"Atravessar o Grande Sertão", curso com José Miguel Wisnik
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 15 ธ.ค. 2024
- ATRAVESSAR O GRANDE SERTÃO
Curso no Atelier Paulista com José Miguel Wisnik
Ler "Grande sertão: veredas" é encarar o monstro, já que um dos sentidos dessa palavra é o de coisa colossal, descomunal, sublime. Mas o livro de Guimarães Rosa é também, em outro sentido, uma ruminação sobre a monstruosa e sempre renovada violência brasileira, num sertão que é o mundo. Se Thomas Mann escreveu "Doutor Fausto" durante a Segunda Guerra Mundial, jogando o destino do livro no destino incerto da guerra, atravessar o romance de Rosa hoje é uma forma de atravessar, em outra dimensão, o grande sertão trágico do nosso tempo.
Informações:
Duração: 12 encontros.
Datas: 12, 19 e 26 de abril; 03, 10, 17 e 24 de maio (dia 31 de maio não haverá aula); 07, 14, 21 e 28 de junho; 05 de julho.
Horário: 20h30 às 22h30 (horário de Brasília);
Local: Atelier Paulista, remoto (alinhado ao protocolo de biossegurança da OMS), com transmissão ao vivo que irá ocorrer por meio da ferramenta Zoom. O link de acesso será enviado sempre no mesmo dia do encontro.
Número de vagas: 130 (Zoom).
Para mais informações e inscrições: atelierpaulista@gmail.com ou (11) 97785-3897
É uma grande estória de amor
Que aula magistral!
Grata por esta aula inspiradora 🙏🏼
Que maravilha de aula! Faz toda a diferença na leitura desta travessia!
Fiquei completamente emocionada e encantada com sua fala. Ja gostava de Guimaraes Rosa, mas agora...
Parabéns professor José Miguel
Wisnik você é Mil. Gratidão pela aula. ❤️
Sou muito sua fã professor ❤
Grata❤. Já salvei na minha lista ❤
Que aula impressionante, que deleite intelectual! Muito obrigado. Salve Guimarães Rosa, salve Wisnik!
Aula excepcional, que merece ser vista e revista diversas vezes, sim. Parabéns e ao Atelier Paulista e ao notável professor José Miguel Wisnik, cuja obra e atuação nos estimula, a nós brasileiros, a ter esperança num Brasil melhor.
Incrível essa aula!!!!
Que maravilha de aula. Zé é Phoda. Gratidão.
Tesouro!
Tenho 87 anos e só agora instada por minha filha Lucia,li o livro "Grandes Sertões Veredas". Comecei e recomecei várias vezes.Agora terminei...e espero fazer essa travessia que ora é proposta.Um abraço Regina
Tenho 86 anos e só agora estou conseguindo ler Grandes Sertões . Estou terminando . E uma leitura dificel mas fantástica e reveladora
Obrigada, muito obrigada! Palestra fantástica, que riqueza de visão tão ampla… uma dimensão de “sertão”!
Q conversa maravilhosa!👏👏
Brigadão e aproveitaremos quando quiZÉ... Wisnik na veia sempre!
Que espetáculo de aula! Que pena que não teremos a continuidade no TH-cam!… Wisnik é um patrimônio nacional!…
A pandemia nos trouxe muitas perdas ,e também novos aprendizados, já mais pensei ter uma oportunidade como está uma aula com o professor José Miguel Wisnik, já assiste vários trabalhos dele como por exemplo a terceira margem do rio.
😍
No blog indicado acima há textos que procuram mostrar o estatuto conceitual da 'lógica' e do 'discurso' que estruturam e acionam a escrita em GSV: 01) lógica travestida (lógica transconsistente) e 02) discurso-redemoinho (discurso-demoníaco).
Talvez valha a pena conferir.
Wisnik é músico, por isso, um intelectual com melhores possibilidades de não se iludir com hipóteses inacreditavelmente histórico-materialistas-dialéticas, marxistas... O mental de uma pessoa dessas, pelo manuseio e exposição à linguagem musical; normalmente é bafejado por budhi; sexto princípio humano; intuicional; amor-sabedoria teosófico; muito característico do tipo de intelecção que permitiu a Jung, e aos gênios em geral; suas redescobertas...
Boa tarde, fiquei interessado na referência que o professor falou sobre o estudo do Diadorim na perspectiva trans. Digitei Diadorim homem até o fim mas só apareceu a citação do Manuel de Barros. Qual o título do estudo da Maira?
Segundo os textos do blog, RIOBALDO falaria a 'alíngua sertoma' (tupiportuguêsiorubá), 'alíngua sertoma' esta que estruturaria o 'brasilês canibalírico', ou seja, a língua que em verdade nós, brasileiros, falamos cotidianamente.
Bela aula. Contudo, professor cita o Brasil atual. Rosa foi visionario, pois até o professor, ao citar o Brasil atual, sem querer, entrou na guerra de jagunços, da obra roseana. Pois, em 2023, está muito claro que um tipo como o sindicalista barbudo loteou o Brasil aos seus parças, no passado recente. E repete a dose, em 2023, com 37 ministerios, o loteamento do Brasil, aos seus parças. É o retrato do Brasil, romanceado por Rosa, se repetindo com o sindicalista barbudo
Ficou sem som, depois de um tempo 😢
não consigo fazer minha inscrição. As aulas estarão sempre no youtube?
Olá Rosane as inscrições são realizadas através do e-mail: atelierpaulista@gmail.com ou pelo WhatsApp: (11) 97785-3897
Como posso assistir o resto do curso. Grato
Olá Francisco, é possível adquirir os registros do curso. Para mais informações pode mandar uma mensagem de whatsapp para o número 11 97785-3897 ou e-mail para atelierpaulista@gmail.com