Tenho uma pampa 4x4 L de 1994, comprei em 2001 quase nova com tudo funcionando. Tenho até hoje, já usei o 4x4 quando foi preciso e ela se saiu bem, não é um jeep, mas resolve pequenas situações, sem falar que em 4x2 é uma pickup das melhores. Motor CHT a álcool, o melhor que a Ford fez. O problema do 4x4 era realmente as pessoas não gostarem de ler o manual, a minha até hoje não precisou de oficina para tratar desse problema.
Em todos os vídeos sobre carros antigos, sempre há informações sobre a potência do motor que hoje faz parecer que antigamente os motores eram mais potentes. Por exemplo, nesse vídeo se falou que a potência do motor 1.3 do corcel tinha 68 cv e o motor CHT 1.6 tinha 71 cv. Como poderia um motor 1.6 mais moderno e à álcool tivesse só 3 cavalos a mais do que um 1.3 manco? A resposta é que a forma de medir a potência nos anos 70 era um e nos anos 80 já tinha uma norma ABNT. Se os motores antigos fossem aferidos na norma ABNT, um motor 1.3 de 68 cv teria no máximo 50 cv.
🤔🤔🤔 O que era estranho é que esta tração toda gambiarrada era que por regra de todos 4x4 era que o Diferenciais diantero e traseiro por regra tem que ter a mesma relação de Diferencial... Já esta que equipava ambos Pampa e Belina tinha relação dianteira de 4,11:1 e traseira 3,90:1... esta diferença de relações forçava muito o conjunto já frágil causando as quebras... Seria um erro de projeto??? Será que se ambas fossem iguais o resultado seria diferente???... Até os espartanos Jipe Willys e Ford que não tinham diferencial central (Land Rover; Lada Niva; Pajero e Gran Cherokee) podiam trafegar em terrenos de baixa aderência e irregulares sem problemas com curvas... Quem sabe???... Excelente Vídeo👏👏👏!!!
Trouxeram essa tração da Pampa sem modificações para a Belina. A Pampa ainda podia ser encarada (e era também usada) fora de estrada. Já para a Belina, ficava meio fora de proposta. Parece que foi questão de economia de custo, mesmo.
A relação do diferencial dianteiro era 4.11 e o traseiro era 3.54. Entre o eixo traseiro e a caixa de marchas havia uma caixa de transferência com relação de 1.16, que compensava está diferença e igualava a rotação dos dois eixos.
@@lacerda5220 depois, sim, se tornou, quando já haviam opções bem mais novas. Belina, Parati, Caravan, Marajó, Panorama começaram como carros para levar a família, todas 4x2. Ainda se vê rodando, mas já são carro de padaria e empreiteiro faz tempo.
Andei em uma PAMPA 4X4...em Natal porém não foi preciso usar a tração, mas um detalhe fez a diferença ela tinha 2 tanques de combustivel era muito bom...autonomia lá em cima....
Boa noite amigo, trabalhei na Ford entre 94/98, a empresa começou as atividades em 85, mas nenhuma destas versões a empresa vendeu. Apesar de ser uma região cheia de fazendas, somente a Pampa teve grande vendas. Como sugestão para próximos vídeos fale sobre os Fiat que usavam o sistema Locker também polêmico. Um grande abraço.
O problema desses vídeos é que são feitos por quem não teve ou viveu a época..., eu tive a minha era 84 , mod. 85 já era Delrey, só tinha a Álcool e era muito boa, sou Mec. Antigo e não tinha problema, só a falta de uma reduzida...
Já tive uma 85 4x4. Gostei. Fui do Rio a Recife com esposa e dois filhos nela, sem problemas. Usei o 4x4 apenas uma vez para sair de um atoleiro. Funcionou muito bem.
Triste ver como esse papin de ecologia destruí os carros para a classe trabalhadora, agora so os ricos podem ter carros potentes e legais e andar nos seus jatos super poluidores... Pena que o povo ainda continua caindo nesse papain de carbono etc. Ai os carros so pioram e ficam mais caros.
Pois os "grupos de elitistas", não querem que nós os pobres ou a classe média se desenvolvam !!! Pois eles podem e nós não ??? Por séculos, só ricos comiam carne !!! Pois quando o pobre e a classe média esfinalmente tiveram acesso, eles falam: -Vai acabar o planeta se o pobre ou a classe média comerem carne !!! VÃO A MER.... !!!
O JEEP WILLYS 64 tinha o sistema de tração 4 x 4 semelhante a este da Belina. O manual indicava não ultrapassar 40 km/hora com a tração ligada e indicava não fazer curvas com a tração dianteira ligada. Embora a tração da Belina fosse dianteira as restrições são eram semelhantes. Para comandar uma máquina é preciso ter em mãos a forma correta de manuseio, evitando desgastes prematuros e indesejados. indesejados
Agora a Picape Pampa foi um sucesso de Mercado chegou até a utilizar o motor AP 1.8 de origem vw que veio da Autolatina que chegou a equipar as últimas Belinas.
Tenho uma Belina 4x4, uso ela diariamente aqui em Brasília-DF... realmente é um carro que chama atenção e desperta á curiosidade de muitas pessoas, muitos até não acreditam quando veem, achando que nao é Original.... enfim..... restam poucas sobreviventes nesse Brasil á fora! Aqui em Brasília ainda conheço umas 5 na ativa também.
Parabéns pelo vídeo bem informativo... Passado todos estes anos, do início da Belina e suas varias atualizações. Até chegar na Belina Del Rey, vemos que a Ford errou em lançar a Belina 4 x 4... Deveria ter lançado Belina Del Rey com 4 Portas, pois o mercado já dava sinais na metade década 80 que iria migrar pra totalização de todos carros pra 4 portas... Veja que na final década 80 concorrente direto a VW já tinha uma perua similar a Belina Del Rey com 4 portas. Faltou a Ford ter feito a Belina 4 portas desde quando iniciou, tinha ter as 2 opções na Belina, 2 portas e 4 portas. Pois no mercado Americano a maioria das peruas já na década 80 eram 4 portas,
Mais um vocal excelente! Impressionante como a Ford inspirou eu lançar um sistema de tração extremamente limitado e problemático, deveriam ter desistido nos testes de pré produção…
Boa noite meu amigo o problema foi não ter a redução cinples para estradas Boa mudar para reduzida quando precisar.....abraços a todos voces Jose Humberto...ALMENARA.MINAS......
Meu pai teve uma 1986, zero km. Foi o carro com o qual aprendi a guiar e o primeiro carro que usei como recém habilitado. Apesar de todas as limitações, foi um bom carro. Tenho ótimas lembranças. O maior problema que vi, foram os aparecimentos de vincos, um de cada lado nos paralamas traseiros. Bem na parte superior deles. Creio eu, que por conta do peso do diferencial traseiro. Poderia ser?
O problema da Ford Belina 4x4 era a redação do manual de proprietário, que nao deixava claro para o motorista que essa tração 4x4 somente poderia ser usada em situações bem pontuais. Era para se usar em estradas elameadas e nao ultrapassando 30 km/h, pois se tratava de uma tração 4x4 temporária. Recomendacao parecida tinham as Toyota Bandeirante, cujo sistema de tracao era também temporária
Nunca entendi isso. A Pampa iniciou com esse sistema, e tudo ok sem reclamações. Aí colocaram na Belina e começou má fama e críticas sobre ela, que era frágil e não sei o que. Então descontinuaram a Belina com o tal 4x4 problemático, só que aí a Pampa continuou com ele por mais alguns anos? Então não era o sistema 4x4 o problema e mas sim o carro? Não faz sentido.
Isso aconteceu por conta da suspensão traseira da Pampa, que era diferente da suspensão traseira da Belina, sendo menos sujeita ao problema. Além disso, provavelmente quem fazia uso desse sistema na Pampa tinha mais conhecimento sobre o seu funcionamento. Ainda vou fazer um vídeo sobre a Pampa 4x4!
Como explicitado no vídeo 10:01, a tração 4X4 somente poderia ser acionada com o veículo parado e as rodas em linha reta, mais para desacionar, poderia fazer com o veículo em movimento. Mais para desacionar: precisava também estar as rodas em linha reta? Acredito que houve falha da ford no projeto da tração 4X4, mais acredito também que, o mal uso por parte de alguns proprietários, também contribuiu para os problemas na tração.
Na verdade a ford anunciou uma Belina 4x4 que na vdd não era um veículo com tração integral, eu classifico como propaganda enganosa na época, pq afinal o cliente chegava pra comprar e na hora de usar tinha mil e uma restrições para o uso
saludos de Venezuela aquí la pampa no existe solo el del rey y corcel 2 y belina del rey año 83 y 84 el corcel 2 y el del rey salieron hasta el año 87 yo tengo un corcel 2 año 84 tiene 40 años en casa era de mi padre
em uma reportagem relativamente recente, um engenheiro que trabalhou na ford nessa época disse que o carro realmente foi mal feito, que a engenharia sabia dos problemas do carro e que decidiram que simplesmente colocariam um aviso no manual
Pouco se fala da Del Rey Scala, primeira perua de luxo do Brasil, quando a Caravan só vinha no modelo Comodoro. A Caravan Diplomata veio para competir com a Scala mais tarde. Mas o luxo é padrão de acabamento da Scala sempre foram superiores e tinha até o câmbio automático como item opcional.
Se a Ford tivesse apostado na versão européia do Ford Granada Estate, teria feito sucesso também. Poderia receber o motor AP 1.8 ou 2.0 do Santana Quantum. Mesmo com o auge da AutoLatina.
Àquela foto do Corcel vermelho levantado vôo deve ter custado um carro, quando aterrizou deve ter estourado tudo por baixo, por cima desalinhou portas e painéis, acredito que muita gente tentou imitar esta foto e seu deu muito mal.😅
Meu tio teve uma zero km e infelizmente capotou ela nos idos de 80 o tio de um amigo tinha uma para trabalho e tirar mel no campo, até 2008 ela estava na lida que eu saiba.
pessoal reclamando de propaganda enganosa dizendo que nao era tração integral. mas nesta época nao existia carros com tração integral salvo excessoes como lada niva soviético ou algum audi alemao. todos os carros eram 4x4 por engate manual ou na roda livre, e não integral como os atuais 4WD
O problema foi a preguiça dos engenheiros en fazer um sistema robusto e bem projetado ae matou ela sera q hoje se pegasse uma dessas e colocasse um diferencial na traseira como o do chevete e com as 4 rodas rodando igual ela quebraria acho q nao mas a ford resolvel fazer cagada logo de cara ne
Sou engenheiro eletricista e já trabalhei em grandes empresas nos anos 80. O problema não é a engenharia e sim o marketing que limita o preço, aí só cortando a qualidade. Quando tem erro de engenharia e acontece, normalmente tem um Recall.
Tenho uma pampa 4x4 L de 1994, comprei em 2001 quase nova com tudo funcionando. Tenho até hoje, já usei o 4x4 quando foi preciso e ela se saiu bem, não é um jeep, mas resolve pequenas situações, sem falar que em 4x2 é uma pickup das melhores. Motor CHT a álcool, o melhor que a Ford fez. O problema do 4x4 era realmente as pessoas não gostarem de ler o manual, a minha até hoje não precisou de oficina para tratar desse problema.
Em todos os vídeos sobre carros antigos, sempre há informações sobre a potência do motor que hoje faz parecer que antigamente os motores eram mais potentes. Por exemplo, nesse vídeo se falou que a potência do motor 1.3 do corcel tinha 68 cv e o motor CHT 1.6 tinha 71 cv. Como poderia um motor 1.6 mais moderno e à álcool tivesse só 3 cavalos a mais do que um 1.3 manco? A resposta é que a forma de medir a potência nos anos 70 era um e nos anos 80 já tinha uma norma ABNT. Se os motores antigos fossem aferidos na norma ABNT, um motor 1.3 de 68 cv teria no máximo 50 cv.
🤔🤔🤔 O que era estranho é que esta tração toda gambiarrada era que por regra de todos 4x4 era que o Diferenciais diantero e traseiro por regra tem que ter a mesma relação de Diferencial... Já esta que equipava ambos Pampa e Belina tinha relação dianteira de 4,11:1 e traseira 3,90:1... esta diferença de relações forçava muito o conjunto já frágil causando as quebras... Seria um erro de projeto??? Será que se ambas fossem iguais o resultado seria diferente???... Até os espartanos Jipe Willys e Ford que não tinham diferencial central (Land Rover; Lada Niva; Pajero e Gran Cherokee) podiam trafegar em terrenos de baixa aderência e irregulares sem problemas com curvas... Quem sabe???... Excelente Vídeo👏👏👏!!!
Trouxeram essa tração da Pampa sem modificações para a Belina. A Pampa ainda podia ser encarada (e era também usada) fora de estrada. Já para a Belina, ficava meio fora de proposta. Parece que foi questão de economia de custo, mesmo.
A relação do diferencial dianteiro era 4.11 e o traseiro era 3.54. Entre o eixo traseiro e a caixa de marchas havia uma caixa de transferência com relação de 1.16, que compensava está diferença e igualava a rotação dos dois eixos.
@@principalsuspeitomas a belina é perua, carro de trabalho
@@lacerda5220 depois, sim, se tornou, quando já haviam opções bem mais novas. Belina, Parati, Caravan, Marajó, Panorama começaram como carros para levar a família, todas 4x2. Ainda se vê rodando, mas já são carro de padaria e empreiteiro faz tempo.
eu tenho uma, só que 4x2, é o melhor carro já feito por todo o tempo. grande, espaçosa e comfortável.
Ótimo vídeo.Tive uma Belina 4x4 ano 86.Era um ótimo carro. Andava na areia, barro e terrenos alagados. Nunca tive problemas.
Andei em uma PAMPA 4X4...em Natal porém não foi preciso usar a tração, mas um detalhe fez a diferença ela tinha 2 tanques de combustivel era muito bom...autonomia lá em cima....
Tenho uma Belina 4x4 85 à 10anos..... Muito boa.... funciona tudo ok!!!! Só saber usar às suas limitações...... Só alegria!!!!
Tenho uma Pampa 4x4 86/87 mas só q atração está desinstalada
A tração 4x4 sabendo usar vai longe.
Boa noite amigo, trabalhei na Ford entre 94/98, a empresa começou as atividades em 85, mas nenhuma destas versões a empresa vendeu. Apesar de ser uma região cheia de fazendas, somente a Pampa teve grande vendas. Como sugestão para próximos vídeos fale sobre os Fiat que usavam o sistema Locker também polêmico. Um grande abraço.
Valeu pela sugestão!! Abraço!!
Enfelizmente ficamos se nossas boas Peruas vw variant 1 e2 ,belina 1 e 2 ,ford belina Del rey , ford versalhes royale, ford escort wagom, vw Brasilia , vw Parati, vw santana quantum , fiat Panorama, fiat elba , fiat Palio weekend , fiat marea weekend e fiat tempra sw , gm Caravan , gm chevette marajo, gm omega suprema , gm kadett ipanema, gm corsa wagom , gm agille spin , etc !!!!
O problema desses vídeos é que são feitos por quem não teve ou viveu a época..., eu tive a minha era 84 , mod. 85 já era Delrey, só tinha a Álcool e era muito boa, sou Mec. Antigo e não tinha problema, só a falta de uma reduzida...
Já tive uma 85 4x4. Gostei. Fui do Rio a Recife com esposa e dois filhos nela, sem problemas. Usei o 4x4 apenas uma vez para sair de um atoleiro. Funcionou muito bem.
Muito bom esse seu documentário, parabéns pelas suas explicações que são bem claras. Very good!
Muito obrigado!!😃
Pow q época q não volta mais !
Triste ver como esse papin de ecologia destruí os carros para a classe trabalhadora, agora so os ricos podem ter carros potentes e legais e andar nos seus jatos super poluidores... Pena que o povo ainda continua caindo nesse papain de carbono etc. Ai os carros so pioram e ficam mais caros.
Pois os "grupos de elitistas", não querem que nós os pobres ou a classe média se desenvolvam !!! Pois eles podem e nós não ???
Por séculos, só ricos comiam carne !!! Pois quando o pobre e a classe média esfinalmente tiveram acesso, eles falam: -Vai acabar o planeta se o pobre ou a classe média comerem carne !!! VÃO A MER.... !!!
Falou tudo sabe.
Falou tudo! Papo carbono. Bla blá blá. Puro interesse.
O JEEP WILLYS 64 tinha o sistema de tração 4 x 4 semelhante a este da Belina. O manual indicava não ultrapassar 40 km/hora com a tração ligada e indicava não fazer curvas com a tração dianteira ligada. Embora a tração da Belina fosse dianteira as restrições são eram semelhantes. Para comandar uma máquina é preciso ter em mãos a forma correta de manuseio, evitando desgastes prematuros e indesejados. indesejados
Agora a Picape Pampa foi um sucesso de Mercado chegou até a utilizar o motor AP 1.8 de origem vw que veio da Autolatina que chegou a equipar as últimas Belinas.
O painel da Ford nos anos 80 era o mais elegante de todos.
Tenho uma Belina 4x4, uso ela diariamente aqui em Brasília-DF... realmente é um carro que chama atenção e desperta á curiosidade de muitas pessoas, muitos até não acreditam quando veem, achando que nao é Original.... enfim..... restam poucas sobreviventes nesse Brasil á fora! Aqui em Brasília ainda conheço umas 5 na ativa também.
Ressuscitada pelo Renato do canal del rey 😊
Um cara aqui perto de casa tem uma branca com placa preta.
Tive uma desta e nunca deu problema 4x4
ESTE CANAL
é muito bom
Muito obrigado!!😃
Parabéns pelo vídeo tenho um amigo que teve uma pampa 4x4 NH RS.
Parabéns pelo vídeo bem informativo... Passado todos estes anos, do início da Belina e suas varias atualizações. Até chegar na Belina Del Rey, vemos que a Ford errou em lançar a Belina 4 x 4... Deveria ter lançado Belina Del Rey com 4 Portas, pois o mercado já dava sinais na metade década 80 que iria migrar pra totalização de todos carros pra 4 portas... Veja que na final década 80 concorrente direto a VW já tinha uma perua similar a Belina Del Rey com 4 portas. Faltou a Ford ter feito a Belina 4 portas desde quando iniciou, tinha ter as 2 opções na Belina, 2 portas e 4 portas. Pois no mercado Americano a maioria das peruas já na década 80 eram 4 portas,
Pessoal acostumado com jeep e rural 4x4, nunca quebrava! É de se imaginar que a belina tivesse a mesma garra!
Os SUV's tomaram o lugar das boas e velhas peruas.
É verdade!
AS SUVs SÃO UNS LIXOS !!!
Eu tenho uma Belina 4x4, nunca deu problema.
É só saber usar
Mais um vocal excelente! Impressionante como a Ford inspirou eu lançar um sistema de tração extremamente limitado e problemático, deveriam ter desistido nos testes de pré produção…
Excelente vídeo , pois nem imaginava que existia belins 4x4 😮
Eu meu conformo com o Belina 4x2 modelo da strada. Bom vídeo. Saludos desde Uruguay 🇺🇾
Bacana, viagem aos anos 90 quando aprendi a dirigir numa dessas, bons tempos aqules
O meu pai teve uma 4 x 4 !!!
A ideia foi boa mas na época por essas limitações do sistema 4×4 mas a ideia foi boa
Muito esclarecedor seu vídeo.
Muito obrigado!!
Boa noite meu amigo o problema foi não ter a redução cinples para estradas Boa mudar para reduzida quando precisar.....abraços a todos voces Jose Humberto...ALMENARA.MINAS......
Meu pai teve uma 1986, zero km. Foi o carro com o qual aprendi a guiar e o primeiro carro que usei como recém habilitado. Apesar de todas as limitações, foi um bom carro. Tenho ótimas lembranças.
O maior problema que vi, foram os aparecimentos de vincos, um de cada lado nos paralamas traseiros. Bem na parte superior deles. Creio eu, que por conta do peso do diferencial traseiro. Poderia ser?
De fato um bom veículo.
O problema da Ford Belina 4x4 era a redação do manual de proprietário, que nao deixava claro para o motorista que essa tração 4x4 somente poderia ser usada em situações bem pontuais. Era para se usar em estradas elameadas e nao ultrapassando 30 km/h, pois se tratava de uma tração 4x4 temporária. Recomendacao parecida tinham as Toyota Bandeirante, cujo sistema de tracao era também temporária
Nunca entendi isso. A Pampa iniciou com esse sistema, e tudo ok sem reclamações. Aí colocaram na Belina e começou má fama e críticas sobre ela, que era frágil e não sei o que. Então descontinuaram a Belina com o tal 4x4 problemático, só que aí a Pampa continuou com ele por mais alguns anos? Então não era o sistema 4x4 o problema e mas sim o carro? Não faz sentido.
Isso aconteceu por conta da suspensão traseira da Pampa, que era diferente da suspensão traseira da Belina, sendo menos sujeita ao problema. Além disso, provavelmente quem fazia uso desse sistema na Pampa tinha mais conhecimento sobre o seu funcionamento. Ainda vou fazer um vídeo sobre a Pampa 4x4!
A pampa 4x4 também era problemática, sempre que eu via uma reparava no eixo traseiro, a maioria não tinha mais o cardã
Meu primeiro carro foi uma belina 2, cinco marcas ano 81, muito boa , ate hoje tenho vontade de comprar outra.
Como explicitado no vídeo 10:01, a tração 4X4 somente poderia ser acionada com o veículo parado e as rodas em linha reta, mais para desacionar, poderia fazer com o veículo em movimento. Mais para desacionar: precisava também estar as rodas em linha reta? Acredito que houve falha da ford no projeto da tração 4X4, mais acredito também que, o mal uso por parte de alguns proprietários, também contribuiu para os problemas na tração.
Legal
Na verdade a ford anunciou uma Belina 4x4 que na vdd não era um veículo com tração integral, eu classifico como propaganda enganosa na época, pq afinal o cliente chegava pra comprar e na hora de usar tinha mil e uma restrições para o uso
saludos de Venezuela aquí la pampa no existe solo el del rey y corcel 2 y belina del rey año 83 y 84 el corcel 2 y el del rey salieron hasta el año 87 yo tengo un corcel 2 año 84 tiene 40 años en casa era de mi padre
em uma reportagem relativamente recente, um engenheiro que trabalhou na ford nessa época disse que o carro realmente foi mal feito, que a engenharia sabia dos problemas do carro e que decidiram que simplesmente colocariam um aviso no manual
Pouco se fala da Del Rey Scala, primeira perua de luxo do Brasil, quando a Caravan só vinha no modelo Comodoro. A Caravan Diplomata veio para competir com a Scala mais tarde. Mas o luxo é padrão de acabamento da Scala sempre foram superiores e tinha até o câmbio automático como item opcional.
Esqueceu de mencionar a Fiat Panorama, a perua do Fiat 147.
tive uma nos anos 2010 com motor de Santana, voava nas pistas
Ainda bem que hoje em dia tão fazendo os gol 4x4 de arrancada, hj em, dia tá mais fácil de entender sobre isso
08:15 no carona a frente Ana Mari Braga
Uma vez, já depois de adulto vi uma. Foi a unica que vi até hj.
Era de um vizinho, que morou uns tempos na rua de casa.
Se a Ford tivesse apostado na versão européia do Ford Granada Estate, teria feito sucesso também.
Poderia receber o motor AP 1.8 ou 2.0 do Santana Quantum. Mesmo com o auge da AutoLatina.
Essa se passava num buraco já desalinhava completamente o volante ficava torto
Àquela foto do Corcel vermelho levantado vôo deve ter custado um carro, quando aterrizou deve ter estourado tudo por baixo, por cima desalinhou portas e painéis, acredito que muita gente tentou imitar esta foto e seu deu muito mal.😅
🔥
Hj temos carros de izopor
Já trabalhei com uma e digo.... não aguentava o tranco...dava muito defeito de transmissão.
Meu tio teve uma zero km e infelizmente capotou ela nos idos de 80 o tio de um amigo tinha uma para trabalho e tirar mel no campo, até 2008 ela estava na lida que eu saiba.
show
hoje vendo os up,mobi,onix turbo etc .... tenho saudades dos carros antigos 😂😂😂... hoje tudo descartaveis
O pecado da belina foi ter vindo com tração dianteira
Poderia ter apostado na plataforma da "versão europeia 'de raiz'" do Ford Granada. Saindo da dependência do Corcel II.
meu pai teve uma dessa, falava MT bem do carro, q era bom até o 4x4 parar de funcionar kkkkkkkkkk
tive uma guia e uma L quatro por dois maravilhosas...
pessoal reclamando de propaganda enganosa dizendo que nao era tração integral. mas nesta época nao existia carros com tração integral salvo excessoes como lada niva soviético ou algum audi alemao. todos os carros eram 4x4 por engate manual ou na roda livre, e não integral como os atuais 4WD
A solução dos problemas parece simples, podia ter sido um sucesso de vendas.
A belina e o corcel 2 eram daora
A imprensa tinha mania de por apelidos maudosos nos carros que muitas vezes era maus utilizados pelos seus proprietários que c quer liam os manuais
Meu vizinhho sempre teve belina e del carros de luxo para epoca a ford ninguem entende aye hoje nao tem uma van nem caminhao no mercado brasileiro
Meu pai comprou uma em 1995 e a tração traseira já estava desativada
Um diferencial central...teria resolvido o problema.
Meu sonho uma Belina delrei
EU CONHECI UMA E UMA PAMPA JEEP
Tenho um amigo que tem uma
Uma bomba essa 4x4
14:24 14:24 14:24 14:24
O problema foi a preguiça dos engenheiros en fazer um sistema robusto e bem projetado ae matou ela sera q hoje se pegasse uma dessas e colocasse um diferencial na traseira como o do chevete e com as 4 rodas rodando igual ela quebraria acho q nao mas a ford resolvel fazer cagada logo de cara ne
Sou engenheiro eletricista e já trabalhei em grandes empresas nos anos 80. O problema não é a engenharia e sim o marketing que limita o preço, aí só cortando a qualidade. Quando tem erro de engenharia e acontece, normalmente tem um Recall.
Belina tabajara
fracassada? mais de 20 anos no mercado ... (alterado pelo autor por criticar o video sem prestar atencao)
Acho que você não leu o título direito nem assistiu ao vídeo. Não falei que a Belina foi um fracasso, e sim uma versão específica dela.
é verdade vc tem razão...errei e peguei pesado...me desculpa.