Seth, a música fala da vida... Uma quadro em branco. No início da vida você vai desenhando... Vai construindo a vida... Você imagina que vai explorar e até mudar o mundo...Imaginando o seu futuro, mas o futuro você não controla. Haverá perdas e partidas. E um dia esse quadro, essa aquarela vai descolorir, ou seja, seus planos, seu futuro, vão se acabando. E vamos todos morrer... Pelo menos é o que eu entendo dessa música.
Essa canção é muito bonita. Até hoje eu acho ela alegre e triste ao mesmo tempo. É como se de uma forma inocente, Toquinho nos mostrasse que tudo na vida é passageiro e uma hora, tudo irá acabar.
A letra de ¨Aquarela¨ é do Italiano Guido Morra e foi adaptada para o português por Toquinho, Vinicius de Moraes e o também italiano Maurizio Fabrizio.
@@Eddu41 Sempre muito bem lembrado. As pessoas não são obrigadas a ter noção de todos os detalhes, mas às vezes ver brasileiro vangloriar-se com belas obras alheias creditando-as à nossa "genialidade" dá uma 'vergonhinha' alheia. Mesmo cá entre nós ocorre, por exemplo, de deliberadamente "doarmos" uma canção de Gil ao grupo Droga lá de Minas Gerais, vulgo Skank?, numa vã tentativa também de - pela ignorância - negar o valor do produzido por uma geração anterior.
@@taahc.8068 os referenciais metafóricos são diferentes. Usamos associações que não são óbvias para eles e vice versa. Isso acontece no mundo todo. O órgão do amor na Coréia do Sul é o fígado por exemplo.
@@AmigoGringo Seth, fiquei olhando para a sua barba, na hora em que tentava descobrir o sentido de descolorirá. Eu tinjo meus cabelos, que já estão totalmente descoloridos. Acho que também acertou, porque dá para interpretar isso como o processo de envelhecimento, sim.
Não acho que seja morte, a música fala sobre infância, inocência, imaginação. Como a gente pode fazer o que quiser com nossa imaginação quando somos crianças. Ela não tem limites. Mas a nossa infância sim ("o futuro não tem piedade nem tem hora pra chegar"). Um dia a gente deixa de ver as coisas como a gente via quando criança. O mundo se torna descolorido.
"Essa é uma gaivota que tem muita energia!" "A música apresenta uma bela lição para a vida só que não sei que é essa lição. " Rachei com sua interpretação, Seth!kkkk
Eu desenho para livros didáticos e acabei de fazer uma ilustração dessa música pra um livro de artes. Foi pura emoção, pq me lembrei de fazer a mesma atividade quando criança. Essa música faz parte da infância dos brasileiros e significa muito, principalmente para aqueles que seguiram o caminho das artes 💖
Seth. Parabéns por ter entendido algumas coisas. É uma música que faz muito uso de metáforas. Interpretar metáfora na língua materna já é difícil. Na sua segunda/ terceira, mais ainda. Mas é isso. a música retrata poeticamente o ciclo da vida. Descolorir tem como significado a morte. Os compositores brasileiros fazem muito uso de metáforas mesmo.
Amigo Gringo, derramei lágrimas de alegria, quando ouvi você dizer no minuto 14:00 do teu vídeo: "Olhe o que eu perdi, não sendo criança no Brasil!". Muito obrigado pelo carinho que tratas o nosso país!!!
Essa música me emociona tanto ♥️ tô com os olhos cheios de lágrimas hahaha Quando somos crianças e ouvimos na escola, a atividade geralmente é a interpretação literal, então desenhamos o sol, o guarda-chuva, o castelo, etc. Ai a gente cresce e entende o significado por trás da letra. Tenho 26 anos, nem me considero tão velha assim, mas ouvir Aquarela me transporta pra uma época totalmente diferente do mundo atual. Que saudade. Toquinho é um poeta! Seth, você já ouviu Anunciação do Alceu Valença? Ela ficou muito popular na época da ditadura militar.
"Vou com ela ", no sentido de ir junto, mas o som "vou" e "vôo" são muito semelhantes, Acho que para um falante de inglês quase impossível de distinguir. Seria um duplo sentido com palavras escritas diferentes cim sentidos diferentes mas que neste caso poderiam ser usadas na mesma rima: Vou com ela Vôo com ela Seth, ótimo quadro no canal, a inversão do gringo fluente em português tentando entender músicas brasileiras foi uma ótima sacada! A reação de brasileiro tentando entender letra em inglês, é mais didático, o inverso é muito mais divertido. Parabéns 👍🏻
Seth essa música fala sobre a vida no geral, começa com a criança, ela vai crescendo ( parte do navio bebendo de bem com a vida ) e depois chegando na velhice, descolorindo e relembrando tudo que fez na sua vida. Fazendo várias metáforas lindas com aquarelas e tal Pelo menos é assim que eu interpreto basicamente 😂
Nossa nunca ouvi falar nem em português nem em inglês! Até fui pro dicionário para confirmar que "garnet" é uma palavra em inglês!!! Talvez melhor vocês seguirem um gringo que fala mais inglês do que eu! kkkkk
Acertou , a letra é poética e no sentido de que com o papel , aquarelas e pincéis é possível dar asas a imaginação.... uma criança pode ver um pote de manteiga e pode imaginar de ser um Ovni sobrevoando um planeta distante ( a cozinha).
Seth, sugiro a você ver o clipe dessa música- disponível no TH-cam - em forma de desenho animado, é lúdico e auto explicativo. Parabéns por sua determinação e dedicação ao nosso idioma. No mais, interpretação de texto é tudo.
A letra de ¨Aquarela¨ é do Italiano Guido Morra e foi adaptada para o português por Toquinho, Vinicius de Moraes e o também italiano Maurizio Fabrizio.
Na pré-escola ouvia muito essa música na aula de artes, a professora sempre levava um gravador e tocava essa música enquanto a gente desenhava numa folha em branco. Depois, já adolescente, fiz um trabalho também de artes sobre a interpretação dessa música. Ouvi-la hoje me trouxe um gostinho de infância, obrigada 7!
@@lucassaba9121 Eu acabei de reparar na letra pela primeira vez, e daqui a pouco caio em prantos aqui! hahaha Até então, eu sempre lembrava daquela propaganda da Faber-Castell da minha infância, e a música era uma brincadeira de desenhar misturada a uma melodia linda.
Essa música tem gosto de infância. Ela fala sobre sonhos que podem se tornar reais, assim como uma folha em branco que cria formas através de nossa imaginação. Uma obra de arte.
Isso é só uma parte. A música diz que na infância, tudo é fácil. Nós sonhamos e imaginamos que tudo podemos conquistar. Mas aí vem o futuro. Envelhecemos, não sabemos mais onde vai dar e então um dia morreremos, pois tudo descolorirá. Depois você vê o diálogo do novo e do velho. E tudo que o novo diz ser possível com muita facilidade, o velho o alerta que descolorirá.
A lição principal é viver a vida no Hoje, no agora, com alegria, entusiasmo, e seguir a vida que o FUTURO a Deus pertence e que um dia tem seu fim, como para todo ser vivente nesta Terra.
"a música apresenta uma bela lição para a vida!" amigo gringo acertou em suas palavras (ditas entre os 9:08 a 9:34 aproximadamente), quando declarou não saber que lição seja essa, você conseguiu descrever que o futuro é incerto, que ninguém sabe o que vai acontecer e no final tudo acaba descolorido... o que resumidamente quer dizer: o fim da vida é sem cor. Aplausos para você!
Voltei à infância com essa música! Como disse no vídeo, as professoras sempre usavam para que os alunos "imitassem" o que estava sendo falado na letra e também soltassem a imaginação ❤️ Sugestão para um próximo vídeo: "Construção" de Chico Buarque. Por simples mudanças nas palavras ao longo da música, são contadas várias histórias diferentes. Além disso, ótima oportunidade pra você aprender várias palavras proparoxítonas 🤭
Seth, obrigado por retratar tão bem essa música. Além de ser uma música que aprendemos quando crianças e algumas até fazem apresentação aos pais em alguma comemoração na escola, é uma música que ainda mexe com muitos brasileiros. Meu irmão quando escuta essa música ainda se emociona algumas vezes. Eu mesmo me emocionei um pouco, com certeza essa música toca a muitos brasileiros.
@@gisellecorrea1820, esse conceito veio depois que a música conquistou o público infantil. O Toquinho sempre fala que essa música ele fez para os adultos falando sobre vida. Desde o nascimento (o sol amarelo) até a morte (descolorirá), mas por falar de desenho e cores acabou conquistando o público infantil e nos anos 80/90 a Faber Castell usou a música como tema de suas propagandas o que também acabou fazendo da música um ícone infantil!
Seth do céu, como eu AMEI ver esse vídeo, você sem olhar a letra, apenas escutando tentando entender o que o cantor estava dizendo e tendo dificuldades, mesmo já sendo perfeitamente fluente em português há tantos anos. Isso quer dizer que é normal eu mesmo sendo já fluente no inglês ter bastante dificuldade pra entender exatamente a letra de músicas em inglês as vezes. Aaaah tô feliz então isso é normal 😂😂😂🤣👁️👄👁️
Eu também não imaginava o beijo azul, grato por esclarecer este trecho.Para mim, DESCOLORIRÁ é a morte.A morte tira o colorido da vida, mas não sei se foi isso que ele quis dizer.
Essa música é linda, cara. A profundidade da letra é absurda, chega a transpor a música e atingir a realidade em si de cada um. Você entra em contato com a música na infância, mas só entende o verdadeiro significado da música muito tempo depois. Isso cai perfeitamente no tema da letra.
Essa é a música que mais gosto na vida! Ela fala da simplicidade (“numa folha qualquer”, isto é, não precisa ser nada de especial), de saber enfrentar as adversidades da vida (se um pinguinho de tinta cai na folha e poderia arruinar o desenho, você a transforma numa coisa linda como uma gaivota voando no céu). Ela ainda mostra que o futuro é incontrolável é que todos chegaremos a um fim, descoloridos. É um poema! É linda! ❤️🧡💛💚💙💜
Toquinho está cantando a vida de uma pessoa quando nasceu cresceu e descolirar, morrer, vc não que vai chegar, vc não quando vai morrer. Procura na Net ele explicando a letra.
A letra da música, podemos resumir, que somos cidadãos do mundo, e quando ele diz na letra entre os muros, é uma crítica do muro de Berlim. É o que sempre pensei.
Você é demais Seth! Eu e meu marido adoramos os seus vídeos e a forma que você consegue retratar e expressar com tanto sentimento e cultura, tantos aspectos da cultura brasileira. Continue com essa energia e grande coração! 🙏
Every time I hear "Aquarela" and "O caderno" as an adult they give me a lump in my throat. O caderno is even more poignant than Aquarela. Toquinho is a brilliant poet.
A música mostra como é a vida humana. No início é uma criança desenhando, depois vai amadurecendo até a última palavra faz referência à que vamos tos partir (morrer), absolutamente sensacional.
Essa música lembra muito a "Ripple" do Grateful Dead, ele está falando da vida, a vida como uma aquarela e todo o processo desde o inicio até o fim, é claro de uma forma incrívelmente poética!
Adorei a escolha da música Seth! Mandou muito bem, entendeu várias palavras e expressões. Uma metáfora sobre a nossa vida, que é incerta, cheia de imagens e coisas bonitas, coloridas, criativas, imaginárias, pq quando somos crianças tudo é possível... Depois as coisas vão ficando mais concretas, quando podemos viajar, conhecer o mundo, amigos... A incerteza do futuro... e no final a caminhada vai desbotando, até o fim, a morte. Poesia pura!
A música foi composta primeiro em italiano, enquanto o Toquinho estava no exílio durante a ditadura militar. Então, ela tem um tom de tristeza, de incerteza quanto ao futuro. O contexto em que uma obra é criada é importante.
Que experiência incrível! Esse é minha música favorita da infância! Trazia tanto conforto e pra mim ela é tão óbvia que é muito legal ver um americano adulto ouvindo esta música pela primeira vez e tentando entender a letra... Obrigado Seth!
Outra música do toquinho q fala sobre a passagem da infância pra vida adulta é Caderno. O toquinho tem um CD q ele fez para crianças, por isso tem várias músicas sobre esse tema! Eu pessoalmente, cresci com o meu pai cantando aquarela e caderno pra mim e minha irmã, é uma boa memória!
Seth, o final da música, eu sempre interpretei assim também. Que ao envelhecer, não podendo mais fazer as coisas que se fazia, a vida perdia um pouco do seu colorido. Enfim, parabéns porque você se saiu muito bem.
Posso dizer que vc foi muito bem .... a princípio até achei que não mas pelas suas observações pude perceber que mesmo já dominando o idioma português ainda falta alguma coisa como vc mesmo citou quando se usa o verbo no futuro ou mesmo alguma palavra menos corriqueira que pela desconhecimento do significado acaba comprometendo o entendimento de alguns trechos. Mas , no geral muito bem e discordo quando vc diz que não é bom em poesia ou interpretação, acho que é até muito bom, não que seja fácil, não é para ninguém ainda menos seria de se esperar para quem ainda falta um conhecimento mais profundo mas pelo pouco entendimento inicial suas conclusões são muito boas .... alguma dificuldade é natural pois não é pra vc perceptível algumas palavras e expressões e por isso mesmo destaco que vc foi muito além da média e iria ou irá muito mais longe tanto quanto mergulhe ainda mais .... parabéns....já o tinha em grande conceito e agora ainda mais...grande abraço! Descolorirá é apenas isso algo que o tempo faz perder a cor, fica mais cinza, menos marcante etc
Toda vez que ouço essa música me arrepio, meus olhos marejam e tenho que segurar para não chorar. Não sei se acontece pela nostalgia de lembrar da infância ou do meu pai que gostava muito de Toquinho e tínhamos o LP em casa.
Que pena Seth, saber que voce esteve tão pertinho da minha casa... Moro em Atibaia e tenho uma bela vista da Pedra Grande, nesse período de isolamento, creio que voce não tem podido estar muito próximo do público que te acompanha. De toda forma fico feliz em saber que esteve aqui, uma pena é não ter podido te convidar para um café em minha casa!
Seth: Aquarela é um tipo de pintura com tinta à base d'água. Esta música é cheia de metáforas e nos fala da linha da vida e do tempo de uma criança em suas 3 fases: Infância cheia e sonhos e imaginação, puberdade/adolescência e juventude. Tudo leva a criança a viajar em sua imaginação. um simples pingo de tinta o leva a imaginar "uma linda gaivota a voar no céu". Quando o "menino caminha e caminhando chega no muro" isso simboliza a puberdade e o muro é a dificuldade e a atravessar sozinho. Toquinho ridiculariza essa passagem porque ninguém pede pra passar por isso e chega a soar irônico. Tudo se resume a uma viagem pela imaginação fértil de uma criança frente a uma folha de papel. "RETAS" é o mesmo que "linhas retas". "Navio de partida" = Um navio que está partindo, zarpando. "Avião rosa e grená" é uma alusão à onda de fazer as coisas de outra forma. Desenhar um sol amarelo significa que o menino sabe das coisas, pois nessa fase tem criança que pinta um sol verde, azul ou de outra cor. Mas sua visão já é bem definida. "Um beijo azul" significa que ele está triste na passagem de fase e tudo é estranho e difícil para ele digerir. "Um beijo azul" = "Um beijo triste". Espero ter esclarecido um pouco sobre esta bela canção. No final, nesse trecho... Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo (que descolorirá) E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo (que descolorirá) Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo (que descolorirá) Que descolorirá Que descolorirá ... significa a nossa velhice onde tudo se "... descolorirá". Aquarela Toquinho Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu Vai voando, contornando a imensa curva norte e sul Vou com ela, viajando, Havaí, Pequim ou Istambul Pinto um barco a vela branco, navegando, é tanto céu e mar num beijo azul Entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa e grená Tudo em volta colorindo, com suas luzes a piscar Basta imaginar e ele está partindo, sereno, indo E se a gente quiser ele vai pousar Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida De uma América a outra consigo passar num segundo Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo Um menino caminha e caminhando chega no muro E ali logo em frente, a esperar pela gente, o futuro está E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar Não tem tempo nem piedade, nem tem hora de chegar Sem pedir licença muda nossa vida, depois convida a rir ou chorar Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar Vamos todos numa linda passarela De uma aquarela que um dia, enfim, descolorirá Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo (que descolorirá) E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo (que descolorirá) Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo (que descolorirá) Que descolorirá Que descolorirá
Gente, acho isso complexo demais pra uma criança. Nunca quando eu fui criança e vi pela primeira vez o comercial dos lápis de cor daquela marca que eu esqueci o nome saberia que era sobre isso que a música falava. Bela interpretação!!!
@@s.o.7174 Eu também, mas EU já era adulto quando conheci a letra, mas esta me remeteu para as minhas três fases. O Toquinho e o Vinícius são baitas de um Poeta.
Essa musica realmente é uma poesia em forma de música e pelo menos na minha escola as professoras usaram em várias aulas, tanto de educação artística a literatura e português quando jamais velha.
Uma das memórias mais antigas que possuo em minha mente é a do meu pai me levando para a escola e tocando essa música no carro para mim. (A parte estranha é que eu lembro que as vezes eu sentava no carona e eu devia ter não mais que 2 anos de idade". Mas agora lembro que as vezes íamos no carro dele e as vezes íamos numa kombi da empresa em que ele trabalhava. Enfim, essa música é com toda a certeza a primeira canção que eu aprendi a cantar na vida. Lembro bem de um dia em que meu pai tocou a música no carro enquanto íamos para a escola, entrei na classe e a professora tocou Aquarela também! Fiquei muito feliz pq eu já conhecia a música. E acho que sim, rolou um trabalhinho de artes sobre a música. Enfim, não há brasileiro que não conheça essa música. Ela é muito icônica e faz parte da nossa cultura. E até hoje choro ao escutá-la. Faz parte de minha lembrança afetiva assim como faz da maioria dos brasileiros. Que vídeo incrível, Seth. Obrigado por grava pra gente!
Essa é uma das mais lindas musicas já compostas na música Brasileira, talvez muito do seu significado só possa ser inteiramente sentido, digo sentido mesmo, com o coração, por um Brasileiro, essa música é e sempre será o hino da infância de milhões de Brasileiros, é a mais pura poesia em forma de música, ela desperta em todo Brasileiro uma outra coisa que muitos idiomas não tem como expressar: Saudade!
A letra de ¨Aquarela¨ é do Italiano Guido Morra e foi adaptada para o português por Toquinho, Vinicius de Moraes e o também italiano Maurizio Fabrizio.
Uma América a outra, é uma referência a um caminho entre a América do sul e a do norte, ou seja, do continente inteiro. Esse comercial de lápis dos anos 80 pode ser mais ilustrativo para entender essa música : th-cam.com/video/hqyMUkHoqmI/w-d-xo.html&ab_channel=TVPortalTerceiraIdadeTVPortalTerceiraIdade Obs : Se fala ' Lápis, ' tanto no plural, quanto no singular em português e não ' Lápizes. '
Essa música sempre, sempre sempre me emociona. Sinto muita tristeza desde a hora que começa pois já sei o final. Cada um sente essa música de uma forma. O meu sentir é esse. Uma singela tristeza. Quando ouvi a primeira vez só conseguia ficar na beleza da descrição do cenário. Era criança e não entendia o sentido de descolorirá. Então posso dizer que ela ganha outro sentido quando ficamos adultos
que alivio que me deu, eu acho que meu nivel de inglês está relacionado ao seu nivel de português e me vejo sempre perdido assim nas letras das músicas, isso é pelo fato do contexto cultural, foi muito bom ver você passar o mesmo que eu passo...heuahuehuae
Você interpreta muito bem, amigo gringo. E fazendo isso, vejo como não presto/amos atenção nas letras e nas interpretações que elas contêm. Muito engraçada e didática está série de vídeos. Parabéns !!!!
Seth, a música fala da vida... Uma quadro em branco. No início da vida você vai desenhando... Vai construindo a vida... Você imagina que vai explorar e até mudar o mundo...Imaginando o seu futuro, mas o futuro você não controla. Haverá perdas e partidas. E um dia esse quadro, essa aquarela vai descolorir, ou seja, seus planos, seu futuro, vão se acabando. E vamos todos morrer... Pelo menos é o que eu entendo dessa música.
Ótima interpretação da música.
exatamente, é até melancólico!
Perfeito! É exatamente essa a minha interpretação!! Linda demais!
Penso exatamente assim.... Amo essa música
Perfeito 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Essa canção é muito bonita. Até hoje eu acho ela alegre e triste ao mesmo tempo. É como se de uma forma inocente, Toquinho nos mostrasse que tudo na vida é passageiro e uma hora, tudo irá acabar.
A letra de ¨Aquarela¨ é do Italiano Guido Morra e foi adaptada para o português por Toquinho, Vinicius de Moraes e o também italiano Maurizio Fabrizio.
@@Eddu41 Sempre muito bem lembrado.
As pessoas não são obrigadas a ter noção de todos os detalhes, mas às vezes ver brasileiro vangloriar-se com belas obras alheias creditando-as à nossa "genialidade" dá uma 'vergonhinha' alheia.
Mesmo cá entre nós ocorre, por exemplo, de deliberadamente "doarmos" uma canção de Gil ao grupo Droga lá de Minas Gerais, vulgo Skank?, numa vã tentativa também de - pela ignorância - negar o valor do produzido por uma geração anterior.
Como a vida real: um poucas de felicidade e tristeza. Lindo seu comentário. Obrigado
Cantamos Aquarela quando criança por gostarmos da sonoridade e por simpatizarmos com a letra, mas só entendemos o significado depois de crescidos...
Cada pessoa tem sua maneira de interpretar isso quê é interessante
Mais alguém aí foi criança nos 90 e conheceu a música pelo comercial da Faber Castell? 😂😍❤
"Um lindo beijo azul" é o encontro do azul do mar e o azul do céu no horizonte.
Arrasou na interpretação!
Muito bonita essa imagem, acho que nunca vou esquecer!
Parece que americano não tem muita imaginação
É isso mesmo. ♥
@@taahc.8068 os referenciais metafóricos são diferentes. Usamos associações que não são óbvias para eles e vice versa. Isso acontece no mundo todo. O órgão do amor na Coréia do Sul é o fígado por exemplo.
Voltei a minha infância com essa música! Você não passou vergonha, Seth! Entendeu a essência!! Parabéns!
"Algo triste aconteceu no final" - sim, a gente morre no final do nosso futuro. Hahahaa
Fico muito feliz quando gringos analisam músicas brasileira boas.
Hahahaha bom, pelo menos acertei, não falei "no final algo ótimo aconteceu!" kkkkkkk
Exatamente, quando a vida acaba tudo perde a cor!
@@AmigoGringo Seth, fiquei olhando para a sua barba, na hora em que tentava descobrir o sentido de descolorirá. Eu tinjo meus cabelos, que já estão totalmente descoloridos.
Acho que também acertou, porque dá para interpretar isso como o processo de envelhecimento, sim.
Não acho que seja morte, a música fala sobre infância, inocência, imaginação. Como a gente pode fazer o que quiser com nossa imaginação quando somos crianças. Ela não tem limites. Mas a nossa infância sim ("o futuro não tem piedade nem tem hora pra chegar"). Um dia a gente deixa de ver as coisas como a gente via quando criança. O mundo se torna descolorido.
"Essa é uma gaivota que tem muita energia!" "A música apresenta uma bela lição para a vida só que não sei que é essa lição. " Rachei com sua interpretação, Seth!kkkk
Essa música é maravilhosa, uma verdadeira obra de arte, é pura poesia.
Demais, emociona e já adultos percebemos a mensagem maravilhosa.
Sim
Gostaria que ele reagisse a música da Cassia Eller- O Segundo Sol pq aí ele iria quebrar a cabeça.
Verdade
Tá se fazendo de besta. ,!
Tem a música em vídeo a criança vai entender !
A sua interpretação para "descolorirá" também está correta. É possível fazer as duas interpretações: morte de sonhos ou morte física.
OBRIGADO amana!!!
Descolorir interpreto mais como envelhecimento e esquecimento
AQUARELA:INFÂNCIA,JUVENTUDE E VELHICE.
Eu desenho para livros didáticos e acabei de fazer uma ilustração dessa música pra um livro de artes. Foi pura emoção, pq me lembrei de fazer a mesma atividade quando criança. Essa música faz parte da infância dos brasileiros e significa muito, principalmente para aqueles que seguiram o caminho das artes 💖
Seth. Parabéns por ter entendido algumas coisas. É uma música que faz muito uso de metáforas. Interpretar metáfora na língua materna já é difícil. Na sua segunda/ terceira, mais ainda. Mas é isso. a música retrata poeticamente o ciclo da vida. Descolorir tem como significado a morte. Os compositores brasileiros fazem muito uso de metáforas mesmo.
Amigo Gringo, derramei lágrimas de alegria, quando ouvi você dizer no minuto 14:00 do teu vídeo:
"Olhe o que eu perdi, não sendo criança no Brasil!".
Muito obrigado pelo carinho que tratas o nosso país!!!
Até hoje sou apaixonada, por esta canção, és poética e profunda, dar uma sensação de calmaria e paz.
Essa música me emociona tanto ♥️ tô com os olhos cheios de lágrimas hahaha
Quando somos crianças e ouvimos na escola, a atividade geralmente é a interpretação literal, então desenhamos o sol, o guarda-chuva, o castelo, etc. Ai a gente cresce e entende o significado por trás da letra.
Tenho 26 anos, nem me considero tão velha assim, mas ouvir Aquarela me transporta pra uma época totalmente diferente do mundo atual. Que saudade. Toquinho é um poeta!
Seth, você já ouviu Anunciação do Alceu Valença? Ela ficou muito popular na época da ditadura militar.
"Vou com ela ", no sentido de ir junto, mas o som "vou" e "vôo" são muito semelhantes, Acho que para um falante de inglês quase impossível de distinguir. Seria um duplo sentido com palavras escritas diferentes cim sentidos diferentes mas que neste caso poderiam ser usadas na mesma rima:
Vou com ela
Vôo com ela
Seth, ótimo quadro no canal, a inversão do gringo fluente em português tentando entender músicas brasileiras foi uma ótima sacada! A reação de brasileiro tentando entender letra em inglês, é mais didático, o inverso é muito mais divertido.
Parabéns 👍🏻
Muito muito obrigado Marcelo, vou fazer mais.
Inclusive essa dúvida costuma surgir quando a gente estuda a música sem ler a letra, também.
Seth essa música fala sobre a vida no geral, começa com a criança, ela vai crescendo ( parte do navio bebendo de bem com a vida ) e depois chegando na velhice, descolorindo e relembrando tudo que fez na sua vida.
Fazendo várias metáforas lindas com aquarelas e tal
Pelo menos é assim que eu interpreto basicamente 😂
Grená é uma cor, Seth. Um tom de vermelho misturado ao azul. Em inglês é "Garnet".
Nossa, conhecia as duas palavras mas nunca feito a conexão kk
Grená:Eu sou Garnet, reunida...
É uma das cores do uniforme do Barcelona. Azul e grená.
Nossa nunca ouvi falar nem em português nem em inglês! Até fui pro dicionário para confirmar que "garnet" é uma palavra em inglês!!! Talvez melhor vocês seguirem um gringo que fala mais inglês do que eu! kkkkk
@@AmigoGringo Ninguém sabe de tudo nessa vida!!! Continuaremos com vc!!! Aprendemos juntos.
É um poema 7! Tudo é subjetivo...ela conta de forma delicada a "estrada" da vida...é simplesmente lindo!
Acertou , a letra é poética e no sentido de que com o papel , aquarelas e pincéis é possível dar asas a imaginação.... uma criança pode ver um pote de manteiga e pode imaginar de ser um Ovni sobrevoando um planeta distante ( a cozinha).
hahahahah (a cozinha) foi ótimo, obrigado Erich!!
@Icaro Rodrigues eu imaginava um ônibus kkk
Seth, sugiro a você ver o clipe dessa música- disponível no TH-cam - em forma de desenho animado, é lúdico e auto explicativo. Parabéns por sua determinação e dedicação ao nosso idioma.
No mais, interpretação de texto é tudo.
Esta música, Aquarela, é belíssima! Me emociono ao ouvi-la. Toquinho é um poeta!
Só consigo imaginá-la com a voz e o violão do Toquinho. É uma joia de composição e performance.
E eu me emocionei ao ver o Seth tentando entender. Acho que juntou a emoção da música em si com ele descobrindo as sutilezas da poesia.
@@jcfamaral nossa muito obrigado
A letra de ¨Aquarela¨ é do Italiano Guido Morra e foi adaptada para o português por Toquinho, Vinicius de Moraes e o também italiano Maurizio Fabrizio.
@@Eddu41 sério???! Não sabia disso, sempre acreditei que fosse do Toquinho mesmo. Vou até pesquisar. Obrigada!
A letra é muito profunda!
Aqui, nós sabemos apreciar a profundidade de uma música
A aquarela é a nossa vida, que descolorirá, significa que morreremos.
Eu vejo como uma criança que ti há vários sonhos mas viu que a vida não é como ela imaginava
Na pré-escola ouvia muito essa música na aula de artes, a professora sempre levava um gravador e tocava essa música enquanto a gente desenhava numa folha em branco.
Depois, já adolescente, fiz um trabalho também de artes sobre a interpretação dessa música.
Ouvi-la hoje me trouxe um gostinho de infância, obrigada 7!
"Navio de partida" navio que está para sair de viagem
na verdade nem entendi a palavra navio, ouvi só "vil"
@@AmigoGringo kkkk
@@AmigoGringo
Na música representa aquele momento que nos despedimos de nossos amigos no fim da escola pra cada um ir viver os seus sonhos.
@@lucassaba9121 Eu acabei de reparar na letra pela primeira vez, e daqui a pouco caio em prantos aqui! hahaha
Até então, eu sempre lembrava daquela propaganda da Faber-Castell da minha infância, e a música era uma brincadeira de desenhar misturada a uma melodia linda.
Essa música tem gosto de infância. Ela fala sobre sonhos que podem se tornar reais, assim como uma folha em branco que cria formas através de nossa imaginação.
Uma obra de arte.
Isso é só uma parte. A música diz que na infância, tudo é fácil. Nós sonhamos e imaginamos que tudo podemos conquistar. Mas aí vem o futuro. Envelhecemos, não sabemos mais onde vai dar e então um dia morreremos, pois tudo descolorirá.
Depois você vê o diálogo do novo e do velho. E tudo que o novo diz ser possível com muita facilidade, o velho o alerta que descolorirá.
Essa música faz parte da infância de muitos brasileiros muito por conta de uma propaganda da Faber Castle. Bela escolha Seth.
10:40 o azul do céu e também do mar, se completando, em harmonia, como em um beijo.
A lição principal é viver a vida no Hoje, no agora, com alegria, entusiasmo, e seguir a vida que o FUTURO a Deus pertence e que um dia tem seu fim, como para todo ser vivente nesta Terra.
"É tanto céu e mar num beijo azul" é a visão da paisagem no mar, onde o azul do céu e da água se encontram.
Sugestão: La Belle de Jour / Girassol - Alceu Valença.
Essa música é linda, ela é mágica! Tudo é possível no mundo da imaginação! Pura poesia! ❤️
Seth e comédia sem se esforçar. O cara tem talento incrível como comunicador.
Isso é uma mais pura verdade.
Nossa sim kkkkk
nossa muito obrigado Roberto. mas se parece ser sem se esforçar estou fazendo um excelente trabalho porque exige muito esforço mesmo!
"a música apresenta uma bela lição para a vida!" amigo gringo acertou em suas palavras (ditas entre os 9:08 a 9:34 aproximadamente), quando declarou não saber que lição seja essa, você conseguiu descrever que o futuro é incerto, que ninguém sabe o que vai acontecer e no final tudo acaba descolorido... o que resumidamente quer dizer: o fim da vida é sem cor. Aplausos para você!
Essa música o autor quer dizer que com aquarela de tintas ele pode fazer o que ele quer na imaginação dele e também desenhando pintando
"Descolorirá" tem o significado de se apagar, ou seja, morrer.
Música linda e triste. Difícil ouvi-la sem derramar uma lágrima.
Voltei à infância com essa música! Como disse no vídeo, as professoras sempre usavam para que os alunos "imitassem" o que estava sendo falado na letra e também soltassem a imaginação ❤️
Sugestão para um próximo vídeo: "Construção" de Chico Buarque. Por simples mudanças nas palavras ao longo da música, são contadas várias histórias diferentes. Além disso, ótima oportunidade pra você aprender várias palavras proparoxítonas 🤭
assino em baixo: "Construção" de Chico Buarque
Outra sugestão "desconstrução" do Tiago Iorc, lembra bastante essa música do Chico
@@danbsb Já são mil votos por Construção, acho que não dá para não ser a próxima!!!
@@AmigoGringo Construção, Seth! è linda tambem essa musica!
Simmmmmm essa música é show, e só fui conhecer ela esses dias kkkkkk
Seth, obrigado por retratar tão bem essa música. Além de ser uma música que aprendemos quando crianças e algumas até fazem apresentação aos pais em alguma comemoração na escola, é uma música que ainda mexe com muitos brasileiros. Meu irmão quando escuta essa música ainda se emociona algumas vezes. Eu mesmo me emocionei um pouco, com certeza essa música toca a muitos brasileiros.
Essa letra fala sobre a vida. Desde o nascimento até a morte. Cada processo da nossa vida!
Escuta e eduda
Sim e usando a imaginação infantil , descrevendo as pinturas que crianças costumam fazer .
@@gisellecorrea1820, esse conceito veio depois que a música conquistou o público infantil. O Toquinho sempre fala que essa música ele fez para os adultos falando sobre vida. Desde o nascimento (o sol amarelo) até a morte (descolorirá), mas por falar de desenho e cores acabou conquistando o público infantil e nos anos 80/90 a Faber Castell usou a música como tema de suas propagandas o que também acabou fazendo da música um ícone infantil!
Sim kkkkkkk
O caderno
Essa música tbm e nível aquarela
Seth do céu, como eu AMEI ver esse vídeo, você sem olhar a letra, apenas escutando tentando entender o que o cantor estava dizendo e tendo dificuldades, mesmo já sendo perfeitamente fluente em português há tantos anos. Isso quer dizer que é normal eu mesmo sendo já fluente no inglês ter bastante dificuldade pra entender exatamente a letra de músicas em inglês as vezes.
Aaaah tô feliz então isso é normal 😂😂😂🤣👁️👄👁️
Parabéns pela escolha, Seth!. Clássico atemporal. "Aquarela" é a nossa "Father and Son".
Nossa Father and son é O filho que eu queria ter.
Eu amo essa música desde criança! Até tatuei o “sol amarelo” e a gaivota feita a partir do pinguinho de tinta que caiu no pedacinho azul do papel :)
Seth, VC é o americano mais brasileiro que existe. Te amamos amigo gringo! Se faça muito feliz!♥♥
OWNNNNNNNNNNNN te amo também!
@@AmigoGringo ♥♥♥♥♥♥
Cara. Vc não é nativo e conseguiu entender o essencial dessa letra, que é extremamente difícil para pelo menos metade dos brasileiros! Parabéns!!!!
Eu também não imaginava o beijo azul, grato por esclarecer este trecho.Para mim, DESCOLORIRÁ é a morte.A morte tira o colorido da vida, mas não sei se foi isso que ele quis dizer.
eu tb descobri o beijo azul aqui, ahahahaha....mas é uma figura de linguagem bem bonita ehm ? Gostei....
@@mbgrusso Sensacional relacionar o encontro do mar com o céu a um beijo.
Exato. Ele se refere ao fato de que todos morreremos no final da estrada.
Essa música é linda, cara. A profundidade da letra é absurda, chega a transpor a música e atingir a realidade em si de cada um. Você entra em contato com a música na infância, mas só entende o verdadeiro significado da música muito tempo depois. Isso cai perfeitamente no tema da letra.
As músicas do "o Rappa" tbm, são poucas q eu consigo entender
Se saiu muito bem.
Essa música é simplesmente fantástica, muito linda e me lembro da minha infância. Abraços!!
abraços!
Essa é a música que mais gosto na vida! Ela fala da simplicidade (“numa folha qualquer”, isto é, não precisa ser nada de especial), de saber enfrentar as adversidades da vida (se um pinguinho de tinta cai na folha e poderia arruinar o desenho, você a transforma numa coisa linda como uma gaivota voando no céu). Ela ainda mostra que o futuro é incontrolável é que todos chegaremos a um fim, descoloridos. É um poema! É linda! ❤️🧡💛💚💙💜
Toquinho está cantando a vida de uma pessoa quando nasceu cresceu e descolirar, morrer, vc não que vai chegar, vc não quando vai morrer. Procura na Net ele explicando a letra.
A letra da música, podemos resumir, que somos cidadãos do mundo, e quando ele diz na letra entre os muros, é uma crítica do muro de Berlim. É o que sempre pensei.
Você é demais Seth! Eu e meu marido adoramos os seus vídeos e a forma que você consegue retratar e expressar com tanto sentimento e cultura, tantos aspectos da cultura brasileira. Continue com essa energia e grande coração! 🙏
nossa, acho esse comentário bem generoso e até exagerado! Grande abraço!
Every time I hear "Aquarela" and "O caderno" as an adult they give me a lump in my throat. O caderno is even more poignant than Aquarela. Toquinho is a brilliant poet.
Simm, tbmm
Verdade! Caderno é Uma canção belíssima
"lump in my throat" - ótima expressão para todos aprenderem. será que tem algo parecido em português?
yes. there is. It's "nó na garganta"
Essa canção não é do Toquinho, a letra é do italiano Guido Morra e foi adaptada para o português por Toquinho, Vinícius de Moraes e Maurizio Fabrizio.
A música mostra como é a vida humana. No início é uma criança desenhando, depois vai amadurecendo até a última palavra faz referência à que vamos tos partir (morrer), absolutamente sensacional.
"Essa música apresenta uma bela lição para a vida, só que não sei o que é essa lição" 🤣🤣🤣 você é ótimo Seth!
"céu e mar num beijo azul: the "kiss" in which, rather than the lips, the blue sky and the blue ocean meet.
Descolorirá... Geralmente, falaríamos "Vai descolorir.." 😂
Sempre "lembrarei" este comentário.
Vai descolorir* :p
@@Capacitor-sd1uw Eu sabia que tinha algo errado... Li 200 vezes e não consegui detectar o erro. Obg, pela a ajuda.
Futuro do Presente Simples não é nada comparado aos discursos do ex-(vice)Presidente Temer.
Seth, me desculpe, mas eu rir muito neste teu vídeo, principalmente na parte que você diz" nessa estrada? Mas não era uma astronave ? " Hahahahahah
Tá de parabéns, Seth! Entendeu quase tudo. Para mim, esse "descolorirá" é a morte.
Essa música lembra muito a "Ripple" do Grateful Dead, ele está falando da vida, a vida como uma aquarela e todo o processo desde o inicio até o fim, é claro de uma forma incrívelmente poética!
Gostaria de falar inglês tão bem quanto Seth fala português.
Fácil, é só estudar loucamente por 17 anos como eu fiz com o português! ;-) PS o meu trabalho valeu a pena, muito obrigado pelo elogio
@@AmigoGringo Loucamente não, disciplinadamente. Quero estar com minha insanidade perfeita quando conseguir me comunicar com um nativo anglofalante.
Adorei a escolha da música Seth! Mandou muito bem, entendeu várias palavras e expressões. Uma metáfora sobre a nossa vida, que é incerta, cheia de imagens e coisas bonitas, coloridas, criativas, imaginárias, pq quando somos crianças tudo é possível... Depois as coisas vão ficando mais concretas, quando podemos viajar, conhecer o mundo, amigos... A incerteza do futuro... e no final a caminhada vai desbotando, até o fim, a morte.
Poesia pura!
Descolorirá, significa morrer, então é triste mesmo kkkk O futuro é incerto como diz na música, mas a única certeza é o fim kk
Que escolha mais feliz. Uma belíssima música de um excelente compositor e instrumentista brasileiro.
Parabéns!
"Águas de Março" é boa pra tentar entender a letra. Tem muito brasileiro que não entende rsrs
A música foi composta primeiro em italiano, enquanto o Toquinho estava no exílio durante a ditadura militar. Então, ela tem um tom de tristeza, de incerteza quanto ao futuro. O contexto em que uma obra é criada é importante.
Eu tentando fazer um castelo com 5 ou 6 retas:🤡
Que experiência incrível! Esse é minha música favorita da infância! Trazia tanto conforto e pra mim ela é tão óbvia que é muito legal ver um americano adulto ouvindo esta música pela primeira vez e tentando entender a letra...
Obrigado Seth!
Nossa que comentário legal! Adorei! Abraço Bruno!
Outra música do toquinho q fala sobre a passagem da infância pra vida adulta é Caderno. O toquinho tem um CD q ele fez para crianças, por isso tem várias músicas sobre esse tema!
Eu pessoalmente, cresci com o meu pai cantando aquarela e caderno pra mim e minha irmã, é uma boa memória!
Realmente lembro de fazer atividades na escola utilizando essa música. Foi muito bem. Parabéns.
Seth, o final da música, eu sempre interpretei assim também. Que ao envelhecer, não podendo mais fazer as coisas que se fazia, a vida perdia um pouco do seu colorido. Enfim, parabéns porque você se saiu muito bem.
Que legal, obrigado Hill!
Posso dizer que vc foi muito bem .... a princípio até achei que não mas pelas suas observações pude perceber que mesmo já dominando o idioma português ainda falta alguma coisa como vc mesmo citou quando se usa o verbo no futuro ou mesmo alguma palavra menos corriqueira que pela desconhecimento do significado acaba comprometendo o entendimento de alguns trechos. Mas , no geral muito bem e discordo quando vc diz que não é bom em poesia ou interpretação, acho que é até muito bom, não que seja fácil, não é para ninguém ainda menos seria de se esperar para quem ainda falta um conhecimento mais profundo mas pelo pouco entendimento inicial suas conclusões são muito boas .... alguma dificuldade é natural pois não é pra vc perceptível algumas palavras e expressões e por isso mesmo destaco que vc foi muito além da média e iria ou irá muito mais longe tanto quanto mergulhe ainda mais .... parabéns....já o tinha em grande conceito e agora ainda mais...grande abraço! Descolorirá é apenas isso algo que o tempo faz perder a cor, fica mais cinza, menos marcante etc
Muito legal esse vídeo. Sugiro você interpretar "Como uma onda no mar" do Lulu Santos
Toda vez que ouço essa música me arrepio, meus olhos marejam e tenho que segurar para não chorar.
Não sei se acontece pela nostalgia de lembrar da infância ou do meu pai que gostava muito de Toquinho e tínhamos o LP em casa.
AQUARELA E O CADERNO,SÃO AS MÚSICAS MAIS LINDA PARA REFLETIR NA VIDA.
Que video maneiro! Parabéns! Faça mais desses, por favor.
Que é isso? 😄 A sua espontaneidade e demais!
Que pena Seth, saber que voce esteve tão pertinho da minha casa... Moro em Atibaia e tenho uma bela vista da Pedra Grande, nesse período de isolamento, creio que voce não tem podido estar muito próximo do público que te acompanha. De toda forma fico feliz em saber que esteve aqui, uma pena é não ter podido te convidar para um café em minha casa!
Seth:
Aquarela é um tipo de pintura com tinta à base d'água.
Esta música é cheia de metáforas e nos fala da linha da vida e do tempo de uma criança em suas 3 fases: Infância cheia e sonhos e imaginação, puberdade/adolescência e juventude. Tudo leva a criança a viajar em sua imaginação. um simples pingo de tinta o leva a imaginar "uma linda gaivota a voar no céu".
Quando o "menino caminha e caminhando chega no muro" isso simboliza a puberdade e o muro é a dificuldade e a atravessar sozinho. Toquinho ridiculariza essa passagem porque ninguém pede pra passar por isso e chega a soar irônico. Tudo se resume a uma viagem pela imaginação fértil de uma criança frente a uma folha de papel.
"RETAS" é o mesmo que "linhas retas".
"Navio de partida" = Um navio que está partindo, zarpando.
"Avião rosa e grená" é uma alusão à onda de fazer as coisas de outra forma.
Desenhar um sol amarelo significa que o menino sabe das coisas, pois nessa fase tem criança que pinta um sol verde, azul ou de outra cor. Mas sua visão já é bem definida. "Um beijo azul" significa que ele está triste na passagem de fase e tudo é estranho e difícil para ele digerir. "Um beijo azul" = "Um beijo triste".
Espero ter esclarecido um pouco sobre esta bela canção.
No final, nesse trecho...
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo (que descolorirá)
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo (que descolorirá)
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo (que descolorirá)
Que descolorirá
Que descolorirá
... significa a nossa velhice onde tudo se "... descolorirá".
Aquarela
Toquinho
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva
E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva
Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu
Vai voando, contornando a imensa curva norte e sul
Vou com ela, viajando, Havaí, Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela branco, navegando, é tanto céu e mar num beijo azul
Entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo, com suas luzes a piscar
Basta imaginar e ele está partindo, sereno, indo
E se a gente quiser ele vai pousar
Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida
Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo
Um menino caminha e caminhando chega no muro
E ali logo em frente, a esperar pela gente, o futuro está
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar
Não tem tempo nem piedade, nem tem hora de chegar
Sem pedir licença muda nossa vida, depois convida a rir ou chorar
Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar
Vamos todos numa linda passarela
De uma aquarela que um dia, enfim, descolorirá
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo (que descolorirá)
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo (que descolorirá)
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo (que descolorirá)
Que descolorirá
Que descolorirá
Muito obrigado pelas explicações.
Gente, acho isso complexo demais pra uma criança. Nunca quando eu fui criança e vi pela primeira vez o comercial dos lápis de cor daquela marca que eu esqueci o nome saberia que era sobre isso que a música falava. Bela interpretação!!!
@@s.o.7174 Eu também, mas EU já era adulto quando conheci a letra, mas esta me remeteu para as minhas três fases. O Toquinho e o Vinícius são baitas de um Poeta.
Essa musica realmente é uma poesia em forma de música e pelo menos na minha escola as professoras usaram em várias aulas, tanto de educação artística a literatura e português quando jamais velha.
Seth, faça uma "Reação Gringa" com essas músicas, no caso, já devidamente legendadas em inglês.
Uma das memórias mais antigas que possuo em minha mente é a do meu pai me levando para a escola e tocando essa música no carro para mim. (A parte estranha é que eu lembro que as vezes eu sentava no carona e eu devia ter não mais que 2 anos de idade".
Mas agora lembro que as vezes íamos no carro dele e as vezes íamos numa kombi da empresa em que ele trabalhava.
Enfim, essa música é com toda a certeza a primeira canção que eu aprendi a cantar na vida. Lembro bem de um dia em que meu pai tocou a música no carro enquanto íamos para a escola, entrei na classe e a professora tocou Aquarela também! Fiquei muito feliz pq eu já conhecia a música. E acho que sim, rolou um trabalhinho de artes sobre a música.
Enfim, não há brasileiro que não conheça essa música. Ela é muito icônica e faz parte da nossa cultura. E até hoje choro ao escutá-la. Faz parte de minha lembrança afetiva assim como faz da maioria dos brasileiros.
Que vídeo incrível, Seth. Obrigado por grava pra gente!
7 falando em Pedra Grande, vc já foi na Pedra Grande de São Paulo? Tem um vista bonita lá de cima.
SIMMMMMMM adorei! Sempre recomendo!!!!!!
Essa é uma das mais lindas musicas já compostas na música Brasileira, talvez muito do seu significado só possa ser inteiramente sentido, digo sentido mesmo, com o coração, por um Brasileiro, essa música é e sempre será o hino da infância de milhões de Brasileiros, é a mais pura poesia em forma de música, ela desperta em todo Brasileiro uma outra coisa que muitos idiomas não tem como expressar: Saudade!
Esse tempo verbal, futuro do presente, é muito utilizado.
Ela vai descolorir = ela descolorirá.
Eu vou fazer isso! = eu farei isso.
Kkkkkkkkk Seth, eu amoooo suas interpretações. Morro de rir qdo fica confuso kkkkkkkk mto bom!
A música O CADERNO, É outra metáfora do TOQUINHO.
anotado
@@AmigoGringo ,OK. 📖📉📈📊📝
A letra de ¨Aquarela¨ é do Italiano Guido Morra e foi adaptada para o português por Toquinho, Vinicius de Moraes e o também italiano Maurizio Fabrizio.
A letra inteira simula desenhos, cores, imaginações num papel branco.
Uma América a outra, é uma referência a um caminho entre a América do sul e a do norte, ou seja, do continente inteiro.
Esse comercial de lápis dos anos 80 pode ser mais ilustrativo para entender essa música :
th-cam.com/video/hqyMUkHoqmI/w-d-xo.html&ab_channel=TVPortalTerceiraIdadeTVPortalTerceiraIdade
Obs : Se fala ' Lápis, ' tanto no plural, quanto no singular em português e não ' Lápizes. '
Não tem como escutar essa música e não lembrar desse comercial. Obrigada por ajudar a relembrar
@@barbaraemiliano4226 De nada. Essa foi a minha infância.
A primeira coisa que lembro ao ouvir essa música, é desse comercial.
@@pedropedreira3734 Verdade...Eu também...
Faltou aí a América central
Essa música sempre, sempre sempre me emociona. Sinto muita tristeza desde a hora que começa pois já sei o final. Cada um sente essa música de uma forma. O meu sentir é esse. Uma singela tristeza.
Quando ouvi a primeira vez só conseguia ficar na beleza da descrição do cenário. Era criança e não entendia o sentido de descolorirá.
Então posso dizer que ela ganha outro sentido quando ficamos adultos
Td vez que ouço essa música meus olhos enchem de lágrimas, marcou minha infância, quem não lembra do comercial da faber castel? =´)
que alivio que me deu, eu acho que meu nivel de inglês está relacionado ao seu nivel de português e me vejo sempre perdido assim nas letras das músicas, isso é pelo fato do contexto cultural, foi muito bom ver você passar o mesmo que eu passo...heuahuehuae
O tipo de música que a gente ouve de novo quando cresce e pensa: "como isso não me traumatizou quando criança?" 😭
Que vídeo legal, Seth. Você é o etnógrafo da canção, parabéns!
Seth, você precisa interpretar um clássico. Tenta "O mundo é um moinho", do Cartola
Boa 👏🏻👏🏻
Você interpreta muito bem, amigo gringo. E fazendo isso, vejo como não presto/amos atenção nas letras e nas interpretações que elas contêm. Muito engraçada e didática está série de vídeos. Parabéns !!!!
Obrigado!
Também não é o meu forte interpretar arte, música ou literatura. Adorei.
Um dos vídeos mais legais do canal!! Parabéns!!