Será que a eletrônica das motos esta baixando a qualidade dos pilotos? Ou foi a qualidade dos pilotos que baixou tanto que teve que substituir pela eletrônica? Vamos discutir esse tema.
Depois de 3 motos fantásticas, uma GSX S1000, uma Z1000 é uma V Strom 650 XT, tive a infeliz ideia de pegar uma Tiger 900 Rally Pro. No primeiro rolê, passei em uma poça de água é um alerta enorme apareceu no painel mandando parar imediatamente. Tava no meio de um ramal, nem celular pegava. Arrisquei e continuei rodando até chegar em casa. Descobri depois que foi o sensor de pressão do pneu dianteiro que levou pau naquela pequena poça. Três meses depois, depois de uma chuva forte, quando fui ligar a moto no dia seguinte a moto não dava mais partida. Tive que acionar a garantia que mandou o guincho em casa, e fiquei 5 meses sem moto. Pois todos os controles eletrônicos do punho direito pifaram com uma chuva. Desisti. Foi a pior aquisição que fiz na vida. Vendi a moto. Lembrando que ela veio com essa porcaria toda de tecnologia até o aquecedor de bunda falado no vídeo. Moto com muita eletrônica, nunca mais. É no máximo um TC e ABS. Voltei para uma V Strom 1000 XT 2021, e zero problemas.
As motos a evoluir @@moreiracoelho4622... e os pilotos a decair, visto que o cérebro desses últimos... funcionará com menos esforço que o necessário para ser feliz.
Parabéns pelo vídeo, concordo com tudo. Nos meus 61 anos de idade, tenho uma BMW 1200 GS, se tirasse toda a eletrônica dela, pilotaria tranquilamente, sou da época das DT 180 e dos xzlão kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Arlindao vc tocou num tema importantíssimo e polemico. Penso que exceto ABS (que realmente pode salvar vidas), o resto é nutellagem!! Moto é coisa raiz, é minimalismo, é o simples! E o que é simples traz felicidade
Paso lo mismo con la Formula 1, antes se ganaba con coraje y destreza, ahora gana el que mas dinero tiene para su equipamiento, volviendo a las dos ruedas, el primer inconveniente que note fue el ABS no desconectable en muchas motos para of road, por ejemplo la versys 300, la cf moto 650 y otras, que se les complica la conduccion ya que no se puede bloquear la rueda trasera si hace falta. Y como decimos aca si la moto tiene muchos chiches (brinquedos) tiene muchs cosas para que se rompan. SALUDOS DESDE ARGENTINA QUE A PARTIR DEL 10 DE DICIEMBRE SERA ARGENTINA LIBRE !!!
Tenho 25 anos agora. De uns 5 anos pra ca entrei de cabeça na manutenção, customização e pintura de motos. Sempre peguei mostos mais novas modernas, etc. Um ano e meio atras comprei uma intruder 250, tava meio judiada mas eu fui dando as manutenções e deixando ela itneira de novo, é engraçado a quantidade minima de fios e eletronica que ela tem, como é muito mais facil arrumar um problema "cotididano" dela que uma moto nova. Mas tem seus contras por ser uma moto com 25 anos kkkk. tem os pros e contras, mas pra mim vale a pena!
Eu só acho útil e importante o ABS, o resto dessas eletrônicas, eu tiraria. Até as injeções eletrônicas eu trocaria pelos carburadores. Já procurei ABS em kit para eu instalar em uma Ténéré600-91 , mas não acho. Querem que compremos motos zero km!
A 40 anos piloto e tenho motos (sempre trails), nunca tive uma moto que se quer tivesse ABS, nunca bati ou me envolvi em algum acidente sério. O conselho que dou é, tenham esses equipamentos que aumentam a segurança sim, mas acima de tudo, invistam em cursos de pilotagem e direção defensiva, garanto que esses conhecimentos adquiridos vão te tirar de roubadas que jamais essas parafernálias fariam!
Excelente Arlindao... a pouca habilidade que tenho, credito aos meus primeiros anos em cima de uma Garelli, lá nos anos 70, e depois disso várias outras motos carburadas. É quando não se tem nada, que vc aprende a se virar com o que se tem. Mas sim, estamos em extinção, igual os dinossauros.
No momento tô sem moto, mas fui feliz por 9 anos com a Tenere 250. Moto simples com manutenção barata e que dá pra fazer umas viagens, além de jogar no barro. Acho legal quem mata a vontade de ter sua moto grande, mas não consigo me ver investindo tanto para chegar onde chegava com a 250.
Se prepara amigo! Esse vídeo promete bombar. Pra seu conhecimento eu recebi pelo algoritmo. Até hoje foi a primeira vez que recebi um vídeo seu assim. Sucesso!
Gosto de eletrônica embarcada, mas uma moto apenas com um LED informando que a pressão do óleo está baixa (quando a pressão está boa, o LED não informa nada), outro dizendo que a bateria está sendo carregada e mais um, dizendo que a moto está em Neutro, me leva tão longe quanto uma com o painel da Enterprise e o senhor Sulu na garupa (Fãs de Star Trek entenderão). Obrigado pelo vídeo. Foi divertido e instrutivo.
Falou tudo, essas motos novas, parece mais um video game do que uma moto. Eletrônica básica até ajuda, mas estão exagerando. Essas motos quando tiver com 10 anos de uso, ninguém quer mais, porque a eletrônica está vencendo, ou seja, paga caro para comprar, manutenção caríssima, vida útil curta, o sonho do fabricante. E nem esperimente deixar a moto cair, daí se lascou!
Comprei uma Triumph Trident 660 0KM semana passada, 15 anos sem subir numa moto, assustei com tantas tecnologias, modos de pilotagem, controle de estabilidade, ABS e etc, comprei para passear aos domingos e nunca vou usar 80% do que ela tem, inclusive a potencia toda dela, era da época da Agrale 27.5, XLX 350 e mesmo assim estou feliz, acho que essas tecnologias é natural virem.
Gosto muito desse canal. O jeitão bruto do apresentador cativa quem assiste. Tenho 59 anos e comecei com uma Honda Turuna 125 ano 86. Era muito gostoso passear nela sem tecnologia nenhuma. Mesmo assim, nos dias atuais não dispenso a eletrônica que além de conforto, proporciona muita segurança.
Eu tenho certeza que eu preciso ter a minha GS1200 desde que eu com 6 aninhos de idade em 1966 frequentava uma oficina onde se reuniam os motociclistas daquela época. Eram só motos europeias, BSA, Norton, Gilera, Guzzi, Jawa, Zundapp, e as BMW, (que os veteranos chamavam de BMV), já naqueles tempos o motor boxer das alemãs me fascinavam, o respeito que todos tinham por esses motores (sim, era assim que eles se referiam às motocicletas: motores). Cresci aprendendo amar as motos alemães boxers, nos filmes da 2° Guerra eu não tirava os olhos delas. Hoje tenho a minha GS1200 AC, 2012, amo essa motocicleta, sei tudo do funcionamento e conheço cada parafuso desse modelo.
Tenho a Ténéré 600 1988... ( e uma Savage 650 1998...) O item eletrônico mais sofisticado que ela tem é o relê dos piscas... Não tem nada para queimar, pifar, dar mal contato, resetar, bloquear ou que requer atualização... Viajei MUITO, mas MUITO com ela... Uso normalmente aqui pelas estradas do vale do Ribeira, em especial as de terra batida... 165 mil kms rodados...
Concordo com o Arlindão, há um excesso de eletrônica e isto faz com que percamos a sensibilidade. O ABS e um controle de tração para pista molhada, já seria o suficiente.
Disse tudo cara. Tenho 62 e ando desde os 17. Minha primeirinha foi uma DT180! Parabéns pela análise, e principalmente a conclusão no final. Nada de viés pra esse ou aquele lado. Tenho uma Tiger 1200 XCX ano 2020. Depois de analisar muito - principalmente o financeiro - decidi não trocar na nova 1200. Percebi que a cada lançamento tem mais bagulho eletrônico embarcando na onda, e o bagulho financeiro acompanha rsrsrs. Sensacional seu review.
conforme o arlindo falava eu ficava lembrando da tocada de uma 2 tempos onde o ouvido é essencial pra extrair o maximo de performace do motor e do tipo de escape usado.Quem critica o carburador é porque até hoje só mexeu e viu solex h30 de fusca,nunca teve o prazer de instalar 2 webbers 40 e desfrutar de um carburador de verdade ou nos v8 ver funcionando e regular um belo quadrijet holey ou um edelbrock.Na minha moto estou fazendo ajustes pra tirar bastante vantagem da injeçao.A nova geraçao trata os veiculos como celulares fazendo ajustes eletronicos e desprezando coisas do motor como compressao,sincronismo ,equalizaçao mecanica das tbi e a simples leitura de mistura pela cor da vela.Sou restaurador de fuscas ,preparo motores e até ja tive a oportunidade de fazer um injetado com ft 250.Minha motoé um bros 160 com melhorias e meu brinquedo é um motorizada 2T com carburada de rd 135 ,escape dopler,carter e cabeçote taxado.
Concordo.....tecnologia é bom....evolução é boa...mas para mim a minha super tenere 1200z 2013...é mais do que suficiente para rodar em paz. Comecei em uma RX 125 1979.....então meu referencial é modesto. Feliz demais com minha super.
Cara...eu concordo em parte. Tenho uma Fat Boy 2010 e todo vez que vou dar um rolé com ela, ela me desafia e eu desafio ela. Já tive vários sustos inúmeras vezes: travei roda, errei curva, não dei conta de estacionar de ré em aclive hahaha mas te digo, abs, controle de tração, ajuste em curva, marcha ré...tudo isso é muito bem vindo, vai do seu bolso e o que você busca. Eu gosto do ronco, de passar marchas, de raspar pedaleira, mas apoio toda tecnologia que pode te auxiliar em um ou outro ponto em prol, principalmente, da segurança, afinal, na moto, entre você e a parede, só tem você....abraços e bons ventos. Parabéns pela reflexão.
Minha opinião é que essa moto não é pra vc... Travar roda? Esta andando em marcha incompativel com a aceleração.... Não faz curva? Nenhuma custom é boa de curva.... Estacionar de ré em aclive? Vai me desculpar mais NENHUMA moto deve se estacionar no sentido do aclive... Mas ao contrário! Como o video bem disse.. oque falta é vivencia do piloto.
Parceiro concordo plenamente com você, sou conservador, gosto simplicidade, acho demasiada a eletronica embarcada nas motos de hoje, so complica a vida.
verdade,excesso de tecnologia CANSA e o painel fica um jornal de tanta informaçao,mas alguns itens sao uteis.outro negativo é a maior chance de problemas e mais peso porem muita coisa da pra ser desligada
Concordo! Aparar excessos e suprir faltas seria muito interessante e sábio; hoje, após 49 anos de moto, me solidarizo muito com seu pensamento; a excessiva eletronização tem sido gritante nos veículos, tanto nas nossas motos como nos carros. "Exceto o ABS", apesar de que nenhuma das minhas atuais motos o tem, para mim, muita eletrônica pode ser retirada das nossas motos atuais. Tenho preferido ter as antigas, conservadas, carburadas; só tenho uma pequena, com injeção, a qual já me deu problema de irritação por depender dos "práticos" TROCADORES DE PEÇAS, POR TENTATIVAS custeadas pelo cliente, (sensores, sonda lâmbda, bomba elétrica, regulador de pressão, ECU,...); as outras 3 sei me virar nas suas simplicidades. Um carburador engasgando aqui, uma vela falhando ali, e só (benção!); lâmpadas halógenas, automotivas mesmo... Mas existe toda uma "indústria do defeito" por trás disso, tal como seguro socorro mecânico, reboques, aparelhos scan, a criminosa "obsolescência programada" (não divude!!!!!), enfim, "tudo que é INVISÍVEL AOS OLHOS nos faz REFÉNS; ESTA "MODERNIDADE"; e, a eletrônica é o maior meio desta escravidão nos imposta nos tornar reféns. Para nós, motociclistas raiz, sim, raiz, como disse muito bem voce: nós dos CARBURADORES e KICKS, que temos a consciência do "antes e do agora", nos é bem frustrante essa dependência da indústria do defeito, essa velada escravidão. Abraço e sucesso aí; gosto dos seus vídeos, são inteligentes e abrangentes. Parabéns pelo vídeo Arlindão!
Sou feliz com minha safra super100cc kick start e botao ! Cdi motor projetado on 1947 tenho 27anos Ando desde 8anos ! Sou mechanic diesel 6290 2dono oleo 3k 550km 10Litors
Adorei e concordo com TODAS as suas palavras. Ando em minha moto desde 1983. Na Índia escolhi uma Royal Enfield Classic 350 (um Fusca) pra subir o Himalaia
Tudo muda!!! Eu tb era do tempo da maquina de escrever e quando errava uma letra ou margem tinha que refazer tudo. Hj existe o computador que serve para melhorar não para piorar. Mas eu acho que cada um tem sua opinião!!!
Fala Arlindo "motolama" beleza meu? Concordo com tudo o que você disse, ter o controle do negócio e o domínio da máquina é quase tudo. Sou favorável à tecnologia, gosto disso considero importante, mas quem deve mandar é quem pllota,que tá em cima. Estão "nutelando" as máquinas, querem aposentar "o maquinista ",fica complicado imaginar a moto sem o piloto,sem os desafios que existe que só é descoberto quando você anda, agora ser "levado"pela moto como é a ideia de pilotagem que pensam implantar é o mesmo que criança aprendendo a andar no "andador". Isso não me assusta, sou mais "analógico "e pretendo ser até onde der! Gostei da ideia da "filósofada"em duas rodas!!!
Gostei de mais do vídeo, não sou piloto mais ando de moto desde moleque, e sou motorista de caminhão de profissão e hj acontece o mesmo com os caminhões tem muitos motoristas q trabalhando com um caminha 9 eixos mais nunca dirigiu um caminhão com caixa de marchas kkk
Eita vídeo bom de assistir! Adoro moto, tive uma RD 350 87 (isso no ano de 1992) e curti demais a moto! Show! Se estou aqui digitando, é pq percebi que duplo freio a disco dianteiro não era só enfeite... hehehe; precisei vendê-la para pagar meu curso de piloto de avião. Enfim, passados alguns anos, voltei a comprar uma moto. Foram 2 BMW's F800R e agora tô de 765RS. O quê vc analisou nos motociclistas, vejo nos pilotos de avião tbm. Turma nova, se desligar a eletrónica embarcada (e bota eletrônica nisso!, em ambos os mundos!) não segura - no mínimo uma acelerada nos batimentos cardíacos vão ter. É complicado essa dependência do "homenzinho" . Vc falou tudo, tira o prazer da pilotagem - seja nas duas rodas ou com asas! Felicidades e muitos km pela frente! Ahh, não podia deixar de mencionar o painel com interação (multimídia), que deixa o piloto/motorista conectado! Porr.. meu! Conectividade de motorista/piloto não deveria ser com...o trânsito? 🤔
Show.... parabéns....10x ter uma moto raiz e confiável do que ter uma moto cheia de funções que nunca se usa e que muitas vezes mais dão problemas do que solução.....sou um feliz proprietário de uma ST 1200....trator que estando um ordem e manutenção em dia basta escolher o destino
Temos o mesmo pensamento, porém tenho 23 anos. A quase dois anos tenho uma XT 600, que era de um amigo, 98/98 ficou 18 anos guardada, peguei ela com 30.149km's originais. Todo mundo falando que sou doido, que tinha que pegar uma moto nova. Em resumo, tô feliz da vida, motoca toda em dias, não incomoda uma palha, viajo sossegado, não preciso de mais torque e potência do que ela tem, consigo fazer ultrapassagens em qualquer circunstância ou sair de qqr situação que precise sair rapidamente. Pra meu uso, que é viajar, velocidade cruzeiro 100/120, não preciso de mais que isso. Gosto muito de rodar pra terra, ir e rios, serras... E ao contrário do que muitos gostam de dizer pra justificar a compra de uma moto mais nova, " moto mais nova tem suspensão melhor, tem isso, tem aquilo ", cara, pro meu uso, não sinto falta de nada, motoca macia e firme, anda bem pra meu uso, vou procurar jeito de gastar grana pra pegar moto mais nova pra quê? Só pra falar que tem isso e que tem aquilo!? E que não sinto a mínima falta disso e nem daquilo... Os enzos de hj são muito mimizentos. Mês passado fui a BH, tinha compromisso, voltei numa puxada só, mil km, 14:25hs. E a motoquinha sem incomodar uma palha, e pra quem gosta de aparecer, chama mais atenção que o pessoal de moto nova kkkkkk Ontem mesmo num grupo nosso, pessoal se interessou mais na XTzinha que numa GS 1250 Onde os caras vão de motoca de, 150k, a minha vai e volta, do mesmo jeito, nas mesmas estradas ... Povo hj é muito mimizento.
Parabéns Arlindao! Daqui um dia apareço aí pra te conhecer! Tive 3 rdz, 1 xl 125, uma Drag star e agora com uma lander 250, tudo pelada de eletrônica e muita diversão!!!! Abraço e Feliz ano novo , de Brusque SC.
Rindo de mais assistindo seu vídeo!!! Comecei a andar de motos por volta de 83 ligando direto uma Turuna azul que tinha lá em casa, depois de alguns anos atingi idade e tirei minha habilitação e desde então sempre tive motos, desde scooters 50cc 2T, ML 125, DT200, WR200 e por aí subindo e descendo de cilindradas, há alguns anos 3.800 Km na Patagônia a bordo de uma KLX 650 puro sangue, agora estou inserido nessa eletrônica toda, inclusive ao subir uma serra, fiquei espantado com a capacidade de correção em curvas e freadas que essa eletrônica nos trás, até o pisca-pisca a gente não precisa mais se preocupar em desligar, a moto faz por você e isso me deixou preocupado justamente com a questão de acostumar com essa tecnologia e desaprender a pilotar!!! Terminei o vídeo nostálgico com o futuro da pilotagem!!! Excelente vídeo e realmente acredito que sua previsão se tornará realidade!!! Parabéns!!! Já tinha visto bons comentários sobre o Moto Lama com o Tio Montanha!!! Grande abraço!!!
Excelente observação! (Ando de moto desde 1987) Minha primeira moto foi uma DT180 82, "arisca pra Merréis" , e de lá pra cá tive vários modelos e cilndradas de motos ! Hoje vendo sua matéria me pergunto como sobrevivemos sem ABS por exemplo kkkkkkk , na nossa época tinha que "dominar a fera" mesmo kkkkkkkk ! Hoje tenho uma RE Classic 500 e não consigo me "desfazer" pois tem um visual retrô uma eletrônica básica e com ABS, treme/vibra pra kct, pesada . . . mas que sempre me lembra que não é um brinquedo e que tenho que "respeitar" os limites dela e os meus ! Sucesso Arlindão e tudo de bom !
Realmente o controle de tração é um item de segurança, mas nada substitui a experiência conquistada em motos sem tecnologias. No Braço como diz nosso amigo.
gosto do abs e o restamte dessa inovações só observo mas não doo bola,onhot grip qui em londres ajuda muito(apesar do excesso de regulagens 'noto que a tendência dos motars e adquirir motos vintege , abs e nada mais 👍😀
Achei seu canal Arlindo, parabéns, novo inscrito e like, penso da mesma forma, ando de XT660, adaptei a suspensão de F800 nela, um casamento de quase 20anos que desejo continuar por muitos e muitos anos.
Saudações Arlidão!!! Parabéns pelo vídeo! A grande maioria de nós pensa da mesma maneira que você no dia a dia da pilotagem, entretanto apenas você teve a coragem em gravar um vídeo a este respeito. Eu mesmo tenho uma Harley Dyna 2008 que tem apenas e tão somente a injeção eletrônica, de resto é um trovão para acelerar e um Deus no acuda para brekar... E mais recentemente para dar conforto para a patroa comprei uma Kawasaki Versys 1000 zerinha, ano 2023 que é um capítulo à parte em termos de conforto e segurança... E advinha, sair da Versys para a Harley é um exercício perigoso, pois acabo esperando que a Harley freie e faça curvas da mesma maneira que a Versys... E ao sair da Harley para a Versys é cada travada no freio com abs fortíssimo que quase passo por cima da Kawasaki caindo mais adiante, é uma vergonha seguida da outra... Enfim, mundos diferentes irmão! Abraço!!
60 anos, 40 motocando (CNH), muitas motos trails, sdds de uma DR 650/95, que moto fantástica ainda fabricada nos EUA, e vendida na Colômbia (carburadas)...!!!
Acabo de sair de uma Versys (que só tinha ABS) pra pastor pra um motor maior (já que peso 120kg, ando sempre carregado, etc). Minha escolha foi a Super Ténéré por ser a mais raiz das big trail. Abraço, Arlindão, sou teu fã! Parece ser muito gente boa.
Concordo 100%!!! É igual aos carros com câmera de ré, sensor de estacionamento, Sensor de frenagem, etc. A multimídia é um dos itens mais importantes! São telefones celulares com rodas e volantes. Tudo pro motorista perder a atenção na condução... "Deixa que a eletrônica cuida da direção enquanto se mexe no ZAP, e-mails, manda selfie..." 🙄🤢
Muito bom esse vídeo!!! Concordo com o que foi dito. Diariamente uso uma moto que pra mim fica no límite entre a tecnologia embarcada e a tocada raiz, uso uma Buell com mais de 11kg de torque e pouco mais de 100cv sem controle de tração, ABS,embreagem deslizante, controle de saída, de inclinação ou qualquer outra tecnologia que facilita a pilotagem (por mais que as tecnologias possam ajudar na segurança e tals). E tenho a seguinte opinião: quanto mais tecnologia, mais gasto e mais problemas irão aparecer na moto. Tornando assim, a moto menos prazerosa e menos tempo rodando!
Sou de 1984 vou de moto desde 14 anos mobililete RD CG bolinha. Lamento esse rumo que as motos estão tomando. Tem gente que reclama de pisca com lâmpada halogena que custa R$ "DOIS REAL" e dá pra trocar com uma chave philips enquanto o LED custa R$ DUZENTÃO. E o mané nem aciona o pisca pra realizar uma conversão. Até a injeção eletrônica simples freio a disco comum tava tranquilo. Mas do resto tá complicado. Para uso em rodovias passar de 600cc já me incomoda não uso tudo isso e o passeio começa a se tornar corrida de moto. Curto um bom torque em giro baixo... 12:28
Comecei a pilotar aos 25. ML 125, Yamaha RDz 135, Dr 180, , CB400, Rd350, 7galo. Num segundo momento Kawasaki er6 n. E duas GSs. Pra não me alongar, tenho 63 anos hj. Para mim o controle de tração e o ABS foram muito bem vindos, em termos de segurança. Distrações acontecem. Ninguém está livre delas. E, mas longas viagens, quanto mais conforto melhor.
Mandou bem demais como sempre! A eletrônica em excesso embota a nossa sensibilidade em todas as áreas. Exceto para finalidades estritamente profissionais onde o aumento da eficiência e a eliminação do risco são mandatórios, na arte e nos esporte a eletronica tira toda a graça.
Muito bem comentado. Um tempo atrás comprei uma Scooter. Meu Deus! Câmbio automático, ABS, etc. Que coisa sem graça de pilotar! Ainda bem que não tinha vendido as minhas motos antigas. Dei um pé na Scooter e voltei para as velhinhas. Abraço!
Faço minhas as suas palavras, grande Arlindão! Sempre achei exatamente isso. Esse exagero na eletrônica chega a ser irritante. A minha moto possui 3 posições para aquecedor de manopla: desligado (99% do tempo); ligado médio e ligado alto. Já acho uma inutilidade. Já que tem, bastava ser ligado e desligado. Fica parecendo aqueles liquidificadores com um monte de velocidades diferentes que ninguém usa. É puro marketing para iludir trouxa.
Com a invenção do limite de emissões querem barrar o combustível fóssil. Forçando lixo com motor elétrico e sem autonomia. Muito acéfalo até bate palmas para esse engodo.
Concordo em gênero, numero e grau !! Sou do tempo da Turuninha e hoje tenho uma CB-450DX. Confio mais na experiência que na eletrônica, embora eu seja de TI. Sempre fico pensando em "se a eletrônica falar" ??? Por exemplo, se um carburador dá problema, a moto ainda anda uns 50km, já a injeção não é assim.... Sem falar nos outros pontos... Tudo é "bunitinho" quando a moto e nova.... depois....
Excelente vídeo, resume com perfeição meu próprio pensamento. Eu me permito só acrescentar dois conceitos que eu prezo muito como motociclista há 50+ anos:-Autonomia e independência, o equipamento e a eletrónica te ajuda grandemente na questão de segurança e pra consertar alguns aspectos que as vezes, mesmos os mais experientes pilotos, podem cometer porem não deve passar disso, isso impede a tua autonomia tua independência. Qualquer probleminha tu estás no guincho e você também não é incentivado a aprender a conhecer o teu equipamento, e fazer as manutenções básicas te dão boa autonomia pra você se safar de uma emergência. Um dos grandes prazeres que o motociclismo me dá e exatamente a questão da independência; fazer a manutenção básica pessoalmente faz você conhecer melhor teu equipamento, conhecer suas qualidades e defeitos e adquirir uma confiança que de outra maneira você não tem como adquirir. Autonomia é você a qualquer momento sair do ponto A ao ponto B, saber que vai voltar em cima da moto. Independência é fazer isso sem depender praticamente de ninguém; é claro que tem BOs que você é obrigado a recorrer a ajuda externa mas essa é a exceção da exceção da exceção sobretudo pela qualidade dos equipamentos atualmente no mercado. Enfim, autonomia e independência! Forte abraço.
Tenho uma Tornado bem cuidada e agora ando atrás de uma igual a sua, Arlindão. Tá difícil de achar. Essa M de promot não deixou a Tornado continuar a ser produzida e a XR que é produzida até hj nos EUA parar de ser importada. Se não achar vou de XT 600 ou uma 660. Enquanto a legislação nos prejudica os motoqueiros estão aí com escapes adulterados... O que adianta essa lei... Enfim... sigo na busca... Cada semana um vídeo melhor... Parabéns.
Parabéns.... você fala a real.....Tenho uma GS e não uso nada do que ela oferece... A compra foi mais pelo conforto e confiabilidade. Também não vejo o porque de tanta eletrônica... nem piloto de motogp iria usar isso tudo que vem....
Disse tudo garoto, comecei no final dos anos 70, em uma Honda 70, hoje com uma shadow 750 2013, feliz da vida com ela, jamais trocaria por exemplo em uma NC750, sem embreagem, sem poder passar a marcha no pé, nada contra quem goste, concordo plenamente com o Arlindão
Grande Arlindo! Concordo com tudo, tenho uma velha CB400 1999 VTEC sem esse papo de controle de tração, suspensão, ABS, e toda sorte de traquitanas eletrônica, e adoro ela justamente pela simplicidade, eficiência e confiabilidade. Tem um canal de um TH-camr que notadamente paga pau pra motos européias em detrimento das japonesa, até aí blz, mas teve um vídeo que achei estranho o comentário dele. Em um dado momento ele criticou a Yamaha Ténéré 700 por ter poucos recursos eletrónicos, blablabla e elogia uma Triumph por ser completa, coisa e tal, blablabla e depois ele acrescentou que a Triumph estaria tendo reclamações por falhas nas partes eletrônicas... Na moral, mas sou motoqueiro das antigas e não tenho muita paciência até mesmo pra esperar a moto fazer sua checagem eletrônica logo após virar a chave, outro detalhe é que nas duas vezes que caí sem gravidade com a magrela, não seria o ABS ou qualquer controle de tração que evitaria o fato. Abraços! 👍🖖
Gosto de motos com pouca eletrônica, mas não gosto de máquinas muito usadas (motos que já rodaram muito tempo na mão de todo tipo de cupim de aço). Tenho uma XT 600 ano 2001, mas sempre procurei uma moto nova para comprar, mas que não tivesse toda essa eletrônica doida. Gosto de um Off Road raiz, então a única opção que tenho, é a Tenere 700. Tô aguardando a chegada de fato dela aqui no BR. Até pensei em comprar a VStrom 800, mas acho que num deu muita liga não.
Pregaiada kkkk. Giria dos anos 80/90 muito utilizada nas quebradas. Aquele cara é um prego!!! Hoje são os nutelas. Caro Arlindo, até me emocionei com este seu video. Realmente vai chegar a época em o motociclista não precisará mais controlar a motoca naquele passeio emocionante, mas será a moto que vai controlar o "piloto" num passeio monotono e sem emoção. Abraço!!!!!!!
Assino em baixo em todas as suas palavras. Tenho 57 anos e sou motoqueiro desde os meus 13 anos, já andei com todo tipo de jabirosca de 2 e 3 rodas e, posso afirmar que o prazer de uma moto está na sua excencia de rodar sobre duas rodas.
Olá amigos tive uma intruder 250 cc.viagei muito com ela era muito boa fui mato grosso Bolívia peru amazônia cordilheiras dos Andes foi 20 dias de viagem ,hoje tenho uma Savage 650 cc. 1999 esselente moto boa noite amigos
Tenho uma fazer 250 2007 e comprei uma nova. Estranhei um pouco mas gostei do freio breca forte. Ja a 2007 demora mais então estou me adaptando nas duas. Mas não vendo minha velhinha..
@@revistamotolama , cheguei a enguiçar no meio do mato em Jaconé, no meio dos anos 80 quando não tinha nada lá, de FBM, lembra dessa moto ? Argentina, fabricada ou montada lá, da Zanella.
Arlindo, concordo contigo plenamente. Fico imaginando o "brabão do toque" de hoje dando um role numa RD 350A, com freio dianteiro campana e praticamente sem poder contar com freio motor. Se a mulher dele for de ascendência afro, já da até para adivinhar o apelido na tampa do caixão kkkkkkkk.
Tenho uma Harley Heritage 2010 classic. A unica eletronica é a da injeção. Sem ABS, acelerador eletronico ou controle de tração... a moto reage a tudo que voce faz sem nenhum "amortecedor" no meio... então é aquela maxima, vc respeita a moto e ela te respeita. Usando a moderação, da pra curtir um passeio de boas
Concordo Com Tudo! 👍👌 Muitas Vezes essas Big Trail com Grandes Motores e Potentes, Bastante Pesadas, quando o Pessoal quer Fazer um Pequeno Off Road e a Electrónica Retira a Potência para serem Viáveis de Controlar, mesmo Assim vêem-se à Rasca por Causa do seu Enorme Peso!! 🤦 Não Seria Melhor Motas Menos Potentes e Mais Leves, que não precisavam de Tanta Electrónica e Peso, Muito Provavelmente mais Divertidas de Pilotar? 🤔🤷
Eu só possuí até hoje moto sem Tecnologia moderninha, só a Injeção eletrônica, escuto falar em Módulos de Pilotagem, piloto automático, Cambio automático, mais e a Emoção de Debrear e Reacelerar onde fica, pra mim o que importa mesmo é a Máquina ter Potência e Cortar o Vento, tenho uma NC 750 , é um Tanque de guerra.
Depois de 3 motos fantásticas, uma GSX S1000, uma Z1000 é uma V Strom 650 XT, tive a infeliz ideia de pegar uma Tiger 900 Rally Pro. No primeiro rolê, passei em uma poça de água é um alerta enorme apareceu no painel mandando parar imediatamente. Tava no meio de um ramal, nem celular pegava. Arrisquei e continuei rodando até chegar em casa. Descobri depois que foi o sensor de pressão do pneu dianteiro que levou pau naquela pequena poça. Três meses depois, depois de uma chuva forte, quando fui ligar a moto no dia seguinte a moto não dava mais partida. Tive que acionar a garantia que mandou o guincho em casa, e fiquei 5 meses sem moto. Pois todos os controles eletrônicos do punho direito pifaram com uma chuva. Desisti. Foi a pior aquisição que fiz na vida. Vendi a moto. Lembrando que ela veio com essa porcaria toda de tecnologia até o aquecedor de bunda falado no vídeo. Moto com muita eletrônica, nunca mais. É no máximo um TC e ABS. Voltei para uma V Strom 1000 XT 2021, e zero problemas.
Tenho uma XT 650... Pra mim não haverá outra... Zero dor de cabeça!
Que encrenca...
Sendo assim eu me pergunto , as motos estão a evoluir ou a Decair ??
As motos a evoluir @@moreiracoelho4622... e os pilotos a decair, visto que o cérebro desses últimos... funcionará com menos esforço que o necessário para ser feliz.
Triumph é lixo, no país de origem ninguém compra essa bosta, quem faz sucesso na Europa são as japonesas.
Parabéns pelo vídeo, concordo com tudo.
Nos meus 61 anos de idade, tenho uma BMW 1200 GS, se tirasse toda a eletrônica dela, pilotaria tranquilamente, sou da época das DT 180 e dos xzlão kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Aprendeu a pilotar de verdade
Arlindao vc tocou num tema importantíssimo e polemico.
Penso que exceto ABS (que realmente pode salvar vidas), o resto é nutellagem!!
Moto é coisa raiz, é minimalismo, é o simples!
E o que é simples traz felicidade
Isso mesmo. Menos é mais, como diz o filosofo
Concordei demais. Quem tem mais de 50 e é da época das carburadas e dos kicks com coice sabem...
"Gostosim" quando pegava na canela! 😂😂😂
🤕🤕
Verdade
Diliça...
Paso lo mismo con la Formula 1, antes se ganaba con coraje y destreza, ahora gana el que mas dinero tiene para su equipamiento, volviendo a las dos ruedas, el primer inconveniente que note fue el ABS no desconectable en muchas motos para of road, por ejemplo la versys 300, la cf moto 650 y otras, que se les complica la conduccion ya que no se puede bloquear la rueda trasera si hace falta. Y como decimos aca si la moto tiene muchos chiches (brinquedos) tiene muchs cosas para que se rompan. SALUDOS DESDE ARGENTINA QUE A PARTIR DEL 10 DE DICIEMBRE SERA ARGENTINA LIBRE !!!
Sí hermano, que Argentina sea libre y que Brasil también vuelva a ser libre.
Parabéns, hermano!
Meus pêsames pelo Milei, boa sorte a vocês.
Vamos ser livres...
Tenho 25 anos agora. De uns 5 anos pra ca entrei de cabeça na manutenção, customização e pintura de motos. Sempre peguei mostos mais novas modernas, etc. Um ano e meio atras comprei uma intruder 250, tava meio judiada mas eu fui dando as manutenções e deixando ela itneira de novo, é engraçado a quantidade minima de fios e eletronica que ela tem, como é muito mais facil arrumar um problema "cotididano" dela que uma moto nova. Mas tem seus contras por ser uma moto com 25 anos kkkk. tem os pros e contras, mas pra mim vale a pena!
É verdade. Bem mais simples
Customização? Pintura? Segundo o governo você é pior do que um traficante , sugiro tomar cuidado ein
O governo despreza tanto o povo que daqui a pouco será crime escolher um penteado de cabelo diferente daquele que o governo escolheu
Eu só acho útil e importante o ABS, o resto dessas eletrônicas, eu tiraria. Até as injeções eletrônicas eu trocaria pelos carburadores.
Já procurei ABS em kit para eu instalar em uma Ténéré600-91 , mas não acho. Querem que compremos motos zero km!
Um brinde às suas qualidades humanas, pois fora disso, a eletrônica já vem te substituir em determinadas situações.
A 40 anos piloto e tenho motos (sempre trails), nunca tive uma moto que se quer tivesse ABS, nunca bati ou me envolvi em algum acidente sério. O conselho que dou é, tenham esses equipamentos que aumentam a segurança sim, mas acima de tudo, invistam em cursos de pilotagem e direção defensiva, garanto que esses conhecimentos adquiridos vão te tirar de roubadas que jamais essas parafernálias fariam!
É isso mesmo
Assistindo ao vídeo e olhando pro meu Xzelão , me identifiquei 😂😂😂. O canal mais legal sobre motos!!! Bons ventos a todos!!!
E eu minha CB400 1984 Tucunaré
Valeu
Lembro
Muito bom Arlindão , penso assim também , estamos fu.... É aproveitar enquanto temos tempo e aquela máquina sem tecnologia do Demo....
Ha ha ha ha
Excelente Arlindao... a pouca habilidade que tenho, credito aos meus primeiros anos em cima de uma Garelli, lá nos anos 70, e depois disso várias outras motos carburadas. É quando não se tem nada, que vc aprende a se virar com o que se tem. Mas sim, estamos em extinção, igual os dinossauros.
Me assusta o meteoro que vem ai
No momento tô sem moto, mas fui feliz por 9 anos com a Tenere 250.
Moto simples com manutenção barata e que dá pra fazer umas viagens, além de jogar no barro.
Acho legal quem mata a vontade de ter sua moto grande, mas não consigo me ver investindo tanto para chegar onde chegava com a 250.
Cada um com seus valores... O importante é ser feliz com o que tem.
Pra Manaus eh a melhor opção, não há bitrem
Se prepara amigo! Esse vídeo promete bombar.
Pra seu conhecimento eu recebi pelo algoritmo. Até hoje foi a primeira vez que recebi um vídeo seu assim.
Sucesso!
Muito obrigado
Gosto de eletrônica embarcada, mas uma moto apenas com um LED informando que a pressão do óleo está baixa (quando a pressão está boa, o LED não informa nada), outro dizendo que a bateria está sendo carregada e mais um, dizendo que a moto está em Neutro, me leva tão longe quanto uma com o painel da Enterprise e o senhor Sulu na garupa (Fãs de Star Trek entenderão).
Obrigado pelo vídeo. Foi divertido e instrutivo.
Gostei do Sr Zulu na garupa... ha ha ha ha
Acho que equilíbrio é tudo... alguns itens eletrônicos são importantes, aumentam a segurança... outras são firula mesmo...
A maioria é firula
Falou tudo, essas motos novas, parece mais um video game do que uma moto.
Eletrônica básica até ajuda, mas estão exagerando. Essas motos quando tiver com 10 anos de uso, ninguém quer mais, porque a eletrônica está vencendo, ou seja, paga caro para comprar, manutenção caríssima, vida útil curta, o sonho do fabricante. E nem esperimente deixar a moto cair, daí se lascou!
Mais pura verdade
Vi esse vídeo umas 100 vezes (ou mais) e cada vez que eu vejo, gosto mais... Falou tudo que eu penso... Esse cara é dos meus!!!
Eu também, tenho uma xlr 125 e uma factor 125 carburadas
Valeu
Motos raiz
Comprei uma Triumph Trident 660 0KM semana passada, 15 anos sem subir numa moto, assustei com tantas tecnologias, modos de pilotagem, controle de estabilidade, ABS e etc, comprei para passear aos domingos e nunca vou usar 80% do que ela tem, inclusive a potencia toda dela, era da época da Agrale 27.5, XLX 350 e mesmo assim estou feliz, acho que essas tecnologias é natural virem.
Com certeza.
Gosto muito desse canal.
O jeitão bruto do apresentador cativa quem assiste.
Tenho 59 anos e comecei com uma Honda Turuna 125 ano 86.
Era muito gostoso passear nela sem tecnologia nenhuma.
Mesmo assim, nos dias atuais não dispenso a eletrônica que além de conforto, proporciona muita segurança.
Enquanto ta nova, é ótima.
Curto muito todos os seus vídeos, mas esse, em particular, pra mim é o melhor de todos. show de bola.
Valeu
Eu tenho certeza que eu preciso ter a minha GS1200 desde que eu com 6 aninhos de idade em 1966 frequentava uma oficina onde se reuniam os motociclistas daquela época. Eram só motos europeias, BSA, Norton, Gilera, Guzzi, Jawa, Zundapp, e as BMW, (que os veteranos chamavam de BMV), já naqueles tempos o motor boxer das alemãs me fascinavam, o respeito que todos tinham por esses motores (sim, era assim que eles se referiam às motocicletas: motores). Cresci aprendendo amar as motos alemães boxers, nos filmes da 2° Guerra eu não tirava os olhos delas. Hoje tenho a minha GS1200 AC, 2012, amo essa motocicleta, sei tudo do funcionamento e conheço cada parafuso desse modelo.
Você é único, porque é raro que entende dessas motos novas...
Muito mas muito obrigado pelo vídeo e as SÁBIAS PALAVRAS.
Penso exatamente igual.
Grande gigantesco abraço
Valeu
Tenho a Ténéré 600 1988... ( e uma Savage 650 1998...) O item eletrônico mais sofisticado que ela tem é o relê dos piscas... Não tem nada para queimar, pifar, dar mal contato, resetar, bloquear ou que requer atualização... Viajei MUITO, mas MUITO com ela... Uso normalmente aqui pelas estradas do vale do Ribeira, em especial as de terra batida... 165 mil kms rodados...
Eu te entendo. Tenho uma XR 650 L...
Concordo com o Arlindão, há um excesso de eletrônica e isto faz com que percamos a sensibilidade. O ABS e um controle de tração para pista molhada, já seria o suficiente.
É isso ai. Simplicidade é tudo.
Disse tudo cara. Tenho 62 e ando desde os 17. Minha primeirinha foi uma DT180! Parabéns pela análise, e principalmente a conclusão no final. Nada de viés pra esse ou aquele lado. Tenho uma Tiger 1200 XCX ano 2020. Depois de analisar muito - principalmente o financeiro - decidi não trocar na nova 1200. Percebi que a cada lançamento tem mais bagulho eletrônico embarcando na onda, e o bagulho financeiro acompanha rsrsrs. Sensacional seu review.
Pois é, o tal do financeiro que dificulta tudo. Motos mais caras, mais impostos e por ai vai...
conforme o arlindo falava eu ficava lembrando da tocada de uma 2 tempos onde o ouvido é essencial pra extrair o maximo de performace do motor e do tipo de escape usado.Quem critica o carburador é porque até hoje só mexeu e viu solex h30 de fusca,nunca teve o prazer de instalar 2 webbers 40 e desfrutar de um carburador de verdade ou nos v8 ver funcionando e regular um belo quadrijet holey ou um edelbrock.Na minha moto estou fazendo ajustes pra tirar bastante vantagem da injeçao.A nova geraçao trata os veiculos como celulares fazendo ajustes eletronicos e desprezando coisas do motor como compressao,sincronismo ,equalizaçao mecanica das tbi e a simples leitura de mistura pela cor da vela.Sou restaurador de fuscas ,preparo motores e até ja tive a oportunidade de fazer um injetado com ft 250.Minha motoé um bros 160 com melhorias e meu brinquedo é um motorizada 2T com carburada de rd 135 ,escape dopler,carter e cabeçote taxado.
Show...
Concordo.....tecnologia é bom....evolução é boa...mas para mim a minha super tenere 1200z 2013...é mais do que suficiente para rodar em paz. Comecei em uma RX 125 1979.....então meu referencial é modesto. Feliz demais com minha super.
Tudo tem um limite
Parabéns. Falou por mim. Vc tem uma visão muito prática, real, com noção de consumismo, ...
Obrigado pelo elogio
Cara...eu concordo em parte. Tenho uma Fat Boy 2010 e todo vez que vou dar um rolé com ela, ela me desafia e eu desafio ela. Já tive vários sustos inúmeras vezes: travei roda, errei curva, não dei conta de estacionar de ré em aclive hahaha mas te digo, abs, controle de tração, ajuste em curva, marcha ré...tudo isso é muito bem vindo, vai do seu bolso e o que você busca. Eu gosto do ronco, de passar marchas, de raspar pedaleira, mas apoio toda tecnologia que pode te auxiliar em um ou outro ponto em prol, principalmente, da segurança, afinal, na moto, entre você e a parede, só tem você....abraços e bons ventos. Parabéns pela reflexão.
Na minha opinião, eletrônica demais faz você relaxar. Ai que dá caca...
Minha opinião é que essa moto não é pra vc... Travar roda? Esta andando em marcha incompativel com a aceleração.... Não faz curva? Nenhuma custom é boa de curva.... Estacionar de ré em aclive? Vai me desculpar mais NENHUMA moto deve se estacionar no sentido do aclive... Mas ao contrário! Como o video bem disse.. oque falta é vivencia do piloto.
Parceiro concordo plenamente com você, sou conservador, gosto simplicidade, acho demasiada a eletronica embarcada nas motos de hoje, so complica a vida.
Verdade
verdade,excesso de tecnologia CANSA e o painel fica um jornal de tanta informaçao,mas alguns itens sao uteis.outro negativo é a maior chance de problemas e mais peso porem muita coisa da pra ser desligada
As moto estão virando um celular com rodas
@@revistamotolama por aí...um dia terao braços rs
Vc tem toda razão, muita eletrônica dispensa o conhecimento do condutor
Logo seremos passageiros em nossa motos. Igual uber
Gosto de seus vídeos....fala a verdade de forma simples......parabéns.......e deixa os freia na curva falarem.....kkkkk
Gostei dos freia na curva... Valeu
Concordo! Aparar excessos e suprir faltas seria muito interessante e sábio; hoje, após 49 anos de moto, me solidarizo muito com seu pensamento; a excessiva eletronização tem sido gritante nos veículos, tanto nas nossas motos como nos carros.
"Exceto o ABS", apesar de que nenhuma das minhas atuais motos o tem, para mim, muita eletrônica pode ser retirada das nossas motos atuais. Tenho preferido ter as antigas, conservadas, carburadas; só tenho uma pequena, com injeção, a qual já me deu problema de irritação por depender dos "práticos" TROCADORES DE PEÇAS, POR TENTATIVAS custeadas pelo cliente, (sensores, sonda lâmbda, bomba elétrica, regulador de pressão, ECU,...); as outras 3 sei me virar nas suas simplicidades. Um carburador engasgando aqui, uma vela falhando ali, e só (benção!); lâmpadas halógenas, automotivas mesmo...
Mas existe toda uma "indústria do defeito" por trás disso, tal como seguro socorro mecânico, reboques, aparelhos scan, a criminosa "obsolescência programada" (não divude!!!!!), enfim, "tudo que é INVISÍVEL AOS OLHOS nos faz REFÉNS; ESTA "MODERNIDADE"; e, a eletrônica é o maior meio desta escravidão nos imposta nos tornar reféns.
Para nós, motociclistas raiz, sim, raiz, como disse muito bem voce: nós dos CARBURADORES e KICKS, que temos a consciência do "antes e do agora", nos é bem frustrante essa dependência da indústria do defeito, essa velada escravidão.
Abraço e sucesso aí; gosto dos seus vídeos, são inteligentes e abrangentes.
Parabéns pelo vídeo Arlindão!
Pois é, a geração que ta vindo ai, mal sabe tomar banho sozinho. Por isso precisam dessa eletrônica toda.
Sou feliz com minha safra super100cc kick start e botao ! Cdi motor projetado on 1947 tenho 27anos
Ando desde 8anos !
Sou mechanic diesel
6290 2dono oleo 3k
550km 10Litors
Show
Adorei e concordo com TODAS as suas palavras. Ando em minha moto desde 1983. Na Índia escolhi uma Royal Enfield Classic 350 (um Fusca) pra subir o Himalaia
E funciona que é uma beleza...
Tudo muda!!! Eu tb era do tempo da maquina de escrever e quando errava uma letra ou margem tinha que refazer tudo. Hj existe o computador que serve para melhorar não para piorar. Mas eu acho que cada um tem sua opinião!!!
Cada caso é um caso. A 3000 anos tinha escrever esculpindo na pedra... Mas tudo tem um limite.
Fala Arlindo "motolama" beleza meu? Concordo com tudo o que você disse, ter o controle do negócio e o domínio da máquina é quase tudo. Sou favorável à tecnologia, gosto disso considero importante, mas quem deve mandar é quem pllota,que tá em cima. Estão "nutelando" as máquinas, querem aposentar "o maquinista ",fica complicado imaginar a moto sem o piloto,sem os desafios que existe que só é descoberto quando você anda, agora ser "levado"pela moto como é a ideia de pilotagem que pensam implantar é o mesmo que criança aprendendo a andar no "andador". Isso não me assusta, sou mais "analógico "e pretendo ser até onde der! Gostei da ideia da "filósofada"em duas rodas!!!
Isso mesmo. A nova geração não vai saber andar de moto
Arlindão, você está de parabéns! Sua coragem mostra a importância e o valor de um homem de coragem. Seu canal tem o espírito da liberdade !!
Espero que sim... he he he he
Gostei de mais do vídeo, não sou piloto mais ando de moto desde moleque, e sou motorista de caminhão de profissão e hj acontece o mesmo com os caminhões tem muitos motoristas q trabalhando com um caminha 9 eixos mais nunca dirigiu um caminhão com caixa de marchas kkk
Pois é, esses auxílios eletrônicos vão baixando a qualidade do motorista...
Eita vídeo bom de assistir! Adoro moto, tive uma RD 350 87 (isso no ano de 1992) e curti demais a moto! Show! Se estou aqui digitando, é pq percebi que duplo freio a disco dianteiro não era só enfeite... hehehe; precisei vendê-la para pagar meu curso de piloto de avião.
Enfim, passados alguns anos, voltei a comprar uma moto. Foram 2 BMW's F800R e agora tô de 765RS. O quê vc analisou nos motociclistas, vejo nos pilotos de avião tbm. Turma nova, se desligar a eletrónica embarcada (e bota eletrônica nisso!, em ambos os mundos!) não segura - no mínimo uma acelerada nos batimentos cardíacos vão ter. É complicado essa dependência do "homenzinho" . Vc falou tudo, tira o prazer da pilotagem - seja nas duas rodas ou com asas! Felicidades e muitos km pela frente!
Ahh, não podia deixar de mencionar o painel com interação (multimídia), que deixa o piloto/motorista conectado! Porr.. meu! Conectividade de motorista/piloto não deveria ser com...o trânsito? 🤔
Imagino que na aviação o problema deve ser mais intenso. Deveria sim se conectar com o transito...
Show.... parabéns....10x ter uma moto raiz e confiável do que ter uma moto cheia de funções que nunca se usa e que muitas vezes mais dão problemas do que solução.....sou um feliz proprietário de uma ST 1200....trator que estando um ordem e manutenção em dia basta escolher o destino
É isso ai. Manutenção é tudo...
Temos o mesmo pensamento, porém tenho 23 anos.
A quase dois anos tenho uma XT 600, que era de um amigo, 98/98 ficou 18 anos guardada, peguei ela com 30.149km's originais.
Todo mundo falando que sou doido, que tinha que pegar uma moto nova.
Em resumo, tô feliz da vida, motoca toda em dias, não incomoda uma palha, viajo sossegado, não preciso de mais torque e potência do que ela tem, consigo fazer ultrapassagens em qualquer circunstância ou sair de qqr situação que precise sair rapidamente.
Pra meu uso, que é viajar, velocidade cruzeiro 100/120, não preciso de mais que isso. Gosto muito de rodar pra terra, ir e rios, serras... E ao contrário do que muitos gostam de dizer pra justificar a compra de uma moto mais nova, " moto mais nova tem suspensão melhor, tem isso, tem aquilo ", cara, pro meu uso, não sinto falta de nada, motoca macia e firme, anda bem pra meu uso, vou procurar jeito de gastar grana pra pegar moto mais nova pra quê?
Só pra falar que tem isso e que tem aquilo!? E que não sinto a mínima falta disso e nem daquilo...
Os enzos de hj são muito mimizentos.
Mês passado fui a BH, tinha compromisso, voltei numa puxada só, mil km, 14:25hs.
E a motoquinha sem incomodar uma palha, e pra quem gosta de aparecer, chama mais atenção que o pessoal de moto nova kkkkkk
Ontem mesmo num grupo nosso, pessoal se interessou mais na XTzinha que numa GS 1250
Onde os caras vão de motoca de, 150k, a minha vai e volta, do mesmo jeito, nas mesmas estradas ...
Povo hj é muito mimizento.
Essa é a ideia dos fabricantes, vender necessidades que você não precisa, pra vender moto mais cara... F...
Ja estava sentindo falta do motolama arlindao parabéns amigo... do seu fã BONAVITA
Motolama na área
Parabéns Arlindao! Daqui um dia apareço aí pra te conhecer! Tive 3 rdz, 1 xl 125, uma Drag star e agora com uma lander 250, tudo pelada de eletrônica e muita diversão!!!! Abraço e Feliz ano novo , de Brusque SC.
É isso aí. Sem eletrônica. Como deve ser.
Rindo de mais assistindo seu vídeo!!! Comecei a andar de motos por volta de 83 ligando direto uma Turuna azul que tinha lá em casa, depois de alguns anos atingi idade e tirei minha habilitação e desde então sempre tive motos, desde scooters 50cc 2T, ML 125, DT200, WR200 e por aí subindo e descendo de cilindradas, há alguns anos 3.800 Km na Patagônia a bordo de uma KLX 650 puro sangue, agora estou inserido nessa eletrônica toda, inclusive ao subir uma serra, fiquei espantado com a capacidade de correção em curvas e freadas que essa eletrônica nos trás, até o pisca-pisca a gente não precisa mais se preocupar em desligar, a moto faz por você e isso me deixou preocupado justamente com a questão de acostumar com essa tecnologia e desaprender a pilotar!!! Terminei o vídeo nostálgico com o futuro da pilotagem!!! Excelente vídeo e realmente acredito que sua previsão se tornará realidade!!! Parabéns!!! Já tinha visto bons comentários sobre o Moto Lama com o Tio Montanha!!! Grande abraço!!!
Valeu. Mas fico triste com as previsões...
Excelente observação!
(Ando de moto desde 1987) Minha primeira moto foi uma DT180 82, "arisca pra Merréis" , e de lá pra cá tive vários modelos e cilndradas de motos ! Hoje vendo sua matéria me pergunto como sobrevivemos sem ABS por exemplo kkkkkkk , na nossa época tinha que "dominar a fera" mesmo kkkkkkkk !
Hoje tenho uma RE Classic 500 e não consigo me "desfazer" pois tem um visual retrô uma eletrônica básica e com ABS, treme/vibra pra kct, pesada . . . mas que sempre me lembra que não é um brinquedo e que tenho que "respeitar" os limites dela e os meus !
Sucesso Arlindão e tudo de bom !
Valeu brother..
Realmente o controle de tração é um item de segurança, mas nada substitui a experiência conquistada em motos sem tecnologias. No Braço como diz nosso amigo.
Mas com toda essa tecnologia a experiência não vem
Falou tudo ,eu sou do tempo das cavernas kkk fiz muitas loucuras de Rd 350 que não tinha tecnologia nenhuma que na época andava muito kkk
Pois é dependendo do ano sua RD já tinha YPVS.
Eu tive uma RD 350 LC...que loucura...eu tinha 16 anos.
Sim Anderson era 1991
Bons tempos
gosto do abs e o restamte dessa inovações só observo mas não doo bola,onhot grip qui em londres ajuda muito(apesar do excesso de regulagens 'noto que a tendência dos motars e adquirir motos vintege , abs e nada mais 👍😀
Isso é verdade
Achei seu canal Arlindo, parabéns, novo inscrito e like, penso da mesma forma, ando de XT660, adaptei a suspensão de F800 nela, um casamento de quase 20anos que desejo continuar por muitos e muitos anos.
Parabéns pela escolha
Parabéns pelo comentário, realmente estamos na época dos insensíveis/incapazes. Geração que ama moto na carretinha. Triste né
Muito triste
Melhor canal sobre motos de todo TH-cam
Brigadu
Eu e minha Drag Star estamos aplaudindo de pé esse vídeo! Obrigado!!!
Valeu...
É verdade meu nobre !!
Lido com motocicleta faz 50anos.. Hoje quem pilota é a moto, e vida que segue...
Abs
Infelizmente
Isso sim é um conteúdo de respeito parabéns pelo vídeo.
Valeu
Saudações Arlidão!!! Parabéns pelo vídeo! A grande maioria de nós pensa da mesma maneira que você no dia a dia da pilotagem, entretanto apenas você teve a coragem em gravar um vídeo a este respeito. Eu mesmo tenho uma Harley Dyna 2008 que tem apenas e tão somente a injeção eletrônica, de resto é um trovão para acelerar e um Deus no acuda para brekar... E mais recentemente para dar conforto para a patroa comprei uma Kawasaki Versys 1000 zerinha, ano 2023 que é um capítulo à parte em termos de conforto e segurança... E advinha, sair da Versys para a Harley é um exercício perigoso, pois acabo esperando que a Harley freie e faça curvas da mesma maneira que a Versys... E ao sair da Harley para a Versys é cada travada no freio com abs fortíssimo que quase passo por cima da Kawasaki caindo mais adiante, é uma vergonha seguida da outra... Enfim, mundos diferentes irmão! Abraço!!
Isso é verdade, eu quando troco demora uns instantes pra se acostumar...
Ótimo vídeo....Mas vale lembrar que é possível desligar quase todos os controles.
Sim, mas são mais coisas inúteis pra dar defeito.
60 anos, 40 motocando (CNH), muitas motos trails, sdds de uma DR 650/95, que moto fantástica ainda fabricada nos EUA, e vendida na Colômbia (carburadas)...!!!
Concordo plenamente
Acabo de sair de uma Versys (que só tinha ABS) pra pastor pra um motor maior (já que peso 120kg, ando sempre carregado, etc). Minha escolha foi a Super Ténéré por ser a mais raiz das big trail.
Abraço, Arlindão, sou teu fã! Parece ser muito gente boa.
Bela moto.
Concordo 100%!!!
É igual aos carros com câmera de ré, sensor de estacionamento, Sensor de frenagem, etc.
A multimídia é um dos itens mais importantes! São telefones celulares com rodas e volantes.
Tudo pro motorista perder a atenção na condução... "Deixa que a eletrônica cuida da direção enquanto se mexe no ZAP, e-mails, manda selfie..." 🙄🤢
Hahahahaha
Muito bom esse vídeo!!! Concordo com o que foi dito. Diariamente uso uma moto que pra mim fica no límite entre a tecnologia embarcada e a tocada raiz, uso uma Buell com mais de 11kg de torque e pouco mais de 100cv sem controle de tração, ABS,embreagem deslizante, controle de saída, de inclinação ou qualquer outra tecnologia que facilita a pilotagem (por mais que as tecnologias possam ajudar na segurança e tals). E tenho a seguinte opinião: quanto mais tecnologia, mais gasto e mais problemas irão aparecer na moto. Tornando assim, a moto menos prazerosa e menos tempo rodando!
Resumiu bem
Sou de 1984 vou de moto desde 14 anos mobililete RD CG bolinha. Lamento esse rumo que as motos estão tomando. Tem gente que reclama de pisca com lâmpada halogena que custa R$ "DOIS REAL" e dá pra trocar com uma chave philips enquanto o LED custa R$ DUZENTÃO. E o mané nem aciona o pisca pra realizar uma conversão.
Até a injeção eletrônica simples freio a disco comum tava tranquilo. Mas do resto tá complicado. Para uso em rodovias passar de 600cc já me incomoda não uso tudo isso e o passeio começa a se tornar corrida de moto. Curto um bom torque em giro baixo... 12:28
O importante é se divertir...
Arlindão eu acho que a tecnologia veio pra resolver problemas que não existiam antes dela. Belo vídeo! Parabéns.
Como diz o ditado, criam dificuldades, pra vender facilidades...
Tremendo vídeo sátiro e inteligente, parabéns
Brigaduuu
Comecei a pilotar aos 25. ML 125, Yamaha RDz 135, Dr 180, , CB400, Rd350, 7galo. Num segundo momento Kawasaki er6 n. E duas GSs. Pra não me alongar, tenho 63 anos hj. Para mim o controle de tração e o ABS foram muito bem vindos, em termos de segurança. Distrações acontecem. Ninguém está livre delas. E, mas longas viagens, quanto mais conforto melhor.
Pois é, ai que esta o problema, quanto mais eletrônica, mais você se distrai
Mandou bem demais como sempre!
A eletrônica em excesso embota a nossa sensibilidade em todas as áreas. Exceto para finalidades estritamente profissionais onde o aumento da eficiência e a eliminação do risco são mandatórios, na arte e nos esporte a eletronica tira toda a graça.
Fica tudo homogeneizado.
É isso aí Arlindão! Concordo com você. 👍
Tamu junto
Eu tenho uma HD.mas já estou atrás de uma intruder 125 kkkk é um contraste. Excepcional
Contraste mesmo
Muito bem comentado.
Um tempo atrás comprei uma Scooter.
Meu Deus! Câmbio automático, ABS, etc. Que coisa sem graça de pilotar!
Ainda bem que não tinha vendido as minhas motos antigas.
Dei um pé na Scooter e voltei para as velhinhas.
Abraço!
Nunca as velhinhas foram tão valorizadas...
Quanto mais coisas, mais coisa pra quebrá, e resolve todos problema que nunca tive
Por isso que menos é mais
Arlindao
Faz um vídeo mostrando as suas motos p nós .
Abraço
Vou organizar isso...
Faço minhas as suas palavras, grande Arlindão! Sempre achei exatamente isso. Esse exagero na eletrônica chega a ser irritante. A minha moto possui 3 posições para aquecedor de manopla: desligado (99% do tempo); ligado médio e ligado alto. Já acho uma inutilidade. Já que tem, bastava ser ligado e desligado. Fica parecendo aqueles liquidificadores com um monte de velocidades diferentes que ninguém usa. É puro marketing para iludir trouxa.
Com a invenção do limite de emissões querem barrar o combustível fóssil.
Forçando lixo com motor elétrico e sem autonomia.
Muito acéfalo até bate palmas para esse engodo.
Chamam isso de agregar valor pra cobrar mais caro
Mas a ficha ta caindo
Concordo em gênero, numero e grau !! Sou do tempo da Turuninha e hoje tenho uma CB-450DX. Confio mais na experiência que na eletrônica, embora eu seja de TI. Sempre fico pensando em "se a eletrônica falar" ??? Por exemplo, se um carburador dá problema, a moto ainda anda uns 50km, já a injeção não é assim.... Sem falar nos outros pontos... Tudo é "bunitinho" quando a moto e nova.... depois....
Fico imaginando quando esse brinquedos ficarem velhos. Quem vai amarrar o arame e onde?
Excelente vídeo, resume com perfeição meu próprio pensamento. Eu me permito só acrescentar dois conceitos que eu prezo muito como motociclista há 50+ anos:-Autonomia e independência, o equipamento e a eletrónica te ajuda grandemente na questão de segurança e pra consertar alguns aspectos que as vezes, mesmos os mais experientes pilotos, podem cometer porem não deve passar disso, isso impede a tua autonomia tua independência. Qualquer probleminha tu estás no guincho e você também não é incentivado a aprender a conhecer o teu equipamento, e fazer as manutenções básicas te dão boa autonomia pra você se safar de uma emergência. Um dos grandes prazeres que o motociclismo me dá e exatamente a questão da independência; fazer a manutenção básica pessoalmente faz você conhecer melhor teu equipamento, conhecer suas qualidades e defeitos e adquirir uma confiança que de outra maneira você não tem como adquirir. Autonomia é você a qualquer momento sair do ponto A ao ponto B, saber que vai voltar em cima da moto. Independência é fazer isso sem depender praticamente de ninguém; é claro que tem BOs que você é obrigado a recorrer a ajuda externa mas essa é a exceção da exceção da exceção sobretudo pela qualidade dos equipamentos atualmente no mercado. Enfim, autonomia e independência! Forte abraço.
Você tem razão. Outro dia um amigo veio me visitar e a bateria dele estragou. Teve que chamar o reboque, porque a moto não ligava nem com reza braba.
Tenho uma Tornado bem cuidada e agora ando atrás de uma igual a sua, Arlindão. Tá difícil de achar. Essa M de promot não deixou a Tornado continuar a ser produzida e a XR que é produzida até hj nos EUA parar de ser importada. Se não achar vou de XT 600 ou uma 660.
Enquanto a legislação nos prejudica os motoqueiros estão aí com escapes adulterados... O que adianta essa lei... Enfim... sigo na busca... Cada semana um vídeo melhor... Parabéns.
Procura que acha. O problema é que tem uns caras que estão viajando nos preços.
Primeira vez no seu canal , gostei demais . parabéns pela atitude. Sou de Curitiba PR
Valeu brother...
voce conhece a mirage 250? oque pode me dizer sobre essa moto?
@@revistamotolama
Parabéns.... você fala a real.....Tenho uma GS e não uso nada do que ela oferece... A compra foi mais pelo conforto e confiabilidade. Também não vejo o porque de tanta eletrônica... nem piloto de motogp iria usar isso tudo que vem....
Acho que as motos GP nem tem essas frescuras...
Disse tudo garoto, comecei no final dos anos 70, em uma Honda 70, hoje com uma shadow 750 2013, feliz da vida com ela, jamais trocaria por exemplo em uma NC750, sem embreagem, sem poder passar a marcha no pé, nada contra quem goste, concordo plenamente com o Arlindão
Exatamente, cada um no seu quadrado...
Grande Arlindo! Concordo com tudo, tenho uma velha CB400 1999 VTEC sem esse papo de controle de tração, suspensão, ABS, e toda sorte de traquitanas eletrônica, e adoro ela justamente pela simplicidade, eficiência e confiabilidade. Tem um canal de um TH-camr que notadamente paga pau pra motos européias em detrimento das japonesa, até aí blz, mas teve um vídeo que achei estranho o comentário dele. Em um dado momento ele criticou a Yamaha Ténéré 700 por ter poucos recursos eletrónicos, blablabla e elogia uma Triumph por ser completa, coisa e tal, blablabla e depois ele acrescentou que a Triumph estaria tendo reclamações por falhas nas partes eletrônicas... Na moral, mas sou motoqueiro das antigas e não tenho muita paciência até mesmo pra esperar a moto fazer sua checagem eletrônica logo após virar a chave, outro detalhe é que nas duas vezes que caí sem gravidade com a magrela, não seria o ABS ou qualquer controle de tração que evitaria o fato. Abraços! 👍🖖
O pessoal gosta da novidade, mesmo que la na frente va dar problema
Gosto de motos com pouca eletrônica, mas não gosto de máquinas muito usadas (motos que já rodaram muito tempo na mão de todo tipo de cupim de aço). Tenho uma XT 600 ano 2001, mas sempre procurei uma moto nova para comprar, mas que não tivesse toda essa eletrônica doida. Gosto de um Off Road raiz, então a única opção que tenho, é a Tenere 700. Tô aguardando a chegada de fato dela aqui no BR. Até pensei em comprar a VStrom 800, mas acho que num deu muita liga não.
Acho que t7 vai ser uma boa opção
Salve Armindão.
Vídeo espetacular.
Concordo com tudo que disse.
Brigadão
Pregaiada kkkk. Giria dos anos 80/90 muito utilizada nas quebradas. Aquele cara é um prego!!! Hoje são os nutelas. Caro Arlindo, até me emocionei com este seu video. Realmente vai chegar a época em o motociclista não precisará mais controlar a motoca naquele passeio emocionante, mas será a moto que vai controlar o "piloto" num passeio monotono e sem emoção. Abraço!!!!!!!
Estamos entrando numa era de domínio das maquinas. Se não ficarmos atentos, vamos ser escravos delas.
Assino em baixo em todas as suas palavras. Tenho 57 anos e sou motoqueiro desde os meus 13 anos, já andei com todo tipo de jabirosca de 2 e 3 rodas e, posso afirmar que o prazer de uma moto está na sua excencia de rodar sobre duas rodas.
Pois é, mas pelo andar da carruagem, os mais novos nunca vão conhecer esse prazer...
E aí arlindao, concordo com vc, acabei de chegar de uma viagem de 8.500 km com uma XT 600 2004 , não senti falta de tecnologia na viagem kkk
Isso ai. Pra que essa eletronica toda. Só pra dar defeito...
Achei a "filosofada" muito pertinente. Super valeu! 👍🏼
De vez em quando é bom pra relaxar o cerebro... he he he he
Olá amigos tive uma intruder 250 cc.viagei muito com ela era muito boa fui mato grosso Bolívia peru amazônia cordilheiras dos Andes foi 20 dias de viagem ,hoje tenho uma Savage 650 cc. 1999 esselente moto boa noite amigos
É isso ai...
Video massa demais !!
Espero por mais e mais !!
Tamu junto
Todas as verdades que precisávamos ouvir, obrigado pelo excelente conteúdo.
Valeu brother
Tenho uma fazer 250 2007 e comprei uma nova. Estranhei um pouco mas gostei do freio breca forte. Ja a 2007 demora mais então estou me adaptando nas duas. Mas não vendo minha velhinha..
Na vida acostumamos com tudo. As vezes demora...
Gostei muito do vídeo. Comecei em 1980, numa CG com 4 marchas pra baixo e azul celeste, vi tudo isso acontecer e te digo, tá ficando chato.
Pois é... Perdeu a graça...
@@revistamotolama , cheguei a enguiçar no meio do mato em Jaconé, no meio dos anos 80 quando não tinha nada lá, de FBM, lembra dessa moto ? Argentina, fabricada ou montada lá, da Zanella.
Mais um inscrito no seu canal e obrigado pelo conteúdo falou tudo o que é verdade essa geração não sabe o que é andar de moto
Hahahahah. Triste isso
Concordo com você vai ser pôr aí mesmo.👍
Complicado isso
Disse tudo meu Amigo !! Parafernalia demais !!
Valeu
Arlindo, concordo contigo plenamente.
Fico imaginando o "brabão do toque" de hoje dando um role numa RD 350A, com freio dianteiro campana e praticamente sem poder contar com freio motor.
Se a mulher dele for de ascendência afro, já da até para adivinhar o apelido na tampa do caixão kkkkkkkk.
Ha ha ha ha
Tenho uma Harley Heritage 2010 classic. A unica eletronica é a da injeção. Sem ABS, acelerador eletronico ou controle de tração... a moto reage a tudo que voce faz sem nenhum "amortecedor" no meio... então é aquela maxima, vc respeita a moto e ela te respeita. Usando a moderação, da pra curtir um passeio de boas
Hoje as pessoas nem sabem o que é respeito...
Concordo Com Tudo! 👍👌
Muitas Vezes essas Big Trail com Grandes Motores e Potentes, Bastante Pesadas, quando o Pessoal quer Fazer um Pequeno Off Road e a Electrónica Retira a Potência para serem Viáveis de Controlar, mesmo Assim vêem-se à Rasca por Causa do seu Enorme Peso!! 🤦
Não Seria Melhor Motas Menos Potentes e Mais Leves, que não precisavam de Tanta Electrónica e Peso, Muito Provavelmente mais Divertidas de Pilotar? 🤔🤷
Verdade
Eu só possuí até hoje moto sem Tecnologia moderninha, só a Injeção eletrônica, escuto falar em Módulos de Pilotagem, piloto automático, Cambio automático, mais e a Emoção de Debrear e Reacelerar onde fica, pra mim o que importa mesmo é a Máquina ter Potência e Cortar o Vento, tenho uma NC 750 , é um Tanque de guerra.
Sim, é mesmo...
Show Arlindão, análise raiz.
Valeu
tenho uma Suzuki t500 1972 e ando muito bem........abraço
Motão...
A minha moto é carburada, com platinado e condensador. Nunca me deixou na mão, fácil e barato de mexer.
Mas vai explicar isso