O território que é hoje Portugal, estava dividido por várias tribos célticas: de uma forma simplista pode-se dizer que até às margens do Douro, era dos Cales/Calaicos/Galaicos; do Douro ao Tejo era dos Lusitanos e a Sul era dos Cónios. Entretanto chegaram os romanos e dividiu as regiões de acordo com as tribos que aí viviam, com excepção da Lusitânia que foi extendida até ao Sul. Bracara Augusta (Braga) foi a capital da Galécia. O bispado de Braga foi o primeiro da península, criado ainda no século I, pelo Apóstolo Tiago (Santiago). Por isso, ainda hoje, o Arcebispo de Braga também é o Primaz das Espanhas. Com a chegada dos muçulmanos em 711, tudo se alterou. Em 722 se deu o início da reconquista cristã e o Condado Portucalense foi fundado em 869. Portugal tornou-se independente em 1139* e o Algarve foi conquistado em 1249, completando o território continental. * As datas podem variar de acordo com as perspectivas: 1128 - separação da Galiza; 1139 - Afonso Henriques assume-se rei; 1143 - Imperador Afonso VII de Leão e Castela reconhece o reino de Portugal; 1179 - O Papa reconhece o reino de Portugal.
Realmente a história da origem de Portugal é fascinante e foi retratada de forma magnifica pelo sr. Albertino. Muito obrigado ela suas explicações. Abraço da Equipe Vira Virou.
Senhor Arquitecto : se estou certo a porta em arco, com pedras Assimétricas trapezoidais, tem origem romana. Como a de uma pequena na Capela «Romana , ao lado da Igreja de Cedofeita , no Porto. Ou como as dos arcos de pontes ( Chaves e Lagoncinha-Lousado Famalicão-. Esta não é aminha especialidade....
Exelente informação sr. António Almeida ( também tenho o Almeida em meu nome!) devemos aos romanos muito da arquitetura que usamos até hoje, principalmente a dos arcos auto-estruturantes. Abraço!
Como Portugal é um país "velhinho" e como tal deve ser respeitado e acarinhado, toca-me no coração. 💖
Um país lindo que nos encanta principalmente pelo modo como as pessoas dão valor e respeitam a sua história.
Adorei!!!
O território que é hoje Portugal, estava dividido por várias tribos célticas: de uma forma simplista pode-se dizer que até às margens do Douro, era dos Cales/Calaicos/Galaicos; do Douro ao Tejo era dos Lusitanos e a Sul era dos Cónios.
Entretanto chegaram os romanos e dividiu as regiões de acordo com as tribos que aí viviam, com excepção da Lusitânia que foi extendida até ao Sul.
Bracara Augusta (Braga) foi a capital da Galécia.
O bispado de Braga foi o primeiro da península, criado ainda no século I, pelo Apóstolo Tiago (Santiago). Por isso, ainda hoje, o Arcebispo de Braga também é o Primaz das Espanhas.
Com a chegada dos muçulmanos em 711, tudo se alterou. Em 722 se deu o início da reconquista cristã e o Condado Portucalense foi fundado em 869. Portugal tornou-se independente em 1139* e o Algarve foi conquistado em 1249, completando o território continental.
* As datas podem variar de acordo com as perspectivas:
1128 - separação da Galiza;
1139 - Afonso Henriques assume-se rei;
1143 - Imperador Afonso VII de Leão e Castela reconhece o reino de Portugal;
1179 - O Papa reconhece o reino de Portugal.
Realmente a história da origem de Portugal é fascinante e foi retratada de forma magnifica pelo sr. Albertino. Muito obrigado ela suas explicações.
Abraço da Equipe Vira Virou.
Obrigado pela aula de história.
Quando puderem vão a ÓBIDOS a viĺa fica dentro do Castelo.
Cumprimentos
Olá, sr. Helder!! Iremos a Óbidos sim, com toda certeza!
Vídeo riquíssimo em conteúdo, parabéns.
Muito obrigado!
O condado portucalense onde 1 teu D. Afonso Henriques corria o ano 1143 Ano do início de Portugal.
O Reino de Portugal começou em 1143 é desde esse ano que começou Portugal.
Obrigado pela informação!!
Porque estava falando tão baixo?
Senhor Arquitecto : se estou certo a porta em arco, com pedras Assimétricas trapezoidais, tem origem romana.
Como a de uma pequena na Capela «Romana , ao lado da Igreja de Cedofeita , no Porto. Ou como as dos arcos de
pontes ( Chaves e Lagoncinha-Lousado Famalicão-. Esta não é aminha especialidade....
Exelente informação sr. António Almeida ( também tenho o Almeida em meu nome!) devemos aos romanos muito da arquitetura que usamos até hoje, principalmente a dos arcos auto-estruturantes.
Abraço!