Nova Acrópole é mais que um canal no youtube, somos uma Organização Filosófica Internacional, sem vínculos com grupos políticos ou religiosos, presente em mais de 50 países desde 1957, e tem por objetivo desenvolver em cada ser humano aquilo que tem de melhor, por meio da Filosofia, da Cultura e do Voluntariado. Veja se estamos na sua cidade no link: www.acropole.org.br/sedes-no-brasil/
Nos meus primeiros anos de trabalho depois da faculdade, um dia propus aos colegas fazermos uma reunião semanal depois dop trabalho, para trocarmos idéias sobre livros que estavamos ou tinhamos lido. Um dia um colega citou esse livro superficialmente e não me despertou interesse. Após a reunião saí caminhando com outro colega que me disse que o comentário do outro não fazia juz à importancia do livro. Isso mudou tudo, logo visitei a livraria, e li o livro, achando-o fascinante. Tanto que esse foi um dos livros que comprei mais exemplares para presentear amigos. O livro teve profunda influência em minha vida pois eu sempre havia me sentido como o personagem do livro, o Fernão. E ao longo da vida segui meu sonho de sempre buscar algo mais do que a vida rotineira que quase todos vivem. Busquei outros horizontes, aventuras e novas alternativas. Para mim isso foi o que mais me deu sentido à vida. Desde criança sempre vivi como uma pessoa "diferente" em tudo. Abandonei a vida profissional, "pendurei meu canudo"!, viajei pelo mundo, visitei 19 países, aprendi outros idiomas, conheci lugares e pessoas fascinantes. Hj, aposentado, ainda vivo assim, "diferente" das pessoas. Nunca tive depressão, acho a vida fascinante, não sinto falta de nada e cada dia é uma aventura, cheia de novas coisas para aprender, descobrir e vivenciar. Sou grato ao Richard Bach por ter me inspirado a olhar a vida como o Fernão Capelo Gaivota e nunca viver acomodado com a vida rotineira e repetitiva que quase todos vivem. Realmente o personagem do livro me mostrou e eu descobri ser verdade, podemos voar muito mais alto e atingir dimensões que as pessoas acomodadas perdem a oportunidade de descobrir.
Eu li quando tinha 18 anos. E fiz mil conexões na minha cabeça. Mas só descobri o quanto ele me influenciou agora. 30 anos depois eu achei o livro num stand na praça. E pude entender esse meu comportando de pássaro fora do ninho. Eu demorei muito para deixar o bando quando fui banida. ( a dependencia emocional me atrasou os melhores vôos). Mesmo no incociente busquei os melhores vôos. E agora reaprendendo que temos que nos despedir dos dandos que não são " nossa tribo". Vou devolver o livro no mesmo lugar. Para que dê asas a outros pelo caminho. Vendo seu relato percebi que os momentos que me senti doente foi por não está assumindo minha natureza de voar alto.
Li esse livro quando tinha meus 18 anos....hoje tenho 51 e será sensacional assistir esse vídeo! Gratidão à Nova Acrópole, à Professora Lúcia Helena Galvão e, agora, conhecendo com esse vídeo, Professora Manuela Bittar! Presente dos céus ter conheço vocês!
Eu conheci este livro por uma indicação de um amigo em 2021. Simplesmente me abriu a mente e percebi o quanto eu estava fechada para mim mesma. Ou seja, não via além daquilo que estava ao meu redor. Hoje penso e hajo diferente. Quero ir e ver cada vez mais longe. Pois é para isto que estamos aqui. Não se acomodar nunca.... E sim ir o mais longe que você puder. E basta querer. E acreditar que você consegue.
Manuela querida, em 1976 eu ganhei este LP. Rsrsrs Amava ouvir essa história. Mas não conheci ninguém que a ouvisse comigo... Guardei esses ensinamentos pra sempre. Gratidão pela sua aula maravilhosa. Amei suas palavras. Deus te abençoe sempre e proteja muito.
Ganhei esse livro quando tinha 17 anos e hoje aos 59 passando no lugar chamado livro solidário peguei esse livro de novo para ler e já estou na metade.
👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿Professora, vc é demais. Muito obrigada 😊! Li este livro na década de 70.Foi maravilhoso ouvir a sua interprepretacao filosófica. Obrigada!
Ganhei esse livro do meu querido avô quando eu tinha 10 anos,jamais vou me esquecer....ele disse "Daqui alguns anos leia esse livro,depois de alguns anos mais leia novamente,nunca se esqueça dele".E hoje procurando um vídeo me deparo com vc!!!!!Bateu muita saudade do meu avô,sempre nos presenteando com ótimos livros.Obrigada por compartilhar!
Um livro considerado Iniciático e contado com muita propriedade pela Manuela. Parabéns e obrigado por ter transmitido de forma tão perfeita esses conhecimentos!
Que linda!!! Li este livro na adolescência. Gostei tanto deste comentario filosófico, que acabei de assistir pela quarta vez. Cada vez que eu assisto, tenho uma nova reflexão. Parabéns a nós que temos um pouco de Fernão Capelo Gaivota dentro de nosso ser.
Manuela Bittar e todos os professores da Nova Acrópole, tenho um profundo sentimento de gratidão pela Luz que voces tem trazido para mim. Tenho tido uma grande ampliação da compreenção sobre o despertar da consciência, com o vosso trabalho. Que Deus os ilumune sempre. Muito obtigado!
Li Fernão Capelo Gaiovota no ano de seu lançamento, em 1970, eu tinha 20 e poucos anos, apreendi algumas poucas coisas na época. A colocação filosófica da história me remeteu a estudos recentes de outra fonte inspiradora e que tem me ajudado a buscar essa liberdade e esse vôo perfeito. Muito obrigada, professora!!! Eu simplesmente ameiii!!!
A Vida coloca todas as peças no seu devido lugar... será você Francisco, Antonio, Nando...? Um pouco de todos eles? Gratidão por essas instruções de voo!
Esse foi um dos primeiros livros que li. Eu, pouco mais do que uma criança, senti um estranho prazer, creio ter despertado mesmo sem saber! Tenho o livro até hj e de vez em quando ainda o releio Gratidão por esses comentários maravilhosos!🦅🦉❤️
Eu cheguei a esse livro há mais de trinta anos através de Raul Seixas com uma canção chamada "" Um Messias indeciso "" inspirada em um livro de Richard Bah, Ilusões.... Fernão Capelo é uma parábola moderna que através dos tempos nos mostra que o tempo não existe. É uma obra prima. Nova Acrópoleé um alento no TH-cam, obrigado!
Meu Deus 🙏🙏🙏🙏🙏 Como você foi iluminada!!!!! Gratidão por tanto 🙏🙏🙏🙏❤️ Deus conserve em vc essa benção 🙏 e que ela chegue até nós através da sua generosidade ❤️
Bom dia. Eu também sou aprendiz. É o motivo que faz-me voltar sempre para este canal com frequência. Obrigada por cada vídeo com seus conteúdos sempre bem trabalhado.🙂👍🏽🇧🇷
Muito obrigado, professora. Li esse livro quando criança, com uns 9 anos. A professora tinha colocado vários livros na mesa. Esse era um pequeno volume de bolso já gasto, e não havia sido escolhido. A professora me recomendou e peguei para ler. Mergulhei na história do Fernão e me identifiquei com sua trajetória. Eu também me sentia fora do bando. Acho que ao longo de toda a vida no fundo eu me recordava do Fernão. Mas resolvi tentar a vida no bando por vários anos. Sempre sabendo que faltava algo. Esse livro surgiu para mim novamente 3 anos atrás (a nova versão). Em um momento que eu tinha parado tudo e resolvido olhar para dentro. E agora vejo sua palestra que trás tanta coisa bonita. Agradeço muito. O Fernão certamente tem muito a nos ensinar. E temos que praticar seus ensinamentos.
Querida Manuela muito obrigada por esse belissimo esclarecimento de um livro que so agora pude entender, ser intemporal! O quão é profundo cada capítulo dessa obra ! GRATIDÃO 🙏um forte abraço 🌻
Gratidão profunda à Manuela Bittar e Nova Acrópole. Quanta luz sobre um título que permanecia como uma simples leitura da minha adolescência... Tive a profunda sensação de estar tomando um mínimo de conhecimento, só agora, passados 30 e poucos anos.
Gratidão! Encontrei o que procurava!❤ Às vezes é tão difícil colocar em palavras o que sentimos. Ainda bem que temos os grandes nomes na Arte de Decodificar este sentir!🙏
Esse filme sensacional, nós passávamos para nossos filhos e jovens aqui em casa. E o li em frente à pista de vôo, aos meus 17 anos, na AFA, Academia da Força Aérea. E fui buscar outros vôos!
Por isso, que não estava me lembrando desse 4o.capitulo, quando você começou a descrever. Rs A edição que li foi a 1a, e li umas 3 vezes, em 3 fases diferentes em minha vida : na adolescência, na maturidade dos 30, e na maturidade dos 50. E agora,.com 62.anos, escutar toda essa análise filosofica foi um deleite nos 3 níveis : emocional, mental e espiritual. Muito grata !! 😍🙏
Professora, muito obrigado . Li e assisti o filme há muitos anos atrás. Pouco então compreendi, embora entenda que a bondade e o amor é a essência do ser humano. Precisamos nos livrar dos condicionamentos. Podemos buscar esses vôos nas coisas mais simples, mais humildes, é um eterno aprendizado e agir.
Li esse livro aos 14 anos......mas não tinha essa visão! Hj aos 50anos vejo quanto fui tolhida de ter uma vida melhor por não ter uma interpretação tão perfeita quanto essa...Gratidão! Agora só correr atrás do voo perfeito
É assim mesmo a cada idade ou fase da vida temos um grau de consciência e por consequência interpretações diferentes. Mas sempre é bom constatar que conseguimos evoluir. O mesmo acontece comigo, gosto de reler livros porque eles me ajudam a saber se eu mudei ou acrescentei idéias em minha vida.
Bom dia Manuela ,ainda não assisti,mas já amei,li o livro alguma s vezes e fiz um trabalho sobre este livro na faculdade . E um grande ensinamento. Vou assistir assim que puder. Obrigada ,tenho 71 anos,sou de Penha SC
Conheci o livro a qual me marcou muito em 1982, um livro q me faz refletir a cada instante, e com Marcela falando, analisando é tudo o q está acontecendo no dia de hj.
Li este livro quando estava no 2 grau ,mas acho que era aquela gaivota que não queria despertar,hoje compreendo a mensagem e o ensinamentos do livro ,mas não foi e não e fácil o exercício é diário para não cair no adormecimento e voltar naquela cômoda rotina ,obrigado pelo novo despertar!!!!
Muito boas reflexões! Li esse livro qdo tinha 12 anos... não estava pronta, nada entendi. Fico feliz por perceber que algo de bom se passou em todos esses anos, que me permitiu compreender um pouco melhor hj! E vamos em frente!!
Emocionante essa viagem que você Professora conduziu com maestria ! Cada vez que tenho contato com o texto ou imagens ocorre um novo olhar! Num primeiro momento a matéria fala mais alto devido a lei da sobrevivência, porém há brechas para o espiritual que abraça a paz interior que buscamos.😍Obrigada por essa "edificante desconstrução" de caminhos!
Li esse livro quando tinha doze anos por exigência de uma professora, claro que na época não consegui compreender o seu significado mais profundo, então depois de 36 resolvi fazer a releitura e fui totalmente surpreendida, parecia que estava lendo outro livro, o que prova que o amadurecimento é essencial para que possamos compreender a essência das coisas. O despertar é individual e ocorre em tempos diferentes, não adianta querermos impor para aquele que ainda não está preparado.
Estou em meu "momento Antônio Campelo Gaivota". Estou encontrando lugares, coisas e pessoas que pensam como eu e se interessam em buscar um mesmo objetivo. Agradeço muito à Deus por isso. E agradeço muito à Nova Acrópole, por me apresentar essa obra linda e significativa. Muito obrigada. Que Deus abençoe sempre seus projetos.❤♾
Compartilho minhas humildes reflexões sobre o livro. (1) Em um primeiro momento ocorre o despertar, a curiosidade de encontrar algo mais na vida além do sobreviver. (2) Na segunda etapa, muitos têm esta mesma curiosidade, mas poucos são os que realmente se esforçam para aprender e se elevar, enquanto muitos são os que se prendem a superstições e símbolos, esquecendo de seus verdadeiros significados. (3) Por fim, ao atingirem uma certa maturidade, os grandes não guardam o que conquistaram para si próprios, mas retornam isso à sociedade. Como uma corrente de mestres, onde cada um em seu próprio nível, puxa para cima aquele que está abaixo e quer aprender. A perfeição se torna mais próxima não pelo fato de se estar em um lugar ou um tempo, mas por fazer o melhor possível onde está. E esta perfeição não tem limites, exceto os que definimos pelas nossas crenças. Contudo, muitas vezes nos estagnamos, seduzidos pelo conforto de achar que estamos acima da média. Ou então, por achar que somos os únicos responsáveis por cuidar do nosso grupo. Como todos estão em constante crescimento, o mestre eventualmente deixará o grupo para outro liderar. Amor também é confiar, deixar que o grupo cresça sem o seu eterno controle. E este mestre, se tornará aprendiz em um outro grupo, iniciando um novo ciclo. Assim, é preciso: * Despertar: Querer aprender * Dedicação: Colocar em prática * Doar: Ensinar aqueles que desejam aprender * Desapegar: Seguir adiante
Meu livro favorito 😍❤️😍❤️😍 eu sou apaixonada por essa obra. Parabéns Manuela e Acrópole pela análise filosófica. Tenho só a agradecer ❤️❤️❤️❤️. Por favor façam uma análise também sobre o livro O menino do dedo Verde. Abraço.
Que grata surpresa!!! Você é maravilhosa! Obrigada por doar seu tempo para nosso deleite!!! Grata. Li esse livro na adolescência. Tenho 54 anos. Li várias vezes. E também Ilusões, do mesmo autor. Amo Ilusões. Um beijo.
Puxa que maravilha! Li esse livro há vinte e cinco anos e ele está sempre presente em minha vida , com os seus ensinamentos. Aprendi há muito tempo que " longe é um lugar que não existe ". Gratidão!!!
Meu marido tinha esse livro. No início do relacionamento, quando os filhos foram crescendo acabou com muitos livros. Hoje com 64 anos já viúva nunca esqueci desse livro.
Volteiii no tempo agora, Ganheiii esse livro na adolescência, li e pouco entendi.. Reli anos atrás e Agoraa foi perfeito e Esclarecedora Explanação, já que é a nossa jornada de Alma rumo a Evolução... Gratidão Sempreee 🙏 Professora, agregou e muito, como Sempreeeee 🙏🙆🥰😘
Eu li esse livro quando eu era adolescente. Na época eu gostei, mas não tive a compreensão, que esse vídeo me proporcionou. Maravilhoso! Muito obrigada!
eu li esse livro maravilhoso quando era adolescente! Quanto aprendizado! Na época a abordagem que dei era totalmente espiritual e esse paralelo que a Professora faz com o Luz no Caminho da Mabel Collins é fantástico. Muito grata
Que linda aula! Me lembro de ter vendido muitos exemplares da primeira versão, quando trabalhei na livraria Siciliano....quis ler porque todos liam na época e foi muito bom mas não tive essa interpretação tão completa. Vou ler novamente, mas agora a versão de 2014, com o complemento do autor. Obrigada!
Estive atento a cada ensino, inclusive a origem das religiões. Uma maravilha de aula. Já tinha lido Fernão Capelo, mas não o vi com os olhos de um filosofo, não com tanta profundidade. Muito obrigado pelo o excelente ensino.
Nova Acrópole é mais que um canal no youtube, somos uma Organização Filosófica Internacional, sem vínculos com grupos políticos ou religiosos, presente em mais de 50 países desde 1957, e tem por objetivo desenvolver em cada ser humano aquilo que tem de melhor, por meio da Filosofia, da Cultura e do Voluntariado.
Veja se estamos na sua cidade no link: www.acropole.org.br/sedes-no-brasil/
Nos meus primeiros anos de trabalho depois da faculdade, um dia propus aos colegas fazermos uma reunião semanal depois dop trabalho, para trocarmos idéias sobre livros que estavamos ou tinhamos lido.
Um dia um colega citou esse livro superficialmente e não me despertou interesse. Após a reunião saí caminhando com outro colega que me disse que o comentário do outro não fazia juz à importancia do livro. Isso mudou tudo, logo visitei a livraria, e li o livro, achando-o fascinante. Tanto que esse foi um dos livros que comprei mais exemplares para presentear amigos.
O livro teve profunda influência em minha vida pois eu sempre havia me sentido como o personagem do livro, o Fernão. E ao longo da vida segui meu sonho de sempre buscar algo mais do que a vida rotineira que quase todos vivem.
Busquei outros horizontes, aventuras e novas alternativas. Para mim isso foi o que mais me deu sentido à vida. Desde criança sempre vivi como uma pessoa "diferente" em tudo. Abandonei a vida profissional, "pendurei meu canudo"!, viajei pelo mundo, visitei 19 países, aprendi outros idiomas, conheci lugares e pessoas fascinantes.
Hj, aposentado, ainda vivo assim, "diferente" das pessoas. Nunca tive depressão, acho a vida fascinante, não sinto falta de nada e cada dia é uma aventura, cheia de novas coisas para aprender, descobrir e vivenciar.
Sou grato ao Richard Bach por ter me inspirado a olhar a vida como o Fernão Capelo Gaivota e nunca viver acomodado com a vida rotineira e repetitiva que quase todos vivem.
Realmente o personagem do livro me mostrou e eu descobri ser verdade, podemos voar muito mais alto e atingir dimensões que as pessoas acomodadas perdem a oportunidade de descobrir.
Já conheceu alguma escola de Nova Acrópole?
Exatamente o que senti qdo li aos oito anos de idade e sempre.
Eu li quando tinha 18 anos.
E fiz mil conexões na minha cabeça. Mas só descobri o quanto ele me influenciou agora. 30 anos depois eu achei o livro num stand na praça. E pude entender esse meu comportando de pássaro fora do ninho.
Eu demorei muito para deixar o bando quando fui banida. ( a dependencia emocional me atrasou os melhores vôos).
Mesmo no incociente busquei os melhores vôos. E agora reaprendendo que temos que nos despedir dos dandos que não são " nossa tribo".
Vou devolver o livro no mesmo lugar. Para que dê asas a outros pelo caminho.
Vendo seu relato percebi que os momentos que me senti doente foi por não está assumindo minha natureza de voar alto.
Já li o livro e assisti o filme. 2X
Acredito que está na hora de reler esse livro depois de quase 40 anos. Leitura imperdível!
Somos duas!
Concordo.
Três kkkk. Pensei o mesmo . Exatamente 40 anos atrás eu li esse livro com apenas 14 anos e me apaixonei
Quatro! Rss
5 rsrs :)
Gratidão por tão perfeita interpretação!!! Que sejamos ovelhas negras da família, dedicados discípulos e pacientes e esperançosos mestres. Amém!!!
Li esse livro quando tinha meus 18 anos....hoje tenho 51 e será sensacional assistir esse vídeo! Gratidão à Nova Acrópole, à Professora Lúcia Helena Galvão e, agora, conhecendo com esse vídeo, Professora Manuela Bittar! Presente dos céus ter conheço vocês!
Minha história...
Tbm li nessa idade
Eu conheci este livro por uma indicação de um amigo em 2021. Simplesmente me abriu a mente e percebi o quanto eu estava fechada para mim mesma. Ou seja, não via além daquilo que estava ao meu redor. Hoje penso e hajo diferente. Quero ir e ver cada vez mais longe. Pois é para isto que estamos aqui. Não se acomodar nunca.... E sim ir o mais longe que você puder. E basta querer. E acreditar que você consegue.
Muito bem Prof Manuela! Gostei. Li com uns 15 anos... reli e dei a ler às 3 filhas e tô emocionada aos 65 anos. Viver é um voo...
Manuela querida, em 1976 eu ganhei este LP. Rsrsrs Amava ouvir essa história. Mas não conheci ninguém que a ouvisse comigo... Guardei esses ensinamentos pra sempre. Gratidão pela sua aula maravilhosa. Amei suas palavras. Deus te abençoe sempre e proteja muito.
Ganhei esse livro quando tinha 17 anos e hoje aos 59 passando no lugar chamado livro solidário peguei esse livro de novo para ler e já estou na metade.
👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿Professora, vc é demais. Muito obrigada 😊!
Li este livro na década de 70.Foi maravilhoso ouvir a sua interprepretacao filosófica. Obrigada!
Ganhei esse livro do meu querido avô quando eu tinha 10 anos,jamais vou me esquecer....ele disse
"Daqui alguns anos leia esse livro,depois de alguns anos mais leia novamente,nunca se esqueça dele".E hoje procurando um vídeo me deparo com vc!!!!!Bateu muita saudade do meu avô,sempre nos presenteando com ótimos livros.Obrigada por compartilhar!
Um livro considerado Iniciático e contado com muita propriedade pela Manuela. Parabéns e obrigado por ter transmitido de forma tão perfeita esses conhecimentos!
Li este livro na década de 70, tempos áureos. Este comentário filosófico feito pela professora foi fantástico!!
Que linda!!! Li este livro na adolescência. Gostei tanto deste comentario filosófico, que acabei de assistir pela quarta vez. Cada vez que eu assisto, tenho uma nova reflexão. Parabéns a nós que temos um pouco de Fernão Capelo Gaivota dentro de nosso ser.
Manuela Bittar e todos os professores da Nova Acrópole, tenho um profundo sentimento de gratidão pela Luz que voces tem trazido para mim. Tenho tido uma grande ampliação da compreenção sobre o despertar da consciência, com o vosso trabalho. Que Deus os ilumune sempre. Muito obtigado!
Linda e profunda essa história. Gratidão!!!
No tempo Atemporal! Que na nossa sociedade Apareça MUITOS FERNÃO para o despertar da Humanidade!
Li Fernão Capelo Gaiovota no ano de seu lançamento, em 1970, eu tinha 20 e poucos anos, apreendi algumas poucas coisas na época.
A colocação filosófica da história me remeteu a estudos recentes de outra fonte inspiradora e que tem me ajudado a buscar essa liberdade e esse vôo perfeito.
Muito obrigada, professora!!! Eu simplesmente ameiii!!!
Gratidão, Manuela, por me ajudar a voar!!!
Concordo Rê Neri, me deu saudades, mesmo lá atrás quando já me emocionou bastante
Um dos únicos livros da biblioteca do meu pai. ...
A Vida coloca todas as peças no seu devido lugar... será você Francisco, Antonio, Nando...? Um pouco de todos eles? Gratidão por essas instruções de voo!
Esse foi um dos primeiros livros que li. Eu, pouco mais do que uma criança, senti um estranho prazer, creio ter despertado mesmo sem saber!
Tenho o livro até hj e de vez em quando ainda o releio
Gratidão por esses comentários maravilhosos!🦅🦉❤️
Eu cheguei a esse livro há mais de trinta anos através de Raul Seixas com uma canção chamada "" Um Messias indeciso "" inspirada em um livro de Richard Bah, Ilusões....
Fernão Capelo é uma parábola moderna que através dos tempos nos mostra que o tempo não existe. É uma obra prima.
Nova Acrópoleé um alento no TH-cam, obrigado!
Meu Deus 🙏🙏🙏🙏🙏
Como você foi iluminada!!!!!
Gratidão por tanto 🙏🙏🙏🙏❤️ Deus conserve em vc essa benção 🙏 e que ela chegue até nós através da sua generosidade ❤️
Bom dia. Eu também sou aprendiz. É o motivo que faz-me voltar sempre para este canal com frequência. Obrigada por cada vídeo com seus conteúdos sempre bem trabalhado.🙂👍🏽🇧🇷
Uma das mais belas histórias do mundo...🙏...são tantos conhecimentos...busquem o conhecimento e encontrarão o Sentido
Muito obrigado, professora. Li esse livro quando criança, com uns 9 anos. A professora tinha colocado vários livros na mesa. Esse era um pequeno volume de bolso já gasto, e não havia sido escolhido. A professora me recomendou e peguei para ler. Mergulhei na história do Fernão e me identifiquei com sua trajetória. Eu também me sentia fora do bando. Acho que ao longo de toda a vida no fundo eu me recordava do Fernão. Mas resolvi tentar a vida no bando por vários anos. Sempre sabendo que faltava algo.
Esse livro surgiu para mim novamente 3 anos atrás (a nova versão). Em um momento que eu tinha parado tudo e resolvido olhar para dentro. E agora vejo sua palestra que trás tanta coisa bonita. Agradeço muito. O Fernão certamente tem muito a nos ensinar. E temos que praticar seus ensinamentos.
Foi muito interessante perceber o sentido das escolhas...Fernão não se acomodou e se propôs a destruir a si mesmo e também o inconsciente coletivo!
Querida Manuela muito obrigada por esse belissimo esclarecimento de um livro que so agora pude entender, ser intemporal! O quão é profundo cada capítulo dessa obra ! GRATIDÃO 🙏um forte abraço 🌻
Livro indispensável. Li na escola muitos anos atrás. É uma leitura por trás de outra leitura. Shalon.
Ótimo Livro , na nova edição saiu a quarta parte , 🖖
A leitura primária seria nesse caso o cristianismo né?
Muito obrigado, pelas suas colocações, prezada irmã Manuela!
Gratidão profunda à Manuela Bittar e Nova Acrópole. Quanta luz sobre um título que permanecia como uma simples leitura da minha adolescência...
Tive a profunda sensação de estar tomando um mínimo de conhecimento, só agora, passados 30 e poucos anos.
Genteee, que reencontro incrível…Esse livro é simplesmente …. aiiiiaiiii😮💨
Eu amo os livros do Richard Bach, meu preferido é Ilusões! Donald Shimoda é uma inspiração.
Leio novamente até hoje e aprendo mais cada vez que leio.
Também li todos os livros do Richard Bach! 😊
Eu tb amo o livro ilusões!!
Eu adorei o filme baseado neste livro maravilhoso. Li o livro há muit tempo atrás. Obrigada pela palestra....bjs
Gratidão! Encontrei o que procurava!❤ Às vezes é tão difícil colocar em palavras o que sentimos. Ainda bem que temos os grandes nomes na Arte de Decodificar este sentir!🙏
Tenho este livro desde os anos 70. É fantástico!
Esse filme sensacional, nós passávamos para nossos filhos e jovens aqui em casa. E o li em frente à pista de vôo, aos meus 17 anos, na AFA, Academia da Força Aérea. E fui buscar outros vôos!
Recebi esse livro de minha mãe aos 13 anos quando ela teve que viajar para trabalhar e fiquei com meus avós. Transformou para sempre a minha vida.
Por isso, que não estava me lembrando desse 4o.capitulo, quando você começou a descrever. Rs
A edição que li foi a 1a, e li umas 3 vezes, em 3 fases diferentes em minha vida : na adolescência, na maturidade dos 30, e na maturidade dos 50. E agora,.com 62.anos, escutar toda essa análise filosofica foi um deleite nos 3 níveis : emocional, mental e espiritual.
Muito grata !! 😍🙏
Professora, muito obrigado . Li e assisti o filme há muitos anos atrás. Pouco então compreendi, embora entenda que a bondade e o amor é a essência do ser humano. Precisamos nos livrar dos condicionamentos. Podemos buscar esses vôos nas coisas mais simples, mais humildes, é um eterno aprendizado e agir.
Li esse livro aos 14 anos......mas não tinha essa visão! Hj aos 50anos vejo quanto fui tolhida de ter uma vida melhor por não ter uma interpretação tão perfeita quanto essa...Gratidão! Agora só correr atrás do voo perfeito
É assim mesmo a cada idade ou fase da vida temos um grau de consciência e por consequência interpretações diferentes. Mas sempre é bom constatar que conseguimos evoluir. O mesmo acontece comigo, gosto de reler livros porque eles me ajudam a saber se eu mudei ou acrescentei idéias em minha vida.
Extrema gratidão. Eu viajei ao passado. Quando li tinha uns 20 anos. Hoje com 64 entendi a essência deste livro encantador.
Você é pura luz.
Adorei ...e estava pasma por nao me lembrar da história
Agora compreendi e estou nessa caminhada voo da bondade e do amor. Grazie
Gratidão ...muitíssimo obrigada por nos passar esses ensinamentos. 🙏🌏
JESUS... o PERFEITO!
Bom dia Manuela ,ainda não assisti,mas já amei,li o livro alguma s vezes e fiz um trabalho sobre este livro na faculdade . E um grande ensinamento. Vou assistir assim que puder. Obrigada ,tenho 71 anos,sou de Penha SC
Amei a sua interpretação sobre o livro. A leitura é tão ligada ao próximo. Tem um ar de aventura e responsabilidade. Apaixonante! 👏
Conheci o livro a qual me marcou muito em 1982, um livro q me faz refletir a cada instante, e com Marcela falando, analisando é tudo o q está acontecendo no dia de hj.
Li este livro quando estava no 2 grau ,mas acho que era aquela gaivota que não queria despertar,hoje compreendo a mensagem e o ensinamentos do livro ,mas não foi e não e fácil o exercício é diário para não cair no adormecimento e voltar naquela cômoda rotina ,obrigado pelo novo despertar!!!!
Muito boas reflexões!
Li esse livro qdo tinha 12 anos... não estava pronta, nada entendi. Fico feliz por perceber que algo de bom se passou em todos esses anos, que me permitiu compreender um pouco melhor hj! E vamos em frente!!
Que lindo. Amo este livro. Eu li a primeira edição, há mais de 30 anos e nunca esqueci.
Gratidão por compartilhar seus conhecimentos.
Amei.
Emocionante essa viagem que você Professora conduziu com maestria ! Cada vez que tenho contato com o texto ou imagens ocorre um novo olhar! Num primeiro momento a matéria fala mais alto devido a lei da sobrevivência, porém há brechas para o espiritual que abraça a paz interior que buscamos.😍Obrigada por essa "edificante desconstrução" de caminhos!
Tinha que nascer essa pérola na Nova Acrópole. Parabéns! Amei🙏❤️
Li esse livro quando tinha doze anos por exigência de uma professora, claro que na época não consegui compreender o seu significado mais profundo, então depois de 36 resolvi fazer a releitura e fui totalmente surpreendida, parecia que estava lendo outro livro, o que prova que o amadurecimento é essencial para que possamos compreender a essência das coisas. O despertar é individual e ocorre em tempos diferentes, não adianta querermos impor para aquele que ainda não está preparado.
Tenho um grande carinho por fábulas, Fernão capelo gaivota é uma obra belíssima, muito feliz que novela acrópole trouxe esta reflexão.
Estou em meu "momento Antônio Campelo Gaivota". Estou encontrando lugares, coisas e pessoas que pensam como eu e se interessam em buscar um mesmo objetivo. Agradeço muito à Deus por isso. E agradeço muito à Nova Acrópole, por me apresentar essa obra linda e significativa. Muito obrigada. Que Deus abençoe sempre seus projetos.❤♾
Compartilho minhas humildes reflexões sobre o livro.
(1) Em um primeiro momento ocorre o despertar, a curiosidade de encontrar algo mais na vida além do sobreviver.
(2) Na segunda etapa, muitos têm esta mesma curiosidade, mas poucos são os que realmente se esforçam para aprender e se elevar, enquanto muitos são os que se prendem a superstições e símbolos, esquecendo de seus verdadeiros significados.
(3) Por fim, ao atingirem uma certa maturidade, os grandes não guardam o que conquistaram para si próprios, mas retornam isso à sociedade.
Como uma corrente de mestres, onde cada um em seu próprio nível, puxa para cima aquele que está abaixo e quer aprender.
A perfeição se torna mais próxima não pelo fato de se estar em um lugar ou um tempo, mas por fazer o melhor possível onde está.
E esta perfeição não tem limites, exceto os que definimos pelas nossas crenças.
Contudo, muitas vezes nos estagnamos, seduzidos pelo conforto de achar que estamos acima da média.
Ou então, por achar que somos os únicos responsáveis por cuidar do nosso grupo.
Como todos estão em constante crescimento, o mestre eventualmente deixará o grupo para outro liderar.
Amor também é confiar, deixar que o grupo cresça sem o seu eterno controle.
E este mestre, se tornará aprendiz em um outro grupo, iniciando um novo ciclo.
Assim, é preciso:
* Despertar: Querer aprender
* Dedicação: Colocar em prática
* Doar: Ensinar aqueles que desejam aprender
* Desapegar: Seguir adiante
Beleza!!! Ver Os Livros Maravilhosos Que fuzeram parte Importante na minha Adolesçência, serem recomendados...
Gratidão!!! Paz e bem. Um abraço fraterno.
Bom dia!!! Amei!!! Li esse livro quando menina e não tinha entendimento para compreender essa profundidade. Grata!! Lerei novamente, com certeza.
Meu livro favorito 😍❤️😍❤️😍 eu sou apaixonada por essa obra. Parabéns Manuela e Acrópole pela análise filosófica. Tenho só a agradecer ❤️❤️❤️❤️. Por favor façam uma análise também sobre o livro O menino do dedo Verde. Abraço.
Que grata surpresa!!! Você é maravilhosa! Obrigada por doar seu tempo para nosso deleite!!! Grata.
Li esse livro na adolescência. Tenho 54 anos. Li várias vezes. E também Ilusões, do mesmo autor. Amo Ilusões. Um beijo.
Eu li o livro faz uns 15 anos. É uma história inspiradora e aconchegante.
Puxa que maravilha! Li esse livro há vinte e cinco anos e ele está sempre presente em minha vida , com os seus ensinamentos. Aprendi há muito tempo que " longe é um lugar que não existe ". Gratidão!!!
Meu marido tinha esse livro. No início do relacionamento, quando os filhos foram crescendo acabou com muitos livros.
Hoje com 64 anos já viúva nunca esqueci desse livro.
Já li esse livro à leitura dele tem uma fluidez fantástica.uma leitura que aconselho as pessoas le-lo com o coração ❤ aberto.
O filme é uma maravilha.
Professora encantadora! Gratidão!
Volteiii no tempo agora, Ganheiii esse livro na adolescência, li e pouco entendi.. Reli anos atrás e Agoraa foi perfeito e Esclarecedora Explanação, já que é a nossa jornada de Alma rumo a Evolução... Gratidão Sempreee 🙏 Professora, agregou e muito, como Sempreeeee 🙏🙆🥰😘
Suas lições são passadas com tanta delicadeza que nos transmite paz, tornando leve a caminhada do aprendizado. Parabéns.
Aliás, os livros desse autor são maravilhosos!
Maravilhosa palestra. Parabéns à Richard Bach e a você luminosa professora. Gratidao
Assisti o filme a uns quarenta anos no antigo Cine Clube da Pça Roosevelt SP. Foi uma luz . 🎼❤️😀🚴
Vamos mergulhar acreditando em encontrar nossa essência!
Maravilhosa palestra!!! Livro profundo, como toda a obra de Richard Bach! Momento de reler! 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Eu tenho esse livro a uns 6 anos! vou reler novamente, é maravilhoso.🥰👏👏👏
Li este livro quando era adolescente .
Me tocou fundo. Maravilhoso !!!!
Comprei recentemente e dei a meus filhos.
Encantada!!!!
Olá. Não li a obra, mas a sua descrição é maravilhosas. Muito obrigado. Estou Feliz ☺
Boa noite q maravilhoso
Boa tarde!!!Maravilha de explanação!!! Realmente o despertar para vida é grandioso!!!
Li o livro na juventude e ajudou-me muito, hoje aos 61 anos irei reler com um novo olhar! Grato! São Paulo
Gratidão por tanta esperança e amor emanados nestes estudos!
Li esse livro quando tinha 15 anos...fiquei encantada! 😍
Sempre atual esta formidável "história"...
Esse foi o primeiro livro que li na vida arcou muito ! Gratidão
Eu li esse livro quando eu era adolescente. Na época eu gostei, mas não tive a compreensão, que esse vídeo me proporcionou. Maravilhoso! Muito obrigada!
Amo esse livro.
Adorei encontrar essecanal, li o livro com 20 anos e me apaixonei, volta e meio lembrava sobre esta história.
Obrigada, professora!
Obrigada digo eu. Tão simples, tão bonito e de tão claro entendimento.
Esse livro mudou minha jornada de vida, li na adolescência! Vou reler é muito bom e tá na hora de novo! 😉
eu li esse livro maravilhoso quando era adolescente! Quanto aprendizado! Na época a abordagem que dei era totalmente espiritual e esse paralelo que a Professora faz com o Luz no Caminho da Mabel Collins é fantástico. Muito grata
Que linda aula! Me lembro de ter vendido muitos exemplares da primeira versão, quando trabalhei na livraria Siciliano....quis ler porque todos liam na época e foi muito bom mas não tive essa interpretação tão completa. Vou ler novamente, mas agora a versão de 2014, com o complemento do autor. Obrigada!
Emocionante. Verdadeira revolução
Maravilha, cpt gratidão, sucesso e luz de Recife !!! 🙋♀️🇧🇷👏👏😍😘🙏
Maravilhoso relembrar está leitura que meu pai me indicou lá nos anos 80
Gratidão pela lembrança e reflexão.
Espetacular ! Gratidão e abraço sincero de Vaessen Cordeiro ... Fortaleza CE
Estive atento a cada ensino, inclusive a origem das religiões. Uma maravilha de aula. Já tinha lido Fernão Capelo, mas não o vi com os olhos de um filosofo, não com tanta profundidade. Muito obrigado pelo o excelente ensino.
Gratidão à professora, à Nova Acrópole. Abraços fraternos a todas as gaivotas.
Eu já li há mais de trinta anos!!