tô começando agr tbm, vou fzr 19.
idade não quer dizer nada , estou com 34 anos e estou cada vez mais fascinado pela progamação . acredito que já é o emprego do futuro onde vc tem varias possibilidades , otimos salarios , é e uma profissão que esta sempre te desafiando , vc não para nunca de aprender .
7 meses depois e eu assistindo aqui me emocionando com esse banho de compreensão e ânimo! Muito obrigado! Você não sabe o quanto ajuda as pessoas a não desistirem dos seus sonhos!
Realmente podemos mostrar pra galera que está aprendendo a programar que pode ser simples aprender!
Up
Sou iniciante tbm e passei pelo travamento junto com a síndrome do impostor e sendo sincero foi um dos piores sentimentos que senti, a solução mesmo foi não desistir ... escreva uma linha de código por dia mas não desista e quando menos perceber vc passou por aquilo.
Seu canal vem me dando uma força incrível pra continuar estudando. Quando se é iniciante, é muito fácil se perder por conta de tantas coisas.
OBG IGOR!!!
Cara passei por tudo isso, principalmente na faculdade mas é exatamente como você falou. Hoje me sinto mais tranquilo até quando chega em um problema sem solução aparente, vc trava, consegue, depois ver que era mais simples, refatora e ok.
o melhor!!! queremos mais tutoriais!!!
Gostaria de informar a todos que tem algum dúvida a respeito do programador BR (curso).
Já estou em 80% do curso, e posso afirmar sem medo! é melhor curso pra iniciantes de Node, React, Html e CSS..... é impressioanante como ele torna tudo simples de entender....minha única observação é incluir mais projetos , não muitos com react e node....
Salve, meu nobre! Você acha que é necessário ter conhecimentos prévios pra começar o curso??? Tô querendo comprar ele, mas não sei se vai valer a pena, já que não sei de quase nada....
Dicas muito valiosas!! O negócio é sempre ta estudando mesmo, foque numa linguagem que te deixar mais a vontade e faça vários projetos próprios pra treinar. É assim que estou sempre praticando. Vez ou outra você acaba esquecendo alguma coisa, mas isso não é problema, pois não da pra guardar tudo, é só não desanimar no caminho! Grande abraço!
Um professor de matemática sempre disse : "que mais importante do que saber tudo ,é saber usar o que sabe " . Tô tentando usar essa filósofia para me motivar a estudar e praticar. E sobre essa vontade de desistir , como deixar ela de lado e continuar um projeto e quando vale a pena deixar de lado ?
Vou abrir o jogo. Meu maior problema é querer aprender três linguagens ao mesmo tempo. Tenho muita dificuldade em começar e terminar algo. Mas sigo na minha....devagar.....e sempre! Valeu!!!
Tudo fato. Principalmente do que falou de quando tem um problema chato e acaba aparecendo a solução na cabeça no banho. Esse foi bom pra ver o quanto já evolui.
Estou a quase vinte anos na area de TI, sempre mantive a chama de programador acesa mas nunca encarei de verdade a programação, no ano passado fui desligado da empresa onde trabalhava onde sempre trabalhei com suporte e consultoria em ERP. Depois que fui desligado da empresa a historia "do monje que mandou o aprendiz empurrar a vaquinha no desfiladeiro" venho para mim e ai eu tinha que correr atrás e decidi encarar pra valer a programação. Percebi então que sempre tive o jeito pra programar mas estava numa zona de conforto. Hoje estou com minha empresa aberta e um dos focos e investir em melhorar cada vez mais a arte de programar. Depois que assistir a Live organizada pelo pessoal do Codigo Fonte eu me identifiquiei com cada uma das historias e, como Igor não naci em berço explendedo e ai que decidi que esse é o meu caminho pois estou criando projetos que minimizam o stress de pessoas nas suas rotinas diarias na utilização de um ERP e esta sendo muito gratificante.
Valeu Igor parabéns mesmo.
Igor o interessante é que tudo que vc falou não acontece só com o iniciante acho que o Pleno ou Senior passa pelas mesmas frustrações.....e complicado mas tudo que vc disse acontece e faz sentido.....o importante e perseverar ....... ter paciência e sempre estar estudando ficar antenado !!!! Sucesso !
Concerteza ja travei muito com código simples, depois que vc aprende é muito satisfatório.
Sou iniciante e quero aprender a programar, informações valiosas, Obrigado!
Cara comecei a seguir esse cara por causa do vídeo daquela IA que programa sozinha, o fato é que ele fala algumas coisas que te ajudam a não desistir tipo parece que adivinha seu pensamento, bom só espero que esteja sendo sincero pq o canal é top.
Cara oq vc falou é mto vrd, as vezes estou tentando resolver alguns problemas e travo completamente, porém , eu paro, respiro, e as vezes deixo de lado até o dia seguinte e qnd volto a mexer nas linhas de códigos a solução vem divinamente na minha mente kkkkk as vezes até sonho com a solução de um problema q eu não estava conseguindo resolver, é mto louco kkkk e qnd acordo corr pro Pc e boto em prática a solução do sonho kk
Cara, você me dá uma motivação danada. Muito obrigado mesmo
Cara sou iniciante estou com duvida de algoritmo mas não vou desistir e o que vc passou em não desistir aqui me motivou valeu!!!
Eu também não me lembro de tudo...
Porém, tenho vários micro-projetos com aplicações específicas de lógicas onde sempre volto pra consultar como que faz uma coisa ou outra.
Sou novo na programação mas algo que já entendi logo de cara que programar não é apenas criar interfaces bonitinhas, nem viver estudando coisas hipsters da moda, é resolver problemas usando a tecnologia.
Depois que conheci esse cara, esqueci da Alura, da Danki etc etc
Comprarei hoje esse curso.
Não sei nada, mas pretendo aprender.
Mano, você fala de programação de um jeito simples, sem enrolação. De forma que é possível até imaginar inúmeras possibilidades de iniciar na programação, evoluir e e deslumbrar novos horizontes nesse mercado. Muito show seus vídeos.
Muito bom o vídeo! Quero segunda parte!
Estou estudando Ciências da Computação e iniciando alguns projetos próprios para empregar os conhecimentos que já consegui e me forçar a aprender além do acadêmico.
Sempre me pego colocando funcionalidades demais. Acabo dando passos maiores que minhas pernas, então volto um pouco e divido o problema/funcionalidade e vou resolvendo.
Muito obrigado pelo video, atualmente moro em portugal, desempregado e focado em seguir carreira nessa área, abração.
Agradeço pela instrução, eu gosto muito do estudo de TI, mas encontro várias dificuldades. Me senti consolada com isso de não existir um momento em que eu possa dizer que virei, ou que, a partir desse momento sou programadora. Valeu mesmo! :)
Estou começando hoje e estou bem ansiosa
@@thaynaramatos3979 ja aprendeu bem ? Kk
Muito bom. Vou sair do zero aqui.
Melhor canal que ja conheci, sobre dicas de programaçao
Show de bola, sou iniciante e moro no PY.
Estou estudando java com orientação a objetos, o foco é desenvolver um sistema de gestão simples e fácil de usar para poder vender este produto.
Estou indo, aprendendo e aprendendo, e acredito que um dia eu chego lá pq quem procura, acha!
Parte 2 por favor ❤️
O que eu mais gosto no Igor é o quão sensato ele é, a capacidade que ele tem de não romantizar as coisas e também não problematizar demais. As pessoas precisam de gente assim, a gente levaria uma vida melhor, perderia os medos e bloqueios pra começar ou mudar algo. O que mais sinto falta hoje nos formadores de opinião que sigo é justamente isso, as pessoas romantizam muito tudo. A gente precisa ser simples e direto. E ponto. Parabéns pelo trabalho Igor! PS: sou aluno do curso, to gostando!
"Quão longe devo ir nas funcionalidades?" Perfeita colocação!! to passando por isso iniciei um projeto com uma proposta de salvar os dados no próprio smartphone dai decidi colocar sistema de login, depois sincronismo com webservice um projeto q era de no máximo 3 meses tá indo pra 6 e não lancei a bagaça. Com certeza a gente aprende mt no processo, mas ficar em busca de lançar o 1º aplicativo perfeito é uma ilusão.
É isso
Eu tenho muito esse problema com app perfeito...
agr estou fazendo um app de controle de estoque, a ideia era a pessoa registrar os produtos e dar a baixa em cada venda.
Atualmente o app da com controle financeiro, controle de caixa, controle de clientes e até um gerador de sites com os produtos registrados.... e pra piorar depois do vídeo do bot do instagran do Higor ja to até pensando em colocar um robô pra gerenciar as redes sociais no app....
dps vou ta fazendo um sistema operacional novo apartir desse suposto app de controle de estoque 🤣🤣🤣🤣
@@emanoels.vieira3685 koroi kskkskskskksksksksksksksk
Eu sou muito grato a vocês programadores que tem como objetivo ajudar nós iniciantes ou outros programadores mais experientes mesmo. Eu comecei tem pouco tempo a programar e tô trocando de área. Gosto muito do conteúdo de vocês e é um grande incentivo para eu continuar estudando e tentando cada vez mais trabalhar com programação e nessa área de T.I. no geral ;'). Muito obrigado !! Messsmoo ;')
Um dos que me fizeram não desistir empreender e continuar minha jornada, valeuu igorr!!
Permita-me compartilhar rapidamente uma experiência que tive aprendendo flutter:
Ainda to no começo, mas já tinha travado num erro que tava dando no meu projeto pessoal.
Comecei um outro projeto diferente. Ao dar um erro parecido, consegui perceber o que era e isso me ajudou a voltar ao meu projeto principal e continuar avançando!
às vezes a gente precisa "se afastar" um pouco da barreira que nos impede de avançar pra poder ver o que realmente tá acontecendo.
@@alitonoliveira1700 Pois é amigo... Na primeira vez que tentei estudar eu não tinha entendido a montagem da "árvore" de widgets que ele fazia... uns meses depois peguei com muita calma aí eu saquei a idéia! Agora to curtindo e tentando fazer alguma coisa... o que me falta é tempo, rsrsrs.
Valeu, abraço!
Cara, estou fazendo desenvolvimento de sistemas, é me identifiquei em Tudo que vc disse...
obrigado min ajudou muiito logo logo vou começar nessa area pois é uma area que eu gosoto muito se puder faz a parte 2 desse video ficaria muito agradecido
Olá! Pegando o gancho de alguns, também fui programador em meados década de 80, MBasic e Cobol avançado, além do pacote DBase III, WordStar, Lotus 1-2-3, DOS entre outras. Agora aposentado, fiz minha nostalgia voltar. Cursando várias linguagens e graduando em Engenharia de Software. É bem assim como dito no vídeo, mas tudo dá certo nos finalmente. JP.
Excelente vídeo. Obrigado
Boa discussão. Tem hora que a coisa empaca e concordo com a observação de que a solução vem quando vc está fazendo qualquer outra coisa diferente de programar, ou até durante o sonho, bem interessante se pensar na psicologia profunda(Jung, Freud ) e acrescentaria quando acabamos de acordar (talvez possa ser decorrente dos sonhos mas já estamos conscientes).
Todo curso que assisto eu faço o resumo no meu caderno, escrevo anotacoes do jeito que eu entenda depois. Depois sempre leio e as vezes eu refaço os resumos. As vezes tb eu baixo o curso todo e deixo salvo no pc pra depois rever. É chato e demorado mas sempre funciona, principalmente quando escrevo no caderno.
É isso que eu faço.. vivo pegando projetos pra fazer.. isso ajuda muito.
Mano, eu sou 100% grato por esse vídeo. Eu tava ficando doido da cabeça e sofrendo por coisas que eu nem deveria me preocupar. Valeu demais!
Igor essa série de vídeos para iniciantes está boa demais estão me ajudando pra caramba. Obrigado mesmo por compartilhar seus conhecimentos conosco. Valeu!
sou aluno do curso de sistema de informações , me identifiquei com a area estou gostando cada vez mais , obg pelas dicas , estão sendo otimas !!!
Esse seu vídeo foi muito esclarecedor, estou passando por esses problemas que vc citou. Suas dicas vão melhorar meu desempenho com certeza, agradecido.
Realmente esse foi o motivo que eu não tinha saído da área de suporte para de programação. Eu achava que tinha que saber tudo e ter todas as sintaxes memorizado. Agora desempregado e com tempo de sobra estou estudando muito pra correr atrás do prejuízo. Dicas preciosas obrigado!
Esse último comentário veio na hora certa. Esse é o meu canal favorito atualmente. Muito obrigado por gravar esses vídeos e ajudar a comunidade Igor!
Tenho me dedicado a alguns meses a aprender Java e me identifiquei muito com o que você disse.
Na minha experiência, a curva de aprendizagem de início no Java estava indo bem rápido até que chegou no tópico de Orientação a Objetos...Ai o meu aprendizado começou a ficar mais lento, os conceitos mais complexos e de difícil assimilação. Mas mantendo o equilíbrio mental(aquele desejo de sair deletando a apostila kk) e a disciplina, consegui superar essa etapa e tem sido mais tranquilo avançar.
Quando vejo os meus códigos inicias brincando com loops no bloco de notas e comparo com as minhas modestas classes no Eclipe , é de rir e sentir orgulho kkkkkkkk
Se o aprendizado da programação fosse fácil todo mundo seria sênior! O segredo do sucesso é abstrair o bagulho, sem prejudicar a aprendizagem, e testar, estudar, praticar, e ...
Obrigado! Seus vídeos são muito valiosos para quem está começando, como eu.
Já vi vídeos de outros canais, inclusive canais famosos de programadores experientes que mais desestimulam iniciantes do que ajudam, muitas vezes "vomitando" dezenas de tecnologias e fazem a gente pensar que precisamos aprender isso tudo antes de começar, quando não é bem assim.
Tenho estudado bastante e assistir videos como este no canal tem ajudado a ver coisas que não se ensina em cursos ou faculdades. Tem ajudado a tomar um rumo.
Esse vídeo veio na playlist na hora certa. Começando nesse mundo agora e cheio de dúvidas. Vim pela grande demanda de vagas e todo blabla que já sabemos, porém tô emperrado e num estresse que quase me fizeram desistir. Agora é focar na brincadeira e partir para a prática com os estudos sempre como rotina. Valeu, man!
Uma parte dois seria muito interessante e legal! vlw
Tô finalizando um curso de python. Um dia desses eu fiquei 12 horas direto (só parei pra comer) tentando solucionar um problema que parecia um bicho de sete cabeças (mas era algo até que simples). Fiz um código com dezenas de linhas e não importa o quanto eu modificava, nada dava certo. Aí decidi desistir e fui dormir. Quando tava pegando no sono me veio uma ideia, aí levantei e fui correndo codar. Deu certo e consegui resolver o problema com umas 8 linhas. É muito frustrante mesmo passar por isso, mas quando encontro a solução eu fico com a sensação que cada minuto de esforço valeu a pena.
Já tô acostumado a passar por isso porque estudei física e o sofrimento nessa área é constante kk mas como programação ainda é novidade pra mim, me sinto do mesmo jeito que me sentia quando comecei a estudar física. Eu me pego pensando constantemente se eu vou conseguir chegar até o final.
Mas é isso aí, pessoas, não desistam. Quando comecei na física eu pensava "se já estou morrendo assim no começo, será que ao menos vou chegar na metade do curso?" E no final consegui me formar. Agora passo pelo mesmo com programação, mas a resiliência que a física me proporcionou serve pra dar um gas e me motivar a não desistir quando fico preso em algum ponto.
No inicio da faculdade, nas primeiras aulas, alguns exercícios eram passados "para praticar em casa", e eu não tinha internet ainda, havia me mudado de outro estado para cursar e não conhecia nada da cidade ainda, mas por uma ou duas vezes eu acordei de madrugada com a resposta do "problema". Implementava e voltava a dormir. Saudosa época, mas foi tenso.
Comentando pra te dar mais alcance
Tenho 31 anos e esse vídeo me ajudou bastante.
Eu estou terminando algoritmos e para aprender fico fazendo meus exemplos e toda vez que travo em algum que tento criar acabo sonhando e ainda algumas hora na cama sem levantar me sentindo angustiado mas ai é nessas horas que vem as idéias e a força para continuar só aumenta, dai quando eu resolve o que estava querendo criar a alegria é muito grande.
@programadorbr Cara, dá a impressão de que você, literalmente, hackeia a mente de quem tá no início dos estudos de desenvolvimento de software. Admiro muito a sua capacidade de ensinar. Me sinto extremamente feliz por ter assistido esse vídeo e por ser seu aluno. Quero agradecer.
Geralmente faço códigos grande e complicados para soluções simples, ai tempo depois olho e penso como podia ter sido simples, talvez pelo estudo e a exp adquirida com o tempo
estuda lógica da programação amg
Eu busco apenas o conhecimento necessário sob medida para conseguir realizar as diferentes etapas do projeto.
Eu não tenho ideia de programação, mas acho muito maneiro alguém programar um coisa e vê funcionando, acho que isso me atrai, mas sou zero em conhecimento...
Salve irmão! Eu tô começando em programação usando o PHP (fiz um curso do básico e agora estou fazendo outro de OO) e existe sim todas essas questões que citaste nessa grande AULA... obrigado pelas dicas, a última foi DEMAIS 🎈
Excelente dicas!!!...
Fala time, tudo bem?? Se você que está lendo é um programador iniciante, então não pare. Sei e entendo todos sentimentos que passam em você quando está começando a estudar. Mas calma, sua disciplina nos estudos te tornará grande. Não coloque metas de "em 1 mês vou aprender POO", isso te faz ficar ansioso e se no final do período o resultado não for igual ao esperado, bate uma tristeza. Falo isso por que eu mesmo fiz assim, e quando percebi meu erro tirei um peso enorme da consciência. Se vou estudar X assunto, mesmo que leve Y tempo, tá tudo bem!! O importante no final é sair com esse conhecimento. Esse pensamento o Filipe Deschamps comentou em um vídeo e acho muito válido ser considerado por todos nós. Bom, simplesmente não desista!! (:
Fenomenal parabéns Igor.
Sou um iniciante de verdade kkk nunca criei nada e to pensando na minha primeira criação kkkk. mas antes ver um vídeo desse ajuda muito.
Eu demoro muito tempo pra resolver bugs, mas como você disse, no inicio e assim, isso me frustra, porque as vezes são com coisas bem simples, e dai percebo que é treino, mas felizmente, nos piores momentos, dou um tempo, faco outras coisas e dai volto pra poder estudar em como destrinchar aquele problema em vários. Tenho um pouquinho mais de um ano com idas e vindas de estudo, por causa da falta de tempo, nessa quarentena , estou tendo mais tempo de estudar. Muito obrigado pleo vídeo, Ótimo conteúdo para iniciantes!!!
Eu comecei recentemente estava com bastante medo dessas IAs que surgem programando por aí, mas seus vídeos tem me acalmado bastante. Brigadones pelo excelente conteúdo!
queremos a parte 2, muito bom seu conteudo
Já travei várias vezes. É desanimador. Mas acho q faz parte da curva de aprendizagem de cada. Estou insistindo. Vamo ver no q vai dá
Muito bom Igor, como sempre. Não sou tão iniciante, mas já passei por tudo isso e, como você disse, quem não passou por isso ainda vai passar. Abraços.
Muito bom. Meu sonho ser programador
Muito TOP, muito esclarecedor, fala das dificuldades e ao mesmo tempo é motivador.
Parabêns!!! canal muito legal!! conteúdo "pé no chão" sem blá,bláblá!!! Me chamo Anderson sou do Rio de Janeiro!
Estou voltando para a área de programação, ultimo ano que programei foi em 1995. Me sinto agora um iniciante. Foi muito bom ouvir suas dicas. Obrigado, ajudou a quebrar uns paradigmas.
Evitar complexidade desnecessária é realmente algo importante
Boa noite, Igor!
Gostei muito das suas dicas!!!!
Fico muito feliz pelos seus comentários terem sentimentos que se equiparam com os meus, como por exemplo, as vezes realmente travamos em algum código e entendo que em alguns momentos se faz necessário dar um tempo "Break it down" para as vezes aqueles ideias venham a fluir em nossa cabeça!!!!
Meus parabéns pelas dicas!!!
To comecando agora, faz duas semanas que to focada e to procurando aprender HTML, CSS e Java, porem eu to aprendendo as coisa basicas primeiro do html e do css por que sei que o java tem mais vertentes e quando eu pegar para estudar ele vai ser mais demorado, tudo que eu aprendo eu vou aplicando, vou me virando fazendo paginas bem simples mas cada vez evoluindo mais, tem um rapaz que ele faz paginas do zero com html e css puro e eu vou fazendo junto com ele, quero criar uma pagina web e finalizar e com isso vou treinando.
As vezes e bem desanimador por que parece que tu nao aprendeu nada mas ai eu olho para o inicio nao sabia nada agr ta fluindo, to fazendo uns cursos tbm sobre isso e vou comecar a fazer sobre logica da programação e vamos ver no que da hahaha
Muita verdade, boas dicas obrigado por partilhar.
Uma vez eu passei o dia (quase todo a parte da tarde até a hora de ir dormir) tentando resolver um problema e não consegui e fiquei muito frustrado, nesse dia eu acordei umas três vezes na madrugada pq eu tava sonhando que estava tentando resolver esse problema e não conseguia
MANO fiquei desanimado pq não conseguia resolver nenhum exercício, tentava acha um exercício simples para eu resolver e não conseguir.
muito bom esses videos me ajuda bastante
Tenho achado que o mais importante é Saber quando usar os pilares do POO, design patterns, modelagem de dados. No fim linguagens de programação são fáceis, difícil é projetar algo com elas. Talvez UML...
Cara, sou seu fã. É um dos que me motivam pra continuar. Vlw!
Show, show e show... tô passanda por isso tudo que vc falou.... muito obrigado me ajudou muito mesmo.
Eu tô estudando programação a três anos e até agora nunca consegui um trabalho, mais com minha base sou capaz de aprender novas ferramentas mais rapidamente, espero ter sucesso na área!
eae conseguiu depois de 4 anos?
Optimas dicas. Seria bom uma parte 2 do video.
Aí sim, dicas top! Como dizem: "Melhor feito do que perfeito".
"Melhor um feito agora que nunca perfeito" 👌
eu estou passando por algo parecido neste momento! mas quero também aproveitar e elogiar a forma de como você passa uma informação tão bem clara que até deixa uma sensação de "alivio" pra quem esta programando, seja um iniciante ou mesmo um avançado. valeu
Eu me identifico com a questão de estudar e ter a impressão de não ter aprendido. E com isso eu acabo nesse ciclo de sempre estudar tudo de novo. Acredito que é um pouco de falta de confiança... Li em algum lugar alguém chamar isso de "tutorial hell".
Meus projetos não saem nem da minha cabeça, travo na hora de passar pro papel...
Valeu mesmo, Igor!!!!
Me formei em desenvolvimento de jogos digitais pela Estácio 😁.
Mas não consegui absorver tanto o quanto eu queria ..
Pôs travava como eletricista e não conseguir me desenvolver como programador 😞.
Hoje estou em Portugal e não consegui iniciar programando .pôs conseguir já entrar no mercado de.rrabalho de elétrica novamente 🤦.
Tempo e curto p praticar pôs programar exige prática .