Canal melhorou muito com esses vlogs no Japão e Coréia, os vídeos estão muito mais interessantes. Tem algo diferente, não sei dizer o que é, mas está muito legal, você parece até mais leve.
Obrigado. Fixei o comentário para tentar entender e melhorar. Porém, o youtube não me vê como "vlog de viagem" e sim como "cara polêmico que mostra a realidade nem sempre bonita do mundo" . De fato (infelizmente) esses vídeos de passeio têm bem menos engajamento, comparado com os vídeos controversos
@@Olhar.Internacional Vídeos como esses não considero somente de passeios, tem muitas informações e suas visões de mundo particular que você coloca, o que agrega muito. Já vi um bocado de vlogs de viagem por aí, que não agregam muita coisa. Vídeos como esses que você faz, me lembra o primeiro vídeo que vi seu, muitos anos atrás, na Estônia. Particularmente é o que eu gosto. Uma pena que não dá muito views.
Também estava pensando a mesma coisa. Uma vez que ele foi pra Coreia e então no Japão os vídeos estão bem melhores (na minha opinião), mas não sei explicar o porquê.
No Japão, admiro a limpeza das ruas , ambientes públicos, você não vê um fio de cabelo no chão. Em compensação, no Brasil , as grandes cidades são um verdadeiro lixao. A grande diferença é a consciência das pessoas.
Fora que ta um pulo de Kyoto e Osaka, encostado nos Alpes por Gifu. Praias maravilhosas de Fukui bem acessíveis. Os bairros perto da Universidade e do Zoológico são lindos.
Meu caro, fico feliz de ver como vc tem uma boa percepção das coisas. Como vc disse o Japão é outro mundo, na minha opinião que vivo aqui há 30 anos seria de estar em outro planeta, pois não se enquadra com outras mega cidades pelo mundo. O segredo: a cultura e educação das pessoas, nada além disso. O Japão é um exemplo p o mundo. Se puder conhecer Nagano e Ishigaki vc verá outras regiões de paz e beleza p viver até os 100 anos com Tranquilidade! Abraços
Rafael, eu comecei a estudar web design, depois vou ver UI design, meu sonho é trabalhar online, pode demorar, mais vou chegar lá, e vc é parte da minha motivação pra isso, muito obrigado
O Japão tem uma cultura milenar e essa tradição enraizada no povo, torna o país diferente dos demais na maneira de enfrentar os desafios da modernidade e permanecer fiel à sua essência. A Educação deles é muito eficiente. Há respeito pelos mais velhos e isso faz dos japoneses um povo desenvolvido e cumpridor das leis.
No Japão não houve influência marxista nas instituições, foi a grande diferença. Por isto é bem diferente da América Latina, parte da África e do sudeste asiático. Revolucionários marxistas onde criaram raiz no mundo há subv3rsã0 do tecido social.
@@zackb.3157não tem influência marxista no Japão?😂😂😂😂😂😂😂😂 Iludido, não existe lugar nenhum do mundo sem alguma influência marxista.😂😂😂😂😂😂 E no Japão a influência marxista é grande. Cada país usa uma roupagem diferente do marxismo, daí a confusão.
@@candidomribeiro No parlamento japonês não chegam nem a 6%. As universidades e a mídia não tem tanta relevância; no Brasil, os marxistas vem ocupando e dominando as universidads, associações de professores, UNE, desde a década de 60. Por isto vc ver essa romantização por aqui, já é algo cultural. No Japão NÃO existe isso, pelo bem da nação. Eu conheço o marxismo inclusive as suas variantes. Desiste.
@@iridium-x7i Sinceramente pelo que vi, discordo um pouco, acho que isso eu concordo em relação aos descendentes que trabalham em fábricas, agora pra trabalhos comuns, como o seu mesmo, acho que não, parece ser bem normal digamos assim, já vi alguns programadores que trabalham lá em específico, e parece algo normal eu diria.
A parte boa de ser nomade digital é conhecer varios países e cidades, mas cansa muito, e só temos a mochila...já fiz isto e achei que desgasta demais fisicamente. Além de ser triste não ter a propria casa pra curtir e nada como ter o proprio cantinho com as coisas da gentee com a nossa carinha...❤
Não conheço Nagasaki ainda, mas para um nomade digital, há várias cidades de porte médio que são fantásticas. Alguém citou Nagano, é uma cidade que eu recomendo também. Tranquila, tem de tudo, no inverno tem estações de esqui nas montanhas próximas há boa infraestrutura e transporte coletivo bom.
Isso que você falou sobre tax free está muito certo. Passei nove dias no Japão algumas semanas atrás e tive a oportunidade de comprar três componentes de telescópio em uma loja especializada em Tóquio, conforme tinha me pedido um amigo da Itália. Nas duas vezes em que fui à loja em questão, eles me deram o desconto que você mencionou sem dificuldade nenhuma e, como eu tinha trazido meu passaporte comigo, tudo foi muito rápido e simples. Os três itens que comprei teriam custado o dobro do preço na Itália.
Já morei em Toquio e não é um lugar que tenho vontade de morar novamente. Salvo se tiver folga financeira para não se preocupar com o valor dos aluguéis.
Também acho o Japão um lugar fantástico,maa não moraria lá.É um povo muito educado e ordeiro,mas adaptar-se à cultura japonesa e aprender a língua daquele povo seriam empecilhos.
Bom é o povo na educado e não cortês como no br kkkkkkk slk, já eu sou literalmente o contrário, mesmo vivendo aqui tem coisas que eu só não consigo engolir e me adaptar.
Salve Scapella, cara cê podia fazer um vídeo falando de sei lá, 5 países mais interessantes para se imigrar nesse e nos próximos anos dada a política internacional e etc, chego a procurar sobre mas vejo muitas visões românticas demais da parada, você as vezes me frustra kkkk mas me puxa pra realidade. Desde já agradeço.
Carro no Brasil, se for financiado o comprador paga um para si, "paga" outro pro governo e paga um 3º p/ o banco, ainda é "obrigado" a fazer um seguro caro, para não "perder" seu bem para os "manos" ou de vir alguém embriagado ao volante do outro lado e destruí-lo! Quanto à violência ela realmente não está ligada à pobreza, isso já foi provado em seus vídeos várias vezes.
@@lasanhaMomento Possuem sim, mas ainda assim tem placas nos prédios públicos alertando os visitantes sobre a possibilidade de um terremoto devastador vir a acontecer em Tóquio.
@@lasanhaMomentoE mesmo assim alguns ainda caem ou sofrem sérias avarias. Sem contar no risco de tsunami após um terremoto de alta magnitude. Ainda tem também o risco dos vulcões.
@@MarkHobbes Morei em Aichi lá, mas estive 2x em tokyo. Exagero dizer isso, a maioria dos terremotos são leves e mesmos os mais fortes, 6.0 para cima, toda infraestrutura é feita para aguentar. Aqui tem um deslizamente de terra morre centenas.
Na Australia o Tax Free funciona muito bem inclusive com o uso de um aplicativo de celular (TRS) que facilita o desembaraço na saída do pais. Consegui o reembolso (10 % das compras) no cartão de crédito em 3 dias. A única limitação é que só vale para notas fiscais acima de AU$ 300 (aprox. R$ 1000 ).
@@padrekelson1287 Essas ilhas (Curilas e Sacalina) ficam na Rússia. Seria legal ele fazer uns programas por lá para postar. Mas no Japão, os ainus estão no arquipélago de Hokkaido. Eu gostaria de sugerir antes Hokkaido para depois passar para a Rússia. Afinal, não há muita informação de qualidade desses lugares exóticos.
Realmente, moro a 7 anos na minha cidade e por causa da rotina não conheço nada da cidade, apenas o caminho até o transporte público que é um trem/metrô e de lá vou para outra cidade estudar e trabalhar, e é sempre a mesma rotina e o mesmo trajeto.
Que vida sem graça. Se isso for a realidade de muitos japoneses, talvez explique porque tiram a própri4 v1da. Isso sem contar nas exigências no trabalho, estudo...
Oi Vinicius acho a rotina maravilhosa também, sinto saudades, pelos mesmos caminhos ver as mudanças das estaçoes, ver e sentir a neve, o cheiro da sakura, temporada de milhares de "taifu", os sons dos "semi" e os "tirin tirin" kkkkkk as comidas de cada epoca precisam dessa rotina, acaba passando despercebido, teve uma vez que uma senhorinha me cumprimentou dizendo que eu estava atrasado aquele dia me deu uma balinha e desejou alegremente uma boa jornada ( kyotsukete) ai vi que tudo ficava mais intenso até o céu vestia de diferente os mesmos caminhos, nunca foram iguais...tipo o sentimento dos filmes de Hayo Miyazaki...viajei bastante é da rotina que mais sinto falta🥰... na rotina pessoas amadas estavam ao meu lado ...hoje algumas delas já se foram...saudades de uma rotina que não volta mais! Fica com Deus!
@@MarkHobbes Cara, acho idiotice dizer que é a realidade de muitos japoneses como se fosse algo específico de lá, moro no BR e minha rotina é praticamente isso kkk saio só pra estudar e trabalhar e o resto das horas tô sempre em casa, praticamente isso, a maioria das pessoas inclusive eu diria que são assim.
Gostaria de você falando sobre como é ter isenção fiscal como nomadismo digital? Precisa de ter residência física em algum país ou dá para viver viajando?
vai para okinawa, então vai ao paraiso ...não deixe de comer as iguarias locais, okinawa soba, suco de shikuwasa...um bolinho chamado satá andagui e iritchá.....
Rafa , você pretende fazer futuramente uma volta pela Itália ??? Acho que seria muito interessante ( Tipo da Calabria ao Trentino-Alto Ádige) mostrando as diferenças culturais e socioeconômicas da Itália , que tem hoje um governo mais à direita, e uma população de modo geral ainda bastante conservadora
@@LOKI77able Nagano é um local mais turístico pq fica nos Alpes japoneses. É considerada a Suíça do Japão, mas a cidade grande é bem provinciana, o trânsito aqui é melhor se comparado a Tokyo. É basicamente o local que todo o japonês rico quer aposentar. Inclusive na pandemia, quando fecharam Tokyo, tinha gente querendo viajar p cá e montar barraca em parque. Proibiram.
Fala Rafael Fugindo do assunto do vídeo, como você acha que os europeus estão lidando com o recente aumento da tensão entre Rússia e Ucrânia e o envolvimento cada vez maior da OTAN na guerra? Países como Alemanha e Polônia se fortalecendo militarmente, ameaças entre Macron e Putin, cada vez mais países entrando pra OTAN(Suécia e Finlândia). Eu não sei você, mas a essa altura do campeonato se eu morasse na Europa eu já teria ido embora
Estou há três anos morando na Europa e cada vez mais convicta de que o Brasil é o melhor lugar do mundo pra viver, apesar de tantos problemas. Todo lugar tem seus pros e contras, e nesse momento minha opinião enquanto imigrante é essa. Principalmente considerando o risco agora de guerra, crise de habilitação, envelhecimento populacional e falta de recursos naturais.
@@ana_pl Com toda certeza, a Europa já não oferece segurança, pelo contrário, possivelmente uma guerra... falta empregos...baixos salarios, aunento no custo de vida, voltei da Itália para o Brasil e foi a melhor coisa que eu fiz. Todos brasileiros que conheço morando na Europa estão voltando...
Rafa fala sobre os vistos de nomade digital para ESPANHA e PORTUGAL, e sobre o processo de cidadania, sei dos prazos de ambos os países e tenho renda própria (nômade) a questão é que mesmo com o acordo que reduz para 2 anos o tempo necessário na Espanha, tenho o pé atrás em relação a impostos sobre grandes rendas. Não consigo encontrar essas informações de forma alguma.
*Sobre moradores de rua no Japão* *Por que os sem-teto do Japão são diferentes da América do Norte (parte 1)* (1) *Who are Japan's Homeless? (Part 2)* (2) *Housing Japan's Homeless (Part 3)* (3) *Meeting and Helping Japan's Homeless (Part 4)* (4) *The Current State of Homelessness in Japan (Part 5)* (5)
Creio que qualquer cidade grande no mundo, vai ter esses problemas. Pra nômade digital melhores cidades são até 500 mil habitantes. Agora onde é melhor Nagasaki ou Maringá pra morar?
Se citou Nagasaki Então basicamente moraria em qualquer lugar do Japão com exceção de Tokyo, já que superlotação é só em Tokyo mesmo, e talvez Kyoto por causa do turismo.
O taxi se torna caro no Japao por algumas razoes: Vc paga pela privacidade na locomoção. Numa cidade muito adensada, ter esses momentos eh algo raro. Um outro motivo eh porque as companhias de taxis nao pagam bem aos motoristas, restringindo a oferta e ,consequentemente, faz com que o valor da corrida saia caro ao usuário.
@@Olhar.Internacional quando voltar ao Brasil venha conhecer o centro oeste. Tem cidades boas em Goiás, cidade de Goiás, Pirenópolis São cidades históricas .. tem a famosa caldas nova.
@@Olhar.Internacional Vc moraria atualmente nesses lugares que referiu ? Todas essas cidades ( talvez com exceção de Santos que está perto de SP) em questão de mobilidade internacional são péssimas
Legal, Okinawa é um tipo de Japonês mais relax, são mais abertos aos Estrangeiros. Bem, dito isso, tem um seriado lançado em 2024na canal STAR+ ( STAR PLUS) com Nome XOGUM: A SAGA DO GLORIOSA DO JAPÃO em que conta a História dos Samurais e de um Pirata Inglês junto com a Chegada de PORTUGAL lá com seus Mi$$ionários, bem bacana mesmo e o Interessante é que o Inglês se PARECE com VOCÊ Rafael, meio Barbudinho kkk
@@Isaclendario vai que tem algum ninho delas na cidade kkk melhor não arriscar. No TH-cam tem vários videos dessa vespa se caso não tenho visto, elas são enormes.
"Um profeta não é aceito em sua própria terra" (Jesus Cristo) Poderíamos fazer uma analogia da frase acima com uma cidade admirada e visitada por vários e vários estrangeiros, mas que não possui a devida valorização dos seus cidadãos natos. BRASÍLIA é a "profetiza" desvalorizada e até ridicularizada por seus próprios patrícios. Mas valorizada por muitos não-brasileiros. Uma cidade fantástica, que recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Um feito. Se haverá vídeo sobre Brasília aqui neste canal? Acho que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha. 😂
Pra quem vive de nomadismo deve ser bom morar em lugar mais afastado onde o ritmo é lento e tal mas a realidade do afegão médio que conseguir sair desse país e ir pro Japão é morar aonde tem emprego, eu uso o canal mais para ter uma visão diferente e imparcial dos lugares, até agora não sinto vontade de ir morar em outro lugar que nao seja o Japão para trabalhar e viver, quem sabe trabalhando como home office eu moraria em Nagasaki porem não tenho vontade de ser nômade digital.
Rafa, cadê vc e Pamela? Hoje ja tem 9 dias! Como vcs estao com o terremoto? Pamela melhorou, pois estava aflita!? Dé noticias! A gente fica preocupado!
Pensei a mesma coisa. O Rafa sumiu. Muitos dias sem gravar video já (sendo que quando não tinha videos igual a esse ele pelo menos ainda fazia live). Será que está tudo bem com eles?
um ponto sobre moradores de rua no Japão eles existem só estão em certas regiões pouco turísticas e também tem toda a cultura japonesa que o cara mesmo sendo morador de rua ele não quer parecer morador de rua por conta da vergonha tem as "tokyo kids" , o japao e mais limpo que a maioria dos países desenvolvidos do mesmo tamanho e mesmo "escondendo" ele sim tem menos moradores de rua mais não e assim tão preto no branco
@@lasanhaMomentona real não, como o cara acima disse, os moradores de rua no Japão são na sua maioria senhores de idade que não conseguem mais se sustentar e nem trabalhar por causa da idade
Tóquio me lembra São Paulo só que mil vezes melhor. E tudo que me lembra São Paulo eu não gosto kkkkkk Brincadeira a parte minha vibe é mais cidade de interior, prefiro mais a vibe da natureza e tranquilidade da cidade pequena ao invés da vibe cyberpunk da cidade grande.
@@cathy27 você já morou no Japão? Sabe dizer se as pessoas do interior são mais "fechadas" igual aos Japoneses das cidades grandes ou é uma coisa universal no Japão?
@@umaliensincero5475Não, o fenômeno é oposto. Quanto mais contato com estrangeiros, mais você vê regulamentações e desconfiança; como placas em bares e onsen em Tokyo por exemplo. Quanto menos contato, mais curiosidade a primeira vista eles demonstram. Por isso tenho em mente que o preconceito nada mais é do que uma generalização simplista, mas comum de péssimas experiências. E por isso que como imigrante ou turista a gente sempre tem que tentar deixar a nossa melhor impressão nesses contatos pq é quase um dever. A imagem que fica é a de uma experiência com alguém de povo X. O mesmo que um brasileiro quando encontra um japonês preconceituoso, a maioria acha que são todos, essa coisa é via de mão dupla.
@@umaliensincero5475 Já morei no Japão por muitos anos e vou voltar a morar este ano 🙏🏻… quanto ao japonês ser fechado acho que tudo não passa de um estereótipo/preconceito de quem não sabe como é o japonês de verdade ou nunca teve oportunidade de conhece-los melhor. Lógico que não são pessoas que vão conversar com vc na primeira esquina (por que isso é cultural e respeitar o espaço do outro é fundamental), mas se tiver convivência diária e for criando uma relação de confiança e respeito, pode ter certeza que se aproximarão de vc e mais, demonstrarão muita curiosidade e interesse por sermos de outro país. Falo isso por experiência própria! Por muito tempo trabalhei apenas com japoneses em diversas províncias e muitos queriam saber mais sobre como era minha vida no Brasil, como é nossa comida, etc… (Muitos ainda me elogiavam por ser estrangeira…eles têm esse costume de se subestimar…o que pra mim não faz o menor sentido, enfim). Mas tudo isso obviamente porque sei me comunicar em japonês.
Oi Rafael, sempre assisto seu canal. Tem vídeos muito bons mas queria te dar uma dica, você usa muito no qual, o qual, a qual. Na língua culta, nas gramáticas se recomenda o uso de QUE ao invés de "o qual" ou "a qual". Só se deve utilizar o qual para evitar ambiguidade. Os seus diálogos e textos ficam muito cansativos com esse uso excessivo de "o qual". Desculpe a chatice. abraços
O mundo todo está em risco, veja as recentes explosões solares ontem mesmo teve uma explosão solar grande, aliás tenho 15 e nesse ano irei fazer 16 se Deus quiser para tentar salvar esse país dos corruptos que estão governando.
Sério que vc sugeriu que brasileiros troquem os Estados Unidos pelo Japão para fazerem compras??? E quem vai pagar a diferença da passagem?? Vc?!?! Ahahahahahahahahahahahah
Isso pra quem já está na Ásia ou vai para o Japão de qualquer jeito. Se você vai sair de São Paulo só pra comparar um iPhone e um MacBook, melhor ir pra Flórida mesmo (ou até pro Paraguai se só quer comprar esses itens)
Mostra a parte de distopia do Japão! Seria interessante um vídeo noturno mostrando as zonas de prostituição e as mulheres nas vitrines dessas casas. Fora isso, existe um bairro só de animes e coisas "bizzaras" no Japão, bem seria interessante sua análise sobre essas coisas e como é o moralismo japonês.
No canal do Baka Gaijin, a coisa difere, existe algumas coisas bem ruins no Japão, como os jovens que moram nas ruas, não chega a ser igual a Califórnia, e São Paulo, mas a coisa é cabulosa, tem locais com muito moradores de rua, situação difícil, e pelo relato dele o Governo japonês varre muito a sujeira pra debaixo do tapete.
Num país de 120 milhões é claro que vai haver tais problemas. Se 0.5% da população tem problemas mentais, isso já dá centenas de milhares de pessoas que não vão conseguir funcionar na sociedade... e normalmente, todos se concentram numa área.
@@MrFehjp Problema é que as coisas que ele mostra são reais, é uma parte do Japão que o governo esconde, aqueles moradores de rua, principalmente idosos, os bairros de prostituição, e os jovens que saem de casa e moram na rua.
Comparando o início do canal com agora eu tive essa mesma impressão; de que o canal ficou com um olhar mais “pessimista, parecia menos antes. E acho que parte desse pessimismo permeia o status quo ocidental. Contudo, como nômade digital ele assumiu o papel de falar um pouco dos prós e contras de cada local para quem quer mudar de país ou para outros nômades. Ele faz isso em vídeos diferentes, nem sempre no mesmo, o que pode confundir o público ao cair em temáticas diferentes do canal. O que ele fala é coerente para quem não é apenas turista e não está mais na fase de romance com um país ou cultura. Ele foca em um público mais velho também, por isso ressalta questões como economia e bem estar e se vale ou não a pena já que pessoas mais velhas tem mais a perder e os transtornos aos quais ele relata importam mais. Eu moro no Japão, mas não moraria em Tokyo jamais! 😅 Lá só visita mesmo.
Eu sou tarado por música japonesa e cultura pop, ia aproveitar muito,ir em shows de artistas, comprar cd's, dvd's, blu-rays entre outras coisas. Já estudo a língua à 3anos. Acho que moraria em cidades ou áreas próximas de Tokyo, Yokohama (se bem que eu tenho um medo de tsunami e alí ia inundar tudo se tivesse um), Saitama, Chiba, e por última opção Osaka ou Kyoto.
@luciosales7451. Não mano, você só pode estar de brincadeira com esse comentário. Nômade digital é um trabalho sabia? Ele já falou que se tivesse que morar, nas condições atuais que o mundo se encontra, no Brasil 2.0 seria melhor.
O resto não, todo o Japão tem competitividade e rixas entre províncias, como nós temos entre os estados brasileiros só que eles realmente tratam isso hj como algo esportivo, não é como no Brasil, mas foi. Pessoas de Tokyo são mais “aparência do que ser”(cidade da elite), pessoas do Norte são caipiras e do Sul “vivem na rede”, não exatamente nestes termos, mas esse tipo de estereótipo existe também no Japão. Existe estereótipos em relação ao clima, “pessoas do Sul são mais simpáticas e comunicativas” muitos humoristas japoneses são do Sul inclusive!
@@tiredlink4924 uma estratégia boa seria não ir pro Rio de Janeiro Só nessa escolha já te garante não ser morto por simplesmente entrar numa rua errada, ou não encontrar do nada um cadáver no chão q foi morto por algum rival, etc.
Rafael estou querendo fugir das loucuras futuras da OMS com relacao ao controle sobre pandemias..a Franca ja se amarrou a eles...pela sua experiencia aonde poderemos nos resguardar disso?
cara toda vez que vejo um ser humano eu penso, o cara vai morrer chegar no céu e vai falar pra deus aaaa eu não moraria aqui não, não gostei do céu deus vou pra outro lugar, aaaaaa vai lamber sabão!
Kkkkkkkkkk, o Canal do Tavo e semelhantes mostram a parte ruim da cidade de propósito, aquilo que aparece ali é menos de 1% da cidade e não reflete a realidade
Canal melhorou muito com esses vlogs no Japão e Coréia, os vídeos estão muito mais interessantes. Tem algo diferente, não sei dizer o que é, mas está muito legal, você parece até mais leve.
Concordo contigo.
Saiu da melancolia na qual mergulha o ocidente. Ambiente influencia muito.
Obrigado. Fixei o comentário para tentar entender e melhorar. Porém, o youtube não me vê como "vlog de viagem" e sim como "cara polêmico que mostra a realidade nem sempre bonita do mundo" . De fato (infelizmente) esses vídeos de passeio têm bem menos engajamento, comparado com os vídeos controversos
@@Olhar.Internacional Vídeos como esses não considero somente de passeios, tem muitas informações e suas visões de mundo particular que você coloca, o que agrega muito. Já vi um bocado de vlogs de viagem por aí, que não agregam muita coisa.
Vídeos como esses que você faz, me lembra o primeiro vídeo que vi seu, muitos anos atrás, na Estônia. Particularmente é o que eu gosto. Uma pena que não dá muito views.
Também estava pensando a mesma coisa. Uma vez que ele foi pra Coreia e então no Japão os vídeos estão bem melhores (na minha opinião), mas não sei explicar o porquê.
No Japão, admiro a limpeza das ruas , ambientes públicos, você não vê um fio de cabelo no chão. Em compensação, no Brasil , as grandes cidades são um verdadeiro lixao. A grande diferença é a consciência das pessoas.
Morei no Japão em 2006. Para morar, recomendo muito Nagoya. É uma cidade grande com alta qualidade de vida, mas sem aquele monte de gente igual Tokyo.
Fora que ta um pulo de Kyoto e Osaka, encostado nos Alpes por Gifu. Praias maravilhosas de Fukui bem acessíveis. Os bairros perto da Universidade e do Zoológico são lindos.
Meu caro, fico feliz de ver como vc tem uma boa percepção das coisas. Como vc disse o Japão é outro mundo, na minha opinião que vivo aqui há 30 anos seria de estar em outro planeta, pois não se enquadra com outras mega cidades pelo mundo. O segredo: a cultura e educação das pessoas, nada além disso. O Japão é um exemplo p o mundo. Se puder conhecer Nagano e Ishigaki vc verá outras regiões de paz e beleza p viver até os 100 anos com Tranquilidade! Abraços
Obrigado Rafael pelo excelente vídeo.
Rafael, eu comecei a estudar web design, depois vou ver UI design, meu sonho é trabalhar online, pode demorar, mais vou chegar lá, e vc é parte da minha motivação pra isso, muito obrigado
O Japão tem uma cultura milenar e essa tradição enraizada no povo, torna o país diferente dos demais na maneira de enfrentar os desafios da modernidade e permanecer fiel à sua essência. A Educação deles é muito eficiente. Há respeito pelos mais velhos e isso faz dos japoneses um povo desenvolvido e cumpridor das leis.
No Japão não houve influência marxista nas instituições, foi a grande diferença. Por isto é bem diferente da América Latina, parte da África e do sudeste asiático. Revolucionários marxistas onde criaram raiz no mundo há subv3rsã0 do tecido social.
@@zackb.3157não tem influência marxista no Japão?😂😂😂😂😂😂😂😂
Iludido, não existe lugar nenhum do mundo sem alguma influência marxista.😂😂😂😂😂😂
E no Japão a influência marxista é grande. Cada país usa uma roupagem diferente do marxismo, daí a confusão.
@@candidomribeiro Não existe influência grande do marxismo no Japão. É insignificante.
@@zackb.3157 não??🤣🤣🤣
Então ou você nem sabe o que é marxismo ou não conhece o Japão.
Atualmente então ele anda a passos largos por lá.
@@candidomribeiro No parlamento japonês não chegam nem a 6%. As universidades e a mídia não tem tanta relevância; no Brasil, os marxistas vem ocupando e dominando as universidads, associações de professores, UNE, desde a década de 60. Por isto vc ver essa romantização por aqui, já é algo cultural. No Japão NÃO existe isso, pelo bem da nação.
Eu conheço o marxismo inclusive as suas variantes. Desiste.
Esto adorando os vídeos no Japāo. Moro há mais de 30 anos aqui e é tāo bom saber mais sob um "olhar" novo 🤗💝🌷
Apesar da cultura japonesa ser muito diferente da nossa, ainda acho o país melhor do que outros que conhecemos.
Trabalhar no Japão e pedra amigo. Eu estava pensando em aplicar para algumas vagas de programador lá porem... sem chance. N da
@@iridium-x7i Que você não presta serviço para as empresas de fora mesmo morando no Brasil? Aí você junta uma grana e vai para o Japão.
@@iridium-x7ipode desenvolver um pouco mais sobre os porquês? Obrigado
@@iridium-x7i Sinceramente pelo que vi, discordo um pouco, acho que isso eu concordo em relação aos descendentes que trabalham em fábricas, agora pra trabalhos comuns, como o seu mesmo, acho que não, parece ser bem normal digamos assim, já vi alguns programadores que trabalham lá em específico, e parece algo normal eu diria.
A parte boa de ser nomade digital é conhecer varios países e cidades, mas cansa muito, e só temos a mochila...já fiz isto e achei que desgasta demais fisicamente. Além de ser triste não ter a propria casa pra curtir e nada como ter o proprio cantinho com as coisas da gentee com a nossa carinha...❤
Concordo. Pra quem tem boa saúde, dinheiro sobrando e um companheiro/a até que vale a pena.
Concordo; pra todo lugar que vc for, vc só avi ver mais do mesmo.
Alguém conhece algum nômade digital acima dos 60 ou 70 anos? Eu queria saber qual a opinião dele.
@@MarkHobbes só se for contato espírita.
@@gustavozor-el8715Será que não existe mesmo? Ou nomadismo digital é só pra quem é jovem e tem pique de viajar?
Não conheço Nagasaki ainda, mas para um nomade digital, há várias cidades de porte médio que são fantásticas. Alguém citou Nagano, é uma cidade que eu recomendo também. Tranquila, tem de tudo, no inverno tem estações de esqui nas montanhas próximas há boa infraestrutura e transporte coletivo bom.
Bom aprendizado. Valeu.
Isso que você falou sobre tax free está muito certo. Passei nove dias no Japão algumas semanas atrás e tive a oportunidade de comprar três componentes de telescópio em uma loja especializada em Tóquio, conforme tinha me pedido um amigo da Itália. Nas duas vezes em que fui à loja em questão, eles me deram o desconto que você mencionou sem dificuldade nenhuma e, como eu tinha trazido meu passaporte comigo, tudo foi muito rápido e simples. Os três itens que comprei teriam custado o dobro do preço na Itália.
Feliz Páscoa, Pamela, Rafael, irmãos e irmãs em Cristo Jesus Nosso Senhor!🙏🙏🙏
Bom Rafael. Cultura Japonesa tradicional é boa.para.conhecer, mas é apertado no espaço 😂
Já morei em Toquio e não é um lugar que tenho vontade de morar novamente. Salvo se tiver folga financeira para não se preocupar com o valor dos aluguéis.
Também acho o Japão um lugar fantástico,maa não moraria lá.É um povo muito educado e ordeiro,mas adaptar-se à cultura japonesa e aprender a língua daquele povo seriam empecilhos.
Bom é o povo na educado e não cortês como no br kkkkkkk slk, já eu sou literalmente o contrário, mesmo vivendo aqui tem coisas que eu só não consigo engolir e me adaptar.
Tá visitando as grandes cidades...
Salve Scapella, cara cê podia fazer um vídeo falando de sei lá, 5 países mais interessantes para se imigrar nesse e nos próximos anos dada a política internacional e etc, chego a procurar sobre mas vejo muitas visões românticas demais da parada, você as vezes me frustra kkkk mas me puxa pra realidade. Desde já agradeço.
Carro no Brasil, se for financiado o comprador paga um para si, "paga" outro pro governo e paga um 3º p/ o banco, ainda é "obrigado" a fazer um seguro caro, para não "perder" seu bem para os "manos" ou de vir alguém embriagado ao volante do outro lado e destruí-lo! Quanto à violência ela realmente não está ligada à pobreza, isso já foi provado em seus vídeos várias vezes.
Também não moraria em Tokio, tenho medo de terremoto
Os prédios possuem amortecedores.
Em todo o Japão tem terremoto rs
@@lasanhaMomento Possuem sim, mas ainda assim tem placas nos prédios públicos alertando os visitantes sobre a possibilidade de um terremoto devastador vir a acontecer em Tóquio.
@@lasanhaMomentoE mesmo assim alguns ainda caem ou sofrem sérias avarias. Sem contar no risco de tsunami após um terremoto de alta magnitude. Ainda tem também o risco dos vulcões.
@@MarkHobbes Morei em Aichi lá, mas estive 2x em tokyo. Exagero dizer isso, a maioria dos terremotos são leves e mesmos os mais fortes, 6.0 para cima, toda infraestrutura é feita para aguentar. Aqui tem um deslizamente de terra morre centenas.
Na Australia o Tax Free funciona muito bem inclusive com o uso de um aplicativo de celular (TRS) que facilita o desembaraço na saída do pais. Consegui o reembolso (10 % das compras) no cartão de crédito em 3 dias. A única limitação é que só vale para notas fiscais acima de AU$ 300 (aprox. R$ 1000 ).
Adoraria ver um vídeo de vc em Taiwan, dizem que lá é um lugar bom tbm, apesar da ameaça do pais vizinho.
Gostaria de sugerir uma visita até a ilha perto da Rússia para uma reportagem com o povo Ainu.
Arquipélagos curilas ou a ilha Sacalina?
@@padrekelson1287
Essas ilhas (Curilas e Sacalina) ficam na Rússia. Seria legal ele fazer uns programas por lá para postar. Mas no Japão, os ainus estão no arquipélago de Hokkaido. Eu gostaria de sugerir antes Hokkaido para depois passar para a Rússia. Afinal, não há muita informação de qualidade desses lugares exóticos.
@@mirilevy3231 Eu tinha me esquecido que que essas ilhas não fazem mais parte do Japão.
O melhor youtuber brasileiro, respeito muito o seu modo de viver e pretendo fazer o mesmo logo!
Realmente, moro a 7 anos na minha cidade e por causa da rotina não conheço nada da cidade, apenas o caminho até o transporte público que é um trem/metrô e de lá vou para outra cidade estudar e trabalhar, e é sempre a mesma rotina e o mesmo trajeto.
Que vida sem graça. Se isso for a realidade de muitos japoneses, talvez explique porque tiram a própri4 v1da. Isso sem contar nas exigências no trabalho, estudo...
Oi Vinicius acho a rotina maravilhosa também, sinto saudades, pelos mesmos caminhos ver as mudanças das estaçoes, ver e sentir a neve, o cheiro da sakura, temporada de milhares de "taifu", os sons dos "semi" e os "tirin tirin" kkkkkk as comidas de cada epoca precisam dessa rotina, acaba passando despercebido, teve uma vez que uma senhorinha me cumprimentou dizendo que eu estava atrasado aquele dia me deu uma balinha e desejou alegremente uma boa jornada ( kyotsukete) ai vi que tudo ficava mais intenso até o céu vestia de diferente os mesmos caminhos, nunca foram iguais...tipo o sentimento dos filmes de Hayo Miyazaki...viajei bastante é da rotina que mais sinto falta🥰... na rotina pessoas amadas estavam ao meu lado ...hoje algumas delas já se foram...saudades de uma rotina que não volta mais! Fica com Deus!
@@MarkHobbes Cara, acho idiotice dizer que é a realidade de muitos japoneses como se fosse algo específico de lá, moro no BR e minha rotina é praticamente isso kkk saio só pra estudar e trabalhar e o resto das horas tô sempre em casa, praticamente isso, a maioria das pessoas inclusive eu diria que são assim.
Gostaria de você falando sobre como é ter isenção fiscal como nomadismo digital? Precisa de ter residência física em algum país ou dá para viver viajando?
vai para okinawa, então vai ao paraiso ...não deixe de comer as iguarias locais, okinawa soba, suco de shikuwasa...um bolinho chamado satá andagui e iritchá.....
A região de Kanto onde está Tóquio é dito que é a região mais densamente povoada do mundo.
No caso dos táxis no Japão o sindicato é muito forte e pela falta de mão de obra (motoristas) muito difícil ter valores mais acessíveis
Sou jovem quero entretenimento a todo tempo e em todo lugar, por isso amo SP e provavelmente iria morar em TKYO por isso
Vem p o noroeste/ norte! 😃🫶🙌
Boas viagens pra vocês!!
Não se compara porque eles disfarçam de executivos..pessoas normais...E ficam circulando como se fossem trabalhadores mas no fundo não tem casas..
Aquela “defecada oral” típica dos seres soberbos, oriundos do porão da América, conhecido como Ilha de Vera Cruz.
Rafa , você pretende fazer futuramente uma volta pela Itália ???
Acho que seria muito interessante ( Tipo da Calabria ao Trentino-Alto Ádige) mostrando as diferenças culturais e socioeconômicas da Itália , que tem hoje um governo mais à direita, e uma população de modo geral ainda bastante conservadora
Acho que existem lugares melhores do que Nagasaki como por exemplo Hamamatsu, Saitama, Kobe, Nagano, Fukuoka, Nara (essa cidade é muito bacana).
Eu particularmente amo Nagoya.
Nara já foi a capital do país. Nagano fica nas montanhas?
Quarta vez em uma semana que falam de Kobe.
@@LOKI77able Nagano é um local mais turístico pq fica nos Alpes japoneses. É considerada a Suíça do Japão, mas a cidade grande é bem provinciana, o trânsito aqui é melhor se comparado a Tokyo. É basicamente o local que todo o japonês rico quer aposentar.
Inclusive na pandemia, quando fecharam Tokyo, tinha gente querendo viajar p cá e montar barraca em parque. Proibiram.
Rafael, vc pode fazer um vídeo sobre Ottawa?
Ottawa está tão ruim quanto Toronto ou Vancouver?
Taxi é caro porque faltam motoristas. De táxi e de caminhão.
E falta porque a hora deles é muito barata.
Fala Rafael
Fugindo do assunto do vídeo, como você acha que os europeus estão lidando com o recente aumento da tensão entre Rússia e Ucrânia e o envolvimento cada vez maior da OTAN na guerra?
Países como Alemanha e Polônia se fortalecendo militarmente, ameaças entre Macron e Putin, cada vez mais países entrando pra OTAN(Suécia e Finlândia). Eu não sei você, mas a essa altura do campeonato se eu morasse na Europa eu já teria ido embora
Estou há três anos morando na Europa e cada vez mais convicta de que o Brasil é o melhor lugar do mundo pra viver, apesar de tantos problemas. Todo lugar tem seus pros e contras, e nesse momento minha opinião enquanto imigrante é essa. Principalmente considerando o risco agora de guerra, crise de habilitação, envelhecimento populacional e falta de recursos naturais.
@@ana_pl Com toda certeza, a Europa já não oferece segurança, pelo contrário, possivelmente uma guerra... falta empregos...baixos salarios, aunento no custo de vida, voltei da Itália para o Brasil e foi a melhor coisa que eu fiz. Todos brasileiros que conheço morando na Europa estão voltando...
@@solangechiconelo4164
O certo é que cada vez mais Brasileiros moram na Europa e a maioria não estão voltando .É só pesquisar os dados
Eu amo a Polônia e até moraria lá, mas a proximidade com a Ucrânia e Rússia me assustam, ainda mais com guerr4.
@@solangechiconelo4164 A guerra é tão iminente assim por lá? Mais alguém pode responder sobre?
Rafa fala sobre os vistos de nomade digital para ESPANHA e PORTUGAL, e sobre o processo de cidadania, sei dos prazos de ambos os países e tenho renda própria (nômade) a questão é que mesmo com o acordo que reduz para 2 anos o tempo necessário na Espanha, tenho o pé atrás em relação a impostos sobre grandes rendas. Não consigo encontrar essas informações de forma alguma.
*Sobre moradores de rua no Japão*
*Por que os sem-teto do Japão são diferentes da América do Norte (parte 1)*
(1)
*Who are Japan's Homeless? (Part 2)*
(2)
*Housing Japan's Homeless (Part 3)*
(3)
*Meeting and Helping Japan's Homeless (Part 4)*
(4)
*The Current State of Homelessness in Japan (Part 5)*
(5)
(1) th-cam.com/video/eK--oCVP18A/w-d-xo.html
(2) th-cam.com/video/-9RgkZebW1s/w-d-xo.html
(3) th-cam.com/video/kBPyN3LE65g/w-d-xo.html
(4) th-cam.com/video/OUNo06G3BeQ/w-d-xo.html
(5) th-cam.com/video/iM49O5CxlAk/w-d-xo.html
Nessa ilha perto de Taiwan tem caldo de cana. 😂 O Olá Guti foi lá com a esposa dele.
Creio que qualquer cidade grande no mundo, vai ter esses problemas.
Pra nômade digital melhores cidades são até 500 mil habitantes.
Agora onde é melhor Nagasaki ou Maringá pra morar?
Pena que vai ficar pouco tempo em Osaka, lá mora um brasileiro hyperpoliglota o Júlio Pereira do canal Gengotaku, seria uma boa resenha.
Já falei com ele uma vez.
@@Olhar.Internacional Não sabia, tem vídeo no canal? Vou procurar.
Não temos vídeos juntos, mas seria ótimo. Pena que o tempo é curto
Se citou Nagasaki Então basicamente moraria em qualquer lugar do Japão com exceção de Tokyo, já que superlotação é só em Tokyo mesmo, e talvez Kyoto por causa do turismo.
Kyoto andou proibindo algumas áreas de circulação de turista por conta do desrespeito com a cultura local.
Osaka também é lotado
@@Olhar.Internacional Acho que é a segunda maior cidade do japão, não é? Atrás apenas de tokyo
Acredito que o valor do táxi seja caro pq a demanda do espaço físico é restrito geograficamente falando...
O taxi se torna caro no Japao por algumas razoes: Vc paga pela privacidade na locomoção. Numa cidade muito adensada, ter esses momentos eh algo raro. Um outro motivo eh porque as companhias de taxis nao pagam bem aos motoristas, restringindo a oferta e ,consequentemente, faz com que o valor da corrida saia caro ao usuário.
japao para nomades digitais, o custo de vida sai muito caro.
Estou aguardando o vídeo de Okinawa.
Moro há 24 anos em Tokyo. Não troco por lugar nenhum no mundo.
Venham visitar Nagoya
Seria interessante aqui no canal um vídeo sobre Orlando , sendo q muitos brasileiros estão indo p lá
Tokyo é bom para gente nova, que tá começando na vida.
Qual lugar morar então? Talvez interior de São Paulo, Pereira Barreto, mato grosso, são José do rio preto?
No Brasil? Santos, Vitória, João Pessoa, Balneário Camboriú, Gramado, Florianópolis, Maringá, Londrina, Curitiba....
@@Olhar.Internacional faz um vídeo sobre onde morar atualmente e futuramente fora do Brasil
@@Olhar.Internacional quando voltar ao Brasil venha conhecer o centro oeste. Tem cidades boas em Goiás, cidade de Goiás, Pirenópolis São cidades históricas .. tem a famosa caldas nova.
Caraguatatuba e Araruama?
@@Olhar.Internacional
Vc moraria atualmente nesses lugares que referiu ?
Todas essas cidades ( talvez com exceção de Santos que está perto de SP) em questão de mobilidade internacional são péssimas
Vocês estão bem? Ainda estão no Sul do Japão?
Show!
Legal, Okinawa é um tipo de Japonês mais relax, são mais abertos aos Estrangeiros. Bem, dito isso, tem um seriado lançado em 2024na canal STAR+ ( STAR PLUS) com Nome XOGUM: A SAGA DO GLORIOSA DO JAPÃO em que conta a História dos Samurais e de um Pirata Inglês junto com a Chegada de PORTUGAL lá com seus Mi$$ionários, bem bacana mesmo e o Interessante é que o Inglês se PARECE com VOCÊ Rafael, meio Barbudinho kkk
4:00 Dubai tem ESCRAVOS até hoje!
Sim, a mídia ocidental adora falar disso, ao mesmo tempo qje esconde provlemas equivalentes e piores em grandes cidades do ocidente.
E onde os escravos moram tb é um lugar pavoroso e feio!
Depois que tomei conhecimento da existência das temidas Vespas🐝 Mandarinas, que estão ai no Japão, eu perdi a vontade de conhecer esse lugar. Kkkk😂
Nunca vi estas vespas em 30 anos de Japao. 😉
@@robekensugi elas devem ficar em área de mata pelos vídeos que vejo.
Então é só não ir pra mata@@vibedatrip
@@Isaclendario vai que tem algum ninho delas na cidade kkk melhor não arriscar. No TH-cam tem vários videos dessa vespa se caso não tenho visto, elas são enormes.
"Um profeta não é aceito em sua própria terra" (Jesus Cristo)
Poderíamos fazer uma analogia da frase acima com uma cidade admirada e visitada por vários e vários estrangeiros, mas que não possui a devida valorização dos seus cidadãos natos.
BRASÍLIA é a "profetiza" desvalorizada e até ridicularizada por seus próprios patrícios. Mas valorizada por muitos não-brasileiros.
Uma cidade fantástica, que recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Um feito.
Se haverá vídeo sobre Brasília aqui neste canal?
Acho que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha. 😂
Com todo respeito, mas Brasília é uma merda
Vocês já estão em Okinawa ?
Se estiverem espero que o terremoto não tenha sido tão forte ai e que estejam bem
Rafael, como eu entro em contato com você?
Pra quem vive de nomadismo deve ser bom morar em lugar mais afastado onde o ritmo é lento e tal mas a realidade do afegão médio que conseguir sair desse país e ir pro Japão é morar aonde tem emprego, eu uso o canal mais para ter uma visão diferente e imparcial dos lugares, até agora não sinto vontade de ir morar em outro lugar que nao seja o Japão para trabalhar e viver, quem sabe trabalhando como home office eu moraria em Nagasaki porem não tenho vontade de ser nômade digital.
Okinawa…? Taiwan…? Eita…terremoto e tsunami por lá…🤷♀️😲🇯🇵
Rafa, cadê vc e Pamela? Hoje ja tem 9 dias! Como vcs estao com o terremoto? Pamela melhorou, pois estava aflita!? Dé noticias! A gente fica preocupado!
Pensei a mesma coisa. O Rafa sumiu. Muitos dias sem gravar video já (sendo que quando não tinha videos igual a esse ele pelo menos ainda fazia live). Será que está tudo bem com eles?
Olá Rafael, vc saberia explicar como funcionaria o processo para poder morar ai ? mesmo sem ser descendente mudou alguma coisa?
Eu só peço tax free se não tiver complicação. Se tiver que preencher formulário, fazer isso ou aquilo, deixo pra lá, meu tempo é mais importante.
Rafael vc ainda tem os cursos de nomadismo? Como funciona?
Vai pro congo Rafa
Oi Rafa. Ótimo vídeo!! Está usando o Samsung S24 Ultra ?
Ainda estou usando o S22 ultra
Japao tem terremoto esse problema
Tem um youtuber brasileiro em Toquio bem grande, chamado Baka gajin.
❤❤❤❤❤❤❤❤
Vc ja conheceu HAMAMATSU , KANAGAWA.......???
um ponto sobre moradores de rua no Japão eles existem só estão em certas regiões pouco turísticas e também tem toda a cultura japonesa que o cara mesmo sendo morador de rua ele não quer parecer morador de rua por conta da vergonha tem as "tokyo kids" , o japao e mais limpo que a maioria dos países desenvolvidos do mesmo tamanho e mesmo "escondendo" ele sim tem menos moradores de rua mais não e assim tão preto no branco
Não por falta de emprego, mas sim por problemas mentais ou depressão.
@@lasanhaMomento por pensoes baixas tambem senhores e senhoras que nao tem condiçao de trabalhar e sua pensoes nao conseguem cobrir alugueis de casas
@@lasanhaMomentona real não, como o cara acima disse, os moradores de rua no Japão são na sua maioria senhores de idade que não conseguem mais se sustentar e nem trabalhar por causa da idade
Tóquio me lembra São Paulo só que mil vezes melhor. E tudo que me lembra São Paulo eu não gosto kkkkkk
Brincadeira a parte minha vibe é mais cidade de interior, prefiro mais a vibe da natureza e tranquilidade da cidade pequena ao invés da vibe cyberpunk da cidade grande.
Tóquio é São Paulo limpa e organizada e sem favelas.
Maior parte do Japão é tipo cidade do interior.
@@cathy27 você já morou no Japão? Sabe dizer se as pessoas do interior são mais "fechadas" igual aos Japoneses das cidades grandes ou é uma coisa universal no Japão?
@@umaliensincero5475Não, o fenômeno é oposto. Quanto mais contato com estrangeiros, mais você vê regulamentações e desconfiança; como placas em bares e onsen em Tokyo por exemplo. Quanto menos contato, mais curiosidade a primeira vista eles demonstram.
Por isso tenho em mente que o preconceito nada mais é do que uma generalização simplista, mas comum de péssimas experiências.
E por isso que como imigrante ou turista a gente sempre tem que tentar deixar a nossa melhor impressão nesses contatos pq é quase um dever. A imagem que fica é a de uma experiência com alguém de povo X. O mesmo que um brasileiro quando encontra um japonês preconceituoso, a maioria acha que são todos, essa coisa é via de mão dupla.
@@umaliensincero5475 Já morei no Japão por muitos anos e vou voltar a morar este ano 🙏🏻… quanto ao japonês ser fechado acho que tudo não passa de um estereótipo/preconceito de quem não sabe como é o japonês de verdade ou nunca teve oportunidade de conhece-los melhor. Lógico que não são pessoas que vão conversar com vc na primeira esquina (por que isso é cultural e respeitar o espaço do outro é fundamental), mas se tiver convivência diária e for criando uma relação de confiança e respeito, pode ter certeza que se aproximarão de vc e mais, demonstrarão muita curiosidade e interesse por sermos de outro país. Falo isso por experiência própria! Por muito tempo trabalhei apenas com japoneses em diversas províncias e muitos queriam saber mais sobre como era minha vida no Brasil, como é nossa comida, etc… (Muitos ainda me elogiavam por ser estrangeira…eles têm esse costume de se subestimar…o que pra mim não faz o menor sentido, enfim). Mas tudo isso obviamente porque sei me comunicar em japonês.
3:04 Problemas urbanos: FEIURA 😂😂😂
Quando vc vai pra africa?
Mas essa isenção de imposto pra turista vai acabar,já ouviu falar?A partir de 2025 se não me engano
Oi Rafael, sempre assisto seu canal. Tem vídeos muito bons mas queria te dar uma dica, você usa muito no qual, o qual, a qual. Na língua culta, nas gramáticas se recomenda o uso de QUE ao invés de "o qual" ou "a qual".
Só se deve utilizar o qual para evitar ambiguidade. Os seus diálogos e textos ficam muito cansativos com esse uso excessivo de "o qual". Desculpe a chatice. abraços
Com uma possível guerra na Europa, ainda acham que almejar uma vida fora do Brasil seria bom (tenho 19)? Sucesso pra você.
Quando essa guerra vier não será somente aqui na Europa, vão o planeta todo pro saco uns mais mais rápidos do que os outros mas todos irão
Sim
Fora europa, Canadá e obviamente países autoritários e ditaduras, sim.
O mundo todo está em risco, veja as recentes explosões solares ontem mesmo teve uma explosão solar grande, aliás tenho 15 e nesse ano irei fazer 16 se Deus quiser para tentar salvar esse país dos corruptos que estão governando.
Não tem só a europa como opção
🥰
Sério que vc sugeriu que brasileiros troquem os Estados Unidos pelo Japão para fazerem compras??? E quem vai pagar a diferença da passagem?? Vc?!?! Ahahahahahahahahahahahah
Isso pra quem já está na Ásia ou vai para o Japão de qualquer jeito. Se você vai sair de São Paulo só pra comparar um iPhone e um MacBook, melhor ir pra Flórida mesmo (ou até pro Paraguai se só quer comprar esses itens)
Mostra a parte de distopia do Japão! Seria interessante um vídeo noturno mostrando as zonas de prostituição e as mulheres nas vitrines dessas casas. Fora isso, existe um bairro só de animes e coisas "bizzaras" no Japão, bem seria interessante sua análise sobre essas coisas e como é o moralismo japonês.
_Baka Gaijin feelings_
O Carlos falou no último vídeo dele que você não pagou a aposta ainda.
Dá para visitar Tóquio falando inglês ?
Dá sim. Se vc tiver cara de ocidental, mesmo eles não falando inglês, eles dão um jeito de se comunicar com vc!
Da!
Em 2009 não, mas agora estou impressionado como há jovens que desenrolam no inglês.
Eu vou fazer meu intercambio no japão em 2026, espero que eu consiga me fixar por lá e viver só com renda do digital até lá
Eu quero viver assim, mas eu não consigo acertar um negócio para gerar uma receita de pelo menos 10 reais mas é complicado...
Yakuza tem envolvimento com o estado, principalmente na questão das "casas de massagens" kkkk
No canal do Baka Gaijin, a coisa difere, existe algumas coisas bem ruins no Japão, como os jovens que moram nas ruas, não chega a ser igual a Califórnia, e São Paulo, mas a coisa é cabulosa, tem locais com muito moradores de rua, situação difícil, e pelo relato dele o Governo japonês varre muito a sujeira pra debaixo do tapete.
Os jovens vão pra lá pq são rebeldes
Num país de 120 milhões é claro que vai haver tais problemas. Se 0.5% da população tem problemas mentais, isso já dá centenas de milhares de pessoas que não vão conseguir funcionar na sociedade... e normalmente, todos se concentram numa área.
O canal do Baka Gaijin é focado em sensacionalismo, a maioria das coisas que ele mostra não interferem em nada na vida cotidiana de cidadãos comuns.
@@MrFehjp Problema é que as coisas que ele mostra são reais, é uma parte do Japão que o governo esconde, aqueles moradores de rua, principalmente idosos, os bairros de prostituição, e os jovens que saem de casa e moram na rua.
O tempo q vcs estão aí já presenciaram algm terremoto?
Parece que vc nao gosta de lugar nenhum
Comparando o início do canal com agora eu tive essa mesma impressão; de que o canal ficou com um olhar mais “pessimista, parecia menos antes. E acho que parte desse pessimismo permeia o status quo ocidental.
Contudo, como nômade digital ele assumiu o papel de falar um pouco dos prós e contras de cada local para quem quer mudar de país ou para outros nômades. Ele faz isso em vídeos diferentes, nem sempre no mesmo, o que pode confundir o público ao cair em temáticas diferentes do canal.
O que ele fala é coerente para quem não é apenas turista e não está mais na fase de romance com um país ou cultura. Ele foca em um público mais velho também, por isso ressalta questões como economia e bem estar e se vale ou não a pena já que pessoas mais velhas tem mais a perder e os transtornos aos quais ele relata importam mais.
Eu moro no Japão, mas não moraria em Tokyo jamais! 😅 Lá só visita mesmo.
Eu sou tarado por música japonesa e cultura pop, ia aproveitar muito,ir em shows de artistas, comprar cd's, dvd's, blu-rays entre outras coisas. Já estudo a língua à 3anos. Acho que moraria em cidades ou áreas próximas de Tokyo, Yokohama (se bem que eu tenho um medo de tsunami e alí ia inundar tudo se tivesse um), Saitama, Chiba, e por última opção Osaka ou Kyoto.
Nem voce mesmo sabe o que quer, vive pulando de galho em galho
Eita
O que eu quero no momento é isso; concher o mundo. Por isso tenho um canal chamado "Olhar Internacional".
@luciosales7451. Não mano, você só pode estar de brincadeira com esse comentário. Nômade digital é um trabalho sabia? Ele já falou que se tivesse que morar, nas condições atuais que o mundo se encontra, no Brasil 2.0 seria melhor.
"vive pulando de galho em galho"
Ué, mas o cara é nomade kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Quanto ao Japão dispensa comentários...
Já ouvi dizer que o restante do Japão tem um certo preconceito com Okinawa.
Acho que é um pouco verdade, infelizmente.
O resto não, todo o Japão tem competitividade e rixas entre províncias, como nós temos entre os estados brasileiros só que eles realmente tratam isso hj como algo esportivo, não é como no Brasil, mas foi.
Pessoas de Tokyo são mais “aparência do que ser”(cidade da elite), pessoas do Norte são caipiras e do Sul “vivem na rede”, não exatamente nestes termos, mas esse tipo de estereótipo existe também no Japão. Existe estereótipos em relação ao clima, “pessoas do Sul são mais simpáticas e comunicativas” muitos humoristas japoneses são do Sul inclusive!
RIO DE JANEIRO É MELHOR! 😂😅😢😮😁🤣
Sim, com um aparato de roupas a prova de balas e não levando nada quando for turistas para os bandidos não levarem, sim, eh melhor
Piada boa 😂😂
@@kyubey7se não levar nada é pior, é mais fácil perder a vida.
@@tiredlink4924 uma estratégia boa seria não ir pro Rio de Janeiro
Só nessa escolha já te garante não ser morto por simplesmente entrar numa rua errada, ou não encontrar do nada um cadáver no chão q foi morto por algum rival, etc.
@@kyubey7 exatamente, não tenho coragem nem de pegar um voo que tenha conexão no Rio.
Rafael estou querendo fugir das loucuras futuras da OMS com relacao ao controle sobre pandemias..a Franca ja se amarrou a eles...pela sua experiencia aonde poderemos nos resguardar disso?
cara toda vez que vejo um ser humano eu penso, o cara vai morrer chegar no céu e vai falar pra deus aaaa eu não moraria aqui não, não gostei do céu deus vou pra outro lugar, aaaaaa vai lamber sabão!
Comentário típico de pessoas com pouca inteligência e poucas referências
Vc acabou não dizendo porque não moradia no Japão. Falou, falou e não disse o principal.
Falei sim, sobre Tóquio. Falei sobre custo de oportunidade e problemas de cidade grande. Disse que é melhor Nagasaki.
@@Olhar.Internacional , não achei que deixou claro porque não moraria. Disse apenas detalhes das cidades como geralmente vc faz.
se fala Tôkyo e nao Tóquio
Em português-BR, é Tóquio. In English, Tokyo. 日本語で、東京 (とうきょう)。
@@Olhar.Internacional os japoneses falam Tôkyo
Japonês é outra língua. Eles falam de um jeito, nós falamos de outro. Eles falma "burajiru" ao invés de "Brasil". É assim na língua deles
Eu vejo a realidade de Tókio no canal do Tavo. Pra mim é um lixo.
Kkkkkkkkkk, o Canal do Tavo e semelhantes mostram a parte ruim da cidade de propósito, aquilo que aparece ali é menos de 1% da cidade e não reflete a realidade