Bibo esse trabalho de vocês é muito importante para a comunidade cristã brasileira, teologia de excelente nível e clareza, e o melhor de tudo é de graça... Ou melhor pela graça kkk, grande abraço e por favor, não parem... Continuem assim!!!
A exclusividade calvinista é até hoje, o uso da política nos dois lados é terrível, o calvinismo nunca foi maioria, nem antes e nem depois. Obrigada Pr. Mariano pelo claro entendimento.
Sim, inclusive vemos igrejas Calvinistas ensinando algo bem próximo da exclusividade da salvação somente para eles e um ar de soberania em relação as demais igrejas.
Neste exato momento, em que me encontro na atual fase da minha vida ,tenho apenas as minhas palavras a expressar e transmitir nesse mundo virtual que eu aprecio, admiro e gosto tanto chamado TH-cam ,somente o meu muito obrigado sempre e um abraço fraterno de felicidade, parabéns e de muito obrigado a todos(as) os(as) idealizadores(as). A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, voltado e visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana . Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal, grato por tudo .
O Pr Wellington fez uma excelente abordagem histórica e política. Contudo, acredito que faltou a abordagem teólogica, que no final das contas, é o que realmente importa no debate sobre Dort.
Mas peraí meu amigo, como que vai haver um debate teológico, se eu sou proibido de debater? Foi isso que aconteceu com os remonstrantes, influenciado pelo contexto histórico da época. Um sínodo predominantemente político, que não deixou espaço pro outro lado falar
E bom conhecer a história bem contada, sabía que Calvinismo não e bíblico, agora com mais conhecimento sabemos que tampoco tem história eclesiástica e muito menos uma vida, hoje o que tem e só tradição, uma tradição forçada e misturada com mentiras. E lamentável, Deus tenha misericórdia de nós, e que a verdade sempre seja nas nossas vidas. E bom mencionar que não tenho nada contra as pessoas, e outras crenças, porém deve prevalecer só a verdade em Cristo Jesús 🙌🏽 Deus abençoe 🙌🏽📖🙏🏼
Realmente o sínodo de dort foi uma vergonha,deu quase vontade de chorar enquanto o Wellington falava. Muita injustiça foi feita por parte dos calvinistas
Bibo no btcast com o pastor Leandro Lima, você colocou uma música de fundo, ao ouvi-la lembrei da minha adolescência, pode me recordar o nome da banda, por favor??
É porque provavelmente você recebeu uma interpretação não muito fiel a respeito do sentido da graça irresistível irmão. Quando eu entendi essa doutrina eu chorei!
@@alissonmatias7068 A doutrina nos é apresentada por aqueles que nela crêem. Onde estava a misericórdia no contexto citado no episódio?? Mais uma vez eu digo isso com respeito e admiração por muitos irmãos calvinistas, porém, quando essa doutrina surge ela foi uma grande mostra da imposição que os arminianos sofreram.
O arminianismo tem muita influência do pelagianismo e do romanismo. O Concílio de Dort refutou biblicamente e cabalmente os ensinos arminianos. Soli Deo Gloria ✝️
Cara, O sujeito se propõe a ser alguém com uma visão histórica e não sabe diferenciar Guilherme de Orange, e os dois Maurícios de Nassau, e depois diz que o problema só é de tradução do nome?! Meu pai!
Deu pra entender nada do que ele falou de calvino no minuto 31; errou as datas e disse que calvino nasceu em 1559 e foi em 1509. Aí eu fiquei todo confuso
cara não me entenda mal, mas não dá pra pegar a questão teológica puramente, sendo que apenas um lado falou, quando o outro foi deixado pra escanteio por ser uma minoria, e por ser de uma posição política pouco atraente ao outro lado.
O Mariano ficou puramente no âmbito político social, apresentando pouquíssimo, se não nenhum, posicionamento teológico. Parece muito mais "magoado" pelo procedimento do sínodo. Consigo concordar com ele nesse sentido. Realmente o comportamento dos calvinistas foi péssimo. Contudo, gostaria de ouvir os argumentos arminianos, fazendo contraponto aos calvinistas e isso não teve aqui.
O entrevistado tenta provar que ele isento, mas ele somente prova o contrário. Não existe isentos em nenhuma posição e isso não está errado. O problema é tentar ser isento e não é. Fica a dica.
Engraçado de tudo isso é desconciderar + de 1000anos de teologia de soberania de Deus, adotada por Lutero, Calvino, que são divisores de águas em relação ao predomínio misto de obras do Catolicismo. É como se em um jogo de FUTEBOL O JUÍZ APITAR EM FAVOR DO OUTRO TIME, MAS SE FOSSE O SEU ESTA TUDO BEM!
Para a questão histórica acho interessante a analise politica do sínodo. Mas indo pela ideia do Mariano fica tudo como se fosse uma conspiração politica e que se não fosse essa conspiração os remostrantes teriam sido vencedores. Discordo. O Sínodo foi teológico e para que ele acontecesse teria que ter a intervenção politica pois nessa época religião e politica andavam de mãos dadas. Os Remostrantes não conseguiram convencer e para saber disso é só ir na fonte primaria que é os Cânones de Dort.
@@alissonmatias7068 irmão, infelizmente para favorecer suas crenças. Triste isso. Esse assunto é um dos mais frustrantes do ponto de vista da fidelidade com os fatos.
Achei o Mariano um pouco tendencioso, não conseguiu deixar seu lado arminiano de lado achei até que quando ele fala dos calvinista ele fala com uma certa raiva .... Leandro Lima foi mais neutro ....mas parabéns pelo programa
Realmente o Leadro Lima foi mais imparcial na fala! Parece que a intenção do Mariano é apontar pontos negativos da corrente contrária. Ele chega a falar em marabalismo com relação ao uso de alguns termos usado pelos calvinistas. Na mente do Mariano os termos ou vocábulos tem significa fixo, parece que nunca ouvir falar em renovação lexical.
Bom, o que eu percebi é que o palestrante é muito tendencioso. Primeiro por querer demonstrar que o calvinismo tinha um jogo de interesses com a política. Até aqui tudo bem, não me incomodei com nada. Segundo ele enfatiza que os calvinistas eram a minoria. Aqui também sem problema pois o que determina a veracidade de algo não é o consenso, mas sim a qualidade da informação. Terceiro ele diz que há uma ação tendenciosa da parte dos calvinistas pois a grande parte dos materiais literários foram e são produzidos por calvinistas. Até aqui também não me incomoda em nada, aliás, ele parece estar muito incomodado com isso. Pra finalizar, eu vejo muito mais honestidade e solidez na teologia calvinista. As argumentações são fundamentadas nas passagens bíblicas com honestidade, tornando uma interpretação mais sólida. Os sermões calvinistas são muito mais profundos e realmente "perturbadores", ao contrário de sermões rasos e superficiais dos arminianos. E pra finalizar, a questão menos importante, que é a perspectiva lógica. O calvinismo tira tudo do homem, coloca ele como diz Calvino, como barro e esterco, e coloca todo o crédito em Deus. Já os arminianos, tiram tudo de Deus e coloca tudo no homem, como por exemplo: Deus não concede a fé, eu escolho Deus, eu isso, eu aquilo. Por isso sou calvinista de 5 pontos.
@@jonatasmoraes2716 Eu vi, é por isso que eu reafirmo. Granconato passou por cima como trator. O único arminiano que conseguiu fazer frente com Granconato foi o Vaillati Os outros, Granconato jantou.
@@wilsonplaza5239 O Vailatti deixou ele perdido. Em determinado momento o Granconato faz oq todos os Calvinistas fazem nos debates; abandona os textos bíblicos e partem para a filosofia própria, opinião e imaginário. Enquanto isso, o Vailatti enche ele de textos e referências bíblicas.
@@ianl.cordeiro7586 Não acho que o Vailatti deixou ele perdido. Porém, o Vailatti é melhor arminiano do Brasil. Os outros são fracos. Tem que ter um debate entre Rev. Leandro Lima vs Vailatti
Marcos, o simples fato de você bater nessa tecla mostra que você carece, nem que seja um pouco, de honestidade. Espero do fundo do meu coração que nesses 5 meses você tenha mudado de opinião
Calvino que era católico(embora isso sozinho não diga nada), simpatizante de Sêneca antes de ser protestante; Armínio nasceu em uma família Protestante de Oudewater, nos tempos em que o protestantismo holandês não tinha uma confissão calvinista ou erasmiana
Muito bom o Pastor Wellington Mariano é fera que Deus levante mais arminianos desse calibre.
Bibo faz uma entrevista com o Carlos Augusto Vaillati
Verdadeeee!!!! Vailatti é nível hard😄👏👏👏
@@sorayabrito4344 é hard em heresia, dizer que não é Deus quem concede a fé.... Absurdo...
Bibo esse trabalho de vocês é muito importante para a comunidade cristã brasileira, teologia de excelente nível e clareza, e o melhor de tudo é de graça... Ou melhor pela graça kkk, grande abraço e por favor, não parem... Continuem assim!!!
A exclusividade calvinista é até hoje, o uso da política nos dois lados é terrível, o calvinismo nunca foi maioria, nem antes e nem depois. Obrigada Pr. Mariano pelo claro entendimento.
Essa discussão não terá fim ,até estarmos na presença de Deus, então ,aprendamos os assuntos com imparcialidade e guardemos a fé em Cristo.
Esse exclusivismo do Calvinismo dentro da história é notório por muitos até hoje...
Sim, inclusive vemos igrejas Calvinistas ensinando algo bem próximo da exclusividade da salvação somente para eles e um ar de soberania em relação as demais igrejas.
Neste exato momento, em que me encontro na atual fase da minha vida ,tenho apenas as minhas palavras a expressar e transmitir nesse mundo virtual que eu aprecio, admiro e gosto tanto chamado TH-cam ,somente o meu muito obrigado sempre e um abraço fraterno de felicidade, parabéns e de muito obrigado a todos(as) os(as) idealizadores(as).
A minha enorme gratidão e consideração em poderem produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e consequentemente sua sabedoria com um conteúdo tão importante ,no formato de vídeo com a boa intenção, voltado e visando a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana .
Muito sucesso ,hoje e sempre ao canal, grato por tudo .
Que aula meu irmão! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Top top
Que conteúdo incrível! Que Deus continue usando e abençoando toda a equipe do Bibotalk!
Mariano é monstro heim, parabéns
O Pr Wellington fez uma excelente abordagem histórica e política. Contudo, acredito que faltou a abordagem teólogica, que no final das contas, é o que realmente importa no debate sobre Dort.
O contexto político e histórico, não muda a vergonha de concordar com a perca de salvação, né não!?
Eu concordo Ricardo. Eu amo história, mas senti falta das questões teológicas sobre o sínodo realmente
@@mateusmendonca2442 perda de Salvação de quem? Dos eleitos ou dos nãos eleitos?
Mas peraí meu amigo, como que vai haver um debate teológico, se eu sou proibido de debater? Foi isso que aconteceu com os remonstrantes, influenciado pelo contexto histórico da época. Um sínodo predominantemente político, que não deixou espaço pro outro lado falar
Não houve um debate na treplica no sínodo de dort, os calvinista expulsaram os representantes. Sem tratamento igual.
Que ensino Deus abençoe.
Gracias!!!
Esse veio em boa hora!
Como eu aprendo com vocês!
Muito bom.
O irmão já escreveu o livro? Reforma na Holanda, O outro lado do sínodo de Dort. Vai lá irmão!
E bom conhecer a história bem contada, sabía que Calvinismo não e bíblico, agora com mais conhecimento sabemos que tampoco tem história eclesiástica e muito menos uma vida, hoje o que tem e só tradição, uma tradição forçada e misturada com mentiras.
E lamentável, Deus tenha misericórdia de nós, e que a verdade sempre seja nas nossas vidas.
E bom mencionar que não tenho nada contra as pessoas, e outras crenças, porém deve prevalecer só a verdade em Cristo Jesús 🙌🏽
Deus abençoe 🙌🏽📖🙏🏼
37:23, o Mariano sabe mais da vida de Jacó Armínio do que eu sei da minha.
"quem é a favor da condenação" 😂😂😂😂
Só faltou uma indicação de livros do professor .para agente também pesquisar
Maravilhosoooooooo
Realmente o sínodo de dort foi uma vergonha,deu quase vontade de chorar enquanto o Wellington falava. Muita injustiça foi feita por parte dos calvinistas
@Diego Mendes bom, eu não me recordo de um sínodo estatal feito por Arminianos condenando o Calvinismo como heresia.
Bibo no btcast com o pastor Leandro Lima, você colocou uma música de fundo, ao ouvi-la lembrei da minha adolescência, pode me recordar o nome da banda, por favor??
Theo Buccaneers / canção de Brian Tyler
Eu coloquei a música pro Google pra ouvir a música ,e o Google me deu esse nome .
Theo Buccaneers / canção de Brian Tyler .
A música que vc pediu 👍
Com todo o respeito graça irresistível me parece mais um traço de personalidade dos calvinistas da época do que uma questão de fé.
É porque provavelmente você recebeu uma interpretação não muito fiel a respeito do sentido da graça irresistível irmão. Quando eu entendi essa doutrina eu chorei!
@@alissonmatias7068 A doutrina nos é apresentada por aqueles que nela crêem. Onde estava a misericórdia no contexto citado no episódio?? Mais uma vez eu digo isso com respeito e admiração por muitos irmãos calvinistas, porém, quando essa doutrina surge ela foi uma grande mostra da imposição que os arminianos sofreram.
Up
✍
Tem aplicativo do canal em podcast? Sem ser o yutube em podcast ne kkk. O app mesmo pra so escutar sem ser no yutube. Tem ? Se tiver é qual??
tem Google podcast, se vc tiver iPhone tem o app da própria Apple.
Qual a música no fundo no minuto 44?
up
O sínodo de Dort foi um vergonha.
Vdd, assim como o concílio de Éfeso foi algo totalmente político, disfarçado de teológico.
O Wellington Mariano bem que podia escrever um livro mais exaustivo sobre o sínodo de dort.
ELE FEZ UM MESTRADO, está disponivel aí na net
O quadro montado pelo Wellington é de que o Sínodo de Dort foi uma das maiores vergonhas da história do protestantismo. Que podridão!
Lembrando q Armíno se retratou ou swja se arrependeu!
O arminianismo tem muita influência do pelagianismo e do romanismo. O Concílio de Dort refutou biblicamente e cabalmente os ensinos arminianos.
Soli Deo Gloria ✝️
Os católicos já refultaram o Calvinismo 1000 anos antes de João Calvino nascer (concílio de orange e de valença).
Tudo isso pra falar no final que não teve acesso aos documentos que dão base ao seus argumentos.
Mas aí é complicado, os caras não deixavam os arminianos nem falar, o que dirá o que ocorreu com esses documentos e onde estão
Ele deve ser uma criança de 7 anos, isso é meio que óbvio de se perceber, porém o princeso é ruim de interpretação.@@vermelhinho1970
Cara,
O sujeito se propõe a ser alguém com uma visão histórica e não sabe diferenciar Guilherme de Orange, e os dois Maurícios de Nassau, e depois diz que o problema só é de tradução do nome?! Meu pai!
Deu pra entender nada do que ele falou de calvino no minuto 31; errou as datas e disse que calvino nasceu em 1559 e foi em 1509. Aí eu fiquei todo confuso
Eita arrodeio terrível, sério, falou de tudo menos de Dort, na questão teológica puramente...
Eu entendi assim tbm...🤷♀️
cara não me entenda mal, mas não dá pra pegar a questão teológica puramente, sendo que apenas um lado falou, quando o outro foi deixado pra escanteio por ser uma minoria, e por ser de uma posição política pouco atraente ao outro lado.
Mais claro que isso impossível. Só os Calvinistas que não veem.
Aaaiiinnn mas como os calvinistas são malvadões né.
O Mariano ficou puramente no âmbito político social, apresentando pouquíssimo, se não nenhum, posicionamento teológico.
Parece muito mais "magoado" pelo procedimento do sínodo.
Consigo concordar com ele nesse sentido. Realmente o comportamento dos calvinistas foi péssimo. Contudo, gostaria de ouvir os argumentos arminianos, fazendo contraponto aos calvinistas e isso não teve aqui.
O entrevistado tenta provar que ele isento, mas ele somente prova o contrário. Não existe isentos em nenhuma posição e isso não está errado. O problema é tentar ser isento e não é. Fica a dica.
Engraçado de tudo isso é desconciderar + de 1000anos de teologia de soberania de Deus, adotada por Lutero, Calvino, que são divisores de águas em relação ao predomínio misto de obras do Catolicismo. É como se em um jogo de FUTEBOL O JUÍZ APITAR EM FAVOR DO OUTRO TIME, MAS SE FOSSE O SEU ESTA TUDO BEM!
Ate o 4 sec os pais da igreja eram sinergistas, o monergismo so comecou com agostinho.
Foi a primeira vez a Política ACERTOU.
Sínodo de dort foi uma piada.
Para a questão histórica acho interessante a analise politica do sínodo. Mas indo pela ideia do Mariano fica tudo como se fosse uma conspiração politica e que se não fosse essa conspiração os remostrantes teriam sido vencedores. Discordo. O Sínodo foi teológico e para que ele acontecesse teria que ter a intervenção politica pois nessa época religião e politica andavam de mãos dadas. Os Remostrantes não conseguiram convencer e para saber disso é só ir na fonte primaria que é os Cânones de Dort.
Fonte primária escrita por calvinistas 😒.
Complicado hein.
Imparcialidade passou longe!
@@rafaelluiz5236 kkkkkk meu amigo é cara porcaria que nós lemos na internet kkkkkkkk
@@rafaelluiz5236 Homens cristãos mentiriam por qual razão?
@@alissonmatias7068 irmão, infelizmente para favorecer suas crenças. Triste isso. Esse assunto é um dos mais frustrantes do ponto de vista da fidelidade com os fatos.
Só argumento ad hominem
Achei o Mariano um pouco tendencioso, não conseguiu deixar seu lado arminiano de lado achei até que quando ele fala dos calvinista ele fala com uma certa raiva .... Leandro Lima foi mais neutro ....mas parabéns pelo programa
@Nordeste Silva Sousa boa
Realmente o Leadro Lima foi mais imparcial na fala! Parece que a intenção do Mariano é apontar pontos negativos da corrente contrária. Ele chega a falar em marabalismo com relação ao uso de alguns termos usado pelos calvinistas. Na mente do Mariano os termos ou vocábulos tem significa fixo, parece que nunca ouvir falar em renovação lexical.
Leandro Lima imparcial é brincadeira.
Bom, o que eu percebi é que o palestrante é muito tendencioso.
Primeiro por querer demonstrar que o calvinismo tinha um jogo de interesses com a política. Até aqui tudo bem, não me incomodei com nada.
Segundo ele enfatiza que os calvinistas eram a minoria. Aqui também sem problema pois o que determina a veracidade de algo não é o consenso, mas sim a qualidade da informação.
Terceiro ele diz que há uma ação tendenciosa da parte dos calvinistas pois a grande parte dos materiais literários foram e são produzidos por calvinistas. Até aqui também não me incomoda em nada, aliás, ele parece estar muito incomodado com isso.
Pra finalizar, eu vejo muito mais honestidade e solidez na teologia calvinista.
As argumentações são fundamentadas nas passagens bíblicas com honestidade, tornando uma interpretação mais sólida.
Os sermões calvinistas são muito mais profundos e realmente "perturbadores", ao contrário de sermões rasos e superficiais dos arminianos.
E pra finalizar, a questão menos importante, que é a perspectiva lógica.
O calvinismo tira tudo do homem, coloca ele como diz Calvino, como barro e esterco, e coloca todo o crédito em Deus.
Já os arminianos, tiram tudo de Deus e coloca tudo no homem, como por exemplo: Deus não concede a fé, eu escolho Deus, eu isso, eu aquilo.
Por isso sou calvinista de 5 pontos.
Mariano foi no debate vejam SÓ...foi engolido pela Granconato.
Rsrsr
Eu acho q vc não viu o debate.
@@jonatasmoraes2716
Eu vi, é por isso que eu reafirmo. Granconato passou por cima como trator. O único arminiano que conseguiu fazer frente com Granconato foi o Vaillati Os outros, Granconato jantou.
@@wilsonplaza5239 O Vailatti deixou ele perdido. Em determinado momento o Granconato faz oq todos os Calvinistas fazem nos debates; abandona os textos bíblicos e partem para a filosofia própria, opinião e imaginário. Enquanto isso, o Vailatti enche ele de textos e referências bíblicas.
@@ianl.cordeiro7586 Não acho que o Vailatti deixou ele perdido. Porém, o Vailatti é melhor arminiano do Brasil. Os outros são fracos. Tem que ter um debate entre Rev. Leandro Lima vs Vailatti
Chamou os reformados Calvinistas de desonestos. Isso é ridículo!
Na verdade canalhas seria mais apropriado!
Contexto histórico e político não contradiz q o arminiano é uma heresia!
Arminio era catolico! criou-se com um padre
Marcos, o simples fato de você bater nessa tecla mostra que você carece, nem que seja um pouco, de honestidade. Espero do fundo do meu coração que nesses 5 meses você tenha mudado de opinião
Ah sim, um católico dava aula em Leyden... Uma universidade exclusivamente Reformada. Kkkkkkk
Calvino que era católico(embora isso sozinho não diga nada), simpatizante de Sêneca antes de ser protestante; Armínio nasceu em uma família Protestante de Oudewater, nos tempos em que o protestantismo holandês não tinha uma confissão calvinista ou erasmiana
@@alissonmatias7068 não só dava aula como era doutor jskkkk
Up