Estou fazendo esse curso do zero junto com um amigo meu. Primeira vez que aprendo a programar. Logo depois da aula de condicionais, depois de fazer todos os exercícios, eu e ele pensamos: nossa, isso é muito legal! Vamos fazer uma coisa grande com o que a gente sabe até agora. Daí fui la eu criar um joguinho de batalha onde os jogadores escolhem a classe do seu personagem (lutador, guerreiro, mago ou arqueiro), fiz com que cada classe tivesse atributos diferentes, como vida, dano, defesa, velocidade e fui fazer a batalha. Fiz com que a batalha fosse em rounds, onde cada round um jogador atacava primeiro e em seguida o outro revidava. Quem atacasse primeiro dependia da velocidade da classe do jogador, fiz o calculo pra aplicar o dano em cima da defesa e pra retirar esse dano da vida atual do personagem e fiz um sistema para o programa executar o comando quit(0) quando a vida de algum dos personagens ficasse abaixo de 0. Quando consegui organizar tudo isso eu pensei: Ta feito, agora só preciso repetir a estrutura do round quantas vezes fosse necessário! Eu copiei e colei o código 13 vezes pra fazer 14 round, o que seria o suficiente. Só que cada vez que eu repetia, eu tinha que trocar o nome de todas as variaveis pra não dar erro nos calculos, e isso demorava muito! Finalmente terminei depois de 2 dias. O código com 700 linhas. Eu e meu amigo muito felizes com o que a gente tinha feito. Pra nós isso significava: A gente realmente dominou tudo o que a gente aprendeu até agora e nn deixamos nada passar. Muito feliz fui eu continuar vendo as video aulas do Curso em Vídeo e o próximo video era esse. Quando eu vi o conceito eu só pensei nas horas gastas trocando as variaveis linha por linha, round por round. Quando o guanabara falou o código para fazer a repetição, eu logo abri meu pycharm, abri o projeto do jogo, copiei o código, mas só até o fim do primeiro round e colei em uma pasta nova. Coloquei o código de repetição, fiz algumas alterações e rodei. Foi uma mistura de felicidade e frustração ao ver o jogo rodando exatamente igual ao que a gente tinha feito, mas ao invés de 700 linhas, dessa vez tinha 140.
@Leandro Silva Python não é pra criar jogo no sentido de que tem coisas melhores, não de que ele não pode. Nunca que alguém vai criar um Dark Souls da vida em python, mas não vejo nenhum empecilho pra um jogo 2d mais simples...existem linguagens melhores pra jogos, mas criar um jogo com python te faz entender muita coisa da linguagem. Eu fiz isso quando tava aprendendo JAVA. Fiz um game no estilo de super mario com java, mas não terminei.
É impressionante a contribuição que o professor Guanabara da para educação nesse País! Precisamos de mais Guanabaras! Alguém sabe me informar se este curso chegará até o nível avançado?
@@thomasvmf3984 , orientação a objetos é um paradigma de linguagem de programação. Existem muitos outros. Aqui vc encontra mais informações: pt.wikipedia.org/wiki/Orienta%C3%A7%C3%A3o_a_objetos
Como o Guanabara disse nesse vídeo, é a partir do laço for que o pessoal começa a se enrolar e eu não fui exceção, até o ex051 tava tudo tranquilo, mas o ex052, o dos números primos, foi o que me fez bater cabeça, eu até parei de aprender python por conta desse e dos outros, mas voltei e consegui fazer depois de pensar bastante e com aquela famigerada gambiarra. Eu quero dar umas dicas pro pessoal que tá meio travado nessas: - Se a resposta não vem de primeira, tente brincar um pouco com a função como o guanabara recomendou, faz uns loops com contadores e acumuladores pra você pegar a ideia de como funcionam, vê o que dá pra fazer dentro e fora do loop sem dar erro, tipo encarar o problema com uma nova perspectiva - Se você travar em um exercício, pula pra outro e tenta fazer o que você tá tendo dificuldade depois, e se mesmo assim não tiver fluindo, dá um tempo (pode ser até um dia), faz outra coisa e volta pros exercícios com a mente mais fresca, mas sempre com foco - Outra coisa que eu acho que é valido: Talvez com o enunciado você não saiba como resolver o problema, então eu aconselho você ir nos vídeos de resolução e só ver o funcionamento do programa que o Guanabara normalmente mostra no início, e não o código. Quando eu fiz o ex052 eu já sabia que tava muito na gambiarra, mas quando eu vi o funcionamento no vídeo eu consegui entender como que eu faria esse código de uma maneira mais eficiente. - E se por fim você não conseguir resolver e for ver a resolução, marca esse exercício e refaça ele depois, quando estiver mais avançado no curso, vc vai perceber que com a prática isso ai vai ser molezinha O texto ficou longo, mas pro pessoal que tá com dificuldade pode ser um apoio pra continuar tentando, vou deixar o meu ex052 gambiarrento pq eu tive uma sensação incrível quando vi que o programa funcionando mesmo não sendo o mais enxuto cod ex52: num = int(input('Digite um número e vou analisar se ele é primo ou composto: ')) result = '' lista = 0 for verific in range(2, num + 1): if num % verific == 0: lista += verific if lista > num: result = 'NÃO É PRIMO! E sim COMPOSTO!' elif lista == num: result = 'É PRIMO!' if num == 1: print('O número "1" é engraçado! Ele não é primo nem composto!') else: print(f'O número "{num}" {result}')
cheguei agora nesse exercicio do primo, nao tive dificuldade, mas eu nao lembrava oque era numero primo, entao pesquisei apenas como saber se o numero é primo, e vendo video eu entendi que numeros primos so podem ter 2 divisores , nem mais nem menos, entao sabendo disso foi facil fazer o exercicio, fiz de forma bem simples e pequena, nao sei se ta certo, ainda nao vi a resolucao, mas os numeros que sao primos ta dando que é primo e os numeros que nao sao ta dizendo que nao sao, entao acredito que deu certo, vou esta colocando meu codigo logo abaixo, entrei aqui no chat pois estou preso no prox exercicio, nao entendi como farei para reverter o texto, mas to tentando aq sem pegar resposta, vou fazer isso que voce disse, ver o exercicio funcionando pra ver se esclarece. codigo do ex 052: numero = int(input('digite um numero: ')) primo = 0 for c in range (1, (numero+1)): if numero % c == 0: primo += 1 if primo == 2: print(f'{numero} é primo.') else: print(f'{numero} nao é primo.')
Dica pra quem está aprendendo, for você usa para quando você sabe quantas repetições você sabe que quer, while para repetições sem "parar" ate que algo aconteça
2020 ainda conta? kkkkkk. Quando descobri as aulas e percebi a qualidade dos ensinamentos dei inicio ao curso. Parabéns a todos e principalmente ao professor Guanabara pela qualidade do curso e em como transmite o conhecimento. Nota 10
Comecei a tentar aprender com 12 anos, mas acabei empacando por causa dos exercícios com matemática mais avançada, agora começando o ensino médio, tou tentando continuar com os estudos
Depois de 3 dias de tentativa, estudando e reestudando meus erros, consegui chegar à conclusão do desafio056. Sei que pra quem programa não deve ser nada demais, mas venho aqui agradecer pelo excelente curso e pelas ótimas questões de fixação. Com uma didática como a que foi desenvolvida aqui, é possível aprender qualquer coisa.
Nossa como perdi tempo sem aprender programação até outubro de 2022, hoje em dia sou apaixonado por essa área e a cada dia, passo-a-passo estou aprendendo e mantendo o foco. Programar tem me ajudado a resolver problemas particulares inclusive fracionando eles e resolvendo por partes. Me ajudou com lógicas para concurso público e etc. Realmente é algo que as crianças devem ter contato logo nos primeiros momentos da escola.
Retomei. Em 2 semanas revi e refiz todas as aulas e exercícios até o fim da aula 12. Hoje estou aqui, e dessa vez vou até o final 😎 Obrigado por essa ouro no TH-cam
Não sou iniciante em programação, mas confesso que se eu tivesse que começar por alguma linguagem, escolheria essa sem dúvidas. Você inclusive é obrigado a aprender a indentação, é simplesmente perfeita.
sempre falam sobra ser obrigado aprender a indenização, afinal, é realmente tão difícil aprender? Na real, eu aprendi ela, foi depois que vi um bot de msg para WhatsApp do dev aprender.
Grande professor, eu vou me formar este ano e no fim da formatura direi que é graças a ti que aprendi o que eu sei sobre Programação! Falo apartir de Angola.
se você assistir uma aula apenas por dia, terá feito o curso em 5 meses, antes um passo diário do que vários passos que sequer serão dados. Guanabara é muito feraaa.
Estou muito feliz que consegui fazer de primeira esse exercício. Meu objetivo em aprender Python é a ciência de dados e ver que estou começando a engatinhar nessa área, me deixou muito feliz e empolgado. Essa foi a minha solução: print('\033[033m''ANÁLISE DE DADOS\033[m') homem_maisvelho = 0 nome_maisvelho = '' soma_idade = 0 qtde_mulheres_menores_20 = 0 for cont in range(1,5): print('='*20) print(f'{cont}º Pessoa') print('='*20) nome = str(input(f'Digite o nome: ')).strip().upper() idade = int(input(f'Digite a idade: ')) sexo = str(input(f'Digite o sexo: [M] ou [F]: ')).strip().upper() soma_idade += idade if sexo[0] == 'M': if idade > homem_maisvelho: homem_maisvelho = idade nome_maisvelho = nome else: homem_maisvelho = homem_maisvelho nome_maisvelho = nome_maisvelho if sexo[0] == 'F' and idade < 20: qtde_mulheres_menores_20 += 1 print('=-'*30) media_idade = soma_idade/4 print(f'A media da idades das {cont} pessoas é: {media_idade} anos') print(f'A idade do homem mais velho é {homem_maisvelho} anos e seu nome é {nome_maisvelho}') if qtde_mulheres_menores_20
Curso farmácia e tenho uma disciplina voltada para análise do teor de ativo em formulas farmacêuticas. Na hora a gente faz tudo na mão porque tem relatório, mas a gente tem que fazer análise pra cada valor de comprimido em peso que achamos. Codei de forma a saber meu n, a quantidade de ativo em cada n e o teor em cada n. Também me dá o peso médio dos comprimidos e o teor em média. Eu estava esperando essa aula para construir esse codigo, pois eu não estava entendendo muito bem o conceito de iteração em lista. Consegui consolidar e ficou muito bom! Como há valores de peso de comprimido que se repetem, queria saber como enxugar isso para não digitar 5 vezes o mesmo valor e também como não gerar 5 linhas de resposta igual, por exemplo. Mas uma hora isso vem! Só de fazer isso com valores reais e ver funcionando no código, conseguindo consolidar dois conceitos importantes, já valeu meu dia! Obrigado pelo curso galera, vocês são 10.
De verdade, eu tava batendo cabeça com loop de for a um tempo já e deixei por isso msm, foi só quando eu começei a perceber que eu não conseguiar fazer praticamente nada que envolvia looping de for que eu tomei vergonha na cara e resolvi dar uma revisada, esses 10 exercicios ajudaram demais! parece que o assunto entrou na cabeça como se tivesse desbloqueado uma habilidade nova, eu resolvi códigos que não conseguia de jeito nenhum em coisa de 10 minutos, valeu mesmo cara! tu é um heroi kkkkk.
Minhas solução para os exercícios: (no dos números primos dei um travada mas acabei conseguindo), É muito importante entender a lógica por traz do for e como ele funciona, esses exercícios me ajudaram bastante. ex046 from time import sleep from emoji import emojize for c in range(10, -1, -1): print(c) sleep(1) print(emojize(':sparkler::fireworks:' * 10)) print(' FELIZ ANO NOVO '.center(44, '*')) ex047 print('Lista de números pares do 0 ao 50: ', end='') for c in range(0, 51, 2): print(c, end=' ') # Formatando o print pra siar em uma linha só ex048 soma = 1 for c in range(0, 501, 3): if c % 2 == 1: print(c) soma = soma + c print(soma) ex049 n = int(input('Digite um número para ver sua tabuada: ')) print(f'{f"Tabuada do {n}":^20}') for c in range(0, 11): print(f'{f"{n} x {c}":
import time print("Iniciando a contagem regressiva para o lançamento de fogos de artifício!") for i in range(10, 0, -1): print(i) time.sleep(1) print("Lançamento de fogos de artifício!")
Dica especial pra quem está aprendendo agora: Aos 19:00 min do vídeo, Para quem não entendeu a diferença na estrutura range de (1, 6) e (0, 6) imagine que você está abrindo várias portas, e da porta 6 você não tem a chave, você irá abrir da porta 1 ( ou zero) até onde você tem a chave, quando chegar na porta 6 você PARA porque não tem a chave. e cada porta que você abriu você diz ' oi ' totalizando 5x ( de 1, 6) ou totalizando 6x ( de zero a 6) outra dica é: nunca esqueça em qualquer coisa que seja matemática, O ZERO TAMBÉM É NÚMERO, então sempre conte com ele.
Só sei de uma coisa: a sua explicação fica mais que fixada, continue assim! Estou estudando neste curso desde o inicio e já estudei Python na faculdade, porém somente aqui que consegui fixar realmente a lógica e os comandos. Dá uma animada gigantesca, agora foco nos exercicios, senti uma dificuldade inicial nos exec 52 e 53, adiantei os outros e irei tentar resolver eles agora. FOCO RAPAZIADA E RESILIÊNCIA!
Foi justo nessa parte que fiquei com muita dificuldade na faculdade, mas quando vi que o guanabara tinha uma aula só sobre esse assunto eu tive certeza que ia conseguir entender absolutamente tudo, e consegui!!!🙂↕️
Eu aprendi o fundameltal em python,Eu que não sabia nem o que era programar, Agora fasso varios programais basico que me ajuda no meu dia adia.Parabens para o Professor Gustavo guanabara.Deus te abensoe rica e poderosamente.
Contagem regressiva de ano novo: from time import sleep for c in range(10, 1, -1 ): print(c) sleep(1) print('1') sleep(1) print('\33[31m feliz ano novoo!!!!')
eu passei um tempão nessa do primo, a sensação de pesquisar e conseguir encaixar cada pecinha foi indescritível(modestamente o programa ficou perfeito), valeu cada segundo: a=set() n = int(input('digite um numero:')) for c in range(2, n): if n//c ==n/c: a.add(1) if 1 in a: print('nao é primo') else: print('é primo')
Vi essa aula em dezembro de 2021 e estou voltando para rever agora em abril de 2022. Quando vi pela primeira vez estava bem cansado com tudo que estava fazendo no final do ano e por isso acho que não aproveitei bem. Mas agora, entendi perfeitamente.
Python é realmente uma linguagem incrível de se aprender. QUE DELÍCIA!!! Gustavo Guanabara é um grande Mestre!!! Estou aqui em 2022, apaixonado por Python. Mas sempre me perguntando: Será que realmente tem mercado para essa linguagem???? (Espero a interação de vocês à essa pergunta) Quando entro no Linkedin vejo infinitas oportunidades para Javascript, Java, C e poucas para Python. Enfim... Gosto de programar em Python e depois de quase um ano rodando de linguagem em linguagem, decidi que vou fazer o que gosto independente do que o mercado quer mais. O que importa é que eu gosto de Python e vou seguir nesse caminho... Espero que eu só esteja procurando oportunidades no lugar errado ou de um jeito errado. Espero que seja uma linguagem com um belo futuro pela frente, e que quando eu a estiver dominando, eu tenha paciência para entender e me adaptar ao que o mercado irá me pedir. Estou com 25 anos, semestre que vem vou para o terceiro período de ADS e inicialmente vou me especializar em Python. Quando se trata de migração de carreira acho que a ansiedade é ainda mais forte para o aprendizado. RUMO AO MUNDO 3.
Compartilho da mesma preocupação. No meu caso, não sou da área de TI mas estou estudando a possibilidade de mudar de área (Com muitas incertezas) , estou adorando o Python mas já percebi que são poucas oportunidades nos sites de vagas. Espero que com o aumento das tecnologias de Inteligencia artificial, metaverso, etc.. a lingua tome mais força, já que ela é muito usada nesses meios.
Eu tô em transição de carreira aos 31, e estudo python pq minha idéia é trabalhar com machine learning e vi que tem boa utilização junto com data science.
Tenho 16 anos. Tô estudando Python pela simplicidade que achei na syntaxe para aprender e simplesmente gostei dessa linguagem e pela quantidade de exercícios do Guanabara. Mas como vc disse, tem mt pouca vaga pra Python. Então como quero entrar pro mercado de trabalho mais rápido, vou pegar a base da programação por aqui no Python e depois vou aprender a Syntaxe do JavaScript (que é uma linguagem mt parecia) e vai ser só aprender a syntaxe do JS msm, pq a lógica já vou ter por causa do Python.
Depois de alguns dias extremamente frustado finalmente achei o que tava me impedindo de entender esse conteúdo, E o responsável era o bentido contador e acumulador, como o Guanabara não se aprofundou neles se vc for um iniciante vc vai ficar muito perdido sem saber usá-los
Velho, esse vídeo salvou minha vida. Eu estava a uma semana sem conseguir concatenar String com a lista de números iterados e esse conceito de laço que você mostrou, me ajudou a finalmente enxergar o erro! Mt obgdo :)
#049 print(' TABUADA!') print('-=' * 8) n = int(input('Tabuada de : ')) print('-=' * 8) print('A tabuada de {} é: '.format(n)) for c in range(1, 11): print('{} x {} = {}'.format(n, c, (n * c)))
Por incrível que pareça, o exercício 56 foi fácil mais o exercício 53 to parado nele ainda. Otimo curso, como disse o amigo Roberto deveria ter visto ele em 2017. Wanderson - 17/03/2021
@@mateusaraujo2289 além do strip e do lower, tem que colocar também um .replace(' ', '') pra tirar todos os espaços da string, senão frases como "subi no onibus" caem como não palíndromo. text = str(input("Digite uma frase: ")).strip().lower().replace(' ', '') if text == text[::-1]: print("A frase é um palíndromo!") else: print("Não é um palíndromo.")
046: import time import emoji print('Contagem regressiva para o Ano Novo!') for c in range(10, 0, -1): print(c) time.sleep(1) print('🎉✨🎆🎇FELIZ ANO NOVO!🎇🎆✨🎉')
Esse exercício 53 foi um dos mais difíceis desde o início do curso, nem acredito que eu consegui fazer ele no final das contas... meu código pra ele aí (são poucas linhas, mas pra chegar nessa lógica demorei um tempão): frase = input('Digite uma frase: ').strip() frase = frase.replace(' ', '') for i in range(0, len(frase)): a += frase[len(frase)-(1+i)] if a == frase: print('A frase é palíndroma!!') else: print('A frase não é palíndroma. ')
Pra quem está fazendo o desafio 53: Para desconsiderar os acentos você pode importar o módulo unidecode (import unidecode) E usar assim: a = unidecode.unidecode (frase) Ele vai retornar a frase sem acentos
Exercício #053 (Esse é bem curioso kk) fiz assim: # captura a frase, deixa ela toda em maiúsculas e em seguida retira os espaços frase = input('Digite uma frase: ').upper() frase = frase.replace(' ', '') # lista que vai abrigar cada letra da frase da ordem normal frase_lista_normal = [] # inserindo cada letra da frase da lista em ordem normal for a in range(0, len(frase)): frase_lista_normal.append(frase[a]) # imprindo a lista gerada em ordem normal print(f'A frase normal é: {frase_lista_normal}') # lista que vai receber as letras da frase na ordem inversa frase_lista_reverse = [] # adicionando cada letra da frase na lista pegando-as de trás pra frente for a in range(len(frase)-1, -1 , -1): frase_lista_reverse.append(frase[a]) # imprimindo a lista inversa gerada print(f'A frase reversa é: {frase_lista_reverse}') # verificando se as listas (na ordem inversa e na ordem normal) são iguais e imprimindo o resultado if frase_lista_normal == frase_lista_reverse: print('Portanto, a frase digitada é um palidromo!') else: print('Portanto, a frase digitada não é um palidromo') Daria pra criar outra string com as letras da lista para exibir, também
Fiz assim! # Inicializa uma string vazia para armazenar o palíndromo invertido palindromo = "" # Solicita ao usuário que digite um palíndromo, converte a entrada para maiúsculas entrada = input('Digite um palíndromo: ').upper() # Divide a string de entrada em uma lista de palavras palavra = entrada.split() # Junta as palavras da lista em uma string única, removendo os espaços p_sem_esp = ''.join(palavra) # Itera sobre a string 'p_sem_esp' de trás para frente for c in range(len(p_sem_esp) - 1, -1, -1): # Adiciona cada caractere à string 'palindromo', invertendo a ordem dos caracteres palindromo += p_sem_esp[c] # Compara a string sem espaços e em maiúsculas com sua versão invertida if p_sem_esp == palindromo: # Se forem iguais, imprime que a entrada é um palíndromo print("{}, é um palíndromo!".format(entrada)) else: # Se não forem iguais, imprime que a entrada não é um palíndromo print("{}, não é um palíndromo!".format(entrada))
O do palíndromo foi oq me deu mais trabalho, gastei um tempão a noite tentando fazer. Aí deixei pro outro dia e enquanto isso me surgiu uma ideia e consegui resolver depois. Às vezes quando algo está difícil, faz bem não insistir muito e tentar depois.
Minhas resoluções: Confesso que tive dificuldades no #Ex050 para definir o "Menor Peso", e so consegui fazer depois de ver o macete que o professor Guanabara ensinou na resolução. from time import sleep #ex046 for i in range(10, -1, -1): sleep(1) print(i) print('Feliz Ano Novo!') #ex047 for c in range(1, 51): if c % 2 == 0: print(c, end=' -> ') print('FIM!') #ex048 soma = 0 for i in range(1, 501): if i % 2 != 0 and i % 3 == 0: soma += i print('A soma de todos os numeros ímpares e multiplis de 3 entre 1 e 500 é: {}'.format(soma)) #ex049 tabuada = int(input('Digite um número inteiro para vizualizar a sua tabuada de multiplicação: ')) for c in range(1, 11): sleep(0.5) print('{} x {} = {}'.format(tabuada, c, tabuada * c)) #ex050 pares = 0 for i in range(1, 7): numx = int(input('Digite o {}ª número: '.format(i))) if i % 2 == 0: pares += i print('O somatório dos números pares desse conjunto é {}'.format(pares)) #ex051 primeiro = int(input('Qual o primeiro elemento da PA?')) razao = int(input('Qual a razão?')) termo = (primeiro + (10 - 1) * razao) + razao for i in range(primeiro, termo+1, razao): print(i, end= ' -> ') print(':)') #ex052 primo = int(input('Digite um número para saber se ele é primo: ')) cont = 0 for i in range(1, primo + 1): if primo % i == 0: cont += 1 if cont == 2: print('Esse número é primo') else: print('Esse número não é primo') #ex053 frase = str(input('Digite:')).strip().lower() separa = frase.split() junta = ''.join(separa) if junta == (junta[::-1]): print('Essas palavras formam um palindromo') else: print('Essas palavras não são um polindromo') #ex054 from datetime import date ano = date.today().year menores = 0 maiores = 0 for i in range(1, 8): nasc = int(input('Ano de nascimento da {}ª pessoa: '.format(i))) if ano - nasc >= 21: maiores += 1 if ano - nasc < 21: menores += 1 print('Nesse grupo {} pessoas são maiores de idade e {} menores de idade'.format(maiores, menores)) #ex055 pesado = 0 leve = 0 for c in range(1, 6): peso = float(input('Digite o peso da {}ª pessoa:'.format(c))) if c == 1: pesado = peso leve = peso if peso > pesado: pesado = peso if peso < leve: leve = peso print('O mais leve pesa {:.2f}kg'.format(leve)) print('O mais pesado pesa {:.2f}kg'.format(pesado)) #ex056 idades = 0 velho = 0 nomeHomem = '' contF = 0 for i in range(1, 5): nome = str(input('Nome da {}ª pessoa: '.format(i))).strip().capitalize() idade = int(input('Idade da {}ª pessoa: '.format(i))) sexo = str(input('Sexo da {} pessoa, Digite [M/F] p/ o sexo: '.format(i))).strip().upper() print('-'*30) if sexo == 'M': if idade > velho: velho = idade nomeHomem = nome if sexo == 'F': if idade < 20: contF += 1 idades += idade print('A média entre as idades das 4 pessoas é {:.2f}'.format(idades/4)) print('{} é o homem mais velho e tem {} anos.'.format(nomeHomem, velho)) print('Nesse grupo existe {} mulherer(s) com idade menor que 20 anos'.format(contF))
EXERCÍCIO 050: lista = [] for c in range(1, 7): num = int(input('{}º número: '.format(c))) if num % 2 == 0: lista.append(num) soma = 0 for i in range(len(lista)): soma += lista[i] print(' ') print('A soma dos valores pares digitados foi: {}'.format(soma))
DESAFIO 51 p = int(input('Digite o primeiro núemro da PA: ')) r = int(input('Digite a razão da PA: ')) print('Os dez primeiros núemros da sua PA são: ') for c in range(p, (p + (10 - 1)*r) + 1, r): print(c)
#Exercicio46: from time import sleep for c in range (10,0,-1): print(c) sleep(1) print('Feliz ano novo! ') #Exercicio47: for n in range (1,51): if n % 2 == 0: print(n, end= ' ') #Exercicio49: t = int(input('Digite o numero para ver a sua tabuada:')) for n in range (1,11): print('{} X {} = {}'.format(t, n, t*n)) print('Fim!') #Exercicio50: soma = 0 for c in range (0,6): n = int(input('Digite um numero:')) if n % 2 == 0: soma = soma+n print('O valor da soma dos pares é {}'.format(soma))
x = int(input('Múltiplo de : ')) for t1 in range(0, 11): print('{} x {}: {}'. format(t1, x, t1 * x)) Fiquei mais satisfeito pois fiz só, quando terminei e vi que deu certo senti como que subindo de nível rsrsr. Obrigado Guanabara por compartilhar conhecimento!!!
sem palavras para este curso, Guanabara esta gamificação abre as portas da imaginação para criação de games tb e possibilidades didática, edição grato demais a todos q fizeram possível o advento deste curso
Desafio 051: a1 = int(input('Digite o primeiro termo da P.A.: ')) r = int(input('Digite a razão da P.A.: ')) n = 0 for c in range (1, 11): n += 1 print(a1 + (n - 1) * r)
Coloquei um pouco de informação adicional só pra dar uma incrementada. s = 0 i = 1 f = 500 for c in range(i, f+1): if c % 3 == 0: s += c print(f'A soma de todos os números multiplos de 3 entre {i} e {f} é {s}')
result = [] for imp in range (1,500): if imp %2 != 0 and imp %3 == 0: result.append(imp) x = sum(result) print(f'O valor da soma dos números impares multiplos de 3 é: {x}')
Maluco, vou te falar, esse e o melhor curso que eu ja fiz até hoje. Sem miseria pra ajudar esse cara a continuar fazendo esse trabalho marvilhoso. Muito Foda. Tenho gosto em ver as aulas e fazer TODOS os desafios e ate outros que ele nao da so for fun.. Bom demais
Tive que para o vídeo pra dar like, o trabalho que deve ter dado pra editar esse vídeo deixando de uma maneira didática deve ter sido imenso, parabéns.
Essa aula foi a mais dificil pra mim, foi a primeira vez que eu não consegui fazer todos os exercicios sozinho :( espero que não fique tão mais dificil mais pra frente
#Desafio55 peso = [] for i in range(0, 5): peso.append(float(input('informe o peso: '))) print('O menor peso informado foi: {} é o maior peso informado foi {}'.format(min(peso), max(peso)))
ex 046 por enquanto ta facil from time import sleep print("-="*12) print("\033[1;32mContagem regressiva para o papoco\033[m") print("-="*12) sleep(1) for c in range(10, -1, -1): print(c) sleep(1) print("\033[1;31mOLHA O ESTOURO!!\033[m")
Tive muita dificuldade quando chegou na aula de Laços, revi o umas 3 vezes, e demorei pra fazer todos os exercícios, e ainda sim alguns só consegui depois de ver a resposta, está ficando cada vez mais difícil kk mais o Canal do Curso em vídeo ensina muito bem!!!!
Caraca, acho que essa foi a primeira aula que eu terminei de lingua de fora. Quero concluir o modulo essa semana se possivel, to maratonando os exercicios e nossa.... eu cansei só de pensar em como fazer esses 11 cara..... oof... mãos a massa. Força pessoas!
Desafio #48 soma = 0 cont = 1 for n in range(1, 501, 2): if n % 3 == 0: soma += n cont += 1 print(f'\033[1;35mA soma dos {cont} valores solicitados é {soma}')
Ja fiz curso de java eu tinha feito um basico de Python e agora estou inscrito no seu canal para me aprimorar em python tb, e olha Ganabara esta é a melhor explicação do comando 'for' que ja vi parabens pelo metodo e obrigado por disponibilizar este excelente curso
Queria da meu relato em 2022 iniciei o curso de HTML e CSS sem nunca te visto nada sobre. Hoje tô iniciando a faculdade de análise desenvolvimento de sistema, estamos estudando python, obrigado Guanabara, vc ajudou a direcionar um rumo a minha vida
@@lucasdasilva8905 depende da faculdade lucas, tem faculdade que tem os mesmos cursos mais as linguas de programações são diferentes eu por exemplo, estudo engenharia de software e estamos vendo python e etc
Ex052: Minha lógica. num = int(input('Digite um número inteiro qualquer: ')) cont = 0 for c in range(1,num+1): if num % c == 0: cont += 1 if cont == 2: print('O número {} é Prímo'.format(num)) else: print('O número {} Não é Prímo'.format(num))
import sys n = int(input('digite um número ')) for i in range(1,n-1): if n%(n-i) == 0: print("{} não é primo".format(n)) sys.exit() print("{} é primo".format(n))
Exercicio 53: a = str(input('Digite uma frase: ')) a1 = ((a.split())[0:]) a2 = (''.join(a1)) if a2 == (a2[::-1]): print('{} é um palindromo!'.format(a)) else: print('( {} )não é a mesma coisa ao contrario ( {} ) então não é um palindromo.'.format(a2, (a2[::-1])))
Parabéns pelas aulas Guanabara, você está sendo um grande professor para mim, e certamente para todos aqui. Que Y-H-W-H (Deus, nome original, e tb em nosso DNA) te abençoe.
Professor elevou no nível com esses 11 exercícios. Tenho certeza que me farão um programador melhor. Segue eles: DESAFIO 46:Faça um programa que mostre na tela uma contagem regressiva para o estouro de fogos de artifício, indo de 10 até o 0, com uma pausa de 1 segundo entre eles. DESAFIO 47:Crie um programa que mostre na tela todos os números pares que estão no intervalo entre 1 e 50. DESAFIO 48:Faça um programa que calcule a soma entre todos os números ímpares que são múltiplos de três e que se encontram no intervalor de 1 até 500. DESAFIO 49:Refaça o desafio 9 mostrando a tabuada de um número que o usuário escolher, só que agora utilizando um laço for. DESAFIO 50:Desenvolva um programa que leia seis números inteiros e mostre a soma apenas daqueles que forem pares. Se o valor for impar, desconsidere-o. DESAFIO 51:Desenvolva um programa que leia o primeiro termo e a razão de uma PA. No final, mostre os 10 primeiros termos dessa progressão. DESAFIO 52:Faça um programa que leia um número inteiro e diga se ele é ou não um número primo. DESAFIO 53:Crie um programa que leia uma frase qualquer e diga se ela é um palíndromo, desconsiderando os espaços. DESAFIO 54:Crie um programa que leia o ano de nascimento de sete pessoas. No final, mostre quantas pessoas ainda não atingiram a maioridade e quantas já são maiores. DESAFIO 55:Faça um programa que leia o peso de cinco pessoas. No final, mostre qual foi o maior e o menor peso lidos. DESAFIO 56:Desenvolva um programa que leia o nome, idade e sexo de 4 pessoas. No final do programa, mostre: - a média de idade do grupo - Qual é o nome do homem mais velho - Quantas mulheres tem menos de 20 anos
Pessoal, tenho uma dúvida... É normal que ao chegar nesse ponto do curso (Laços de Repetição) um aluno iniciante dê uma travada ? Estou no meio de uma crise de frustração, pq consegui completar somente 2 desafios dessa lista de 10, o resto eu não consegui de jeito nenhum e a lógica mesmo vendo a resolução não entra na minha cabeça. Vou assistir a aula inteira dnv e anotar tudo novamente. (Espero voltar aqui num futuro próximo e criar um edit falando que eu finalmente entendi...)
Cara é super normal, aqui vai algumas dicas para vc que me ajudaram: Não tente buscar entender a lógica dos códigos de uma vez, vai assimilando e compreendendo de pouco em pouco, fragmente a lógica dos exercicios em varios passos mais simples, ai vc vai fazendo de pouquinho em pouquinho, dessa forma a lógica vai entrando na sua mente. Não tente fazer o código todo de uma só vez, vai fazendo em partes, e vai testando, passo a passo. Tente imaginar antes de programar , tudo que vc vai precisar fazer e utilizar para resolver o problema, quais funções vc terá que utilizar? quais passos são chave para a resolução? qual metodo vc vai usar?Quantas variaveis?etc... Não tente fazer códigos lindos e cheios de detalhes ou super abrangentes, tente fazer o mais simples possivel e que atenda a resolução do problema, depois vc vai implementando melhorias. ultima dica: pratique muitoooooo, mas muito mesmo, pesquise sobre as funções que vc tem duvida, vai mexendo vai testando, só assim as coisas vão começar a clarear pra vc, grande abraço e bons estudos.
Continue treinando, anote os exercícios que você não conseguiu fazer e daqui a um tempo quando estiver mais confortável com a linguagem tente fazer eles novamente. Você vai sentir que se tornou fácil, vai perceber a sua evolução e vai ficar motivado a continuar. Já faz um mês desde o seu comentário, talvez você já tenha até atingido o momento que eu descrevi.
Amigo, sou Gestor de TI e tive engenharia de software na grade, então aprender pra mim pode ser mais fácil. Estou nessa mesma fase que você, porém já uso for e while nos meus programas. Sugiro você usar o ChatGPT para te auxiliar. A AI está acelerando meu processo de aprendizagem!
Eu não utilizei o comando 'for' no exercício 53 e ele até rola bem, aqui está o que fiz: f = str(input('Coloca aqui uma frase(não coloques pontuação nem acentuação): ')) f1 = (f.lower()).split() f2 = ''.join(f1) if f2 == f2[::-1]: print('Essa frase é um palíndromo.') else: print('Essa frase não é um palíndromo.')
Exercicio 48: r = 0 for c in range (3, 500, 3): if ( c % 2 ) == 1: r = (r + c) print (c) print('a soma de todos os numeros impar mutiplicos de 3, de 1 a 500, é {}'.format(r))
Alguns desafios estão ficando bem difíceis, tive que olhar na internet pra entender como faz. Mas consegui fazer todos eles Desafio 46 (cara, esse foi muito dahora kkkkkkkk, foi bem simples tbm) import time for count in range(0, 10): print(count) time.sleep(1) print('BOOM!') Desafio 47 for count in range(0, 50, 2): print(count) Desafio 48 (eu não consegui fazer esse exercício no mesmo dia que vi essa aula, mas hoje [outro dia] eu consegui, achei muito fácil...) count = 0 for c in range(1, 501): if c % 2 != 0 and c % 3 == 0: count += c print(f'A soma de todos os números ímpares de 0 a 500 é {count}.') Desafio 49 num = int(input('Digite um número que você queira ver a tabuada: ')) for seq in range(1, 11): print(f'{num} x {seq} = {num * seq}') Desafio 50 eu não entendi como eu consegui, mas deu certo edit: aparentemente eu tinha colocado no código "for seq in range(6)" e isso tava causando um erro no cálculo, quando coloquei "for seq in range(1, 7)" isso corrigiu o cálculo. Por que? Eu não sei soma = 0 for seq in range(1, 7): num = int(input('Digite um número: ')) soma += num if num % 2 == 0 else 0 print(soma) Desafio 51 num = int(input('Digite o número: ')) max0 = int(input('Digite até onde vai a PA: ')) raz = int(input('Digite a razão: ')) for pa in range(num - 1, max0, raz): print(pa) Desafio 51 (só não consegui que o código reconhecesse que o 2 é um número primo, de resto tá funcionando direitinho) num = int(input('Digite um número: ')) if num % num == 0 and num % 1 == 0 and num % 2 != 0 and num % 3 != 0: print('Este é um número primo.') else: print('Este não é um número primo.') Desafio 53 word: str = input() if word == word[::-1]: print('É um palíndromo.') else: print('Não é um palíndromo.') Desafio 54 import datetime count = 0 for c in range(1, 8): age = int(input('Digite a ano de nascimento: ')) year = datetime.date.today().year if year - age >= 18: count += 1 print(f'{count} pessoas são maiores de idade.') Desafio 55 weight = [] for p in range(1, 6): peso = float(input(f'Digite o peso da {p}ª pessoa: ')) weight += [peso] print(f'O maior peso é {max(weight)}kg e o menor é {min(weight)}kg.') Desafio 56 from humanize import ordinal maior = 0 oldest = 0 media = 0 fcount = 0 for c in range(1, 5): gender = str(input(f'What is the gender of the {ordinal(c)} person? (Type M for Male or F for female) ')).lower() name = str(input(f'What is the name of the {ordinal(c)} person? ')) age = int(input(f'What is the age of the {ordinal(c)} person? ')) media += age / 4 if gender == 'm' and age > maior: oldest = name maior = age if gender == 'f' and age
Exercício - 49 num = int(input('Introduza um número inteiro:')) for c in range(1, 11): resultado = num * c print('{} * {} = {}'.format(num, c, resultado)) print('FIM DA TABUADA')
Já que o tema dos exemplo foi Minecraft, aqui meu exercício também: Ele basicamente vai ate a "camada" 15 e no final soma quantos itens ele pegou. from random import randint ouroColetado = 0 ferroColetado = 0 diamanteColetado = 0 for mineracao in range(0, 15): diamante = randint(1,17) ferro = randint(0,5) ouro = randint(0,10) if ferro >= 2: ferroColetado = ferroColetado + 1 if ouro >= 6: ouroColetado = ouroColetado + 1 if diamante >= 12: diamanteColetado = diamanteColetado + 1 print(f'No fim da mineração peguei os seguintes itens: {ferroColetado} ferros, {ouroColetado} ouros e {diamanteColetado} diamantes')
Estude pelo nosso site e tire certificado de 40 horas. Curso completo em:
www.cursoemvideo.com/curso/python-3-mundo-2/
ta pago🥲
Venho da aula 20 te dizer para não desistir, seja uma das poucas pessoas que completam o curso.
valeu :D
Obrigado cara 😭😭😭♥️♥️♥️♥️♥️♥️
Boraaaaaaa
BOOORAAAAAAAAAAAAAAA GAARAAAAIIIII
IIIIIIIIIIIIHHHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!
Estou fazendo esse curso do zero junto com um amigo meu. Primeira vez que aprendo a programar. Logo depois da aula de condicionais, depois de fazer todos os exercícios, eu e ele pensamos: nossa, isso é muito legal! Vamos fazer uma coisa grande com o que a gente sabe até agora. Daí fui la eu criar um joguinho de batalha onde os jogadores escolhem a classe do seu personagem (lutador, guerreiro, mago ou arqueiro), fiz com que cada classe tivesse atributos diferentes, como vida, dano, defesa, velocidade e fui fazer a batalha. Fiz com que a batalha fosse em rounds, onde cada round um jogador atacava primeiro e em seguida o outro revidava. Quem atacasse primeiro dependia da velocidade da classe do jogador, fiz o calculo pra aplicar o dano em cima da defesa e pra retirar esse dano da vida atual do personagem e fiz um sistema para o programa executar o comando quit(0) quando a vida de algum dos personagens ficasse abaixo de 0. Quando consegui organizar tudo isso eu pensei: Ta feito, agora só preciso repetir a estrutura do round quantas vezes fosse necessário! Eu copiei e colei o código 13 vezes pra fazer 14 round, o que seria o suficiente. Só que cada vez que eu repetia, eu tinha que trocar o nome de todas as variaveis pra não dar erro nos calculos, e isso demorava muito! Finalmente terminei depois de 2 dias. O código com 700 linhas. Eu e meu amigo muito felizes com o que a gente tinha feito. Pra nós isso significava: A gente realmente dominou tudo o que a gente aprendeu até agora e nn deixamos nada passar. Muito feliz fui eu continuar vendo as video aulas do Curso em Vídeo e o próximo video era esse. Quando eu vi o conceito eu só pensei nas horas gastas trocando as variaveis linha por linha, round por round. Quando o guanabara falou o código para fazer a repetição, eu logo abri meu pycharm, abri o projeto do jogo, copiei o código, mas só até o fim do primeiro round e colei em uma pasta nova. Coloquei o código de repetição, fiz algumas alterações e rodei. Foi uma mistura de felicidade e frustração ao ver o jogo rodando exatamente igual ao que a gente tinha feito, mas ao invés de 700 linhas, dessa vez tinha 140.
Caramba , parabéns pelo seu esforço , deixa o código ai ?
surreal o poder das estruturas de repetição
Que a força esteja com você 😎
Cara, parabéns pelo trabalho. Você mandou muito bem. Essa postura ativa aliada com a curiosidade e o interesse leva as pessoas a um outro patamar.
@Leandro Silva Python não é pra criar jogo no sentido de que tem coisas melhores, não de que ele não pode. Nunca que alguém vai criar um Dark Souls da vida em python, mas não vejo nenhum empecilho pra um jogo 2d mais simples...existem linguagens melhores pra jogos, mas criar um jogo com python te faz entender muita coisa da linguagem. Eu fiz isso quando tava aprendendo JAVA. Fiz um game no estilo de super mario com java, mas não terminei.
É impressionante a contribuição que o professor Guanabara da para educação nesse País! Precisamos de mais Guanabaras! Alguém sabe me informar se este curso chegará até o nível avançado?
#+guanabaras por um pais com + guanabaras ksksk
No mundo 1 ele falou que chegaria até orientação a objetos então sim
@@alfredobeneto1145 eu sou novo em programação, gostaria de saber o que dá pra fazer com "orientação de objetos" na pratica, eu soh escuto falar
@@danilodelucio fiquei curioso também, oque é isso?
@@thomasvmf3984 , orientação a objetos é um paradigma de linguagem de programação. Existem muitos outros. Aqui vc encontra mais informações: pt.wikipedia.org/wiki/Orienta%C3%A7%C3%A3o_a_objetos
Como o Guanabara disse nesse vídeo, é a partir do laço for que o pessoal começa a se enrolar e eu não fui exceção, até o ex051 tava tudo tranquilo, mas o ex052, o dos números primos, foi o que me fez bater cabeça, eu até parei de aprender python por conta desse e dos outros, mas voltei e consegui fazer depois de pensar bastante e com aquela famigerada gambiarra. Eu quero dar umas dicas pro pessoal que tá meio travado nessas:
- Se a resposta não vem de primeira, tente brincar um pouco com a função como o guanabara recomendou, faz uns loops com contadores e acumuladores pra você pegar a ideia de como funcionam, vê o que dá pra fazer dentro e fora do loop sem dar erro, tipo encarar o problema com uma nova perspectiva
- Se você travar em um exercício, pula pra outro e tenta fazer o que você tá tendo dificuldade depois, e se mesmo assim não tiver fluindo, dá um tempo (pode ser até um dia), faz outra coisa e volta pros exercícios com a mente mais fresca, mas sempre com foco
- Outra coisa que eu acho que é valido: Talvez com o enunciado você não saiba como resolver o problema, então eu aconselho você ir nos vídeos de resolução e só ver o funcionamento do programa que o Guanabara normalmente mostra no início, e não o código. Quando eu fiz o ex052 eu já sabia que tava muito na gambiarra, mas quando eu vi o funcionamento no vídeo eu consegui entender como que eu faria esse código de uma maneira mais eficiente.
- E se por fim você não conseguir resolver e for ver a resolução, marca esse exercício e refaça ele depois, quando estiver mais avançado no curso, vc vai perceber que com a prática isso ai vai ser molezinha
O texto ficou longo, mas pro pessoal que tá com dificuldade pode ser um apoio pra continuar tentando, vou deixar o meu ex052 gambiarrento pq eu tive uma sensação incrível quando vi que o programa funcionando mesmo não sendo o mais enxuto
cod ex52:
num = int(input('Digite um número e vou analisar se ele é primo ou composto: '))
result = ''
lista = 0
for verific in range(2, num + 1):
if num % verific == 0:
lista += verific
if lista > num:
result = 'NÃO É PRIMO! E sim COMPOSTO!'
elif lista == num:
result = 'É PRIMO!'
if num == 1:
print('O número "1" é engraçado! Ele não é primo nem composto!')
else:
print(f'O número "{num}" {result}')
cheguei agora nesse exercicio do primo, nao tive dificuldade, mas eu nao lembrava oque era numero primo, entao pesquisei apenas como saber se o numero é primo, e vendo video eu entendi que numeros primos so podem ter 2 divisores , nem mais nem menos, entao sabendo disso foi facil fazer o exercicio, fiz de forma bem simples e pequena, nao sei se ta certo, ainda nao vi a resolucao, mas os numeros que sao primos ta dando que é primo e os numeros que nao sao ta dizendo que nao sao, entao acredito que deu certo, vou esta colocando meu codigo logo abaixo, entrei aqui no chat pois estou preso no prox exercicio, nao entendi como farei para reverter o texto, mas to tentando aq sem pegar resposta, vou fazer isso que voce disse, ver o exercicio funcionando pra ver se esclarece.
codigo do ex 052:
numero = int(input('digite um numero: '))
primo = 0
for c in range (1, (numero+1)):
if numero % c == 0:
primo += 1
if primo == 2:
print(f'{numero} é primo.')
else:
print(f'{numero} nao é primo.')
Dica pra quem está aprendendo, for você usa para quando você sabe quantas repetições você sabe que quer, while para repetições sem "parar" ate que algo aconteça
Obrigada pela dica! Essas observações ajudam muito na construção da lógica!
@@KellyFSantos Lendo meu próprio comentário, fica nítido que eu era analfabeto KAKAKA
2020 ainda conta? kkkkkk. Quando descobri as aulas e percebi a qualidade dos ensinamentos dei inicio ao curso.
Parabéns a todos e principalmente ao professor Guanabara pela qualidade do curso e em como transmite o conhecimento.
Nota 10
oi dei inicio tambem kk
tamojunto haha
Comecei a tentar aprender com 12 anos, mas acabei empacando por causa dos exercícios com matemática mais avançada, agora começando o ensino médio, tou tentando continuar com os estudos
conta kkkkkkkk tô aqui na mesma pegada, aprendendo
Galera vamos montar um grupo no whatsapp
Depois de 3 dias de tentativa, estudando e reestudando meus erros, consegui chegar à conclusão do desafio056.
Sei que pra quem programa não deve ser nada demais, mas venho aqui agradecer pelo excelente curso e pelas ótimas questões de fixação. Com uma didática como a que foi desenvolvida aqui, é possível aprender qualquer coisa.
Nossa como perdi tempo sem aprender programação até outubro de 2022, hoje em dia sou apaixonado por essa área e a cada dia, passo-a-passo estou aprendendo e mantendo o foco. Programar tem me ajudado a resolver problemas particulares inclusive fracionando eles e resolvendo por partes. Me ajudou com lógicas para concurso público e etc. Realmente é algo que as crianças devem ter contato logo nos primeiros momentos da escola.
Retomei.
Em 2 semanas revi e refiz todas as aulas e exercícios até o fim da aula 12.
Hoje estou aqui, e dessa vez vou até o final 😎
Obrigado por essa ouro no TH-cam
Exercício 47:
from time import sleep
print('APENAS NÚMEROS PARES')
print('')
for c in range(2, 51, 2):
print('{}; ' .format(c, sleep(0.5)), end='')
Não sou iniciante em programação, mas confesso que se eu tivesse que começar por alguma linguagem, escolheria essa sem dúvidas. Você inclusive é obrigado a aprender a indentação, é simplesmente perfeita.
sempre falam sobra ser obrigado aprender a indenização, afinal, é realmente tão difícil aprender? Na real, eu aprendi ela, foi depois que vi um bot de msg para WhatsApp do dev aprender.
Grande professor, eu vou me formar este ano e no fim da formatura direi que é graças a ti que aprendi o que eu sei sobre Programação! Falo apartir de Angola.
A melhor parte é que eu nunca fiquei tão perdido em um aula na vida o que so me deixou maos motivado
se você assistir uma aula apenas por dia, terá feito o curso em 5 meses, antes um passo diário do que vários passos que sequer serão dados. Guanabara é muito feraaa.
Estou muito feliz que consegui fazer de primeira esse exercício.
Meu objetivo em aprender Python é a ciência de dados e ver que estou começando a engatinhar nessa área, me deixou muito feliz e empolgado.
Essa foi a minha solução:
print('\033[033m''ANÁLISE DE DADOS\033[m')
homem_maisvelho = 0
nome_maisvelho = ''
soma_idade = 0
qtde_mulheres_menores_20 = 0
for cont in range(1,5):
print('='*20)
print(f'{cont}º Pessoa')
print('='*20)
nome = str(input(f'Digite o nome: ')).strip().upper()
idade = int(input(f'Digite a idade: '))
sexo = str(input(f'Digite o sexo: [M] ou [F]: ')).strip().upper()
soma_idade += idade
if sexo[0] == 'M':
if idade > homem_maisvelho:
homem_maisvelho = idade
nome_maisvelho = nome
else:
homem_maisvelho = homem_maisvelho
nome_maisvelho = nome_maisvelho
if sexo[0] == 'F' and idade < 20:
qtde_mulheres_menores_20 += 1
print('=-'*30)
media_idade = soma_idade/4
print(f'A media da idades das {cont} pessoas é: {media_idade} anos')
print(f'A idade do homem mais velho é {homem_maisvelho} anos e seu nome é {nome_maisvelho}')
if qtde_mulheres_menores_20
Curso farmácia e tenho uma disciplina voltada para análise do teor de ativo em formulas farmacêuticas. Na hora a gente faz tudo na mão porque tem relatório, mas a gente tem que fazer análise pra cada valor de comprimido em peso que achamos.
Codei de forma a saber meu n, a quantidade de ativo em cada n e o teor em cada n. Também me dá o peso médio dos comprimidos e o teor em média. Eu estava esperando essa aula para construir esse codigo, pois eu não estava entendendo muito bem o conceito de iteração em lista. Consegui consolidar e ficou muito bom!
Como há valores de peso de comprimido que se repetem, queria saber como enxugar isso para não digitar 5 vezes o mesmo valor e também como não gerar 5 linhas de resposta igual, por exemplo. Mas uma hora isso vem! Só de fazer isso com valores reais e ver funcionando no código, conseguindo consolidar dois conceitos importantes, já valeu meu dia!
Obrigado pelo curso galera, vocês são 10.
Caramba, até aqui tava de boa, mas esses exercícios quebraram as pernas kkk
Vdd😂😂😂
De verdade, eu tava batendo cabeça com loop de for a um tempo já e deixei por isso msm, foi só quando eu começei a perceber que eu não conseguiar fazer praticamente nada que envolvia looping de for que eu tomei vergonha na cara e resolvi dar uma revisada, esses 10 exercicios ajudaram demais! parece que o assunto entrou na cabeça como se tivesse desbloqueado uma habilidade nova, eu resolvi códigos que não conseguia de jeito nenhum em coisa de 10 minutos, valeu mesmo cara! tu é um heroi kkkkk.
Minhas solução para os exercícios:
(no dos números primos dei um travada mas acabei conseguindo),
É muito importante entender a lógica por traz do for e como ele funciona, esses exercícios me ajudaram bastante.
ex046
from time import sleep
from emoji import emojize
for c in range(10, -1, -1):
print(c)
sleep(1)
print(emojize(':sparkler::fireworks:' * 10))
print(' FELIZ ANO NOVO '.center(44, '*'))
ex047
print('Lista de números pares do 0 ao 50: ', end='')
for c in range(0, 51, 2):
print(c, end=' ') # Formatando o print pra siar em uma linha só
ex048
soma = 1
for c in range(0, 501, 3):
if c % 2 == 1:
print(c)
soma = soma + c
print(soma)
ex049
n = int(input('Digite um número para ver sua tabuada: '))
print(f'{f"Tabuada do {n}":^20}')
for c in range(0, 11):
print(f'{f"{n} x {c}":
Passei um sufoco danado nesses exercícios mas consegui, meio gambiarrento, mas deu tudo certo! SEGUIMOS EM FRENTE!
não tem como não elogiar esse cara, a forma de ensino do Guanabara é excepcional, muito bom, não basta decorar fórmulas o que importa é entender
Prazer ter colaborado.
🖖👽
Prazer foi meu obrigado!!!!! próximo curso tb vou ajudar! valeu mannn!!!
Você que agradece, até logo
Pra quem não entendeu muito bem, tem um curso de algoritmo no curso em video que ajuda bastante!
mano eu fiz o curso de algoritmos, e estou me dando super bem com os exercicios desses videos
import time
print("Iniciando a contagem regressiva para o lançamento de fogos de artifício!")
for i in range(10, 0, -1):
print(i)
time.sleep(1)
print("Lançamento de fogos de artifício!")
Finalmente laços de repetição!!!!
afora sim a coisa vai pra frente.
Boa sorte pra todos nessa jornada.
Nunca vi uma explicação sobre laços melhor, incrível!
Dica especial pra quem está aprendendo agora:
Aos 19:00 min do vídeo,
Para quem não entendeu a diferença na estrutura range de (1, 6) e (0, 6)
imagine que você está abrindo várias portas, e da porta 6 você não tem a chave,
você irá abrir da porta 1 ( ou zero) até onde você tem a chave, quando chegar na porta 6
você PARA porque não tem a chave.
e cada porta que você abriu você diz ' oi '
totalizando 5x ( de 1, 6)
ou totalizando 6x ( de zero a 6)
outra dica é: nunca esqueça em qualquer coisa que seja matemática, O ZERO TAMBÉM É NÚMERO, então sempre conte com ele.
Então sempre vai ser 1 a menos? Corrija se eu estiver errado.
@@joaomarcossaboiarufino3143 Sim, se colocar (1, 6) ele vai contar somente de 1 até 5, se quiser que ele conte o 6 coloque (1, 7)
Só sei de uma coisa: a sua explicação fica mais que fixada, continue assim! Estou estudando neste curso desde o inicio e já estudei Python na faculdade, porém somente aqui que consegui fixar realmente a lógica e os comandos. Dá uma animada gigantesca, agora foco nos exercicios, senti uma dificuldade inicial nos exec 52 e 53, adiantei os outros e irei tentar resolver eles agora.
FOCO RAPAZIADA E RESILIÊNCIA!
Foi justo nessa parte que fiquei com muita dificuldade na faculdade, mas quando vi que o guanabara tinha uma aula só sobre esse assunto eu tive certeza que ia conseguir entender absolutamente tudo, e consegui!!!🙂↕️
Eu aprendi o fundameltal em python,Eu que não sabia nem o que era programar, Agora fasso varios programais basico que me ajuda no meu dia adia.Parabens para o Professor Gustavo guanabara.Deus te abensoe rica e poderosamente.
for c in range(0, 1000000000000, 1):
print('Essa é a Udemy...')
boa kkkkk
x=1
while x:
print('Essa é a Udemy')
@@google_user7094 while true:
print('Essa é a Udemy')
Olá, meu nome é Luiza e graças ao Udemy eu me tornei uma desenvolvedora iOs :)
até nos comentarios tem anuncio
Contagem regressiva de ano novo:
from time import sleep
for c in range(10, 1, -1 ):
print(c)
sleep(1)
print('1')
sleep(1)
print('\33[31m feliz ano novoo!!!!')
seu comentario me ajudou, as posicoes que eu havia colocado o sleep rodava direitinho, mas saia "NONE" ao lado dos numeros
O exercício da tabuada ficou muito mais fácil depois dessa aula!
eu passei um tempão nessa do primo, a sensação de pesquisar e conseguir encaixar cada pecinha foi indescritível(modestamente o programa ficou perfeito), valeu cada segundo:
a=set()
n = int(input('digite um numero:'))
for c in range(2, n):
if n//c ==n/c:
a.add(1)
if 1 in a:
print('nao é primo')
else:
print('é primo')
Vi essa aula em dezembro de 2021 e estou voltando para rever agora em abril de 2022. Quando vi pela primeira vez estava bem cansado com tudo que estava fazendo no final do ano e por isso acho que não aproveitei bem. Mas agora, entendi perfeitamente.
Python é realmente uma linguagem incrível de se aprender. QUE DELÍCIA!!! Gustavo Guanabara é um grande Mestre!!! Estou aqui em 2022, apaixonado por Python. Mas sempre me perguntando: Será que realmente tem mercado para essa linguagem???? (Espero a interação de vocês à essa pergunta) Quando entro no Linkedin vejo infinitas oportunidades para Javascript, Java, C e poucas para Python. Enfim... Gosto de programar em Python e depois de quase um ano rodando de linguagem em linguagem, decidi que vou fazer o que gosto independente do que o mercado quer mais. O que importa é que eu gosto de Python e vou seguir nesse caminho... Espero que eu só esteja procurando oportunidades no lugar errado ou de um jeito errado. Espero que seja uma linguagem com um belo futuro pela frente, e que quando eu a estiver dominando, eu tenha paciência para entender e me adaptar ao que o mercado irá me pedir. Estou com 25 anos, semestre que vem vou para o terceiro período de ADS e inicialmente vou me especializar em Python. Quando se trata de migração de carreira acho que a ansiedade é ainda mais forte para o aprendizado. RUMO AO MUNDO 3.
Compartilho da mesma preocupação.
No meu caso, não sou da área de TI mas estou estudando a possibilidade de mudar de área (Com muitas incertezas) , estou adorando o Python mas já percebi que são poucas oportunidades nos sites de vagas. Espero que com o aumento das tecnologias de Inteligencia artificial, metaverso, etc.. a lingua tome mais força, já que ela é muito usada nesses meios.
Eu tô em transição de carreira aos 31, e estudo python pq minha idéia é trabalhar com machine learning e vi que tem boa utilização junto com data science.
Tenho 16 anos. Tô estudando Python pela simplicidade que achei na syntaxe para aprender e simplesmente gostei dessa linguagem e pela quantidade de exercícios do Guanabara. Mas como vc disse, tem mt pouca vaga pra Python. Então como quero entrar pro mercado de trabalho mais rápido, vou pegar a base da programação por aqui no Python e depois vou aprender a Syntaxe do JavaScript (que é uma linguagem mt parecia) e vai ser só aprender a syntaxe do JS msm, pq a lógica já vou ter por causa do Python.
Guanabara só não abandona o curso de marketing digital, pois está sendo de suma importância. Eu vejo que parou as aulas.
Faça um programa para calcular o fatorial de um número, utilizando o laço de repetição “for”.
Depois de alguns dias extremamente frustado finalmente achei o que tava me impedindo de entender esse conteúdo, E o responsável era o bentido contador e acumulador, como o Guanabara não se aprofundou neles se vc for um iniciante vc vai ficar muito perdido sem saber usá-los
Velho, esse vídeo salvou minha vida. Eu estava a uma semana sem conseguir concatenar String com a lista de números iterados e esse conceito de laço que você mostrou, me ajudou a finalmente enxergar o erro! Mt obgdo :)
exercicio 53
frase = str(input('digite sua frase'))
junta = frase.replace(" ", "")
frase2 = junta[::-1]
print(frase2)
if junta == frase2:
print('é um palindromo')
else:
print('não é um palindromo')
#049
print(' TABUADA!')
print('-=' * 8)
n = int(input('Tabuada de : '))
print('-=' * 8)
print('A tabuada de {} é: '.format(n))
for c in range(1, 11):
print('{} x {} = {}'.format(n, c, (n * c)))
Por incrível que pareça, o exercício 56 foi fácil mais o exercício 53 to parado nele ainda.
Otimo curso, como disse o amigo Roberto deveria ter visto ele em 2017.
Wanderson - 17/03/2021
frase = str(input('Digite uma frase: ')).strip().lower()
if frase == frase[::-1]:
print('É um palíndromo')
@@mateusaraujo2289 além do strip e do lower, tem que colocar também um .replace(' ', '') pra tirar todos os espaços da string, senão frases como "subi no onibus" caem como não palíndromo.
text = str(input("Digite uma frase: ")).strip().lower().replace(' ', '')
if text == text[::-1]:
print("A frase é um palíndromo!")
else:
print("Não é um palíndromo.")
SENSACIONAL!!! Comecei este curso em Dezembro de 2021 e fico cada dia mais empolgado! Partiu resolver os desafios!
046:
import time
import emoji
print('Contagem regressiva para o Ano Novo!')
for c in range(10, 0, -1):
print(c)
time.sleep(1)
print('🎉✨🎆🎇FELIZ ANO NOVO!🎇🎆✨🎉')
Esse exercício 53 foi um dos mais difíceis desde o início do curso, nem acredito que eu consegui fazer ele no final das contas... meu código pra ele aí (são poucas linhas, mas pra chegar nessa lógica demorei um tempão):
frase = input('Digite uma frase: ').strip()
frase = frase.replace(' ', '')
for i in range(0, len(frase)):
a += frase[len(frase)-(1+i)]
if a == frase:
print('A frase é palíndroma!!')
else:
print('A frase não é palíndroma. ')
Pra quem está fazendo o desafio 53:
Para desconsiderar os acentos você pode importar o módulo unidecode (import unidecode)
E usar assim: a = unidecode.unidecode (frase)
Ele vai retornar a frase sem acentos
orbigado amig vc é um amigo
Exercício #053 (Esse é bem curioso kk) fiz assim:
# captura a frase, deixa ela toda em maiúsculas e em seguida retira os espaços
frase = input('Digite uma frase: ').upper()
frase = frase.replace(' ', '')
# lista que vai abrigar cada letra da frase da ordem normal
frase_lista_normal = []
# inserindo cada letra da frase da lista em ordem normal
for a in range(0, len(frase)):
frase_lista_normal.append(frase[a])
# imprindo a lista gerada em ordem normal
print(f'A frase normal é: {frase_lista_normal}')
# lista que vai receber as letras da frase na ordem inversa
frase_lista_reverse = []
# adicionando cada letra da frase na lista pegando-as de trás pra frente
for a in range(len(frase)-1, -1 , -1):
frase_lista_reverse.append(frase[a])
# imprimindo a lista inversa gerada
print(f'A frase reversa é: {frase_lista_reverse}')
# verificando se as listas (na ordem inversa e na ordem normal) são iguais e imprimindo o resultado
if frase_lista_normal == frase_lista_reverse:
print('Portanto, a frase digitada é um palidromo!')
else:
print('Portanto, a frase digitada não é um palidromo')
Daria pra criar outra string com as letras da lista para exibir, também
Fiz assim!
# Inicializa uma string vazia para armazenar o palíndromo invertido
palindromo = ""
# Solicita ao usuário que digite um palíndromo, converte a entrada para maiúsculas
entrada = input('Digite um palíndromo: ').upper()
# Divide a string de entrada em uma lista de palavras
palavra = entrada.split()
# Junta as palavras da lista em uma string única, removendo os espaços
p_sem_esp = ''.join(palavra)
# Itera sobre a string 'p_sem_esp' de trás para frente
for c in range(len(p_sem_esp) - 1, -1, -1):
# Adiciona cada caractere à string 'palindromo', invertendo a ordem dos caracteres
palindromo += p_sem_esp[c]
# Compara a string sem espaços e em maiúsculas com sua versão invertida
if p_sem_esp == palindromo:
# Se forem iguais, imprime que a entrada é um palíndromo
print("{}, é um palíndromo!".format(entrada))
else:
# Se não forem iguais, imprime que a entrada não é um palíndromo
print("{}, não é um palíndromo!".format(entrada))
O do palíndromo foi oq me deu mais trabalho, gastei um tempão a noite tentando fazer. Aí deixei pro outro dia e enquanto isso me surgiu uma ideia e consegui resolver depois. Às vezes quando algo está difícil, faz bem não insistir muito e tentar depois.
from time import sleep
print('Contagem regressiva para os fogos de artifício')
for c in range(10,-1,-1):
print(c)
sleep(1)
print('\033[1;34mWOW')
Minhas resoluções:
Confesso que tive dificuldades no #Ex050 para definir o "Menor Peso", e so consegui fazer depois de ver o macete que o professor Guanabara ensinou na resolução.
from time import sleep
#ex046
for i in range(10, -1, -1):
sleep(1)
print(i)
print('Feliz Ano Novo!')
#ex047
for c in range(1, 51):
if c % 2 == 0:
print(c, end=' -> ')
print('FIM!')
#ex048
soma = 0
for i in range(1, 501):
if i % 2 != 0 and i % 3 == 0:
soma += i
print('A soma de todos os numeros ímpares e multiplis de 3 entre 1 e 500 é: {}'.format(soma))
#ex049
tabuada = int(input('Digite um número inteiro para vizualizar a sua tabuada de multiplicação: '))
for c in range(1, 11):
sleep(0.5)
print('{} x {} = {}'.format(tabuada, c, tabuada * c))
#ex050
pares = 0
for i in range(1, 7):
numx = int(input('Digite o {}ª número: '.format(i)))
if i % 2 == 0:
pares += i
print('O somatório dos números pares desse conjunto é {}'.format(pares))
#ex051
primeiro = int(input('Qual o primeiro elemento da PA?'))
razao = int(input('Qual a razão?'))
termo = (primeiro + (10 - 1) * razao) + razao
for i in range(primeiro, termo+1, razao):
print(i, end= ' -> ')
print(':)')
#ex052
primo = int(input('Digite um número para saber se ele é primo: '))
cont = 0
for i in range(1, primo + 1):
if primo % i == 0:
cont += 1
if cont == 2:
print('Esse número é primo')
else:
print('Esse número não é primo')
#ex053
frase = str(input('Digite:')).strip().lower()
separa = frase.split()
junta = ''.join(separa)
if junta == (junta[::-1]):
print('Essas palavras formam um palindromo')
else:
print('Essas palavras não são um polindromo')
#ex054
from datetime import date
ano = date.today().year
menores = 0
maiores = 0
for i in range(1, 8):
nasc = int(input('Ano de nascimento da {}ª pessoa: '.format(i)))
if ano - nasc >= 21:
maiores += 1
if ano - nasc < 21:
menores += 1
print('Nesse grupo {} pessoas são maiores de idade e {} menores de idade'.format(maiores, menores))
#ex055
pesado = 0
leve = 0
for c in range(1, 6):
peso = float(input('Digite o peso da {}ª pessoa:'.format(c)))
if c == 1:
pesado = peso
leve = peso
if peso > pesado:
pesado = peso
if peso < leve:
leve = peso
print('O mais leve pesa {:.2f}kg'.format(leve))
print('O mais pesado pesa {:.2f}kg'.format(pesado))
#ex056
idades = 0
velho = 0
nomeHomem = ''
contF = 0
for i in range(1, 5):
nome = str(input('Nome da {}ª pessoa: '.format(i))).strip().capitalize()
idade = int(input('Idade da {}ª pessoa: '.format(i)))
sexo = str(input('Sexo da {} pessoa, Digite [M/F] p/ o sexo: '.format(i))).strip().upper()
print('-'*30)
if sexo == 'M':
if idade > velho:
velho = idade
nomeHomem = nome
if sexo == 'F':
if idade < 20:
contF += 1
idades += idade
print('A média entre as idades das 4 pessoas é {:.2f}'.format(idades/4))
print('{} é o homem mais velho e tem {} anos.'.format(nomeHomem, velho))
print('Nesse grupo existe {} mulherer(s) com idade menor que 20 anos'.format(contF))
o 50 ta errado
EXERCÍCIO 050:
lista = []
for c in range(1, 7):
num = int(input('{}º número: '.format(c)))
if num % 2 == 0:
lista.append(num)
soma = 0
for i in range(len(lista)):
soma += lista[i]
print(' ')
print('A soma dos valores pares digitados foi: {}'.format(soma))
Fiz assim de uam forma simples
for c in range(0,6):
t = int(input("Digite um numero: "))
if t % 2 == 0:
q = t + t
print("Soma: {}".format(q))
"PEGA AQUI OH!"
GUANABARA, GUSTAVO. 2017
8:00
Achei que só eu tinha pensado isso kkkkkkkkk
#49:
x = int(input('digite um valor qualquer'))
for c in range(1, 11):
print(x, 'x', c, '=', x * c)
Adoro a forma como o professor consegue explicar o pseudocódigo e os fluxogramas :D Excelentes!
DESAFIO 51
p = int(input('Digite o primeiro núemro da PA: '))
r = int(input('Digite a razão da PA: '))
print('Os dez primeiros núemros da sua PA são: ')
for c in range(p, (p + (10 - 1)*r) + 1, r):
print(c)
#Exercicio46:
from time import sleep
for c in range (10,0,-1):
print(c)
sleep(1)
print('Feliz ano novo! ')
#Exercicio47:
for n in range (1,51):
if n % 2 == 0:
print(n, end= ' ')
#Exercicio49:
t = int(input('Digite o numero para ver a sua tabuada:'))
for n in range (1,11):
print('{} X {} = {}'.format(t, n, t*n))
print('Fim!')
#Exercicio50:
soma = 0
for c in range (0,6):
n = int(input('Digite um numero:'))
if n % 2 == 0:
soma = soma+n
print('O valor da soma dos pares é {}'.format(soma))
"O fim acontece uma vez só." - GUANABARA, Gustavo. Sábio!
😂😂😂😂😂🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
x = int(input('Múltiplo de : '))
for t1 in range(0, 11):
print('{} x {}: {}'. format(t1, x, t1 * x))
Fiquei mais satisfeito pois fiz só, quando terminei e vi que deu certo senti como que subindo de nível rsrsr. Obrigado Guanabara por compartilhar conhecimento!!!
sem palavras para este curso, Guanabara
esta gamificação abre as portas da imaginação para criação de games tb e possibilidades
didática, edição
grato demais a todos q fizeram possível o advento deste curso
Desafio 051:
a1 = int(input('Digite o primeiro termo da P.A.: '))
r = int(input('Digite a razão da P.A.: '))
n = 0
for c in range (1, 11):
n += 1
print(a1 + (n - 1) * r)
ex050
soma = 0
for c in range(1, 7):
numero = int(input('Digite um número: '))
par = numero % 2
if par == 0:
soma += numero
print(soma)
Coloquei um pouco de informação adicional só pra dar uma incrementada.
s = 0
i = 1
f = 500
for c in range(i, f+1):
if c % 3 == 0:
s += c
print(f'A soma de todos os números multiplos de 3 entre {i} e {f} é {s}')
result = []
for imp in range (1,500):
if imp %2 != 0 and imp %3 == 0:
result.append(imp)
x = sum(result)
print(f'O valor da soma dos números impares multiplos de 3 é: {x}')
Maluco, vou te falar, esse e o melhor curso que eu ja fiz até hoje. Sem miseria pra ajudar esse cara a continuar fazendo esse trabalho marvilhoso. Muito Foda. Tenho gosto em ver as aulas e fazer TODOS os desafios e ate outros que ele nao da so for fun.. Bom demais
Tive que para o vídeo pra dar like, o trabalho que deve ter dado pra editar esse vídeo deixando de uma maneira didática deve ter sido imenso, parabéns.
Exercício 49:
a = int(input('Por gentileza, insira um número para o calculo de tabuada: '))
for c in range(0, 11):
n = a*c
print(f'{a} x {c} = {n}')
Caraca, aí sim, #mulheresnaTI obs não sou, mais acho que tem que ter mais, congratulations.
@@dakota5350 torcer para o mercado ter mais aceitação da mulherada!! Valeu pelo comentário :D
Essa aula foi a mais dificil pra mim, foi a primeira vez que eu não consegui fazer todos os exercicios sozinho :( espero que não fique tão mais dificil mais pra frente
#Desafio55
peso = []
for i in range(0, 5):
peso.append(float(input('informe o peso: ')))
print('O menor peso informado foi: {} é o maior peso informado foi {}'.format(min(peso), max(peso)))
Excelente aula sobre um assunto importante no Python. Muito obrigado Guanabara por ensinar Python de forma extraordinária.
EX052
import math
number = int(input("Digite qualquer número: "))
if number 1:
if number % c == 0:
print("Não é primo")
break
else:
print("É primo")
Agora sim bicho, tô curtindo muito esse curso!!!
Quem deveria ter assistido isso em 2017 dá um like ai!!! rssr.
2019 ainda conta? kkkkkk
@@denysvictor8 sera? kkk
Antes tarde do que nunca.
cheguei atrasado pra aula e agora to tentando não ficar reprovado (novamente)
Deveria ter chegado em 1999, po
ex 046 por enquanto ta facil
from time import sleep
print("-="*12)
print("\033[1;32mContagem regressiva para o papoco\033[m")
print("-="*12)
sleep(1)
for c in range(10, -1, -1):
print(c)
sleep(1)
print("\033[1;31mOLHA O ESTOURO!!\033[m")
Tive muita dificuldade quando chegou na aula de Laços, revi o umas 3 vezes, e demorei pra fazer todos os exercícios, e ainda sim alguns só consegui depois de ver a resposta, está ficando cada vez mais difícil kk mais o Canal do Curso em vídeo ensina muito bem!!!!
Caraca, acho que essa foi a primeira aula que eu terminei de lingua de fora. Quero concluir o modulo essa semana se possivel, to maratonando os exercicios e nossa.... eu cansei só de pensar em como fazer esses 11 cara.....
oof... mãos a massa. Força pessoas!
Desafio #48
soma = 0
cont = 1
for n in range(1, 501, 2):
if n % 3 == 0:
soma += n
cont += 1
print(f'\033[1;35mA soma dos {cont} valores solicitados é {soma}')
mano, seu codigo ta contando de 2 em 2 porquê? e pq tem um contador? não faz sentido, poderia me explicar?
s = 0
for x in range(1, 500):
if x % 3 == 0:
s += x
print(s)
só fico triste por uma coisa: não ter encontrado o Guanabara antes.
obrigada, prof!
10:00 Suicídio KKKKK Melhor prof q eu já vi man.. to aprendendo muito contigo
muito bom
Ja fiz curso de java eu tinha feito um basico de Python e agora estou inscrito no seu canal para me aprimorar em python tb, e olha Ganabara esta é a melhor explicação do comando 'for' que ja vi parabens pelo metodo e obrigado por disponibilizar este excelente curso
Queria da meu relato em 2022 iniciei o curso de HTML e CSS sem nunca te visto nada sobre. Hoje tô iniciando a faculdade de análise desenvolvimento de sistema, estamos estudando python, obrigado Guanabara, vc ajudou a direcionar um rumo a minha vida
caramba to fazendo a mesma facul e estamos vendo c++
@@lucasdasilva8905 depende da faculdade lucas, tem faculdade que tem os mesmos cursos mais as linguas de programações são diferentes
eu por exemplo, estudo engenharia de software e estamos vendo python e etc
Ex052: Minha lógica.
num = int(input('Digite um número inteiro qualquer: '))
cont = 0
for c in range(1,num+1):
if num % c == 0:
cont += 1
if cont == 2:
print('O número {} é Prímo'.format(num))
else:
print('O número {} Não é Prímo'.format(num))
o número 2 é primo sim!
Pedro Esquerdo, desculpa, você está certo
só esqueceu de considerar os números negativos
import sys
n = int(input('digite um número '))
for i in range(1,n-1):
if n%(n-i) == 0:
print("{} não é primo".format(n))
sys.exit()
print("{} é primo".format(n))
"O fim acontece uma vez só." GUANABARA, 2017.
Exercicio 53:
a = str(input('Digite uma frase: '))
a1 = ((a.split())[0:])
a2 = (''.join(a1))
if a2 == (a2[::-1]):
print('{} é um palindromo!'.format(a))
else:
print('( {} )não é a mesma coisa ao contrario ( {} ) então não é um palindromo.'.format(a2, (a2[::-1])))
mas n tem q usar o for?
Parabéns pelas aulas Guanabara, você está sendo um grande professor para mim, e certamente para todos aqui. Que Y-H-W-H (Deus, nome original, e tb em nosso DNA) te abençoe.
Professor elevou no nível com esses 11 exercícios. Tenho certeza que me farão um programador melhor. Segue eles:
DESAFIO 46:Faça um programa que mostre na tela uma contagem regressiva para o estouro de fogos de artifício, indo de 10 até o 0, com uma pausa de 1 segundo entre eles.
DESAFIO 47:Crie um programa que mostre na tela todos os números pares que estão no intervalo entre 1 e 50.
DESAFIO 48:Faça um programa que calcule a soma entre todos os números ímpares que são múltiplos de três e que se encontram no intervalor de 1 até 500.
DESAFIO 49:Refaça o desafio 9 mostrando a tabuada de um número que o usuário escolher, só que agora utilizando um laço for.
DESAFIO 50:Desenvolva um programa que leia seis números inteiros e mostre a soma apenas daqueles que forem pares. Se o valor for impar, desconsidere-o.
DESAFIO 51:Desenvolva um programa que leia o primeiro termo e a razão de uma PA. No final, mostre os 10 primeiros termos dessa progressão.
DESAFIO 52:Faça um programa que leia um número inteiro e diga se ele é ou não um número primo.
DESAFIO 53:Crie um programa que leia uma frase qualquer e diga se ela é um palíndromo, desconsiderando os espaços.
DESAFIO 54:Crie um programa que leia o ano de nascimento de sete pessoas. No final, mostre quantas pessoas ainda não atingiram a maioridade e quantas já são maiores.
DESAFIO 55:Faça um programa que leia o peso de cinco pessoas. No final, mostre qual foi o maior e o menor peso lidos.
DESAFIO 56:Desenvolva um programa que leia o nome, idade e sexo de 4 pessoas. No final do programa, mostre:
- a média de idade do grupo
- Qual é o nome do homem mais velho
- Quantas mulheres tem menos de 20 anos
Pessoal, tenho uma dúvida... É normal que ao chegar nesse ponto do curso (Laços de Repetição) um aluno iniciante dê uma travada ? Estou no meio de uma crise de frustração, pq consegui completar somente 2 desafios dessa lista de 10, o resto eu não consegui de jeito nenhum e a lógica mesmo vendo a resolução não entra na minha cabeça. Vou assistir a aula inteira dnv e anotar tudo novamente. (Espero voltar aqui num futuro próximo e criar um edit falando que eu finalmente entendi...)
Cara é super normal, aqui vai algumas dicas para vc que me ajudaram:
Não tente buscar entender a lógica dos códigos de uma vez, vai assimilando e compreendendo de pouco em pouco, fragmente a lógica dos exercicios em varios passos mais simples, ai vc vai fazendo de pouquinho em pouquinho, dessa forma a lógica vai entrando na sua mente.
Não tente fazer o código todo de uma só vez, vai fazendo em partes, e vai testando, passo a passo.
Tente imaginar antes de programar , tudo que vc vai precisar fazer e utilizar para resolver o problema, quais funções vc terá que utilizar? quais passos são chave para a resolução? qual metodo vc vai usar?Quantas variaveis?etc...
Não tente fazer códigos lindos e cheios de detalhes ou super abrangentes, tente fazer o mais simples possivel e que atenda a resolução do problema, depois vc vai implementando melhorias.
ultima dica: pratique muitoooooo, mas muito mesmo, pesquise sobre as funções que vc tem duvida, vai mexendo vai testando, só assim as coisas vão começar a clarear pra vc, grande abraço e bons estudos.
@@emanuelsena6434 Muito obrigado!
Continue treinando, anote os exercícios que você não conseguiu fazer e daqui a um tempo quando estiver mais confortável com a linguagem tente fazer eles novamente.
Você vai sentir que se tornou fácil, vai perceber a sua evolução e vai ficar motivado a continuar.
Já faz um mês desde o seu comentário, talvez você já tenha até atingido o momento que eu descrevi.
normal man kkkkkk relaxa kkkkkk estuda de novo faz uns testes vc sozinho uma hora sai
Amigo, sou Gestor de TI e tive engenharia de software na grade, então aprender pra mim pode ser mais fácil. Estou nessa mesma fase que você, porém já uso for e while nos meus programas. Sugiro você usar o ChatGPT para te auxiliar. A AI está acelerando meu processo de aprendizagem!
'''No momento do laço é quando o aluno começa a se perder...'' Cá estou eu, assistindo a aula pela 5ª vez
Epa mn kkkkk bora estuda junto?
vamo veinho
Skksk eu tbm 😔✋
@@zpattymnz2794 me adiciona aí +55 65 93360756
@@anonymus851 Tem vaga? kkkkkk
Eu não utilizei o comando 'for' no exercício 53 e ele até rola bem, aqui está o que fiz:
f = str(input('Coloca aqui uma frase(não coloques pontuação nem acentuação): '))
f1 = (f.lower()).split()
f2 = ''.join(f1)
if f2 == f2[::-1]:
print('Essa frase é um palíndromo.')
else:
print('Essa frase não é um palíndromo.')
O exercicio 47 fiz de duas formas
from time import sleep
for i in range(0, 50, 2):
print(i+2)
sleep(1)
for i in range(50, 0, -2):
print(i)
sleep(1)
exercicio 049
n = int(input("Entre um valor:"))
for i in range(0, 11):
print(f'{n} x {i} = {n * i}')
Exercicio 48:
r = 0
for c in range (3, 500, 3):
if ( c % 2 ) == 1:
r = (r + c)
print (c)
print('a soma de todos os numeros impar mutiplicos de 3, de 1 a 500, é {}'.format(r))
c % 2 teria que ser igual a 0
Ou c // 3 == 1:(divisão inteira representado por // ).
@@helenasouza5040 Na verdade não, para calcular impar o resto de c % 2 tem que ser igual a 1 (porque não resultaria numero inteiro)
alguém aí assistindo em Junho/2020 ??? deixe um like!
EU!
@@alamjose8605 vamos nessa...
Eu haha
euuuuu, mas ja estamos em julho. to amando esse curso!!!
@@camilad6620 Dois Camilaaa!
Alguns desafios estão ficando bem difíceis, tive que olhar na internet pra entender como faz.
Mas consegui fazer todos eles
Desafio 46 (cara, esse foi muito dahora kkkkkkkk, foi bem simples tbm)
import time
for count in range(0, 10):
print(count)
time.sleep(1)
print('BOOM!')
Desafio 47
for count in range(0, 50, 2):
print(count)
Desafio 48 (eu não consegui fazer esse exercício no mesmo dia que vi essa aula, mas hoje [outro dia] eu consegui, achei muito fácil...)
count = 0
for c in range(1, 501):
if c % 2 != 0 and c % 3 == 0:
count += c
print(f'A soma de todos os números ímpares de 0 a 500 é {count}.')
Desafio 49
num = int(input('Digite um número que você queira ver a tabuada: '))
for seq in range(1, 11):
print(f'{num} x {seq} = {num * seq}')
Desafio 50
eu não entendi como eu consegui, mas deu certo
edit: aparentemente eu tinha colocado no código "for seq in range(6)" e isso tava causando um erro no cálculo, quando coloquei "for seq in range(1, 7)" isso corrigiu o cálculo. Por que? Eu não sei
soma = 0
for seq in range(1, 7):
num = int(input('Digite um número: '))
soma += num if num % 2 == 0 else 0
print(soma)
Desafio 51
num = int(input('Digite o número: '))
max0 = int(input('Digite até onde vai a PA: '))
raz = int(input('Digite a razão: '))
for pa in range(num - 1, max0, raz):
print(pa)
Desafio 51 (só não consegui que o código reconhecesse que o 2 é um número primo, de resto tá funcionando direitinho)
num = int(input('Digite um número: '))
if num % num == 0 and num % 1 == 0 and num % 2 != 0 and num % 3 != 0:
print('Este é um número primo.')
else:
print('Este não é um número primo.')
Desafio 53
word: str = input()
if word == word[::-1]:
print('É um palíndromo.')
else:
print('Não é um palíndromo.')
Desafio 54
import datetime
count = 0
for c in range(1, 8):
age = int(input('Digite a ano de nascimento: '))
year = datetime.date.today().year
if year - age >= 18:
count += 1
print(f'{count} pessoas são maiores de idade.')
Desafio 55
weight = []
for p in range(1, 6):
peso = float(input(f'Digite o peso da {p}ª pessoa: '))
weight += [peso]
print(f'O maior peso é {max(weight)}kg e o menor é {min(weight)}kg.')
Desafio 56
from humanize import ordinal
maior = 0
oldest = 0
media = 0
fcount = 0
for c in range(1, 5):
gender = str(input(f'What is the gender of the {ordinal(c)} person?
(Type M for Male or F for female)
')).lower()
name = str(input(f'What is the name of the {ordinal(c)} person? '))
age = int(input(f'What is the age of the {ordinal(c)} person? '))
media += age / 4
if gender == 'm' and age > maior:
oldest = name
maior = age
if gender == 'f' and age
Exercício - 49
num = int(input('Introduza um número inteiro:'))
for c in range(1, 11):
resultado = num * c
print('{} * {} = {}'.format(num, c, resultado))
print('FIM DA TABUADA')
Gustavo Guanabara, o cara que sabe explicar. Sem explicação. Continua assim.
Já que o tema dos exemplo foi Minecraft, aqui meu exercício também:
Ele basicamente vai ate a "camada" 15 e no final soma quantos itens ele pegou.
from random import randint
ouroColetado = 0
ferroColetado = 0
diamanteColetado = 0
for mineracao in range(0, 15):
diamante = randint(1,17)
ferro = randint(0,5)
ouro = randint(0,10)
if ferro >= 2:
ferroColetado = ferroColetado + 1
if ouro >= 6:
ouroColetado = ouroColetado + 1
if diamante >= 12:
diamanteColetado = diamanteColetado + 1
print(f'No fim da mineração peguei os seguintes itens: {ferroColetado} ferros, {ouroColetado} ouros e {diamanteColetado} diamantes')
quem ta asistindo em 2020 da like
n
ALGUEM APRENDENDO EM NOVEMBRO DE 2019? Chega mais!
salve!, to procurando um colega de estudos, to no mundo dois de python, na estrutura for, se quiser trocar umas idéias responde ae!
eu
@@lemaochaveiro8804 Só entrar nesse discord e chamar mano
@@OFiLa1 qual discord xd
@@prey8235 discord.gg/qGApKru
Aprendendo em Junho de 2020, na quarentena, e não vou desistir!!! É só o começo...
@Jin Nascimento tem algum grupo?
@Jin Nascimento te chamei la, tem um grupo no teleegram