Olá, tudo bem Gaiofato? Me chamo Leonardo Jacob, sou editor de vídeo, videografista e trabalho no Estudio 42. Eu sou responsável pela animação do Nerdologia. Venho por meio dessa mensagem falar que eu e o pessoal do Estudio 42 gostamos muito do seu trabalho, e um grande abraço do Estudio 42! Obrigado.
Da um extra pra quem fez aquele efeito no oppenheimer em 2:13, quando o narrador tá falando sobre o lugar ser importante no futuro (onde explode a bomba)
Vcs são do caralho. Eu fico pensando o quanto seria foda se houvesse um curso para ensinar uns camaradas a serem fodas que nem vcs, o que ia ter de conteúdo foda vindo da galera do nosso campo, não ta escrito. O negacionismo ganha pelo dinheiro, o sistema, e a forma do discurso.Enquanto a galera do nosso campo faz react, esses merdas tem canal de streaming e compram pesquisas no google.
O Nerdcast sobre ele é muito bom. Eles citam também que a libertação da Manchúria pelos soviéticos foi tão ou mais importante que as bombas atômicas para a rendição do Japão.
1:33 como estudante de física sempre tento levantar dentro do meu curso essas discussões sobre como até o final do século passado o ensino era e ainda é em certa medida completamente elitizado. E que os grandes gênios do mundo ocidental só conseguiram alcançar esses feitos porque não tinham que se preocupar se iam almoçar no dia seguinte.
4:02 Curiosidade do tipo "eita mundo pequeno": Max Born é avô de Olivia Newton-John, cantora, compositora e atriz conhecida por vários trabalhos, inclusive, por ter estrelado o filme "Grease - Nos Tempos da Brilhantina".
Gustavo, existe doutorado direto no Brasil também. Inclusive, tem muita gente do Instituto de Estudos Avançados ali da USP que sai com doutorado já aos 23/24 anos. Tive uma professora que se formou lá. Existe uma seleção interna entre os estudantes mais avançados da USP que cursam outras matérias além do que se vê na graduação normal (seja engenharias, física, química, etc). Acho que o curso de Ciências Moleculares ali do Butantã é dado por eles (é o curso que a professora em questão se formou). Nao é equivalente a ter mestrado e doutorado. Existem laboratórios que só disponibilizam equipamento para uso se o pesquisador tem mestrado, mesmo se ele não for manusear o equipamento.
@@weslleyramosdossantos8155 No Brasil também existe doutor sem mestrado. O requerimento é um determinado número de publicações. Isto quer dizer que o Oppenheimer provavelmente publicou alguns artigos durante a graduação dele. Isso não indica nenhum aspecto de genialidade na verdade, se você estiver num grupo de pesquisa grande hoje em dia da pra publicar fácil. Eu não sei sobre a realidade de 1927 então relativizem isso que to falando aqui.
@weslleyramosdossantos8155, não precisa ter mestrado no Brasil tbm. Tenho colegas que fizeram doutorado direto por terem se destacado bastante na graduação. Se tratando da área deles, o único empencilho que isso causa é que eles não podem manusear alguns equipamentos ou coordenar alguns experimentos em certos laboratórios
Estou terminando o doutorado na EACH/USP, mas uma amiga minha do mesmo orientador foi aprovada na qualificação do mestrado para ir direto ao doutorado. Além disso, um amigo meu da EEFE/USP fez doutorado direto. Não é tão comum, mas acontece.
Que importa se Oppenheimer era comunista ou não? As pessoas se apegam demais a rótulos e esquecem que o mais importante é que ele era antifa e pró-movimentos sociais, tendo ajudado em diversos momentos. Mas obviamente toda figura história está aberta a escrutínios, ele era uma pessoa real, e sim, tinha seus problemas. Ele aprovou a bomba em Hiroshima pois achava que esse tipo de demonstração de poder iria evitar guerras no futuro, sendo contra o uso após isso.
o problema do filme é igual do jornalismo declaratório, ele mostra mas não contextualiza, dai fica com a impressão que o comunismo é algo terrível que o Oppenheimer está tentando dizer que não fez...
@@tiagomendes847 sim, a perseguição é uma parte do contexto, pois em nenhum momento se deu visibilidade pra o que pensava esses personagens caricaturados como comunistas perigosos citados no filme, mas ser prolixo não é um problema pro diretor, então cabia, ele tem 3 horas e muitas partes que não fariam falta, pontos de vista inclusive fora da biografia do oppenheimer, isso é uma escolha do diretor, é ao que ele vai querer explicar e o que ele vai querer deixar caricaturado se valendo da construção midiatica do suposto comunista e o movimento que perduram até hoje e que sem um contexto ficam sujeitos ao que cada individuo entende fora das salas de cinema... Veja, o filme é bom, é intrigante, eu gostei, mas ele é limitado e desonesto nesse sentido. Apenas isso.
Interpretaçao completamente enviesada a sua. Parece daqueles caras que enxerga "lacraçao" em literalmente tudo. O filme mostra claramente Oppemheimer sendo perseguido pelas suas ligaçoes comunistas, é o tempo todo injustiçado justamente pelo seu senso de justiça.
O vídeo recorte ficou muito bom. O nerdcast ''Oppenheimer e o poder político do átomo'' é melhor ainda, o Filipe traz bem mais informações da biografia
Gaiofato, sobre ele ter recomendado o uso na cidade de Hiroshima, leiamo relatório do grupo científico do comitê interino para a utilização da bomba atômica, basicamente eles recomendam o uso, uma das assinaturas é de Oppenheimer. Outro relatório interessante de ler é o do comitê que decidia pelo alvo das bombas, fica explícito como era um projeto de genocídio.
@@brunovital4207 A ideia era escolher os maiores centros urbanos do Japão, que fossem densamente povoados, afim de maximizar os danos. Resumidamente é isso
Na minha graduação eu estudei em outra cidade em relação aonde moro, eu me alimentava dessa forma, café e cigarro, onde convivia com depressão e isolamento, hj pago o preço tambem, uma bela de uma esofagite. Sou fomrado em licenciatura em ciências humanas/ Sociologia pela federal do Maranhão.
Heisenberg é uma figura boa pra se falar. Muito texto pinta ele como um cara desfavorável ao nazismo, mas o cara ficou lá na alemanha nazista e estava tentando fazer a bomba atômica tbm.
não vi barbie mas posso falar sobre Oppenheimer e é um filme bem anti comunista também, pois o filme todo existe o fantasma do comunismo em nenhum momento existe qualquer explicação ou contratualização, apenas diz que ele foi absolvido desse terrível crime, que até no final é tratado como um mal em si próprio sem necessitar justificativa... sei la, por exemplo, ignoram que o Einstein era socialista, ele só parece alguém preocupado, no máximo
@@exclamaduaschessnão assisti, mas pelo que você descreveu eu li que o filme deixa a mensagem: tão vendo, foi um comunista que fez a bomba atômica! (Pelo menos isso prova que estudamos muito mais kkkkkkkk)
É assustador como a noção de patriotismo estadunidense significa ser totalmente a favor de qualquer política bélica e armamentista, até hoje ficam mais preocupados com a pessoa se engajar com causas socioambientais do que em ser rac1sta, m1sógina, armament1sta, ec0cida etc. É importantíssimo que ciência, governo e sociedade civil estejam em diálogo. Que todos esses grupos tenham representação na tomada de decisões importantes. Até para impedir crimes como os próprios bombardeios de Hiroshima e Nagasaki, muito desproporcionais a qualquer ameaça existente à época.
Mas antigamente era comum as pessoas ao terem resultados poderem já defender a tese, em dois anos, três e da pra fazer doutorado direto, ainda pode isso mas não é muito comum e hj pega mal defender antes de 4 anos, mas já vi, porém é ruim depois pra concurso pq mais tempo se doutoramento mais artigos
O artigo da aproximação de Born-Oppenheimer é central em centenas de cálculos de Física de sólidos e moléculas. pt.wikipedia.org/wiki/Aproximação_de_Born-Oppenheimer
Sobre o doutorado, em algumas universidades incluindo aqui no Brasil, é possível fazer um doutorado sem fazer o mestrado. Provavelmente Oppenheimer pulou o mestrado.
10:12 Não li a biografia de Oppenheimer. Contudo, a julgar pelo filme, parece compreensível Oppenheimer ter aprovado o bombardeio de Hiroshima e ter condenado o de Nagasaki. Isso porque, num primeiro momento, Oppenheimer parece ter se convencido de que o bombardeio sobre Hiroshima seria importante para derrotar o Japão e forçar sua rendição (mesmo tendo ouvido que o Japão, naquele momento, não aguentaria muito mais tempo). Entretanto, num segundo momento, já se tinha uma ideia do poder devastador da bomba em Hiroshima, o que deve ter sido suficiente para Oppenheimer condenar a ideia de lançar outra bomba atômica.
Gaiofato, pode explicar o porquê o receio em inferir que Oppenheimer tenha vínculos com o comunismo? Por mais que não tenha registro dele se declarando comunista, o fato de parentes próximos a ele fazerem parte do movimento, e ele ter contribuído financeiramente com a causa, fora a participação dele em movimentos de causa social, ao menos não dá para afirmar que ele era no mínimo simpatizante do comunismo?
Não é questão de receio, ele só era ligado e apoiava certos movimentos sociais isso não faz dele comunista e tá tudo bem.. é questão de dizer a verdade
Eu acho que o receio dele é com a veracidade da história. É muito comum as pessoas revisarem e mudar a história de acordo com interesses políticos. Não é um medo de que a imagem dele seja associada ao comunismo, mas tem que se deixar claro que a ligação dele não é clara, e nunca foi provada de fato.
@@juliocesar-qk8lx O cara era amplamente ligado ao partido comunista. Todas suas ex esposas eram comunistas. Seu irmao era. Melhores amigos eram. Ele defendia sindicato dos cientistas. Ou seja, ele obviamente tb era, só nao podia assumir publicamente pela posiçao que ocupava.
po um bagulho que me deixa bolado é que sempre que vem alguem falar coisas que fogem do espectro maluco na internet, seja o quadrinhos na sarjeta ou os videos do nerdologia historia o gustavo nao para de fazer piadinha como se quisesse diminuir a importancia do video em que reage.
mano eu sou literalmente o oppenheimer sou fumante de maconha compulsivo, tenho episódios depressivos, me isolo nos estudos quando tenho crises pq acredito que estudando talvez eu fique menos burro e pq tb me distrai, e troco comida por cigarrinho de maconha eu sou literalmente ele oppenheimer é meu novo traço de personalidade oficial
um filme feito nos estados unidos por um estadunidense, esperava o que? haha eu gostei do filme, mas realmente não tem como não perceber o forte revisionismo
Onde tem revisionismo? O filme foi analisado por diversos historiadores e o consenso aponta o filme como extremamente fiel, com excessao de pequenas liberdades artisticas.
@@thelmartins4697 melhores no sentido de que teve mais audiência, mas ele detona um conteúdo q tinha embasamento e comprometimento histórico. Ele mesmo já disse q fazia isso pra ter engajamento e fds. Só q a agora o bonito mudou de ideia do nada? Sei não
4:40 sobre a sua indagação dele ter terminado o doutorado muito jovem: O mestrado nos EUA não é tão comum e provavelmente não devia ser comum em 1927 e pelo que é dito no vídeo, ele terminou o doutorado em 3 anos, o que é 1 ano a menos do que o esperado atualmente (o tempo de doutoramento é meio flexível lá fora, depende bastante de ter ou não verba e da decisão individual). Isso não significa que obter o título com 23 anos não seja algo surpreendente, mas dado ao contexto da época, não era tão absurdo. Por exemplo, o pai da física estatística, Rienman terminou o Dr. Com 25 anos, um dos criadores da mecânica quântica , Paul Dirac defendeu o Dr. com 24 anos
A estrutura da faculdade naquela época devia ser outra, ele foi conterrâneo de pessoas que descobriram coisas que hj em dia são explicadas (mesmo que superficialmente) no ensino médio. Não falo isso querendo diminuir o feito dele ter doutorado aos 23, mas só que tem que avaliar se isso é realmente um grande feito ou algo relativamente comum comum naquela época.
Gaiofato a parada do mestrado é que nos EUA e Europa ele é profissionalizante e não acadêmico, pelo menos hoje em dia é assim por lá então muita gente vai da graduação direto pro doutorado lá.
De todas as habilidades do Oppenheimer, a mais incrível é ele descontar descontar angústia e depressão em estudo e concentração enquanto que o comum seria pizza e coca-cola kkkkkk
Cara, não vi nada demais doutor aos 23. Minha esposa foi aos 25. Eu demorei mais porque não quis emendar após o mestrado. Várias pessoas viram doutores na faixa dos 20 e pouco, é só emendar tudo, graduação, mestrado e doutorado. Em alguns casos, dependendo de como foi o mestrado e emendado, o doutorado pode ser em muito menos tempo, podendo cortar várias disciplinas e escrevendo logo a tese.
Sem falar que lá fora vc pode ser forma na escola mais cedo, e aqui vc só pode pula 2 anos no máximo, e também assim como lá fora ninguém precisa ter mestrado, pra poder fazer um doutorado
Só um ponto importante: supremacia branca não é o mesmo que nazismo. O segundo está contido no primeiro, mas a supremacia branca é mais ampla. Os EUA eram (e pra muitos ainda é) um país de supremacia branca.
O Japão teria capacidade de se defender dos bombardeios atomicos se caso mantivesse a guerra? Já que muitos dizem que o Japão se rendeu mesmo por causa da URSS na invasão da Manchuria
@@ericyabadabadoo então, existem documentos que mesmo após as bombas o Japão lutaria ainda, mas após enfrentar a União soviética eles desistiram Por isso minha pergunta, o Japão teria meios de se defender dos bombeiros americanos?
Oppenheimer não era comunista. Apenas sua irmã, irmão e a esposa que conheceu no partido comunista. kkkkkkkkkkkkk E a história de que trabalhamos com as materialidades dos fatos?
Olá, tudo bem Gaiofato? Me chamo Leonardo Jacob, sou editor de vídeo, videografista e trabalho no Estudio 42. Eu sou responsável pela animação do Nerdologia. Venho por meio dessa mensagem falar que eu e o pessoal do Estudio 42 gostamos muito do seu trabalho, e um grande abraço do Estudio 42! Obrigado.
Teu trabalho é muito foda e bem feito
Da um extra pra quem fez aquele efeito no oppenheimer em 2:13, quando o narrador tá falando sobre o lugar ser importante no futuro (onde explode a bomba)
Vcs são do caralho.
Eu fico pensando o quanto seria foda se houvesse um curso para ensinar uns camaradas a serem fodas que nem vcs, o que ia ter de conteúdo foda vindo da galera do nosso campo, não ta escrito.
O negacionismo ganha pelo dinheiro, o sistema, e a forma do discurso.Enquanto a galera do nosso campo faz react, esses merdas tem canal de streaming e compram pesquisas no google.
👏🏻👏🏻👏🏻
🙏🙏
O Nerdcast sobre ele é muito bom. Eles citam também que a libertação da Manchúria pelos soviéticos foi tão ou mais importante que as bombas atômicas para a rendição do Japão.
quais são?
@@felipefreitas3942 É o último. O episódio 891.
Tem documentos demonstrando que o alto comando japonês queria continuar a guerra mesmo com as bombas
@@victorhugocarvalhodebarros4065inclusive, parece que o bombardeio foi notificado tipo uma "nota de rodapé", se não me engano
@@victorhugocarvalhodebarros4065 Houve uma tentativa de golpe militar por aqueles que não queriam a rendição. Não deu certo e todos morreram.
1:33 como estudante de física sempre tento levantar dentro do meu curso essas discussões sobre como até o final do século passado o ensino era e ainda é em certa medida completamente elitizado. E que os grandes gênios do mundo ocidental só conseguiram alcançar esses feitos porque não tinham que se preocupar se iam almoçar no dia seguinte.
Não seria assim até hoje ?
Foi mal , só vi agora seu ponto " era e ainda é" kkkk
Melhorou hoje em dia. Graças às diversas políticas públicas de acesso, manutenção, bolsas, etc...ainda não é perfeito, mas melhorou muito.
exatamente, é uma ciência de homens brancos se vc parar pra pensar
Essa parceria, Nerdologia e História Cabeluda, eu sinceramente, não esperava. Espero aue aconteça mais🔥🔥🔥
A história do Robertinho da bomba. Apesar do nome ele não é um fisiculturista, mas um Físico turista.
Eita quanto humor nesse saite
Humooor
Comentando pra gerar engajamento pro camarada Gustavo e em homenagem ao Júlio Roberto Abreraios
oshi CAMARADA OTAVIO? não esperava
Venceremos 🤘🏻
Por essa eu não esperava, muito bom te ver aqui
4:02 Curiosidade do tipo "eita mundo pequeno": Max Born é avô de Olivia Newton-John, cantora, compositora e atriz conhecida por vários trabalhos, inclusive, por ter estrelado o filme "Grease - Nos Tempos da Brilhantina".
Gustavo, existe doutorado direto no Brasil também. Inclusive, tem muita gente do Instituto de Estudos Avançados ali da USP que sai com doutorado já aos 23/24 anos. Tive uma professora que se formou lá. Existe uma seleção interna entre os estudantes mais avançados da USP que cursam outras matérias além do que se vê na graduação normal (seja engenharias, física, química, etc). Acho que o curso de Ciências Moleculares ali do Butantã é dado por eles (é o curso que a professora em questão se formou).
Nao é equivalente a ter mestrado e doutorado. Existem laboratórios que só disponibilizam equipamento para uso se o pesquisador tem mestrado, mesmo se ele não for manusear o equipamento.
Vou julgar mas no brasil o para ser doutor precisa ser mestre e no resto do mundo não... Então existem os Doutores que não são Mestre
@@weslleyramosdossantos8155 No Brasil também existe doutor sem mestrado. O requerimento é um determinado número de publicações. Isto quer dizer que o Oppenheimer provavelmente publicou alguns artigos durante a graduação dele. Isso não indica nenhum aspecto de genialidade na verdade, se você estiver num grupo de pesquisa grande hoje em dia da pra publicar fácil. Eu não sei sobre a realidade de 1927 então relativizem isso que to falando aqui.
@weslleyramosdossantos8155, não precisa ter mestrado no Brasil tbm. Tenho colegas que fizeram doutorado direto por terem se destacado bastante na graduação. Se tratando da área deles, o único empencilho que isso causa é que eles não podem manusear alguns equipamentos ou coordenar alguns experimentos em certos laboratórios
Você pode fazer o doutorado, após o mestrado em 1 ou 2 anos dependendo de como for.
Estou terminando o doutorado na EACH/USP, mas uma amiga minha do mesmo orientador foi aprovada na qualificação do mestrado para ir direto ao doutorado. Além disso, um amigo meu da EEFE/USP fez doutorado direto. Não é tão comum, mas acontece.
Vi ontem Oppenheimer. Sensacional!!!! A dialética é monumental!!!
dialética?
@@lucasjnogueira é o jogo dicotômico entre o Oppenhaimer e o Strauss junto do entre questões morais e psicológicas
Que importa se Oppenheimer era comunista ou não? As pessoas se apegam demais a rótulos e esquecem que o mais importante é que ele era antifa e pró-movimentos sociais, tendo ajudado em diversos momentos. Mas obviamente toda figura história está aberta a escrutínios, ele era uma pessoa real, e sim, tinha seus problemas. Ele aprovou a bomba em Hiroshima pois achava que esse tipo de demonstração de poder iria evitar guerras no futuro, sendo contra o uso após isso.
o problema do filme é igual do jornalismo declaratório, ele mostra mas não contextualiza, dai fica com a impressão que o comunismo é algo terrível que o Oppenheimer está tentando dizer que não fez...
Eu tava curioso pra saber se o filme daria um contexto pra isso, já que no livro também não existe contextualização
Mas esse era o contexto dos EUA nos anos 1940 em diante.
@@tiagomendes847 mas ele nao se sentia assim provavelmente
@@tiagomendes847 sim, a perseguição é uma parte do contexto, pois em nenhum momento se deu visibilidade pra o que pensava esses personagens caricaturados como comunistas perigosos citados no filme, mas ser prolixo não é um problema pro diretor, então cabia, ele tem 3 horas e muitas partes que não fariam falta, pontos de vista inclusive fora da biografia do oppenheimer, isso é uma escolha do diretor, é ao que ele vai querer explicar e o que ele vai querer deixar caricaturado se valendo da construção midiatica do suposto comunista e o movimento que perduram até hoje e que sem um contexto ficam sujeitos ao que cada individuo entende fora das salas de cinema... Veja, o filme é bom, é intrigante, eu gostei, mas ele é limitado e desonesto nesse sentido. Apenas isso.
Interpretaçao completamente enviesada a sua. Parece daqueles caras que enxerga "lacraçao" em literalmente tudo. O filme mostra claramente Oppemheimer sendo perseguido pelas suas ligaçoes comunistas, é o tempo todo injustiçado justamente pelo seu senso de justiça.
O vídeo recorte ficou muito bom. O nerdcast ''Oppenheimer e o poder político do átomo'' é melhor ainda, o Filipe traz bem mais informações da biografia
Gaiofato, sobre ele ter recomendado o uso na cidade de Hiroshima, leiamo relatório do grupo científico do comitê interino para a utilização da bomba atômica, basicamente eles recomendam o uso, uma das assinaturas é de Oppenheimer. Outro relatório interessante de ler é o do comitê que decidia pelo alvo das bombas, fica explícito como era um projeto de genocídio.
Mas vale ressaltar que a prática terrorista de mirar alvos não militares, civis, era comum e foi usada tanto pelos aliados quanto pelo eixo.
Como foi essa questão de escolher o alvo?
@@brunovital4207 A ideia era escolher os maiores centros urbanos do Japão, que fossem densamente povoados, afim de maximizar os danos. Resumidamente é isso
Na minha graduação eu estudei em outra cidade em relação aonde moro, eu me alimentava dessa forma, café e cigarro, onde convivia com depressão e isolamento, hj pago o preço tambem, uma bela de uma esofagite. Sou fomrado em licenciatura em ciências humanas/ Sociologia pela federal do Maranhão.
Nerdologia é o único canal que agrada a esquerda e a direita ao mesmo tempo👏
Seria legal um vídeo sobre cientistas, pessoas inteligentes e suas ideologias
Heisenberg é uma figura boa pra se falar. Muito texto pinta ele como um cara desfavorável ao nazismo, mas o cara ficou lá na alemanha nazista e estava tentando fazer a bomba atômica tbm.
"Eu sabo muito" - Roberto Openheineken
O youtube gongou esse vídeo... Levou quase um dia para aparecer o vídeo no canal.
Filipe Figueredo é muito bom, para quem não conhece vai atrás do podcast dele, Xadrez Verbal.
3:08 kkkk bolo de pulmão velho.... cuspi meu suco!!!
Robertinho me quebrou. Obrigado, prof.
Pô, cara. Deixe os caras chamarem o Oppenheimer de socialista. Deu até vontade de ver o filme agora. Não acabe com minha vibe.
Isso é uma faca de dois gumes, já que muitos consideram ele um "monstro", aí junta com as ideologias, ferrou
Você leu o livro sobre a vida dele?
Felipe Figueiredo mtu bom!
Excelente vídeo!
Gaiofato, tem um video do Openheimer muito bom também, porém longo, do vogalizando a história. Recomendo caso queira ver
Oppenheimer é muito mais progressista do que barbie, nem se compara
Competição agora pra ver quem lacra mais
não vi barbie mas posso falar sobre Oppenheimer e é um filme bem anti comunista também, pois o filme todo existe o fantasma do comunismo em nenhum momento existe qualquer explicação ou contratualização, apenas diz que ele foi absolvido desse terrível crime, que até no final é tratado como um mal em si próprio sem necessitar justificativa... sei la, por exemplo, ignoram que o Einstein era socialista, ele só parece alguém preocupado, no máximo
fodasi ninguém liga
Esse termo "progressista" é horrível, é melhor dizer que ele é mais a esquerda.
@@exclamaduaschessnão assisti, mas pelo que você descreveu eu li que o filme deixa a mensagem: tão vendo, foi um comunista que fez a bomba atômica!
(Pelo menos isso prova que estudamos muito mais kkkkkkkk)
que oculos lindo profe, onde que tem o nome dessa armacao ai
o fato engraçado é que o Oppenheimer era muito nerd de Hinduismo, ele apelidou o carro dele de Garuda (passáro pet e montaria do deus Vishnu)
É assustador como a noção de patriotismo estadunidense significa ser totalmente a favor de qualquer política bélica e armamentista, até hoje ficam mais preocupados com a pessoa se engajar com causas socioambientais do que em ser rac1sta, m1sógina, armament1sta, ec0cida etc. É importantíssimo que ciência, governo e sociedade civil estejam em diálogo. Que todos esses grupos tenham representação na tomada de decisões importantes. Até para impedir crimes como os próprios bombardeios de Hiroshima e Nagasaki, muito desproporcionais a qualquer ameaça existente à época.
Não era tao secreto assim , agora agente conhece 😂😂😂😂😂😂😂
Maria Conceição Tavares curtiu sobre escrever e fumar rs
Ta la firme com 93 anos ❤
Projeto Manhattan é aquele que fez os navios se teleportarem, né?
Mas antigamente era comum as pessoas ao terem resultados poderem já defender a tese, em dois anos, três e da pra fazer doutorado direto, ainda pode isso mas não é muito comum e hj pega mal defender antes de 4 anos, mas já vi, porém é ruim depois pra concurso pq mais tempo se doutoramento mais artigos
O artigo da aproximação de Born-Oppenheimer é central em centenas de cálculos de Física de sólidos e moléculas.
pt.wikipedia.org/wiki/Aproximação_de_Born-Oppenheimer
Sobre o doutorado, em algumas universidades incluindo aqui no Brasil, é possível fazer um doutorado sem fazer o mestrado. Provavelmente Oppenheimer pulou o mestrado.
Era um gênio
4:30 acontece que mestrado não é requisito para doutorado, como a maioria pensa. São dois graus de pós graduação distintos.
10:12 Não li a biografia de Oppenheimer. Contudo, a julgar pelo filme, parece compreensível Oppenheimer ter aprovado o bombardeio de Hiroshima e ter condenado o de Nagasaki.
Isso porque, num primeiro momento, Oppenheimer parece ter se convencido de que o bombardeio sobre Hiroshima seria importante para derrotar o Japão e forçar sua rendição (mesmo tendo ouvido que o Japão, naquele momento, não aguentaria muito mais tempo). Entretanto, num segundo momento, já se tinha uma ideia do poder devastador da bomba em Hiroshima, o que deve ter sido suficiente para Oppenheimer condenar a ideia de lançar outra bomba atômica.
É exatamente isso. Inclusive existem documentos que Oppenheimer assina defendendo o bombardeio de Hiroshima.
Gaiofato, pode explicar o porquê o receio em inferir que Oppenheimer tenha vínculos com o comunismo? Por mais que não tenha registro dele se declarando comunista, o fato de parentes próximos a ele fazerem parte do movimento, e ele ter contribuído financeiramente com a causa, fora a participação dele em movimentos de causa social, ao menos não dá para afirmar que ele era no mínimo simpatizante do comunismo?
Não é questão de receio, ele só era ligado e apoiava certos movimentos sociais isso não faz dele comunista e tá tudo bem.. é questão de dizer a verdade
Eu acho que o receio dele é com a veracidade da história. É muito comum as pessoas revisarem e mudar a história de acordo com interesses políticos. Não é um medo de que a imagem dele seja associada ao comunismo, mas tem que se deixar claro que a ligação dele não é clara, e nunca foi provada de fato.
@@juliocesar-qk8lx O cara era amplamente ligado ao partido comunista. Todas suas ex esposas eram comunistas. Seu irmao era. Melhores amigos eram. Ele defendia sindicato dos cientistas. Ou seja, ele obviamente tb era, só nao podia assumir publicamente pela posiçao que ocupava.
Frank, o real Benjamin Button
"Ele estudava sânscrito e leu a obra no original" ... rindo em João Carvalho
"A revolução cubana tem três erros, café, almoço e janta"
Imagina vc ser primo do Oppheimer, a tristeza que deve ser
po um bagulho que me deixa bolado é que sempre que vem alguem falar coisas que fogem do espectro maluco na internet, seja o quadrinhos na sarjeta ou os videos do nerdologia historia o gustavo nao para de fazer piadinha como se quisesse diminuir a importancia do video em que reage.
Odeio isso
Sindrome de protagonismo
É o Romário na miniatura do vídeo? 😂😂
😂😂😂
Gaiofato virou o Chris Tucker no Hora do Rush discutindo com Tu hahahaha
11:10 - Nesse momento o Coringa teve razão mais uma vez, kkk! Pra eles vc é só um louco, como eu. Precisam de vc agora. Quando não precisarem..."
mano eu sou literalmente o oppenheimer
sou fumante de maconha compulsivo, tenho episódios depressivos, me isolo nos estudos quando tenho crises pq acredito que estudando talvez eu fique menos burro e pq tb me distrai, e troco comida por cigarrinho de maconha
eu sou literalmente ele
oppenheimer é meu novo traço de personalidade oficial
Sigma da esquerda
"incrível minha semelhança com o Light Yagami do anime Death Note"
Ele foi um verdadeiro polimata
A sequência vai ser o Kenheimmer😂🙈🤣🇻🇳🇧🇷👍🏼
Faz um react sobre "servidão moderna"
o maior problema do filme é revisionismo histórico
um filme feito nos estados unidos por um estadunidense, esperava o que? haha eu gostei do filme, mas realmente não tem como não perceber o forte revisionismo
Onde tem revisionismo? O filme foi analisado por diversos historiadores e o consenso aponta o filme como extremamente fiel, com excessao de pequenas liberdades artisticas.
kkkkkkkkkk ficou amigo do jovem nerd e derrepente passou a gostar do nerdologia. to de olho hein
Ele reagiu ao nerdologia sobre quem ganhou a segunda guerra, um dos melhores reacts dele
@@thelmartins4697 melhores no sentido de que teve mais audiência, mas ele detona um conteúdo q tinha embasamento e comprometimento histórico. Ele mesmo já disse q fazia isso pra ter engajamento e fds. Só q a agora o bonito mudou de ideia do nada? Sei não
@@gabrielviana369 olá, onde o gaiofato disse isso, eu realmente gostaria de ver, pq já ando com umas criticas ao conteudo gustavo a um tempo ..
@@natamsilva6005 na resposta ao impérios ad. Eh um vídeo bem longo mas ele fala no começo
@@gabrielviana369 vlw
06:36 "Oh my god its albert einstein"
4:40 sobre a sua indagação dele ter terminado o doutorado muito jovem: O mestrado nos EUA não é tão comum e provavelmente não devia ser comum em 1927 e pelo que é dito no vídeo, ele terminou o doutorado em 3 anos, o que é 1 ano a menos do que o esperado atualmente (o tempo de doutoramento é meio flexível lá fora, depende bastante de ter ou não verba e da decisão individual). Isso não significa que obter o título com 23 anos não seja algo surpreendente, mas dado ao contexto da época, não era tão absurdo. Por exemplo, o pai da física estatística, Rienman terminou o Dr. Com 25 anos, um dos criadores da mecânica quântica , Paul Dirac defendeu o Dr. com 24 anos
sem contar q provavelmente igual no Brasil dá pra pular o mestrado se tu for mto pika
A estrutura da faculdade naquela época devia ser outra, ele foi conterrâneo de pessoas que descobriram coisas que hj em dia são explicadas (mesmo que superficialmente) no ensino médio. Não falo isso querendo diminuir o feito dele ter doutorado aos 23, mas só que tem que avaliar se isso é realmente um grande feito ou algo relativamente comum comum naquela época.
Mano, n era e nem é comum nos dias de hoje as pessoas terem graduação
@@lkellermann para quem vinha de família abastada como a dele era sim
Cheguei em segundo oloko vou almoçar com historinha
vai falar sobre o exposed do santineli?
Ella : nome proprio
Fitzgerald...lembrou?
Minha irmã fez doutorado nos EUA sem fazer mestrado.
É outro rolê.
Eu acredito que o Oppenheimer foi da graduação direto para o doutorado, por isso concluiu muito jovem. Se não me engano o Marx fez a mesma coisa.
Provavelmente ele tinha TDAH e pôr isso ele deveria estudar fumando pra ficar mais concentrado.
Vc me deu uma boa ideia
Gaiofato a parada do mestrado é que nos EUA e Europa ele é profissionalizante e não acadêmico, pelo menos hoje em dia é assim por lá então muita gente vai da graduação direto pro doutorado lá.
mano o Oppenheimer jovem é INQUAL ao Cillian Murphy
Exato..sob Mac Cartismo
No meu departamento da USP, uma galera termina o doutorado com 24 anos
Camarada Oppenheimer era um gênio
cara eu faço faculdade de musica e estudo a parte do instrumento c cigarro na boca. deveria me preocupar :0?
De todas as habilidades do Oppenheimer, a mais incrível é ele descontar descontar angústia e depressão em estudo e concentração enquanto que o comum seria pizza e coca-cola kkkkkk
Cara, não vi nada demais doutor aos 23. Minha esposa foi aos 25. Eu demorei mais porque não quis emendar após o mestrado. Várias pessoas viram doutores na faixa dos 20 e pouco, é só emendar tudo, graduação, mestrado e doutorado. Em alguns casos, dependendo de como foi o mestrado e emendado, o doutorado pode ser em muito menos tempo, podendo cortar várias disciplinas e escrevendo logo a tese.
Sem falar que lá fora vc pode ser forma na escola mais cedo, e aqui vc só pode pula 2 anos no máximo, e também assim como lá fora ninguém precisa ter mestrado, pra poder fazer um doutorado
Postado a 1 dia mas so apareceu pra mim hoje
Fui assistir esse filme no cinema e dormi no meio, foi a primeira vez que dormi no cinema, pqp, que filme chato mano!
0:51 o nome da mãe é Ella Oppenheimer (Frieldman)
Ele sabe amigo, foi uma piada
ela quem ?
Cigarro é bom demais
tenho 22 e ainda nem entrei na faculdade 😢
sem problema algum amigo
tudo no seu tempo
Robertinho Oppenheimer, 62 anos de ciência.
Entendedores entenderão.
pq tem apenas 585 com 23 horas?
Se a pessoa fica o dia todo no computador falando asneira é difícil mesmo ser doutor aos 23, quase impossível.
Meu café da manhã é um mousse de cigarro e um livro teórico
"Assinado,
seu verdadeiro Albert Einstein"
Eu também pensei em nuketown
Que dificuldade é essa de reconhecer o cara como um verdadeiro camarada? Tá na fase de negação professor?
Like camaradas, trabalhadores no comunismo ou não venceremos!
No Brasil lutar por liberdade de expressão é fascismo. Então tudo vale 😂
Que estranho.... Poucas visualizações, meteram um shadowb*n hein
ele tinha privado o vídeo ontem, eu lembro que entrei pra ver e já tinha sumido
Deve ser o 301 views de 2023!
o youtube demora a contar views nos primeiros instantes , nao ha motivo pra panico
É sério isso? "Ella"...quem"? "Qual é o nome da mãe"??🤦♂🤦♂🤦♂
parece que nos EUA, você não precisa fazer mestrado para entrar no doutorado
todos para o canal do emperios AD
Credo kkkkk pra que eu vou entrar nessa bosta?
Só um ponto importante: supremacia branca não é o mesmo que nazismo. O segundo está contido no primeiro, mas a supremacia branca é mais ampla. Os EUA eram (e pra muitos ainda é) um país de supremacia branca.
Premissa: comunista não erra. Oppenheimer errou, logo, não é comunista. Que lógica boa
Gaiofato sendo Gaiofato ne kkkk
Acho que seria legal vc fazer um video sobre o filme do Oppenheimer, seria interessante com uma ótica marxista leninista
O Japão teria capacidade de se defender dos bombardeios atomicos se caso mantivesse a guerra?
Já que muitos dizem que o Japão se rendeu mesmo por causa da URSS na invasão da Manchuria
O Japao se rendeu apos a segunda bomba em Nagasaki. Sem as bombas o Japao lutaria ate o ultimo homem.
@@ericyabadabadoo então, existem documentos que mesmo após as bombas o Japão lutaria ainda, mas após enfrentar a União soviética eles desistiram
Por isso minha pergunta, o Japão teria meios de se defender dos bombeiros americanos?
Oppenheimer, mais conhecido como comedor de casadas 😂
Opa, Gusdtavinho, meu amore, como vai? Que dahora ver você reagindo ao nerdologia. Caí aqui por acaso, meu bom! Abraço na teta esquerda!
Oppenheimer não era comunista. Apenas sua irmã, irmão e a esposa que conheceu no partido comunista.
kkkkkkkkkkkkk
E a história de que trabalhamos com as materialidades dos fatos?
Engajamento
Ela é o nome da mãe 😅
O Betinho era meritocrata total.
0:18 e camarada
O OPPENHEIMER era o Alek Fumaça de seu tempo.
Para você ver que só faltou oportunidade para o Alek Fumaça criar uma bomba atômica.
Oppenheimer, o primeiro Chat GPT