Excelente documentario. Viagei no tempo, lembrei das historias que minha Vo Paterna me contava. Ela era da Familia Strassburger, chegada no Rio Grande do Sul com os primeiros colonos. Alguns se dedicaram a fabrcação de calçados, mas os meus descendentes fugiram da Jacobina, do episodio dos Muckers, e foram para o inteior , localidade de Cerro Branco, perto de Cachoeira, dedicados a carpintaria e marcenaria. A Familia de meu Avo Paterno, Strohschoen, ficou em Santa Cruz. Meu Bisavo veio nene da Alemanha. Serviu ao exercito do Imperio e depois teve fazenda de criação de cavalos em Rio Pardo. Teve muitos filhos , quis dar estudo sendo meu Avo muito aplicado, colocou-o interno no colegio Marista Sao Luiz, em Santa Cruz. Meu Avo teve uma educação requintada, rígida, mas nao conseguiu realizar seu sonho de estudar medicina na Alemanha, sem apoio de seu psi. Então ele veio com seu cavalo pra Cachoeira trabalhando de mascate. Aqui estudou curso de guarda livros e teve varios tipos de comercio, negocios, ao longo de seus 78 anos. Aprendi muito com meus Avós. Passava muito tempo na casa deles. A Vó tinha um forno grande de tijolos onde assava muitas cucas e pães de milho e centeio. Eu ajudava fazer os biscoitos de Natal. Que saudade me deu daqueles tempos. Tiveram 5 filhos e 18 netos. Familia bonita e unida. Até hoje nos reunimos seguidamente. So esse ano nao foi possivel...As tradições são mantidas. Ja tem tataranetos pra continuar o nome da Familia como o Vo tanto queria.
@@sandradavicarlsson7304 Nada é por acaso cos.tv/videos/play/20216245427934208 a verdade não se mostra, precisa ser buscada.Assista ao vídeo e comentários.
Eu e meu marido saímos do interior de São Paulo e fomos morar no Rio Grande do Sul pela transferência do trabalho dele e tive a oportunidade de conhecer um pouco do berço forte de alemães, italianos e algumas culturas europeias centralizado no pé da Serra gaúcha e também na Serra. Foi a melhor fase de encantamento e aprendizados da minha vida, foi aí que minha visão de vida mudou. Que pessoas incríveis, que honestidade, muito trabalhadores, uma cultura fortíssima e consolidada, uma mistura de simplicidade com humildade capricho e conforto, nunca vi nenhuma casa sem um belo jardim, sem enfeites, as casas de madeira cheias de mimos, detalhes e caprichos. Parabéns à essa cultura fortíssima que transformaram o Sul do país com muito esforço, amor e trabalho.
Ótimo documentário parabéns sou de Anitápolis fui muito no Rio da Prata todas essas casas eu visitei sou prima do Arlindo Bohne meu bisavô e Avô fizeram aquela casa. Na cada dabdona Ema Heinz eu fui na cada do Alfredo fui também na do seu Lindolfo Heinz fui também do Nelsinho Bepller também ai gente fiquei até emocionada agora que saudades mesmo de lá👏👏👏👏👏👍👍👍👍😊😊😊
Quanta sabedoria dessas famílias construtoras de seu habitat sem ganancia vivendo o SER / FAZER para sobrevivência de maneira natural e humilde o verdadeiro "segredo da vida".
Parece um sonho, não é mesmo?... dai vem a dura realidade, o Estado e suas leis inúteis... o colono mesmo disse: dai veio o Ibama e proibiu a serraria perto do rio... sendo que é justamente pela força motriz das águas, que tudo foi feito... o homem se integrando a natureza de verdade... agora somos obrigados a nos entregar as perversas leis ambientais!..
@@josericardojrteodoro8897 incrível, que somos animais predadores como os animais irracionais. Usar a madeira para estas ações, n se compara a grandes indústrias...
Irã Sem Extremos ... não se compara mesmo.. óbvio que houve um ciclo inicial, onde era necessário abrir grandes áreas para plantio, criação de animais etc, porém ainda havia muita mata pra se abrir e, pela lógica, as reservas para se explorar mais lentamente... de uma hora pra outra a reserva na propriedade rural perdeu o seu papel e virou imposto... e outras leis absurdas entraram em vigor, criando uma reserva de mercado para os grandes e anônimos madeireiros, que foram sim, para o centro oeste e para o norte, mas pelo apoio político que eles dão à políticos corruptos, ainda exploram grandes áreas "longe das vistas dos brasileiros" e ainda conseguem consolidar leis que proíbem nós, aqui do sul e sudeste, a poder realizar o que sempre foi normal na humanidade, se integrar... já não podemos cortar uma árvore sequer para nada, mesmo que tenha sido vc o responsável por plantar e cultivar a mesma... mesmo em área destinada a produção agrícola, ou seja, fora da reserva legal ou Área de preservação permanente/ APP... o que nos resta?!.. acho que chorar!
@@josericardojrteodoro8897 Gente que absurdo! Com certeza são todos corruptos, sanguinários e egoístas, que fizeram isto. Em nada prejudica a natureza, esta forma natural de produção. E, a natureza se recupera com seu novo ciclo naturalmente. Fora, a ajuda que vcs dão com plantações. Marquem uma NOVA AUDIÊNCIA COM O IBAMA, não resolver, façam vídeos e para chegar a público e o novo Governo ficar ciente. Eu vi o Bolsonaro dizer de uma terra de grileiros não poder fazer o que faziam e outra de pescaria, onde ele defende estas formas sustentáveis
Irã Sem Extremos ... eu mesmo sou apenas um brasileiro longe desse pessoal aí do vídeo, não conheço eles de perto, mas sinto e reconheço o drama deles porque já vivi algo semelhante... moro aqui no oeste paulista... já tive sítio e me formei na área de ciências agrárias pra trabalhar com a terra... devido ao fato de não sermos "grandes", logo tivemos que procurar outros meios de sobreviver.. mas é triste deixar o campo.... outra coisa: vi muitos dos meus vizinhos, já moradores antigos e bem vividos no meio rural se queixarem dos excessos das leis ambientais, com relatos de muitos deles chegarem a dizer que já foram autuados por corte de árvores nativas, tendo que pagar multas maiores do que muitos salários mínimos!.. 😓😰... olha: é sério... gente pobre, humilde, que não se encosta nos outros como muitos da cidade grande com falsos laudos médicos, com aposentadorias forjadas,... gente simples que pagou caro por cortar uma simples árvore como o Leiteiro, que é uma espécie nativa sim, mas que pragueja os pastos e lavouras, que não corre o mínimo risco de extinção e que não tem valor econômico nenhum, pra justificar tamanha severidade da lei!... não é o leiteiro o inimigo: é a lei!... nosso país é rico... por natureza, temos outro Brasil todinho lá no norte, que é o bioma amazônico. Que poderia ser explorado racionalmente por brasileiros que sabem viver e produzir nas nossas terras!.. pagando por elas ou numa reforma agrária justa.... assim, com racionalidade poderíamos reflorestar muitas áreas do sul e sudeste, com integração lavoura/ pecuária/ floresta... gerando renda e riqueza honesta para quem realmente trabalha... isso pra pequenas área... para os grandes então... não haveria o que reclamar!
Video de 2014, uma produção fantástica, uma fotografia sensacional.... e principalmente um retrato fantástico de um pedacinho minúsculo das histórias de cada colonizador que construiu este país. Chorei vendo esse vídeo. Tenho 35 anos, sou casado e tenho 2 filhos, sou descendente de espanhóis que colonizaram o sul de MG região do triângulo Mineiro, e ouvi tantas histórias do meu pai, sobre as lutas e dificuldades dos meus avós, de construir tudo que somos hoje, e ver esse vídeo só me fez reforçar o quanto sou grato por isto e principalmente o quanto sou responsável não apenas de manter viva esta memória dos nossos imigrantes, mas de ser para as futuras gerações, pessoas de bem e que não tem medo de trabalhar pra construir algo para deixar pra eles. Hoje vejo gerações de pessoas acomodadas, "fracas" e que só querem crescer sem trabalhar... isso me mata !!!! Parabéns pela iniciativa, parabens pelo trabalho, não deixemos morrer a memória viva do nosso país !!!!
Impressionante a riqueza de cultura que esse corajosos imigrantes trouxeram e que está em nós. Mas será que estamos honrando esse patrimônio?? Como temos o que aprender com eles, quantas dificuldades, devemos honrar essa história ,valorizando , a colonização alemã, italiana, ..japonesa. Faz parte da nossa nação!! Educação de fazer , buscar algo melhor...preservar a atitude vale muito mais, que proibir uma serraria dessa de mostrar e ensinar o trabalho....de preservar uma cultura...emocionante porque é parte de nós mesmos. e muitos nem tiveram a oportunidade de ouvir de seus avós, e de receberem o reconhecimento de como foram grande em suas buscas de sonhar em evoluir!!! Gratidão!
Boa Noiite que Maravilha de reportagem, de Cultuta de Raças; que vieram Cara e Coragem, para desenvolver o local e o mais Importante com que eles trouxeram de Ferramentas de seus Paises . Só posso ter por Vcs Gratidão e por nos Ensinar mesmo ni Ano 2021; que o Amor na Arte de Construir seja aonde for e fazer, só nascerá Coisas Maravilhosas. Obrigada por me ensinar a ver esses Sentimentos Divinos . 👏👏👏 pela Reportagem!!! Deus os Abençoem. !!! Abçs
Cada documentário, um melhor que o outro. Isso faz darmos mais valor ao nosso Brasil. Quantas histórias....Quantas culturas... Muito obrigado pelo aprendizado que estou tendo.
Povo lindo! Amei! Gostei muito da vovozinha que falou que estava doente. Com 81 anos e trabalhando tanto. Uma vida inteira que só conheceu o trabalho e que sem ele a vida perde o sentido.
Que registro! É impossível não sentir angústia ao pensar em quanto conhecimento, quanto saber, quanta história que já se perdeu, se foi com quem já partiu, sem ser transmitida. É dever nosso (dos mais jovens) nos interessar, documentar todo esse conhecimento. Converse com seus avós, pergunte, documente, se interesse! Nossos antepassados são a nossa própria história. E nada mais triste que um indivíduo ignorar a própria história!
As casas por fora não são tão lindas quanto por dentro... Mas, que lugar lindo! Povo simples, humilde e ricos de coração...Deus abençoe nossa Nação egoista
Que Documentário maravilhoso ! Um povo humilde e amistoso' Me senti até emocionado ao ouvir estas pessoas contando sobre seus avós, pais e familiares. Me senti orgulhoso por eles' Parabéns e obrigado pelo belo documentário !
Que documentário fantástico e importante pra gente saber e dar valor a nossa cultura. O Brasil foi construído por tantos povos, e como eles foram importantes para nós!! Belo trabalho! Lindo documentário!
Que doc lindo e importante!! Amei conhecer esse lugar, essas famílias... Tantas histórias, tanta sabedoria... viver cm a Natureza. Esse é o Brasil de tantas etnias 🙌🏼💛💚🙏🏼
Excelente documentário! Prova como nosso país é vasto e formado por várias culturas. Uma terra rica e fértil, habitada por seu povo nativo, os indígenas, foi povoada por imigrantes, que aqui refizeram suas histórias. Histórias que precisam ser preservadas e valorizadas.
Lindo!! Resgatando uma cultura rica. Paisagem linda! Uma viagem no tempo. Meu avô materno veio da Alemanha. O vô Franck. Minha sogra também era alemã, da família Wordell. A casa com madeira de canela, e os móveis, lindos. O fogão a lenha, hô saudade. Quantos objetos pra decoração. Fazer uma junção do moderno com o antigo. Maravilha!
Que gente linda, Magnífico saber que ainda temos pessoas que cuida sela pela Natureza,que Deus permita que eles cuidem sempre destas terras, são simplesmente Magníficas 🙏🙏🌺🌺🌺🌼🌻🌼👍
Foi muito importanta para meu conhecimento porque sou uma descendente de Alemães . Meu avô veio de navio chamado Sofia desceu no porto de Santos com meus bisavós e seus irmãos meu avô tinha na época doze anos . Ja fiquei sabendo que tenho parentes na Alemanha .Mas ainda não os conheço .Adorei todo o documentario me identifiquei com as casas de madeira e tenho o modo de falar igual aos deles . Sobre em falar em Alemão no Brasil meu ja hávia me contado . Vou mostrar esse documentário para meu pai com muito orgulho realmente é verdade que eles trabalham com madeira muito bem meu pai fabrica carrinhos de empurrar manual com prazer em mexer na madeira . Minha opinião é que façam novos videos . Obrigada por tudo
Esse foi um dos vídeos mais bonitos que eu vi até hoje Fiquei impressionada com tanta mobília bonita e bem feita e gostei dever a simplicidade dos moradores deu até vontade de morar nesse lugar que tem uma beleza sem igual em todo mundo parabéns
!🌠💙🇧🇷👍🍇Qui Deus o Abençoe seu trabalho e sua saúde Amém. Felicidades. Tudo tem solução, pra ser melhor. Parabéns! Serralheria, Antiga bonita. Parabéns!😍🖐🏽
Que linda essas histórias,com pessoas que só fazem pra viver ,sem maldade.. A pureza dessas pessoas, aquela senhora que vendeu tudo,mas vai ficar lá até Deus levar..
Que lugar lindo....imagine a paz que deve ser morar em um lugar assim....imaginei eu e meu piano num lugar desse...tocar Chopin depois do jantar, escutando as batidas de um Junghans Centenário anunciando a passagem do tempo...imagine o frio...
Pelo amor de Deus, você acha lindo um brejo desse rústico? Vá para Campos do Jordão, para São Paulo, para o Rio de Janeiro. O Sul é tudo buracão, com algumas exceções.
@@niltonferreira211 . Ai nada a ver SUL tudo buracão? Vc não conhece SC. Estado de belas cidades e belas paisagens.. Lugar bonito, aconchegante, interessante e deve ser muito bom morar num lugar assim. Meu sonho e morar num lugar assim!.
Ótimo documentário,que senhora simpática,alegre ,Deus abençoe que ainda esteja assim,gostei muito das pessoas o lugar, que muitos ainda falam o alemão, muito bom mesmo,espero que antes de morrer possa conhecer Anitopolis 🙏👏🏼👏🏼👏🏼😂🇦🇹🇩🇪🇧🇷
@@iagoranieri oi... pocos os jovens que sabem falar a alemão, corrigindo o meu avô é primo da dona Ema, ele fala bem quando vai pra Anitápolis, uo ve os irmãos dele ou alguns sobrinhos falam em alemão, mas nós não aprendemos, meu avô saiu de Anitápolis há mais de 50 anos, e veio para o Paraná, e minha avó não sabia falar em alemão, então os filhos e netas não sabem ( um dia um sobrinho perguntou ao meu avô porque ele não nos havia encimado ele disss que era coisa de mulheres ...) ele é um senhor de 83, que o pai dele só mandou pra escola até aprender a escrever o nome...
Quantas casas lindas qui lugares lindos o que o rapaz falou ja esta acotecendo as pessoas da cidades estao mudando para zonas rurais interior lindo a reportagem muito trabalhadorese esforçados
Parabéns pelo vídeo,me alegra muito poder ver um pouquinho de novas culturas,e pessoas maravilhosas simples com grande carinho por tudo que conquistou 👍❤️🇧🇷
@Valkgard - Acesse o blog COSTV e em sua caixa de busca digite: "Deutschland vor der Befreiung" para assistir ao vídeo e demais comentários.; a verdade não se mostra, precisa ser buscada.
Nossa... olha só o que os nossos governantes fizeram com nosso país..parou com a vida no campo antigamente os colonos trabalhavam plantavam construiam hj em dia não podem nem cortar uma árvore para fazer casas móveis não podem matar um bicho pra comer não podem mais nada tiraram tudo deles com essas leis doidas que só serviram para atrapalhar a vida no campo. Desmatar e uma coisa cortar uma árvore e outra traficar animais e uma coisa matar um para matar a fome e outra. tiraram os direitos dos agricultores de trabalhar honestamente livre. Olha como está agora fazendas abandonadas os jovens abandonaram os seus pais foram procurar trabalho nas cidades. E porquê tudo isso ? O governo não dá suporte para os agricultores. Os garimpeiros desmatando animais em extinção por conta do tráfico dos mesmos oitenta por cento das terras improdutivas. Meu Deus que saudades de minha infância onde tudo podia, quando só era proibido roubar e desobedecer os pais. Bença mãe, bença pai.
Agora esta acontecendo o inverso...descendentes voltando a terra de origem. Minha filha mais moça e seu marido, descendente de alemaes tb, moram em Duisburg.
Que coisa linda! Eu como gaúcha do RS fico maravilhada de ver como é bom manter a identidade dos nossos antepassados. Minha bisavó paterna era alemã. E convido após esse vídeo maravilhoso. Conhecerem o canal CAÇADORES DO SUL. Um canal que conheci há 1 mês que visita com autorização dos donos, propriedades originais de descendentes de alemães e italianos aqui no Sul. Coisa linda de se ver as casas alemãs do estilo enxaimel, casa italianas, e as famílias. Propriedades e cemitérios antigos. A gente pode descobrir muito de nós olhando pro passado. Parabéns Sesc pelo documentário. Ganhou uma inscrita.
Eu dou valor pra essas histórias ,reais de superação sim desses povos ,imigrantes alemães ,tbm aprecio a natureza cada lugar um mais lindo que outro sim .Tbm reconheço o passado difícil desse povo trabalhar com a madeira observei tudo com carinho .
Que coisa mais linda! Quando ele fala que enxerga uma tendência à volta ao campo eu concordo plenamente. O que eu vejo hoje é cada vez mais pessoas buscando essa beleza revigorante que é viver no campo, junto a paz da natureza. Parabéns pelo documentário Sesc TV e produtores!
@@erodiasduartemoura6237 Acesse o blog COSTV e em sua caixa de busca digite: "Deutschland vor der Befreiung" para assistir ao vídeo e demais comentários.; a verdade não se mostra, precisa ser buscada.
Adorei.esse lugar maravilhoso queria.um dia.ir.ai passar um dia.diferente sou do interior mas moro na.cidade por.causa.do trabalho adoro rio a.natuerza é maravilhosa mto lindo.amei tudo um dia vou ai.seDeus.quizer
Sou do interior do ES, baixo Guandú, hoje moro em BH. Na minha cidade tem muitos alemães e italianos também que vieram pós gerra .construíram vida, família e uma história bonita deixando seu legado de honestidade para os seus descendentes.Muitas amiguinhas daquela época eram filhas e netas de Alemães e me lembro de um pão que eles faziam chamado Brotte.
@@selecaodevideos3466 oi Lu...obrigada pela atenção .eu achava que era uma qualidade de pão deles. É como nosso pão feito em casa né? Mas me lembro do sabor no forno à lenha. Tiravam de lá como uma pizza😍😍😍😍⚘
Documentário maravilhoso !!!!!!!! Gente trabalhadora , gente que veio enganada , gente que sofreu e ajudou a moldar regiões maravilhosas que temos hoje no Brasil ... Tentam a todo custo apagar as histórias desse país.. tentam implodir nossa história com narrativas mentirosas, com funk , com facilitação de uso de drogas, com ideologias baratas que não nos trazem nada de bom .... Adoro a carga de passado que existe no sul do país ... Que esse passado não seja apagado... Que gente de bom coração tente manter essas histórias vivas .........
Preciso voltar pra Anitápolis e visitar o rio da prata lugar lindo cachoeiras rios natureza belíssima tudo de bom recomendo a todos que querem curtir a natureza👏👏👏👏👏👏
E encantou a sabedoria do Senhor Alfredo. Quanta verdade ele falou ! Parabéns pelo fantástico trabalho que vocês fizeram nessa matéria ! Muito bom mesmo!!
@@lucyalves05 . Não volta não. Brasil eh país sem futuro e sem vida digna. No Brasil só tem futuro malandro, pilantra, sem vergonha, corrupto e espertalhao.
Fiquei encantada com o vídeo! Meu sonho era morar assim. Espero que eles possam resgatar o máximo da história deles e não deixar se perder. E que sintam orgulho sim pois é tudo muito bonito e a simplicidade deles encanta. Parabéns pra quem teve a ideia de fazer esse vídeo e sucesso no projeto de vcs
Morar no mato todo mundo quer. Aí quando chega no local e vê como são as coisas, a primeira coisa que começam a reivindiar é asfalto nas ruas. Daí depois de poucos anos está tudo asfaltado e urbanizado. Povo que só acha bonito vida simples na TV, na prática, eles querem mesmo é modificar os locais rústicos para ter o mesmo conforto da cidade, atrapalhando a vida dos vizinhos verdadeiramente rústicos, que não querem asfalto, mas são voto vencido no tema
O video é antigo e emocionante... Mas compartilho da mesma vontade... Sumir do RJ... Sou de São Gonçalo, se trabalha muito e se vive com medo de tudo ... Vc não vê a vida render... É só preocupação... No campo se trabalha muito, mas a vida é mais tranquila... É um sonho !!!!!
@@glauberteixeiradosreis2818 São Gonçalo é terrível msm, conheço! No campo não se trabalha tanto quanto antigamente, hoje tá bem mais fácil... Tanta coisa boa e rentável, ando pesquisando o carneiro Texel por exemplo, é bem rústico... E as criações de animais silvestres então... Queixada, cateto, paca... Tudo em pouco espaço!
@@glauberteixeiradosreis2818 ,É verdade. Sou de Santos. Há 2 anos vivo em Urupema na Serra catarinense. Ganhei um prêmio na quina algo em torno de 2 milhões Vendi minhas propriedades e fui embora. Hoje sou feliz de verdade.
Cara è bem desse jeito,eu sou da baixada fluminense e aqui embora exista areas rurais o crime tomou conta ,sempre sonhei em abandonar a cidade ,mas tenho receio de que a hora tenha passado com toda essa historia de pandêmia
Tudo filho de presidiário que foi desterrado das prisões alemãs para o Brasil, num momento em que a Europa passou fome. Quando essa gente chegou ao Brasil, segundo o Geógrafo Leo Waibel, não tinha qualificação para acompanhar as Revoluções Industriais que o país vivenciava, entre os séculos XIX e XX. Como essa gente acabou competindo com os caboclos, dada a falta de habilidade para se inserir nas Revoluções Industriais, passou a se reafirmar no racismo. São os "alemães caboclizados", segundo Waibel.
@@niltonferreira211 meu bisavo pegou uma india cabocla braba no laço e a familia fugiu a deixando p traz dai o pai dele com rsiva pq so queria q a familua casasem com pessoas muito branquinha e com grana dai separou a parte dele nas terras e dos tres irmaos ele foi o unico q permaneceu os outros acabaram tudo tinhao os sobre nome domingues.
@@analuciadasneves1191 com todo o respeito, o seu avô era um estuprador, se não bastasse matar os índios para tomar as terras, os brancos violentavam as mulheres indígenas. Eis a origem da palavra "pegou a índia no laço". Claro que ela deveria ser "brava", né. Por que a família abandonou a garota com o abusador do seu avô? Porque foi a forma de salvar o resto da família, para não morrer nas mãos da família do seu avô. Veja, na família branca da minha mãe tinha essas histórias e um dia eu fiz um trabalho com um indígena na universidade e foi assim que ele me explicou a maldade da expressão que eu via tão inocente e que até me rendia um orgulho de ter uma suposta origem indígena.
Que video maravilhoso!Sou casada(agora viúva)com um descendente de alemão,com muitas histórias da vida que este povo teve aqui no interior do Brasil.Ouvindo estes retalhos de histórias dos imigrantes,faz-me recordar....e recordar é viver.
Fico emocionada ao ver esses documentários, parabéns, grande aprendizagem, que Deus abençoe à todos os povos, tenho imenso respeito por eles, simplicidade e a beleza da natureza. Parabéns, amei!!
Realmente, é um sonho. Fico até sem palavras, tamanha é a emoção em estar ouvindo e vendo a história dos nossos brasileiros/alemãos... triste mesmo de ver como estão ficando no abandono!!! Na europa é totalmente o contrário, fazem de tudo para preservar: casas monumentos etc. Bravo a esta equipe que tiverão a iniciativa de reconstruir a história destes colonos.
Mas lógico neh. Na Alemanha e na Europa a mentalidade da classe política eh diferente. Não eh igual da ELITE do atraso do Brasil, e nem da classe política Corrupta e BANDIDA que só quer saquear a nação e enriquecer as custas da sociedade, além de dar grande parte das riquezas do país aos BANQUEIROS E ESPECULADORES E AOS RENTISTAS.
Lendo os comentários bastante contundentes, nossa herança de descendente europeus que até hoje sofrem, por promessas não cumprida pelos governantes desde de a época, e os horrores por serem descentes de alemãs, se abrirem as lentes apresentam muitas alternativas para o povo do campo que um projeto de lei poderia resolver, com alternativas de preservação do meio ambiente, tipo como a geração de energia elétrica pela rodas d'água, estas fazendas poderiam ser exploradas com o turismo rural. Parabéns pela iniciativa do documentário, belíssimo trabalho, não deixemos morrer a memória viva do nosso país!!!!
Muito interessante. O importante é ser criativo. O que não pode finalizar a história é sim dar continuidade à ela. Como vc está dizendo - não deixar ela se perder. Parabéns!
Excelente documentario. Viagei no tempo, lembrei das historias que minha Vo Paterna me contava. Ela era da Familia Strassburger, chegada no Rio Grande do Sul com os primeiros colonos. Alguns se dedicaram a fabrcação de calçados, mas os meus descendentes fugiram da Jacobina, do episodio dos Muckers, e foram para o inteior , localidade de Cerro Branco, perto de Cachoeira, dedicados a carpintaria e marcenaria. A Familia de meu Avo Paterno, Strohschoen, ficou em Santa Cruz. Meu Bisavo veio nene da Alemanha. Serviu ao exercito do Imperio e depois teve fazenda de criação de cavalos em Rio Pardo. Teve muitos filhos , quis dar estudo sendo meu Avo muito aplicado, colocou-o interno no colegio Marista Sao Luiz, em Santa Cruz. Meu Avo teve uma educação requintada, rígida, mas nao conseguiu realizar seu sonho de estudar medicina na Alemanha, sem apoio de seu psi. Então ele veio com seu cavalo pra Cachoeira trabalhando de mascate. Aqui estudou curso de guarda livros e teve varios tipos de comercio, negocios, ao longo de seus 78 anos. Aprendi muito com meus Avós. Passava muito tempo na casa deles. A Vó tinha um forno grande de tijolos onde assava muitas cucas e pães de milho e centeio. Eu ajudava fazer os biscoitos de Natal. Que saudade me deu daqueles tempos. Tiveram 5 filhos e 18 netos. Familia bonita e unida. Até hoje nos reunimos seguidamente. So esse ano nao foi possivel...As tradições são mantidas. Ja tem tataranetos pra continuar o nome da Familia como o Vo tanto queria.
Em tempos de quarentena agradeço ao You tube a recomendação desse documentário maravilhoso!!
Verdade ☺
se inscreve no canal que o youtube vai te indicar outros parecidos, porque ele vai entender que vc gosta desse tipo de conteudo
@@sandradavicarlsson7304 Nada é por acaso cos.tv/videos/play/20216245427934208 a verdade não se mostra, precisa ser buscada.Assista ao vídeo e comentários.
Hola soy de argentina..que hermosa histotia..¿ donde queda ese lugar ?¿ puedo ir a conoserla? Alquilan chicos
esse vídeo esta desde 2014 acorda pra vida cara
Eu e meu marido saímos do interior de São Paulo e fomos morar no Rio Grande do Sul pela transferência do trabalho dele e tive a oportunidade de conhecer um pouco do berço forte de alemães, italianos e algumas culturas europeias centralizado no pé da Serra gaúcha e também na Serra.
Foi a melhor fase de encantamento e aprendizados da minha vida, foi aí que minha visão de vida mudou.
Que pessoas incríveis, que honestidade, muito trabalhadores, uma cultura fortíssima e consolidada, uma mistura de simplicidade com humildade capricho e conforto, nunca vi nenhuma casa sem um belo jardim, sem enfeites, as casas de madeira cheias de mimos, detalhes e caprichos.
Parabéns à essa cultura fortíssima que transformaram o Sul do país com muito esforço, amor e trabalho.
Ótimo documentário parabéns sou de Anitápolis fui muito no Rio da Prata todas essas casas eu visitei sou prima do Arlindo Bohne meu bisavô e Avô fizeram aquela casa. Na cada dabdona Ema Heinz eu fui na cada do Alfredo fui também na do seu Lindolfo Heinz fui também do Nelsinho Bepller também ai gente fiquei até emocionada agora que saudades mesmo de lá👏👏👏👏👏👍👍👍👍😊😊😊
Quanta sabedoria dessas famílias construtoras de seu habitat sem ganancia vivendo o SER / FAZER para sobrevivência de maneira natural e humilde o verdadeiro "segredo da vida".
Parece um sonho, não é mesmo?... dai vem a dura realidade, o Estado e suas leis inúteis... o colono mesmo disse: dai veio o Ibama e proibiu a serraria perto do rio... sendo que é justamente pela força motriz das águas, que tudo foi feito... o homem se integrando a natureza de verdade... agora somos obrigados a nos entregar as perversas leis ambientais!..
@@josericardojrteodoro8897 incrível, que somos animais predadores como os animais irracionais. Usar a madeira para estas ações, n se compara a grandes indústrias...
Irã Sem Extremos ... não se compara mesmo.. óbvio que houve um ciclo inicial, onde era necessário abrir grandes áreas para plantio, criação de animais etc, porém ainda havia muita mata pra se abrir e, pela lógica, as reservas para se explorar mais lentamente... de uma hora pra outra a reserva na propriedade rural perdeu o seu papel e virou imposto... e outras leis absurdas entraram em vigor, criando uma reserva de mercado para os grandes e anônimos madeireiros, que foram sim, para o centro oeste e para o norte, mas pelo apoio político que eles dão à políticos corruptos, ainda exploram grandes áreas "longe das vistas dos brasileiros" e ainda conseguem consolidar leis que proíbem nós, aqui do sul e sudeste, a poder realizar o que sempre foi normal na humanidade, se integrar... já não podemos cortar uma árvore sequer para nada, mesmo que tenha sido vc o responsável por plantar e cultivar a mesma... mesmo em área destinada a produção agrícola, ou seja, fora da reserva legal ou Área de preservação permanente/ APP... o que nos resta?!.. acho que chorar!
@@josericardojrteodoro8897 Gente que absurdo! Com certeza são todos corruptos, sanguinários e egoístas, que fizeram isto. Em nada prejudica a natureza, esta forma natural de produção. E, a natureza se recupera com seu novo ciclo naturalmente. Fora, a ajuda que vcs dão com plantações. Marquem uma NOVA AUDIÊNCIA COM O IBAMA, não resolver, façam vídeos e para chegar a público e o novo Governo ficar ciente. Eu vi o Bolsonaro dizer de uma terra de grileiros não poder fazer o que faziam e outra de pescaria, onde ele defende estas formas sustentáveis
Irã Sem Extremos ... eu mesmo sou apenas um brasileiro longe desse pessoal aí do vídeo, não conheço eles de perto, mas sinto e reconheço o drama deles porque já vivi algo semelhante... moro aqui no oeste paulista... já tive sítio e me formei na área de ciências agrárias pra trabalhar com a terra... devido ao fato de não sermos "grandes", logo tivemos que procurar outros meios de sobreviver.. mas é triste deixar o campo.... outra coisa: vi muitos dos meus vizinhos, já moradores antigos e bem vividos no meio rural se queixarem dos excessos das leis ambientais, com relatos de muitos deles chegarem a dizer que já foram autuados por corte de árvores nativas, tendo que pagar multas maiores do que muitos salários mínimos!.. 😓😰... olha: é sério... gente pobre, humilde, que não se encosta nos outros como muitos da cidade grande com falsos laudos médicos, com aposentadorias forjadas,... gente simples que pagou caro por cortar uma simples árvore como o Leiteiro, que é uma espécie nativa sim, mas que pragueja os pastos e lavouras, que não corre o mínimo risco de extinção e que não tem valor econômico nenhum, pra justificar tamanha severidade da lei!... não é o leiteiro o inimigo: é a lei!... nosso país é rico... por natureza, temos outro Brasil todinho lá no norte, que é o bioma amazônico. Que poderia ser explorado racionalmente por brasileiros que sabem viver e produzir nas nossas terras!.. pagando por elas ou numa reforma agrária justa.... assim, com racionalidade poderíamos reflorestar muitas áreas do sul e sudeste, com integração lavoura/ pecuária/ floresta... gerando renda e riqueza honesta para quem realmente trabalha... isso pra pequenas área... para os grandes então... não haveria o que reclamar!
Sou nordestina, mas amei ver tanta cultura, história, a vida de um um povo. Maravilhoso!!
Excelente documentário, vídeo e história! Parabéns! Salvem os euro-descendentes que tanto fizeram por este Brasil!
Video de 2014, uma produção fantástica, uma fotografia sensacional.... e principalmente um retrato fantástico de um pedacinho minúsculo das histórias de cada colonizador que construiu este país. Chorei vendo esse vídeo. Tenho 35 anos, sou casado e tenho 2 filhos, sou descendente de espanhóis que colonizaram o sul de MG região do triângulo Mineiro, e ouvi tantas histórias do meu pai, sobre as lutas e dificuldades dos meus avós, de construir tudo que somos hoje, e ver esse vídeo só me fez reforçar o quanto sou grato por isto e principalmente o quanto sou responsável não apenas de manter viva esta memória dos nossos imigrantes, mas de ser para as futuras gerações, pessoas de bem e que não tem medo de trabalhar pra construir algo para deixar pra eles. Hoje vejo gerações de pessoas acomodadas, "fracas" e que só querem crescer sem trabalhar... isso me mata !!!! Parabéns pela iniciativa, parabens pelo trabalho, não deixemos morrer a memória viva do nosso país !!!!
Bom dia Caçadores do Sul tudo bem que maravilha esse lugar maravilhoso lindo Amor coisas antigas
Impressionante a riqueza de cultura que esse corajosos imigrantes trouxeram e que está em nós. Mas será que estamos honrando esse patrimônio?? Como temos o que aprender com eles, quantas dificuldades, devemos honrar essa história ,valorizando , a colonização alemã, italiana, ..japonesa. Faz parte da nossa nação!! Educação de fazer , buscar algo melhor...preservar a atitude vale muito mais, que proibir uma serraria dessa de mostrar e ensinar o trabalho....de preservar uma cultura...emocionante porque é parte de nós mesmos. e muitos nem tiveram a oportunidade de ouvir de seus avós, e de receberem o reconhecimento de como foram grande em suas buscas de sonhar em evoluir!!! Gratidão!
Boa Noiite que Maravilha de reportagem, de Cultuta de Raças; que vieram Cara e Coragem, para desenvolver o local e o mais Importante com que eles trouxeram de Ferramentas de seus Paises . Só posso ter por Vcs Gratidão e por nos Ensinar mesmo ni Ano 2021; que o Amor na Arte de Construir seja aonde for e fazer, só nascerá Coisas Maravilhosas. Obrigada por me ensinar a ver esses Sentimentos Divinos . 👏👏👏 pela Reportagem!!! Deus os Abençoem. !!! Abçs
acho incrivel como pode se ver no interior da casa de todos eles uma mistura de simplicidade com capricho !
Cada documentário, um melhor que o outro. Isso faz darmos mais valor ao nosso Brasil. Quantas histórias....Quantas culturas... Muito obrigado pelo aprendizado que estou tendo.
Boa noite querido eu amor tudo de madeira chou de bola gostei muito de mais legal 👏
Adorei lindo até demais uma coisa que eu goste e a natureza bom trzbalho p.voce um abraço
Povo lindo! Amei! Gostei muito da vovozinha que falou que estava doente. Com 81 anos e trabalhando tanto. Uma vida inteira que só conheceu o trabalho e que sem ele a vida perde o sentido.
Que registro! É impossível não sentir angústia ao pensar em quanto conhecimento, quanto saber, quanta história que já se perdeu, se foi com quem já partiu, sem ser transmitida. É dever nosso (dos mais jovens) nos interessar, documentar todo esse conhecimento. Converse com seus avós, pergunte, documente, se interesse! Nossos antepassados são a nossa própria história. E nada mais triste que um indivíduo ignorar a própria história!
As casas por fora não são tão lindas quanto por dentro... Mas, que lugar lindo! Povo simples, humilde e ricos de coração...Deus abençoe nossa Nação egoista
Que Documentário maravilhoso !
Um povo humilde e amistoso'
Me senti até emocionado ao ouvir estas pessoas contando sobre seus avós, pais e familiares.
Me senti orgulhoso por eles'
Parabéns e obrigado pelo belo documentário !
Espetáculo! Magnífico este documentário! Pessoas de mta sabedoria, lutadoras e prendadas, parabéns👏👏👏
Meu Deus, que preciosidade esse documentário...que lugar! Que pessoas! Quanta cultura!! Nós, da cidade grande, não sabemos o que é vida....
Que documentário fantástico e importante pra gente saber e dar valor a nossa cultura. O Brasil foi construído por tantos povos, e como eles foram importantes para nós!! Belo trabalho! Lindo documentário!
Meu coração vibra ao assistir esse documentário. Quanta pureza.. gratidão!!
Que doc lindo e importante!! Amei conhecer esse lugar, essas famílias... Tantas histórias, tanta sabedoria... viver cm a Natureza. Esse é o Brasil de tantas etnias 🙌🏼💛💚🙏🏼
Excelente documentário! Prova como nosso país é vasto e formado por várias culturas. Uma terra rica e fértil, habitada por seu povo nativo, os indígenas, foi povoada por imigrantes, que aqui refizeram suas histórias. Histórias que precisam ser preservadas e valorizadas.
Exatamente! Pena que o brasileiro nato estraga tudo ( salvo os indígenas )
@@giselo66 Nada é por acaso cos.tv/videos/play/20216245427934208 a verdade não se mostra, precisa ser buscada.Assista ao vídeo e comentários.
@@giselo66 Brasileiro nato nunca estragou nada.
Lindo!! Resgatando uma cultura rica. Paisagem linda! Uma viagem no tempo. Meu avô materno veio da Alemanha. O vô Franck. Minha sogra também era alemã, da família Wordell. A casa com madeira de canela, e os móveis, lindos. O fogão a lenha, hô saudade. Quantos objetos pra decoração. Fazer uma junção do moderno com o antigo. Maravilha!
Maravilhoso, vida simples, pura natureza, comprova q ñ precisamos quase de nada, o barulho da água é tão relaxante, maravilhoso!!!☘🌿🌾🌵🌱⚘🌷🌼🌻🍁🍃🍂
Maravilhoso trabalho de resgate e valorização da cultura. Parabéns Fernando Monteiro e esposa. Que vosso esforço frutifique e receba reconhecimento.
Muito lindo.s mover s maravilhoso tudo Chu.. de bola gostei muito de mais super legal 👏
Que maravilhoso esse povo que veio de longe para viver e trabalhar aqui. Até Chorei ao ver esse video .Que capricho!! desse povo.
Que gente linda, Magnífico saber que ainda temos pessoas que cuida sela pela Natureza,que Deus permita que eles cuidem sempre destas terras, são simplesmente Magníficas 🙏🙏🌺🌺🌺🌼🌻🌼👍
Muito lindo. Um sonho, um pedaço do paraíso. Como gostaria de estar aí!
Foi muito importanta para meu conhecimento porque sou uma descendente de Alemães . Meu avô veio de navio chamado Sofia desceu no porto de Santos com meus bisavós e seus irmãos meu avô tinha na época doze anos . Ja fiquei sabendo que tenho parentes na Alemanha .Mas ainda não os conheço .Adorei todo o documentario me identifiquei com as casas de madeira e tenho o modo de falar igual aos deles . Sobre em falar em Alemão no Brasil meu ja hávia me contado . Vou mostrar esse documentário para meu pai com muito orgulho realmente é verdade que eles trabalham com madeira muito bem meu pai fabrica carrinhos de empurrar manual com prazer em mexer na madeira . Minha opinião é que façam novos videos . Obrigada por tudo
Lindíssimo esse documentário e que moradores maravilhosos.🌷🌻🌼🌺🏠
muito lindo essas casas !!eu gosto de tudo que é rústico !!!
Parabens !!!! A todos que participaram desse documentário, fiquei emocionada com tanta história.
Esse foi um dos vídeos mais bonitos que eu vi até hoje Fiquei impressionada com tanta mobília bonita e bem feita e gostei dever a simplicidade dos moradores deu até vontade de morar nesse lugar que tem uma beleza sem igual em todo mundo parabéns
Parabéns pelo documentário, quanta coisa para aprender sobre o Brasil e sua história.
Maravilhoso que coisa linda.Quantos lugares lindos RS tas pessoas precisam de cuidados do nosso Brasil.
Parabéns pelo vídeo !!! BELÍSSIMO amei👏👏👏👏👏👏
!🌠💙🇧🇷👍🍇Qui Deus o Abençoe seu trabalho e sua saúde Amém. Felicidades. Tudo tem solução, pra ser melhor. Parabéns! Serralheria, Antiga bonita. Parabéns!😍🖐🏽
Que linda essas histórias,com pessoas que só fazem pra viver ,sem maldade..
A pureza dessas pessoas, aquela senhora que vendeu tudo,mas vai ficar lá até Deus levar..
Wilma Frongia emocionante mesmo.👍🏼
Que lugar lindo....imagine a paz que deve ser morar em um lugar assim....imaginei eu e meu piano num lugar desse...tocar Chopin depois do jantar, escutando as batidas de um Junghans Centenário anunciando a passagem do tempo...imagine o frio...
Quanta história,quanto conhecimento. Parabéns aos idealizadores deste documentário. Excelente.
Meu Deus quanta coisa linda, me leva para este lugar lindo.
Pelo amor de Deus, você acha lindo um brejo desse rústico? Vá para Campos do Jordão, para São Paulo, para o Rio de Janeiro. O Sul é tudo buracão, com algumas exceções.
@@niltonferreira211 . Ai nada a ver SUL tudo buracão? Vc não conhece SC. Estado de belas cidades e belas paisagens.. Lugar bonito, aconchegante, interessante e deve ser muito bom morar num lugar assim. Meu sonho e morar num lugar assim!.
@@giovannitucc5108 vc já foi à região sul? É uma pobreza lascada e que quem não conhece romantiza. Pode ir. haha
Excepcional documentário, já gostava muito, agora mais ainda. Apaixonante
Adorei como era caprichosa.
Como foi amada por todos os parentes. Parabéns
Ótimo documentário,que senhora simpática,alegre ,Deus abençoe que ainda esteja assim,gostei muito das pessoas o lugar, que muitos ainda falam o alemão, muito bom mesmo,espero que antes de morrer possa conhecer Anitopolis 🙏👏🏼👏🏼👏🏼😂🇦🇹🇩🇪🇧🇷
É sim, Dona Ema!
Wunderschön! Das hat mir sehr gut gefallen!!😁✌
o que ela conversou com a outra? Me pareceu que elas estavam com vergonha de dizer que nasceram na Alemanha
@@iagoranieri oi... pocos os jovens que sabem falar a alemão, corrigindo o meu avô é primo da dona Ema, ele fala bem quando vai pra Anitápolis, uo ve os irmãos dele ou alguns sobrinhos falam em alemão, mas nós não aprendemos, meu avô saiu de Anitápolis há mais de 50 anos, e veio para o Paraná, e minha avó não sabia falar em alemão, então os filhos e netas não sabem ( um dia um sobrinho perguntou ao meu avô porque ele não nos havia encimado ele disss que era coisa de mulheres ...) ele é um senhor de 83, que o pai dele só mandou pra escola até aprender a escrever o nome...
O restante a vida o ensinou ❤
Chorei assistindo, lembrei da minha infância quando saía de porto alegre e ia para a casa dos parentes no interior, fui feliz e não sabia.
Quantas casas lindas qui lugares lindos o que o rapaz falou ja esta acotecendo as pessoas da cidades estao mudando para zonas rurais interior lindo a reportagem muito trabalhadorese esforçados
Amei esse documentário; lugar maravilhoso ,de pessoas boas inteligente e humilde. Deus abençoe todos desse lugar!
Parabéns pelo vídeo,me alegra muito poder ver um pouquinho de novas culturas,e pessoas maravilhosas simples com grande carinho por tudo que conquistou 👍❤️🇧🇷
Nossa, impressionante a qualidade do documentário
@Valkgard - Acesse o blog COSTV e em sua caixa de busca digite: "Deutschland vor der Befreiung" para assistir ao vídeo e demais comentários.; a verdade não se mostra, precisa ser buscada.
Nossa... olha só o que os nossos governantes fizeram com nosso país..parou com a vida no campo antigamente os colonos trabalhavam plantavam construiam hj em dia não podem nem cortar uma árvore para fazer casas móveis não podem matar um bicho pra comer não podem mais nada tiraram tudo deles com essas leis doidas que só serviram para atrapalhar a vida no campo. Desmatar e uma coisa cortar uma árvore e outra traficar animais e uma coisa matar um para matar a fome e outra. tiraram os direitos dos agricultores de trabalhar honestamente livre. Olha como está agora fazendas abandonadas os jovens abandonaram os seus pais foram procurar trabalho nas cidades. E porquê tudo isso ? O governo não dá suporte para os agricultores. Os garimpeiros desmatando animais em extinção por conta do tráfico dos mesmos oitenta por cento das terras improdutivas. Meu Deus que saudades de minha infância onde tudo podia, quando só era proibido roubar e desobedecer os pais.
Bença mãe, bença pai.
Que lugar maravilhoso, oh Deus, como temos lugares belos, nesse imenso Brasil. Alguém assistindo, hoje 07/07/2020?.Parabéns, para quem, estiver. 👏👏👏👏👏
Excelente documentário,lindas histórias,moro em Blumenau,SC,aqui também é uma cidade alemã,mas adoraria conhecer está cidade Anitápolis 😍
Merece mais que um lake, me emociona tudo isso, simplesmente maravilhoso esse documentário!
Lindo esse documentario, se estivesse traduzido eu mostraria a minha família alemã aqui, eles iam ficar impressionados.
Agora esta acontecendo o inverso...descendentes voltando a terra de origem. Minha filha mais moça e seu marido, descendente de alemaes tb, moram em Duisburg.
@@elizabethstrohschoen1438 a verdade é que a Alemanha ainda é um ótimo lugar para viver. Eu amo viver aqui, só sinto falta de praias e comidas. 🥰
Que coisa linda! Eu como gaúcha do RS fico maravilhada de ver como é bom manter a identidade dos nossos antepassados. Minha bisavó paterna era alemã. E convido após esse vídeo maravilhoso. Conhecerem o canal CAÇADORES DO SUL. Um canal que conheci há 1 mês que visita com autorização dos donos, propriedades originais de descendentes de alemães e italianos aqui no Sul. Coisa linda de se ver as casas alemãs do estilo enxaimel, casa italianas, e as famílias. Propriedades e cemitérios antigos.
A gente pode descobrir muito de nós olhando pro passado.
Parabéns Sesc pelo documentário. Ganhou uma inscrita.
Seu sítio é lindo. Parabéns. que lugar maravilhoso. 😀
Eu dou valor pra essas histórias ,reais de superação sim desses povos ,imigrantes alemães ,tbm aprecio a natureza cada lugar um mais lindo que outro sim .Tbm reconheço o passado difícil desse povo trabalhar com a madeira observei tudo com carinho .
Em pleno setembro de 2021 e eu assistindo esse valioso documentário. Perfeito! Parabéns pela produção!
Que coisa mais linda! Quando ele fala que enxerga uma tendência à volta ao campo eu concordo plenamente. O que eu vejo hoje é cada vez mais pessoas buscando essa beleza revigorante que é viver no campo, junto a paz da natureza. Parabéns pelo documentário Sesc TV e produtores!
30:56 Gennnnnnnnte,que lugar lindo,vou voltar pro Brasil e morar ai 😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍
Existem muitos lugares assim.volta sim.com idéias novas,para agregar
Pensei o mesmo.
@@erodiasduartemoura6237 Acesse o blog COSTV e em sua caixa de busca digite: "Deutschland vor der Befreiung" para assistir ao vídeo e demais comentários.; a verdade não se mostra, precisa ser buscada.
@@ulyssesfreiredapazjr2440 o que diz ?
Adorei.esse lugar maravilhoso queria.um dia.ir.ai passar um dia.diferente sou do interior mas moro na.cidade por.causa.do trabalho adoro rio a.natuerza é maravilhosa mto lindo.amei tudo um dia vou ai.seDeus.quizer
Sou do interior do ES, baixo Guandú, hoje moro em BH. Na minha cidade tem muitos alemães e italianos também que vieram pós gerra .construíram vida, família e uma história bonita deixando seu legado de honestidade para os seus descendentes.Muitas amiguinhas daquela época eram filhas e netas de Alemães e me lembro de um pão que eles faziam chamado Brotte.
Brott é pão em alemão
@@selecaodevideos3466 oi Lu...obrigada pela atenção .eu achava que era uma qualidade de pão deles. É como nosso pão feito em casa né? Mas me lembro do sabor no forno à lenha. Tiravam de lá como uma pizza😍😍😍😍⚘
Parabéns pelo documentário...... Nostalgia pelo que não vivi.......
Documentário maravilhoso !!!!!!!!
Gente trabalhadora , gente que veio enganada , gente que sofreu e ajudou a moldar regiões maravilhosas que temos hoje no Brasil ...
Tentam a todo custo apagar as histórias desse país.. tentam implodir nossa história com narrativas mentirosas, com funk , com facilitação de uso de drogas, com ideologias baratas que não nos trazem nada de bom ....
Adoro a carga de passado que existe no sul do país ... Que esse passado não seja apagado... Que gente de bom coração tente manter essas histórias vivas .........
Lindo este vídeo! Parabéns por estas historias lindas!
Muita luta, muito sofrimento, mas muito amor pela terra, pelo campo.
Parabéns!
Preciso voltar pra Anitápolis e visitar o rio da prata lugar lindo cachoeiras rios natureza belíssima tudo de bom recomendo a todos que querem curtir a natureza👏👏👏👏👏👏
Que lindo este documentário. Parabéns povo alemão, parabéns por ter ensinado coisas boas ao povo brasileiro através de sua cultura.
Aprendizado de Colonizadores ??Não MERCI
Nossa muito linda reportagem 😍❤️ me emocionei muito, pq quando criança morei assim com meus avós! Como tenho saudades 😔
E encantou a sabedoria do Senhor Alfredo. Quanta verdade ele falou ! Parabéns pelo fantástico trabalho que vocês fizeram nessa matéria ! Muito bom mesmo!!
Linda a casinha, saudades quando era criança morei em fazenda, amei!!!👋👋👋🤩
Saudades de Santa Catarina, minha terra. Por mais que tenha uma vida melhor aqui na Europa, morro de saudades do meu Brasil. ❤️
Lucy Alves o que tem de ruim em Santa Catarina é só à Gleise Hoffman.
E PAIVA ela é de Curitiba/PR
Volta pro Brasil vem ser feliz
@@elianerodrigues7500 tá muito difícil ser feliz aí, só vejo notícias ruins, aqui meu filho está mais seguro.
@@lucyalves05 . Não volta não. Brasil eh país sem futuro e sem vida digna. No Brasil só tem futuro malandro, pilantra, sem vergonha, corrupto e espertalhao.
Fiquei encantada com o vídeo! Meu sonho era morar assim. Espero que eles possam resgatar o máximo da história deles e não deixar se perder. E que sintam orgulho sim pois é tudo muito bonito e a simplicidade deles encanta.
Parabéns pra quem teve a ideia de fazer esse vídeo e sucesso no projeto de vcs
Morar no mato todo mundo quer. Aí quando chega no local e vê como são as coisas, a primeira coisa que começam a reivindiar é asfalto nas ruas. Daí depois de poucos anos está tudo asfaltado e urbanizado. Povo que só acha bonito vida simples na TV, na prática, eles querem mesmo é modificar os locais rústicos para ter o mesmo conforto da cidade, atrapalhando a vida dos vizinhos verdadeiramente rústicos, que não querem asfalto, mas são voto vencido no tema
É meu sonho esse estilo de vida, RJ já deu!
O video é antigo e emocionante...
Mas compartilho da mesma vontade... Sumir do RJ... Sou de São Gonçalo, se trabalha muito e se vive com medo de tudo ... Vc não vê a vida render... É só preocupação...
No campo se trabalha muito, mas a vida é mais tranquila...
É um sonho !!!!!
@@glauberteixeiradosreis2818 São Gonçalo é terrível msm, conheço! No campo não se trabalha tanto quanto antigamente, hoje tá bem mais fácil... Tanta coisa boa e rentável, ando pesquisando o carneiro Texel por exemplo, é bem rústico... E as criações de animais silvestres então... Queixada, cateto, paca... Tudo em pouco espaço!
@@380g , maneiro ....
Que Deus nos abençoe a todos....
A vontade de ir para o interior é grande ....
@@glauberteixeiradosreis2818 ,É verdade. Sou de Santos. Há 2 anos vivo em Urupema na Serra catarinense. Ganhei um prêmio na quina algo em torno de 2 milhões
Vendi minhas propriedades e fui embora. Hoje sou feliz de verdade.
Cara è bem desse jeito,eu sou da baixada fluminense e aqui embora exista areas rurais o crime tomou conta ,sempre sonhei em abandonar a cidade ,mas tenho receio de que a hora tenha passado com toda essa historia de pandêmia
Que Espetáculo de lugar, as pessoas a natureza tudo muito lindo.Parabéns.
Documentário lindo, de uma delicadeza incrível!!! Parabéns!!!!
Tudo filho de presidiário que foi desterrado das prisões alemãs para o Brasil, num momento em que a Europa passou fome. Quando essa gente chegou ao Brasil, segundo o Geógrafo Leo Waibel, não tinha qualificação para acompanhar as Revoluções Industriais que o país vivenciava, entre os séculos XIX e XX. Como essa gente acabou competindo com os caboclos, dada a falta de habilidade para se inserir nas Revoluções Industriais, passou a se reafirmar no racismo. São os "alemães caboclizados", segundo Waibel.
@@niltonferreira211 meu bisavo pegou uma india cabocla braba no laço e a familia fugiu a deixando p traz dai o pai dele com rsiva pq so queria q a familua casasem com pessoas muito branquinha e com grana dai separou a parte dele nas terras e dos tres irmaos ele foi o unico q permaneceu os outros acabaram tudo tinhao os sobre nome domingues.
@@analuciadasneves1191 com todo o respeito, o seu avô era um estuprador, se não bastasse matar os índios para tomar as terras, os brancos violentavam as mulheres indígenas. Eis a origem da palavra "pegou a índia no laço". Claro que ela deveria ser "brava", né. Por que a família abandonou a garota com o abusador do seu avô? Porque foi a forma de salvar o resto da família, para não morrer nas mãos da família do seu avô. Veja, na família branca da minha mãe tinha essas histórias e um dia eu fiz um trabalho com um indígena na universidade e foi assim que ele me explicou a maldade da expressão que eu via tão inocente e que até me rendia um orgulho de ter uma suposta origem indígena.
Maravilhoso!!! Obrigado a todos que participaram !!!!
Caiu um cisco aqui no meu olho!!!❤❤❤❤
Que video maravilhoso!Sou casada(agora viúva)com um descendente de alemão,com muitas histórias da vida que este povo teve aqui no interior do Brasil.Ouvindo estes retalhos de histórias dos imigrantes,faz-me recordar....e recordar é viver.
que linda essa senhora, tao simpatica kkkk amei kkkkk
Encantada com esse documentário... Assistindo em Setembro/20
Fico emocionada ao ver esses documentários, parabéns, grande aprendizagem, que Deus abençoe à todos os povos, tenho imenso respeito por eles, simplicidade e a beleza da natureza. Parabéns, amei!!
Excelente documentário! É voltar na história do colono alemão! Importante não perder a sua identidade!
Realmente, é um sonho. Fico até sem palavras, tamanha é a emoção em estar ouvindo e vendo a história dos nossos brasileiros/alemãos... triste mesmo de ver como estão ficando no abandono!!! Na europa é totalmente o contrário, fazem de tudo para preservar: casas monumentos etc.
Bravo a esta equipe que tiverão a iniciativa de reconstruir a história destes colonos.
Mas lógico neh. Na Alemanha e na Europa a mentalidade da classe política eh diferente. Não eh igual da ELITE do atraso do Brasil, e nem da classe política Corrupta e BANDIDA que só quer saquear a nação e enriquecer as custas da sociedade, além de dar grande parte das riquezas do país aos BANQUEIROS E ESPECULADORES E AOS RENTISTAS.
Simplesmente maravilhoso o documentário. Que triste ver o maquinário parado, e a tristeza na voz do senhor que fala.
O lugar traz muita paz ...tranquilidade lindo mesmo.
Lendo os comentários bastante contundentes, nossa herança de descendente europeus que até hoje sofrem, por promessas não cumprida pelos governantes desde de a época, e os horrores por serem descentes de alemãs, se abrirem as lentes apresentam muitas alternativas para o povo do campo que um projeto de lei poderia resolver, com alternativas de preservação do meio ambiente, tipo como a geração de energia elétrica pela rodas d'água, estas fazendas poderiam ser exploradas com o turismo rural. Parabéns pela iniciativa do documentário, belíssimo trabalho, não deixemos morrer a memória viva do nosso país!!!!
Lindo documentário, muito legal!!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Somente Deus abençoe uma natureza como essas amém
Senhor Alfredo homem sábio, vivido.
Gente do céu, que coisa linda!!!!!!!! Gente de bem, lindo documentário, Deus ilumine os descendentes desse povo
Meu Deus que maravilha essas casas alemães, madeira é tudo de bom!
Amei dona Hema, uma gracinha❤️❤️❤️❤️
Gratidão por poder conhecer a cultura alemã!
Obrigada por esse documentário tão maravilhoso!
Amei a simpática sra Emma 😍Deus abençoe a todos!
Fantástico muito lindo Parabéns pelo vídeo se pudesse iria passear
As camisetas das mulheres é bem engraçado.
Documentário excepcional. Parabéns 👏👏👏👏
Muito interessante. O importante é ser criativo. O que não pode finalizar a história é sim dar continuidade à ela. Como vc está dizendo - não deixar ela se perder. Parabéns!
Amo morar no Sul aqui no interior do Paraná tem muitos colonos tbm de grande coração ❤️
42.20 eu amei esses móveis que ele mesmo faz, gente que capricho, muito lindo mesmo.