Apesar de ser uma pequeníssima parte da história desses dois, eu digo que não conhecia elas muito bem. Esse Nerdologia ajudou muito a entender como esse problema foi, e ainda é tão complicado.
Já que interessou. Recomendo a leitura da autobiografia do Malcolm X. Ele conta como mudou sua visão após a visita ao Oriente médio. Mesmo explicando até o seu assassinato que desistiu completamente da sua ideia de segregação, ele foi marcado por essa ideia.
Pois eh, eu jah conhecia a biografia de Mr X e Mr King, mas eu nem tinha parado pra pensar q essa dualidade entre poderia ser a inspiracao para Magneto e Dr Xavier. Muito legal, Nerdologia! PS.: Os filmes deles sao muito bom e inspiradores, e mesmo soh naum peguei em armas pq vi o do Mr King por ultimo! hahaha
Nação do Islam era anti-semita e tinha laços com o partido nazista americano, Malcolm X e George Lincoln Rockwell do partido nazista eram aliados, Rockwell até contribuía monetariamente com os negros segregacionista. Se ficarem instigando o nacionalismo negro, vai gerar efeito em cascata e instigar o nazismo novamente. E todo mundo sabe que quando Brancos se unem para a luta, só outros brancos(judeus) pode derruba-los.
"Através da violência você pode matar uma pessoa odienta, mas não pode matar o ódio. A escuridão não pode extinguir a escuridão. Só a luz pode." - Martin Luther King Jr
@@itvn6728 nenhuma mudança/revolução aconteceu porque o oprimido virou o outro lado da face pro inimigo, tanto é que antes de sua morte Martin Luther King reconheceu que levou o povo negro da África do Sul para uma "casa em chamas", pesquisa aí.
@@silva1530Tem uma excelente frase do Malcolm x onde ele diz que o cristianismo ensinou ao negro que ele deve vira a outra face porque esse é o ensinamento de Jesus, e isso atrelado a outros motivos causou a submissão do homem negro
O pastor King jr. foi um exemplo de cristão que defende os seus princípios: Deus não faz acepção de pessoas, todos são iguais, e a alma tem um valor infinito. Lutou como um bom cristão, sem violência. Conhecedor de teologia, como o vídeo diz, King põe em prática aquilo que havia aprendido em teoria: o amor. Esse sim foi um exemplo de cristão. O sermão " I have a dream" demonstrou a sua angústia em relação a injustiça, e também o caráter de um Deus justo que habitava neste homem. Sempre defenderei a importância do cristianismo para preservação de um mundo que estaga. Não foi atoa que alguém disse: vós sois sal da terra.
"Não sou a favor da violência desenfreada, mas sim da justiça." (Autobiografia de Malcolm X) Seja lembrado que, apesar dos seus discursos, Malcolm X não pregava a violência, mas sim o direito de se defender tendo em vista a constante violência contra os negros e impunidade dos agressores. Esse mesmo direito à defesa está no Alcorão, o livro sagrado dos Muçulmanos que ele seguia, e também é um direito previsto em lei, o direito à legitima defesa.
@@heberaguiar7522 Vc leu a autobiografia de Malcolm X? Sugiro ainda a leitura de Condenados da Terra, de Frantz Fanon! Dá pra entender o q é violência partindo desses dois textos.
Na verdade, ele mudou o sobrenome para X porque conseguia fazer grandes multiplicações de cabeça no tempo da escola. Por ter essa qualidade, seus amigos o chamavam de X, que é o simbolo da multiplicação.
Muitas vezes, o que mais divide a gente não é O QUE queremos, mas que caminho a gente acredita que é melhor para se chegar até lá. Quase todo mundo é contra a corrupção, contra a fome, contra a violência. Está tudo bem discordarmos nas formas em que vamos lutar contra isso tudo. Se soubermos aproveitar bem nossas diferenças, elas podem ser um enriquecimento das possibilidades e de nosso repertório de ideias para combater o que nos aflige. Se a gente se comunicar direitinho, um cede aqui, o outro cede ali, e a gente vai fazendo caminhos pra resolver nossos problemas. Se a gente ficar colocando rótulos em quem pensa diferente, e negando as pessoas somente por conta desses rótulos ("COMUNISTA!", "BOLSOMINION", etc.), perde-se outros pontos de vista. A gente precisa discutir. A gente precisa discordar. Mais do que tudo, a gente precisa OUVIR. Acho que ninguém quer ser xingado e rotulado e, se uma pessoa está falando coisas que me parecem absurdas, eu tenho certeza de que não é o meu xingamento e o meu rótulo que vão fazer com que a pessoa repense suas ideias. A desobediência civil pacífica de King tem raízes no pensamento de Thoreau (um homem branco americano), na forma como os evangelhos representam Jesus (um judeu palestino) e em Gandhi (um indiano que estudou na Europa). Essas ideias correm o mundo por pessoas de diferentes etnias, nacionalidades, e mesmo de diferentes continentes e épocas. Só funcionaram porque essas pessoas souberam ouvir vozes que vinham de além do seu mundinho, além da sua bolha. Tem muita gente que está agindo como verdadeiras bombas de ódio e preconceito, mas eu tenho certeza de que vale a pena buscar quem são as pessoas que estão por trás dos comentários agressivos e das práticas criminosas, ouvir essas pessoas e tentar desarmar as bombas-relógio. Eu conheço muita gente que mudou totalmente sua forma de falar e de agir, pra melhor e pra pior. O caminho é longo.... (...mas eu vou cantando.)
Exatamente, mas primeiro a pessoa tem que estar pronta a ouvir, senão o esforço é em vão. Acho que xingamentos vazios de qualquer argumento devem ser sumariamente ignorados, essas pessoas que estão fazendo um papel de troll não querem debater.
@@TioAquila acredito que a forma que o Malcon X adotava para combater o racismo era baseado nas experiências dele. Apesar de ambos crescerem em um ambiente extremamente racista, o Malcom X teve vários traumas desde a infancia, como: a perca do pai dele, o abandono do padrasto dele após saber que sua mãe estava grávida, a sua mãe ser internada em hospital psiquiátrico e ele crescer sem o apoio da família, morando na casa de brancos sendo mal tratado e etc...
O porquê de eu nunca ter estudado sobre esse tema no ensino médio, seria tão interessante ainda com a comparação com o professor Xavier e Magneto seria épico nas minhas aulas, triste dizer que aprendo muito mais história hoje com 3 meses de youtube do que 3 anos no ensino médio
A luta sempre soma nunca anula e por mais que haja embates entre as formas de resistência, o mais importante no longo prazo da história é Resistir! Malcom X e Martin King se complementam na medida que cada um cativa pessoas diferentes mas nenhum luta ou lutará pelo silêncio dos povos negros!
A luta nem sempre soma. Depende como ela é feita... assaltar, agredir ou atitudes relacionadas só causam mais resistência a ideias contra o racismo e reforçam visões distorcidas de mundo.
@@DavidMarcondesX Calma lá: entendo seu ponto, mas é preciso contextualizar as ações... sou veementemente contra a luta armada como recurso primário pq de fato ela pode trazer isso que você diz... em democracias. Até falo disso no meu canal - da importância da luta não violenta e como ela é mais efetiva que insistir no ciclo de ódio... No entanto, a partir do ponto que é uma Guerra Civil, que o Estado tem como princípio caçar sua vida, que o autoritarismo se instala, a perspectiva muda de esfera - não é possível julgar sociedades que a vida e a morte foram diluídas por uma guerra com a mesma régua da democracia...! Por que aí não é ação, é reação e geralmente com muito menos força que a opressão instalada...
@@Normose_ Eu concordo com você, mas esse não é sempre o caso. Veja o início de vida do Malcom X cometendo extorsão, tráfico, assalto e violência contra pessoas comuns que não tinham nada a ver com a situação. Vamos supor que um governo comete uma injustiça contra o meu povo, eu não irei cometer um atentado terrorista na praça da Sé aqui em São Paulo matando um monte de gente que não tem a ver com isso diretamente (e até indiretamente). Minha discordância com você é o fato de dizer que a luta sempre soma. Isso não é verdade. Depende do que é feito, senão até piora a situação.
@@LucasFernando666 existe uma diferença muito clara entre uma comparação de grau com uma comparação de gênero. Ou seja, não tem nada a ver com falsa simetria, basta ver o tipo de comparação que fiz. Também utilizar exemplos de casos extremos são necessários para extrair princípios.
Cara é muito massa ver esse nerdologia, porque na minha graduação (história) estudei quadrinhos e um dos meus colegas fez o seu TCC justamente sobre esse tema, usando os X-Men como paralelo para a luta de movimentos sociais nos Estados Unidos. É simplesmente fantástico assistir isso aqui, sabendo que já vi o mesmo em outro lugar.
Sou mais Luther King que Malcom X, mas admiro muito o Malcom pela força e coragem. Sugiro que vejam o filme Malcom X dirigido por Spike Lee e protagonizado por Denzel Washington, é uma excelente forma de entender mais a vida dele e tudo o que passou. Excelente video, didático e conciso! Parabens!
Essa é a constatação de que nenhum movimento é homogêneo, cada pessoa passa por coisas diferentes e tem opiniões distintas sobre o mesmo movimento. Sejam negros, lgbts, mulheres, etc.
Na minha visão, esse é o melhor vídeo do canal em todos os sentidos. Obrigado Nerdologia, quando vocês postaram o vídeo eu assisti e cá estou eu novamente, 4 anos depois assistindo ele de novo. Vocês não tem ideia da importância desse vídeo e da história desses dois heróis na luta pelos direitos do meu povo negro. Se puder, façam um nerdologia sobre Malcom X e do MLK separados, é muito importante as pessoas (não só as negras) saberem da visão de luta que cada um tinha. Obrigado e parabéns 🫶🏿🤝🏿👏🏿
Nerdologia: Barba Negra Nerdologia: Coronelismo Nerdologia: Invasão Francesa ao Maranhão Nerdologia: Rei Leopoldo e o massacre do Congo Nerdologia: Ouroboros Nerdologia: Barão de Mauá Nerdologia: Dragão do Mar
Cara eu AMO todos os nerdologias mas esse me faz refletir e quando você falou das mortes eu fiquei arrepiada esse foi um dos melhores vídeos do nerdologia porque esse é um assunto bastante importante bjss ❤
@Ric Boni antropólogo mandando link de conspiração kkkkk Segundo vc malcom X racista contra brancos fez acordos com brancos nazistas ? Na moral só pode ser piada.
@Ric Boni sobre a merda que vc falou sobre brancos quererem o fim da escravidão que eles msm faziam na África th-cam.com/video/TTljxgyLQQ8/w-d-xo.html Apartheid.
@Ric Boni malcom X e ku klus klan juntos KKKKKKKKKKKKK Mano vc só pode ter transtornos mentais.
6 ปีที่แล้ว +1
Ola Atila, você mudou minha vida. Venho aqui agradecer a você e a toda equipe do Nerdologia pois vocês mudaram drasticamente meu destino. Me chamo Joao Pedro, moro em Belo Horizonte e tenho 24 anos. Venho de uma família humilde, com minha mãe trabalhando 3 horários para sustentar a mim e minha irmã, após meu pai abandonar nossa família, e estudarmos em escolas publicas ate nos formar no ensino médio. No ensino médio fui reprovado duas vezes pois, apesar de entender a matéria com relativa facilidade, não me interessava no conteúdo, por não ver utilidade pratica. Me formei em 2013 e foi quando tive o primeiro contato com o Nerdologia, vi o vídeo e gostei bastante, principalmente porque eu conseguia associar a matéria que eu via na escola com o conteúdo do seu vídeo. Ao me formar, não sabia ao certo que faculdade cursar, já que minha inclinação a aprender foi desencorajada na escola publica onde estudava, as professoras repetiam pra mim, na época e desde então, que um aluno com meu perfil jamais alcançaria nada na vida. Em 2014 fui convocado para o serviço militar obrigatório e passei a ser cobrado arduamente para melhorar meu desempenho físico, mas nunca o mental/cognitivo. Passei a sentir falta de conversas estimulantes. Foi quando lembrei do seu canal e comecei a assistir os vídeos enquanto cumpria minhas tarefas no quartel. Com minha sede apenas crescendo, e sendo lançado apenas um vídeo por semana (na época), passei a baixar os livros que você indicava, tendo que aprender inglês de maneira autodidata. Eu aproveitava os plantões e faxinas no quartel para ouvir os Nerdologias e audiolivros que você indicava. Foi quando sem meados de setembro de 2014 tomei uma decisão, eu iria cursar medicina! Eu sabia que não seria fácil, muito menos de uma hora pra outra. Contudo seus vídeos e indicações de livros me deram a motivação e a confiança que eu precisava para acreditar no meu potencial , uma vez que eu havia armazenado muito conhecimento, com VARIOS Nerdologias e mais de 40 livros lidos num ano. Sai da quarta companhia de policia do exercito em janeiro de 2015 com uma meta em mente, cursar medicina, e um plano traçado. Em 2015 comecei a trabalhar como adestrador de cães autônomo, montando a infraestrutura que eu precisaria pra estudar como escrivaninha, cama, computador, armário, moto, etc. Em 2016, com toda a infraestrutura montada, passei a economizar 70% do que ganhava para pagar um cursinho. Em 2017 consegui juntar dinheiro suficiente para fazer cursinho no melhor colégio da minha região. Estudei bastante, sempre trabalhando para ajudar nas contas em casa. E em 2018 tive a melhor noticia do mundo, eu havia conseguido nota para entrar em 3 universidades federais e bolsa de estudos em 5 particulares. Mas nenhuma delas era a faculdade que eu queria, novamente, acreditei no meu potencial, mesmo com pessoas tentando me convencer do contrário, e voltei a estudar. Foi então que em julho de 2018 tive a melhor noticia do mundo, eu havia conseguido uma bolsa de estudos integral para estudar na melhor faculdade de Minas Gerais, Ciências Medicas de Minas Gerais!!!!! Hoje estou cursando medicina graças ao incentivo que você e toda a equipe do Nerdologia me deram. Claro que recebi ajuda de pessoas fantásticas ao longo do caminho, mas, se não fosse a motivação e confiança iniciais que você me deu, eu jamais teria coragem de trilhar uma estrada tão árdua e desafiadora. Quero que saiba que todos os pacientes que eu salvar serão graças a você! Compartilhei a minha história aqui para você saber do tamanho bem que você faz ao mundo, mesmo com projetos não tão ortodoxos como o Nerdologia, que ela exprima o tamanho da minha gratidão e torcida para que continue por muitos anos! Sei bem da demanda de respostas por comentários aqui, por isso, vou tentar comentar em todo vídeo para que você tome conhecimento do bem que você, e agora o Felipe, estão fazendo. Agradeceria bastante, e significaria bastante pra mim, se você e/ou o Felipe pudessem mandar um abraço pra mim no final de um vídeo. Sinceramente, Joao Pedro Castelão.
Não há justificativa plausível pra qualquer pessoa dar um dislike nesse vídeo! Pra mim é o melhor e talvez o mais importante vídeo do canal. Muito bom mesmo, parabéns pro Felipe!
Os povos sempre foram assim.. vc faz discurso para eles Sobre suas idéias para transformar suas vidas melhores eles batem palmas diz que isso mesmo vc está certo estamos com vc Mais quando aos primeiros som de tiros. . Eles saiem correndo e te deixam sozinho na batalha Pense bem antes de vc lutar por alguém
Aos 2:54 'adimiro' doeu... vídeos sempre fodas pelo conteúdo, mas não é a primeira vez que a revisão dá uma canelada, no mais, bom trabalho! Excelente tema.
Sim, se pá é só um introdutório. Achei legal colocar eles na mesma linha do tempo e relaciona-los. Aposto que muita gente não sabia dessa parte histórica. Provavelmente virão episódios individuais deles.
Já conhecia parte da história de ambos, mas esse vídeo agregou muitas informações importantes. Ambos morreram lutando pelo que acreditavam, mas entre os dois, admiro bem mais Martin Luther King. "A escuridão não pode expulsar a escuridão, apenas a luz pode fazer isso. O ódio não pode expulsar o ódio, só o amor pode fazer isso" Martin Luther King
Hahaha continua nessse mundinho de perfeição sua q tu vai conseguir muita coisa em parça com esse amor q se fala q o king morreu e pq so um lado tem que ser pacifista fala pra mim em ?? Desde quando os brancos foram pacifistas em pq eu nunca vi isso, eles semprem pregavam o odio e a superioridade branca e que eram melhores e essas pohas racista q ce ta ligado., pq so uma lado tem que ser pacifista e o outro não em fala ae pq eu nunca entendi isso .
esse discurso foi feito em 1900 e pouco. Voces sabem como os negros eram tratados nos eua? A abolição da escravidao nos eua foi conquistada depois de uma GUERRA entre o sul e o norte. Houve GUERRA pra conseguirem liberdade. Isso não é nada pacifico. Depois da guerra, começaram a implantar leis de segregação racial onde não poderia ter casamento entre branco e negro, afastamento entre negros e brancos nos trens, estações ferroviárias, hotéis, barbearias, restaurantes, teatros. a maior parte das escolas também foram divididas em instituições para brancos e outras para negros. Os bebedeuros de escolas eram separados. Os bancos dos onibus eram separados. Se um branco entrasse e não tivesse lugar para sentar, um negro era OBRIGADO a levantar e dar o lugar. Se não fizesse isso, ia preso. Então SIM eu concordo com o discurso do Malcolm X.
@@donjuan561 Jesus Cristo nos ensinou a amar o próximo, o ódio não leva a lugar nenhum! a natureza do ser humano sempre foi ruim tanto do branco como do negro.
Martin Luther King foi muito influenciado por Mahatma Gandhi e o pacifismo político na Índia, mas a fonte teórica da desobediência civil praticada pelos dois vem de Henry Thoreau, no manifesto Desobediência Civil: "Leis injustas existem: devemos nos contentar em obedecê-las? Ou nos empenhar em aperfeiçoá-las, obedecendo até obtermos êxito? Ou devemos transgredi-las imediatamente?”
Muito obrigado pelo vídeo, é muito necessário relembrarmos dessas figuras históricas. Cada com sua abordagem, mas os dois com o mesmo objetivo de lutar pelos direitos dos afrodescentes. Após estudar por um ano na Morehouse College conheci de fato a importância de Martin Luther King Jr., muito grato pelo programa Ciências sem Fronteiras me proporcionar essa experiência. Hoje sou uma pessoa mais consciente, aplico meu aprendizado no dia-a-dia e quero influenciar pessoas por toda minha vida para um mundo mais justo.
Cara incrível!!! Eu nunca perceberia essa semelhança se você não fizesse esse paralelo. Vale lembrar, que embora mais radical as idéias do Malcolm sempre foram melhores a nível cultural e econômico. Ele pregava que os negros precisariam do seu próprio espaço a fim de se desenvolverem como sociedade sem sofrer a discriminação extrema criada pelo apartheid na época. Obs: Ele é o cara que eu mais admiro!
Agora tudo faz sentido pra mim, como não notei que X-Men tinha inspiração no período de segregação dos estados Unidos. Os mutantes sofrem racismos constantes nas hqs
Eu vou além, sou o Ciclope, essa referencia quer dizer que: Entre o caminho de MLK e MX há a união e a ação, como as mulheres que disseram não no ônibus.
Os negros norte-americanos foram escravizados, explorados e quando ganharam suas supostas liberdade foram segregado das formas mais cruéis e brutais, e vc quer vim com discursos pacifista ? Eu tô com Malcon X, não sou negro e eu odeio os inter-raciais e eu sou a favor dos negros preservarem suas etnias africanas como qualquer outro povo. Discurso pacifista só deixa o povo mais vulnerável, e opressores se aproveitam.
Dois homens incríveis que lutaram de formas distintas, mas com um mesmo objetivo: A emancipação e a vida do povo negro. Gigantes! #UBUNTU P.S: Façam um Nerdologia sobre a ANGELA DAVIS :)
Que timing... Sou professor num cursinho popular e sábado, 3 dias antes desse Nerdologia dei exatamente uma aula sobre direitos civis e líderes negros. Como sempre, excelente vídeo. Parabéns Felipe!
Só para deixar bem claro: MLK lutava pela igualdade. Isso não quer dizer que ele simplesmente defendia que dissessem "ok, agora todos tem direitos iguais". Como o Felipe mencionou, King lutava por políticas que resolvessem a desigualdade criada por anos de escravidão. Se você é contra essas políticas, você tem todo direito de ter sua opinião, mas não use a figura de MLK para defender essas ideias. Por enquanto, essas políticas ainda não vieram. Só vieram em parte. Quem as defende é às vezes chamado de "comunista de merda" e afins, assim como MLK. Os tempos mudaram, mas existem algumas permanências nesse processo histórico...
Se com políticas que resolvem desigualdades ele (Martin) procurava que o Estado forçasse a distribuição de renda por conta própria, ele defendia (obviamente) uma intervenção estatal, o que caracteriza muito bem algo que sabemos o nome. De qualquer forma, rótulos nada mais são que meios de invalidar um argumento/ideal a fim de atingir a pessoa (ou grupo de pessoas) ao invés de questionar as bases do próprio argumento/ideal por tanto, falácias inúteis e superfulas; entretanto, tu não pode fingir que INTERVENÇÃO ESTATAL NA ECONOMIA A FIM DE RESOLVER DESIGUALDADES é parte muito clara e definida de um espectro político.
Deixando claro o M.L.K estava sim em partes muito certo em "forçar" uma intervenção estatal na economia para à maior distribuição de renda(eu não concordo com esse tipo de política econômica) porém no espectro político americano isso fazia mais sentido e os efeitos viriam mais rápido, porém poderia estagnar a economia americana e se fosse mal aplicada causar o efeito brasileiro de dependência estatal que é horrível..... Tudo isso pode ser explicado analisando a história americana que após o fim dá escravidão usou políticas de agregamento aos negros, que poderiam ter terras e afins, pode-se notar tbm uma falta de mestiços (pardos) nos EUA, bem ao contrário do Brasil que com o golpe dá república todo o sonho de negros terem terras e garantia de um trabalho foram totalmente destruídas, só sendo marginalizados na sociedade, outro fato tbm é a grande quantidade de mestiços no Brasil e nossa grande diversidade étnica, que torna quase impossível e racista, separar quem é negro de quem é branco e quem teve ancestrais negros que foram prejudicados..... Por isso defendo no caso do Brasil a melhoria na condição educacional para todos e melhorar as condições de mobilização de classes( chances de sair dá pobreza ) com o maior livre mercado, menos impostos muito menos mesmo pra tirar a bota estatal do pescoço dos mais pobres e do povo...... Tudo isso torna mais fácil ainda de todos terem os mesmos direitos e condições sociais. Ótimo vídeo por sinal, sou um mesclado das teorias de M.L.K e Malcom X, pregar a igualdade e fraternidade, e defender o direito à defesa por quaisquer meios possíveis, não pode haver agressão física à ninguém, e Malcolm X estava certo sobre isso.
Acho que lá atrás o malcon x tinha razão em almejar a separação de negros e brancos, por diversos motivos, mas hoje, ao meu ver esse pensamento é ultrapassado pois com o assassinato de George Floyd ficou claro que muitos brancos abraçaram a nossa causa mostrando que essa luta não é mais só dos negros mas sim de todos contra o rascismo.
Exato mano. Todos somos seres humanos e temos que viver em conjunto, unidos. Somos todos da mesma raça, Humanos! Espero que um dia acabe de vez ódio entre as etnias, msm hoje onde diminui drasticamente, infelizmente ainda existe :(. Vai ser incrível ver chineses e tibetanos em paz, brancos e pretos, enfim, união.
esse discurso foi feito em 1900 e pouco. Voces sabem como os negros eram tratados nos eua? A abolição da escravidao nos eua foi conquistada depois de uma GUERRA entre o sul e o norte. Houve GUERRA pra conseguirem liberdade. Isso não é nada pacifico. Depois da guerra, começaram a implantar leis de segregação racial onde não poderia ter casamento entre branco e negro, afastamento entre negros e brancos nos trens, estações ferroviárias, hotéis, barbearias, restaurantes, teatros. a maior parte das escolas também foram divididas em instituições para brancos e outras para negros. Os bebedeuros de escolas eram separados. Os bancos dos onibus eram separados. Se um branco entrasse e não tivesse lugar para sentar, um negro era OBRIGADO a levantar e dar o lugar. Se não fizesse isso, ia preso. Então SIM eu concordo com o discurso do Malcolm X.
Incrível a ideia de criar um paralelo entre os personagens dos quadrinhos e estas duas lendas que o mundo teve brevemente, apesar do vídeo ser curto ele consegue conquistar a atenção e despertar interesse, um exemplo para os professores! Incrível!!
MalcomX não era a favor da violência mas sim que os negros pudessem se proteger contra o racismo e violência dos brancos , era reativo contra violência através da violência
Triste é saber que muita galera mais nova estava zuando a imagem sem saber de nada: "E aquela mulher parecida com a Marina e um busão amarelo, nunca ouvi falar, pensei que era no nordeste, kkk"
@@ZakaTrabalhador vai entender o ser humano...zuar é bom , mas ter limites é melhor ainda. Se você ver um ovo de galinha branco e um negro , quebre os dois e logo veja a cor da gema e da clara, com crtz será igual , espero que tenha entendido a mensagem.
Nerdologia, muito obrigado por esse conteúdo de qualidade, por essa didática no ensino. Os jovens seriam mais instigados ao conhecimento com professores e mestres como vocês, meu muito obrigado por esse conteúdo, melhor canal do TH-cam
Parabéns pelo novo formato dos vídeos. Esse é o primeiro que assisto com esse layout de "timeline", isso diminuiu a velocidade do Felipe rs. Parabéns pelo conteúdo e esclareceu bastante sobre King e X
Aproveitando o tema do vídeo, acho muito interessante comentar uma experiência do cotidiano quando se discute a luta racial. Acho curioso como, na maioria esmagadora dos casos, as pessoas dizem "preferir", ou seja, achar mais louvável a conduta de King em detrimento dos métodos e discursos de Malcolm X. E não é bem esse o curioso em si, mas como, na maioria das vezes, as pessoas que dizem isso são brancas e advogam em defesa da posse e porte de armas - sendo, nesse quesito, um argumento muito comum a instrumentalização das armas contra governos e estruturas hierárquicas opressivas, como se fossem os objetos de "liberdade" e da luta de direito a todo "cidadão de bem" (essa criatura mágica do folclore brasileiro). Enfim, não é uma tentativa de montar aforismas, mas achei interessante compartilhar, porque os pesos e as medidas mudam, escancaradamente, quando tratamos das manifestações dos oprimidos e do opressor. Velho ditado diz: "aos amigos, tudo; aos inimigos, a lei.".
Boa reflexão. O que acho curioso tbm e que o video fez questão de mostrar, é que a infância e juventude de ambos foram muito diferentes e moldaram suas visões de mundo, mas a galera aqui não se ligou muito nisso.
Ric Boni eu li, sim. O que eu disse foi que A MAIORIA dos casos que observei eram de pessoas brancas e que um argumento comum, porém não único, era o de que armas serviriam para proteger liberdades individuais contra governos e estruturas sociais repressivas. Talvez você não tenha lido direito o que eu escrevi.
Ric Boni o próprio mote de que o porte de armas é uma manifestação de liberdade e do "direito de se defender" (balela) é uma demonstração disso, por um estranho clamor de que o Estado não deveria ser o provedor exclusivo da segurança pública. Esse também é um dos lemas da NRA, nos Estados Unidos e de grupos extremistas do país (freedom, faith, fireguns). Enfim, além de achar isso tudo um absurdo, eu disse que não pretendia postular nada com meu comentário - é apenas uma reflexão com base no que já experienciei. Vejo muitas pessoas usando esse argumento TAMBÉM. Mas ele curiosamente some quando movimentos sociais como o movimento negro se armam. Se você discorda, fundamente, mas não cite o que eu não disse.
Revisitando o vídeo nessa época de muita luta. A violência policial desenfreada nos EUA e Brasil, principalmente com pessoas negras, deixa escancarada a importância das ideias defendidas por Malcom X. Pra quem tiver interesse, a série sobre ele: Quem matou Malcom X é bem bacana! FOGO NOS RACISTAS E NOS FASCISTAS!
@@luanguimaraes5519 pela " RAÇA" BRANCA vc não precisa lutar não 👍 eles estão no topo da pirâmide da sociedade mundial a SÉCULOS 👍 e se for falar de Brasil tem que lutar pelos menos favorecidos e esses VCS já sabem quem são né ????
a hisotira dos dois é extremamente enriquecedora para qualquer estudo sociólogo. recomendo tbm assistirem os documentários "i am not your negro" e "13 emenda", ambos na netflix.
@David Cala boca você está totalmente enganado seu bosta! Aqui no meu bairro nós ensinamos sobre MALCOLM X e Martin. Ensinamos a elas a se proteger do racismo e de muitas coisas. Seu otário queria te dá uma surra nunca fale do malcolm.
@David eu respeito muito o luther king mais o jeito pacífico dele nao trouxe o resultado esperado na minha opiniao o método do malcon x e mais eficaz e so ve os protestos pela morte do george Floyd essa e minha opiniao
@David filho podemos beber das duas FONTES vc pode ser 8 OU 80 👍 e já eras ambos têm que ser passado a frente para que geral entenda as formas do RACISMO em estragar,atrapalhar,excluir e fuder com a vida de NEGROS e seus DESCENDENTES fora outros revolucionários que morreram pela causa em vários países no mundo 👍 oq eles ganharam foi a MORTE então TOSOS OS MEIOS SÃO NECESSÁRIOS 👍 já falava MALCOM X
Vendo esse nerdologia anos depois, é impossível negar o quanto a história de vida desses dois homens moldaram completamente a foram como quiseram deixar sua semente no mundo. Malcom X não teve estrutura familiar, e recorreu à violência e antisemitismo por isso ainda quando jovem. Martin Luther King teve bem mais instrução e apoio familiar, o que o levou a lutar de forma mais ativa e pacífica graças ao seu estudo e acabou por adquirir também grande empatia não só pelo seu clássico discurso "Eu tenho um sonho", mas também pelo envolvimento que tinha com seus seguidores. Acho excelente o vídeo para reflexão e repensarmos sobre os momentos que estamos vivendo hoje!
@@picapaubeta8966 Na verdade não me expressei mal, de forma alguma. Apenas apresentei minha visão acerca do vídeo apresentado. De quais pontos que eu falei você discorda ou não entendeu?
@@picapaubeta8966 "Malcom X não teve estrutura familiar, e recorreu à violência e antisemitismo por isso AINDA QUANDO jovem." Eu quis dizer que pelo fato dele não ter tido estrutura familiar, recorreu então à violência. Não sei se agora consegui esclarecer melhor, pois no vídeo isso é retratado de uma forma bem clara.
Malcon x é um Grande Homem, De uma Lucidez incrível, não era um negro ingênuo, ele era realista, não ficava sonhando/fantasiando Que os Brancos iriam abrir mãos dos seus privilégios pelos negros, em nome de uma igualdade.
É quando se morrem pessoas de um lado nessa busca pacifista. Em protestos pacíficos organizados pelo MLK, pessoas negras eram agredidas e por vezes perdiam as vidas. Vida a marcha em Selma, onde dois negros e um branco foram assassinados por brancos supremacistas. É fácil pensar que um caminho por essas vias é utópico: negros continuam morrendo até hoje (Floyd, Marielle, João Pedro) buscando vias democráticas de manifestação e igualdade.
@@gabrieldacruz940 eu li. Mas nao acredito que tenha como justificar a agressao de individuos inocentes (considerando que nesse caso é agressao aos direitos do individuo e nao apenas agressão física)
Malcons é o q não falta... filhos de famílias desestruturadas q descontam seu ódio no mundo roubando, extorquindo e por aí vai... tá faltando é filho bom igual o MLT isso sim
@@heberaguiar7522 Pra você Está Faltando Negro Manso né?! De onde Malcon x Roubava e extorquia?! Eu até estava lendo com entusiasmo o seu comentário, até ver a sua pele Branca como a neve.
@@materiaescuraa Malcolm X, era um criminoso, tinha ódio de Cristão... Informe se direito, e pare de ser EXTREMAMENTE ignorante. E só pq alguém é branco, amarelo... não tem o direito de falar??? Pare com esse preconceito perigoso, King lutava justamente contra isso!!!
Sou brasileira e americana - descendente de gregos e Italianos... Apaixonada por culturas, história, sociologia, psicologia e religiões. A Colonização Européia bagunçou o mundo... Impondo sua cultura e religião para dominar outros povos - não respeitando a liberdade e nem fazendo uma troca justa e beneficiando ambas as culturas - escravizando física, mental, econômica e militarmente a outra. Foi assim na América, na África, na Ásia e Oceania.
Ótimo episódio! Malcom X e Martin Luther King mostram bem como é possível ter objetivos semelhantes e ainda assim discordar da forma como alcançá-los. O que me entristece é saber que apesar de todo conhecimento, toda a história e a luta dos dois, ainda vivemos em um mundo onde há tanto racismo.
Muito legal a ideia do vídeo! Malcom representa em pessoa o sofrimento de milhares de crianças negras, que em crescem em uma família destruturada. Depois, as consequências na adolescência foram brutais. Mas é impressionante como ele se tornou um adulto extremamente culto, inteligente e com um discurso poderoso! Malcom era a face mais doídando racismo e todo a sofrimento do povo negro. By any means necessary o povo negro tem que lutar contra a opressão, racismo e por equidade!
o amor salva o mundo sim, mas e quando se você não reagir você e seus semelhantes morrem? Quando se de forma pacífica tentamos recorrer aos nossos direitos e armarem uma sabotagem contra pessoas indefesas e ingênuas sem defesa alguma. Se nossos oponentes possuem armas e nos oprimem vamos ficar parados vendo isso? Igual aconteceu aos nossos antepassados índios e escravos, se através de paz e amor melhorasse de forma concreta algo não estaríamos tendo que lutar hoje. O negócio é resistir e reagir, se não seremos eliminados, sem ter chance de defesa e ainda será algo normal protegido pelas leis, sistema e governantes opressores. Como George floyd, João Pedro e Miguel por exemplo atualmente. Tanto o Malcolm, como o King ambos tinham o mesmo ideais porém eram realizados de forma diferente para chegar ao mesmo objetivo, em alguns lugares a forma pacífica pode ter poder, em outros não, então cabe enquadrar a melhor opção para cada país e região para que tenhamos uma sociedade melhor, sempre através da paz se possível, mas se não... Mas temos o exemplo infelizmente do King que agia de forma pacífica e acabou morrendo de forma brutal. Que é claro que foi uma sabotagem do governo opressor, racista e facista que aproveitaram de sua inocência e (des)proteção
Vemos que o extremismo nunca terá o mesmo alcance assim como sonhava Malcom x, Luther King morreu na mesma idade porém seu discurso tem maior alcançe. Sei lá se X-Men tem relação ou inspiração nessas Histórias, mas o separatismo existe até hoje e devemos policiar de perto!
Você podia falar sobre o Martin Luther King Jr. negro (como ele realmente foi enquanto vivo) e o branco (como se apropriaram da sua imagem e distorceram seu discurso). Esse último excluíram tudo o que ele falava sobre igualdade social e não meramente política dos afro-americanos, incluindo os seus discursos críticos ao capitalismo.
Ele era pró-armamento, defendia valores culturalmente cristãos, era contra o aborto e a quem diga as más linguas que foi um pervertido. E isso quem disse é os próprios progressistas, as criticas ao capitalismo dele não o classificam como anti-capitalista ou algo do tipo, o que não faltou de ciêntistas econômicos históricamente de esquerda criticando a U.R.S.S não é brincadeira, veja o nerdologia de história sobre isso...
Garanto que na epoca, como hoje, a luta dos caras era chamada de "questão social sem importancia" e que as palavras "emprego, saude e educação" eram jogadas como o real foco a ser tomado. Como se um ponto anulasse o outro.
0:16 - Engraçado... "Dê play nesse nerdologia de História", sendo que o vídeo já está tocando E só é possível escutar a instrução de "Dar o play no vídeo" caso o vídeo já esteja tocando XD Mind-blowing.
Apesar de ser uma pequeníssima parte da história desses dois, eu digo que não conhecia elas muito bem. Esse Nerdologia ajudou muito a entender como esse problema foi, e ainda é tão complicado.
Já que interessou. Recomendo a leitura da autobiografia do Malcolm X. Ele conta como mudou sua visão após a visita ao Oriente médio. Mesmo explicando até o seu assassinato que desistiu completamente da sua ideia de segregação, ele foi marcado por essa ideia.
Pois eh, eu jah conhecia a biografia de Mr X e Mr King, mas eu nem tinha parado pra pensar q essa dualidade entre poderia ser a inspiracao para Magneto e Dr Xavier. Muito legal, Nerdologia!
PS.: Os filmes deles sao muito bom e inspiradores, e mesmo soh naum peguei em armas pq vi o do Mr King por ultimo! hahaha
@@victazevedo Ainda teve recentemente Killmonger e Pantera negra deixando mais explícito o embate de ideias.
@@linuxp00 PÓ, pra min representou a dualidade e o debate de ideias, mais do que todos os filmes dos X-men juntos.
Nação do Islam era anti-semita e tinha laços com o partido nazista americano, Malcolm X e George Lincoln Rockwell do partido nazista eram aliados, Rockwell até contribuía monetariamente com os negros segregacionista. Se ficarem instigando o nacionalismo negro, vai gerar efeito em cascata e instigar o nazismo novamente. E todo mundo sabe que quando Brancos se unem para a luta, só outros brancos(judeus) pode derruba-los.
"I have a dream..." chega arrepia de tão forte
Sim irmão
Só essa frase já dá um arrepio, slk
Sim eu senti o mesmo!arrepiei todinho.
Me arrupeio e me lacrimejo. Esse é efeito das palavras de um eloquente pregador batistano.
Arrepiou até o rabo
"Através da violência você pode matar uma pessoa odienta, mas não pode matar o ódio. A escuridão não pode extinguir a escuridão. Só a luz pode." - Martin Luther King Jr
Frase vazia.
@@silva1530 Pq?
@@itvn6728 nenhuma mudança/revolução aconteceu porque o oprimido virou o outro lado da face pro inimigo, tanto é que antes de sua morte Martin Luther King reconheceu que levou o povo negro da África do Sul para uma "casa em chamas", pesquisa aí.
Não confunda a reação do oprimido com a violência do opressor.
@@silva1530Tem uma excelente frase do Malcolm x onde ele diz que o cristianismo ensinou ao negro que ele deve vira a outra face porque esse é o ensinamento de Jesus, e isso atrelado a outros motivos causou a submissão do homem negro
O pastor King jr. foi um exemplo de cristão que defende os seus princípios: Deus não faz acepção de pessoas, todos são iguais, e a alma tem um valor infinito. Lutou como um bom cristão, sem violência. Conhecedor de teologia, como o vídeo diz, King põe em prática aquilo que havia aprendido em teoria: o amor.
Esse sim foi um exemplo de cristão. O sermão " I have a dream" demonstrou a sua angústia em relação a injustiça, e também o caráter de um Deus justo que habitava neste homem.
Sempre defenderei a importância do cristianismo para preservação de um mundo que estaga. Não foi atoa que alguém disse: vós sois sal da terra.
Concordando com tdo o que vc flow, flando sério, mas King tinha até o vício cristão de pular a cerca. Cristão pra caraleo!
Cristianismo foi o mal do mundo tbm amigo
O mal do mundo é a ignorancia do homem em larga escala. Se eu e vc amassemos aos nossos proximos como a nós mesmos ...
@@thiagowill26 Isso é algo perigoso, é os que não se amam? Os que se odeiam? Se eles odiassem os próximos com a si mesmo?
@@ciggsrotes6225 Faça sua parte.
"Não sou a favor da violência desenfreada, mas sim da justiça." (Autobiografia de Malcolm X)
Seja lembrado que, apesar dos seus discursos, Malcolm X não pregava a violência, mas sim o direito de se defender tendo em vista a constante violência contra os negros e impunidade dos agressores. Esse mesmo direito à defesa está no Alcorão, o livro sagrado dos Muçulmanos que ele seguia, e também é um direito previsto em lei, o direito à legitima defesa.
isso depois que ele saiu da nação Islã né? Eles eram tão violentos q os mesmos o mataram
@@heberaguiar7522 Vc leu a autobiografia de Malcolm X? Sugiro ainda a leitura de Condenados da Terra, de Frantz Fanon! Dá pra entender o q é violência partindo desses dois textos.
Se é em auto defesa eu não chamo de violência, Malcolm X
@@heberaguiar7522 Foi o infiltrados do FBI que matou o Malcolm!!
Engane a si msm kkkk
Malcolm X mudou seu sobrenome para X em homenagem aos nomes desconhecidos de ancestrais africanos.
Na verdade ele colocou esse sobrenome em homenagem ao X-Men
@@jebaited3533 que comentário tosco
Isso. O nome de nascença dele era Malcolm Little
Mentira,todo mundo sabe que foi homenangem ao XXXTENTACION
Na verdade, ele mudou o sobrenome para X porque conseguia fazer grandes multiplicações de cabeça no tempo da escola. Por ter essa qualidade, seus amigos o chamavam de X, que é o simbolo da multiplicação.
Muitas vezes, o que mais divide a gente não é O QUE queremos, mas que caminho a gente acredita que é melhor para se chegar até lá. Quase todo mundo é contra a corrupção, contra a fome, contra a violência.
Está tudo bem discordarmos nas formas em que vamos lutar contra isso tudo. Se soubermos aproveitar bem nossas diferenças, elas podem ser um enriquecimento das possibilidades e de nosso repertório de ideias para combater o que nos aflige. Se a gente se comunicar direitinho, um cede aqui, o outro cede ali, e a gente vai fazendo caminhos pra resolver nossos problemas.
Se a gente ficar colocando rótulos em quem pensa diferente, e negando as pessoas somente por conta desses rótulos ("COMUNISTA!", "BOLSOMINION", etc.), perde-se outros pontos de vista. A gente precisa discutir. A gente precisa discordar. Mais do que tudo, a gente precisa OUVIR. Acho que ninguém quer ser xingado e rotulado e, se uma pessoa está falando coisas que me parecem absurdas, eu tenho certeza de que não é o meu xingamento e o meu rótulo que vão fazer com que a pessoa repense suas ideias.
A desobediência civil pacífica de King tem raízes no pensamento de Thoreau (um homem branco americano), na forma como os evangelhos representam Jesus (um judeu palestino) e em Gandhi (um indiano que estudou na Europa). Essas ideias correm o mundo por pessoas de diferentes etnias, nacionalidades, e mesmo de diferentes continentes e épocas. Só funcionaram porque essas pessoas souberam ouvir vozes que vinham de além do seu mundinho, além da sua bolha.
Tem muita gente que está agindo como verdadeiras bombas de ódio e preconceito, mas eu tenho certeza de que vale a pena buscar quem são as pessoas que estão por trás dos comentários agressivos e das práticas criminosas, ouvir essas pessoas e tentar desarmar as bombas-relógio. Eu conheço muita gente que mudou totalmente sua forma de falar e de agir, pra melhor e pra pior. O caminho é longo....
(...mas eu vou cantando.)
É difícil discutir com pessoas autoritárias. É realmente difícil.
👏👏👏👏👏👏
Excelente comentário! Há uma diferença entre discordar e odiar
Exatamente, mas primeiro a pessoa tem que estar pronta a ouvir, senão o esforço é em vão. Acho que xingamentos vazios de qualquer argumento devem ser sumariamente ignorados, essas pessoas que estão fazendo um papel de troll não querem debater.
Interessante. Obrigado pelo comentário.
impossível não segurar o choro diante de grandiosos homens com grandiosas histórias de luta
O povo coloca muitos "vs" entre eles, sendo que na verdade ambos morreram com ideais parecidos, duas pessoas fodas
A diferença era mesmo a maneira que ambos queriam chegar a um objetivo
@Gabriel Gachet são muito diferentes! Martin usava a sua fé em Cristo como base pra mudança, Malcon X usava a violência.
@@TioAquila analisando dentro da contexto da época o posionamento de maicon faz todo sentido!
@@TioAquila acredito que a forma que o Malcon X adotava para combater o racismo era baseado nas experiências dele. Apesar de ambos crescerem em um ambiente extremamente racista, o Malcom X teve vários traumas desde a infancia, como: a perca do pai dele, o abandono do padrasto dele após saber que sua mãe estava grávida, a sua mãe ser internada em hospital psiquiátrico e ele crescer sem o apoio da família, morando na casa de brancos sendo mal tratado e etc...
@@andrelimabatista3606 vdd mano! Isso são paradas que marcam a vida de uma pessoa
O porquê de eu nunca ter estudado sobre esse tema no ensino médio, seria tão interessante ainda com a comparação com o professor Xavier e Magneto seria épico nas minhas aulas, triste dizer que aprendo muito mais história hoje com 3 meses de youtube do que 3 anos no ensino médio
com todo o respeito, com ctz não aprende. Na vdd nos dois a gente não aprende.
Né mano
Porque aqueles que controlam o mundo não querem que você aprenda
@@ronaldadrianocabral7651 oxi krl, pq nao
Lutaram por pontos diferentes mas nenhum deles defendeu o silencio do povo #ubuntu
#xfce
#ubunto
#kalilinux
@@clow1565 sabe o significado e origem da palavra?
@@Al_Straik sabe o singinificado e origem da palavra?
A luta sempre soma nunca anula e por mais que haja embates entre as formas de resistência, o mais importante no longo prazo da história é Resistir! Malcom X e Martin King se complementam na medida que cada um cativa pessoas diferentes mas nenhum luta ou lutará pelo silêncio dos povos negros!
A luta nem sempre soma. Depende como ela é feita... assaltar, agredir ou atitudes relacionadas só causam mais resistência a ideias contra o racismo e reforçam visões distorcidas de mundo.
@@DavidMarcondesX Calma lá: entendo seu ponto, mas é preciso contextualizar as ações... sou veementemente contra a luta armada como recurso primário pq de fato ela pode trazer isso que você diz... em democracias. Até falo disso no meu canal - da importância da luta não violenta e como ela é mais efetiva que insistir no ciclo de ódio... No entanto, a partir do ponto que é uma Guerra Civil, que o Estado tem como princípio caçar sua vida, que o autoritarismo se instala, a perspectiva muda de esfera - não é possível julgar sociedades que a vida e a morte foram diluídas por uma guerra com a mesma régua da democracia...! Por que aí não é ação, é reação e geralmente com muito menos força que a opressão instalada...
@@Normose_ Eu concordo com você, mas esse não é sempre o caso. Veja o início de vida do Malcom X cometendo extorsão, tráfico, assalto e violência contra pessoas comuns que não tinham nada a ver com a situação.
Vamos supor que um governo comete uma injustiça contra o meu povo, eu não irei cometer um atentado terrorista na praça da Sé aqui em São Paulo matando um monte de gente que não tem a ver com isso diretamente (e até indiretamente).
Minha discordância com você é o fato de dizer que a luta sempre soma. Isso não é verdade. Depende do que é feito, senão até piora a situação.
@@DavidMarcondesX isso q você ta falando chama falsa simetria, sua comparação não tem o minimo de cabimento
@@LucasFernando666 existe uma diferença muito clara entre uma comparação de grau com uma comparação de gênero. Ou seja, não tem nada a ver com falsa simetria, basta ver o tipo de comparação que fiz.
Também utilizar exemplos de casos extremos são necessários para extrair princípios.
Mereciam 2 Nerdologias... Um pra cada um!
Verdade
Cara é muito massa ver esse nerdologia, porque na minha graduação (história) estudei quadrinhos e um dos meus colegas fez o seu TCC justamente sobre esse tema, usando os X-Men como paralelo para a luta de movimentos sociais nos Estados Unidos. É simplesmente fantástico assistir isso aqui, sabendo que já vi o mesmo em outro lugar.
Sou mais Luther King que Malcom X, mas admiro muito o Malcom pela força e coragem. Sugiro que vejam o filme Malcom X dirigido por Spike Lee e protagonizado por Denzel Washington, é uma excelente forma de entender mais a vida dele e tudo o que passou.
Excelente video, didático e conciso! Parabens!
Que vídeo bom, cara! Excelente!
Dois grandes heróis que nós tivemos na sociedade.
O King sim, mas Malcolm nem tanto.
O Malcon foi foda
X e o maior negro racista, ele e zumbi são verdadeiras vergonhas.
O king é herói o outro é apenas um babaca
@@yangabriel1634 no que exatamente ele seria um babaca?
A diferença que faz crescer numa família minimamente estruturada
Mais não se esqueça que a família do Malcon x foi destruindo pelo racismo e preconceito que levaram ao assassinado do seu pai .
A diferença que faz ter o mínimo de consciência do que a MAIORIA (Malcom X) da população passa...
Essa é a constatação de que nenhum movimento é homogêneo, cada pessoa passa por coisas diferentes e tem opiniões distintas sobre o mesmo movimento. Sejam negros, lgbts, mulheres, etc.
@@lov1ah maioria nao neh man
@@linuxp00 isso
Na minha visão, esse é o melhor vídeo do canal em todos os sentidos. Obrigado Nerdologia, quando vocês postaram o vídeo eu assisti e cá estou eu novamente, 4 anos depois assistindo ele de novo. Vocês não tem ideia da importância desse vídeo e da história desses dois heróis na luta pelos direitos do meu povo negro. Se puder, façam um nerdologia sobre Malcom X e do MLK separados, é muito importante as pessoas (não só as negras) saberem da visão de luta que cada um tinha. Obrigado e parabéns 🫶🏿🤝🏿👏🏿
Dois grandes homens! Independente de suas diferentes visões e ações o final foi o mesmo... O que diz MUITO!
Nerdologia: Barba Negra
Nerdologia: Coronelismo
Nerdologia: Invasão Francesa ao Maranhão
Nerdologia: Rei Leopoldo e o massacre do Congo
Nerdologia: Ouroboros
Nerdologia: Barão de Mauá
Nerdologia: Dragão do Mar
To c a sensação que VC está induzindo ao arlia a fazer sua pesquisa do trabalho de escola. Kkk
Esse do Congo Belga é particularmente interessante.
fala sobre o desgraçado do leolpoldo
João Vitor Rossi
Barão de Mauá, up
Cara eu AMO todos os nerdologias mas esse me faz refletir e quando você falou das mortes eu fiquei arrepiada esse foi um dos melhores vídeos do nerdologia porque esse é um assunto bastante importante bjss ❤
Cada segundo desse vídeo foi um arrepio atrás de outro. Parabéns aos envolvidos pelo trabalho.
Admiro os dois, mas sou mais Malcolm. Os seus discursos eram brilhantes e incisivos. A sua oratória era impecável e apaixonante. 👊🏿
@@Diego-nh3el😂😂😂😂
Este é o melhor vídeo do Nerdologia de todos os tempos, mas vocês não estão prontos para esta conversa.
Seria muito bom uma continuação para esse vídeo, as ideias dos dois líderes mudaram muito no final de suas vidas.
"By any means necessary" 👊🏾
Dois líderes que admiro com todo o coração! Sou muito grato pela luta de ambos! São inspiradores!
@Ric Boni vai da o cu bolsominiom não são vcs que falam que não se combate guerra com flores ? Malcom x fez exatamente o que vcs pregam
@Ric Boni não sei aonde vc estuda mais e tanta merda que só falta fala que negros gostam de escravidão, deve ser olavete ou bolsominion
@Ric Boni antropólogo mandando link de conspiração kkkkk
Segundo vc malcom X racista contra brancos fez acordos com brancos nazistas ? Na moral só pode ser piada.
@Ric Boni sobre a merda que vc falou sobre brancos quererem o fim da escravidão que eles msm faziam na África
th-cam.com/video/TTljxgyLQQ8/w-d-xo.html
Apartheid.
@Ric Boni malcom X e ku klus klan juntos KKKKKKKKKKKKK Mano vc só pode ter transtornos mentais.
Ola Atila, você mudou minha vida.
Venho aqui agradecer a você e a toda equipe do Nerdologia pois vocês mudaram drasticamente meu destino.
Me chamo Joao Pedro, moro em Belo Horizonte e tenho 24 anos. Venho de uma família humilde, com minha mãe trabalhando 3 horários para sustentar a mim e minha irmã, após meu pai abandonar nossa família, e estudarmos em escolas publicas ate nos formar no ensino médio.
No ensino médio fui reprovado duas vezes pois, apesar de entender a matéria com relativa facilidade, não me interessava no conteúdo, por não ver utilidade pratica.
Me formei em 2013 e foi quando tive o primeiro contato com o Nerdologia, vi o vídeo e gostei bastante, principalmente porque eu conseguia associar a matéria que eu via na escola com o conteúdo do seu vídeo. Ao me formar, não sabia ao certo que faculdade cursar, já que minha inclinação a aprender foi desencorajada na escola publica onde estudava, as professoras repetiam pra mim, na época e desde então, que um aluno com meu perfil jamais alcançaria nada na vida.
Em 2014 fui convocado para o serviço militar obrigatório e passei a ser cobrado arduamente para melhorar meu desempenho físico, mas nunca o mental/cognitivo. Passei a sentir falta de conversas estimulantes. Foi quando lembrei do seu canal e comecei a assistir os vídeos enquanto cumpria minhas tarefas no quartel. Com minha sede apenas crescendo, e sendo lançado apenas um vídeo por semana (na época), passei a baixar os livros que você indicava, tendo que aprender inglês de maneira autodidata. Eu aproveitava os plantões e faxinas no quartel para ouvir os Nerdologias e audiolivros que você indicava. Foi quando sem meados de setembro de 2014 tomei uma decisão, eu iria cursar medicina!
Eu sabia que não seria fácil, muito menos de uma hora pra outra. Contudo seus vídeos e indicações de livros me deram a motivação e a confiança que eu precisava para acreditar no meu potencial , uma vez que eu havia armazenado muito conhecimento, com VARIOS Nerdologias e mais de 40 livros lidos num ano. Sai da quarta companhia de policia do exercito em janeiro de 2015 com uma meta em mente, cursar medicina, e um plano traçado. Em 2015 comecei a trabalhar como adestrador de cães autônomo, montando a infraestrutura que eu precisaria pra estudar como escrivaninha, cama, computador, armário, moto, etc.
Em 2016, com toda a infraestrutura montada, passei a economizar 70% do que ganhava para pagar um cursinho.
Em 2017 consegui juntar dinheiro suficiente para fazer cursinho no melhor colégio da minha região. Estudei bastante, sempre trabalhando para ajudar nas contas em casa. E em 2018 tive a melhor noticia do mundo, eu havia conseguido nota para entrar em 3 universidades federais e bolsa de estudos em 5 particulares. Mas nenhuma delas era a faculdade que eu queria, novamente, acreditei no meu potencial, mesmo com pessoas tentando me convencer do contrário, e voltei a estudar. Foi então que em julho de 2018 tive a melhor noticia do mundo, eu havia conseguido uma bolsa de estudos integral para estudar na melhor faculdade de Minas Gerais, Ciências Medicas de Minas Gerais!!!!!
Hoje estou cursando medicina graças ao incentivo que você e toda a equipe do Nerdologia me deram. Claro que recebi ajuda de pessoas fantásticas ao longo do caminho, mas, se não fosse a motivação e confiança iniciais que você me deu, eu jamais teria coragem de trilhar uma estrada tão árdua e desafiadora. Quero que saiba que todos os pacientes que eu salvar serão graças a você!
Compartilhei a minha história aqui para você saber do tamanho bem que você faz ao mundo, mesmo com projetos não tão ortodoxos como o Nerdologia, que ela exprima o tamanho da minha gratidão e torcida para que continue por muitos anos!
Sei bem da demanda de respostas por comentários aqui, por isso, vou tentar comentar em todo vídeo para que você tome conhecimento do bem que você, e agora o Felipe, estão fazendo. Agradeceria bastante, e significaria bastante pra mim, se você e/ou o Felipe pudessem mandar um abraço pra mim no final de um vídeo.
Sinceramente, Joao Pedro Castelão.
Não há justificativa plausível pra qualquer pessoa dar um dislike nesse vídeo!
Pra mim é o melhor e talvez o mais importante vídeo do canal.
Muito bom mesmo, parabéns pro Felipe!
Esse vídeo é lindo e o final até me arrepia, esses dois caras são grandes exemplos...
Esse Nerdologia veio em um momento perfeito,muito obrigado.
e que momento seria esse?
@@guaxinim5168 O momento em que eu estou fazendo um trabalho sobre o King.
@@Al_Straik ata
@@evertonmartins6396 ué kkkk
@@evertonmartins6396 tá pistola amiguinho ?
O reverendo King lutou o bom combate com fé, esperança e caridade.
Os povos sempre foram assim.. vc faz discurso para eles
Sobre suas idéias para transformar suas vidas melhores eles batem palmas diz que isso mesmo vc está certo estamos com vc
Mais quando aos primeiros som de tiros. . Eles saiem correndo e te deixam sozinho na batalha
Pense bem antes de vc lutar por alguém
Aos 2:54 'adimiro' doeu... vídeos sempre fodas pelo conteúdo, mas não é a primeira vez que a revisão dá uma canelada, no mais, bom trabalho! Excelente tema.
grandes heróis do povo negro! mas acho que mereciam um nerdologia separado, tem muita história nesses dois
#mississipiemchamas
Sim, se pá é só um introdutório. Achei legal colocar eles na mesma linha do tempo e relaciona-los. Aposto que muita gente não sabia dessa parte histórica. Provavelmente virão episódios individuais deles.
@@Diego-nh3el você é muito burro muleque, que desperdício pra sua mãe
Diego Antero ah cala a boca
@@Diego-nh3el Caraí maluco, tu fala muita merda!!!!!
@@Diego-nh3el vc sofre de problema psiquiátricos ou é só mal caráter mesmo?
Já conhecia parte da história de ambos, mas esse vídeo agregou muitas informações importantes.
Ambos morreram lutando pelo que acreditavam, mas entre os dois, admiro bem mais Martin Luther King.
"A escuridão não pode expulsar a escuridão, apenas a luz pode fazer isso. O ódio não pode expulsar o ódio, só o amor pode fazer isso"
Martin Luther King
Hahaha continua nessse mundinho de perfeição sua q tu vai conseguir muita coisa em parça com esse amor q se fala q o king morreu e pq so um lado tem que ser pacifista fala pra mim em ?? Desde quando os brancos foram pacifistas em pq eu nunca vi isso, eles semprem pregavam o odio e a superioridade branca e que eram melhores e essas pohas racista q ce ta ligado., pq so uma lado tem que ser pacifista e o outro não em fala ae pq eu nunca entendi isso .
esse discurso foi feito em 1900 e pouco. Voces sabem como os negros eram tratados nos eua? A abolição da escravidao nos eua foi conquistada depois de uma GUERRA entre o sul e o norte. Houve GUERRA pra conseguirem liberdade. Isso não é nada pacifico. Depois da guerra, começaram a implantar leis de segregação racial onde não poderia ter casamento entre branco e negro, afastamento entre negros e brancos nos trens, estações ferroviárias, hotéis, barbearias, restaurantes, teatros. a maior parte das escolas também foram divididas em instituições para brancos e outras para negros. Os bebedeuros de escolas eram separados. Os bancos dos onibus eram separados. Se um branco entrasse e não tivesse lugar para sentar, um negro era OBRIGADO a levantar e dar o lugar. Se não fizesse isso, ia preso. Então SIM eu concordo com o discurso do Malcolm X.
@@donjuan561 Jesus Cristo nos ensinou a amar o próximo, o ódio não leva a lugar nenhum! a natureza do ser humano sempre foi ruim tanto do branco como do negro.
Martin Luther King foi muito influenciado por Mahatma Gandhi e o pacifismo político na Índia, mas a fonte teórica da desobediência civil praticada pelos dois vem de Henry Thoreau, no manifesto Desobediência Civil: "Leis injustas existem: devemos nos contentar em obedecê-las? Ou nos empenhar em aperfeiçoá-las, obedecendo até obtermos êxito? Ou devemos transgredi-las imediatamente?”
Transgredir imediatamente
Muito obrigado pelo vídeo, é muito necessário relembrarmos dessas figuras históricas. Cada com sua abordagem, mas os dois com o mesmo objetivo de lutar pelos direitos dos afrodescentes. Após estudar por um ano na Morehouse College conheci de fato a importância de Martin Luther King Jr., muito grato pelo programa Ciências sem Fronteiras me proporcionar essa experiência. Hoje sou uma pessoa mais consciente, aplico meu aprendizado no dia-a-dia e quero influenciar pessoas por toda minha vida para um mundo mais justo.
Cara incrível!!! Eu nunca perceberia essa semelhança se você não fizesse esse paralelo. Vale lembrar, que embora mais radical as idéias do Malcolm sempre foram melhores a nível cultural e econômico. Ele pregava que os negros precisariam do seu próprio espaço a fim de se desenvolverem como sociedade sem sofrer a discriminação extrema criada pelo apartheid na época. Obs: Ele é o cara que eu mais admiro!
O mais legal é ao falar "comunista", no vídeo aparece "colunista"
Eu ri alto dessa referencia!
@@PaladinodoCerradooficial kkk eu entendi a referencia
É que hoje em dia são sinônimos. :)
Morri com essa referência!
Realmente, tem sido comum a confusão entre colunistas e comunistas neste canal... inclusive na prática.
Agora tudo faz sentido pra mim, como não notei que X-Men tinha inspiração no período de segregação dos estados Unidos. Os mutantes sofrem racismos constantes nas hqs
Que programa excelente, de verdade, vocês fazem um trabalho incrível
duas pessoas que lutavam pelo mesmo ideal, mas com um background totalmente diferente um do outro! Incrível
A melhor parte do novo filme do Robin Hood, foi ter patrocinado esse Nerdologia.
Não ignoro tudo que o Malcolm X diz, porém eu fico com Luther King
Eu vou além, sou o Ciclope, essa referencia quer dizer que:
Entre o caminho de MLK e MX há a união e a ação, como as mulheres que disseram não no ônibus.
Concordo
Os negros norte-americanos foram escravizados, explorados e quando ganharam suas supostas liberdade foram segregado das formas mais cruéis e brutais, e vc quer vim com discursos pacifista ? Eu tô com Malcon X, não sou negro e eu odeio os inter-raciais e eu sou a favor dos negros preservarem suas etnias africanas como qualquer outro povo. Discurso pacifista só deixa o povo mais vulnerável, e opressores se aproveitam.
@@erikjonatas7952 Revanchismo não é o mesmo que busca por igualdade, se tu acha isso certo problema é teu.
@@PaladinodoCerradooficial cada um fez o que pode com o que tinha!
Nerdologia : Era do bronze.
Nerdologia : Impérios Africanos.
Nerdologia : Luís Gama.
Nerdologia : Crise de 2008.
Nerdologia : Oscar Niemeyer.
Nerdologia : Cultura pré colombiana.
Todos são bons, menos Oscar Niemeyer....
@@DavidMarcondesX um dos poucos brasileiros que eu admiro, o miserável era um gênio.
Esse dos impérios africanos seria uma boa!
Igor Nascimento da Cruz cultura dos nativos seria um termo mais adequado
Mas ok...
@@PedroHenrique-zv4jide fato porém escrever, cultura nativa dos habitantes da América no período pré colombiano não seria nada prático.
Dois homens incríveis que lutaram de formas distintas, mas com um mesmo objetivo: A emancipação e a vida do povo negro. Gigantes! #UBUNTU
P.S: Façam um Nerdologia sobre a ANGELA DAVIS :)
Up!
E vc não sabe nem o mínimo!!! Um deles era um bosta, um terrorista, assassino. Jovem por favor, informe se antes de cagar por aqui. Obg
@@Diego-nh3el Caraí vc fala, fala e fala, mas não explica, para de ser babaca e explica o pq dessa opinião
@@marcosjoaquim6197 Vá estudar, analfabeto funcional.
@@marcosjoaquim6197 Pesquise sobre a nação do islã, grupo que esse louco do malcom chefiou por anos!
Um dos melhores videos do canal na minha opinião
Que timing...
Sou professor num cursinho popular e sábado, 3 dias antes desse Nerdologia dei exatamente uma aula sobre direitos civis e líderes negros.
Como sempre, excelente vídeo. Parabéns Felipe!
Felipe!!! parabéns, sem duvida um dos melhores Nerdologias História!!!
Adorei o link feito com o queimando a língua, fiquei curioso pra saber mais sobre eles
Só para deixar bem claro: MLK lutava pela igualdade. Isso não quer dizer que ele simplesmente defendia que dissessem "ok, agora todos tem direitos iguais". Como o Felipe mencionou, King lutava por políticas que resolvessem a desigualdade criada por anos de escravidão. Se você é contra essas políticas, você tem todo direito de ter sua opinião, mas não use a figura de MLK para defender essas ideias.
Por enquanto, essas políticas ainda não vieram. Só vieram em parte. Quem as defende é às vezes chamado de "comunista de merda" e afins, assim como MLK. Os tempos mudaram, mas existem algumas permanências nesse processo histórico...
Se com políticas que resolvem desigualdades ele (Martin) procurava que o Estado forçasse a distribuição de renda por conta própria, ele defendia (obviamente) uma intervenção estatal, o que caracteriza muito bem algo que sabemos o nome. De qualquer forma, rótulos nada mais são que meios de invalidar um argumento/ideal a fim de atingir a pessoa (ou grupo de pessoas) ao invés de questionar as bases do próprio argumento/ideal por tanto, falácias inúteis e superfulas; entretanto, tu não pode fingir que INTERVENÇÃO ESTATAL NA ECONOMIA A FIM DE RESOLVER DESIGUALDADES é parte muito clara e definida de um espectro político.
@@guilhermeioshuabelmont7326 kkkkkkkkkkk
Mathin Luther King Comunista de merda?
Ele era do partido republicano.
@@guilhermeioshuabelmont7326 Nossa fiquei com dó do cara de cima agr hein
Deixando claro o M.L.K estava sim em partes muito certo em "forçar" uma intervenção estatal na economia para à maior distribuição de renda(eu não concordo com esse tipo de política econômica) porém no espectro político americano isso fazia mais sentido e os efeitos viriam mais rápido, porém poderia estagnar a economia americana e se fosse mal aplicada causar o efeito brasileiro de dependência estatal que é horrível..... Tudo isso pode ser explicado analisando a história americana que após o fim dá escravidão usou políticas de agregamento aos negros, que poderiam ter terras e afins, pode-se notar tbm uma falta de mestiços (pardos) nos EUA, bem ao contrário do Brasil que com o golpe dá república todo o sonho de negros terem terras e garantia de um trabalho foram totalmente destruídas, só sendo marginalizados na sociedade, outro fato tbm é a grande quantidade de mestiços no Brasil e nossa grande diversidade étnica, que torna quase impossível e racista, separar quem é negro de quem é branco e quem teve ancestrais negros que foram prejudicados..... Por isso defendo no caso do Brasil a melhoria na condição educacional para todos e melhorar as condições de mobilização de classes( chances de sair dá pobreza ) com o maior livre mercado, menos impostos muito menos mesmo pra tirar a bota estatal do pescoço dos mais pobres e do povo...... Tudo isso torna mais fácil ainda de todos terem os mesmos direitos e condições sociais. Ótimo vídeo por sinal, sou um mesclado das teorias de M.L.K e Malcom X, pregar a igualdade e fraternidade, e defender o direito à defesa por quaisquer meios possíveis, não pode haver agressão física à ninguém, e Malcolm X estava certo sobre isso.
Merecem nerdologias individuais e mais aprofundado
É um dos poucos canais que temos acessos a histórias de dr. king e malcom x. Parabéns!
Acho que lá atrás o malcon x tinha razão em almejar a separação de negros e brancos, por diversos motivos, mas hoje, ao meu ver esse pensamento é ultrapassado pois com o assassinato de George Floyd ficou claro que muitos brancos abraçaram a nossa causa mostrando que essa luta não é mais só dos negros mas sim de todos contra o rascismo.
Sensato e cirúrgico ✊🏻✊🏿🤍🖤
Exato mano. Todos somos seres humanos e temos que viver em conjunto, unidos. Somos todos da mesma raça, Humanos! Espero que um dia acabe de vez ódio entre as etnias, msm hoje onde diminui drasticamente, infelizmente ainda existe :(. Vai ser incrível ver chineses e tibetanos em paz, brancos e pretos, enfim, união.
esse discurso foi feito em 1900 e pouco. Voces sabem como os negros eram tratados nos eua? A abolição da escravidao nos eua foi conquistada depois de uma GUERRA entre o sul e o norte. Houve GUERRA pra conseguirem liberdade. Isso não é nada pacifico. Depois da guerra, começaram a implantar leis de segregação racial onde não poderia ter casamento entre branco e negro, afastamento entre negros e brancos nos trens, estações ferroviárias, hotéis, barbearias, restaurantes, teatros. a maior parte das escolas também foram divididas em instituições para brancos e outras para negros. Os bebedeuros de escolas eram separados. Os bancos dos onibus eram separados. Se um branco entrasse e não tivesse lugar para sentar, um negro era OBRIGADO a levantar e dar o lugar. Se não fizesse isso, ia preso. Então SIM eu concordo com o discurso do Malcolm X.
Wish this had english subtitles, this is so well made!!!
Dois gigantes.
Esse canal é sensacional, impressionante a aula!
Incrível a ideia de criar um paralelo entre os personagens dos quadrinhos e estas duas lendas que o mundo teve brevemente, apesar do vídeo ser curto ele consegue conquistar a atenção e despertar interesse, um exemplo para os professores! Incrível!!
Queria muito um vídeo sobre Martin Luther King, obrigado pessoal do Nerdologia.
Eu não sei que nome por também queria mas talvez por ser protestante ele nunca terar um vídeo sobre ele aqui no canal
@@garfielddesegunda5877 sim, infelizmente.
MalcomX não era a favor da violência mas sim que os negros pudessem se proteger contra o racismo e violência dos brancos , era reativo contra violência através da violência
Mentira isso ai
Olho por olho, dente por dente
4:37 Cassius Clay, se converteu ao Islã e mudou o nome para Muhammad Ali, por influência de Malcolm X!
Na verdade foi mais pelo mentor dos dois, Elijah Muhammad.
Coincidência reassistir esse vídeo hoje! Esse vídeo me chega a ser emocionante, ainda mais com essa trilha sonora.
Vocês não sabem a alegria que eu sinto quando encontro um vídeo do Nerdologia sobre um tópico que tô estudando
Tinha uma questão sobre esse ônibus no Enem , mesmo tendo o vídeo depois agradeço pelas informações.
Triste é saber que muita galera mais nova estava zuando a imagem sem saber de nada: "E aquela mulher parecida com a Marina e um busão amarelo, nunca ouvi falar, pensei que era no nordeste, kkk"
@@ZakaTrabalhador vai entender o ser humano...zuar é bom , mas ter limites é melhor ainda. Se você ver um ovo de galinha branco e um negro , quebre os dois e logo veja a cor da gema e da clara, com crtz será igual , espero que tenha entendido a mensagem.
Sugiro um nerdologia da independência do Haiti
Up
Up
Up
Up
SIMMMMM!!!!!!!!!!!!!!!!!
Nerdologia de história: máfia siciliana
Boa 👏
ja tem o Nerdcast sobre
Boa
Nerdologia, muito obrigado por esse conteúdo de qualidade, por essa didática no ensino. Os jovens seriam mais instigados ao conhecimento com professores e mestres como vocês, meu muito obrigado por esse conteúdo, melhor canal do TH-cam
Parabéns pelo novo formato dos vídeos. Esse é o primeiro que assisto com esse layout de "timeline", isso diminuiu a velocidade do Felipe rs. Parabéns pelo conteúdo e esclareceu bastante sobre King e X
Aproveitando o tema do vídeo, acho muito interessante comentar uma experiência do cotidiano quando se discute a luta racial.
Acho curioso como, na maioria esmagadora dos casos, as pessoas dizem "preferir", ou seja, achar mais louvável a conduta de King em detrimento dos métodos e discursos de Malcolm X. E não é bem esse o curioso em si, mas como, na maioria das vezes, as pessoas que dizem isso são brancas e advogam em defesa da posse e porte de armas - sendo, nesse quesito, um argumento muito comum a instrumentalização das armas contra governos e estruturas hierárquicas opressivas, como se fossem os objetos de "liberdade" e da luta de direito a todo "cidadão de bem" (essa criatura mágica do folclore brasileiro).
Enfim, não é uma tentativa de montar aforismas, mas achei interessante compartilhar, porque os pesos e as medidas mudam, escancaradamente, quando tratamos das manifestações dos oprimidos e do opressor. Velho ditado diz: "aos amigos, tudo; aos inimigos, a lei.".
Boa reflexão. O que acho curioso tbm e que o video fez questão de mostrar, é que a infância e juventude de ambos foram muito diferentes e moldaram suas visões de mundo, mas a galera aqui não se ligou muito nisso.
big brou bem observado. Afinal, os dois tiveram duas reações diferentes bem representativas ao problema. Questionáveis, de fato, porém bem reais.
Ric Boni comentário nada a ver com nada. Desenvolve esse raciocínio aí melhor que eu discuto. Caso contrário, não perturbe.
Ric Boni eu li, sim. O que eu disse foi que A MAIORIA dos casos que observei eram de pessoas brancas e que um argumento comum, porém não único, era o de que armas serviriam para proteger liberdades individuais contra governos e estruturas sociais repressivas. Talvez você não tenha lido direito o que eu escrevi.
Ric Boni o próprio mote de que o porte de armas é uma manifestação de liberdade e do "direito de se defender" (balela) é uma demonstração disso, por um estranho clamor de que o Estado não deveria ser o provedor exclusivo da segurança pública. Esse também é um dos lemas da NRA, nos Estados Unidos e de grupos extremistas do país (freedom, faith, fireguns). Enfim, além de achar isso tudo um absurdo, eu disse que não pretendia postular nada com meu comentário - é apenas uma reflexão com base no que já experienciei. Vejo muitas pessoas usando esse argumento TAMBÉM. Mas ele curiosamente some quando movimentos sociais como o movimento negro se armam. Se você discorda, fundamente, mas não cite o que eu não disse.
Revisitando o vídeo nessa época de muita luta.
A violência policial desenfreada nos EUA e Brasil, principalmente com pessoas negras, deixa escancarada a importância das ideias defendidas por Malcom X.
Pra quem tiver interesse, a série sobre ele: Quem matou Malcom X é bem bacana!
FOGO NOS RACISTAS E NOS FASCISTAS!
Amo minha raça luto pela cor, oque quer que eu faça é por noiz por amor
Não vê o que eu sou , não vê o que eu faço não vê minha dor e as lágrimas do palhaço.
@@codornasvalencio9630 mundo em decomposição por um triz, transforma um irmão meu num verme infeliz.
@@luanguimaraes5519 pela " RAÇA" BRANCA vc não precisa lutar não 👍 eles estão no topo da pirâmide da sociedade mundial a SÉCULOS 👍
e se for falar de Brasil tem que lutar pelos menos favorecidos e esses VCS já sabem quem são né ????
a hisotira dos dois é extremamente enriquecedora para qualquer estudo sociólogo. recomendo tbm assistirem os documentários "i am not your negro" e "13 emenda", ambos na netflix.
E imaginar quantos Luther King e Malcolm X são silenciados ainda hoje pela extrema pobreza e racismo no mundo.
@David Cala boca você está totalmente enganado seu bosta! Aqui no meu bairro nós ensinamos sobre MALCOLM X e Martin. Ensinamos a elas a se proteger do racismo e de muitas coisas. Seu otário queria te dá uma surra nunca fale do malcolm.
@David eu respeito muito o luther king mais o jeito pacífico dele nao trouxe o resultado esperado na minha opiniao o método do malcon x e mais eficaz e so ve os protestos pela morte do george Floyd essa e minha opiniao
@David valeu mano nao somos inimigos so temos opinia diferentes
@David filho podemos beber das duas FONTES vc pode ser 8 OU 80 👍 e já eras ambos têm que ser passado a frente para que geral entenda as formas do RACISMO em estragar,atrapalhar,excluir e fuder com a vida de NEGROS e seus DESCENDENTES
fora outros revolucionários que morreram pela causa em vários países no mundo 👍 oq eles ganharam foi a MORTE
então TOSOS OS MEIOS SÃO NECESSÁRIOS 👍
já falava MALCOM X
Vendo esse nerdologia anos depois, é impossível negar o quanto a história de vida desses dois homens moldaram completamente a foram como quiseram deixar sua semente no mundo. Malcom X não teve estrutura familiar, e recorreu à violência e antisemitismo por isso ainda quando jovem. Martin Luther King teve bem mais instrução e apoio familiar, o que o levou a lutar de forma mais ativa e pacífica graças ao seu estudo e acabou por adquirir também grande empatia não só pelo seu clássico discurso "Eu tenho um sonho", mas também pelo envolvimento que tinha com seus seguidores. Acho excelente o vídeo para reflexão e repensarmos sobre os momentos que estamos vivendo hoje!
Tá meio estranho esse seu texto da uma lida nele aí pq eu não consegui entender nada, acho que você se expressou mal
@@picapaubeta8966 Na verdade não me expressei mal, de forma alguma. Apenas apresentei minha visão acerca do vídeo apresentado. De quais pontos que eu falei você discorda ou não entendeu?
@@MrFelipesanches oque aconteceu com o Malcom X quando jovem?? Você esqueceu de digitar essa parte eu acho, mas eu concordo com seu texto sim
@@picapaubeta8966 "Malcom X não teve estrutura familiar, e recorreu à violência e antisemitismo por isso AINDA QUANDO jovem." Eu quis dizer que pelo fato dele não ter tido estrutura familiar, recorreu então à violência. Não sei se agora consegui esclarecer melhor, pois no vídeo isso é retratado de uma forma bem clara.
@@MrFelipesanches aham
Malcon x é um Grande Homem, De uma Lucidez incrível, não era um negro ingênuo, ele era realista, não ficava sonhando/fantasiando Que os Brancos iriam abrir mãos dos seus privilégios pelos negros, em nome de uma igualdade.
Buscar direitos iguais de forma pacífica é utopia? Pqp
É quando se morrem pessoas de um lado nessa busca pacifista. Em protestos pacíficos organizados pelo MLK, pessoas negras eram agredidas e por vezes perdiam as vidas. Vida a marcha em Selma, onde dois negros e um branco foram assassinados por brancos supremacistas. É fácil pensar que um caminho por essas vias é utópico: negros continuam morrendo até hoje (Floyd, Marielle, João Pedro) buscando vias democráticas de manifestação e igualdade.
@@gabrieldacruz940 se vc quer direitos iguais ent nao pode destruir o bem dos outros pois seria hipócrita. O unico meio é a forma pacífica.
@@ReiFantasmaGamer vc não leu nada do que escrevi né?
@@gabrieldacruz940 eu li. Mas nao acredito que tenha como justificar a agressao de individuos inocentes (considerando que nesse caso é agressao aos direitos do individuo e nao apenas agressão física)
Ha uma grande diferença entre os dois, o exemplo de Dr. Xavier e Magneto foi perfeito, parabens
Um dos melhores videos do TH-cam BR, indubitavelmente.
E aqui ainda se cultua zumbi dos palmares, uma figura deplorável...
WTF, eu tava estudando sobre eles agora, já que o Sr. K citou no Queimando a língua. Oshe, melhor ainda xD
Martin Luther King foi um exemplo de ser humano
*_Acho que seria foda um Nerdologia sobre as formigas quimera, de Hunter x Hunter_*
Sim! ☺
Excelente sugestão!
Up! Upzão!!
rapaz, que legal! parabéns pelo vídeo o único defeito desse video é que ele acaba. rsrs história é fascinante.
Muita inteligência inspirar os personagens dos quadrinhos nesses ícones da história americana!
Esses negros maravilhosos...
Tá faltando Luther Kings e Malcons nessa geração...
Malcons é o q não falta... filhos de famílias desestruturadas q descontam seu ódio no mundo roubando, extorquindo e por aí vai... tá faltando é filho bom igual o MLT isso sim
@@heberaguiar7522 Pra você Está Faltando Negro Manso né?! De onde Malcon x Roubava e extorquia?! Eu até estava lendo com entusiasmo o seu comentário, até ver a sua pele Branca como a neve.
Tanahase Coates, Michael Harriot são 2 que considero parecidos
Se informe, há muita ignorância em suas falas.
@@materiaescuraa Malcolm X, era um criminoso, tinha ódio de Cristão... Informe se direito, e pare de ser EXTREMAMENTE ignorante. E só pq alguém é branco, amarelo... não tem o direito de falar??? Pare com esse preconceito perigoso, King lutava justamente contra isso!!!
Abraham Linconl e Marther Luther King foram fodas, um aboliu a escravidão no Estados Unidos e outro lutou contra o racismo
@Wesley Campos Sim, o cara tem mais respeito, enquanto idolatram o zumbi dos palmares que escravizava
Líderes maravilhosos,mais eu prefiro King,porém,tiveram famílias e educacoes MT distintas,Malcon sofreu mt,e King teve uma vida mais tranquila
Sou brasileira e americana - descendente de gregos e Italianos...
Apaixonada por culturas, história, sociologia, psicologia e religiões.
A Colonização Européia bagunçou o mundo... Impondo sua cultura e religião para dominar outros povos - não respeitando a liberdade e nem fazendo uma troca justa e beneficiando ambas as culturas - escravizando física, mental, econômica e militarmente a outra. Foi assim na América, na África, na Ásia e Oceania.
moça você quis dizer estadunidense? brasileiros também são americanos...
Ótimo episódio! Malcom X e Martin Luther King mostram bem como é possível ter objetivos semelhantes e ainda assim discordar da forma como alcançá-los. O que me entristece é saber que apesar de todo conhecimento, toda a história e a luta dos dois, ainda vivemos em um mundo onde há tanto racismo.
Viva Malcolm X
Viva MLK
Alguém assistindo em 2020 ? 👊
Malcolm X e Reverendo Martin Luther King Jr. Ou Magneto e Professor Xavier. Na realidade, assim como na ficção.
Muito legal a ideia do vídeo! Malcom representa em pessoa o sofrimento de milhares de crianças negras, que em crescem em uma família destruturada. Depois, as consequências na adolescência foram brutais. Mas é impressionante como ele se tornou um adulto extremamente culto, inteligente e com um discurso poderoso!
Malcom era a face mais doídando racismo e todo a sofrimento do povo negro. By any means necessary o povo negro tem que lutar contra a opressão, racismo e por equidade!
Que incrível a edição dessa linha do tempo. Valeu!
o amor salva o mundo sim, mas e quando se você não reagir você e seus semelhantes morrem? Quando se de forma pacífica tentamos recorrer aos nossos direitos e armarem uma sabotagem contra pessoas indefesas e ingênuas sem defesa alguma. Se nossos oponentes possuem armas e nos oprimem vamos ficar parados vendo isso? Igual aconteceu aos nossos antepassados índios e escravos, se através de paz e amor melhorasse de forma concreta algo não estaríamos tendo que lutar hoje. O negócio é resistir e reagir, se não seremos eliminados, sem ter chance de defesa e ainda será algo normal protegido pelas leis, sistema e governantes opressores. Como George floyd, João Pedro e Miguel por exemplo atualmente. Tanto o Malcolm, como o King ambos tinham o mesmo ideais porém eram realizados de forma diferente para chegar ao mesmo objetivo, em alguns lugares a forma pacífica pode ter poder, em outros não, então cabe enquadrar a melhor opção para cada país e região para que tenhamos uma sociedade melhor, sempre através da paz se possível, mas se não... Mas temos o exemplo infelizmente do King que agia de forma pacífica e acabou morrendo de forma brutal. Que é claro que foi uma sabotagem do governo opressor, racista e facista que aproveitaram de sua inocência e (des)proteção
Vemos que o extremismo nunca terá o mesmo alcance assim como sonhava Malcom x, Luther King morreu na mesma idade porém seu discurso tem maior alcançe.
Sei lá se X-Men tem relação ou inspiração nessas Histórias, mas o separatismo existe até hoje e devemos policiar de perto!
Você podia falar sobre o Martin Luther King Jr. negro (como ele realmente foi enquanto vivo) e o branco (como se apropriaram da sua imagem e distorceram seu discurso). Esse último excluíram tudo o que ele falava sobre igualdade social e não meramente política dos afro-americanos, incluindo os seus discursos críticos ao capitalismo.
Sim, o diplomatique fez um ótimo vídeo sobre isso.
👉th-cam.com/video/foiEXS83Qc8/w-d-xo.html
Vai p Argentina, mas só se vc quiser...🙉🙈🙊
Ele era pró-armamento, defendia valores culturalmente cristãos, era contra o aborto e a quem diga as más linguas que foi um pervertido. E isso quem disse é os próprios progressistas, as criticas ao capitalismo dele não o classificam como anti-capitalista ou algo do tipo, o que não faltou de ciêntistas econômicos históricamente de esquerda criticando a U.R.S.S não é brincadeira, veja o nerdologia de história sobre isso...
Garanto que na epoca, como hoje, a luta dos caras era chamada de "questão social sem importancia" e que as palavras "emprego, saude e educação" eram jogadas como o real foco a ser tomado. Como se um ponto anulasse o outro.
0:16 - Engraçado... "Dê play nesse nerdologia de História", sendo que o vídeo já está tocando E só é possível escutar a instrução de "Dar o play no vídeo" caso o vídeo já esteja tocando XD Mind-blowing.
A vontade é de agir como Luther King, mas a realidade nos força a agir como Malcolm X...
Meu único problema hoje em dia é que as pessoas agem de uma forma quase pior
Pois é, eu já tentei ser Luther , mas os racistas não nos respeitam mesmo se a gente seguir o caminho do bem. A filosofia do Malcon X é a melhor.🔥
@@blackmoney98 pq querer respeito de um racista?