Clube de Leitura CCBB 2023 - 6º Encontro - Cida Pedrosa e Eliakin Rufino | BB

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 13 ต.ค. 2024
  • Livro: As Filhas de Lilith (Cida Pedrosa) e Gaia Viva (Eliakin Rufino)
    O Clube de Leitura CCBB convida o público para conversar sobre o autor escolhido. A obra a ser abordada é selecionada através de votação no Instagram e o bate-papo acontece no CCBB RJ, conduzido por Suzana Vargas. A curadoria selecionou autores e autoras de países lusófonos. A programação é inteiramente gratuita.
    Continuando a temporada do Clube de Leitura CCBB 2023, Cida Pedrosa, Eliakin Rufino, Suzana Vargas e, em participação virtual, Bruna Mitrano e Carla Nobre se uniram para ler e comentar os livros “As Filhas de Lilith”, de Cida, e “Gaia Viva” de Eliakin.
    Sobre o livro de Cida Pedrosa:
    “As filhas de Lilith” traz a poesia de Cida Pedrosa, que apresenta aos leitores arquétipos femininos das mais variadas formas. São 26 personagens-poemas, que retratam a vastidão do universo feminino de A a Z, e reforçam a temática de gênero, uma das maiores bandeiras de luta de Cida.
    Sobre o livro de Eliakin Rufino:
    Em Gaia Viva, o texto é poético e propõe uma relação humana e harmoniosa com a Terra, incluída aqui a Amazônia. As ilustrações são da artista Graça Lima e a música Gaia, que o leitor acessa enquanto lê, é interpretada por Nilson Chaves, parceiro nessa composição.
    Sobre a autora convidada Cida Pedrosa:
    Cida Pedrosa veio ao mundo em 1963, em Bodocó, Sertão do Araripe Pernambucano. Como condição intrínseca de quem é sertaneja, tornou-se poeta e, na década de 80, coordenou o Movimento de Escritores Independentes de Pernambuco, com uma série de escritores que revolucionaram a literatura local.
    Publicou onze livros de poemas, sendo os mais recentes Araras Vermelhas (Companhia das Letras, 2022), Prêmio APCA de Poesia e Melhores de 2022, pela Folha de São Paulo; Estesia (2020); Solo para vialejo (2019), vencedor do Prêmio Jabuti 2020 (Livro do Ano e Livro de Poesia); Gris (2018), Claranã (2015); Miúdos (2011) e As filhas de Lilith (2009). Tem participação em antologias de poemas e contos no Brasil e no exterior. Alguns de seus livros foram selecionados pelos prêmios Portugal Telecom e Prêmio Oceanos de Literatura.
    Sobre o autor convidado Eliakin Rufino:
    Poeta e compositor, no ano de 2020 está comemorando 40 anos de atividade artística na Literatura e na Música Popular Brasileira.
    Na área da Literatura, no decorrer deste período, publicou 11 livros de poemas: Pássaros ariscos, 1984; Poemas (haicais), 1987; Escola de poesia (infantil), 1990; Brincadeira (infantil), 1991; Poeta de água doce, 1993; Versão poética do ECA, 1995; Poesia para ler na cama (erótico), 1997; Haikais, 2010; Cavalo selvagem (antologia), 2011; Cavalo selvagem (infanto-juvenil ilustrado), 2016.
    Na área da música, começou a gravar como integrante do Trio Roraimeira, junto com Neuber Uchôa e Zeca Preto. O Trio lançou o LP Roraima, 1992; O canto de Roraima e suas influências indígenas e caribenhas, 2000; Roraimeira - o canto de Roraima, Prêmio Funarte, 2009 e Roraimeira 30 anos, ao vivo, 2014. Em sua carreira solo, Eliakin Rufino lançou Amazônia legal, 1997; Me toca, 1998; Eliakin em Porto Alegre ao vivo, 2006; Mestiço, Prêmio Rumos Itaú Cultural, 2008; Eliakin Diz, 2011.
    Sobre a mediadora:
    Suzana Vargas é poeta, autora de livros infantis e juvenis, ensaísta, professora, Mestre em Teoria Literária pela UFRJ, curadora e produtora de eventos literários nacionais e internacionais. Editou revistas literárias na Fundação Biblioteca Nacional, onde atuou em programas de leitura e projetos culturais, entre outros trabalhos com instituições diversas. Possui 16 livros publicados, entre eles "Caderno de Outono", finalista do prêmio Jabuti. Tem poemas traduzidos em países como Itália, Espanha, Alemanha e França. Criou e dirige o Instituto Estação das Letras
    Sobre a convidada virtual Bruna Mitrano:
    Bruna Mitrano é escritora e professora. Tem poemas publicados em antologias, jornais e revistas no Brasil e no exterior. É autora dos livros "Não" (Patuá, 2016) e "Ninguém quis ver" (Companhia das Letras, 2023).
    Sobre a convidada virtual Carla Nobre:
    Poeta amapaense e amazônida. Participa de várias antologias literárias pelo Brasil afora, entre elas, a Antologia Talento Delas, publicada pela Rede de Escritoras Brasileiras em 2007; a Coletânea de poetas, contista e cronistas do meio do mundo pelo Projeto Samaúma da Literatura Amapaense e a Antologia do 9o Prêmio Missões. Já recebeu os seguintes prêmios: Menção Honrosa pelos poemas "Eclipse" e "Um beijo longo", bem como pela crônica "Eu sou de significados"; recebeu também Diploma de destaque cultural popular pelo Conselho de Cultura no ano de 2007 e ganhou o 3o lugar com o conto "Os enterros" e o poema "O homem, os garis e uma casca de laranja".

ความคิดเห็น •