Os "métodos" introduzidos no currículo básico nacional (PCNs e BNCC) não são freirianos. Construtivismo não é freiriano...Sugestões de Leitura para entender a educação brasileira: "Historia das ideias pedagógicas no Brasil" (de Dermeval Saviani); leituras de diferentes produções do Prof. Newton Duarte - dissertação, tese, palestras (no youtube têm várias), entre outras. Creditar a péssima qualidade de ensino brasileiro ao método/sistema Paulo Freire é de uma leviandade medonha.
@@celiazerbatozerbato7244 Fale mais sobre isso! Como o Brasil chegou nesse estado de coisas? Me deixou curioso! Estudei durante o Regime Militar e hoje vendo meus filhos no colégio a única coisa que sinto é pena deles!
@@celiazerbatozerbato7244 pelo que eu li nos PCNs e BN CC tem ideias freireanas sim. As ideias dele na verdade não são criação dele. São ideias que estavam sendo debatidas por outros pensadores !!!! Ele ajudou a disseminar
Exatamente. Estudei em colégio construtivista e vi mais da metade da minha turma abandonando no ensino médio porque a matemática que aprendíamos era nível de ensino fundamental! Eu fiquei até o fim, meu pai se recusava me tirar da colégio, justo para um homem que tem a foice e o machado tatuado em seu braço esquerdo. Terminei minhas aulas de história sem nunca ter visto a guerra fria, a primeira e segunda guerra mundial. Revolução russa? Nem pensar. América Latina e mais América Latina. Às vezes dávamos um pulinho na África, mas só. Lembro dos pedagogos conversando entre si qual profissão indicar para cada aluno. Me indicaram jornalismo e falavam entre si "precisamos de mais jornalistas né? Seria bom termos mais jornalistas". Que cara dura. Hoje sou grato por ter optado a faculdade de Direito e ter seguido valores totalmente contrários aos que me ensinaram (doutrinaram). Tenho pena das mentes que foram manipuladas e distorcidas por essa pobre e nefasta ideologia. Esse método chegará ao fim ou cegará até o fim. "O que a história ensina é que os governos e as pessoas nunca aprendem com a história."
Matheus Almeida Sou do tempo da cartilha para aprender; tempo do regime militar. Foi perfeito! Aprendi a ler ainda muito criança. Hoje em dia, graças ao Construtivismo, criança, aluna de escola particular, com 6, 7 anos não sabem ler! De escola pública, piorou.
Na escola sempre me foi ensinado: a culpa é do sistema! Hoje como professor que estudou em escola pública, vejo como a pedagogia é trabalhada para massacrar o aluno e querer justificar que sua condição não é melhor por causa do sistema e jamais é citado que cada um de nós temos responsabilidades nas escolhas que fazemos e ser bom aluno, transformar nossas condições, podem ser realizadas pelo mérito (Mérito? essa palavra dá coceira nos amantes do Freire). Cresci com a crença de que jamais conseguiria algo, pois era vitima do sistema. Felizmente me dei conta de que as coisas não são assim e comecei a batalhar para conseguir minhas conquistas e sair da miséria. Hoje, o mínimo que posso fazer pelos meus alunos é ensiná-los que, ainda que seja ruim o ensino público, os alunos podem se dedicar e conseguir oportunidades. Eu sou trilíngue por que me dediquei, batalhei e não fiquei me vitimizando como oprimido.
Eu já falei em outras postagens sobre o fato de que não é típico desse povo brasileiro procurar estudar trabalhar e progredir na vida; mas um fato é verdade: esse sistema de ensino babaca baseado em sócio construtivismo não ajuda em nada ao desenvolvimento técnico e científico brasileiro. A porra desses papos idiotas desse pessoal é só merda de karl marx paulo freire e emilia ferrero...
ELIAS Salva os conteúdos dos comentários. Seus argumentos, me aliviam. Obrigado por expor com clareza trilhas mais eficientes para a educação brasileira. Ideologização do Sistema Educacional é PRAGA DE URUBÚ.
Eu lutei muito durante meus 33 anos como professora de escola pública, fui diretora e afastada porque não concordava com a aprovação automática e a mal feita inclusão de alunos especiais sem antes prepararem as escolas e professores, me chamavam de preconceituosa e enquanto isso os alunos especiais não eram incluídos, apenas números nas escolas , uma lei bonita ,mas de discurso mentiroso . Tenho dois filhos engenheiros civis ,graças a Deus , são conservadores e geram empregos para mais de 30 famílias, com muita luta os ajudei na faculdade . Paulo Freire só serviu para gerar jovens revoltados e sem horizontes, o pior é que as gerações foram perdidas ,pois os pais de nossos brasileirinhos de hoje foram contaminados com a ideologia dos oprimidos, são dependentes , em sua maioria , dos avós e mais velhos , ideologia paralisante e formadora de imbecis... Que Deus nos ajude e não percamos a esperança. Abraço fraterno professor .
Fiquei até emocionada com seu comentário porque é exatamente assim q vejo. Minha filha é estagiária em uma escola e relata isso,mães q obrigam até na justiça q aceitem seus filhos especiais aí a criança sai do fundamental sem ter aprendido nada só então é inserida na apae porque a estadual ñ é obrigada a aceitar,a municipal é
Estou com 13 anos como professor, e em todas as escolas que lecionei, sempre fui o ÚNICO conservador, contrário ao sistema, revoltado na politização da educação, pessoas imbecis como gestores, valores invertidos e a falta de capacidade dos docentes de perceberem estas falhas, todos recebem as ordens de cabeça baixa em sinal de subserviência, reproduzindo o que os imbecis e políticos empurram de cima para baixo, num tom de "escola democrática"que nunca existiu. Sou surrado com olhares daqueles "robôs" professores que não tem a mínima capacidade de criticidade do que está acontecendo. Estou adoecendo dentro de uma unidade escolar de tanto que sofro em não ter com quem falar sobre isso, tento DEBATER o assunto, logo recebo um chega pra lá de algum colega de trabalho. Lendo este relato me identifiquei pleno em todos os aspectos. Infelizmente se nada muito abrupto for feito, estamos fadados a presenciar a falência de todos pilares dos seres humanos ruinar diante de nossos olhos. Abraço a todos professores que estão lutando pra sobreviver dessa maneira.
Entrei na escola em 1972 com 7 anos. Aos 8 eu sabia ler, escrever e contar. Hoje tenho alunos que estão na escola desde 3 anos, hoje com 12 e 13, não sabem ler o que escrevem.
concodo a nossa educaçao e a pior do mundo porque. a trinta anos o brasil nao encara.realidade. educaçao e responsabalide. do pai e mae os professores nao tem material humano de primeira num pais do carnaval de novelas kkkkkkk so deus
+kasteh boa pergunta. O q tem a ver com P. Freire? aff to é ficando confusa, será q eu moro dentro da grande matrix!? Onde o governo manipula td e todos, as mídias piorou, manipulam mais ainda, ensinam mentiras, pregam uma ditadura fantasiosa, aah e o professor mediador? Aff q baboseira...aluno agente da aprendizagem? Piorou, mais tolices ainda...uai pessoal, então o aluno é uma tabula rasa q chega na escola sem nada dentro da mente? ele n sabe nada, n aprendeu nada no meio em q vive...o professor jamais vai aprender com o aluno...eu to louca ou esse pessoal dos comentários q estão loucos hein?
+Pedro Santos Jorge concordo q ta realmente péssimo, mas onde Paulo Freire entra? Q eu saiba os professores não usam métodos de Paulo Freire...até usam um pouco de Vygotsky ou melhor tentam né, porq na verdade se propaga mto o construtivismo mas na realidade não sabem como ser construtivista
Este vídeo confirma o que sempre falo; Antigamente eramos alfabetizados em 6 meses, e soma-se o domínio das operações básicas de aritméticas. Tenho 64 anos, e perdi a conta dos livro que já li, ainda hoje leio uma média de 4 livros por mês. Não frequentei a universidade, mas fiz até o segundo grau técnico, não passo vergonha num debate com doutores e professores.
Parabéns! Perfeito. Não sou professor, mas foi instrutor de programação de controladores industriais por muitos anos. Minha frustração foi enorme ao sentir a cada nova turma a perda de princípios básicos de matemática. Não é possível automatizar processos, melhorando a eficiência da produção e aumentando a renda direta per capita, sem lógica e matemática. Agora sei exatamente o por que. Obrigado.
Bom dia a todos! Estudei há 20 anos em uma ótima escola pública do Instituto Paulo Freire. Tínhamos muitas aulas de matemática, física, português e literatura, etc, e também tínhamos aulas de projetos sociais nas quais ajudávamos na prática a instituições de caridade, como creches e asilos. O ensino era bem equilibrado entre leveza e rigidez e a cobrança pelo aprendizado era grande. Equilíbrio acho que era a palavra chave, se precisasse dar um nome. Desenvolvi e também aprendi novas habilidades em exatas e humanas, minha criatividade era estimulada o tempo todo. Acima de tudo, aprendi que devemos ser eficazes tanto para desenvolver a sociedade economicamente quanto para ajudar a desenvolver a sociedade nas relações humanas, sempre com respeito e empatia. Alguns tem falado de maneira muito negativa de Paulo Freire, mas acredito que há distorções na essência de seu trabalho e ele não está mais aqui pra defender seus pontos e ideais. Me sinto num caminho constante de evolução econômica e de relações humanas, com altos e baixos como todos os seres humanos, e afirmo com clareza que o que aprendi em minha formação no Instituto Paulo Freire durante todo o meu ensino médio teve contribuição extremamente relevante e positiva para o meu desenvolvimento. Cuidado com tomar conclusões e defender pontos através de análises curtas de outras pessoas, especialmente se o que você pretende divulgar é uma crítica negativa a outra pessoa ou processo. Estude a fundo, se informe, busque experiências e forme suas conclusões de maneira justa e de maneira que possam ser produtivas para o seu desenvolvimento e de quem o cerca! Gostaria de deixar aqui esse breve relato pela primeira vez em algum conteúdo que faz críticas a Paulo Freire, pois entendo que esse seja o primeiro que de fato tenta colocar uma crítica com um pouco de respeito.
Reparem na educação que tivemos: Trabalho com mais de mil pessoas onde 80% são formadas. Com algum título acadêmico. Sabe quantos exercem os seus títulos? 10, no máximo 20%, destes 80. (trabalho na área de T.I.). São pessoas formadas em Química, Física, Matemática, Biologia, etc... que, por falta de oportunidade em suas áreas, estão exercendo cargos burocráticos. Passaram num concurso estatal e estão defendendo o seu pão. Estamos perdendo conhecimento específico a cada dia. Você que me lê, agora, talvez seja mais um nessa salada estrutural do absurdo. Hora de pensar nos filhos, no amanhã, ou seremos os mesmos, os mesmos... pense.
+Humberto Firmo (Calango do Cerrado) Eu me formei em geografia para dar aulas, estou a dois anos tentando dar aulas porque achei que chegando na sala encontraria alunos, verdadeiros alunos e o que consegui encontrar em uma sala de 35 elementos foram cerca de 7 alunos e 28 matriculas, nem de porta posso chamar pois portas nunca me impediram de trabalhar. Colegas que acreditam que matriculas são alunos fazem o jogo do Estado em uma brincadeira de faz de conta. Infelizmente Humberto fiz faculdade tarde e na minha idade não conseguiria uma colocação no setor privado e realmente irei prestar concursos publicos em outras áreas mesmo contra meus principios acabarei por fazer parte do monstro inoperante e ineficiente. Comecei a estudar para concurso lendo agora um livro de 439 paginas sobre administração publica que cai em varios concursos e nem li 10% do livro e já deu para perceber as causas da inoperancia, ineficiência e corrupção a própria estrutura é feita para favorece-las. Mesmo querendo entrar nisso por necessidade, afirmo com toda convicção que país onde a melhor oportunidade de trabalho é o serviço publico está fadado e estar na latrina do mundo.
+Humberto Firmo (Calango do Cerrado) Então o problema é o mercado de trabalho, e não o sistema de enino (que não é bom, ma esstá longe de er ea caricatura imbecil que a direita faz).
exato a universidade no brazil nao faz nada novo a 50 anos, isso nunca aconteceu em nenhum lugar do mundo tanto tempo de decadencia, nem nas guerras mundiais, os paises decairam tanto, essa e' a tragedia brazileira, paises africanos com o kenya, angola e africa do sul estao a frente do brazil
Um dia eu disse a professoras universitárias freireanas que "a piscina da universidade está cheia de ratos" e fui banida de um certame. Creio em minha capacidade e tenho convicção que foi por causa dessas palavras.
Eu, professora de Matemática é Física, tive a desventura de estar na regência no período da decadência da educação. Tive alunos no ensino médio que não conseguiam ler.
@@Djfronth Não tem, o pessoal tem esse fetiche em atacar um nome sem nem associar as coisas. Vai em uma escola ver o que está sendo ensinado. É "B + A, BA..." ad nausea até o fim do ano. Aprendeu? Ok, Não aprendeu? Passa pro próximo ano. Não tem nenhum tipo de relação com a pedagogia proposta pelo Freire, mas só porque temos ele como uma imagem de maior pensador sobre educação as pessoas já acham que o espírito dele está em todas as escolas públicas jogando mamadeira de piroca nas crianças.
@@Djfronth Tem, quando não há autoridade não se ensina, Paulo Freire prega a ausência da autoridade no ensino, uma besteira sem tamanho, o educador sempre foi mestre, educador que não é mestre, não é educador!!! Pode até ser uma babá de crianças e adultos...mas não educador.
PARABÉNS Percival pelo seu comentario DESEJO QUE O SENHOR JESUS CRISTO TE CONCEDA TODOS OS DESEJOSSS DE TEU CORAÇÃO AMÉM 💖💝 💖AMÉM JESUS CRISTO ÚNICO SALVADOR DA HUMANIDADE AMÉM💖 Paulo freire fundou a quadrilha do pt
Só hoje(2019) assisti o seu vídeo. Sou professora de matemática e trabalhei em uma escola pública em uma cidade da Grande São Paulo, no período de 1994 até 2000, vi professores pregando suas ideologias e crenças ao alunos, aquilo me revoltava. O professor tem a obrigação de transformar seus alunos em serem pensantes e não repetidores das ideias dos outros. Enquanto trabalhei tentei fazer um trabalho sério, sempre mostrando os dois lados e fazer que os alunos pensassem e formassem suas próprias ideias. Nos últimos dois anos em que trabalhei me sentia deprimida e sozinha, era desrespeitada pelos alunos e menosprezada pelos professores. Quando minha filha nasceu resolvi que minha prioridade era com ela, não poderia ser uma boa mãe no estado depressivo em que me encontrava e abandonei o magistério. Hoje minha filha está no segundo ano da faculdade e tem uma visão de que o progresso vem com o esforço pessoal e que nada cai do céu. Acredito que consegui fazer um bom trabalho.
Farei parte dessa geração de professores, e graças a Deus e aos bons mestres, que abrem nossos olhos, tentarei também abrir os olhos dos meus alunos. Muito obrigada!
Meritocracia, qualificação e o conjunto da obra, fazem de Anísio Teixeira o verdadeiro patrono da educação brasileira. Paulo Freire, nada mais foi do que o grande arauto do atraso e imbecilização de várias gerações de estudantes Brasil afora.
PAULO FREIRE É CONSIDERADO (INCLUSIVE POR ESTRANGEIROS) COMO UM DOS MAIORES EDUCADORES DO MUNDO.CRITICAR A IMENSA CONTRIBUIÇÃO E A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE É SINAL DE IGNORÂNCIA. A MAIORIA DOS QUE CRITICAM PAULO FREIRE NEM SEQUER TEM UM CURSO SUPERIOR (PERCEBE-SE) E NEM NO ENEM PASSAM.ANÍSIO TEIXEIRA TAMBÉM É UM DOS MAIORES
Estudos da neurociência já corroboram que a meritocracia é balela. Há questões no desenvolvimento infantil que são cruciais e não estão atreladas ao esforço que a pessoa faz quando adulta.
O senhor tem razão, sou professor tbm é sei como é esse lavagem cerebral, Paulo Freire não pedagogo e sim agente revolucionário disfarçado de educador.
Já recebi muitas criticas por ter afirmado inúmeras vezes que o método de Paulo Freire não funciona, acho que talvez Piaget e Vigostsky possam ser úteis, mas que também estão ultrapassados. Educação de qualidade, se faz com um entrosamento entre os processos de ensinar e aprender. Como professor, sendo obrigado a seguir certas diretivas, fico cada vez mais decepcionado com a qualidade de educação que temos no Brasil de hoje. Não desprezando o Paraguai e a Bolivia, mas já estamos atrás até desses países no quesito educação.
Minha mulher que na época era professora primária, reprovou algins alunos e foi chamada na diretoria, lá eles disseram a ela que ela não poderia reprovar de forma alguma, teve que passar os alunoa de série mesmo sem saber!!!
Uma amiga minha prof. me disse que tinha um aluno importunando as suas aulas e os colegas, ela chamava atenção do mesmo varias vezes, e o aluno respondia claramente a ela com palavrões obcenos, ela perdeu a paciência e puxou-o pelo braço e levou-o a diretoria, chamaram os pais e estes queriam saber porque o seu filho chegou a este patamar de desobediência e culpando-os os professores a tal ponto em que o aluno chegou, e pior brigando com o professor porque ele puxou o braço do seu filho e que iria processar o professor e toda a escola.
Estudei na época da cartilha caminho suave quando atingi o 4 ano de escola o ensino que recebi me considerei e considero saber mais quem tem o 2 colegial de hoje o sistema de ensino do Brasil INFELISMENTE deixaram ir pro ralo abaixo
Brasil: últimas posições no PISA. Metade dos universitários são analfabetos funcionais. Devemos dar os parabéns ao patrono da educação brasileira. Ele, de fato, conseguiu o que queria.
Sou revisor de textos em uma instituição governamental mineira há 25 anos. Corrijo o português dos trabalhos técnicos escritos por mestres, doutores, PhDs, essa tranqueirada. Nunca corrigi um trabalho que não tivesse pelo menos cinco erros crassos na primeira página. Nunca. De novo: nunca.
Entrei na 1° série sabendo ler e escrever e fazendo contas com 6 anos. E qdo li o primeiro livro de Paulo Freire na faculdade de letras soube logo q aquilo era demagógico. Mas éramos obrigados a ler vários desses livros e aceitar aquilo como fantástico! E qdo iniciei a carreira do magistério a decepção foi imediata!
Eu aprendi a ler com um amigo da família que estudava para ser professor. Ele, começando o curso, queria testar sua capacidade e perguntou aos meus avós que me criavam se ele poderia me ensinar a ler. Eu tinha 6 anos de idade e, naquele tempo, 1969, íamos para a escola, cursar o primeiro ano, com 6/7 anos de idade. Ele trouxe a cartilha “Caminho Suave”, pegou giz e uma guarda de cama em desuso que usou como lousa. Fui para a escola no ano seguinte, 1970, sabendo ler e escrever e já sabia um pouco de geografia, pois tinha um atlas em casa que meu avô fez questão que eu estudasse para identificar os países. O resultado foi que tive um desenvolvimento escolar feliz, bom e normal e hoje estou já na reserva e continuo a estudar por apreço ao saber. Tudo começou aos 6 anos, sem ideologia, sem vitimismo; éramos pobres, mas meus avós trabalhavam e traziam o sustento suado, mas sem reclamar.
Há muito tempo atrás me foi recomendada a leitura do livro "A Pedagogia do Oprimido" e depois de ler o livro quase todo eu não encontrava nada que mostrasse como é que o aluno iria aprender português, matemática, história, geografia, inglês. Joguei o livro fora.
Sou professor e percebi desde criança a queda da qualidade dos estudos as mudanças entre a minha geração e a dos meus pais, e hoje é bem mais claro quando vejo a qualidade dessa nova geração onde jovens adultos agem como massa de manobra pra a agenda de poder da esquerda e não sabem nada de História, nem de Geografia, só sabem insultar quem realmente estudo fora do ambito escolar e ainda batem no peito pq tiveram boas notas quando no ensino médio.
sim foi piorando pq a educação cada dia e so um deposito de pessoas, que estão ali para encher números. Professores, mal preparados e sobrecarregados. métodos arcaicos, (quadro e giz) alunos entediados. O que precisava aprendes a 30 anos atras e diferente do que se precisa hoje em dia, quem sabia ler e escreve ja eram considerados doctor. Hoje precisa saber usar o que aprendeu no seu dia a dia, mas na escola não ensina isso, continua na mesma forma de seculos.
@Américo Andreola Com todo respeito, quer dizer que por ele escrever errado alguns detalhes, por estar na internet, isso o torna um completo analfabeto funcional ou um péssimo professor? Bela interpretação a sua...
@@iagomonte5937 Não diretamente, porém se a pessoa se coloca em posição crítica a um tema, pelo menos deveria demonstrar uma aptidão no próprio tema. Afinal, se vamos chegar a considerar a crítica feita, pelo menos aquilo que a fundamenta precisa ser sólido. E nesse caso, estando a crítica feita ao suposto reconhecimento de que o letramento e capacidade intelectual de gerações novas estão piores do que os de gerações passadas, então espera-se que o representante da geração passada não jogue palavras sem cuidado, ponderação, forma...
Estamos agora em 2019, nada mudou, fui na colação do nível médio do meu filho, colégio federal , os professores idolatraram Paulo Freire, todos com o mesmo discurso.
Os professores aprendem a idolatrar Paulo Freire quando ainda estão na faculdade. Por isso, o ministro quer mudanças no ensino superior, ou nunca quebraremos este ciclo de ignorância.
@@brenofelix4183 se você acha normal as crianças chegarem ao ensino superior com sérias dificuldades de leitura e escrita por terem passado por um processo fraco de ensino, isso mostra que você também foi vítima desse processo.
@@MariaEduarda-qt6qi Assino em baixo, o amigo aí ainda não entendeu a influencia nefasta desse patrono da "educação" de merda do Brasil, ele com certeza absorveu muito bem o método Paulo Freire.
MIM LEMBRO QUE NA DÉCADA DE 1960, EU TIREI O DIPLOMA PRIMARIO, LOGO APÓS TIVE QUE FAZER UM CURSO CHAMADO DE ADMISSÃO. PARA PÔDER FAZER O GINASIAL, ATÉ AI EU JA SABIA TRIGONOMETRIA, GEOMETRIA,ESTADIMETRIA, JA SABIA O QUE ERA SENO E COSENO,TANGENTE,E,COTANGENTE,RAIZ QUADRADA, PI,ETC.PAREI DE ESTUDAR ÇEDO POIS TINHA DIFICULDADE DEVIDO A DISTANÇIA DO COLEGIO ATÉ ONDE EU MORAVA.MIM TORNEI UM TOPÓGRAFO PRÁTICO. SEGUE.
Parabéns pela aula professor. Bastante elucidativa. Precisamos de um homem como o senhor no Ministério da Educação. Estou cansado, farto de de ver nosso país sendo humilhado internacionalmente em diversas áreas por causa dessa ideologia marxista criminal.
Eu também...BNCC impede o professor de alfabetizar propriamente e ensinar as 4 operações básicas...cheia de lero lero que não leva a um efetivo aprendizado. Dá nervoso!
Falou tudo Percival, o maior capital de uma nação é a educação de sua população. Desse jeito estamos falidos. A pedagogia de Paulo Freira é uma fábrica de revolucionários.
Tulius Silvestre, minha experiência é similar à sua. Aprendi a ler pelo método tradicional aos 7 anos, em 1970. Aos 8, já lia livros de Monteiro Lobato. Hoje tenho alunos pós-graduandos que não sabem escrever e não entendem o que lêem.
Cruz credo !Não acredito ,estás exagerando ? Por assim dizer ! Há pessoas que são ,na verdade ,analfabetas funcionais,mas graduados ou pos-graduados ,isso não dá pra acreditar ! Terrível ! Meu nome é Marta
Finalmente conheci alguém parecido com o DR ENEIAS no meio do lamaçal da cultura da ignorância de Paulo Freire este senhor uma Orquídea do saber ganhei o dia
Concordo plenamente. Nossas crianças são doutrinadas. Ou não vão às escolas e são dominadas pela marginalidade. Paulo Freire, até agora foi o ícone da educação no BRASIL. Agora é hora da reconstrução.
@@cassianobateranão fiz jardim de infância, fui alfabetizada em um ano na primeira série e minha mãe não me ajudava, mas sempre estava me ensinando sobre responsabilidade e a importância da educação. A nova pedagogia é uma tragédia
Isso não é culpa de ideia de Paulo Freire, e sim do Estado Brasileiro, que distorce as ideias, temos que usar o que é bom e deixar de lado o que não é.
Fiz minha faculdade e não absorvi quase nada, como tb meus colegas, pois os professores na sua maior parte do sabiam falar de.politica e o q deveriam nos passar ficava para segundo plano, triste mais realista. estamos a cada dia nos regredindo no conhecimento.
Tenho 34 anos e me considero muito limitada na questão escolar, para piorar eu era muito tímida e tinha vergonha e medo de perguntar as coisas para a professora, inclusive quando eu era criança eu fui humilhada por uma professora na frente de toda a classe, minha mãe foi na escola e foi aquele aue! Isso me marcou profundamente e tudo piorou. Tenho dificuldade em todas as matérias, principalmente matemática. Deixo para o meu marido a parte de ajudar na lição de casa das crianças pq não quero ensinar errado.
Você tem razão. Estudei e nunca ouvi falar de redação e interpretação de texto. Estou estudando esses conteúdos agora pela net, por isso nunca fui bem no ENEM
Percival, o senhor recomenda alguma literatura para um aluno recém ingresso no curso de pedagogia e já enojado com tanto esquerdismo em meras 10 páginas de conteúdo estudado.
Eu fico muito puto com tanto esquerdismo na universidade. E se vocÊ refuta Freire o pessoal diz "Ele é doutor e você não tem nem diploma ainda"... Tipo, desconstroem hierarquias, mas só quando lhes convém. Estou buscando literatura mais adequada, mas a coisa é tão feia que não temos sequer acesso a pensadores conservadores ou liberais. Minhas aulas exaltavam Vygotsky< Freire e cia e quando o assunto era aula tradicional, por exemplo, nem sequer citavam algum autor para se embasar. Apenas diziam "aula tradicional não é método adequado, é uma forma de opressão, hierarquiza e promove luta de classes, bla bla bla... " Eu gostei do professor Pierluigi e o método de estudo dele. É mais voltado para o tradicional, mas o tradicional correto, que faz o aluno pensar, questionar, entender os conteúdos e não essa imagem distorcida que os esquerdistas pintam do modelo tradicional, simplesmemnte como decoreba. Tem palestras do prof, Pierluigi no TH-cam.
Elias C. Medeiros Elias, já assisti palestras do professor Luigi ele é muito bom, procure pelo livreto caminho suave, ele era utilizado para alfabetização no período militar, vai ajudar.
Danilo Steinke prefiro técnicas como do professor Carlos Nadalim para a alfabetização de crianças. Na verdade, eu trabalho com ensino fundamental II e médio. Procure o canal "Como educar seus filhos" do Nadalim. Com certeza vai gostar de ver novas possibilidades também.
Só que eles fazem criticar nosso presidente Jair bolsonario Eles deveriam de lavar bem boca pra criticar nosso presidente Pt comunista deixou nosso Brasil falido
Lívia, por que não coloca as novas informações? Aconselho a você estudar sobre Paulo Freire? Já leu Pedagogia da Autonomia? Você conhece Paulo Freire? Estude, viu, muito, porque o Sr. Percival está totalmente equivocado sobre Paulo Freire. Ele não é o responsável pela desgraça da educação brasileira.
Tania campos tá ai a resposta. Pedagogia do oprimido. Ela foi alfabetizada com a ideologia Paulo Freire. Só que ela foi inteligente e não," caiu na teia de aranha "
Estou vendo seu vídeo em 2019, quero lhe dizer parabéns pela sua persistência e integridade. Finalmente, estamos vendo a realidade de um governo que, a duras penas, está tentando arrumar a bagunça da casa da educação brasileira, para, então, poder começar a trabalhar. Deus permita que nenhuma maluquice seja feita contra o atual governo antes de este conseguir fazer algo digno. Obrigado por sua contribuição para com a educação verdadeira.
Jonathas de Amorim Gagliardi Madeira 7 meses atrás Alô, Pessoal, Bom Dia! Esta postagem feita pelo Senhor, Percival Puggina, assim deveria ser compartilhado por milhões de brasileiros de bem, porque somente a divulgação fará a diferença, quando nós conhecemos o nosso passado, exatamente para termos um futuro. Muito obrigado! 8 HT HITS
Tenho 67 sou caligrafo embora tenha feito só o primário. Bem, alguns anos passados, participei de um documentário sobre Psulo Freire como ator de mão, pois sou Caligrafo, porém até então não tinha conhecimento da ideologia deste senhor, porque se soubesse, não teria participado disso. De vez em quando vejo suas participações aqui.no TH-cam, as quais são muito proveitosas, como.esta. Parabéns e continue.
Conheci o Sr pelo Brasil Paralelo, desde então, me apaixonei pela sua didática, pela sua clareza. Por mais professores assim ☺️ e obrigada por disponibilizar o seu conhecimento .
Brasil Paralerdos... Só poderia ter vindo desse produtor de mentiras e fakenews em série. Paulo Freire não tem nada a ver com essa péssima qualidade na educação brasileira. Esse senhor fala tanta besteira que só podeia der ligado ao Paralerdos. O Bozo já está entrando no 4o ano do mandato e o que fez para melhorar a educação do país? Não fez e não fará nada, mas duvido que alguém irá culpa-lo por algo. Afinal, ele é um mito.
Professor, seus comentários nos faz termos esperança e sonhamos com um brasil melhor. Porém sempre digo a educação só vai melhorar quando for federalização, tirar do estado e do município
Tem como dar like 200 vezes?. Há 20 anos gostaria de ouvir esse eco que se repete em minha cabeça. Paulo Freire é o Santo Graal da educação e hai daquele que falar isso para um pedagogo. Será que a educação brasileira tem jeito? Estou deprimido , fico sempre assim quando penso nisso.
A diferença de aprendizado (conteúdo e nivel de exigência) entre o tempo que meu pai que era estudante (década de 60) e a minha (década de 80) ja sinalizava o quanto o ensino deixou de ser exigente. Atualmente então com essa liberdade toda, com alunos transando e agredindo em sala de aula. Se o professor ou policia que gritar com esse aluno tem que dar explicações pra Deus e o mundo. Já tem concurso pra professor que não preenche vagas.
Eu me sinto uma vítima dessa comunada! Essa desconstrução educacional e cultural começou no início da década de 90. Nessa época, já não cantávamos mais o hino nem éramos obrigados a desfilar no dia da independência. Ato que deveria ser denominado DEVER e não obrigação. Iniciando o milênio 2000, vi medidas na educação, como a proibição da reprovação no ensino fundamental , como o início de decadência profunda. Fiquei horrorizada!!! Somente com o advento da internet, especialmente nas redes sociais, constatei que, toda minha percepção e mau estar social era real para milhares de brasileiros. Ainda bem que não estamos sós!!! Lutemos!!!!
Uma pitada de tempero nesta magnífica explanação deste Sr. O analfabetismo não diminuiu o que nossas escolas hoje controem são "analfabetos funcionais" , quero deixar bem claro que o sistema quer e está super satisfeito com esta realidade. Sou professor do Estado de São Paulo.
Educação é mudança da realidade, quando você aprende muda a sua realidade, a partir do momento que você aprende a ler, nunca mais será um analfabeto. O que adianta ir para a escola e ser um analfabeto funcional, estudar para crescer em todos os aspectos. Estudei em escola pública, passei em dois concursos publicos sem precisar fazer curso,hoje sou servidora e tenho uma vida de respeito e dignidade. Bolsonaro 2022🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Como professora da rede pública, concordo em número, gênero e grau e lamento muito pelo que tem sido feito do nosso país, através dessa "educação" militante, doutrinadora e castradora.
@@dorinevesnogueira7109 quem precisa de mais estudos é vc por acreditar em uma ideologia já refutada , uma ideologia ultrapassada , uma ideologia que quando foi adotada mergulho vários países em profunda desgraça .
Quando vejo o pessoal defendendo ferrrenhamente o lula ou bolsonaro, sem dar uma proposta pra melhorar as coisas, lembro do construtvismo e o tal senso crítico.
Parabéns!!! Como professora, que acabei de me aposentar, sou testemunha de que não se ensina mais nas escolas do estado! É proibido ensinar, repreender, responsabilizar, e fazer com que os alunos arquem com as consequências das más escolhas. Tenho verdadeiro pavor de Paulo Freire. Sofri no Estado, calada, porque lá ele é ídolo, adorado pelas professoras. Tenho pena dos que estão fazendo com as crianças e jovens, tirando delas todas as oportunidades de dias melhores e consequentemente um país melhor.
Professor: DISCORDO DO SENHOR: mas argumento !!! Um Abraço em primeiro lugar: e valeu por tentar contribuir e pela abordagem séria do assunto!!!! Formei-me (embora ninguém nunca se forme: estar-se sempre a se formar e a se reformar) em Matemática Licen/Bach. na UNB (Brasilia).. uma das melhores do Brasil no meu curso... ... tive um excelente primeiro/segundo grau (de 83/1993)...escola pública ...passei no vestibular: MATEMÁTICA: formei-me: aprendi Paulo Freire, discordei muito dele na faculdade... concordei em alguns pontos... (não vem ao caso)... QUANDO RETORNEI A SALA DE AULA... eu que amava a escola e meus professores: ODIEI A ESCOLA e os PROFESSORES... Não por causa da pedagogia-Paulo-Freiriana... ...longe disso: mas os odiei pela "FALTA DE COMPROMISSO, PROFISSIONALISMO, MORAL, RESPEITO, PATRIOTISMO, ÉTICA" e por aí se vai... ...na verdade, percebi que nem a Pedagogia que o Sr. retrata tinha mais aplicação... ... NA VERDADE: ninguém queria era saber de dar aula... ..cansei de bater-boca-com-professores, que ao me ver redigir uma prova no computador... MANDAVA EU LARGAR DE SER BESTA... e mandar os alunos retirarem uma folha do caderno... que aqueles vagabundos NÃO QUERIAM NADA... (...) Eu retrucava: mas quem é que tem que curar isso? Não somos nós, professores? Profissionais da Educação? Ou será o médico? ou será a Polícia?
Daí... pessoas assim INCOMODA... ...por que Eu não sei !! Acredito que pessoas assim.... ...querem arrumar TRABALHO pros outros... SÓ PODE!!! E por incomodar os professores, acabei discutindo com Direção e Coordenador de Sala-de-Aula... Daí, como eu tinha sido militar (bombeiro militar no DF, Brasília)... fiquei horrorizado com a falta de ética daqueles profissionais... ....e os Bombeiros já vinham a 10 anos ganhando como a profissão mais ADMIRADA PELA SOCIEDADE !!!! Mas lá: a ÉTICA era PLENA !!! Visível, tocável !!!
A nossa sociedade.... ...está impregnada com "um conceito capitalista puro-e-doente".... ...SÓ PODE SER ISSO.... ...que o professor por se achar mal-remunerado põe-se a prestar um SERVIÇO de péssima qualidade.... igualmente os médicos em hospitais públicos... igualmente muitos serviços públicos... NÃO SE TEM MAIS PAIXÃO pelo outro, pela profissão... parece-me que o CAPITAL TOMOU nossos corações: médicos não se sentem orgulhosos por curar alguém, professores não tem prazer-orgulho de participar ativamente da vida de alguém... E NOSSA SOCIEDADE se impregnou desse sentimento de: NÃO TEMOS MAIS IMPORTÂNCIA NO MUNDO.... ...mas dinheiro me faz pessoa !!!
PORTANTO caro mestre... ...esse abandono do outro... ...está instaurado no sistema como o "reconhecimento de nós mesmo como UM NADA na sociedade"... ... e isso antecede qualquer aplicação de Paulo Freire nas escolas... ...POR OUTRO LADO.... os professores tem conhecimento / tem acesso / são informados / a todo tempo: DE QUE A EDUCAÇÂO BRASILEIRA é uma das piores do mundo... ...mas ninguém se propõe a fazer NADA: parece que não mais cabe ao professor a iniciativa de intentar melhorar algo...
PIOR: e isso também não vai ser tomado lá dentro do Ministério da Educação !!! O Min. da Educação não é mecânico da moral humana... .. E AÍ a "VACA VAI PRO BREJO"... ...ficou mais fácil culpara "O OUTRO"...e deixar como está !!! ...OUTRO DIA: (moro hoje no 3° Estado mais rico da Federação -Paraná)... que tem uma das piores EDUCAÇÃO nacional... ... e assistir no FANTÁSTICO (Rede Globo)... ... que a melhor Educação Nacional... vem de municípios mais pobre do Estado de Minas Gerais !!!! É POSSÍVEL UMA COISA DESSA ??? O Problema é Paulo Freire ??? NÃO: está no campo da moral !!! MELHOR: a minha escola no Distrito Federal.. .aquela que terminei o segundo grau... foi reconhecida como a MELHOR ESCOLA PÚBLICA DO BRASIL... em 2016...referência nacional para ensino médio privado e público !!! E DE NOVO: o salário daqueles professores são exatamente iguais o salário de qualquer professor da Fundação Educacional do DF..... CONCLUO: O PROBLEMA NÃO ESTÁ EM PAULO FREIRE ( ou pelo menos não somente nele)... MAS NA MORAL HORROROSA que nossa sociedade se põe e se pôs a construir !!!! Abraço professor.. ... ah... abandonei a sala de aula, 01 ano depois da decepção: sou servidor público federal hoje... mas sinto que seria bem mais útil como professor !!!
Excelente, Maurício. Este papinho reacionário de que a escola está errada, ''marxismo cultural'', de quem não questiona o aumento de presídios e o aumento da população carcerária, também me cheira mal.
E além de tudo isso a pedagogia diz que disciplina e ordem na sala de aula não é importante por isso os alunos hoje fazem bagunça e não respeitam os professores até o 3 ano não podem ser reprovados passam de ano sem saber de nada. Eu vejo isso sou cuidadora de especiais em sala de aula.
Como professor, sinto-me na obrigação de responder seu sarcasmo. O sistema finlandês é altamente voltado para o mercado de trabalho e para conhecimentos práticos. Crianças finlandesas têm aula de serralheria, costura, culinária, carpintaria e QUATRO idiomas. Grande parte do ensino médio é vocacional, ou seja, prepara os alunos para escolas técnicas, com foco no mercado de trabalho. Além disso, na Finlândia é permitido o home-schooling, ou seja, é permitido educar os filhos em casa, se os pais quiserem. Os pais também estão sempre acompanhando o processo educacional, fiscalizando os professores. O ensino de literatura e música para os finlandeses é praticamente despolitizado, os jovens são encorajados a ler por diversão. Quando o aluno adolescente tem uma nota baixa, ele precisa refazer o teste alguns meses depois para mostrar que melhorou.
Bem, antes de ter foco no mercado de trabalho, as escolas finlandesas tem foco no aluno. A propósito, foi simplista da minha parte citar apenas a Finlândia quando me referi a Paulo Freire. Mundialmente aclamado como o maior intelectual brasileiro de todos os tempos, ele vai muito além da Finlândia. www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/07/150719_entrevista_romao_paulofreire_cc.shtml
@@1ssphenix o cara foi sarcástico, a Finlândia é lider no ranking do PISA, é tem Freire como uma das referências curriculares. Agora aq já conheci professores do fundamental dizendo q tem preguiça de ler. Será que a culpa é do Freire tb?
A necessida de se autoconhecer é o que leva o homem a querer conhecer os outros. E através dessa troca de experiências vem a comunicação, a leitura de mundo e a necessidade de verbalizar em forma de conhecimentos as vivências que cada um possui, daquilo que realiza cotidiana mente. " És aquilo que realizas continuamente".
Trabalho numa escola estadual denominada "Euclides da Cunha". Perguntei a dois alunos do 8° ano quem era o indivíduo cujo nome batiza a escola. Um não sabia. Outra tentou responder: "presidente?". Mais ou menos no mesmo tempo, um aluno do mesmo ano fez um "gatilho" de arame com borracha e enfiou-o na tomada da sala de aula, fazendo um curto-circuito e queimando a luz. Foi "influenciado" por uma outra aluna da sala que aprendeu como se usa isso... No Facebook. Para a esquerda, respeito, ordem, disciplina e obediência são valores opressores, militarescos, ditatoriais, quiçá "fascistas". Colocar alunos e professores como iguais nuca deu e jamais dará certo. A bem da verdade, a anomia é a maior de todas as opressões. E isto é o verdadeiro objetivo da esquerda.
Em 1970 entrei na escola pública na 1° Série do primário sem saber ler, e no final do ano fui para a 2° Série do primário já lendo texto, sabendo interpretar e com conhecimento de gramática. Hoje sou professora pública em duas redes municipais, e amo alfabetizar, fico triste em ver professores que acabam com os sonhos das crianças, entregando seu futuro a ser um oprimido sem chances na vida. É preciso acabar com essa pedagogia que só faz mal as nossas crianças.
Exelente conjunto de informações e exelente tema para compartilhamento nas redes sociais. Obrigado por lutar contra esse sistema esquerdista aparelho em nosso pais. 👏👏👏👏👏👏👏
Eu estudei no ginasio no tempo do regime militar, nesse tempo o Brasil era 5 na educação mundial dados do unicef unesco.hoje 2021 o nosso ensino é 62.parabens aos paulos freires que touxe esse grande avanço. Desse jeito ,o ensino brasileiro do tal feire tem que ser estudado pela nasa pois o feire não foi humano.
Fui professora e acompanhei a introdução dos novos métodos e vi a queda do sistema educacional com muita tristeza.
Os "métodos" introduzidos no currículo básico nacional (PCNs e BNCC) não são freirianos. Construtivismo não é freiriano...Sugestões de Leitura para entender a educação brasileira: "Historia das ideias pedagógicas no Brasil" (de Dermeval Saviani); leituras de diferentes produções do Prof. Newton Duarte - dissertação, tese, palestras (no youtube têm várias), entre outras. Creditar a péssima qualidade de ensino brasileiro ao método/sistema Paulo Freire é de uma leviandade medonha.
E ainda ouvem Funk (ruído emburrecedor) , aí a tragédia está completa
@@celiazerbatozerbato7244 Fale mais sobre isso! Como o Brasil chegou nesse estado de coisas? Me deixou curioso! Estudei durante o Regime Militar e hoje vendo meus filhos no colégio a única coisa que sinto é pena deles!
@@celiazerbatozerbato7244 pelo que eu li nos PCNs e BN CC tem ideias freireanas sim. As ideias dele na verdade não são criação dele. São ideias que estavam sendo debatidas por outros pensadores !!!! Ele ajudou a disseminar
@@celiazerbatozerbato7244 esquerdistas, quando dá merda sempre negam a responsabilidade. Deixa de ser mal carater mulher!
Exatamente. Estudei em colégio construtivista e vi mais da metade da minha turma abandonando no ensino médio porque a matemática que aprendíamos era nível de ensino fundamental! Eu fiquei até o fim, meu pai se recusava me tirar da colégio, justo para um homem que tem a foice e o machado tatuado em seu braço esquerdo.
Terminei minhas aulas de história sem nunca ter visto a guerra fria, a primeira e segunda guerra mundial. Revolução russa? Nem pensar. América Latina e mais América Latina. Às vezes dávamos um pulinho na África, mas só.
Lembro dos pedagogos conversando entre si qual profissão indicar para cada aluno. Me indicaram jornalismo e falavam entre si "precisamos de mais jornalistas né? Seria bom termos mais jornalistas". Que cara dura.
Hoje sou grato por ter optado a faculdade de Direito e ter seguido valores totalmente contrários aos que me ensinaram (doutrinaram).
Tenho pena das mentes que foram manipuladas e distorcidas por essa pobre e nefasta ideologia.
Esse método chegará ao fim ou cegará até o fim.
"O que a história ensina é que os governos e as pessoas nunca aprendem com a história."
essas faculdades de peidagogia devia ser fechada
Se a ideia do seu pai era tatuar um simbolo comunista no braço esquerdo, avisa pra ele porque deu errado.
Matheus Almeida Sou do tempo da cartilha para aprender; tempo do regime militar. Foi perfeito! Aprendi a ler ainda muito criança. Hoje em dia, graças ao Construtivismo, criança, aluna de escola particular, com 6, 7 anos não sabem ler! De escola pública, piorou.
Eu também, fui deste tempo.
+Mylena Pinto alunos da escola particular não sabem ler e escrever? Onde isso?
Na escola sempre me foi ensinado: a culpa é do sistema!
Hoje como professor que estudou em escola pública, vejo como a pedagogia é trabalhada para massacrar o aluno e querer justificar que sua condição não é melhor por causa do sistema e jamais é citado que cada um de nós temos responsabilidades nas escolhas que fazemos e ser bom aluno, transformar nossas condições, podem ser realizadas pelo mérito (Mérito? essa palavra dá coceira nos amantes do Freire). Cresci com a crença de que jamais conseguiria algo, pois era vitima do sistema. Felizmente me dei conta de que as coisas não são assim e comecei a batalhar para conseguir minhas conquistas e sair da miséria. Hoje, o mínimo que posso fazer pelos meus alunos é ensiná-los que, ainda que seja ruim o ensino público, os alunos podem se dedicar e conseguir oportunidades. Eu sou trilíngue por que me dediquei, batalhei e não fiquei me vitimizando como oprimido.
Elias C. Medeiros muito bem, fico feliz que você tenha visto a verdade, tbm sou professor e sei como é
Eu já falei em outras postagens sobre o fato de que não é típico desse povo brasileiro procurar estudar trabalhar e progredir na vida; mas um fato é verdade: esse sistema de ensino babaca baseado em sócio construtivismo não ajuda em nada ao desenvolvimento técnico e científico brasileiro. A porra desses papos idiotas desse pessoal é só merda de karl marx paulo freire e emilia ferrero...
ELIAS Salva os conteúdos dos comentários. Seus argumentos, me aliviam. Obrigado por expor com clareza trilhas mais eficientes para a educação brasileira. Ideologização do Sistema Educacional é PRAGA DE URUBÚ.
Beiramar -ma Essa foi simllesmente o melhor comentario.
Excelente comentário! Parece até que você leu meu pensamento. ✔
A maioria dos alunos hj em saem do ensino médio sem saber a tabuada, imagine só o restante das disciplinas.
Infelizmente eu fui um destes alunos.💔
Culpa desse Paulo Freire . Enéas Carneiro deveria ser o patrono, Enéas um mito .
@@Manuela-dl9md me diga pq paulo freire é culpado
@wilma tatiane por que Linguagem não se ensina assim. Paulo Freire se baseia bastante na linguistica..
Não sei toda a tabuada, mas sei história, geografia , direito , investimento, sociologia , português...
Eu lutei muito durante meus 33 anos como professora de escola pública, fui diretora e afastada porque não concordava com a aprovação automática e a mal feita inclusão de alunos especiais sem antes prepararem as escolas e professores, me chamavam de preconceituosa e enquanto isso os alunos especiais não eram incluídos, apenas números nas escolas , uma lei bonita ,mas de discurso mentiroso .
Tenho dois filhos engenheiros civis ,graças a Deus , são conservadores e geram empregos para mais de 30 famílias, com muita luta os ajudei na faculdade .
Paulo Freire só serviu para gerar jovens revoltados e sem horizontes, o pior é que as gerações foram perdidas ,pois os pais de nossos brasileirinhos de hoje foram contaminados com a ideologia dos oprimidos, são dependentes , em sua maioria , dos avós e mais velhos , ideologia paralisante e formadora de imbecis...
Que Deus nos ajude e não percamos a esperança.
Abraço fraterno professor .
Fiquei até emocionada com seu comentário porque é exatamente assim q vejo. Minha filha é estagiária em uma escola e relata isso,mães q obrigam até na justiça q aceitem seus filhos especiais aí a criança sai do fundamental sem ter aprendido nada só então é inserida na apae porque a estadual ñ é obrigada a aceitar,a municipal é
Estou com 13 anos como professor, e em todas as escolas que lecionei, sempre fui o ÚNICO conservador, contrário ao sistema, revoltado na politização da educação, pessoas imbecis como gestores, valores invertidos e a falta de capacidade dos docentes de perceberem estas falhas, todos recebem as ordens de cabeça baixa em sinal de subserviência, reproduzindo o que os imbecis e políticos empurram de cima para baixo, num tom de "escola democrática"que nunca existiu. Sou surrado com olhares daqueles "robôs" professores que não tem a mínima capacidade de criticidade do que está acontecendo. Estou adoecendo dentro de uma unidade escolar de tanto que sofro em não ter com quem falar sobre isso, tento DEBATER o assunto, logo recebo um chega pra lá de algum colega de trabalho. Lendo este relato me identifiquei pleno em todos os aspectos. Infelizmente se nada muito abrupto for feito, estamos fadados a presenciar a falência de todos pilares dos seres humanos ruinar diante de nossos olhos. Abraço a todos professores que estão lutando pra sobreviver dessa maneira.
@@claudinhastoremodas7908 querida, sinta -se abraçada.
Que Deus nos ajude.
Beijos
@@miriamnascimento7086 Um grande abraço, haveremos de vencer .
Deus conosco.
Bjs
@@claudinhastoremodas7908 o pior são os momentos de HTPC, perda de tempo total.
Entrei na escola em 1972 com 7 anos. Aos 8 eu sabia ler, escrever e contar. Hoje tenho alunos que estão na escola desde 3 anos, hoje com 12 e 13, não sabem ler o que escrevem.
concodo a nossa educaçao e a pior do mundo porque. a trinta anos o brasil nao encara.realidade. educaçao e responsabalide. do pai e mae os professores nao tem material humano de primeira num pais do carnaval de novelas kkkkkkk so deus
Mas o que isso tem a ver com a ideologia de paulo freire?
+kasteh boa pergunta. O q tem a ver com P. Freire? aff to é ficando confusa, será q eu moro dentro da grande matrix!? Onde o governo manipula td e todos, as mídias piorou, manipulam mais ainda, ensinam mentiras, pregam uma ditadura fantasiosa, aah e o professor mediador? Aff q baboseira...aluno agente da aprendizagem? Piorou, mais tolices ainda...uai pessoal, então o aluno é uma tabula rasa q chega na escola sem nada dentro da mente? ele n sabe nada, n aprendeu nada no meio em q vive...o professor jamais vai aprender com o aluno...eu to louca ou esse pessoal dos comentários q estão loucos hein?
+Pedro Santos Jorge concordo q ta realmente péssimo, mas onde Paulo Freire entra? Q eu saiba os professores não usam métodos de Paulo Freire...até usam um pouco de Vygotsky ou melhor tentam né, porq na verdade se propaga mto o construtivismo mas na realidade não sabem como ser construtivista
@@elisabeteg.r2560 pelo menos uma pessoal com senso comum aqui,.
Maioria são muitos desinformado sabem de nada e sai falando “groselha"
Este vídeo confirma o que sempre falo;
Antigamente eramos alfabetizados em 6 meses, e soma-se o domínio das operações básicas de aritméticas.
Tenho 64 anos, e perdi a conta dos livro que já li, ainda hoje leio uma média de 4 livros por mês. Não frequentei a universidade, mas fiz até o segundo grau técnico, não passo vergonha num debate com doutores e professores.
Parabéns! Perfeito. Não sou professor, mas foi instrutor de programação de controladores industriais por muitos anos. Minha frustração foi enorme ao sentir a cada nova turma a perda de princípios básicos de matemática. Não é possível automatizar processos, melhorando a eficiência da produção e aumentando a renda direta per capita, sem lógica e matemática. Agora sei exatamente o por que. Obrigado.
Doi muito ver alunos terminar o ensino médio e não saber a tabuada da terceira série. Kkkk
Bom dia a todos!
Estudei há 20 anos em uma ótima escola pública do Instituto Paulo Freire. Tínhamos muitas aulas de matemática, física, português e literatura, etc, e também tínhamos aulas de projetos sociais nas quais ajudávamos na prática a instituições de caridade, como creches e asilos. O ensino era bem equilibrado entre leveza e rigidez e a cobrança pelo aprendizado era grande. Equilíbrio acho que era a palavra chave, se precisasse dar um nome. Desenvolvi e também aprendi novas habilidades em exatas e humanas, minha criatividade era estimulada o tempo todo. Acima de tudo, aprendi que devemos ser eficazes tanto para desenvolver a sociedade economicamente quanto para ajudar a desenvolver a sociedade nas relações humanas, sempre com respeito e empatia. Alguns tem falado de maneira muito negativa de Paulo Freire, mas acredito que há distorções na essência de seu trabalho e ele não está mais aqui pra defender seus pontos e ideais. Me sinto num caminho constante de evolução econômica e de relações humanas, com altos e baixos como todos os seres humanos, e afirmo com clareza que o que aprendi em minha formação no Instituto Paulo Freire durante todo o meu ensino médio teve contribuição extremamente relevante e positiva para o meu desenvolvimento. Cuidado com tomar conclusões e defender pontos através de análises curtas de outras pessoas, especialmente se o que você pretende divulgar é uma crítica negativa a outra pessoa ou processo. Estude a fundo, se informe, busque experiências e forme suas conclusões de maneira justa e de maneira que possam ser produtivas para o seu desenvolvimento e de quem o cerca!
Gostaria de deixar aqui esse breve relato pela primeira vez em algum conteúdo que faz críticas a Paulo Freire, pois entendo que esse seja o primeiro que de fato tenta colocar uma crítica com um pouco de respeito.
Ele colocou em palavras o que nós, que estamos na educação ha mais de 25 anos, enxergamos e nao podemos externar a opinião. Parabéns!
Reparem na educação que tivemos:
Trabalho com mais de mil pessoas onde 80% são formadas.
Com algum título acadêmico.
Sabe quantos exercem os seus títulos? 10, no máximo 20%, destes 80.
(trabalho na área de T.I.).
São pessoas formadas em Química, Física, Matemática, Biologia, etc...
que, por falta de oportunidade em suas áreas, estão exercendo cargos burocráticos.
Passaram num concurso estatal e estão defendendo o seu pão.
Estamos perdendo conhecimento específico a cada dia.
Você que me lê, agora, talvez seja mais um nessa salada estrutural do absurdo.
Hora de pensar nos filhos, no amanhã, ou seremos os mesmos, os mesmos...
pense.
+Humberto Firmo (Calango do Cerrado) Eu me formei em geografia para dar aulas, estou a dois anos tentando dar aulas porque achei que chegando na sala encontraria alunos, verdadeiros alunos e o que consegui encontrar em uma sala de 35 elementos foram cerca de 7 alunos e 28 matriculas, nem de porta posso chamar pois portas nunca me impediram de trabalhar. Colegas que acreditam que matriculas são alunos fazem o jogo do Estado em uma brincadeira de faz de conta. Infelizmente Humberto fiz faculdade tarde e na minha idade não conseguiria uma colocação no setor privado e realmente irei prestar concursos publicos em outras áreas mesmo contra meus principios acabarei por fazer parte do monstro inoperante e ineficiente. Comecei a estudar para concurso lendo agora um livro de 439 paginas sobre administração publica que cai em varios concursos e nem li 10% do livro e já deu para perceber as causas da inoperancia, ineficiência e corrupção a própria estrutura é feita para favorece-las. Mesmo querendo entrar nisso por necessidade, afirmo com toda convicção que país onde a melhor oportunidade de trabalho é o serviço publico está fadado e estar na latrina do mundo.
+Humberto Firmo (Calango do Cerrado) Então o problema é o mercado de trabalho, e não o sistema de enino (que não é bom, ma esstá longe de er ea caricatura imbecil que a direita faz).
+Junior Fernandes Que faculdade lixo que nem teve condições de formar um professor. Pena desses alunos que não tem um professor criativo.
exato a universidade no brazil nao faz nada novo a 50 anos, isso nunca aconteceu em nenhum lugar do mundo tanto tempo de decadencia, nem nas guerras mundiais, os paises decairam tanto, essa e' a tragedia brazileira, paises africanos com o kenya, angola e africa do sul estao a frente do brazil
Um dia eu disse a professoras universitárias freireanas que "a piscina da universidade está cheia de ratos" e fui banida de um certame. Creio em minha capacidade e tenho convicção que foi por causa dessas palavras.
Eu, professora de Matemática é Física, tive a desventura de estar na regência no período da decadência da educação. Tive alunos no ensino médio que não conseguiam ler.
Isso tem haver com a Ideologia de Paulo Freire?
..,.,.th-cam.com/video/SxUuMDtDd_k/w-d-xo.html.,...,.,.,,.
@@Djfronth Não tem, o pessoal tem esse fetiche em atacar um nome sem nem associar as coisas. Vai em uma escola ver o que está sendo ensinado. É "B + A, BA..." ad nausea até o fim do ano. Aprendeu? Ok, Não aprendeu? Passa pro próximo ano. Não tem nenhum tipo de relação com a pedagogia proposta pelo Freire, mas só porque temos ele como uma imagem de maior pensador sobre educação as pessoas já acham que o espírito dele está em todas as escolas públicas jogando mamadeira de piroca nas crianças.
@@Djfronth Tem, quando não há autoridade não se ensina, Paulo Freire prega a ausência da autoridade no ensino, uma besteira sem tamanho, o educador sempre foi mestre, educador que não é mestre, não é educador!!! Pode até ser uma babá de crianças e adultos...mas não educador.
Hoje crianças saem do fundamental sem saber ler
@gharcya01 desde 98 começou mas os efeitos colaterais começaram a aparecer em 2005. Enfraqueceram o ensino público, antes disso ainda era razoável.
Saem da faculdade sem saber escrever 😂😂😂😂😂
@@funkygreenfrog1213 sem ler e escrever 🙈🙊
Ivone Moya saem das Universidades Públicas sem saber entender um texto!
Lucas Santos e é esse tipo de “profissional” que passa em concurso público e vai doutrinar nossas crianças.
PARABÉNS Percival pelo seu comentario
DESEJO QUE O SENHOR JESUS CRISTO TE CONCEDA TODOS OS DESEJOSSS DE TEU CORAÇÃO AMÉM 💖💝
💖AMÉM
JESUS CRISTO ÚNICO SALVADOR DA HUMANIDADE AMÉM💖
Paulo freire fundou a quadrilha do pt
Só hoje(2019) assisti o seu vídeo. Sou professora de matemática e trabalhei em uma escola pública em uma cidade da Grande São Paulo, no período de 1994 até 2000, vi professores pregando suas ideologias e crenças ao alunos, aquilo me revoltava. O professor tem a obrigação de transformar seus alunos em serem pensantes e não repetidores das ideias dos outros. Enquanto trabalhei tentei fazer um trabalho sério, sempre mostrando os dois lados e fazer que os alunos pensassem e formassem suas próprias ideias. Nos últimos dois anos em que trabalhei me sentia deprimida e sozinha, era desrespeitada pelos alunos e menosprezada pelos professores. Quando minha filha nasceu resolvi que minha prioridade era com ela, não poderia ser uma boa mãe no estado depressivo em que me encontrava e abandonei o magistério. Hoje minha filha está no segundo ano da faculdade e tem uma visão de que o progresso vem com o esforço pessoal e que nada cai do céu. Acredito que consegui fazer um bom trabalho.
Farei parte dessa geração de professores, e graças a Deus e aos bons mestres, que abrem nossos olhos, tentarei também abrir os olhos dos meus alunos. Muito obrigada!
Meritocracia, qualificação e o conjunto da obra, fazem de Anísio Teixeira o verdadeiro patrono da educação brasileira. Paulo Freire, nada mais foi do que o grande arauto do atraso e imbecilização de várias gerações de estudantes Brasil afora.
+jorge leal Agora "deram a César o que é de César"!
PAULO FREIRE É CONSIDERADO (INCLUSIVE POR ESTRANGEIROS) COMO UM DOS MAIORES EDUCADORES DO MUNDO.CRITICAR A IMENSA CONTRIBUIÇÃO E A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE É SINAL DE IGNORÂNCIA. A MAIORIA DOS QUE CRITICAM PAULO FREIRE NEM SEQUER TEM UM CURSO SUPERIOR (PERCEBE-SE) E NEM NO ENEM PASSAM.ANÍSIO TEIXEIRA TAMBÉM É UM DOS MAIORES
Verdade, são dois grandes educadores brasileiros, os maiores, junto com Darcy Ribeiro.
Estudos da neurociência já corroboram que a meritocracia é balela. Há questões no desenvolvimento infantil que são cruciais e não estão atreladas ao esforço que a pessoa faz quando adulta.
Concordo plenamente...
O senhor tem razão, sou professor tbm é sei como é esse lavagem cerebral, Paulo Freire não pedagogo e sim agente revolucionário disfarçado de educador.
erick Diego sim nem pedagogo ele era .. era formado em direito 🤔
Já recebi muitas criticas por ter afirmado inúmeras vezes que o método de Paulo Freire não funciona, acho que talvez Piaget e Vigostsky possam ser úteis, mas que também estão ultrapassados. Educação de qualidade, se faz com um entrosamento entre os processos de ensinar e aprender. Como professor, sendo obrigado a seguir certas diretivas, fico cada vez mais decepcionado com a qualidade de educação que temos no Brasil de hoje. Não desprezando o Paraguai e a Bolivia, mas já estamos atrás até desses países no quesito educação.
@@sussurrosdoser7511 mas naquela época quem sabia ler e escrever podia ser professor, era a realidade
..,.,.th-cam.com/video/SxUuMDtDd_k/w-d-xo.html.,...,.,.,,.
mentir é feio
Em meados de 2018, o diretor da Escola Pública que meu neto estudava falou para mim: ESTA É UMA GERAÇÃO PERDIDA 😭😭😭
Minha mulher que na época era professora primária, reprovou algins alunos e foi chamada na diretoria, lá eles disseram a ela que ela não poderia reprovar de forma alguma, teve que passar os alunoa de série mesmo sem saber!!!
Uma amiga minha prof. me disse que tinha um aluno importunando as suas aulas e os colegas, ela chamava atenção do mesmo varias vezes, e o aluno respondia claramente a ela com palavrões obcenos, ela perdeu a paciência e puxou-o pelo braço e levou-o a diretoria, chamaram os pais e estes queriam saber porque o seu filho chegou a este patamar de desobediência e culpando-os os professores a tal ponto em que o aluno chegou, e pior brigando com o professor porque ele puxou o braço do seu filho e que iria processar o professor e toda a escola.
Estudei na época da cartilha caminho suave quando atingi o 4 ano de escola o ensino que recebi me considerei e considero saber mais quem tem o 2 colegial de hoje o sistema de ensino do Brasil INFELISMENTE deixaram ir pro ralo abaixo
Brasil: últimas posições no PISA. Metade dos universitários são analfabetos funcionais. Devemos dar os parabéns ao patrono da educação brasileira. Ele, de fato, conseguiu o que queria.
Pois é... Paulo Freire é "tão bom" mas a situação só piora.
Sou revisor de textos em uma instituição governamental mineira há 25 anos. Corrijo o português dos trabalhos técnicos escritos por mestres, doutores, PhDs, essa tranqueirada.
Nunca corrigi um trabalho que não tivesse pelo menos cinco erros crassos na primeira página. Nunca. De novo: nunca.
..,.,.th-cam.com/video/SxUuMDtDd_k/w-d-xo.html.,...,.,.,,.
Entrei na 1° série sabendo ler e escrever e fazendo contas com 6 anos. E qdo li o primeiro livro de Paulo Freire na faculdade de letras soube logo q aquilo era demagógico. Mas éramos obrigados a ler vários desses livros e aceitar aquilo como fantástico! E qdo iniciei a carreira do magistério a decepção foi imediata!
Eu aprendi a ler com um amigo da família que estudava para ser professor. Ele, começando o curso, queria testar sua capacidade e perguntou aos meus avós que me criavam se ele poderia me ensinar a ler.
Eu tinha 6 anos de idade e, naquele tempo, 1969, íamos para a escola, cursar o primeiro ano, com 6/7 anos de idade.
Ele trouxe a cartilha “Caminho Suave”, pegou giz e uma guarda de cama em desuso que usou como lousa.
Fui para a escola no ano seguinte, 1970, sabendo ler e escrever e já sabia um pouco de geografia, pois tinha um atlas em casa que meu avô fez questão que eu estudasse para identificar os países.
O resultado foi que tive um desenvolvimento escolar feliz, bom e normal e hoje estou já na reserva e continuo a estudar por apreço ao saber. Tudo começou aos 6 anos, sem ideologia, sem vitimismo; éramos pobres, mas meus avós trabalhavam e traziam o sustento suado, mas sem reclamar.
Devemos ensinar os alunos a pensar, ter senso crítico mas não negligenciar os conteúdos.
Há muito tempo atrás me foi recomendada a leitura do livro "A Pedagogia do Oprimido" e depois de ler o livro quase todo eu não encontrava nada que mostrasse como é que o aluno iria aprender português, matemática, história, geografia, inglês. Joguei o livro fora.
Sou professor e percebi desde criança a queda da qualidade dos estudos as mudanças entre a minha geração e a dos meus pais, e hoje é bem mais claro quando vejo a qualidade dessa nova geração onde jovens adultos agem como massa de manobra pra a agenda de poder da esquerda e não sabem nada de História, nem de Geografia, só sabem insultar quem realmente estudo fora do ambito escolar e ainda batem no peito pq tiveram boas notas quando no ensino médio.
sim foi piorando pq a educação cada dia e so um deposito de pessoas, que estão ali para encher números. Professores, mal preparados e sobrecarregados. métodos arcaicos, (quadro e giz) alunos entediados. O que precisava aprendes a 30 anos atras e diferente do que se precisa hoje em dia, quem sabia ler e escreve ja eram considerados doctor. Hoje precisa saber usar o que aprendeu no seu dia a dia, mas na escola não ensina isso, continua na mesma forma de seculos.
@Américo Andreola Com todo respeito, quer dizer que por ele escrever errado alguns detalhes, por estar na internet, isso o torna um completo analfabeto funcional ou um péssimo professor? Bela interpretação a sua...
@@iagomonte5937 Não diretamente, porém se a pessoa se coloca em posição crítica a um tema, pelo menos deveria demonstrar uma aptidão no próprio tema. Afinal, se vamos chegar a considerar a crítica feita, pelo menos aquilo que a fundamenta precisa ser sólido. E nesse caso, estando a crítica feita ao suposto reconhecimento de que o letramento e capacidade intelectual de gerações novas estão piores do que os de gerações passadas, então espera-se que o representante da geração passada não jogue palavras sem cuidado, ponderação, forma...
Estamos agora em 2019, nada mudou, fui na colação do nível médio do meu filho, colégio federal , os professores idolatraram Paulo Freire, todos com o mesmo discurso.
Os professores aprendem a idolatrar Paulo Freire quando ainda estão na faculdade. Por isso, o ministro quer mudanças no ensino superior, ou nunca quebraremos este ciclo de ignorância.
@@MariaEduarda-qt6qi a pedagogia é ciência. Se vcs ignoram ela, vcs que são os ignorantes.
@@brenofelix4183 se você acha normal as crianças chegarem ao ensino superior com sérias dificuldades de leitura e escrita por terem passado por um processo fraco de ensino, isso mostra que você também foi vítima desse processo.
É estamos agora em 2021...e o mesmo contexto... poucos Despertaram...
mas...
NADA VAI PARAR O QUE ESTÁ POR VIR!!!!!
@@MariaEduarda-qt6qi Assino em baixo, o amigo aí ainda não entendeu a influencia nefasta desse patrono da "educação" de merda do Brasil, ele com certeza absorveu muito bem o método Paulo Freire.
Maravilhosa reflexão, professor.
MIM LEMBRO QUE NA DÉCADA DE 1960, EU TIREI O DIPLOMA PRIMARIO, LOGO APÓS TIVE QUE FAZER UM CURSO CHAMADO DE ADMISSÃO. PARA PÔDER FAZER O GINASIAL, ATÉ AI EU JA SABIA TRIGONOMETRIA, GEOMETRIA,ESTADIMETRIA, JA SABIA O QUE ERA SENO E COSENO,TANGENTE,E,COTANGENTE,RAIZ QUADRADA, PI,ETC.PAREI DE ESTUDAR ÇEDO POIS TINHA DIFICULDADE DEVIDO A DISTANÇIA DO COLEGIO ATÉ ONDE EU MORAVA.MIM TORNEI UM TOPÓGRAFO PRÁTICO. SEGUE.
Nao conhecia teu canal, uma palavra OBRIGADO
Percival reposte este vídeo ... 2018 momento perfeito para relembrar! grande abraço
Parabéns pela aula professor. Bastante elucidativa.
Precisamos de um homem como o senhor no Ministério da Educação.
Estou cansado, farto de de ver nosso país sendo humilhado internacionalmente em diversas áreas por causa dessa ideologia marxista criminal.
Só posso concordar em gênero, número e grau com tudo que foi dito neste vídeo. Vejo essa realidade todos os dias.
E ainda ouvem Funk (ruído emburrecedor) , aí a tragédia está completa
concordo com você minha linda
Eu também...BNCC impede o professor de alfabetizar propriamente e ensinar as 4 operações básicas...cheia de lero lero que não leva a um efetivo aprendizado. Dá nervoso!
@@09jrrail oq isso tem a ver mano? Nem argumento tu tem
Parabéns Sr. Percival Puggina. Todo o nosso apoio. Compartilhei... Abraços
Falou tudo Percival, o maior capital de uma nação é a educação de sua população. Desse jeito estamos falidos. A pedagogia de Paulo Freira é uma fábrica de revolucionários.
Professor Pugina, obrigada por estas palavras. Como professora que sou, calaram fundo em mim.
Tulius Silvestre, minha experiência é similar à sua. Aprendi a ler pelo método tradicional aos 7 anos, em 1970. Aos 8, já lia livros de Monteiro Lobato. Hoje tenho alunos pós-graduandos que não sabem escrever e não entendem o que lêem.
Cruz credo !Não acredito ,estás exagerando ? Por assim dizer ! Há pessoas que são ,na verdade ,analfabetas funcionais,mas graduados ou pos-graduados ,isso não dá pra acreditar ! Terrível !
Meu nome é Marta
..,.,.th-cam.com/video/SxUuMDtDd_k/w-d-xo.html.,...,.,.,,.
mentir é feio moça
Percixal Puggina, você foi simplesmente BRUTAL.
Finalmente conheci alguém parecido com o DR ENEIAS no meio do lamaçal da cultura da ignorância de Paulo Freire este senhor uma Orquídea do saber ganhei o dia
Concordo plenamente. Nossas crianças são doutrinadas. Ou não vão às escolas e são dominadas pela marginalidade.
Paulo Freire, até agora foi o ícone da educação no BRASIL. Agora é hora da reconstrução.
O método dele é para jovens e adultos. Não culpe Paulo Freire pela educação básica.
Verdade!Naquela época as crianças sem fazer jardim de infância nem nada se alfabetizavam em um ano.
Naquela época a maioria tinha uma mãe que não saia de casa para trabalhar e podia ajudar a ensinar seus filhos. A culpa é do Paulo Freire?
@@cassianobateranão fiz jardim de infância, fui alfabetizada em um ano na primeira série e minha mãe não me ajudava, mas sempre estava me ensinando sobre responsabilidade e a importância da educação. A nova pedagogia é uma tragédia
ótimo vídeo. .Já percebi esse processo na escola da minha filha. .Isso é uma desgraça. .um crime. .
Pouquíssimas pessoas se dão conta disso!
Eve Duarte Eve Duarte
Verdade minha linda.
..,.,.th-cam.com/video/SxUuMDtDd_k/w-d-xo.html.,...,.,.,,.
Poucas pessoas se dão conta desse ataque a Paulo Freire, não sabe nada sobre o MEC.
Isso não é culpa de ideia de Paulo Freire, e sim do Estado Brasileiro, que distorce as ideias, temos que usar o que é bom e deixar de lado o que não é.
Fiz minha faculdade e não absorvi quase nada, como tb meus colegas, pois os professores na sua maior parte do sabiam falar de.politica e o q deveriam nos passar ficava para segundo plano, triste mais realista. estamos a cada dia nos regredindo no conhecimento.
estou aliviado. pensei que só eu tinha a sensação que paulo freire e vomitadores da educação representam um retrocesso na educação e no país.
Tenho 34 anos e me considero muito limitada na questão escolar, para piorar eu era muito tímida e tinha vergonha e medo de perguntar as coisas para a professora, inclusive quando eu era criança eu fui humilhada por uma professora na frente de toda a classe, minha mãe foi na escola e foi aquele aue! Isso me marcou profundamente e tudo piorou. Tenho dificuldade em todas as matérias, principalmente matemática. Deixo para o meu marido a parte de ajudar na lição de casa das crianças pq não quero ensinar errado.
Brilhante. Vamos devagar, cada um em seu meio, alertando os amigos etc.
Verdade minha linda
Difícil é esse monte de professor esquerdopata entender a verdade
..,.,.th-cam.com/video/SxUuMDtDd_k/w-d-xo.html.,...,.,.,,.
Senhor Percival ele parabenizo pela sua colocação será que ainda viveremos para ver essa mudança toda
Muito boa a análise verdadeira só não vê quem não quer e é lamentável
Em 1968 no segundo ano, todos da minha turma já sabiam ler e escrever, já estudávamos tabuada, fazíamos redação. Educação caiu muito.
Você tem razão. Estudei e nunca ouvi falar de redação e interpretação de texto. Estou estudando esses conteúdos agora pela net, por isso nunca fui bem no ENEM
A situação é muito séria e inadmissível a nossa geração que segue
lke
..,.,.th-cam.com/video/SxUuMDtDd_k/w-d-xo.html.,...,.,.,,.
Percival, o senhor recomenda alguma literatura para um aluno recém ingresso no curso de pedagogia e já enojado com tanto esquerdismo em meras 10 páginas de conteúdo estudado.
Eu fico muito puto com tanto esquerdismo na universidade. E se vocÊ refuta Freire o pessoal diz "Ele é doutor e você não tem nem diploma ainda"... Tipo, desconstroem hierarquias, mas só quando lhes convém. Estou buscando literatura mais adequada, mas a coisa é tão feia que não temos sequer acesso a pensadores conservadores ou liberais. Minhas aulas exaltavam Vygotsky< Freire e cia e quando o assunto era aula tradicional, por exemplo, nem sequer citavam algum autor para se embasar. Apenas diziam "aula tradicional não é método adequado, é uma forma de opressão, hierarquiza e promove luta de classes, bla bla bla... " Eu gostei do professor Pierluigi e o método de estudo dele. É mais voltado para o tradicional, mas o tradicional correto, que faz o aluno pensar, questionar, entender os conteúdos e não essa imagem distorcida que os esquerdistas pintam do modelo tradicional, simplesmemnte como decoreba. Tem palestras do prof, Pierluigi no TH-cam.
Elias C. Medeiros Elias, já assisti palestras do professor Luigi ele é muito bom, procure pelo livreto caminho suave, ele era utilizado para alfabetização no período militar, vai ajudar.
Danilo Steinke prefiro técnicas como do professor Carlos Nadalim para a alfabetização de crianças. Na verdade, eu trabalho com ensino fundamental II e médio. Procure o canal "Como educar seus filhos" do Nadalim. Com certeza vai gostar de ver novas possibilidades também.
+Elias C. Medeiros vou ver sim Elias, obrigado pela dica.
Penso igual a você
Sr. Percival, a mais pura verdade esta sábia e fundamentada reflexão. É lastimável o q fizeram com a Educação Brasileira.
AS ATRUCIDADES DA EDUCAÇÃO, DEVE-SE A ESSE TAL PAULO FREIRE, MALUCO.
parabéns, vc discursou tudo aquilo que me vinha em mente e até novas informações que eu desconhecia. temos que agir agora
Só que eles fazem criticar nosso presidente Jair bolsonario
Eles deveriam de lavar bem boca pra criticar nosso presidente Pt comunista deixou nosso Brasil falido
Lívia, por que não coloca as novas informações?
Aconselho a você estudar sobre Paulo Freire? Já leu Pedagogia da Autonomia?
Você conhece Paulo Freire?
Estude, viu, muito, porque o Sr. Percival está totalmente equivocado sobre Paulo Freire. Ele não é o responsável pela desgraça da educação brasileira.
@@joanicesilvamiranda8891 perfeito
Método socioconstrutivo na educação, as gerações está sendo imbecializadas.
Me explica o porquê dessa sua opinião. Estou cursando pedagogia, e eu gostaria de entender melhor a respeito
"As gerações ESTÁ sendo? " 😨
Tania campos tá ai a resposta. Pedagogia do oprimido. Ela foi alfabetizada com a ideologia Paulo Freire. Só que ela foi inteligente e não," caiu na teia de aranha "
GABÍ , e o português assassinado , né? Vai aprender a escrever!
Estou vendo seu vídeo em 2019, quero lhe dizer parabéns pela sua persistência e integridade. Finalmente, estamos vendo a realidade de um governo que, a duras penas, está tentando arrumar a bagunça da casa da educação brasileira, para, então, poder começar a trabalhar. Deus permita que nenhuma maluquice seja feita contra o atual governo antes de este conseguir fazer algo digno. Obrigado por sua contribuição para com a educação verdadeira.
Percival.. é sempre uma aula ouvir e refletir sobre cada tema que ele aborda!
Jonathas de Amorim Gagliardi Madeira
7 meses atrás
Alô, Pessoal, Bom Dia! Esta postagem feita pelo Senhor, Percival Puggina, assim deveria ser compartilhado por milhões de brasileiros de bem, porque somente a divulgação fará a diferença, quando nós conhecemos o nosso passado, exatamente para termos um futuro. Muito obrigado!
8
HT HITS
Excelente Percival! Surpreendente.
Tenho 67 sou caligrafo embora tenha feito só o primário. Bem, alguns anos passados, participei de um documentário sobre Psulo Freire como ator de mão, pois sou Caligrafo, porém até então não tinha conhecimento da ideologia deste senhor, porque se soubesse, não teria participado disso. De vez em quando vejo suas participações aqui.no TH-cam, as quais são muito proveitosas, como.esta. Parabéns e continue.
Conheci o Sr pelo Brasil Paralelo, desde então, me apaixonei pela sua didática, pela sua clareza. Por mais professores assim ☺️ e obrigada por disponibilizar o seu conhecimento .
Brasil Paralerdos... Só poderia ter vindo desse produtor de mentiras e fakenews em série. Paulo Freire não tem nada a ver com essa péssima qualidade na educação brasileira. Esse senhor fala tanta besteira que só podeia der ligado ao Paralerdos. O Bozo já está entrando no 4o ano do mandato e o que fez para melhorar a educação do país? Não fez e não fará nada, mas duvido que alguém irá culpa-lo por algo. Afinal, ele é um mito.
Professor, seus comentários nos faz termos esperança e sonhamos com um brasil melhor. Porém sempre digo a educação só vai melhorar quando for federalização, tirar do estado e do município
Tem como dar like 200 vezes?. Há 20 anos gostaria de ouvir esse eco que se repete em minha cabeça. Paulo Freire é o Santo Graal da educação e hai daquele que falar isso para um pedagogo. Será que a educação brasileira tem jeito? Estou deprimido , fico sempre assim quando penso nisso.
Paulo Freire bagunçou a educação. Isso,sim!
A diferença de aprendizado (conteúdo e nivel de exigência) entre o tempo que meu pai que era estudante (década de 60) e a minha (década de 80) ja sinalizava o quanto o ensino deixou de ser exigente. Atualmente então com essa liberdade toda, com alunos transando e agredindo em sala de aula. Se o professor ou policia que gritar com esse aluno tem que dar explicações pra Deus e o mundo. Já tem concurso pra professor que não preenche vagas.
Eu me sinto uma vítima dessa comunada!
Essa desconstrução educacional e cultural começou no início da década de 90.
Nessa época, já não cantávamos mais o hino nem éramos obrigados a desfilar no dia da independência.
Ato que deveria ser denominado DEVER e não obrigação.
Iniciando o milênio 2000, vi medidas na educação, como a proibição da reprovação no ensino fundamental , como o início de decadência profunda.
Fiquei horrorizada!!!
Somente com o advento da internet, especialmente nas redes sociais, constatei que, toda minha percepção e mau estar social era real para milhares de brasileiros.
Ainda bem que não estamos sós!!!
Lutemos!!!!
Uma pitada de tempero nesta magnífica explanação deste Sr. O analfabetismo não diminuiu o que nossas escolas hoje controem são "analfabetos funcionais" , quero deixar bem claro que o sistema quer e está super satisfeito com esta realidade. Sou professor do Estado de São Paulo.
Educação é mudança da realidade, quando você aprende muda a sua realidade, a partir do momento que você aprende a ler, nunca mais será um analfabeto. O que adianta ir para a escola e ser um analfabeto funcional, estudar para crescer em todos os aspectos. Estudei em escola pública, passei em dois concursos publicos sem precisar fazer curso,hoje sou servidora e tenho uma vida de respeito e dignidade. Bolsonaro 2022🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Como professora da rede pública, concordo em número, gênero e grau e lamento muito pelo que tem sido feito do nosso país, através dessa "educação" militante, doutrinadora e castradora.
Professor que concorda em " número, gênero e grau", eita
Hoje, universitários se formam sem saber ler, escrever e compreender.
Sou professora aposentada . Sou Pedagoga e sempre fui contra o Paulo Freire,nunca segui a linha dele.
Fora Paulo Freire! Fora comunistas!
Estude mais
Parabéns minha senhora
@@dorinevesnogueira7109 quem precisa de mais estudos é vc por acreditar em uma ideologia já refutada , uma ideologia ultrapassada , uma ideologia que quando foi adotada mergulho vários países em profunda desgraça .
Quando vejo o pessoal defendendo ferrrenhamente o lula ou bolsonaro, sem dar uma proposta pra melhorar as coisas, lembro do construtvismo e o tal senso crítico.
O método Paulo Freire provocou a pior catástrofe na educação brasileira 😡😡
Parabéns!!!
Como professora, que acabei de me aposentar, sou testemunha de que não se ensina mais nas escolas do estado!
É proibido ensinar, repreender, responsabilizar, e fazer com que os alunos arquem com as consequências das más escolhas.
Tenho verdadeiro pavor de Paulo Freire.
Sofri no Estado, calada, porque lá ele é ídolo, adorado pelas professoras.
Tenho pena dos que estão fazendo com as crianças e jovens, tirando delas todas as oportunidades de dias melhores e consequentemente um país melhor.
Como sempre: muita lucidez. Obrigada por nos incentivar à reflexão. Ah, o senhor ficou muito bem de boina.😄
Professor: DISCORDO DO SENHOR: mas argumento !!! Um Abraço em primeiro lugar: e valeu por tentar contribuir e pela abordagem séria do assunto!!!! Formei-me (embora ninguém nunca se forme: estar-se sempre a se formar e a se reformar) em Matemática Licen/Bach. na UNB (Brasilia).. uma das melhores do Brasil no meu curso... ... tive um excelente primeiro/segundo grau (de 83/1993)...escola pública ...passei no vestibular: MATEMÁTICA: formei-me: aprendi Paulo Freire, discordei muito dele na faculdade... concordei em alguns pontos... (não vem ao caso)... QUANDO RETORNEI A SALA DE AULA... eu que amava a escola e meus professores: ODIEI A ESCOLA e os PROFESSORES... Não por causa da pedagogia-Paulo-Freiriana... ...longe disso: mas os odiei pela "FALTA DE COMPROMISSO, PROFISSIONALISMO, MORAL, RESPEITO, PATRIOTISMO, ÉTICA" e por aí se vai... ...na verdade, percebi que nem a Pedagogia que o Sr. retrata tinha mais aplicação... ... NA VERDADE: ninguém queria era saber de dar aula... ..cansei de bater-boca-com-professores, que ao me ver redigir uma prova no computador... MANDAVA EU LARGAR DE SER BESTA... e mandar os alunos retirarem uma folha do caderno... que aqueles vagabundos NÃO QUERIAM NADA... (...) Eu retrucava: mas quem é que tem que curar isso? Não somos nós, professores? Profissionais da Educação? Ou será o médico? ou será a Polícia?
Daí... pessoas assim INCOMODA... ...por que Eu não sei !! Acredito que pessoas assim.... ...querem arrumar TRABALHO pros outros... SÓ PODE!!! E por incomodar os professores, acabei discutindo com Direção e Coordenador de Sala-de-Aula... Daí, como eu tinha sido militar (bombeiro militar no DF, Brasília)... fiquei horrorizado com a falta de ética daqueles profissionais... ....e os Bombeiros já vinham a 10 anos ganhando como a profissão mais ADMIRADA PELA SOCIEDADE !!!! Mas lá: a ÉTICA era PLENA !!! Visível, tocável !!!
A nossa sociedade.... ...está impregnada com "um conceito capitalista puro-e-doente".... ...SÓ PODE SER ISSO.... ...que o professor por se achar mal-remunerado põe-se a prestar um SERVIÇO de péssima qualidade.... igualmente os médicos em hospitais públicos... igualmente muitos serviços públicos... NÃO SE TEM MAIS PAIXÃO pelo outro, pela profissão... parece-me que o CAPITAL TOMOU nossos corações: médicos não se sentem orgulhosos por curar alguém, professores não tem prazer-orgulho de participar ativamente da vida de alguém... E NOSSA SOCIEDADE se impregnou desse sentimento de: NÃO TEMOS MAIS IMPORTÂNCIA NO MUNDO.... ...mas dinheiro me faz pessoa !!!
PORTANTO caro mestre... ...esse abandono do outro... ...está instaurado no sistema como o "reconhecimento de nós mesmo como UM NADA na sociedade"... ... e isso antecede qualquer aplicação de Paulo Freire nas escolas... ...POR OUTRO LADO.... os professores tem conhecimento / tem acesso / são informados / a todo tempo: DE QUE A EDUCAÇÂO BRASILEIRA é uma das piores do mundo... ...mas ninguém se propõe a fazer NADA: parece que não mais cabe ao professor a iniciativa de intentar melhorar algo...
PIOR: e isso também não vai ser tomado lá dentro do Ministério da Educação !!! O Min. da Educação não é mecânico da moral humana... .. E AÍ a "VACA VAI PRO BREJO"... ...ficou mais fácil culpara "O OUTRO"...e deixar como está !!! ...OUTRO DIA: (moro hoje no 3° Estado mais rico da Federação -Paraná)... que tem uma das piores EDUCAÇÃO nacional... ... e assistir no FANTÁSTICO (Rede Globo)... ... que a melhor Educação Nacional... vem de municípios mais pobre do Estado de Minas Gerais !!!! É POSSÍVEL UMA COISA DESSA ??? O Problema é Paulo Freire ??? NÃO: está no campo da moral !!! MELHOR: a minha escola no Distrito Federal.. .aquela que terminei o segundo grau... foi reconhecida como a MELHOR ESCOLA PÚBLICA DO BRASIL... em 2016...referência nacional para ensino médio privado e público !!! E DE NOVO: o salário daqueles professores são exatamente iguais o salário de qualquer professor da Fundação Educacional do DF..... CONCLUO: O PROBLEMA NÃO ESTÁ EM PAULO FREIRE ( ou pelo menos não somente nele)... MAS NA MORAL HORROROSA que nossa sociedade se põe e se pôs a construir !!!! Abraço professor.. ... ah... abandonei a sala de aula, 01 ano depois da decepção: sou servidor público federal hoje... mas sinto que seria bem mais útil como professor !!!
Excelente, Maurício. Este papinho reacionário de que a escola está errada, ''marxismo cultural'', de quem não questiona o aumento de presídios e o aumento da população carcerária, também me cheira mal.
o fundo do poço no BR nao tem fundo
E além de tudo isso a pedagogia diz que disciplina e ordem na sala de aula não é importante por isso os alunos hoje fazem bagunça e não respeitam os professores até o 3 ano não podem ser reprovados passam de ano sem saber de nada. Eu vejo isso sou cuidadora de especiais em sala de aula.
Em matemática o Brasil está, entre as piores do mundo.
Perfeito, professor! Parabéns. Vídeo compartilhado e like.
´CONCORDO. INFELIZMENTE A EDUCAÇÃO EM DECADÊNCIA .
"Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor"
Parabéns pelo o conteúdo do vídeo...
Simplesmente sensacional! Parabéns pela elucidação!
Vai contar lorota pra outro , o Brasil ,nunca aderiu a educação Paulo Freire , acorda abençoado .
Já que é lorota e não aderiu qual é o método usado hoje ? Ou na época desse vídeo que é a mesma coisa ?
Desculpa Percival, fui injusto com você. Você está certíssimo, parabéns!
Mundialmente, onde Paulo Freire foi efetivamente aplicado a educação é um desastre! Veja a Finlândia, por exemplo ;-D
Como professor, sinto-me na obrigação de responder seu sarcasmo. O sistema finlandês é altamente voltado para o mercado de trabalho e para conhecimentos práticos. Crianças finlandesas têm aula de serralheria, costura, culinária, carpintaria e QUATRO idiomas. Grande parte do ensino médio é vocacional, ou seja, prepara os alunos para escolas técnicas, com foco no mercado de trabalho. Além disso, na Finlândia é permitido o home-schooling, ou seja, é permitido educar os filhos em casa, se os pais quiserem. Os pais também estão sempre acompanhando o processo educacional, fiscalizando os professores. O ensino de literatura e música para os finlandeses é praticamente despolitizado, os jovens são encorajados a ler por diversão. Quando o aluno adolescente tem uma nota baixa, ele precisa refazer o teste alguns meses depois para mostrar que melhorou.
Bem, antes de ter foco no mercado de trabalho, as escolas finlandesas tem foco no aluno. A propósito, foi simplista da minha parte citar apenas a Finlândia quando me referi a Paulo Freire. Mundialmente aclamado como o maior intelectual brasileiro de todos os tempos, ele vai muito além da Finlândia.
www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/07/150719_entrevista_romao_paulofreire_cc.shtml
@@felipemacedo6960 Pois é, a desgraça não se restringiu ao Brasil. Ele contaminou vários países!
@@1ssphenix o cara foi sarcástico, a Finlândia é lider no ranking do PISA, é tem Freire como uma das referências curriculares. Agora aq já conheci professores do fundamental dizendo q tem preguiça de ler. Será que a culpa é do Freire tb?
@@helenogyn Pela defesa, percebo qual a sua "simpatia" política. Portanto, seja feliz...
Nossa ....meus parabéns! Eh uma das melhores análises que eu já vi.
A necessida de se autoconhecer é o que leva o homem a querer conhecer os outros. E através dessa troca de experiências vem a comunicação, a leitura de mundo e a necessidade de verbalizar em forma de conhecimentos as vivências que cada um possui, daquilo que realiza cotidiana mente.
" És aquilo que realizas continuamente".
Maravilhosa análise.
GRANDE E TRISTE VERDADE MUITO BEM EXPOSTA, AINDA QUE EM POUCOS MINUTOS.
Trabalho numa escola estadual denominada "Euclides da Cunha". Perguntei a dois alunos do 8° ano quem era o indivíduo cujo nome batiza a escola. Um não sabia. Outra tentou responder: "presidente?". Mais ou menos no mesmo tempo, um aluno do mesmo ano fez um "gatilho" de arame com borracha e enfiou-o na tomada da sala de aula, fazendo um curto-circuito e queimando a luz. Foi "influenciado" por uma outra aluna da sala que aprendeu como se usa isso... No Facebook.
Para a esquerda, respeito, ordem, disciplina e obediência são valores opressores, militarescos, ditatoriais, quiçá "fascistas". Colocar alunos e professores como iguais nuca deu e jamais dará certo.
A bem da verdade, a anomia é a maior de todas as opressões. E isto é o verdadeiro objetivo da esquerda.
Em 1970 entrei na escola pública na 1° Série do primário sem saber ler, e no final do ano fui para a 2° Série do primário já lendo texto, sabendo interpretar e com conhecimento de gramática. Hoje sou professora pública em duas redes municipais, e amo alfabetizar, fico triste em ver professores que acabam com os sonhos das crianças, entregando seu futuro a ser um oprimido sem chances na vida. É preciso acabar com essa pedagogia que só faz mal as nossas crianças.
Que vídeo sensacional 👏🏻 Obrigado !
Paulo Freire como cita o Prof. Olavo de Carvalho em um vídeo é o PAI DO ANALFABETISMO FUNCIONAL.
Exelente conjunto de informações e exelente tema para compartilhamento nas redes sociais. Obrigado por lutar contra esse sistema esquerdista aparelho em nosso pais. 👏👏👏👏👏👏👏
Enquanto este tipo de gente estiver solta, fica difícil de acreditar que algo vai mudar, mas continuar acreditando.
É por isso que a educação brasileira está neste patamar vergonhoso.
Eu estudei no ginasio no tempo do regime militar, nesse tempo o Brasil era 5 na educação mundial dados do unicef unesco.hoje 2021 o nosso ensino é 62.parabens aos paulos freires que touxe esse grande avanço. Desse jeito ,o ensino brasileiro do tal feire tem que ser estudado pela nasa pois o feire não foi humano.