Livros que mudaram minha vida e o porquê: (depois da bíblia, a qual li na íntegra várias vezes) 1. A Paixão Segundo G.H - Esse livro me deu febre na leitura, uma tontura, lembro que no ônibus eu sentia a angústia do vazio existencial da personagem. Se algum dia alguém quase tocou Deus esse alguém é a narradora desse livro. 2. Odisseia - Homero (?) - Esse livro me mostrou que a vida humana, logo a minha também, é a nossa vontade em voltar para nossa Ítaca (alma), e conviver com a nossa Penélope (parte mais sagrade de nós). Buscamos nos 7 mares da vida nossas essencias. 3.Dom Quixote - Esse livro me ensinou que ser louco é a única forma de viver feliz, uma vez que a felicidade não existe e precisamos perder nossa normalidade para correr atrás do que sonhamos. Além do mais, esse livro é o maior tratado de ética - como tratar o outro, como dar-lhe dignidade.
O livro que mudou definitivamente minha vida foi o Contribuição à Crítica da Economia Política, do Karl Marx. Eu trabalhava como técnico em eletrônica e viva para cima e para baixo visitando clientes para consertar microcomputadores lá nos idos de 1995. Um dia ao voltar de um serviço, parei numa banca de jornal e nela vi um livro de capa chamado MARX da coleção Os Pensadores. Comprei e comecei a ler durante o expediente, nos momentos livres esperando o equipamento finalizar algum teste e/ou instalação de software. Naquele livro aprendi o conceito de mais-valia, calculei então o quanto meu patrão ganhava com o meu trabalho e sua diferença para o quanto ele me pagava. É o livro incutiu um monte bobagens em minha mente, e não é à toa que acabei sendo demitido. Mas, ali estava a semente da minha curiosidade sobre economia.
Você é muito inteligente. Seus vídeos são enriquecedores. Gosto de ler os clássicos, livros que nos impactam e nos ensinam. Estou lendo também de acordo com as listas dos melhores, depois que assisti aos seus vídeos de atualização. Sucesso!
@@CarmemLuciaOquevidomundo Acredito que esse seria um bom livro pra se colocar numa lista de “Livros pra se ler em um dia“. Curto porém intenso e profundo.
Amo como vc mistura emoção e razão nos seus comentários sobre os livros e os autores. Interessante a escolha por S Maughan. Estudei na Inglaterra e é um autor clássico lá e aqui no Brasil, quase desconhecido. Para mim, alguns livros da vida foram A Morte de Ivan Ilitch e Guerra e Paz, de Tolstoi, a poesia de Fernando Pessoa (em especial Tabacaria - lembro adolescente de pensar "tenho em mim todos os sonhos do mundo"), A Vida e a Época de Michael K, de J M Coetzee, The Portrait of A Lady, de Henry James, O Fim da Infância, de Arthur Clarke, A Ilha, de Aldous Huxley.
Amo Clarice. Os contos de que sempre me lembro são: "Amor", "Perdoando Deus", "Felicidade clandestina" e "A Bela e a Fera ou a ferida grande demais". Os livros que me marcaram e de que consigo lembrar agora são: "1984", "Mrs. Dalloway", "O fim do homem soviético", ""A paixão segundo G. H.", "Bonequinha de luxo", "Capitães da areia"...
Também me considero muito racional, mas não tenho a mesma postura diante da morte. O pensamento na morte me transtorna muito, a única forma de me tranquilizar é retirando este pensamento da mente. Parabéns, adorei esse vídeo.
Luiz, eu tinha muito medo também. Mas depois, vendo uma entrevista do humorista Chico Anysio, me dei conta que tenho mesmo é pena de morrer, como ele disse. Pena por não acompanhar o crescimento dos meus descendentes, pena por não rir com eles, abraçar os que amo, pena por não assistir bons filmes que serão lançados, ouvir também belas músicas, usufruir de novas tecnologias (imagina daki a 50 anos ! ) . Sem falar o progresso da ciência. Perdi amigos na adolescência que, hoje, penso o quanto adorariam a Internet o WhatsApp, algumas séries que nunca puderam ver. Então, é isso, não é medo é pena.
O Tempo Deve Parar - Aldous Huxley A Peste - Albert Camus Memórias do Subsolo - Fiodor Dostoievski O Gene Egoísta - Richard Dawkins O Livre Arbítrio - Arthur Schopenhauer
'sucesso', no seu primeiro sentido, segundo o Houaiss, quer dizer "aquilo que sucede". Assim também é em espanhol. Em português se usa mais como "bom resultado, êxito, triunfo".
OS LIVROS ELES PODEM MUDAR A SUA CONCEPÇÃO E PECEPÇÃO DE VIDA. MAS NÃO NECESSARIAMENTE A SUA VIDA. POIS MUDAR A SUA VIDA SÓ DEPENDE DE VOCÊ MESMO. MAS ELES PODE INFLUENCIAR E ATÉ IMPACTAR A SUA VIDA DE FORMA POSITIVA.
O livro que mais mudou minha vida foi "A insustentável leveza do ser ". Outros que me marcaram profundamente foram: Cem anos de solidão, Vida o povo brasileiro, Clarissa(pois foi o primeiro livro que li, ainda criança)
Agora lembro de “Alice no pais das maravilhas”, do Lewis Carroll. Sobre o natural, destemido e curioso jeito da Alice, o que a fez bem transitar naquele mundo fantástico, e sobre o gato, que menciona que qualquer caminho é válido para quem não sabe aonde ir.
Livros que mudaram a minha vida: "O processo" (Franz Kafka) e "A náusea" (Jean-Paul Sartre). Foram um divisor de águas, um caminho sem volta. Sinto que só amadureci depois de ler esses dois romances.
Livros que mudaram minha vida : Bíblia Sagrada/ A Cabeça de Obama de Sasha Abramsky/ Castelo de Vidro da Jeannette Walls/ A Cabana do Pai Tomás da Harriet Beckett Stowe/ Crepúsculo dos Ídolos de Nietzsche/ Como se tornar um líder servidor de James C Hunter/ Nunca desista dos seus sonhos de Augusto Cury/ Poder e Alta Performance de Paulo Vieira/
Oi, Carmem! Lembro que um livro que me marcou, me despertou para os clássicos, foi Viagens de Gulliver, li qdo era adolescente. Amei a ilha de Lilliputh com os habitantes minúsculos, a ilha inimiga e outras mais, os cavalos falantes, enfim, mil acontecimentos rocambolescos que prendem a atenção do começo ao fim. Uma aventura e tanto! E mais tarde fiquei sabendo que é um romance satírico de Jonathan Swift, ele críticava a sociedade inglesa, era um ativista político, essas coisas.
Carmem Lúcia acabei de lembrar, você que gosta do período das guerras, é um bom livro.... trata bem do aspecto social, não propriamente das batalhas. Você iria adorar...
Faz tempo que não visito seu canal e não sou de comentar, mas q vídeo lindo! Estou muito curiosa para ler esse conta da pequena flor. nunca li nada da clarice. tinha um preconceito contra ela rs achava q ela era meio autoajuda pq sempre viu as pessoas nas redes sociais postando frases de impacto dela, totalmente fora do contexto. Um livro que mudou minha vida foi "Terra dos Homens", do Exupéry, escritor do Pequeno Príncipe. O livro fala da solidão, do medo e da amizade. A forma que ele escreveu é muito linda. Me fez pensar sobre a importância das pessoas na minha vida, como uma parte de mim é construída em cima dessas relações e como a vida vale a pena por esses momentos. Ao mesmo tempo a solidão não é tão ruim, precisamos dela para estabelizar quem somos. Recomendo muito!
Oi, Mariana! Muito obrigada! Não se engane com Clarice. Ela pode ser tudo, menos auto-ajuda, muito pelo contrário. Isso é resultado de interpretação equivocada. Fiz um vídeo sobre A paixão segundo G. H. e lá comento algumas coisas que talvez te interessem. Não conheço esse livro do Exupéry, bom saber. Obrigada pela dica. Bjs
Não sei como fazer está perguntar. Mas vamos lá. Vi acerca de uma polêmica de cobrar para divulgação de livros. O que você acha? E temos vídeos seus com quase 10 mil views; por outro lado, alguns canais com quase 50 mil likes etc. Assim, fico absorto; como explicar estas contradições. Afinal, tu és top no que faz. Eu adoro.
Olá, Clei! Eu não sou popular, não falo coisas populares, não leio coisas populares, não divulgo meu canal e não tenho boa qualidade técnica nos vídeos. Então, acho que isso ajuda a explicar meus baixos números. Sobre cobrança de divulgação, não acho errado. É um negócio, pois quem manda o próprio livro para ser divulgado, quer propaganda, quer que o booktuber empreste sua credibilidade conquistada por muito tempo para a própria obra. Toda propaganda é paga. Sem falar no tempo que o booktuber gastará para ler criteriosamente o livro. Enfim, tudo que está em jogo custa, principalmente o tempo dispensado e credibilidade do booktuber. Bjs
Boa noite . Também tenho muitas leituras que sempre me tocam pois falam da vida de uma maneira bem desnuda. Crônica Da Casa Assassinada é uma obra que me toca profundamente e me faz pensar que por vezes desconhecemos aqueles com quem dividimos nosso teto.
Tb este é o meu conto favorito da Clarice. Um detalhe: a foto da Pequena Flor saiu no jornal, e cada família q recebeu o jornal teve uma opinião diferente; ela inspirava tanto medo como ternura. E ela lá, linda, sorridente, e indiferente a tudo isso.
A peste, de Camus; Cem anos de solidão, de Gabo; Gabriela, cravo e canela, de Amado; O conto da aia, de Atwood; No seu pescoço, de Chimamanda; A bela e a fera, Lispector; As intermitências da morte, de Saramago; e o que foi um divisor de águas: O encontro marcado, de Fernando Sabino 💙💙💙💙
Que canal incrível. De te ouvir fiquei com vontade de compartilhar a minha lista também. Os livros que com certeza mudaram minha vida foram: Madame Bovary e A hora da estrela ( menção honrosa ao conto "Perdoando Deus")
Quando eu comecei o vídeo. Pensei nos meus, e o fio da navalha estaria nele. Quando eu vi q ele era seu primeiro abriu um sorriso no meu rosto. Belo vídeo. Obrigado
Ah, também quero pedir! Hahahaha Esse vídeo sobre como vc adquiriu o gosto pela leitura e sua trajetória seria maravilhoso de se ver! Faça sim! Bem, livros que mudaram a mim...vejamos: Crônica da casa assassinada, Lúcio Cardoso( aliás do Cardoso consigo pensar em mais dois. Esse autor dialoga muitíssimo comigo); O senhor das moscas, W. Golding; Assim é se lhe parece, Pirandello; Medéia de Eurípides e Senhora dos Afogados, Nelson Rodrigues. Beijos!!! F.
Gabriel Iaione Claro! Bem, você pode começar a ler o Nelson pelos contos de "A vida como ela é". Se quiser ir direto para o teatro, eu recomendo "O beijo no asfalto". Espero ter te ajudado!!!
Os meus foram: Os Sertões do Euclides da Cunha, Crime e Castigo do Dostoiévski, A Metamorfose do Kafka, Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos do Rubem Fonseca, Dizem Que os Cães Veem Coisas do Moreira Campos e A Viuvinha do José de Alencar.
Oi, Tiago! Desses eu já li Os Sertões do Euclides da Cunha, Crime e Castigo, do Dostoiévski, A Metamorfose, do Kafka, A Viuvinha, do José de Alencar. Obrigada pelas indicações! um abraço,
Carmem,acabei de conhecer o seu canal. Vi alguns vídeos,maravilhosos! Obrigado por compartilhar tudo isso! Não sou um assíduo leitor,mas dentre os poucos livros que li,os que mais me marcaram são: Admirável mundo novo,do Huxley; O lobo do mar,do London; Demian,do Hesse; O retrato de Dorian Gray,do Wilde. Ahh,e um conto da Clarice Lispector (como deixar de fora): O Mineirinho.
Que video maravilhoso, Carmen!! Adorei!!! O livro que mudou minha vida, meu modo de pensar e encarar a morte foi sem duvida Nosso Lar, do Chico Xavier, que eu li quando tinha 18 anos , e me fez entender muitas coisas , que até então, eu não compreendia, me fez entender algo muito dificil de explicar: o sentido da vida!! 😘😘😘
Ola Carmem Lúcia! Gostaria de te sugerir o Oblomov, de Ivan Gontcharov. Pode ser que tenha uma lição ali para vc, assim como teve para mim. Livro espetacular!
Falando em Clarice, A Repartição dos Pães e um outro conto que no momento não lembro o título, mas é um em que no final a menina olha para trás e inveja o cão que segue em frente. Um outro livro é O Deserto Dos Tártaros. Gosto muito dos seus vídeos. Parabéns!
Oi, Antonio! Clarice é sempre marcante, né? Eu poderia citar várias obras dela. O deserto dos tártaros eu tenho, mas ainda não li. Muito obrigada e um abraço!
6 ปีที่แล้ว
Por incrível que pareça, perdi medo da morte ao virar ateia e depois ler Beauvoir e Sartre. Eu tinha muito mais medo da morte quando cristã, o que é estranho pq eles concebem a vida eterna e ateu não. Enfim. Perdi esse medo pelo mesmo motivo que você, mas com livros diferentes (A força da idade e A Náusea).
Olá, Heloísa! É maravilhoso o efeito que a leitura pode causar em nossa vida, não? A leitura é uma experiência insubstituível e impagável. Bjs, querida!
Esse vídeo sobre sua história literária seria maravilhoso! Adorei o vídeo e anotei todas essas dicas de livros ;) gostei muito da lição que Demônios te trouxe. Preciso começar a ler Dostoiévski! Um livro que mudou minha "visão" espiritual dos seres foi "A Batalha do Apocalipse" do Eduardo Spohr. Sei que é um livro de fantasia, mas a forma como aquele universo é apresentado me fez questionar o que seria a Natureza e as divindades.... Outro que me mudou também foi "O Mundo de Sofia" do Jostein Gaarder! Eu dou uma viajada nesses temas hahahah Muito obrigado por esse vídeo :D #iago
Sua história com a literatura seria, sim, um vídeo muito interessante. Vou aproveitar e fazer uma sugestão a la Dan Lima: como você percebe a aceitação da literatura no seu meio social? Ou seja, você percebe a literatura presente naqueles que lhe são próximos? A pergunta passa pela afirmação de que o brasileiro lê pouquíssimo. Ah! Belo figurino, Ministra! Gostei. Abrax.
oi Carmem eu tenho muita dificuldade de fazer resenha. eu nunca fiz. sempre começo fazendo anotações separadamente numa folha e acabo desistindo. qual dica você daria pra que eu pudesse tentar fazer uma resenha?
Olá, Rômulo! A resenha a que se refere é de livro técnico ou de literatura? Há diferenças. Se for de livro técnico, já fiz um vídeo sobre o tema (Resumo, resenha e fichamento). Um abraço,
VC falando da Pequena Flor me lembrou da anã do livro O filho de mil homens... acho que vou ter que procurar esses dois contos da Clarice para ler logo, rs amei o vídeo! nunca li nada do Calvino, preciso corrigir isso.. bjins
Todo livro que consigo ler me marca, minha escolha é muito selecionada, tenho um instinto especial que faz eu ler só coisas 100% perfeitas. Nesse momento só lembro do meu Lord Henry presente em Dorian Grey, esse sujeito me influenciou muito. A intensidade que Oscar imprime também me causou revoltas no modo d'eu me expressar pela escrita. Admirável Mundo Novo por ser do Huxley, tenho paixão por ele... Revolução Sexual do Reich.... Nem lembro dos outros no momento, todos que li ☺
Livros que mudaram minha vida e o porquê:
(depois da bíblia, a qual li na íntegra várias vezes)
1. A Paixão Segundo G.H - Esse livro me deu febre na leitura, uma tontura, lembro que no ônibus eu sentia a angústia do vazio existencial da personagem. Se algum dia alguém quase tocou Deus esse alguém é a narradora desse livro.
2. Odisseia - Homero (?) - Esse livro me mostrou que a vida humana, logo a minha também, é a nossa vontade em voltar para nossa Ítaca (alma), e conviver com a nossa Penélope (parte mais sagrade de nós). Buscamos nos 7 mares da vida nossas essencias.
3.Dom Quixote - Esse livro me ensinou que ser louco é a única forma de viver feliz, uma vez que a felicidade não existe e precisamos perder nossa normalidade para correr atrás do que sonhamos. Além do mais, esse livro é o maior tratado de ética - como tratar o outro, como dar-lhe dignidade.
Obrigada por compartilhar conosco! Um abraço,
Muito bom! Assistirei mais vídeos!!
Muito obrigada. Um abraço,
O livro que mudou definitivamente minha vida foi o Contribuição à Crítica da Economia Política, do Karl Marx. Eu trabalhava como técnico em eletrônica e viva para cima e para baixo visitando clientes para consertar microcomputadores lá nos idos de 1995. Um dia ao voltar de um serviço, parei numa banca de jornal e nela vi um livro de capa chamado MARX da coleção Os Pensadores. Comprei e comecei a ler durante o expediente, nos momentos livres esperando o equipamento finalizar algum teste e/ou instalação de software. Naquele livro aprendi o conceito de mais-valia, calculei então o quanto meu patrão ganhava com o meu trabalho e sua diferença para o quanto ele me pagava. É o livro incutiu um monte bobagens em minha mente, e não é à toa que acabei sendo demitido. Mas, ali estava a semente da minha curiosidade sobre economia.
Que história legal, Luiz! É incrível o poder que os livros tem em nos transformar. Um abraço,
Você é muito foda, somente, apenas. Muito obrigado pela partilha sempre ❤️
Muito obrigada! Você é muito gentil!
Plenamente de acordo.conheci pessoas que se consideravam humanistas,e se dedicaram ao voluntariado,mas que não assumiram os próprios filhos.
Pois é. Pelo menos alguns canalizam as frustrações para fazer coisas boas. Um abraço
Você é muito inteligente. Seus vídeos são enriquecedores. Gosto de ler os clássicos, livros que nos impactam e nos ensinam. Estou lendo também de acordo com as listas dos melhores, depois que assisti aos seus vídeos de atualização. Sucesso!
Muito obrigada, Carla. Fico muito contente por gostar. Um abraço,
Em busca de Sentido - Viktor Frankl
Já ouvi falar, mas não tenho.
@@CarmemLuciaOquevidomundo Acredito que esse seria um bom livro pra se colocar numa lista de “Livros pra se ler em um dia“. Curto porém intenso e profundo.
Amo como vc mistura emoção e razão nos seus comentários sobre os livros e os autores. Interessante a escolha por S Maughan. Estudei na Inglaterra e é um autor clássico lá e aqui no Brasil, quase desconhecido. Para mim, alguns livros da vida foram A Morte de Ivan Ilitch e Guerra e Paz, de Tolstoi, a poesia de Fernando Pessoa (em especial Tabacaria - lembro adolescente de pensar "tenho em mim todos os sonhos do mundo"), A Vida e a Época de Michael K, de J M Coetzee, The Portrait of A Lady, de Henry James, O Fim da Infância, de Arthur Clarke, A Ilha, de Aldous Huxley.
Obrigada, Raffaella. Principalmente por compartilhar os livros marcantes para você. Um abraço
Amo Clarice. Os contos de que sempre me lembro são: "Amor", "Perdoando Deus", "Felicidade clandestina" e "A Bela e a Fera ou a ferida grande demais". Os livros que me marcaram e de que consigo lembrar agora são: "1984", "Mrs. Dalloway", "O fim do homem soviético", ""A paixão segundo G. H.", "Bonequinha de luxo", "Capitães da areia"...
Olá, James! Adoro esses contos também! Ainda não li nada Svetlana Aleksiévitch. Infelizmente. Um abraço,
Também me considero muito racional, mas não tenho a mesma postura diante da morte. O pensamento na morte me transtorna muito, a única forma de me tranquilizar é retirando este pensamento da mente. Parabéns, adorei esse vídeo.
A morte assusta bastante. Obrigada, Luiz.
Luiz, eu tinha muito medo também. Mas depois, vendo uma entrevista do humorista Chico Anysio, me dei conta que tenho mesmo é pena de morrer, como ele disse. Pena por não acompanhar o crescimento dos meus descendentes, pena por não rir com eles, abraçar os que amo, pena por não assistir bons filmes que serão lançados, ouvir também belas músicas, usufruir de novas tecnologias (imagina daki a 50 anos ! ) . Sem falar o progresso da ciência. Perdi amigos na adolescência que, hoje, penso o quanto adorariam a Internet o WhatsApp, algumas séries que nunca puderam ver. Então, é isso, não é medo é pena.
Descobri vc agora (como não te conhecia antes?!), na quarenta, em Junho de 2020. Muito bom, parabéns! Jéssica de Niterói- RJ
Muito obrigada, Jéssica. Seja muito bem-vinda! Um abraço,
Obrigado por compartilhar o livro e as citações !!!
Olá, Alex! Eu quem agradece! Um abraço,
Voltei a ler O vermelho e o negro depois de ter abandonado pela metade em 2018. Estou adorando.
Que bom! É um dos meus favoritos da vida.
O Tempo Deve Parar - Aldous Huxley
A Peste - Albert Camus
Memórias do Subsolo - Fiodor Dostoievski
O Gene Egoísta - Richard Dawkins
O Livre Arbítrio - Arthur Schopenhauer
Obrigada por compartilhar! Um abraço
Vc é incrível. Obrigado por compartilhar seus hábitos e suas reflexões das obras. 🙏👏
Muito obrigada, Antônio. Um abraço,
'sucesso', no seu primeiro sentido, segundo o Houaiss, quer dizer "aquilo que sucede". Assim também é em espanhol. Em português se usa mais como "bom resultado, êxito, triunfo".
Obrigada por compartilhar os significados.
Seu canal é ótimo, parabensss
Muito obrigada, Gilberto!
Um livro que mudou minha maneira de viver (forte isso, neh?): As Brasas de Sandor Marai.
Olá, Erika! Já me indicaram esse livro, mas ainda não o li. Estou interessada. Um abraço,
@@CarmemLuciaOquevidomundo penso que gostarah muito!
Nossa super quero um vídeo sobre sua história com a leitura, seus hábitos, enfim
Oi, Alexandre! Pode deixar, farei esse vídeo. Um abraço,
OS LIVROS ELES PODEM MUDAR A SUA CONCEPÇÃO E PECEPÇÃO DE VIDA. MAS NÃO NECESSARIAMENTE A SUA VIDA. POIS MUDAR A SUA VIDA SÓ DEPENDE DE VOCÊ MESMO. MAS ELES PODE INFLUENCIAR E ATÉ IMPACTAR A SUA VIDA DE FORMA POSITIVA.
Isso mesmo.
O livro que mais mudou minha vida foi "A insustentável leveza do ser ". Outros que me marcaram profundamente foram: Cem anos de solidão, Vida o povo brasileiro, Clarissa(pois foi o primeiro livro que li, ainda criança)
Ótimos livros, Bruna! Um abraço,
Li várias vezes, o Fio da Navalha. E o escrito final ficou marcado no meu pensamento.
Que bom... Alguém que compartilha de minha experiência...
Parabéns, suas abordagens são fenomenais. Só lamento não ter te encontrado antes.
Olá, Edson! Muito obrigada! fico contente por gostar. Um abraço,
Excelente livro. Bom ter lhe descoberto.
Obrigada, Newton! Seja bem-vindo!
Agora lembro de “Alice no pais das maravilhas”, do Lewis Carroll. Sobre o natural, destemido e curioso jeito da Alice, o que a fez bem transitar naquele mundo fantástico, e sobre o gato, que menciona que qualquer caminho é válido para quem não sabe aonde ir.
Ainda não li Alice no país das maravilhas. Obrigada por compartilhar. Um abraço
Fiquei emocionado com você falando sobre o conto da pequena flor
Oi, Davi! É um conto que sempre me emociona. Um abraço,
Livro Mulheres que correm com os lobos Clarissa Pinkola Estés.
Obrigada pela indicação! Um abraço,
Nossa que vídeo show, acabo de conhecer seu canal através do video sobre o Camus, vc é maravilhosa, parabéns pelo canal!
Olá, Natália! Seja muito bem-vinda! Muito obrigada! Bjs
Livros que mudaram a minha vida: "O processo" (Franz Kafka) e "A náusea" (Jean-Paul Sartre). Foram um divisor de águas, um caminho sem volta. Sinto que só amadureci depois de ler esses dois romances.
Olá, Mônica! Esses livros são bem fortes. Lembro-me que O processo me perturbou bastante. Bjs
Bom dia!
Penso que cada livro lido muda um pouco a minha vida, mas com certeza o que mudou muito a minha vida foi o hábito e o amor pela leitura.
Olá, Clovis! Sim, os livros sempre nos modificam, e isso é ótimo. Um abraço,
Super inscrita, gostei muito do vídeo, muito conteúdo, muito interessante, parabéns.
Olá, Ivonette! Seja muito bem-vinda! Muito obrigada! bjs
Livros que mudaram minha vida : Bíblia Sagrada/ A Cabeça de Obama de Sasha Abramsky/ Castelo de Vidro da Jeannette Walls/ A Cabana do Pai Tomás da Harriet Beckett Stowe/ Crepúsculo dos Ídolos de Nietzsche/ Como se tornar um líder servidor de James C Hunter/ Nunca desista dos seus sonhos de Augusto Cury/ Poder e Alta Performance de Paulo Vieira/
Olá! Muito obrigada por dividir suas preferências. Um abraço,
Oi, Carmem! Lembro que um livro que me marcou, me despertou para os clássicos, foi Viagens de Gulliver, li qdo era adolescente. Amei a ilha de Lilliputh com os habitantes minúsculos, a ilha inimiga e outras mais, os cavalos falantes, enfim, mil acontecimentos rocambolescos que prendem a atenção do começo ao fim. Uma aventura e tanto! E mais tarde fiquei sabendo que é um romance satírico de Jonathan Swift, ele críticava a sociedade inglesa, era um ativista político, essas coisas.
Olá, Carmen! Já li esse também. Obrigada por compartilhar. Um abraço,
a montanha mágica, Thomas Mann. Esse livro abriu minha mente
Oi, Lilian! Esse livro eu infelizmente não tenho. Ainda. Obrigada pela sugestão.
Carmem Lúcia acabei de lembrar, você que gosta do período das guerras, é um bom livro.... trata bem do aspecto social, não propriamente das batalhas. Você iria adorar...
Esse livro TB é um dos meus preferidos
Faz tempo que não visito seu canal e não sou de comentar, mas q vídeo lindo! Estou muito curiosa para ler esse conta da pequena flor. nunca li nada da clarice. tinha um preconceito contra ela rs achava q ela era meio autoajuda pq sempre viu as pessoas nas redes sociais postando frases de impacto dela, totalmente fora do contexto.
Um livro que mudou minha vida foi "Terra dos Homens", do Exupéry, escritor do Pequeno Príncipe. O livro fala da solidão, do medo e da amizade. A forma que ele escreveu é muito linda. Me fez pensar sobre a importância das pessoas na minha vida, como uma parte de mim é construída em cima dessas relações e como a vida vale a pena por esses momentos. Ao mesmo tempo a solidão não é tão ruim, precisamos dela para estabelizar quem somos. Recomendo muito!
Oi, Mariana! Muito obrigada! Não se engane com Clarice. Ela pode ser tudo, menos auto-ajuda, muito pelo contrário. Isso é resultado de interpretação equivocada. Fiz um vídeo sobre A paixão segundo G. H. e lá comento algumas coisas que talvez te interessem.
Não conheço esse livro do Exupéry, bom saber. Obrigada pela dica. Bjs
Adoraria um vídeo sobre seus hábitos de leitura e sua trajetória com a literatura!
Olá, Bárbara! Pode deixar, farei o vídeo. Um abraço
Acho muito legal esse vídeo de livros que mudaram a pessoa e tal muito bom mesmo
Olá, Matheus! Muito obrigada! Um abraço
Não sei como fazer está perguntar. Mas vamos lá. Vi acerca de uma polêmica de cobrar para divulgação de livros.
O que você acha?
E temos vídeos seus com quase 10 mil views; por outro lado, alguns canais com quase 50 mil likes etc.
Assim, fico absorto; como explicar estas contradições.
Afinal, tu és top no que faz. Eu adoro.
Olá, Clei! Eu não sou popular, não falo coisas populares, não leio coisas populares, não divulgo meu canal e não tenho boa qualidade técnica nos vídeos. Então, acho que isso ajuda a explicar meus baixos números.
Sobre cobrança de divulgação, não acho errado. É um negócio, pois quem manda o próprio livro para ser divulgado, quer propaganda, quer que o booktuber empreste sua credibilidade conquistada por muito tempo para a própria obra. Toda propaganda é paga. Sem falar no tempo que o booktuber gastará para ler criteriosamente o livro. Enfim, tudo que está em jogo custa, principalmente o tempo dispensado e credibilidade do booktuber.
Bjs
Boa noite . Também tenho muitas leituras que sempre me tocam pois falam da vida de uma maneira bem desnuda. Crônica Da Casa Assassinada é uma obra que me toca profundamente e me faz pensar que por vezes desconhecemos aqueles com quem dividimos nosso teto.
Ótimo livro! Angustiante!
Olá, Eliane! Embora já tenha sido muito recomendado, ainda não li esse livro. Acho que terá que ficar para o ano que vem. Bjs
Maravilhosa, Carmem! Seus vídeos me emocionam!
Obrigada, Joana! Bjs
Obrigada, Joana! Bjs
Vc se acha racional mas também é muito apaixonada. E apaixonante!
Olá, Franca! Acho que sou as duas coisas. Obrigada e bjs
Baaah William Maugham eu já li muito bom. O Tolstói têm um lugar especial no meu coração.
Também gosto deles. Um abraço,
as crônicas do fernando sabino ou felicidade clandestina da clarice lispector e muito do carlos drummond são uns do que leio e releio desde pequeno.
Felicidade Clandestina é muito lindo e edificante. Um abraço,
Tb este é o meu conto favorito da Clarice. Um detalhe: a foto da Pequena Flor saiu no jornal, e cada família q recebeu o jornal teve uma opinião diferente; ela inspirava tanto medo como ternura. E ela lá, linda, sorridente, e indiferente a tudo isso.
Acho o texto lindo, Teo. Pretendo comentá-lo no quadro Pílulas de interpretação. Um abraço,
Você é inspiradora! ❤️
Obrigada, Bruno! Um abraço,
A peste, de Camus; Cem anos de solidão, de Gabo; Gabriela, cravo e canela, de Amado; O conto da aia, de Atwood; No seu pescoço, de Chimamanda; A bela e a fera, Lispector; As intermitências da morte, de Saramago; e o que foi um divisor de águas: O encontro marcado, de Fernando Sabino 💙💙💙💙
Grandes livros, Yolanda! Li alguns desses; outros, não.Um abraço,
Que canal incrível. De te ouvir fiquei com vontade de compartilhar a minha lista também. Os livros que com certeza mudaram minha vida foram: Madame Bovary e A hora da estrela ( menção honrosa ao conto "Perdoando Deus")
Olá, Fabio! Muito obrigada! São histórias marcantes... Clarice Lispector sempre marca, não? Um abraço,
Quero compartilhar os meus também: o estrangeiro, Camus ( já li cinco ou seis vezes), a montanha mágica, Thomas Mann, e Anna Karenina, Tolstoi
Oi Fabio! Madame Bovary tbm mudou a minha vida! Amo este livro :)
Quando eu comecei o vídeo. Pensei nos meus, e o fio da navalha estaria nele. Quando eu vi q ele era seu primeiro abriu um sorriso no meu rosto. Belo vídeo. Obrigado
Eu quem agradece! Um abraço,
Obras que me fizeram repensar a vida foram Crime e Castigo, O velho e o mar, Grande Sertões Veredas e a Peste!
Oi, Gleyson! Acho que também posso dizer que aprendi muito com todas essas. Um abraço,
Ah, também quero pedir! Hahahaha Esse vídeo sobre como vc adquiriu o gosto pela leitura e sua trajetória seria maravilhoso de se ver! Faça sim! Bem, livros que mudaram a mim...vejamos: Crônica da casa assassinada, Lúcio Cardoso( aliás do Cardoso consigo pensar em mais dois. Esse autor dialoga muitíssimo comigo); O senhor das moscas, W. Golding; Assim é se lhe parece, Pirandello; Medéia de Eurípides e Senhora dos Afogados, Nelson Rodrigues. Beijos!!! F.
Olá, Fabíola! Desses citados, ainda não li o do Nelson Rodrigues, o do Pirandello e os do Lúcio Cardoso. Muito obrigada pelas indicações. Bjs
oi gostaria de começar a ler nelson rodrigues, por acaso teria alguma recomendação?
Gabriel Iaione Claro! Bem, você pode começar a ler o Nelson pelos contos de "A vida como ela é". Se quiser ir direto para o teatro, eu recomendo "O beijo no asfalto". Espero ter te ajudado!!!
Fabíola Costa sim ajudou bastante, acho que vou começa pela peça de teatro que você indicou, obrigado
Nunca tinha pensado no conto A menor mulher do mundo da forma como você falou. Bonito mesmo!!!
Oi, Francisca! Acho um conto maravilhoso! bjs
Os meus foram: Os Sertões do Euclides da Cunha, Crime e Castigo do Dostoiévski, A Metamorfose do Kafka, Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos do Rubem Fonseca, Dizem Que os Cães Veem Coisas do Moreira Campos e A Viuvinha do José de Alencar.
Oi, Tiago! Desses eu já li Os Sertões do Euclides da Cunha, Crime e Castigo, do Dostoiévski, A Metamorfose, do Kafka, A Viuvinha, do José de Alencar. Obrigada pelas indicações! um abraço,
Adoraria vídeo sobre seus hábitos de leitura e contando sua história com a leitura🤗... Adoro seu canal e esses vídeos q vem fazendo são maravilhosos 😍
Olá, Leidy! Muito obrigada! Pode deixar, farei o vídeo! Bjs
Carmem,acabei de conhecer o seu canal. Vi alguns vídeos,maravilhosos! Obrigado por compartilhar tudo isso! Não sou um assíduo leitor,mas dentre os poucos livros que li,os que mais me marcaram são:
Admirável mundo novo,do Huxley;
O lobo do mar,do London;
Demian,do Hesse;
O retrato de Dorian Gray,do Wilde.
Ahh,e um conto da Clarice Lispector (como deixar de fora): O Mineirinho.
Olá, Marlon! Muito obrigada! Seja muito bem-vindo! Desses que citou, só não li o do Jack London. Um abraço,
Que video maravilhoso, Carmen!! Adorei!!! O livro que mudou minha vida, meu modo de pensar e encarar a morte foi sem duvida Nosso Lar, do Chico Xavier, que eu li quando tinha 18 anos , e me fez entender muitas coisas , que até então, eu não compreendia, me fez entender algo muito dificil de explicar: o sentido da vida!! 😘😘😘
Olá, Tuca! Muito obrigada! Bjs
Ola Carmem Lúcia! Gostaria de te sugerir o Oblomov, de Ivan Gontcharov. Pode ser que tenha uma lição ali para vc, assim como teve para mim. Livro espetacular!
Olá, Lana! Obrigada pela sugestão. Já me indicaram esse livro, mas ainda não o tenho. um abraço,
Falando em Clarice, A Repartição dos Pães e um outro conto que no momento não lembro o título, mas é um em que no final a menina olha para trás e inveja o cão que segue em frente. Um outro livro é O Deserto Dos Tártaros. Gosto muito dos seus vídeos. Parabéns!
Oi, Antonio! Clarice é sempre marcante, né? Eu poderia citar várias obras dela. O deserto dos tártaros eu tenho, mas ainda não li. Muito obrigada e um abraço!
Por incrível que pareça, perdi medo da morte ao virar ateia e depois ler Beauvoir e Sartre. Eu tinha muito mais medo da morte quando cristã, o que é estranho pq eles concebem a vida eterna e ateu não. Enfim. Perdi esse medo pelo mesmo motivo que você, mas com livros diferentes (A força da idade e A Náusea).
Olá, Heloísa! É maravilhoso o efeito que a leitura pode causar em nossa vida, não? A leitura é uma experiência insubstituível e impagável. Bjs, querida!
Esse vídeo sobre sua história literária seria maravilhoso!
Adorei o vídeo e anotei todas essas dicas de livros ;) gostei muito da lição que Demônios te trouxe. Preciso começar a ler Dostoiévski!
Um livro que mudou minha "visão" espiritual dos seres foi "A Batalha do Apocalipse" do Eduardo Spohr. Sei que é um livro de fantasia, mas a forma como aquele universo é apresentado me fez questionar o que seria a Natureza e as divindades....
Outro que me mudou também foi "O Mundo de Sofia" do Jostein Gaarder!
Eu dou uma viajada nesses temas hahahah
Muito obrigado por esse vídeo :D
#iago
Olá! Muito obrigada! Pode deixar que farei o vídeo. Obrigada por suas indicações. Um abraço,
Só uma reclamação aqui: por que vc não nasceu minha irmã? Não custava nada, pô. Nós duas, super papos sobre livros. Ah universo, vacilou hein? 😍😊😊😚😚
Pois é, como corrigir esse descuido, hein?
O Vermelho e o negro
Cidades Invisíveis
O Fio da Navalha
Grandes Sertão Veredas
Cândido
Laços de Família
A Pequena Flor
Búfalo
Olá, Nathália. Li tudo isso. Muitos dos que citou são meus favoritos também. Um abraço,
Sua história com a literatura seria, sim, um vídeo muito interessante.
Vou aproveitar e fazer uma sugestão a la Dan Lima: como você percebe a aceitação da literatura no seu meio social? Ou seja, você percebe a literatura presente naqueles que lhe são próximos? A pergunta passa pela afirmação de que o brasileiro lê pouquíssimo.
Ah! Belo figurino, Ministra! Gostei.
Abrax.
Olá, Alex! Muito obrigada! Vou incluir sua sugestão no vídeo sobre meu caso com a leitura. bjs
Que legal! Aguardando, então.
oi Carmem eu tenho muita dificuldade de fazer resenha. eu nunca fiz. sempre começo fazendo anotações separadamente numa folha e acabo desistindo.
qual dica você daria pra que eu pudesse tentar fazer uma resenha?
Olá, Rômulo!
A resenha a que se refere é de livro técnico ou de literatura? Há diferenças. Se for de livro técnico, já fiz um vídeo sobre o tema (Resumo, resenha e fichamento). Um abraço,
VC falando da Pequena Flor me lembrou da anã do livro O filho de mil homens...
acho que vou ter que procurar esses dois contos da Clarice para ler logo, rs
amei o vídeo! nunca li nada do Calvino, preciso corrigir isso..
bjins
Oi, Leila! Realmente há semelhança entre as duas. Quando li Valter Hugo Mãe, lembrei-me da Pequena Flor. Acho que gostará de Calvino. Bjs
Saudações Carmem! Tudo bem? Como vai o aprendizado de Italiano? O meu está péssimo. Abraços!!!
Oi, Arthur! Meu aprendizado está zerado. Estou trabalhando muito, sem tempo para muita coisa. Um abraço,
Adorei o vídeo!
Muito obrigada, Luana! Bjs
#STF O CRIME NÃO COMPENSA
#OSPINGOSNOSIS PELO BRASIL
#NadaEmDetrimentoDaJustica
Parabéns pelo trabalho!
Muito obrigada!
Todo livro que consigo ler me marca, minha escolha é muito selecionada, tenho um instinto especial que faz eu ler só coisas 100% perfeitas.
Nesse momento só lembro do meu Lord Henry presente em Dorian Grey, esse sujeito me influenciou muito.
A intensidade que Oscar imprime também me causou revoltas no modo d'eu me expressar pela escrita.
Admirável Mundo Novo por ser do Huxley, tenho paixão por ele...
Revolução Sexual do Reich....
Nem lembro dos outros no momento, todos que li
☺
Os livros sempre nos afetam de alguma forma. Alguns mais e outros menos...