Ficar sozinho é quando a gente percebe que a vida é solitária. Todo ato é solitário. Isso pode trazer paz ou medo, dependendo das suas escolhas. Agora o grande problema de "viciar" em ficar sozinho é que vc vai cavando um buraco de egoísmo. Vc vira um "bicho" antisocial que só pensa em si. É muito bom ter paz sozinho, mas é melhor ainda (e muito importante) quando conseguimos transmitir essa paz na presença de outras pessoas.
Ficar sozinho, solitude, é bom quando vc faz isso de forma consciente. Uma escolha racional sua! O ruim é quando vc é abandonado e não tem ninguém a quem recorrer 😢.
@@AlanSantos-iz2zv mas tbm n dá pra ficar se vitimizando quando vc é abandonado. Não agrega nada na vida. Vai atrás de pessoas e faça companhia pra elas, faz amizade, seja útil, daqui a pouco sua companhia fica indispensável para elas e vc tbm tem a companhia delas como indispensável.
Eu, 34 anos morando com meus pais, hoje moro sozinho no centro de sp, assistindo seus vídeos que tomei coragem tem quase um ano! Seu canal me ajudou muito. Parabéns minha vida mudou muito, evolui como pessoa em todos os aspectos.
Fico feliz Marcelo! Se todo mundo entendesse a importancia de assumir a responsabilidade sobre a própria vida, o Brasil seria muito melhor. Nosso trabalho só está começando!
Achei interessante seu comentário. Me dei a liberdade de intrometer só um pouquinho kkk. Notei sua questão de aos 34 anos morar com seus pais. Me desculpe mas tem algum motivo pelo qual? Eu moro com minha mãe aos 60. Sempre quis ter o meu cantinho tbm,sonhei com tantas coisas e... Muitas vezes acaba por perder a espera da grande luta.❤Boa sorte na vida moço desculpa qualquer coisa.
Se posso entrar só um pouquinho. Acho que a responsabilidade por si pelo meus eu sempre achei que nunca existiu. Eu me separei com.uma realidade um dia quando parei pra pensar que em toda minha vida parei pra ouvir alguém e acabei fazendo exatamente o que todos propuseram e nunca escolhi o que eu queria pra minha vida. Só uma reflexão para se o assunto. Tenho 60 já aconselhei outras pessoas, já elogiei atitudes e parabenizo a todos que concluem seus sonhos.. Parabéns cara. O verdadeiro guerreiro e aquele que tem coragem pra seguir em frente.
Morar só apesar de dar medo em alguns é uma. Experiência única eu me descobri quem eu sou de verdd depois que fui morar só descobri o que eu acredito e descobri o que quero pra mim é uma experiência que eu indicaria pra todos ao menos um ano da sua vida morar só muito bom, não precisa ter medo que depois dos primeiros meses vc se sai bem de boa e vai dar tudo certo
Nada melhor do que morar só, sem gritaria na cabeça, sem gastança desordenada, sem riscos de sofrer falsas acusações. A melhor decisão da minha vida, nunca fui tão feliz e realizado ! Vale a pena D+ !!!
Morar fora da casa dos pais muda a vida literalmente. Vc se redescobre, reflete sobre o que gosta ou não gosta, aprende sobre responsabilidades. Fora a paz que isso nos traz.
A idéia de solidão veio da lavagem cerebral que você sofreu durante toda a sua vida. O sistema prega uma falsa felicidade em relacionamentos e te coloca em dependência afetiva. Como seu cérebro está se reeducando e furando a bolha do sistema, aparece este gatilho químico que te faz sentir esta falsa necessidade ! Com o tempo e auto controle, isso melhora e desparece, pois seu cérebro reaprende a viver e se desintoxica !
@@valmircimenti3986Mas a questão é que a palavra "solitude" assim como a palavra "resiliência" virou sinônimo de egoísmo e não altruísmo! Pois a solitude se trata de estar só de forma consciente e em busca de conexão consigo mesmo, assim como monges, freis e freiras, etc. O que o rapaz do vídeo coloca e muito bem é que hoje disfarçamos essa solitude por puro egoísmo, quando eu quero viver só pra ter as coisas organizadas do meu jeito e fazer as coisas no meu tempo é egoísmo ou quando evito relacionamento pra evitar frustração é egoísmo, por isso tem tantas pessoas vivendo sozinhas e infelizes! Aliás pessoas que buscam o estado de solitude evitam até a internet e redes sociais, pois conectar-se consigo mesmo é de fato você se desapegar do mundo e se interiorizar.
Moro sozinho há 15 anos, os melhores 15 anos da minha vida. Silencio, só tem barulho de TV ou radio que eu ligo, o wc está sempre desocupado, o controle remoto da TV está sempre comigo, compro algo gostoso para comer e quando vou procurar está onde deixei, se achar um animal na rua posso levar para casa sem problema, a casa está sempre arrumada, sempre do jeito que eu deixo, o meu dinheiro é apenas para mim..
É isso mesmo, todo animal adoraria ter esse conforto e facilidade. O problema é que vc não é só animal. Tá faltando coisa aí, e vc sabe pq perdeu seu tempo escrevendo esse comentário pra "se validar". Eu não to nem aí, só compartilho o que venho aprendendo, e a vida só faz sentido quando vc começa a ter aspirações superiores. Ou seja, mais do que o seu desejo animal gosta, aquilo que o seu SER anseia.
@@232xw60q, só "pecou" quando disse em levar animal pra casa..se precisa de um pet então talvez não esteja se sentindo tão bem assim..sem falar q animais são legais..mas bem longe 😂
@@Leandro-ug4ymAnimais é tudo de bom, tenho três gatinhos que são maravilhosos, muito meigos e carinhosos, não dão trabalho nenhum e além de tudo te dão amor verdadeiro, sem interesse, sem traição
Eu amo estar sozinho, não compartilhar nada com ninguém, não pedir nada a ninguém, não se expor a ninguém, não dar satisfação a ninguém, não receber ordens de ninguém, conversar com poucos apenas o necessário. Sei que isto pode não ser bom pra mim, mas pessoas próximos de mim me encomoda e me irrita, e eu acabo sendo grosso e áspero com eles . Fazer o que então? Mudar meu jeito de ser? Como? Acho que não dá. 😊😊
Cara você não faz ideia como seus vídeos me ajudam,obrigado. aprendo muito com você e seus vídeos pois logo completo 18 e penso sair da casa dos meus pais.
Tenho 63 anos e moro sozinho desde os 25, até hoje não encontrei uma desvantagem, mas concordo que morar sozinho não é para todos, porque precisa ter planejamento financeiro, organizacional e psicologico senão sua vida vira um caos.
Quando cheguei em São Paulo, vim com objetivo de vencer que apesar de ter trabalhado muito com meu pai, tinha apenas o primário. Aluguei uma pequena casa e passai a morar sozinho, focado nos estudos e trabalho. Fazia tudo, cozinhava, lavava minha roupa trabalhava morando sozinho. Não tinha namorada e nem relacionamento nenhum. Assim fique até aos 37. Estudando, trabalhando e morando sozinho desde os 18 anos. Conclui 2 faculdades e tive sucesso no trabalho. Adorava morar sozinho. Quando a solidão batia meus livros eram meus companheiros. Depois encontrei uma jovem casei, tenho 2 filhos que hoje estão moços e encaminhados. Mas no tempo que morei sozinho gostava muito.
Excelente! Cada situação exige uma forma de lidar . Tive uns problemas de saúde emocional e a minha cura foi morar só fiquei 7 anos morando em outro estado, foi um grande aprendizado, precisei morar de volta com minha mãe aqui. Mas hoje minha mentalidade é de vida individual, não dependo de ninguém que faça algo para mim.
Tenho 42 anos ,terminei minha casa ,por ventura uma casa muito boa 3 andares ,mas ainda moro com meu pai e minha mãe que tem bastante saúde graças a Deus mas já são velhinhos mais de 80 anos ,estava querendo me mudar pra lá e morar sozinho ,mas ao mesmo tempo não quero deixa los sozinhos ,não está muito fácil decidir
@@eletronicadavisomeimagem9114 minha opinião! fique, continue com eles, cuidando com muito amor! digo isso por experiência minha, morei e cuidei de minha mãe, ela faleceu de câncer com 81 anos em 2022! é muito dificil faz muita falta mesmo! portanto, se puder fique com seus pais, isso não tem preço!
Não existe nada melhor que morar sozinho, solteiro e sem filhos. Tenho 50 anos, moro sozinho desde os 34 e não me vejo de outa forma. Sou autônomo, invisto em fundos imobiliários (melhor investimento de todos) e não tenho nem planta para não ter que cuidar. Amo a minha paz e liberdade. A única coisa que me preocupa um pouco é a velhice, mas me cuido, pois ainda não tenho plano de saúde. Sobre as carências emocionais faladas no vídeo (medo de morrer e ninguém sentir falta, etc), já passei dessa fase. Na verdade, cada dia tenho menos paciência com gente e quanto mais eu ficar quieto no meu canto, melhor.
Somos dois quanto a não ter mais paciência com gente. Passei hoje mesmo por um salão de festas e fiquei agradecido por não ter sido convidado pra festa 😂
Ainda moro na casa dos meus pais mas o assunto é muito parecido com algo que eu tô vivendo. Acabou o ensino médio e eu me afastei de muitas pessoas ao longo de 2022 por motivos pessoais, e hoje eu me vejo muito "só". Tava querendo me conformar em viver assim por exatamente tá querendo sair de casa pra fazer a faculdade em outra cidade e achar que lá eu ia conseguir recomeçar do zero, mas o vídeo me abriu o olho um pouco mais pra situação. Se tá ruim agora imagina depois KAKDK. Seu trabalho é incrível, cara. Obrigada de verdade.
É tipo isso mesmo Sarah, a gente fica muito no "Quando eu tiver minha casa vou fazer isso. Quando eu tiver 'X' anos vou começar a fazer isso. Eu só não faço isso pq não moro sozinho..." e na verdade a gente não faz agora porque nunca faremos. Não é para desencorajar você ir estudar em outra cidade, mas para agir agora com o que você tem.
Eu sinto esse vazio que você descreveu, e eu moro com minha mãe, meus irmãos e minha vó. Concordo totalmente que morar sozinho pode aumentar esse vazio, mas eu percebo e sinto que estou buscando curar esse vazio justamente indo morar sozinho, tendo minha paz, meu momento comigo, me descobrir sei lá como, sozinho. Espero não estar piorando esse vazio.
Esse meu vazio existe, mas ao mesmo tempo eu não aguento mais a agitação lá de casa, assistir um filme e ser interrompido, ter que fazer as coisas no tempo deles e não no meu, ter que ceder, dividir... não que eu não goste, eu amo estar perto de quem me ama e sentir essa vida acontecendo saca, ouvir risos, conversar, falar sobre o dia, escutar, enfim ter momentos juntos até mesmo dentro de casa. Mas não sei porque ultimamente não aguento mais isso, e acho que está relacionado a esse vazio: é como se, mesmo estando com uma vida que eu respeito e gosto de ter, eu não esteja bem para viver isso, eu me sinta sozinho mesmo vivendo isso. Então eu sinto essa necessidade de ir embora logo, mas tô levando dia após dia, comprando as coisas ao pouco, fazendo economias, enfim, pra não ter que voltar ou passar perrengue. Só que eu tenho consciência de que essa minha busca pra morar sozinho é porque em casa eu não me encontro, eu não vejo lá como o meu lar, eu não sei quem eu sou estando lá, saca? Então criei uma ideia (e assistindo seu vídeo refleti que posso piorar isso) de que, ao morar sozinho, só vou precisar pensar em mim na maior parte, só vou ter contato comigo mesmo, e nessa solitude vou conseguir me descobrir, ler mais, escrever mais, assistir variadas séries e filmes, andar como eu quero, saber oq eu gosto, quais os meus hobbies, enfim, coisas que eu não vivo lá em casa. Só que ao mesmo tempo, faz sentido oq você trouxe, que o vazio pode aumentar. Tenho medo que não ter esse resultado positivo que eu espero. E quanto ao filme, não assisti não, mas obrigado pela indicação, vou assistir hoje mesmo quando chegar em casa!
A solidão é ontológica mesmo Igor. Estamos sozinhos. Repara no momento do seu nascimento. Sua mãe estava lá, tinham médicos provavelmente, algum familiar próximo, mas quem nasceu foi você. Foi você que fez a passagem da eternidade para o mundo físico. E isso continua até hoje. Nós estamos sozinhos em cada ato. Só nós podemos agir por nós mesmos e isso vai seguir até o dia da nossa morte. Ela olhará no olho de cada um individualmente. E isso é libertador. Você indo morar sozinho vai poder fazer tudo isso. Vai poder ver séries, ver filmes sem ser interrompido, vai ter muito prazer em fazer isso. Porém, isso não vai te dar a substância que você precisa para preencher o vazio que existe aí, porque o prazer não tem substância. Tenta lembrar a última vez que você gozou de algum ato prazeroso. Pode ser uma comida que você queria muito comer, ou ver uma série. O prazer se dá nos primeiros momentos, como um pico, e logo que ele é alcançado, ele já não está mais lá. É sempre assim, o prazer logo que atingido logo vai embora e você tem que ir na busca dele de novo. Ele não fica. Agora para piorar, tenta lembrar como era o prazer que você sentiu quando você fez o que fez. Essa lembrança sempre estará borrada. Esse é o problema de buscar morar sozinho só com esse objetivo em mente. Tentar se encontrar, se afundando nos prazeres próprios é a receita para a infelicidade. Claro que você faz o que quiser, mas toma cuidado.
@@vidadogustavo Mas o autoconhecimento e uma vida íntegra consigo mesmo sem depender de ninguém não deveria ser essa substância que nos preenche? Não consigo enxergar como eu vou me conhecer em um meio onde eu não sinto ser o meu lar, mas morando sozinho eu talvez conseguisse isso, não? Não estou só buscando o prazer - apesar de também estar - mas também um contato maior comigo mesmo, um canto onde eu saiba que eu possa ser eu mesmo, seja lá o que isso seja, e aprender com essa experiência. Isso não cura, de certa forma, esse vazio?
@@rotherhamigor Cura, quando você usa isso como um meio e não como um fim. Se o objetivo final terminar em si mesmo, vai colher os frutos do egoísmo. Se o objetivo final for para transbordar essa força que vc adquirir, para outras pessoas, vai colher os frutos desse serviço.
descobri seu canal agora, ja vii varios videos e posso até dizer que aprendi mt. Pretendo morar sozinho em breve e sei que isso que to consumindo agora vai me ajudar muito quand chegar a hora
Morar sozinha pra mim é uma terapia, nunca fico só. Assisto podcast, leio livros, estudos, faço a comida do jeito que quero, limpo a casa e organizo do meu jeito. Não tenho muitas coisas de casa, mas o que eu tenho fica tudo organizado ❤
Viver sozinho é a melhor coisa já morei junto e me sentia muito mais só q agora...duas pessoas com costumes diferentes qria q mudasse era só briga...agora não...tenho a minha paz q não tem preço...❤👏👏😃💋
Te vendo pela primeira vez. Acredita que eu estou vivendo tudo isso. Saio resolver as coisas não vejo a hora de voltar para casa. Estou começando repensar sobre
Cara parabéns pelo vídeo, é bom ver que não estamos sozinho, sua narrativa diz a realidade mental e sensações que muitos homens estão sentindo... Eu acho que tá TD uma loucura ... Eu demorei muito tempo pra sair dos pensamentos avulso e muitas vezes destrutivo... Quanto mais olharmos pro presente é melhor ... Eu tenho pra mim também que o ambiente também ajuda a fazer pensarmos coisas não tão boas sobre a gente... Eu sempre me sentia mal e quando realmente prestei atenção, muita das vezes percebia pessoas falando mal de mim, sussuros de fofoca sobre mim... Principalmente por ser uma pessoa mais reservada em relação a maioria.. não que eu me sinta melhor e sim pq eu prefiro me privar ao invés de está lá perdendo tempo jogando conversa fora com assuntos saturados e sem profundidade.... O superficial nunca me cativou.... Bom acho mudando o ambiente fica mais fácil pra nossa mente lutar pra ficar no progresso pessoal...
Eu moro. Só a 3 anos e quando. Eu me sinto. Muito só eu vou dar uma volta ir em uma cafeteira ou mercado comprar alguma coisa só pra ver gente e interagir mas quando não posso sair eu jogo videogame ou assisto um filme ou uma série e comento o que vejo comigo mesmo kkk é muito bom conversar com vc mesmo vc passa a se conhecer como nunca antes é algo muito bom eu adoro claro que não Quero viver só pra sempre porém no momento estar só é ótimo
Meu sonho Eu preciso ter paz Tenho 46anos e sempre morei com meus pais😢 Não aguento mais tanta humilhação de familiares e vizinhos se intrometendo na minha hida E ainda tenho que suportar o serviço 🤦♀️🥺🥺🥺 Parabéns menino Morar sozinha e minha meta para 2025🙏❣️ Sonho ....
Olá, Débora! Boa noite! Por favor, não se importe com a opinião dos colegas de trabalho e de seus familiares. Continue firme com os seus objetivos, estude e trabalhe da melhor maneira possível. E para aqueles que te menosprezarem, simplesmente os ignorem. Eles não pagam as suas contas e também não te ajudam com um real no supermercado. O bonito da vida são as diferenças e você é única neste mundo e merece ser feliz!
Ninguém vive 100% sozinho isso é impossível.. sempre tem que ter contato com alguém mesmo morando sozinho eu sou empreendedora vou morar sozinha mas todos os dias minha obrigação é lidar com clientes.. mas não tem nada melhor que ter seu próprio espaço
Gostei das suas pautas com relação a ser ou morar sozinho. Penso ser como uma lamina de dois cumes: morar só com o intuito de isolamento social, fuga ou exilo, auto percepção? Moro sozinho a 25 anos, senti que precisava encontrar equilíbrio entre estar só e acompanhado. Hoje tenho poucos amigos, um relacionamento, e sigo morando sozinho. Esse foi o caminho do meio que encontrei. Obrigado pelo vídeo. Paz e sucesso a todos.
Eu vi o seu depoimento e amo ficar sozinho, não sinto solidão, sinto paz! Já estou há 24 anos e não sou muito de interagir com às pessoas. Na rua ainda converso com às pessoas. Tenho mais 3 irmãs que moram em outras casas com seus filhos e vou visitá-las de vez em quando. Acho que prá cada pessoa acontece diferente. Prá mim está dando certo, graças a Deus!!😅😅😅😅😅❤❤❤❤
O problema principal das interações, é que no mundo atual só encontramos pessoas egoistas. O egoísmo real, é tipo a pessoa que se coloca como o centro da atenção, a pessoa que não move uma "palha" pra perguntar da outra...., como se fosse uma rainha,... um rei.... que todos devem ir lá reverenciar..., as pessoas hoje estão assim..... aí quando nós tomamos atitudes extremas...acabam dizendo que nós é que somos os egoistas, mas enfim... Seguimos nossas vidas e quem sabe um dia poder encontrar uma companheira que realmente mereça ter nossa boa companhia. A gente faz de tudo para sermos boas pessoas, prestativa, educada, cortes no bom sentido mesmo da palavra, e as pessoas confundem isso.., e como diz o chapolim colorado... " se aproveitam de nossa nobreza ", é uma pena pois o que mais é legal, é podermos compartilhar nossos conhecimentos com as pessoa que temos apreço, enfim... Desejo sucesso a todos em suas jornadas!
Que conteúdo show, acabei caindo aqui de paraquedas , mas agora ganhou um inscrito. Me identifiquei muito com vídeo, tenho 36 anos e moro com meus pais, sou o filho do meio mas o único que ficou, pois os outros já casaram e formaram suas famílias. Sou muito na minha, gosto de paz e privacidade, sou estilo Low Profile, gosto dessa vibe, silêncio, sossego, fazer minhas coisas com calma e tudo isso eu meio que tenho na casa dos meu pais. Estou solteiro por opção, não casei ainda, só namorei, mas tem uns 4 anos que não me relaciono com ninguém, aprendi a conviver com minha solitude, faço minhas coisas sozinho, viajo, vou ao cinema, pego minha moto dou uma passeios, vou comer em algum lugar diferente e etc… estou focando mais no meu trabalho e evoluindo. Sou cristão, igreja evangélica , sou músico e tenho muitos conhecidos, colegas mas poucos amigos de verdade, pois tenho essa dificuldade de me relacionar, minha vibe mesmo é paz da minha casa.rsrs... Me relaciono bem em todos os ambientes em que faço parte, mas as vezes essa minha “preguiça” de sair com outras pessoas e socializar me faz mal. Ultimamente tenho sentido falta de uma companhia mesmo, relacionamento afetivo, tenho meus princípios e quero constituir uma família, ter filhos, um lar pra chamar de seu e etc… Mas hoje vejo que não tá fácil pra quem já se relaciona bem, imagina pra quem não socializa muito e tem preguiça de se relacionar.hehe… esse negócio de solitude, é perigoso e viciante, mas eu entendo que deve-se ter um equilíbrio e estou começando a buscar esse equilíbrio, vou assistir mais seus vídeos . Obrigado .
Decide morar sozinho desde meus 27 anos. Primeiro fui morar com mais 03 amigos. Não deu certo.sou organizado.gosto de limpeza. Aí consegui meu próprio espaço próprio. Sempre gostei de ajudar o próximo e permiti que algumas pessoas fossem morar comigo a fim de ajuda-las. Mas cada pessoa tem o seu jeito e eu o meu . Até que decidi ficar só de una vez por todas. Agora sim tenho o meu espaço só meu. Mas, foi muito aprendizado esse tempo todo. O que me preenche é ajuda a viver bem ,com serenidade,é a ESPIRITUALIDADE . DEUS. Busco a Deus sempre.
Só fiquei feliz depois que perdi a paz. Meus filhos, minha mulher, todos os problemas de liderar a casa, me deixaram louco no começo. Resolver tudo, ver os filhos crescerem, finanças antes em ruinas melhoraram e passaram para o nivel de investimento. Crescemos todos, os 7 (mulher, três filhos e dois cachorros), felizes com nossa bagunça organizada e próspera. Harmonia, finanças controladas, tudo foi se encaixando, tudo deu certo. Que guerra gratificante. Hoje, eu e patroa, na região dos 55, olhamos para trás e pensamos, que doidera! Valeu a pena cada minuto, cada preocupação, cada lágrima. Paz nada, guerra enfrentada e vencida! A verdadeira felicidade da gente está atrelada a felicidades dos outros, não tem jeito. Comigo, foi assim.
Moro sozinho desde os 20 anos. Foi uma necessidade, fiquei só. Mãe faleceu, pai foi embora e irmãos mais velhos seguiram seu caminho. Me tornei independente financeiramente aos 19 anos, ingressando em carreira pública estável (concurso público de carreira). Foi a melhor coisa que pode ocorrer na minha vida! Aos 51 anos hoje, não me casei, não namorei e não tive filhos. Não trocaria isso por nada na Vida! Gosto de amigos e de pessoas, mas, na minha vida íntima, privada, não cabe ninguém. O trabalho e os amigos suprem a pouca necessidade que tenho de interação. O suficiente. E quero seguir assim até os 105, se a Vida permitir.
Nossa, me identifiquei muito com o que vc disse. Moro sozinha há 2 anos após um relacionamento único que durou 22 anos, saí da casa dos meus pais pra casar então nunca havia ficado sozinha de fato. Ainda estou me adaptando, tentando achar o equilíbrio nessa nova vida. 😊
Diferente do que ocorre em algumas culturas ocidentais, onde sair de casa cedo é visto como uma forma de independência, no Japão, a convivência prolongada com os pais não é considerada algo negativo. No Japão, a cultura não exige que os filhos saiam de casa o mais cedo possível para morar sozinhos, como ocorre em alguns países ocidentais. Pelo contrário, é relativamente comum que os jovens continuem morando com seus pais até se casarem ou até que consigam uma estabilidade financeira sólida. Isso ocorre por vários motivos culturais e econômicos, como: Laços Familiares Fortes: A cultura japonesa valoriza muito os laços familiares. Morar com os pais até uma idade avançada é visto como uma forma de demonstrar respeito e retribuir o cuidado que receberam. Responsabilidade com os Pais: Existe a expectativa de que os filhos cuidem dos pais à medida que envelhecem. Morar junto facilita esse apoio, que muitas vezes inclui ajuda financeira e cuidados diários. Custo de Vida Elevado: Nas grandes cidades japonesas, como Tóquio e Osaka, o custo de vida é muito alto. Alugar um apartamento pequeno pode ser caro, e muitos jovens preferem economizar morando com os pais. Casamento Como Marco de Independência: Tradicionalmente, sair de casa está associado ao casamento. Apenas após se casarem muitos japoneses consideram a ideia de morar sozinhos. Espaços Limitados: Muitas famílias japonesas vivem em casas ou apartamentos pequenos, mas ainda assim, há uma aceitação cultural em dividir esse espaço por mais tempo. Essa cultura valoriza mais o apoio mútuo do que ceder a pressões sociais. Não há problema em ficar na casa dos pais, desde que você contribua e ajude no lar.
eu depois dos 18 anos me isolei de parentes e amigos, trabalhei quieto, juntei dinheiro e financiei uma casa, e vivo sozinho, gosto que chegue o final de semana pra ñ ver ninguem , hoje com 35 anos continuo sendo eu mesmo, sem precisar agradar ninguem e vivo do meu jeito, sem se sentir um palhaço em tar agradando os outros, sou egoísta tudo que tenho é pra mim, vivo pra mim, vazio eu sinto quando estou compartilhando meu tempo com os outros, eu comparo e observo as pessoas que gasta a juventude compartilhando o pouco que tem com os outros e depois tão sem nada recomeçando do zero, eu ñ faço parte desse ciclo de fracassados emocionais dependentes.
Vc faz parte dos fracassados na luta contra o egoísmo. Vc acha que não ter amigos é o que te liberta da dependência emocional, mas pelo que vc escreveu aí é o que mais depende do olhar dos outros. Você precisa que os outros olhem e falem "nossa como ele tem dinheiro" Se vencer a dependência emocional tem como objetivo a força sobre o ego, vc foi para o lado oposto e se rendeu a ela. Vc se tornou fraco se afastando de tudo aquilo que poderia te dar uma satisfação biográfica, e que lhe custa muitas vezes se dedicar a alguém, ouvir, compartilhar, cuidar... E se abraçou com tudo aquilo que o tempo destrói, e no fim vai ser só vc e todo o pó que vc acumulou. Eu sinto muito por isso, e espero que vc perceba o buraco que vc está entrando antes do seu último dia, pq se o fizer ainda terá tempo para mudar. Boa sorte.
@@vidadogustavo se eu tivesse dinheiro não teria financiado uma casa, fui pra luta e conquistei na raça, vivo assim porque sou observador, vejo a desgraça em que os outros se meteram e que alguns não conseguiram sair, teve um tio meu que teve um avc, ficou mudo e na cadeira de rodas, tinha uma familia bem estruturada, a esposa dele arrumou outro e levou pra morar na casa deles, meu tio aguentou tudo ''calado'' , ele fumava , pra nos chegou a noticia que ele estava sozinho deitado em um sofa e derrubou uma bituca de cigarro no sofa e morreu queimado, tenho um outro tio que teve um derrame a familia e filhos simplesmente o abandonou, sobrou pra minha mae cuidar dele, é um dos poucos exemplos, tenho varios, vc acha que vou dedicar meu tempo agradando pessoas? cada um segue seu caminho minha estrada serve pra mim não para os outros.
@TIOBUGRE Vc tá recortando uma parte da realidade e tomando como verdade, além de focar nas pessoas que fizeram maldade. É quase como se falasse: "eu vejo assaltos na rua por isso eu nunca mais vou sair de casa". É agir pelo medo. Vc acha que se a pessoa fizer maldade vai ser ruim pra vc, mas na realidade o pior resultado vem para quem fez a maldade e não para quem sofreu. Ser forte nesse sentido significa fazer o bem, compartilhar, amar, sem esperar nada em troca. Pelo simples fato de ser o bem a ser feito. Não fazer pq vc está olhando para a possibilidade das pessoas não retribuirem é estar preso a fraqueza que vc disse no primeiro comentário.
Tem um filme muito bom que fala muito bem sobre isso que você disse e o que eu to dizendo também, o nome é 'Jersey Boys: Em Busca da Música' .Ele fala sobre a história real do cantor Frankie Vallie. Depois se vc quiser procura ele e assiste, vê como ele se sai no final mesmo "se fodendo".
@@vidadogustavo ñ faço nada que não me agrade, essa liberdade de fazer oque quer , quando quer , é ter paz, me socialiso quando quero, tenho pessoas querida por perto, mais sei separar a coisas, vivo bem e traquilo.
Eu sou assim também, me distanciei muito das pessoas com o tempo porque eu fui percebendo que elas tinham desejos, gostos, vontades e aspirações totalmente diferentes dos meus onde eu sempre acabava ficando de lado, mas eu nunca buscava fazer novas amizades, com o tempo fui ficando sozinha e gostando disso, até chegar em uma depressão porque eu já não saia mais de casa, não compartilhava momentos, não festejava com outras, pessoas e não viajava nem nada, todas as datas comemorativas passaram a ser um dia qualquer, e fui entrando em uma solidão, porém no meu caso foi porque eu passei a criar barreiras afetivas, hoje eu reconheço isso e percebo como isso é prejudicial, pois por exemplo se for parar pra pensar em relação a empregabilidade, ninguém vai lembrar de mim quando tiver um problema que eu poderia ajudar, porque eu não criei conexões com ninguém, logo eu perco a chance de ganhar um dinheirinho ou até mesmo de ser chamada para trabat em uma boa empresa por indicação de amigos, vejo muito disso no meu pai e nos momentos que ele esteve desempregado e desamparado ele teve bons amigos que o ajudaram a se reerguer e conquistar tudo denovo, então por mais que seja bom ser sozinho vc percebe que no fundo não te faz tão bem quanto parece.
Ele não tem absolutamente nada de red pill. O red pill prevê relacionamentos e família, mas de uma forma distorcida, antiquada, ultrapassada e cheia de dogmas.
8:15 Estou exatamente nesse estágio de evitar a enrolação do contato humano, mas acontece que eu amo o egoísmo e um dos meus maiores medos é sentir esse tal vazio algum dia e, daí, querer colocar pessoas e os problemas dessas pessoas na minha vida. Penso que seja uma questão de programação mental e positivação do mal, de modo a chegar num nível de pensar "se eu tiver um AVC aqui e agonizar por 03 dias e 03 noites antes de morrer, isso ainda é mais positivo do que ter gente sofrendo por mim e enchendo o meu saco". Penso eu que ter amigos para fazer atividades seja, em algum nível, um substitutivo dessa coisa decadente chamada família, mas somos muito instáveis. O corpo e a mente são os maiores inimigos do Ego, mas estou fechado com ele e torcendo para que um dia possamos nos abrigar em máquinas, em vez desse corpo biológico falho.
Man, se tiver algum barulho, que não seja dentro da minha casa, eu não me incomodo nem um pouco. Vizinho colocou música alta, ou tá tendo obra do lado, eu fecho todas as portas e janelas, e assisto meu filme/jogo meu jogo/durmo na tranquilidade!!
Sabe, amor próprio não se encaixa no que você descreve, este não é o resultado dele.. amor próprio é reconhecer o limite saudável do distanciamento de coisas e pessoas quando isso for realmente necessário e possível, fala de dignidade e auto preservação.. Você ainda está numa jornada de extremos e de auto conhecimento, então não há como definir resultados .. Você nem se conhece ainda.. Temos que aprender a ser tolerantes, mas tbm a preservar-nos, temos que amar os outros e nos amar tbm.. E aprender o limiar dessas coisas leva muito tempo haverá decepção, ingratidão, frustração, satisfação, paz, conflitos etc.. até chegar lá.. Você pode levantar uma muralha ao redor de si ou construir pontes.. Mas nós fomos criados para vivermos juntos.. juntos não quer dizer aglutinados ou invadindo os espaços uns dos outros .. só quando for casado rs e mesmo assim num casamento saudável leva tempo para o equilíbrio .. Juntos como sociedade, na verdade, significa disponível e acessível, porém sempre atento aos limites da minha auto preservaçã e da reciprocidade ela é necessária sim e como, mas num mundo tão frio e distante do amor sem interesse, cultivar o sentimento de abnegação é algo que tem sido trabalhado em mim.. afinal essa vida passageira não é destino final .. aqui é somente O Grande Teste!
Ótimo vídeo!!!!É sempre necessário olhar pra dentro e ver o que precisamos mudar, a gente pode ficar sozinho , mais não somos autossuficiente, sempre precisamos de um amigo verdadeiro pra conversar,precisamos expor nossas ideias,enfim...Ganhou uma inscrita!Meu único motivo de querer sair da casa da minha mãe, é pra poder ter minha rotina, minha paz,fora q a casa dela é super pequena, como já casei, separei e voltei pra casa dela, as vezes me sinto como uma intrusa , a rotina da minha mãe é bem diferente da minha, antes eu era egoísta e queria mudar isso, hje só quero me retirar, pra teu meu lugar, mais sou grata por ela ter me recebido na casa dela.Antes de eu ter esse pensamento, fui muito e as vezes ainda sou egoista , mais a vida é um eterno rasgar-se e remendar-se .
É isso, cuidar de si mesmo para transbordar para o próximo. O problema da nossa geração e das mais novas é exatamente o egoísmo, mas é a fonte de muitos problemas
MORO SÓ A 10 ANOS MAS EU NUNCA TENHO OU QUERO O MEU AMOR PRÓPRIO... EU AMO AS PESSOAS... ESSE VÍDEO VEIO NA HORA CERTO. AMO MORAR SOZINHO MAS TER ALGUÉM HJ, TBM REQUER MUITA ANÁLISE... SEU VÍDEO É TOP..VOU ME INSCREVER E ASSISTIR OUTROS TBM
Eu moro sozinho tem 5 anos. Estou vendo esse vídeo no momento em que vir visitar a minha família e me sentir erritado por ter saído da minha rotina de apagar a luz quando quisesse, de ter silêncio quando quisesse, de me vestir como quisesse, de não ter que ouvir reclamações ainda que não seja comigo etc. Eu gosto de morar sozinho, ainda que por momentos eu sinta a solidão, pois eu tenho plena certeza que se estivesse casado ou morando com outra pessoa iria passar mais tempo desejando está sozinho do que passo agora desejando está com alguém. Entretanto, de fato já me peguei pensando nisso também: que se morresse ali talvez ninguém se importaria ou que não faria falta na vida de alguém. Só que acho esse pensamento errado, tem muitos casados sendo traídos, tem outros que vão ser abandonados na doença, no desemprego, na velhice e outros (a maioria) que mesmo cercado por pessoas quando morrerem vão virar lembranças, depois apenas uma foto em uma estante até que nem isso mais vai ser.
Oq vc tá dizendo é que é melhor ser uma árvore mas que não dê sombra, nem frutos, porque vai que a sombra proteja e o fruto alimente uma pessoa ruim. Isso tudo porque vc é tão especial, sua sombra é tão boa, seu fruto é tão saboroso que ninguém o merece, só vc. Até porque se o fizesse vc também seria esquecido. Tá serto amigo, ta Serto.
Nossa cultura é desrespeitar os outros: vivemos para nós mesmos e desconsideramos os outros. Estou no terceiro apartamento em Belo Horizonte com minha esposa: tivemos sérios problemas de barulho e desrespeito por vizinhos que moravam em cima sempre. Cada um um pensa que pode fazer o que quiser sem limites. Falta muito para sermos civilizados.
O ruim é o medo de ficar desempregado, por algum motivo que nem se quer existe, e ter que voltar pra casa dos pais com a cara mais limpa do mundo, kkkkk
Esse medo aparece pq vc sabe q é substituível no trabalho que vc faz. Você, lá no seu interior, sabe que precisa aprender mais e entregar mais resultado naquilo que vc faz. Quando vc passa a ter valor de verdade, esse medo some.
Muitas pessoas sentem a dor da solidão porque não tem ninguém para brigar. Pra que ficar junto com alguém se a maior parte das interações são brigas? Essa parte que você mencionou sobre a morte e que ninguém vai sentir falta, em qualquer situação isso vai acontecer também. Sobre o egoísmo acaba sendo natural, pois quem esta sozinho compra tudo para si próprio e não recebe nada de ninguém também.
As pessoas também conseguem amar. Amar é o oposto do egoísmo. Não importa muito sobre quem vai lembrar de vc ou não, mas o que vc vai encarar quando chegar o último momento da sua vida.
eu acho bom ter uma casa própria ter uma paz muitas pessoas acho ruins pelo contrário acho bom porque você sr torna uma pessoa independente 😊isso é bom tenho um desejo de ter um sítio um lá calmo 😊e minha mãe comigo no caso só eu e ela😊.
assistindo alguns dos seus vídeos e lendo alguns dos comentários percebo que você entende de bastante coisa da vida kkkkkkkkk. também encontrei muitas pessoas negligenciando a necessidade de pessoas para compor a vida e o cotidiano. Creio que elas ainda não tiveram essa perspectiva de quando o "se te faz feliz, então está tudo bem" se torna o " e quando isso já não me faz mais feliz?".
acho interessante essas mudanças de perspectivas que vem em diferentes pontos da trajetória da vida sobre os mesmos aspectos que antes achávamos que já tínhamos desvendado. Então creio que vou levando assim, que a vida seja uma evolução gradativa que acontece a partir do que sentimos e quando sentimos... não sei se deu pra entender kkkkkkkk as vezes nem eu me entendo. estou passando pelos 18 anos com várias ideias na cabeça a respeito do que eu quero da minha vida em geral e, apesar dos altos e baixos, acho que trilho o caminho certo.
pra finalizar kkkkkkk eu gostaria de saber qual foi o equilíbrio ou solução que você encontrou pra essa situação, se não for muito intruso essa pergunta
Eu entendi que a vida é muito mais do que o "sentir". É sobre encontrar o Caminho dentro do seu caminho e isso muitas vezes não é agradável ao seu sentimento, e nem é tão fácil assim. Isso tudo a gente vai fazendo enquanto caminha, ou seja, tirando das ideias e colocando em prática, e a vida vai acontecendo. Abraço
O homem sozinho quer arrumar alguém. O homem que tem alguém quer ficar sozinho. O vazio existencial é inerente ao ser humano. Quando morei sozinho me sentia apenas solitário. Hoje que moro com pessoas me sinto depressivo, com vontade de sumir e nunca mais dar sinal de vida, e ainda passo a energia ruim da depressão para os que moram comigo. A maioria dos lares é um inferno. Será que vale a pena viver em um inferno por causa do vazio? Nada faz sentido. Quem mora sozinho vai morrer e ser esquecido. Quem mora com pessoas também vai morrer e ser esquecido, talvez até seja lembrado pelos seus descendentes de 2 ou 3 gerações, e muitas vezes serão lembrados de forma odiosa por terem feito mal aos seus.
Vc só vai preencher esse vazio quando entender que sua Vida não acaba, mesmo depois da morte. A única forma de preencher esse vazio é entendendo que existe algo de infinito em você e cultivar virtudes olhando para Ele.
Pra uns é um sonho , pra outro um pesadelo , passando por essa experiência sei que ta facil nao. É muita coisa , trabalho , financeiro, alimentação , educação, saúde , ou eu to ganhando pouco ou ter que trabalhar mais
Assisti todo o vídeo e, baseado no que foi falado, e nas experiências próprias e conhecimento de outras estórias de amigos e conhecidos, eu poderia dizer que: 1) Para querer viver em um local mais calmo e sossegado, se possível, evite morar em casas muito juntas e agregadas umas nas outras, e, de preferência, visite o local que você pretende morar, principalmente no fim de semana, passe umas horas do dia no local e preveja possíveis situações, principalmente se está muito próximo de avenidas movimentadas ou locais barulhentos, como bares, casas de shows, praças, parques, playgrouds e afins. Agora, se for morar em apartamento, dê preferência aos que não sejam de monobloco, pois vaza muito o som dos vizinhos pelas paredes. O ideal seria morar em um conjunto de casas muradas, com área externa, em um bairro sossegado; 2) Se você pretende morar só, avalie se você consegue estar bem sozinho, fazendo as coisas sozinho, estando bem consigo mesmo, bastando-se. Uma boa forma de avaliar isto é fazendo este teste: indo passear no shopping sozinho, indo ao restaurante, teatro ou cinema sozinho, indo a uma balada, show ou festa sozinho, indo à praia sozinho, etc. Se você volta para casa, depois de uma programação de entretenimento sozinho, e está tudo bem, leve, satisfeito e em paz, sem sentimento algum de vazio e solidão, parabéns, você conseguirá viver sozinho; 3) Saiba que nós viemos para este mundo sozinho e partiremos deste mundo sozinho, espiritualmente falando, então, não se preocupe! Família, amigos, e afins, são meros personagens passageiros em nossas vidas, e nem sempre teremos alguém do nosso lado em nossa partida, não dá para prever que isso aconteça, quanto a isso a Deus pertence, mas esteja bem quanto a isso, e não se culpe por isso (na possibilidade de estar conduzindo a sua vida para um caminho que possa vir a morrer e não ter alguém do seu lado); 4) Compreenda que nós não somos insubstituíveis! Somos indivíduos, temos nossas particulares, somos seres únicos e especiais neste mundo, cada um a sua maneira, mas, ao partimos, a vida segue, tudo há de seguir sem a gente, pois, como já diz o ditado: o show da vida tem que continuar! Poderemos sim deixar lembranças para alguém, ou não, mas mesmo estas lembranças futuramente serão esquecidas e será como se nunca tivéssemos existido (a não ser que você seja alguma personalidade que deixe registrado algum fato nos anais da história humana). Sendo assim, não se preocupe com isso, viva sua vida sozinho e feliz, e também vá explorar o mundo aí fora! Aproveite a vida!😉👍 PS: ...e uma dica bônus, se você for caseiro, adote um gato ou cachorro ou outro animal, mesmo que não goste, permita-se ter um e você verá a mágica acontecer! Você nunca se sentirá só com um animalzinho em casa. Eu que o diga! 🥰🐱🐱🐱🐱🐱🐱🐱🐱❤
alugou um triplex na minha mente pprt 😂 tenho 18 trabalho com meu pai e terminei o ensino médio, eles tentam controlar minha vida em muitos aspectos e sao muito religiosos e as cobranças desnecessárias estão me matando! Preciso morar sozinho conquistar minhas coisas e estudar continuar com meu ciclo de amizades e com responsabilidade e obrigado você está abrindo minha mente nessa fase que eu estou de me organizar para morar sozinho
@vidadogustavo em relação a relacionamento 0 amizades tbm mas tenho uma filha de 9 anos que tenho contato de 15 em 15 dias e diariamente videochamda minhas forças são 100% focada nela
Boa noite ❤ estou vendo seus vídeos pela primeira x. Estou amando. Sou de Recife e estou morando em salvador há 1 ano. Desde q cheguei estou dividindo apto. Estou detestando... E estou criando coragem p ir morar só. Sinto saudade da minha casa ,da minha paz. Estou aqui porq vim a trabalho. Muitas x penso em voltar pra Recife p não ter q precisar morar com ninguém . Mas a minha casa é própria. Já pensei como você, em relação a ir morar em uma floresta ,longe de tudo e de todos
Morei sozinho 1 ano depois aluguei minha casa e voltei pra casa dos meus pais Meu pai ja era falecido e perdi minha mae Dai minha vida virou o pior do caos To pra enlouquecer Daqui 4 meses acaba o contrato de aluguel e de la nao saio nunca mais
EU AMO morar sozinho e ficar sozinho. Estou pensando em me mudar pra praia no ano que vem, porque quero ainda mais calma e silêncio. Onde estou morando em SP não é tão silencioso quanto eu gostaria. Estou cogitando me mudar para uma praia que não seja tão turística do litoral de SP.
Essa sensação de que não vai fazer falta para ninguém é real. É muito bom no início, mas nos adoece a longo prazo. Somos seres sociáveis. Toda escolha envolve abrir mão de algo.
Estou me preparando este ano pra ir morar sozinho e tenho muita coisa lra pesquisar sobre compra e venda de imóveis. Eu sou só um CLT, mas aproveitei pra juntar grana pra dar entrada na minha casa. Falta só planejar bem e pesquisar.
Eu acredito que toda a situação possui a sua peculiaridade. É tudo uma questão de colocar os prós e os contras numa balança e analisar a relação entre os custos e os benefícios para que seja tomada a melhor decisão possível. Lembrando que liberdade e responsabilidade são irmãs que devem andar juntas pois saiba que você será a única pessoa que irá receber os resultados de suas ações, sejam elas boas ou ruins. É como diz o velho ditado: você é livre para plantar o que quiser, mas somente irá colher aquilo que plantou. Tudo vai depender do quão planejada e organizada a pessoa é.
Sim, cada um tem sua particularidade e vai passar por uma história única. Mas isso é algo a se pensar, mesmo na nossa individualidade, existem certas coisas que se colocamos como norte da nossa história vão dar sempre o mesmo resultado. Se você coloca coisas sensoriais ou até materiais como norte, certamente vai se perder no caminho. Se há um Caminho, com certeza existe um norte que guia por este caminho e nos leva à Verdadeira Paz.
Morar só nos primeiros 6 meses é empolgante, mas depois de 1 ano já começa ficar chato, principalmente se você não tiver amizades. Eu arrumei um gato de estimação e me ajudou muito.
Existem muitas pessoas “folgadas”, as vezes algumas “amizades” vai mais atrasar do que ajudar. Nunca conhecemos uma pessoa 100%, não tem como prever oq o outro está pensando
@@vidadogustavo , isso não é e nem deve ser regra. Sim, há pessoas completas e autônomas. E cuja felicidade não passrá pelo caminho do matrimônio, filhos e consttituição de família.
Eu moro sozinho ha alguns anos, ja morei longe de família e amigos e isso não foi muito legal no longo prazo, hoje vivo sozinho na minha cidade natal, mas como meus planos sao bem maiores eu vou escolher um lugar bem legal pra morar e que tem amigos bem maneiros que moram la tambem
Nossa, sério que a parte financeira é melhor pra ti? Assisti a dois vídeos falando sobre isso,eu já acho que pesa muito pra mim, pois tudo é comigo,a despesa é alta, mesmo assim morar sozinha não tem preço 😂.
Eu adoro ficar sozinha mas me obrigo a ir contra isso. Estou no terceiro casamento, é uma luta dentro de mim, por um lado a vontade louca de ficar sozinha e do outro dizendo que não é assim que vou evoluir. Somos criados para viver em sociedade. Eu me conheço, se atender a minha vontade de ficar só, eu vou me desligar de tudo, só que preciso trabalhar e desse tal "não ficar só" para me sacudir todo dia.
Tudo que eu quero: silêncio, minha organização, privacidade...
Assiste tudo o vídeo!
É o que eu mais quero , porém queria um trabalho que o menos não fosse fazendo força no sol quente 😕 foda é ter que pagar aluguel
@@Amandaflaavia. que moleza senta nunha chibanca
Me descreveu olha hahahahahha
Concordo plenamente contigo!
Ficar sozinho é viciante para uns e um terror para outros. Eu amo ficar sozinho.
Ficar sozinho é quando a gente percebe que a vida é solitária. Todo ato é solitário. Isso pode trazer paz ou medo, dependendo das suas escolhas.
Agora o grande problema de "viciar" em ficar sozinho é que vc vai cavando um buraco de egoísmo. Vc vira um "bicho" antisocial que só pensa em si.
É muito bom ter paz sozinho, mas é melhor ainda (e muito importante) quando conseguimos transmitir essa paz na presença de outras pessoas.
@@vidadogustavo vou começar a pensar no que vc disse, Obrigado.
Ficar sozinho, solitude, é bom quando vc faz isso de forma consciente. Uma escolha racional sua! O ruim é quando vc é abandonado e não tem ninguém a quem recorrer 😢.
@@AlanSantos-iz2zv mas tbm n dá pra ficar se vitimizando quando vc é abandonado. Não agrega nada na vida. Vai atrás de pessoas e faça companhia pra elas, faz amizade, seja útil, daqui a pouco sua companhia fica indispensável para elas e vc tbm tem a companhia delas como indispensável.
@@vidadogustavo verdade
A melhor decisão é morar só, Paz, Liberdade.......Sossego, Silêncio, Simplesmente a melhor coisa da vida❤
Viver a solitude é ser sábio vc evitará um montão de problemas ,viver é adaptar -se.
É muito fácil evitar problemas fugindo deles, toma cuidado com isso. As vezes é melhor ter o problema e saber resolver do que só evitar.
@@vidadogustavoperfeito. Parabéns! 👏👏👏
Suas opiniões dos fatores de solitute foi muito bem explicado, só que vivemos o conglomerado paz, como diz o próprio ator.
Eu, 34 anos morando com meus pais, hoje moro sozinho no centro de sp, assistindo seus vídeos que tomei coragem tem quase um ano! Seu canal me ajudou muito. Parabéns minha vida mudou muito, evolui como pessoa em todos os aspectos.
Fico feliz Marcelo!
Se todo mundo entendesse a importancia de assumir a responsabilidade sobre a própria vida, o Brasil seria muito melhor.
Nosso trabalho só está começando!
Achei interessante seu comentário. Me dei a liberdade de intrometer só um pouquinho kkk. Notei sua questão de aos 34 anos morar com seus pais. Me desculpe mas tem algum motivo pelo qual? Eu moro com minha mãe aos 60. Sempre quis ter o meu cantinho tbm,sonhei com tantas coisas e... Muitas vezes acaba por perder a espera da grande luta.❤Boa sorte na vida moço desculpa qualquer coisa.
Se posso entrar só um pouquinho. Acho que a responsabilidade por si pelo meus eu sempre achei que nunca existiu. Eu me separei com.uma realidade um dia quando parei pra pensar que em toda minha vida parei pra ouvir alguém e acabei fazendo exatamente o que todos propuseram e nunca escolhi o que eu queria pra minha vida. Só uma reflexão para se o assunto. Tenho 60 já aconselhei outras pessoas, já elogiei atitudes e parabenizo a todos que concluem seus sonhos.. Parabéns cara. O verdadeiro guerreiro e aquele que tem coragem pra seguir em frente.
Morar só apesar de dar medo em alguns é uma. Experiência única eu me descobri quem eu sou de verdd depois que fui morar só descobri o que eu acredito e descobri o que quero pra mim é uma experiência que eu indicaria pra todos ao menos um ano da sua vida morar só muito bom, não precisa ter medo que depois dos primeiros meses vc se sai bem de boa e vai dar tudo certo
Nada melhor do que morar só, sem gritaria na cabeça, sem gastança desordenada, sem riscos de sofrer falsas acusações. A melhor decisão da minha vida, nunca fui tão feliz e realizado ! Vale a pena D+ !!!
Morar fora da casa dos pais muda a vida literalmente. Vc se redescobre, reflete sobre o que gosta ou não gosta, aprende sobre responsabilidades. Fora a paz que isso nos traz.
É a vida adulta! E tem gente que ainda fala que ser criança é melhor...
A solidão também mata. O ideal seria momentos de solidão com momentos de distrações com amizades sinceras
Hoje em dia a gente cultua o egoísmo e a solidão como se fosse a única forma de felicidade plena e, na vdd, estamos andando para um buraco sem fundo
A idéia de solidão veio da lavagem cerebral que você sofreu durante toda a sua vida. O sistema prega uma falsa felicidade em relacionamentos e te coloca em dependência afetiva. Como seu cérebro está se reeducando e furando a bolha do sistema, aparece este gatilho químico que te faz sentir esta falsa necessidade ! Com o tempo e auto controle, isso melhora e desparece, pois seu cérebro reaprende a viver e se desintoxica !
Existe uma enorme diferença entre solidão e solitude. Voce pode morar com mais "n" pessoas e se sentir sozinho.
solidão mata....solitude não
@@valmircimenti3986Mas a questão é que a palavra "solitude" assim como a palavra "resiliência" virou sinônimo de egoísmo e não altruísmo! Pois a solitude se trata de estar só de forma consciente e em busca de conexão consigo mesmo, assim como monges, freis e freiras, etc. O que o rapaz do vídeo coloca e muito bem é que hoje disfarçamos essa solitude por puro egoísmo, quando eu quero viver só pra ter as coisas organizadas do meu jeito e fazer as coisas no meu tempo é egoísmo ou quando evito relacionamento pra evitar frustração é egoísmo, por isso tem tantas pessoas vivendo sozinhas e infelizes! Aliás pessoas que buscam o estado de solitude evitam até a internet e redes sociais, pois conectar-se consigo mesmo é de fato você se desapegar do mundo e se interiorizar.
Estou morando sozinho a 4 anos. Estou amando. Tenho paz, tranquilidade e o melhor qualidade de vida. 😊😊😊😊😊😊
Moro sozinho há 15 anos, os melhores 15 anos da minha vida. Silencio, só tem barulho de TV ou radio que eu ligo, o wc está sempre desocupado, o controle remoto da TV está sempre comigo, compro algo gostoso para comer e quando vou procurar está onde deixei, se achar um animal na rua posso levar para casa sem problema, a casa está sempre arrumada, sempre do jeito que eu deixo, o meu dinheiro é apenas para mim..
É isso mesmo, todo animal adoraria ter esse conforto e facilidade.
O problema é que vc não é só animal. Tá faltando coisa aí, e vc sabe pq perdeu seu tempo escrevendo esse comentário pra "se validar". Eu não to nem aí, só compartilho o que venho aprendendo, e a vida só faz sentido quando vc começa a ter aspirações superiores. Ou seja, mais do que o seu desejo animal gosta, aquilo que o seu SER anseia.
nao perdi tempo, tempo é o que mais tenho@@vidadogustavo
@@232xw60q, só "pecou" quando disse em levar animal pra casa..se precisa de um pet então talvez não esteja se sentindo tão bem assim..sem falar q animais são legais..mas bem longe 😂
Eu sempre quis morar sozinha. Hoje , graças a Deus, tenho meu AP e moro só. amo minha companhia. Tenho todo um ritual
@@Leandro-ug4ymAnimais é tudo de bom, tenho três gatinhos que são maravilhosos, muito meigos e carinhosos, não dão trabalho nenhum e além de tudo te dão amor verdadeiro, sem interesse, sem traição
Eu amo estar sozinho, não compartilhar nada com ninguém, não pedir nada a ninguém, não se expor a ninguém, não dar satisfação a ninguém, não receber ordens de ninguém, conversar com poucos apenas o necessário. Sei que isto pode não ser bom pra mim, mas pessoas próximos de mim me encomoda e me irrita, e eu acabo sendo grosso e áspero com eles . Fazer o que então? Mudar meu jeito de ser? Como? Acho que não dá. 😊😊
Vc tem quantos anos?
@@vidadogustavo acabei de completar 59.
@@nathansilva2290 Por que você acha que ser aspero e grosso com as pessoas pode não ser uma coisa boa pra você?
Irmão só aconselharia a não tratar mal as pessoas mas a respeito do que disse em morar só e viver sua vida concordo 100%
Cara você não faz ideia como seus vídeos me ajudam,obrigado. aprendo muito com você e seus vídeos pois logo completo 18 e penso sair da casa dos meus pais.
Tenho 63 anos e moro sozinho desde os 25, até hoje não encontrei uma desvantagem, mas concordo que morar sozinho não é para todos, porque precisa ter planejamento financeiro, organizacional e psicologico senão sua vida vira um caos.
Quando cheguei em São Paulo, vim com objetivo de vencer que apesar de ter trabalhado muito com meu pai, tinha apenas o primário. Aluguei uma pequena casa e passai a morar sozinho, focado nos estudos e trabalho. Fazia tudo, cozinhava, lavava minha roupa trabalhava morando sozinho. Não tinha namorada e nem relacionamento nenhum. Assim fique até aos 37. Estudando, trabalhando e morando sozinho desde os 18 anos. Conclui 2 faculdades e tive sucesso no trabalho. Adorava morar sozinho. Quando a solidão batia meus livros eram meus companheiros. Depois encontrei uma jovem casei, tenho 2 filhos que hoje estão moços e encaminhados. Mas no tempo que morei sozinho gostava muito.
Excelente! Cada situação exige uma forma de lidar . Tive uns problemas de saúde emocional e a minha cura foi morar só fiquei 7 anos morando em outro estado, foi um grande aprendizado, precisei morar de volta com minha mãe aqui. Mas hoje minha mentalidade é de vida individual, não dependo de ninguém que faça algo para mim.
Aos 41 anos de idade sendo obrigado a ir morar sozinho pela primeira vez na vida 😢, já faz 3 meses, nem sei o que dizer ainda não caiu a ficha 😢.
Po, que bom. Antes tarde do que nunca né!
Tmb com 41 e querendo morar sozinho 😁
@@rafaelneguinho6151pqp eu com 23 to agoniado pra sair, eu sai uma vez pra morar com namorada mas dessa vez quero ir sozinho
Tenho 42 anos ,terminei minha casa ,por ventura uma casa muito boa 3 andares ,mas ainda moro com meu pai e minha mãe que tem bastante saúde graças a Deus mas já são velhinhos mais de 80 anos ,estava querendo me mudar pra lá e morar sozinho ,mas ao mesmo tempo não quero deixa los sozinhos ,não está muito fácil decidir
@@eletronicadavisomeimagem9114 minha opinião! fique, continue com eles, cuidando com muito amor! digo isso por experiência minha, morei e cuidei de minha mãe, ela faleceu de câncer com 81 anos em 2022! é muito dificil faz muita falta mesmo! portanto, se puder fique com seus pais, isso não tem preço!
Não existe nada melhor que morar sozinho, solteiro e sem filhos. Tenho 50 anos, moro sozinho desde os 34 e não me vejo de outa forma. Sou autônomo, invisto em fundos imobiliários (melhor investimento de todos) e não tenho nem planta para não ter que cuidar. Amo a minha paz e liberdade. A única coisa que me preocupa um pouco é a velhice, mas me cuido, pois ainda não tenho plano de saúde. Sobre as carências emocionais faladas no vídeo (medo de morrer e ninguém sentir falta, etc), já passei dessa fase. Na verdade, cada dia tenho menos paciência com gente e quanto mais eu ficar quieto no meu canto, melhor.
Mas pq tem medo da velhice?
Somos dois quanto a não ter mais paciência com gente. Passei hoje mesmo por um salão de festas e fiquei agradecido por não ter sido convidado pra festa 😂
Ainda moro na casa dos meus pais mas o assunto é muito parecido com algo que eu tô vivendo. Acabou o ensino médio e eu me afastei de muitas pessoas ao longo de 2022 por motivos pessoais, e hoje eu me vejo muito "só". Tava querendo me conformar em viver assim por exatamente tá querendo sair de casa pra fazer a faculdade em outra cidade e achar que lá eu ia conseguir recomeçar do zero, mas o vídeo me abriu o olho um pouco mais pra situação. Se tá ruim agora imagina depois KAKDK.
Seu trabalho é incrível, cara. Obrigada de verdade.
É tipo isso mesmo Sarah, a gente fica muito no "Quando eu tiver minha casa vou fazer isso. Quando eu tiver 'X' anos vou começar a fazer isso. Eu só não faço isso pq não moro sozinho..." e na verdade a gente não faz agora porque nunca faremos.
Não é para desencorajar você ir estudar em outra cidade, mas para agir agora com o que você tem.
Eu sinto esse vazio que você descreveu, e eu moro com minha mãe, meus irmãos e minha vó. Concordo totalmente que morar sozinho pode aumentar esse vazio, mas eu percebo e sinto que estou buscando curar esse vazio justamente indo morar sozinho, tendo minha paz, meu momento comigo, me descobrir sei lá como, sozinho. Espero não estar piorando esse vazio.
Cara vc tá indo morar sozinho pra resolver o problema do vazio de se sentir sozinho. Toma cuidado.
Vc já assistiu aquele filme "Na natureza selvagem"?
Esse meu vazio existe, mas ao mesmo tempo eu não aguento mais a agitação lá de casa, assistir um filme e ser interrompido, ter que fazer as coisas no tempo deles e não no meu, ter que ceder, dividir... não que eu não goste, eu amo estar perto de quem me ama e sentir essa vida acontecendo saca, ouvir risos, conversar, falar sobre o dia, escutar, enfim ter momentos juntos até mesmo dentro de casa. Mas não sei porque ultimamente não aguento mais isso, e acho que está relacionado a esse vazio: é como se, mesmo estando com uma vida que eu respeito e gosto de ter, eu não esteja bem para viver isso, eu me sinta sozinho mesmo vivendo isso.
Então eu sinto essa necessidade de ir embora logo, mas tô levando dia após dia, comprando as coisas ao pouco, fazendo economias, enfim, pra não ter que voltar ou passar perrengue. Só que eu tenho consciência de que essa minha busca pra morar sozinho é porque em casa eu não me encontro, eu não vejo lá como o meu lar, eu não sei quem eu sou estando lá, saca? Então criei uma ideia (e assistindo seu vídeo refleti que posso piorar isso) de que, ao morar sozinho, só vou precisar pensar em mim na maior parte, só vou ter contato comigo mesmo, e nessa solitude vou conseguir me descobrir, ler mais, escrever mais, assistir variadas séries e filmes, andar como eu quero, saber oq eu gosto, quais os meus hobbies, enfim, coisas que eu não vivo lá em casa. Só que ao mesmo tempo, faz sentido oq você trouxe, que o vazio pode aumentar. Tenho medo que não ter esse resultado positivo que eu espero. E quanto ao filme, não assisti não, mas obrigado pela indicação, vou assistir hoje mesmo quando chegar em casa!
A solidão é ontológica mesmo Igor. Estamos sozinhos.
Repara no momento do seu nascimento. Sua mãe estava lá, tinham médicos provavelmente, algum familiar próximo, mas quem nasceu foi você. Foi você que fez a passagem da eternidade para o mundo físico. E isso continua até hoje.
Nós estamos sozinhos em cada ato. Só nós podemos agir por nós mesmos e isso vai seguir até o dia da nossa morte. Ela olhará no olho de cada um individualmente. E isso é libertador.
Você indo morar sozinho vai poder fazer tudo isso.
Vai poder ver séries, ver filmes sem ser interrompido, vai ter muito prazer em fazer isso. Porém, isso não vai te dar a substância que você precisa para preencher o vazio que existe aí, porque o prazer não tem substância.
Tenta lembrar a última vez que você gozou de algum ato prazeroso. Pode ser uma comida que você queria muito comer, ou ver uma série. O prazer se dá nos primeiros momentos, como um pico, e logo que ele é alcançado, ele já não está mais lá.
É sempre assim, o prazer logo que atingido logo vai embora e você tem que ir na busca dele de novo. Ele não fica.
Agora para piorar, tenta lembrar como era o prazer que você sentiu quando você fez o que fez. Essa lembrança sempre estará borrada.
Esse é o problema de buscar morar sozinho só com esse objetivo em mente.
Tentar se encontrar, se afundando nos prazeres próprios é a receita para a infelicidade.
Claro que você faz o que quiser, mas toma cuidado.
@@vidadogustavo Mas o autoconhecimento e uma vida íntegra consigo mesmo sem depender de ninguém não deveria ser essa substância que nos preenche? Não consigo enxergar como eu vou me conhecer em um meio onde eu não sinto ser o meu lar, mas morando sozinho eu talvez conseguisse isso, não? Não estou só buscando o prazer - apesar de também estar - mas também um contato maior comigo mesmo, um canto onde eu saiba que eu possa ser eu mesmo, seja lá o que isso seja, e aprender com essa experiência. Isso não cura, de certa forma, esse vazio?
@@rotherhamigor Cura, quando você usa isso como um meio e não como um fim.
Se o objetivo final terminar em si mesmo, vai colher os frutos do egoísmo.
Se o objetivo final for para transbordar essa força que vc adquirir, para outras pessoas, vai colher os frutos desse serviço.
descobri seu canal agora, ja vii varios videos e posso até dizer que aprendi mt. Pretendo morar sozinho em breve e sei que isso que to consumindo agora vai me ajudar muito quand chegar a hora
Morar sozinha pra mim é uma terapia, nunca fico só. Assisto podcast, leio livros, estudos, faço a comida do jeito que quero, limpo a casa e organizo do meu jeito. Não tenho muitas coisas de casa, mas o que eu tenho fica tudo organizado ❤
E quando acaba tudo isso, é o suficiente?
QUAIS MÓVEIS EU PRECISO NO MÍNIMO PRA IR MORAR SOZINHOS ?
@daviberserker4072 Quais móveis vc usa onde vc mora hoje?
Viver sozinho é a melhor coisa já morei junto e me sentia muito mais só q agora...duas pessoas com costumes diferentes qria q mudasse era só briga...agora não...tenho a minha paz q não tem preço...❤👏👏😃💋
Que pena que morou com alguém e não tiveram a capacidade de fazer um lar. É triste mesmo.
Te vendo pela primeira vez.
Acredita que eu estou vivendo tudo isso.
Saio resolver as coisas não vejo a hora de voltar para casa.
Estou começando repensar sobre
Cara parabéns pelo vídeo, é bom ver que não estamos sozinho, sua narrativa diz a realidade mental e sensações que muitos homens estão sentindo... Eu acho que tá TD uma loucura ... Eu demorei muito tempo pra sair dos pensamentos avulso e muitas vezes destrutivo... Quanto mais olharmos pro presente é melhor ... Eu tenho pra mim também que o ambiente também ajuda a fazer pensarmos coisas não tão boas sobre a gente... Eu sempre me sentia mal e quando realmente prestei atenção, muita das vezes percebia pessoas falando mal de mim, sussuros de fofoca sobre mim... Principalmente por ser uma pessoa mais reservada em relação a maioria.. não que eu me sinta melhor e sim pq eu prefiro me privar ao invés de está lá perdendo tempo jogando conversa fora com assuntos saturados e sem profundidade.... O superficial nunca me cativou.... Bom acho mudando o ambiente fica mais fácil pra nossa mente lutar pra ficar no progresso pessoal...
Eu tenho 24 anos morando sozinha❤. Mas n estou sabendo ainda lidar com a solidão.❤
Eu moro. Só a 3 anos e quando. Eu me sinto. Muito só eu vou dar uma volta ir em uma cafeteira ou mercado comprar alguma coisa só pra ver gente e interagir mas quando não posso sair eu jogo videogame ou assisto um filme ou uma série e comento o que vejo comigo mesmo kkk é muito bom conversar com vc mesmo vc passa a se conhecer como nunca antes é algo muito bom eu adoro claro que não Quero viver só pra sempre porém no momento estar só é ótimo
Nem me fale a solidão está me destruindo ao poucos .não é fácil e piora quando chega o final de semana .
@@andreferreiramorais3117 FDS vai pro cabare come umas rapariga
@@andreferreiramorais3117se quiser um amigo estou aí.
Eu também não sei lidar com a solidão, e difícil as vezes 😢😢😢😢
E morando sozinho a gente não se sente só não a gente sai...se diverte cada passeio é um aprendizado...fazer novas amizades...❤
Meu sonho
Eu preciso ter paz
Tenho 46anos e sempre morei com meus pais😢
Não aguento mais tanta humilhação de familiares e vizinhos se intrometendo na minha hida
E ainda tenho que suportar o serviço 🤦♀️🥺🥺🥺
Parabéns menino
Morar sozinha e minha meta para 2025🙏❣️
Sonho ....
Oi Débora! Eu passei por isso.
Saí de casa aos 44 anos. Foi muito bom, aprendi que em primeiro lugar era eu.
Olá, Débora! Boa noite! Por favor, não se importe com a opinião dos colegas de trabalho e de seus familiares. Continue firme com os seus objetivos, estude e trabalhe da melhor maneira possível. E para aqueles que te menosprezarem, simplesmente os ignorem. Eles não pagam as suas contas e também não te ajudam com um real no supermercado. O bonito da vida são as diferenças e você é única neste mundo e merece ser feliz!
É legal, mas você pode ter alguém morando sozinha.
Muito legal vc tratar desse assunto no vídeo, muito bacana 👏🏻
Obrigado pelo carinho!
Ninguém vive 100% sozinho isso é impossível.. sempre tem que ter contato com alguém mesmo morando sozinho eu sou empreendedora vou morar sozinha mas todos os dias minha obrigação é lidar com clientes.. mas não tem nada melhor que ter seu próprio espaço
Gostei das suas pautas com relação a ser ou morar sozinho. Penso ser como uma lamina de dois cumes: morar só com o intuito de isolamento social, fuga ou exilo, auto percepção? Moro sozinho a 25 anos, senti que precisava encontrar equilíbrio entre estar só e acompanhado. Hoje tenho poucos amigos, um relacionamento, e sigo morando sozinho. Esse foi o caminho do meio que encontrei. Obrigado pelo vídeo. Paz e sucesso a todos.
Eu vi o seu depoimento e amo ficar sozinho, não sinto solidão, sinto paz! Já estou há 24 anos e não sou muito de interagir com às pessoas. Na rua ainda converso com às pessoas. Tenho mais 3 irmãs que moram em outras casas com seus filhos e vou visitá-las de vez em quando. Acho que prá cada pessoa acontece diferente. Prá mim está dando certo, graças a Deus!!😅😅😅😅😅❤❤❤❤
O problema principal das interações, é que no mundo atual só encontramos pessoas egoistas. O egoísmo real, é tipo a pessoa que se coloca como o centro da atenção, a pessoa que não move uma "palha" pra perguntar da outra...., como se fosse uma rainha,... um rei.... que todos devem ir lá reverenciar..., as pessoas hoje estão assim..... aí quando nós tomamos atitudes extremas...acabam dizendo que nós é que somos os egoistas, mas enfim... Seguimos nossas vidas e quem sabe um dia poder encontrar uma companheira que realmente mereça ter nossa boa companhia. A gente faz de tudo para sermos boas pessoas, prestativa, educada, cortes no bom sentido mesmo da palavra, e as pessoas confundem isso.., e como diz o chapolim colorado... " se aproveitam de nossa nobreza ", é uma pena pois o que mais é legal, é podermos compartilhar nossos conhecimentos com as pessoa que temos apreço, enfim...
Desejo sucesso a todos em suas jornadas!
Que conteúdo show, acabei caindo aqui de paraquedas , mas agora ganhou um inscrito. Me identifiquei muito com vídeo, tenho 36 anos e moro com meus pais, sou o filho do meio mas o único que ficou, pois os outros já casaram e formaram suas famílias. Sou muito na minha, gosto de paz e privacidade, sou estilo Low Profile, gosto dessa vibe, silêncio, sossego, fazer minhas coisas com calma e tudo isso eu meio que tenho na casa dos meu pais. Estou solteiro por opção, não casei ainda, só namorei, mas tem uns 4 anos que não me relaciono com ninguém, aprendi a conviver com minha solitude, faço minhas coisas sozinho, viajo, vou ao cinema, pego minha moto dou uma passeios, vou comer em algum lugar diferente e etc… estou focando mais no meu trabalho e evoluindo. Sou cristão, igreja evangélica , sou músico e tenho muitos conhecidos, colegas mas poucos amigos de verdade, pois tenho essa dificuldade de me relacionar, minha vibe mesmo é paz da minha casa.rsrs... Me relaciono bem em todos os ambientes em que faço parte, mas as vezes essa minha “preguiça” de sair com outras pessoas e socializar me faz mal. Ultimamente tenho sentido falta de uma companhia mesmo, relacionamento afetivo, tenho meus princípios e quero constituir uma família, ter filhos, um lar pra chamar de seu e etc… Mas hoje vejo que não tá fácil pra quem já se relaciona bem, imagina pra quem não socializa muito e tem preguiça de se relacionar.hehe… esse negócio de solitude, é perigoso e viciante, mas eu entendo que deve-se ter um equilíbrio e estou começando a buscar esse equilíbrio, vou assistir mais seus vídeos . Obrigado .
É isso mesmo equilíbrio é a palavra! Obrigado pelo carinho e boa sorte
Eu acho que ter bons amigos por perto com quem se possa bater uns bons papos é importante. Leia-se por perto uma distância de vizinhança.
Decide morar sozinho desde meus 27 anos.
Primeiro fui morar com mais 03 amigos.
Não deu certo.sou organizado.gosto de limpeza.
Aí consegui meu próprio espaço próprio.
Sempre gostei de ajudar o próximo e permiti que algumas pessoas fossem morar comigo a fim de ajuda-las.
Mas cada pessoa tem o seu jeito e eu o meu .
Até que decidi ficar só de una vez por todas.
Agora sim tenho o meu espaço só meu.
Mas, foi muito aprendizado esse tempo todo.
O que me preenche é ajuda a viver bem ,com serenidade,é a ESPIRITUALIDADE . DEUS.
Busco a Deus sempre.
Só fiquei feliz depois que perdi a paz. Meus filhos, minha mulher, todos os problemas de liderar a casa, me deixaram louco no começo. Resolver tudo, ver os filhos crescerem, finanças antes em ruinas melhoraram e passaram para o nivel de investimento. Crescemos todos, os 7 (mulher, três filhos e dois cachorros), felizes com nossa bagunça organizada e próspera. Harmonia, finanças controladas, tudo foi se encaixando, tudo deu certo. Que guerra gratificante. Hoje, eu e patroa, na região dos 55, olhamos para trás e pensamos, que doidera! Valeu a pena cada minuto, cada preocupação, cada lágrima. Paz nada, guerra enfrentada e vencida! A verdadeira felicidade da gente está atrelada a felicidades dos outros, não tem jeito. Comigo, foi assim.
É isso.
Moro sozinho desde os 20 anos. Foi uma necessidade, fiquei só. Mãe faleceu, pai foi embora e irmãos mais velhos seguiram seu caminho. Me tornei independente financeiramente aos 19 anos, ingressando em carreira pública estável (concurso público de carreira). Foi a melhor coisa que pode ocorrer na minha vida! Aos 51 anos hoje, não me casei, não namorei e não tive filhos. Não trocaria isso por nada na Vida! Gosto de amigos e de pessoas, mas, na minha vida íntima, privada, não cabe ninguém. O trabalho e os amigos suprem a pouca necessidade que tenho de interação. O suficiente. E quero seguir assim até os 105, se a Vida permitir.
Nossa, me identifiquei muito com o que vc disse. Moro sozinha há 2 anos após um relacionamento único que durou 22 anos, saí da casa dos meus pais pra casar então nunca havia ficado sozinha de fato. Ainda estou me adaptando, tentando achar o equilíbrio nessa nova vida. 😊
Diferente do que ocorre em algumas culturas ocidentais, onde sair de casa cedo é visto como uma forma de independência, no Japão, a convivência prolongada com os pais não é considerada algo negativo.
No Japão, a cultura não exige que os filhos saiam de casa o mais cedo possível para morar sozinhos, como ocorre em alguns países ocidentais. Pelo contrário, é relativamente comum que os jovens continuem morando com seus pais até se casarem ou até que consigam uma estabilidade financeira sólida. Isso ocorre por vários motivos culturais e econômicos, como:
Laços Familiares Fortes:
A cultura japonesa valoriza muito os laços familiares. Morar com os pais até uma idade avançada é visto como uma forma de demonstrar respeito e retribuir o cuidado que receberam.
Responsabilidade com os Pais:
Existe a expectativa de que os filhos cuidem dos pais à medida que envelhecem. Morar junto facilita esse apoio, que muitas vezes inclui ajuda financeira e cuidados diários.
Custo de Vida Elevado:
Nas grandes cidades japonesas, como Tóquio e Osaka, o custo de vida é muito alto. Alugar um apartamento pequeno pode ser caro, e muitos jovens preferem economizar morando com os pais.
Casamento Como Marco de Independência:
Tradicionalmente, sair de casa está associado ao casamento. Apenas após se casarem muitos japoneses consideram a ideia de morar sozinhos.
Espaços Limitados:
Muitas famílias japonesas vivem em casas ou apartamentos pequenos, mas ainda assim, há uma aceitação cultural em dividir esse espaço por mais tempo.
Essa cultura valoriza mais o apoio mútuo do que ceder a pressões sociais. Não há problema em ficar na casa dos pais, desde que você contribua e ajude no lar.
Chat gpt é engraçado as vezes
Adorei conhecer esse canal. Ótimo conteúdo e a sua personalidade me parece empática. Sucesso pra ti. Mais um inscrito
eu depois dos 18 anos me isolei de parentes e amigos, trabalhei quieto, juntei dinheiro e financiei uma casa, e vivo sozinho, gosto que chegue o final de semana pra ñ ver ninguem , hoje com 35 anos continuo sendo eu mesmo, sem precisar agradar ninguem e vivo do meu jeito, sem se sentir um palhaço em tar agradando os outros, sou egoísta tudo que tenho é pra mim, vivo pra mim, vazio eu sinto quando estou compartilhando meu tempo com os outros, eu comparo e observo as pessoas que gasta a juventude compartilhando o pouco que tem com os outros e depois tão sem nada recomeçando do zero, eu ñ faço parte desse ciclo de fracassados emocionais dependentes.
Vc faz parte dos fracassados na luta contra o egoísmo. Vc acha que não ter amigos é o que te liberta da dependência emocional, mas pelo que vc escreveu aí é o que mais depende do olhar dos outros.
Você precisa que os outros olhem e falem "nossa como ele tem dinheiro"
Se vencer a dependência emocional tem como objetivo a força sobre o ego, vc foi para o lado oposto e se rendeu a ela.
Vc se tornou fraco se afastando de tudo aquilo que poderia te dar uma satisfação biográfica, e que lhe custa muitas vezes se dedicar a alguém, ouvir, compartilhar, cuidar... E se abraçou com tudo aquilo que o tempo destrói, e no fim vai ser só vc e todo o pó que vc acumulou.
Eu sinto muito por isso, e espero que vc perceba o buraco que vc está entrando antes do seu último dia, pq se o fizer ainda terá tempo para mudar.
Boa sorte.
@@vidadogustavo se eu tivesse dinheiro não teria financiado uma casa, fui pra luta e conquistei na raça, vivo assim porque sou observador, vejo a desgraça em que os outros se meteram e que alguns não conseguiram sair, teve um tio meu que teve um avc, ficou mudo e na cadeira de rodas, tinha uma familia bem estruturada, a esposa dele arrumou outro e levou pra morar na casa deles, meu tio aguentou tudo ''calado'' , ele fumava , pra nos chegou a noticia que ele estava sozinho deitado em um sofa e derrubou uma bituca de cigarro no sofa e morreu queimado, tenho um outro tio que teve um derrame a familia e filhos simplesmente o abandonou, sobrou pra minha mae cuidar dele, é um dos poucos exemplos, tenho varios, vc acha que vou dedicar meu tempo agradando pessoas? cada um segue seu caminho minha estrada serve pra mim não para os outros.
@TIOBUGRE Vc tá recortando uma parte da realidade e tomando como verdade, além de focar nas pessoas que fizeram maldade.
É quase como se falasse: "eu vejo assaltos na rua por isso eu nunca mais vou sair de casa".
É agir pelo medo.
Vc acha que se a pessoa fizer maldade vai ser ruim pra vc, mas na realidade o pior resultado vem para quem fez a maldade e não para quem sofreu.
Ser forte nesse sentido significa fazer o bem, compartilhar, amar, sem esperar nada em troca. Pelo simples fato de ser o bem a ser feito.
Não fazer pq vc está olhando para a possibilidade das pessoas não retribuirem é estar preso a fraqueza que vc disse no primeiro comentário.
Tem um filme muito bom que fala muito bem sobre isso que você disse e o que eu to dizendo também, o nome é 'Jersey Boys: Em Busca da Música' .Ele fala sobre a história real do cantor Frankie Vallie. Depois se vc quiser procura ele e assiste, vê como ele se sai no final mesmo "se fodendo".
@@vidadogustavo ñ faço nada que não me agrade, essa liberdade de fazer oque quer , quando quer , é ter paz, me socialiso quando quero, tenho pessoas querida por perto, mais sei separar a coisas, vivo bem e traquilo.
Eu sou assim também, me distanciei muito das pessoas com o tempo porque eu fui percebendo que elas tinham desejos, gostos, vontades e aspirações totalmente diferentes dos meus onde eu sempre acabava ficando de lado, mas eu nunca buscava fazer novas amizades, com o tempo fui ficando sozinha e gostando disso, até chegar em uma depressão porque eu já não saia mais de casa, não compartilhava momentos, não festejava com outras, pessoas e não viajava nem nada, todas as datas comemorativas passaram a ser um dia qualquer, e fui entrando em uma solidão, porém no meu caso foi porque eu passei a criar barreiras afetivas, hoje eu reconheço isso e percebo como isso é prejudicial, pois por exemplo se for parar pra pensar em relação a empregabilidade, ninguém vai lembrar de mim quando tiver um problema que eu poderia ajudar, porque eu não criei conexões com ninguém, logo eu perco a chance de ganhar um dinheirinho ou até mesmo de ser chamada para trabat em uma boa empresa por indicação de amigos, vejo muito disso no meu pai e nos momentos que ele esteve desempregado e desamparado ele teve bons amigos que o ajudaram a se reerguer e conquistar tudo denovo, então por mais que seja bom ser sozinho vc percebe que no fundo não te faz tão bem quanto parece.
Meu sonho é mora em SP apareceu uma oportunidade e não vou deixa passa, lá eu vou mora sozinho q é tudo q eu sempre quis!..
Q deus te abençoe
❤
Morar sozinho deve ser tudo de bom 👍 🥰🥰🥰
Atualmente estar sozinho não é uma opção e sim uma necessidade de vida !
Vc se tornou um red pill nato!
Eu sou assim só que eu pesquisei e entendi que riqueza prescisa do silêncio!
Não sou Red Pill...
Ele não tem absolutamente nada de red pill. O red pill prevê relacionamentos e família, mas de uma forma distorcida, antiquada, ultrapassada e cheia de dogmas.
Melhor coisa paz tranquilidade saúde até melhora🙏🙏🙏🙏
8:15 Estou exatamente nesse estágio de evitar a enrolação do contato humano, mas acontece que eu amo o egoísmo e um dos meus maiores medos é sentir esse tal vazio algum dia e, daí, querer colocar pessoas e os problemas dessas pessoas na minha vida.
Penso que seja uma questão de programação mental e positivação do mal, de modo a chegar num nível de pensar "se eu tiver um AVC aqui e agonizar por 03 dias e 03 noites antes de morrer, isso ainda é mais positivo do que ter gente sofrendo por mim e enchendo o meu saco".
Penso eu que ter amigos para fazer atividades seja, em algum nível, um substitutivo dessa coisa decadente chamada família, mas somos muito instáveis. O corpo e a mente são os maiores inimigos do Ego, mas estou fechado com ele e torcendo para que um dia possamos nos abrigar em máquinas, em vez desse corpo biológico falho.
E o que te faz achar que as máquinas são perfeitas e que se colocar sua mente numa máquina isso será você?
Man, se tiver algum barulho, que não seja dentro da minha casa, eu não me incomodo nem um pouco. Vizinho colocou música alta, ou tá tendo obra do lado, eu fecho todas as portas e janelas, e assisto meu filme/jogo meu jogo/durmo na tranquilidade!!
Sabe, amor próprio não se encaixa no que você descreve, este não é o resultado dele.. amor próprio é reconhecer o limite saudável do distanciamento de coisas e pessoas quando isso for realmente necessário e possível, fala de dignidade e auto preservação..
Você ainda está numa jornada de extremos e de auto conhecimento, então não há como definir resultados ..
Você nem se conhece ainda..
Temos que aprender a ser tolerantes, mas tbm a preservar-nos, temos que amar os outros e nos amar tbm..
E aprender o limiar dessas coisas leva muito tempo haverá decepção, ingratidão, frustração, satisfação, paz, conflitos etc.. até chegar lá..
Você pode levantar uma muralha ao redor de si ou construir pontes..
Mas nós fomos criados para vivermos juntos.. juntos não quer dizer aglutinados ou invadindo os espaços uns dos outros .. só quando for casado rs e mesmo assim num casamento saudável leva tempo para o equilíbrio ..
Juntos como sociedade, na verdade, significa disponível e acessível, porém sempre atento aos limites da minha auto preservaçã e da reciprocidade ela é necessária sim e como, mas num mundo tão frio e distante do amor sem interesse, cultivar o sentimento de abnegação é algo que tem sido trabalhado em mim.. afinal essa vida passageira não é destino final .. aqui é somente O Grande Teste!
Ótimo vídeo!!!!É sempre necessário olhar pra dentro e ver o que precisamos mudar, a gente pode ficar sozinho , mais não somos autossuficiente, sempre precisamos de um amigo verdadeiro pra conversar,precisamos expor nossas ideias,enfim...Ganhou uma inscrita!Meu único motivo de querer sair da casa da minha mãe, é pra poder ter minha rotina, minha paz,fora q a casa dela é super pequena, como já casei, separei e voltei pra casa dela, as vezes me sinto como uma intrusa , a rotina da minha mãe é bem diferente da minha, antes eu era egoísta e queria mudar isso, hje só quero me retirar, pra teu meu lugar, mais sou grata por ela ter me recebido na casa dela.Antes de eu ter esse pensamento, fui muito e as vezes ainda sou egoista , mais a vida é um eterno rasgar-se e remendar-se .
É isso, cuidar de si mesmo para transbordar para o próximo. O problema da nossa geração e das mais novas é exatamente o egoísmo, mas é a fonte de muitos problemas
Morar sozinho é um caminho sem volta❤
MORO SÓ A 10 ANOS MAS EU NUNCA TENHO OU QUERO O MEU AMOR PRÓPRIO... EU AMO AS PESSOAS... ESSE VÍDEO VEIO NA HORA CERTO. AMO MORAR SOZINHO MAS TER ALGUÉM HJ, TBM REQUER MUITA ANÁLISE... SEU VÍDEO É TOP..VOU ME INSCREVER E ASSISTIR OUTROS TBM
É isso aí Wilson, não somos suficientes. Abraço!
Relacionamento e so p atrapalha nosso crescimento, depois que passei ser sozinho conquistei mais coisas ,e to muito feliz e realizado
Relacionamento ruim atrapalha mesmo
Eu moro sozinho tem 5 anos. Estou vendo esse vídeo no momento em que vir visitar a minha família e me sentir erritado por ter saído da minha rotina de apagar a luz quando quisesse, de ter silêncio quando quisesse, de me vestir como quisesse, de não ter que ouvir reclamações ainda que não seja comigo etc.
Eu gosto de morar sozinho, ainda que por momentos eu sinta a solidão, pois eu tenho plena certeza que se estivesse casado ou morando com outra pessoa iria passar mais tempo desejando está sozinho do que passo agora desejando está com alguém.
Entretanto, de fato já me peguei pensando nisso também: que se morresse ali talvez ninguém se importaria ou que não faria falta na vida de alguém. Só que acho esse pensamento errado, tem muitos casados sendo traídos, tem outros que vão ser abandonados na doença, no desemprego, na velhice e outros (a maioria) que mesmo cercado por pessoas quando morrerem vão virar lembranças, depois apenas uma foto em uma estante até que nem isso mais vai ser.
Oq vc tá dizendo é que é melhor ser uma árvore mas que não dê sombra, nem frutos, porque vai que a sombra proteja e o fruto alimente uma pessoa ruim. Isso tudo porque vc é tão especial, sua sombra é tão boa, seu fruto é tão saboroso que ninguém o merece, só vc. Até porque se o fizesse vc também seria esquecido.
Tá serto amigo, ta Serto.
Nossa cultura é desrespeitar os outros: vivemos para nós mesmos e desconsideramos os outros. Estou no terceiro apartamento em Belo Horizonte com minha esposa: tivemos sérios problemas de barulho e desrespeito por vizinhos que moravam em cima sempre. Cada um um pensa que pode fazer o que quiser sem limites. Falta muito para sermos civilizados.
Pois é, precisamos amadurecer e perceber que não somos só nós vivendo no mundo.
O ruim é o medo de ficar desempregado, por algum motivo que nem se quer existe, e ter que voltar pra casa dos pais com a cara mais limpa do mundo, kkkkk
Esse medo aparece pq vc sabe q é substituível no trabalho que vc faz. Você, lá no seu interior, sabe que precisa aprender mais e entregar mais resultado naquilo que vc faz. Quando vc passa a ter valor de verdade, esse medo some.
😂😂😂😂😂
Independentemente desse fator, como posso garantir que mesmo vivendo sozinho isto não vai afetar minha jornada?
A solidão é uma linha tênue entre a felicidade e o peso de estar vivo.
Todo ato é em essencia solitário, pensa bem...
@vidadogustavo Verdade. Eu vivo sozinho, mas sou muito carente. Eu queria que as pessoas conversassem comigo.
@cesarsantos801 Se interesse pelas pessoas que elas se interessarão por você, só toma cuidado pra não parecer um "detetive"
Nossa, ótima reflexão no vídeo, me fez pensar bastante. Acho que se eu for morar sozinho, provavelmente passarei pelo mesmo processo
E você já tem alguma previsão de quando vai?
Imagino que não tem coisa melhor, que morar sozinho.
Muitas pessoas sentem a dor da solidão porque não tem ninguém para brigar. Pra que ficar junto com alguém se a maior parte das interações são brigas? Essa parte que você mencionou sobre a morte e que ninguém vai sentir falta, em qualquer situação isso vai acontecer também. Sobre o egoísmo acaba sendo natural, pois quem esta sozinho compra tudo para si próprio e não recebe nada de ninguém também.
As pessoas também conseguem amar. Amar é o oposto do egoísmo.
Não importa muito sobre quem vai lembrar de vc ou não, mas o que vc vai encarar quando chegar o último momento da sua vida.
Mto bom o video!!! 👏🏽👏🏽👏🏽
Obrigado pelo carinho
eu acho bom ter uma casa própria ter uma paz muitas pessoas acho ruins pelo contrário acho bom porque você sr torna uma pessoa independente 😊isso é bom tenho um desejo de ter um sítio um lá calmo 😊e minha mãe comigo no caso só eu e ela😊.
Excelente conteúdo, obrigada por compartilhar.
De nada!
Viver em solitude é diferente de solidão. 😊 por esse vídeo, vejo que você é mais solitário
Por 1 vídeo vc vê que sou solitário? Assiste mais vídeos e vc vai ter outra percepção e AINDA sim não saberá quem eu sou de verdade.
assistindo alguns dos seus vídeos e lendo alguns dos comentários percebo que você entende de bastante coisa da vida kkkkkkkkk. também encontrei muitas pessoas negligenciando a necessidade de pessoas para compor a vida e o cotidiano. Creio que elas ainda não tiveram essa perspectiva de quando o "se te faz feliz, então está tudo bem" se torna o " e quando isso já não me faz mais feliz?".
acho interessante essas mudanças de perspectivas que vem em diferentes pontos da trajetória da vida sobre os mesmos aspectos que antes achávamos que já tínhamos desvendado. Então creio que vou levando assim, que a vida seja uma evolução gradativa que acontece a partir do que sentimos e quando sentimos... não sei se deu pra entender kkkkkkkk as vezes nem eu me entendo. estou passando pelos 18 anos com várias ideias na cabeça a respeito do que eu quero da minha vida em geral e, apesar dos altos e baixos, acho que trilho o caminho certo.
pra finalizar kkkkkkk eu gostaria de saber qual foi o equilíbrio ou solução que você encontrou pra essa situação, se não for muito intruso essa pergunta
Eu entendi que a vida é muito mais do que o "sentir". É sobre encontrar o Caminho dentro do seu caminho e isso muitas vezes não é agradável ao seu sentimento, e nem é tão fácil assim.
Isso tudo a gente vai fazendo enquanto caminha, ou seja, tirando das ideias e colocando em prática, e a vida vai acontecendo.
Abraço
O homem sozinho quer arrumar alguém. O homem que tem alguém quer ficar sozinho. O vazio existencial é inerente ao ser humano.
Quando morei sozinho me sentia apenas solitário. Hoje que moro com pessoas me sinto depressivo, com vontade de sumir e nunca mais dar sinal de vida, e ainda passo a energia ruim da depressão para os que moram comigo.
A maioria dos lares é um inferno. Será que vale a pena viver em um inferno por causa do vazio?
Nada faz sentido. Quem mora sozinho vai morrer e ser esquecido. Quem mora com pessoas também vai morrer e ser esquecido, talvez até seja lembrado pelos seus descendentes de 2 ou 3 gerações, e muitas vezes serão lembrados de forma odiosa por terem feito mal aos seus.
Vc só vai preencher esse vazio quando entender que sua Vida não acaba, mesmo depois da morte.
A única forma de preencher esse vazio é entendendo que existe algo de infinito em você e cultivar virtudes olhando para Ele.
Muito bom
Gosto muito dos seus vídeos. Me identifico bastante
Pra uns é um sonho , pra outro um pesadelo , passando por essa experiência sei que ta facil nao. É muita coisa , trabalho , financeiro, alimentação , educação, saúde , ou eu to ganhando pouco ou ter que trabalhar mais
Assisti todo o vídeo e, baseado no que foi falado, e nas experiências próprias e conhecimento de outras estórias de amigos e conhecidos, eu poderia dizer que: 1) Para querer viver em um local mais calmo e sossegado, se possível, evite morar em casas muito juntas e agregadas umas nas outras, e, de preferência, visite o local que você pretende morar, principalmente no fim de semana, passe umas horas do dia no local e preveja possíveis situações, principalmente se está muito próximo de avenidas movimentadas ou locais barulhentos, como bares, casas de shows, praças, parques, playgrouds e afins. Agora, se for morar em apartamento, dê preferência aos que não sejam de monobloco, pois vaza muito o som dos vizinhos pelas paredes. O ideal seria morar em um conjunto de casas muradas, com área externa, em um bairro sossegado; 2) Se você pretende morar só, avalie se você consegue estar bem sozinho, fazendo as coisas sozinho, estando bem consigo mesmo, bastando-se. Uma boa forma de avaliar isto é fazendo este teste: indo passear no shopping sozinho, indo ao restaurante, teatro ou cinema sozinho, indo a uma balada, show ou festa sozinho, indo à praia sozinho, etc. Se você volta para casa, depois de uma programação de entretenimento sozinho, e está tudo bem, leve, satisfeito e em paz, sem sentimento algum de vazio e solidão, parabéns, você conseguirá viver sozinho; 3) Saiba que nós viemos para este mundo sozinho e partiremos deste mundo sozinho, espiritualmente falando, então, não se preocupe! Família, amigos, e afins, são meros personagens passageiros em nossas vidas, e nem sempre teremos alguém do nosso lado em nossa partida, não dá para prever que isso aconteça, quanto a isso a Deus pertence, mas esteja bem quanto a isso, e não se culpe por isso (na possibilidade de estar conduzindo a sua vida para um caminho que possa vir a morrer e não ter alguém do seu lado); 4) Compreenda que nós não somos insubstituíveis! Somos indivíduos, temos nossas particulares, somos seres únicos e especiais neste mundo, cada um a sua maneira, mas, ao partimos, a vida segue, tudo há de seguir sem a gente, pois, como já diz o ditado: o show da vida tem que continuar! Poderemos sim deixar lembranças para alguém, ou não, mas mesmo estas lembranças futuramente serão esquecidas e será como se nunca tivéssemos existido (a não ser que você seja alguma personalidade que deixe registrado algum fato nos anais da história humana). Sendo assim, não se preocupe com isso, viva sua vida sozinho e feliz, e também vá explorar o mundo aí fora! Aproveite a vida!😉👍 PS: ...e uma dica bônus, se você for caseiro, adote um gato ou cachorro ou outro animal, mesmo que não goste, permita-se ter um e você verá a mágica acontecer! Você nunca se sentirá só com um animalzinho em casa. Eu que o diga! 🥰🐱🐱🐱🐱🐱🐱🐱🐱❤
concordo, com tudo o que você falou! Goiânia!,,
Abraço!
alugou um triplex na minha mente pprt 😂 tenho 18 trabalho com meu pai e terminei o ensino médio, eles tentam controlar minha vida em muitos aspectos e sao muito religiosos e as cobranças desnecessárias estão me matando! Preciso morar sozinho conquistar minhas coisas e estudar continuar com meu ciclo de amizades e com responsabilidade e obrigado você está abrindo minha mente nessa fase que eu estou de me organizar para morar sozinho
"Alugou um triplex na minha mente powerpoint?" o que é pprt?
@@vidadogustavopapo reto kkkkkk
estou a 7 anos nessa pegada e a 7 anos sem nenhum relacionamento porém estou a cada dia melhor e mais feliz
Nenhum relacionamento? Zero amizades, zero família?
@vidadogustavo em relação a relacionamento 0 amizades tbm mas tenho uma filha de 9 anos que tenho contato de 15 em 15 dias e diariamente videochamda minhas forças são 100% focada nela
Boa noite ❤ estou vendo seus vídeos pela primeira x. Estou amando. Sou de Recife e estou morando em salvador há 1 ano. Desde q cheguei estou dividindo apto. Estou detestando... E estou criando coragem p ir morar só. Sinto saudade da minha casa ,da minha paz. Estou aqui porq vim a trabalho. Muitas x penso em voltar pra Recife p não ter q precisar morar com ninguém . Mas a minha casa é própria. Já pensei como você, em relação a ir morar em uma floresta ,longe de tudo e de todos
Morei sozinho 1 ano depois aluguei minha casa e voltei pra casa dos meus pais
Meu pai ja era falecido e perdi minha mae
Dai minha vida virou o pior do caos
To pra enlouquecer
Daqui 4 meses acaba o contrato de aluguel e de la nao saio nunca mais
EU AMO morar sozinho e ficar sozinho. Estou pensando em me mudar pra praia no ano que vem, porque quero ainda mais calma e silêncio. Onde estou morando em SP não é tão silencioso quanto eu gostaria.
Estou cogitando me mudar para uma praia que não seja tão turística do litoral de SP.
Essa sensação de que não vai fazer falta para ninguém é real. É muito bom no início, mas nos adoece a longo prazo. Somos seres sociáveis. Toda escolha envolve abrir mão de algo.
Depois q a gente aprende a se amar e acostuma com a solitude é maravilhoso.
Hj, não me imagino morando com outra pessoa😂
E qual a diferença da solitude e do egoísmo na sua vida hoje?
@vidadogustavo solitude é vc estar bem mesmo sozinho. Saio com amigos, curto minha vida, mas amo morar sozinha, assistir um filme e me curtir.
Estou me preparando este ano pra ir morar sozinho e tenho muita coisa lra pesquisar sobre compra e venda de imóveis.
Eu sou só um CLT, mas aproveitei pra juntar grana pra dar entrada na minha casa. Falta só planejar bem e pesquisar.
Vai com tudo, sem medo para não ter receios..
Continua essa história de onde vc parou. Seria bom saber o que vc fez para resolver.
Eu acredito que toda a situação possui a sua peculiaridade. É tudo uma questão de colocar os prós e os contras numa balança e analisar a relação entre os custos e os benefícios para que seja tomada a melhor decisão possível. Lembrando que liberdade e responsabilidade são irmãs que devem andar juntas pois saiba que você será a única pessoa que irá receber os resultados de suas ações, sejam elas boas ou ruins. É como diz o velho ditado: você é livre para plantar o que quiser, mas somente irá colher aquilo que plantou. Tudo vai depender do quão planejada e organizada a pessoa é.
Sim, cada um tem sua particularidade e vai passar por uma história única. Mas isso é algo a se pensar, mesmo na nossa individualidade, existem certas coisas que se colocamos como norte da nossa história vão dar sempre o mesmo resultado. Se você coloca coisas sensoriais ou até materiais como norte, certamente vai se perder no caminho.
Se há um Caminho, com certeza existe um norte que guia por este caminho e nos leva à Verdadeira Paz.
É maravilhoso mesmo
Nossa, eu achei que não tinha alguém como eu, até achar seu vídeo, que doideira é a vida viu.
Alguns se identificam...
Se a gente não acha uma pessoa q nos trate bem e com muito amor é melhor ficar sozinho do q ficar forçando só pra ter companhia.
Com certeza
A pessoa errada vai mais atrasar do que ajudar
Tb sou muito sensível a ruidos. Resolvi meu problema usando aqueles protetores auriculares de silicone / espuma.
Eu moro sozinho as vezes me sinto só também passo pela mesma situação de querer ficar escondido no meu mundinho mas, meus gatos me fazem companhia.
Morar sozinho é um grande desafio
Morar só nos primeiros 6 meses é empolgante, mas depois de 1 ano já começa ficar chato, principalmente se você não tiver amizades. Eu arrumei um gato de estimação e me ajudou muito.
Chato pra caramba morar sozinho, não ter ninguém pra conversar
Existem muitas pessoas “folgadas”, as vezes algumas “amizades” vai mais atrasar do que ajudar. Nunca conhecemos uma pessoa 100%, não tem como prever oq o outro está pensando
Legal sua hora!
Excesso de amor próprio como e bom kkkk hoje tenho preguiça de ficar com alguém kkkk só de pensar que vou ter meu tempo dividido ja fico doida kkkk
Vai ver onde isso vai te levar...
@@vidadogustavo Não vejo problema em querer viver sozinha.
A vida e feito de escolhas e toda escolha tem seus pontos positivos e negativos .
@@AnaBeatriz-hh6fg Então tá bom
Eu amo a própria companhia.
É importante sentir bem sozinha, mas se isolar dos outros é o caminho certo para a tristeza e solidão.
A moda do amor próprio..de se amar..da solitude..de ser prioridade......resulta em solidão e depressão....dinâmica interessante né...
Demais, e o pior é que tem gente que se força a acreditar que é feliz dessa forma sabendo que tem um buraco de infelicidade no peito
@@vidadogustavo , isso não é e nem deve ser regra. Sim, há pessoas completas e autônomas. E cuja felicidade não passrá pelo caminho do matrimônio, filhos e consttituição de família.
@@abner329 Sim, mas com certeza passará pela doação ao próximo. Já foi dito há muito tempo "Ame ao próximo como ama a si mesmo".
Com certeza morar sozinho é a melhor solução
Sozinho com o melhor amigo nosso CRIADOR( DEUS)😊😅❤
Eu moro sozinho ha alguns anos, ja morei longe de família e amigos e isso não foi muito legal no longo prazo, hoje vivo sozinho na minha cidade natal, mas como meus planos sao bem maiores eu vou escolher um lugar bem legal pra morar e que tem amigos bem maneiros que moram la tambem
Eu vivo sozinho e digo é bom pra parte financeira eu gasto pouco e graças a deus ja to cm uma boa quantia guardada isso pq moro só
Nossa, sério que a parte financeira é melhor pra ti? Assisti a dois vídeos falando sobre isso,eu já acho que pesa muito pra mim, pois tudo é comigo,a despesa é alta, mesmo assim morar sozinha não tem preço 😂.
O inferno são os outros.😂😂😂
De certo modo sim, mas só se nós não conseguirmos definir o nosso "Eu"
Eu adoro ficar sozinha mas me obrigo a ir contra isso. Estou no terceiro casamento, é uma luta dentro de mim, por um lado a vontade louca de ficar sozinha e do outro dizendo que não é assim que vou evoluir. Somos criados para viver em sociedade. Eu me conheço, se atender a minha vontade de ficar só, eu vou me desligar de tudo, só que preciso trabalhar e desse tal "não ficar só" para me sacudir todo dia.
O caminho da evolução é uma dança entre ficar sozinho e dividir o tempo com os outros né
Morei só, os vizinhos não vai gostar de ter um cara solteiro morando do lado.
Este é um dos piores pontos negativos fiquem esperto.
E pq nao??
@@IsabelaFonseca-jm6etIsabela para homem é complicado na maioria das vezes os maridos é quem procura confusão com ciúme das esposa .