Eu estava no estádio nesse dia. . Era final da Supercopa de futebol júnior. Naquela época a rivalidade entre São Paulo x Palmeiras era gigantesca. E a rivalidade entre a Mancha Verde e Independente era maior ainda. A torcida do São Paulo ficou confinada em um espaço do canto do Pacaembu, nas partes que ficam na ponta da ferradura do Estádio. A torcida do Palmeiras ficou na curva dessa ferradura, atrás do Gol que dá acesso à principal entrada do Pacaembu. Naquele tempo, assim como em vários estádio brasileiros, as arquibancadas estavam literalmente ruindo. E o Tobogã do Pacaembu não foi diferente, sendo constatado que vibrava muito. Devido a isso, esse setor ficou fechado para reformas e com vários materiais de obras lá armazenados. A torcida do São Paulo era maior, mas estava em um espaço muito apertado. A do Palmeiras era menor e estava em um local muito amplo. Havia-se poucos policiais e a entrada das torcidas teve pouca revista - eu sou uma testemunha de que não fui revistado. E, como é igual a hoje, cada torcida colocou suas faixas nos alambrados. Iniciou-se o jogo e foi para prorrogação. E naquele tempo havia morte súbita. Na prorrogação houve o gol do Palmeiras, decretando imediatamente o fim da partida. Com a vibração e empolgação pela conquista do Palmeiras, sua torcida invadiu o campo, pois o Palmeiras não tinha nenhum título de expressão nos juniores, e ganhar do São Paulo naquele época era o ápice. Com a comemoração, parte dos torcedores da Macha arrancou as faixas da Independente presas no alambrados. Com isso, torcedores do São Paulo foram em direção ao alambrado, sendo repelidos de forma violenta pela PM. Uma parte dos torcedores agridem os policiais com os mastros das bandeiras, que eram de bambu. Aproveitando-se disso, torcedores tricolores se dirigiram ao Tobogã e encontraram os entulhos da reforma daquela arquibancada. Esses torcedores dão a volta por baixo do Tobogã e conseguem acessar o gramado por um portão que dá acesso próximo do local onde ficam as torcidas de outros estados, à direita das cabines de TV. Depois disso, houve-se o CAOS. Lembro-me perfeitamente do placar eletrônico mostrando "CALMA", que nada adiantou. Policiais que estavam no campo tentando apaziguar disseram que estavam no meio da Guerra entre Sérvios, Bósnios e Croatas. O pior é que à tarde haveria jogo do Corinthians no próprio Pacaembu, que fora suspenso devido à selvageria. Eu estava voltando com a Independente na Estação Corinthians Itaquera quando encontraram também a torcida do Corinthians indo para o jogo que ainda não tinha sido cancelado. Cercaram uma lotação onde havia uma corintiana para agredi-la, por sorte o motorista não abriu e arrancou com o veículo. Um caos. Depois disso, acabaram-se as festas das torcidas nas arquibancadas paulistas.
Mentiroso do cacete, so falou o que todos ja sabem e o proprio Bira falou. a parte dos policiais estavam no meio da guerra entre servios, bosnios e croatas, mano, toma vergonha na sua cara porra huahuahauhauahuahua quer comparar briga de torcida com uma GUERRA DE VERDADE huahauhauahu.
A Rivalidade Mancha x Independentemente é a maior Rivalidade entre torcidas organizadas no Brasil... maior em si até, do que propriamente a rivalidade entre São Paulo x Palmeiras
Você falou das guerras que levaram ao fim da Iugoslavia. Pelo menos a briga contra os croatas também começou no futebol, num jogo entre o Dínamo Zagreb e o Estrela Vermelha em 1990. Briga pesadíssima, até jogadores se envolveram. O Zvonimir Boban (que depois foi meio campista do Milan) bateu tanto num cara que precisou de uns 4 policiais pra tirar ele de cima. Se o Bira quiser fazer um vídeo dessa briga, da um vídeo e tanto
Isso oque você diz não faz sentido, primeiro que existe briga dentro da própria torcida e usam isso como arma, e quando tem clássico normalmente acontece das orgazinadas se trombarem pós jogo, imagina a tragédia maior que séria
Sou botafoguense e uma vez botafoguenses queriam me expulsar pq eu tava sem a camisa do time em um jogo. Outros vieram me defender e quase deu porradeiro. A policia interviu e resolveu a situação.
@B Na verdade era superlotação mesmo algo ate normal no futebol brasileiro durante os anos 90. São Januario tinha capacidade de 40 mil pessoas e tinha mais de 50 mil pessoas.
Olha, eu "teoricamente" sou contra torcida única, acho que mata a essência do futebol e perde a graça... mas não vou mentir, vou muito mais tranquilo em estádio agora do que antes, com menos medo de brigas com só a sua torcida.
Se eles se matam entre si, e acham bonito, o problema é deles. O Poder Público nao deve gastar dinheiro dos nossos impostos com isso. No momento que matam inocente, ae sim, é outra história.
Bira uma única correção no video: o torcedor que morreu se chama marcio gasparin da silva é tinha apenas 16 anos, o acusado pela morte foi o Adalberto de 23 anos tem um vídeo mostrando ele dando uma paulada na cabeça do Márcio
Adoro seus vídeos, sei que é difícil editar os vídeos para colocar imagens, mas acho que seria interessante se sempre fosse colocado links para imagens na descrição para acompanhar os seus vídeos Bira. Abraços!
@@matheusbig4931 Os donos tem total responsabilidade. Se fossem mais responsáveis não permitiriam membros que já vem com esse tipo de intenção. Essa de "se punir só as pessoas" não resolve. Nesse caso é radicalizar e sangrar.
@@raiderbelacasa com a camisa de organizada o cara mal intencionado sabe que n vai acontecer nada com ele, controlar uma massa é muito difícil,meu ponto de vista é esse punir quem faz individualmente para dá exemplo. É isso.
@@raiderbelacasa culpa de quem está nas organizadas pra brigar,de cidadãos que deveriam ser punidos individualmente,e de uma cultura que incita violencia e infelizmente ainda é muito presente no meio.Fui de organizada por anos e nunca me meti em uma briga e nem tive vontade.Fui de organizada por gostar de fazer parte da festa,do incentivo o jogo todo cantando e fazendo barulho; Sou contra a violencia das torcidas e torço pra que um dia essa cultura mude, mas também vejo algo que é um fato, se acabar as organizadas, as festas do estádio ficaram muito sem graça.Em qualquer estádio,com qualquer time no país você pode ver que quem carrega a festa na bancada são as organizadas. As festas com bateria,bandeiras,faixas,bandeirões,sinalizador,fumaça,e com quem canta o jogo inteiro são majoritariamente as organizadas.
Puts eu lembro disso ...passando na Band domingo de manhã ...essa foi inesquecível e surreal ...quem viu nunca vai esquecer. PS: Ubira melhor jornalista esportivo fácil do Brasil .
Eu vi esse jogo na Globo. Ela encerrou as transmissões bem na hora da invasão. Eu não cheguei a ver pela Bandeirantes, depois assistindo o Domingo Legal o Luís Alfredo informou já na época a morte do torcedor.
@@raiderbelacasa na Band continuou a passar ... Até o fim , realmente surreal nos que vimos nunca vamos esquecer ...lembro que mais tarde teria a 1 rodada do Brasileirão 95.
Eu tinha 15 anos e foi o meu primeiro clássico que assistir, foi cenas de terror, eu não conseguia chegar em casa, tinha palmeirenses espalhados por todos os lados, na barra funda os caras da gaviões chegando de trem para o jogo a tarde e lá dentro as três torcidas juntas, entre tudo isso os policias batendo em nós, foi tipo aquele filme guerreiros bem antigo sobre gangues.
Eu tinha 12 anos...estava na amarela e fui pra barra funda onde o bicho pegou novamente. Sou Palmeiras. Os gaviões estavam vindo pro jogo as 14 horas e acabaram voltando. Se eles chegam a merda tinha cido maior. Eu sai de jundiai escondido e fui sozinho pro jogo...kkkkk depis disso freuquentei torcida organizada por mais de 25 anos.
Mancha e Independente era a maior rivalidade de organizadas naquela época, o ódio entre as duas era gigante, 3 anos antes disso a Independente matou o Coringa da MV ABC. Aí sabendo do ódio entre elas, eles me colocam o jogo em um estádio com milhares de pedras e madeiras com acessibilidade por parte da Independente e com poucos policiais para fazer a segurança. Claramente foi tudo premeditado pelas autoridades, pois havendo briga(como houve) seria um motivo para acabar com as organizadas.
A rivalidade entre a Mancha e a Independente era imensa. Lembro daqueles dois torcedores do São Paulo que foram comprar ingressos na Sub-Sede da Mancha no ABC. Na fila eles foram descoberto porque usavam a camisa do São Paulo por baixo da roupa. Foram agredidos no banheiro, quase foram mortos e o caso teve uma repercussão imensa.
Se não me engano foi um tempo depois da morte do Coringa que era do próprio ABC, como retaliação os caras torturaram os dois integrantes da Independente por um bom tempo na sede. Tenso!
A Rivalidade entre a Mancha e a Independente, até hoje é gigantesca. .. sou SPFC e acho essa rixa entre as duas organizadas, a Maior rivalidade entre organizadas no Brasil..... rivalidade essa ate maior do que propriamente a rivalidade entre São Paulo x Palmeiras
Sim vcs estão bons de memória, logo após o episódio que a independente matou o coringa do abc, o jornal nacional fez uma reportagem no qual mancha cantava a seguinte música ( independente pode esperar a sua hora vai chegar) em pleno jornal nacional. E foi agravando cada vê mais a rivalidade entre as duas organizadas
O melhor não seria chamar esse evento de "Tragédia do Pacaembu", no lugar de "Batalha"? Batalha, no futebol, sempre me traz uma impressão de disputa acirrada no certame, como a Batalha dos Aflitos (Grêmio x Náutico).
Não cara, Batalha, Tragédia seria se tivesse Morrido pelo menos umas 10 pessoas, lgc ninguém quer que morra ninguém mas graças a deus morreu só uma, Batalha cai melhor.
Bira, além de todas essas situações q vc citou que contribuíram pra esse caso, tem tambem o fato de que houve um aumento da violencia em toda a sociedade nos anos 90 e que a policia tambem nao soube lidar, e isso, como sempre, se refletiu no futebol
Acho que dá pra ser até newtoniano sobre isso. Nunca vi ser testado cientificamente, falo aqui como crença pessoal. O Brasil teve muitas polêmicas envolvendo mortes em série patrocinadas pelo Estado, de alguma maneira. Em São Paulo mesmo teve mais de uma. A resposta veio, de muitas formas. 3ª lei de Newton: princípio da ação e reação
Muito boa a contextualização. Meu 1° jogo foi em 96, aos 8 anos de idade. Agora entendo pq tanta gente crucificou meu tio por levar os sobrinhos ("-É muito perigoso!", Diziam). Até hoje, esse meu tio não vai a clássicos, mesmo indo de carro e com torcida única.
Cara o Ibira é um ótimo contador de história, é um Alexandre Badolato do futebol. Aí Ubira se você curtir carros antigos da uma olhada no canal do Badolato, ele conta as histórias da coleção de carros dele, é super legal. Tô viciado no canal de vcs kkkkk.
Ubira,eu como mogimiriano fiquei arrepiado de saber que na grande data de seu aniversário de maioridade você pode comemorar vendo um jogo do Sapão! hahahah Ainda mais um Portuguesa x Mogi Mirim,que tem torcidas com bom relacionamento entre elas (pessoal da leões da fabulosa são muito gente boas),e um jogo de grandes times de SP que hoje passam por situações muito delicadas.Mas fiquei contente em saber desse detalhe do vídeo.Acompanho muito seu trabalho,um dos melhores comentarista esportivo desse país!
Fala ai Ubira, vc disse que iria lançar o vídeo do Futebol Capixaba, quando vai ser? Hahahaha tô ansioso, sou capixaba e oa times de lá tem pouca mídia mas estamos tentando colocar um Clube em divisões acima do Futebol, o Vitória até que está bem para a Série D de 2020 e o Real Noroeste vai tentar tbm subir para a Série C esse ano!
Concordo com o Ubira quando ele diz que não sabem lidar com as torcidas organizadas, essa história de torcida única é uma das maiores afrontas ao torcedor, os dirigentes jogam contra o espetáculo.
Me lembro bem dessa briga, eu tinha 13 anos na época, só lamento pelos policiais feridos.... Após esse evento puniram as bandeiras, puniram os instrumentos, puniram uma entidade mágica chamada "A Torcida", só não puniram as pessoas...
Ah, é o jeito fácil de dizer pra sociedade que estão trabalhando pela segurança quando na verdade NÃO ESTÃO FAZENDO NADA. E essa palhaçada se arrasta (e piora) há 25 anos já...
@@matheusbig4931 exatamente. Mas preferem fazer a via mais populista. A via que faz o Capez ser eleito, o Telhada ser eleito... A estrada que faz muita gente ganhar muito. Por passar impune ou por se aproveitar pra subir
Também me lembro, eu tava assistindo pela televisão ao vivo e presenciei este fato lamentável. Mas lembro também que não era grande novidade, ir a estádio era praticamente uma aventura, era um ambiente agressivo, perigoso e insalubre... agora os estádios estão "gourmetizados" (o que é ruim também), então estamos caindo no outro lado. Enfim, é uma situação complexa!
Até hoje lembro da imagem de um torcedor caminhando todo descontrolado e sem rumo batendo no alambrado, depois de apanhar. Nem sei se ele é o torcedor mais atingido.
Sou de Pres. Prudente SP, e na década de 90 quando parentes meu vizinho vinha passar festas de fim de ano vinha um rapaz que se dizia membro da Gaviões da Fiel, apelidado por "Tubarão", o mesmo me contava que no triste dia da briga do Pacaembu tinha um jogo do Corinthians no Morumbi, e quando a torcida do Corinthians se deslocava pro Morumbi no mesmo horário dento de um ônibus se encontram com torcedores do São Paulo dentre eles, por sorte, tinha um conhecido e tiveram uma rápida conversa que naquele dia as 3 grandes torcidas estavam circulando na cidade de SP, que isso era intencional pra provocar uma grande confusão e para acabar com as torcidas organizadas. Ele acreditava que a morte deste torcedor foi pré meditada, e foi comentado posteriormente que não tinha 10 policiais no Pacaembu. No seu vídeo é dito que o policiamento estava em numero insuficiente, tá batendo com história que meu amigo me contou.
Quem morreu foi Márcio Gasparini, era são paulino e foi em 1995 na final da copinha. A morte da qual vc fala no vídeo foi em 2003 ocasionada numa briga durante o carnaval. Desculpe a correção !
Morte foi essa mesmo,Márcio Gasparini, porém o campeonato que ele falou esta certo...era a super copa de futebol júnior...um jornalista que trabalha ou já trabalhou na espn postar um vídeo cheio de erros fica feio neh...
No caso do Maracanã: Não foi o alambrado que caiu... até pq no Maracanã nunca teve alambrado. O que rompeu foi o para peito da arquibancada. Estava todo enferrujado. Eu já fui a vários jogos do SPFC no Maracanã na época em que ainda era o maior estádio do mundo...
imagina vc ser um dos policiais naquele episodio. armado apenas com cacetete, tendo de defender aqueles que caiam no chao pra que nao fossem linchados ate a morte e tendo que se proteger de ataques vindos de torcedores de ambos os lados. eram apenas algumas dezenas de policiais, que em varios momentos acabaram encurralados por torcedores tendo de lutar pra eles mesmos nao serem linchados ate a morte. foda pra caralho...
Ubira vc é 10! Cara faz uma série sobre o Campeonato brasileiro ano a ano de 71 até 2019. Cada ano um vídeo, ou sobre o time campeão do ano ou sobre o campeonato e acontecimentos, formulas da competição pra agente. Também cabe para libertadores. Igual a da copa que vc fez. Abraço 🤗
Eu tinha 9 anos e lembro q na década de 90,2000,era muito comum brigas e mortes de torcedores e os estádios eram sem estrutura adequadas,ultrapassadas. Hoje em dia,a infraestrutura estrutura é muito mais seguros e confortáveis.🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪✌️✌️✌️
Fala, Ubira! Você é show de bola! Estou sem tempo de ver o vídeo, mas passando para curtir e te dar uma moral, pois você mais do que merece! Um abraço de um torcedor apaixonado pelo Fortaleza Esporte Clube, meu amigo! 💪
Um dia vergonhoso que infelizmente tive o desprazer de assistir pela tv ao vivo. Eu joguei bola com o primo do torcedor morto, esse primo era excelente no salão, era profissional inclusive.
Meu tio me levou nesse jogo, eu tinha 6 anos. Ele, macaco velho dos tempos de Inferno Alviverde, ficou comigo na parte mais alta das cadeiras, perto de uma lanchonete, esperando o momento certo pra gente sair de lá. E Bira, isso pra mim foi tudo orquestrado justamente com o intuito de criminalizar as torcidas. Como você disse, teve gente que usou isso como promoção pessoal e virou até deputado, e até pros padrões da época, era inconcebível um jogo como esse acontecer com um efetivo de 35 policiais, justamente por ser gratuito e num dia em que o Corinthians também jogaria no mesmo Pacaembu.
Eu estava no estádio naquele dia. Não sei se você lembra que no placar eletrônico ficou piscando "CALMA" aos torcedores que estavam brigando. Como eu disse, tinha tanto pouco policial que nem fui revistado.
Cara eu gostaria que voltasse somente se fosse para dividir meio a meio, Morumbi nas décadas de 80 e 90, tinha disputa de festa e cânticos, agora p voltar só 10% p mim não, so vai organizada sim nos10%, e ficam se xingando o jogo inteiro e um clima tenso na chegada e na saída fora que tem que ter escolta e etc, torcedor comum p fazer festa não vai na casa do rival com sua camisa no peito sem a proteção da organizada. Então se for p voltar, volte meio a meio aí era festa. No contrário 10% é uma bosta, falo porque frequento estádio, e quer saber fui em todos os clássicos com torcida única ano passado achei bem melhor sem torcida rival.(10%) Claro não foi melhor que a decada de 90 quando dividia meio a meio aí sim era show.
Que eu me lembro, o torcedor que morreu era são-paulino, ele invadiu o gramado e acabou sendo atingido e um dos golpes foi na cabeça, filmado pela tv. O assasssino foi preso tempos depois, julgado, condendado e - advinhe só?! - já está livre, ficou uns 5 ou 6 anos na cadeia.
ubira, fala da final da liga europa, jogaço que o sevilha foi campeão, forte abraço o primeiro tempo foi melhor que todos times paulistas jogando no brasileirão kkk
@@Alinci a rivalidade no campo, do futebol paulista se dá entre palmeiras e Corinthians. A rivalidade dessas torcidas aumentou bastante agora, mas historicamente a rivalidade de torcidas sempre foi maior entre São Paulo e palmeiras. Na verdade entre Independente e mancha. Se pre foi dito, os gaviões são rivais, a mancha é inimiga! O ódio historicamente é gigante.
Estava nesse jogo! E se não me engano parece que o jogo começou mais cedo (não e certeza). A torcida do São Paulo estava em maior número e o jogo já havia começado quando consegui entrar e ainda tinha uma multidão do lado de fora .A torcida do Palmeiras ocupou metade do setor reservado a ela. E nem sei se toda torcida do São Paulo conseguiu entrar pois não ampliaram o espaço. Me lembro de ficar espremido. " Nunca tive medo da minha torcida" ,mas aquele dia estava esquisito infelizmente,por ser gratuito tinha muita gente estranha . Depois disso também começaram a cobrar os jogos do juniores. Não fui para a briga, mas a impressão que deu é que era isso que os organizadores queriam,uma tragédia. De resto o pessoal e video contou bem. Fiquem todos no paz do senhor
Bira, você disse que não é verdade que em clássico vai “só torcida organizada pra brigar”, de fato, mas os ingressos pra clássico quando se joga como visitante, se não sua totalidade, esmagadora porcentagem vai para as quadras das torcidas. Eu já TESTEMUNHEI porque já comprei, ingressos na quadra da torcida do meu clube. Eles recebem grande parte! Era muuuuuito difícil de conseguir ingresso se não fosse por eles. Entendo o clube de querer ter sua organizada lá, mas de repente poderiam ter cedido menos ingressos a eles. Sou total a favor tanto das organizadas, quanto dos 90/10
Hoje não faz mais senso ter meio a meio em muitos cantos. Vários clubes aqui passaram a jogar os clássicos e/ou construíram seus próprios estádios nos últimos 20 anos. Se você joga em casa, os seus tem que ser maioria e o resto que vá para aquele canto
No youtube tem uma matéria do antigo Aqui Agora que passava no SBT. Os caras tavam ao vivo mostrando a briga. Na época foi a briga das duas torcidas mais violentas de sp.
me lembro desse jogo, tinha 14 anos assistindo pela televisão com meu pai. fiquei impressionado pela violencia pois nunca tinha visto briga desse porte
So quem estava lá sabe oq foi aquilo. Eu com apenas 12 anos. Eu nao entrei no gramado....mas na arquibancada foi tenso tmb...depois na barra funda o bicho pegou novamente. Depois desse dia passei a frequantar torcida organizada por mais de 25 anos.
Fala do trivice do Vasco! Kkkkkk parabéns pelo vídeo Bira, meu pai me viu assistindo e foi confirmando os seus relatos, ele trabalhava como segurança no pacaembu pela empresa Nacional, hoje G4S, nesse dia ele tava de folga, graças a Deus. Ele é muito Palmeiras e gostou do seu vídeo, disse que vai ver outros! Parabéns pelo trabalho!
O pior estádio nessa época era a Vila, a parada parecia que ia desmoronar a qualquer momento, umas rachaduras bizarras. Em relação a briga, tinha 13 anos e tive o desprazer de assistir ao vivo na TV, foi chocante a parada.
Eu estava vendo ao vivo na Band, se não me engano. Eu tinha 15 anos na época. Como era outra época, a transmissão não foi cortada e a briga passou todinha ao vivo. Hoje com certeza a briga seria cortada, ou no mínimo, a câmera não estarei focada nas brigas e linchamentos que estava ocorrendo em campo.
Ubira, fala por favor pro Leandro Iamin colocar um jornalista que saiba ler em voz alta pra falar de futebol nordestino no podcast da Trivela, ou pelo menos um que se de o trabalho de fazer varias leituras e escolher a melhorzinha pra enviar. Na minha opinião fica muito feio parar o podcast pra inserir um audio de um cara que não consegue ler com fluidez.
Ubira, fala um pouco do Esporte Clube Radar , o primeiro grande clube brasileiro de futebol feminino, com seis títulos brasileiros e seis "libertadores", seria interessante, não sei porquê de não ter sido reativado!
ESSA CONFUSÃO FOI BEM LOUCA, MARCOU!! TAMBEM TEM UMA ENTRE FORTALEZA X CEARA NA ARENA CASTELAO, EM 2015, AS DUAS INVADIRAM O GRAMADO NO FINAL DO JOGO E OCORREU UM QUEBRA PAU PESADO. INCLUSIVE A TURNER ESTAVA TRANSMITINDO ESSA PARTIDA.
Os clássicos do Nordeste são incríveis. Não é a toa que daqueles antigos torneios regionais o único que ainda está na ativa (por ser muito rentável) a Copa do Nordeste é o único ainda de pé.
@@omaisqueridodobrasil9438 o Mangueirão fica em Belém do Pará, amigo. Região Norte! Sou de Belém, torcedor do Remo, e fico feliz ao ver sua admiração pelas torcidas nortistas! Abraço!
@@pedrosilveira4430 Sim realmente. Mas me refiro a paixão que os torcedores do Norte e Nordeste têm pelos seus times. Que pena que o Papão e o Remo não estão mais tão em evidência como antes mas tomara que um dia possam voltar a dar grandes alegrias aos seus torcedores.
Eu estava neste jogo a mancha verde escapou de ser dizimada,pois havia 5 vzs mais independente,o pior de tudo que o Corinthians iria jogar no Pacaembu no mesmo dia, e a torcida deles vieram mais cedo e a pancadaria comeu solto na barra funda.
Na época a Copa São Paulo estava dando muito problemas. Muita correria e confusão nos jogos e até mesmo invasões à campo eram comuns. Foram grandes erros, igual a esse no caso de 1992. Como me colocam um clássico (mesmo sendo de juniores) na Rua Comendador Sousa? Em 1993 na final da Copinha também teve confusão com objetos atirados em ônibus que traziam as torcidas. Só em 1994 e 1995 que não tivemos registros de incidentes já que eram jogo de torcida única (São Paulo x Guarani e Corinthians x Ponte Preta). Esse jogo de 1995 foram apenas 2 mil pessoas no Pacaembu. E deu todo esse rebuliço. Depois disso tentaram extinguir as organizadas, mas sem sucesso. Se há quem reclama que o futebol "morreu" com clássicos de torcidas única, sem bandeira, sem sinalizador e tal, ponham na conta dessas torcidas organizadas. Se a família não vai mais aos estádios, a responsabilidade é das organizadas.
@Rodrigo Lopes apenas da PM, não. Mas o Estado tem muita culpa sim. A má vontade e a incompetência em gerir jogos entre grandes torcidas aqui em SP é enorme.
Duas Torcidas inimigas, um estádio em reforma com entulhos, poucos policiais no estádio.Imprensa e MP Martelando que torcidas era lugar de bandidos e jogando isso para opinião pública. Promotor que até então ninguém conhecia pega a pauta de segurança nos estádios e depois vira político ( Merendas). Esse foi o vacilo das torcidas de Sampa, não perceberam que esse tipo de proibição poderia acontecer. Depois disso a arquibancada nunca mais foi a mesma, tem muitas proibições e o sistema em cima.
Hoje morreu 2 membros da torcida jovem do Santos, ambos bem novos. O futebol brasileiro já está tão ruim; falcatruas, máfia, qualidades sofrível de jogo. Mesmo assim esses caras continuam se matando, "lutam" pelo o quê?
Ainda mais no momento que o Brasil e o mundo está passando devido a Covid-19. Apesar que moro na zona leste de São Paulo e aqui mal teve quarentena. Virou férias. E sobre a qualidade dos jogos concordo plenamente contigo. Cada vez mais assisto menos jogos.
Só uma coisa a mais, esse jogo do São Paulo foi no domingo na quarta da mesma semana teve a final de aspirantes São Paulo x Palmeiras eu fui no jogo a tarde, a polícia teve a brilhante ideia de só vender ingresso na entrada principal que estava a torcida dos porco imagina o que teve de treta na quarta de depois teve esse jogo.
Discordo de vc... O Pacaembu tem sim estrutura pra receber qualquer clássico. Porém naquele jogo em especial, o Pacambu estava com o tobogã em reforma... Muito entulho, e acabou virando arma para os marginais...
Na verdade é que todos os estádios estavam condenados pelo Contru. O Pacaembu estava com o Tobogã interditado. O Morumbi estava com a arquibancada superior toda detonada. O Parque Antártica teve uma parte da arquibancada na curva atrás do gol à direita da TV afundada em 14 centímetros! O Brinco de Ouro teve a arquibancada superior também interditada. A Vila Belmiro não tinha condições de receber. Aí restou o Estádio Santa Cruz.
Isso que aconteceu foi uma tragédia anunciada. Pedaços de paus e pedras próximo ao alambrado...entulho....fora a fúria das duas torcidas....e o municipo não foi culpado por tudo isso. Detalhe...o torcedor morto era Marcio Gasparin.
Pô, Ubiratan. Com esse tanto de "coincidências" e "descasos" por parte do Estado e governos não da pra ver que na verdade houve uma intencionalidade aí? Não sei se tu viu, mas recentemente o SDT Na Bancada fez um debate muito bom sobre o tema.
Eu achava até hoje que o torcedor que morreu era o que estava cambaleando e caindo no alambrado. O maluco milagrosamente SOBREVIVEU. Essa guerra de torcidas poderia ter acontecido 15 dias antes. Na final do Campeonato Paulista entre Palmeiras e Corinthians (uma das mais emocionantes, na minha opinião e que consagrou Marcelinho Carioca como ídolo do Corinthians) que aconteceu em Ribeirão Preto, no Estádio do Botafogo, quase aconteceu isso daí, pois durante a comemoração do título do Corinthians, a Mancha Verde quebrou o alambrado e tentou invadir o campo pra enfrentar a Gaviões ou pegar os jogadores em campo. Apesar da final épica, foi marcado também por um episódio de violência!! A final da "Super Copinha" foi no Pacaembu pela tradição! O Pacaembu é o palco da final da Copinha!! E a FPF quis levar esse "ritual religioso" também para o torneio dos campeões! E o Palmeiras não disputou essa competição como convidado. A Super Copinha reunia tanto os campeões quanto os vice campeões da Copinha!
No video do maraca eu perguntei dessa reforma se tinha relação, hj veio a resposta lol Essa briga é tão falada que muita gente hoje nem sabe qual era o campeonato e quem tinha ganhado o jogo.
Eu me lembro na semifinal entre Palmeiras e Grêmio desta Supercopa, o Juiz roubou tanto até fazer o Palmeiras vencer. Se o Grêmio tivesse passado o destino teria evitado a tragédia na final entre Palmeiras e São Paulo.
Bira, desculpe, mas seu vídeo tem um grande erro. Mauro Roberto Costa foi um palmeirense morto em 2003 numa briga ocorrida em uma rua, não num estádio... O torcedor que morreu no Pacaembu em 1995 se chamava Mario Gasparin, torcia pro São Paulo, tinha 16 anos, e não morreu em decorrência do alambrado ter caído sobre ele, mas sim, como resultado de muitas pauladas recebidas. Um torcedor do Palmeiras chamado Adalberto depois foi condenado por homicídio, pois um video mostra ele acertando uma paulada na vítima...
Ubira,eu gostaria muito que alguém da mídia,algum dia,falasse sobre o fato de o Pelé ser o único jogador da história do futebol que quando começou a jogar no seu clube,este clube quase não tinha ganho e quase não era conhecido nem no seu estado,e quando ele deixou este clube,este clube era o mais conhecido,mais campeão,mais comentado...etc.e ele,o Pelé, fez o mesmo pela sua seleção que que antes do Pelé não tinha ganho nada e não tinha nenhuma relevância no futebol mundial,porém quando ele,o Pelé,aposentou da seleção ele deixou ela como a maior,a mais Relevante,mais campeã,mais comentada...etc.Eu queria que alguém falasse sobre isto para ver se ainda é possível comparar qualquer outro jogador com o Pelé
Um pequeno engano na cronologia na parte da briga, inclusive o relato do torcedor são-paulino é controverso até mesmo pelas imagens e outros testemunhos. A torcida do Palmeiras invadiu para comemorar, e claro também provocar. A Independente estava de um lado, de frente para a TV, e a Dragões da Real do outro, com o tobogã e o campo no meio. Os primeiros são-paulinos que invadiram foram do lado onde estava a Independente, e depois o alambrado foi derrubado do lado da Dragões. Havia palmeirenses em todo o campo, e as imagens mostram que a maioria estava mesmo em frente a Independente. Num primeiro momento os palmeirenses acuaram os são-paulinos, que correram de volta em direção ao lado do alambrado caído. É nesse momento que os palmeirenses tentam puxar a faixa da Dragões. Os são-paulinos se reorganizaram e voltaram para o campo, e então são os palmeirenses que correm de volta para o lado da curva. A briga se distribui de ponta a ponta no gramado, e houve mais uma avançada forte dos palmeirenses (senão me engano, no momento que o torcedor é morto) e depois outra dos são-paulinos, uns acuando os outros em seus setores, quando então o policiamento aumentou e a briga foi dispersada. O nome do torcedor são-paulino que morreu é Márcio Gasparin da Silva. E o jogo foi transmitido ao vivo sim, pela Globo e pela Bandeirantes. Esse foi um dia em que tudo estava programado para dar errado, e deu. Infelizmente.
Além de morar longe de SP e não ter grana, meus pais nunca gostaram de me deixar a ir a um estádio. Só fui depois de ter meu próprio dinheiro 3x e já com torcida única. Triste. Era bonito assistir na tv a festa das torcidas, mas sempre me deixou com medo quando tinha briga ou invasões. Acho que deveria cadastrar todos que queiram ir aos estádios e assim os problemas diminuiriam, porque a educação nossa e a impunidade são inversamente proporcionais.
Torcida unica é a solução preguiçosa das autoridades pra responder a sociedade que estão fazendo algo para combater um problema que nunca conseguiram ter o menor controle. Proibem bandeiras, papel picado, faixas, instrumentos, limitam, criam dificuldades com tudo que se é usado pra fazer a festa nos estádios com a suposta alegação de estarem combatendo a violência (????), mas que violência esse material poderia causar? Vejo que quanto mais coisas usadas pra festa, mais membros das torcidas precisariam se ocupar nessa organização, logo, seria menos gente focando na unica coisa que segue "permitida" hoje em dia, independente de ter torcida ou visitante ou não, que são as brigas.
Eu estava no estádio nesse dia.
.
Era final da Supercopa de futebol júnior.
Naquela época a rivalidade entre São Paulo x Palmeiras era gigantesca.
E a rivalidade entre a Mancha Verde e Independente era maior ainda.
A torcida do São Paulo ficou confinada em um espaço do canto do Pacaembu, nas partes que ficam na ponta da ferradura do Estádio.
A torcida do Palmeiras ficou na curva dessa ferradura, atrás do Gol que dá acesso à principal entrada do Pacaembu.
Naquele tempo, assim como em vários estádio brasileiros, as arquibancadas estavam literalmente ruindo. E o Tobogã do Pacaembu não foi diferente, sendo constatado que vibrava muito. Devido a isso, esse setor ficou fechado para reformas e com vários materiais de obras lá armazenados.
A torcida do São Paulo era maior, mas estava em um espaço muito apertado. A do Palmeiras era menor e estava em um local muito amplo.
Havia-se poucos policiais e a entrada das torcidas teve pouca revista - eu sou uma testemunha de que não fui revistado.
E, como é igual a hoje, cada torcida colocou suas faixas nos alambrados.
Iniciou-se o jogo e foi para prorrogação. E naquele tempo havia morte súbita.
Na prorrogação houve o gol do Palmeiras, decretando imediatamente o fim da partida.
Com a vibração e empolgação pela conquista do Palmeiras, sua torcida invadiu o campo, pois o Palmeiras não tinha nenhum título de expressão nos juniores, e ganhar do São Paulo naquele época era o ápice.
Com a comemoração, parte dos torcedores da Macha arrancou as faixas da Independente presas no alambrados.
Com isso, torcedores do São Paulo foram em direção ao alambrado, sendo repelidos de forma violenta pela PM.
Uma parte dos torcedores agridem os policiais com os mastros das bandeiras, que eram de bambu.
Aproveitando-se disso, torcedores tricolores se dirigiram ao Tobogã e encontraram os entulhos da reforma daquela arquibancada.
Esses torcedores dão a volta por baixo do Tobogã e conseguem acessar o gramado por um portão que dá acesso próximo do local onde ficam as torcidas de outros estados, à direita das cabines de TV.
Depois disso, houve-se o CAOS.
Lembro-me perfeitamente do placar eletrônico mostrando "CALMA", que nada adiantou.
Policiais que estavam no campo tentando apaziguar disseram que estavam no meio da Guerra entre Sérvios, Bósnios e Croatas.
O pior é que à tarde haveria jogo do Corinthians no próprio Pacaembu, que fora suspenso devido à selvageria.
Eu estava voltando com a Independente na Estação Corinthians Itaquera quando encontraram também a torcida do Corinthians indo para o jogo que ainda não tinha sido cancelado.
Cercaram uma lotação onde havia uma corintiana para agredi-la, por sorte o motorista não abriu e arrancou com o veículo.
Um caos.
Depois disso, acabaram-se as festas das torcidas nas arquibancadas paulistas.
Bom relato cara. Consegui enxergar tudo o que aconteceu depois de ler suas palavras. Muito enriquecedor.
Mentiroso do cacete, so falou o que todos ja sabem e o proprio Bira falou.
a parte dos policiais estavam no meio da guerra entre servios, bosnios e croatas, mano, toma vergonha na sua cara porra huahuahauhauahuahua quer comparar briga de torcida com uma GUERRA DE VERDADE huahauhauahu.
A Rivalidade Mancha x Independentemente é a maior Rivalidade entre torcidas organizadas no Brasil... maior em si até, do que propriamente a rivalidade entre São Paulo x Palmeiras
Você falou das guerras que levaram ao fim da Iugoslavia. Pelo menos a briga contra os croatas também começou no futebol, num jogo entre o Dínamo Zagreb e o Estrela Vermelha em 1990.
Briga pesadíssima, até jogadores se envolveram. O Zvonimir Boban (que depois foi meio campista do Milan) bateu tanto num cara que precisou de uns 4 policiais pra tirar ele de cima.
Se o Bira quiser fazer um vídeo dessa briga, da um vídeo e tanto
larga de mentira vei, vc so escreveu o Bira falou no video kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
"A Batalha do Pacaembu"
Parece nome de filme épico kkk
Tipo o coliseu
Amo esses vídeos sobre histórias antigas do futebol, aquele do Carioca de 1995 é mto bom tbm. Sensacional Bira
Esse rapaz não conhece a história real; eu estava lá! E digo esse comentário é muito raso e foge quase que completo do que realmente aconteceu.
Já que os clássicos aqui de SP são com torcida única, deveriam liberar as bandeiras com mastro, deixa a festa da torcida muito mais bonita.
Isso oque você diz não faz sentido, primeiro que existe briga dentro da própria torcida e usam isso como arma, e quando tem clássico normalmente acontece das orgazinadas se trombarem pós jogo, imagina a tragédia maior que séria
Sou botafoguense e uma vez botafoguenses queriam me expulsar pq eu tava sem a camisa do time em um jogo. Outros vieram me defender e quase deu porradeiro. A policia interviu e resolveu a situação.
@B Na verdade era superlotação mesmo algo ate normal no futebol brasileiro durante os anos 90. São Januario tinha capacidade de 40 mil pessoas e tinha mais de 50 mil pessoas.
Olha, eu "teoricamente" sou contra torcida única, acho que mata a essência do futebol e perde a graça... mas não vou mentir, vou muito mais tranquilo em estádio agora do que antes, com menos medo de brigas com só a sua torcida.
@B superlotação parça quem tava lá sabe que ia acontecer com ou sem confusão.
“Como tudo no Brasil, só vai correr atrás de fazer alguma coisa depois que alguém morre”. Nem isso mais, Bira. Nem isso.
Se eles se matam entre si, e acham bonito, o problema é deles. O Poder Público nao deve gastar dinheiro dos nossos impostos com isso. No momento que matam inocente, ae sim, é outra história.
Bira uma única correção no video: o torcedor que morreu se chama marcio gasparin da silva é tinha apenas 16 anos, o acusado pela morte foi o Adalberto de 23 anos tem um vídeo mostrando ele dando uma paulada na cabeça do Márcio
Acho q houve uma pequena confusão nos nomes
Tem um dos que tomou paulada que não morreu mas ficou sequelado com deficiência mental grave...vi uma matéria a uns anos..
A maior rivalidade paulista é o Derby, mas entre organizadas, Mancha e Independente é uma parada surreal, todo jogo tem treta!!
Corinthians é rival. São Paulo é inimigo.
Isso vem dos anos 40 quando o são paulo tentou invador e tomar o estádio palestra Itália.
@@cavalcannti Foi em em 92 no parque Antártica
Esses vídeos do Ubira é muito maneiro, por favor trás mais esses tipos de conteúdo
Adoro seus vídeos, sei que é difícil editar os vídeos para colocar imagens, mas acho que seria interessante se sempre fosse colocado links para imagens na descrição para acompanhar os seus vídeos Bira. Abraços!
Concordo.
O motivo pelo qual baniram as bandeiras de mastro em São Paulo, tornando os estádios do estado nos mais sem graça do país inteiro
Culpa das torcidas organizadas. Elas que estragaram o futebol com suas atitudes.
@@raiderbelacasa pune o CPF, n a torcida em si, se punisse pessoas não ia acontecer isso.
@@matheusbig4931 Os donos tem total responsabilidade. Se fossem mais responsáveis não permitiriam membros que já vem com esse tipo de intenção. Essa de "se punir só as pessoas" não resolve. Nesse caso é radicalizar e sangrar.
@@raiderbelacasa com a camisa de organizada o cara mal intencionado sabe que n vai acontecer nada com ele, controlar uma massa é muito difícil,meu ponto de vista é esse punir quem faz individualmente para dá exemplo. É isso.
@@raiderbelacasa culpa de quem está nas organizadas pra brigar,de cidadãos que deveriam ser punidos individualmente,e de uma cultura que incita violencia e infelizmente ainda é muito presente no meio.Fui de organizada por anos e nunca me meti em uma briga e nem tive vontade.Fui de organizada por gostar de fazer parte da festa,do incentivo o jogo todo cantando e fazendo barulho; Sou contra a violencia das torcidas e torço pra que um dia essa cultura mude, mas também vejo algo que é um fato, se acabar as organizadas, as festas do estádio ficaram muito sem graça.Em qualquer estádio,com qualquer time no país você pode ver que quem carrega a festa na bancada são as organizadas. As festas com bateria,bandeiras,faixas,bandeirões,sinalizador,fumaça,e com quem canta o jogo inteiro são majoritariamente as organizadas.
Ubira, admiro muito seu trabalho. A pouco tempo conheci seu trabalho e a partir de então, passo a acompanhar.
Puts eu lembro disso ...passando na Band domingo de manhã ...essa foi inesquecível e surreal ...quem viu nunca vai esquecer.
PS: Ubira melhor jornalista esportivo fácil do Brasil .
Eu vi esse jogo na Globo. Ela encerrou as transmissões bem na hora da invasão. Eu não cheguei a ver pela Bandeirantes, depois assistindo o Domingo Legal o Luís Alfredo informou já na época a morte do torcedor.
@@raiderbelacasa na Band continuou a passar ... Até o fim , realmente surreal nos que vimos nunca vamos esquecer ...lembro que mais tarde teria a 1 rodada do Brasileirão 95.
A Globo ficou ao vivo sim, transmitiu toda a briga com Cléber Machado narrando e Mauro Naves no gramado.
Eu tinha 15 anos e foi o meu primeiro clássico que assistir, foi cenas de terror, eu não conseguia chegar em casa, tinha palmeirenses espalhados por todos os lados, na barra funda os caras da gaviões chegando de trem para o jogo a tarde e lá dentro as três torcidas juntas, entre tudo isso os policias batendo em nós, foi tipo aquele filme guerreiros bem antigo sobre gangues.
Caramba mano, em uma reportagem eles colocaram aquela trilha sonora dos selvagens da noite pra falar da Mancha e Independente
Eu tinha 12 anos...estava na amarela e fui pra barra funda onde o bicho pegou novamente. Sou Palmeiras. Os gaviões estavam vindo pro jogo as 14 horas e acabaram voltando. Se eles chegam a merda tinha cido maior.
Eu sai de jundiai escondido e fui sozinho pro jogo...kkkkk depis disso freuquentei torcida organizada por mais de 25 anos.
Se resolvessem essa treta, e matasse no ninho essa confusão. Muitas vidas seriam poupadas e teríamos estádios com bandeirões e torcidas divididas.
Mancha e Independente era a maior rivalidade de organizadas naquela época, o ódio entre as duas era gigante, 3 anos antes disso a Independente matou o Coringa da MV ABC. Aí sabendo do ódio entre elas, eles me colocam o jogo em um estádio com milhares de pedras e madeiras com acessibilidade por parte da Independente e com poucos policiais para fazer a segurança. Claramente foi tudo premeditado pelas autoridades, pois havendo briga(como houve) seria um motivo para acabar com as organizadas.
A rivalidade entre a Mancha e a Independente era imensa. Lembro daqueles dois torcedores do São Paulo que foram comprar ingressos na Sub-Sede da Mancha no ABC. Na fila eles foram descoberto porque usavam a camisa do São Paulo por baixo da roupa. Foram agredidos no banheiro, quase foram mortos e o caso teve uma repercussão imensa.
Se não me engano foi um tempo depois da morte do Coringa que era do próprio ABC, como retaliação os caras torturaram os dois integrantes da Independente por um bom tempo na sede. Tenso!
A Rivalidade entre a Mancha e a Independente, até hoje é gigantesca. .. sou SPFC e acho essa rixa entre as duas organizadas, a Maior rivalidade entre organizadas no Brasil..... rivalidade essa ate maior do que propriamente a rivalidade entre São Paulo x Palmeiras
Sim vcs estão bons de memória, logo após o episódio que a independente matou o coringa do abc, o jornal nacional fez uma reportagem no qual mancha cantava a seguinte música ( independente pode esperar a sua hora vai chegar) em pleno jornal nacional. E foi agravando cada vê mais a rivalidade entre as duas organizadas
@@candidato252002 Caralho! Que caras burros. Os caras que torturaram foram presos?
O melhor não seria chamar esse evento de "Tragédia do Pacaembu", no lugar de "Batalha"?
Batalha, no futebol, sempre me traz uma impressão de disputa acirrada no certame, como a Batalha dos Aflitos (Grêmio x Náutico).
Na vdd essa briga e mais conhecida como Guerra do Pacaembu
@@Pedro0o. Mais uma das páginas tristes do futebol. A guerra na final da Champions de 1985, a guerra de Joinville em 2013 são outras mais conhecidas.
Não cara, Batalha, Tragédia seria se tivesse Morrido pelo menos umas 10 pessoas, lgc ninguém quer que morra ninguém mas graças a deus morreu só uma, Batalha cai melhor.
Concordo. É igual chamar estuprador de Predador Sexual. Porra, vc tá exaltando o cara, tinha que ser cabaço, virgão et
@B uma covardia da torcida contra os dirigentes do flu vermes
Bira, além de todas essas situações q vc citou que contribuíram pra esse caso, tem tambem o fato de que houve um aumento da violencia em toda a sociedade nos anos 90 e que a policia tambem nao soube lidar, e isso, como sempre, se refletiu no futebol
Acho que dá pra ser até newtoniano sobre isso. Nunca vi ser testado cientificamente, falo aqui como crença pessoal.
O Brasil teve muitas polêmicas envolvendo mortes em série patrocinadas pelo Estado, de alguma maneira. Em São Paulo mesmo teve mais de uma.
A resposta veio, de muitas formas.
3ª lei de Newton: princípio da ação e reação
O inicio dos anos 90 o nivel de violência nos estadios chegou a um nivel que existia a ideia de eletrificar o alambrado do pacaembu.
@@ernestito7064 milagre não ter ido pra frente
@@ernestito7064 e quem foi o "jênio" que propôs isso??
Depois a galera não sabe do pq o Estado não consegue conter essas coisas...
@@matheusscher832 Fernando Capez que comandava a policia da epoca
Bira tá parecendo que ta no South Park
Kkkkkkkkkkkkkkkkk
Cartman
jjkkkkkkkkkkkkkkkkk
Muito boa a contextualização. Meu 1° jogo foi em 96, aos 8 anos de idade. Agora entendo pq tanta gente crucificou meu tio por levar os sobrinhos ("-É muito perigoso!", Diziam). Até hoje, esse meu tio não vai a clássicos, mesmo indo de carro e com torcida única.
Cara o Ibira é um ótimo contador de história, é um Alexandre Badolato do futebol.
Aí Ubira se você curtir carros antigos da uma olhada no canal do Badolato, ele conta as histórias da coleção de carros dele, é super legal.
Tô viciado no canal de vcs kkkkk.
Ubira,eu como mogimiriano fiquei arrepiado de saber que na grande data de seu aniversário de maioridade você pode comemorar vendo um jogo do Sapão! hahahah Ainda mais um Portuguesa x Mogi Mirim,que tem torcidas com bom relacionamento entre elas (pessoal da leões da fabulosa são muito gente boas),e um jogo de grandes times de SP que hoje passam por situações muito delicadas.Mas fiquei contente em saber desse detalhe do vídeo.Acompanho muito seu trabalho,um dos melhores comentarista esportivo desse país!
Fala ai Ubira, vc disse que iria lançar o vídeo do Futebol Capixaba, quando vai ser? Hahahaha tô ansioso, sou capixaba e oa times de lá tem pouca mídia mas estamos tentando colocar um Clube em divisões acima do Futebol, o Vitória até que está bem para a Série D de 2020 e o Real Noroeste vai tentar tbm subir para a Série C esse ano!
Sensacional o video Bira muito bem narrado e explicado
Concordo com o Ubira quando ele diz que não sabem lidar com as torcidas organizadas, essa história de torcida única é uma das maiores afrontas ao torcedor, os dirigentes jogam contra o espetáculo.
Me lembro bem dessa briga, eu tinha 13 anos na época, só lamento pelos policiais feridos....
Após esse evento puniram as bandeiras, puniram os instrumentos, puniram uma entidade mágica chamada "A Torcida", só não puniram as pessoas...
E ainda fazem errado. Basicamente todos os atores envolvidos
Ah, é o jeito fácil de dizer pra sociedade que estão trabalhando pela segurança quando na verdade NÃO ESTÃO FAZENDO NADA.
E essa palhaçada se arrasta (e piora) há 25 anos já...
Até hj é isso, é simples resolver pune a pessoa, n a entidade
@@matheusbig4931 exatamente. Mas preferem fazer a via mais populista. A via que faz o Capez ser eleito, o Telhada ser eleito... A estrada que faz muita gente ganhar muito. Por passar impune ou por se aproveitar pra subir
Também me lembro, eu tava assistindo pela televisão ao vivo e presenciei este fato lamentável. Mas lembro também que não era grande novidade, ir a estádio era praticamente uma aventura, era um ambiente agressivo, perigoso e insalubre... agora os estádios estão "gourmetizados" (o que é ruim também), então estamos caindo no outro lado. Enfim, é uma situação complexa!
Caramba que história triste e lamentável
Até hoje lembro da imagem de um torcedor caminhando todo descontrolado e sem rumo batendo no alambrado, depois de apanhar. Nem sei se ele é o torcedor mais atingido.
@@raiderbelacasa 😔
@@raiderbelacasa esse aí morreu
Sou de Pres. Prudente SP, e na década de 90 quando parentes meu vizinho vinha passar festas de fim de ano vinha um rapaz que se dizia membro da Gaviões da Fiel, apelidado por "Tubarão", o mesmo me contava que no triste dia da briga do Pacaembu tinha um jogo do Corinthians no Morumbi, e quando a torcida do Corinthians se deslocava pro Morumbi no mesmo horário dento de um ônibus se encontram com torcedores do São Paulo dentre eles, por sorte, tinha um conhecido e tiveram uma rápida conversa que naquele dia as 3 grandes torcidas estavam circulando na cidade de SP, que isso era intencional pra provocar uma grande confusão e para acabar com as torcidas organizadas. Ele acreditava que a morte deste torcedor foi pré meditada, e foi comentado posteriormente que não tinha 10 policiais no Pacaembu. No seu vídeo é dito que o policiamento estava em numero insuficiente, tá batendo com história que meu amigo me contou.
Ué? Mas o torcedor que morreu era do São Paulo não do Palmeiras e o nome era diferente também, Marcio Gasparin, acho que leu a notícia da data errada.
Bira parabéns, excelente
Quem morreu foi Márcio Gasparini, era são paulino e foi em 1995 na final da copinha. A morte da qual vc fala no vídeo foi em 2003 ocasionada numa briga durante o carnaval. Desculpe a correção !
Morte foi essa mesmo,Márcio Gasparini, porém o campeonato que ele falou esta certo...era a super copa de futebol júnior...um jornalista que trabalha ou já trabalhou na espn postar um vídeo cheio de erros fica feio neh...
Estava vendo ao vivo na TV, lembro até hj.
No caso do Maracanã: Não foi o alambrado que caiu... até pq no Maracanã nunca teve alambrado. O que rompeu foi o para peito da arquibancada. Estava todo enferrujado. Eu já fui a vários jogos do SPFC no Maracanã na época em que ainda era o maior estádio do mundo...
imagina vc ser um dos policiais naquele episodio. armado apenas com cacetete, tendo de defender aqueles que caiam no chao pra que nao fossem linchados ate a morte e tendo que se proteger de ataques vindos de torcedores de ambos os lados. eram apenas algumas dezenas de policiais, que em varios momentos acabaram encurralados por torcedores tendo de lutar pra eles mesmos nao serem linchados ate a morte. foda pra caralho...
Ubira vc é 10! Cara faz uma série sobre o Campeonato brasileiro ano a ano de 71 até 2019. Cada ano um vídeo, ou sobre o time campeão do ano ou sobre o campeonato e acontecimentos, formulas da competição pra agente. Também cabe para libertadores. Igual a da copa que vc fez. Abraço 🤗
Eu tinha 9 anos e lembro q na década de 90,2000,era muito comum brigas e mortes de torcedores e os estádios eram sem estrutura adequadas,ultrapassadas. Hoje em dia,a infraestrutura estrutura é muito mais seguros e confortáveis.🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪🇾🇪✌️✌️✌️
Fala, Ubira! Você é show de bola! Estou sem tempo de ver o vídeo, mas passando para curtir e te dar uma moral, pois você mais do que merece! Um abraço de um torcedor apaixonado pelo Fortaleza Esporte Clube, meu amigo! 💪
Fala aí, ubira, vc já esteve presente em algum momento em que o mangueirão tremeu??
Conta pra gente, abç!
kkkkkkkkkkkkk
Um dia vergonhoso que infelizmente tive o desprazer de assistir pela tv ao vivo.
Eu joguei bola com o primo do torcedor morto, esse primo era excelente no salão, era profissional inclusive.
Meu tio me levou nesse jogo, eu tinha 6 anos. Ele, macaco velho dos tempos de Inferno Alviverde, ficou comigo na parte mais alta das cadeiras, perto de uma lanchonete, esperando o momento certo pra gente sair de lá. E Bira, isso pra mim foi tudo orquestrado justamente com o intuito de criminalizar as torcidas. Como você disse, teve gente que usou isso como promoção pessoal e virou até deputado, e até pros padrões da época, era inconcebível um jogo como esse acontecer com um efetivo de 35 policiais, justamente por ser gratuito e num dia em que o Corinthians também jogaria no mesmo Pacaembu.
Eu estava no estádio naquele dia. Não sei se você lembra que no placar eletrônico ficou piscando "CALMA" aos torcedores que estavam brigando. Como eu disse, tinha tanto pouco policial que nem fui revistado.
@@candidato252002 Me lembro, sim. Vi aquilo e mesmo sem entender direiro o que tava acontecendo, imaginei que não ajudaria em nada...
Nada, absolutamente nada, é coincidência. Tem gente que saiu perdendo, mas muita gente saiu ganhando. E até hoje ganha
Top essa reportagem , parabéns
Seus vídeos são os melhores, gostaria muito que voltasse duas torcidas em estádios, uma pena q no momento isso nn daria certo
Cara eu gostaria que voltasse somente se fosse para dividir meio a meio, Morumbi nas décadas de 80 e 90, tinha disputa de festa e cânticos, agora p voltar só 10% p mim não, so vai organizada sim nos10%, e ficam se xingando o jogo inteiro e um clima tenso na chegada e na saída fora que tem que ter escolta e etc, torcedor comum p fazer festa não vai na casa do rival com sua camisa no peito sem a proteção da organizada. Então se for p voltar, volte meio a meio aí era festa. No contrário 10% é uma bosta, falo porque frequento estádio, e quer saber fui em todos os clássicos com torcida única ano passado achei bem melhor sem torcida rival.(10%) Claro não foi melhor que a decada de 90 quando dividia meio a meio aí sim era show.
Que eu me lembro, o torcedor que morreu era são-paulino, ele invadiu o gramado e acabou sendo atingido e um dos golpes foi na cabeça, filmado pela tv. O assasssino foi preso tempos depois, julgado, condendado e - advinhe só?! - já está livre, ficou uns 5 ou 6 anos na cadeia.
ubira, fala da final da liga europa, jogaço que o sevilha foi campeão, forte abraço
o primeiro tempo foi melhor que todos times paulistas jogando no brasileirão kkk
eu achava que quem tinha morrido nesse ep foi o cara que levou a paulada na cabeça. eu assisti a essa briga pela tv no dia
as organizadas de Palmeiras e São Paulo tem a rivalidade mais hostil e violenta do futebol Brasileiro sem duvidas...
Sim eu vivo aqui e vejo isso, o ódio é grande
Eu achava que a do Corinthians era pior
@@Alinci não, principalmente mancha e tup são quase organizações terroristas
@@ricardocavalcante54 só a Mancha e a Tup? Kkkkk piada
@@Alinci a rivalidade no campo, do futebol paulista se dá entre palmeiras e Corinthians. A rivalidade dessas torcidas aumentou bastante agora, mas historicamente a rivalidade de torcidas sempre foi maior entre São Paulo e palmeiras. Na verdade entre Independente e mancha. Se pre foi dito, os gaviões são rivais, a mancha é inimiga! O ódio historicamente é gigante.
Estava nesse jogo! E se não me engano parece que o jogo começou mais cedo (não e certeza).
A torcida do São Paulo estava em maior número e o jogo já havia começado quando consegui entrar
e ainda tinha uma multidão do lado de fora .A torcida do Palmeiras ocupou metade do setor reservado a ela. E nem sei se toda torcida do São Paulo conseguiu entrar pois não ampliaram o espaço. Me lembro de ficar espremido. " Nunca tive medo da minha torcida" ,mas aquele dia estava esquisito infelizmente,por
ser gratuito tinha muita gente estranha . Depois disso também começaram a cobrar os jogos do juniores.
Não fui para a briga, mas a impressão que deu é que era isso que
os organizadores queriam,uma tragédia. De resto o pessoal e video contou bem.
Fiquem todos no paz do senhor
Bira, você disse que não é verdade que em clássico vai “só torcida organizada pra brigar”, de fato, mas os ingressos pra clássico quando se joga como visitante, se não sua totalidade, esmagadora porcentagem vai para as quadras das torcidas. Eu já TESTEMUNHEI porque já comprei, ingressos na quadra da torcida do meu clube. Eles recebem grande parte! Era muuuuuito difícil de conseguir ingresso se não fosse por eles.
Entendo o clube de querer ter sua organizada lá, mas de repente poderiam ter cedido menos ingressos a eles.
Sou total a favor tanto das organizadas, quanto dos 90/10
Hoje não faz mais senso ter meio a meio em muitos cantos. Vários clubes aqui passaram a jogar os clássicos e/ou construíram seus próprios estádios nos últimos 20 anos.
Se você joga em casa, os seus tem que ser maioria e o resto que vá para aquele canto
O torcedor que morreu não foi o Márcio Gasparin da Silva?
Eu me lembro de ter visto esse jogo e toda a pancadaria no final pela televisão. Foi muito chocante mesmo
No youtube tem uma matéria do antigo Aqui Agora que passava no SBT. Os caras tavam ao vivo mostrando a briga. Na época foi a briga das duas torcidas mais violentas de sp.
O jogo passou na Globo foi na hora do almoço.
@@1989arcampos sim. Eu tava vendo na Bandeirantes
Bira, parabéns pelo trabalho, sigo e adoro seus vídeos
me lembro desse jogo, tinha 14 anos assistindo pela televisão com meu pai. fiquei impressionado pela violencia pois nunca tinha visto briga desse porte
Ubira faz um vídeo sobre a briga no Pacaembu de Corinthians x River da Libertadores de 2006
So quem estava lá sabe oq foi aquilo. Eu com apenas 12 anos. Eu nao entrei no gramado....mas na arquibancada foi tenso tmb...depois na barra funda o bicho pegou novamente.
Depois desse dia passei a frequantar torcida organizada por mais de 25 anos.
Fala do trivice do Vasco! Kkkkkk parabéns pelo vídeo Bira, meu pai me viu assistindo e foi confirmando os seus relatos, ele trabalhava como segurança no pacaembu pela empresa Nacional, hoje G4S, nesse dia ele tava de folga, graças a Deus. Ele é muito Palmeiras e gostou do seu vídeo, disse que vai ver outros! Parabéns pelo trabalho!
vídeo completo: th-cam.com/video/H2cMYgCYWWI/w-d-xo.html
O pior estádio nessa época era a Vila, a parada parecia que ia desmoronar a qualquer momento, umas rachaduras bizarras. Em relação a briga, tinha 13 anos e tive o desprazer de assistir ao vivo na TV, foi chocante a parada.
Existe algum vídeo especificamente sobre torcidas organizadas? Parabéns pelo canal Ubira!
Ubira recomendo o podcast Na Bancada Live, eles também fizeram um programa muito show sobre este episódio, vários pontos apresentados
E parabéns pelo trabalho, obrigado!
Eu estava vendo ao vivo na Band, se não me engano. Eu tinha 15 anos na época. Como era outra época, a transmissão não foi cortada e a briga passou todinha ao vivo. Hoje com certeza a briga seria cortada, ou no mínimo, a câmera não estarei focada nas brigas e linchamentos que estava ocorrendo em campo.
Ubira, fala por favor pro Leandro Iamin colocar um jornalista que saiba ler em voz alta pra falar de futebol nordestino no podcast da Trivela, ou pelo menos um que se de o trabalho de fazer varias leituras e escolher a melhorzinha pra enviar. Na minha opinião fica muito feio parar o podcast pra inserir um audio de um cara que não consegue ler com fluidez.
Ubira, faz um vídeo sobre a maior tragédia do futebol brasileiro, a queda da arquibancada da fonte nova em 2007.
Ubira, fala um pouco do Esporte Clube Radar
, o primeiro grande clube brasileiro de futebol feminino, com seis títulos brasileiros e seis "libertadores", seria interessante, não sei porquê de não ter sido reativado!
Bem lembrado quando feminino engraçado agora nessa ascender feminino não r eativaram .
Excelente explicação. Parabéns!
ESSA CONFUSÃO FOI BEM LOUCA, MARCOU!! TAMBEM TEM UMA ENTRE FORTALEZA X CEARA NA ARENA CASTELAO, EM 2015, AS DUAS INVADIRAM O GRAMADO NO FINAL DO JOGO E OCORREU UM QUEBRA PAU PESADO. INCLUSIVE A TURNER ESTAVA TRANSMITINDO ESSA PARTIDA.
Cara, falaram dos 35 policiais pra segurança nesse jogo do Pacaembu, tinha 10 dentro do Castelão naquele dia.
Piada irmão, piada
O risco de encontrar a torcida do Corinthians existia e aconteceu, teve uma briga grande entre a Independente e Gaviões no metrô no mesmo dia.
Eu estava nessa confusão.
Vdd cara eu era o metro
Eu estava nesse jogo. Logicamente que não invadi o campo, até pq não sou imbecil... Mas estava lá.
Eu tinha 15 anos. Assisti ao vivo essa batalha.
Mangueirão tremendo eu ri...dsclp pai.
Gosta de mangueirão tremendo?
Essa aí é clássica. Gol do Paysandu contra algum time da série A a câmera faltava desabar de tamanha vibração da torcida.
Os clássicos do Nordeste são incríveis. Não é a toa que daqueles antigos torneios regionais o único que ainda está na ativa (por ser muito rentável) a Copa do Nordeste é o único ainda de pé.
@@omaisqueridodobrasil9438 o Mangueirão fica em Belém do Pará, amigo. Região Norte! Sou de Belém, torcedor do Remo, e fico feliz ao ver sua admiração pelas torcidas nortistas! Abraço!
@@pedrosilveira4430 Sim realmente. Mas me refiro a paixão que os torcedores do Norte e Nordeste têm pelos seus times. Que pena que o Papão e o Remo não estão mais tão em evidência como antes mas tomara que um dia possam voltar a dar grandes alegrias aos seus torcedores.
Eu estava neste jogo a mancha verde escapou de ser dizimada,pois havia 5 vzs mais independente,o pior de tudo que o Corinthians iria jogar no Pacaembu no mesmo dia, e a torcida deles vieram mais cedo e a pancadaria comeu solto na barra funda.
Na época a Copa São Paulo estava dando muito problemas. Muita correria e confusão nos jogos e até mesmo invasões à campo eram comuns. Foram grandes erros, igual a esse no caso de 1992. Como me colocam um clássico (mesmo sendo de juniores) na Rua Comendador Sousa? Em 1993 na final da Copinha também teve confusão com objetos atirados em ônibus que traziam as torcidas. Só em 1994 e 1995 que não tivemos registros de incidentes já que eram jogo de torcida única (São Paulo x Guarani e Corinthians x Ponte Preta).
Esse jogo de 1995 foram apenas 2 mil pessoas no Pacaembu. E deu todo esse rebuliço.
Depois disso tentaram extinguir as organizadas, mas sem sucesso. Se há quem reclama que o futebol "morreu" com clássicos de torcidas única, sem bandeira, sem sinalizador e tal, ponham na conta dessas torcidas organizadas. Se a família não vai mais aos estádios, a responsabilidade é das organizadas.
Os anos 90 os estadios paulistas chegaram a um nivel de violência tão grande que se sugeriu eletrificar o alambrado do pacaembu
@Rodrigo Lopes apenas da PM, não.
Mas o Estado tem muita culpa sim.
A má vontade e a incompetência em gerir jogos entre grandes torcidas aqui em SP é enorme.
Eu tinha 9 anos quando assisti o jogo ao vivo.
A única torcida que não foi fechada foi a gaviões. As outras todas foram fechadas. ( Era a brecha que o sistema queria ).
Que brecha porra?
@@JoaoVitor-xt5hf Também quero saber dessa brecha
@@JoaoVitor-xt5hf acho que é referência ao tropa de elite
@@rafaeunaoligo música do racionais
Duas Torcidas inimigas, um estádio em reforma com entulhos, poucos policiais no estádio.Imprensa e MP Martelando que torcidas era lugar de bandidos e jogando isso para opinião pública. Promotor que até então ninguém conhecia pega a pauta de segurança nos estádios e depois vira político ( Merendas). Esse foi o vacilo das torcidas de Sampa, não perceberam que esse tipo de proibição poderia acontecer. Depois disso a arquibancada nunca mais foi a mesma, tem muitas proibições e o sistema em cima.
Hoje morreu 2 membros da torcida jovem do Santos, ambos bem novos. O futebol brasileiro já está tão ruim; falcatruas, máfia, qualidades sofrível de jogo. Mesmo assim esses caras continuam se matando, "lutam" pelo o quê?
Ainda mais no momento que o Brasil e o mundo está passando devido a Covid-19. Apesar que moro na zona leste de São Paulo e aqui mal teve quarentena. Virou férias. E sobre a qualidade dos jogos concordo plenamente contigo. Cada vez mais assisto menos jogos.
Ubira, faltou o link na descrição ;p
Só uma coisa a mais, esse jogo do São Paulo foi no domingo na quarta da mesma semana teve a final de aspirantes São Paulo x Palmeiras eu fui no jogo a tarde, a polícia teve a brilhante ideia de só vender ingresso na entrada principal que estava a torcida dos porco imagina o que teve de treta na quarta de depois teve esse jogo.
Se o frio que o Ubira está sentindo chegar ao ES, cessa a vida inteligente :P
8°C em SP. Interior mais frio ainda
Aqui amanheceu 2°C
@@DrHanChad aqui amanheceu no 0
@@reinaldosilva2500 Sorte 8°C ainda é pouco, aqui nevou até o problema que aqui é sempre frio até no verão
Discordo de vc... O Pacaembu tem sim estrutura pra receber qualquer clássico. Porém naquele jogo em especial, o Pacambu estava com o tobogã em reforma... Muito entulho, e acabou virando arma para os marginais...
Foi por esse motivo que algumas finais do paulista na época ocorreram no Estádio Santa Cruz em Ribeirão Preto?
Não. A final do Paulista foi antes desse jogo (6 de Agosto de 95) !!!
Não pois ela foi dois domingos antes e como o tobogã tava interditado caberia menos pessoas.
Na verdade é que todos os estádios estavam condenados pelo Contru.
O Pacaembu estava com o Tobogã interditado.
O Morumbi estava com a arquibancada superior toda detonada.
O Parque Antártica teve uma parte da arquibancada na curva atrás do gol à direita da TV afundada em 14 centímetros!
O Brinco de Ouro teve a arquibancada superior também interditada.
A Vila Belmiro não tinha condições de receber.
Aí restou o Estádio Santa Cruz.
Não ! Por causa da reforma do Pacaembu e Morumbi !
A culpa é meio a meio, metade das torcidas e metade das autoridades, principalmente a polícia militar, agiram com despreparo de costume.
A culpa é de quem briga. Parem de terceirizar a própria culpa.
A culpa é da torcida organizada
Isso que aconteceu foi uma tragédia anunciada. Pedaços de paus e pedras próximo ao alambrado...entulho....fora a fúria das duas torcidas....e o municipo não foi culpado por tudo isso. Detalhe...o torcedor morto era Marcio Gasparin.
Ubira gravou essa vídeo direto do polo Norte
Pô, Ubiratan. Com esse tanto de "coincidências" e "descasos" por parte do Estado e governos não da pra ver que na verdade houve uma intencionalidade aí? Não sei se tu viu, mas recentemente o SDT Na Bancada fez um debate muito bom sobre o tema.
Eu achava até hoje que o torcedor que morreu era o que estava cambaleando e caindo no alambrado. O maluco milagrosamente SOBREVIVEU. Essa guerra de torcidas poderia ter acontecido 15 dias antes. Na final do Campeonato Paulista entre Palmeiras e Corinthians (uma das mais emocionantes, na minha opinião e que consagrou Marcelinho Carioca como ídolo do Corinthians) que aconteceu em Ribeirão Preto, no Estádio do Botafogo, quase aconteceu isso daí, pois durante a comemoração do título do Corinthians, a Mancha Verde quebrou o alambrado e tentou invadir o campo pra enfrentar a Gaviões ou pegar os jogadores em campo. Apesar da final épica, foi marcado também por um episódio de violência!! A final da "Super Copinha" foi no Pacaembu pela tradição! O Pacaembu é o palco da final da Copinha!! E a FPF quis levar esse "ritual religioso" também para o torneio dos campeões! E o Palmeiras não disputou essa competição como convidado. A Super Copinha reunia tanto os campeões quanto os vice campeões da Copinha!
lembro desse jogo...eu era moleque e estava vendo na TV. Foi horrível.
No video do maraca eu perguntei dessa reforma se tinha relação, hj veio a resposta lol
Essa briga é tão falada que muita gente hoje nem sabe qual era o campeonato e quem tinha ganhado o jogo.
Eu me lembro na semifinal entre Palmeiras e Grêmio desta Supercopa, o Juiz roubou tanto até fazer o Palmeiras vencer. Se o Grêmio tivesse passado o destino teria evitado a tragédia na final entre Palmeiras e São Paulo.
Ubira pq o Vasco não foi convidado para essa competição? Já que tinha sido campeão da copinha em 1992
Recusou a epoca
Tava vendo esse jogo domingo de manhã na band, nunca me esqueço eu tinha 15 anos ass Márcio
Bira, desculpe, mas seu vídeo tem um grande erro. Mauro Roberto Costa foi um palmeirense morto em 2003 numa briga ocorrida em uma rua, não num estádio... O torcedor que morreu no Pacaembu em 1995 se chamava Mario Gasparin, torcia pro São Paulo, tinha 16 anos, e não morreu em decorrência do alambrado ter caído sobre ele, mas sim, como resultado de muitas pauladas recebidas. Um torcedor do Palmeiras chamado Adalberto depois foi condenado por homicídio, pois um video mostra ele acertando uma paulada na vítima...
exatamente.
Ubira,eu gostaria muito que alguém da mídia,algum dia,falasse sobre o fato de o Pelé ser o único jogador da história do futebol que quando começou a jogar no seu clube,este clube quase não tinha ganho e quase não era conhecido nem no seu estado,e quando ele deixou este clube,este clube era o mais conhecido,mais campeão,mais comentado...etc.e ele,o Pelé, fez o mesmo pela sua seleção que que antes do Pelé não tinha ganho nada e não tinha nenhuma relevância no futebol mundial,porém quando ele,o Pelé,aposentou da seleção ele deixou ela como a maior,a mais Relevante,mais campeã,mais comentada...etc.Eu queria que alguém falasse sobre isto para ver se ainda é possível comparar qualquer outro jogador com o Pelé
2015 final do campeonato cearense, aquele dia foi louco também. Após o apito final..
o do gol do cassiano. a invasão foi por causa da torcida do kanal.
Um pequeno engano na cronologia na parte da briga, inclusive o relato do torcedor são-paulino é controverso até mesmo pelas imagens e outros testemunhos. A torcida do Palmeiras invadiu para comemorar, e claro também provocar. A Independente estava de um lado, de frente para a TV, e a Dragões da Real do outro, com o tobogã e o campo no meio. Os primeiros são-paulinos que invadiram foram do lado onde estava a Independente, e depois o alambrado foi derrubado do lado da Dragões. Havia palmeirenses em todo o campo, e as imagens mostram que a maioria estava mesmo em frente a Independente. Num primeiro momento os palmeirenses acuaram os são-paulinos, que correram de volta em direção ao lado do alambrado caído. É nesse momento que os palmeirenses tentam puxar a faixa da Dragões. Os são-paulinos se reorganizaram e voltaram para o campo, e então são os palmeirenses que correm de volta para o lado da curva. A briga se distribui de ponta a ponta no gramado, e houve mais uma avançada forte dos palmeirenses (senão me engano, no momento que o torcedor é morto) e depois outra dos são-paulinos, uns acuando os outros em seus setores, quando então o policiamento aumentou e a briga foi dispersada. O nome do torcedor são-paulino que morreu é Márcio Gasparin da Silva. E o jogo foi transmitido ao vivo sim, pela Globo e pela Bandeirantes. Esse foi um dia em que tudo estava programado para dar errado, e deu. Infelizmente.
Além de morar longe de SP e não ter grana, meus pais nunca gostaram de me deixar a ir a um estádio. Só fui depois de ter meu próprio dinheiro 3x e já com torcida única. Triste. Era bonito assistir na tv a festa das torcidas, mas sempre me deixou com medo quando tinha briga ou invasões. Acho que deveria cadastrar todos que queiram ir aos estádios e assim os problemas diminuiriam, porque a educação nossa e a impunidade são inversamente proporcionais.
Mas ja acontece, quem não é socio torcedor só consegue comprar ingresso se fornecer o RG
@@ernestito7064 Mas tinha de ser um cadastro nacional, sabe
Torcida unica é a solução preguiçosa das autoridades pra responder a sociedade que estão fazendo algo para combater um problema que nunca conseguiram ter o menor controle.
Proibem bandeiras, papel picado, faixas, instrumentos, limitam, criam dificuldades com tudo que se é usado pra fazer a festa nos estádios com a suposta alegação de estarem combatendo a violência (????), mas que violência esse material poderia causar? Vejo que quanto mais coisas usadas pra festa, mais membros das torcidas precisariam se ocupar nessa organização, logo, seria menos gente focando na unica coisa que segue "permitida" hoje em dia, independente de ter torcida ou visitante ou não, que são as brigas.
Top a touca do Verona
O nome do torcedor que faleceu era Márcio Gasparin e não Mauro
E era torcedor do são Paulo
1 ano antes teve a briga campal entre a Torcida Jovem do SANTOS contra a Força Jovem do Vasco
A batalha do Pacaembu ... ( Que triste)
A batalha dos aflitos foi emocionante!
História bem detalhada vlw Bira.