Clube de Leitura CCBB 2023 - 5º Encontro - José Eduardo Agualusa - O Vendedor de Passados | BB

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 13 ต.ค. 2024
  • O Clube de Leitura CCBB convida o público para conversar sobre o autor escolhido. A obra a ser abordada é selecionada através de votação no Instagram e o bate-papo acontece no CCBB RJ, conduzido por Suzana Vargas. A curadoria selecionou autores e autoras de países lusófonos. A programação é inteiramente gratuita.
    Continuando a temporada do Clube de Leitura CCBB 2023, o escritor José Eduardo Agualusa, Suzana Vargas e, em participação virtual, Gisela Zincone se uniram para ler e comentar o livro “O Vendedor de Passados”, do escritor.
    Sobre o livro:
    Sexto romance do escritor, O Vendedor de Passados faz uma sátira aos dramas angolanos do Pós-Guerra Civil. Com doses de Realismo Fantástico, muitas passagens oníricas e um ambiente violento, Agualusa tece um retrato da realidade atroz do seu país e das neuroses de seus conterrâneos.
    Sobre o autor convidado:
    José Eduardo Agualusa nasceu a dois mil metros de altitude, na cidade do Huambo, no coração de Angola, em 1960. Viveu em Luanda, em Lisboa, em Olinda, no Rio de Janeiro, e em Berlim. Nos últimos anos tem passado mais tempo numa pequena ilha-cidade moçambicana, assente sobre corais, a Ilha de Moçambique, ou Muhipiti, onde escreve, nada, e cria uma filha chamada Kianda, de 5 anos. Tem outros dois filhos: uma menina de 18 anos, Vera, e um rapaz de 26, Carlos. Começou a escrever para tentar compreender o país dele e continuou a escrever porque queria compreender as pessoas. Publicou 14 romances, além de diversos livros de contos e de crônicas, livros para crianças, poesia e reportagem. Os livros estão traduzidos em mais de 30 idiomas e foram publicados em mais de 40 países. Teoria Geral do Esquecimento conquistou o International Dublin Literary Award, em 2017, e foi um dos finalistas do Man Booker International Prize no mesmo ano. O vendedor de passados ganhou o Independent Foreign Fiction Prize, em 2007. Em 2018, recebeu o Prémio Nacional de Cultura / Literatura, o mais importante prêmio para o conjunto da obra que existe em Angola.
    Sobre a mediadora:
    Suzana Vargas é poeta, autora de livros infantis e juvenis, ensaísta, professora, Mestre em Teoria Literária pela UFRJ, curadora e produtora de eventos literários nacionais e internacionais. Editou revistas literárias na Fundação Biblioteca Nacional, onde atuou em programas de leitura e projetos culturais, entre outros trabalhos com instituições diversas. Possui 16 livros publicados, entre eles "Caderno de Outono", finalista do prêmio Jabuti. Tem poemas traduzidos em países como Itália, Espanha, Alemanha e França. Criou e dirige o Instituto Estação das Letras
    Sobre a convidada virtual:
    Gisela Pinto Zincone é formada em Administração de Empresas pela Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ) e possui pós-graduação em e-commerce pela mesma instituição. Integra a terceira geração de uma família de editores cuja história começa com a Companhia Editora Forense de livros de direito, há cerca de um século. Em 1995 funda o selo Gryphus, dentro da Forense, especializado na publicação de obras de ficção, biografia, esporte, espiritualidade e música. Em 1998, a Gryphus lança Nação Crioula, primeiro livro de José Eduardo Agualusa publicado no Brasil. Em 2006, funda a sua própria editora, a Pinto & Zincone Editora Ltda, que leva adiante o trabalho da Gryphus. Entre 2005 a 2012 preside o Conselho Diretor da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), seção nacional do IBBY.

ความคิดเห็น • 22

  • @anaameliaalmeida1752
    @anaameliaalmeida1752 ปีที่แล้ว +1

    Li o livro e considero os vídeos do Lucas Simone muitíssimo instrutivos!!! Parabéns pelas verdadeiras aulas - tanto no vídeo 1, como no 2!

  • @ronaldogoncalvessoares5964
    @ronaldogoncalvessoares5964 ปีที่แล้ว +2

    Ronaldo Goncalves

  • @ronaldogoncalvessoares5964
    @ronaldogoncalvessoares5964 ปีที่แล้ว +1

    9

  • @denisecorrea3296
    @denisecorrea3296 ปีที่แล้ว +34

    Já ouvi por aqui pelo Rio, chamarem a lagartixa de "tatuíra" ou "calango", que é um bicho maior um pouco. 👏🏻👏🏻👏🏻

  • @AlmandoFerreira
    @AlmandoFerreira ปีที่แล้ว +2

    Almando Ferreira de Jesus ❤

  • @jrochamiranda
    @jrochamiranda ปีที่แล้ว +1

    nmkp😊

  • @alissonamaral1516
    @alissonamaral1516 ปีที่แล้ว +3

    Oi bomdia qui dia e hoje q e so vissi nos si vwr

  • @MariaDalva-lx5fc
    @MariaDalva-lx5fc ปีที่แล้ว +6

    O meu livro é falando sobre a minha história.que tem por o tema alguém vai me pergunta como foi que eu cheguei até aqui e eu lhe respondi foi por causa da minha história que eu cheguei até aqui.

  • @claudiobarcellos5157
    @claudiobarcellos5157 ปีที่แล้ว +2

    O bem e o mal na visão ideológica...tudo se relativisa na ânsia do convencimento...

  • @MariaDalva-lx5fc
    @MariaDalva-lx5fc ปีที่แล้ว +4

    A minha história é verdade não existem mentiras eu escrevi a minha história de sobrevivência

  • @henrigutekunst2870
    @henrigutekunst2870 ปีที่แล้ว

    💔 Promo*SM