Comentários desrespeitosos ou que tumultuem o debate serão removidos. Beijos de luz :* LINK PRAS FONTES DA PESQUISA: docs.google.com/document/d/1pSkv11euqrlXUal-YTuG5Oobw2Cf_ScgdqX16iOY-ns/edit?usp=drivesdk
A nova marca do Governo, infelizmente, cai no problema de muitas outras marcas: um excelente conceito com uma aplicação ruim. Parabéns pelo vídeo que resgatou todas as marcas, com suas histórias. Foi fantástico de assistir. Abraços!
@@embrasil ok, como é sua opinião, é de boas. NO meu entender, a proposta de ser multicolorida traz para o debate justamente a diversidade que fez a marca do governo atual. O logotipo é representativo e inclusivo.
18:30 Ai olha, sou designer hoje mas essa logo de 2002 é a da minha infancia, me marcou muito e talvez por isso *é a que eu mais gosto* até hoje, não pela parte funcional (que devia ser um inferno reproduzir) mas pela impacto. *Ótimo video,* fiquei com medo de ser uma propaganda de politico _(porque militante defende tudo que seu politico de estimação faz),_ mas na real recebi uma aula de história e design gráfico, *parabéns.* Obrigado
22:25 Nossa você desenterrou UMA BELA MEMÓRIA que é o momento da "carta do vice decorativo" (antes da catastrofe Joesleyday) que supostamente vazou e nenhum politico comentou publicamente. Nossa como era bom esses tretas politicas E JÁ FAZ QUASE SETE ANOS que saudade quando nossos vilões eram Dilma e Temer 💚 💛
Eu sou mais idosa do que você, bem mais (KKKKKKK), mas sou recém-nascida no design gráfico, curso no qual colei grau aos 60 anos. Aprendo muito com seus vídeos, acho você super simpática e com uma didática ímpar (palavra de psicopedagoga). Eu gostei muito da marca deste governo, não apenas pelos conceitos do slogan, como você mencionou, mas também porque as formas me passam uma ideia de organização que, no meu entender, andou faltando nos anos que se findaram em 31 de dezembro de 2022. Embora as formas geométricas possam parecer duras, algumas vezes, as sobreposições me transmitem dinamismo, leveza, e os bloquinhos parecem estar se movendo, o que me faz sentir a marca como orgânica, viva. Além disso, as cores me passam alegria, porém, mais do que isso, me passam uma ideia de rejuvenescimento, de revitalização, de resgate da nossa energia, tão característica do nosso país.
Oi de novo, Marcia! Gostei muito da sua análise, e concordo com os pontos que você colocou. Eu me sinto privilegiada de ter uma pessoa como você, da base do design nacional, acompanhando aqui o nosso trabalho. Obrigada por acompanhar! 🥰
@@Vetorizaai Eu que me sinto privilegiada por poder contar com suas explicações. Já cresci muito com o Illustrator por causa dos seus vídeos. Aliás, como profissional da Educação há muitos e muitos anos dedicada ao uso das tecnologias para o processo de construção do conhecimento, ver o seu trabalho é uma alegria. Eu gostaria que cada profissional da Educação, que estudou para isso, tivesse o seu talento, sua criatividade e seu cuidado com cada um dos seus vídeos. Parabéns, mais uma vez. 😃👏🏻👏🏻👏🏻
@@Vetorizaai Sou técnico em comunicação visual, no meu ponto de vista logos do governo Lula são muito coloridas que ao meu enteder remete a pluralidade da cultura do povo brasileiro e também a alegria, a última essa ideia de blocos me remete a reconstrução a remontagem de algo.
O vídeo tem quase 30 minutos, prometeu não falar de política, mas veinte e poucos minutos é de história do Brasil e política e um pouco mais de oito de design gráfico e análise. Tive que adiantar várias vezes o vídeo pra não ficar cansativo. Enfim, primeira vez no canal, vou dar uma chance para outros conteúdos.
Nunca tinha assistido nada sobre análise dessas marcas, e confesso que muitas passaram despercebidas (e olha que sou bem mais idoso que vc rsrs). Mas, sério ainda não tinha visto nada parecido. Muito bom! Seu canal está cada vez melhor! Parabéns!
Nossa, que video maravilhoso!!! Seus vídeos sempre são ótimos, mas achei esse genial pois foi uma aula de história e design ao mesmo tempo. Canal merece 1 milhão de inscritos, meu Deus. Transborda em qualidade!!!
No governo Sarney os produtos foram diluídos para driblarem o congelamento de preços! E continuaram assim até hoje. Lembro que não tinha iogurte grego porque TODOS os iogurtes tinham a consistência do "grego". Foi um dos primeiros produtos a ficarem aguados, virando algo mais parecido com leite azedo como é hoje. Só depois vieram as reduções da quantidade dos produtos na embalagens.
Gente, esse época foi muito surreal. Eu lembro de ficar em fila de açougue com a minha mãe por muito tempo pra comprar as coisas. Brasileiro já sofreu demais nessa vida, né não?
@@VetorizaaiAté hoje está Desde O Governo Bolsonaro, Que permanece no governo Lula (herdado do Bozo 🤡", acho que só se salvou na Gestão do Michel Temer (2016-19)
Gostei, achei ousado, mas sou 100% leigo. O momento em que você interage com seu filho representa o meu entendimento sobre a logo do Lula 3. Além da ideia de reconstrução ela também traz a ideia de renascimento. É infantil no sentido de que o Brasil vai ter que reaprender a andar, se alimentar, se cuidar, criar laços e se relacionar com os vizinhos. Tal qual uma mãe (ou responsáveis) orientam ali no contexto da família.
O logo atual me remete bastante a Bauhaus, principalmente por ter esse ideal de reconstrução, já penso no utilitarismo da época, com a ideia de esforço pra reerguer o que foi desmantelado pelo governo anterior. Não tinha pensado em blocos, mas quando você falou em blocos achei que faz bastante sentido dentro dessa proposta também.
Acompanho o canal há algum tempo. Meus parabéns pelo conteúdo, me inspiro muito pra criar os meus vídeos. Vídeo longo, conquanto excelente explicação. Abraço!
Minha opinião é que você é a melhor do TH-cam, depois vc podia fazer análise das logos que nos induzem a cometer erros , como alimentos que fazem mal , mas são lindos pela embalagem...parabéns
Eu adorei essa aula de história ! Haha, eu comecei a votar no governo Dilma, mas não tinha reparado nos logos. Achei que a do governo Temer o globo me lembrou uma bola, mas acredito que a intenção consciente ou não foi aquela que você explicou. O novo logo, apesar de infantil e simples, ele realmente expressa a "energia original" do Brasil, um país com muitos povos e etnias. Também me lembra desenhos e pinturas indígenas, eu gostei.
Oi, Álvaro! Pois é, eu consigo achar argumentos de design e conceito pra respaldar o logo da Dilma. Mas o do Temer é ultrapassado demais. Já nasceu demodé.
O logo do governo Temer, dava uma certa "homenagem" a maçonaria. Por isso que tinha aquele globo encima do nome Brasil. Até porque, o Michel Temer é maçon e por isso que no logo do governo dele, havia aquele globo...
Caí de paraquedas nesse canal. Estou migrando de área, da Programação de Softwares para o Audiovisual (que trabalho com isso oficialmente CLT, foi um emprego aleatório que consegui) e amei, no caso. Quando eu fazia meus projetos de computação, especificamente FRONT END (parte visual, artística de um site) eu não tinha ideia que eu sempre amei conceitos, arte como um todo, mas estava no ramo errado. Não sou a pessoa mais criativa do mundo, mas comparado com muitos por aí, eu penso fora da caixa (sem ser modesto, desculpa kkk). Então estou me encontrando nesse ramo de design. Esses dias fiquei chocado com as explicações mirabolantes do Banco Bradesco, para o logo deles kkkkkk É RÍDICULO e não faz sentido nenhum. Já vou até olhar no teu canal se tem algo sobre, caso não tenha. Recomendo uma explicação tua sobre.
Ótimo vídeo, sobre o FHC, ele não é economista, mas sim sociólogo, apesar de ter sido professor em cursos de economia, sua formação é outra. Canal sensacional!
A primeira vez que vi a nova marca me remeteu imediatamente ao Mondrian, ao neoplasticismo, nova “plasticidade” , essa renovação necessária (justo vindo seguido do lema de reconstrução) , a abertura ao mundo, evoca história, arte, algo tão ausente no último governo, e o I me remeteu - na minha análise - a floresta de pé. O negro e o vermelho são a sustentação da logo, assim como da nossa sociedade. Várias coisas ... Não acho uma aplicação ruim.
Tive impressões semelhantes quanto às cores. Blocos prestos talvez distorcessem a leitura, mas o preto aparece no lema, muito embora alguém possa alegar que a marca se encerra apenas nos blocos e o lema é acessório. Por outro lado, há os empregos da marca. Fica bem em grandes painéis e como timbre em documentos oficiais, bem como em projeções e video. E a semiótica nos ensina, também, que os significantes se constroem intersubjetivamente... cada um lê algo, mas os signo parece inspirar leituras auspiciosas. : )
Primeira vez que vejo um vídeo deste canal, gostei, mas faltou vc analisar o logo da campanha do lula agora em 2022, eu achei muito legal. Fica de sugestão pra vc fazer um vídeo sobre logos de campanhas. Mas na verdade eu queria sugerir pra vc fazer um sobre clubes de futebol, símbolos e designe de comunicação em redes, da pra fazer das copas tbm e das olimpíadas tbm. Seria uma enxurrada de gente vendo, quem curte futebol sempre entra nessa discussão. Da pra fazer de clubes da série A e B e tbm da pra fazer de clubes estrangeiros da América do Sul e Europa, seriam necessários vários vídeos.
Que análise maravilhosa, Gabi! Design e História no mesmo vídeo... Aliás, minhas duas paixões. Adoro seu canal e por falar em campanha, farei campanha para chegar logo aos seus 100k seguidores!
Muito bom o vídeo. Aulão de Brasil. Acho que só faltou dissertar um pouquinho sobre a logo atual de forma tecnica, a respeito de variações e aplicações principalmente em preto e branco, que ainda é um completo mistério. O Ericles também trouxe um video bem legal sobre um contexto histórico e um olhar um pouco diferente, principalmente tratando-se do vermelho.
A disposição das cores e formatos me remete à Bahia. Bahia e MG duas regiões onde liberdade e democracia sempre foram princípios. Temos o vermelho do pau-brasil, da brasa, da brasa política que nos faz organizar enquanto Estado. Tua explanação é muito clara. Parabéns!
Adorei a análise! Já me inscrevi :) Quem sabe você poderia fazer análises de capas e logos de artistas (cantores e bandas) e como elas foram mudando de acordo a evolução deles e a proposta de cada trabalho
Amei esse resgate de todas as marcas e o cunho histórico por trás de cada uma delas. Gostei da ousadia do vermelho na marca deste novo mandato presidencial do Lula, porque demonstra que partido tem sua cor diferenciada das cores da bandeira e que não é errado isso. Gostei dos bloquinhos por realmente remeter a construção e lembra sim aquele brinquedo dos blocos, daí esse visual mais infantil. Parabéns pelo vídeo. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Massa, Gabi! Uma verdadeira aula de política e design! Concordo plenamente com você em relação a nova logo do Governo Federal ! Um forte abraço e 2023 cheio de realizações!
caí de surpresa aqui, me impressionei com a qualidade do vídeo e explicações, mt obg. Tenho 20 anos e lembro dessas últimas logos, tb achei ousado a questão do vermelho e acho q se fosse junto com outras cores passaria mais a imagem da mistura e tals, infelizmente vejo as cores do nosso país usadas em política por ex algo relacionado à imposição, espero q mude essa percepção
gostei mtt da analise, bem imparcial e analisando realmente a logo e nao o governo como um todo, parabens, da pra ver que vc entende mtt de design, arte e historia, parabens
Excelente e profunda análise. Muitas vezes caímos no equívoco de avaliar um logo superficialmente sem levar em conta o contexto histórico em que ele foi concebido. E vc trouxe observações riquíssimas sobre as obras. Parabéns!
Oi Gabi. Não conhecia o seu canal. Seu video apareceu pra mim e cliquei para assistir, e mal começou, ja curti e me inscrevi. Vc fala de jeito muito agradável. Adorei. Parabéns e sucesso pra vc!
1:57. Mais certo que muitos por aí! Parabéns pela educação, devemos sempre saber que nossa opinião não é a de todo mundo e aprender a conviver com opiniões apostas ou iguais a nossa. (: Eu achei a nova marca LINDA! Eu adorei, minha opinião. Adoro coisas coloridas!
Parabéns pelo seu vídeo sensacional com ótimas análises. Quando você comenta sobre as questões semióticas envolvidas, me lembrei de uma série e já dou minha sugestão de assistir. Me refiro ao terceiro episódio da série da BBC: " Como a arte fez o mundo". Este episódio chamado " A arte da persuasão", mostra um panorama semiótico aplicado na política , desde a época do Rei Dario, passando pela norte americana, em especial na gestão do George W. Bush. Claro.... vale a pena assistir a todos os vídeos dessa série! Acredito que se pesquisar no Google irão encontrar. Abs!
Sua leitura foi bem interessante! Se muita coisa mudou nestes últimos 20 anos, resgatar os slogans de 40,50 anos é um trabalhão. Hoje é muitíssimo mais fácil executar uma marca hoje em dia, porém muito mais difícil parecer original, e no governo é ainda mais difícil. Sobre a marca do novo gov ( 🦑3º ), eu consegui a marca de aplicação e aí se vê que é muito interessante. Acredito que nos meios digitais dá pra utilizar com mais versatilidade, com variantes de cores e movimento. sou idosinho (e designer), huehuaehua.
O vídeo é interessante! Mas na minha opinião é impossível fazer uma análise dessa imparcial. Em diversos momentos ela demonstra ou indica seu viés. Por mais que tente fazer um comentário apartidário, isso não é possível. Mas é um vídeo interessante, parabéns!
Ótimo video! Mas sinto que tenho que comentar que em 26:25 você diz que verde é uma "cor primaria", quando sabemos que é secundária. Sei que que você sabe disso, so estou ressaltando pro pessoal que estiver assistindo. Abraços!
Eu vi que há inspiração no estilo Bauhaus na nova logo, já que é era um estilo prático e que era muito empregado em construções eficientes e como você mesma falou casa bastante com o que é proposto.
Ainda bem que você falou que não tem viés ideológico no vídeo. Se não, teria percebido claramente um certo alinhamento ideológico seu. Deve ter sido impressão minha.
Gostei muito de suas aula e análises sobre os logos das campanhas e dos governos. Sou professor de LP e a análise de semiótica é uma vertente de estudos. Vou utilizar seu vídeo para que os alunos análises e me digam se concordam ou com as suas análises e por quê? Será um excelente exercício. Parabéns, gostei muito obrigado.
Adorei que você, mesmo não querendo dar uma opinião política... conduziu o tema de design e com pinceladas políticas de uma forma até que leve... Parabéns!
Não sou da área de design, muito menos conheço a fundo os conceitos explicados aqui, mas sua explicação é muito boa, me deu curiosidade inclusive de pesquisar mais do assunto. Ganhou mais um inscrito!
eu AMO o logo de 2002, acho que acertou no conceito que quis passar e eu curto a estética (gosto cada um com o seu né) acho bem tropical e me lembra a estética do brega nordestino - o que de novo acrescenta ao conceito e faz referência a identidade do presidente. eu também curti o logo de 2022 hahahaha achei a vibe criança dos anos 90 conceitual, me lembra aquela parte do jingle "O Brasil criança", e aí as cores combinam bem tanto com o conceito quanto com os blocos de construção que a gente brincava quando era pequena
Menina, eu também tinha esses mesmos bloquinhos! São uns de madeira, com telhadinho vermelho e amarelo, né? Eu não amei esse logo, mas como falei, dá pra entender as escolhas, e eu considero alinhado com a produção visual de hoje em dia. Ponto pro designer!
Adorei sua análise contextualizando com as comunicaçoes visuais anteriores! Solta mais vídeo conceito! Me lembrou das aulas de história do design na EBA. Amava!
Que aula! Não sou do ramo, mas sua forma de passar o conteúdo deu gostinho de quero mais! Amei! Tbm sou da era do correr mais rápido que a etiquetadora (1980). kkkk
Eu não entendo nada de design, mas na minha opinião, o motivo de haver o vermelho é para alinhar com o discurso do Lula, por conta da polarização o vermelho passou a ser associado ao Lula e o verde e amarelo ao Bolsonaro, isso todo mundo sabe, só que isso ao ponto das pessoas discutirem e até mesmo agredirem fisicamente umas as outras por conta dessa associação que nem sempre condiz com a realidade (às vezes é só porque a pessoa quer usar aquela cor e ponto). No discurso dele, ele mesmo fala que verde amarelo é da nossa bandeira, que as cores são de todos, então o slogan está unindo essas cores, integrando assim o verde, amarelo e o vermelho, ou seja, unindo as pessoas (o que não aconteceu na realidade, já que a polarização está apenas piorando).
Parabéns pela aula!!!!! Nota 10!!! Sou professor aposentado. A característica marcante nas minhas aulas de Ensino Fundamental sempre foi a arte. Fiz pós em arte visuais, e sempre vivi e vivo pincelando algum tipo de arte para o meu deleite. Se que se eu praticasse constantemente melhoraria. Quanto aos logos do governo federal, é nítida a evolução pela qualidade e a busca por justificar a intenção. Geralmente quem dirige algo é tem que usar desta arte, se parece com o seu ideal, já aprova... entenderam né?
22:25 Nossa você desenterrou UMA BELA MEMÓRIA que é o momento da "carta do vice decorativo" (antes da catastrofe Joesleyday) que *supostamente vazou* e nenhum politico comentou publicamente. Nossa como era bom esses tretas politicas _E JÁ FAZ QUASE SETE ANOS_ que saudade quando nossos vilões eram Dilma e Temer 💚 💛
eu precisava desse vídeo! simplesmente incrível sua análise, principalmente vindo de uma pessoa que domina a área e ainda explica o âmbito político que a marca vem transmitir
Precisamos de mais vídeos como esse, que trazem a história da identidade visual da nossa nação. É importante tanto para nós, do nicho do design, quanto para os demais que ainda não conhecem. Parabéns pelo vídeo, ficou muito bom 👏👏
Como mãe nos anos 80, como eleitora nos anos 80 e,principalmente, como professora de História, ,juntando tudo eu digo que AMEIII esse vídeo! Parabéns Gabriela, parabéns Vetorizaai!
Tive curiosidade de assistir a este vídeo porque além de ser professora de Geografia sou graduada em Turismo e gostava demais das aulas de marketing. As marcas sempre trazem consigo conceitos e intenções. Gostei muito da sua didática e matei uma segunda curiosidade ao longo do vídeo: você não ia expor seu viés ideológico na política, mas tenho certeza absoluta pela sua narrativa que é o oposto do meu kkk! Gostei do seu trabalho apesar desse detalhe kkk! Parabéns pelo canal!
Adorei o vídeo, explicações simples e objetivas, já estou seguindo. Obs: Presidente Figueiredo na foto com os dentes bem brancos hahah, será que já havia esse tratamento estético dentário de clarear ? Hahaha sucesso ☘️
O novo logo tem esse ar mais infantil talvez pra dar ênfase na proposta do novo governo de priorizar a educação, junto com esse fundo branco - que não é o único, mas, pelo menos, é o principal - simbolizando a saúde, outra prioridade do governo. Os blocos representam três coisas: união, (re)construção e, pela "dureza" que alguns conseguem enxergar neles, alguma segurança ou solidez dentro ou ao redor do governo. São milhares de interpretações possíveis.
Gabi, vc é a maioral. Amo essa intersecção design e política. E como não dá ponto sem nó, ainda se vestiu temática como de costume! Um arariabraço diretamente do nosso país Niterói!
Hahahah, agora eu já posso usar verde amarelo sem ser confundida! Beijos, querida! PS: tem muitos niteroienses aqui que acompanham, a gente bem que podia marcar um encontro de inscritos em Nikiti City! Vamos chamar a @Luana Maciel pra ir comer um italiano na Húngara
eu acompanhei essa época, estava no final da adolescência em 1990, com 18 anos e servindo o Exército. Era horrível comprar, eu que ia no supermercado e mercadinhos comprar comida e via o aumento de preços absurdo num tempo reduzido.
Esse logo atual, do nosso Presidente Lula, me lembra MUITO um brinquedo de blocos que tínhamos quando crianças, nos anos 80, que é o Pequeno Engenheiro, que são blocos de madeira pintados com fachadas de prédios, janelas, telhados.... foi a primeira coisa que me veio à mente quando vi! Como publicitário, concordo contigo, acho que ela tem problemas, mas tem um conceito bem definido, penso que poderia ser um pouco menos "empilhada", com uma paleta não tão primária.
Oi, Wagner! Exato, teve uma moça que também comentou isso aqui, e eu concordo com vocês. E sendo a reconstrução um dos objetivos, eu acho que tem mesmo a ver essa composição em blocos 🥰
Seu filho é muito mais consciente do que 99% da galera do Twitter. 😂 Enfim, não entendo nada de design, mas acompanho seu trabalho porque gosto de brincar.
Eu tento ensinar pra ele que a gente não precisa concordar sempre com tudo, mas que debater é bom e respeito é fundamental. A coisa fica mais leve assim, detesto bate boca na Internet. Obrigada por acompanhar!
Comentários desrespeitosos ou que tumultuem o debate serão removidos. Beijos de luz :*
LINK PRAS FONTES DA PESQUISA: docs.google.com/document/d/1pSkv11euqrlXUal-YTuG5Oobw2Cf_ScgdqX16iOY-ns/edit?usp=drivesdk
A nova marca do Governo, infelizmente, cai no problema de muitas outras marcas: um excelente conceito com uma aplicação ruim.
Parabéns pelo vídeo que resgatou todas as marcas, com suas histórias. Foi fantástico de assistir.
Abraços!
Sim! Uma aplicação péssima! Não é nada flexível.
Por que?
@@phcxta1728 tbm n entendi, ficou bem versatil e tbm bem bonita
@@phcxta1728 muita cor não é agradável aos olhos fica muito infantil
@@embrasil ok, como é sua opinião, é de boas. NO meu entender, a proposta de ser multicolorida traz para o debate justamente a diversidade que fez a marca do governo atual. O logotipo é representativo e inclusivo.
18:30 Ai olha, sou designer hoje mas essa logo de 2002 é a da minha infancia, me marcou muito e talvez por isso *é a que eu mais gosto* até hoje, não pela parte funcional (que devia ser um inferno reproduzir) mas pela impacto.
*Ótimo video,* fiquei com medo de ser uma propaganda de politico _(porque militante defende tudo que seu politico de estimação faz),_ mas na real recebi uma aula de história e design gráfico, *parabéns.* Obrigado
22:25 Nossa você desenterrou UMA BELA MEMÓRIA que é o momento da "carta do vice decorativo" (antes da catastrofe Joesleyday) que supostamente vazou e nenhum politico comentou publicamente. Nossa como era bom esses tretas politicas E JÁ FAZ QUASE SETE ANOS que saudade quando nossos vilões eram Dilma e Temer 💚 💛
Eu sou mais idosa do que você, bem mais (KKKKKKK), mas sou recém-nascida no design gráfico, curso no qual colei grau aos 60 anos. Aprendo muito com seus vídeos, acho você super simpática e com uma didática ímpar (palavra de psicopedagoga). Eu gostei muito da marca deste governo, não apenas pelos conceitos do slogan, como você mencionou, mas também porque as formas me passam uma ideia de organização que, no meu entender, andou faltando nos anos que se findaram em 31 de dezembro de 2022. Embora as formas geométricas possam parecer duras, algumas vezes, as sobreposições me transmitem dinamismo, leveza, e os bloquinhos parecem estar se movendo, o que me faz sentir a marca como orgânica, viva. Além disso, as cores me passam alegria, porém, mais do que isso, me passam uma ideia de rejuvenescimento, de revitalização, de resgate da nossa energia, tão característica do nosso país.
Oi de novo, Marcia! Gostei muito da sua análise, e concordo com os pontos que você colocou. Eu me sinto privilegiada de ter uma pessoa como você, da base do design nacional, acompanhando aqui o nosso trabalho. Obrigada por acompanhar! 🥰
@@Vetorizaai Eu que me sinto privilegiada por poder contar com suas explicações. Já cresci muito com o Illustrator por causa dos seus vídeos. Aliás, como profissional da Educação há muitos e muitos anos dedicada ao uso das tecnologias para o processo de construção do conhecimento, ver o seu trabalho é uma alegria. Eu gostaria que cada profissional da Educação, que estudou para isso, tivesse o seu talento, sua criatividade e seu cuidado com cada um dos seus vídeos. Parabéns, mais uma vez. 😃👏🏻👏🏻👏🏻
Bem explicado essa visão, adorei
Bela análise.
@@Vetorizaai Sou técnico em comunicação visual, no meu ponto de vista logos do governo Lula são muito coloridas que ao meu enteder remete a pluralidade da cultura do povo brasileiro e também a alegria, a última essa ideia de blocos me remete a reconstrução a remontagem de algo.
O vídeo tem quase 30 minutos, prometeu não falar de política, mas veinte e poucos minutos é de história do Brasil e política e um pouco mais de oito de design gráfico e análise. Tive que adiantar várias vezes o vídeo pra não ficar cansativo.
Enfim, primeira vez no canal, vou dar uma chance para outros conteúdos.
Nunca tinha assistido nada sobre análise dessas marcas, e confesso que muitas passaram despercebidas (e olha que sou bem mais idoso que vc rsrs). Mas, sério ainda não tinha visto nada parecido. Muito bom! Seu canal está cada vez melhor! Parabéns!
Nossa, que video maravilhoso!!! Seus vídeos sempre são ótimos, mas achei esse genial pois foi uma aula de história e design ao mesmo tempo. Canal merece 1 milhão de inscritos, meu Deus. Transborda em qualidade!!!
Puxa saco
Você é demais,além de falar sobre o Design,ainda conta toda uma história, Você é ESSENCIAL!
Muito obrigada! Que bom que gostou! 😍
Como deve ser feito, todo design tem um referencial histórico por trás.
No governo Sarney os produtos foram diluídos para driblarem o congelamento de preços! E continuaram assim até hoje. Lembro que não tinha iogurte grego porque TODOS os iogurtes tinham a consistência do "grego". Foi um dos primeiros produtos a ficarem aguados, virando algo mais parecido com leite azedo como é hoje. Só depois vieram as reduções da quantidade dos produtos na embalagens.
Gente, esse época foi muito surreal. Eu lembro de ficar em fila de açougue com a minha mãe por muito tempo pra comprar as coisas. Brasileiro já sofreu demais nessa vida, né não?
@@VetorizaaiAté hoje está Desde O Governo Bolsonaro, Que permanece no governo Lula (herdado do Bozo 🤡", acho que só se salvou na Gestão do Michel Temer (2016-19)
Vídeo ótimo!
Acho que os "porquês" foram muito bem explicados, tentando também extrair o máximo de informação possível.
Sensacional!!!
Mais do que uma aula sobre design foi uma aula de historia, parabéns!
Obrigada, Rachel!
Gostei, achei ousado, mas sou 100% leigo. O momento em que você interage com seu filho representa o meu entendimento sobre a logo do Lula 3. Além da ideia de reconstrução ela também traz a ideia de renascimento. É infantil no sentido de que o Brasil vai ter que reaprender a andar, se alimentar, se cuidar, criar laços e se relacionar com os vizinhos. Tal qual uma mãe (ou responsáveis) orientam ali no contexto da família.
O logo atual me remete bastante a Bauhaus, principalmente por ter esse ideal de reconstrução, já penso no utilitarismo da época, com a ideia de esforço pra reerguer o que foi desmantelado pelo governo anterior.
Não tinha pensado em blocos, mas quando você falou em blocos achei que faz bastante sentido dentro dessa proposta também.
Acompanho o canal há algum tempo. Meus parabéns pelo conteúdo, me inspiro muito pra criar os meus vídeos. Vídeo longo, conquanto excelente explicação. Abraço!
Obrigada, Thiago! 🥲
Minha opinião é que você é a melhor do TH-cam, depois vc podia fazer análise das logos que nos induzem a cometer erros , como alimentos que fazem mal , mas são lindos pela embalagem...parabéns
Obrigada por acompanhar! Ótima sugestão essa sua. Abraços!
Eu adorei essa aula de história ! Haha, eu comecei a votar no governo Dilma, mas não tinha reparado nos logos. Achei que a do governo Temer o globo me lembrou uma bola, mas acredito que a intenção consciente ou não foi aquela que você explicou. O novo logo, apesar de infantil e simples, ele realmente expressa a "energia original" do Brasil, um país com muitos povos e etnias. Também me lembra desenhos e pinturas indígenas, eu gostei.
Oi, Álvaro! Pois é, eu consigo achar argumentos de design e conceito pra respaldar o logo da Dilma. Mas o do Temer é ultrapassado demais. Já nasceu demodé.
Não tem a ver com intenção, mas efeito de sentido.
O logo do governo Temer, dava uma certa "homenagem" a maçonaria. Por isso que tinha aquele globo encima do nome Brasil. Até porque, o Michel Temer é maçon e por isso que no logo do governo dele, havia aquele globo...
Caí de paraquedas nesse canal. Estou migrando de área, da Programação de Softwares para o Audiovisual (que trabalho com isso oficialmente CLT, foi um emprego aleatório que consegui) e amei, no caso. Quando eu fazia meus projetos de computação, especificamente FRONT END (parte visual, artística de um site) eu não tinha ideia que eu sempre amei conceitos, arte como um todo, mas estava no ramo errado. Não sou a pessoa mais criativa do mundo, mas comparado com muitos por aí, eu penso fora da caixa (sem ser modesto, desculpa kkk).
Então estou me encontrando nesse ramo de design. Esses dias fiquei chocado com as explicações mirabolantes do Banco Bradesco, para o logo deles kkkkkk É RÍDICULO e não faz sentido nenhum. Já vou até olhar no teu canal se tem algo sobre, caso não tenha. Recomendo uma explicação tua sobre.
Oi, Eduardo! Hahaha, sim, a galera força umas barras. Eu olho o logo do Bradesco só vejo as torres gêmeas sendo atacadas pelos aviões 😶🌫️
Ótimo vídeo, sobre o FHC, ele não é economista, mas sim sociólogo, apesar de ter sido professor em cursos de economia, sua formação é outra. Canal sensacional!
A primeira vez que vi a nova marca me remeteu imediatamente ao Mondrian, ao neoplasticismo, nova “plasticidade” , essa renovação necessária (justo vindo seguido do lema de reconstrução) , a abertura ao mundo, evoca história, arte, algo tão ausente no último governo, e o I me remeteu - na minha análise - a floresta de pé. O negro e o vermelho são a sustentação da logo, assim como da nossa sociedade. Várias coisas ... Não acho uma aplicação ruim.
Linda análise ❤️
Tive impressões semelhantes quanto às cores. Blocos prestos talvez distorcessem a leitura, mas o preto aparece no lema, muito embora alguém possa alegar que a marca se encerra apenas nos blocos e o lema é acessório. Por outro lado, há os empregos da marca. Fica bem em grandes painéis e como timbre em documentos oficiais, bem como em projeções e video. E a semiótica nos ensina, também, que os significantes se constroem intersubjetivamente... cada um lê algo, mas os signo parece inspirar leituras auspiciosas. : )
Primeira vez que vejo um vídeo deste canal, gostei, mas faltou vc analisar o logo da campanha do lula agora em 2022, eu achei muito legal. Fica de sugestão pra vc fazer um vídeo sobre logos de campanhas.
Mas na verdade eu queria sugerir pra vc fazer um sobre clubes de futebol, símbolos e designe de comunicação em redes, da pra fazer das copas tbm e das olimpíadas tbm. Seria uma enxurrada de gente vendo, quem curte futebol sempre entra nessa discussão. Da pra fazer de clubes da série A e B e tbm da pra fazer de clubes estrangeiros da América do Sul e Europa, seriam necessários vários vídeos.
Que análise maravilhosa, Gabi!
Design e História no mesmo vídeo... Aliás, minhas duas paixões. Adoro seu canal e por falar em campanha, farei campanha para chegar logo aos seus 100k seguidores!
Muito bom o vídeo. Aulão de Brasil.
Acho que só faltou dissertar um pouquinho sobre a logo atual de forma tecnica, a respeito de variações e aplicações principalmente em preto e branco, que ainda é um completo mistério.
O Ericles também trouxe um video bem legal sobre um contexto histórico e um olhar um pouco diferente, principalmente tratando-se do vermelho.
A disposição das cores e formatos me remete à Bahia. Bahia e MG duas regiões onde liberdade e democracia sempre foram princípios. Temos o vermelho do pau-brasil, da brasa, da brasa política que nos faz organizar enquanto Estado. Tua explanação é muito clara. Parabéns!
Adorei a análise! Já me inscrevi :) Quem sabe você poderia fazer análises de capas e logos de artistas (cantores e bandas) e como elas foram mudando de acordo a evolução deles e a proposta de cada trabalho
Eu acho essa uma ótima ideia. 🥰
Você sugere alguém pra gente começar?
Mana, amei demais essa sua leitura. Já tô inscrita e vou maratonar.
A casa é sua, gatona! Pode ficar à vontade e abrir a geladeira ❤️
Amei esse resgate de todas as marcas e o cunho histórico por trás de cada uma delas. Gostei da ousadia do vermelho na marca deste novo mandato presidencial do Lula, porque demonstra que partido tem sua cor diferenciada das cores da bandeira e que não é errado isso. Gostei dos bloquinhos por realmente remeter a construção e lembra sim aquele brinquedo dos blocos, daí esse visual mais infantil.
Parabéns pelo vídeo. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Massa, Gabi! Uma verdadeira aula de política e design! Concordo plenamente com você em relação a nova logo do Governo Federal ! Um forte abraço e 2023 cheio de realizações!
Valeu, Marcos! Que bom que curtiu! Grande abraço pra você e um ano de muita felicidade!
caí de surpresa aqui, me impressionei com a qualidade do vídeo e explicações, mt obg. Tenho 20 anos e lembro dessas últimas logos, tb achei ousado a questão do vermelho e acho q se fosse junto com outras cores passaria mais a imagem da mistura e tals, infelizmente vejo as cores do nosso país usadas em política por ex algo relacionado à imposição, espero q mude essa percepção
Seu canal é impecável! Obrigada
gostei mtt da analise, bem imparcial e analisando realmente a logo e nao o governo como um todo, parabens, da pra ver que vc entende mtt de design, arte e historia, parabens
Excelente e profunda análise. Muitas vezes caímos no equívoco de avaliar um logo superficialmente sem levar em conta o contexto histórico em que ele foi concebido. E vc trouxe observações riquíssimas sobre as obras. Parabéns!
Oi Gabi. Não conhecia o seu canal. Seu video apareceu pra mim e cliquei para assistir, e mal começou, ja curti e me inscrevi. Vc fala de jeito muito agradável. Adorei. Parabéns e sucesso pra vc!
Oi, querida! Que bom que gostou!
O canal é fantástico, e o vídeo está muito bem feito. Mas o 'BIAS' reinou nesse episódio kkkk
Pouxa, mas eu falei bem do logo do governo COLLOR, quer mais imparcialidade que isso? 😅🫣
Nunca tinha parado pra pensar nessa parada de "marketing do governo". Muito bom o vídeo!
1:57.
Mais certo que muitos por aí! Parabéns pela educação, devemos sempre saber que nossa opinião não é a de todo mundo e aprender a conviver com opiniões apostas ou iguais a nossa.
(:
Eu achei a nova marca LINDA! Eu adorei, minha opinião. Adoro coisas coloridas!
Parabéns pelo seu vídeo sensacional com ótimas análises. Quando você comenta sobre as questões semióticas envolvidas, me lembrei de uma série e já dou minha sugestão de assistir. Me refiro ao terceiro episódio da série da BBC: " Como a arte fez o mundo". Este episódio chamado " A arte da persuasão", mostra um panorama semiótico aplicado na política , desde a época do Rei Dario, passando pela norte americana, em especial na gestão do George W. Bush. Claro.... vale a pena assistir a todos os vídeos dessa série! Acredito que se pesquisar no Google irão encontrar. Abs!
Meu Deus, por essa breve descrição eu já amei (e já quero trazer pra vocês!)
Obrigada por sugerir! 🥰
Parabéns pelo vídeo! Ganhou um inscrito antes mesmo de eu ver o restante do conteúdo, mas com certeza vou gostar!
Visualmente não gostei da logo, mas também entendi que entendia ao slogan, mas não tinha essa visão analítica que você tem.
Amei o vídeo. Parabéns.
Didática incrível! vídeo esplêndido! Parabéns pelo trabalho
Sua leitura foi bem interessante! Se muita coisa mudou nestes últimos 20 anos, resgatar os slogans de 40,50 anos é um trabalhão. Hoje é muitíssimo mais fácil executar uma marca hoje em dia, porém muito mais difícil parecer original, e no governo é ainda mais difícil.
Sobre a marca do novo gov ( 🦑3º ), eu consegui a marca de aplicação e aí se vê que é muito interessante. Acredito que nos meios digitais dá pra utilizar com mais versatilidade, com variantes de cores e movimento.
sou idosinho (e designer), huehuaehua.
O vídeo é interessante! Mas na minha opinião é impossível fazer uma análise dessa imparcial. Em diversos momentos ela demonstra ou indica seu viés. Por mais que tente fazer um comentário apartidário, isso não é possível. Mas é um vídeo interessante, parabéns!
Ótimo video! Mas sinto que tenho que comentar que em 26:25 você diz que verde é uma "cor primaria", quando sabemos que é secundária. Sei que que você sabe disso, so estou ressaltando pro pessoal que estiver assistindo. Abraços!
Tá certo! Obrigada!
Eu vi que há inspiração no estilo Bauhaus na nova logo, já que é era um estilo prático e que era muito empregado em construções eficientes e como você mesma falou casa bastante com o que é proposto.
Vídeo e análise MA-RA-VI-LHO-SOS! Arrasando, como sempre!
Obrigada, meu querido! ❤
Ainda bem que você falou que não tem viés ideológico no vídeo. Se não, teria percebido claramente um certo alinhamento ideológico seu. Deve ter sido impressão minha.
Gostei muito de suas aula e análises sobre os logos das campanhas e dos governos. Sou professor de LP e a análise de semiótica é uma vertente de estudos. Vou utilizar seu vídeo para que os alunos análises e me digam se concordam ou com as suas análises e por quê? Será um excelente exercício. Parabéns, gostei muito obrigado.
Adorei que você, mesmo não querendo dar uma opinião política... conduziu o tema de design e com pinceladas políticas de uma forma até que leve... Parabéns!
Não sou da área de design, muito menos conheço a fundo os conceitos explicados aqui, mas sua explicação é muito boa, me deu curiosidade inclusive de pesquisar mais do assunto. Ganhou mais um inscrito!
Valeu, Henrique!
Amei o vídeo. Me ajudou muito a conheço o design de antigamente. Adoraria ver um vídeo analisando/reagindo a artes de cds pop. Fica a dica
eu AMO o logo de 2002, acho que acertou no conceito que quis passar e eu curto a estética (gosto cada um com o seu né) acho bem tropical e me lembra a estética do brega nordestino - o que de novo acrescenta ao conceito e faz referência a identidade do presidente. eu também curti o logo de 2022 hahahaha achei a vibe criança dos anos 90 conceitual, me lembra aquela parte do jingle "O Brasil criança", e aí as cores combinam bem tanto com o conceito quanto com os blocos de construção que a gente brincava quando era pequena
Menina, eu também tinha esses mesmos bloquinhos! São uns de madeira, com telhadinho vermelho e amarelo, né? Eu não amei esse logo, mas como falei, dá pra entender as escolhas, e eu considero alinhado com a produção visual de hoje em dia. Ponto pro designer!
@@Vetorizaai sim, exatamente esses!! Acho que muita gente vai reconhecer essa referência
Ela falou sobre o vermelho representar os índios....isso é pura mentira o Vermelho representa o socialismo e o comunismo
Obrigada, Gabi! Por trazer conteúdos nacionais de qualidade pra gente!
Amo esses papos cabeça com história bem detalhada sobre como tudo começa
Eu também amo!!! 🥰
Adorei sua análise contextualizando com as comunicaçoes visuais anteriores! Solta mais vídeo conceito! Me lembrou das aulas de história do design na EBA. Amava!
Que aula! Não sou do ramo, mas sua forma de passar o conteúdo deu gostinho de quero mais! Amei!
Tbm sou da era do correr mais rápido que a etiquetadora (1980). kkkk
excelente vídeo!! eu até gosto do novo logo, só me incomoda o cinza nas sobreposições mas fazer o que...
Esse detalhe em cinza incomodou mais de uma pessoa. Também acho que valia tentar uma outra saída :)
Você arrasa!! Agora que te achei por aqui, não vou deixar de seguir. A aprendizagem está sendo ótima. Parabéns e obrigada.
Obrigada de coração, Cida!
Que video perfeito, que vc alcance logo os 100 mil inscritos!!!
Eu não entendo nada de design, mas na minha opinião, o motivo de haver o vermelho é para alinhar com o discurso do Lula, por conta da polarização o vermelho passou a ser associado ao Lula e o verde e amarelo ao Bolsonaro, isso todo mundo sabe, só que isso ao ponto das pessoas discutirem e até mesmo agredirem fisicamente umas as outras por conta dessa associação que nem sempre condiz com a realidade (às vezes é só porque a pessoa quer usar aquela cor e ponto). No discurso dele, ele mesmo fala que verde amarelo é da nossa bandeira, que as cores são de todos, então o slogan está unindo essas cores, integrando assim o verde, amarelo e o vermelho, ou seja, unindo as pessoas (o que não aconteceu na realidade, já que a polarização está apenas piorando).
Parabéns pela aula!!!!! Nota 10!!! Sou professor aposentado. A característica marcante nas minhas aulas de Ensino Fundamental sempre foi a arte. Fiz pós em arte visuais, e sempre vivi e vivo pincelando algum tipo de arte para o meu deleite. Se que se eu praticasse constantemente melhoraria. Quanto aos logos do governo federal, é nítida a evolução pela qualidade e a busca por justificar a intenção. Geralmente quem dirige algo é tem que usar desta arte, se parece com o seu ideal, já aprova... entenderam né?
Muito bom! Mais um inscrito :)
sua análise foi sensacional!
Valeu, Carol! Que bom que gostou!
22:25 Nossa você desenterrou UMA BELA MEMÓRIA que é o momento da "carta do vice decorativo" (antes da catastrofe Joesleyday) que *supostamente vazou* e nenhum politico comentou publicamente. Nossa como era bom esses tretas politicas _E JÁ FAZ QUASE SETE ANOS_ que saudade quando nossos vilões eram Dilma e Temer 💚 💛
Hahahah, eu não poderia concordar mais. Vilões de novela das 18h que não matavam ninguém sem oxigênio e não ofereciam cloroquina pras emas! 😄
Faz sete anos, mas parecem 84 anos, igual a velhinha do Titanic
eu precisava desse vídeo! simplesmente incrível sua análise, principalmente vindo de uma pessoa que domina a área e ainda explica o âmbito político que a marca vem transmitir
Valeu, Jackson! Que bom q curtiu!
Precisamos de mais vídeos como esse, que trazem a história da identidade visual da nossa nação. É importante tanto para nós, do nicho do design, quanto para os demais que ainda não conhecem.
Parabéns pelo vídeo, ficou muito bom 👏👏
Acabei de conhecer seu canal e gostei mtu. Parabéns🎉🎊 Ganha like e mais uma inscrita. Amei o seu jeito simples de explicar😁
Obrigada, querida! 😍
Video excelente. Amei somar o aprendizado histórico com os de design. Obrigado.
Que aula de história e design! Faça mais Gabi!
gosto muito da qualidade dos seus vídeos, vc tem uma didática super de professora e agr ainda descubro que é do nosso país Niterói kkkk, incrível
Obrigada, Luana! Sou de Niterói sim, muito amor por essa terrinha! 🥰
Que vídeo!!! AMEI , obg pelas explicações ❤
Maravilhosa você! Não te conhecia, mas adorei o vídeo e você. Sucesso e parabéns!
Adorei teu canal. [Re]Aprendi coisas que há muito passava batido pela minha visão. Ótima análise.
Paranéns Gabi!! Muito bom!! Aproveitando: analise o meu logo? rsrs
gosto como ce diz que não vai falar sobre a opinião politica mas fala kkk não da pra fugir, tudo é politico! adorei o vídeo
Adorei a sua análise, foi uma ótima aula! #VimDaLista
Obrigada, Andreza! Que bom que curtiu! 🥰
Tive o prazer de conhecer seu canal e adorei, parabéns pelo conteúdo!!
Como mãe nos anos 80, como eleitora nos anos 80 e,principalmente, como professora de História, ,juntando tudo eu digo que AMEIII esse vídeo!
Parabéns Gabriela, parabéns Vetorizaai!
Não conhecia o canal e cai de paraquedas, gostei da clareza, designer não é minha área, mas ganhou um inscrito pela qualidade do conteúdo
Tive curiosidade de assistir a este vídeo porque além de ser professora de Geografia sou graduada em Turismo e gostava demais das aulas de marketing. As marcas sempre trazem consigo conceitos e intenções. Gostei muito da sua didática e matei uma segunda curiosidade ao longo do vídeo: você não ia expor seu viés ideológico na política, mas tenho certeza absoluta pela sua narrativa que é o oposto do meu kkk! Gostei do seu trabalho apesar desse detalhe kkk! Parabéns pelo canal!
Parabéns, ótimas observações!
Valeu, Ricardo!
Me inscrevi e mandei o vídeo pra minha irmã que é designer. Amei a aula de história. 🥰
Parabéns pelo conteúdo! Vídeo incrível!
Baita vídeo, pesquisa muito rica. Curti demais. Parabéns.
Que bom que gostou! 🥰
Conheci você através de um curso da BrainStorm Academy, gostei muito, parabéns, vou passar a acompanhar 🤞🏻
Sem palavras pra essa aula de história e design! E o Dani? Já tem uma consciência que muitos adultos não tem nem 1%. Arrasou!!
Adorei o vídeo, explicações simples e objetivas, já estou seguindo.
Obs: Presidente Figueiredo na foto com os dentes bem brancos hahah, será que já havia esse tratamento estético dentário de clarear ? Hahaha sucesso ☘️
Realmente. Eu não tinha pensado sob essa perspectiva. Ótimo conteúdo. Meus parabéns.
Adorei o "Não vou me posicionar" hahaahahaha
Sútil... Mas quem sabe, sabe!
Excelente aula!!
O novo logo tem esse ar mais infantil talvez pra dar ênfase na proposta do novo governo de priorizar a educação, junto com esse fundo branco - que não é o único, mas, pelo menos, é o principal - simbolizando a saúde, outra prioridade do governo. Os blocos representam três coisas: união, (re)construção e, pela "dureza" que alguns conseguem enxergar neles, alguma segurança ou solidez dentro ou ao redor do governo. São milhares de interpretações possíveis.
Análise f0da. Parabéns 👏🏻👏🏻
Muito massa o vídeo. Realmente não tem um que seja ótimo, mas achei o último o menos ruim.
Exato, bom bom ninguém aí é, mas tem os menos piores!
Gabi, vc é a maioral. Amo essa intersecção design e política. E como não dá ponto sem nó, ainda se vestiu temática como de costume!
Um arariabraço diretamente do nosso país Niterói!
Hahahah, agora eu já posso usar verde amarelo sem ser confundida! Beijos, querida!
PS: tem muitos niteroienses aqui que acompanham, a gente bem que podia marcar um encontro de inscritos em Nikiti City! Vamos chamar a @Luana Maciel pra ir comer um italiano na Húngara
Tudo é política, inclusive esse vídeo hahaha. Sempre te admirei e depois desse conteúdo a admiração só aumentou :) parabéns
🥰
eu acompanhei essa época, estava no final da adolescência em 1990, com 18 anos e servindo o Exército. Era horrível comprar, eu que ia no supermercado e mercadinhos comprar comida e via o aumento de preços absurdo num tempo reduzido.
Adorei, parabéns
Esse logo atual, do nosso Presidente Lula, me lembra MUITO um brinquedo de blocos que tínhamos quando crianças, nos anos 80, que é o Pequeno Engenheiro, que são blocos de madeira pintados com fachadas de prédios, janelas, telhados.... foi a primeira coisa que me veio à mente quando vi! Como publicitário, concordo contigo, acho que ela tem problemas, mas tem um conceito bem definido, penso que poderia ser um pouco menos "empilhada", com uma paleta não tão primária.
Oi, Wagner! Exato, teve uma moça que também comentou isso aqui, e eu concordo com vocês. E sendo a reconstrução um dos objetivos, eu acho que tem mesmo a ver essa composição em blocos 🥰
Vim da lista de transmissão, muito bom toda storytelling, parabéns pelo trabalho!
Uma delícia aprender com você, Gabi!!!
Obrigada, Dani!
Seu filho é muito mais consciente do que 99% da galera do Twitter. 😂
Enfim, não entendo nada de design, mas acompanho seu trabalho porque gosto de brincar.
Eu tento ensinar pra ele que a gente não precisa concordar sempre com tudo, mas que debater é bom e respeito é fundamental. A coisa fica mais leve assim, detesto bate boca na Internet. Obrigada por acompanhar!
@@Vetorizaai 👏👏
Parabéns pela análise! Amei!
Gostei muito da retrospectiva, mandou muito bem. Sim eu vivi todas estas etapa do Brasil.
Muito louca a história do Brasil, mas é legal demais olhar pra trás e se aprofundar :)