Renato era sensível. Ele tinha um espírito altamente refinado. Eu amava Renato e sempre entendi e compreendi as escolhas dele. O porque de ter se isolado. Ele se recolheu como a neblina q vai sumindo aos poucos deixando saudades. Renato tinha um mundo particular q poucos ou quase ninguém acessava. Ele foi um dos meus amores nessa vida. Nunca fui fanática por ninguém. Mas eu sentia Renato Russo com muita delicadeza de alma q ele tinha. Renato e Cazuza os arianos q eu amava e sendo ariana TB bate uma satisfação imensa
Falando em.signo, Renato tinha ascendente e venus em peixes, daí onde vem o refinamento e o altruísmo dele. Muito bem analisado, ele sumindo, indo se esvanevendo vem desse lado psciano, peixes evapora.
Colecionei a revista Bizz de 1985 até o início dos anos 1990. Tinha o exemplar com entrevista dos dois. E o Renato, perguntado a respeito de qual música do RPM, que mais gostava, respondeu que era a "Cruz e a espada"(não lembro de qual o Paulo disse da Legião)... putz! Perdi, numa enchente, todos meus exemplares das minhas revistas, tinha tb da rock brigade, Som 3, pôsteres... enfim, tudo! Resta só saudade 😔
A música brasileira anos 80 e 90 era outra coisa! Quantas bandas de rock incríveis tínhamos. Antes disso mpb incrível também… cada movimento que tivemos tropicalia, clube da esquina… o Brasil é riquíssimo culturalmente.
Eu assisti o RPM em 2002 no Olímpia em SP… me arrepia até hoje a hora que a luz apaga e acende num banco vazio, com um violão ao lado, no meio do palco… e a voz do Renato tremeu o ginásio inteiro 😱
Foi triste,o Renato se escondeu da mídia,e ninguém (público)sabia da doença,mas achei muito estranho as letras do disco a tempestade,muito melancólico e só entendi qnd pouco tempo ele morreu. Fui a um show do legião na adolescência,valeu por muitos q perdi nessa época pq era muito nova,o rock tinha muitas bandas boas no Brasil. Cazuza sofreu muito e expôs tudo,ambos talentosos,uma doença horrível,mas o Renato era mais educado e introspectivo. Amava legião urbana.
Lembro uma noite sw chuva, em Salvador BA. Entrei no ônibus (vía orla) com meu violão (cordas de açp) e me apresentei cantando pra depois passar o chapeu (ou boné, sei lá) a segunda música foi "Tempo perdido". Garanto que todo o pessoal(cadeiras lotadas) cantava quase aos berros, incluindo o motorista e o cobrador, no maior clima de "trío elétrico" (foi uma febre de agito que nem torcida de futebol) galera enloqueceu mesmo. Um detalhe, sou argentino.
@@gustavoradulovich6778 Depois do disco de estreia, e devido as tendências Folk com violões, que Legião Urbana adicionou em seus discos seguintes, virou costume de muita gente desde o fim da década 80s, tocar violão cantando musicas da Legião. A banda até lançou um CD duplo ''Musica para Acampamentos'' , cujo nome é uma homenagem aos fãs.
Foi numa Véspera de feriado do dia 12 de outubro... Faleceu na sexta dia 11.. lembro como se fosse hoje..a internet estava no seu início e por conta disso, só ficamos sabendo da notícia por volta de meio dia (jornal hoje): " Morreu hoje, Renato Russo, o líder da banda legião urbana"
Na época o AZT foi a primeira geração de retroviral. Era pesado e tinha uma toxidade alta. Muita gente fez o que ele fez por não aguentar as náuseas e as vertigens. Somente depois até chegar nos dias de hoje que os retrovirais ficaram em um ou dois comprimidos e a toxidade caiu muito.
Mas o tratamento aparentemente estava fazendo efeito, porque nas últimas entrevistas ele fisicamente estava bem, porque o Cazuza e provavelmente o Freddie Mercury que faziam o mesmo tratamento com AZT estavam muito magros, abatidos etc... Não sei se a barba do Renato Russo ajudava ou ele usava alguma maquiagem ou outras coisas para disfarçar, mas fisicamente parecia bem
@@danalves3620 o problema do AZT na primeira linha se não estiver enganado é que foi usado como forma emergencial, ainda não tinham pesquisado o vírus a fundo. Ele causava muita mutação e tinha um efeito colateral muito forte. À adesão desse remédio era pouco frequente eu já tinha lido histórias de pacientes ainda vivos nos anos 90 que sobreviveram da primeira onda e simplesmente deixaram-se morrer somente não tomando mais o remédio porque não aguentavam mais. Hoje em dia no Brasil não tem mais pacientes sobreviventes das primeiras ondas da pandemia de 1979 que ainda tomam AZT todos tão tomando o 3 em 1 ou 2 em 1. Mas eu não duvido que em países pobres ainda se use AZT no mundo.
@@Renato_Pinheiro.9 Eu te pergunto, se acharam tão rápido uma vacina para COVID 19, (que não imuniza mas ameniza os sintomas para a pessoa não ficar internada), porque não acharam até hoje do HIV?
Amo essa canção. 📻 pirata. Paulo Ricardo sou fã até hoje. Lembra meu filho amado. Que hoje habita com o nosso criador. No céu. Esse depoimento. É uma homenagem a você meu IAGO. Te amo .
Uai mano, pessoas que nasceram muito tempo depois, ou cresceram em outro contexto cultural tem a obrigação de saber o que foi uma revista? Na minha cidade mesmo só foi ter banca de jornal/revista depois de 2000
@@Fairplayyyy As informações que eu pretendi explicitar se encontram todas na sentença que escrevi. Sou responsável pelo meu escrito, não pelo que vc interpretou/entendeu. Aquele abraço...
E por falar daqueles que dão continuidade no legado do RENATO RUSSO, não podemos esquecer do brilhante trabalho que faz, o "Guilherme Lemos"... um dos timbres mais perfeitos do universo Legionário! 🤟🎶🎶🎶
Povo chato falando q as meninas não sabem sobre ele, a geração dos 28 anos pra cá não é uma geração q sabe sobre acho válido ter essa conversa com perguntas de pessoas q não sabem da história dele
O povo não aceita q as novas gerações não dão a mínima pros anos 80-90 kkkkkkk Eu vejo q boa parte das pessoas com menos de 25 anos acha Legião Urbana uma banda chata pra karalho e os mais novos só conhecem Renato Russo por causa das provas de português. Eu sou da época em q Legião era uma banda de adolescente q tava começando a gostar de rock. Não conheço ninguém da minha idade q ainda seja fã de Legião. As pessoas ouvem muito mais pela nostalgia do q pela qualidade.
Renato desistiu de viver mesmo tendo o AZT. Acredito q a depressão foi um fator determinante. Ele dizia q tomar o coquetel de AZT era como "comer um cachorro vivo!" Muito triste! Não temos mais talentos como ele nos dias atuais no Brasil...
Na verdade o AZT foi o primeiro retroviral pro HIV mas ele tinha uma toxidade muito alta, efeitos colaterais horríveis bem parecido com muitas drogas contra o câncer usadas hoje, náuseas fortes tonturas e vômito. Era usado nos anos 60 contra o câncer. Não era incomum na época pacientes pararem de usar justamente por isso.
@@TheSinv não existem coquiteis hoje em dia. Vc basicamente tem o Atrivia que é um comprimido que contém 3 drogas dentro chamado de 3 em um e tem o outro que é dois em um. Comparado com o AZT dos anos 60 a 90 são be mais leves.
Tenho 44anos, me recordo , como era uma bobagem preconceitos etc por Pessoas com a Síndrome de Deficiência Imunológica adquirida ( Aids- HIV - ) triste muitos se foram ...hj tudo mudou mas é sempre uma luta pra eles . Meus respeitos e saudades do Renato ao vivo .
@@ademirferreiradacosta8596 vento no litoral com toda a certeza, é um verdadeiro santo graal para os ouvidos daqueles que apreciam uma boa música. Gosto muito de Soul Parsifal e perfeição também. A Legião Urbana representa uma época onde o rock brasileiro vivia a sua melhor época e o seu melhor tempo. Só tínhamos monstros... E olhando para o que temos hoje, é de dar um desgosto miserável.
Também fui a essa exposição incrível no Mis e.... essa a sorte inimaginável > Conheci o Renato, depois de uma noite em que eu toquei em Brasília e conversamos muito.... o cara era!
Triste é ver esse cara que tb é um talento precioso, fazendo shows em casa com pouquíssimas pessoas, Renato e Cazuza morreram, se estivessem vivos, dificilmente seriam aclamados como eram antes. O povo Brasileiro emburreceu, e agora o sertanejo ruim toma conta da porra toda.
eu não posso ouvir "vento no liroral" ,pq era a canção - só que na versão instrumental / cd para ninar - que tocava todas as vezes q entrava no quarto de minha sobrinha, que mal havia completado 1 aninho ( ela nasceu prematura com 5 meses e 450g,6meses em encubadora) enquanto meu irmão,pai dela,estava internado no hospital tratando de um câncer de colon de intestino maligno já metastasado . ele não sentia nada até o diagnóstico, só foi saber q estava com câncer - e já terminal - quando o radiologista avisou - pois como teve uma trombose ,a angio queria ver o pulmão dele - para ele procurar com urgência o INCA (foi assim mesmo de supetão! e no Natal ) e faleceu com menos de 1 mês internado,poucos dias depois que minha sobrinha completou 1 ano e antes de fazer 33anos de idade. mas antes de seu falecimento ,eu ouvia o instrumental desta canção ( era bizarro , pois assim que apertava o play para o cd tocar , eis que esta canção insistia em ser a primeira,mesmo com a prorrogação aleatória ) eu não conseguia parar de chorar ! eu sentia que o perderia . até hoje ,passados 8 anos , não posso ouvi la que choro copiosamente e a letra casa com o momento que vivia . minha sobrinha tão inocente, além de ter sido um destes bebês abençoados por ( apesar da luta pra viver com poucos dias de vida) , que como o pai, dormia feito um reloginho . foi um dos pilares que ajudou - sem que ela entedesse tudo aquilo - a suportar uma perda tão absurda em um momento que deveria ser de celebração. esta canção marcou profundamente a minha vida .
@@mardenblanco a letra também é de despedida e saudades de alguém importante que se foi,só notei isso quando ,depois dela tocar tanto ( o instrumental ,pq era um cd infantil só com a melodia ), fui procurar a letra para ver do que se tratava . passados 8 anos eu choro onde esta canção estiver tocando( as vezes ela toca em supermercado e não me seguro)! e sou difícil de conseguir chorar. foi também em uma época em que tocava muito " a thousand years" da christina Peri ( outra canção que não posso jamais ouvir sem chorar - são poucas as canções que conheço que me fazem de fato chorar,pois sempre fui de gostar de canções " pra cima" ) . meu irmão dizia que esta canção lembrava a filha ( na época bebê,ficou 6 meses na incubadora) ,pois ele sentia uma ligação imensa com ela . às vezes a vida faz umas reviravoltas tão chocantes ! este período de pandemia deve estar sendo um teste de resistência da mesma forma como foi comigo ( ano passado foi meu pai também de câncer,mas bem no início da pandemia ) ,deve ter gente por aí sofrendo e juntando canções em uma espécie de playlist macabra que não conseguem ouvir sem chorar. que fase !
O cantor Renato russo, muito inteligente, compositor, uma missão, de vir trazer, músicas, de mensagens, para gerações..mas, acredito, que como a mãe, falou, ficou em depressão, grande músico....🦺🦺🦺🦺🦺
A arte chamada música é assim, deixa na alma da pessoa para sempre essa marca! Coisa que essa "música" de hoje em sua maioria jamais conseguirá fazer, vocês esquecem pra sempre de hits de 5 anos atrás, vazio, sem alma.
Tudo na exposição do Renato Russo no MIS era original, inclusive o quarto( lençol, colcha, travesseiro, etc.) dele onde passou seus últimos dias...quebrei o protocolo e coloquei as mãos na cama dele, foi muito emocionante...
"Cruz e a Espada" é aqueles raros casos de músicas em que a regravação ficou melhor que a original. Pois particularmente, achei muito melhor que a versão do RPM.
Paulo Ricardo líder do RPM se não fosse os excessos da banda seriam muito maiores do que foram. Eram shows inovadores para a época muito bem produzidos com uma plástica e técnica, postura de palco impecáveis.
Curto muito RPM, tendo a frente um dos melhores vocalistas do rock nacionaal e o teclado do Schiavon. A banda merecia rumos melhores além do que conseguiu conquistar. Loiras geladas, Olhar 43, Rádio Pirata, Revoluções por Minuto, Alvorada voraz, A cruz e a espada (as 2 versões), London London, Flores astrais e Juvenilia são hits excwlwntes. Não sei o que aconteceu pro álbum que contém a canção Partners ficar abaixo da crítica. Talvez tenha perdido a pegada roqueira pra virar algo mais MPB, sei la. Daí, que após idas e vindas de seus integrantes, acabaram sendo uma banda cover deles mesmos.
Conheci o PR através da música tudo por nada cantada na novela pérola negra do SBT . Conheci as músicas do RR através das músicas q o PR cantava o cazuza tbm
Na gravação do Disco a tempestade. Já estava debitado. Tanto que o disco foi gravado uma vez só. Um único tak. Que ele decidiu que não iria mais regravar o disco. Ficasse bom ou não. As gravações e letras soavam como uma despedida mesmo. Infelizmente
@@henriquep2408 Não era terminal uma vez que ele constatou em 89 e morreu em 96. Tenho muito o que viver, jamais permitirei chegar em fase terminal pois a minha vida já não é só minha há muito tempo. Não se pode exaltar a fraqueza.
@@rafaelcastro3355em 96 ele ja estava terminal sim. Os remédios m estavam fazendo efeito e teve doenças oportunistas. Dai sim ele parou a medicação pq n tinha jeito
Quando eu era criança eu achava que Renato russo tava vivo, e vivia falando pro meu pai que meu sonho era ir no show dele, e meus pais nunca me disseram que ele tava morto (até pq fuder o sonho de uma criança é foda né) Quando descobri que ele tava morto eu já era adolescente e chorei rios
Na verdade a gravação de voz que usaram do Renato para boomerang não era uma voz guia, era uma gravação doméstica feita por ele mesmo, antes da fama (em 1982 ou 1983). Ele nunca a gravou profissionalmente. Motivado por isso (e por amar essa música, claro) fiz uma gravação profissional de voz e violão, ao vivo, no estudio: th-cam.com/video/M8xfAEVKI7k/w-d-xo.html
Podcast é isso: galera trocando ideia, conversando, não é uma entrevista especializada. Rockeiro/metaleiro é uma raça chata do caralho, Eloy Casagrande tá certo quando fala.
Não importa o convidado ou de que se trata a entrevista, a Yasmim sempre fala bobagem e demonstra que não sabe nada do entrevistado. Pior ainda qnd ela tenta parecer que sabe...ela assume coisas q não desmentidas na hora...Falar q Cazuza tinha uma alma velha pqp
Renato era sensível. Ele tinha um espírito altamente refinado. Eu amava Renato e sempre entendi e compreendi as escolhas dele. O porque de ter se isolado. Ele se recolheu como a neblina q vai sumindo aos poucos deixando saudades. Renato tinha um mundo particular q poucos ou quase ninguém acessava. Ele foi um dos meus amores nessa vida. Nunca fui fanática por ninguém. Mas eu sentia Renato Russo com muita delicadeza de alma q ele tinha.
Renato e Cazuza os arianos q eu amava e sendo ariana TB bate uma satisfação imensa
Falando em.signo, Renato tinha ascendente e venus em peixes, daí onde vem o refinamento e o altruísmo dele. Muito bem analisado, ele sumindo, indo se esvanevendo vem desse lado psciano, peixes evapora.
Colecionei a revista Bizz de 1985 até o início dos anos 1990. Tinha o exemplar com entrevista dos dois. E o Renato, perguntado a respeito de qual música do RPM, que mais gostava, respondeu que era a "Cruz e a espada"(não lembro de qual o Paulo disse da Legião)... putz! Perdi, numa enchente, todos meus exemplares das minhas revistas, tinha tb da rock brigade, Som 3, pôsteres... enfim, tudo! Resta só saudade 😔
Caracas lembro dessa revista nas bancas... a idade vem chegando rsrsrs
Que triste. Mas deve ter trazido muitas alegrias por tanto tempo...
Saudades da BIZZ ,
Eu recebi de presente do meu tio a coleção dele de Bizz de 1986 a 1990. Só pérolas. Minha mãe um belo dia jogou tudo fora. Isso no final dos anos 90.
É pensar que isso tudo acabou, e deixou saudades. Revistas Encartes de CDS...
A música brasileira anos 80 e 90 era outra coisa! Quantas bandas de rock incríveis tínhamos. Antes disso mpb incrível também… cada movimento que tivemos tropicalia, clube da esquina… o Brasil é riquíssimo culturalmente.
Tú quiser dizer era rico né?
Porque hoje não tem nem merda imagina cultura!
80 e 90 foram a decadência da música brasileira, em 70 era muito melhor
Eu assisti o RPM em 2002 no Olímpia em SP… me arrepia até hoje a hora que a luz apaga e acende num banco vazio, com um violão ao lado, no meio do palco… e a voz do Renato tremeu o ginásio inteiro 😱
Do RPM, a minha preferida é "A cruz e a espada" e do Legião Urbana "Metal contra as nuvens". Cazuza e Renato eram gênios! Fazem muita falta.💔
Ótimo gosto ...parabéns...
"Metal contra as nuvens" é a minha preferida também. Longa, linda e perfeita. É o tipo de música que você tem que parar pra escutar.
Tbm amo essas músicas!
Foi triste,o Renato se escondeu da mídia,e ninguém (público)sabia da doença,mas achei muito estranho as letras do disco a tempestade,muito melancólico e só entendi qnd pouco tempo ele morreu. Fui a um show do legião na adolescência,valeu por muitos q perdi nessa época pq era muito nova,o rock tinha muitas bandas boas no Brasil. Cazuza sofreu muito e expôs tudo,ambos talentosos,uma doença horrível,mas o Renato era mais educado e introspectivo. Amava legião urbana.
Lembro uma noite sw chuva, em Salvador BA. Entrei no ônibus (vía orla) com meu violão (cordas de açp) e me apresentei cantando pra depois passar o chapeu (ou boné, sei lá) a segunda música foi "Tempo perdido". Garanto que todo o pessoal(cadeiras lotadas) cantava quase aos berros, incluindo o motorista e o cobrador, no maior clima de "trío elétrico" (foi uma febre de agito que nem torcida de futebol) galera enloqueceu mesmo. Um detalhe, sou argentino.
@@gustavoradulovich6778 Depois do disco de estreia, e devido as tendências Folk com violões, que Legião Urbana adicionou em seus discos seguintes, virou costume de muita gente desde o fim da década 80s, tocar violão cantando musicas da Legião. A banda até lançou um CD duplo ''Musica para Acampamentos'' , cujo nome é uma homenagem aos fãs.
Depressivo
Ele mandou o recado dele nessa obra. 😢
Esse homem nunca vai ficar feio!!
Nunca!
Concordo!
Pelo visto não...
Verdade!
Nunca,para nossa alegria.
Emocionada, eu gosto muito do Paulo Ricardo e amava Renato Russo. Chorei rios quando ele se foi, cedo demais...
Foi numa Véspera de feriado do dia 12 de outubro... Faleceu na sexta dia 11.. lembro como se fosse hoje..a internet estava no seu início e por conta disso, só ficamos sabendo da notícia por volta de meio dia (jornal hoje):
" Morreu hoje, Renato Russo, o líder da banda legião urbana"
Na época o AZT foi a primeira geração de retroviral. Era pesado e tinha uma toxidade alta. Muita gente fez o que ele fez por não aguentar as náuseas e as vertigens. Somente depois até chegar nos dias de hoje que os retrovirais ficaram em um ou dois comprimidos e a toxidade caiu muito.
Verdade
Mas o tratamento aparentemente estava fazendo efeito, porque nas últimas entrevistas ele fisicamente estava bem, porque o Cazuza e provavelmente o Freddie Mercury que faziam o mesmo tratamento com AZT estavam muito magros, abatidos etc...
Não sei se a barba do Renato Russo ajudava ou ele usava alguma maquiagem ou outras coisas para disfarçar, mas fisicamente parecia bem
@@danalves3620 Aparências enganam
@@danalves3620 o problema do AZT na primeira linha se não estiver enganado é que foi usado como forma emergencial, ainda não tinham pesquisado o vírus a fundo. Ele causava muita mutação e tinha um efeito colateral muito forte. À adesão desse remédio era pouco frequente eu já tinha lido histórias de pacientes ainda vivos nos anos 90 que sobreviveram da primeira onda e simplesmente deixaram-se morrer somente não tomando mais o remédio porque não aguentavam mais. Hoje em dia no Brasil não tem mais pacientes sobreviventes das primeiras ondas da pandemia de 1979 que ainda tomam AZT todos tão tomando o 3 em 1 ou 2 em 1. Mas eu não duvido que em países pobres ainda se use AZT no mundo.
@@Renato_Pinheiro.9 Eu te pergunto, se acharam tão rápido uma vacina para COVID 19, (que não imuniza mas ameniza os sintomas para a pessoa não ficar internada), porque não acharam até hoje do HIV?
Saudades demais do Renato!Um poeta e cantor como poucos!As músicas serão eternizadas!
Amo essa canção. 📻 pirata. Paulo Ricardo sou fã até hoje. Lembra meu filho amado. Que hoje habita com o nosso criador. No céu. Esse depoimento. É uma homenagem a você meu IAGO. Te amo .
Grande Paulo Ricardo, da minha banda preferida(uma das) dos anos 80...falar de Renato era chover no molhado! um dos mitos à frente do seu tempo...
Sinal dos tempos: Paulo Ricardo explicando o que foi a revista Bizz.
Estamos velhos e perdidos.
Nem me fala... Imagina se fosse falar da Som Três...
Nada haver, ela só perguntou se a revista Bizz tem conexão com o Canal Bis.
O futuro é sombrio.
Uai mano, pessoas que nasceram muito tempo depois, ou cresceram em outro contexto cultural tem a obrigação de saber o que foi uma revista? Na minha cidade mesmo só foi ter banca de jornal/revista depois de 2000
@@Fairplayyyy As informações que eu pretendi explicitar se encontram todas na sentença que escrevi. Sou responsável pelo meu escrito, não pelo que vc interpretou/entendeu. Aquele abraço...
E por falar daqueles que dão continuidade no legado do RENATO RUSSO, não podemos esquecer do brilhante trabalho que faz, o "Guilherme Lemos"... um dos timbres mais perfeitos do universo Legionário! 🤟🎶🎶🎶
Que história hein ??! Tragam mais os rockeiro - sauros.
Verdade, ultimamente esses podcasts entrevistam atrizes pornos(nada contra) e uma galera aleatória só pela midia
@@leofelipe2397 sim , tem muita história de bastidores da música e da TV. Seria top o Vênus ou flow trazer o Nelson mota.
Kkkk😅
Pow cara vc esteve com Renato no seu últimos dias.
Que privilégio! Nascimento Silva, esquina com o bar Paz e Amor!
Renato Russo era um GÊNIO
Renato Russo vive na minha casa em cada música tocada. Renato Russo viverá eternamente ❤️
isso ai
Concerteza
Obrigado Paulo por compartilhar com a gente um pouco da história do Renato, foi como estar lá... obrigado.
Como eu gostaria de ter ido pra um show do Renato.
"Somos tão jovens"!!!
Ah Renato, que saudades de você 😢😢😢😢
Os bons morrem jovens....assim parece ser quando me lembro de você🎶 Renato Manfredini eternamente. The best
Grande Paulo Ricardo 👏👏👏👏
Povo chato falando q as meninas não sabem sobre ele, a geração dos 28 anos pra cá não é uma geração q sabe sobre acho válido ter essa conversa com perguntas de pessoas q não sabem da história dele
Podiam estudar pra perguntar né...passam a ideia de desinteresse
@@alissonvaz574 Ou podiam seguir a proposta do podcast que é ter uma conversa casual com o convidado.
O povo não aceita q as novas gerações não dão a mínima pros anos 80-90 kkkkkkk
Eu vejo q boa parte das pessoas com menos de 25 anos acha Legião Urbana uma banda chata pra karalho e os mais novos só conhecem Renato Russo por causa das provas de português. Eu sou da época em q Legião era uma banda de adolescente q tava começando a gostar de rock. Não conheço ninguém da minha idade q ainda seja fã de Legião. As pessoas ouvem muito mais pela nostalgia do q pela qualidade.
@@fernandaaguil Tenho a impressão oposto. Tenho menos de 25 e muitos amigos que são apaixonados pela banda.
Exatamente, essa geração atual se orgulha em ser tapada! N sabem de nada, são superficiais. Diferentemente veja Paulo Ricardo, cara manja de td
Renato desistiu de viver mesmo tendo o AZT. Acredito q a depressão foi um fator determinante. Ele dizia q tomar o coquetel de AZT era como "comer um cachorro vivo!" Muito triste! Não temos mais talentos como ele nos dias atuais no Brasil...
Se os "coquetéis" de hj já são uma bomba. (E que muitos insistem em dizer que não são). Imagine o AZT.
Pode até ser, mas é o mais efetivo que temos
Na verdade o AZT foi o primeiro retroviral pro HIV mas ele tinha uma toxidade muito alta, efeitos colaterais horríveis bem parecido com muitas drogas contra o câncer usadas hoje, náuseas fortes tonturas e vômito. Era usado nos anos 60 contra o câncer. Não era incomum na época pacientes pararem de usar justamente por isso.
@@TheSinv não existem coquiteis hoje em dia. Vc basicamente tem o Atrivia que é um comprimido que contém 3 drogas dentro chamado de 3 em um e tem o outro que é dois em um. Comparado com o AZT dos anos 60 a 90 são be mais leves.
@@lord.wolf. a fala do cara acima tem erros. O AZT era muito mais tóxico que qualquer droga de hj e não era tão eficiente assim
Tenho 44anos, me recordo , como era uma bobagem preconceitos etc por Pessoas com a Síndrome de Deficiência Imunológica adquirida ( Aids- HIV - ) triste muitos se foram ...hj tudo mudou mas é sempre uma luta pra eles . Meus respeitos e saudades do Renato ao vivo .
"VENTO NO LITORAL" acho que é a preferida da maioria.
Essa música é sensacional.
O melhor é o pianinho solo no final... Dá uma vontade de morrer.
Essa música é linda
Ai sim, toca a alma cara...
@@ademirferreiradacosta8596 vento no litoral com toda a certeza, é um verdadeiro santo graal para os ouvidos daqueles que apreciam uma boa música. Gosto muito de Soul Parsifal e perfeição também. A Legião Urbana representa uma época onde o rock brasileiro vivia a sua melhor época e o seu melhor tempo. Só tínhamos monstros... E olhando para o que temos hoje, é de dar um desgosto miserável.
Também fui a essa exposição incrível no Mis e.... essa a sorte inimaginável > Conheci o Renato, depois de uma noite em que eu toquei em Brasília e conversamos muito.... o cara era!
2 Super gênios da Música popular brasileira.!!!!!!
Renato Russo era e sempre será um grande poeta sentimental
Renato russo sempre. O melhor de todos os tempos
Eu adoro SOLDADOS e ÍNDIOS. Para mim, as melhores músicas dele, assim como FAROESTE CABOCLO.
Triste é ver esse cara que tb é um talento precioso, fazendo shows em casa com pouquíssimas pessoas, Renato e Cazuza morreram, se estivessem vivos, dificilmente seriam aclamados como eram antes. O povo Brasileiro emburreceu, e agora o sertanejo ruim toma conta da porra toda.
Acho que cazuza e RR lotariam shows hoje como Caetano e Ney Matogrosso.
Mas infelizmente, essas bostas de hoje em dia ainda fariam mais sucesso
Renato e Cazuza já cantavam as baixarias dos governos que caem como uma luva nos tempos de hj
Renato Russo, viveu a infância aqui no meu bairro, a tia dele morava aqui, e ele passava as férias aqui.
eu não posso ouvir "vento no liroral" ,pq era a canção - só que na versão instrumental / cd para ninar - que tocava todas as vezes q entrava no quarto de minha sobrinha, que mal havia completado 1 aninho ( ela nasceu prematura com 5 meses e 450g,6meses em encubadora) enquanto meu irmão,pai dela,estava internado no hospital tratando de um câncer de colon de intestino maligno já metastasado . ele não sentia nada até o diagnóstico, só foi saber q estava com câncer - e já terminal - quando o radiologista avisou - pois como teve uma trombose ,a angio queria ver o pulmão dele - para ele procurar com urgência o INCA (foi assim mesmo de supetão! e no Natal ) e faleceu com menos de 1 mês internado,poucos dias depois que minha sobrinha completou 1 ano e antes de fazer 33anos de idade.
mas antes de seu falecimento ,eu ouvia o instrumental desta canção ( era bizarro , pois assim que apertava o play para o cd tocar , eis que esta canção insistia em ser a primeira,mesmo com a prorrogação aleatória ) eu não conseguia parar de chorar ! eu sentia que o perderia . até hoje ,passados 8 anos , não posso ouvi la que choro copiosamente e a letra casa com o momento que vivia .
minha sobrinha tão inocente, além de ter sido um destes bebês abençoados por ( apesar da luta pra viver com poucos dias de vida) , que como o pai, dormia feito um reloginho .
foi um dos pilares que ajudou - sem que ela entedesse tudo aquilo - a suportar uma perda tão absurda em um momento que deveria ser de celebração.
esta canção marcou profundamente a minha vida .
essa música me deixa profundamente triste, não sei explicar!
@@mardenblanco a letra também é de despedida e saudades de alguém importante que se foi,só notei isso quando ,depois dela tocar tanto ( o instrumental ,pq era um cd infantil só com a melodia ), fui procurar a letra para ver do que se tratava .
passados 8 anos eu choro onde esta canção estiver tocando( as vezes ela toca em supermercado e não me seguro)! e sou difícil de conseguir chorar. foi também em uma época em que tocava muito " a thousand years" da christina Peri ( outra canção que não posso jamais ouvir sem chorar - são poucas as canções que conheço que me fazem de fato chorar,pois sempre fui de gostar de canções " pra cima" ) . meu irmão dizia que esta canção lembrava a filha ( na época bebê,ficou 6 meses na incubadora) ,pois ele sentia uma ligação imensa com ela .
às vezes a vida faz umas reviravoltas tão chocantes !
este período de pandemia deve estar sendo um teste de resistência da mesma forma como foi comigo ( ano passado foi meu pai também de câncer,mas bem no início da pandemia ) ,deve ter gente por aí sofrendo e juntando canções em uma espécie de playlist macabra que não conseguem ouvir sem chorar. que fase !
@@elpidasophiaagapetc3127 sem dúvidas, um momento macabro, em todos os âmbitos!
O cantor Renato russo, muito inteligente, compositor, uma missão, de vir trazer, músicas, de mensagens, para gerações..mas, acredito, que como a mãe, falou, ficou em depressão, grande músico....🦺🦺🦺🦺🦺
Que pena que não usou a sua maravilhososa inteligência pra se previnir ,pq nessa época o HIV Tava no auge da epidemia ,R.I.P Renato😢
A arte chamada música é assim, deixa na alma da pessoa para sempre essa marca! Coisa que essa "música" de hoje em sua maioria jamais conseguirá fazer, vocês esquecem pra sempre de hits de 5 anos atrás, vazio, sem alma.
Já ouviu froid? Ele é bom.
Fui conferir essa "Boomerang"que o PR cantou.... Realmente muito boa interpretação🤙
Renato era genial demais
Vi um show alguns anos na volta do RPM no antigo Canecão no RJ, foi incrível! ♥️
Tudo na exposição do Renato Russo no MIS era original, inclusive o quarto( lençol, colcha, travesseiro, etc.) dele onde passou seus últimos dias...quebrei o protocolo e coloquei as mãos na cama dele, foi muito emocionante...
"Cruz e a Espada" é aqueles raros casos de músicas em que a regravação ficou melhor que a original.
Pois particularmente, achei muito melhor que a versão do RPM.
Paulo Ricardo líder do RPM se não fosse os excessos da banda seriam muito maiores do que foram. Eram shows inovadores para a época muito bem produzidos com uma plástica e técnica, postura de palco impecáveis.
Eu vi um desss shows em q rolava o dueto, foi realmente emocionante.
Eu colecionava a bizz tb. Tenho até hj uma revista especial sobre Jim Morinsson. Madonna , Joan Osbourne.
esse cara é maravilhoso
já assisti um show dele e foi incrível
Eu me arrepiei só de ouvir. #RenatoVive
Dance with the moonlight knight uma obra prima do rock progressivo
A musica é lindaaa! Ele morreu quando eu era criança, mas eu gosto demais, desde uns 10 anos de idade.
Curto muito RPM, tendo a frente um dos melhores vocalistas do rock nacionaal e o teclado do Schiavon. A banda merecia rumos melhores além do que conseguiu conquistar.
Loiras geladas, Olhar 43, Rádio Pirata, Revoluções por Minuto, Alvorada voraz, A cruz e a espada (as 2 versões), London London, Flores astrais e Juvenilia são hits excwlwntes. Não sei o que aconteceu pro álbum que contém a canção Partners ficar abaixo da crítica. Talvez tenha perdido a pegada roqueira pra virar algo mais MPB, sei la. Daí, que após idas e vindas de seus integrantes, acabaram sendo uma banda cover deles mesmos.
Rock Popular Brasileiro é um dos álbuns que mais gosto do PR
Eu vi esse show de 2002 bommmmm de mais
Conheci o PR através da música tudo por nada cantada na novela pérola negra do SBT . Conheci as músicas do RR através das músicas q o PR cantava o cazuza tbm
Eu amo ouvir falar do Renato
Quase sem querer e é só o amor ,minha músicas favoritas do Renato saudade
Bah. Dancing with the Moonlit Knight. Cantava essa música ninando meu filho. Bons tempos.
Na gravação do Disco a tempestade. Já estava debitado. Tanto que o disco foi gravado uma vez só. Um único tak. Que ele decidiu que não iria mais regravar o disco. Ficasse bom ou não. As gravações e letras soavam como uma despedida mesmo. Infelizmente
Já cantei A Cruz e a Espada em festival de música em Goiás.
Gde Paulo
Show❤
Força sempre... Mas se entregou facilmente.
Quem?
Esteja vc em estado TERMINAL e depois nos conte se é se entregar facilmente.
@@henriquep2408 Não era terminal uma vez que ele constatou em 89 e morreu em 96. Tenho muito o que viver, jamais permitirei chegar em fase terminal pois a minha vida já não é só minha há muito tempo. Não se pode exaltar a fraqueza.
@@rafaelcastro3355em 96 ele ja estava terminal sim. Os remédios m estavam fazendo efeito e teve doenças oportunistas. Dai sim ele parou a medicação pq n tinha jeito
Disco a tempestade é uma das coisas mais triste 😢
Renato Russo, é eterno . Sou fã desde dos meus 14 anos e hoje tô com 36 !!!
Que saudade dessa revista: Bizz. Eu era assinante.
Que linda ... Renato Russo eterno
Yasmim podia dar uma pesquisada nas coisas pq os comentários dela são fraquinhos ou equivocados. Gosto dela mas acho muito crua e desinformada
kkkkkkkkkk ela não fazia a menor ideia do que estava acontecendo ali
verdade, precisa dar uma estudada
Eu vim nos comentários procurando exatamente por isso. Pensei que fosse algo da minha cabeça kkkk
Quando eu era criança eu achava que Renato russo tava vivo, e vivia falando pro meu pai que meu sonho era ir no show dele, e meus pais nunca me disseram que ele tava morto (até pq fuder o sonho de uma criança é foda né)
Quando descobri que ele tava morto eu já era adolescente e chorei rios
Que bom que eu vi esse video !
Que bacana esse podcast com o Paulo Ricardo. Interessantíssimo.
A voz do Paulo Ricaedo é uma delícia
Na verdade a gravação de voz que usaram do Renato para boomerang não era uma voz guia, era uma gravação doméstica feita por ele mesmo, antes da fama (em 1982 ou 1983). Ele nunca a gravou profissionalmente. Motivado por isso (e por amar essa música, claro) fiz uma gravação profissional de voz e violão, ao vivo, no estudio:
th-cam.com/video/M8xfAEVKI7k/w-d-xo.html
Lenda viva do Rock!
O canal bis tem a ver com a revista ?
Inacreditável...
Ai gente, um dos fatores que me fazem desistir desse podcast é a falta de conhecimento das entrevistadoras viu...
Sou muito fã. Em 1996 eu só tinha 6 anos.
"Revista BIZZ é referente ao canal BIS". Esses jovens não sabem de nada! Hahha
Fui assinante da Revista BIZZ que depois virou SHOWBIZZ.
E depois retornou com o nome BIZZ! Hahahah
Mais um velho babão querendo aparecer em cima de outra geração mais nova!
Como eu vou saber se n era nascido kkkkkk
@@patricksantana7828 por dedução cara pálida! Nem existia canal BIS na época do Renato Russo!
@@Felipe-fco , eu sei. Não to zuando ela, tô falando do mané aí aqui que comentou sobre ela, como se ele soubesse tudo sobre a geração antes da dele.
0:59 - Isso porque (em tese) essa é a geração que mais tem acesso à informação...
Desisto.
Ai gente, um dos fatores que me fazem desistir desse podcast é a falta de conhecimento das entrevistadoras viu...
Essa informação não é lá muito relevante
@@laracreuza1123 Para quem está exercendo o ofício de ENTREVISTAR, toda e qualquer informação é relevante.
Podcast é isso: galera trocando ideia, conversando, não é uma entrevista especializada. Rockeiro/metaleiro é uma raça chata do caralho, Eloy Casagrande tá certo quando fala.
Minha música favorita do Renato russo e monte castelo
Imagina o desespero deles descobrindo que tinham contraído o HIV, e já estavam avançados, com AIDS.
Eu fui na exposição do Renato Russo, de fato, eu chorei
Faz favor , tragam Nelson mota.
Era um músico e artista genial. Uma grande perda.
Vento no litoral é minha preferida também 🤩
Difícil escolher 1 música da Legiao
Mas se tiver q escolher 1, fico com metal contra as nuvens
Minha música favorita é "Tempo Perdido" e Pais e filhos
Não importa o convidado ou de que se trata a entrevista, a Yasmim sempre fala bobagem e demonstra que não sabe nada do entrevistado. Pior ainda qnd ela tenta parecer que sabe...ela assume coisas q não desmentidas na hora...Falar q Cazuza tinha uma alma velha pqp
ÁI...MUITA FRESCURA...
Chamem o Humberto Gessinger
“Você fecha os olhos e ouve o Renato cantando.” ……..
🥰 ele falou e em meu cérebro veio "Oi amor, eu te falei..." Trecho de hoje a noite não tem luar
Vcs são aaaaa!!!!!
O junior que horas você pega lá
Ah que saudade da revista Bizz!
Mais avulsa que a Yasmin impossível
Que homem
Existe ainda.
O claudio era muito esperto...
Eu não tenho uma música preferida da legião urbana nem do Nirvana
Tô até agora esperando o filme do Eduardo e Mônica
No inicio os "coquetéis de AZT" não eram tão eficiente e tinham um caminhão de efeitos colaterais, só começou a funcionar melhor depois da morte dele.
5:30 GENTE QUE MUSICA É ESSA QUE ELE TA FALANDO??
A cruz e a espada