Sou professora a muitos anos. Amei!! Como professores devemos buscar métodos de nos auxiliem no nosso trabalho. Não temos que buscar quem é certo, mas fazer o melhor como profissional da área.
Muito importante fazer esse movimento de reflexão. É de um cuido muito grande com a aprendizagem do aluno. O faz de fato ter que refletir. Muito engrandecedora essa aula, gostei muito, assisti duas vezes. Obrigada.
O alfabeto móvel é um recurso importante para a criança que ainda não se apropriou do Sistema de Escrita Alfabética (SEA). Seu uso, especialmente em duplas ou trios, potencializa a aprendizagem da escrita e da leitura do que se escreveu, possibilitando o reconhecimento das letras, o registro das palavras e reflexão sobre quantas e quais letras utilizar para escrevê-las. Possibilita também a socialização de conhecimento entre os próprios alunos, pois podem, juntos, pensar em qual a melhor maneira de escrever uma palavra.
Adorei. Isso sim é ensino e aprendizado. As crianças necessitam desse estímulo, formas de aprendizagem. Tem crianças que chegam ao 3 ano do fundamental silabico alfabético, principalmente alunos de escola pública. Adoto esse método de ensino, porque se fosse o meu filho que estivesse no 1° ano do fundamental e tivesse tendo esse projetos de leitura com todo esse empenho, ficaria muito feliz. Porque se eu estou incentivando meu filho em casa , então eu quero que a escola faça o mesmo. Sou professora e fiquei super satisfeita com seu vídeo. Parabéns!
Independente se eu concordo com tudo ou não...o importante é estarmos em constante evolução. Aliás, percebi sutilmente que o projeto é bastante influenciado por várias teóricos. Boa iniciativa.
È incrível que para as pessoas nada está bom, olha o método da cartilha foi bom mas em outros tempos, creio que não devemos julgar método algum por que cada um contribuiu de alguma forma em sua devida época, hoje os tempos são outros, existem muitas novas tecnologias e muitos jeitos de ensinar, na minha opinião a professora está de parabéns, ela me lembrou um educador muito conhecido como Paulo freire, e também alguns mais atuais como Emília ferreiro e Ana teberosky, o trabalho que ela fez foi óbvio mas genial, destacou os níveis de aprendizagem das crianças para se dar a devida atividade sem perca de tempo, atividades para crianças pré-silábicas, silábicas e alfabetizadas essa compreenção do professor descobrir o nível do seu aluno é super importante parabéns.
Organizar isso tudo sozinha e muito difícil. A ideia é boa. Mas até organizar e fazer eles entenderem que tem q ficar sentado fazendo vai uma aula toda . Seria ótimo uma turma reduzida ou um auxiliar na sala. Pq os alunos n Sã o comportados assim num dia normal.
@@Melissareis238 Sim, uma realidade que não temos. Não há professor auxiliar e nem estagiário em número suficiente para atender a demanda. E dependendo do número de inclusão na escola, os estagiários são alocados para estas salas. Está mesma atividade com uma inclusão na sala, sem ajuda de outro adulto, não seria possível.
Deixar as crianças perdendo tanto tempo com criação de hipóteses é um absurdo, eu acredito em uma alfabetização orientada, a construção da escrita deve ser um caminho seguro com informações corretas, primeiro você ensina depois pede para ele fazer. Como pedir para escrever sem ensinar primeiro as bases da alfabetização. é angustiante deixar as crianças tentando produzir sem fazer direito como fazer. As orientações da BNCC sobre como alfabetizar é perfeito.
Parabéns à professora Beatriz Gouveia pela intervenção e trabalho. Sou linguista e atualmente pesquisador em Educação na UFPR de Vigotski e Bronfenbrenner, com foco nas relações interpessoais para o desenvolvimento humano. A ZDP é um ponto relevante da teoria para a prática pedagógica. Abraços, Prof. Adolfo Hickmann E-mail: hickmannadolfo@gmail.com
Clesio Matos. tem .. a minha turma de 3° ano... É so conversar e combinar algumas coisas desde o início e eles irão lembrar e praticar... nao é fácil. . mas existe..
Também verifiquei uma visão muito distorcida de ensino pra crianças nessa faixa etária...não gostaria de uma professora assim pra minha filha...as crianças nem prestam atenção....🧐
O prazer é o que todos buscamos. Atividades ludicas pode tb ter uma apresentação seria e com vocabulário linguístico rico. Não confunda atividade ludica com comportamento de 'animador de palco' para o professor.
É muito interessante. Trabalhou de formas diferentes segundo cada nível de aprendizado em cima do mesmo tema, uma verdadeira inclusão. Mas, não quero criticar, pois, em tudo que se faz para melhorar a educação é crescimento para nós como profissionais . Por isso parabenizo, mas há uma grande diferença entre aplicar um estudo com a sala pronta pra filmar e a realidade de acompanhamento diário, com uma grade tão extensa de conteúdos que precisam ser cobertas durante o ano letivo, com crianças especiais, passeios e eventos infindáveis e ainda sem um auxiliar em sala. Digo do ponto de vista da escola particular onde comumente é assim.
Olá :) Para mais conteúdos de alfabetização, acesse: bit.ly/2EPrJjm Recomendamos que você também visite nosso site e veja materiais exclusivos sobre esse e outros assuntos: novaescola.org.br Obrigado.
Excelente . Gostei muito da estratégia . É possível para aqueles que amam ensinar e querem ser produtivos . As crianças merecem essa dinâmica forma de ensinar.
Para uma conclusão de uma resposta e que seja válida, é preciso um trabalho continuo e não somente uma visita com algumas intervenções. Acredito em um trabalho intencionalizado com os pequenos.
Esse método funciona sim. Instiga o raciocínio em detrimento do método "decoreba", que limita o aprendizado. Quem ensina precisa pensar que entre seus alunos pode haver crianças com déficit de atenção, por exemplo, e esse pode ser uma atividade que prenda a atenção. Precisamos ensinar nossos alunos a refletir sobre seus erros desde cedo, assim não precisaremos apontar o erro ao adulto.
Atividade em si foi positiva, gostaria de saber se é possível haver uma intervenção do mestre em os alunos o uso adequada da forma da letra, vejo que existe grandes dúvidas ao uso das letras cursiva. Qual seria a série da criança que deve usar as letras cursiva?
Este, definitivamente é o método que afundou o ensino/aprendizado no Brasil. Isso sem dizer que é um absurdo as crianças ficarem EM HIPÓTESES de escrita. A alfabetização deve ser pautada por um trabalho de desenvolvimento das habilidades fonológicas.
Excelente reportagem, em meu canal tenho vídeos sobre a necessidade de aplica uma mesma atividade com desafios diferentes, isso ainda é um grande desafio para boa parte dos professores.
Complicaram demais ,todos aprenderam com a cartilha,formaram médicos, advogados,engenheiros ,com a tão famosa cartilha, estão tratando crianças como se fossem adultos...uma cobrança muito grande para os pequenos!!!
Você é quem subestima as crianças em suas capacidades. E as pessoas 'formadas' de hoje, pelas discussões online, carecem de habilidades básicas de compreensão textual e de mundo. Essa fórmula está ultrapassada por um motivo. E QUEM "COMPLICOU" AS COISAS O FEZ APÓS ANOS DE ESTUDOS E PRÁTICAS, SÃO PESSOAS DA ÁREA. sEU comentário é semelhante a alguém criticar uma cirurgia no coração de hoje dizendo que complicaram demais as cirurgias, que antigamente se utilizava sangria sem ter nenhuma formação médica pra vir dar o pitaco.
Pense se a ludicidade constante seria vantajoso no tipo de atividade que foi realizada. Sem o uso de um rico repertório linguístico, como a criança irá saber produzir textos ou compreender a leitura ? devemos tomar cuidado com as palavras para que não deixemos as crianças confusas, mas não podemos deixar de apresentar as palavras por medo de não compreenderem. Afinal estão na escola para enriquecer o repertório Cultural e linguístico, não para sair como entraram.
O prazer é o que todos buscamos. Atividades ludicas pode tb ter uma apresentação seria e com vocabulário linguístico rico. Não confunda atividade ludica com comportamento de 'animador de palco' para o professor.
Sou professora a muitos anos. Amei!! Como professores devemos buscar métodos de nos auxiliem no nosso trabalho. Não temos que buscar quem é certo, mas fazer o melhor como profissional da área.
Gostei muito, essa forma de trabalhar com pequenos grupos, quanta riqueza e dedicação que um Docente faz ao interagir para com seus alunos!.
Muito importante fazer esse movimento de reflexão. É de um cuido muito grande com a aprendizagem do aluno. O faz de fato ter que refletir. Muito engrandecedora essa aula, gostei muito, assisti duas vezes. Obrigada.
O alfabeto móvel é um recurso importante
para a criança que ainda não se apropriou do
Sistema de Escrita Alfabética (SEA). Seu uso,
especialmente em duplas ou trios, potencializa
a aprendizagem da escrita e da leitura do que
se escreveu, possibilitando o reconhecimento
das letras, o registro das palavras e reflexão
sobre quantas e quais letras utilizar para
escrevê-las. Possibilita também a socialização
de conhecimento entre os próprios alunos,
pois podem, juntos, pensar em qual a melhor
maneira de escrever uma palavra.
Muito interessante ver as práticas e as experiências exitosas nas atividades do gênero poesia.
Desafios muito bom.
Amei!!!! Acrescentou ainda mais sobre o que tenho estudado e acreditado! Amo essa fase da alfabetização! :D
Mécia Costa Dias eu n
Adorei. Isso sim é ensino e aprendizado. As crianças necessitam desse estímulo, formas de aprendizagem. Tem crianças que chegam ao 3 ano do fundamental silabico alfabético, principalmente alunos de escola pública. Adoto esse método de ensino, porque se fosse o meu filho que estivesse no 1° ano do fundamental e tivesse tendo esse projetos de leitura com todo esse empenho, ficaria muito feliz. Porque se eu estou incentivando meu filho em casa , então eu quero que a escola faça o mesmo.
Sou professora e fiquei super satisfeita com seu vídeo. Parabéns!
Independente se eu concordo com tudo ou não...o importante é estarmos em constante evolução.
Aliás, percebi sutilmente que o projeto é bastante influenciado por várias teóricos.
Boa iniciativa.
È incrível que para as pessoas nada está bom, olha o método da cartilha foi bom mas em outros tempos, creio que não devemos julgar método algum por que cada um contribuiu de alguma forma em sua devida época, hoje os tempos são outros, existem muitas novas tecnologias e muitos jeitos de ensinar, na minha opinião a professora está de parabéns, ela me lembrou um educador muito conhecido como Paulo freire, e também alguns mais atuais como Emília ferreiro e Ana teberosky, o trabalho que ela fez foi óbvio mas genial, destacou os níveis de aprendizagem das crianças para se dar a devida atividade sem perca de tempo, atividades para crianças pré-silábicas, silábicas e alfabetizadas essa compreenção do professor descobrir o nível do seu aluno é super importante parabéns.
Organizar isso tudo sozinha e muito difícil. A ideia é boa. Mas até organizar e fazer eles entenderem que tem q ficar sentado fazendo vai uma aula toda . Seria ótimo uma turma reduzida ou um auxiliar na sala. Pq os alunos n Sã o comportados assim num dia normal.
Concordo! No entanto ela não está sozinha e tem outras pessoas auxiliando ela.
Exatamente!
@@Melissareis238 Sim, uma realidade que não temos. Não há professor auxiliar e nem estagiário em número suficiente para atender a demanda. E dependendo do número de inclusão na escola, os estagiários são alocados para estas salas. Está mesma atividade com uma inclusão na sala, sem ajuda de outro adulto, não seria possível.
Exatamente. Podemos levar dias. Pode transformar em uma sequência.
Gostei da proposta, já utilizo no fortalecimento de aprendizagens!
Excelente intervenção!!! Trabalho minucioso e individual com cada grupo de alunos para que eles avancem
Gostaria de ver essa dinâmica feita na rede pública, seria uma visão mais real do nosso país.
Foi feito em uma EMEF
Deixar as crianças perdendo tanto tempo com criação de hipóteses é um absurdo, eu acredito em uma alfabetização orientada, a construção da escrita deve ser um caminho seguro com informações corretas, primeiro você ensina depois pede para ele fazer. Como pedir para escrever sem ensinar primeiro as bases da alfabetização. é angustiante deixar as crianças tentando produzir sem fazer direito como fazer. As orientações da BNCC sobre como alfabetizar é perfeito.
Parabéns à professora Beatriz Gouveia pela intervenção e trabalho.
Sou linguista e atualmente pesquisador em Educação na UFPR de Vigotski e Bronfenbrenner, com foco nas relações interpessoais para o desenvolvimento humano. A ZDP é um ponto relevante da teoria para a prática pedagógica.
Abraços,
Prof. Adolfo Hickmann
E-mail: hickmannadolfo@gmail.com
Adolfo Hickmann muito formal pra uma classe tão infantil.
Muito importante essas informações
Onde tem essas crianças tão bem comportadas na rede pública? rs
De fato na Rede pública a realidade é outra...
Clesio Matos. tem .. a minha turma de 3° ano... É so conversar e combinar algumas coisas desde o início e eles irão lembrar e praticar... nao é fácil. . mas existe..
essa escola não é pública?
Acredito que o prof deve ter domínio de classe....
Eu conheço várias salas de aula na escola pública com alunos assim, comportados, depende do professor
Ela está dando aula pra crianças ou pra alunos da faculdade?????
Também verifiquei uma visão muito distorcida de ensino pra crianças nessa faixa etária...não gostaria de uma professora assim pra minha filha...as crianças nem prestam atenção....🧐
Foi muito bom assistir e refletir acerca da leitura e da escrita
O prazer é o que todos buscamos. Atividades ludicas pode tb ter uma apresentação seria e com vocabulário linguístico rico. Não confunda atividade ludica com comportamento de 'animador de palco' para o professor.
É muito interessante. Trabalhou de formas diferentes segundo cada nível de aprendizado em cima do mesmo tema, uma verdadeira inclusão. Mas, não quero criticar, pois, em tudo que se faz para melhorar a educação é crescimento para nós como profissionais . Por isso parabenizo, mas há uma grande diferença entre aplicar um estudo com a sala pronta pra filmar e a realidade de acompanhamento diário, com uma grade tão extensa de conteúdos que precisam ser cobertas durante o ano letivo, com crianças especiais, passeios e eventos infindáveis e ainda sem um auxiliar em sala. Digo do ponto de vista da escola particular onde comumente é assim.
vc é professora porque eu amei 😀😀😀😄😄😄😄😇😇😇😇😇😇😇
AMEI O CURSO ESTOU ESTUDANDO AINDA MAIS GOSTEI MUITO......
Gostaria de ver mais sobre intervenção pedagogica na alfabetizacao
Olá :)
Para mais conteúdos de alfabetização, acesse: bit.ly/2EPrJjm
Recomendamos que você também visite nosso site e veja materiais exclusivos sobre esse e outros assuntos: novaescola.org.br
Obrigado.
Excelente .
Gostei muito da estratégia .
É possível para aqueles que amam ensinar e querem ser produtivos .
As crianças merecem essa dinâmica forma de ensinar.
Amei , parabéns!!!!
Gostei da aula.
Trabalho em escola pública, e tenho certeza que assim como a minha existem outras escolas que possuem uma disciplina desse modelo.
Essa atividade vai ajudar as crianças em muitas coisas
Para uma conclusão de uma resposta e que seja válida, é preciso um trabalho continuo e não somente uma visita com algumas intervenções. Acredito em um trabalho intencionalizado com os pequenos.
Gostei muito, as intervenções são ótimas. 👍
Parabéns linda,(😘😘) lindahhhhhhh
Esse método funciona sim. Instiga o raciocínio em detrimento do método "decoreba", que limita o aprendizado. Quem ensina precisa pensar que entre seus alunos pode haver crianças com déficit de atenção, por exemplo, e esse pode ser uma atividade que prenda a atenção. Precisamos ensinar nossos alunos a refletir sobre seus erros desde cedo, assim não precisaremos apontar o erro ao adulto.
E muito bom da aula pra O primeiro ano
Amei, parabém pela elaboração deste projeto
Adorei,👏👏👏
Adorei Beatriz
Muito, muito bom!!!
Meu Jesus MTA responsabilidade pros pequeninos
Gostei das intervenções , mas a realidade é outra , comportamento , déficit de atenção ...entre outras coisas principalmente numa rede publica
Queria saber se o letramento é o processo de aprendizado do uso da tecnologia da língua escrita?
Letramento é leitura e escrita para as práticas sociais
Atividade em si foi positiva, gostaria de saber se é possível haver uma intervenção do mestre em os alunos o uso adequada da forma da letra, vejo que existe grandes dúvidas ao uso das letras cursiva. Qual seria a série da criança que deve usar as letras cursiva?
Palavra solicitada foi "deixa" e, com a intervenção, a criança escolheu somente o "A". Ficou assim?
Parabéns
Amei SUA aula
Este, definitivamente é o método que afundou o ensino/aprendizado no Brasil. Isso sem dizer que é um absurdo as crianças ficarem EM HIPÓTESES de escrita.
A alfabetização deve ser pautada por um trabalho de desenvolvimento das habilidades fonológicas.
Parabéns! muito bom
Muito bom
E o jacaré chorando
Muito bom!
Excelente reportagem, em meu canal tenho vídeos sobre a necessidade de aplica uma mesma atividade com desafios diferentes, isso ainda é um grande desafio para boa parte dos professores.
Meu desenho de leitura e desenhos preferidos aí
Muito Bom!!!
Amei. Esse método pode ser usado em qualquer faixa etária
Nunca trabalhei com essa serie .Esse ano é esta sendo a primeira vez.E minha turminha tem CRIANÇAS q ler a outras q não tem coordenação motora.
EXCELENTE MUITO BOM
OBRIGADA
Muito bem que legal 👍 parabéns que linda ❤ professora 🌷👍
A revisão ortográfica tem que estar presente!
Fantastisches Video
Complicaram demais ,todos aprenderam com a cartilha,formaram médicos, advogados,engenheiros ,com a tão famosa cartilha, estão tratando crianças como se fossem adultos...uma cobrança muito grande para os pequenos!!!
Você é quem subestima as crianças em suas capacidades. E as pessoas 'formadas' de hoje, pelas discussões online, carecem de habilidades básicas de compreensão textual e de mundo. Essa fórmula está ultrapassada por um motivo. E QUEM "COMPLICOU" AS COISAS O FEZ APÓS ANOS DE ESTUDOS E PRÁTICAS, SÃO PESSOAS DA ÁREA. sEU comentário é semelhante a alguém criticar uma cirurgia no coração de hoje dizendo que complicaram demais as cirurgias, que antigamente se utilizava sangria sem ter nenhuma formação médica pra vir dar o pitaco.
Muito bom.
Eu estudo no segundo ano chapinha e eu estudo no segundo
moito bom
Muito entediante...Prof parece tá falando com professores e pra filmagem....ela deveria ser mais simples e mais lúdica.
Pense se a ludicidade constante seria vantajoso no tipo de atividade que foi realizada. Sem o uso de um rico repertório linguístico, como a criança irá saber produzir textos ou compreender a leitura ? devemos tomar cuidado com as palavras para que não deixemos as crianças confusas, mas não podemos deixar de apresentar as palavras por medo de não compreenderem. Afinal estão na escola para enriquecer o repertório Cultural e linguístico, não para sair como entraram.
boa observação. ...
Boa
se fosse fácil assim era bom
Gilliane Silva como fazer tarefa de casa
805 AULa
Bom dia professora nome é Bia professora
notei que na lista tem apenas 20 crianças. 😮Esse vídeo ja tem 7 anos😂
Por favor tem como me ensinar eu aprender a ler não consigo
Se puder tá me enviando
Desculpa para não saber explicar mas o meu sonho é aprender
Oi. A. Emilly. TAI
Eu vou. A. I. Bokaela
AIAEIAEA
O E CACHORRO 🐕
ioeiao
Vou
Achei muito " puxado" em especial à realidade de cada criança.
Kelly Barbosa
teresinha
Bando de horrível Zap Lanches chatos rotas
Minha escolakkk
O prazer é o que todos buscamos. Atividades ludicas pode tb ter uma apresentação seria e com vocabulário linguístico rico. Não confunda atividade ludica com comportamento de 'animador de palco' para o professor.