Se trocar a graxa militar que vem de fábrica no sistema pneumático por slickoleum, a leitura de pequenas imperfeições melhora demais. Era algo que me incomodava na onix e depois que fiz isso mudou da água para o vinho. Sugestão para teste na próxima revisão.
Gostei da explanação e principalmente a explicação sobre o SVI esse sistema é incrível e é o mesmo da Grap feito pras gravel, gosto demais da construção dessas suspensões da Proshock e como vc disse por ser nacional facilita demais reposição de componentes caso precisarmos. Ótimo vídeo e ajuda muito quem busca informações
boa tarde tarde Jorge quando for leva ela para faz a primeira revisão faz vídeo dela desmontando todas as partes . o tipo de oleo e graxa que ela usa. vai ser bom conteúdo nao tem video de manutenção de proshock ariete no TH-cam os que tem sao muito antigos
Eu não gosto de trava remota também, prefiro um guidão mais limpo. Já tive a Viber e gostei bastante, realmente o único ponto a desejar são nessas sequencias de pequenos impactos onde parece que o SVI tem um "delay" para acionar. Hoje eu iria de Onix, agora tem uma versão com Trava no Crown :) Essa questão de calibrar independente as câmaras + Tokens deixa mais margem a customização. Minha dúvida é se vou na 110mm, creio eu que não alteraria muito a geometria usando um Sag de 20-25mm. Como sempre ótimo conteúdo e bons pedais!
Pois é Doug a Viber e a Onix são suspas bem distintas cada uma com sua particularidade e características opostas o que entra no aspecto do gosto pessoal. Agora a linha com trava manual tem tb as versões com a trava no crown, o que permite deixar o cockpit mais limpo.
Essas avaliações são excelentes, to com uma suspa bem furreca da zoom de 2,5 kg, mas sei que um dia vou ter que trocar, com essas analises em mãos fica mais facil saber qual produto se encaixa com estilo de pedal de cada ciclista, achei o sistema interessante, sem falar do peso 1,8 kg é fenomenal!
Eu tinha a Viber (com blocagem 9x100mm) na minha bike anterior. A suspensão é ótima, e sabendo usar o SVI a seu favor, não tem melhor por esse preço. Troquei de bike e agora tenho uma FOX 32 Stepcast. Tem uma ótima leitura, mas, com um mês de uso já gastei grana pra fazer a primeira revisão e lubrificação... A Viber eu só mandei pra revisão depois de mais de um ano, e o Kamikaze falou que tava zerada, e elogiou muito a Proshock, inclusive endossando que é o melhor custo benefício com qualidade. Já tenho uma decisão formada: Se a FOX me incomodar, não vou pensar duas vezes em comprar a versão Aríete da Viber. A Proshock tá de parabéns por oferecer um produto de alta qualidade, preço extremamente competitivo e uma durabilidade fora de série.
O que você falou sobre a leitura no paralelepípedo eu senti também. Mas foi só soltar todo o SVI e já ficou suave. A moral, como em qualquer suspensão com suas particularidades e regulagens, é saber usar.
@@melks.1985 Bem pontuado! E é sempre bom lembrar que de modo geral uma suspensão vai ter um conjunto de características que geram um comportamento específico isso muda conforme o modelo e o propósito com isso uma se sobressai em detrimento da outra. Então uma vai ter mais sensibilidade, outra mais performance etc. O ciclista vai fazer a escolha ou se adaptar a que mais tem os atributos com o seu estilo.
Baita video!! Ansioso para ver mais dos teu comentários sobre essa suspensão. Tom com ela no meu carrinho de compras e será uma boa ter teus vídeos para futuras manutenções.
Eu uso pro shock desde 2004, já usei quase todos os modelos e agora por último a viber, oque eu te digo que quando você fizer a primeira revisão dela ela vai ficar mais macia, pelo menos foi assim a minha e na questão do svi funciona perfeitamente
Agora na questão da Onix ela é muito sensível do jeito que eu gosto mas também gosto da trava automática da viber então fica difícil mas para competir a viber vai melhorar pela questão de não ficar se preocupando com trava
@@jorgelucascouto faz um teste de você puder que eu não fiz na minha, anda com o svi aberto por um tempo eu acho que isso ajudaria ela amaciar mais rápido, e a primeira revisão eu não fiz na pro shock mas sim em um amigo aqui da minha cidade.
Bem lembrado Reginaldo, as nossas suspensões saem de fábrica um pouco mais justas, isso é uma condição que adotamos que aumenta e muito a durabilidade do sistema evitando folgas, então, em uso, ela vai amaciar naturalmente
Tô de olho nela pra colocar na minha Oggi 8.2, não tinha cotado ela por conta de não ter uma versão para a E-bike, mas perguntei na Proshock e eles disseram que tecnicamente ela aguenta, porém o peso somado (ciclista+bike+equipamento) não passando de 100kg, pra não atrapalhar o funcionamento da trava, eu já uso a Onix Dark e tô amando, a questão das câmaras positiva e negativa é bem interessante nela pra deixar ela muito confortável pra um estradão, ou mais firme para trilhas e saltos
Eu já vi bikes elétricas rodando aqui com a Onix Dark, aguenta o tranco, principalmente se for a versão 120mm que ajuda na capacidade da bike para trilha.
Amigo.. Você migrou da Chisel para a Epic.. Você sentiu muita melhoria? Pergunto porque a Chisel já é uma bike com boa geometria, baixo peso e que justifica muitos upgrades. Partir para a Epic traz a vantagem do menor peso do quadro (nem tanto assim), mas tem também os maiores cuidados que passam a ser necessários com a bike de modo geral (risco de quebra com uma queda, uso de torquímetro passa a ser uma exigência, etc).. Você entende que as vantagens justificam? (falando de HT para HT). Tive uma Cannondale SL (do quadro mais antigo que era realmente de um alumínio muito leve). Migrei para uma Carbon HT e senti uma melhora na geometria, mas em relação a peso, por incrível que pareça, está mais pesada, mesmo com suspensão SID e câmbio XT de uma só coroa...
Que vídeo top! Estou namorando uma vier. Minha duvida se ela é melhor ou igual a manitou machete? pois o atrativo da proshock sobre manutenção ajudaria muito a manter a bike hoje. Sobre a ônix dark, não tive uma boa experiencia meio chato isso das câmeras positivas e negativas nunca cheguei num ponto ideal igual com a machete. A Viber seria mais para limpar hoje meu cockpit e reduzir os custos de manutenção. Ansioso pelos próximos vídeos.
Tenho curiosidade sobre a regulagem da ONIX e atuação da câmara negativa. Você teve dificuldade de regular a sensibilidade inicial ou o final de curso?
A dark é mais firme que a Ônix normal mesmo. Eles dimensionaram a parte pneumática pensando em quem pratica XCO, faz saltos e tal, para evitar fim de curso. A sugestão deles é que o ajuste na dark seja 10-15 psi a menos na câmara positiva em relação a negativa. Teste ao e veja o que achou. Outra coisa é trocar a graxa militar do sistema pneumático por slickoleum. Melhora muito!
Oi Rodrigo blz? Quando possível entra em contato com nossa Assistência Técnica talvez entendendo melhor possamos orientar para que vc encontre a regulagem acertada para vc. Abs!
Bacana Jorge! Alguns questionamentos sobre sua percepção da Viber: - Seria algo como se tivéssemos uma suspensão ainda com trava (SVI acionado), com a vantagem de ainda absorver eventuais irregularidades surpresas, correto? - Com o SVI totalmente aberto, é totalmente aberto mesmo ou ainda tem um pouquinho de trava? - Eu imaginei uma possível grande vantagem da Viber sobre a Onix (ou outra suspensão com trava) na situação de descidas muito íngremes e travadas, quando nosso peso faz com que a suspensão abaixe ainda mais que o SAG previamente configurando, restando pouco curso para amortecimentos e um deslocamento de peso excessivo para frente - consegue testar e/ou verificar se haveria de fato uma vantagem da Viber nessa situação? - Gostaria de entender se o mecanismo do SVI tem a mesma robustez e durabilidade de que de uma trava. Sobre a Onix, quando for testar, queria sua avaliação se há uma diferença significativa na sensibilidade de leitura (com a presença da câmara negativa) e se isso impacta no uso do curso da suspensão, principalmente para aqueles que curtem uma absorção mais linear e não querem Tokens, por exemplo.
O SVI totalmente aberto fica igual uma suspensão aberta, ele para de atuar totalmente. O SVI ativado consegue travar e abrir em qualquer momento do curso, não tem uma "vantagem" de não abaixar a frente, acontece igual uma suspensão de trava aberta, se deixa mais peso na frente o curso abaixa mesmo. O SVI tem uma robustez alta e mecanicamente deve ser menos sujeito a falha do que uma trava remota, pq ele sempre abre se o impacto é mais forte. Diferente de quem esquece a suspensão travada e sofre um impacto forte.
@@sidneisoarescm Sobre abaixar a frente, o que pode te ajudar nesse efeito é colocando tokens na câmara de ar. Vai aumentar a sustentação e progressão da suspensão a partir de 50% do curso mais ou menos. Eu sou uma pessoa leve, quando usava uma SID na versão solo Air, que tem uma leitura inicial mais firme do que as atuais com o Debon Air, tinha que colocar uns 20-25% de SAG para ficar legal, porém nesses momentos de descidas bem travadas acontecia isso, e tinha fim de curso com uma certa facilidade dependendo da trilha, o que ajudou bastante foi utilizar os tokens.
Sobre a Ônix, muda sim. O problema é que no sistema com duas câmaras, aumentando muito a pressão na negativa, o curso da suspensão é reduzido. O ideal que é ela fique entre 10-15 psi abaixo da positiva para não comprometer a leitura e o curso. Depois olhe no canal da Proshock que eles explicam com mais detalhes como funciona, tanto na onix quanto na onix dark. Na questão da absorção linear, sim é uma característica dela. O problema é disso é que ela vai dar fim de curso fácil se você for muito pesado (90, 100 kg). Aí é necessário usar algum dos redutores na câmara positiva (o equivalente aos tokens) para dar mais sustentação no fim do curso.
Show o Review 👏👏 sem o SVI acionado ela perde muito em maciez para a SID? Eu estou pensando em comprar uma pra usar igual você falou: toda aberta em algumas situações e com o SVI acionado para provas e treinos que for fazer estímulos em pé...
Em leitura é bem próximo. A Proshock se beneficia mais de um SAG maior perto de 25 a 30%, com esse SAG maior você poderia pegar uma Proshock Viber de 110mm de curso mesmo que a bike seja para 100mm, já que o SAG vai abaixar um pouquinho a frente da bike. A sensibilidade de leitura é muito boa. A SID é uma suspensão mais cara, mais leve, por isso não fiz a comparação delas no vídeo. Mudando da SID pra Viber senti um pouquinho mais do peso na frente da bike mas nada que atrapalhe, são só 300g a mais e minha bike continua muito leve com 9.4kg, então não é algo que atrapalharia meu rendimento. Vou competir com a Viber numa boa.
Fala, Jorge. Vc que já teve um Judy Gold, poderia compará-la com a Viber? A Judy é mais pesada e tem uma manutenção muito mais cara, mas em termos de funcionamento? Hj tenho a Judy Gold em uma Volcano e queria trocar por uma Viber de 110mm.
@@leonardoguimaraes8661 A Viber com o SVI aberto é um pouco mais firme que a Judy Gold. Assim como a SID é mais firme que a Judy Gold. Se você está numa bike full que já tem trava remota pro shock traseiro, avalie um garfo com trava remota para juntar tudo em uma trava só.
É um ajuste dentro da margem ideal, no modo rápido fica bom para estradão, XCM. No modo lento ele não fica tão exageradamente lento como é em outras marcas. Eu costumo usar para o lado mais rápido.
Não andei nas Suntour Axon atuais. Em faixa de preço, seria concorrente da Axon 32. Na Suntour Axon também existe a câmara de ar positiva e a negativa é feita com mola helicoidal, igual a Viber. No funcionamento prático eu não conheço o comportamento das Suntour.
Dê um procurada que aqui no TH-cam tem um comparativo entre a viber, a Ônix, a Markhor e uma chinesa. Resumindo pra voce: a Markhor é bem sensível na leitura mas afunda muito fácil. Comportamento irritante. Outro problema dela é que é um pouco mole por conta das canelas de 30mm. Por fim, a trava é descartável.
Fiquei com receio de colocar pelos boatos das pastilhas originais serem magnéticas e pelo preço das Alligator está próximo da Pastilha Magura no Aliexpress mas hoje o preço está impossível. As pastilhas vieram mais grossas, precisou lixar ou pouco? No freio Sram Level que tinha, precisei tirar um pouco de material da pastilha usando Alligator. Qual sua opinião?
Eu sou do time que não curte muito a trava, uma coisa a mais pra estar se preocupando e poluindo a bike, provavelmente iria gostar da Viber. Problema é que minha bike é full, aí como já tem a trava do shock, já travo a suspa junto, então perderia o sentido usar a viber pra mim hoje pois não eliminaria os fios e o gatilho que está no guidão. Quem sabe a Proshock lança no futuro um shock viber né? kkkkk
Se trocar a graxa militar que vem de fábrica no sistema pneumático por slickoleum, a leitura de pequenas imperfeições melhora demais. Era algo que me incomodava na onix e depois que fiz isso mudou da água para o vinho. Sugestão para teste na próxima revisão.
Melhor canal sobre bike do TH-cam, qualidade total dos reviews, parabéns Jorge
Gostei da explanação e principalmente a explicação sobre o SVI esse sistema é incrível e é o mesmo da Grap feito pras gravel, gosto demais da construção dessas suspensões da Proshock e como vc disse por ser nacional facilita demais reposição de componentes caso precisarmos. Ótimo vídeo e ajuda muito quem busca informações
Oi Jorge obrigado pelo review, uma ótima análise com riqueza de detalhes e muito didática, parabéns!
boa tarde tarde Jorge
quando for leva ela para faz a primeira revisão faz vídeo dela desmontando todas as partes . o tipo de oleo e graxa que ela usa. vai ser bom conteúdo nao tem video de manutenção de proshock ariete no TH-cam os que tem sao muito antigos
Show!!!
Muito obrigado!!!!
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
A grande diferença entre.. o Brain da SPZ, ...e o SVI da Proshock ..., o da Proshock... FUNCIONA PERFEITAMENTE!!!!!!!!
Eu não gosto de trava remota também, prefiro um guidão mais limpo. Já tive a Viber e gostei bastante, realmente o único ponto a desejar são nessas sequencias de pequenos impactos onde parece que o SVI tem um "delay" para acionar.
Hoje eu iria de Onix, agora tem uma versão com Trava no Crown :) Essa questão de calibrar independente as câmaras + Tokens deixa mais margem a customização. Minha dúvida é se vou na 110mm, creio eu que não alteraria muito a geometria usando um Sag de 20-25mm.
Como sempre ótimo conteúdo e bons pedais!
Pois é Doug a Viber e a Onix são suspas bem distintas cada uma com sua particularidade e características opostas o que entra no aspecto do gosto pessoal. Agora a linha com trava manual tem tb as versões com a trava no crown, o que permite deixar o cockpit mais limpo.
Essas avaliações são excelentes, to com uma suspa bem furreca da zoom de 2,5 kg, mas sei que um dia vou ter que trocar, com essas analises em mãos fica mais facil saber qual produto se encaixa com estilo de pedal de cada ciclista, achei o sistema interessante, sem falar do peso 1,8 kg é fenomenal!
Eu tinha a Viber (com blocagem 9x100mm) na minha bike anterior. A suspensão é ótima, e sabendo usar o SVI a seu favor, não tem melhor por esse preço. Troquei de bike e agora tenho uma FOX 32 Stepcast. Tem uma ótima leitura, mas, com um mês de uso já gastei grana pra fazer a primeira revisão e lubrificação... A Viber eu só mandei pra revisão depois de mais de um ano, e o Kamikaze falou que tava zerada, e elogiou muito a Proshock, inclusive endossando que é o melhor custo benefício com qualidade. Já tenho uma decisão formada: Se a FOX me incomodar, não vou pensar duas vezes em comprar a versão Aríete da Viber. A Proshock tá de parabéns por oferecer um produto de alta qualidade, preço extremamente competitivo e uma durabilidade fora de série.
O que você falou sobre a leitura no paralelepípedo eu senti também. Mas foi só soltar todo o SVI e já ficou suave. A moral, como em qualquer suspensão com suas particularidades e regulagens, é saber usar.
Obrigado pela preferência e pelo reconhecimento, isso nos motiva muito amigo! Qualquer coisa conte conosco!
@@melks.1985 Bem pontuado! E é sempre bom lembrar que de modo geral uma suspensão vai ter um conjunto de características que geram um comportamento específico isso muda conforme o modelo e o propósito com isso uma se sobressai em detrimento da outra. Então uma vai ter mais sensibilidade, outra mais performance etc. O ciclista vai fazer a escolha ou se adaptar a que mais tem os atributos com o seu estilo.
Baita video!! Ansioso para ver mais dos teu comentários sobre essa suspensão. Tom com ela no meu carrinho de compras e será uma boa ter teus vídeos para futuras manutenções.
Tudo bem Jorge?
Excelente análise.
Vamos esperar pelos outros testes.
Abraço
vídeo top, cada vez me surpreendo mais com esse canal
informações técnicas
Boa tarde Jorge na questão conforto deu muita diferença da sid que vc tava usando?
Não uso a trava na minha Reba a muitos anos. Como não pedalo em pé na subida, não me faz falta travar.
Eu uso pro shock desde 2004, já usei quase todos os modelos e agora por último a viber, oque eu te digo que quando você fizer a primeira revisão dela ela vai ficar mais macia, pelo menos foi assim a minha e na questão do svi funciona perfeitamente
Agora na questão da Onix ela é muito sensível do jeito que eu gosto mas também gosto da trava automática da viber então fica difícil mas para competir a viber vai melhorar pela questão de não ficar se preocupando com trava
Obrigado pelo relato!
@@jorgelucascouto faz um teste de você puder que eu não fiz na minha, anda com o svi aberto por um tempo eu acho que isso ajudaria ela amaciar mais rápido, e a primeira revisão eu não fiz na pro shock mas sim em um amigo aqui da minha cidade.
Bem lembrado Reginaldo, as nossas suspensões saem de fábrica um pouco mais justas, isso é uma condição que adotamos que aumenta e muito a durabilidade do sistema evitando folgas, então, em uso, ela vai amaciar naturalmente
Bom dia ,da para usar um par de cubos mt 009?
Tô de olho nela pra colocar na minha Oggi 8.2, não tinha cotado ela por conta de não ter uma versão para a E-bike, mas perguntei na Proshock e eles disseram que tecnicamente ela aguenta, porém o peso somado (ciclista+bike+equipamento) não passando de 100kg, pra não atrapalhar o funcionamento da trava, eu já uso a Onix Dark e tô amando, a questão das câmaras positiva e negativa é bem interessante nela pra deixar ela muito confortável pra um estradão, ou mais firme para trilhas e saltos
Eu já vi bikes elétricas rodando aqui com a Onix Dark, aguenta o tranco, principalmente se for a versão 120mm que ajuda na capacidade da bike para trilha.
Comprei, mas como a 100x15 tava com o preço tão bom acabei pegando ela mesmo uma diferença de mais R$500
Gostei mto do review, e da suspensão.. to pra trocar a minha, acho que vou de proshock
Vem pro time Leo!
Conhecimento puro. Aproveitando qual canote de selim vc indica? Tenho um itm da oggi 7.4. Quero tirar peso da bike. Não quero carbono.
Canotes leves de alumínio são raros no brasil. Pesquisa pelo Session, kcnc e mob.
Valeu meu amigo. Já deu um norte
Amigo.. Você migrou da Chisel para a Epic.. Você sentiu muita melhoria? Pergunto porque a Chisel já é uma bike com boa geometria, baixo peso e que justifica muitos upgrades. Partir para a Epic traz a vantagem do menor peso do quadro (nem tanto assim), mas tem também os maiores cuidados que passam a ser necessários com a bike de modo geral (risco de quebra com uma queda, uso de torquímetro passa a ser uma exigência, etc).. Você entende que as vantagens justificam? (falando de HT para HT). Tive uma Cannondale SL (do quadro mais antigo que era realmente de um alumínio muito leve). Migrei para uma Carbon HT e senti uma melhora na geometria, mas em relação a peso, por incrível que pareça, está mais pesada, mesmo com suspensão SID e câmbio XT de uma só coroa...
Pesquisa specialized epic Jorge Lucas que vai encontrar o vídeo em que eu explico a diferença
Que vídeo top! Estou namorando uma vier. Minha duvida se ela é melhor ou igual a manitou machete? pois o atrativo da proshock sobre manutenção ajudaria muito a manter a bike hoje. Sobre a ônix dark, não tive uma boa experiencia meio chato isso das câmeras positivas e negativas nunca cheguei num ponto ideal igual com a machete. A Viber seria mais para limpar hoje meu cockpit e reduzir os custos de manutenção. Ansioso pelos próximos vídeos.
Tenho curiosidade sobre a regulagem da ONIX e atuação da câmara negativa. Você teve dificuldade de regular a sensibilidade inicial ou o final de curso?
@@jorgelucascouto Tive dificuldades no ajuste da sensibilidade, as vezes ficava firme de mais e outras vezes muito mole.
A dark é mais firme que a Ônix normal mesmo. Eles dimensionaram a parte pneumática pensando em quem pratica XCO, faz saltos e tal, para evitar fim de curso. A sugestão deles é que o ajuste na dark seja 10-15 psi a menos na câmara positiva em relação a negativa. Teste ao e veja o que achou. Outra coisa é trocar a graxa militar do sistema pneumático por slickoleum. Melhora muito!
Oi Rodrigo blz? Quando possível entra em contato com nossa Assistência Técnica talvez entendendo melhor possamos orientar para que vc encontre a regulagem acertada para vc. Abs!
Amigo, me ajude por favor. Eu tenho rodas com pneu 2.6 sers que consigo usar no limite dessa suspensão uma vez que o fabricante recimenda 2.4?
Ele passa até um pneu de 62mm, mede o seu
Bacana Jorge!
Alguns questionamentos sobre sua percepção da Viber:
- Seria algo como se tivéssemos uma suspensão ainda com trava (SVI acionado), com a vantagem de ainda absorver eventuais irregularidades surpresas, correto?
- Com o SVI totalmente aberto, é totalmente aberto mesmo ou ainda tem um pouquinho de trava?
- Eu imaginei uma possível grande vantagem da Viber sobre a Onix (ou outra suspensão com trava) na situação de descidas muito íngremes e travadas, quando nosso peso faz com que a suspensão abaixe ainda mais que o SAG previamente configurando, restando pouco curso para amortecimentos e um deslocamento de peso excessivo para frente - consegue testar e/ou verificar se haveria de fato uma vantagem da Viber nessa situação?
- Gostaria de entender se o mecanismo do SVI tem a mesma robustez e durabilidade de que de uma trava.
Sobre a Onix, quando for testar, queria sua avaliação se há uma diferença significativa na sensibilidade de leitura (com a presença da câmara negativa) e se isso impacta no uso do curso da suspensão, principalmente para aqueles que curtem uma absorção mais linear e não querem Tokens, por exemplo.
O SVI totalmente aberto fica igual uma suspensão aberta, ele para de atuar totalmente. O SVI ativado consegue travar e abrir em qualquer momento do curso, não tem uma "vantagem" de não abaixar a frente, acontece igual uma suspensão de trava aberta, se deixa mais peso na frente o curso abaixa mesmo. O SVI tem uma robustez alta e mecanicamente deve ser menos sujeito a falha do que uma trava remota, pq ele sempre abre se o impacto é mais forte. Diferente de quem esquece a suspensão travada e sofre um impacto forte.
@@sidneisoarescm Sobre abaixar a frente, o que pode te ajudar nesse efeito é colocando tokens na câmara de ar. Vai aumentar a sustentação e progressão da suspensão a partir de 50% do curso mais ou menos.
Eu sou uma pessoa leve, quando usava uma SID na versão solo Air, que tem uma leitura inicial mais firme do que as atuais com o Debon Air, tinha que colocar uns 20-25% de SAG para ficar legal, porém nesses momentos de descidas bem travadas acontecia isso, e tinha fim de curso com uma certa facilidade dependendo da trilha, o que ajudou bastante foi utilizar os tokens.
Sobre a Ônix, muda sim. O problema é que no sistema com duas câmaras, aumentando muito a pressão na negativa, o curso da suspensão é reduzido. O ideal que é ela fique entre 10-15 psi abaixo da positiva para não comprometer a leitura e o curso. Depois olhe no canal da Proshock que eles explicam com mais detalhes como funciona, tanto na onix quanto na onix dark.
Na questão da absorção linear, sim é uma característica dela. O problema é disso é que ela vai dar fim de curso fácil se você for muito pesado (90, 100 kg). Aí é necessário usar algum dos redutores na câmara positiva (o equivalente aos tokens) para dar mais sustentação no fim do curso.
@@jorgelucascoutoMuito esclarecedor. Obrigado pelo retorno.
@@DougsSantosPLegal. Obrigado pela dica.
Show o Review 👏👏 sem o SVI acionado ela perde muito em maciez para a SID? Eu estou pensando em comprar uma pra usar igual você falou: toda aberta em algumas situações e com o SVI acionado para provas e treinos que for fazer estímulos em pé...
Em leitura é bem próximo. A Proshock se beneficia mais de um SAG maior perto de 25 a 30%, com esse SAG maior você poderia pegar uma Proshock Viber de 110mm de curso mesmo que a bike seja para 100mm, já que o SAG vai abaixar um pouquinho a frente da bike. A sensibilidade de leitura é muito boa. A SID é uma suspensão mais cara, mais leve, por isso não fiz a comparação delas no vídeo. Mudando da SID pra Viber senti um pouquinho mais do peso na frente da bike mas nada que atrapalhe, são só 300g a mais e minha bike continua muito leve com 9.4kg, então não é algo que atrapalharia meu rendimento. Vou competir com a Viber numa boa.
Fala, Jorge. Vc que já teve um Judy Gold, poderia compará-la com a Viber? A Judy é mais pesada e tem uma manutenção muito mais cara, mas em termos de funcionamento? Hj tenho a Judy Gold em uma Volcano e queria trocar por uma Viber de 110mm.
@@leonardoguimaraes8661 A Viber com o SVI aberto é um pouco mais firme que a Judy Gold. Assim como a SID é mais firme que a Judy Gold. Se você está numa bike full que já tem trava remota pro shock traseiro, avalie um garfo com trava remota para juntar tudo em uma trava só.
To c uma chiesel c judy silver.vale a pena o upgrade? Abraço!
Vale a pena, antes que a haste da Judy desgaste. Eu iria de Onix ou Viber 110mm para a Chisel.
@@jorgelucascouto a haste ja desgastou! rs valeu brother!
O ajuste de retorno é fino ou aberto e fechado? Obrigado
É um ajuste dentro da margem ideal, no modo rápido fica bom para estradão, XCM. No modo lento ele não fica tão exageradamente lento como é em outras marcas. Eu costumo usar para o lado mais rápido.
É tipo o brain?
Sim, parecido
Ela concorre com qual da suntour?
Não andei nas Suntour Axon atuais. Em faixa de preço, seria concorrente da Axon 32. Na Suntour Axon também existe a câmara de ar positiva e a negativa é feita com mola helicoidal, igual a Viber. No funcionamento prático eu não conheço o comportamento das Suntour.
Ela é nível manitou markhor? Ja testou? Tem uma opinião de qual seria melhor?
Não usei a markhor
Dê um procurada que aqui no TH-cam tem um comparativo entre a viber, a Ônix, a Markhor e uma chinesa. Resumindo pra voce: a Markhor é bem sensível na leitura mas afunda muito fácil. Comportamento irritante. Outro problema dela é que é um pouco mole por conta das canelas de 30mm. Por fim, a trava é descartável.
@@hugosantana7253 boa hugo, eu usava a markhor, estou a procura de outra, mas pelo seu comentário já vi q essa é muito melhor
Já precisou trocar as pastilhas de freio? Quais pastilhas esta usando ?
Troquei as dianteiras, coloquei alligator
Fiquei com receio de colocar pelos boatos das pastilhas originais serem magnéticas e pelo preço das Alligator está próximo da Pastilha Magura no Aliexpress mas hoje o preço está impossível. As pastilhas vieram mais grossas, precisou lixar ou pouco? No freio Sram Level que tinha, precisei tirar um pouco de material da pastilha usando Alligator. Qual sua opinião?
Quando você fizer a sangria junto da substituição das pastilhas não vai precisar lixar nada de material
Eu sou do time que não curte muito a trava, uma coisa a mais pra estar se preocupando e poluindo a bike, provavelmente iria gostar da Viber. Problema é que minha bike é full, aí como já tem a trava do shock, já travo a suspa junto, então perderia o sentido usar a viber pra mim hoje pois não eliminaria os fios e o gatilho que está no guidão. Quem sabe a Proshock lança no futuro um shock viber né? kkkkk
Onde você comprou, lá tem desconto com o seu nome não? Kkkkkk…