Clique no Link para aproveitar a promoção de ano novo da Babbel e ganhar 60% de desconto na sua assinatura go.babbel.com/t?bsc=1200m60-br-youtube-capitalfinanceiro-jan-2024-promo&btp=default&TH-cam&Influencer..Jan-2024..TATAM..newyearspromo&bclid={{creator_id}}
Que título mais sem noção, como coisa que foi opção do Uruguai ser independente do Brasil, a Cisplatina tava destinada a ser uma província brasileira ou ser parte da Argentina, a mediação inglesa fez surgir um estado tampão..
Pequeno fato extra parte da intenção argentina ao apoiar a independência do Uruguai estava relacionada à expectativa de que o país recém-independente se uniria à Argentina.
@@carlosdavila7082 A ideia de que a Argentina apoiou a independência do Uruguai com a expectativa de uma eventual união baseia-se em considerações históricas e geopolíticas da época. Durante o século XIX, os países da América Latina estavam em processo de independência, e as relações entre as nações recém-criadas eram complexas. A Argentina via o Uruguai como uma extensão natural de sua influência regional e buscava consolidar uma esfera de influência na região do Rio da Prata. Entretanto, a busca do Uruguai por autonomia neutralidade contribuiu para a eventual divergência de interesses entre os dois países, e utilização do Uruguai como estado tampão natural de qualquer divergência entre Brasil e Argentina, Então sim e natural considerar a possibilidade do fato de que parte do embasamento Argentino em apoio a revoltar foi por uma possível ideia de controle da região seja direta ou indiretamente.
Sei não hein. Eu acho que eles queriam mais é se separar do Brasil mesmo, pois só fato do idioma ser diferente já os torna com cultura difente a do Brasil
Realmente, o Uruguai é um exemplo para a América do Sul. Um país moderno civilizado, com excelente padrão de vida... Parabéns aos cidadãos deste país maravilhoso, que as bênçãos dos céus se façam sempre presentes sobre esta nação!.
Morei em Bagé na fronteira dos pampas com o Uruguai e posso dizer que os uruguaios são muitos amigos nossos. Nós aqui do RS não temos inimizade nenhuma com os uruguaios, muito pelo contrário. Ah e antes que me esqueça, sou gremista e nossa alma castelhana já diz tudo.
Só faltou mencionar que a faculdade mais antiga do Brasil é a de Direito, em Recife, fundada em 1827. E isso nada tem a ver com analfabetismo, ninguém vai pra universidade ou faculdade pra aprender a ler ou escrever.
@@GuilhermeDlugossPan-xy1qqno Brasil se criavam varias escolas, escola de direito, medicina, guerra(engenharia), filosofia . Com passar do tempo essas escolas vão se unindo e tornando se universidades com vários cursos. Por isso essas datas são tão estranhas.
Cara eu acho q já tinha curso de nível superior antes. A faculdade de Medicina da Bahia foi fundada em 1808, com a chegada da Coroa Portuguesa. E foram criados cursos no Rio de Janeiro tb no mesmo ano.
Agora comente sobre o português uruguaio, falado por 15% pelos uruguaios como língua materna. O DPU, Dialetos Portugueses do Uruguai, língua fortemente influenciado pelo espanhol rioplatense e pelo português brasileiro é falado de forma extra oficial.
@@gerardopereiraiglesias4253 catalão é um idioma, e o português uruguaio é um dialeto do português brasileiro. Eu pedi pro capital financeiro comentar fazendo um vídeo a respeito..
@@pauloroberto8324 se llama portunhol, es hablado en la frontera, solamente, ni vos, ni estos tipos, tienen idea, de la frontera de tu país, no mucho menos de Uruguay, pq Brasil, es un país que mira, olha só para o seu ombigo, e engraçado que sabe o porco de estrelas, si nunca olhou pro ceu
@@gerardopereiraiglesias4253 Es DPU, Dialectos Portugueses de Uruguay.. Hay artículos sobre esto.... el portuñhol es la forma informal en la que los brasileños intentan hablar español de forma improvisada. Sé que se llama así, no es correcto.
Conheço alguns autores uruguaios de língua portuguesa..e há pressão para que se oficialize o português por essas bandas, principalmente em Rivera e a Artigas.... Acredito que o Uruguai cuidará melhor da língua portuguesa que o Brasil....Com relação em olhar para o próprio umbigo, concordo parcialmente, pq o Brasil não dá valor aos países de língua portuguesa e muito menos aos seus vizinhos.. infelizmente, somos uma colônia americana e chinesa e importamos tudo que é porcaria..
Verdade, o Br só teve sua primeira Universidade em 1920, porém já em 1808 já tínhamos a faculdade de Medicina na Bahia, por influência do médico pernambucano Correia Picanço, e também a partir de 1827 foram fundadas as Faculdades de Direito em Recife e em Olinda. Sei que somos um país continental e isso é pouco, mas não podemos deixar de não levar isso em consideração.
Na verdade em 1912 foi fundada a primeira universidade, sendo a UFPR em Curitiba. Em 1913 a escola universitária do Amazonas se tornou Universidade sendo a segunda, e só pra frente veio a do Rio em 1920.
@@JGLRY Faculdades isoladas é diferente de universidade. Aliás a educação básica durante o império era renegada pelo governo, só havendo escolas primárias para uma minoria abastada economicamente.
Hoje, mais de duzentos anos depois, vemos que os Uruguaios estavam certos! Carregar literalmente alguns estados nas costas é um fardo enorme, do qual o Uruguai se livrou….
Kkkkkk, uruguay tem o pib mais de 2 vezes menor que o do RS, só tem o pib per capita maior pq tem menos gente que brasilia, e cada vez mais pessoas saem de la, para de der iludido 😂
@@ppgmelo infelizmente, o Uruguai fez a enorme cagada de durante 08 anos, colocar a esquerda no poder…Destruiu o país…Agora, o país está crescendo novamente….Conhecemos essa história…Hoje com a crescente escalada ditatorial, especialmente do judiciário, no Brasil é uma porta de saída…
O rio grande do sul quase seguiu o mesmo caminho! E seria a melhor escolha! O brasil é uma instituição que caminha, mas nao é saudavel! O sistema federativo nao garante liberdade aos estados! O pacto federativo limita o desenvolvimento, pois existe muita corrupção dentro daquilo que seria a solução para os estados deficitários! Estamos em um imenso titanic que precisa de reformas urgentes dentro da sua forma de fazer política! A educação tbm é algo que parece nao ter solução!
Brasil mantém a fronteira da amizade com o Uruguai, mas os Argentinos sentem uma angustia de não terem tomado o Uruguai, e porém até hoje uruguaios e argentinos tem rivalidade
A criação do estado uruguaio partiu de um acordo diplomático entre Brasil, Argentina e Inglaterra. Alguns chamam de “Estado tampão”, pois foi a solução encontrada para o conflito, que se arrastava desde do início da sua colonização pela Espanha e Portugal. Nesse caso, este território “não pertenceria” a nenhum dos dois países fronteiriços: Brasil e Argentina. Na época da sua independência, o Uruguai tinha apenas 70 mil habitantes e não havia sequer um movimento forte pela sua independência de ambos países. A BBC fez uma matéria sobre a criação do Uruguai. Vale a pena conferir. Segue link: th-cam.com/video/G70WI7iepUk/w-d-xo.htmlsi=lBckJl_Wzz5ePg15
Eu tinha lido em um livro e tambem foi questão de enem. Se o brasil tivesse fundado universidade antes de 1920 possivelmente o brasil seria dividido igual foi a América espanhola.
Foi o que Pernambuco tentou e deu errado, infelizmente. Os representantes dos demais estados principais, como Rio Grande do Norte, Bahia e Ceara não quiseram participar. Se fosse o contrario, hoje haveriam dois ou mais 3 paises falantes de português na America.
@@thenamelessman000 Agora não daria pra saber em detalhes se isso seria bom ou ruim, levando em conta que, falando especificamente do nordeste, a politica sempre foi domínio de âmbito familiar. Até hoje isso é um problema por aqui.(Sou do RN, aproposito.) e o que eu vejo é que, ao menos as Cidades, que conseguem eleger candidatos de fora dessas familias, tão melhor estruturadas ou se desenvolvendo, como foi o caso de Mossoró, que tava caindo aos pedaços até 2020 nas mãos da antiga Prefeita, que ja tinha historico longo de cargos politicos, e de repente deu um salto grande com o novo Prefeito, que é jovem e ta menos de 10 anos nesse meio.
Não acredito nisso. O Brasil não se dividiu porque o Rei de Portugal veio para cá e elevou o status brasileiro, durante as guerras napoleônicas. As colônias espanholas ficaram acéfalas porque o rei da Espanha foi substituído pelo irmão de Napoleão, que não foi aceito pelas colônias. Tendo cada uma das colônias iniciado o processo de independência separadamente e, devido isso o Brasil tb teve independência declarada tardiamente! E sim a América Latina só ficou independente por causa de Napoleão!
Não faz sentido; são países completamente diferentes, com industrializações e exportações completamente distintas. Por exemplo, o que a industrialização da Rússia tem a ver com a da Índia? O que a industrialização do Irã tem a ver com a industrialização do Brasil? Ou, pior ainda, enquanto a China está ampliando seu setor industrial, o Brasil está passando por um processo de desindustrialização.
Admiro cada dia mais o Uruguai. Invejável! A educação é a base! Aqui, seguiremos com o assistencialismo demagógico, para um povo com analfabetismo funcional, muitos sem entender até o que se pergunta. Temos auxílio até para permanecer na escola (na Bahia já existia e agora ganha espaço país). Pena não ter uma enésima bolsa, agora a que ilumine a vontade de estudar. Essa bolha apenas cresce e essa fatura não vai fechar!
Se eu pudesse sair já tinha saído, por que o Ladrao lula e seus cumpanheiros estão acabando como pais de maneira bem rápida, e não sei o que será de todos nós!
Mano parabéns pelo canal, conteúdo BRABISSIMO! Mas gostaria de fazer uma crítica construtiva, o seu microfone tá estourando um pouco em vários pontos do vídeo, tenta diminuir o ganho dele na hora de gravar, ou talvez até fazer um upgrade de microfone, um lapela da Sony por exemplo, é baratinho e vai deixar o canal ainda mais top!
O território do Brasil sempre foi comandado pelas elites portuguesas desde das capitanias hereditárias. Assim como nunca houve preocupação com a educação, e isso reflete no nivel cultural do nosso povo até hoje, não havia praticamente nenhum direito para a população. Apenas trabalhar para enriquecer os fazendeiros e morrer pobre, praticamente um sistema feudal. Para que universidades se os filhos dos ricos iam a Coimbra para estudar? Para que estudo para os pobres? Para que direito e educação ao povo negro, que praticamente construiu tudo no Brasil até o século 18? Ainda nao somos uma nação, ainda nao conqusitamos a independência plena, é necessário que o povo brasileiro entenda de uma vez por todas isso.
Agora, para cair mais ainda o nível intelectual da população de baixa renda, as escolas estão aprovando alunos compulsóriamente em massa, ainda que não saibam ler ou escrever. Chegou ao ponto de alunos chegarem ao oitavo ano sem saber ler. ISSO MESMO, oitavo ano do fundamental sem saber ler. Enquanto isso nas escolas particulares parece um país à parte com alto índice de aprendizagem. Dessa forma a diferença social tende a aumentar drasticamente nos próximos anos.
Comentário excelente. Eu sempre digo que o Brasil ainda vive no modo "Casa Grande e Senzala + Regime Escravocrata + Sistema Feudal". Inclusive, temos a mesma certeza que você, pois não somos um país, um povo, uma nação, uma pátria e não temos identidade nacional. Ainda somos uma colônia de exploração, inclusive, em condição pior, pois hoje somos explorados por vários países (Europa, EUA, China, etc).
@@Curiosidadesdeportugues Darcy Ribeiro já dizia: "Não existe crise na educação. Existe um projeto". Ele realmente já sabia o que estava acontecendo e estamos vendo o resultado.
Não se enganem. Sou gaucho e conheço bem o Uruguai. É um pais pobre sim. As cidades são sujas e decadentes. Montevideo por exemplo é imunda, e o interior é pior. Falta emprego. Tem mais uruguaios fora do uruguai do que dentro. Custo de vida EXTREMAMENTE alto...
AhahajJ talvez vc não conheca o interior do Brasil. Vc não conheca o norte e nordeste do Brasil. Talvez sua percepção de Brasil seja a do estado em que vc vive. De moto GERAL, Uruguai é muuuuuuuito melhor do que o Brasil.
muito equivocada a visao que alguns tem das perspectivas e potencial do Brasil. costumam avalia-lo como se o pais jamais pudesse desenvolver-se, ou se suas possibilidades relativas ja se houvessem esgotado, sendo que é um pais que tem apenas duzentos anos de independencia. Argentina que ja foi um pais desenvolvido, ha muitas decadas atras, retrocedeu e perdeu o rumo da historia, e com certeza, essa visao que lhe aplicam ao Brasil, tambem aplicariam a um pais como a coreia do sul, ate antes que o pais, com uma historia ja milenar de atraso, por fim conseguisse desenvolver-se a partir de meados da decada de 80 passada.
Podem passar mais 200 anos que o Brasil vai continuar a mesma porcaria que está. Isso não tem nada haver. Brasil sempre vai ser um lixo, enquanto continuar com esse povo é Cultura. O Brasil só melhora, se o país aos poucos sofrer uma forte imigração de povos asiáticos é Muçulmanos aí sim em algumas décadas o Brasil vai prosperar.
@@LeonardoRodriguez-ux4rc ficar com "raivinha" do seu pais porque seu "mito" nao foi reeleito nao é nada objetivo. vc é do tipo ignorante de gente que compara o Brasil com puros paises que, para se desenvolverem, tiveram muitos seculos para faze-lo, e que tinham independencia para isso. em se tratando de humanos, nunca diga "nunca" pois ate grandes imperios ja surgiram e dominaram por seculos ate que um dia desaparecessem e neles, uma maioria des pessoas, como vc, simplesmente pensavam que durariam para sempre. tudo muda neste universo e ate estrelas com bilhoes de anos de existencia encontram, um dia, seu fim.
Não compare esses países, pois são situações e povos distintos. O brasil jamais será um país desenvolvido algum dia. Não só ele, mas nenhum país latino-americano vai alcançar esse feito, basta ver Argentina que quase conseguiu, mas por um momento ruim que atravessou tudo desmoronou. O que aconteceu na Coréia, foi um regime que focou de forma massiva em industrialização e educação. Era um sistema pesado, beirando a crueldade, as pessoas trabalhavam de morrer(praticamente literal), era um modelo baseado em produtividade, então as pessoas trabalhavam muito para mante-la alta e receberem os incentivos do governo. Foi no Governo Park Chung-hee que isso aconteceu, se dando de 1961-1980. Apesar do regime difícil, o povo coreano sempre levou consigo o pensamento de ter um "amanhã melhor". Esse amanhã demorou, mas chegou...e atualmente eles são uma potência. Eles também tiveram bilhões de investimentos dos EUA, por sua localização estratégica, e isso deu uma contribuição também. O preguiço e adorador de migalhas povo latino americano, jamais aceitaria algo como os coreanos passaram, e mesmo que fosse imposto, o povo latino-americano não iria alcançar o sucesso que o povo coreano teve. As pessoas aqui atualmente, já acham que trabalham muito, e já acham que são exploradas, então é praticamente impossível. Argentina é um dos países com mais auxílios governamentais das américas, e não é um suporte para empresas crescerem como foi na Coréia, são migalhas dadas pelo governo, assim como na Venezuela que faliu, e assim também como no Nordeste brasileiro, e brasil de forma geral. E sem falar que a época de fazer isso que a Coréia fez já passou há muitos anos. Chegar e alcançar o nível que a Córeia tem hoje, partindo do nível que os países da américa latina tem é impossível, e isso fica ainda pior com a mentalidade de fracasso que os países daqui teem. Então os países daqui provavelmente serão escórias por muito tempo, beirando a eternidade.
@@edu9980 demasiado blablabla que nao justifca nada, porque ao longo do tempo podem ocorrer pontos de inflexoes que mudam tudo, assim afirmar que jamais algo poderia acontecer é o maior dos contrassensos. a coreia é um exemplo claro de algo que definiria sua ideia de beirar a eternidade quanto a possibilidade de se tornar desenvolvida ha alguns seculos ademais por que levou tanto tempo para implementar as mudanças que a desenvolveriam?
O Brasil teve sua primeira faculdade de medicina na Bahia em 1808, e de Direito no Recife e em São Paulo logo em seguida. Então, parece equivocado dizer que só em 1920 o BR teve sua primeira universidade.
Abandonar o Brasil, sempre vai ser a melhor opção pra qualquer estado, óbviamente… pois somos colônias, não temos autonomia, além de mandarmos dinheiro pra um lugar que apenas nos tira dinheiro e não produz nada.
Hoje, o RS já é muito mais desenvolvido do que o brazil e também mais desenvolvido que o Uruguay... se não perdesse bilhões pra brasília todos os meses seria mais desenvolvido ainda.
@@casequinha calma mlk... eu sei que tua esposa tá sendo torada agora por 2 gaúchos e que por conta disso vc tem raiva do RS, mas minha questão é sobre outra coisa... não perguntei de "o sul é meu país", também não perguntei de SC e nem nada do tipo.
Quanta ignorância. Naquele tempo, sequer havia essa divisão regional no Brasil. Aliás, o Brasil não "sustenta" o Nordeste. Essa visão deturpada parte de um tipo de gente que não estuda e não conhece um mínimo da história do próprio País.
@@geopoliticadeboteco-gs5zs SP não sustenta o sul coisa nenhuma. Na verdade SP perde dinheiro pra União, mas tem vantagens com o brasil, o Sul só tem prejuízo.
O PIB do Rio Grande do Sul é o dobro do Uruguai. O PIB per capita do Uruguai é maior porque a população esta diminuindo. Povo esta saindo do Uruguai. PIB per capita do RS é um pouco menor que do Uruguai.
pois é, levantou a bola do uruguai no video, parecendo que cresceu por nao estar no brasil, quanto, poderia talvez ser ainda maior se tivesse se mantido no Brasil.
@@brunorobertbellise manter no Brasil pra quê? Aqui Estados que geram riqueza sustentam outros que não tem boa produção o Uruguai sendo a Cisplatina brasileira provavelmente seria boa produtora de arroz soja frutas como uva, pêra,pêssego no Uruguai neva em alguns pontos sendo território brasileiro teria até o turismo melhorado a Cisplatina séria um território a duelar com Santa Catarina por exemplo mas esse sistema de capitalização e distribuição do PIB dos Estados não beneficia muito os estados mais produtores.
@@realista7789 rapaz não sei oq é qualidade de vida pra vcs mas se q começa pelo básico q seria moradia, combustíveis e alimentos ,,, eu vou seguido pro Uruguai e cada dia as coisas lá começam a ficar duras e no futuro não sei como eles vão arcar com isso... alimentação e lazer é o básico se tiver preços astronômicos já era vai ficar difícil pro povo mediano só a elite terá uma vida boa😑
Ė por isso que eu sou a favor da separação do interior paulista do Brasil. Vejam bem , eu não defendo a autonomia de TODO o estado de São Paulo, mas unicamente o interior , que se fosse um estado , seria talvez o mais rico do Brasil, e em muitas coisas é uma das regiões mais desenvolvidas do país.
Se o Uruguai ainda pertencesse ao Brasil, provavelmente seria mais um Estado largado pela União. Eu sempre disse isto: o Brasil só dará certo quando for dividido em 3 ou 4 países. O Sul seria um país, RJ e SP outro país, o Centro-Oeste outro país(seria riquíssimo com a agropecuária) e por aí vai. "Ah mas os EUA é gigante e é uma potência". Mas não estou falando dos EUA, estou falando do Brasil e os problemas dele. Aliás, os EUA é uma potência muito pela autonomia enorme dos Estados lá.
A taxa de analfabetismo diminui no Brasil, de 6,1% para 5,6% em 2022. Claro, ainda existem pessoas analfabetas, mas as políticas públicas e a conscientização das populações mais jovens, essa taxa vem diminuindo com os anos.
@@abrahaomatos sim, analfabetismo crônico no Brasil, tinha antes do século passado, depois, deu uma diminuída considerável, só que esse legado de séculos atrás deixou marcas realmente.
agora temos analfabetos funcionais, sabem ler, mas não sabem interpretar, então basicamente continuamos com um numero absurdo de analfabetos, mas pelos numeros está tudo maravilhoso, assim como a política quer, quanto mais gente formada sem conhecimento verdadeiro melhor
Abandonar o Brasil é a melhor decisão para qualquer pessoa kkkkk. Rindo de desespero mesmo, é até triste assistir esses vídeos, mas da pra entendermos muitas coisas que ocorre atualmente, e vão continuar por muito tempo
@@livesdowall uruguai, peru, bolivia, equador, colombiam pqpq, são poderosíssimos né. ricos, influentes, tem um potencial gigantesco. O Brasil é quue nao tem. Para de falar bosta, mlk
@@4s4lf4 O Imbecil não sabe a diferença de PPP e PIB Nominal. O Brasil estatisticamente é um país rico devido a quantidade de pessoas nele (+200Mi), porém, a renda média por habitante e poder de compra não equivale a esse montante, prova disso é governo que nunca entrega a necessidade básica de cada cidadão e a disparidade de desigualdade no país. Coisa muito menos frequente no Uruguai e Chile por exemplo. Burro.
Não é verdade que foi uma boa escolha a separação do Uruguai. Hoje o Uruguai é um dos países mais caros da América por causa da baixa conexão às cadeias de comércio internacional. Além disso a economia é totalmente voltada a pecuária, que fez do país um grande vazio populacional.
O Uruguai não abandonou o Brasil,essa decisão foi ordenada pela potência da época a Inglaterra para desnexar do Uruguai que fi ou conhecida como república cisplatina do Brasil,essa colocação tá totalmente errada era de interesse da Inglaterra o Uruguai como nação soberana.
Uma observação que eu queria fazer embora não tenha relação com a economia é sobre o idioma do Uruguai que caso pertence se ao Brasil seria o português igual as Filipinas que no início do século XIX ainda falava espanhol e hoje fala inglês, mas não seria uma mudança brusca mas pôr meio de um processo de mais de 50 anos pôr meio do ensino do português uso em documentos placas jornais etc
O fato de continuar fazendo parte do Brasil não traria tanta diferença, pois Santa Catarina, por exemplo, tem idh maior que o deles, menor taxa de pobreza e maior industrialização.
O RS também tem maior IDH, menor taxa de pobreza e maior industrialização mas se RS e SC caíssem fora do brasil (como o Uruguay) seriam mais ricos ainda, óbvio que faria muita diferença.
Bom , mais se a cisplatina não ganhasse independência, talvez teria durado mais o 1° reinado ,não tendo o periodo regêncial e talvez até não acontecece o golpe para transformar em republica , pois teriam mais dinheiro para pagar os senhores de engenho , se acontecer isso a história ficaria bem "imprevisível" mudando muito e afetando muito dos seus pontos.
Brasil ganharia influência e soberania do único e o maior rio da região economicamente falando, o qual a Espanha e Portugal vivia lutando, a história do Brasil com toda certeza seria diferente
@@realista7789 Mais conseguiria? Se o Brasil ficasse forte iria impor a sua cultura lentamente e suprimiria as revoltas, alem de se defender caso houvesse um ataque argentino.
Se o Uruguai fizesse parte do Brasil certamente seria bilíngue ou o espanhol teria desaparecido. A população seria o dobro devido a migração interna. O desenvolvimento talvez fosse menor devido ao sistema de partilha dos recursos existente, onde muitas vezes um estado manda mais recursos do que recebe da União. O Uruguai só conseguiu se separar do Brasil porque a população não tinha identificação com o restante do país, o exército imperial ainda era fraco e muitos dos soldados não queria pelear nessa guerra. A verdade é que a Argentina também saiu perdendo porque estava de "olho gordo" na Cisplatina.
Infelizmente não dá pra elogiar nenhum país da América do Sul. Aqui a corrupção reina e impede os países de serem potências. Exemplo do Brasil que se quisesse, seria tranquilamente a maior potência do mundo ao lado dos americanos.
Os Estados Unidos não querem que os países da América do Sul se desenvolvam. Eles ficam contaminando a América Latina inteira com drogas,movimentos estúpidos,ideologias nojentas e outras porcarias junto com os europeus.
O Uruguai e um país mais próspero porque e sozinho, não precisa ficar ajudando a sustentar o resto do país , coisa que estados do sul e do sudeste precisam fazer através do pacto federativo. Pois outras regiões a população não sabe votar aí fica totalmente dependente do estado e nas mãos do governo.
O sul e sudeste do Brasil são quem pagam a maior parte dos impostos e adivinha para onde esses impostos vão?isso mesmo tudo para o nordeste para msol e traficantes
Uruguai é um país provinciano, muito pequeno, com uma população de apenas 3 milhões de habitantes e tem o privilégio de estar localizado entre as duas maiores potência da América do Sul. Então é óbvio que é muito mais fácil pro Uruguai ter indicares melhor que o Brasil, que tem uma população gigante e complexa.
Por isso mesmo seria melhor que o Brasil nem existisse, que fosse uma série de países, uns mais prósperos e outros menos, mas todos mais fáceis de lidar e de melhorar os indicadores sociais. o BR está séculos sendo a mesmo coisa, norte pobre e sul menos pobre, nada muda...
@@MarcosLeal360 e será assim, no futuro, o Brasil nunca deu certo e cada vez estamos mais regionalistas, a bolha do Sul do Brasil vai acabar estourando, assim como a bolha do Nordeste, Amazônia... basta ver aqui os comentários, o futuro não pertence ao Brasil, graças a Deus.
No tempo do vídeo "2:19", vale ressaltar, que houve uma migração financeira da elite Argentina para o Uruguai, no final do ano de 2019, tendo em vista que o congresso argentino aprovou na surdina, o congelamento das aplicações financeiras. Como sempre a elite fica sabendo com antecedência, muitos pediram "asilo" no Uruguai, transferindo seus bens monetários para os bancos uruguaios. Sendo que logo após, a Argentina deu início a uma das piores crises financeiras da sua história, em que o exército precisou ir às ruas para alimentar grande parte da população. Era terrível ver pessoas com doutorados, procurando lixo nas ruas Argentinas.
o PIB do Rio Grande do Sul é infinitamente maior que o uruguaio, RS: U$116 bilhões // Uruguai: U$ 59,32 bilhões O uruguai é um país quase sem habitantes só 3 milhões, o RS tem 12 milhões, obviamente as estatísticas de violência serão maiores, que comparação mais estúpida. Um dado que ninguém fala do Uruguai é que ele é o país com as maiores taxas de suicídio da América. O sistema educativo é ultrapassado, é um país sem tecnologia, sem estrutura, com grande taxas de abusos sexuais, drogas, toda propaganda é saudosista, o uruguai não tem a glória que talvez tenha tido em algum período no passado.
A liberação das drogas piorou mais ainda a situação do Uruguai. Em Montevidéu é comum ver seringas usadas em calçadas, por exemplo. Aqui no Brasil, muito se é feito propaganda a favor das drogas usando uma superpotência como exemplo: EUA - no entanto a desigualdade do Brasil é tão extrema quanto a Índia e ainda não somos um país preparado para isso, até porque não resolvemos nem problemas básicos relacionados a saúde, educação e segurança
Autogoverno é sempre o melhor caminho. É isso que os críticos da autonomia dos estados fingem não entender, unidades federativas fortemente autônomas, mas ainda unidas ao grande mercado nacional, é o melhor dos mundos.
@@LeonardoTL pela sua foto de perfil, deduzo que é monarquista, eu também, porém no governo atual Pt/República se as coisas continuarem assim, o Sul precisa se separar, chega de ficar sustentando outros estados pobres. Uma solução viável para isso somente seria restaurar a Monarquia.
Quando eu estava na faculdade, entre 2008 e 2013, o Uruguai tinha PIB per capta menor que o do Brasil. Tu não precisa ir tão longe pra saber o que aconteceu
Iriam fazer só a obrigação deles, ou vcs se esquecem que o nosso país começou a se construído pelo nordeste? Que graças ao nordeste o sul e sudeste e industrializado? Seja pela cana pelo boom da cana de açúcar, pelo polo tecnológico, pela nossa primeira capital, além que nossa mão de obra construiu a maior cidade do país, antes de querer desmerecer nossa região, lembre-se que vcs devem ter alguém da família com o sangue do povo daqui tbm, e hoje somos pobres por que Toda a riqueza que era gerada aqui ia toda pra investimento na região de vcs, e hoje pagamos o preço alto
Interesante el contenido. También los comentarios, veo que en Brasil hay desde separatistas de teclado hasta imperialistas expansionistas, también de teclado (por suerte). Variadito, variadito. Saludos desde Uruguay. 😉
As pessoas sonham né. quando o pais é minusculo é logico que os numeros serão melhores. acho que o que o Brasil poderia fazer é dar total autonomia para seus estados, descentralizando a economia de cada um, isso faria com que cada estado brasileiro fosse um pequeno pais, isso faria o brasil mais rico , podemos dizer assim, porem traria certa desigualdade a estados mais pobres que são ajudados pelos estados mais ricos. por isso que o Brasil não aparece como uma grande economia, mas na verdade ele é muito maior, só que ele doa para os estados menos favorecidos para que todos tenham uma igualdade, dai se você se separa do brasil a riqueza que vc fizer no territorio sera só desse territorio, e como o territorio é menor, é mais facil de controlar gastos, tudo é mais facil, pois uma casa grande é mais dificil de arrumar que uma casa pequena, mas separação não é legal porque isso faz o pais ser fraco , então acredito que manter o tamanho gigante do territorio brasileiro ms dar maior autonomia financeira aos estados é algo bom
Seu conteúdo e razoável. Mais tenho uma visão somente equivalente a voce na parte econômica. Esse territoriosinho é muito pequeno territórios pequenos são mais fáceis de administrar. No quesito econômico NESTE MOMENTO ESTA BEM MAIS NEM SEMPRE E ASSIM! Qual a representatividade desse NANICO?A Argentina ate pode estar em crise mais e infinitamente superior! Por isso vejo com parcimônia suas colocações!
Portanto: 1822 Brasil declara independência; 1883 Paraguai funda a primeira universidade; 1920 Brasil funda a primeira universidade. Mas a culpa do atraso universitário brasileiro é de Portugal (minuto 05:04) ?! E depois, basta ler os comentários aqui em baixo, para ver que afinal houve universidades muito antes. Espero que autor deste vídeo tenha mais conhecimento e honestidade na sua área financeira do que na histórica, por aqui vê-se que gosta de culpar os outros por defeitos próprios
Eu acho engraçado que todo mundo hispânico americanos tem inveja do Brasil, são um país reconhecido mundialmente com empresas poderosas como Embraer, Petrobras, Marcopolo, Weg, o Brasil tem um grande peso geopolítico mundial, consegue influenciar varias nações mesmo com seus problemas e carência isso não são motivo para desmerecer o país onde vivem
@alantabordaalves2299 Respeito é bom. Estude pra poder opinar sobre assuntos de que não domina. ANÃO DIPLOMÁTICO foi uma expressão dada pelo embaixador de Israel ao Brasil anos atrás.
@@jrraa isso foi uma crítica quando Brasil retirou sua embaixada de Israel em 2014 por causa da Guerra em gaza eles sentira isso, “Esta é uma infeliz demonstração de por que o Brasil, um gigante econômico e cultural, continua sendo um anão diplomático”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Yigal Palmor
@@jrraa o comentário “anão” de Israel são desprezados por analistas internacional Chamar o Brasil de anão foi um exagero da parte de Israel, mas na verdade, o Brasil não é um peso pesado diplomático e é excessivamente discreto em sua política externa, Brasília não sabe se posicionar preferem sempre ficar em cima do muro tentando agradar os 2 lados
Por que Portugal não permitiu a criaçãode universidade em sua colônia? Diante de um pedido para criar uma escola de medicina em MG, no século XVIII a resposta da corte foi: agora pedem uma faculdade de medicina, daqui a pouco vão pedir uma faculdade de direito e, em seguida, vão querer a independência". O fracasso da educação no Brasil, não é um fracasso. É um projeto que dura 500 anos.
O Rio Grande do Sul e Santa Catarina também tentaram se tornar independentes. Como gaucho sempre tive curiosidade sobre como o RS estária se fosse independente.
Comparem o sul com o Uruguai, o Rio grande do Sul que tem um território parecido, porém tem uma população maior e mesmo assim tem um pib per capita por pouco maior que o Uruguai, além de ter um pib muito maior que o mesmo, Santa Catarina que é o estado mais pobre do sul tem 6X o pib do Uruguai, vocês ficam querendo se pagar de domínio do pintor austríaco, noca Sibéria e os caralho a quatro, mais sem o bostil vocês seriam apenas um Paraguai um pouco melhor
PIB per capita do Uruguai em 2021 é 17k dólares. SC em 2021 é 12k dólares. diferença é que SC é muito maior em população que uruguai, mais que o dobro. então não acredito que sendo parte do Brasil, o uruguai estaria numa situação muito píor que está atualmente, pode ser um pouco pior, mas nada absurdo. só mostra que o Sul do Brasil poderia evoluir mais, caso fosse independente e não ligado ao Bostil.
Clique no Link para aproveitar a promoção de ano novo da Babbel e ganhar 60% de desconto na sua assinatura
go.babbel.com/t?bsc=1200m60-br-youtube-capitalfinanceiro-jan-2024-promo&btp=default&TH-cam&Influencer..Jan-2024..TATAM..newyearspromo&bclid={{creator_id}}
Fala capital! Vc acha que eu sou uma put4 sem vergonha?
Será que rola um vídeo a respeito do português uruguaio, falado por 15% pelos uruguaios ?
Que título mais sem noção, como coisa que foi opção do Uruguai ser independente do Brasil, a Cisplatina tava destinada a ser uma província brasileira ou ser parte da Argentina, a mediação inglesa fez surgir um estado tampão..
Hace 200 años q uruguay es independiente ,siempre bienvenidos hermanos brasileros🇺🇾❤️🇧🇷
Pequeno fato extra
parte da intenção argentina ao apoiar a independência do Uruguai estava relacionada à expectativa de que o país recém-independente se uniria à Argentina.
So que não kkkkkkk
@@carlosdavila7082
A ideia de que a Argentina apoiou a independência do Uruguai com a expectativa de uma eventual união baseia-se em considerações históricas e geopolíticas da época. Durante o século XIX, os países da América Latina estavam em processo de independência, e as relações entre as nações recém-criadas eram complexas. A Argentina via o Uruguai como uma extensão natural de sua influência regional e buscava consolidar uma esfera de influência na região do Rio da Prata. Entretanto, a busca do Uruguai por autonomia neutralidade contribuiu para a eventual divergência de interesses entre os dois países, e utilização do Uruguai como estado tampão natural de qualquer divergência entre Brasil e Argentina,
Então sim e natural considerar a possibilidade do fato de que parte do embasamento Argentino em apoio a revoltar foi por uma possível ideia de controle da região seja direta ou indiretamente.
Sei não hein. Eu acho que eles queriam mais é se separar do Brasil mesmo, pois só fato do idioma ser diferente já os torna com cultura difente a do Brasil
@@realista7789 o Uruguai já tinha motivos sim de se separar do Brasil eu apenas afirmei um dos fatos que levou a Argentina ao apoio do Uruguai
@@Astroo217 ok
Realmente, o Uruguai é um exemplo para a América do Sul.
Um país moderno civilizado, com excelente padrão de vida... Parabéns aos cidadãos deste país maravilhoso, que as bênçãos dos céus se façam sempre presentes sobre esta nação!.
Não importa onde. A qualidade das pessoas é que faz a diferença.
Sugestão
Como o Chile se tornou o primeiro país latino-americano a se industrializar
Boa sugestão
@@thenamelessman000 obrigado
🚁
@@rbercos isso é uma referência aqueles jogadores uruguaios que cairam na cordilheira dos Andes?
Up
Morei em Bagé na fronteira dos pampas com o Uruguai e posso dizer que os uruguaios são muitos amigos nossos. Nós aqui do RS não temos inimizade nenhuma com os uruguaios, muito pelo contrário. Ah e antes que me esqueça, sou gremista e nossa alma castelhana já diz tudo.
sim, eles parecem ser gente boa, só não sei como devo ver os nossos outros vizinhos a Oeste.
@@maximilianolimamoreira5002quais são os vizinhos do oeste?😅 Desculpa a pergunta
@@lusobrasileira786 Argentinos
@@maximilianolimamoreira5002 ata 😅 esses são lixos!
@@lusobrasileira786 me lembro que no ano passado, eu tava a fim de pegar uma portenha
Só faltou mencionar que a faculdade mais antiga do Brasil é a de Direito, em Recife, fundada em 1827. E isso nada tem a ver com analfabetismo, ninguém vai pra universidade ou faculdade pra aprender a ler ou escrever.
Mas a UFPR(Paraná) é de 1812. Há muito desencontro de informação na real. O Google coloca como a do RJ de 1820...
A universidade influencia na redução do analfabetismo, quem forma os professores que alfabetizarão os alunos ?
@@josiassoares2825 uma depende da outra. Não existe nível superior sem a básica, mas sim o contrário.
@@GuilhermeDlugossPan-xy1qqno Brasil se criavam varias escolas, escola de direito, medicina, guerra(engenharia), filosofia . Com passar do tempo essas escolas vão se unindo e tornando se universidades com vários cursos. Por isso essas datas são tão estranhas.
Cara eu acho q já tinha curso de nível superior antes. A faculdade de Medicina da Bahia foi fundada em 1808, com a chegada da Coroa Portuguesa. E foram criados cursos no Rio de Janeiro tb no mesmo ano.
Conheci o Uruguai , País culto e próspero!
Agora comente sobre o português uruguaio, falado por 15% pelos uruguaios como língua materna. O DPU, Dialetos Portugueses do Uruguai, língua fortemente influenciado pelo espanhol rioplatense e pelo português brasileiro é falado de forma extra oficial.
Comento, pq moro na fronteira, e um dialeto, não idioma, e como o catalão
@@gerardopereiraiglesias4253 catalão é um idioma, e o português uruguaio é um dialeto do português brasileiro. Eu pedi pro capital financeiro comentar fazendo um vídeo a respeito..
@@pauloroberto8324 se llama portunhol, es hablado en la frontera, solamente, ni vos, ni estos tipos, tienen idea, de la frontera de tu país, no mucho menos de Uruguay, pq Brasil, es un país que mira, olha só para o seu ombigo, e engraçado que sabe o porco de estrelas, si nunca olhou pro ceu
@@gerardopereiraiglesias4253 Es DPU, Dialectos Portugueses de Uruguay.. Hay artículos sobre esto.... el portuñhol es la forma informal en la que los brasileños intentan hablar español de forma improvisada. Sé que se llama así, no es correcto.
Conheço alguns autores uruguaios de língua portuguesa..e há pressão para que se oficialize o português por essas bandas, principalmente em Rivera e a Artigas.... Acredito que o Uruguai cuidará melhor da língua portuguesa que o Brasil....Com relação em olhar para o próprio umbigo, concordo parcialmente, pq o Brasil não dá valor aos países de língua portuguesa e muito menos aos seus vizinhos.. infelizmente, somos uma colônia americana e chinesa e importamos tudo que é porcaria..
Verdade, o Br só teve sua primeira Universidade em 1920, porém já em 1808 já tínhamos a faculdade de Medicina na Bahia, por influência do médico pernambucano Correia Picanço, e também a partir de 1827 foram fundadas as Faculdades de Direito em Recife e em Olinda. Sei que somos um país continental e isso é pouco, mas não podemos deixar de não levar isso em consideração.
Na verdade em 1912 foi fundada a primeira universidade, sendo a UFPR em Curitiba. Em 1913 a escola universitária do Amazonas se tornou Universidade sendo a segunda, e só pra frente veio a do Rio em 1920.
@@JGLRY Faculdades isoladas é diferente de universidade. Aliás a educação básica durante o império era renegada pelo governo, só havendo escolas primárias para uma minoria abastada economicamente.
@@JohnnyHavilla sim, tanto que a taxa de analfabetismo no primeiro censo demográfico Brasileiro, era bem alto.
@@maximilianolimamoreira5002 Kkkkkk. Conta a do papagaio
@@JohnnyHavilla não entendi isso, tu tá sendo irônico, ou acha que eu tõ falando besteira?
Hoje, mais de duzentos anos depois, vemos que os Uruguaios estavam certos! Carregar literalmente alguns estados nas costas é um fardo enorme, do qual o Uruguai se livrou….
Bem lembrado 😂
Quais estados ? De nome aos burros
Podia ter o que quisesse, mas a centralização hoje representada por Brasília é o que torna o país tão desigual.
Kkkkkk, uruguay tem o pib mais de 2 vezes menor que o do RS, só tem o pib per capita maior pq tem menos gente que brasilia, e cada vez mais pessoas saem de la, para de der iludido 😂
@@ppgmelo infelizmente, o Uruguai fez a enorme cagada de durante 08 anos, colocar a esquerda no poder…Destruiu o país…Agora, o país está crescendo novamente….Conhecemos essa história…Hoje com a crescente escalada ditatorial, especialmente do judiciário, no Brasil é uma porta de saída…
O rio grande do sul quase seguiu o mesmo caminho! E seria a melhor escolha! O brasil é uma instituição que caminha, mas nao é saudavel! O sistema federativo nao garante liberdade aos estados! O pacto federativo limita o desenvolvimento, pois existe muita corrupção dentro daquilo que seria a solução para os estados deficitários! Estamos em um imenso titanic que precisa de reformas urgentes dentro da sua forma de fazer política! A educação tbm é algo que parece nao ter solução!
Meu ovo pra vocês separatistas
Brasil mantém a fronteira da amizade com o Uruguai, mas os Argentinos sentem uma angustia de não terem tomado o Uruguai, e porém até hoje uruguaios e argentinos tem rivalidade
Uruguai é um acordo de paz entre Brasil e Argentina, uma zona tampão
Chileno tbm odeia Argentino 😂😂😂
Bom que deu certo para eles que ganharam uma nação mais evoluída que os seus vizinhos.
@@caxiasinvicto cara todo mundo quer paz para negociar e ser feliz. As rivalidades acabam quando o dinheiro começa a entrar no bolso
Ainda bem que o Uruguai não faz parte da Argentina kkkkkkkk
Vídeo relevante, parabéns!
👍🏼👏🏼👏🏼👏🏼
PARA O URUGUAI FOI MUITO BOM SE LIVRAR DO BRASIL.
O BRASIL E O PARAISO DOS POLÍTICOS CORRUPTOS.
Na época era Brasil Império Recém independente, o motivo foi mais cultural que político.
Kkkkkk, é que lá não tem paraíso fiscal né... Kkkkk
É Verdade amigo ... Você Falou Tudo
" Me aponte algum lugar do mundo onde a Corrupção não exista "
Adorei! Como aprendi com o seu vídeo... Obrigado. Abraço.
A criação do estado uruguaio partiu de um acordo diplomático entre Brasil, Argentina e Inglaterra. Alguns chamam de “Estado tampão”, pois foi a solução encontrada para o conflito, que se arrastava desde do início da sua colonização pela Espanha e Portugal. Nesse caso, este território “não pertenceria” a nenhum dos dois países fronteiriços: Brasil e Argentina. Na época da sua independência, o Uruguai tinha apenas 70 mil habitantes e não havia sequer um movimento forte pela sua independência de ambos países. A BBC fez uma matéria sobre a criação do Uruguai. Vale a pena conferir. Segue link: th-cam.com/video/G70WI7iepUk/w-d-xo.htmlsi=lBckJl_Wzz5ePg15
Deveriam ter dividido o Uruguai em duas partes, metade para o Brasil e metade para a Argentina e aí ñ teria guerra
@@gargonsancteori O melhor a se fazer foi dar independência ao povo, como o tempo comprovou.
@@gargonsancteori Ainda bem que isso não aconteceu.
Eu tinha lido em um livro e tambem foi questão de enem.
Se o brasil tivesse fundado universidade antes de 1920 possivelmente o brasil seria dividido igual foi a América espanhola.
Concerteza, e teria o foco de separação no nordeste
Foi o que Pernambuco tentou e deu errado, infelizmente. Os representantes dos demais estados principais, como Rio Grande do Norte, Bahia e Ceara não quiseram participar.
Se fosse o contrario, hoje haveriam dois ou mais 3 paises falantes de português na America.
@@NierH7 verdade. Na questão de 3 países, poderia só existir uma só união, ou seja, todo o nordeste independente
@@thenamelessman000 Agora não daria pra saber em detalhes se isso seria bom ou ruim, levando em conta que, falando especificamente do nordeste, a politica sempre foi domínio de âmbito familiar. Até hoje isso é um problema por aqui.(Sou do RN, aproposito.) e o que eu vejo é que, ao menos as Cidades, que conseguem eleger candidatos de fora dessas familias, tão melhor estruturadas ou se desenvolvendo, como foi o caso de Mossoró, que tava caindo aos pedaços até 2020 nas mãos da antiga Prefeita, que ja tinha historico longo de cargos politicos, e de repente deu um salto grande com o novo Prefeito, que é jovem e ta menos de 10 anos nesse meio.
Não acredito nisso. O Brasil não se dividiu porque o Rei de Portugal veio para cá e elevou o status brasileiro, durante as guerras napoleônicas. As colônias espanholas ficaram acéfalas porque o rei da Espanha foi substituído pelo irmão de Napoleão, que não foi aceito pelas colônias. Tendo cada uma das colônias iniciado o processo de independência separadamente e, devido isso o Brasil tb teve independência declarada tardiamente! E sim a América Latina só ficou independente por causa de Napoleão!
Sugestão:
Industrialização e desenvolvimento dos BRICS e outros países do mesmo nível.
Ninguém liga pra esse amontoado de países ditatoriais e phodidos.
Não faz sentido; são países completamente diferentes, com industrializações e exportações completamente distintas. Por exemplo, o que a industrialização da Rússia tem a ver com a da Índia? O que a industrialização do Irã tem a ver com a industrialização do Brasil? Ou, pior ainda, enquanto a China está ampliando seu setor industrial, o Brasil está passando por um processo de desindustrialização.
Excelente vídeo, parabéns pelo trabalho!
¡Brutal video mi pana, saludos desde 🇻🇪!
Parabéns pelo seu trabalho, sempre salvo seus vídeos 👏🏻👏🏻
Admiro cada dia mais o Uruguai. Invejável! A educação é a base! Aqui, seguiremos com o assistencialismo demagógico, para um povo com analfabetismo funcional, muitos sem entender até o que se pergunta. Temos auxílio até para permanecer na escola (na Bahia já existia e agora ganha espaço país). Pena não ter uma enésima bolsa, agora a que ilumine a vontade de estudar. Essa bolha apenas cresce e essa fatura não vai fechar!
Parabéns pelo trabalho.
Soca fofo.
Adoro seus vídeos parabéns
Cara parabéns pelo trabalho, sou fã de teu canal.
Eu amo esse canal!❤
Abandonar o Brasil é a melhor decisão para todo mundo
😂
A gente só não abandona pq não tem condição
Se eu pudesse sair já tinha saído, por que o Ladrao lula e seus cumpanheiros estão acabando como pais de maneira bem rápida, e não sei o que será de todos nós!
Vai embora então, Vai achando que tu vai viver oque quer lá fora, quando sentir falta nem pense em voltar.
Aqui só é ruim pela política msm, se não fosse isso era outro nível.
Mano parabéns pelo canal, conteúdo BRABISSIMO! Mas gostaria de fazer uma crítica construtiva, o seu microfone tá estourando um pouco em vários pontos do vídeo, tenta diminuir o ganho dele na hora de gravar, ou talvez até fazer um upgrade de microfone, um lapela da Sony por exemplo, é baratinho e vai deixar o canal ainda mais top!
Show! Excelente Vídeo!! Parabéns!!!
*💚MUDA BRASIL, DEUS ACIMA DE TODOS!!!💛* SP/ Capital - 12/05/2024
O Uruguai deu muita sorte de se livrar da Zica do Pântano que é o Brasil
sou seu fã cara. muito bom seus conteúdos
Canal vira-lata.
O território do Brasil sempre foi comandado pelas elites portuguesas desde das capitanias hereditárias. Assim como nunca houve preocupação com a educação, e isso reflete no nivel cultural do nosso povo até hoje, não havia praticamente nenhum direito para a população. Apenas trabalhar para enriquecer os fazendeiros e morrer pobre, praticamente um sistema feudal. Para que universidades se os filhos dos ricos iam a Coimbra para estudar? Para que estudo para os pobres? Para que direito e educação ao povo negro, que praticamente construiu tudo no Brasil até o século 18? Ainda nao somos uma nação, ainda nao conqusitamos a independência plena, é necessário que o povo brasileiro entenda de uma vez por todas isso.
Seriam minhas essas palavras. Muito coerente!
Agora, para cair mais ainda o nível intelectual da população de baixa renda, as escolas estão aprovando alunos compulsóriamente em massa, ainda que não saibam ler ou escrever. Chegou ao ponto de alunos chegarem ao oitavo ano sem saber ler. ISSO MESMO, oitavo ano do fundamental sem saber ler. Enquanto isso nas escolas particulares parece um país à parte com alto índice de aprendizagem. Dessa forma a diferença social tende a aumentar drasticamente nos próximos anos.
Comentário excelente. Eu sempre digo que o Brasil ainda vive no modo "Casa Grande e Senzala + Regime Escravocrata + Sistema Feudal". Inclusive, temos a mesma certeza que você, pois não somos um país, um povo, uma nação, uma pátria e não temos identidade nacional. Ainda somos uma colônia de exploração, inclusive, em condição pior, pois hoje somos explorados por vários países (Europa, EUA, China, etc).
@@Curiosidadesdeportugues Darcy Ribeiro já dizia: "Não existe crise na educação. Existe um projeto". Ele realmente já sabia o que estava acontecendo e estamos vendo o resultado.
Não se enganem. Sou gaucho e conheço bem o Uruguai. É um pais pobre sim. As cidades são sujas e decadentes. Montevideo por exemplo é imunda, e o interior é pior. Falta emprego. Tem mais uruguaios fora do uruguai do que dentro. Custo de vida EXTREMAMENTE alto...
AhahajJ talvez vc não conheca o interior do Brasil. Vc não conheca o norte e nordeste do Brasil. Talvez sua percepção de Brasil seja a do estado em que vc vive. De moto GERAL, Uruguai é muuuuuuuito melhor do que o Brasil.
@@gabrieldesousa8034 obviamente é superior ao norte/nordeste. Mas pra isso não precisa de muito né
Vc.deveria conhcer as cappitais do nordeste. Ha muitos bairros ricos aqui tambem. @@JoaoBoscoBadenhorst
então passeia pelo RS . estás precisando conhecer Alvorada e Viamão.
@@luiscarlosguimaraeslima6648 em Montevideo e área metropolitana tem zonas exatamente desse nível. Até pior.
muito equivocada a visao que alguns tem das perspectivas e potencial do Brasil. costumam avalia-lo como se o pais jamais pudesse desenvolver-se, ou se suas possibilidades relativas ja se houvessem esgotado, sendo que é um pais que tem apenas duzentos anos de independencia. Argentina que ja foi um pais desenvolvido, ha muitas decadas atras, retrocedeu e perdeu o rumo da historia, e com certeza, essa visao que lhe aplicam ao Brasil, tambem aplicariam a um pais como a coreia do sul, ate antes que o pais, com uma historia ja milenar de atraso, por fim conseguisse desenvolver-se a partir de meados da decada de 80 passada.
Podem passar mais 200 anos que o Brasil vai continuar a mesma porcaria que está. Isso não tem nada haver. Brasil sempre vai ser um lixo, enquanto continuar com esse povo é Cultura. O Brasil só melhora, se o país aos poucos sofrer uma forte imigração de povos asiáticos é Muçulmanos aí sim em algumas décadas o Brasil vai prosperar.
@@LeonardoRodriguez-ux4rc ficar com "raivinha" do seu pais porque seu "mito" nao foi reeleito nao é nada objetivo. vc é do tipo ignorante de gente que compara o Brasil com puros paises que, para se desenvolverem, tiveram muitos seculos para faze-lo, e que tinham independencia para isso. em se tratando de humanos, nunca diga "nunca" pois ate grandes imperios ja surgiram e dominaram por seculos ate que um dia desaparecessem e neles, uma maioria des pessoas, como vc, simplesmente pensavam que durariam para sempre. tudo muda neste universo e ate estrelas com bilhoes de anos de existencia encontram, um dia, seu fim.
O problema é o povo brasileiro mesmo.
O caráter está corrompido. E isso não dá pra consertar.
Não compare esses países, pois são situações e povos distintos. O brasil jamais será um país desenvolvido algum dia. Não só ele, mas nenhum país latino-americano vai alcançar esse feito, basta ver Argentina que quase conseguiu, mas por um momento ruim que atravessou tudo desmoronou. O que aconteceu na Coréia, foi um regime que focou de forma massiva em industrialização e educação. Era um sistema pesado, beirando a crueldade, as pessoas trabalhavam de morrer(praticamente literal), era um modelo baseado em produtividade, então as pessoas trabalhavam muito para mante-la alta e receberem os incentivos do governo. Foi no Governo Park Chung-hee que isso aconteceu, se dando de 1961-1980. Apesar do regime difícil, o povo coreano sempre levou consigo o pensamento de ter um "amanhã melhor". Esse amanhã demorou, mas chegou...e atualmente eles são uma potência. Eles também tiveram bilhões de investimentos dos EUA, por sua localização estratégica, e isso deu uma contribuição também. O preguiço e adorador de migalhas povo latino americano, jamais aceitaria algo como os coreanos passaram, e mesmo que fosse imposto, o povo latino-americano não iria alcançar o sucesso que o povo coreano teve. As pessoas aqui atualmente, já acham que trabalham muito, e já acham que são exploradas, então é praticamente impossível. Argentina é um dos países com mais auxílios governamentais das américas, e não é um suporte para empresas crescerem como foi na Coréia, são migalhas dadas pelo governo, assim como na Venezuela que faliu, e assim também como no Nordeste brasileiro, e brasil de forma geral. E sem falar que a época de fazer isso que a Coréia fez já passou há muitos anos. Chegar e alcançar o nível que a Córeia tem hoje, partindo do nível que os países da américa latina tem é impossível, e isso fica ainda pior com a mentalidade de fracasso que os países daqui teem. Então os países daqui provavelmente serão escórias por muito tempo, beirando a eternidade.
@@edu9980 demasiado blablabla que nao justifca nada, porque ao longo do tempo podem ocorrer pontos de inflexoes que mudam tudo, assim afirmar que jamais algo poderia acontecer é o maior dos contrassensos. a coreia é um exemplo claro de algo que definiria sua ideia de beirar a eternidade quanto a possibilidade de se tornar desenvolvida ha alguns seculos ademais por que levou tanto tempo para implementar as mudanças que a desenvolveriam?
O Brasil teve sua primeira faculdade de medicina na Bahia em 1808, e de Direito no Recife e em São Paulo logo em seguida.
Então, parece equivocado dizer que só em 1920 o BR teve sua primeira universidade.
Faculdade não é mesma coisa de Universidade, assim como escola municipal não é mesma coisa que escola Estadual.
@@paulobonfim9620 O que importa é que brasileiros já tinham acesso ao ensino superior antes mesmo de 1920, o contrário do que o vídeo reportou.
Abandonar o Brasil, sempre vai ser a melhor opção pra qualquer estado, óbviamente… pois somos colônias, não temos autonomia, além de mandarmos dinheiro pra um lugar que apenas nos tira dinheiro e não produz nada.
O Uruguai é uma joia...
Uruguai não separou.
Voltou a ser o que era.
Poderia fazer um vídeo especulativo sobre se o Rio Grande do Sul teria dado certo caso tivesse sido independente?
Provavelmente seria acossado pelos argentinos e teria tido muito mais guerras civis do que já teve.
Hoje, o RS já é muito mais desenvolvido do que o brazil e também mais desenvolvido que o Uruguay... se não perdesse bilhões pra brasília todos os meses seria mais desenvolvido ainda.
RS tá falido. E ainda tem os xaropes o Sul é o meu País. Nós de SC não queremos sustentar um estado falido.
@@casequinha calma mlk... eu sei que tua esposa tá sendo torada agora por 2 gaúchos e que por conta disso vc tem raiva do RS, mas minha questão é sobre outra coisa... não perguntei de "o sul é meu país", também não perguntei de SC e nem nada do tipo.
Quem tem governador Milk é RS. Sabe pq catarinense é chamado de barriga verde? É que criou limo de tanto enrrabar gaycho do RS. 🤭
O Uruguai foi visionário percebeu que teria que ajudar a sustentar um enorme bando de nordestinos 😊
e continua sendo um pais mais pobre que o Brasil
Quanta ignorância. Naquele tempo, sequer havia essa divisão regional no Brasil. Aliás, o Brasil não "sustenta" o Nordeste. Essa visão deturpada parte de um tipo de gente que não estuda e não conhece um mínimo da história do próprio País.
@@geopoliticadeboteco-gs5zs SP não sustenta o sul coisa nenhuma. Na verdade SP perde dinheiro pra União, mas tem vantagens com o brasil, o Sul só tem prejuízo.
@@xelo6036 O Uruguay é mais pobre que o brazil? Só nos teus sonhos.
E quem disse que eu recebo bolsa família? Nordeste sabe se virar sozinho sem o sul.
Parabéns pelo canal
O PIB do Rio Grande do Sul é o dobro do Uruguai.
O PIB per capita do Uruguai é maior porque a população esta diminuindo. Povo esta saindo do Uruguai. PIB per capita do RS é um pouco menor que do Uruguai.
dobro nada é muito mais q o Uruguaio Santa Catarina que tem o menor pib do sul tem mais de 6x o pib deles😅😅
pois é, levantou a bola do uruguai no video, parecendo que cresceu por nao estar no brasil, quanto, poderia talvez ser ainda maior se tivesse se mantido no Brasil.
Mas o PIB não mede a qualidade de vida
@@brunorobertbellise manter no Brasil pra quê? Aqui Estados que geram riqueza sustentam outros que não tem boa produção o Uruguai sendo a Cisplatina brasileira provavelmente seria boa produtora de arroz soja frutas como uva, pêra,pêssego no Uruguai neva em alguns pontos sendo território brasileiro teria até o turismo melhorado a Cisplatina séria um território a duelar com Santa Catarina por exemplo mas esse sistema de capitalização e distribuição do PIB dos Estados não beneficia muito os estados mais produtores.
@@realista7789 rapaz não sei oq é qualidade de vida pra vcs mas se q começa pelo básico q seria moradia, combustíveis e alimentos ,,, eu vou seguido pro Uruguai e cada dia as coisas lá começam a ficar duras e no futuro não sei como eles vão arcar com isso... alimentação e lazer é o básico se tiver preços astronômicos já era vai ficar difícil pro povo mediano só a elite terá uma vida boa😑
E um país pequeno antigo sem exercito que bom e isso pouca mão de obra tem so 3.5 milhões de pessoas.
Que utilidade tem um exército grande?
Que utilidade tem ser grande?
Que utilidade tem ter muita mão de obra?
O Melhor é o Uruguai se um País independente .... do que se Colonia do Brasil .
" Colônia não é sim um estado que D.joao VI tomou da Espanha ao chegar no Brasil fugindo das Tropas Napoleonicas em 1808 "
Pra eles e so vantagem, melhor poder fazer parte de minorias etnicas nos EUA. Podem aplicar em universidades e ter acesso a saude como hispanicos.
Ė por isso que eu sou a favor da separação do interior paulista do Brasil. Vejam bem , eu não defendo a autonomia de TODO o estado de São Paulo, mas unicamente o interior , que se fosse um estado , seria talvez o mais rico do Brasil, e em muitas coisas é uma das regiões mais desenvolvidas do país.
O restante do sul deveria seguir o mesmo exemplo.
Não é uma opção, as terras foram concedidas aos colonos por Dom Pedro 2 na época do império, quem quiser que vá, faça as malas, o Brasil fica.
Se o Uruguai ainda pertencesse ao Brasil, provavelmente seria mais um Estado largado pela União. Eu sempre disse isto: o Brasil só dará certo quando for dividido em 3 ou 4 países. O Sul seria um país, RJ e SP outro país, o Centro-Oeste outro país(seria riquíssimo com a agropecuária) e por aí vai. "Ah mas os EUA é gigante e é uma potência". Mas não estou falando dos EUA, estou falando do Brasil e os problemas dele. Aliás, os EUA é uma potência muito pela autonomia enorme dos Estados lá.
O nordeste seria cuba do sul e o norte seria o que ?
ótimo conteúdo
3:32 Como assim o Brasil não tem problemas com analfabetismo? Ri muito nesse trecho.😂😂😂😂😂😂😂
A taxa de analfabetismo diminui no Brasil, de 6,1% para 5,6% em 2022. Claro, ainda existem pessoas analfabetas, mas as políticas públicas e a conscientização das populações mais jovens, essa taxa vem diminuindo com os anos.
Kkkkkk
Leu isso na choquei gado?kkkkkkk
@@abrahaomatos sim, analfabetismo crônico no Brasil, tinha antes do século passado, depois, deu uma diminuída considerável, só que esse legado de séculos atrás deixou marcas realmente.
agora temos analfabetos funcionais, sabem ler, mas não sabem interpretar, então basicamente continuamos com um numero absurdo de analfabetos, mas pelos numeros está tudo maravilhoso, assim como a política quer, quanto mais gente formada sem conhecimento verdadeiro melhor
A independência do Brasil foi declarada no dia 7 de setembro de 1822 e foi a cultura portuguesa que impediu a aposta na educação???
Abandonar o Brasil é a melhor decisão para qualquer pessoa kkkkk. Rindo de desespero mesmo, é até triste assistir esses vídeos, mas da pra entendermos muitas coisas que ocorre atualmente, e vão continuar por muito tempo
Parabéns pelo canal, mano!! 👏
Vídeo bem interessante
Na verdade já existiam faculdades no Brasil antes de 1900. A faculdade de Direito do Recife por exemplo, foi fundada em 1827
Fui mais de 10x ao Uruguai e sempre falo aos uruguaios que a melhor coisa que fizeram foi deixar de ser Brasil.
Seja lúcido!
@@gefer384 Mais lúcido do que ele está sendo?
@@Science_Atrium sejas lúcido!.
@@gefer384 Virou papagaio agora?
Obrigada pelo vídeo
Foi a melhor coisa que o Uruguai fez
Brasil nem deveria existir mais, as regiões deveriam ser Países independentes, todo mundo sairia ganhando
@@livesdowallrecomendo você estudar a história do Brasil e o que aconteceria se o Brasil fosse fragmentado...
Brasil unido tá super bem né , aposto que o Uruguai deve tá doido pra se juntar a nós de novo
@@lusobrasileira786
@@livesdowall uruguai, peru, bolivia, equador, colombiam pqpq, são poderosíssimos né. ricos, influentes, tem um potencial gigantesco. O Brasil é quue nao tem. Para de falar bosta, mlk
@@4s4lf4 O Imbecil não sabe a diferença de PPP e PIB Nominal. O Brasil estatisticamente é um país rico devido a quantidade de pessoas nele (+200Mi), porém, a renda média por habitante e poder de compra não equivale a esse montante, prova disso é governo que nunca entrega a necessidade básica de cada cidadão e a disparidade de desigualdade no país. Coisa muito menos frequente no Uruguai e Chile por exemplo. Burro.
Não é verdade que foi uma boa escolha a separação do Uruguai. Hoje o Uruguai é um dos países mais caros da América por causa da baixa conexão às cadeias de comércio internacional. Além disso a economia é totalmente voltada a pecuária, que fez do país um grande vazio populacional.
O Uruguai não abandonou o Brasil,essa decisão foi ordenada pela potência da época a Inglaterra para desnexar do Uruguai que fi ou conhecida como república cisplatina do Brasil,essa colocação tá totalmente errada era de interesse da Inglaterra o Uruguai como nação soberana.
Discordo parcialmente. A Inglaterra aproveitava oportunidades "botando pilha" e dinheiro.
Pois é, a Inglaterra não foi se quer citada no vídeo kkkkk
Ingleses, alemães, italianos, espanhóis, franceses e holandeses esses povo tava colonizando os Estados Unidos 🇺🇸 nessa época kk
@@JeffersonJ7kk Os Estados Unidos nunca deveriam ter existido. Nem a Europa deveria existir.
Era o melhor canal de geopolítica antes das publicidades no meio dos videos.
Ele tem contas pra pagar …
Sugestão:
"Como a transferência da capital para Brasília afetou o Rio de Janeiro"
Uma observação que eu queria fazer embora não tenha relação com a economia é sobre o idioma do Uruguai que caso pertence se ao Brasil seria o português igual as Filipinas que no início do século XIX ainda falava espanhol e hoje fala inglês, mas não seria uma mudança brusca mas pôr meio de um processo de mais de 50 anos pôr meio do ensino do português uso em documentos placas jornais etc
Vc soca fofo?
@alantabordaalves2299 Fds
O que tem a ver?
@@WdeLima Sua bunda tem á ver com as calças?
O fato de continuar fazendo parte do Brasil não traria tanta diferença, pois Santa Catarina, por exemplo, tem idh maior que o deles, menor taxa de pobreza e maior industrialização.
O RS também tem maior IDH, menor taxa de pobreza e maior industrialização mas se RS e SC caíssem fora do brasil (como o Uruguay) seriam mais ricos ainda, óbvio que faria muita diferença.
Eles sem dúvida estariam piores do que são hoje.
O primeiro curso de Engenharia das Américas se deu com a criação da Politécnica do RJ em 1792
Bom , mais se a cisplatina não ganhasse independência, talvez teria durado mais o 1° reinado ,não tendo o periodo regêncial e talvez até não acontecece o golpe para transformar em republica , pois teriam mais dinheiro para pagar os senhores de engenho , se acontecer isso a história ficaria bem "imprevisível" mudando muito e afetando muito dos seus pontos.
Brasil ganharia influência e soberania do único e o maior rio da região economicamente falando, o qual a Espanha e Portugal vivia lutando, a história do Brasil com toda certeza seria diferente
Pra mim, mais cedo ou mais tarde o Uruguai pediria independência. Só a questão linguística já é uma barreira muito importante entre os dois países
@@realista7789 Mais conseguiria? Se o Brasil ficasse forte iria impor a sua cultura lentamente e suprimiria as revoltas, alem de se defender caso houvesse um ataque argentino.
@@c47-w4z na base da força as coisas não funcionam
Não julgo o Uruguai, também tenho vontade de abandonar o Brasil
Daí o Brasil teria 7 copas do mundo e 2 medalhas de ouro olímpico. Imagine os títulos da libertadores
o Brasil tem 2 ouros olimpicos.
e o Uruguai também tem 2.
Totalizando 4@@andreivieira
O cara explicando sobre riqueza, pobreza e educação.. e o cara mete futebol
o Brasil tem 1 só@@blocknod-tutoriaiseminecraft
@@gabrieldesousa8034 é nois mano.
Se o Uruguai fizesse parte do Brasil certamente seria bilíngue ou o espanhol teria desaparecido. A população seria o dobro devido a migração interna. O desenvolvimento talvez fosse menor devido ao sistema de partilha dos recursos existente, onde muitas vezes um estado manda mais recursos do que recebe da União. O Uruguai só conseguiu se separar do Brasil porque a população não tinha identificação com o restante do país, o exército imperial ainda era fraco e muitos dos soldados não queria pelear nessa guerra. A verdade é que a Argentina também saiu perdendo porque estava de "olho gordo" na Cisplatina.
Que felicidade do Uruguai de ter se separado disso aqui. Deus certamente é uruguaio!
Late menos amigo!
@@lusobrasileira786 Bom que vc entendeu o latido. Qual sua raça?
@@lusobrasileira786 Poderia ter dormido sem essa.
@@hiltonbellohbcrai amigo essa foi de capotar o ceuta
Brasil nem deveria existir mais, as regiões deveriam ser Países independentes, todo mundo sairia ganhando
Infelizmente não dá pra elogiar nenhum país da América do Sul. Aqui a corrupção reina e impede os países de serem potências. Exemplo do Brasil que se quisesse, seria tranquilamente a maior potência do mundo ao lado dos americanos.
Os Estados Unidos não querem que os países da América do Sul se desenvolvam. Eles ficam contaminando a América Latina inteira com drogas,movimentos estúpidos,ideologias nojentas e outras porcarias junto com os europeus.
Bom vídeo mas só um detalhe. Em 1827 D. Pedro criou 2 cursos jurídicos no Brasil, sem contar a faculdade de Medicina da Bahia de 1808.
*Na verdade o Uruguai 🇺🇾 foi anexado a força 💪 porquê antes disso nunca fez parte do Brasil 🇧🇷 🌅*
O Uruguai e um país mais próspero porque e sozinho, não precisa ficar ajudando a sustentar o resto do país , coisa que estados do sul e do sudeste precisam fazer através do pacto federativo.
Pois outras regiões a população não sabe votar aí fica totalmente dependente do estado e nas mãos do governo.
O sul e sudeste do Brasil são quem pagam a maior parte dos impostos e adivinha para onde esses impostos vão?isso mesmo tudo para o nordeste para msol e traficantes
Uruguai é um país provinciano, muito pequeno, com uma população de apenas 3 milhões de habitantes e tem o privilégio de estar localizado entre as duas maiores potência da América do Sul. Então é óbvio que é muito mais fácil pro Uruguai ter indicares melhor que o Brasil, que tem uma população gigante e complexa.
Por isso mesmo seria melhor que o Brasil nem existisse, que fosse uma série de países, uns mais prósperos e outros menos, mas todos mais fáceis de lidar e de melhorar os indicadores sociais. o BR está séculos sendo a mesmo coisa, norte pobre e sul menos pobre, nada muda...
Então não existe sentido continuar o Brasil, separa todos os estados e melhora a qualidade de vida das pessoas.
@@91HFHFA América do Sul ficaria com uma dezena de países pequenos e pobres, tal como a América Central
@@MarcosLeal360 e será assim, no futuro, o Brasil nunca deu certo e cada vez estamos mais regionalistas, a bolha do Sul do Brasil vai acabar estourando, assim como a bolha do Nordeste, Amazônia... basta ver aqui os comentários, o futuro não pertence ao Brasil, graças a Deus.
No tempo do vídeo "2:19", vale ressaltar, que houve uma migração financeira da elite Argentina para o Uruguai, no final do ano de 2019, tendo em vista que o congresso argentino aprovou na surdina, o congelamento das aplicações financeiras. Como sempre a elite fica sabendo com antecedência, muitos pediram "asilo" no Uruguai, transferindo seus bens monetários para os bancos uruguaios. Sendo que logo após, a Argentina deu início a uma das piores crises financeiras da sua história, em que o exército precisou ir às ruas para alimentar grande parte da população. Era terrível ver pessoas com doutorados, procurando lixo nas ruas Argentinas.
o PIB do Rio Grande do Sul é infinitamente maior que o uruguaio, RS: U$116 bilhões // Uruguai: U$ 59,32 bilhões
O uruguai é um país quase sem habitantes só 3 milhões, o RS tem 12 milhões, obviamente as estatísticas de violência serão maiores, que comparação mais estúpida. Um dado que ninguém fala do Uruguai é que ele é o país com as maiores taxas de suicídio da América. O sistema educativo é ultrapassado, é um país sem tecnologia, sem estrutura, com grande taxas de abusos sexuais, drogas, toda propaganda é saudosista, o uruguai não tem a glória que talvez tenha tido em algum período no passado.
A liberação das drogas piorou mais ainda a situação do Uruguai. Em Montevidéu é comum ver seringas usadas em calçadas, por exemplo. Aqui no Brasil, muito se é feito propaganda a favor das drogas usando uma superpotência como exemplo: EUA - no entanto a desigualdade do Brasil é tão extrema quanto a Índia e ainda não somos um país preparado para isso, até porque não resolvemos nem problemas básicos relacionados a saúde, educação e segurança
jajajaj Lo que importa es el PBI per capita. Y el de Uruguay es mucho más alto.
Autogoverno é sempre o melhor caminho. É isso que os críticos da autonomia dos estados fingem não entender, unidades federativas fortemente autônomas, mas ainda unidas ao grande mercado nacional, é o melhor dos mundos.
O Sul precisa fazer isso também.
precisa nada
@@LeonardoTL pela sua foto de perfil, deduzo que é monarquista, eu também, porém no governo atual Pt/República se as coisas continuarem assim, o Sul precisa se separar, chega de ficar sustentando outros estados pobres. Uma solução viável para isso somente seria restaurar a Monarquia.
a unica solução positiva é a mudança da forma e sistema de governo, separatismo não resolve nada @@Bruno-W-
@@Bruno-W- os estados do sul são os que mais devem a uniao depois dos do sudeste, seu apedeuta
Quando eu estava na faculdade, entre 2008 e 2013, o Uruguai tinha PIB per capta menor que o do Brasil.
Tu não precisa ir tão longe pra saber o que aconteceu
*Se o Uruguai fosse parte do Brasil iria sustentar o nordeste*
Assim como acontece com todo o sul, sp e mg.
🎯
@@JoaoPedroocidenteemfuria exatamente
Iriam fazer só a obrigação deles, ou vcs se esquecem que o nosso país começou a se construído pelo nordeste? Que graças ao nordeste o sul e sudeste e industrializado? Seja pela cana pelo boom da cana de açúcar, pelo polo tecnológico, pela nossa primeira capital, além que nossa mão de obra construiu a maior cidade do país, antes de querer desmerecer nossa região, lembre-se que vcs devem ter alguém da família com o sangue do povo daqui tbm, e hoje somos pobres por que Toda a riqueza que era gerada aqui ia toda pra investimento na região de vcs, e hoje pagamos o preço alto
Interesante el contenido.
También los comentarios, veo que en Brasil hay desde separatistas de teclado hasta imperialistas expansionistas, también de teclado (por suerte).
Variadito, variadito.
Saludos desde Uruguay. 😉
Faz um vídeo por qual motivo o sul que se separar do brasil ? e se acontecer o que precisaria ser feito para começar o processo de separação ?
Quem disse que o Sul quer se separar do Brasil ? Outra coisa: a Constituição Federal proíbe esse tipo de iniciativa.
@@jrraa os Plebisul, pesquisas feitas em 2016 e 2017.
As pessoas sonham né. quando o pais é minusculo é logico que os numeros serão melhores. acho que o que o Brasil poderia fazer é dar total autonomia para seus estados, descentralizando a economia de cada um, isso faria com que cada estado brasileiro fosse um pequeno pais, isso faria o brasil mais rico , podemos dizer assim, porem traria certa desigualdade a estados mais pobres que são ajudados pelos estados mais ricos. por isso que o Brasil não aparece como uma grande economia, mas na verdade ele é muito maior, só que ele doa para os estados menos favorecidos para que todos tenham uma igualdade, dai se você se separa do brasil a riqueza que vc fizer no territorio sera só desse territorio, e como o territorio é menor, é mais facil de controlar gastos, tudo é mais facil, pois uma casa grande é mais dificil de arrumar que uma casa pequena, mas separação não é legal porque isso faz o pais ser fraco , então acredito que manter o tamanho gigante do territorio brasileiro ms dar maior autonomia financeira aos estados é algo bom
Seu conteúdo e razoável. Mais tenho uma visão somente equivalente a voce na parte econômica. Esse territoriosinho é muito pequeno territórios pequenos são mais fáceis de administrar. No quesito econômico NESTE MOMENTO ESTA BEM MAIS NEM SEMPRE E ASSIM! Qual a representatividade desse NANICO?A Argentina ate pode estar em crise mais e infinitamente superior! Por isso vejo com parcimônia suas colocações!
Portanto: 1822 Brasil declara independência; 1883 Paraguai funda a primeira universidade; 1920 Brasil funda a primeira universidade. Mas a culpa do atraso universitário brasileiro é de Portugal (minuto 05:04) ?! E depois, basta ler os comentários aqui em baixo, para ver que afinal houve universidades muito antes. Espero que autor deste vídeo tenha mais conhecimento e honestidade na sua área financeira do que na histórica, por aqui vê-se que gosta de culpar os outros por defeitos próprios
Eu acho engraçado que todo mundo hispânico americanos tem inveja do Brasil, são um país reconhecido mundialmente com empresas poderosas como Embraer, Petrobras, Marcopolo, Weg, o Brasil tem um grande peso geopolítico mundial, consegue influenciar varias nações mesmo com seus problemas e carência isso não são motivo para desmerecer o país onde vivem
O Brasil é um anão diplomático.
@alantabordaalves2299 Respeito é bom. Estude pra poder opinar sobre assuntos de que não domina. ANÃO DIPLOMÁTICO foi uma expressão dada pelo embaixador de Israel ao Brasil anos atrás.
@@jrraa isso foi uma crítica quando Brasil retirou sua embaixada de Israel em 2014 por causa da Guerra em gaza eles sentira isso, “Esta é uma infeliz demonstração de por que o Brasil, um gigante econômico e cultural, continua sendo um anão diplomático”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Yigal Palmor
@@jrraa o comentário “anão” de Israel são desprezados por analistas internacional Chamar o Brasil de anão foi um exagero da parte de Israel, mas na verdade, o Brasil não é um peso pesado diplomático e é excessivamente discreto em sua política externa, Brasília não sabe se posicionar preferem sempre ficar em cima do muro tentando agradar os 2 lados
@alantabordaalves2299 brazil é lixo
Por que Portugal não permitiu a criaçãode universidade em sua colônia?
Diante de um pedido para criar uma escola de medicina em MG, no século XVIII a resposta da corte foi: agora pedem uma faculdade de medicina, daqui a pouco vão pedir uma faculdade de direito e, em seguida, vão querer a independência". O fracasso da educação no Brasil, não é um fracasso. É um projeto que dura 500 anos.
O Rio Grande do Sul e Santa Catarina também tentaram se tornar independentes. Como gaucho sempre tive curiosidade sobre como o RS estária se fosse independente.
O caso do Rio Grande do Sul e Santa Catarina foram diferentes, pois ao menos eles tinham semelhança do mesmo idioma, coisa que o Uruguai não tinha
É só olhar por Uruguai, estaria igual a ele!
@@realista7789 mas ele poderia ter sido anexado pela Argentina que daria na mesma.
@@cristianfestinalli7523 ele quem ?
@@mateusrp1836 se pensar desse jeito, cada estado do Brasil iria pedir independência e em teoria estariam melhor do que o próprio Brasil.
Muito bom
Porque abandonar o Brasil é a melhor decisão para qualquer um.
3:02 errado, a primeira instituição de ensino superior do Brasil foi a UFAM em 1909.
Verdade
Próximo Video "Por quê o Sul é insanamente rixo?" Por favor.
O sul não é insamente rico
Tá na hora da Região Sul também fazer o mesmo.
Naverdade já passou da hora...
Torço por isso todos os dias!! O SUL é o meu país!!
toda regiao deveria ter sua autonomia, uma confederacao seria o melhor para o brasil
Exatamente piá
Não suporto mais essa gente nojenta daí do Brasil que só sabe pisar no sul e tratar a gente como lixo
Comparem o sul com o Uruguai, o Rio grande do Sul que tem um território parecido, porém tem uma população maior e mesmo assim tem um pib per capita por pouco maior que o Uruguai, além de ter um pib muito maior que o mesmo, Santa Catarina que é o estado mais pobre do sul tem 6X o pib do Uruguai, vocês ficam querendo se pagar de domínio do pintor austríaco, noca Sibéria e os caralho a quatro, mais sem o bostil vocês seriam apenas um Paraguai um pouco melhor
Pow, conteúdo continua bom mas ta tendo muita interrupção nos mapas, é daora so ver os mapinhas
muito bom
obrigado por me responder Guilherme
Nós na cama quando??
PIB per capita do Uruguai em 2021 é 17k dólares.
SC em 2021 é 12k dólares.
diferença é que SC é muito maior em população que uruguai, mais que o dobro. então não acredito que sendo parte do Brasil, o uruguai estaria numa situação muito píor que está atualmente, pode ser um pouco pior, mas nada absurdo.
só mostra que o Sul do Brasil poderia evoluir mais, caso fosse independente e não ligado ao Bostil.