Grande sertão: Veredas (Guimarães Rosa)
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 9 ก.พ. 2025
- Olá, pessoal! Neste vídeo comento Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. Confiram!
Blog: oquevidomundo.com/
Facebook: / oquevidomundo
Twitter: / oquevidomundo
Instagram: @oquevidomundo
Skoob: www.skoob.com.b...
"Só uma pergunta as vezes clarêia razão de paz" viu Carmem. Não entendo como sendo atemporal a essa obra porque ela contextualiza realidades de épocas especificas com culturas proprias de tempo e espaço como movimentos messiânicos, o gado selvagem, a seca a fome próprios de um período da História do Brasil. Cenário imaginários entendo como sendo as veredas do coração, relativo ao sentimentos. Sertão é escase e fartura das veredas, trata_ se de um ir é voltar do bom e do ruim nos momentos da vida. O título do livro diz muita coisa por representar também o triste é o alegre a coragem e medo como o equilíbrio dos contrários. O físico do sertão exige entender a visão de que " viver é muito perigos". Achei maravilhosa sua explanação, para mim muito proveitoso. "Pão ou pães é questão de opiniães." Essa é a minha. Parabéns Carmem a segunda leitura realmente é o deleite completo.
Muito obrigada!
GSV é o livro mais incrível e o que mais me aprofundei, apesar de não ter passado de sua superfície; mesmo porque, sua real profundidade é praticamente inalcançável.
Pra mim, a frase chave da obra é "tudo é e não é" e acho que nunca podemos esquecer, que, acima de tudo, é um livro que toda estoria são metáforas para varios tipos de leituras (como por exemplo, a formação geopolítica do Brasil do século XX); mas, a metafísica, é seu ponto mais importante, como o próprio João Guimarães Rosa afirmou
Parabéns, Carmem, por sua análise super didática
Muito obrigada! Um abraço
OLá, Carmem,
Quando comecei a seguir o seu canal, você já havia gravado esse vídeo sobre GS:V. Eu estou indo para minha quarta leitura dessa obra que é o livro da minha vida. Já lí muitos livros bárbaros, mas GS:V me "estragou" de tal maneira que não consigo obter nem um décimo de encantamento com outras obras. Até agora, há dois apenas que se aproximam do deleite que GS:V, mesmo já na quarta leitura, ainda me proporciona: Cem Anos de Solidão e As I Lay Dying de William Faulkner (Enquanto Agonizo). Finalmente estou lendo Os Irmãos Karamázov, mas apesar de todo o peso cultural e da qualidade clássica da obra de Dostoiévski, percebo que vou concluir a leitura "por obrigação". Não é dificuldade com o enredo, não é dificuldade com a dimensão universal do livro, não é um problema da temática relacional entre o homem e Deus... Simplesmente, não é, para mim pessoalmente, uma leitura que "encanta". Mas reconheço a importância da obra e sigo até o fim. Bem, ainda não cheguei no Discurso do Inquisidor, quem sabe...
Voltando ao meu Guru, João Guimarães Rosa e sua obra prima GS:V, há nos comentários uma ótima dica para quem quer ler a obra e "patina" nas primeiras páginas: leia em VOZ ALTA. Quando o leitor fizer essa experiência, eu garanto por conhecimento de causa, que as porta do Sertão se abrirão diante do sujeito!
Boa Travessia!!!
Donizete Ribeiro
Olá, Donizete! Bom saber que é um grande apreciador dessa obra magnífica! Um abraço,
Amei essa resenha. Uma das mais completas do youtube
Muito obrigada, Rafael! Um abraço.
Acabei de ler esta obra prima e já sei que vou ficar uns bons dias embasbacada com cara de apaixonada kkkkkkk que COISA LINDA, Carmem!!!! Pura poesia! Simmmmm deve se ler Grande Sertão muitas vezes porque é muita informação para ser apreendida numa única leitura, é tanta riqueza, tanto a ser dito... e de forma tão profunda e poética.... Sorte de quem assistir ao seu vídeo antes de ler o livro, pois você direciona aos principais pontos a serem observados com atenção e isso enriquecerá a experiência logo na primeira leitura, parabéns! Bjs
Olá, Alessandra! Muito obrigada! Fico contente por ter gostado! Bjs
Parabéns pelo video
Li Grande Sertão Veredas ano passo
E achei muitoo complexo
Mas marquei varias passagens lindas.
A minha preferia
"“O mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando.”
Olá, Elisa! Muito obrigada! Grande sertão: veredas realmente tem uma narrativa difícil. Se não valesse por tudo que é, sem dúvidas o livro valeria pelas passagens poéticas/filosóficas. bjs
Também amei essa passagem
Vindo aqui terminado a travessia!!
Parabéns!
Obrigada pelo vídeo, está riquíssimos
Eu quem agradece. Um abraço
Perfeito.
Muito obrigada! Um abraço
Eu poderia passar a tarde toda ouvindo a Carmen falando sobre esse livro! Amei a resenha 😊
Muito obrigada! Fico contente por gostar, um abraço.
Gratidão
Eu quem agradece! Um abraço
Nossa, Carmen, que maravilha de resenha. Centrada, bem explicada, detalhada. Vc traz aspectos que podem passar batidos, mas são de extrema relevância. Obrigado!
Pretendo adentrar as Veredas em breve, voltarei aqui pra rever seu conteúdo.
Muito obrigada, Fabio! Um abraço
Preferido da vida. Amo.
Beijos
Oi, Humberto! Realmente... esse livro é grandioso! É para ler e reler várias vezes. bjs
Obra prima. Difícil, mas vale demais. Li num trote de 50 páginas por dia e me enfiei no sertão...o diabo na rua no meio do redemoinho. Deus esteja!
Vale a pena tentar a leitura novamente. Só acho. Rsrsrs
Boa noite. Esse vídeo é sem dúvida um grande presente de feriadão. Livro simplesmente fantástico. O personagem Diadorin me faz lembrar Orlando da escritora Virginia Wolf. A cada releitura descobrimos algo e isso é uma coisa que só as grandes obras são capazes de revelar.
Oi, Eliane! Muito obrigada! Preciso ler Orlando, que está aqui na fila. Ai... preciso ler um monte de coisas... Bjs, querida!
Leia em voz alta, pegue microfone, meta na caixa de som e arregace... Fica muito legal.
Obrigada, Leandro!
Obg. Por compartilhar e através da sua fala aprender cada vez mais desta obra fantástica e claro de difícil leitura. Temos que ser persistente.
Obrigada, Marcelo. Um abraço,
Muito legal.
Estou lendo,está me ajudando a ler com tranquilidade e acompanhar os detalhes a obra é rica em interpretações.
Obrigado
Valéria
Obrigada, Raquel! Fico contente por gostar. Um abraço,
Nossa Carmem. Confesso que você me trouxe mais esperança em ler o Grande Sertão Veredas. Eu tenho esse livro aqui desde ano passado, pensando em ler um dia. Tenho certeza que irá me demandar bastante, mas tenho vontade de enfrentar.
Seu vídeo já está me ajudando. Possivelmente, vou voltar aqui pra rever ele. Abraço =)
Muito obrigada, Lilica! Fico contente que tenha gostado! Um abraço,
Uma dica pra entrar na obra do Rosa. Leia em voz alta pra pegar ritmo. Não é confuso. E é infinita... Vai e volta. Ele começa e termina com essa palavra nonada. E pro Rosa não é a partida e nem chegada, o que importa é a travessia.
Obrigada pela dica! Um abraço
Estou terminando de ler GSV. Tá valendo a pena pq a curiosidade era grande. Mas que o livro é chato ah isso é. Admiro a habilidade de JGR para construir 400 páginas numa linguagem que é pura literatura. Mas que o livro é padante ah isso é.
Parabéns Carmem! Esse vídeo e sobre Sertões, de Euclides da Cunha, este só assisti agora, levaram-me ao tempo de "ginásio", numa época que estudei também francês,ingles e filosofia no colégio do Estado. Décadas, rs. Suas palavras me convidam a ler Guimarães Rosa, de novo. Muito Obrigado. Continue! Aguardo Casa Grande e Senzala.
Olá, Ricardo! Muito obrigada! Fico contente que tenha gostado. "Casa grande e senzala" está na lista. É muita coisa para dar conta. Um abraço!
Carmem, você acha o vídeo longo, mas eu queria que ele fosse maior, ficaria ouvindo por uma hora, fácil. Muito bem feito, parabéns. Também disse que é desorganizado, mas não achei assim. Conduziu muito bem. Até o spoiler é elegante!
Muito obrigada! Um abraço
Ótimo vídeo. Adoro essa obra.
Muito obrigada, fico contente que tenha gostado. Um abraço,
Adorei, que marcante que linguagem , maravilhosa a sua interpretação do livro.(•‿•)😀👍💯
Que bom que gostou, Cezar! Um abraço
Maravilha Carmem...
Obrigada!
Parabéns, ótima análise!
Muito obrigada! Um abraço
Adorei o vídeo. Obrigado.
Eu quem agradece! Um abraço,
Quando você disse "eu vou dar spoiler do livro neste momento" eu arranquei os fones gritando NÃO NÃO freneticamente haahahhahahhahhahahah me convenceu! vou entrar em GSV porque já deveria ter feito isto há muitooooooooo. amei o video!
Muito obrigada, Hosanna. Acho que vai gostar do livro. Um abraço
Estou lendo na mesma edição. Ela pula da página 160 pra 193 mesmo?
Olá, Anderson! O meu não tem esse problema. Deve ser um erro de impressão. Um abraço
Preciso ler!!!
Precisa mesmo, Arthur (rsrs). bjs
Já peguei na Biblioteca!
É um romance que eu já li três vezes, mas sempre parece a primeira vez. Carmem, esse falar desordenado dele, um fato que se entremeia com outro, sem ser necessariamente uma sucessão lógica, não lembra o fluxo de consciência? Eu sei que os críticos optaram por chamar de monólogo discursivo, mas... sei lá. Queria saber sua opinião.
Olá, Bruna! Creio que a narrativa não é tão desordenada a ponto de ser fluxo de consciência. Ele mantém suspense quando interessa, para não revelar o que deixou para o final. Se fosse fluxo de consciência não haveria esse controle. Enfim, livro bom é isso mesmo: suscita várias interpretações e considerações. Bjs
TV Globo estragou essa história.
Pois é. Concordo. Um abraço