Meu bisavô Jacob Wali está sepultado no cemitério de Paranapiacaba. Era marceneiro da SPR. Fabricava os assentos dos carros de passageiros e das estações. Faleceu em 1938, aos 43 anos. Imigrou da Estônia em 1926 e combateu na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) quando seu país natal ainda era parte do Império Russo. E era protestante (luterano).
Vídeo bem legal. As informações históricas são muito interessantes. Parabéns pelo trabalho. Neste final de semana eu estive em Paranapiacaba, e é realmente um lugar diferenciado e especial.
Gosto de Paranapiacaba lugar antigo e diferente suas estruturas são maravilhosas e bem trabalhadas. É algo Fascinante e magnífico. Excelente vídeo parabéns... Tmj... Abração do AVENTUREIRO PAULEK!
Em 05 Janeiro de 2021 me embrenhei pela funicular rumo a Santos sozinho, com uma cargueira pesando 15Kg nas costas, tinha conhecimento que a mochila esta excessivamente pesada, mas ela continha o suprimento e os equipamentos que eu precisava para passar ao menos três dias. Minha intenção era pernoitar entre dois e três dias na funicular e vasculhar cada buraco e ribanceira inexplorada (Se é que existe alguma). Encontrei lugares inexplicáveis naquelas ribanceiras, túneis d´'agua apavorante e despejos d'água impressionantes (E não estou falando dos túneis de água dentro do túnel com janelas). Em muitos locais tive que fazer quase escaladas, encarar mata fechada, mas foi experiência única. Mas como estava sozinho, fui surpreendido por um imprevisto, o peso da minha mochila (com comidas e equipamentos para 3 dias) começou a me machucar. Chegou um ponto que começou a sangrar em baixo das unhas dos pés e inchar as articulações do tornozelo, subir e descer aqueles morros, também acabaram com meus quadríceps. Percebendo que o meu corpo não aguentaria aquela empreitada por três dias, resolvi abortar a aventura, acabei de atravessar a funicular e me dirigi para Cubatão, cheguei em Cubatão me arrastando. Enquanto eu estava em cima daquelas pontes altas como a da grota funda, eu percebi que estava testando a Deus com aquela minha atitude, pois extava me expondo a extremo risco de vida por uma aventura. Me lembrei da minha filha de 10 anos, e que ela poderia perder o pai por causa de uma aventura insensata dele. Obrigado Deus por ter me guardado em um local tão ermo e que braveja solidão, tristeza e morte, nunca mais colocarei minha vida em risco por uma aventura. Funicular é linda e proporciona uma experiência ímpar, mas não compensa brincar com a vida e facilitar para a morte. Em Paranapiacaba existem dezenas de trilhas que você pode fazer sem correr risco de vida, basta procurar um guia credenciado lá mesmo na cidade, tem vários. imgur.com/Kp68NKv
Em outra situação eu tenho certeza que eu respondi ao seu depoimento. Mas não está aparecendo aqui. Depoimento espetacular. Parabéns lá experiência. Obrigado por enriquecer o canal com seu relato.
Rsta cidade é linda e o pássaro 🦅 que chgou na frente da câmara por duas vezes mostrou sua curiosidade mas realmente o verde é predominante e faz dela ser o que é eu moraria num lugar deste pois a calmaria leva resultados satisfatório uma coisa eu falo as grandes metrópoles vao cada dia levar muitos a busca por cidades assim é uma pena wue ps governantes não buscam melhorias pra wue vai e pra quem vivem parabéns pelos seus vídeos merece mtos likes pena que só podemos da uma curtida ❤
Essa é minha cidade! Minha vovó nasceu la em 1930 e nos recheou de historias da sua infância e quando casou lá... tem muitas fotos doa meus parentes la no lira serrano.... não posso perder!
Livro: Ao Cair da Neblina Editora Baraúna; 1ª edição (25 outubro 2021) Capa comum : 202 páginas Sinopse: Em Paranapiacaba, turistas são assombrados pelo espírito vingativo de Anita. Uma noiva, filha de operário, que foi deixada pelo noivo, filho do engenheiro-chefe, no altar na hora do casamento. No entanto, o rapaz não compareceu pois foi trancado pelo raivoso pai no porão da residência. Desesperada, ela saiu correndo pela Vila e se atirou do viaduto da ferrovia. Nunca seu corpo foi encontrado, mas a partir deste dia, uma densa neblina cobre a vila. Dizem ser a noiva que sai da Grota funda e invade a vila a procura do seu amado.
Rafa... acredita se quiseres na década de 60 vínhamos jogar bola aqui. Nosso colégio Afonso Schmidt contra a escola local. A viagem de trem puxado pelo "locobreque" era fantástica. Foi aqui que comi pela primeira vez o tal de cambuci. Fruta que plantei em todas casas que morei, Vila Nova-Cubatão, Santos, São Vicente e em Oliveira Barros-Miracatu. Meu coração está apertado. Muito obrigado pelo deleite. Que o eminente te proteja parceiro. Antes de morrer quero te conhecer. Talvez até dar um giro contigo nessa tua jornada. Huge hag!!!
Paranapiacaba é uma vila. Lá moraram todos os trabalhadores da estrada de ferro. Hoje essa vila é administrada pela cidade de Santo André, no ABC paulista.
Passei aí muitas vezes quando era criança (tenho 55 anos)! Íamos ao sítio de minha Tia em Ribeirão Pires! Era um sonho subir a serra! Já no alto havia a substituição da locomotiva pelo sistema elétrico! Haviam pessoas com uma bancadinha pendurada em seus pescoços que entravam nos vagões, enquanto parados, para venderem sanduíches, bolos, café, cigarros, guloseimas... É, eu me lembro!
Salve Rafael mais um vídeo cheio de qualidade, e cara Paranapiacaba é fantástica tanto que me faltam palavras para descreve-la, enfim parabéns pelo trabalho.
Fala manooooo, eu tenho MUUUUITA vontade de fazer a trilha da funicular para fotografar mas nao conheco ninguem que conheça a trilha e ir sozinho é bem complicado ne kkk
Olá. O problema da Funicular é que se trata de uma trilha proibida. Com cada vez mais fiscalização. Mas quem já foi sabe que é uma experiência única. Vlw.
Será que o modo de ficar de "olho" no pessoal que morava aí na vila fez surgir o termo "Para inglês ver"? ehehehehe Brincadeiras à parte, Paranapiacaba sempre me fascinou, conheço o local apenas pela internet, nunca tive a oportunidade de ir. Quando estava me programando para ir visitar a vila, houve o lockdown da pandemia em mar/2020... infeliz coincidência. De lá para cá eu perdi um pouco a vontade de sair de casa e ir visitá-la. Bom que você fez o vídeo aí já para matar um pouco minha curiosidade. Abcs!
Não adiante falarmos na História se o estado não preserva, até pra se chegar não existe Transporte de fácil acesso, Temos que que valorizar mais a História Brasileira.
Fala Rafael.. blz? Seria Top vc agendar um passeio com a galera interessada pra descer os trilhos... Não sei se vc já faz esse tipo de trabalho mas seria interessante
Ola Homem da Lua. Fica ali na rua do Pau da Missa, mas estavam fazendo manutenção e a gravação ficou ruim. Infelizmente documentário artesanal tem esses inconvenientes.
Fala Rafael, tudo na paz? Já tem uma cota que te acompanho, você retornou na trilha da funicular depois de 20/2021? Ainda da pra visitar hoje em 2023? Abraco!
Meu bisavô Jacob Wali está sepultado no cemitério de Paranapiacaba. Era marceneiro da SPR. Fabricava os assentos dos carros de passageiros e das estações. Faleceu em 1938, aos 43 anos.
Imigrou da Estônia em 1926 e combateu na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) quando seu país natal ainda era parte do Império Russo. E era protestante (luterano).
O *Barão* deve pular no caixão de tanta raiva! E nós lamentamos por ver tudo isso ser destruído.
Parabéns pela coragem, fiquei triste ao ver que ninguém cuida nem do cemitério, que pecado...!🌈🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Deixei meu Like!
No aguardo aqui haha
Que riqueza de história..perdida
Fosse em outro país estava bem cuidado
Ganhou mais um inscrito 😁
Que lugar interessante , uma caixinha da nossa historia. Se eu fosse sua mãe , ficaria doidinha demais, as vezes voce me tira o folego kkk.
Vídeo bem legal. As informações históricas são muito interessantes. Parabéns pelo trabalho. Neste final de semana eu estive em Paranapiacaba, e é realmente um lugar diferenciado e especial.
linda a natureza
Gosto de Paranapiacaba lugar antigo e diferente suas estruturas são maravilhosas e bem trabalhadas. É algo Fascinante e magnífico. Excelente vídeo parabéns... Tmj... Abração do AVENTUREIRO PAULEK!
beleza obrigado amigos
Sensacional.
Fui umas 4x para Paranapiacaba não sabia da existência desse túnel que liga o outro lado da Vila kkkk. Muito top
Essa Vila é uma verdadeira volta ao passado. E a Funicular possui um verdadeiro labirinto de túneis. É muito louco.
Em 05 Janeiro de 2021 me embrenhei pela funicular rumo a Santos sozinho, com uma cargueira pesando 15Kg nas costas, tinha conhecimento que a mochila esta excessivamente pesada, mas ela continha o suprimento e os equipamentos que eu precisava para passar ao menos três dias.
Minha intenção era pernoitar entre dois e três dias na funicular e vasculhar cada buraco e ribanceira inexplorada (Se é que existe alguma).
Encontrei lugares inexplicáveis naquelas ribanceiras, túneis d´'agua apavorante e despejos d'água impressionantes (E não estou falando dos túneis de água dentro do túnel com janelas).
Em muitos locais tive que fazer quase escaladas, encarar mata fechada, mas foi experiência única.
Mas como estava sozinho, fui surpreendido por um imprevisto, o peso da minha mochila (com comidas e equipamentos para 3 dias) começou a me machucar.
Chegou um ponto que começou a sangrar em baixo das unhas dos pés e inchar as articulações do tornozelo, subir e descer aqueles morros, também acabaram com meus quadríceps.
Percebendo que o meu corpo não aguentaria aquela empreitada por três dias, resolvi abortar a aventura, acabei de atravessar a funicular e me dirigi para Cubatão, cheguei em Cubatão me arrastando.
Enquanto eu estava em cima daquelas pontes altas como a da grota funda, eu percebi que estava testando a Deus com aquela minha atitude, pois extava me expondo a extremo risco de vida por uma aventura.
Me lembrei da minha filha de 10 anos, e que ela poderia perder o pai por causa de uma aventura insensata dele.
Obrigado Deus por ter me guardado em um local tão ermo e que braveja solidão, tristeza e morte, nunca mais colocarei minha vida em risco por uma aventura.
Funicular é linda e proporciona uma experiência ímpar, mas não compensa brincar com a vida e facilitar para a morte.
Em Paranapiacaba existem dezenas de trilhas que você pode fazer sem correr risco de vida, basta procurar um guia credenciado lá mesmo na cidade, tem vários.
imgur.com/Kp68NKv
Em outra situação eu tenho certeza que eu respondi ao seu depoimento. Mas não está aparecendo aqui. Depoimento espetacular. Parabéns lá experiência. Obrigado por enriquecer o canal com seu relato.
Vixe
Q loucura fantástica
Realmente a Funicular, de pegar para vasculhar tudo que existe nela leva tempo..tem muita coisa
Ola amigo, Peabiru é a calçada do Lorena...
Onde se deu o primeiro acesso ao planalto Paulista...
+ uma aula espetacular...👏🏽👏🏽👏🏽
Seu canal é incrível. Conheci há pouco tempo e estou assistindo e curtindo todos os vídeos. Parabéns pelos ótimos vídeos do seu canal.
Muito obrigado. Seja bem vindo ao canal.
Rsta cidade é linda e o pássaro 🦅 que chgou na frente da câmara por duas vezes mostrou sua curiosidade mas realmente o verde é predominante e faz dela ser o que é eu moraria num lugar deste pois a calmaria leva resultados satisfatório uma coisa eu falo as grandes metrópoles vao cada dia levar muitos a busca por cidades assim é uma pena wue ps governantes não buscam melhorias pra wue vai e pra quem vivem parabéns pelos seus vídeos merece mtos likes pena que só podemos da uma curtida ❤
Muito obrigado. Eu TB sou dessa opinião. Prefiro os lugares mais tranquilos e com muita natureza. Obrigado.
Essa é minha cidade! Minha vovó nasceu la em 1930 e nos recheou de historias da sua infância e quando casou lá... tem muitas fotos doa meus parentes la no lira serrano.... não posso perder!
amo esse lugar.
Boa noite a todos
Muito bom o vídeo 👏👏. Passar por baixo da cidade foi loco demais. Parabéns pelo vídeo
Obrigado Marcel. Foi animal entrar nesse subterrâneo.
Chegando hoje no canal kk. Caraca que lugar incrivel. E que coragem de entrar nessa tubulação kk show
parabéns por mais um vídeo top e mais uma aula
Boa noite
Namo eu tenho pedaço de carta topográfica específico dessa área.
Tenho Grande também.
Eu tiro Xerox .
Show Fabiano. Seria possível dar uma olhada nessa planta?
Parabéns! O canal "Caçadores de Horizontes" é excelente! Eu realmente curto assistir! Santo André - SP - Brasil.
Muito obrigado Alexandre.
Parabéns mais uma aventura surreal.
Livro: Ao Cair da Neblina
Editora Baraúna; 1ª edição (25 outubro 2021)
Capa comum : 202 páginas
Sinopse: Em Paranapiacaba, turistas são assombrados pelo espírito vingativo de Anita. Uma noiva, filha de operário, que foi deixada pelo noivo, filho do engenheiro-chefe, no altar na hora do casamento. No entanto, o rapaz não compareceu pois foi trancado pelo raivoso pai no porão da residência. Desesperada, ela saiu correndo pela Vila e se atirou do viaduto da ferrovia. Nunca seu corpo foi encontrado, mas a partir deste dia, uma densa neblina cobre a vila. Dizem ser a noiva que sai da Grota funda e invade a vila a procura do seu amado.
Muito bom o documentário. Saber da origem da nossa ferrovia, nós faz da valor ao temos hoje.
Mais um subterrâneo hahahaha.. Top Brothers
Boa noite!!!
Esperando chegar 20:00.
Podiam fazer o caminho do Sal, um lugar lindo e histórico também.
Em breve irei conhecer esse belíssimo lugar ✌️
Esse lugar é espetacular. Um dos meus favoritos. Vale muito a pena.
Você faz guia pela funicular desativada ? tenho interesse de fazer a trilha do começo ao fim !
Muito bom!Rafael
Barão de Mauá!! órfão, brasileiro ê o maior empresário da américa latina!!!
Parabéns
Lindo lugar amei
Seus vídeos são foda mano nunca pare
Parabéns excelente registro tudo de bom um abraço Rafael 👍
Muito obrigado.
Sou paulista é amo história
Rafa... acredita se quiseres na década de 60 vínhamos jogar bola aqui. Nosso colégio Afonso Schmidt contra a escola local. A viagem de trem puxado pelo "locobreque" era fantástica. Foi aqui que comi pela primeira vez o tal de cambuci. Fruta que plantei em todas casas que morei, Vila Nova-Cubatão, Santos, São Vicente e em Oliveira Barros-Miracatu. Meu coração está apertado. Muito obrigado pelo deleite. Que o eminente te proteja parceiro. Antes de morrer quero te conhecer. Talvez até dar um giro contigo nessa tua jornada. Huge hag!!!
Não tenho palavras para agradecer Eduardo. Muito obrigado por compartilhar as suas lembranças aqui com a gente.
Achava que paranapiacaba era uma cidade grauda com bastante habitantes. Mas amei pela história
Pequena, na verdade pertence a Santo André. Muito obrigado.
Paranapiacaba é uma vila. Lá moraram todos os trabalhadores da estrada de ferro.
Hoje essa vila é administrada pela cidade de Santo André, no ABC paulista.
Já tá lá o like!
Top!!
Muito obrigado.
A onça
Todo lugar com muitos rios e praia por perto tem neblina, não é exclusividade só daí não.
Vc merece milhares de inscritos , parabéns.
Passei aí muitas vezes quando era criança (tenho 55 anos)! Íamos ao sítio de minha Tia em Ribeirão Pires! Era um sonho subir a serra! Já no alto havia a substituição da locomotiva pelo sistema elétrico! Haviam pessoas com uma bancadinha pendurada em seus pescoços que entravam nos vagões, enquanto parados, para venderem sanduíches, bolos, café, cigarros, guloseimas... É, eu me lembro!
Pô Rafa! Vídeo show! Imagens de tirar o fôlego. Ainda vou à Paranapiacaba, rsrsrs! Abraços mano bom e grande historiador!!
Muito obrigado Pedro.
Salve Rafael mais um vídeo cheio de qualidade, e cara Paranapiacaba é fantástica tanto que me faltam palavras para descreve-la, enfim parabéns pelo trabalho.
A Qualidade do Canal melhora a cada vídeo , parabéns Rafael 👏
Muito Obrigado.
EXPETACULAR!!! ESTE TÚNEL FLUVIAL... QUE AVENTURA EM PARANAPIACABA! PARABÉNS PROFESSOR !!!EXCELENTE VÍDEO!!
Muito obrigado.
Showw
Muito obrigado.
*Mostra Mais Detalhes, Do Museu Ferroviário Do Sistema Funicular De Paranapiacaba...........*
Olá Dr. Onésio. Assim que as coisas normalizarem pretendo voltar lá com calma e visitar esses locais que estavam fechados. Muito obrigado.
Fala manooooo, eu tenho MUUUUITA vontade de fazer a trilha da funicular para fotografar mas nao conheco ninguem que conheça a trilha e ir sozinho é bem complicado ne kkk
Olá. O problema da Funicular é que se trata de uma trilha proibida. Com cada vez mais fiscalização. Mas quem já foi sabe que é uma experiência única. Vlw.
Da hora já acompanho seu canal já faz um tempo da hora msm Tmj #vavamotoka
Muito obrigado Vava. Vlw. De verdade.
Será que o modo de ficar de "olho" no pessoal que morava aí na vila fez surgir o termo "Para inglês ver"? ehehehehe
Brincadeiras à parte, Paranapiacaba sempre me fascinou, conheço o local apenas pela internet, nunca tive a oportunidade de ir.
Quando estava me programando para ir visitar a vila, houve o lockdown da pandemia em mar/2020... infeliz coincidência. De lá para cá eu perdi um pouco a vontade de sair de casa e ir visitá-la.
Bom que você fez o vídeo aí já para matar um pouco minha curiosidade.
Abcs!
Não adiante falarmos na História se o estado não preserva, até pra se chegar não existe Transporte de fácil acesso, Temos que que valorizar mais a História Brasileira.
Meu sobrinho de 12 anos vai homenagear Paranapiacaba no Carnaval Virtual de Desenho esse ano de 2024.
Manda pra gente depois para ver o resultado. Parabéns ao seu sobrinho, diga a ele que eu mandei um grande abraço.
@@cacadoresdehorizontes-hist2057 Claro que mando! Muito obrigado pelo carinho! Abraço!
Fala Rafael.. blz? Seria Top vc agendar um passeio com a galera interessada pra descer os trilhos... Não sei se vc já faz esse tipo de trabalho mas seria interessante
Eu tenho muitas vontade de juntar os entusiastas do canal para um passeio histórico.
@@cacadoresdehorizontes-hist2057 não passa vontade..kkkkkk agita aí q eu tô dentro
@@Cro1079 vamos!!! Quem sabe um barco com trilha pelos fortes da baixada Santista.
Será q alguém já pensou em passar dectores ai pra ver se acham itens usados por eles
Com certeza acha coisas da época da construção. Era tudo feito de Aço.
Poxa, 14:34 e do nada lá está no tunel. onde fica isso?
Ola Homem da Lua. Fica ali na rua do Pau da Missa, mas estavam fazendo manutenção e a gravação ficou ruim. Infelizmente documentário artesanal tem esses inconvenientes.
Video de 1988 mostrando o sistema funicular em funcionamento: th-cam.com/video/uQ66q2yL_30/w-d-xo.html
Fala Rafael, tudo na paz? Já tem uma cota que te acompanho, você retornou na trilha da funicular depois de 20/2021? Ainda da pra visitar hoje em 2023? Abraco!
Olá... nunca mais eu fui lá. Estava com vontade de mapear aquela túneis... Mas aí da não tive uma brecha para isso. Muito obrigado.
Gostei do vídeo SEGUE EU AÍ
Conheço, o Brasil não valoriza a sua História, esse local está se degradando tudo virando sucatas, poderia ser explorado com muito mais turistas.
Gostei do vídeo SEGUE EU AÍ