Caso queira colaborar com o trabalho do Canal Bem Brasileiro, você pode se tornar membro do canal. Seu apoio será muito importante para que possamos continuar produzindo vídeos semanalmente. Basta clicar no link logo abaixo. Somos gratos pelo seu apoio🤗. th-cam.com/channels/Q69gKAuwf46TbTH3UPR4ng.htmljoin
Vi vídeo de outros personagens mas este foi o que mais gostei. Ele foi muito preciso quando falou da pobreza, a desigualdade e sobre o comportamento dos ricos no Brasil que preferem viver em "gaiolas de ouro" . É possível que muitos de nós não gostemos desse tipo de comentário feito por estrangeiros, gostamos mais quando massageiam nosso ego. Tocar nas nossa feridas as vezes causa incômodo. Gostei da sinceridade dele. Pra mim o incômodo é ver que a maioria de nós não consegue perceber isso.
@@Solek95 ah, tá! Não tem pobreza no Rio de Janeiro, nem em São Paulo, nem no Rio Grande do Sul, nem... nem... nem... Me parece que ele fala de pobreza material. Isso dá vergonha, claro, mas vergonha maior é a pobreza intelectual de parte significativa dos brasileiros. Não é à toa que essa gente elegeu um idiota pra presidente da república.
Achei isto também amigo, ele nao fez filtro dos nossos problemas. Acho que todas nações podem copiar o que é de melhor para sua realidade. Achei muito interessante o que falou dos shoppings.
@@rodic245 eu acho que o tema de pobreza na américa latina nao somente no Brasil deveria ser conhecido por muitos , eu acho que ele so falou o que todo mundo hoje com uma simples busca de internet, o que achei interesante e ele ou qualquer outro extrajeiro nao saber disso antes de ir pra o Brasil, falar como se isso fosse uma supresa .
@@matheuswallwinsantos7876 engraçado não, é mais óbvio ora ele justamente pq aprendemos a gramática formal na maior parte dos cursos e no dia a dia é diferente. Isso é para qualquer idioma.
@@Edgar2023ES é óbvio q ele não está falando sério zzzz só está elogiando o português dele ser mt bom pra um estrangeiro q não mora aqui há tanto tempo
@@Edgar2023ES Cara, os dois brasileiros se referiram a ele com respeito e educação, só isso, mas, você, sabe se lá por qual motivo, já vem nos chamar de vira-latas. Eu achei interessante as observações dele, até porque quando alguém chega a um novo lugar, naturalmente, compara com o lugar de onde veio... perceba que ele observou, de cara, talvez, a nossa maior deficiência como nação, que é o péssimo ensino de base, e comentou, também, as consequências do descaso com a educação, que é a falta de segurança e a grande desigualdade social, fato que nós brasileiros, muitas vezes, não enxergamos mais.
@@josealciroliveira352 isso acontece com brasileiro que va morar fora. Mas o que eu acho ruim é que vocês brasileros sai do Brasil e fala tudo merd@ do Brasil. Só olhar nos youtuber que están na Europa e escutar.
Sou italiano e gostaria de morar no Brasil por um período (talvez três meses) Ainda não sei quando, pode ser em 2023, quiçá Um intercâmbio No Rio de Janeiro, amaria No entanto, abraços da Itália para todos os brasileiros meus irmãos
Sudeste (mais especificamente Sp) e Sul recebeu bastante influencia italiana, e em alguns lugares ainda se fala um dialeto que não me lembro o nome, mas é da Itália
Moro em Cabo Frio, cidade da Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro. Realmente esse é primeiro choque que os estrangeiros, que estudam o português brasileiro básico em seus países antes de virem para o Brasil, tomam ao chegarem aqui: o português falado no dia-a-dia no Brasil é radicalmente diferente do português que eles aprenderam nos livros didáticos e nos áudios. Ou seja, há um encontro do português totalmente formal que eles aprenderam antes com o português naturalmente informal falado pelo povo, nas ruas e nas situações cotidianas. Normalmente leva algum tempo para um estrangeiro aprender e assimimilar o linguajar popular, não só de uma região mas de todas as regiões do Brasil. E é comum esses falares regionais serem encontrados nas capitais dos estados e nas cidades grandes, para onde acorrem grande parte da população do país, o que complica ainda mais a situação para um estrangeiro. Abraços.
Eu que sou brasileiro fui para Rio seu estado em 2010 passei 9 meses ai tinha muitas gírias que eu não entendi, depois fui para o Mato grosso centro oeste foi do mesmo jeito tinha outros modo de falar tudo mudar conforme região e estados praticamente assim o Brasil e grande e tem muitas etnias e sotaques e gírias.
Ele está em Fortaleza, acaba pegando o sotaque da região. O mesmo seria se ele estive em Curitiba ou Recife. No 'ti' ele chia pra tentar ficar brasileiro. Por estar no Nordeste, ele nem precisaria se preocupar em pronunciar assim.
Achei esse italiano mais realista comparado a maioria dos outros entrevistados, ele realmente se incomodou com a desigualdade extrema existente nesse país.
Já fui para alguns Estados do Brasil e logo de cara se percebe que os Paulistas comem muitas verduras e legumes. Fiquei maravilhada com as feiras livres de SP.
Rapaz vc tirou as palavras da minha boca. Olhe vou lhe dar o meu exemplo, sempre que vou falar eu deixo a gramática de lado, não fala com gírias, mas uso as abreviações e justaposição de palavras. Na internet no whatsapp ou redes sociais, dependendo uma ou outra coerência. Mas pra redações ou trabalho, tento focar na gramática. Acho que o problema do português do Brasil, são os seguintes: Gramática muito rica (pouco uso pro dia-a-dia) Falta de estudo, o rapaz gringo provou tudo. Somos um povo não tão afeito ao estudo. Terceiro, saber separar o coloquial do culto. Não adianta dar uma de professor tentando escrever certinho na internet. Temos que ser sinceros, cada ambiente requer um uso. Mas de resto, estou gostando deste canal, com a experiência de gringos com nossa língua e cultura.
Ele foi assertivo ao afirmar sobre nosso problema com a pobreza, é evidente e um problema a ser resolvido para ontem. Quanto ao ensino, ele acredita que nosso problema está na educação de base e está certo. O investimento no ensino público como está desenhado atualmente tem muito mais participação no superior em detrimento do ensino de base, é necessário calibrar essa balança. Fiquei incomodado em diversos momentos com sua incongruência na linguagem corporal, me deixando duvidar de algumas de suas afirmações, exceto quando ele menciona sobre um fato ocorrido em sua aula de matemática, claramente foi algo marcante pra ele, rsrs.
A estrutura de ensino universitário no Brasil é bem estruturada, com professores muito bem formados e atuantes, mas as verbas também são restritas - principalmente nos últimos 5 anos, em que caíram muito. O ensino básico, não apenas tem verbas pequenas, mas os salários dos profissionais de educação é MUITO baixo, o que leva a grande desestímulo. Também há uma enorme desorganização, burocracia excessiva e ingerência políticas, principalmente nos municípios menores.
Sobre ensino de base realmente precisa ser resolvido urgente. Amigos professores e reclamam muito sobre a pressão que sofrem pra passar a aluno a qualquer custo😢
O problema da pobreza não apenas no Brasil , mas de todos os países da América , exceto EUA , e o Canadá . América Central , bate o récord de pobreza . Nosso país é rico , mas a política é cruel .
Sou de SP e 20 anos atrás passei uma semana em Fortaleza, e fiquei muito feliz de ter encontrado 1 restaurante chinês para comer alguma coisa que tivesse verdura. Já estava ficando enjoada de salada só de batata e cenoura e nada de uma verdurinha. Hoje talvez tenha mudado, mas se vier para SP vai ter muita verdura.
Primeiramente quero te dar os parabéns pelo seu português em tão pouco tempo. Para qualquer estrangeiro realmente conhecer o português do Brasil ele deve conviver por algum tempo nas 5 regiões do país que são: NORTE, NORDESTE, CENTRO-OESTE, SUDESTE E SUL, existem muitas diferenças em cada região e às vezes na mesma região( de estado para estado) tem muita diferença.
Imagina os italianos na época dos meus avós, nas colônias de café do estado de São Paulo!! Pois é, tinha também os espanhóis e portugueses, todos juntos e misturados!!🥰🥰
@Taliesine PORTUGAL a Europa está unida kkkkkkkkkk depois de se estreparem na segunda guerra ne?! engraçado porque vocês não falam da colonização, da escravidão africana e indígena.
A comida e o idioma é o que mais pesa quando saímos de nosso país. Morei na Itália era pasta de no almoço no jantar rs ,todo dia rs ,já não aguentava mais rs, hoje moro nos Estados unidos já há 12 anos ,mais no começo passei pelo mesmo problema com comida ,o que me salvou foi a comida mexicana que mais se aproximava da comida brasileira.
Vocé está se saindo muito bem aprendendo o português. E uma dica: não pense que o Brasil todo é igual lembre q a Itália tem o tamanho de algjns estados do Brasil e dentro do Brasil há várias realidades como se fosse vários países em.um só. Em 2019 fui ao Rio pela primeira vez e tive um choque cultural...a cultura é muito diferente do sul ( moro em santa catarina atualmente uma cidade de deacendentes de italianos) nascí em.uma cidade de descendentes de alemães onde muitos aprendem alemão em casa. Então...lembre o Brasil é gigante e muito diverso culturalmente
Toda grande cidade tem problemas com segurança. Em Roma fomos brutalmente abordados na cabine de um trem por dois policiais que queriam dinheiro em espécie. Graças a Deus só tínhamos travel cheques. Tentativa de furto dentro de um ônibus, pedido de propina no metrô. A pobreza e a riqueza também andam juntas por lá. No interior muitas famílias vivem modestamente da terra enquanto na toscana por exemplo há palacetes de monte.
Quando ele for visitar o sul , São Paulo ou Espírito Santo vai tomar susto pois vai encontrar aspectos da cultura Italiana que não existe mais nem na Itália.
Gostei do seu depoimento, pois ele não fez filtro na sua fala, evidenciou bem nossos problemas, e claro as qualidades. Achei interessante quando falou do shopping, que na Italia o pessoal vai lá só para comprar, e preferem se encontrar nas praças. No interior do Brasil, ainda preservamos este costume, mas infelizmente foi se perdendo nas grandes cidades, pela falta de segurança e talvez pelo consumismo copiado dos USA.
italiano já se misturou com o Brasil, temos descendentes em quase todo país, será muito bom o mundo estar no Brasil. Os brasileiros esperam se fortalecer a estrutura do país, educação é a base de todo ser humano. Espero que você venha somar. Felicidades.
Como são relativos as coisas. Assim como ele viu, nós vimos a Itália até como um país desenvolvido e muito menos desigual que o Brasil. Entretanto, entre os europeus, a Itália não é muito bem vista. O Brasil só se tornou independente em 1822 e nós temos uma trajetória longa para melhorar o país.
Amigo, sugiro uma reflexão quanto ao item alimentação: a maioria dos italianos veio para cá fugindo da guerra. Chegaram aqui, país desconhecido onde não tinha os itens culinários da Itália. Foram improvisando e hoje temos isso que chamamos de comida italiana à brasileira! Muito, muito depois chegaram pessoas trazendo mudas de orégano (cobrando a peso de ouro) e outros condimentos mas era tarde pois já tinham acostumado ao improviso!
Na época teve uma falsa propaganda também Moro na Itália sou casado com uma italiana e já cansei de escutar história de italianos idosos que foram no Brasil pq ofereciam trabalho e depois voltaram pq na vdd n tinha.
Há esqueci de adicionar no comentário que o sotaque paulista foi o mais influenciado pela língua italiana pois São Paulo é a cidade mais italiana fora da Italia
O portugues esta muito bom e já vem com sotaque paulistano configurado...😂 Passa um final de semana em Sao Paulo ou em Curitiba que vc vai ver que o Brasil tem mais da Italia do que vc imagina...
Teu português para falar já está muito bom! O português formal pouquíssimos sabemos kkk Aprender dançar forró ajuda encontrar namoradas... kkk Saúde e sucessopra você!
Aqui no Brasil os poucos que entram no ensino médio são de certa forma privilegiados pois a grande maioria nem conclui pq preferem trabalhar para ajudar sua família ou sobreviver.
Excelente depoimento. Ele está certíssimo, quando algum gringo vêm pro Brasil, nitidamente percebe as diferenças entre a língua escrita da falado. É certo que nós falamos um bocado errado da gramática. Mas sem complexos de vira-lata, a língua falada sempre difere da escrita. Interessante que vc aprende na escola a ler lento, gradual. Mas no dia-a-dia, a velocidade da fala se impõe. Daí ter uma diferença . Outra coisa. Acho absurdo, os gringos virem pro Brasil pra aprender gramática, a primeira coisa é entrar em contato com a língua falada. Errada ou não é a forma como nos entendemos. Depois ele parte pra gramática. Uma realidade que deve mudar pra acontecer.
@@bembrasileiro4004 O Marco já sabe que o Brasil tem a maior população de italianos e descendentes fora da Itália em todo o mundo? E que São Paulo é a maior cidade italiana do mundo, com mais italianos e descendentes que Roma?
Ótima percepção social do nosso país, e não foi o primeiro estrangeiro que vejo falando que os ricos do Brasil são muito mais ricos que dos seus países e os pobres são mais pobres, ou seja, que aqui a desigualdade social é muito maior
Se ele encontrar a cara-metade brasileira o seu conceito sobre o Brasil vai mudar. É capaz até de deduzir e provar um novo teorema sobre os números racionais.
Não é porque sou brasileiro não, mais o Brasil é muito misericordioso com extranjero, aqui na Espanha eles não trata muito bem os extranjero não, tem uns que são muito ingnorante.
@@Pirateekiller não é isso não, são coisas que já vem da própria natureza deles mesmo, até eles mesmo com eles são assim, se vc ver eles discutindo entre eles mesmo, é igualmente dois pitbull, aqui qualquer coisinha de nada eles chamam a polícia, pode ser entre eles mesmo, é a mesma coisa.
O Brasil é um país enorme e variadíssimo, ñ se pode criar uma opinião não conhecendo o país e sua diversidade. Comparar culturas ñ é adequado. Eu vivi muitos anos na Itália e lá também tem muitos problemas de segurança no sul ,Napoli,Calábria,Sicília. Esta postura é muito arrogante de se achar melhor.
Eu entendo quando você fala que o povo fala muito rápido, essa é uma experiência de todo estudante de línguas, quando eu fui pra Sardenha It eu também achei que os italianos falavam muito rápido e não tinham paciência pra me ajudar, quando estudei Inglês eu tbm achava que os americanos e britânicos falavam rapido demais, mesmo a língua sarda era difícil pra mim embora pareça mais com o português, achei terrível andar com minha filha que é cadeirante, pq pras pessoas em geral acham que isso é um problema da familia e do governo, não vi empatia nenhuma em locais públicos em relação à isso. Mas a segurança, a facilidade de se locomover, o sistema educacional , o custo de vida e por consequência a qualidade de vida e sim vale muito a pena, eu ví que não se percebe que uma pessoa é muito rica ou pobre a não ser que você veja o carro por exemplo, as pessoas são muito mais simples, mais comuns, e no Brasil se alguém tem um carro as vezes popular ,já acha que é muito importante e pode tirar vantagem dos outros. Claro que neste ponto aqui há excessões como na Itália deve ter tbm.
Quanto a segurança, as casas nos EUA normalmente não tem muro, assistindo o ID, dá pra ver o quanto é fácil os psicopatas entrarem nas casas de janelas de vidro. O Brasil é um país grandioso e com isso, os problemas tendem a ser no mesmo nível. Quantas Itálias caberiam no Brasil?
Muito legal mesmo as percepções dele sobre nosso país, eu estou aprendendo italiano faz 5 meses mas precisava de alguém para praticar, quem dera ele desse aulas aqui na minha universidade UFPR 😂
A receptividade do brasileiro remonta suas origens às aldeias transmontanas. Lá, ainda hoje, quando alguém bate à porta, é costume dizer 'quem é que entre', ou seja, seja quem for, pode entrar.
Não só no Brasil , a desigualdade social ocorre em todos os países latino americano . Porem o Brasil se comparar com outros do continente ,é quem está melhor . Nem se compara com a Nicarágua , El Salvador , Honduras , Guatemala , Paraguay , Argentina , etc . Com tantos problemas que temos , ainda é melhor que dezenas de países .
Praticamente não tem sotaque, impressionante! Apenas notei que não pronuncia o “lh” como seria o “gli” em italiano, está pronunciando como “y” (moyado em vez de molhado). Fora isso, seu português é perfeito.
Ele esta relatando um fato vendo a região norte onde ele esta, que realmente a desigualdade social é maior no Brasil,o governo brasileiro tem de dar mais atenção a esta região
A carne é MUITO diferente. Em geral os animais europeus se alimentam do resto de outros animais. Já no Brasil os animais são vegetarianos, comendo grãos de milho, soja, trigo etc... Assim falou eu amigo europeu que trabalha com isso.
Oi o Ceará é Nordeste e principalmente o Ceará se come menos legumes conheci alguns italianos , um jovem se chamava Andreas e as crianças diziam minha mãe se chama Andréia.
Caso queira colaborar com o trabalho do Canal Bem Brasileiro, você pode se tornar membro do canal. Seu apoio será muito importante para que possamos continuar produzindo vídeos semanalmente. Basta clicar no link logo abaixo. Somos gratos pelo seu apoio🤗.
th-cam.com/channels/Q69gKAuwf46TbTH3UPR4ng.htmljoin
Só vejo estrangeiros no Ceará, ms particularmente na UFC! Este canal deveria se chamar "Bem Cearense"! Kkkkk
Sou brasileiro e tenho EXATAMENTE a mesma PERCEPÇÃO desse rapaz...
Bravo ragazzo
Vi vídeo de outros personagens mas este foi o que mais gostei. Ele foi muito preciso quando falou da pobreza, a desigualdade e sobre o comportamento dos ricos no Brasil que preferem viver em "gaiolas de ouro" . É possível que muitos de nós não gostemos desse tipo de comentário feito por estrangeiros, gostamos mais quando massageiam nosso ego. Tocar nas nossa feridas as vezes causa incômodo. Gostei da sinceridade dele. Pra mim o incômodo é ver que a maioria de nós não consegue perceber isso.
Ele tá colocando o nordeste como parâmetro pro Brasil todo.
@@Solek95 ah, tá! Não tem pobreza no Rio de Janeiro, nem em São Paulo, nem no Rio Grande do Sul, nem... nem... nem...
Me parece que ele fala de pobreza material. Isso dá vergonha, claro, mas vergonha maior é a pobreza intelectual de parte significativa dos brasileiros. Não é à toa que essa gente elegeu um idiota pra presidente da república.
Achei isto também amigo, ele nao fez filtro dos nossos problemas. Acho que todas nações podem copiar o que é de melhor para sua realidade. Achei muito interessante o que falou dos shoppings.
@@rodic245 eu acho que o tema de pobreza na américa latina nao somente no Brasil deveria ser conhecido por muitos , eu acho que ele so falou o que todo mundo hoje com uma simples busca de internet, o que achei interesante e ele ou qualquer outro extrajeiro nao saber disso antes de ir pra o Brasil, falar como se isso fosse uma supresa .
Muito verdadeiro sua percepção!
O cara se expressa melhor que muitos nativos e tem uma boa percepção social. Parabéns!
O português dele é excelente! Engraçado que ele percebeu que a gramática não é muito respeitada.
@@matheuswallwinsantos7876 engraçado não, é mais óbvio ora ele justamente pq aprendemos a gramática formal na maior parte dos cursos e no dia a dia é diferente. Isso é para qualquer idioma.
Vao conhecer a Italia para vcs comprar..aonde esta as probresa e os asaltos.
Um dos melhores professores q eu tive na ufc! Profissionalismo, talento e competência! Fala português melhor que a gente rsrs.
Ele pode até ser um excelente professor, mas fala que ele fala português melhor que a gente é bajulação!
@@Edgar2023ES é óbvio q ele não está falando sério zzzz só está elogiando o português dele ser mt bom pra um estrangeiro q não mora aqui há tanto tempo
@@lektorr2961, complexo se vira-lata! Complexo de inferioridade! O estrangeiro no Brasil é tratado como um ser especial.
@@Edgar2023ES Cara, os dois brasileiros se referiram a ele com respeito e educação, só isso, mas, você, sabe se lá por qual motivo, já vem nos chamar de vira-latas. Eu achei interessante as observações dele, até porque quando alguém chega a um novo lugar, naturalmente, compara com o lugar de onde veio... perceba que ele observou, de cara, talvez, a nossa maior deficiência como nação, que é o péssimo ensino de base, e comentou, também, as consequências do descaso com a educação, que é a falta de segurança e a grande desigualdade social, fato que nós brasileiros, muitas vezes, não enxergamos mais.
@@josealciroliveira352 isso acontece com brasileiro que va morar fora. Mas o que eu acho ruim é que vocês brasileros sai do Brasil e fala tudo merd@ do Brasil. Só olhar nos youtuber que están na Europa e escutar.
Parabéns meu amigo você é mesmo uma pessoa inteligente , com pouco tempo no pais você conseguiu analisar corretamente nossos problemas sociais
Sou italiano e gostaria de morar no Brasil por um período (talvez três meses)
Ainda não sei quando, pode ser em 2023, quiçá
Um intercâmbio
No Rio de Janeiro, amaria
No entanto, abraços da Itália para todos os brasileiros meus irmãos
Visite São Paulo, você se sentirá em casa.
Da uma volta no Maranhão e bem barato
Sudeste (mais especificamente Sp) e Sul recebeu bastante influencia italiana, e em alguns lugares ainda se fala um dialeto que não me lembro o nome, mas é da Itália
@@waldrixhenker2504 talvez “o veneto”, houve uma grande emigração daquela região
O Vêneto é a região de Veneza
@@claytonkikugawa6657 um dia vou visitar, com certeza
Seu sotaque é paulista. Incrível como como o idioma italiano influenciou no sotaque paulistano. Mesmo aprendendo português no Ceará kkkk
Verdade!!!!
Porque eu sou Paulista....kkkkk
Sou paulistana e também percebi isso.
Até te entendo, mas parece que vc não conhece bem o nosso sotaque cearense, porque português é o mesmo.
Tem nada de Paulista na maneira que ele fala kkkk
Demais...kkkkkk ele fala o "R" como nós.
Olla minha avó veio de Itália com 12 anos com a família mais ela já faleceu sou neta de italiana um abraço aos irmãos italianos😘
Moro em Cabo Frio, cidade da Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro.
Realmente esse é primeiro choque que os estrangeiros, que estudam o português brasileiro básico em seus países antes de virem para o Brasil, tomam ao chegarem aqui: o português falado no dia-a-dia no Brasil é radicalmente diferente do português que eles aprenderam nos livros didáticos e nos áudios. Ou seja, há um encontro do português totalmente formal que eles aprenderam antes com o português naturalmente informal falado pelo povo, nas ruas e nas situações cotidianas.
Normalmente leva algum tempo para um estrangeiro aprender e assimimilar o linguajar popular, não só de uma região mas de todas as regiões do Brasil.
E é comum esses falares regionais serem encontrados nas capitais dos estados e nas cidades grandes, para onde acorrem grande parte da população do país, o que complica ainda mais a situação para um estrangeiro.
Abraços.
Eu que sou brasileiro fui para Rio seu estado em 2010 passei 9 meses ai tinha muitas gírias que eu não entendi, depois fui para o Mato grosso centro oeste foi do mesmo jeito tinha outros modo de falar tudo mudar conforme região e estados praticamente assim o Brasil e grande e tem muitas etnias e sotaques e gírias.
Ele fala com leve sotaque do Ceará em algumas frases, ou seja, já é fluente
Nao tem nada de sotaque cearense! Parece mais um paulistano.
Ele tem problemas em pronunciar algumas palavras, mas o sotaque é nitidamente paulista
Ele está em Fortaleza, acaba pegando o sotaque da região. O mesmo seria se ele estive em Curitiba ou Recife. No 'ti' ele chia pra tentar ficar brasileiro. Por estar no Nordeste, ele nem precisaria se preocupar em pronunciar assim.
Na verdade o sotaque nada tem a ver com fluência. Todos que aprendem um idioma absorvem um sotaque pois todos têm sotaque.
Ele quer uma namorada Brasileira. Vou pedir a Tonete pra ligar pra ele.
Análise sincera, verdadeira! Parabéns e sucesso ao amigo!!😃😃
Achei esse italiano mais realista comparado a maioria dos outros entrevistados, ele realmente se incomodou com a desigualdade extrema existente nesse país.
Já fui para alguns Estados do Brasil e logo de cara se percebe que os Paulistas comem muitas verduras e legumes. Fiquei maravilhada com as feiras livres de SP.
Corretíssima! Temos sim o hábito das verduras e legumes nas nossas refeições e as feiras livres nos dão muita opção.
Ótima percepção, sobre nosso país, mesmo conhecendo só uma região. O português, também, está muito bom.Parabéns, professor!!!
Fala bem o português, as observações dele acerca do Brasil são bem pertinentes.
A desigualdade social em nosso país realmente é muito visível.
@@lucianobraga4968 Só que ele conhece apenas o Ceará justamente a região mais pobre o nordeste.
@@Solek95 Mas essa situação não é incomum no Rio, São Paulo, Brasília, etc. Eu mesmo vivo em um condomínio.
@@lucianobraga4968 Todo país tem desigualdade social.
Essa de longe foi a melhor entrevista do canal. Muito sincero.
Que maravilha, professor Nonato! Tô maratonando os vídeos do canal 😍 Estão ótimos!!!!!!!!
Oi, Dalete! Que coisa boa! Fico feliz que você esteja gostando. Abraço!
Realmente, poucos brasileiros seguem o português culto. E cada região tem seu jeito próprio.
Rapaz vc tirou as palavras da minha boca. Olhe vou lhe dar o meu exemplo, sempre que vou falar eu deixo a gramática de lado, não fala com gírias, mas uso as abreviações e justaposição de palavras. Na internet no whatsapp ou redes sociais, dependendo uma ou outra coerência. Mas pra redações ou trabalho, tento focar na gramática. Acho que o problema do português do Brasil, são os seguintes:
Gramática muito rica (pouco uso pro dia-a-dia)
Falta de estudo, o rapaz gringo provou tudo. Somos um povo não tão afeito ao estudo.
Terceiro, saber separar o coloquial do culto. Não adianta dar uma de professor tentando escrever certinho na internet. Temos que ser sinceros, cada ambiente requer um uso.
Mas de resto, estou gostando deste canal, com a experiência de gringos com nossa língua e cultura.
Realmente. Sou assessor de magistrado. Uso o juridiquês e a norma culta diariamente no trabalho, mas no dia a dia falo igual um chucro. Kkk
A desigualdade no Brasil é Brutal e é crescente.
Muito bom o seu depoimento!
Amigo você será um italiano, mas vivendo aqui no Brasil quando voltar para Itália, você sempre será um brasileiro, Brasil nunca mais vai deixar você!
Pois, o Brasil é tudo de bom, não é? Eu amo o Brasil 🍃💓🍃
Apenas um ano no país e fala bem a nossa língua. Quase sem sotaque. Parabéns e boa sorte em sua jornada no Brasil!
Ele foi assertivo ao afirmar sobre nosso problema com a pobreza, é evidente e um problema a ser resolvido para ontem. Quanto ao ensino, ele acredita que nosso problema está na educação de base e está certo. O investimento no ensino público como está desenhado atualmente tem muito mais participação no superior em detrimento do ensino de base, é necessário calibrar essa balança. Fiquei incomodado em diversos momentos com sua incongruência na linguagem corporal, me deixando duvidar de algumas de suas afirmações, exceto quando ele menciona sobre um fato ocorrido em sua aula de matemática, claramente foi algo marcante pra ele, rsrs.
A estrutura de ensino universitário no Brasil é bem estruturada, com professores muito bem formados e atuantes, mas as verbas também são restritas - principalmente nos últimos 5 anos, em que caíram muito.
O ensino básico, não apenas tem verbas pequenas, mas os salários dos profissionais de educação é MUITO baixo, o que leva a grande desestímulo. Também há uma enorme desorganização, burocracia excessiva e ingerência políticas, principalmente nos municípios menores.
Sobre ensino de base realmente precisa ser resolvido urgente. Amigos professores e reclamam muito sobre a pressão que sofrem pra passar a aluno a qualquer custo😢
O problema da pobreza não apenas no Brasil , mas de todos os países da América , exceto EUA , e o Canadá . América Central , bate o récord de pobreza . Nosso país é rico , mas a política é cruel .
Sou de SP e 20 anos atrás passei uma semana em Fortaleza, e fiquei muito feliz de ter encontrado 1 restaurante chinês para comer alguma coisa que tivesse verdura. Já estava ficando enjoada de salada só de batata e cenoura e nada de uma verdurinha. Hoje talvez tenha mudado, mas se vier para SP vai ter muita verdura.
Foram bravos guerreiros que vieram desbravar o território enfrentando dificuldades jamais pensadas! Por isso admiro imensamente meus antepassados!!
Concordo com vc, aqui eles derramaram sangue, suor e lágrimas, temos que reconhecer isso e sermos gratos.
Nossa seu português é perfeito!!
Parabéns.
Aprender o nosso idioma é muito importante pra integração e também para estrangeiro ficar mais leve nas avilações.
Parabéns , seu português está bem legal, muito bom ter pessoas que agrega valor para sociedade.
Você é muito gentil e maravilhoso, seja bem vindo 😘😘😘🇧🇷🌹
Muito interessante seu depoimento.
Obrigado por compartilhar sua experiência. Seja muito bem vindo.
Primeiramente quero te dar os parabéns pelo seu português em tão pouco tempo. Para qualquer estrangeiro realmente conhecer o português do Brasil ele deve conviver por algum tempo nas 5 regiões do país que são: NORTE, NORDESTE, CENTRO-OESTE, SUDESTE E SUL, existem muitas diferenças em cada região e às vezes na mesma região( de estado para estado) tem muita diferença.
Imagina os italianos na época dos meus avós, nas colônias de café do estado de São Paulo!! Pois é, tinha também os espanhóis e portugueses, todos juntos e misturados!!🥰🥰
@Taliesine PORTUGAL a Europa está unida kkkkkkkkkk depois de se estreparem na segunda guerra ne?! engraçado porque vocês não falam da colonização, da escravidão africana e indígena.
@Taliesine PORTUGAL ??
@Taliesine PORTUGAL kkkk a menina fez um elogio e você passou vergonha com esse comentário.
Vc está falando muito bem pelo curto prazo em nosso país....muito legal este vídeo. Felicidades a vc!!!!
A comida e o idioma é o que mais pesa quando saímos de nosso país. Morei na Itália era pasta de no almoço no jantar rs ,todo dia rs ,já não aguentava mais rs, hoje moro nos Estados unidos já há 12 anos ,mais no começo passei pelo mesmo problema com comida ,o que me salvou foi a comida mexicana que mais se aproximava da comida brasileira.
Vocé está se saindo muito bem aprendendo o português.
E uma dica: não pense que o Brasil todo é igual lembre q a Itália tem o tamanho de algjns estados do Brasil e dentro do Brasil há várias realidades como se fosse vários países em.um só. Em 2019 fui ao Rio pela primeira vez e tive um choque cultural...a cultura é muito diferente do sul ( moro em santa catarina atualmente uma cidade de deacendentes de italianos) nascí em.uma cidade de descendentes de alemães onde muitos aprendem alemão em casa. Então...lembre o Brasil é gigante e muito diverso culturalmente
Seja feliz....vc é muito simpático. Boa sorte. Abç
Gostei muito da edição do vídeo! Também do português dele para haver tido 1 ano morando no Brasil seu português é muito bom!
Muito pertinentes as observações dele.
Que bom que conseguiu se adaptar bem aqui
Felicidades
Toda grande cidade tem problemas com segurança. Em Roma fomos brutalmente abordados na cabine de um trem por dois policiais que queriam dinheiro em espécie. Graças a Deus só tínhamos travel cheques. Tentativa de furto dentro de um ônibus, pedido de propina no metrô. A pobreza e a riqueza também andam juntas por lá. No interior muitas famílias vivem modestamente da terra enquanto na toscana por exemplo há palacetes de monte.
Por 1 minuto achei que vc estava descrevendo o Rio. Paris dizem que é perigosa também.
Sim. Ele certamente é do norte da Itália, que é bem mais desenvolvido que o sul. Nápoles por exemplo é caótica. Palermo também tem muita pobreza.
Muito legal mostrar a experiência dos estrangeiros no Brasil
Italiano sincero, muito bom 👏👏👏👏👏
Português maravilhoso! E já estás com sotaque cearense. Ficou interessante. Recife
Vejo nascendo o sotaque italonordestino
Quando ele for visitar o sul , São Paulo ou Espírito Santo vai tomar susto pois vai encontrar aspectos da cultura Italiana que não existe mais nem na Itália.
No Ceará também existe aspectos da cultura italiana. Claro que não tão expressiva como no Sul e Sudeste.
Na minha cidade em sc aprendemos italiano com os avós em.casa
Verdade
@@adysluminsky9182 ainda existem pessoas que falam línguas que nem existem na Itália? Tipo o vêneto.
Mas São Paulo e Espírito Santo não ficam na Região Sul . E sim no Sudeste .
Gostei do seu depoimento, pois ele não fez filtro na sua fala, evidenciou bem nossos problemas, e claro as qualidades. Achei interessante quando falou do shopping, que na Italia o pessoal vai lá só para comprar, e preferem se encontrar nas praças. No interior do Brasil, ainda preservamos este costume, mas infelizmente foi se perdendo nas grandes cidades, pela falta de segurança e talvez pelo consumismo copiado dos USA.
*Já está falando MUITO bem o português E sobre a namorda, depois desse video meu amigo rsrsrs... Aguarde!!!*
Imagino duas oras falando da letra q, parabéns já está falando muito bem 👍🏻
Quanto a comida depende da região, Estado.
Tenho raízes italianas,meu avô de familia PELIGRiNI,veio para o Brasil,correndo da guerra!
Caramba vc fala um português perfeito
Ele precisa ir no bairro do bexiga em SP, vai se sentir em casa.
nao tem mais italianos no Bexiga, hj tem mais nordestinos do que brancos neste bairro.
@@robertoboehler-blumenau-sc8818 que comentáriosinho mais xenofobico heim?
@@jussarasilva4 pense o que quiser, disse apenas a verdade.
Amigo, vc tem que vir passear no sul do Brasil e conhecer os descendentes de italianos.
Ele poderia conhecer São Paulo, imagino que ele se surpreenderia!!
italiano já se misturou com o Brasil, temos descendentes em quase todo país, será muito bom o mundo estar no Brasil. Os brasileiros esperam se fortalecer a estrutura do país, educação é a base de todo ser humano. Espero que você venha somar. Felicidades.
Rj é lindo. Fantástico
Adoro ouvir os lados negativos!! Sério!!
Só ouvindo as verdades que podemos refletir e buscar melhorar.
Como são relativos as coisas.
Assim como ele viu, nós vimos a Itália até como um país desenvolvido e muito menos desigual que o Brasil. Entretanto, entre os europeus, a Itália não é muito bem vista. O Brasil só se tornou independente em 1822 e nós temos uma trajetória longa para melhorar o país.
@@lucianobraga4968 nem entre os americanos, é só ver os vídeos que eles postam sobre a Itália ficam horrorizados com as casa velhas e mal cuidadas
Seje muito bem vindo.
Seja
Amigo, sugiro uma reflexão quanto ao item alimentação: a maioria dos italianos veio para cá fugindo da guerra. Chegaram aqui, país desconhecido onde não tinha os itens culinários da Itália. Foram improvisando e hoje temos isso que chamamos de comida italiana à brasileira! Muito, muito depois chegaram pessoas trazendo mudas de orégano (cobrando a peso de ouro) e outros condimentos mas era tarde pois já tinham acostumado ao improviso!
Na época teve uma falsa propaganda também Moro na Itália sou casado com uma italiana e já cansei de escutar história de italianos idosos que foram no Brasil pq ofereciam trabalho e depois voltaram pq na vdd n tinha.
@Taliesine PORTUGAL brasileiro tem preconceito com garçom enquanto tem garçom na Europa viajando mais doq qualquer classe merda no Brasil.
@@luisdascondongas6199 os brancos brasileiros tentaram fazer eles de escravos como os negros mas eles nao aceitaram
Um país enorme como o Brasil com mais de 200 milhões de habitantes é evidente a desigualdade, no qual os políticos ajudam muito pra essa estatística.
Estudante alemã comenta suas impressões sobre o Brasil
th-cam.com/video/rGkAKZeF7sg/w-d-xo.html&ab_channel=BemBrasileiro
bem vindo irmão
Há esqueci de adicionar no comentário que o sotaque paulista foi o mais influenciado pela língua italiana pois São Paulo é a cidade mais italiana fora da Italia
Mas se joga esse italiano lá em urussanga- sc ele vai se sentir de volta pro passado, se ele for do norte da itália
Wow muito legal!
Bom ponto relevante que o italiano falou a educação e fraca porem aprendemos na marra e superamos ate nossas expectativas ou alguns....
Muito bom
O portugues esta muito bom e já vem com sotaque paulistano configurado...😂
Passa um final de semana em Sao Paulo ou em Curitiba que vc vai ver que o Brasil tem mais da Italia do que vc imagina...
Teu português para falar já está muito bom! O português formal pouquíssimos sabemos kkk
Aprender dançar forró ajuda encontrar namoradas... kkk
Saúde e sucessopra você!
espero q esteja bem😚
Ele só conhece o Ceará e já acha que conhece o Brasil com propriedade! Eu conto ou vcs contam?! Kkkkkkkkk
Ele não conhece só o Ceará,olha o Instagram dele
@@leonardolima5931 Leonardo obrigada pela informação mas eu não vou perder tempo com esse cara não, minha internet é muito cara pra eu jogar no lixo.
@@leonardolima5931 qual @ dele?
Problema de segurança pública e notável em todo país.
Estrangeiros notam imediatamente
Aqui no Brasil os poucos que entram no ensino médio são de certa forma privilegiados pois a grande maioria nem conclui pq preferem trabalhar para ajudar sua família ou sobreviver.
Excelente depoimento. Ele está certíssimo, quando algum gringo vêm pro Brasil, nitidamente percebe as diferenças entre a língua escrita da falado. É certo que nós falamos um bocado errado da gramática. Mas sem complexos de vira-lata, a língua falada sempre difere da escrita. Interessante que vc aprende na escola a ler lento, gradual. Mas no dia-a-dia, a velocidade da fala se impõe. Daí ter uma diferença . Outra coisa. Acho absurdo, os gringos virem pro Brasil pra aprender gramática, a primeira coisa é entrar em contato com a língua falada. Errada ou não é a forma como nos entendemos. Depois ele parte pra gramática. Uma realidade que deve mudar pra acontecer.
Que vídeo massa !
Ótimo vídeo, impressionante o português dele pra alguém que aprendeu por 1 ano.
Muito obrigado, João Bottazzini! Abraço
@@bembrasileiro4004 O Marco já sabe que o Brasil tem a maior população de italianos e descendentes fora da Itália em todo o mundo? E que São Paulo é a maior cidade italiana do mundo, com mais italianos e descendentes que Roma?
Olá, @@rjmh3968! O Marco tem ciência sim. Grato pelo seu comentário. Inscreva-se no nosso canal para acompanhar os próximos vídeos. Grande abraço!
Parabéns , você explanou os problemas Brasileiros sem " ficar passando pano" , detesto quem vem ao Brasil e diz que aqui é maravilhoso( não é).
Você está falando muito bem! No sudeste se come muitos legumes, principalmente saladas e muitas frutas.
Você fala muito bem o português
Ótima percepção social do nosso país, e não foi o primeiro estrangeiro que vejo falando que os ricos do Brasil são muito mais ricos que dos seus países e os pobres são mais pobres, ou seja, que aqui a desigualdade social é muito maior
Se ele encontrar a cara-metade brasileira o seu conceito sobre o Brasil vai mudar. É capaz até de deduzir e provar um novo teorema sobre os números racionais.
Não é porque sou brasileiro não, mais o Brasil é muito misericordioso com extranjero, aqui na Espanha eles não trata muito bem os extranjero não, tem uns que são muito ingnorante.
Talvez pq a Espanha receba bem mais estrangeiros do que o Brasil, e muitos estrangeiros de fato devem acabar incomodando a população local.
@@Pirateekiller não é isso não, são coisas que já vem da própria natureza deles mesmo, até eles mesmo com eles são assim, se vc ver eles discutindo entre eles mesmo, é igualmente dois pitbull, aqui qualquer coisinha de nada eles chamam a polícia, pode ser entre eles mesmo, é a mesma coisa.
@@Pirateekiller espanhol é malandro estilo Carioca e bem preconceituoso com estrangeiro e raça
Aqui no Ceará, os alunos não deram o rasga na aula de números racionais?
Reconheci logo as lâmpadas e esses assentos de concreto da UFC rs
O Brasil é um país enorme e variadíssimo, ñ se pode criar uma opinião não conhecendo o país e sua diversidade. Comparar culturas ñ é adequado. Eu vivi muitos anos na Itália e lá também tem muitos problemas de segurança no sul ,Napoli,Calábria,Sicília. Esta postura é muito arrogante de se achar melhor.
Eu entendo quando você fala que o povo fala muito rápido, essa é uma experiência de todo estudante de línguas, quando eu fui pra Sardenha It eu também achei que os italianos falavam muito rápido e não tinham paciência pra me ajudar, quando estudei Inglês eu tbm achava que os americanos e britânicos falavam rapido demais, mesmo a língua sarda era difícil pra mim embora pareça mais com o português, achei terrível andar com minha filha que é cadeirante, pq pras pessoas em geral acham que isso é um problema da familia e do governo, não vi empatia nenhuma em locais públicos em relação à isso. Mas a segurança, a facilidade de se locomover, o sistema educacional , o custo de vida e por consequência a qualidade de vida e sim vale muito a pena, eu ví que não se percebe que uma pessoa é muito rica ou pobre a não ser que você veja o carro por exemplo, as pessoas são muito mais simples, mais comuns, e no Brasil se alguém tem um carro as vezes popular ,já acha que é muito importante e pode tirar vantagem dos outros. Claro que neste ponto aqui há excessões como na Itália deve ter tbm.
sabe aqui no Brasil tem algo em torno de 4 milhões de italiano vivendo aqui, aproveita e faça amizades com os italianos brasileiros
"Na Itália K"
" no Brasil Cu"
😂😂😂 ai não aguentei tive rir
Quanto a segurança, as casas nos EUA normalmente não tem muro, assistindo o ID, dá pra ver o quanto é fácil os psicopatas entrarem nas casas de janelas de vidro. O Brasil é um país grandioso e com isso, os problemas tendem a ser no mesmo nível. Quantas Itálias caberiam no Brasil?
Muito legal mesmo as percepções dele sobre nosso país, eu estou aprendendo italiano faz 5 meses mas precisava de alguém para praticar, quem dera ele desse aulas aqui na minha universidade UFPR 😂
faz online mané
A receptividade do brasileiro remonta suas origens às aldeias transmontanas. Lá, ainda hoje, quando alguém bate à porta, é costume dizer 'quem é que entre', ou seja, seja quem for, pode entrar.
Eu vendo a tumb: a bandeira da Itália tá meio diferente
A desigualdade social do Brasil é vergonhoso
Vota no Bolsonaro vai melhorar muito.
@@rodolfobezerraferreiradeso9541 Essa desigualdade existe na Itália também vai lá conhecer pra perceber isso.
@@Solek95 NÃO TÃO GRAVE QUANTO AQUI, O BRASIL É O SÉTIMO PAÍS MAIS DESIGUAL DO MUNDO
@@rodolfobezerraferreiradeso9541 Foi sacarmos, esse presidente é um porco.
Não só no Brasil , a desigualdade social ocorre em todos os países latino americano . Porem o Brasil se comparar com outros do continente ,é quem está melhor . Nem se compara com a Nicarágua , El Salvador , Honduras , Guatemala , Paraguay , Argentina , etc . Com tantos problemas que temos , ainda é melhor que dezenas de países .
Praticamente não tem sotaque, impressionante! Apenas notei que não pronuncia o “lh” como seria o “gli” em italiano, está pronunciando como “y” (moyado em vez de molhado). Fora isso, seu português é perfeito.
Sem ao menos espreitar, lá de dentro das casas ouve-se um sonoro 'quem é que entre'
Ele esta relatando um fato vendo a região norte onde ele esta, que realmente a desigualdade social é maior no Brasil,o governo brasileiro tem de dar mais atenção a esta região
Nordeste*
A carne é MUITO diferente. Em geral os animais europeus se alimentam do resto de outros animais. Já no Brasil os animais são vegetarianos, comendo grãos de milho, soja, trigo etc...
Assim falou eu amigo europeu que trabalha com isso.
Na Itália também muita violência tenho amigos italianos
Oi o Ceará é Nordeste e principalmente o Ceará se come menos legumes conheci alguns italianos , um jovem se chamava Andreas e as crianças diziam minha mãe se chama Andréia.