2:37 Essa questão de ler o livro e estar ciente do contexto em que o mesmo foi escrito,é fantástico. Realmente dá um ar totalmente diferente pra leitura,tornando-a mais fluída, racional e divertida!
Oi André! Te encontrar aqui no youtube foi uma surpresa agradável. Alguém que fala de literatura com tão grande propriedade me passa a certeza de que os livros nos ajudam a ler o mundo. Dito isso, tomo a liberdade de lhe indicar alguns livros que acredito que vão lhe interessar, isto é, se você ainda não os conhecer. CONTOS DE KOLIMÁ - VARLAM CHALÁMOV - Editora 34 .São 6 volumes que narram a vida dos deportados nos campos de trabalho na Sibéria. E uma pergunta, você conhece o manual COMO LER LIVROS - Guia clássico para a leitura inteligente - de Mortimer J. Adler & Charles Van Doren - É Realizações Editora?
Indicações de filmes Stalker (1979): Um dos filmes mais atmosféricos e esteticamente belos que já vi. Come and See (1985): Um pesado filme de guerra sobre a invasão nazista na Bielorrússia. O Sétimo Selo (1957): Um retrato sobre a morte e o significado da vida. É uma obra-prima máxima.
Desses já vi Come and See e o Sétimo selo e assino em baixo do que você disse. Não vejo a hora de começar a ver Tarkovsky. Obrigado pelas recomendações. Abraços!
@@andredias6 Quando começar a ver Tarkovsky, recomendo dar uma leitura nos livros da editora Kinoruss: "Andrei Tarkóvski 90 anos" e o "Panorama Tarkóvski", muito bom para entender a sua obra.
Essa parte de O Idiota que o Michkin fala sobre o condenado a morte é de arrepiar!!! Será que foi assim que o Dostoiévski se sentiu? Eu amo esse livro demais demais demais
Como sempre, o cara lendo somente a nata da literatura. Parabéns, meu caro! Esse mês eu comecei a coletânia completa de contos do Tolstói, e meu amigo, um conto mais maravilhoso do que o outro, tolstói era um grande contista. Outras leituras paralelas são: O morro dos ventos uivantes, Dom Casmurro e Butchers Crossing, todos grandes livros, o último é um faroeste tão bem escrito que da vontade de chorar, e, sobre Machado, não há nem o que comentar, simplesmente um gênio absoluto. Sobre filmes, já que você gostou de O homem de palha, eu recomendo o recente Midsommar, que foi totalmente inspirado nele. Esse mês eu vi: Pixote, do Babenco, filme bem cru e triste. E andei vendo os filmes de samurai do Kurosawa, o cara era um Deus do cinema, cada frame parece uma pintura, além de ser emocionante e até divertido em vários momentos, recomendo demais esse diretor. Falando do Bergman, eu recomendo O sétimo selo, é um filme diferente da filmografia dele, mas é fascinante. Persona também é muito bom, mas vai de mente BEM aberta.
Tolstói está entre os maiores de toda a história. Quero muito adquirir seus contos completos, li poucos e os achei belíssimos. O morro dos ventos uivantes de fato é incrível - Heathcliff me marcou muito. Preciso voltar ao Machado, o li quando ainda era muito imaturo. Assisti Midsommar, mas, na minha opinião, o homem de palha é superior. Não gostei muito das personagens. Do Kurosawa só assisti 'Ran', preciso ver mais. Sétimo selo é incrível. Vou tentar ver Persona ainda esse mês e conto num próximo vídeo. Ainda estou começando no cinema e tenho muitos clássicos pela frente hahaha Obrigado pelo comentário.
Grandes leituras. Ainda me faltam os dois últimos volumes da biografia do Dostoévski para fazer a leitura completa no futuro. Deixo aqui um filme como recomendação: Quo Vadis, Aida? (2020). E uma leitura: O Alienista de Machado de Assis.
Ótimas dicas literárias e cinematográficas. Parabéns pelo canal e pelo ótimo gosto literário. Os Contos de Dostoiévski pela Editora 34 são excelentes. Doutor Fausto de Thomas Mann. Aforismos para a sabedoria de vida de Arthur Schopenhauer, Cartas a Lucílio de Sêneca. Confissões de Santo Agostinho entre outros grandes livros. E Claro a biografia de Dante e a própria DIVINA COMÉDIA. Abração caro André.😊
Confissões é realmente fantástico. Estou com uma edição belíssima das cartas a Lucíolo de Sêneca aqui, preciso lê-las com mais frequeência. Obrigado pelas recomendações - não vejo a hora de ler Thomas Mann.
Eu gostaria de ter foco e concentração para ler volumes como esses, eu até me interesso pelo conteúdo, mas minha atenção de furão não me permite ler uma página sem me distrair o que torna a leitura impossível, ainda que eu me esforce
Vídeo novo!❤ Obrigada pelos vídeos André! Você mim inspira muito a sempre cultivar esses hábito fascinante que é a leitura. Estou muito interessada em fatos históricos, como a nossa sociedade se desenvolveu,e os impactos que sofreu ao longo dessas grandes transformações. Poderia mim recomendar alguns livros e filmes,que correspondam a esse quesito? Abraços, e vida plena!🩶
Recomendo você pegar algum período ou acontecimento histórico que te interessa muito e se aprofundar nele por algum tempo. Espero fazer isso e, assim, compreender bem a história num geral. Outra abordagem é pegar uma história geral das civilizações. Pesquise sobre a de Will Durant. Abraços
Recomendaria "O grande Deus pã" para esse cenário bruxesco. Um excelente clássico do gênero (terror), escrito por Arthur Machen... Soaria como um passeio pontilhado pela figura do deus fauno (pã). E para espantar os cabelos (nem tanto rs), recomendaria "O nono portal" (filme), dirigido pelo grandíssimo Polanski. Inspirado no livro - O clube Dumas - que também dispensa comentários. Que os mortos cuidem de vocês... Um feliz Halloween a todos ⚰️🎃👻👽🏚️👹
Aproveitando mês do horror para indicar a mini série da HBO Sharp Objects, eu achei muito boa, uma das melhores atuações da Amy Adams também (inclusive achei a adaptação deles melhor que o livro você não aguenta até ver o final).
sugestão de leitura : elementos da filosofia de newton (voltaire),obra mt rica em epistemologia,teologia e na interação da ciência com diferentes aspectos socioculturais.
ahh também estou lendo "O idiota" esse mês, era leitura de 2025, mas fiquei ansiosa kkkk sobre a biografia do dostô não sabia" Já vai para o carrinho..
Olá, André. Tudo bem? Estou acompanhando seu canal. Parabéns pelos seus comentários sobre livros e filmes. Você demonstra ter muito conhecimento sobre as obras que comenta em seus vídeos. Explica suas impressões de maneira clara e objetiva. De Dostoiévisk, sugiro que você leia "Os Irmãos Karamazov" e, principalmente, "Os Demônios" o romance em que o autor mais explora o aspecto idelógico, no que se refere aos movimentos revolucionários na Rússia que vão culminar na revolução de 1917. Dos russos, também surgiro a leitura de obras de Ivan Turgueniev e Anton Checov. Desses autores, comece pelos contos que estão sendo publicados pela editora 34. A morte de Stalin" é adaptada de uma graphic novel que foi publicada no Brasil. Se você se interessa pelo assunto, acho que vale a pena adquirir essa hq. Acho que você também vai gostar de "Paris é uma festa". É um livro muito interessante, no qual Heminway relata de foma muito interessante sua formação como escritor e também sobre a "geração perdida" na Paris que estava em plena efervecência cultural. Para se ter uma ideia, nessa época, o autor teve contato com Salvador Dali, Gerturde Stain, Pablo Picasso, James Joyce e outros artistas importantes do século XX. Um abraço.
Obrigado pelo comentário Alessandro! Do Dostoiéviski, já li todas seus principais romances - se formos descontar o Adolescente. Li os Demônios esse ano e é fantástico. Na biografia do Frank mostra como os Soviéticos viram essa obra como uma profecia. Dosto tinha uma intuição que talvez só os profetas religiosos tiveram na história. O personagem de Piotr é um dos mais fascinantes que ja tive contato. Sugiro que você procure sobre o caso de Sergei Netchaev - crime que Dostoiévski teve como uma das suas fontes para o romance. Irmãos Karamazov li ano passado e preciso voltar a ele, com uma maior maturidade. Obra prima. Preciso ler Checov. Ainda não li nada dele. Na hora do vídeo me fugiu os nomes, mas no filme são citados essas figuras icônicas. Abraços!
Ótimo vídeo André. Sugiro que vc veja esses 2 filmes "A Fuga do Capitão Volkonogov" e "Child 44". O primeiro é um filme russo ambientado na URSS de 1938 quando o NKVD estava sendo liderado pelo Nikolay Yezhov: esse sujeito talvez tenha sido até pior que o Beria pois em um curto período de tempo ele coordenou o assassinato de 800 mil pessoas e enviou outras 1 milhão para os Gulags. O filme é fictício porem mostra de forma realista os métodos de tortura e execução sumária do NKVD, também mostra um pouco da paixão ideológica que os agentes tinham pela teoria idealista do (novo homem soviético). É melhor assisti-lo legendado pois a dublagem tira a atmosfera sombria do filme. O segundo filme é Britânico, logo no início eles mostam aquela cena épica e gloriosa do soldado soviético hasteando a bandeira no Reichstag depois de uma batalha encarniçada e frenética. Esse filme é baseado em um livro russo que conta uma história fictícia inspirada em um serial killer que realmente existiu na URSS.
Parabéns pelo bom gosto literário! É raro ver pessoas dos 18-25 anos cultivarem o hábito da leitura. Infelizmente encontrei apenas 1 pessoa em meu convívio que tenha lido Dostoiévski, lamentável. Já leu Balzac? Fica a recomendação. Bjos.
Infelizmente ainda não li balzac, mas com certeza lerei em breve. Gosto muito de Stendhal. Obrigado pelo comentário tão gentil! De fato poucas pessoas se preocupam em ler bons livros hoje em dia. Abraços
ótimas Leituras André, estou lendo Confissões de Santo Agostinho e alguns contos do Allan Poe em paralelo. Minha recomendação de filme é Silence (2016) que conta a história real da perseguição aos catolicos no japão durante o século 17.Abração e volte sempre!
Ja li O Idiota e fiquei me perguntando se não estava me vendo no Michikim e se eu e ele somos tolos os sabios ; para os outros sempre sou tolo também! Também ja assisti Morangos silvestres porque gosto de memorias ,sempre ha algo a se aprender com a experiência; achei Bergman muito pessimista e existencialista sartriano em todos seus filmes que vi , mas gostei muito de O setimo selo; não me saiu da cabeça o fato de o ator protagonista ter sucunbido na pandemia em 2020 como acontece no filme onde o cavaleiro tem uma surrealista e fascinante partida de xadrez com a morte,onde se discute mas que nunca o sentido da vida durante a peste negra . Recomendo o que estou vendo muito que sao adaptações de peças de Shakespeare para o cinema principalmente as tres de Sir Laurence Olivier que gosto de rever sempre. Ao lado de Dostoievski quem mais soube compreender tanto a alma humana? Com Ricardo III finalmente pude compreender o que foi a Guerra das rosas e o contexto histórico de uma época cujo feudalismo ja estava apodrecido pela corrupção e ganancia que marcou o fim da idade média e Ricardo III e a corrupção de ontem e hoje encarnada. As peças históricas de Shakespeare sao as melhores; me interresso pela idade média muito bem representada ali e em suas peças .Ha adaptações soviéticas de Dostoievski mas nunca tive chance de ver por ser longos demais, talvez um dia as veja !
Caramba, não sabia sobre a morte do ator de o Sétimo Selo. O Bergman realmente tem um existencialismo forte como influência. Vou buscar assistir algumas adaptações também. Ainda não estudei a idade média e com certeza minhas leituras de Shakespeare vão ganhar muito com isso. Li Henrique IV, mas sem o conhecimento histórico adequado. Abraços
Muito você estar lendo bastante Dostoiévski e a biografia dele. Gosto muito do Henry James, ele e o Charles Dickens são os 2 autores meus preferidos de língua inglesa. O Homem de Palha é um bom filme, o único problema é que nossa sociedade judaico-cristã vai sempre pintar as sociedades de religião pagã como más, degeneradas e cruéis.
Que rituais bizarros ocorriam é um fato, mas concordo com você. Temos vícios enormes na nossa sociedade de hoje e achamos mais fácil julgar os antigos como selvagens. “Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”
Estou (digo estou porque o filme é muito longo e assisto por partes) assistindo A Lista de Schindler; filme excelente que mostra como esse Schindler se tornou ex nazi. e tentou salvar os judeos. Outro que está na minha lista é: Nada de novo no front.
Eu sugiro começar por obras mais curtas, como "Noites Brancas" ou "Homem do Subsolo", ou alguns contos. Eu não segui nenhuma ordem cronológica de leitura.
Vou confessar algo. Vai parecer puritanismo da minha parte, mas evite falar expressões chulas. Causa um estranhamento em temas de Alta Literatura. É bobagem, eu sei, mas não pude deixar de comentar.
2:37
Essa questão de ler o livro e estar ciente do contexto em que o mesmo foi escrito,é fantástico.
Realmente dá um ar totalmente diferente pra leitura,tornando-a mais fluída, racional e divertida!
Concordo!
Que situação positiva, muito boa, ver um jovem lendo e incentivando a leitura! Parabéns!
Obrigado!
Oi André! Te encontrar aqui no youtube foi uma surpresa agradável. Alguém que fala de literatura com tão grande propriedade me passa a certeza de que os livros nos ajudam a ler o mundo. Dito isso, tomo a liberdade de lhe indicar alguns livros que acredito que vão lhe interessar, isto é, se você ainda não os conhecer.
CONTOS DE KOLIMÁ - VARLAM CHALÁMOV - Editora 34 .São 6 volumes que narram a vida dos deportados nos campos de trabalho na Sibéria.
E uma pergunta, você conhece o manual COMO LER LIVROS - Guia clássico para a leitura inteligente - de Mortimer J. Adler & Charles Van Doren - É Realizações Editora?
Indicações de filmes
Stalker (1979): Um dos filmes mais atmosféricos e esteticamente belos que já vi.
Come and See (1985): Um pesado filme de guerra sobre a invasão nazista na Bielorrússia.
O Sétimo Selo (1957): Um retrato sobre a morte e o significado da vida. É uma obra-prima máxima.
Desses já vi Come and See e o Sétimo selo e assino em baixo do que você disse.
Não vejo a hora de começar a ver Tarkovsky.
Obrigado pelas recomendações. Abraços!
@@andredias6 Quando começar a ver Tarkovsky, recomendo dar uma leitura nos livros da editora Kinoruss: "Andrei Tarkóvski 90 anos" e o "Panorama Tarkóvski", muito bom para entender a sua obra.
Mais outras, cara?? Me interesso muito por filme, esses parecem mt bons.
adorei o vídeo :-) estou lendo os irmãos Karamazov!
Essa parte de O Idiota que o Michkin fala sobre o condenado a morte é de arrepiar!!! Será que foi assim que o Dostoiévski se sentiu?
Eu amo esse livro demais demais demais
Imagino que sim. Tem um forte tom autobiográfico nessa obra.
O idiota é incrível
@@andredias6 Tem mesmo! Eu amo
Como sempre, o cara lendo somente a nata da literatura. Parabéns, meu caro!
Esse mês eu comecei a coletânia completa de contos do Tolstói, e meu amigo, um conto mais maravilhoso do que o outro, tolstói era um grande contista. Outras leituras paralelas são: O morro dos ventos uivantes, Dom Casmurro e Butchers Crossing, todos grandes livros, o último é um faroeste tão bem escrito que da vontade de chorar, e, sobre Machado, não há nem o que comentar, simplesmente um gênio absoluto.
Sobre filmes, já que você gostou de O homem de palha, eu recomendo o recente Midsommar, que foi totalmente inspirado nele. Esse mês eu vi: Pixote, do Babenco, filme bem cru e triste. E andei vendo os filmes de samurai do Kurosawa, o cara era um Deus do cinema, cada frame parece uma pintura, além de ser emocionante e até divertido em vários momentos, recomendo demais esse diretor.
Falando do Bergman, eu recomendo O sétimo selo, é um filme diferente da filmografia dele, mas é fascinante. Persona também é muito bom, mas vai de mente BEM aberta.
Tolstói está entre os maiores de toda a história. Quero muito adquirir seus contos completos, li poucos e os achei belíssimos. O morro dos ventos uivantes de fato é incrível - Heathcliff me marcou muito. Preciso voltar ao Machado, o li quando ainda era muito imaturo.
Assisti Midsommar, mas, na minha opinião, o homem de palha é superior. Não gostei muito das personagens. Do Kurosawa só assisti 'Ran', preciso ver mais.
Sétimo selo é incrível. Vou tentar ver Persona ainda esse mês e conto num próximo vídeo.
Ainda estou começando no cinema e tenho muitos clássicos pela frente hahaha
Obrigado pelo comentário.
Grandes leituras. Ainda me faltam os dois últimos volumes da biografia do Dostoévski para fazer a leitura completa no futuro. Deixo aqui um filme como recomendação: Quo Vadis, Aida? (2020). E uma leitura: O Alienista de Machado de Assis.
Obrigado pelas recomendações!
Ótimas dicas literárias e cinematográficas.
Parabéns pelo canal e pelo ótimo gosto literário.
Os Contos de Dostoiévski pela Editora 34 são excelentes.
Doutor Fausto de Thomas Mann.
Aforismos para a sabedoria de vida de Arthur Schopenhauer, Cartas a Lucílio de Sêneca. Confissões de Santo Agostinho entre outros grandes livros. E Claro a biografia de Dante e a própria DIVINA COMÉDIA.
Abração caro André.😊
Confissões é realmente fantástico. Estou com uma edição belíssima das cartas a Lucíolo de Sêneca aqui, preciso lê-las com mais frequeência.
Obrigado pelas recomendações - não vejo a hora de ler Thomas Mann.
Traga mais filmes nos seus vídeos. Ótimo vídeo
Pode deixar
Eu gostaria de ter foco e concentração para ler volumes como esses, eu até me interesso pelo conteúdo, mas minha atenção de furão não me permite ler uma página sem me distrair o que torna a leitura impossível, ainda que eu me esforce
Fique um pouco longe das redes sociais e de telas, sua concentração vai melhorar bastante.
É questão de hábito. Procure fazer ao menos um pouco todos os dias.
Outro ponto é remover distrações contínuas.
um jovem dedicado à leitura e aos estudos em geral... EXEMPLAR
Vídeo novo!❤
Obrigada pelos vídeos André!
Você mim inspira muito a sempre cultivar esses hábito fascinante que é a leitura.
Estou muito interessada em fatos históricos, como a nossa sociedade se desenvolveu,e os impactos que sofreu ao longo dessas grandes transformações.
Poderia mim recomendar alguns livros e filmes,que correspondam a esse quesito?
Abraços, e vida plena!🩶
Recomendo você pegar algum período ou acontecimento histórico que te interessa muito e se aprofundar nele por algum tempo. Espero fazer isso e, assim, compreender bem a história num geral.
Outra abordagem é pegar uma história geral das civilizações. Pesquise sobre a de Will Durant.
Abraços
@@andredias6 agradeço!
Dois livros que estou com muita vontade de ler, mas que vai ficar pro ano que vem é Confissões de Santo Agostinho e Meditações de Marco Aurélio♡
Já li ambos e gostei bastante. Admito que Confissões fica meio abstrato no final, mas ainda tem seu valor dependendo do seu interesse.
Recomendaria "O grande Deus pã" para esse cenário bruxesco. Um excelente clássico do gênero (terror), escrito por Arthur Machen... Soaria como um passeio pontilhado pela figura do deus fauno (pã).
E para espantar os cabelos (nem tanto rs), recomendaria "O nono portal" (filme), dirigido pelo grandíssimo Polanski. Inspirado no livro - O clube Dumas - que também dispensa comentários.
Que os mortos cuidem de vocês... Um feliz Halloween a todos ⚰️🎃👻👽🏚️👹
Obrigado pelas recomendações
Traga mais vídeos sobre filmes 🫶🏼🫶🏼
obrigado pela dica namorada ❤😍
Faz algum vídeo sobre livros de autores brasileiros 😊
Um dia farei, não li muitos
Aproveitando mês do horror para indicar a mini série da HBO Sharp Objects, eu achei muito boa, uma das melhores atuações da Amy Adams também (inclusive achei a adaptação deles melhor que o livro você não aguenta até ver o final).
Obrigado!
Parabéns André muito bom suas explicações
Obrigado
sugestão de leitura : elementos da filosofia de newton (voltaire),obra mt rica em epistemologia,teologia e na interação da ciência com diferentes aspectos socioculturais.
Obrigado! Quero ler mais voltaire
André, qual a sua leitura favorita da literatura russa ?
guerra e paz e crime e castigo
to adorandoo esse estilo de livro
Obrigado!
ahh também estou lendo "O idiota" esse mês, era leitura de 2025, mas fiquei ansiosa kkkk sobre a biografia do dostô não sabia" Já vai para o carrinho..
Boa, não vai se arrepender
Olá, André. Tudo bem? Estou acompanhando seu canal. Parabéns pelos seus comentários sobre livros e filmes.
Você demonstra ter muito conhecimento sobre as obras que comenta em seus vídeos. Explica suas impressões de maneira clara e objetiva. De Dostoiévisk, sugiro que você leia "Os Irmãos Karamazov" e, principalmente, "Os Demônios" o romance em que o autor mais explora o aspecto idelógico, no que se refere aos movimentos revolucionários na Rússia que vão culminar na revolução de 1917.
Dos russos, também surgiro a leitura de obras de Ivan Turgueniev e Anton Checov. Desses autores, comece pelos contos que estão sendo publicados pela editora 34.
A morte de Stalin" é adaptada de uma graphic novel que foi publicada no Brasil. Se você se interessa pelo assunto, acho que vale a pena adquirir essa hq.
Acho que você também vai gostar de "Paris é uma festa". É um livro muito interessante, no qual Heminway relata de foma muito interessante sua formação como escritor e também sobre a "geração perdida" na Paris que estava em plena efervecência cultural. Para se ter uma ideia, nessa época, o autor teve contato com Salvador Dali, Gerturde Stain, Pablo Picasso, James Joyce e outros artistas importantes do século XX. Um abraço.
Obrigado pelo comentário Alessandro!
Do Dostoiéviski, já li todas seus principais romances - se formos descontar o Adolescente. Li os Demônios esse ano e é fantástico. Na biografia do Frank mostra como os Soviéticos viram essa obra como uma profecia. Dosto tinha uma intuição que talvez só os profetas religiosos tiveram na história. O personagem de Piotr é um dos mais fascinantes que ja tive contato. Sugiro que você procure sobre o caso de Sergei Netchaev - crime que Dostoiévski teve como uma das suas fontes para o romance.
Irmãos Karamazov li ano passado e preciso voltar a ele, com uma maior maturidade. Obra prima.
Preciso ler Checov. Ainda não li nada dele.
Na hora do vídeo me fugiu os nomes, mas no filme são citados essas figuras icônicas.
Abraços!
Seu canal é daora demais mano,continue assim.
Obrigado!
Ótimo vídeo André. Sugiro que vc veja esses 2 filmes "A Fuga do Capitão Volkonogov" e "Child 44".
O primeiro é um filme russo ambientado na URSS de 1938 quando o NKVD estava sendo liderado pelo Nikolay Yezhov: esse sujeito talvez tenha sido até pior que o Beria pois em um curto período de tempo ele coordenou o assassinato de 800 mil pessoas e enviou outras 1 milhão para os Gulags. O filme é fictício porem mostra de forma realista os métodos de tortura e execução sumária do NKVD, também mostra um pouco da paixão ideológica que os agentes tinham pela teoria idealista do (novo homem soviético). É melhor assisti-lo legendado pois a dublagem tira a atmosfera sombria do filme.
O segundo filme é Britânico, logo no início eles mostam aquela cena épica e gloriosa do soldado soviético hasteando a bandeira no Reichstag depois de uma batalha encarniçada e frenética. Esse filme é baseado em um livro russo que conta uma história fictícia inspirada em um serial killer que realmente existiu na URSS.
As propostas parecem ser muito interessantes. Não conhecia o Yezhov, vou procurar ver logo esse filme.
Obrigado pelas recomendações!
Parabéns pelo bom gosto literário! É raro ver pessoas dos 18-25 anos cultivarem o hábito da leitura. Infelizmente encontrei apenas 1 pessoa em meu convívio que tenha lido Dostoiévski, lamentável. Já leu Balzac? Fica a recomendação. Bjos.
Infelizmente ainda não li balzac, mas com certeza lerei em breve. Gosto muito de Stendhal.
Obrigado pelo comentário tão gentil! De fato poucas pessoas se preocupam em ler bons livros hoje em dia.
Abraços
@@andredias6 Também gosto de Stendhal. Li "O Vermelho e o Negro" e pretendo ler "A Cartuxa de Parma".
Estou esperando a festa do livro tbm.
Boa!
ótimas Leituras André, estou lendo Confissões de Santo Agostinho e alguns contos do Allan Poe
em paralelo. Minha recomendação de filme é Silence (2016) que conta a história real da perseguição aos catolicos no japão durante o século 17.Abração e volte sempre!
Obrigado! Belas leituras
Ja li O Idiota e fiquei me perguntando se não estava me vendo no Michikim e se eu e ele somos tolos os sabios ; para os outros sempre sou tolo também! Também ja assisti Morangos silvestres porque gosto de memorias ,sempre ha algo a se aprender com a experiência; achei Bergman muito pessimista e existencialista sartriano em todos seus filmes que vi , mas gostei muito de O setimo selo; não me saiu da cabeça o fato de o ator protagonista ter sucunbido na pandemia em 2020 como acontece no filme onde o cavaleiro tem uma surrealista e fascinante partida de xadrez com a morte,onde se discute mas que nunca o sentido da vida durante a peste negra . Recomendo o que estou vendo muito que sao adaptações de peças de Shakespeare para o cinema principalmente as tres de Sir Laurence Olivier que gosto de rever sempre. Ao lado de Dostoievski quem mais soube compreender tanto a alma humana? Com Ricardo III finalmente pude compreender o que foi a Guerra das rosas e o contexto histórico de uma época cujo feudalismo ja estava apodrecido pela corrupção e ganancia que marcou o fim da idade média e Ricardo III e a corrupção de ontem e hoje encarnada. As peças históricas de Shakespeare sao as melhores; me interresso pela idade média muito bem representada ali e em suas peças .Ha adaptações soviéticas de Dostoievski mas nunca tive chance de ver por ser longos demais, talvez um dia as veja !
Caramba, não sabia sobre a morte do ator de o Sétimo Selo. O Bergman realmente tem um existencialismo forte como influência.
Vou buscar assistir algumas adaptações também. Ainda não estudei a idade média e com certeza minhas leituras de Shakespeare vão ganhar muito com isso. Li Henrique IV, mas sem o conhecimento histórico adequado.
Abraços
Também gostaria de recomendá-lo o canal do Professor Flávio Ricardo Vassoler, grande especialista em Dostoiévski.
Vou no embalo de sua recomendação. Obrigado.
@@marcielbourguignon9654 Por nada!
Gosto muito do Vassoler, ja asissti dezenas de lives dele - meu companheiro de treino hahaha.
Compartilho de vários gostos parecidos com ele
@@andredias6 Também gosto dele. Que bom que a comunidade Vassoler está crescendo. 😃
André, você gostou mais de Os demônios ou O idiota ?
Difícil, mas acho que de “Os demônios”
Me interesso muito pela história da Rússia, adorei o vídeo!
Obrigado!
Gostei bastante! Uns conhecia já e outros não :)
Obrigado!
Dica de filme: Solaris (1972) do tarkovsky.
Sobre Bergman, prepare-se pra Persona, absurdo absurdo absurdo
Tarkovsky deve ser fantástico. Vou buscar ver persona logo menos
Obrigado
@@andredias6 Solaris é absurdo. Lindo demais.
Parabéns pelo conteúdo André!! Já leu As benevolentes?? O tema é muito interessante
Ainda não li, vou colocar na lista
Muito você estar lendo bastante Dostoiévski e a biografia dele. Gosto muito do Henry James, ele e o Charles Dickens são os 2 autores meus preferidos de língua inglesa. O Homem de Palha é um bom filme, o único problema é que nossa sociedade judaico-cristã vai sempre pintar as sociedades de religião pagã como más, degeneradas e cruéis.
Que rituais bizarros ocorriam é um fato, mas concordo com você. Temos vícios enormes na nossa sociedade de hoje e achamos mais fácil julgar os antigos como selvagens.
“Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”
Vou ler a História Cultural da Rússia no próximo ano por recomendação sua.
Mais um ótimo vídeo, André
Pretendo ler esse em breve também.
Obrigado
Já viu Luz de Inverno, do Bergman? tem uma temática existencialista
Está na minha lista, mas ainda não vi
comecei a ler dostoiévski por causa de vc André, to em crime e castigo.. ótimo canal parabéns
fico muito feliz! obrigado
Estou (digo estou porque o filme é muito longo e assisto por partes) assistindo A Lista de Schindler; filme excelente que mostra como esse Schindler se tornou ex nazi. e tentou salvar os judeos.
Outro que está na minha lista é: Nada de novo no front.
Lista de Schindler está em meus favoritos. Achei tudo no filme fantástico. Me emocionei muito.
Obrigado pelo comentário
Adoro os seus vídeos! ;)
Obrigado!
Ótimo vídeo. Vc sabia que vc parece muito com o Tadala fellas?
Kkkkkkkkkkk ja fui apelidado de Tadala pelos meus amigos
adoro suas recomendações, comecei a me interessar muito pela russia por causa dos seus vídeos. muito obrigado, camarada!
Eu que agradeço
Recomendação de filme: A ilha do medo.
Assiti faz uns anos, preciso rever.
um filme legal: rogai por nós
Obrigado!
Parabéns pela iniciativa. Confesso que tenho medo de ler Dostoievski. Vou criar coragem para ler.
Eu sugiro começar por obras mais curtas, como "Noites Brancas" ou "Homem do Subsolo", ou alguns contos. Eu não segui nenhuma ordem cronológica de leitura.
@@mariaeduardamartins25091 Obrigado! Vou seguir seu conselho.
Parabéns pela iniciativa. Comecei com Crime e Castigo, mas há diversos caminhos - o importante é começar.
@@andredias6 Sim, sim.
Vc tem lido teoria/filosofia?
Não muito
Iai Andre blz?
Beleza
Mano ótimos filmes e livros, menos meia noite em Paris kkkkkkkkk
Kkkkkk minha namorada também não gostou muito, mas eu me diverti
Abraços
Vou confessar algo. Vai parecer puritanismo da minha parte, mas evite falar expressões chulas. Causa um estranhamento em temas de Alta Literatura. É bobagem, eu sei, mas não pude deixar de comentar.
Joseph Frank foi um gênio, parabéns pelas recomendações. 🫡
Valeu meu grande amigo Marcus
Vc tem letterboxd ou alguma outra rede social?
@andre_literatura no Instagram
Salve, Andre! Vc tem instagram?
@andre_literatura